Academic literature on the topic 'Gestão de empresas - Maputo (Moçambique)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Gestão de empresas - Maputo (Moçambique).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Gestão de empresas - Maputo (Moçambique)"

1

Gomes, Ana Célia Calapez. "Organizational leadership in Mozambican businesses: some considerations based on a hermeneutical analysis of direct discourse." Gestão e Desenvolvimento, no. 15-16 (January 1, 2008): 21–32. http://dx.doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.120.

Full text
Abstract:
Pretende-se com este artigo apresentar alguns dos temas da liderança organizacional em África partindo da análise hermenêutica do discurso directo. Esta investigação resulta da análise de conteúdo de 30 entrevistas semi-dirigidas a indivíduos com funções de liderança de nacionalidade Moçambicana ou Portuguesa, mas actuando em Moçambique, em duas cidades, Beira e Maputo (Gomes, 2005). O grupo de líderes entrevistados é muito diverso, representando empresas de diferentes dimensões, áreas de negócio, sistemas de gestão e culturas organizacionais. Esta diversidade permite destacar uma série de pontos de vista, confrontar representações de liderança sob perspectivas internas e externas e, por fim, resumir uma série de características comuns, directamente resultantes da análise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mendonça, Inocêncio Nhatuguês de. "Mobilidade urbana na área metropolitana de Maputo: análise dos órgãos de gestão do planeamento e mobilidade urbana, arranjos institucionais e insumos para a sua efectiva articulação." Journal of Transport Literature 8, no. 2 (April 2014): 244–70. http://dx.doi.org/10.1590/s2238-10312014000200011.

Full text
Abstract:
Maputo, capital de Moçambique, vê a condição dos deslocamentos e da acessibilidade urbana se agravar na medida em que cresce sua área metropolitana. Mais do que soluções tecnológicas ou implementação de modais, mostra-se necessária a revisão dos instrumentos legais e reestruturação do arranjo institucional no sector de gestão urbana. Com uma breve reflexão sobre o processo de municipalização e política de descentralização em curso em Moçambique, e revisita ao histórico do planeamento urbano em Moçambique, este trabalho pretende fazer o relacionamento deste conjunto de processos com a abordagem feita pelos diversos governos que actuaram na Área Metropolitana de Maputo pois, os actores na gestão e mobilidade urbana em Maputo variam e assumem diferentes papéis ao longo do tempo. Deste modo, como sucede com grande parte das áreas metropolitanas em Moçambique, Maputo clama por um por um arranjo institucional de nível regional-metropolitano de forma a permitir uma melhor coordenação entre os actores no sector de mobilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Simione, Albino Alves. "Gestão Estratégica de Recursos Humanos: já se Pode Falar dela na Administração Pública em Moçambique?" Revista Foco 12, no. 3 (October 8, 2019): 138. http://dx.doi.org/10.28950/1981-223x_revistafocoadm/2019.v12i3.700.

Full text
Abstract:
A gestão estratégica de recursos humanos no setor público constitui-se como desafio contemporâneo para a sustentabilidade dos programas de governo. Estratégias relacionadas à reforma da gestão de pessoal são recomendadas por vários praticantes, pesquisadores e organizações internacionais especializadas, com o propósito de que os governos as adotem para melhor gerir seus funcionários como meio de garantir resultados positivos. As recomendações propõem o uso de abordagens estratégicas na gestão de recursos humanos fundamentadas na modernização das respetivas políticas, inspiradas nas concepções da New Public Management que advogam uma administração mais eficiente baseada nas práticas aplicadas pelas empresas privadas. Porém, pairam questões sobre a aplicabilidade dessas recomendações, bem como sobre de que modo a gestão estratégica de pessoas, mecanismo pensado fundamentalmente para as empresas privadas, irá se efetivar na área pública. O ensaio foi baseado em uma revisão bibliográfica e documental e enfatiza o contexto do serviço público em Moçambique. The strategic management of human resources in the public sector constitutes a contemporary challenge for the sustainability of government programs. Strategies related to personnel management reform are recommended by a number of practitioners, researchers, and specialized international organizations, with the aim of governments adopt them to better manage their employees as a means of ensuring positive results. The recommendations propose the use of strategic approaches in human resources management based on the modernization of their policies, inspired by the New Public Management concepts that advocate a more efficient administration based on the practices applied by private companies. However, questions remain about the applicability of these recommendations, as well as how the strategic management of people, a mechanism designed primarily for private companies, will be implemented in the public area. The essay was based on a literature and documentary review and emphasizes the public service context in Mozambique.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rosário, Nelson Maria, and Amélia Cumbe. "INFLUÊNCIA SÓCIOECONÓMICA DA EXISTÊNCIA DOS GRUPOS DE POUPANÇA E CRÉDITO ROTATIVO NO DISTRITO DE MARRACUENE, PROVÍNCIA DE MAPUTO-MOÇAMBIQUE." Sociedade e Território 32, no. 1 (July 27, 2020): 195–213. http://dx.doi.org/10.21680/2177-8396.2020v32n1id19822.

Full text
Abstract:
O presente artigo avalia a influência socioeconómica da existência dos grupos de poupança e crédito rotativo no distrito de Marracuene. Para o alcance dos objectivos preconizados no estudo, optou-se pelo uso da abordagem qualitativa e quantitativa, tendo sido inquiridos 30 integrantes dos Grupos de Poupança e Crédito Rotativo existentes no distrito de Marracuene e entrevistados dois técnicos afectos ao Serviço Distrital de Actividades económicas de Marracuene que assistem os grupos existentes. Dentre vários aspectos positivos que podem se elencar dos Grupos de poupança e crédito rotativo (GPCR), a mais importante é o fato de os grupos de Poupança e Crédito constituírem em verdadeiras escolas de gestão financeira e de promoção das poupanças para as comunidades. Os resultados do estudo mostraram que as famílias inserida nos GPCR melhoraram as suas condições sociais bem como económicas, são os casos de acesso a saúde, educação, habitação e capital para iniciar novos negócios. Assim sendo, foi possível concluir-se que a existência de Grupos de Poupança e Crédito Rotativo no distrito de Marracuene, tem impactos sociais e económicos positivos. Palavras-chave: Influência socioeconómica, Poupança e Crédito Rotativo, e Marracuene.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mizuno Lemos, Fábio Ricardo. "Editorial Motricidades (v. 5, n. 2)." MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana 5, no. 2 (September 13, 2021): 162–64. http://dx.doi.org/10.29181/2594-6463-2021-v5-n2-p162-164.

Full text
Abstract:
Resistindo e persistindo diante de cenário sem precedentes, a Motricidades: Revista da SPQMH publica seu segundo número de 2021. Neste número contamos com 2 artigos de pesquisa, 2 artigos de revisão e 3 ensaios, de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil, Colômbia, Moçambique e Uruguai. No artigo de pesquisa “Atendimento educacional hospitalar em uma perspectiva lúdica: processos educativos emergentes”, Miriã Martins de Brito (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil) apresenta compreensões sobre os processos educativos emergentes da prática social do atendimento educacional hospitalar em uma perspectiva lúdica junto a uma classe de hospital de uma cidade do interior do estado de São Paulo, Brasil. Em “Percurso de vida dos ex-jogadores do Clube Desportivo Matchedje de Maputo”, Pedro António Pessula (Universidade Pedagógica de Maputo, UP, Maputo, Moçambique”, Bernardo Manjate (Clube Matchedje de Maputo, Maputo, Moçambique) e Madalena Bive (Universidade Púnguè, UniPúnguè, Manica, Moçambique) entrevistam ex-futebolistas do Clube Matchedje de Maputo, Moçambique, e descrevem suas histórias de vida, a partir dos focos temáticos infância e adolescência dos entrevistados; carreira futebolística; e pós- carreira. No artigo de revisão “Resiliencia, estilos de vida y manejo del tempo en jóvenes universitarios de Colombia, ante la pandemia COVID-19”, Sandra Posada Bernal (Universidad Santo Tomás, USTA, Bogotá, Colômbia), Ana Elvira Castaneda-Cantillo (Universidad Santo Tomás, USTA, Bogotá, Colômbia) e Marlucio De Souza Martins (Pontificia Universidad Javeriana, PUJ, Bogotá, Colômbia) propõe reflexões sobre como os estilos de vida e a gestão do tempo podem ser fortalecidos pela resiliência dos jovens universitários na Colômbia diante da pandemia de COVID-19. Jose Manuel Alvarez Seara (Universidad de la República, UDELAR, Maldonado, Uruguai, no artigo de revisão intitulado “Educación física en Uruguay: formación y actuación profesional en la perspectiva de los estudios de género y queer”, faz um breve panorama histórico da formação em educação física no Uruguai até a atualidade, destacando a trajetória das instituições públicas, em uma análise desde a perspectiva de gênero e diversidade sexual. A seção de ensaios é aberta pelo escrito “Pesquisa qualitativa de natureza fenomenológica e hermenêutica em educação: trajetórias”, de Vitória Helena Cunha Espósito (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, São Paulo-SP, Brasil), que traz reflexões sobre a pesquisa qualitativa de natureza fenomenológica e hermenêutica. No ensaio “Tecnologia, corpo e educação física: entre a formação e a prática docente” escrito por Evandro Antonio Corrêa (Faculdades Integradas de Jaú, FIJ, Jaú-SP, Brasil) e Deivide Telles de Lima (Faculdades Integradas de Jaú, FIJ, Jaú-SP, Brasil), discute-se as relações entre a formação em Educação Física, o corpo em movimento e as tecnologias na educação escolar. O Bem Viver e o Sonho em uma perspectiva indígena integram as discussões levantadas por Conrado Marques da Silva Checchi (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP, Brasil), no ensaio “O bem viver: uma proposta para reaprender a sonhar com o mundo”. Com profundo respeito às perdas prematuras de vidas ocorridas pela pandemia de COVID-19, deixando registrado que neste início de setembro, em números oficiais, no Brasil foram mais de 580.000 (quinhentas e oitenta mil) pessoas, que se somam às mais de 4.500.000 (quatro milhões e quinhentas mil) em toda a Terra, a Motricidades: Revista da SPQMH segue a sua jornada, com a missão de expandir a divulgação científica na área de Educação, em suas interfaces com Artes, Educação Física, Lazer, Meio Ambiente e Saúde! Continuemos a caminhar, juntos e juntas, exercitando a solidariedade, a empatia, a sororidade, a fraternidade... Mais do que nunca, aos solavancos, percebemos (ou deveríamos já ter percebido) que as atitudes individuais reverberam em toda coletividade, nos tempos atuais, com consequências irreparáveis, catastróficas. E não se pode tratar a atual situação, em uma perspectiva dotada de humanidade, como um amontoado de estatísticas. Não são meros números! Na esperança de que todos e todas, na medida do possível (e que esse possível não seja uma barreira intransponível que constantemente tende a nos desumanizar), estejamos bem... Boas leituras, reflexões, debates e, principalmente... engajadas ações! São Carlos-SP, setembro de 2021. MOTRICIDADESRev. SPQMH EditorProf. Dr. Fábio Ricardo Mizuno Lemos(Instituto Federal de São Paulo, Brasil) Editores AssociadosProfa. Dra. Denise Aparecida Corrêa(Universidade Estadual Paulista, Brasil) Prof. Dr. Luiz Gonçalves Junior(Universidade Federal de São Carlos, Brasil) Prof. Dr. Paulo César Antonini de Souza(Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Brasil) Prof. Dr. Victor Lage(Universidade de Brasília, Brasil) Conselho EditorialProf. Dr. António Camilo Teles Nascimento Cunha(Universidade do Minho, Portugal) Prof. Dr. Cae Rodrigues(Universidade Federal de Sergipe, Brasil) Profa. Dra. Claudia Foganholi(Universidade Federal Fluminense, Brasil) Profa. Dra. Denise Andrade de Freitas Martins(Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil) Prof. Dr. Elenor Kunz(Universidade Federal de Santa Maria, Brasil) Profa. Dra. Fabiana Rodrigues de Sousa(Centro Universitário Salesiano, Brasil) Prof. Dr. Gilberto Tadeu Reis da Silva(Universidade Federal da Bahia, Brasil) Prof. Dr. Glauco Nunes Souto Ramos(Universidade Federal de São Carlos, Brasil) Prof. Dr. José María Pazos Couto(Universidad de Vigo, Espanha) Profa. Dra. Lílian Aparecida Ferreira(Universidade Estadual Paulista, Brasil) Profa. Dra. Luciane Ribeiro Dias Gonçalves(Universidade Federal de Uberlândia, Brasil) Prof. Dr. Manuel Sérgio Vieira e Cunha(Universidade Técnica de Lisboa, Portugal) Prof. Dr. Marcos Garcia Neira(Universidade de São Paulo, Brasil) Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva(Universidade Federal de São Carlos, Brasil) Profa. Dra. Regina Maria Rovigati Simões(Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil) Prof. Dr. Sergio Alejandro Toro Arévalo(Universidad Austral de Chile, Chile) Profa. Dra. Valéria de Oliveira Vasconcelos(Centro Universitário Salesiano, Brasil) Profa. Dra. Vitória Helena Cunha Espósito(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil) Prof. Dr. Wagner Wey Moreira(Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Armindo, Adalberto Paulino Falso, and Adriana Ferreira da Silva. "O Desenho De Projetos Como Valor Agregado Na Gestão Das Pequenas E Médias Empresas Em Moçambique." Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, April 26, 2021, 84–101. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/desenho-de-projetos.

Full text
Abstract:
Nos dias de hoje, os desafios das pequenas e médias empresas são a sua continuidade no mercado, para que isso ocorra elas dependem do abandono dos modelos de gestão tradicionais e da adoção dos modelos de gestão modernos. Assim sendo, o desenho de projeto é visto como uma metodologia de operações e inovações nas organizações. Acreditando no contexto preliminar descrito acima, se formulou a seguinte pergunta: que fatores se associam para ausência de desenho de projeto para agregar valores na gestão das pequenas e médias empresas em Moçambique? E para dar as respostas sobre o problema de pesquisa, foram formulados os objetivos, geral: estudar os fatores que se associam para ausência de desenho de projeto na gestão das pequenas e médias empresas em Moçambique e, como específicos: (i) descrever os modelos organizacionais aplicados na gestão das pequenas e médias empresas; (ii) levantar as conceções teóricas e práticas sobre gestão de projetos organizacionais; (iii) Identificar os fatores que associam para ausência de desenho de projetos na gestão das pequenas e médias empresas e (iv) definir possíveis modelos organizacionais para gestão das pequenas e médias empresas. O artigo teve uma abordagem quantitativa e qualitativa e é uma pesquisa do tipo exploratória. Este artigo, traz como resultados, um novo paradigma para gestão das pequenas e médias empresas moçambicanas. Ela traz ainda o contributo e oportunidades para os gestores das empresas e linhas de continuidade em estudos posteriores neste campo e em outras áreas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Machanisse, Maria Eva, and Dora Martins. "Gestão de expatriados: um estudo exploratório em empresas portuguesas com operações em Moçambique." Investigação e Intervenção em Recursos Humanos, no. 5 (April 4, 2014). http://dx.doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2186.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo compreender a fase de preparação da expatriação de empresas portuguesas para Moçambique. Mais concretamente, procura explorar as práticas de Gestão de Recursos Humanos desenvolvidas durante a fase de preparação de missões internacionais para Moçambique.Para a realização do estudo foram selecionadas 5 empresas portuguesas que têm experiência de expatriação de colaboradores para Moçambique.Foi utilizada a metodologia qualitativa, optando-se pelo estudo caso múltiplo e exploratório. O instrumento de recolha de informação foi a entrevista semiestruturada. Ao todo, foram realizadas 12 entrevistas, das quais 5 destinaram-se a representantes organizacionais e 7 a expatriados/repatriados das 5 empresas em estudo.Os resultados sugerem que as empresas portuguesas preparam a expatriação para Moçambique. Porém, essa preparação é feita de forma informal, não existindo ainda um programa formalizado de preparação de expatriações, nomeadamente para Moçambique.Na parte final do trabalho são discutidos os principais resultados obtidos e apresentadas as conclusões do estudo aqui levado a cabo. Finalmente, baseado nos resultados, o artigo discute em detalhe as principais implicações teóricas e práticas. Sugestões de pesquisa futura são também apresentadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Terenciano, Fidel. "Impacto da avaliação de desempenho na gestão do pessoal na função pública: estudo de caso do Centro de Recrutamento e Mobilização Militar de Maputo – Moçambique (2010-2015)." Revista de Carreiras e Pessoas 8, no. 3 (September 3, 2018). http://dx.doi.org/10.20503/recape.v8i3.36453.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta como objetivo de investigação estudar o impacto da avaliação de desempenho numa instituição Estatal - Centro Provincial de Recrutamento e Mobilização Militar na Cidade de Maputo – Moçambique, ao mesmo tempo que procura compreender o processo de avaliação de desempenho e identificar as causas do desempenho (in) eficiente dos funcionários e agentes na mesma instituição. Metodologicamente, o estudo é qualitativo e seguiu lhe a realização de entrevistas estruturadas aos funcionários. Do mesmo modo, é um estudo de caso, na dimensão de Yin. Os resultados indicam que a avaliação de desempenho é uma ferramenta indispensável para aperfeiçoar as actividades dos funcionários, desta forma melhorando o contexto do trabalho e proporcionando melhores resultados em termos de eficiência e eficácia no CPRMCM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Gestão de empresas - Maputo (Moçambique)"

1

Machava, Luís José. "O contrato psicológico nas organizações - o caso da EDM." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2010. http://hdl.handle.net/10773/7539.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão
Esta dissertação tem por objectivo a análise do contrato psicológico (CP) nas organizações, através do estudo de caso dos trabalhadores da Electricidade de Moçambique. Procurou-se, por um lado, avaliar a percepção que o trabalhador tem das obrigações da empresa para com ele e vice-versa, e por outro lado a percepção do trabalhador acerca da justiça da empresa para consigo e do trabalhador para com a empresa, para além do nível de satisfação global do trabalhador. A pesquisa empírica foi baseada na realização de um inquérito por questionário, que incidiu sobre trabalhadores de várias categorias afectos à sede da empresa, na cidade de Maputo, em Moçambique. Os resultados mostram por um lado, que o contrato relacional é o mais fortemente predominante na avaliação que o trabalhador faz das obrigações da empresa para com ele e é ainda o mesmo contrato relacional que foi mais predominante na avaliação do CP que o trabalhador faz das suas obrigações para com a empresa. No entanto, ainda que o contrato relacional seja o mais pontuado, os níveis apresentados são muitos baixos, representando menos de metade dos trabalhadores. Por outro lado, os níveis de equilíbrio nas relações de trabalho entre os trabalhadores e o empregador também são baixos. .
The prime objective of this dissertation is to analyze the organizational psychological contract, through a case study of Mozambique Electricity Company (EDM) employees in Mozambique. In one perspective, employee psychological contract fulfillment (the degree to which an employee believes his or her organization has fulfilled its employer obligations) was examined. At the other hand, the perception of the employee regarding the justice between the employer and the employee (and vice-versa) and the degree of the overall satisfaction of the employee were evaluated. The empiric study was based on a questionnaire to employees at various level of organizational structure at the EDM Headquarters in the capital city of Mozambique, Maputo. The results highlight that the relational contract is the most preferred to evaluate the employee and employer psychological contract fulfillment. Although the relational contract was the most preferred, the degree of perception of the employees is still very low. The degree of relationship between the employees and the employer is low.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mendes, Luís André Campos. "Direção de obra e gestão de projetos em Moçambique." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23208.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Civil
O presente trabalho está inserido num estágio realizado na empresa Mozago sediada em Maputo, Moçambique. Aborda gestão e direção de obra com incidência sobre a realidade do sector em Moçambique. Neste documento é descrito todo o processo em volta da construção de uma agência bancária do Moza Banco. Na gestão e direção de obra os pontos fulcrais para a equipa de gestão são os prazos, custos e qualidade. Estudam-se os diversos fatores que contribuem para o bom funcionamento de um empreitada assim como as dificuldades tidas durante toda a obra e de que forma as mesmas foram ultrapassadas. Apresenta-se o resultado financeiro da empreitada tendo em conta todos os fatores que direta ou indiretamente contribuem para o resultado final. Abordam-se as soluções construtivas utilizadas assim como as alterações de projeto que surgiram e todo o processo conjunto do empreiteiro, fiscalização e dono de obra.
This work is the result of an internship done at the construction company Mozago, based in Maputo, Mozambique. It tackles site management and operation focusing on the reality of the construction field in Mozambique. This report explains the whole construction process of a Moza Banco bank agency from beginning to end. The main pressure points for the site management and operation team are the fulfillment of deadlines, the costs involved and general quality. This reports looks into the diverse factors that contribute to the proper running of a construction project, as well as the problems faced throughout the process and the solutions found to solve them. The financial results of the construction project are presented taking into account all the factors that directly or indirectly contributed to the final result. Finally, all of the applied constructive solutions and project amendments are presented together with the joint collaboration of the building contractor, the inspection organ and the construction project owner.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guambe, Cecília Isabel Viriato. "Turismo e desenvolvimento sustentável de destinos naturais." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10680.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
A presente dissertação visa avaliar o papel dos diferentes stakeholders, bem como as perceções, as atitudes e os comportamentos, face ao desenvolvimento do turismo na Reserva Especial de Maputo. A concretização deste objetivo implicou a abordagem dos conceitos operatórios e metodológicos relativos ao desenvolvimento, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento do turismo sustentável, destinos naturais e o papel dos stakeholders no desenvolvimento da atividade turística. Após uma reflexão sobre o quadro teórico, foi traçada a metodologia que permitiu efetuar uma investigação empírica na área de estudo mencionada. Para o efeito, foram aplicados inquéritos por questionário aos residentes/ colaboradores e visitantes da Reserva Especial de Maputo. Aos residentes, foram escolhidas duas comunidades, Muvukuza (interior da Reserva) e Matchia (zona circundante da Reserva), tendo se utilizado o processo de amostragem por conveniência. Através da administração direta foram obtidos 154 questionários, dos quais 73 foram respondidos por residentes/ colaboradores e 81 por visitantes da Reserva. O questionário aos residentes/ colaboradores incluía questões relacionadas com o perfil sociodemográfico dos inquiridos, a frequência de interação com os visitantes, a experiência turística, as perceções dos impactes do turismo e as atitudes e comportamentos face ao desenvolvimento do turismo. O questionário destinado aos visitantes incluía questões relacionadas com o perfil sociodemográfico do inquirido, o comportamento e a caraterização da viagem, a frequência de interação com os residentes, as perceções dos impactes do turismo e as atitudes e comportamentos dos visitantes face ao desenvolvimento do turismo. Em termos globais, os resultados desta investigação revelam que tanto os residentes/ colaboradores, quanto os visitantes, têm perceções positivas do desenvolvimento do turismo na Reserva, nas três dimensões analisadas: económica, ambiental e sociocultural. Em termos de atitudes e comportamentos, conclui-se que os residentes/ colaboradores e os visitantes apoiam fortemente o desenvolvimento do turismo na Reserva e ambos os grupos expressam gostar dos seus comportamentos.. Assim, sublinha-se o contributo que o envolvimento dos stakeholders pode desempenhar no processo de planeamento e gestão dos destinos naturais.
The present dissertation examines the role of different stakeholders and their perceptions, attitudes and behaviour toward to the tourism development in Maputo Especial Reserve (MER). In order to achieve this objective, the study provides a conceptual framework in which it discusses relevant concepts and methodologies such as development, sustainability, sustainable development, natural tourist destination and the role of the different stakeholders in tourism development. The data used in this research was collected in two communities in MER namely, Muvukuza (located in the Reserva) and Matxia.(located in the border area). A survey was undertaking in the summer of 2012 yielding a total of 154 questionnaires. (73 was applied for residents and 81 for visitors). The questionnaire to the residents/ collaborators included questions related with sociodemographic profile, interactions with visitors,perceptions of tourism impacts , attitudes and behaviour residents/ collaborator toward tourism development. The questionnaire related to the visitors included the questions as sociodemographic profile, trip behaviour, interactions levels with residents/ collaborators, perceptions of tourism impacts and attitudes and behaviour toward tourism development. Overall, the result of this research show residents/ collaborators and visitors have positive perceptions of tourism development in MER in three dimensions analysed: economy, environment and sociocultural. In terms of attitudes and behaviours, the study concludes that the residents/ collaborators and visitors strongly support the development of tourism in Reserve and both groups express like their behavior. Finally, the result of this study show clearly that the stakeholders play a very important role for the process of planning and management of natural tourists destinations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Machanguana, Constâncio Augusto. "A Governance dos Transportes Públicos Urbanos em Moçambique : estudo de caso da Empresa Municipal de Transportes Rodoviários de Maputo, EMTPM, E.P., na Área Metropolitana de Maputo." Doctoral thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2020. http://hdl.handle.net/10400.5/20578.

Full text
Abstract:
Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações
Este estudo procura refletir sobre as dinâmicas da governação dos transportes públicos na região metropolitana de Maputo com base na análise de um dos provedores - a Empresa Municipal de Transportes Rodoviários de Maputo - e do ponto de vista dos seus stakeholders (utentes e colaboradores). Procura-se determinar o grau de satisfação desses stakeholders com o serviço e identificar os indicadores que julgam importantes para a melhoria da qualidade do serviço. Adotamos o método misto para combinar as fontes de dados qualitativas (entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise documental) e quantitativas (inquéritos aos utentes e colaboradores). A opção metodológica pela realização de um estudo de caso permitiu produzir um conhecimento mais aprofundado que poderá servir de base para uma compreensão do funcionamento das Empresas Públicas e da sua capacidade para fornecer serviços que satisfaçam o interesse público. Os resultados desta investigação, com base na EMTPM, EP, mostram que o quadro institucional e legal das Empresas Públicas e os seus mecanismos de controlo e supervisão pelo poder público, agravados pelo imperativo do cumprimento do papel social e político das empresas – que muitas vezes é superior aos requisitos de profissionalização e rendibilidade das EP‘s - limitam a sua competitividade, inovação e desenvolvimento. Estas condicionantes resultam na escolha de outros modelos de desenvolvimento do sector por parte do Estado, nomeadamente as parcerias público-privadas com operadores da concorrência no setor privado – as cooperativas de transportadores. Por outro lado, decorrente da fragilidade da EMTPM, EP, de um modo geral, os utentes estão insatisfeitos com os serviços desta empresa nos seguintes indicadores: cumprimento de horários, tempos de viagem e quantidade de autocarros em circulação (confiança); limpeza dos autocarros (conforto); respeito pela lotação (segurança); estrutura dos autocarros (escadas de acesso) inadequada para pessoas com mobilidade reduzida (acessibilidade); cortesia da tripulação, facilidade de apresentação de reclamações e, capacidade do motorista e cobrador resolver problemas (comunicação).
This study is concerned with the dynamics of governance of public transports in the metropolitan area of Maputo. It is based on the case of one of the public transport providers in the city, the Maputo Municipal Public Transport Company and on the analysis of its stakeholders (passengers and employees) perception about its functioning. It seeks to their level of satisfaction with the service and to identify indicators that may be used for the improvement of the service quality. In the study, we adopted a mixed methods approach, combining qualitative (semi-structured interviews, direct observation and document analysis) and quantitative data (surveys to users and employees). By opting for the development of the case study about Maputo Municipal Public Transport Company, we were able to capture in-depth knowledge that can serve as a basis for a wide understanding of the operation of state-owned enterprises and their capacity to provide public services that meet citizen‘s needs. The results of this research, considering the case of the EMTPM, EP, show that the institutional and legal framework of state-owned enterprises and the control and oversight mechanisms by the government exacerbate the imperative of fulfilling a social and political role. This imperative exceeds the professionalization and profitability requirements for any state-owned enterprise, and it has been constraining the competitiveness of public companies in what regards innovation and development. This ultimately results in the State's option for another development model to overcome the current public transport problems - the public-private partnerships with competitors from the private sector. Due to this weakness of EMTPM, EP, in general, passengers are dissatisfied with the services of this company in the following indicators: compliance with schedules, travel times and number of buses in operation (reliability); bus cleaning (comfort); respect for bus capacity (safety); bus structure (access stairs) not suitable for people with low/mobility (accessibility), and courtesy of crew, ease of filing complaints, and ability of the driver and / or collector to solve problems (communication).
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mendonça, Inocêncio Nhatuguês de. "Mobilidade urbana na área metropolitana de Maputo : análise dos órgãos de gestão de planejamento e mobilidade urbana, arranjos institucionais e insumos para sua efectiva articulação / Inocêncio Nhatuguês de Mendonças ; orientador, Fábio Duarte de Araújo Silva." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2012. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2323.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2012
Bibliografia: p. 137-152
A mobilidade urbana é um tema actual e com alguma frequência alvo de reflexão, em eventos da área de gestão urbana. É, no presente trabalho, colocada como caso de estudo a Área Metropolitana de Maputo, Moçambique, um país em desenvolvimento localizado na
Urban mobility is nowadays a topical issue and being discussed by urban management makers. Maputo metropolitan area, in Mozambique - a South African country, is placed as case study in this research. Displacement and urban accessibility problems in Maputo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Manguele, Cristina lourenço Jaime. "O controlo do circuito, da tramitação, da recuperação dos documentos e a legislação nos arquivos municipais de Moçambique." Master's thesis, Universidade de Évora, 2009. http://hdl.handle.net/10174/18465.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objectivo conciliar aspectos da Arquivística à Boa Administração através da gestão dos documentos com efoque no controlo do circuito, da tramitação, da recuperação dos documentos e a legislação nos arquivos municipais em Moçambique no período 1933-2007. O estudo realizado em três universos: municípios de Maputo, da Beira e de Quelimane, em que se confirma que os instrumentos de controlo utilizados na circulação e recuperação dos documentos contribuem para uma boa governação, garantindo a transparência dos actos administrativos e a salvaguarda dos direitos dos cidadãos. Mostra-se que nunca se deve prescindir quer das actividades que delineiam os macro e micro processos nas instituições quer da definição prévia dos percursos documentais, da regulamentação dos procedimentos, da utilização de técnicas que permitam a recuperação dos documentos e da informação: Mostra-se a importância da formação e do conhecimento dos procedimentos pelos funcionários dos escalões autorizados a realizar, pareceres e despachos, da determinação das formas do controlo documental e da garantia no cumprimento dos prazos estabelecidos para cada percurso e, finalmente, a necessária observância prática da legislação criada para esse efeito. ABSTRACT; This case study has as a main objective the reconciliation of the filing aspects with a good Administration though the management of documents and its network, specially in the restoring of files and its legislation into the Municipal Archives of Mozambique during the period of 1933-2007. The study was based on three cities where municipal councils were created, namely: Maputo, Beira and Quelimane. Record's contrail tools used either for registering record transactions or for the access of information contained in them, ensure good governance, transparency and protection of citizen rights. We show the necessity of the activities which lead to macro and micro processes within the organization. This requires that records procedures on transactions must be established and so the guidelines for records' contrail, registration and tools for the information retrieval. We indicate procedures to be followed by authorized civil servants, the importance of their practical training and we define types of records' contrail to ensure their preservation and use in order to accomplish the national legislation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fonseca, Léa Raquel Conde Sarabando. "Antecedentes do desempenho internacional das PME em Moçambique." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2013. http://hdl.handle.net/10773/13248.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão
O presente trabalho tem como objetivo principal reconhecer quais os fatores determinantes que influenciam positivamente o Desempenho Internacional, bem como identificar as relações existentes entre esses fatores, tendo em conta as PME portuguesas presentes em Moçambique, através da Exportação e do IDE. Com base num questionário aplicado a 92 PME portuguesas, foram utilizadas as análises de estatística descritiva, fatorial exploratória e de regressão linear para avaliar o modelo. Obtidos os resultados, a presente investigação demonstrou haver relações diretas e indiretas de antecedência perante o Desempenho Internacional, destacando o impacto direto positivo da preparação para a internacionalização, da competência estratégica e da aquisição de tecnologia, bem como as correlações indiretas entre a orientação para o empreendedorismo, a orientação para o mercado e a aquisição de conhecimento na performance das PME nacionais a atuar no mercado moçambicano.
The main purpose of the current study is to find the foremost antecedents which could influence the Portuguese SME International Performance, through Exporting Activities and Foreign Direct Investment. Based on a questionnaire done to 92 portuguese small and medium enterprises, reliability analysis, exploratory factor analysis and linear regressions techniques were used to evaluate the proposed model. The findings demonstrated the existence of several direct and indirect relations between the internationalization preparation, strategic competence, technology acquisition, market orientation, entrepreneurship orientation and knowledge acquisition and their positive impact in International Performance of Portuguese SME operating in Mozambique nowadays.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fumo, Nirza Dinúcha Gonçalves. "Barreiras à gestão organizacional na África: um estudo com organizações de porte reduzido em Moçambique, Matola." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-07122011-141340/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como propósito levantar as principais barreiras enfrentadas pelas micro e pequenas empresas (MPEs) na Cidade da Matola. Para tanto, fez-se uma fundamentação teórica sobre as barreiras enfrentadas pelas MPEs e sobre políticas e instrumentos governamentais de apoio às empresas deste porte. A fundamentação teórica apoiou o desenvolvimento de uma triangulação da pesquisa empírica baseada em duas fases. A primeira fase consistiu na coleta de dados junto a 21 empresas de micro e pequeno porte, por meio de entrevistas onde posteriormente fez-se a identificação das principais barreiras enfrentadas pelos entrevistados e daí conduziu a segunda fase do trabalho de campo que foi as entrevistas junto as entidades governamentais de modo a saber o que estes tem feito para minimizar ou mitigar as barreiras identificadas pelos empresários. Os resultados mostram que as barreiras de financiamento e de concorrência são as principais barreiras enfrentadas pelas MPEs na Matola e que estas variam de acordo com o ramo de atuação das empresas. A dissertação vai servir para enriquecer o estado da arte sobre a temática das micro e pequenas empresas e sobretudo vai ajudar a suprir o déficit de pesquisas acadêmicas em Moçambique.
This paper aims to identify the main barriers faced by micro and small enterprises (MSEs) in the city of Matola. As such, there is a theoretical framework about the barriers faced by MSEs and on government policies and instruments to support enterprises of this size. The theoretical foundation supported the development of a triangulation of empirical research based on two phases. The first phase consisted of collecting data from 21 micro and small businesses, through interviews where later became the identification of the main barriers faced by the interviewees and then led the second phase of fieldwork was that the interviews with government entities in order to know what they have done to minimize or mitigate the barriers identified by entrepreneurs. The results show that the barriers to financing and competition are the main barriers faced by MSEs in Matola and that barriers vary according to branch of activity of enterprises. The paper will serve to enrich the state of the art on the theme of micro and small enterprises and especially will help meet the shortage of academic research in Mozambique.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sousa, Rafael José Reis de. "A discussion on the Quatenus platform as well as on the internationalization process applied to other technological products." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23107.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão
Há poucos casos tecnológicos de Moçambique analisados na literatura. Este estudo procurou, assim, ajudar a preencher esta lacuna. Será que em Moçambique as empresas tecnológicas adotam o mesmo posicionamento do que aquele que se adotaria noutro país com outras características (sociais, económicas, políticas e culturais), como Portugal? Foi assim realizado um caso de estudo sobre a necessidade de adequação do posicionamento das empresas face ao contexto externo e interno da empresa – o caso da plataforma Quatenus. Por outro lado, desde 2010, devido à crise económica, Portugal tem combatido o desemprego promovendo um clima de empreendedorismo, tendo sido criadas milhares de startups. Apenas cerca de 10% destas exporta, embora exista uma estratégia do governo para aumentar estes números. Emerge então a importância de refletir sobre os fatores que levam estas empresas tecnológicas a terem sucesso na internacionalização (incluindo para Moçambique). Desta forma, quais os fatores relevantes para o sucesso da internacionalização das Novas Empresas de Base Tecnológica (NTBF)? Para responder a esta questão este trabalho envolveu realizar quatro casos de estudo, um dos quais referido em cima, da plataforma Quatenus, assim como a realização de inquéritos a 39 executivos de empresas tecnológicas distintas. Este estudo contribui com a perspetiva auto-etnográfica do autor, que trabalhou cerca de dois anos em Moçambique. Contribui também com uma discussão sobre a internacionalização de empresas tecnológicas portuguesas, que muitas vezes dependem desta internacionalização para sobreviverem. Confirma-se a literatura existente sobre o tema, destacando os seguintes fatores na internacionalização das NTBF’s: networking (estabelecimento de uma rede), recursos humanos qualificados, capacidades de gestão, criação de conhecimento eficiente, pro-atividade, localização do negócio, e capacidade de ajustamento da estrutura ao contexto em constante evolução
There are few technological cases involving Mozambique in the literature. This study attempted to fill that gap. Do Mozambican technology companies adopt the same positioning, in comparison to those adopted in other countries with different characteristics (social, economic, political and cultural), for example Portugal? A case study about a company’s necessity to adapt its positioning, taking into account the internal and external context was created – the case of the Quatenus platform. On the other hand, since 2010, due to the economic crisis, Portugal has fought against youth unemployment by promoting an entrepreneurship mind-set. This in turn has created thousands of start-ups. Only 10% of these, however, export therefore the government has created a strategy to increase these numbers. It is important to identify the factors that influence these companies to achieve internationalization success (including Mozambique). What factors need to be taken into account in order for companies to succeed in NTBF (New technology-based firms) internationalization? To answer this question this study includes four case studies, one of them being the above mentioned Quatenus platform case, as well as 39 questionnaires filled in by business persons from different Portuguese technological companies. This study contributes also with the author’s auto-ethnographic perspective, who worked in Mozambique for around two years. Additionally, the study contributes to a discussion about Portuguese technology companies that often depend on internationalization to succeed. We confirm the data within the existing literature, highlighting the following NTBF’s internationalization factors: networking, qualified human resources, management capabilities, efficient knowledge creation, proactivity, business localization and the ability to adjust the structure to the constantly evolving external context
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Muchanga, Carmen Conceição João. "Desafios Inerentes ao Desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas na Cidade de Maputo – Moçambique." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10400.6/10831.

Full text
Abstract:
O conjunto de reformas político-administrativas que Moçambique vem efetuando no âmbito da liberalização dos mercados, nos finais da década 80, conferiu outra dinâmica ao sectores da economia e estimulou o investimento nacional e não só. Com o efeito, o número de pequenos e médios empreendimentos cresceu, fazendo jus ao esforço do Governo em incentivar e apoiar iniciativas empresariais através de diversas políticas nas quais afigura a Estratégia para o Desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas em Moçambique (2007 – 2022) cujo papel é considerado de grande relevo na dinamização da economia nacional. Portanto, é neste âmbito da avaliação do ambiente de negócios proporcionado pelo Governo moçambicano que se desenvolveu o presente trabalho intitulado “Desafios Inerentes ao Desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas na Cidade de Maputo – Moçambique”, olhando para o caso específico da empresa SOJITZ Maputo Cellulose, Lda. Tratando-se de uma investigação qualitativa, os dados recolhidos neste estudo de caso foram obtidos, analisados e interpretados recorrendo à entrevista semiestruturada, revisão de literatura e análise de conteúdo, onde concluiu-se que o principal desafio inerente ao desenvolvimento da SOJITZ Maputo Cellulose, Lda é a inovação empresarial, pelo facto de ser o bloco de desenvolvimento empresarial que sofre maior influência das dificuldades que o ambiente de negócios oferece às Pequenas e Médias Empresas na Cidade de Maputo – Moçambique. Assim, os resultados obtidos revelam que as dificuldades proporcionadas pelo ambiente de negócios local são decorrentes dos regulamentos existentes, situação financeira, mercado de trabalho, acesso aos mercados e ligações - rede de Pequenas e Médias Empresas.
The set of political-administrative reforms that Mozambique has been carrying out in the context of market liberalization, in the late 1980s, gave another dynamic to the economy sector and stimulated national investment and beyond. In effect, the number of small and medium-sized enterprises has grown, living up to the Government's effort to encourage and support business initiatives through various policies in which appears the Strategy for the Development of Small and Medium Enterprises in Mozambique (2007 - 2022) whose role is considered of great importance in the dynamism of the national economy. Therefore, it is in this context of the assessment of the business environment provided by the Mozambican Government that the present work entitled “Challenges Inherent to the Development of Small and Medium Enterprises in Maputo City - Mozambique” was developed, looking at the specific case of the company SOJITZ Maputo Cellulose , Lda. As this is a qualitative research, the data required in this case study were obtained, analyzed and interpreted using semi-structured interviews, literature reviews and content analysis, in which it was concluded that the main challenge inherent in the development of SOJITZ Maputo Cellulose, Lda is business innovation, as it is the business development block that is most influenced by the difficulties that the business environment offers to Small and Medium Enterprises in the City of Maputo - Mozambique. Furthermore, the results obtained reveal that the difficulties caused by the local business environment are due to the existing regulations, financial situation, labor market, access to markets and connections - Small and Medium Enterprises network.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Gestão de empresas - Maputo (Moçambique)"

1

Fernandes, Maria Aparecida, and Washington Moreira Cavalcanti. "ANÁLISE COMPARATIVA DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS ENTRE AS CIDADES DE BELO HORIZONTE (BRASIL) E MAPUTO (MOÇAMBIQUE): UM LEVANTAMENTO DOCUMENTAL." In Resíduos Sólidos: Desafios e perspectivas, 128–44. Synapse Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.36599/editpa-2020_res0011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography