To see the other types of publications on this topic, follow the link: Gestão do conhecimento do projeto.

Journal articles on the topic 'Gestão do conhecimento do projeto'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Gestão do conhecimento do projeto.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Padovani, Marisa, and Marly Monteiro Carvalho. "O Impacto da Gestão do Conhecimento e Recursos na Gestão." Revista de Gestão e Projetos 1, no. 1 (2010): 04–25. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v1i1.20102.

Full text
Abstract:
O objetivo principal deste trabalho foi investigar práticas de gestão do conhecimento, competências e recursos aplicados à área de projetos de capital, em uma indústria brasileira, de capital intensivo; mapear as competências gerais e essenciais; conhecer quais os fatores críticos de desempenho desses processos e ferramentas de gestão de conhecimento disponíveis. Além disso, pretende-se saber como a estratégia de implantação adotada impacta nos resultados da implantação levando ao sucesso ou fracasso do empreendimento. São objetivos específicos deste trabalho, responder às seguintes questões:
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tomomitsu, Henrique Takashi Adati, Marly Monteiro de Carvalho, and Renato de Oliveira Moraes. "A evolução da relação entre a gestão de projetos e a gestão do conhecimento: um estudo bibliométrico." Gestão & Produção 25, no. 2 (2018): 354–69. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x3150-16.

Full text
Abstract:
Resumo O presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre gestão de projetos e gestão do conhecimento. Para compreender a intersecção entre esses dois campos de pesquisa, a abordagem metodológica selecionada foi a de revisão sistemática da literatura. A abordagem multiestágios foi adotada, iniciando-se por análises bibliométricas, com análise estatística descritiva da população de artigos estudados, seguida de uma análise de cocitação e, por fim, por uma análise de conteúdo, buscando-se identificar tendências e lacunas de pesquisa. Os resultados apontam que a gestão de projetos e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Veronese, Giuliana Santos. "Métodos para Captura de Lições Aprendidas: Em Direção a Melhoria Contínua na Gestão de Projetos." Revista de Gestão e Projetos 5, no. 1 (2014): 71–83. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v5i1.250.

Full text
Abstract:
Em um mercado competitivo e em constante evolução a gestão efetiva da informação e a transferência de conhecimento são aspectos estratégicos para as empresas. A fim de melhorar os processos de gestão de projetos, as empresas têm adotado metodologias e frameworks, como alternativas que permitam maximizar a taxa de sucesso no desenvolvimento dos projetos. Como uma extensão da gestão de projetos, o processo de captura e análise de lições aprendidas é um método eficiente e efetivo de gestão da informação e transferência de conhecimento, adquiridos durante a execução de um projeto, permitindo que a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Klein, Simone Boruck, Salette Silveira Azevedo, and Paula Bitar Silva. "Alinhamento de ferramentas de gestão do conhecimento em uma instituição de ensino superior." Revista de Gestão e Avaliação Educacional 1, no. 1 (2019): 1. http://dx.doi.org/10.5902/2318133837497.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi a elaboração de um projeto de gestão do conhecimento em uma instituição de ensino superior. Buscou-se diagnosticar a realidade da gestão do conhecimento na IES pela aplicação do instrumento de Bukowitz e Williams (2002), bem como relacionar as ferramentas de gestão do conhecimento às características culturais da instituição. Trata-se de uma pesquisa intervencionista e quantitativa. Como resultado destaca-se os menores índices nos critérios de avaliação de novas formas de conhecimento e no descarte de conhecimento. A proposição foi de um projeto de gestão do conhec
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Araújo, Valdemilson, and Isabel Cristina Scafuto. "Integração de sistemas de gerenciamento ERP para contribuição na gestão do conhecimento empresarial." Revista Gestão & Tecnologia 19, no. 5 (2019): 167–88. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i5.1761.

Full text
Abstract:
Objetivo do estudo: Entender como o gerenciamento de projetos contribuiu para a implementação e integração de dois sistemas ERP, com o intuito de melhorar a padronização da Gestão do Conhecimento dessas empresas.Metodologia/abordagem: A abordagem utilizada para o estudo será de natureza qualitativa e, como método, será aplicado uma pesquisa de campo com o uso de entrevistas semiestruturadas. Também serão coletados dados secundários das empresas, como, documentos que fizeram parte do processo de implementação e, também o referencial teórico que dará suporte para as análises. Assim, será possíve
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costanzo, Bruno Pontes, and Luis Enrique Sánchez. "Gestão do conhecimento em empresas de consultoria ambiental." Production 24, no. 4 (2014): 742–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132014005000015.

Full text
Abstract:
Visando explorar como as empresas de consultoria especializadas em avaliação de impacto ambiental promovem gestão do conhecimento, foram levantadas práticas adotadas por oito empresas desse ramo. O estudo procurou verificar se há relação entre a classificação das empresas segundo o grau de complexidade e a inovação em sua carteira de projetos, com práticas e ferramentas de gestão do conhecimento mencionadas na literatura, com os repositórios internos de conhecimento e com suas experiências relacionadas à criação, troca e retenção de conhecimento. Foram feitas entrevistas qualitativas com integ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Angeloni, Maria Terezinha, Rafael Zimmermann Homma, Luiz Afonso Pereira Athayde Filho, and Aldo Cosentino. "THE IMPORTANCE OF COMMUNICATION IN THE TRANSFER OF KNOWLEDGE AND IN THE CREATION OF A SHARED VISION - A CASE STUDY." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 9, no. 3 (2016): 182. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v9e32016182-198.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo apresentar o Plano de Comunicação, que visa a apoiar a transferência de conhecimento e a criação de uma visão compartilhada entre os integrantes de um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento. O referencial teórico baseia-se nas áreas da Gestão de Projetos, Gestão do Conhecimento e Comunicação Organizacional. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa experimental, intraprojeto e interorganizacional. Os resultados ainda não são efetivos em razão do pouco tempo de implantação do projeto; contudo, com base nas ações já implantadas, pode-se inferir que a Comunica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moutinho, José da Assunção, and Roque Rabechini Junior. "Aderência entre gestão de projetos e o sistema de gestão de convênios e contratos de repasse (SICONV)." Sistemas & Gestão 12, no. 1 (2017): 83–97. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n1.1179.

Full text
Abstract:
Destaques- Análise do modelo de gestão do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV).- Relação estabelecida entre as fases de um convênio, gerido por intermédio do SICONV, e os grupos de processos definidos pelo Project Management Institute (PMI).- O modelo de gestão adotado possui diferentes intensidades de aderência às práticas de gestão de projetos, a depender da área do conhecimento analisada e da fase do ciclo de vida do SICONV.ObjetivoEstudar a aderência entre as práticas de gestão de projetos preconizadas pelo PMI e o SICONV. Mesmo com os esforços do PMI na elaboraçã
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Shinoda, Ana Carolina Messias, Antonio Cesar Amaru Maximiano, and Roberto Sbragia. "Gestão do Conhecimento em Organizações Orientadas para Projetos." Revista de Gestão e Projetos 06, no. 01 (2015): 95–110. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v6i1.111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Marques, Demis, Patricia De Sá Freire, Antonio Venicius Dos Santos, and Amir Mattar Valente. "Gestão do conhecimento na documentação de projetos: um método para aperfeiçoar os esforços e a aprendizagem coletiva." Sistemas & Gestão 12, no. 4 (2017): 436–46. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n4.1148.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo propor um método de Gestão do Conhecimento em documentos de projeto para adquirir e integrar dados, informações e conhecimento. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e propositiva realizada em documentos de diferentes projetos administrados pelo Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. O método abrange 22 fases e três portões para a análise da continuidade do processo de construção da base. Os resultados contribuem para a reutilização dos conhecimentos dos projetos através do entrelaçamento de dados, inf
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Nadae, Jeniffer De, and Marly Monteiro Carvalho. "Communication Management and Knowledge Management in complex projects: a literature review." Revista de Gestão e Projetos 10, no. 1 (2019): 19–36. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v10i1.10910.

Full text
Abstract:
A complexidade dos projetos pode intensificar o papel da comunicação e do conhecimento da equipe, devido à maior necessidade de coordenação e tomada de decisão. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar publicações sobre comunicação e conhecimento em projetos complexos, através de uma revisão sistemática da literatura e bibliometria. Para a revisão sistemática da literatura, buscou-se artigos utilizando os termos “comunicação * e complexo * e projeto * e conhecimento” nas bases de dados Scopus e Web of Science, permitindo analisar os principais autores sobre o tema, tendências de pesquisa e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Rautenberg, Sandro, Andrea Valéria Steil, and José Leomar Todesco. "Modelo de conhecimento para mapeamento de instrumentos da gestão do conhecimento e de agentes computacionais da engenharia do conhecimento." Perspectivas em Ciência da Informação 16, no. 3 (2011): 26–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362011000300003.

Full text
Abstract:
Este artigo, tem como base uma visão interdisciplinar da práxis das áreas de Engenharia do Conhecimento e de Gestão do Conhecimento nos processos de criação, organização, formalização, compartilhamento, aplicação e refinamento de conhecimento. Uma análise da literatura dessas áreas revelou um desconhecimento dos construtos utilizados em pesquisas e desenvolvimentos interdisciplinares e a necessidade de um modelo para a convergência de construtos inerentes. Discute-se um modelo de conhecimento, para mapear a utilização de Agentes Computacionais da Engenharia do Conhecimento em Instrumentos da G
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Gomes, Marcus Brauer, Amanda Borges de Oliveira Pazeto, Leonel Estevao Finkelsteinas Tractenberg, and Luiz Pereira Pinheiro Junior. "GESTÃO DE STAKEHOLDERS (GS) NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP): CASOS MÚLTIPLOS SOB A LUZ DO PMBOK." South American Development Society Journal 3, no. 07 (2017): 158. http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v3i7p158-173.

Full text
Abstract:
No ano de 2013, o Project Management Institute (PMI) promoveu a inclusão de uma nova área de conhecimento destinada ao gerenciamento das partes interessadas ou stakeholders no Um Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK). Com isso, levantam-se questões sobre a importância desse tema e se existe a necessidade de trabalhar corretamente com os stakeholders para que o projeto seja eficaz e efetivo. O objetivo desta pesquisa foi analisar a importância da gestão das partes interessadas no gerenciamento de projetos. Buscou-se relacionar a gestão dos stakeholders com as principais falh
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Spiazzi dos Santos, Guilherme, Adriana Carvalho Pinto Vieira, Ricardo Pieri, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, Thiago R. Fabris, and Volmar Madeira. "ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ENTRE EXTENSIONISTAS E EMPRESAS INCUBADAS: ESTUDO DE CASO DA INCUBADORA DA UNESC." Revista de Extensão 1, no. 1 (2016): 90. http://dx.doi.org/10.18616/re.v1i1.2421.

Full text
Abstract:
<p>O conhecimento apresenta grande relevância para a competitividade empresarial nos dias atuais e o seu gerenciamento propicia a fluidez de informação entre colaboradores e organização. Neste sentido, a manutenção do conhecimento se refere à identificação, classificação em categorias, armazenamento, beneficiamento, disseminação e uso. O presente estudo tem por objetivo analisar a influência da gestão do conhecimento nos trabalhos de três empresas de ramos distintos incubadas na Itec.in decorrente de um projeto de extensão na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Por meio de reuniões
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Campos, Luiza Hermeto Coutinho. "Gestão de Custos em Projetos da Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais." Revista de Gestão e Projetos 5, no. 3 (2014): 105–18. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v5i3.242.

Full text
Abstract:
Este artigo dispõe sobre o gerenciamento de projetos no âmbito da Administração Pública, tendo em vista a escassez de material científico acerca desta metodologia gerencial sob a perspectiva não privada. Assim, o cerne do trabalho é o programa governamental Choque de Gestão, que trouxe a Gestão de Projetos ao Estado de Minas Gerais, no qual foram estabelecidas rotinas de monitoramento e instrumentos para gestão, baseados na Metodologia Estruturada de Planejamento e Controle de Projetos (MEPCP) para diversas áreas de conhecimento delimitadas pelo Project Management Body of Knowledge (PMBOK). In
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Souza, Fernando Henrique, Fabricio Ziviani, and Flávia Monique Fernandes Goulart. "Interseção entre a Gestão do Conhecimento e a Cultura Organizacional: Um Estudo sobre a Percepção dos Gerentes de Projetos." Revista de Gestão e Projetos 5, no. 2 (2014): 51–67. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v5i2.201.

Full text
Abstract:
A cultura organizacional e a gestão do conhecimento continuam sendo temas relevantes de estudo dentro da teoria das organizações, e na área de gerenciamento de projetos. Eles podem ter uma importante influência na capacidade de um projeto atingir os seus objetivos, na velocidade com que se adaptem às inovações do mercado e no processo decisório. A cultura e o conhecimento são fatores ambientais da empresa que tem papel significante no comportamento das organizações, os gerentes de projetos devem compreender os diferentes tipos de conhecimentos e culturas organizacionais que podem afetar seus p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

CARVALHO, SIMONE. "GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA." Revista Territórios 03, no. 07 (2021): 389–97. http://dx.doi.org/10.53782/256.

Full text
Abstract:
A Gestão Educacional Democrática torna-se uma problemática no âmbito escolar pela falta de conhecimento diante do que é democracia e qual a sua finalidade para a escola. Sendo assim, é necessário que se conheça não apenas a palavra gestão democrática, é preciso conhecer o sentido real dessa nomenclatura para que possa surtir efeito diante da tomada de decisões por parte do gestor. É evidente que essa nova forma de governo surgiu na década de 80, no Brasil, como uma alternativa da comunidade escolar participar ativamente da construção do projeto político pedagógico, projeto este que precisa ser
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Mendes do Nascimento, Loide Sulamita, and Mayra Taiza Sulzbach. "A AUTONOMIA DO SUJEITO A PARTIR DA FORMAÇÃOUNIVERSITÁRIA: O CASO DO CURSO DE GESTÃO E EMPREENDEDORISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – SETOR LITORAL." Divers@! 13, no. 1 (2020): 3. http://dx.doi.org/10.5380/diver.v13i1.70145.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo aborda a autonomia do sujeito, a partir de Paulo Freire (1997), que se constitui a proposta formativa do Curso de Gestão e Empreendedorismo, da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como documental explicativa e aplicada com abordagem predominantemente qualitativa, a partir do levantamento e análise dos documentos que deram origem ao Setor e ao Curso, considerando os Projetos Políticos Pedagógicos destes. A autonomia do sujeito, como método, foi identificada na metodologia apresentada pelo Projeto Político Pedagógico do Seto
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Russo, Rosária de Fátima Segger Macri, and Roberto Sbragia. "Incerteza Imprevisível em Projetos Inovadores: Criando Sentido com a Gestão de Projetos." Revista de Gestão e Projetos 5, no. 2 (2014): 24–39. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v5i2.204.

Full text
Abstract:
Quanto maior for o nível de inovação de um projeto, maior a probabilidade de ele conter incerteza imprevisível (unknown unknowns), que deveria ser compreendida pela gestão de riscos. Esse tipo de incerteza pode ser identificadO por sinais precoces de mudanças no ambiente e entendida por meio da criação de sentido (sensemaking). Assim, o objetivo deste artigo é entender como a gestão de projetos cria sentido para as incertezas imprevisíveis em projetos inovadores e se essas práticas são eficientes. Em temos empíricos, foi realizada uma pesquisa de campo que selecionou 16 projetos, totalizando 3
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Lourenço, Gisele Caroline Urbano, Mariana Oliveira, Steffi Aline Stark Becker, and Nelson Tenório. "Uma proposta de métricas para produtos do conhecimento em organizações da indústria de software." Revista Tecnologia e Sociedade 16, no. 42 (2020): 243. http://dx.doi.org/10.3895/rts.v16n42.10041.

Full text
Abstract:
Na indústria de software é abundante a produção de conhecimento ao longo de um projeto. Desse modo, essa indústria explicita e armazena o conteúdo desses projetos em produtos do conhecimento, como, vídeos, poadcasts e imagens. Nesse cenário, a Gestão do conhecimento (GC) torna-se um apoio para estruturar os produtos do conhecimento. No entanto, tais produtos do conhecimento necessitam de medidas, métricas e indicadores para verificar a importância para a organização. Portanto, o objetivo desta pesquisa é propor métricas para produtos do conhecimento em organizações da indústria de software que
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Cornélio, Neiva Aparecida Gasparetto, Aline França de Abreu, and Eliete de Oliveira Costa. "Espaço interativo: modelo de relação universidade-empresa baseada em comunidades de prática." Ciência da Informação 39, no. 1 (2010): 09–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652010000100001.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a síntese de um projeto de pesquisa do Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) cujo objetivo foi desenvolver um modelo de relação entre universidades e empresas por meio de um ambiente presencial e virtual que promova a difusão da ciência, tecnologia e inovação, baseado no compartilhamento do conhecimento entre membros de uma comunidade de prática. O modelo estimula a construção do conhecimento a partir das tecnologias da Web 2.0, visando a promover o processo de transferência do conhecimento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Preto, Seila Cibele Sitta, and Cleuza Ribas Bittencourt Fornasier. "Processo criativo, projetual e científico pela gestão do conhecimento: origem familiar para procura do eu." Revista de Ensino em Artes, Moda e Design 4, no. 1 (2020): 108–30. http://dx.doi.org/10.5965/25944630412020108.

Full text
Abstract:
Este artigo dissemina alguns resultados do Projeto Integrador, denominado: “A origem familiar e a procura do Eu”, da primeira série do curso de graduação em Design de Moda, e seu sistema de gestão que está sendo aprimorado desde 2010. Os articulistas utilizam do método dedutivo, com abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva na formulação do sistema de gestão e nos estudos de caso de natureza interpretativa, para averiguar os resultados da aplicação do Sistema de Desenvolvimento de Projetos pela Gestão do Conhecimento do processo cognitivo, criativo, projetual e método científ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Campos, Aline De, Guilherme Bertoni Machado, Gregório Jean Varvakis Rados, and José Leomar Todesco. "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA PARA COMPARTILHAMENTO E CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE." Revista Competência 9, no. 2 (2016): 17. http://dx.doi.org/10.24936/2177-4986.v9n2.2016.405.

Full text
Abstract:
Este artigo consiste em apresentar a adequação da Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learnig - PBL) para a criação e compartilhamento do conhecimento, entendido como o conjunto de saberes, habilidades e competências, em uma disciplina do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac Porto Alegre. A utilização da PBL serve como facilitadora para que alunos possam, conforme a ementa da disciplina denominada Projeto de Desenvolvimento, simular uma experiência de participação em um projeto de desenvolvimento de software. Sendo assim, todos os
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pinheiro, Ivan Antonio, Luciano José Martins Vieira, and Paulo Cesar Delayti Motta. "Construindo pontes entre saberes: da literatura à gestão." Organizações & Sociedade 17, no. 55 (2010): 641–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302010000400004.

Full text
Abstract:
Em que pesem as diferenças que os singularizam, os domínios da Literatura e da Gestão apresentam áreas em comum, possibilitando que a partir de uma, no caso a Literatura, se estude e amplie o conhecimento sobre a outra, a Administração. O presente artigo tem como objetivos realçar algumas das contribuições do mundo das artes para os estudos organizacionais e relatar e compartilhar com a comunidade acadêmica a experiência vivida, bem como tecer considerações críticas sobre o Projeto Literatura & Gestão. O Projeto pretende, através da leitura e análise de textos selecionados, não ser tão som
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

MENDROT, ANTONIO RICARDO, EDSON APARECIDA DE ARAUJO QUERIDO OLIVEIRA, MARCELA BARBOSA DE MORAES, and RITA DE CÁSSIA RIGOTTI VILELA MONTEIRO. "A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE GERÊNCIA DE PROJETOS E GESTÃO DE CONHECIMENTO PARA ESTIMULAR O SUCESSO EM PROJETOS DE INOVAÇÃO." Revista Alcance 24, no. 4(Out/Dez) (2018): 495. http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v24n4(out/dez).p495-512.

Full text
Abstract:
A fim de manter a competitividade no mercado por meio de renovações em suas estratégias e carteira de produtos/serviços, as empresas investem cada vez mais na inovação. Essa pode ser compreendida como a criação de valor sustentável por meio de uma mudança de paradigma organizacional. Este trabalho tem como objetivo apresentar um ensaio teórico acerca das ferramentas de gerenciamento de projetos como fator de estímulo para o sucesso dos resultados em processos de inovação radical e/ou incremental. Objetiva-se também abordar a gestão de conhecimento como uma técnica de fomento à identificação e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Watanuki, Hugo Martinelli, Jeniffer de Nadae, Marly Monteiro de Carvalho, and Renato de Oliveira Moraes. "Gestão de projetos internacionais: um estudo bibliométrico." Gestão & Produção 21, no. 3 (2014): 660–75. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x394.

Full text
Abstract:
A economia global, apoiada no avanço tecnológico, reformas políticas e interdependência econômica, proporcionou um ambiente de negócios que difere radicalmente dos cenários do passado. Esse novo contexto conduziu as empresas ao desenvolvimento e execução de projetos que ultrapassam suas fronteiras nacionais, tanto em termos de escopo, como em relação à composição das equipes de projeto. Todavia, os projetos internacionais geralmente implicam riscos e incertezas maiores que os projetos tradicionais, tornando a competência em gestão de projetos internacionais um elemento estratégico para as orga
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Oliveira, Murilo Alvarenga, Eduardo De Lima Pinto Carreiro, Humberto Reis dos Santos Souza, and João Amaro Da Silva Dias. "PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos." Revista de Gestão e Projetos 11, no. 3 (2020): 185–217. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v11i3.18216.

Full text
Abstract:
O relato técnico tem como objetivo explicar a trajetória do desenvolvimento um simulador educacional (PMS-Sim), para tanto, foi contextualizado o projeto e seus componentes: o programa educacional (PVGP), a vivência gerencial (Jogo de gestão de projetos) e o simulador (PMS-Sim) e os atores envolvidos no seu desenvolvimento e aplicação por um processo longitudinal (seis anos) de análise em ambientes e níveis acadêmico-profissionais distintos. Dessa forma, a abordagem orientadora para o desenvolvimento analítico da solução ocorreu em três estágios e com triangulação multimétodo. Os estágios fora
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Barbosa, Leandro César Mol, Rodrigo Baroni Carvalho, Ângela França Versiani, and Cristiane Drebes Pedron. "Gestão do Conhecimento em Organizações Baseadas em Projeto (OBPs): estudo de casos múltiplos." AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 10, no. 1 (2021): 50. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v10i1.77978.

Full text
Abstract:
Introdução: As Organizações Baseadas em Projetos (OBPs) possuem como principal característica a flexibilidade de atuação no mercado. Embora positiva, tal flexibilidade resulta em barreiras ligadas a questões intrínsecas dos projetos como a temporalidade, singularidade e seu grau de independência, dificultando a Gestão do Conhecimento (GC). Este artigo tem como objetivo analisar a influência das barreiras para a GC no ambiente das OBPs. Método: Utilizando-se de uma abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de casos múltiplos compreendendo três Empresas de Engenharia de Projetos Industriais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

De Moraes, Alan Tadeu, Luciano Ferreira Da Silva, Priscila Rezende Da Costa, Isabel Cristina Scafuto, and Paulo Sérgio Gonçalves Oliveira. "Identificação do Conhecimento como fase Antecedente dos Modelos de Gestão do Conhecimento." Revista Administração em Diálogo - RAD 23, no. 2 (2021): 7–26. http://dx.doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i2.47202.

Full text
Abstract:
Compreender como os conhecimentos são identificados para a Gestão de Conhecimento em gerenciamento de projetos a partir da aplicação de uma Revisão Sistemática de Literatura na base de dados Web of Science. Este artigo realiza a sistematização das abordagens propostas por outros estudos, assim como traz uma nova abordagem considerando a fase de identificação do conhecimento como fase antecedente aos modelos de GC já existentes. Este estudo possibilitará as organizações aperfeiçoarem seus processos de identificação de conhecimento. Deste modo, partindo da premissa de que o input para os modelos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Palma, Cléia Aparecida Pinheiro, Roberto Pereira Borges, and Carlos Henriques Barroqueiro. "Gestão do conhecimento e economia sustentável no projeto da biodiversidade da Serra do Mar." Research, Society and Development 9, no. 7 (2020): e459974214. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4214.

Full text
Abstract:
A Serra do Mar em Cubatão, São Paulo, é cortada por duas estradas de rodagem, Anchieta e Imigrantes, e uma ferrovia, ligando Jundiaí a Santos. À construção da ferrovia Santos-Jundiaí (1867) e Anchieta (1947) acarretou invasão da Serra do Mar e, assim, trazem, até os dias atuais, problemas graves à biodiversidade. O Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Cubatão desenvolveram o projeto de recuperação socioambiental da Serra do Mar que explicita retirada das pessoas dos bairros-Cota e reflorestamento da área. Em face a isso, o objetivo da pesquisa foi analisar a aplicação da
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Farias, Kalyne Vitorino de Oliveira, Leiliane Silva de Souza, Edjancley Teixeira de Lima, and Janaína von Söhsten Trigueiro. "Projeto de extensão “Bem Gestar”." Revista Em Extensão 18, no. 1 (2019): 165–75. http://dx.doi.org/10.14393/ree-v18n12019-46145.

Full text
Abstract:
Este relato de experiência apresenta os resultados de uma ação realizada em dezembro de 2017 no município de Cuité, na Paraíba, pelo projeto de extensão intitulado “Bem Gestar”, da Universidade Federal de Campina Grande. Teve por objetivo observar o conhecimento prévio das participantes do grupo Bem Gestar sobre o puerpério; incentivar o conhecimento dos processos que abrangem o ciclo gravídico-puerperal; estimular e fornecer orientações essenciais em relação aos hábitos saudáveis durante esse período; bem como propiciar momentos de orientação e compartilhamento de conhecimentos e experiências
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Silva, Chaelmica, and Maria Dalva Resende. "GESTÃO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM NA GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM / KNOWLEDGE MANAGEMENT AND LEARNING IN PROJECT MANAGEMENT KNOWLEDGE MANAGEMENT AND LEARNING." Brazilian Journal of Development 7, no. 3 (2021): 25816–34. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n3-336.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Coelho, Espartaco Madureira. "Gestão do conhecimento como sistema de gestão para o setor público." Revista do Serviço Público 55, no. 1-2 (2014): 89–115. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v55i1-2.247.

Full text
Abstract:
O conhecimento e a gestão do conhecimento têm sido focos de uma intensa discussão sobre como as organizações privadas podem obter vantagens competitivas e atingir elevados patamares de flexibilidade, produtividade e inovação, sem que, no entanto, esta disciplina seja devidamente debatida e/ou incorporada pelo setor público brasileiro. A partir da perspectiva dos autores de maior prestígio no assunto, este trabalho apresenta os principais conceitos e aspectos relacionados a este novo paradigma de gestão organizacional, de modo a identificar quais seriam os principais desafios para a implantação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Pessoa, Luisa Regina, Erica Kastrup, and Pedro Linger. "A translação do conhecimento no âmbito da cooperação internacional: a experiência da Fiocruz em incorporação de tecnologias em saúde no Haiti." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 23, no. 2 (2016): 509–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702016000200010.

Full text
Abstract:
Resumo Para examinar o debate sobre cooperação internacional Sul-Sul, realizou-se uma análise do curso de Gestão dos Recursos Físicos e Tecnológicos em Saúde no Haiti, parceria Fiocruz e ministérios da Saúde do Brasil e do Haiti, que teve como finalidade construir viabilidade para o funcionamento das unidades construídas pelo Brasil, contribuindo para a sustentabilidade do projeto de cooperação tripartite. O formato adotado pelo curso, de formulação de projetos de intervenção para superar problemas reais identificados pelos alunos, possibilitou a construção de oito pré-projetos de intervenção,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Juliani, Douglas Paulesky, Jordan Paulesky Juliani, Janine Da Silva Alves Bello, and João Artur De Souza. "Modelo para Construção de Base de Conhecimentos sobre Projetos Suportado por Ferramentas Colaborativas." Revista de Gestão e Projetos 3, no. 3 (2012): 277–90. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v3i3.128.

Full text
Abstract:
A utilização de ferramentas de colaboração para o gerenciamento de bases de conhecimento permite que as organizações possam armazenar e disseminar o conhecimento produzido nos projetos de maneira efetiva Aliar modernas soluções de tecnologia de informação a conceitos de gestão do conhecimento e gerenciamento de projetos, beneficiando com a manutenção e utilização da memória organizacional através da utilização de modelos especificados possibilitaa obtenção de vantagens competitivas.Este artigo tem por objetivo apresentar um modelo para a construção de uma base de conhecimentos, com basenas liç
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Volpato Chiapinoto, Fabiane, Simone Da Rosa Messina Gomez, and Elisiane Machado Lunardi. "ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E GESTÃO EDUCACIONAL." Atos de Pesquisa em Educação 15, no. 1 (2020): 120. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p120-142.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi construir o estado do conhecimento acerca das publicações científicas a partir dos descritores gestão escolar e avaliação em larga escala. Como metodologia utilizou-se a análise bibliométrica na base de dados SciELO no período de 2000 à 2017, dos foram analisados dez artigos de cada descritor. Os resultados apontam: a necessidade da gestão democrática; falta de capacitação para a inclusão; sobrecarga docente; o condicionamento da autonomia dos gestores pela lógica neoliberal; a aquisição dos sistemas de ensino privados pelas prefeituras; críticas às políticas de a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Nascimento, Fabiano Cézar Gomes, Thalmo De Paiva Coelho Jr., and Alessandra Fraga Dubke. "A Transferência de Conhecimento na Implantação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos." Revista de Gestão e Projetos 1, no. 2 (2011): 147–61. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v1i2.20.

Full text
Abstract:
A transferência de conhecimento na implantação de um escritório de gerenciamento de projetos (EGP) é muito preocupante, pois o mercado encontra-se cada vez mais competitivo e exigindo rapidez e assertividade nos projetos desenvolvidos nas organizações, contemplando menores prazos, custos e escassez de mão de obra qualificada e equipamentos para apoio ao projeto. A gestão do conhecimento organizacional na implantação de um EGP é fundamental para garantir um diferencial competitivo, juntamente ao comprometimento da alta administração, a qual subsidia esta implantação. O objetivo deste artigo é d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Damião, Devanildo, and Carlos Graça. "METODOLOGIA PARA CONTROLE DA AGREGAÇÃO TECNOLÓGICA DURANTE O PROCESSO DE INCUBAÇÃO. A EXPERIÊNCIA DA INCUBADORA TECNOLÓGICA AGENDE GUARULHOS, BRASIL - 2013." Review of Administration and Innovation - RAI 12, no. 1 (2015): 227. http://dx.doi.org/10.11606/rai.v12i1.100323.

Full text
Abstract:
O sucesso de empresas nascentes nos EUA em setores de alta intensidade tecnológica gerou transbordamentos que mostraram às economias emergentes ser possível acelerar o desenvolvimento a partir da construção local de tais ambientes propícios à inovação. Particularmente no Brasil, não obstante os avanços de transferência do conhecimento tecnológico produzido e materializado em tais ambientes, ainda estão latentes duas lacunas estruturais neste processo: i) ausência de modelos de gestão, que incorporem as variáveis de impacto no processo de gestão da incubadora; ii) instrumentos que permitam mens
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Melega Duarte de Oliveira, Ana Carolina, Antônio Carlos Pacagnella Júnior, Alessandro Lucas Silva, and Fernando Celso De Campos. "Análise da influência das práticas de gestão do conhecimento no sucesso de projetos do tipo EPC." Revista Produção Online 17, no. 1 (2017): 76. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v17i1.2364.

Full text
Abstract:
Os projetos de grandes obras no segmento infraestrutura, construção, plantas industriais, papel e celulose, energia, mineração e em petróleo e gás são denominados por Engineering, Procurement and Construction (EPC), que representam uma modalidade contratual crescente no mercado. Por se tratar de grandes projetos, as empresas EPCistas precisam periodicamente buscar novos métodos e conhecimentos em gerenciamento de projetos, para obter sucesso na entrega de seus empreendimentos. Neste viés, este artigo tem como objetivo compreender a influência de práticas de conhecimento (PGCs) na obtenção de s
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Vieira, FLÁVIA do Amaral, and Ciro de Souza Brito. "O Projeto gastronômico da Amazônia." Revista Brasileira de Sociologia do Direito 7, no. 1 (2020): 52–69. http://dx.doi.org/10.21910/rbsd.v7n1.2020.345.

Full text
Abstract:
A gestão do patrimônio histórico-cultural e os direitos humanos são a temática central deste artigo, que analisa o projeto de criação do Polo Gastronômico da Amazônia na cidade de Belém, apresentado pelo Governo do Estado do Pará em 2016. Ante o projeto, é destacada a ampla mobilização da sociedade em reação a irregularidades relacionadas à falta de transparência e acesso a informação, desmobilização de um museu que existia no local e a ausência de consulta prévia, livre e informada aos detentores de conhecimento tradicional atingidos direta e indiretamente pelo empreendimento. São apresentada
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Gaspar, M. A., F. A. C. Palácios, and S. A. Santos. "A Gestão do Conhecimento na Formulação do Projeto Político-Pedagógico em Cursos de Graduação." Revista de Administração da Unimep 8, no. 1 (2010): 1–15. http://dx.doi.org/10.15600/1679-5350/rau.v8n1p1-15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Ferroli, Paulo Cesar Machado, and Lisiane Ilha Librelotto. "Aplicação das ferramentas FEAP-SUS, FEM e ESA em modelo funcional de escala reduzida." Design e Tecnologia 2, no. 04 (2012): 24. http://dx.doi.org/10.23972/det2012iss04pp24-34.

Full text
Abstract:
Projetar requer criatividade, senso de gerenciamento, grande capacidade de síntese e conhecimentos gerais e específicos sobre a área de projeto. O profissional projetista precisa utilizar-se cada vez mais de metodologias e ferramentas de projeto de modo que possa englobar todos os fatores relevantes, priorizando os principais, sem negligenciar nenhum. Isso exige atitude multidisciplinar, envolvendo várias áreas do conhecimento e obrigando o projetista a possuir uma boa capacidade de gerenciamento das informações (gestão do design). A questão ambiental está inserida nesse contexto e sua eficaz
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Zocratto, Keli Bahia Felicíssimo, Tânia Assis Souza Lopes, Marcus Vinícius da Silva Costa, Sônia Maria Nunes Viana, and Mirela Castro Santos Camargos. "Projeto Gestão e Gentileza nos plantões noturnos de um hospital universitário: relato de experiência." Saúde em Debate 43, no. 121 (2019): 636–44. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201912127.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente estudo teve por objetivo descrever a experiência de implantação do Projeto de Extensão Gestão e Gentileza nos plantões noturnos de um hospital universitário, de janeiro a dezembro de 2017, explicitando a articulação entre o conhecimento teórico adquirido em diversas disciplinas do Curso de Gestão de Serviços de Saúde e a prática extensionista. O projeto, direcionado aos trabalhadores noturnos, buscou ressaltar a importância desses funcionários no ambiente hospitalar por meio de intervenções de gestão e gentileza em sete unidades do Hospital. A articulação entre teoria e práti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Nacif, Regina Coeli. "Construção de conhecimento à distância: a experiência do curso de gestão da inovação em medicamentos da biodiversidade." Revista Fitos 12, E (2018): 65. http://dx.doi.org/10.17648/2446-4775.2018.476.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o Curso de Especialização em Gestão de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade, na modalidade Educação a Distância (EAD), uma das realizações do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde - NGBS - no âmbito da Educação, no que se refere à qualificação de gestores da cadeia produtiva de medicamentos da biodiversidade (BRASIL, 2006) com a finalidade de instaurar o trabalho em rede, particularmente, das Redesfito e construir novos pilares para reconstrução das políticas ambientais e da inovação, contribuindo com vários outros setores da sociedade para mudanças de paradigm
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

MIRANDA, HELEN PARNES, THAMIRES MARX, and ANDRESSA GRAZIELE BRANDT. "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO: UMA PRÁTICA DE ENSINO E DE FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 2, no. 15 (2018): e7512. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2018.7512.

Full text
Abstract:
O presente texto é resultado da prática de ensino, realizada na disciplina de Estágio Supervisionado em Gestão, no curso de licenciatura em Pedagogia, do Instituto Federal Catarinense- Campus Camboriú. Delineou-se como objetivo analisar e descrever o projeto de intervenção do estágios em gestão realizado pela professora formadora com os licenciandos em uma escola da rede estadual de Santa Catarina. Apresenta-se como questão central: como o estágio curricular supervisionado em gestão, organiza seus espaços teóricos e práticos em interconexão com os contextos escolares. O referencial teórico con
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Silva, José Fernandes. "Um estudo do programa de consolidação das licenciaturas no contexto da formação inicial de professores de Matemática." Com a Palavra, o Professor 2, no. 1 (2017): 114–15. http://dx.doi.org/10.23864/cpp-v2-n1-190.

Full text
Abstract:
O propósito deste estudo foi investigar possíveis contribuições do Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência – do Instituto Federal de Minas Gerais/ campus São João Evangelista – IFMG/SJE no processo de construção de conhecimentos, competências e desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática e professores formadores. Para isso, foi empreendida uma pesquisa qualitativa envolvendo análise de documentos, de entrevistas semiestruturadas e de observações não participantes. Inicialmente foram realizadas análises documentais objetivando levantar as características d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Dornelas, Jairo Simião. "Dimensões conflitantes: entre o organizacional e o técnico na gestão do conhecimento." Cadernos EBAPE.BR 1, no. 2 (2003): 01–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512003000200006.

Full text
Abstract:
Este artigo busca identificar efeitos potenciais e concretos do uso de ferramentas afinadas com a tecnologia groupware numa pesquisa vinculada à gestão de conhecimento. A abordagem se insere num projeto mais amplo, que visa buscar um modelo de gestão de conhecimento para uma empresa brasileira de grande porte. O estudo se fundamenta no conceito de que a gestão do conhecimento é uma premissa administrativa que se vale da tecnologia da informação para ser concretizada com sucesso e trafega por um conflituoso universo: o do dilema entre o técnico e o organizacional. A partir dessa constatação -pa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Ferenhof, Helio Aisenberg, Fernando Antonio Forcellini, and Gregório Varvakis. "Lições Aprendidas: Agregando Valor ao Gerenciamento de Projetos." Revista de Gestão e Projetos 4, no. 3 (2013): 197–209. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v4i3.172.

Full text
Abstract:
O presente estudo visa abordar questões relacionadas ao processo de lições aprendidas em projetos, tendo como foco de análise a gestão do conhecimento. O ponto de partida constituiu da seguinte questão: Sob a ótica da gestão do conhecimento, o processo de gerar lições aprendidas pode agregar valor à gestão de projetos? A partir disso, iniciou-se a busca científica para responder esta indagação, por intermédio da busca sistemática de literatura. Assim, este estudo considerou 102 artigos publicados em revistas e journals científicos, que apresentam estudos empíricos em gestão de projetos, gestão
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Mussi, Clarissa Carneiro, Rafael Ávila Faraco, Maria Terezinha Angeloni, and Felipe Marcon Peres. "Rede social digital para transferência de conhecimento." Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 7, no. 4 (2013): 77. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v7i4.258.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de requisitos, funcionalidades e estratégias, a partir de pressupostos teóricos, para uma rede social digital projetada para apoiar a transferência de conhecimento para inovação entre empresas incubadas em polos tecnológicos. A base teórica está relacionada na gestão do conhecimento, na transferência de conhecimento e seus fatores motivadores, nas redes sociais e redes sociais digitais e nos canais de transferência de conhecimento que apoiam a inovação. A projeto de pesquisa realizado, cuja metodologia é inicialmente teórica, fornece
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Teixeira, Maria Gracinda Carvalho, and Eliane da Silva Bessa. "Estratégias para compatibilizar desenvolvimento econômico e gestão ambiental numa atividade produtiva local." Revista de Administração Contemporânea 13, spe (2009): 1–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552009000500002.

Full text
Abstract:
O trabalho aqui descrito analisa uma experiência de transferência de conhecimento tecnológico realizada na implantação de um projeto de pesquisa. Compara os princípios e motivações de práticas socioambientais adotadas por uma associação de pescadores artesanais e por organizações industriais, resgatando a relação paradoxal entre racionalidade instrumental e racionalidade de valor quanto à questão ambiental. A análise mostra que organizações industriais e associativas, convivendo no mesmo ambiente, compartilham diferentemente os efeitos das emissões de efluentes industriais que afetam localment
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!