To see the other types of publications on this topic, follow the link: Gestão de qualidade total/normas.

Journal articles on the topic 'Gestão de qualidade total/normas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Gestão de qualidade total/normas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Toledo, José Carlos de. "Gestão da mudança da qualidade de produto." Gestão & Produção 1, no. 2 (August 1994): 104–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1994000200001.

Full text
Abstract:
O dinamismo do ambiente competitivo, das exigências dos consumidores, e mesmo das normas e regulamentações, impõe às empresas pressões para melhoria constante da qualidade dos produtos existentes. Assim, a capacidade para conseguir manter os produtos atualizados, frente às exigências do ambiente econômico e tecnológico, tem-se tornado uma importante fonte de vantagem competitiva. O desempenho nessa área depende da capacidade das empresas para gerir o processo de desenvolvimento e de aperfeiçoamento dos produtos e interagir com o mercado e com as fontes de inovação tecnológica. Este trabalho apresenta o conceito de mudança da qualidade de produto, derivado do conceito de inovação tecnológica. Essa mudança se dá em parâmetros e dimensões que compõem a qualidade total do produto, e representa modificações que aumentam o seu valor. É proposto um modelo que serve de referencial para a estruturação e o planejamento das atividades necessárias à mudança da qualidade de produto em uma empresa. Também apresenta um conjunto de proposições para a gestão eficaz e eficiente desse processo de mudança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gonçalves, Leandro Rogério, and Angelita Moutin Segoria Gasparotto. "UM ESTUDO SOBRE GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL NA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS." Revista Interface Tecnológica 16, no. 2 (December 26, 2019): 428–40. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v16i2.636.

Full text
Abstract:
No cenário econômico mundial, melhoria contínua é um assunto muito abordado e extremamente necessário, as empresas que produzem máquinas e equipamentos estão aumentando consideravelmente sua competitividade aplicando o conceito de qualidade total, onde atender as necessidades dos clientes é um fator muito importante na sobrevivência competitiva da empresa. Neste ambiente, a concorrência por melhorias vem alcançando padrões de eficiência muito elevados em relação às metodologias de qualidade. Uma organização que pretende permanecer no mercado, a qualidade total e melhoria contínua são necessidades cada vez mais cobradas quando se trata de concorrência industrial, há órgãos regulamentadores que auxilia e cobra adequações para que padrões e normas vigentes sejam respeitados, é imprescindível que as organizações sejam certificadas. Tais órgãos têm a competência de manter estes padrões, pois sugerem melhorias dos processos e produtos atendendo seus requisitos. O artigo mostra as etapas de implantação em uma indústria de maquinas e equipamentos, seus processos em meio à metodologia aplicada e seus desafios. Cabe salientar que os objetivos da Qualidade total seguem seus padrões em todo o fluxo operacional, desde o fornecimento de matérias primas até o produto acabado para os setores de expedição e logística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Figueiredo, Juceliane Gonçalves, and Rossana Barros Silveira. "Análise da viabilidade da implementação de um sistema de gestão da qualidade em um laboratório de pesquisa e ensino público." Conexões - Ciência e Tecnologia 14, no. 2 (April 27, 2020): 67. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1289.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo geral analisar a viabilidade do processo de implantação de um sistema de gestão da qualidade em dois laboratórios de pesquisa e ensino público, considerando suas particularidades, riscos e oportunidades dessa implantação. Os objetivos específicos são: avaliar a viabilidade parcial ou total de implantação da NBR ISO 9001 – Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos (2015) nos laboratórios em questão, avaliar a aceitação da equipe para implantação de um Sistema de Gestão e analisar a possibilidade da introdução de outras Normas específicas que porventura ocorra. Utilizou-se para fundamentação deste estudo de caso: acervos bibliográficos e Normas reconhecidas e aplicáveis a laboratórios. A metodologia aplicada consistiu em um diagnóstico de atendimento aos requisitos normativos, entrevistas e observações feitas a partir do acompanhamento da rotina laboratorial. Esta análise norteará os laboratórios adequarem seus processos de modo a atenderem os requisitos da NBR ISO 9001 (2015) por meio da promoção de um projeto, que em suas ações esteja a elaboração de documentos, o estabelecimento de rotinas de treinamento e sensibilização, identificação de não conformidades, e levantamento de melhorias. Conclui-se que a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade nos laboratórios diagnosticados, é viável, há como atender a totalidade de itens normativos sem exclusões, a equipe tem boa aceitação para desenvolvimento dos métodos e critérios e há possibilidade de introduzir outras Normas específicas nas rotinas laboratoriais. Além do alcance dos objetivos traçados identificou-se o fomento à pesquisas e favorecimento a assertividade de resultados gerando impactos positivos na rotina dos mesmos. Palavras-chave: Laboratórios; Gestão de qualidade; NBR ISO 9001
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fertonai, Fernando Luis, José Pascoal Batistuti, Ossamu Hojo, Josely Kobal de Oliveira, and Iêda Aparecida Pastre. "Gestão da qualidade total: introdução dos conceitos e a sua utilização em um curso para abordar o comportamento individual do aluno/profissional/cidadão." Eclética Química 27, spe (2002): 229–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-46702002000200019.

Full text
Abstract:
A introdução do assunto qualidade, segundo as necessidades de mercado abre espaço para a discussão da qualidade como necessidade pessoal, e também para a formação do cidadão/profissional, além de introduzir assuntos específicos de administração de empresas. Dessa forma, foi oferecida uma disciplina optativa para os alunos do Instituto de Química do Campus de Araraquara, abordando o tema Qualidade e foi denominada "Gestão da Qualidade" por três anos seguidos. Da avaliação geral do curso extraiu-se que ele deveria ser realizado sempre, que o tema é atual e relevante e contribui para a formação profissional/pessoal. Com relação ao comprometimento com o curso de graduação, cerca de metade dos alunos assume o seu comprometimento com os estudos e os restantes dizem estarem somente envolvidos. Conclui-se, portanto que o curso atingiu os seus objetivos propostos, introduziu os principais conceitos de qualidade segundo as normas da qualidade da série ISO 9000 e suscitou a discussão da formação do aluno/profissional/cidadão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pinto, Silvia Helena Boarin, Marly Monteiro de Carvalho, and Linda Lee Ho. "Implementação de programas de qualidade: um survey em empresas de grande porte no Brasil." Gestão & Produção 13, no. 2 (May 2006): 191–203. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2006000200003.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é identificar os principais aspectos da implementação dos programas de qualidade em empresas brasileiras, a partir dos modelos mais difundidos e implementados como a certificação de sistemas de qualidade nas normas ISO 9000, o Seis Sigma e o Total Quality Management (TQM), fazendo uma análise comparativa e crítica de sua adoção pelas organizações e estudando as relações existentes entre eles, a complementaridade e as redundâncias. O tema é extremamente relevante no cenário atual, em que as companhias investem quantias significativas em diversos programas de melhoria da qualidade e possuem enormes dificuldades para avaliar o impacto estratégico, bem como o respectivo valor agregado. A metodologia adotou elementos da análise quantitativa, isto é, uma pesquisa do tipo survey. O universo para a coleta de dados foi extraído da relação "Ranking Valor 1.000", que contém as 1.000 maiores empresas brasileiras, publicadas no anuário do jornal "Valor Econômico", ano-base de 2004, partindo-se do pressuposto de que, nestas empresas, estarão os embriões dos modelos emergentes de gestão da qualidade. Posteriormente, as respostas obtidas por meio de questionários foram analisadas com o auxílio de um programa estatístico. A análise concluiu que as empresas que implantaram o programa Seis Sigma são as de maior tradição em qualidade, ou seja, adotaram outros programas anteriormente; as organizações que mais investiram em qualidade, pela adoção de programas, obtiveram sucesso nos indicadores de desempenho; e as principais causas do insucesso dos programas de qualidade ISO 9000, Seis Sigma e TQM nas organizações analisadas foram a escassez de recursos financeiros para a correta implantação e o frágil apoio da direção da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vega Bois, Ricardo. "Gestión de riesgos empresariales: los necesarios cambios." Oikos 19, no. 39 (March 26, 2016): 93. http://dx.doi.org/10.29344/07184670.39.988.

Full text
Abstract:
RESUMENLa normas de la serie ISO 9000 – 2000, Sistema de Gestión de Calidad, Requisitos de un Sistema de Gestión de Calidad, Recomendaciones para la mejora de desempeño en base a un Sistema de Gestión de calidad y Directrices para la realización de auditorías medioambientales y de calidad, han sido base para la evaluación, implementación, aplicación y seguimiento de sistemas de Control de Gestión Empresarial, estando en la actualidad (2015) en un procesos de revisión y propuesta, lo que implicará algunos cambios de forma y otros de fondo interesantes de considerar.Palabras clave: gestión, riesgos, control de gestión, calidad, normas internacionales.Enterprise risk management: the necessary changesABSTRACTThe standards ISO 9000 - 2000 Quality Management System, System Requirements Quality Management Recommendations for improving performance based on a Quality Management System and Guidelines for conducting environmental audits and quality have been the basis for evaluation, implementation, enforcement and monitoring systems Control Management, being at present (2015) in a review and proposal processes, which involve some changes in form and other interesting background consider.Keywords: management, risk, management control, quality international standards.Gestão de riscos empresariais: as mudanças necessárias RESUMO As normas da série ISO 9000-2000, Sistema de Gestão da Qualidade, Requisitos de um Sistema de Gestão de Qualidade, Recomendações para a melhora do desempenho com base a um Sistema de Gestão da Qualidade e Diretrizes para a realização de auditorias meio ambientais e de qualidade, têm sido a base para a avaliação, implementação, aplicação e fiscalização de Sistemas de Controle de Gestão Empresarial, sendo na atualidade (2015) num processo de revisão e proposta, que implicará algumas mudanças na forma e outros de fundo interessante de considerar.Palavras-chave: gestão, risco, controle de gestão, qualidade, normas internacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Aquino, Magno Geraldo de. "Reflexões sobre o uso de um sistema de padronização e gerenciamento de qualidade como estratégia de gestão de pessoas: o governo das condutas através do ISO-9001, na perspectiva da governamentalidade em leituras foucaultianas." Revista Economia & Gestão 19, no. 53 (October 31, 2019): 117–35. http://dx.doi.org/10.5752/p.1984-6606.2019v19n53p117-135.

Full text
Abstract:
O objetivo deste ensaio é refletir sobre o sistema de padronização e gerenciamento de qualidade ISO 9001 como uma estratégia de governo das condutas de funcionários no espaço de trabalho, a partir da noção de governamentalidade foucaultiana. No contexto da gestão da qualidade, as normas ISO 9001 fornecem as normalizações e os parâmetros necessários para gerenciar o que se convencionou denominar como qualidade de produtos e serviços. Contudo, a implementação dos princípios que regem a busca pela qualidade nos produtos e serviços, e também dos processos organizacionais, podem ser consideradas como estratégias refinadas de gestão de pessoas. Assim, neste ensaio, sugeriu-se que o Sistema de padronização e gerenciamento de qualidade ISO 9001 é uma forma muito elaborada de governo das condutas, pela perspectiva da governamentalidade foucaultiana, que depende fortemente do uso de formas de controle através de normas de comportamento e da captura do trabalhador através do fornecimento de parâmetros para o engajamento destes trabalhadores no exercício de suas funções no espaço do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Aquino, Magno Geraldo de. "Reflexões sobre o uso de um sistema de padronização e gerenciamento de qualidade como estratégia de gestão de pessoas: o governo das condutas através do ISO-9001, na perspectiva da governamentalidade em leituras foucaultianas." Revista Economia & Gestão 19, no. 53 (October 31, 2019): 117–35. http://dx.doi.org/10.5752/p.1984-6606.2019v19n53p117-135.

Full text
Abstract:
O objetivo deste ensaio é refletir sobre o sistema de padronização e gerenciamento de qualidade ISO 9001 como uma estratégia de governo das condutas de funcionários no espaço de trabalho, a partir da noção de governamentalidade foucaultiana. No contexto da gestão da qualidade, as normas ISO 9001 fornecem as normalizações e os parâmetros necessários para gerenciar o que se convencionou denominar como qualidade de produtos e serviços. Contudo, a implementação dos princípios que regem a busca pela qualidade nos produtos e serviços, e também dos processos organizacionais, podem ser consideradas como estratégias refinadas de gestão de pessoas. Assim, neste ensaio, sugeriu-se que o Sistema de padronização e gerenciamento de qualidade ISO 9001 é uma forma muito elaborada de governo das condutas, pela perspectiva da governamentalidade foucaultiana, que depende fortemente do uso de formas de controle através de normas de comportamento e da captura do trabalhador através do fornecimento de parâmetros para o engajamento destes trabalhadores no exercício de suas funções no espaço do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bonato, Samuel Vinícius, and Carla Schwengber Ten Caten. "Diagnóstico da integração dos sistemas de gestão ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001." Production 25, no. 3 (August 18, 2015): 626–40. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6513.004811.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por finalidade o diagnóstico do nível de integração de sistemas de gestão baseados nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 em empresas do ramo metal-mecânico. Inicialmente foi descrito o método de diagnóstico e posteriormente realizada a sua aplicação em uma empresa já certificada nas três normas, mas que possui dois sistemas de gestão distintos: o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) baseado na norma ISO 9001 e o Sistema de Gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSM) baseado nas normas ISO 14001 e OHSAS 18001. Entre os principais resultados, destaca-se a aceitação favorável do diagnóstico da integração na empresa estudada. Com a realização do diagnóstico, verificou-se que a organização não atende totalmente a integração de nenhum dos requisitos avaliados. Foram sugeridas oportunidades de melhoria para integração dos requisitos normativos comuns, reduzindo custos e recursos para manutenção do sistema de gestão da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fernandes, Jonathan Lucas Schwambach, Fernando Busanello, Edio Polacinski, Leoni Pentiado Godoy, Andresa Girardi Losekann, and Daniel Benitti Lorenzett. "Etapas necessárias para a implantação de um sistema de gestão integrado." Revista de Administração da UFSM 8, no. 1 (June 16, 2015): 60. http://dx.doi.org/10.5902/198346596286.

Full text
Abstract:
No ambiente de trabalho contemporâneo, a implantação dos sistemas de gestão voltados para a qualidade tornou-se parte fundamental e indispensável para o bom desempenho das organizações no atual mercado competitivo. Nesse contexto, destacam-se as organizações que buscam se adequar a essa realidade, propondo-se a certificar-se em uma das normas de qualidade aceitas pelo mercado: ISO 9001; 14001; SA 8000; e OHSAS 18001. Diante disso, o presente artigo, caracterizado como um ensaio teórico, tem o objetivo de apresentar um estudo comparativo entre vários casos, demonstrando as etapas necessárias para a implantação de um Sistema de Gestão Integrado (SGI) composto pelas quatro normas citadas anteriormente. Como resultado, apresenta-se a compilação de 14 casos, bem como as fases de implantação de um SGI utilizadas por cada empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Andrade, Valdelis Fernandes de, and Waldir Antonio Bizzo. "Análise comparativa das normas de gestão de responsabilidade social e sua abrangência." Gestão & Produção 25, no. 4 (October 2, 2018): 807–25. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x3866-18.

Full text
Abstract:
Resumo Os modelos de sistemas de gestão de responsabilidade social foram desenvolvidos para atender às demandas de organizações na implantação de práticas de gestão que sejam efetivas nas melhorias das relações com as partes interessadas, na melhoria da performance organizacional na dimensão da responsabilidade social e na promoção da sustentabilidade organizacional. Neste trabalho são analisados os principais modelos de gestão de responsabilidade social, desenvolvidos na forma de normas, certificáveis ou não, que foram comparadas quanto a origens, objetivos e conteúdo, incluindo uma análise da contribuição destas na melhoria da qualidade de vida no trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Martins, Narciso José, and Jhansley Ferreira da Mata. "Gestão de qualidade do leite bovino em propriedades rurais." Revista Liberato 21, no. 36 (December 18, 2020): 159–68. http://dx.doi.org/10.31514/rliberato.2020v21n36.p159.

Full text
Abstract:
O Brasil possui uma grande produção de gado de leite, e Minas Gerais é o Estado com maior índice de produtores de leite, mesmo assim, existe muito a se fazer para melhorar a qualidade e a quantidade de leite produzida no Estado. Assim, este trabalho objetiva estudar a gestão da qualidade do leite bovino no processo produtivo, quanto à alimentação, higienização, raça e ambientação em pequenas propriedades rurais. Através deste estudo, uma análise de revisão de literatura foi aplicada, para elaborar uma abordagem de informações sobre gestão da produção e qualidade do leite bovino em propriedades rurais, incluindo, primeiramente, o histórico da produção leiteira que envolve as principais raças criadas no Brasil, alimentação correta, o processo de produção do leite, medidas de higienização na ordenha e o controle de qualidade do leite. Verificou-se, neste estudo que, além de viável, é necessário que haja um programa de capacitação, envolvendo os produtores rurais de leite para possibilitar aprendizado e inserção do conhecimento de novas técnicas. O processo de gestão de qualidade deve ser relacionado com as exigências dentro das normas legais, visando o crescimento econômico da produção no seguimento dos produtos lácteos. Palavras-chave: Gestão da qualidade e produtividade. Produção de Leite. Treinamento rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva, José Carlos Teixeira da, and Dorival Ferreira. "Pequenas e médias empresas no contexto da gestão da qualidade total." Production 10, no. 1 (June 2000): 19–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132000000100002.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa a gestão da qualidade em organizações, envolvendo pequenas e médias empresas do setor de manufaturados, utilizando um modelo conceitual que envolve aspectos estratégicos e operacionais da gestão da qualidade. Através de referências bibliográficas e pesquisa de campo encaminha uma análise da gestão da qualidade nessas organizações, concluindo que existem dificuldades nesse campo. Existe indicação da necessidade de desenvolvimento de procedimentos e metodologias especificas para essa categoria de organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Granziera, Maria Luiza Machado. "QUALIDADE DA ÁGUA: UM ENFOQUE JURÍDICO E INSTITUCIONAL DO REÚSO INDIRETO PARA FINS POTÁVEIS." Novos Estudos Jurí­dicos 24, no. 2 (August 8, 2019): 453. http://dx.doi.org/10.14210/nej.v24n2.p453-482.

Full text
Abstract:
O artigo trata do reúso indireto não planejado de água para fins potáveisno Brasil, tema associado à qualidade e à gestão dos recursos hídricos. O estudo parte de uma análise das normas sobre qualidade da água, abordando a realidade da diluição de efluentes domésticos à luz das normas vigentes. O objetivo é demonstrar a importância da articulação institucional e da governança entre União, Estados e Municípios na solução dos problemas da poluição da água causada pelos esgotos domésticos. A metodologia constitui-se de pesquisa exploratória e qualitativa, utilizando bibliografia baseada em doutrina, princípios e normas relacionadas ao assunto. Concluiu-se que uma forma adequada de enfrentar o problema consiste na articulação entre o planejamento das bacias hidrográficas e os planos municipais de saneamento básico, grande desafio para os atores envolvidos no processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Martins, Roberto Antonio, and Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto. "Indicadores de desempenho para a gestão pela qualidade total: uma proposta de sistematização." Gestão & Produção 5, no. 3 (December 1998): 298–311. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1998000300010.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma proposta de sistematização para a concepção de um sistema de indicadores de desempenho para a gestão pela qualidade total. O objetivo é auxiliar as organizações a medirem o desempenho sob a filosofia da gestão pela qualidade total. Para tanto, é feita, inicialmente, uma apresentação da evolução do conceito da qualidade e da forma de gestão da qualidade. Em seguida, um referencial para a gestão da qualidade total é adotado e os níveis de abrangência dos indicadores de desempenho são definidos. Algumas propostas de medição de desempenho são brevemente apresentadas e algumas considerações são feitas a esse respeito. Finalmente, a sistematização, que permite medir o desempenho da organização em relação à satisfação dos "stakeholders" (clientes, empregados, acionistas, sociedade e fornecedores) de forma coerente no nível dos macro e microprocessos da organização, é apresentada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Castillo, José Antonio Bonilla. "A GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL NA AGROPECUÁRIA: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS." Revista Eletrônica de Ciência Administrativa 2, no. 2 (November 20, 2003): 1–17. http://dx.doi.org/10.21529/recadm.20030202003.

Full text
Abstract:
A Qualidade (Total) é -antes de tudo - mudança cultural. Só sobrevirão no século XXI as organizações que forem as melhores em seus respectivos negócios; para isto é preciso criar condições internas que assegurem sobrevivência primeiro e depois prosperidade durante o desenvolvimento daquelas. A Qualidade Total está integrada por cinco dimensões, a saber: Qualidade Intrínseca, Custo, Atendimento, Moral e Segurança, sendo que dois conceitos básicos são: rompimento (mudança na forma de pensar, no estilo e na postura de todos os membros da organização) e satisfação total do cliente. Um terceiro conceito importante é o dos números visíveis e invisíveis. A necessidade de implantar a Gestão da Qualidade Total em qualquer organização - incluindo os agropecuários - está justificada por uma série de motivos passados, atuais e futuros. Desde um ponto de vista operacional, a Gestão da Qualidade possui um método básico: o PDCA, onde P ("Plan") significa planejamento; D ("Do") corresponde ao fazer, à execução das tarefas; C ("Check") envolve checagem entre a meta escolhida e o resultado obtido, e A ("Action") implica em ação corretiva. Figuras e tabelas ilustram o andamento do ciclo, especificamente no tocante ás metas (itens de controle), meios (fluxogramas, padrões e procedimentos operacionais), ferramentas da qualidade (representadas por uma delas: o diagrama de Ishikawa) e metodologia de análise e solução de problemas (no caso, aplicada através da análise de anomalias).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

De Souza Sampaio, Nilo Antonio, and Gabriela Alves da Silva. "ESTUDO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO CIVIL NA CIDADES DE BARRA MANSA, RESENDE E VOLTA REDONDA." Revista Valore 4, no. 1 (July 12, 2019): 709–27. http://dx.doi.org/10.22408/reva412019116709-727.

Full text
Abstract:
O trabalho baseia-se na aplicação de ferramentas de gestão da qualidade, no setor de gestão de resíduos da construção civil, apontando volume de resíduos gerados nas cidades de Barra Mansa, Resende e Volta Redonda. Levando em consideração, logicamente, as normas do meio ambiente que regem a gestão correta dos resíduos. A utilização do fluxograma é o passo inicial do estudo, pois ela foi extremamente importante no mapeamento do processo, no caso, como é o caminho que o resíduo da construção civil faz até chegar no seu destino correto e se o seu manejo também está sendo realizado segundo as normas que o regem. Logo, o estudo segundo os dados encontrados, forneceu um volume de resíduos gerados pelo setor da construção civil, então foi utilizado o histograma para facilitar a visualização das partes críticas. De maneira geral, nessa fase do estudo já permitiu perceber a falta de apoio dos órgãos públicos, para diminuir os impactos ambientais e os gastos municipais excedentes com remoção dos resíduos que são lançados em lugares inadequados. A principal ferramenta aplicada e o foco do trabalho estão na ferramenta de qualidade FMEA, que é uma ferramenta que permite a identificação de falhas em um processo ou sistema antes mesmo de ocorrer. A escolha dessa ferramenta foi devida a falta de modelos de gestão de processo no setor da engenharia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Oliveira, Napoleão Dieb Holanda, and Cora Franklina do Carmo Furtado. "Gestão da Qualidade em um Órgão Público Auxiliar do Poder Legislativo Estadual." Revista Controle - Doutrina e Artigos 9, no. 2 (December 31, 2011): 367–98. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v9i2.151.

Full text
Abstract:
O presente artigo foi desenvolvido em um órgão da Administração Pública do Estado do Ceará, no qual fora implementado um Sistema de Gestão da Qualidade sob os requisitos da Norma ISO 9001:2000. O problema de pesquisa foi verificar quais as melhorias que o mencionado sistema proporcionou aos processos internos dessa organização. O objetivo geral foi investigar os impactos resultantes de sua implantação, e os objetivos específicos foram caracterizar o Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ com a apresentação de algumas ferramentas de apoio à gestão, mostrar a orientação da Norma ISO 9001 para inovação e melhoria do órgão em estudo e identificar as melhorias obtidas com a adoção da estratégia. A realização da revisão da literatura e de normas específicas e a conclusão dos trabalhos contribuíram para o avanço da ciência, do estudo acadêmico e para a melhoria contínua da organização em pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Jamal, Claudia Maria Camilher, Marcus Vinícius Albrecht Anversa, and Paulo Antônio De Souza Chacon. "A conexão do Sistema de Gestão da Qualidade Total (SGQ) com a Gestão da Inovação (GI)." Sistemas & Gestão 16, no. 1 (May 4, 2021): 3–10. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2021.v16n1.1604.

Full text
Abstract:
A produtividade da indústria brasileira auferiu novo fôlego com o movimento da qualidade e as empresas que investiram em seus SGQs ganharam em competitividade. Após, outro movimento se iniciou, abraçando governo, empresas e ICTs: o movimento pela inovação. A proposta do presente artigo é apresentar a importância do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), considerando a pauta pró-inovação que emblematiza a agenda da indústria brasileira. Identificar, dentre os atributos de um SGQ, quais, efetivamente, remetem à inovação. A metodologia conta com análise crítica das concepções da Qualidade para a Inovação. Os autores pontuam que ter um SGQ estruturado é característica comum a empresas inovadoras, admitindo-se daí, que a Organização usufrua de dividendos associados com criatividade. Por fim, os fatos resumidos nesse artigo ampliam a percepção de que existe um interessante e auspicioso grau de alinhamento entre qualidade e inovação. A primeira é um input à segunda, comprovando a conjunção Biunívoca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Thomaz, Maria Regina, Rosana Da Silva, Nédio Luiz Verdi, Josiane Maria Muneron de Mello, Marcelo Fabiano Costella, and Francieli Dalcanton. "Identificação de programas de qualidade aplicados em alguns laticínios do oeste de Santa Catarina." Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes 74, no. 3 (May 27, 2019): 159–70. http://dx.doi.org/10.14295/2238-6416.v74i3.732.

Full text
Abstract:
O leite é considerado um dos alimentos mais completos e consumidos por grande parte da população. Nos últimos anos as exigências das legislações e do mercado consumidor pela melhoria da qualidade no setor lácteo têm sido constantes. Os Laticínios estão investindo cada vez mais na adoção de normas e ferramentas com foco em gestão da qualidade e segurança de alimentos, garantindo a sua sobrevivência e competitividade no mercado globalizado. O presente trabalho teve como objetivo identificar a situação da implantação de sistemas de gestão da qualidade em Laticínios localizados no oeste de Santa Catarina e analisar as iniciativas para garantir a qualidade dos produtos processados. Foi realizado um estudo de caso, sendo que o método survey foi utilizado para levantamento de dados por meio de um questionário aplicado a quatro Laticínios. Os Laticínios em estudo utilizam os programas básicos do sistema de gestão da qualidade exigidos pela legislação brasileira vigente podendo-se citar as Boas Práticas de Higiene (BPH), as Boas Práticas de Fabricação (BPF), a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e o Monitoramento Interno de Pragas (MIP). Além disso, demonstram a preocupação em manter e adequar o sistema de qualidade a fim de proporcionar a segurança de seus produtos, a padronização e a organização dos processos, para garantir a competitividade e a qualidade dos produtos finais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Fonseca, Cinthia Samara Alves, Paula Andrade Paz Da Silva, Thayanne Hellen de Moraes Silva, and Thayze Pinto Cândido Padilha. "GESTÃO DA QUALIDADE EM RESTAURANTES." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 19, no. 2 (March 6, 2019): 8–24. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v19i2.134.

Full text
Abstract:
aplicação de um sistema de Controle da Qualidade Total em serviços de gastronomia está condicionada ao atendimento de alguns pontos básicos, são esses pontos que determinarão a efetiva oferta de um serviço de qualidade. O segmento da gastronomia é um mercado em expansão, tanto na captação dos clientes, quanto no surgimento de restaurantes, por isso precisam investir para oferecem um serviço que supere a expectativa dos clientes, fidelizando-os, e assim consiga se destacar perante os concorrentes. Sendo assim, a pesquisa buscou evidenciar a qualidade no atendimento como diferencial competitivo, além de uma poderosa ferramenta para fidelizar o cliente, no segmento dos restaurantes, em Garanhuns - PE. Os objetivos específicos foram: apresentar a evolução e aplicação da qualidade em serviços, além de verificar sua importância na influência da decisão de compra do consumidor, demonstrando assim seu impacto na criação de diferencial competitivo. O artigo se enquadra em uma pesquisa do tipo descritiva, utilizando a pesquisa bibliográfica e quantitativa, usando a ferramenta questionário com respostas de múltipla escolha para os empresários e na escala likert com os consumidores. O intuito foi de verificar o que influencia a decisão de compra destes, e quais as ações que os empresários utilizam para garantir o serviço de qualidade. Através da pesquisa constatou-se que os consumidores estão dispostos a pagar mais caro por um atendimento diferenciado e que a maioria dos empresários utilizam poucas ações que assegurem um serviço de qualidade, averiguou-se, também, que a qualidade é uma vantagem competitiva no mercado atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Brendler, Eloi, and Luciana Londero Brandli. "Integração do sistema de gestão ambiental no sistema de gestão de qualidade em uma indústria de confecções." Gestão & Produção 18, no. 1 (2011): 27–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2011000100003.

Full text
Abstract:
A integração dos sistemas de gestão de uma organização em um único sistema tem sido uma estratégia adotada por várias empresas, especialmente no que se refere à qualidade e gestão ambiental. O objetivo deste artigo é apresentar a estruturação do sistema de gestão ambiental a partir do sistema de gestão de qualidade para uma empresa do ramo de confecções, apontando assim as facilidades e dificuldades do sistema de gestão integrada. A pesquisa foi desenvolvida em uma empresa do ramo de vestuário feminino. A empresa produz cerca de 500.000 peças por mês. Esta empresa foi escolhida para a pesquisa, pois estava no final do processo de certificação ISO 9001. A pesquisa foi desenvolvida por meio da estratégia de pequisa-ação. Os resultados são apresentados com base na implementação dos requisitos de ambas as normas, na análise daquilo que foi incorporado no SGA a partir do aprendizado do SGQ, daquilo que foi integrado, e do que não houve influência. Também são descritas todas as etapas de implantação do SGA com base no SGQ. As conclusões reforçam a existência de vantagens e desvantagens da integração, a necessidade de se avaliarem as especificidades de cada empresa, de cada sistema de gestão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Roussouliéres, Emmanuelle Galante, Priscila Araujo Lima, Rian Silva Carvalho Pires, André Barbosa Vargas, and Fábio Souto Almeida. "Questões ambientais versus economia em Sistemas de Gestão Ambiental: avanços e perspectivas." Cadernos UniFOA 8, no. 22 (August 10, 2013): 53. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v8i22.50.

Full text
Abstract:
Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pode ser entendido como o conjunto dos procedimentos necessários para administrar uma empresa garantindo que as suas atividades gerem o menor impacto negativo possível sobre o ambiente. As empresas que buscam produzir sem por em risco a qualidade do ambiente garantem para si um diferencial, que pode destacá-las no mercado e garantir novos consumidores. Com o SGA também se pode reduzir o custo de produção, por diminuir os gastos com insumos, e gerar benefícios sociais e ambientais. Toda a sociedade se beneficia do SGA, através da qualidade ambiental que é mantida ou melhorada. Do mesmo modo, os recursos ambientais são conservados e a biodiversidade é protegida. A ISO 14000 foi criada em 1996, quando a International Organization for Standardization criou as normas de gestão ambiental de âmbito internacional. A partir de então, empresas de diversos países podem adotar as normas e certificar seus serviços e produtos. Os empresários vêm tomando consciência das vantagens da adoção de um SGA, pois o número de certificações vem aumentando em todo o mundo. Pode-se concluir que o SGA é uma ferramenta importante para as empresas que visam ganhar mercado e lucratividade, mas também para a obtenção de um ambiente ecologicamente equilibrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Simão, Victor Gomes, Noemi Bonina, Gilson Brito Alves Lima, Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas, and Marcelo Jasmim Meiriño. "Análise comparativa entre as normas ABNT NBR ISO 9001:2015 e a ABNT NBR ISO 31000:2009: a mentalidade de riscos nos sistemas de gestão da qualidade." Sistemas & Gestão 14, no. 3 (October 8, 2019): 310–22. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2019.v14n3.1430.

Full text
Abstract:
A nova revisão da norma ISO 9001 foi lançada em 2015 e incorporou ao seu acervo de requisitos para a implantação de um sistema de gestão da qualidade novos conceitos, tais como o relacionamento com partes interessadas, a gestão do conhecimento e a gestão de riscos no âmbito organizacional, ampliando o seu foco de abrangência. Neste sentido, e prevendo-se que mudanças ocorrerão nas organizações a partir dessa nova perspectiva, o presente artigo tem por objetivo apresentar a utilização da mentalidade de risco nos sistemas de gestão da qualidade, por meio de uma análise comparativa entre as normas ABNT NBR ISO 9001:2015 e ABNT NBR ISO 31000:2009. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, e foi realizada com base em pesquisa documental e revisão sistemática da literatura. Os achados sugerem que o conceito de pensamento baseado em risco sempre esteve implícito na ISO 9001, manifestado sob a forma de ações preventivas e que a pretensão de incorporar a mentalidade de risco como requisito na versão de 2015 é estimular as organizações a adotarem o risco como critério em suas decisões. Evidencia-se que a literatura de prevenção e riscos está alinhada com os métodos dos sistemas de gestão da qualidade mais avançados, os quais são baseados mais nos princípios de prevenção do que em ações corretivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Lima Júnior, José Lopes, and Jaime Caiceo Escudero. "Declínio do Número de Alunos da Escola Salesiana Padre Rinaldi: Uma proposta de Melhoria / Decline of the Number of Students of the Salesian School Padre Rinaldi: A Proposal for Improving." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 14, no. 50 (May 30, 2020): 1018–42. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2514.

Full text
Abstract:
A Administração evolui com o tempo e desenvolve modelos de gestão que responde ao contexto temporal e socioeconômico em que a Organização está inserida. Administração Estatégica conjugada com Administração da Qualidade é um modelo de Gestão Contemporãneo. A proposta de melhoria proposta a Escola Salesiana Padre Rinaldi, visando reduzir ou parar o declínio do número de seus alunos tem estratégias nos âmbitos de pessoal, financeiro e pedagógico, fundadas numa Administração Estratégica e de Qualidade Total, com o envolvimento de todos os integrantes da Comunidade Educativo-Pastoral. Palavras chave: Administração. Administração Estratégica. Administração de Qualidade Total. Gestão de Pessoal. Gestão Financeira. Gestão Pedagógica. Estratégias. Comunidade Educativo-Pastoral (CEP).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Bernardo, Joyce Santana, Gislaine Aparecida Santana Sediyama, and Fernanda Guimarães Coelho. "QUALIDADE TOTAL COMO INSTRUMENTO DE REORIENTAÇÃO GERENCIAL EM EMPRESAS JUNIORES." Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT 12, no. 7 (December 14, 2018): 1675. http://dx.doi.org/10.15210/reat.v12i7.13233.

Full text
Abstract:
Constituídas a fim de estimular os estudantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos durante a graduação, a profissionalização das Empresas Juniores (EJs) se faz necessária de modo a consolidá-las ao longo do tempo. Este estudo revela a influência da adoção da Gestão pela Qualidade Total (TQM) na prática de gestão das EJs vinculadas à uma universidade mineira. A partir de entrevistas com os Diretores de Qualidade, identificou-se que o processo de implementação desta ferramenta requereu mudanças na estrutura e cultura; houve reorientação gerencial nos processos, na gestão do conhecimento e na integração de informações; maior envolvimento das diretorias para atingir os objetivos estratégicos; além de melhor alinhamento das ações individuais das diretorias existentes com o desempenho coletivo das EJs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Sampaio, Nilo Antônio de Souza, Anderson Luiz Silva do Nascimento, José Glenio Medeiros de Barros, José Wilson de Jesus Silva, and Maria da Glória Diniz de Almeida. "Estudo de atualização da norma ISO 9001 em uma empresa de bens de capital." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 9, 2020): e5959108449. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8449.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo, identificar as alterações da norma ISO 9001 em sua nova versão a 2015, comparando com a versão antiga a 2008. Além de indicar as etapas necessárias para implementar as mundanças em um Sistema de Gestão da Qualidade existente em uma fábrica de equipamentos industriais, que não desenvolve o projeto dos equipamentos que fabrica. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi o estudo das normas ISO 9001:2008 e ISO 9001:2015 e análise crítica de um sistema de gestão da qualidade existente. Com base nas avaliações dos novos requisitos da norma e da condição do sistema atual, foi definido as etapas necessárias para realizar a adequação do sistema e apresentado um cronograma básico que identifica as atividades e a duração mínima para serem executadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Cardia, Adriana Nigro. "Comunicação interna e gestão da qualidade total: o caso Volkswagen - unidade Resende." Production 14, no. 2 (2004): 6–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132004000200002.

Full text
Abstract:
O presente estudo visou a investigação da comunicação interna num ambiente de gestão da Qualidade Total, enfocando os procedimentos adotados na transmissão das informações e no processo de comunicação estabelecido com os diversos públicos relacionados à organização estudada. A comunicação formal nas organizações, visando a troca de mensagens, ocorre, especificamente, com vistas à resolução de problemas. Porém, nas últimas duas décadas, um novo paradigma de gestão nas organizações tem sido seguido no Ocidente, a gestão da qualidade, que visa ao reaprendizado de novos processos, através de diferentes formas de relações humanas no trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Fell, André Felipe de Albuquerque. "A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (GQT) COMO MODO DE CONTROLE ORGANIZACIONAL." Caderno de Administração 28, no. 2 (January 21, 2021): 98–116. http://dx.doi.org/10.4025/cadm.v28i2.53645.

Full text
Abstract:
Os estudos organizacionais tem concentrado esforços também na análise do processo de trabalho, buscando verificar de que modos os programas de qualidade impactam no controle organizacional, na divisão do trabalho e na gestão de recursos humanos. Um tema significativo à teoria das organizações e que está relacionado à Gestão da Qualidade Total (GQT) é o controle, caminho trilhado nesse ensaio no sentido de considerar esse sistema de gestão (a GQT) como uma importante influência sobre o sistema de controle organizacional. O objetivo desse ensaio é analisar como a GQT, enquanto modelo de gestão, promete em seu discurso, entre outras coisas, a substituição do controle coercitivo dos trabalhadores, por formas de relações de trabalho (aparentemente) mais democráticas, através da gestão participativa, na qual a autonomia e maior influência no trabalho estão presentes para todos. Através da análise crítica dos seus princípios de gestão da qualidade foi possível notar que sob a égide da total adesão do empregado à causa organizacional, a GQT dinamiza a relação capital-trabalho pelo controle difuso, conhecido como controle das premissas cognitivas (PERROW, 1986), ou seja, um controle baseado na visão de mundo comum ou relacionado à persuasão e ao consenso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Fell, André Felipe de Albuquerque. "A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (GQT) COMO MODO DE CONTROLE ORGANIZACIONAL." Caderno de Administração 28, no. 2 (January 21, 2021): 98–116. http://dx.doi.org/10.4025/cadadm.v28i2.53645.

Full text
Abstract:
Os estudos organizacionais tem concentrado esforços também na análise do processo de trabalho, buscando verificar de que modos os programas de qualidade impactam no controle organizacional, na divisão do trabalho e na gestão de recursos humanos. Um tema significativo à teoria das organizações e que está relacionado à Gestão da Qualidade Total (GQT) é o controle, caminho trilhado nesse ensaio no sentido de considerar esse sistema de gestão (a GQT) como uma importante influência sobre o sistema de controle organizacional. O objetivo desse ensaio é analisar como a GQT, enquanto modelo de gestão, promete em seu discurso, entre outras coisas, a substituição do controle coercitivo dos trabalhadores, por formas de relações de trabalho (aparentemente) mais democráticas, através da gestão participativa, na qual a autonomia e maior influência no trabalho estão presentes para todos. Através da análise crítica dos seus princípios de gestão da qualidade foi possível notar que sob a égide da total adesão do empregado à causa organizacional, a GQT dinamiza a relação capital-trabalho pelo controle difuso, conhecido como controle das premissas cognitivas (PERROW, 1986), ou seja, um controle baseado na visão de mundo comum ou relacionado à persuasão e ao consenso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Ramos, Alberto Luiz, Murilo Rostirola, Jose Mateus Gura, Sandra Mara Dias Pedroso, and Nelson Malta Callegari. "Gestão de Qualidade Proporcionando Competitividade Organizacional." Revista de Ciências Gerenciais 22, no. 35 (October 1, 2018): 41. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6571.2018v22n35p41-45.

Full text
Abstract:
Diante das necessidades do mercado global, as empresas estão redirecionando, frequentemente, suas estratégias de produção e de divulgação de seus produtos. Fatores como: novas tecnologias, matérias-primas diferenciadas e marketing têm grande atuação durante a produção desses produtos ou na execução de serviços. Há a necessidade de observação dos métodos utilizados para proporcionar o alcance de um resultado final positivo. Nessa concepção vem se buscando o método mais adequado para a gestão da qualidade, proporcionando competitividade organizacional de cada empresa, processo e produto final.Palavras chave: Desempenho. Gestão. Controle. Qualidade Total.AbstractBefore the global market needs, the companies have been directing, frequently their production and productions divulgation strategies . Factor such as: new technologies, differentiated raw materials and marketing play a great role during the production of these new products or the services execution. There is a need to observed the methods used to provide the achievement of a final positive result. In this concerption it has been searching the most appropriate method for the quality management, providing organizational competitivity of each company, process and final proeuct.Keywords: Performance. Management. Contro. Total Quality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Mattos, Jarbas Cesar de, and José Carlos de Toledo. "Custos da qualidade: diagnóstico nas empresas com certificação ISO 9000." Gestão & Produção 5, no. 3 (December 1998): 312–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1998000300011.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa a utilização de Custos da Qualidade, como ferramenta de gestão, pelas empresas brasileiras cujos sistemas da qualidade já estejam certificados conforme critérios internacionais. Analisa também as principais características dos Sistemas de Custos da Qualidade (SCQ) implantados, o processo de implantação e as principais dificuldades enfrentadas. Foram contatadas, por meio de pesquisa de campo via correio, 838 empresas possuidoras de 919 certificados de sistema da qualidade conforme as normas ISO 9001, 9002 ou 9003. Das 300 empresas que responderam o questionário, 39% informaram ter um SCQ implantado ou em implantação. As dificuldades para implantação e para uma maior difusão da ferramenta concentram-se, principalmente, no desconhecimento da mesma e na visão, por parte da empresa, que o sistema de informação contábil existente não é adequado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Cunha, Miguel Pina e., João Vieira da Cunha, and Sônia Dahab. "Gestão da qualidade: uma abordagem dialéctica." Revista de Administração Contemporânea 5, spe (2001): 197–215. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552001000500011.

Full text
Abstract:
Muitas publicações sobre a qualidade exaltam, naqueles que a implementam, comportamentos pouco compatíveis com a imagem e a prática de verdadeiro gestor, aquele que existe não apenas no mundo dos livros de gestão mas também em carne-e-osso. A exaltação dos comportamentos incomuns dos gestores de sucesso é materializada em histórias de empresas que, por praticarem a gestão desta forma excepcional, melhoraram radicalmente os seus resultados, quer em qualidade quer em rentabilidade. Aparentemente, pouco mais resta aos gestores que procuram a qualidade total, do que resignarem-se e esforçarem-se por adquirir esta nova (e desconfortável) forma de estar. Contudo, ao analisar estas histórias com mais profundidade, nelas encontramos muitos dos elementos da gestão tradicional, ainda que exercidos de uma forma qualitativamente diferente. Esses elementos proporcionam os resultados exigidos pela envolvente turbulência que muitas organizações enfrentam. São encontrados naquelas organizações em que a gestão tradicional (tese) se encontra com a gestão moderna (antítese), resultando não num compromisso, mas numa síntese. Daqui resultam cinco princípios de uma visão dialéctica da qualidade: (1) menos inspecção para promover a qualidade dos produtos, (2) controlo para promover a autonomia, (3) liderança autoritária para promover a participação, (4) desconfiança para promover a confiança, e (5) rotinização/planeamento rígido para promover a criatividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Scopinho, Rosemeire Aparecida. "Qualidade total, saúde e trabalho: uma análise em empresas sucroalcooleiras paulistas." Revista de Administração Contemporânea 4, no. 1 (April 2000): 93–112. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552000000100006.

Full text
Abstract:
Entre os assalariados rurais canavieiros predominam concepções e práticas em saúde de natureza individual, biologicista e curativa. O artigo analisa a política de gestão de recursos humanos no setor sucroalcooleiro paulista, procurando refletir sobre as suas implicações para os trabalhadores, no que se refere à compreensão da saúde-doença como processo bio-psicossocial e um direito básico de cidadania. A análise focaliza o processo de reestruturação produtiva em curso no setor, que se vale de um conjunto de inovações tecnico-organizacionais, especialmente na implantação dos programas que visam à qualidade total, como estratégias gerenciais para obter aumento de produtividade, melhora na qualidade e redução dos custos de produção. A política de gestão de recursos humanos, aparentemente humanista e participativa, não supera os mais tradicionais métodos de gestão do trabalho, não se traduz em melhorias reais na qualidade de vida, e ainda contribui para dificultar o processo organizativo dos trabalhadores. As práticas empresariais em saúde e formação de recursos humanos objetivam o controle e adequação do trabalho às exigências de produtividade e qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Schneider, Sergio, and Nathalia Valderrama Bohórquez. "A aquisição pública de alimentos como mecanismo de desenvolvimento na Colômbia." Redes 24, no. 1 (January 3, 2019): 81–105. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v24i1.13048.

Full text
Abstract:
A alimentação pública é um campo em disputa, em que os atores coletivos, por meio das suas habilidades sociais, reconstroem normas e significados para conduzir à emergência ou à estabilidade da política. O objetivo do estudo é analisar como a aquisição pública de alimentos pode ser um mecanismo de desenvolvimento em zonas de conflito armado na Colômbia, empregando a perspectiva da Teoria dos Campos de Ação Estratégica e a Abordagem Possibilista de Albert Hirschman. Metodologicamente, a pesquisa corresponde a três estudos de caso. Analisam-se como as formas de organização social de atores coletivos disputam concepções de mundos, redefinem regras e normas e empregam múltiplos recursos para formar alianças, desestabilizar o campo, consolidar seus interesses e reproduzirem-se socialmente. Os resultados sugerem que as políticas públicas de alimentação são concebidas sob estruturas homogêneas que ignoram e tornam invisíveis as formas de gestão comunitária e autônoma. A gestão comunitária e autônoma resiste aos modelos homogeneizadores da contratação pública e do abastecimento, e reivindica a necessidade de redefinir as regras e concepções de mundos em relação a qualidade e as relações que transcendem do campo econômico. Essa última expressa-se como forma de organização mais eficiente e eficaz na resposta às demandas prioritárias das populações rurais. Além disso, constrói novos significados em torno da qualidade dos alimentos e da gestão dos programas públicos em alimentação, num processo de disputas pela reprodução dos múltiplos atores dentro do campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Moura, Anaila Bruna de, and Marcos Alberto Claudio Pandolfi. "SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO." Revista Interface Tecnológica 17, no. 1 (July 30, 2020): 456–66. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i1.815.

Full text
Abstract:
No cenário atual, em que o agronegócio encontra-se em expansão, é constante a preocupação do público e das organizações no que diz respeito à qualidade dos produtos e serviços oferecidos acerca das questões ambientais, sustentáveis e de saúde e segurança ocupacional, onde, a intenção é eliminar ou ao menos mitigar os riscos que estão associados às atividades do setor. Possuir um Sistema Integrado de Gestão (SIG) dos setores de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho estimulam a oferta de produtos e serviços com total qualidade, contribuindo para que haja a proteção ao meio ambiente e avaliação dos perigos e riscos que estão relacionados à saúde e segurança do trabalhador. Deste modo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para investigação e análise das vantagens e desvantagens obtidas com a implementação de um Sistema Integrado de Gestão no setor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Calarge, Felipe Araújo, Eduardo Guilherme Satolo, and Luiz Fernando Satolo. "Aplicação do sistema de gestão da qualidade BPF (boas práticas de fabricação) na indústria de produtos farmacêuticos veterinários." Gestão & Produção 14, no. 2 (2007): 379–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2007000200014.

Full text
Abstract:
A necessidade de desenvolvimento de métodos de controle e gestão da qualidade tem se colocado como um fator de melhoria da competitividade e permanência das empresas em seus setores de atuação. No entanto, em alguns segmentos industriais, o controle e a gestão da qualidade se dão considerando também exigências de atendimento a normas e legislações governamentais, como é o caso do segmento de empresas fabricantes de produtos veterinários no Brasil. Este artigo descreve os principais aspectos e resultados de uma pesquisa tipo survey realizada com o objetivo de analisar se as empresas fabricantes de produtos veterinários estão se estruturando para aplicarem as boas práticas de fabricação, como um sistema de controle e gestão da qualidade. Por meio da condução de um levantamento bibliográfico, foram descritos aspectos relativos ao contexto de competitividade do agronegócio e do mercado de produtos veterinários, bem como dos principais tópicos relativos às bases normativas com ênfase nas boas práticas de fabricação. A execução da pesquisa se deu por meio da condução de uma survey em empresas do segmento farmacêutico veterinário, buscando-se caracterizar o método de pesquisa adotado, bem como relatos e dados obtidos. O trabalho conclui que as empresas fabricantes de produtos veterinários estão implantando as Boas Práticas de Fabricação, e demonstra, entre outros aspectos, que isto está motivado por uma gestão eficaz de seus recursos produtivos ao invés de um mero atendimento da legislação governamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Lima, Andréa Cavalcanti Correia, Arlei Antonio Cavalcanti, and Vera Ponte. "Da onda da gestão da qualidade a uma filosofia da qualidade da gestão: Balanced Scorecard promovendo mudanças." Revista Contabilidade & Finanças 15, spe (June 2004): 79–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772004000400006.

Full text
Abstract:
No final da década de 80 a Gestão da Qualidade Total (GQT) era apresentada como capaz de resolver todos os problemas e atender a todas as necessidades da gestão das organizações. Buscando solucionar problemas de gestão não equacionados pela GQT, muitas organizações começam a adotar o Balanced Scorecard (BSC). Uma questão ainda não discutida com profundidade no mundo acadêmico é a viabilidade de integração desses dois modelos. O presente artigo discute a possibilidade de integração dessas duas ferramentas, verificando as melhorias que podem alcançar, principalmente no gerenciamento da estratégia da organização. Assim sendo, realizou-se estudo de caso no Caesar Park Hotel Fortaleza (CPHF), empresa que vêm adotando com sucesso os dois modelos. A pesquisa revela que é possível integrar os princípios da GQT com os do BSC, à medida que os fundamentos de ambos se complementam, sendo assim a utilização conjunta das ferramentas propicia melhor gerenciamento da estratégia da organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Galdino, Simone Vasconcelos, Érica Mariana Borges dos Reis, Christian Boaventura Santos, Fabio Pereira Soares, Fernanda Silva Lima, Jaciely Garcia Caldas, Marcella Araújo Costa Ruffeil Piedade, and Alcione De Souza Oliveira. "Ferramentas de qualidade na gestão dos serviços de saúde: revisão integrativa de literatura." Revista Eletronica Gestão & Saúde, supl. (June 27, 2016): 1023. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v0isupl..22005.

Full text
Abstract:
A adoção de ferramentas da qualidade contribui para o desenvolvimento de um serviço de excelência que antecipa as demandas dos usuários e viabilizam as ações gerenciais, colaboram para a identificação, compreensão e solução de problemas. O estudo objetivou descrever e analisar as referências bibliográficas sobre a importância das ferramentas da qualidade para a Gestão dos Serviços de Saúde.Trata-se de uma Revisão Integrativa, onde se realizou busca eletrônica de artigos publicados em banco de dados eletrônicos da LILACS, BDENF e MEDLINE, no período de 2009 a 2014. Os resultados do estudo evidenciou que as ferramentas da qualidade são importantes instrumentos da gestão da qualidade, e propiciam a melhoria na qualidade dos serviços oferecidos aos usuários, uma vez que apoiam o processo de tomada de decisão e a gestão das políticas de saúde para o SUS. Portanto, o estudo torna-se relevante devido a pouca quantidade de pesquisas relacionadas às ferramentas da qualidade na gestão dos serviços de saúde, também auxiliará os acadêmicos de enfermagem e outros profissionais da saúde, a compreenderem a relevância da adequada utilização destas ferramentas para a gestão da qualidade e melhoria continua dos serviços de saúde oferecidos à população. Descritores: Gestão da qualidade total; Gestão da qualidade; Gerenciamento de pratica profissional; Ferramentas e Auditoria de enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Toledo, José Carlos de, Mário Otávio Batalha, and Daniel Capaldo Amaral. "Qualidade na indústria agroalimentar: situação atual e perspectivas." Revista de Administração de Empresas 40, no. 2 (June 2000): 90–101. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902000000200010.

Full text
Abstract:
O objetivo principal do trabalho é identificar e discutir o estado atual da gestão da qualidade em empresas participantes de seis cadeias agroalimentares: bebidas (cerveja e refrigerante), biscoitos, carne bovina, chocolate, conservas de tomate e derivados do leite. Por tratar-se de estudo exploratório, foi adotado o método de pesquisa qualitativa de multicasos, envolvendo um total de 34 empresas. De modo geral, observou-se que, embora as empresas se encontrasse em diferentes estágios de gestão da qualidade, prevaleceram os enfoques em inspeção da qualidade e controle do processo, com ações de qualidade fortemente atreladas às exigências dos serviços governamentais de inspeção e de vigilância sanitária, com ênfase nos aspectos de sanidade do produto. Entretanto, existem indícios, ainda que localizados, de ações em direção a enfoques mais evoluídos, tais como sistemas de garantia da qualidade e gestão da qualidade total.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Santos, Fernando César Almada, Luís Cesar Ribeiro Carpinetti, and Marilson Alves Gonçalves. "Contribuições de recursos humanos para a competitividade em qualidade: estudo de casos." Revista de Administração Contemporânea 1, no. 3 (December 1997): 121–40. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65551997000300007.

Full text
Abstract:
A inserção da gestão de recursos humanos na gestão da estratégia empresarial pode colaborar para o sucesso de programas de qualidade total, enfatizando-se as vantagens competitivas que podem ser criadas por essa parceria, tais como aprendizagem organizacional, gestão da cultura organizacional e organização baseada em equipes. Pesquisa exploratória em quatro empresas manufatureiras, líderes em seus mercados e de médio e grande porte da região central do Estado de São Paulo, permite demonstrar como o programa de recursos humanos pode contribuir para a efetividade de programas de qualidade total. Para a realização desta pesquisa, os principais elementos da gestão de recursos humanos e qualidade são analisados tanto pelo nível de implantação, como pela importância estratégica para a consecução da estratégia empresarial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Calarge, Felipe Araújo, and Paulo Corrêa Lima. "Da abordagem do TQM (Total Quality Management) Ao GQM (Global Quality Management): a inserção e utilização da metodologia do projeto axiomático no desenvolvimento de modelos de gestão sistêmica da qualidade." Gestão & Produção 8, no. 2 (August 2001): 196–213. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2001000200007.

Full text
Abstract:
A palavra qualidade tem sido nos últimos anos sinônimo de sucesso ou fracasso em muitas empresas, sendo que esta situação resulta de como estas empresas compreendem os conceitos de qualidade. O desenvolvimento destes conceitos tem feito com que a qualidade deixe de ser simplesmente um meio de controle de produtos e processos, a fim de se desenvolver uma abordagem sistêmica de gestão da qualidade para toda a organização. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de um modelo de gestão sistêmica da qualidade orientado pelas necessidades e atributos do cliente de uma empresa. No desenvolvimento deste trabalho é utilizado a abordagem do Projeto Axiomático, estabelecida em função de axiomas, corolários e teoremas, com o objetivo de implementar "boas práticas de projeto" na construção do modelo de gestão sistêmica da qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Berneira, Viviane Montierre, and Marcos Vinicius Godecke. "Norma ISO 14004: identificação de aspectos ambientais em uma indústria alimentícia localizada no estado do Rio Grande do Sul." Revista de Administração da UFSM 9 (August 7, 2016): 149. http://dx.doi.org/10.5902/1983465919513.

Full text
Abstract:
Os consumidores, as leis e as normas estão cada vez mais exigentes quanto à preservação da qualidade ambiental, levando as empresas a adequarem suas ações para uma atitude responsável com o meio ambiente. Nesse sentido, acentua-se a busca de certificações relacionadas à implementação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). Para implementar um SGA, a norma ISO 14004 orienta a organização a conhecer seus aspectos ambientais e os impactos daí oriundos, visando à melhoria contínua da qualidade ambiental. Tendo isso em vista, por meio de entrevistas, verificação de requisitos legais e observação direta, este estudo realizou uma investigação acerca dos aspectos ambientais relevantes de uma indústria alimentícia situada na Região Sul do Rio Grande do Sul. Percebeu-se que um SGA, no caso da empresa em questão, poderia ser facilmente implementado, pois a empresa vem se preocupando em cumprir os requisitos ambientais legais aplicáveis. Contudo, seria necessária uma melhor sistematização interna, a fim de obter a completa qualificação da gestão ambiental da organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Valls, Valéria Martin. "A Gestão da Qualidade em Serviços de Informação com base na ISO 9000." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 3, no. 2 (March 16, 2006): 64. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v3i2.2045.

Full text
Abstract:
Aborda a implantação da Gestão da Qualidade em Serviços de Informação com base nas normas da série ISO 9000, a partir de ampla revisão de literatura nacional e internacional, desde o início de sua incidência na literatura especializada até os dias atuais. São apresentados e discutidos os principais benefícios, críticas e dificuldades da implantação deste tipo de modelo, traçando um panorama do tema, com o objetivo de apoiar os gestores de Serviços de Informação na sua compreensão e entendimento, contribuindo para a consolidação da Gestão da Qualidade na área de administração de Serviços de Informação. Abstract The approach of ISO 9000 standards are used aiming at the implementation of Quality Management of Information Services from an extensive investigation on both, national and international literature, from earliest citations to those found on recent days. Presenting and discussing the benefits, concerns and difficulties of this kind of model, the role of the study is to support information services managers in their understanding and knowledge, which means the consolidation of Quality Management on Information System Management field.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Bruns, Suelma de Fátima, Vera Lucia Luiza, and Egléubia Andrade de Oliveira. "Gestão da assistência farmacêutica em municípios do estado da Paraíba (PB): olhando a aplicação de recursos públicos." Revista de Administração Pública 48, no. 3 (June 2014): 745–65. http://dx.doi.org/10.1590/0034-76121502.

Full text
Abstract:
No contexto da gestão pública contemporânea, este estudo teve por objetivo verificar o desempenho de distintos aspectos da assistência farmacêutica em municípios da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada a partir de relatórios de fiscalização dos municípios (no período de 2003 a 2010), produzidos pela Controladoria-Geral da União (CGU). O estudo apontou que 98,1% dos municípios apresentaram pelo menos um problema na gestão de recursos e/ou de serviços farmacêuticos; que em 52,7% o controle de estoque não existia ou era deficiente; que em 52,7% não foram observadas as normas de aquisição de medicamentos; que em 38,2% foram constatados desvios de recursos e fraudes do programa; e que em 27,3% dos municípios faltavam medicamentos básicos. Conclui-se que houve importantes problemas de gestão que afetaram processos e a qualidade da prestação dos serviços aos cidadãos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Balsanelli, Alexandre Pazetto, and Marli de Carvalho Jericó. "Os reflexos da gestão pela qualidade total em instituições hospitalares brasileiras." Acta Paulista de Enfermagem 18, no. 4 (December 2005): 397–402. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002005000400008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: O objetivo do presente estudo consistiu em apresentar os resultados alcançados pelos hospitais e serviços de enfermagem na adoção dessa filosofia gerencial. MÉTODOS: Utilizou-se a revisão da literatura como procedimento metodológico. RESULTADOS: A análise das experiências descritas permitiu concluir que a G. Q. T. propiciou um ganho com relação aos recursos humanos garantindo a satisfação do cliente interno no seu ambiente de trabalho. O paciente teve suas necessidades supridas, houve reconhecimento da sociedade e também ocorreram melhorias nos indicadores de estatística hospitalar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A agregação de valores baseados na consciência do conhecimento de sistemas, em estudos de cenários e na aprendizagem contínua tornou-se o elemento diferenciador destas organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Vituri, Dagmar Willamowius, and Yolanda Dora Martinez Évora. "Gestão da Qualidade Total e enfermagem hospitalar: uma revisão integrativa de literatura." Revista Brasileira de Enfermagem 68, no. 5 (October 2015): 945–52. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680525i.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo:identificar evidências disponíveis na literatura sobre a Gestão da Qualidade Total, no contexto do gerenciamento de enfermagem.Método:revisão integrativa de literatura nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SciELO e PubMed, de artigos publicados entre 2000 e 2011, em português, inglês e espanhol, disponíveis na íntegra nos meios eletrônicos.Resultados:compuseram a amostra 24 artigos de periódicos, agrupados nas categorias temáticas: Pressupostos teóricos; Aplicação prática e Indicadores de qualidade. Apesar das críticas aos modelos derivados das teorias administrativas clássicas, experiências de sucesso com a implantação da GQT já marcam o cenário de saúde e de enfermagem no Brasil.Conclusão:a Gestão da Qualidade Total no gerenciamento da assistência de enfermagem tem sido utilizada integralmente em algumas instituições de saúde, enquanto outras adotam vários de seus princípios. Dos vinte e quatro artigos analisados, dois são estudos de intervenção, caracterizando a necessidade do desenvolvimento de pesquisas clínicas nesta área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, Alexandre Erucci Cianci da. "Metodologia de implantação do sistema de gestão ambiental em uma indústria automobilística." Exacta 1 (February 13, 2008): 117–22. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v1i0.524.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é demonstrar que a concorrência cada vez mais acirrada entre as empresas leva à valorização dos diferenciais de competitividade nas organizações, o que exige do profissional atenção permanente. Neste quadro, impõe-se a Análise de Implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) baseado na norma ISSO 14001, para zelar pela preservação do meio ambiente exigida pelas pressões das comunidades, ONGs e governos, além das organizações que procuram não só oferecer seus produtos e/ou serviços de acordo com as normas técnicas, mas também proporcionar qualidade de vida, evitando a geração/crescimento de resíduos. Esta atitude em relação ao meio ambiente por parte das organizações também se destina a ampliar competitividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Silva, Alexandre Erucci Cianci da. "Metodologia de implantação do sistema de gestão ambiental em uma indústria automobilística." Exacta 1 (February 13, 2008): 117–22. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v1i0.524.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é demonstrar que a concorrência cada vez mais acirrada entre as empresas leva à valorização dos diferenciais de competitividade nas organizações, o que exige do profissional atenção permanente. Neste quadro, impõe-se a Análise de Implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) baseado na norma ISSO 14001, para zelar pela preservação do meio ambiente exigida pelas pressões das comunidades, ONGs e governos, além das organizações que procuram não só oferecer seus produtos e/ou serviços de acordo com as normas técnicas, mas também proporcionar qualidade de vida, evitando a geração/crescimento de resíduos. Esta atitude em relação ao meio ambiente por parte das organizações também se destina a ampliar competitividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Mascarenhas, Marcilia Helena de Sousa, Fernando A. Miranda Sepulveda, and Elisângela Schastai D’Assumpção. "SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO: A ATUAÇÃO DO SECRETÁRIO EXECUTIVO." Revista de Gestão e Secretariado 2, no. 1 (October 21, 2011): 177–92. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v2i1.49.

Full text
Abstract:
Considerando o avanço da globalização e a alta competitividade entre as empresas, a necessidade de melhoria contínua é uma exigência do mercado. A implementação do Sistema de Gestão Integrado (SGI) viabiliza qualificar a empresa e capacitar seus participantes para ter maior produtividade, com menor custo, preservando a saúde dos seus funcionários e o meio ambiente. O SGI envolve a aplicação de métodos para atender aos requisitos dos Sistemas da Qualidade, de Gestão Ambiental, Sistema de Segurança e Saúde no Trabalho e de Responsabilidade Social, que são determinados por normas brasileiras e/ou internacionais. Neste contexto observam-se as mudanças no perfil do profissional de secretariado executivo, tornando-o mais qualificado e atuando diretamente na gestão de competências e assessorando seus gestores nos processos de modo a garantir resultados satisfatórios para a organização. O presente artigo aborda por meio de pesquisa bibliográfica os conceitos dos diversos sistemas de gestão e a importância da atuação do profissional de secretariado executivo na assessoria ao gestor na aplicação do Sistema de Gestão Integrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography