Academic literature on the topic 'Gestão do conhecimento do projeto'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Gestão do conhecimento do projeto.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Gestão do conhecimento do projeto"

1

Padovani, Marisa, and Marly Monteiro Carvalho. "O Impacto da Gestão do Conhecimento e Recursos na Gestão." Revista de Gestão e Projetos 1, no. 1 (2010): 04–25. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v1i1.20102.

Full text
Abstract:
O objetivo principal deste trabalho foi investigar práticas de gestão do conhecimento, competências e recursos aplicados à área de projetos de capital, em uma indústria brasileira, de capital intensivo; mapear as competências gerais e essenciais; conhecer quais os fatores críticos de desempenho desses processos e ferramentas de gestão de conhecimento disponíveis. Além disso, pretende-se saber como a estratégia de implantação adotada impacta nos resultados da implantação levando ao sucesso ou fracasso do empreendimento. São objetivos específicos deste trabalho, responder às seguintes questões: a) Como manter o conhecimento disponível na organização, mesmo em condições de elevada rotatividade de funcionários? e b) Quais os efeitos da perda do capital intelectual para a empresa? A pesquisa realizada é de natureza exploratória e utiliza o método qualitativo, a abordagem adotada foi o estudo de caso longitudinal, conforme recomendado por Voss, Tsikritsis e Frolich. A unidade de análise desse estudo é o projeto, foram selecionados 15 projetos de construção de novas plantas e Revamps de plantas existentes, realizados no período de 2007 a 2009. A coleta de dados foi realizada a partir de diferentes fontes: os dados primários foram levantados por intermédio de entrevistas com funcionários chave da área de gestão de projetos da organização; e os secundários, foram coletados pela análise documental e pelas pesquisas em relatórios gerenciais da empresa e bancos de dados de softwares utilizados na gestão de projetos. O estudo demonstrou que existe forte relação entre o perfil do gerente do projeto e a estrutura adotada, entre outras conclusões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tomomitsu, Henrique Takashi Adati, Marly Monteiro de Carvalho, and Renato de Oliveira Moraes. "A evolução da relação entre a gestão de projetos e a gestão do conhecimento: um estudo bibliométrico." Gestão & Produção 25, no. 2 (2018): 354–69. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x3150-16.

Full text
Abstract:
Resumo O presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre gestão de projetos e gestão do conhecimento. Para compreender a intersecção entre esses dois campos de pesquisa, a abordagem metodológica selecionada foi a de revisão sistemática da literatura. A abordagem multiestágios foi adotada, iniciando-se por análises bibliométricas, com análise estatística descritiva da população de artigos estudados, seguida de uma análise de cocitação e, por fim, por uma análise de conteúdo, buscando-se identificar tendências e lacunas de pesquisa. Os resultados apontam que a gestão de projetos e a gestão do conhecimento estão relacionadas com questões que envolvem as competências de gestores de projetos e da organização, a governança do conhecimento entre projetos por meio da área de Project Management Office, e com aspectos relacionados a fatores críticos de sucesso e sucesso de um projeto. Como tendência, destacam-se estudos voltados para a formação de times virtuais em ambientes formados por organizações distribuídas e, como um gap, a importância do conhecimento para projetos que envolvem questões de sustentabilidade, visto que foram identificados poucos estudos sobre esse assunto. Foi possível notar que esses construtos são essenciais para o desempenho organizacional e que, juntos, possuem uma sinergia que pode contribuir para que as empresas possam se diferenciar de seus concorrentes e alcançar vantagem competitiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Veronese, Giuliana Santos. "Métodos para Captura de Lições Aprendidas: Em Direção a Melhoria Contínua na Gestão de Projetos." Revista de Gestão e Projetos 5, no. 1 (2014): 71–83. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v5i1.250.

Full text
Abstract:
Em um mercado competitivo e em constante evolução a gestão efetiva da informação e a transferência de conhecimento são aspectos estratégicos para as empresas. A fim de melhorar os processos de gestão de projetos, as empresas têm adotado metodologias e frameworks, como alternativas que permitam maximizar a taxa de sucesso no desenvolvimento dos projetos. Como uma extensão da gestão de projetos, o processo de captura e análise de lições aprendidas é um método eficiente e efetivo de gestão da informação e transferência de conhecimento, adquiridos durante a execução de um projeto, permitindo que a organização aprimore seus processos, reduza custos e gere valor ao negócio. Cada projeto executado fornece uma base de conhecimento importante que pode ser utilizada como diferencial competitivo pela empresa. Este artigo teórico apresenta uma revisita e análise dos principais métodos para captura de lições aprendidas em projetos propostos nas últimas décadas. A análise foi realizada a partir de critérios comuns a maior parte dos métodos. Os resultados incluem recomendações para promover o aprendizado sistemático em projetos e a implementação exitosa da gestão de lições aprendidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Klein, Simone Boruck, Salette Silveira Azevedo, and Paula Bitar Silva. "Alinhamento de ferramentas de gestão do conhecimento em uma instituição de ensino superior." Revista de Gestão e Avaliação Educacional 1, no. 1 (2019): 1. http://dx.doi.org/10.5902/2318133837497.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi a elaboração de um projeto de gestão do conhecimento em uma instituição de ensino superior. Buscou-se diagnosticar a realidade da gestão do conhecimento na IES pela aplicação do instrumento de Bukowitz e Williams (2002), bem como relacionar as ferramentas de gestão do conhecimento às características culturais da instituição. Trata-se de uma pesquisa intervencionista e quantitativa. Como resultado destaca-se os menores índices nos critérios de avaliação de novas formas de conhecimento e no descarte de conhecimento. A proposição foi de um projeto de gestão do conhecimento, composto de ferramentas tecnológicas -wikis, blogs e portais - e não tecnológicas - requisitos de capacidade futura, quadro de ação estratégica, métricas de mudança cultural, gestão de risco e seleção de processo.Palavras-chave: gestão do conhecimento; ferramentas de gestão do conhecimento; instituição de ensino superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Araújo, Valdemilson, and Isabel Cristina Scafuto. "Integração de sistemas de gerenciamento ERP para contribuição na gestão do conhecimento empresarial." Revista Gestão & Tecnologia 19, no. 5 (2019): 167–88. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i5.1761.

Full text
Abstract:
Objetivo do estudo: Entender como o gerenciamento de projetos contribuiu para a implementação e integração de dois sistemas ERP, com o intuito de melhorar a padronização da Gestão do Conhecimento dessas empresas.Metodologia/abordagem: A abordagem utilizada para o estudo será de natureza qualitativa e, como método, será aplicado uma pesquisa de campo com o uso de entrevistas semiestruturadas. Também serão coletados dados secundários das empresas, como, documentos que fizeram parte do processo de implementação e, também o referencial teórico que dará suporte para as análises. Assim, será possível realizar a triangulação dos dados. Os dados, após serem coletados, serão analisados com o auxílio do software MAXQDA.Originalidade/Relevância: O estudo se justifica por apresentar uma aplicação prática da gestão de projetos na implementação do software ERP em duas empresas distintas e, uma confirmação empírica da relação entre os temas.Principais resultados: Demonstram que a gestão de projetos usada de maneira profissional e não intuitiva colabora com um bom andamento do projeto. Ao contrário, usada sem rigor metodológico acarreta desordem no projeto. E que a implementação do sistema ERP para a gestão do conhecimento, corroborando com a literatura, realmente implica numa melhor estratégia proporcionando vantagem competitiva para a empresa.Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo contribui com a relação da gestão do conhecimento e a gestão de projetos de implementação de software ERP que foram testadas empiricamente, indo ao encontro dos autores abordados.Contribuições sociais para a gestão: Contribui como um guia das melhores práticas para os gestores de projetos de gestão de conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costanzo, Bruno Pontes, and Luis Enrique Sánchez. "Gestão do conhecimento em empresas de consultoria ambiental." Production 24, no. 4 (2014): 742–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132014005000015.

Full text
Abstract:
Visando explorar como as empresas de consultoria especializadas em avaliação de impacto ambiental promovem gestão do conhecimento, foram levantadas práticas adotadas por oito empresas desse ramo. O estudo procurou verificar se há relação entre a classificação das empresas segundo o grau de complexidade e a inovação em sua carteira de projetos, com práticas e ferramentas de gestão do conhecimento mencionadas na literatura, com os repositórios internos de conhecimento e com suas experiências relacionadas à criação, troca e retenção de conhecimento. Foram feitas entrevistas qualitativas com integrantes chave dessas organizações. Constatou-se que práticas de socialização do conhecimento são usadas pela maioria das consultorias, mas nenhuma delas, ao concluir um projeto, realiza uma avaliação crítica que possibilite captar as lições aprendidas. Rotinas e procedimentos para transformação de conhecimento tácito em explícito são pouco utilizadas, assim como métodos de combinação de conhecimento. Conclui-se que o nível de diversificação da atuação das consultorias, em relação a mercados e territórios, pode indicar as ferramentas mais apropriadas para essas organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Angeloni, Maria Terezinha, Rafael Zimmermann Homma, Luiz Afonso Pereira Athayde Filho, and Aldo Cosentino. "THE IMPORTANCE OF COMMUNICATION IN THE TRANSFER OF KNOWLEDGE AND IN THE CREATION OF A SHARED VISION - A CASE STUDY." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 9, no. 3 (2016): 182. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v9e32016182-198.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo apresentar o Plano de Comunicação, que visa a apoiar a transferência de conhecimento e a criação de uma visão compartilhada entre os integrantes de um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento. O referencial teórico baseia-se nas áreas da Gestão de Projetos, Gestão do Conhecimento e Comunicação Organizacional. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa experimental, intraprojeto e interorganizacional. Os resultados ainda não são efetivos em razão do pouco tempo de implantação do projeto; contudo, com base nas ações já implantadas, pode-se inferir que a Comunicação é um elemento importante na transferência do conhecimento e na criação de uma visão compartilhada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moutinho, José da Assunção, and Roque Rabechini Junior. "Aderência entre gestão de projetos e o sistema de gestão de convênios e contratos de repasse (SICONV)." Sistemas & Gestão 12, no. 1 (2017): 83–97. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n1.1179.

Full text
Abstract:
Destaques- Análise do modelo de gestão do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV).- Relação estabelecida entre as fases de um convênio, gerido por intermédio do SICONV, e os grupos de processos definidos pelo Project Management Institute (PMI).- O modelo de gestão adotado possui diferentes intensidades de aderência às práticas de gestão de projetos, a depender da área do conhecimento analisada e da fase do ciclo de vida do SICONV.ObjetivoEstudar a aderência entre as práticas de gestão de projetos preconizadas pelo PMI e o SICONV. Mesmo com os esforços do PMI na elaboração do Project Management Body of Knowledge (PMBOK) especificamente para o setor de Governo, não há estudo que o relacione com o ambiente eletrônico que fornece suporte às transferências voluntárias (SICONV).AbordagemO artigo aborda os conceitos de projetos e gestão de projetos; contextualiza a gestão de projetos no ambiente público e a organização do Estado Brasileiro, com destaque para o papel dos municípios nas transferências de recursos voluntários; apresenta o SICONV, suas fases e funcionalidades e traça um paralelo entre os grupos de processos do PMI e o fluxo operacional do SICONV.AchadosO modelo definido pelo ambiente SICONV privilegia claramente os aspectos formais e legais das transferências voluntárias de recursos, isto é, a proposição do projeto por parte do ente municipal, a celebração do convênio entre município e governo federal, a formalização do ato, o monitoramento da implementação do projeto e a realização da prestação de contas. Destaca-se, ainda, que o modelo de gestão adotado possui diferentes intensidades de aderência às práticas em gestão de projetos, a depender da área do conhecimento analisada e da fase do ciclo de vida do ambiente.Limitações da pesquisaA análise de aderência das práticas de gestão de projetos ao SICONV indica lacunas que abrem caminho para investigação adicional, haja vista a dinâmica do ambiente apresentado.Implicações práticas A pesquisa apresenta a aderência entre áreas de conhecimento em gestão de projetos e ambiente do SICONV, apontando para a necessidade de se ampliar o modelo com o objetivo de elevar a gestão das transferências voluntárias para patamares mais altos.Originalidade/valor Identifca-se, na literatura especializada, uma forte restrição à ampla adoção de práticas de gestão de projetos na administração pública devido a peculiaridades do ambiente. Assim, entender a aderência existente entre as práticas de gestão de projetos e o SICONV para municípios brasileiros pode ajudar a preencher esta lacuna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Shinoda, Ana Carolina Messias, Antonio Cesar Amaru Maximiano, and Roberto Sbragia. "Gestão do Conhecimento em Organizações Orientadas para Projetos." Revista de Gestão e Projetos 06, no. 01 (2015): 95–110. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v6i1.111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Marques, Demis, Patricia De Sá Freire, Antonio Venicius Dos Santos, and Amir Mattar Valente. "Gestão do conhecimento na documentação de projetos: um método para aperfeiçoar os esforços e a aprendizagem coletiva." Sistemas & Gestão 12, no. 4 (2017): 436–46. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n4.1148.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo propor um método de Gestão do Conhecimento em documentos de projeto para adquirir e integrar dados, informações e conhecimento. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e propositiva realizada em documentos de diferentes projetos administrados pelo Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. O método abrange 22 fases e três portões para a análise da continuidade do processo de construção da base. Os resultados contribuem para a reutilização dos conhecimentos dos projetos através do entrelaçamento de dados, informações e conhecimento para facilitar o gerenciamento futuro e a aprendizagem coletiva. Finalmente, este artigo sugere o desenvolvimento de sistemas inteligentes para mapeamento de conhecimento de modo automatizado e dinâmico em documentos de projetos, bem como para seu compartilhamento eletrônico. Tais sistemas forneceriam pesquisas rápidas para apoiar a tomada de decisões e o aperfeiçoamento dos esforços gastos em projetos futuros através da reutilização de boas práticas e lições aprendidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Gestão do conhecimento do projeto"

1

Marques, Demis. "Modelo para auditoria do conhecimento em gerenciamento de projeto." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2017. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179887.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017<br>Made available in DSpace on 2017-10-03T04:17:32Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2017Bitstream added on 2017-10-10T04:14:58Z : No. of bitstreams: 1 348480.pdf: 2463914 bytes, checksum: 376d7b7a6f995c2a86ecd33761b552b5 (MD5)<br>A implantação da gestão do conhecimento (GC) no gerenciamento de projetos tem sua relevância reconhecida pela literatura científica e apresenta desafios distintos da gestão do conhecimento organizacional em especial pelos elementos de temporalidade (projetos tem um período de duração definido) e singularidade (objetivos orientados a um propósito específico). Em especial, destaca-se aqui a etapa da GC que se refere a auditoria do conhecimento. A auditoria do conhecimento (AC) está na primeira fase da implantação da gestão do conhecimento, na fase de diagnóstico. A AC é uma revisão dos ativos de conhecimento da uma organização e sistemas de gestão do conhecimento. Tem como principal resultado a demonstração de onde o valor está sendo criado através de capital humano e estrutural, destacando os pontos onde as ações de gestão do conhecimento podem ser melhor aplicadas. O objetivo deste trabalho é a elaboração de um modelo para auditoria do conhecimento, para o contexto específico de gerenciamento de projetos. O processo de auditoria do conhecimento é constituído por um conjunto de etapas representadas na literatura por modelos de auditoria do conhecimento. Foi realizada uma revisão da literatura buscando encontrar modelos que pudessem contribuir para os resultados desta pesquisa. Nesse processo treze modelos foram encontrados, que atendiam os critérios definidos. Esses modelos foram comparados entre si e seus elementos essenciais foram utilizados para composição de um meta-modelo. Esta proposta de modelo contou ainda com a incorporação de elementos específicos para projetos como dimensões de análise relacionadas a temporalidade (conhecimentos no ciclo de vida do projeto) e singularidade (tipos de conhecimento em projetos). Como forma de verificação do modelo proposto foram realizadas três etapas: verificação prévia, interna e externa, esta última a partir de grupo focal com especialistas em projetos. O resultado é um modelo de auditoria do conhecimento para gerenciamento de projetos que contém seis etapas: planejamento, mobilização, inventário do conhecimento, fluxos do conhecimento, resultados e re-auditoria. O estudo contribui para o avanço de pesquisas sobre o tema, em especial apresentando o estado da arte sobre auditoria do conhecimento, modelos de auditoria do conhecimento e por fim a proposição de um modelo de auditoria do conhecimento para gerenciamento de projetos, que pode contribuir, para que praticantes em projetos lancem mão do modelo a fim de melhorar seus processos de gestão do conhecimento em projetos. Como limitação a esta pesquisa destaca-se que não houve aplicação do modelo ficando esta etapa como sugestão para trabalhos futuros.<br>Abstract: The implementation of knowledge management (KM) in project management has its relevance recognized by the scientific literature and presents distinct challenges of organizational knowledge management in particular by the elements of temporality (projects have a defined duration) and uniqueness (objectives oriented to a specific purpose). In particular, the GC stage that refers to the knowledge audit is highlighted here. The knowledge audit (CA) is in the first phase of knowledge management implementation, in the diagnostic phase. The CA is a review of the knowledge assets of an organization and knowledge management systems. Its main result is the demonstration of where value is being created through human and structural capital, highlighting the points where knowledge management actions can best be applied. The objective of this research is the elaboration of a model for knowledge audit, for the specific context of project management. The process of knowledge audit consists of a set of steps represented in the literature by knowledge audit models. A review of the literature was carried out in order to find models that could contribute to the results of this research. In this process thirteen models were found, which met the defined criteria. These models were compared to each other and their essential elements were used to compose a meta-model. This model proposal also included the incorporation of specific elements for projects as dimensions of analysis related to temporality (knowledge in the project life cycle) and uniqueness (types of knowledge in projects). As a form of verification of the proposed model, three steps were carried out: previous verification, internal and external, the latter from a focus group with project specialists. The result is a knowledge audit model for project management that contains six steps: planning, mobilization, knowledge inventory, knowledge flows, results and re-audit. The study contributes to the advancement of research on the subject, especially presenting the state of the art on knowledge audit, knowledge audit models and finally the proposition of a knowledge audit model for project management knowledge that can contribute, For project practitioners to take advantage of the model in order to improve their knowledge management processes in projects. As a limitation to this research it is highlighted that there was no application of the model and this step was used as a suggestion for future work.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Maria Vitória Marim Ferraz Pinto da. "As atividades de coordenação e a gestão do conhecimento nos projetos de edificações." Universidade Federal de São Carlos, 2004. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4675.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:09:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissMVMFPS.pdf: 1684766 bytes, checksum: 9cc15b8359f2044024c5e80b37c36fff (MD5) Previous issue date: 2004-11-26<br>Financiadora de Estudos e Projetos<br>This work presents a study about the coordination of building designs and knowledge management. In the coordination activities, the focus is on the coordination management, related to the planning and to the administration of design process, and on the technical coordination, regarding the integration and the design development, all of them being promoted through the coordination meetings, the compatibilization and the critical analysis. The building design coordination has as its attribution to reconcile and to integrate the knowledge of several specialties. The work introduces the application of the knowledge management into the building design and discusses the knowledge and competences needed for the coordination activities and development of the building design. The knowledge management is fundamental to reorganize the processes of generating, registering, diffusing and usage of the organizational knowledge. Moreover, the information systems and the computing resources have also been studied in this work as instruments of this management. To base adequately the theme of the dissertation, case studies were accomplished in two big construction and real estate development companies and in three building design offices. The case studies in the five companies made it possible to characterize the practices adopted for the design coordination, according to the alternatives used for its accomplishment (internal or external work or outsorced, besides the consultancy in coordination). A case study on knowledge management was also conducted in one of the major companies researched, aiming at studying its applicability in the building construction. The introduction of the concepts of knowledge management in the culture and in the organizational strategy of the company, as well as its reflex in the building design are presented. In agreement to this approach, by introducing the discussion about knowledge management, this work contributes to the process of development of designs and to its coordination, enabling the accomplishment of designs with better level of quality and constructability, to agree with the demands of the modern projects.<br>Esta dissertação apresenta um estudo sobre coordenação de projetos e gestão do conhecimento. Nas atividades de coordenação são enfocadas a gestão da coordenação, relativa ao planejamento e ao gerenciamento do processo de projeto; e a coordenação técnica, referente à integração e ao desenvolvimento dos projetos, promovidas através das reuniões de coordenação, da compatibilização e da análise crítica. A coordenação de projetos tem por atribuição conciliar e integrar o conhecimento de diversas especialidades. O trabalho introduz a aplicação da gestão do conhecimento nos projetos de edificações e discute os conhecimentos e as competências necessários nas atividades de coordenação e desenvolvimento dos projetos. A gestão do conhecimento é fundamental para reorganizar os processos de geração, registro, difusão e utilização do conhecimento organizacional. Assim, são abordados, também, os sistemas de informação e os recursos de informática, como instrumentos dessa gestão. Para embasar, adequadamente, o tema da dissertação, foram realizados estudos de caso em duas incorporadoras-construtoras de grande porte e em três escritórios de projeto. Os estudos de caso nas cinco empresas permitem caracterizar as práticas adotadas para a coordenação de projetos, conforme as alternativas empregadas para a sua realização (interna, externa ou terceirizada, além da consultoria em coordenação). Foi também realizado estudo de caso sobre gestão do conhecimento, em uma das empresas de grande porte pesquisadas, tendo por objetivo estudar a sua aplicabilidade no setor. É apresentado um histórico da introdução dos conceitos de gestão do conhecimento na cultura e na estratégia organizacional da empresa e seu reflexo nos projetos de edificações. Sob estes enfoques, ao introduzir a discussão sobre gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento dos projetos e na sua coordenação, a dissertação contribui para a realização de projetos com melhores níveis de qualidade e de construtibilidade, em atendimento às exigências dos empreendimentos atuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Novais, Zinga Daniela Joaquim. "Partilha de conhecimento em ambiente de projeto : estudo de caso." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2020. http://hdl.handle.net/10400.5/20729.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão de Projetos<br>Um crescente número de organizações tem implementado as suas operações de negócio através de projetos. A partilha de conhecimento é considerada especialmente importante dentro de ambientes de projeto, fazendo com que a integração da gestão do conhecimento à gestão de projetos seja necessária. O objetivo desta investigação é estudar como a partilha de conhecimento é enquadrada dentro do contexto de projeto, e qual a perceção dos indivíduos pertencentes à equipa de projeto em relação à mesma. Uma equipa de projeto numa empresa no setor financeiro foi analisada através de um estudo de caso. Os dados dos obtidos foram compilados e analisados através do Excel, e categorizados para observar a frequência dos tópicos mencionados pelos respondentes. O estudo confirmou a importância da partilha de conhecimento, tanto ao nível dos gestores e profissionais de gestão de projetos, quanto ao nível da organização e conclui que, não obstante a falta de incentivos por parte da gestão de topo, os membros das equipas de projeto consideram que a partilha de conhecimento é essencial para a execução dos seus projetos.<br>A growing number of companies have been implementing their business operations through projects. Knowledge sharing has been considered as especially essential in project environment, therefore the integration of knowledge management within project management becomes necessary. The objective of this investigation is to study how knowledge sharing is integrated within the context of a project, and what is the perception of project team members in relation to it. A project team, belonging to a company from the financial sector was analysed through a case study. The data collected was compiled and analysed through Excel, and categorized to observe the frequency of the topics mentioned by the inquired. The study revealed that there is a conscience regarding the importance of knowledge sharing from project managers and other professionals in project management, and the organization itself, and it concludes that regardless of the lack of incentives by top management, project team members consider that knowledge sharing is essential for the execution of their projects.<br>info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dias, Kelly Patrícia. "Proposta de modelo para a gestão do conhecimento no projeto de moldes de injeção." Florianópolis, SC, 2008. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91896.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.<br>Made available in DSpace on 2012-10-24T03:39:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 252107.pdf: 2244874 bytes, checksum: 87cabf42e86108ddca5404ea3d7e613f (MD5)<br>A procura intensa por produtos plásticos injetados com design moderno, menores custos e maior exigência na qualidade, tornou necessário o desenvolvimento de moldes de injeção mais eficientes, com dimensões precisas, no mais curto espaço de tempo possível e capaz de produzir peças sem defeitos. Entretanto, existe um forte descontentamento das empresas pertencentes à cadeia brasileira de fabricação de peças plásticas, com a indústria nacional de desenvolvimento de moldes para a transformação de plásticos principalmente quando o assunto é prazo de entrega e quantidade de ajustes necessários até o bom funcionamento do molde. Neste contexto, a atividade de projeto do molde tem uma grande importância, pois influencia nas características e na qualidade do molde fabricado e como conseqüência, nos produtos moldados. Propor uma sistematização para a gestão do conhecimento no processo de projeto de moldes de injeção de componentes termoplásticos, a fim de contribuir para a melhoria do processo de projeto de moldes, é o principal objetivo deste trabalho. Para tanto, inicialmente é apresentada uma revisão bibliográfica pertinente ao tema. Também é apresentado um levantamento do panorama da situação da gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento do projeto de moldes de injeção, considerando a realidade das empresas instaladas na região de Joinville, SC. A partir da revisão bibliográfica e do levantamento realizado, os conhecimentos envolvidos no processo de projeto de moldes de injeção foram caracterizados e foi desenvolvida a proposta de modelo para a gestão do conhecimento no projeto de moldes. Uma avaliação junto aos profissionais de algumas empresas foi realizada. Deste modo, pretende-se contribuir no sentido de tornar o processo de projeto de moldes, mais produtivo e reduzir o seu tempo de desenvolvimento, como também construir a memória coletiva da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Shinoda, Ana Carolina Messias. "Gestão do conhecimento em projetos: um estudo sobre conhecimentos relevantes, fatores influenciadores e práticas em organizações projetizadas." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07112012-195129/.

Full text
Abstract:
A Gestão do Conhecimento (GC) ainda é um desafio para muitas organizações. Em empresas projetizadas, em que a maior parte dos profissionais se dedica à atividade de projetos, há obstáculos adicionais a serem superados. Isso acontece, entre outros fatores, devido à própria natureza dos projetos, pois são exclusivos (dificultando a aprendizagem por repetição) e finitos (em geral não há mecanismos para integrar os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto em novos projetos). A partir desse contexto, o presente trabalho foi orientado pelo seguinte problema de pesquisa: \"como as organizações projetizadas realizam a gestão do conhecimento de seus projetos?\". Para responder a essa pergunta, foram analisados os conhecimentos relevantes para serem gerenciados, as práticas de GC utilizadas e os fatores influenciadores (facilitadores e dificultadores) presentes em três organizações: Escritório de Projetos do Banco Central, Cia de Talentos e PromonLogicalis. Além de projetizadas, essas organizações têm origem brasileira, oferecem serviços de consultoria (interna ou externa) e são referência em seus setores de atuação. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, possui uma abordagem qualitativa e utiliza o método de estudo de casos múltiplos. Foi desenhado um modelo conceitual para o levantamento das práticas organizacionais com base no foco das práticas (intra ou interprojetos) e nos processos de GC para os quais contribuem mais intensamente (recuperação, criação/aquisição, compartilhamento e armazenamento). Como resultados da pesquisa foram identificados 8 conhecimentos relevantes para serem gerenciados, 7 fatores influenciadores da Gestão do Conhecimento, 10 fatores facilitadores, 4 fatores dificultadores. Além disso, foram mapeadas diversas práticas de GC intra e interprojetos nas organizações pesquisadas. Como conclusões do estudo, percebeu-se que para que se realize uma boa Gestão do Conhecimento na organização, mais importante do que as práticas empregadas é a existência de um contexto facilitador, pois se o ambiente favorece a criação, compartilhamento, armazenamento e recuperação de conhecimentos, as mais diversas práticas são estruturadas para apoiar esses processos. Além disso, percebeu-se que não parecem existir as melhores práticas de GC, mas sim, as melhores práticas para cada contexto organizacional. Espera-se que este estudo adicione conhecimentos ao campo de Gestão do Conhecimento em Projetos (PKM - Project Knowledge Management) e contribua com estudos futuros sobre o tema.<br>Knowledge Management (KM) remains a challenge for many organizations. In project-based companies, in which most professionals are dedicated to project activities, there are additional obstacles to overcome. This happens, among other factors, due to the very own nature of projects, because they are exclusive (making it difficult to learn by repetition) and finite (in general, there are no mechanisms to integrate the acquired knowledge throughout the project to new projects). From this context, the present study was guided by the following research question: \"how do project-oriented companies manage their project knowledge?\". In order to answer this question, the relevant knowledge to be managed was analyzed, the KM practices were identified and the influencing factors (facilitating and complicating factors) were raised in three project-based companies: Project Management Office from Banco Central, Cia de Talentos and PromonLogicalis. Besides being project-based, these organizations are from Brazil, offer consulting services (internal or external) and are references in their sectors. The research has an exploratory and descriptive nature, uses a qualitative approach and is based in multiple case studies. It was designed a conceptual model for the organizational practices identification based on the practices\' focus (intra and inter-project) and on the KM process that they contribute the most (retrieval, creation / acquisition, sharing and storage). This research identified 8 relevant knowledge to be managed, 7 influencing factors of knowledge management, 10 facilitating factors and 4 complicating factors. In addition, the intra and inter-project practices in the surveyed companies were mapped. As for conclusions to the study, it was realized that in order to make a good knowledge management in the organization, the existence of a facilitating context is more important than the practices employed, because if the environment favors the creation, sharing, storage and retrieval of knowledge, the most diverse practices are implemented to support these processes. Moreover, it was realized that that the best knowledge management practices seem not to exist, but instead the best practices for each organizational context. It is expected that this study can add knowledge to the field of PKM - Project Knowledge Management and that it may contribute to future studies on the subject.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Veiga, Carla Rosana da. "A influência das práticas da gestão do conhecimento na fase do pré-desenvolvimento de produto." Florianópolis, SC, 2008. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91785.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento<br>Made available in DSpace on 2012-10-24T02:29:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 263091.pdf: 675900 bytes, checksum: 78528076579441618f4c71e6cc84ea5f (MD5)<br>As organizações inseridas nesse cenário extremamente globalizado necessitam para se manterem competitivas, aprimorar permanentemente suas estratégias de gestão visando o lançamento de produtos inovadores em um menor tempo, com menor custo e que atendam as necessidades do cliente. Pesquisas apontam que uma das formas de se obter destaque nesse ambiente, pode ocorrer através do Processo de Desenvolvimento de Produto - PDP. Considerando a relevância do PDP para as organizações, este trabalho tem por objetivo principal identificar as práticas de Gestão do Conhecimento - GC, e sua influência na fase do pré-desenvolvimento de produto. Estudos destacam que o sucesso do PDP relaciona-se diretamente a gestão eficaz do conhecimento, criado ao longo desse processo, principalmente devido ao grande número de pessoas envolvidas. Desta forma, para que o conhecimento gerado no PDP não se perca e possa ser aplicado em futuros projetos de desenvolvimento, se faz necessário a implementação de práticas voltadas a captura, armazenamento e compartilhamento desse conhecimento. No intuito de perceber a influência das práticas de GC, no âmbito do PDP, mais especificamente na fase do projeto de desenvolvimento, aplicou-se um estudo de caso a partir da metodologia quali-quantitativa, exploratória e descritiva, embasada na revisão da literatura. A análise dos dados foi realizada sob o método da triangulação. O estudo foi conduzido a partir de entrevistas e questionários realizados junto às pessoas diretamente envolvidas com o PDP. Os resultados do trabalho apontaram, que a ausência de práticas voltadas a capturar, armazenar, documentar e compartilhar o conhecimento gerado no PDP está impactando nos custos de produção, dificultando a retenção do conhecimento, bem como no seu compartilhamento. Para finalizar, os resultados da análise demonstraram que embora a empresa apresente problemas no gerenciamento do conhecimento inerente ao PDP, a mesma vem empenhando-se para incorporar um novo raciocínio e foco gerencial para seu processo de desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Medeiros, Márcia Cristina Ito. "Gestão do conhecimento aplicada ao processo de projeto na construção civil: estudos de caso em construtoras." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-11062012-220005/.

Full text
Abstract:
Os empreendimentos desenvolvidos no setor da construção têm se tornado cada vez mais complexos exigindo uma articulação eficiente entre os processos de toda a equipe multidisciplinar envolvida para o sucesso de sua implementação. Visto que decisões na fase de projeto podem influenciar todo o ciclo de vida do empreendimento, a colaboração e compartilhamento de conhecimento entre as equipes, aliada ao atendimento às expectativas do cliente, representa um potencial para melhorar o desempenho dos projetos e minimizar estruturas e processos ineficientes no setor da construção, aumentando o valor agregado ao projeto, obra e operação. A função de gestor do processo de projeto (design), antes exercida pelos arquitetos, tem sido conduzida em muitos casos, por incorporadoras ou construtoras, que têm desenvolvido competências para a gestão do empreendimento como um todo, como estratégia de criação de valor para seus clientes e para controlar os riscos associados ao projeto. O estudo propõe analisar a forma de atuação das construtoras na gestão do processo de projeto através de estudos de caso e verificar quais práticas associadas à gestão de conhecimento têm sido empregadas e qual a aplicação no processo de projeto (estruturas de comunicação e informação; mecanismos de alimentação de novos projetos; transmissão de informações do projeto para a obra; ferramentas e técnicas para captação e armazenamento de conhecimento gerado ao longo do projeto e adquirido nas obras). Com base nas revisões bibliográficas e estudos de caso serão propostas diretrizes para implantação de iniciativas voltadas à gestão de conhecimento, que aliada à gestão de projetos atuem como ativos estratégicos da empresa construtora.<br>Projects developed in construction sector have become more complex demanding an efficient articulation of the multidisciplinary team processes to achieve the success of its implementation. Due to the fact that decisions made in the design phase may influence all the project life cycle, the multidisciplinary team knowledge sharing and collaboration across organizational boundaries, represents a potential for client and user expectations attendance and project performance improvement. Besides, minimizing inefficient structures and processes in construction sector may improve the earned value of the design, construction, operation and maintenance. Design manager function, usually performed by architects, has been lead by management companies, and in many cases, by contractors, who have developed project and design management competences as a strategy to create value for their clients and control risks associated with the project. The aim of the research is to analyze contractors performance in the design process management through case studies and to verify knowledge management practices applied in this process (communication and information structures; feedback mechanisms for new design; design information transmission to the construction site; techniques to capture and storage knowledge generated throughout the project and acquired in the construction site). Based on the bibliographical review and case studies, guidelines for knowledge management allied to design management will be proposed to increase construction company strategical advantages.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Thiel, Edeltraut Eyng. "Proposta de modelo de implantação de um projeto de gestão do conhecimento com base em processos organizacionais." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82778.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.<br>Made available in DSpace on 2012-10-19T18:15:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 190524.pdf: 1636450 bytes, checksum: c18d58310aa0c7a3e19a5d2d834680e3 (MD5)<br>O conhecimento das pessoas, dentro da organização, está sendo reconhecido hoje como um importante recurso, e as empresas estão se preocupando e investindo na gestão desse recurso. O compartilhamento do conhecimento está se tornando parte essencial da Gestão do Conhecimento. O presente trabalho se propõe a desenvolver um modelo para implantar um projeto de Gestão do Conhecimento, em um ambiente empresarial, buscando preservar o conhecimento e integrando informações nas organizações. O modelo resultante dessa pesquisa, demonstra através de uma aplicação prática, como implantar Gestão do Conhecimento a fim de propor formas para identificar processos críticos de negócio, adquirir o conhecimento de especialistas, disponibilizando e disseminando o conteúdo do conhecimento adquirido. O modelo proposto une conceitos de gestão do conhecimento, engenharia do conhecimento, modelagem de processos para aquisição do conhecimento e matriz de decisão para identificar processos críticos. Para aquisição de informações e conhecimento, utilizou-se a metodologia de Análise, Modelagem e Redesenho de Processos. A matriz de decisão MAUT - MultiAttribute Utility Tecnology, foi aplicada para identificar o processo de negócio crítico que deveria ser modelado. Esse modelo foi aplicado em um projeto piloto de uma grande empresa do setor elétrico nacional e mostrou-se útil no aspecto de indicar uma forma abrangente e adequada de implantação de Gestão do Conhecimento na empresa. Após a implantação do projeto piloto, dois novos projetos de gestão do conhecimento tiveram inicio na empresa e existe uma predisposição a implantação de outros projetos em diferentes áreas da organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Heimann, Candice. "Gestão de projeto educacional à distância na perspectiva do guia PMBOK." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-27042018-151352/.

Full text
Abstract:
Introdução: Durante o processo de implantação de cursos na modalidade a distância, a etapa de planejamento e gerenciamento do curso é um dos temas que vem ocupando as discussões dos envolvidos na projeção e execução das propostas educacionais, muitas vezes com finalidades que excedem o nível do educacional e esbarram também em questões de cunho administrativo e econômico. O fato de que, na Educação a Distância (EAD), se está lidando com sujeitos e instituições de características diversas assim como tecnologias das mais sofisticadas, não tem assegurado igual avanço nos modelos pedagógicos do ensino, e menos ainda, na qualidade da gestão desses projetos. Objetivo: Desenvolver um projeto educacional a distância através das ferramentas de gestão existentes no Guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK). Método: O estudo constituiu-se de uma pesquisa aplicada, de produção tecnológica com análise exploratório-descritiva. Quanto a técnica, foi empregado o estudo de caso de análise documental. Resultados: Neste projeto foram consideradas a existência de 5 fases do ciclo de vida que fundamentam o modelo do processo de gerenciamento de projetos, abrangendo todo percurso desde a concepção ao encerramento, identificadas por Inicialização, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, Encerramento. Para inclusão das diretrizes em consonância com as orientações do Guia PMBOK, as 10 áreas de conhecimento foram selecionadas pela equipe do projeto, uma vez que elas englobam todas as ações gerenciais de um curso a distância, todavia, de acordo com o perfil do projeto, utilizou-se somente parte destes processos. A integração exerceu papel essencial no gerenciamento do curso, à medida que, criou condições propícias para o desenvolvimento do projeto através do estabelecimento do objetivo de capacitar profissionais no uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como recursos pedagógicos através da EAD baseando-se na aprendizagem significativa, no uso da metodologia dialética e das metodologias ativas, vinculadas a mediação da aprendizagem na era digital. Conclusões: Cada área de conhecimento do Guia PMBOK teve em seus processos a organização de acordo com as demandas e conhecimentos do projeto e dos gestores, com ênfase no planejamento educacional. O detalhamento conceitual e operacional foi analisado de forma a orientar os aspectos essenciais para o planejamento de um projeto em EAD dentro de um contexto gerencial norteada pelo modelo das boas práticas em gestão de projetos. O planejamento por unidades de aprendizagem, o monitoramento, o controle e os critérios de qualidade estabelecidos foram fundamentais para as tomadas de decisão no gerenciamento. O estabelecimento das atividades predominantes do projeto educacional e sua finalidade principal fizeram que os produtos fossem desenvolvidos dentro do que era almejado pelos stakeholders, sendo benquistos sem qualquer restrição.<br>Introduction: During the process of implementation of Education Distance Learning (EDL), the planning stage and management of the course is one of the themes that has been occupying the discussions of those involved in designing and implementing educational proposals, often for purposes that exceed the educational level and also run into administrative and economic nature issues. The fact that, in distance education, you\'re dealing with subjects and different characteristics of institutions as well as the most sophisticated technologies, has not ensured equal advance in pedagogical teaching models, and even less in quality management. Objective: To develop an educational project in the distance through the existing management tools in the Project Management Body of Knowledge Guide (PMBOK). Method: The study consisted of an applied research, production technology with exploratory and descriptive analysis. As for technique, we used the case study of document analysis. Results: In this project we considered the existence of 5 phases of the life cycle that base the model of the process of project management, covering all path from conception to closure, identified by Initialization, Planning, Execution, Monitoring and Control, Finalization. In accordance with the guidelines of the PMBOK Guide, the 10 areas of knowledge were selected by the project team, since they encompass all managerial actions of a distance course, however, according to the project profile, only part of these processes were used. Integration has played an essential role in the management of the course, as it has created favorable conditions for the development of the project through the establishment of the objective of training professionals in the use of Digital Information and Communication Technologies as pedagogical resources through distance education based in meaningful learning, in the use of dialectical methodology and active methodologies, linked to the mediation of learning in the digital epoch. Conclusions: Each PMBOK Guide Knowledge area had in its processes the organization according to the demands and knowledge of the design and management, with an emphasis on educational planning. The conceptual and operational details was analyzed in order to guide the essentials for planning a project in distance education in a managerial context guided by the model of good practice in project management. Planning for learning units, monitoring, control and quality criteria were essential for decision-making in management. The establishment of the predominant activities of the educational project and its main purpose made that the products were developed within what was desired by the stakeholders, being well liked without any restriction.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Casaes, Júlio César Costa. "Gestão do conhecimento estratégico aplicada a escritórios de projetos corporativos do Distrito Federal." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2012. http://repositorio.unb.br/handle/10482/11186.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Ciências da Informação, 2012.<br>Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2012-09-14T17:53:44Z No. of bitstreams: 1 2012_JulioCesarCostaCasaes.pdf: 8214218 bytes, checksum: a03ac2a32e0f071ceedba52f22a6e747 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Leandro Silva Borges(leandroborges@bce.unb.br) on 2012-09-14T21:24:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_JulioCesarCostaCasaes.pdf: 8214218 bytes, checksum: a03ac2a32e0f071ceedba52f22a6e747 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2012-09-14T21:24:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_JulioCesarCostaCasaes.pdf: 8214218 bytes, checksum: a03ac2a32e0f071ceedba52f22a6e747 (MD5)<br>Esta dissertação trata da aplicabilidade da Gestão do Conhecimento Estratégico (GCE) em Escritório de Projetos Corporativos (EPC) em empresas do Distrito Federal, onde busca identificar o uso do EPC como instrumento de apoio a GCE, a sua influência junto aos estrategistas e decisores, bem como indicar as melhores práticas de Gestão da Informação (GI) e Gestão do Conhecimento (GC) a serem incorporadas a um EPC. A abordagem da pesquisa foi multidisciplinar procurando aproximar as áreas de Ciência GI, GC e Gestão de Projetos. A metodologia utilizada foi a hipotético-dedutiva, realizada com uma pesquisa de campo, do tipo quantitativa e qualitativa, as quais permitiram avaliar as hipóteses vinculadas aos objetivos traçados. Como resultados verificou-se que os EPC realizam a GCE por meio da utilização do Sistema de Aplicação do Conhecimento Estratégico (SACE) e do Sistema de Aquisição e Captura do Conhecimento Estratégico (SACCE), além de serem influenciados pelos Fatores Sistêmicos: TIC, Cultura e Organização; e, Individualidade. Verificou-se também que o Portal Corporativo, Memória Organizacional e Coaching são as práticas de GI e GC mais aplicadas nos EPC. No entanto os gestores dos EPC apontam que Mineração Textual e de Dados, Raciocínio Baseado em Casos e Educação Corporativa sejam práticas necessárias aos EPC. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT<br>This dissertation deals with the applicability of the Knowledge Management Strategy (KMS) in Office Enterprise Project (OEP) companies in the Federal District, which seeks to identify the use of OEP as a tool to support the KMS, its influence with the planners and decision makers and indicate the best practices of Information Management (IM) and Knowledge Management (KM) to be incorporated into an OEP. A multidisciplinary research approach was trying to approximate the areas of GI Science, GC and Project Management. The methodology was based on hypothetical-deductive, carried out field research, quantitative and qualitative types, which allowed the evaluation of hypotheses related to the goals set. As a result it was found that the OEP conduct the KMS by using System Application of Strategic Knowledge (SASK) and System Acquisition and Strategic Knowledge Capture (SASKC), and are influenced by Systemic Factors: ICT, Culture and Organization, and Individuality. It was also the Corporate Portal, Organizational Memory and Coaching are the IG and CG practices applied in the most OEP. However managers indicate that the OEP and Textual Data Mining, Case Based Reasoning and Corporate Education practices are necessary to OEP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Gestão do conhecimento do projeto"

1

Oliveira, Antonella Carvalho de, ed. Gestão e Organização da Informação e do Conhecimento 2: -. Atena Editora, 2021.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Batista, Fábio Ferreira. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: Como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Ipea, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gestão de projeto do produto: A excelência da indústria automotiva. Editora Atlas, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dias, Genebaldo Freire. Educação e gestão ambiental. Gaia, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sander, Benno. Gestão da educação na América Latina: Construção e reconstrução do conhecimento. Autores Associados, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Del'Olmo, Florisbal de Souza, Luiz Otávio Pimentel, Salete Oro Boff, and Adriana Conterato Bulsing. Propriedade intelectual: Gestão do conhecimento, inovação tecnológica no agronegócio e cidadania. Fundação Boiteux, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bound, Kirsten. Brasil, a economia natural do conhecimento: Projeto Atlas das Idéias : mapeando a nova geografia da ciência. CGEE, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Isabel Cristina dos. Gestão do conhecimento nas indústrias de alta tecnologia: Um caso de sucesso no setor aeronáutico brasileiro. UNITAU, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Encontro Técnico do PEGQ (6th 1997 Vitória, Espírito Santo, Brazil). VI Encontro Técnico PEGQ, Projeto de Especialização em Gestão da Qualidade. CEBICT, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Projeto de Desenvolvimento de Sistemas e Serviços de Saúde (Pan American Health Organization). Produção de conhecimento em política, planejamento e gestão em saúde e políticas de saúde no Brasil (1974-2000). Projeto de Desenvolvimento de Sistemas e Serviços de Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Gestão do conhecimento do projeto"

1

Godoy, Telma Aparecida Tupy de, Elza Cristina Giostri, and Kazuo Hatakeyama. "COOPERAÇÃO PARA O ACESSO DO TRABALHADOR À INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO: PROJETO SESI INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO." In Gestão do conhecimento, tecnologia e inovação. Antonella Carvalho de Oliveira, 2018. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0701812128.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Furlan, Luan Chagas, Gemeniane Maria Sales, and Elisa Gomes Magalhães. "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA." In Educação: Atualidade e Capacidade de Transformação do Conhecimento Gerado 7. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8142013085.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fagundes de Brito, Ronnie. "Últimas considerações sobre o projeto." In Soluções Tecnológicas para Gestão do Conhecimento sobre Juventude: um modelo de ecossistema, edited by MILTON SHINTAKU. IBICT, 2019. http://dx.doi.org/10.18225/9788570131621.cap11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cesar, Amanda. "Poder legislativo municipal: a relevância do grau de instrução na indicação de projetos de lei." In Gestão Pública. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20214-5-p20-31.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma pesquisa proposta para analisar a relevância do grau de instrução dos vereadores na indicação dos projetos de lei, realizada na câmara municipal de Arapongas na legislatura atual. Sabe-se que a educação em nosso país é tema de debates constantes, principalmente porque a nossa população ainda é muito carente de nível de instrução, no artigo é descrito alguns dados importantes com relação a isso. Sendo assim, verifica-se que para elaborar leis, fiscalizar e indicar projetos, que são atributos do poder legislativo, demandam de conhecimento, aprendizagem e capacidade cognitiva capazes compreender toda uma legislação vigente em nosso país, mesmo assim para concorrer um cargo eletivo em nosso país não é exigido um nível de escolaridade. Foi realizada uma pesquisa documental, observando os projetos de leis de autoria do poder legislativo que foram indicados e verificando o grau de instrução dos autores dos projetos e observou-se que a maioria dos projetos foram indicados por agentes políticos que possuem formação acadêmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Araujo, Cristiana Freitas Gonçalves de. "INFORMAÇÃO PELA TV DIGITAL PÚBLICA INTERATIVA: O PROJETO BRASIL 4D NO DISTRITO FEDERAL." In Gestão e Organização da Informação e do Conhecimento 2. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2602116015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Campelo, Elaine Martins, Emmanuel Paiva de Andrade, Maria Cristina Matos da Costa, and Michele de Medeiros Rocha. "Gestão do conhecimento e gestão de projetos como ferramentas complementares na aprendizagem organizacional." In Tópicos em Administração – Volume 28. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-209-5.cap.01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Eurídice Ribeiro de, Alencastro, Lopes Aurelinda Barreto, and Martins Fernando José. "SEGURANÇA ALIMENTAR COMO FATOR DE MINIMIZAÇÃO DA VULNERABILIDADE SOCIAL: O CASO PROJETO PADARIA SOCIAL/CENTRAL DE EVENTOS – ALDEIAS INFANTIS SOS BRASIL." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.98-118.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata-se de uma explanação da importância do projeto social sem fins lucrativos “Padaria Social/Central de Eventos”, em parceria com a ONG Aldeias Infantis SOS Brasil. Coordenado em 2017, pelo curso de Hotelaria da Unioeste- Foz do Iguaçu, foi intitulado como “Pão da Terra”, tendo como objetivo inicial “criar um ambiente escola a fim de gerar conhecimentos na área de panificação e confeitaria”. Em 2019, coordenado pelo curso de Turismo no projeto guarda-chuva da Central de Eventos, segue com o curso de Hotelaria e a ONG. Com objetivos ampliados, teve um caráter assistencial no viés da segurança alimentar, de forma a contemplar a população envolvida aos seus direitos quanto aos aspectos sociais e de saúde, e dando-lhes acesso à informação desses direitos, como cita as prerrogativas básicas para a condição de cidadania do sistema alimentar no âmbito nutricional (Segurança Alimentar e Nutricional – SAN). A metodologia aplicada segue uma mescla de natureza quantitativa e qualitativa. O público-alvo, são famílias na faixa etária dos 20 aos 60 anos, na maioria mulheres, com 1 a 9 filhos, chefes de família com trabalhos informais em áreas diversas e do lar, tendo histórico de violência doméstica, e algumas cumprindo pena alternativa. Na equipe que forma o projeto atuam profissionais como: orientadora social, uma técnica/oficineira em panificação e confeitaria, professoras do curso de Turismo e Hotelaria, alunos estagiários e bolsistas da instituição de ensino, desenvolvendo aulas teóricas e práticas sobre o tema, além de temas diversos como segurança alimentar, custos, higiene pessoal, acidentes de trabalho, entre outros. Através de coleta de dados por ficha cadastral inicial, questionários de avaliação bimestral, registros iconográfiocos e conversas informais, percebeuse que o resultado foi visivelmente positivo, uma vez que a população agraciada encontrou no projeto além de novos conhecimentos, uma forma de subsistência diante da situação de carência e vulnerabilidade que se encontravam. Também captou-se mudanças na autoestima e no convívio familiar dos mesmos, uma vez que alavancou seu desenvolvimento com os conhecimentos adquiridos, gerandolhes autonomia financeira, dando-lhes empoderamento pessoal, e quebrando o ciclo de vulnerabilidade social e econômica captado. Atualmente o projeto teve grandes impactos sociais e na comunidade acadêmica com a abertura de bolsas de iniciação científica, gerando publicações diversas, divulgações em mídias, estágios curriculares, abertura de projetos de ensino, além de receber prêmios por contributos e inovações no setor atuante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dalpiás, Jucélia, Nilzo Ladwig, and Juliano Campos. "Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul: fomentando conhecimento, valorização e desenvolvimento territorial sustentável." In Planejamento e gestão territorial: o papel e os instrumentos do planejamento territorial na interface entre o urbano e o rural. Unesc, 2019. http://dx.doi.org/10.18616/pgtur08.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Rosenira Izabel de, and Fernando Celso de Campos. "GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROJETOS DE MANUFATURA ENXUTA: ANÁLISE BIBLIOMETRICA 2007-2017." In Information Systems and Technology Management 2. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.02919190314.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Kleber Danylo Mendes da, Silva, Pontes Guilherme de Siqueira Freitas, Silva Simone de Paula, and Silva Erick Viana da. "CONHECIMENTO DOS GESTORES DE UM DOS CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO SOBRE NOÇÕES DE EMPREENDEDORISMO." In Perspectivas da Gestão na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-03-4.174-187.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo o entendimento do fenômeno de práticas empreendedoras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Vitória de Santo Antão. Os protagonistas do estudo foram os gestores da instituição de ensino em questão. A temática norteadora visou a descoberta de novos horizontes, por meio de métodos qualitativos e quantitativos no tocante ao conhecimento desses gestores acerca de fenômenos como o empreendedorismo e as empresas juniores, além de compreender as possíveis ações empreendedoras no local de ensino. Ademais, buscou-se compreender quem era esta persona, através da coleta de dados pessoais como sexo biológico e etnia. No que concerne ao desenvolvimento da pesquisa bibliográ*fica a respeito dos assuntos estudados, tal projeto aprofundou-se em leituras de alguns autores de relevância reconhecida sobre a temática. Desta forma, por meio da aplicação a partir da aplicação de métodos inovadores para a educação brasileira, isto é, com a tríade ensino, pesquisa e extensão, que representa a função social das universidades estatais brasileiras. É válido também o resgate das experiências estrangeiras com empresa juniores, bem como uma importante instituição brasileira de fomento e desenvolvimento às ações empreendedoras, tal como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE. A necessidade do conhecimento gerado neste estudo é de suma validade, já que, a partir de uma perspectiva recorrente no ensino brasileiro, a educação é uma ferramenta aliada ao desenvolvimento social. Assim, entender as diversas metodologias empreendedoras de educação e a visão daqueles que tomam as decisões no cotidiano deve ser de interesse público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Gestão do conhecimento do projeto"

1

Silvério, Natália, Cintya Hikari Aihara, and Gregório Varvakis. "COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO EM UM PROJETO SOCIOAMBIENTAL." In Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi). Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2020. http://dx.doi.org/10.48090/ciki.v1i1.900.

Full text
Abstract:
O compartilhamento de conhecimento é considerado uma das atividades da gestão do conhecimento (GC), e pode influenciar na gestão de projetos. A literatura indica que estudos sobre compartilhamento de conhecimento em projetos socioambientais ainda necessitam ser explorados. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo identificar as práticas de GC e ferramentas de tecnologia da informação e comunicação utilizadas no compartilhamento de conhecimento em um projeto socioambiental. Para isso, adotou-se abordagens baseadas na pesquisa qualitativa para a coleta e análise dos dados. Como resultados, identificou-se as listas de e-mails, nuvem de armazenamento de documentos (Google drive) e aplicativo de mensagens instantâneas (WhatsApp) como ferramentas de TIC; narrativas e lições aprendidas como práticas de GC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Farinazzo Reis Repette, Palmyra, Tatiana Schreiner, and Eduardo Moreira da Costa. "GOVERNANÇA PARTICIPATIVA COMO IMPULSIONADORA DE CIDADES INTELIGENTES." In Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi). Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2020. http://dx.doi.org/10.48090/ciki.v1i1.892.

Full text
Abstract:
A governança urbana requer soluções interdisciplinares e inovadoras que aproveitem a inteligência, o conhecimento e as habilidades de diferentes atores que compõem o ecossistema das cidades. Este estudo apresenta uma experiência prática diferenciada, que envolveu a sociedade civil, a academia e os setores público e privado, na definição de estratégias, projetos e ações a serem desenvolvidos na região sul de Florianópolis. O estudo de caso em governança integrou um dos eixos das ações do Workshop Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (CHIS), organizado pelo LabCHIS, laboratório de pesquisa do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina, para a definição do projeto de utilização da área da Fazenda da Ressacada. A pesquisa foi exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, e utilizou a ferramenta de Design Thinking para propor uma solução de governança urbana apoiada em ferramentas digitais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Figueiredo, Cassia Mousinho de. "REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE PROJETO DO PONTO DE VISTA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO." In 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Editora Blucher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0226.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Salgado, Mônica Santos, Aline Calazans Marques, Cristiane Lopes Canuto, and Eduardo Ribeiro dos Santos. "Gestão do processo de projeto através do BIM." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.310.

Full text
Abstract:
O processo de desenvolvimento de projetos está cada vez mais complexo, o que exige mudanças na forma como são concebidos, coordenados e executados. Nesse sentido, as práticas tradicionais de desenvolvimento de projetos tem sido gradativamente substituídas por novas formas de trabalho e gestão, com destaque para a adoção do BIM - Building Information Modeling - pelas empresas ligadas a área da indústria da construção, principalmente os escritórios de projeto (Silveira, 2013). Os softwares que operam na plataforma BIM viabilizam a integração de soluções digitais e gestão da informação, através da conversão da informação em dados, permitindo não apenas a construção digital da edificação como também a associação de atributos relacionados à especificação de materiais, quantitativos, custo, entre outras. Segundo Santos (2018), por ser um processo que permite a participação de diversos profissionais trabalhando de forma colaborativa, o BIM vem quebrando paradigmas em relação à forme de projetar, facilitando a comunicação entre os projetistas e a tomada de decisões. A interoperabilidade entre os dados, os softwares e informações é fundamental para a dinâmica do desenvolvimento de projetos através do BIM. O compartilhamento da informação configura-se como a essência do projeto integrado e colaborativo, facilitando a integração dos diferentes profissionais envolvidos no desenvolvimento do projeto (Kubba, 2012). As possibilidades oferecidas permitem ao arquiteto a realização de projetos com a redução de incompatibilidades e a possibilidade de aprofundamento nas melhores soluções através da gestão do processo de projeto de forma colaborativa e integrada. Machado, Ruschel, Scheer (2016) apontam um aumento de publicações sobre BIM a partir de 2007. Entretanto, embora a pesquisa BIM seja considerada muito ativa, diversos autores indicam que a incorporação do BIM nas práticas do ensino superior superior ainda é limitada. Ressalte-se que o BIM tem potencial para ser adotado ao longo de todo o curso, e não apenas em disciplinas específicas. Essa mudança deve ser planejada de forma a integrar conhecimentos (LEAL e SALGADO, 2019). Esse trabalho apresenta os resultados do workshop intitulado "GPP com BIM" oferecido aos alunos do último ano do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. A atividade teve por objetivo a realização de uma experiência de projeto colaborativo, usando algumas das ferramentas que operam na Plataforma BIM. O workshop foi realizado em 20 horas (10 dias). Participaram alunos inscritos na disciplina “Gestão do Processo de Projeto” - GPP, oferecida em caráter obrigatório aos alunos do 9° período do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Participaram do workshop alunos que declararam conhecimento no uso das ferramentas que operam na lógica do processo BIM. Os grupos exploraram as possibilidades oferecidas em diferentes etapas: no desenvolvimento do projeto das disciplinas complementares; na compatibilização e na colaboração; e, na coordenação e gestão do processo de projeto. Acredita-se que o BIM incentiva o deslocamento do foco do resultado final para a atenção com o processo (objeto de estudo da disciplina GPP), priorizando os critérios de desempenho de forma geral (Scheer, 2014). Para realização da atividade a turma foi dividida em grupos. Cada componente do grupo assumiu uma das seguintes funções: [1] responsável pela coordenação do projeto; [2] responsável pela compatibilização; [3] responsável pelo lançamento estrutural; [4] responsável pelo desenvolvimento do projeto das instalações hidráulicas (água fria e quente); e, [5] responsável pelo desenvolvimento do projeto das instalações de esgoto sanitário e águas pluviais. Considerando o tempo restrito para a realização do workshop, os alunos receberam pronto o modelo BIM de uma edificação de quatro pavimentos, ou seja, a atividade não partiu da concepção arquitetônica, mas de um projeto com a arquitetura pré-definida, ficando sob a responsabilidade das equipes a elaboração dos projetos das disciplinas complementares listadas, e sua compatibilização. Nesta proposta, ao final da atividade, os resultados foram apresentados em dois documentos: Produto 1 - os documentos que evidenciam o desenvolvimento do modelo ao nível do estudo preliminar compatibilizado, e ; Produto 2 - o relatório com as atas das reuniões realizadas, atualização do cronograma e relato dos problemas de gestão do processo de projeto encontrados até esta etapa indicando pendências. Durante o "Seminário de Avaliação" os grupos apresentaram o modelo com as pendências resolvidas e também relataram os problemas de gestão do processo de projeto e soluções adotadas. Após o encerramento da atividade, os discentes foram solicitados a responder um questionário que teve como objetivo identificar os pontos fortes e fracos da experiência. A análise das respostas apresentadas permitiu identificar que, de maneira geral, os alunos consideraram a experiência positiva - embora alguns tenham alegado que o tempo foi curto. O fato da atividade partir de uma solução arquitetônica pré-definida foi considerado adequado, uma vez que o foco da experiência era o gerenciamento e a coordenação de projetos em BIM. A quase totalidade dos alunos informou que a experiência permitiu identificar as questões de gestão e coordenação de projetos. Entre os aspectos considerados positivos, tem destaque o aprendizado de novas ferramentas. E, entre as dificuldades, a falta de interoperabilidade entre as versões de algumas ferramentas - problema que foi resolvido através do IFC. Outros aspectos positivos destacados foram: a compreensão sobre os usos do BIM, a prática de projeto colaborativo, a compreensão sobre compatibilização de projetos e o papel do coordenador de projetos. O aprendizado obtido através deste workshop, as dificuldades enfrentadas, os resultados finais obtidos e a percepção dos estudantes, são as bases para a proposição de disciplina a ser oferecida aos alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, viabilizando a exploração das possibilidades oferecidas pelo BIM na gestão do processo de projeto e melhoria da qualidade do ambiente construído. Dentro dessa perspectiva, entende-se o caráter integrador do BIM, e a possibilidade de associar sua adoção a vários conteúdos do curso de graduação em arquitetura, oferecendo aos alunos uma experiência de projeto colaborativo e integrado. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/cddrNK2X5Ik
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

De Moraes, Cristine Do C. S. Bueno, and Luiz Camolesi Júnior. "Modelagem de Regras de Negócios Integrada ao Projeto de Software Orientado a Processos de Negócios." In II Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2005. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2005.14974.

Full text
Abstract:
A relevância de métodos que permitam extrair o conhecimento do usuário reside na complexidade do desenvolvimento de sistemas com o reconhecimento sistêmico do conhecimento dos usuários, bem como de proporcionar sua distribuição e atualização no ambiente, consistindo na integração e atendimento aos requisitos, demanda tecnologia da informação e gestão corporativa de negócios. Este trabalho apresenta uma solução para a integração da modelagem de regras de negócios em uma metodologia de desenvolvimento de software baseada em processos de negócios, com ênfase na necessidade de identificar e readaptar métodos já existentes. O resultado é uma metodologia que auxilie neste processo, focando a gestão de negócios e a garantia da vantagem competitiva para as organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

NADAE, JENIFFER DE, DIEGO CLEMENTE, GRAZIELA GALVÃO, and MARLY CARVALHO. "GESTÃO DA COMUNICAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROJETOS COMPLEXOS: UMA ANÁLISE DA LITERATURA." In ENEGEP 2018 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2018 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2018. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2018_tn_sto_258_478_35865.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

DE AGUIAR, JAIRO, and Jaiarys Capa Bataglin. "CAPACITAÇÃO DE JOVENS PARA O PRIMEIRO EMPREGO." In Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi). Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2020. http://dx.doi.org/10.48090/ciki.v1i1.909.

Full text
Abstract:
O desemprego juvenil é um tema recorrente na sociedade brasileira, com diferentes estratégias sendo realizadas visando atenuar ou diminuir os problemas decorrentes da dificuldade de inserção de jovens e adolescents no mercado de trabalho. Nesse contexto, desde 2010, é desenvolvido um projeto na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão, PR, denominado de “Gestão Estratégica para o Primeiro Emprego”, cujo objetivo é capacitar jovens e adolescentes de escolas públicas para a inclusão no mercado de trabalho. Os dados de análise e discussões foram obtidos por meio de entrevistas não estruturadas junto aos participantes da turma de 2019. Como resultados, observou-se: (1) um maior interesse pelo trabalho; (2) a importância do conhecimento técnico e atitudinal para a atividade laboral; (3) valorização e a intensificação das atividades de extensão universitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

NADAE, JENIFFER DE, RAFAEL ROSSI BUZZETTO, and MARLY MONTEIRO DE CARVALHO. "Gestão do conhecimento e comunicação: o papel moderador da complexidade dos projetos." In ENEGEP 2020 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2020 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2020_tn_sto_347_1787_39785.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Jensen, Thomas, Salua Lima Azevedo, Sérgio Roberto Spitzner Júnior, Alaine Margarete Guimarães, and Leila Maria Vriesmann. "Mineração de dados georreferenciados aplicando diferentes funções de fitness." In III Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2006. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2006.14731.

Full text
Abstract:
Na gestão do conhecimento é sabido que a visualização do mesmo e sua localização espacial podem contribuir para sua compreensão e para a adoção de novas estratégias. Esse trabalho teve como objetivos incorporar ao software MinAG, desenvolvido pelo laboratório InfoAgro – UEPG, um módulo de tratamento de diferentes funções de fitness e também contribuir para o desenvolvimento do projeto de visualização e interpretação de conhecimento. Foi utilizada uma base de dados georreferenciados, do setor agrícola. As regras geradas foram importadas no Sistema de Informações Geográficas SPRING e foram obtidos mapas apresentando a localização espacial das regras na propriedade agrícola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pessoa, Claudio Roberto Magalhães, George Leal Jamil, Hiero Amaral Bonatti, and Rafael Pinheiro Amantea. "GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: ESTUDO DE CASOS." In 14th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI, 2017. http://dx.doi.org/10.5748/9788599693131-14contecsi/ps-4743.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Gestão do conhecimento do projeto"

1

Pareja, Alejandro, Cecilia Fernández, and Flora Tawata. Simplificando vidas: qualidade e satisfação com os serviços públicos: estados do Brasil 2018. Inter-American Development Bank, 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003359.

Full text
Abstract:
O projeto Simplificando Vidas visa melhorar a prestação de serviços públicos, através da geração de conhecimento acionável sobre simplificação administrativa, digitalização e atendimento ao cidadão. Esta publicação corresponde à sua terceira medição (a primeira para o Brasil) realizada no primeiro semestre de 2018. Tem como foco os procedimentos-chave para as pessoas (em oposição aos das empresas), que so estudados sob duas perspectivas: a da oferta (como os órgãos responsáveis por cada processo gerenciam a qualidade) e a da demanda (como é a experiencia do usuário, ou seja, a satisfação cidadã). Com a mesma metodologia, cinco procedimentos de alto impacto para nossas vidas foram analisados em cinco estados do Brasil. As informações recolhidas mostram que, em média, houve uma satisfação cidadã levemente positiva e superior à média da América Latina; que o que os brasileiros mais valorizam é a eficiencia dos funcionários e o tempo que levou o procedimento; que houve já antes da pandemia de COVID-19 uma demanda reprimida por interação digital; e, finalmente, que existia uma variabilidade significativa em tempos y custos, o que se traduz em injustiças contra os cidadãos de diferentes estados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Figueiredo, Ana Beatriz, Arturo Daniel Alarcon Rodriguez, Bruno César Araújo, et al. Retomada nos municípios: Por onde começar. Inter-American Development Bank, 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003234.

Full text
Abstract:
Ao assumirem as prefeituras em 2021, os novos gestores e os gestores reeleitos se depararam com uma complexa realidade socioeconômica em virtude da pandemia, com desemprego e urgências sanitárias que vão emergindo a partir de uma segunda curva pandêmica. Podemos resumir que, neste quadro apreensivo, os desafios destes gestores, especialmente aqueles de cidades pequenas e médias são priorizar e optar por ações concretas que possam ser implementadas. Todas as necessidades são importantes, no há dúvidas. Entretanto, o estabelecimento de foco em alguns elementos da gestão pública pode resultar em uma abordagem mais pragmática para apoiar os municípios na retomada da economia e dos índices de qualidade de vida de seus cidadãos, tanto do ponto de vista imediato, quanto prospectando as condições necessárias para uma recuperação consistente nos próximos anos. Essa recuperação economica também deve ser sustentável, introduzindo medidas simples de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Assim, a retomada econômica trata da redução de despesas nos cofres públicos, possibilidades de crescimento econômico e geração de emprego e renda. Apresentamos nesta publicação sugestes de áreas a dedicar mais atenção nos próximos meses, tendo a inovação e o empreendedorismo como elementos transversais, reunindo produtos de conhecimento e material técnico do BID e de parceiros, iniciativas de organizações dedicadas a ajudar às cidades neste período único da história recente, e material multimídia de maneira sintética e esquemática, porém compreensiva aos problemas que mais afligem a população. E nas cidades onde tudo acontece, e no BID estamos comprometidos a atuar de maneira multissetorial, tendo os cidadãos como centro das intervenções e iniciativas que apoiamos. No cenário atual de apreensão em que nos encontramos, acreditamos que a priorização é uma maneira construtiva de criar as bases da sociedade que queremos quando as emergências se dissiparem. Esperamos que os gestores municipais encontrem neste material, de acordo com a sua realidade e necessidades locais, conteúdo útil para dirigirem esta jornada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography