Academic literature on the topic 'Gestão Escolar e Pedagógica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Gestão Escolar e Pedagógica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Gestão Escolar e Pedagógica"

1

Da Costa, Rosalia Vicente. "Gestão Democrática: função administrativa pedagógica e a atuação financeira dos gestores nas escolas de Sinop/MT-Brasil." Revista Internacional de apoyo a la inclusión, logopedia, sociedad y multiculturalidad 6, no. 1 (January 11, 2020): 1–11. http://dx.doi.org/10.17561/riai.v6.n1.01.

Full text
Abstract:
Este artigo buscou-se verificar a atuação quanto à função administrativa pedagógica e financeira dos gestores nas escolas de Sinop de Mato Grosso-Brasil. Por tanto, esta pesquisa verifica se a gestão escolar dos gestores em quanto às distintas funções administrativas, pedagógicas e financeiras, estão pautadas no princípio da gestão democrática. Efetivamente, buscamos compreender através das leituras bibliográficas, observações do campo empírico, documentos como Regimento Escolar, Projeto Político Pedagógico e Prestações de Contas específicas de cada escola. Como objetivo geral buscamos analisar se a gestão escolar dos gestores em quanto às distintas funções administrativas, pedagógica e financeira, estão pautadas no princípio da Gestão democrática. Também, investigamos se a prática da gestão administrativa dos gestores está pautada na gestão democrática. Esta pesquisa qualitativa tem carácter descritivo com desenho não experimental. Desenvolvemos esta pesquisa em duas escolas públicas estaduais, e contamos com uma amostra não probabilística intencional porque realizamos a pesquisa com 48 pessoas que integram à comunidade escolar sendo os gestores, coordenadores pedagógicos, professores, funcionários e alunos. Analisamos os dados coletados através dos questionários e documentação mantida nas escolas. Neste contexto, consideramos os aspectos particulares da gestão, e também, a gestão democrática e sua relação com a comunidade educativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Slengmann, Leila Ramos Pfeiffer, and Maria Aparecida da Silva Melo. "A DIMENSÃO PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DA GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DOS GESTORES DAS ESCOLAS DA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE CRICIUMA-SC." Revista Saberes Pedagógicos 4, no. 1 (March 3, 2020): 166. http://dx.doi.org/10.18616/rsp.v4i1.5741.

Full text
Abstract:
Resumo: A dimensão pedagógica constitui-se na área considerada a mais importante da gestão escolar, pois está diretamente relacionada com a atividade principal da escola que é promover a aprendizagem dos alunos e contribuir com sua formação. Essa relação com os processos pedagógicos faz com que a gestão escolar assuma a responsabilidade de contribuir com a formação integral dos sujeitos e sua inserção no meio social de modo construtivo. Foi partindo deste pressuposto que o presente trabalho de pesquisa foi realizado no contexto de três escolas da rede pública municipal da cidade de Criciúma, e tem como objetivo principal analisar a importância da dimensão pedagógica no âmbito da gestão escolar. A pesquisa foi realizada por meio de abordagens qualitativas e descritivas, através de entrevistas, com vistas a responder ao seguinte problema de pesquisa: qual a importância da dimensão pedagógica no âmbito da gestão escolar? A presente pesquisa constitui-se pesquisa de natureza básica, onde os aspectos abordados estão diretamente relacionados às expectativas dos gestores que atuam nas unidades escolares. A análise das entrevistas foi categorizada da seguinte maneira: Gestão escolar; Dimensão Pedagógica; Projeto Político Pedagógico. Assim, pode-se concluir após a análise do processo investigativo, o reconhecimento da importância da dimensão pedagógica no âmbito da gestão escolar para a consecução dos objetivos institucionais. No entanto, se faz necessário que o tempo destinado à gestão pedagógica seja maximizado, com vistas a promover a participação democrática na construção qualificada do processo de ensino aprendizagem.Palavras-Chave: Dimensão Pedagógica.Gestão Democrática.Projeto Politico Pedagógico.Gestão Escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barbosa, José Márcio Silva, and Rita Márcia Andrade Vaz de Mello. "Projeto Político-Pedagógico: transformações da prática pedagógica no discurso de gestores escolares." Revista de Educação PUC-Campinas 21, no. 1 (May 4, 2016): 31. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2957.

Full text
Abstract:
O presente trabalho busca compreender em que medida a reelaboração do Projeto Político-Pedagógico tem propiciado transformações da prática pedagógica no contexto da gestão escolar. Os dados foram coletados por meio de abordagem qualitativa e pesquisa-ação, com o propósito de discutir as temáticas com gestores cursistas, na Sala Ambiente Virtual, particularmente da disciplina Projeto Vivencial, que integra o conteúdo programático e formativo do curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão Escolar. Os resultados parecem ainda indicar que, apesar dos limites e muitos desafios encontrados nos fazeres pedagógicos, é possível que a interlocução entre teoria e prática em uma perspectiva de formação continuada voltada aos gestores escolares esteja sendo incorporada às práticas de gestão. Observou-se, em linhas gerais, que é por meio do Projeto Político-Pedagógico que a gestão escolar ganha sentido de sua existência e constitui o componente central nas práticas pedagógicas expressas nas concepções de gestores escolares que atuam na/sobre a escola.Palavras-chave: Formação profissional. Gestão escolar. Práticas pedagógicas. Projeto político-pedagógico. Projeto vivencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tezani, Thaís Cristina Rodrigues. "Gestão escolar: a prática pedagógica administrativa na política de educação inclusiva." Educação (UFSM) 1, no. 2 (October 5, 2010): 287–302. http://dx.doi.org/10.5902/198464442078.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os resultados de uma tese de doutorado que teve como tema a análise dos saberes que envolvem a prática pedagógica e administrativa cotidiana de gestores escolares que atuaram com a proposta de construção de um sistema municipal de educação inclusiva, enquanto política educacional. Seu objetivo foi acompanhar a trajetória da gestão escolar diante da proposta de educação inclusiva em três escolas do ensino fundamental de uma cidade de porte médio do interior do Estado de São Paulo. Realizou-se a coleta de dados na escola mais antiga, uma de idade intermediária e outra recém-inaugurada. As etapas do trabalho foram: 1) revisão de literatura sobre: a) pesquisa qualitativa do tipo etnográfico aplicada à educação; b) princípios de autonomia, planejamento, descentralização; c) formação do gestor escolar e d) relação entre gestão escolar e a escola inclusiva; 2) coleta de dados nas escolas; 3) descrição e categorização dos dados e 4) análise e interpretação dos resultados. Para o desenvolvimento da metodologia, foram utilizadas observações dos participantes, entrevistas semiestruturadas, análise dos documentos oficiais das escolas (internos e externos). Concluiu-se que há inexistência de projeto político-pedagógico construído coletivamente; dificuldade no desenvolvimento de ações coordenadas e adaptadas às realidades; problemas de relacionamento interpessoal; fosso entre a proposta política, o discurso e a prática pedagógica cotidiana. A gestão escolar é uma das responsáveis pela construção da escola inclusiva, mas, na realidade estudada, estava direcionada para questões administrativas em detrimento das pedagógicas. Palavras-chave: Política pública educacional; Gestão escolar; Etnografia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fernandes, Caroline Fenali, Cristiane Martins, Eliziane De Brittos, Felipe Fabri Silveira, and Ricardo Luiz de Bittencourt. "Concepções e práticas de PPP em escolas do Extremo Sul Catarinense." Revista Saberes Pedagógicos 2, no. 1 (December 8, 2017): 161. http://dx.doi.org/10.18616/rsp.v2i1.3721.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo evidenciar o projeto político pedagógico - PPP, na perspectiva do autor Vasconcellos (2000), e abordar as Tendências Pedagógicas, com base nos estudos de Libâneo (1990). Analisa-se a relação escola-aluno na formação do mesmo e da sociedade, bem como a importância da escolha da tendência pedagógica para o projeto político pedagógico da instituição escolar, na gestão e no processo ensino aprendizagem. Outra questão levantada no texto, a partir da pesquisa se refere à contribuição que a tendência pedagógica traz para a construção do PPP e consequentemente o conhecimento crítico do aluno, a partir da prática docente. A pesquisa teve caráter quantitativo e deu-se por meio de questionário com os gestores, coordenadores pedagógicos e orientadores das escolas de educação básica e privada de Criciúma e região. Assim, a partir de uma educação crítica e reflexiva, poderemos modificar o nosso meio e buscar a legitimidade dos direitos assegurados por leis que são exortadas em nosso país.PALAVRAS-CHAVES: PPP. Tendências Pedagógicas. Trabalho coletivo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moehlecke, Sabrina. "O coordenador pedagógico nos sistemas de ensino do Rio de Janeiro: uma nova aposta na gestão das escolas?" Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE 1, no. 1 (April 23, 2017): 223. http://dx.doi.org/10.21573/vol1n12017.67492.

Full text
Abstract:
Neste artigo, pretende-se identificar a complexidade dos desafios da gestão escolar nos sistemas de ensino do Rio de Janeiro e o lugar do coordenador pedagógico enquanto figura de mediação na gestão das escolas. Realiza-se uma revisão da literatura sobre coordenação pedagógica para identificar as principais questões em debate. Em seguida, são analisados os dados dos municípios e do Estado do Rio de Janeiro para dimensionar a complexidade da gestão escolar. Por fim, para mensurar a relevância do coordenador pedagógico, são levantados os editais de concurso público para a função. Dentre os resultados, observou-se um crescimento na demanda por coordenadores pedagógicos no Rio de Janeiro, com uma mudança em seu perfil e qualificação, indicando um fortalecimento de seu lugar na gestão escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moehlecke, Sabrina. "O coordenador pedagógico nos sistemas de ensino do Rio de Janeiro: uma nova aposta na gestão das escolas?" Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE 33, no. 1 (April 23, 2017): 223. http://dx.doi.org/10.21573/vol33n12017.67492.

Full text
Abstract:
Neste artigo, pretende-se identificar a complexidade dos desafios da gestão escolar nos sistemas de ensino do Rio de Janeiro e o lugar do coordenador pedagógico enquanto figura de mediação na gestão das escolas. Realiza-se uma revisão da literatura sobre coordenação pedagógica para identificar as principais questões em debate. Em seguida, são analisados os dados dos municípios e do Estado do Rio de Janeiro para dimensionar a complexidade da gestão escolar. Por fim, para mensurar a relevância do coordenador pedagógico, são levantados os editais de concurso público para a função. Dentre os resultados, observou-se um crescimento na demanda por coordenadores pedagógicos no Rio de Janeiro, com uma mudança em seu perfil e qualificação, indicando um fortalecimento de seu lugar na gestão escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Werle, Flávia Obino Corrêa, and Janaina Franciscato Audino. "Desafios na gestão escolar." Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE 31, no. 1 (September 30, 2015): 125. http://dx.doi.org/10.21573/vol31n12015.58921.

Full text
Abstract:
Este estudo discute a avaliação em larga escala da educação básica, os processos de regulação e debate processos de gestão realizados no interior da escola pública. Seu objetivo é compreender como a equipe diretiva de duas escolas da rede pública estadual de Porto Alegre, Brasil, se apropria dos resultados do Indíce de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e como lida com eles na gestão escolar. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo com coleta de dados através de um questionário estruturado. Apresenta os resultados do IDEB das duas escolas no período de 2009 e 2011. Na prática escolar a apropriação ocorre em três dimensões (pedagógica, administrativa e participativa) e promove diálogos em diferentes níveis: com a hierarquia do sistema educacional, com a comunidade externa à escola e, internamente, com os professores e demais membros da comunidade escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Tredezini, Adriana de Lanna Malta, and Jefferson Idelfonso Da Silva. "GESTÃO ESCOLAR E ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL: APROXIMAÇÃO E CONFRONTO." EDUCAÇÃO E FILOSOFIA 20, no. 39 (March 27, 2008): 163–85. http://dx.doi.org/10.14393/revedfil.v20n39a2006-418.

Full text
Abstract:
Estas reflexões pretendem analisar em que teorias se baseia a gestão administrativa no ensino superior, bem como confrontá-las com as teorias administrativas atuais, verificando se há articulação entre o universo administrativo e o universo pedagógico na escola e a partir daí tentar contribuir com uma nova alternativa para a gestão escolar. A estrutura organizacional burocrática da e scola tem se mostrado desarticulada do processo pedagógico e ineficiente nas questões administrativas, não contribuindo para a melhoria de qualidade nos aspectos pedagógicos. O caminho proposto para superar esse problema é buscar nas teorias organizacionais modernas as diretrizes para a gestão escolar, ainda que seja necessário afrontar o desafio de salvaguardar a especificidade pedagógica da escola e assumir sem preconceitos os fundamentos organizacionais das administrações atuais. Foram consideradas a Administração Participativa, a Administração Holística e, principalmente, a Administração Estratégica como possíveis formas de administração capazes de garantir a qualidade da educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Perrrude, Marleide Rodrigues da Silva, and Eliane Cleide da Silva Czernisz. "A POLÍTICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E A GESTÃO ESCOLAR: O QUE DIZEM OS DOCUMENT." Teoria e Prática da Educação 20, no. 3 (November 22, 2018): 15–30. http://dx.doi.org/10.4025/tpe.v20i3.45493.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a educação escolar indígena no Brasil. Parte do seguinte questionamento: como a reforma gerencial tem impactado a educação escolar indígena? Que direcionamento tem sido dado à política educativa para a organização da prática pedagógica? Como procedimento, foi realizado um estudo bibliográfico sobre a reforma do estado, gestão e educação escolar indígena, além de se proceder à análise documental, destacando os documentos que balizam a política educacional para os povos indígenas. Concluímos, pontuando que a educação escolar indígena, direcionada em meio às transformações políticas e pedagógicas influenciadas pelo neoliberalismo e pela administração gerencial, apesar dos problemas que tem trazido com a transferência de responsabilidades do poder público para as escolas, tem possibilitado maior abertura para a participação das comunidades indígenas na definição e encaminhamento do projeto pedagógico e no direcionamento das práticas pedagógicas, realizadas conforme a necessidade dos diferentes povos indígenas. Palavras-Chave: Reforma do Estado, Política Educacional, Educação Escolar Indígena, Gestão
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Gestão Escolar e Pedagógica"

1

Costa, Sandra Helena Reis da. "A gestão pedagógica do Macrocampo Acompanhamento Pedagógico do Programa Mais Educação: caminhos para o sucesso escolar." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2015. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3649.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2017-03-13T17:45:40Z No. of bitstreams: 1 sandrahelenareisdacosta.pdf: 1666637 bytes, checksum: f44c42c3ea53a02f654729c7ab8f50d0 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-03-13T19:34:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 sandrahelenareisdacosta.pdf: 1666637 bytes, checksum: f44c42c3ea53a02f654729c7ab8f50d0 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-13T19:34:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 sandrahelenareisdacosta.pdf: 1666637 bytes, checksum: f44c42c3ea53a02f654729c7ab8f50d0 (MD5) Previous issue date: 2015-12-18
A criação e a implantação do Programa Mais Educação (PME) introduziram nas escolas brasileiras a Educação Integral mediante a ampliação do tempo e do espaço escolar. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a implementação do PME, as dificuldades e as potencialidades da atuação do coordenador na Gestão Pedagógica do PME. Especificamente, o foco do presente trabalho recai sobre as ações do Macrocampo Acompanhamento Pedagógico em duas escolas de Parintins – AM. O trabalho se desenvolve por meio de uma pesquisa qualitativa. É realizado um levantamento dos dados das duas escolas selecionadas a respeito de implementação do PME. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados entrevista com o coordenador e grupos focais com professores e alunos. O diário de bordo também foi utilizado para registrar e separar as ações da pesquisadora, dado que essa é coordenadora do programa em uma das escolas selecionadas para a análise. O aporte teórico concentra-se na discussão acerca do fracasso e da aprendizagem escolar: Patto (1990), Forgiarini e Silva (2008); Hoffmann (2012); Antunes (2012), Luck (2009/2011//2012/2013) e Franco (2008) no que se refere à Gestão Pedagógica. Os resultados demonstraram que é preciso intensificar e valorizar o trabalho do coordenador do PME na Gestão Pedagógica. O objetivo é acompanhar e proporcionar a interação entre as atividades do PME e o ensino regular, garantir a efetividade das atividades do Macrocampo Acompanhamento Pedagógico e, consequentemente, contribuir para melhorar a implementação do programa. Para isso, propomos um Plano de Ação Educacional voltado para os monitores, coordenadores do PME, equipe gestora, coordenadoria e SEDUC/AM.
The creation and implementation of More Education Program (MEP) introduced in Brazilian schools Comprehensive Education by expanding the time and the school environment. In this context, this paper aims to analyze the implementation of MEP, the difficulties and potentials of the coordinator of activities in the Pedagogical Management of MEP. Specifically, the focus of this study relapsed about the actions of the Educational Monitoring Field in two schools in Parintins - AM. The work is developed through a qualitative research. A survey of data from the two selected schools on implementation of the MEP is performed. They were used as data collection instruments, the interview with the coordinator and focus groups with teachers and students. The logbook was also used to record and separate actions of the researcher, as this is the coordinator of the program in one of the schools selected for analysis. The theoretical support focuses on the discussion of failure and school learning Patto (1990), Forgiarini and Silva (2008); Hoffmann (2012); Antunes (2012) and Luck (2009/2011/2012/2013) and Franco (2008) on Educational Management and the role of managers and coordinators in this dimension of the School Management. The results showed that it is necessary to intensify and enhance the work of the MEP coordinator in Educational Management. The objective is to monitor and provide the interaction between the activities of the MEP and the regular education, to assure the effectiveness of the activities of Pedagogical Monitoring Field and hence to contribute to improve the implementation of the program. For this we propose an Educational Action Plan for the monitors, coordinator of MEP, management team, the coordinating body and SEDUC in Amazon.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tezani, Thaís Cristina Rodrigues. "Gestão escolar : a prática pedagógica administrativa na política de educação inclusiva." Universidade Federal de São Carlos, 2008. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2207.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:35:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2291.pdf: 1320697 bytes, checksum: d8c432fcc32a538bab05c9cb742a28c3 (MD5) Previous issue date: 2008-10-22
This thesis is addressing the analysis of knowledge involving the practice of teaching and administrative daily school administrators who work with the proposed construction of a municipal system of inclusive education, while public educational policy. There was a kind of ethnographic qualitative research applied to education, guided by the question: "What are the knowledge and who subsidize the administrative practice and teaching of school management before the construction of the inclusive school?". The specific objectives of the research were: track the trajectory of the school management before the draft inclusive education in three schools from elementary schools to midsize a city of the state of Sao Paulo, which has adopted as public policy the construction of a municipal system City of inclusive education. The schools selected were the oldest, an intermediate-old and a newly inaugurated; identify the theoretical and philosophical assumptions of administrative practice and teaching of daily school manager and his role in front of building inclusive school. As stages of work, include: 1) literature review of: a) the qualitative research Ethnographic type applied to education, b) principles of autonomy, planning, decentralization, c) training of school manager and d) relationship between school management and construction of inclusive school, 2) data collection in schools; 3)description and categorization of data collected and 4) analysis and interpretation of results. For the development of methodology, were used observations of the participants, semi-structured interviews, analysis of official documents from the school, pictures of physical space. It follows that there is a lack of political-educational project built collectively, difficulty in developing coordinated actions and adapted to the existing problems of interpersonal relationships; a huge gap between policy proposal, the political discourse preached and performed daily pedagogical practice. The school management is, yes, one responsible for building the inclusive school, but its practice is directed to administrative issues in the educational expense.
Esta tese tem como tema a análise dos saberes que envolvem a prática pedagógica e administrativa cotidiana de gestores escolares que atuam com a proposta de construção de um sistema municipal de educação inclusiva, enquanto política pública educacional. Realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico aplicada à educação, norteada pela questão: Quais são os saberes e fazeres que subsidiam a prática administrativa e pedagógica da gestão escolar diante da construção da escola inclusiva? . Os objetivos específicos da pesquisa foram: acompanhar a trajetória da gestão escolar diante da proposta de educação inclusiva em três escolas do ensino fundamental de uma cidade de porte médio do interior do Estado de São Paulo, que adotou como política pública municipal a construção de um sistema municipal de educação inclusiva. As escolas selecionadas foram a mais antiga, uma de idade intermediária e uma recém-inaugurada; identificar os pressupostos teóricos e filosóficos da prática administrativa e pedagógica cotidiana do gestor escolar e o seu papel diante da construção da escola inclusiva. Como etapas do trabalho, destacamos: 1) revisão de literatura sobre: a) pesquisa qualitativa do tipo etnográfico aplicada à educação; b) princípios de autonomia, planejamento, descentralização; c) formação do gestor escolar e d) relação entre gestão escolar e a construção da escola inclusiva; 2) coleta de dados nas escolas; 3) descrição e categorização dos dados levantados e 4) análise e interpretação dos resultados obtidos. Para o desenvolvimento da metodologia, foram utilizadas observações dos participantes, entrevistas semi-estruturadas, análise dos documentos oficiais das escolas, fotografias do espaço físico. Conclui-se que há inexistência de um projeto político-pedagógico construído coletivamente; dificuldade no desenvolvimento de ações coordenadas e adaptadas às realidades existentes; problemas de relacionamento interpessoal; um enorme fosso entre a proposta política, o discurso político pregado e a prática pedagógica cotidiana realizada. A gestão escolar é, sim, uma das responsáveis pela construção da escola inclusiva, mas sua prática está direcionada às questões administrativas em detrimentos as pedagógicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vergani, Flávia Melice. "Avaliação externa de rendimento escolar : um instrumento para a gestão pedagógica." reponame:Repositório Institucional da UCS, 2010. https://repositorio.ucs.br/handle/11338/505.

Full text
Abstract:
O presente estudo parte do entendimento de que a avaliação externa é um instrumento da gestão escolar que implica não só a conscientização dos envolvidos acerca dos resultados mas também a forma como a gestão escolar conduz o planejamento de ações pedagógicas utilizando esse instrumento como diagnóstico. Diante desse entendimento, este trabalho objetivou verificar as implicações da avaliação externa de rendimento escolar na gestão pedagógica em nível de escola. Apresentamos a experiência de implantação e implementação da avaliação externa do SAERS (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul) nas escolas municipais de Caxias do Sul. A análise descritiva consistiu em mostrar: como os diretores das unidades de ensino, aqui pesquisados, planejaram ações pedagógicas a partir do desempenho constatado em prova objetiva de Língua Portuguesa (Leitura) da 5ª série ou 6º ano no SAERS de 2005 e se essas repercutiram no desempenho da escola consoante avaliação do SAERS de 2007. Valemos-nos de alguns autores como Luckesi (1995 e 2001), Hoffmann (2001, 2007 e 2008), Vasconcellos (1994 e 2006), PCNs (1998) e Perrenoud (1999) para glosar a abordagem a partir do enfoque qualitativo da avaliação, mais precisamente no diagnóstico. Com vistas à consecução dos objetivos desta pesquisa, adotamos as seguintes decisões metodológicas: análise de documentos oficiais, como instrumentos e relatórios do SAERS; aplicação de um questionário a dez diretores das escolas municipais de Ensino Fundamental com melhor desempenho na prova de Língua Portuguesa no SAERS de 2005; e análise dos dados, comparando-os com os resultados dessa mesma amostra na prova de Língua Portuguesa de 2007. A investigação apontou para a corroboração da hipótese de que os resultados do SAERS não foram devidamente aproveitados pelos gestores das escolas para o planejamento, que promovessem efetivamente a melhoria da qualidade do desempenho dos alunos. Prova disso, é que do universo das escolas analisadas, 70% das escolas avaliadas satisfatoriamente em 2005, obtiveram desempenho abaixo do esperado, em 2007.
Submitted by Marcelo Teixeira (mvteixeira@ucs.br) on 2014-06-02T16:30:49Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Flavia Melice Vergani.pdf: 751003 bytes, checksum: 7ea27bccb765bdbaeda0d3a7f7d0acbf (MD5)
Made available in DSpace on 2014-06-02T16:30:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Flavia Melice Vergani.pdf: 751003 bytes, checksum: 7ea27bccb765bdbaeda0d3a7f7d0acbf (MD5)
The starting point for the current study considers external evaluation as a school management instrument that not only implies on the awareness of those involved in the process about the results, but also on how school managers conduct the planning of pedagogical actions using this instrument as a diagnosis. Based on that, the study intended to check what the implications of external evaluation on school performance were on the pedagogical management of the school. The paper presents the experience of implanting and implementing SAERS external evaluation (evaluation system for school performance in the state of Rio Grande do Sul) in the municipal schools in the city of Caxias do Sul. The descriptive analysis consisted in showing how school managers at the institutions subject of the research had planned the pedagogical actions considering data from the performance obtained in the Portuguese test (Reading) for the 5th or 6th grades in SAERS 2005, and if those actions had any repercussion on the performance of the school in the evaluation carried out during SAERS 2007. Authors such as Luckesi (1995 and 2001), Hoffmann (2001, 2007 and 2008), Vasconcellos (1994 and 2006), PCNs (1998) and Perrenoud (1999) are considered to interpret the approach under a qualitative focus of evaluation, more specifically as a diagnosis. Aiming at the objectives set for this research, the following methodological decisions were taken: analysis of official documents, such as SAERS instruments and reports; application of a questionnaire to 10 principals at municipal elementary schools which had some of the best performances evaluated in the Portuguese test for SAERS 2005; and the analysis of the data, comparing them to the result of the same schools in the Portuguese test for 2007. The investigation pointed to the corroboration of the hypothesis that the results obtained by SAERS were not put to their best use by schools managers for some planning that would effectively promote the improvement of students´ performance. Evidence of that is that from the universe of the schools that were evaluated, 70% of those that had been evaluated satisfactorily in 2005 had a lower performance (lower than expected) in 2007.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Schiessl, Marlina Oliveira. "Gestão da Educação Infantil e a coordenação pedagógica: diretrizes para a formação continuada do coordenador pedagógico." UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, 2017. https://rd.ufffs.edu.br:8443/handle/prefix/1821.

Full text
Abstract:
Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-19T11:27:42Z No. of bitstreams: 1 SCHIESSL.pdf: 1631133 bytes, checksum: 0a4f4c689e83ef18f2113271b2c1d974 (MD5)
Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-20T16:47:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHIESSL.pdf: 1631133 bytes, checksum: 0a4f4c689e83ef18f2113271b2c1d974 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-03-20T16:47:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHIESSL.pdf: 1631133 bytes, checksum: 0a4f4c689e83ef18f2113271b2c1d974 (MD5) Previous issue date: 2017-11-23
A temática central deste estudo é a formação continuada do coordenador pedagógico. Esta pesquisa ocorreu no município de Brusque/SC. A problematização é suscitada a partir de meus anseios (autora), sete anos coordenadora pedagógica no segmento da Educação Infantil, desta Rede Municipal. A gestão pedagógica dos Centros de Educação Infantil configura-se papel e responsabilidade do coordenador pedagógico, profissional que, juntamente com o diretor escolar, compõe a equipe gestora. Diversos são os estudos que apontam para os limites e desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico no exercício da sua função. A inexistência de uma política de formação continuada para o desenvolvimento profissional dos coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Brusque foi a causa propulsora deste estudo. Nesse sentido, a indagação que me move é: A partir da atuação dos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil da Rede Municipal de Brusque, o que se apresenta enquanto demandas formativas para a sua formação continuada? O objetivo geral que norteia esta pesquisa é compreender o papel da formação continuada para desenvolvimento profissional do coordenador pedagógico inserido na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos sujeitos, coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, por meio da técnica de grupo focal, revelaram os dados empíricos da pesquisa. Diante dos dados coletados apresenta-se enquanto resultado que as necessidades formativas dos coordenadores pedagógicos estão intimamente ligadas à falta de clareza da função. Tal fato implica uma atuação intuitiva e dificuldades para gerir os processos pedagógicos nos Centros de Educação Infantil. Apresenta-se também a urgente necessidade de uma política de formação continuada que possibilite ao coordenador pedagógico a constante ressignificação de seus saberes profissionais. Neste sentido, a partir dos resultados, apresento enquanto produto da pesquisa diretrizes para a formação continuada de coordenadores pedagógicos.
La temática central de este estudio es la formación continua del coordinador pedagógico. Esta investigación se llevó acabo en el municipio de Brusque/SC. La problemática surge a partir de mis anhelos(autora), siete años cumpliendo el rol de coordinadora en él área de la educación infantil, de la red municipal. La gestión pedagógica de los centros de educación infantil, el rol y la responsabilidad del coordinador pedagógico, profesional que conjuntamente con el director escolar, componen el equipo de acción. Diversos son los estudios que apuntan a límites y desafíos a cargo del coordinador pedagógico en el ejercicio de su función. La inexistencia de una política de formación continuada para el desenvolvimiento profesional de los coordinadores pedagógicos de la red municipal de Brusque, fue la causa que impulsó este estudio. En este sentido, la indagación que me mueve es: a partir de la actuación de los coordinadores pedagógicos de la Educación Infantil de la Red Municipal de Brusque, ¿qué se presenta como demandas formativas para su formación continuada? El objetivo general de esta investigación es comprender las necesidades formativas de los Coordinadores Pedagógicos y el papel de la formación continuada para el desarrollo de estos profesionales. Se trata de una investigación con un abordaje cualitativo, cuyos coordinadores pedagógicos de la educación infantil por medio de técnicas de grupos revelan los datos empíricos de la investigación. Frente a estos datos recolectados se presentan resultados donde la necesidad formativa de los coordinadores pedagógicos se ven afectados por la falta de información y especificación de sus funciones en el puesto de trabajo. La pesquisa presenta también que urge la necesidad de una política de formación continuada que posibilite al coordinador pedagógico la constante re-significación de sus saberes profesionales. En este sentido, a partir de los resultados, presento como producto de la investigación directrices para la formación continuada de coordinadores pedagógicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fernandes, Soênia Maria. "A expressão do pedagógico na gestão escolar da educação infantil." reponame:Repositório Institucional da UNESC, 2016. http://repositorio.unesc.net/handle/1/4885.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
O presente estudo buscou responder à seguinte questão: Como a ação pedagógica se revela no cotidiano da gestão de Centros de Educação Infantil Municipais (CEIMs) de Criciúma/SC? Para tal, perseguiu: a) identificar como o pedagógico se revela nos documentos oficiais que aludem às ações da equipe gestora dos CEIMs; b) identificar as ações básicas da equipe gestora na visão de seus representantes e na visão dos professores, com ênfase em aspectos pedagógicos; c) comparar o discurso presente em documentos oficiais com o discurso da equipe gestora e dos professores. Dessa forma, foram feitas: análise documental do Regimento Único das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Educação de Criciúma/SC (RU); análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos CEIMs que participaram desta pesquisa; entrevista semiestruturada com gestores e professores de três CEIMs. A análise dos dados se deu a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2004). Os dados obtidos permitiram identificar que o pedagógico não tem lugar expressivo nos documentos (RU e PPPs) e o protagonismo dos gestores dos CEIMs está centralizado em atividades de cunho administrativo (infraestrutura, burocrático, financeiro) em detrimento de atividades vinculadas diretamente ao processo de aprendizagem. O estudo oportunizou uma reflexão sobre o caráter pedagógico como importante elemento na gestão escolar para o alcance dos objetivos educacionais e sociopolíticos das instituições de Educação Infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Isailma, Barros Pereira Maria. "Implicações da atuação do gestor escolar na qualidade do processo educativo : o caso de uma escola municipal em Camaragibe." Universidade Federal de Pernambuco, 2010. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3942.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T17:17:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo201_1.pdf: 5147014 bytes, checksum: 803643aa4050ad337af832325481289b (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2010
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
A pesquisa aqui apresentada teve o objetivo de analisar as implicações da atuação do gestor escolar nas aprendizagens dos alunos, levando-se em conta os padrões de qualidade do sistema educacional, principalmente, a qualidade do processo educativo. Para tanto, foi realizado um estudo de caso numa escola pública do município de Camaragibe-PE, escolhida por seu destaque positivo nos índices das avaliações nacionais e locais. Levamos em consideração a compreensão do gestor e atores da escola sobre os princípios da gestão democrática e as ações organizacionais realizadas pelo gestor escolar na sua condução pedagógica. A análise toma como referências teóricas conceitos inerentes à democratização da escola pública no contexto do Brasil e sua interface com o neoliberalismo, articulando a discussão a partir do conceito de gestão escolar e com os elementos intrínsecos à gestão, como: autonomia, participação, burocracia, poder, liderança e aprendizagem, relacionando a discussão sobre a qualidade do ensino. Dentre os procedimentos adotados, utilizamos a vasta literatura a respeito do tema, a análise de documentos, bem como a análise dos dados obtidos através da aplicação de entrevistas com os segmentos da escola, além de observações diretas registradas em diário de campo. Dentre os resultados obtidos, confirmamos que a gestão escolar democrático-participativa autêntica influencia diretamente o processo de ensino e aprendizagem, constituindo-se como elemento fundamental no tocante ao desempenho pedagógico das unidades escolares
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Waldirene Rodrigues Silva e. "O conselho de classe como instrumento de gestão pedagógica e de planejamento do trabalho escolar." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2017. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6746.

Full text
Abstract:
Submitted by Geandra Rodrigues (geandrar@gmail.com) on 2018-05-02T15:29:25Z No. of bitstreams: 1 waldirenerodriguessilvaesilva.pdf: 1076651 bytes, checksum: 58948f31f70c8b0401254813a545e4db (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2018-05-09T11:48:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 waldirenerodriguessilvaesilva.pdf: 1076651 bytes, checksum: 58948f31f70c8b0401254813a545e4db (MD5)
Made available in DSpace on 2018-05-09T11:48:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 waldirenerodriguessilvaesilva.pdf: 1076651 bytes, checksum: 58948f31f70c8b0401254813a545e4db (MD5) Previous issue date: 2017-12-06
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A partir do caso de gestão estudado, buscamos discutir mecanismos de gestão pedagógica a partir da sistematização de informações sobre o trabalho escolar, construídas nas reuniões de conselho de classe, realizadas no contexto da Escola Campestre, no município de Ouro Preto, Minas Gerais. Os objetivos definidos para este estudo abarcam: i) a construção de mecanismos para a efetivação da gestão pedagógica da escola por meio de informações produzidas nos conselhos de classe que ocorrem ao final de cada bimestre e do ano letivo; ii) a compreensão do processo de funcionamento dos conselhos de classe que ocorrem na escola; iii) a identificação dos fatores que impedem ou dificultam que as propostas construídas nos conselhos de classe se materializem em ações de planejamento ou replanejamento das ações pedagógicas. A questão que norteou toda a descrição do caso e o desenvolvimento da pesquisa é a seguinte: que medidas podem ser adotadas pela equipe gestora da Escola Campestre para que os conselhos de classe se tornem efetivamente espaços de diagnóstico e monitoramento da aprendizagem dos alunos, e como usar os dados e evidências produzidos nos conselhos para subsidiar a gestão pedagógica da escola? Propomos a coleta de informações a partir de instrumentos de intervenção utilizados antes e durante os conselhos de classe, com a finalidade de buscar elementos gerados nos conselhos que dão subsídios a uma proposta de ações de monitoramento e avaliação do trabalho escolar, que resulte em um processo de ensino-aprendizagem satisfatório para todos os alunos. A análise dos dados obtidos por meio dos instrumentos de intervenção que foram usados nos conselhos de classe do 1º bimestre mostrou que a equipe escolar precisa se apropriar melhor das informações sobre o trabalho realizado para planejar sua prática pedagógica. Os resultados da pesquisa, aliados aos referenciais teóricos que discutiram os conselhos de classe como instância de avaliação e monitoramento do trabalho escolar, bem como a ação dos docentes como gestores do processo de aprendizagem dos alunos, serviram de base para a elaboração do Plano de Ação Educacional (PAE), que é constituído de três seções: formação continuada e em serviço para a equipe escolar; criação de um grupo de estudos e de planejamentos; organização dos registros dos conselhos de classe realizados na escola. Estas ações foram planejadas no sentido de dinamizar os conselhos de classe como espaços coletivos de diagnóstico e de planejamento do trabalho escolar.
The present work was developed under the Professional Master in Management and Evaluation on Public Education (PPGP) from the Center for Public Policies and Evaluation on Education offered by the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case studied aims to discuss pedagogical management mechanisms based on the information systematization about school work constructed in the class council meetings held in the context of Campestre School in the city of Ouro Preto, located in the state of Minas Gerais / Brazil. This study includes: i) the mechanisms building for the pedagogical management effectiveness through information produced in class councils meetings which occur at the end of each bimester and at the end of the school year; ii) the process understanding of the class councils functioning that happen in the researched school; iii) identify the factors which prevent or hinder that the proposals built in class councils meetings materialize themselves in actions of pedagogical actions planning or re-planning. The question that guides the case study and the development of the research is the following: what measures can be adopted by the Campestre School management team so that class councils can effectively become spaces for the diagnosis and monitoring of student learning, and how to use the data and evidence produced in the councils to subsidize the pedagogical management in school? So, it was proposed to collect the information from intervention instruments used before and during the class councils with the purpose of looking for elements generated by the councils that will give subsidies to propose actions of monitoring and evaluation of the school work that result in a satisfactory teaching and learning process for all students. The results of this research, together with theoretical references which discuss the class councils as instance of school work evaluation and monitoring, as well as the teachers’ action as managers of the students learning process, served as basis for the Educational Action Plan (PAE) elaboration. Thos plan consists of three sections: continuing education and in-service training for school staff; creation of a study and planning group; organization on class councils records. These actions were planned in order to stimulate the class councils as collective spaces for the school work diagnosis and planning.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Formiga, Maria das Graças Freire. "O ADMINISTRATIVO E O PEDAGÓGICO NA GESTÃO ESCOLAR." Universidade Metodista de São Paulo, 2007. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1071.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-03T16:15:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria das Gracas Freire Formiga.pdf: 2554578 bytes, checksum: 78edc5d90efa8d879d619ddcf6af2167 (MD5) Previous issue date: 2007-03-13
This study is about the relation between the administrative and the pedagogic in the administration of the school, centered in the principal figure. It has as its main target to contribute with the reflection about this relation, using theoretic perspectives considered relevant and its discussions with professionals of the practice. The tasks which were dedicated to this theme relate that the school administration in Brazil is marked for distant and fragmented practices between the administrative and pedagogic dimensions, a dilemma that has the principal as a central character. They also show that this relation is a subject which needs reflections, debates and complementary analyzes. The research was developed through two main movements. The first involved a theoretic- bibliographic revision that ended into a selection of three theoretic perspectives which seemed to us, more relevant to the theme : i) the functional conflict (Saes & Alves), ii) from the inter-connection for the school administration (Medeiros) and iii) from the multi-referential vision (Barbosa). The second movement involved the search for inter-locution of these theoretic perspectives with the experience of two principals and two supervisors of education which work in the Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. The results confirm the pertinence of the three theoretic contributions to the analyze and the relation between the administrative and the pedagogic in the school and its administration, although there has been some difficulties by the professionals of the practice in order to learn the pedagogic in the conception of the selected authors. It has been evidenced the pertinence of the conception and the understanding of the administrative and pedagogic dimensions under the perspective of relation .(AU)
Este estudo se dedica à relação entre o administrativo e o pedagógico na gestão da escola, centrada na figura do diretor escolar. Ele tem por objetivo principal contribuir para a reflexão acerca desta relação, utilizando-se de perspectivas teóricas consideradas relevantes e de sua discussão com profissionais da prática. Os trabalhos dedicados ao tema retratam que a gestão escolar, no Brasil, é marcada por práticas distantes e fragmentadas entre as dimensões administrativa e pedagógica, um dilema que tem o diretor escolar como personagem central; eles mostram, também, que esta relação é um assunto que carece de reflexões, debates e análises complementares. A pesquisa se desenvolveu através de dois movimentos principais. O primeiro deles compreendeu uma revisão teórico-bibliográfica que culminou com a seleção de três perspectivas teóricas que nos pareceram mais relevantes para o tema: i) do conflito funcional (Saes & Alves), ii) da interconexão para a gestão escolar (Medeiros) e iii) do olhar multirreferencial (Barbosa). O segundo movimento envolveu a busca de interlocução destas perspectivas teóricas com a vivência de dois diretores escolares e dois supervisores de ensino que atuam na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Os resultados confirmam a pertinência das três contribuições teóricas para a análise e encaminhamento da relação entre o administrativo e o pedagógico na escola e sua gestão, embora tenha havido certa dificuldade dos profissionais da prática em apreender o pedagógico na concepção dos autores selecionados. Evidenciou-se, igualmente, a pertinência da concepção e do entendimento das dimensões administrativas e pedagógicas sob a perspectiva da relação.(AU)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mendes, Carolina Soares. "Como os modelos de escolha de diretores incidem na gestão escolar?" reponame:Repositório Institucional da UnB, 2012. http://repositorio.unb.br/handle/10482/11109.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2012-09-05T13:13:47Z No. of bitstreams: 1 2012_CarolinaSoaresMendes.pdf: 1694304 bytes, checksum: 7b922df3f8570486748902ee8f6b55ba (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2012-09-05T14:45:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_CarolinaSoaresMendes.pdf: 1694304 bytes, checksum: 7b922df3f8570486748902ee8f6b55ba (MD5)
Made available in DSpace on 2012-09-05T14:45:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_CarolinaSoaresMendes.pdf: 1694304 bytes, checksum: 7b922df3f8570486748902ee8f6b55ba (MD5)
Este estudo analisa a gestão escolar do ensino médio público do Distrito Federal entre 1995 e 2010, desenvolvida a partir da promulgação de três dispositivos legais: lei distrital 957/95, lei distrital 247/99 e lei distrital 4036/07. Assim, a pesquisa buscou compreender como o modelo de escolha de diretor imprimido por cada legislação incidiu sobre o conselho escolar e suas atribuições, a construção do projeto político pedagógico e a descentralização administrativa e financeira. Para tanto, delineou-se trabalho empírico de natureza histórica, fundamentado nas categorias da contradição e da regulação. O campo empírico foi composto pelas 66 escolas Diretoria Regional de Ensino da Região Administrativa de Taguatinga-DF, com especial foco em seus nove centros de ensino médio, em cujo contexto realizou-se um diagnóstico inicial – mediante a aplicação de questionários abertos a diretores das 66 escolas –, e aprofundamento de aspectos ali identificados – por meio da realização posterior de entrevistas semi-estruturadas com onze diretores que estiveram à frente dos centros de ensino médio entre 1995 e 2010. A análise aponta para o reestabelecimento da configuração autoritária, neopatrimonial e hierárquica enraizada no contexto escolar, bem como para a estabilização do modelo neoliberal na gestão escolar das escolas do Distrito Federal, em oposição às experiências democráticas vivenciadas desde a transferência e inauguração da nova capital. Neste cenário, verifica-se o paulatino esvaziamento do conselho escolar enquanto espaço de conflitos, em contraposição aos anseios dos dirigentes por participação ativa da comunidade escolar. Similarmente, observa-se o esvaziamento do projeto político pedagógico de sua característica política, tornando-se um mosaico de projetos menores e independentes. No que que se refere à descentralização administrativa e financeira verificou-se que ela se configurou como meio de desconcentração de responsabilidades e tarefas, sem transferência de poder, em cujo contexto ganha relevância o papel fiscalizador da comunidade e do conselho escolar. Desta maneira, os dados permitem afirmar que o espaço da escola encontra-se destituído de poder decisório e os diretores em exercício têm se tornado cada vem mais gerentes e menos dirigentes, configuração esta que, por sua vez, demanda o uso de estratégias alternativas por parte dos sujeitos da escola no estabelecimento de suas reivindicações e lutas. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study analyses the school management for secondary education in Distrito Federal between 1995 and 2010, developed from the promulgation of three legal instruments: district law 957/95, district law 247/99 and district law 4036/07. Therefore, the research aimed at understanding how the model for choosing principals expressed by each legislation reflected on the school council and its attributions, the construction of the political pedagogical project and the administrative and financial decentralization. An empirical research of historical nature was designed, based on the categories of contradiction and regulation. Thus, the empirical field was composed of the 66 schools which compose the Teaching Regional Administration of Taguatinga-DF Administrative Area, with special focus on its nine secondary schools, in which context was made an initial diagnosis – through the application of open questionnaires to the principals of the 66 schools –, and deepening of aspects identified – through the following semi structured interviews done with eleven principals who managed secondary schools between 1995 and 2010. The analysis points to the re-establishment of the authoritarian, neopatrimonialist and hierarchical configuration rooted in the context of schools, as well as the stabilization of the neoliberal model for the management of schools within Distrito Federal, in opposition to the democratic experiences lived since the transference and inauguration of the new capital. Within this scenario, the emptying of the school council as a space of conflict was observed, opposing the principals` longing for the active participation of the school community. Similarly, the emptying of the political pedagogical project of its political characteristic was also observed, making it a mosaic of smaller and independent projects. As for the administrative and financial decentralization, it was concluded that it worked rather as a means of deconcentration of responsibilities and tasks, without transference of power, in which context the supervisory role of the community and the school council gained relevance. Thus, the data allow the affirmation that the school space is destituted of decision power and that principals have become more and more managers and less directors, a configuration that, on the other hand, requires the school subjects to make use of alternative strategies in establishing their claims and fighting.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mônica, Carvalho Escobar Maria. "Políticas de informação e de avaliação educacional : instrumentos efetivos para a melhoria da gestão pedagógica?" Universidade Federal de Pernambuco, 2010. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3926.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T17:17:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo197_1.pdf: 669113 bytes, checksum: 6e504309288d8e05b561966576824100 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2010
Prefeitura da Cidade do Recife
Hoje, na busca pela tão aclamada qualidade do ensino , o Estado formula e implementa políticas educacionais, baseadas nos princípios da democratização, que incidem nas escolas, aleatoriamente, a sua cultura e especificidades. Partindo desta premissa, buscamos nesta pesquisa investigar como as políticas de informação (Censo Escolar) e de avaliação (SAEB), são apropriadas pela escola. Interessou-nos identificar como se dá sua interferência (ou não) no cotidiano das escolas com relação a sua gestão e autonomia, como também de seus sujeitos, professores e alunos, no que diz respeito à participação, comprometimento e melhoria da aprendizagem. Encontramos na literatura conceitos como gestão educacional e avaliação educacional, que serviram como base analítica ao exame de dados coletados junto a esses segmentos. Utilizamos como procedimento metodológico entrevistas semiestruturadas com o gestor e um professor de doze unidades da Rede Municipal do Recife, as quais tiveram como critério de escolha o maior e menor resultado no IDEB de 2007 de cada Região Político-Administrativa de Recife. Dentre os resultados, encontramos indicadores das diferenças na qualidade do ensino, tais como: o comprometimento da gestão com os aspectos pedagógicos da escola; a utilização dos dados dos sistemas de informação e de avaliação para o incremento da prática pedagógica; o entendimento e a clareza quanto aos significados dessas políticas por parte dos gestores e professores. Dentre as conclusões, compreendemos que os indicadores educacionais refletem a autonomia da escola, o que, entendemos seja decorrente da distância existente entre o locus das decisões de políticas educacionais e sua base de materialização, a escola, o que reduz as possibilidades de apropriação por parte de seus principais sujeitos e, consequentemente, o desejado efeito na democratização da qualidade do ensino
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Gestão Escolar e Pedagógica"

1

Rosa, Clóvis. Gestão estratégica escolar. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gestão escolar indígena: Interculturalidade e protagonismo. Cuiabá, MT: Governo do Mato Grosso, SEDUC, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bruno, Weis, and Nuria Abrahão Chaim. Manual de gestão eficiente da merenda escolar. São Paulo, SP: Apoio Fome Zero - Associação de Apoio a Políticas de Segurança Alimentar, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carvalho, Roberto Francisco de. Gestão escolar autônoma e compartilhada: Gerencialismo ou democratização? Goiânia, GO: Editora UFG, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Velanga, Carmen Tereza. Gestão educacional e escolar: Desafíos e possibilidades na contemporaneidade. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Brazil) EPEAL (Meeting) (5th 2010 Maceió. Avaliação de políticas públicas: Interface entre educação & gestão escolar. Maceió, AL: edUFAL, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

(Organization), Ação Fome Zero. Gestão eficiente da merenda escolar: Histórias gostosas de ler e boas de copiar. São Paulo, SP: Ação Fome Zero, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Timor-Leste. Diresaun Nasional Muzeu no Biblioteka sira. Biblioteka eskola: Matadalan ba jestaun biblioteka eskola : versaun Tetun = Biblioteca escolar : guia de gestão da biblioteca escolar : versão lingua Portuguesa. [Dili]: Diresaun Nasional Muzeu no Biblioteka sira, Sekretaria Estadu Kultura nian, Repúblika Demokrátika Timor-Leste, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Almanaque pedagógico afro-brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Nzinga, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Marques, Luciana Rosa. A descentralização da gestão escolar e a formação de uma cultura democrática nas escolas públicas. Recife: Editora Universitária UFPE, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Gestão Escolar e Pedagógica"

1

Nizer, Joel Franco, and Zélia Halicki. "A importância do papel do gestor escolar para a Instituição de ensino: uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Prefeito Durval Wolff do Amaral." In Gestão Pública, 177–86. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20214-5-p177-186.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como tema de estudo, a importância do papel do gestor escolar para a instituição de ensino: uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Prefeito Durval Wolff do Amaral. Compreender o papel e a importância do gestor escolar para a instituição de ensino é o objetivo geral proposto neste estudo. Partindo desse pressuposto se definem os objetivos específicos: identificar os conceitos e competências da gestão escolar, conhecer as contribuições da gestão democrática e participativa no ambiente educacional e, por fim, analisar a importância de um gestor escolar para a instituição de ensino. Para essa pesquisa definiu-se que a partir abordagem qualitativa, seriam coletados dados através da análise documental do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Prefeito Durval Wolff do Amaral, buscando analisar o conceito de gestão democrática contido no documento bem como qual é o papel do gestor e sua importância para a instituição de ensino. O presente estudo se torna gratificante, pois traz a reflexão acerca da descaracterização do modelo de gestão focada no autoritarismo, onde através da efetivação da Gestão Democrática a escola passa a ser percebida como uma escola ativa, ou seja, fazendo parte da sociedade e a sociedade da escola, onde o coletivo busca o desenvolvimento da educação, onde pais, comunidade escolar, professores e alunos caminham todos na mesma direção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Faria, Izabella Roman. "A importância da gestão escolar: o gestor." In Coordenação pedagógica e gestão escolar enfoques teóricos e práticas educacionais, 7–19. AYA Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.47573/aya.88580.2.33.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

KARINA MACIEL DELGADO RIBEIRO NOVAES, ÉVILLE, MARIA ZULEIDE DA SILVA DE CARVALHO LEAL, MARIA HORTENCIA COSTA QUEIROZ, LIVIA XAVIER PIRES, MARIA DOMINGAS AGUIAR FERREIRA, and RENATA SILVA ARAÚJO FREITAS. "APOIO E A PARTICIPAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO BIOLOGIA NA UNIDADE INTEGRADA CINCINATO RIBEIRO RÊGO DO MUNICÍPIO DE BARREIRINHAS- MA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.092.

Full text
Abstract:
O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEVE O SEU PRIMEIRO EDITAL PUBLICADO EM 2018, E VISA DAR AOS LICENCIANDOS A OPORTUNIDADE DE TER EXPERIÊNCIAS CONCRETAS EM SALA DE AULA, COMPLEMENTANDO OU SUBSTITUINDO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. A PARTIR DE AGOSTO DE 2018, OS ESTUDANTES DA SEGUNDA METADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA), CAMPUS BARREIRINHAS, TIVERAM OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR 18 MESES DE ATIVIDADES JUNTO A ESCOLAS DO MUNICÍPIO. ESTE ARTIGO TRAZ A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NÚCLEO BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA), CAMPUS BARREIRINHAS, COM OBJETIVO DE ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO APOIO DA GESTÃO ESCOLAR NAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS RESIDENTES NA UNIDADE INTEGRADA CINCINATO RIBEIRO RÊGO, RELATANDO AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA E, DESTA FORMA, EXPONDO OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS ENCONTRADOS NO DECORRER DA EXECUÇÃO DO PROGRAMA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Alves, Nazaré dos Santos Costa, and I. O. J. Leal. "GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: PERSPECTIVAS E REALIDADE." In A Educação em suas Dimensões Pedagógica, Política, Social e Cultural 3, 45–53. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2902013025.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, André Miranda de, Mônica Scheer Pastor, and Mariana Freitas Nossar Ferro. "Conselhos participativos: O diálogo como pauta Pedagógica." In Série Educar- Volume 20 – Políticas Públicas Gestão Escolar - Reflexões. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-06-5.cap.09.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ruas, Dalton Bertini. "A abertura do espaço escolar." In Educação no Século XXI - Volume 45 – Gestão Pedagógica e Docência. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-177-7.cap.06.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Marcos Pereira dos. "Democracia, escolas democráticas e gestão escolar democrática: três sistemas coordenados em contínuo processo de re-construção." In Coordenação pedagógica e gestão escolar enfoques teóricos e práticas educacionais, 53–61. AYA Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.47573/aya.88580.2.33.5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Andrade, Paulo Marcos Ferreira, Edinei Ferreira da Silva Andrade, Valdineia Ferreira dos Santos Piasson, Marília Regina de Almeida, and Juscelaine Cristiana da Silva Ribeiro Vieira. "O coordenador pedagógico frente aos desafios da gestão democrática." In Coordenação pedagógica e gestão escolar enfoques teóricos e práticas educacionais, 41–52. AYA Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.47573/aya.88580.2.33.4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Castro, Gecylene Pavão Almeida de. "Utilização da gestão escolar participativa no processo de reconstrução de uma proposta pedagógica." In Série Educar- Volume 6 – Gestão Escolar, Políticas Públicas. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-225-5.cap.05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

JOSÉ DIAS DE ANDRADE, MARIA, and RAVI CAJÚ DURÉ. "O QUE LIMITA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA? CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.403.

Full text
Abstract:
A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE OS FATORES QUE LIMITAM O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) NA ESCOLA. UTILIZAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA E O MÉTODO FENOMENOLÓGICO, RECORRENDO À SATURAÇÃO TEÓRICA PARA O FECHAMENTO AMOSTRAL. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM OITO PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS FATORES QUE LIMITAM O DESENVOLVIMENTO DA AC NA ESCOLA ESTÃO RELACIONADOS A: CARACTERÍSTICAS DISCENTES (FALTA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS, ESTRUTURA SOCIAL E FINANCEIRA COMPROMETIDA), CARACTERÍSTICAS DOCENTES (FALTA DE COMPROMISSO E FORMAÇÃO), E OUTROS ELEMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO (FALTA DE APOIO DA GESTÃO ESCOLAR, DEFICIÊNCIA ESTRUTURAL, E FALTA DE TEMPO PARA PLANEJAMENTO). ACREDITAMOS QUE, PARA MODIFICAR ESSA REALIDADE É NECESSÁRIO PROPORCIONAR AS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICAS NECESSÁRIAS, BEM COMO, INVESTIR NAS FORMAÇÕES INICIAIS E CONTINUADAS, PREPARANDO OS DOCENTES PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DE UMA SOCIEDADE EM CONSTANTE MUDANÇA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Gestão Escolar e Pedagógica"

1

Batista, Marisa. "A gestão escolar inclusiva, cosmopolita e multicultural." In INNODOCT 2019. Valencia: Universitat Politècnica de València, 2019. http://dx.doi.org/10.4995/inn2019.2019.10178.

Full text
Abstract:
A presente comunicação é fruto da tese em construção intitulada O Cidadão do Mundo e a Organização Ética da Escola que analisa as relações sociais estabelecidas nas instituições educativas como responsáveis pela sustentabilidade e manutenção das culturas organizacionais. Objetiva-se demonstrar que o gestor escolar pode liderar um currículo inclusivo, cosmopolita e multicultural com dinamismo e democracia apoiando práticas docentes autónomas que combatam a discriminação e incluam os stakeholders no processo de elevação educativa e de coesão social. A mobilidade demográfica é uma realidade no planeta e a escola está plural. Um dos instrumentos de pesquisa utilizados na investigação de doutoramento é o Projeto Jovem Em Cena da Escola Estadual Professor António José Leite, localizada na Cidade de São Paulo-Brasil que difunde uma prática inclusiva e inovadora. O projeto de teatro apresenta musicais com releituras de obras cénicas mundiais e obras originais. Os participantes com as professoras criam o argumento, roteiro, cenário e figurino. Os stakeholders que são: pais, alunos, patrocinadores, artistas e a comunidade em geral trabalham juntos num processo coletivo de responsabilidade social. A metodologia desenvolvida pela investigadora é explicativa de cariz qualitativo com observação direta, análise crítica das narrativas, entrevistas, depoimentos públicos das idealizadoras e dos participantes do projeto que foram confrontados com os documentos de publicações culturais em vídeos disponibilizados na ferramenta da Internet - YouTube. Conclui-se com a hermenêutica qualitativa que a realização desse projeto cultural-socioeducativo corrobora para uma consideração nova dos alunos, com efeito, as interações coletivas entre os stakeholders trouxeram evidentes avanços nas aprendizagens dos jovens além da conexão entre escola/comunidade e na interdisciplinaridade das Artes/Língua Portuguesa. É um incontestável dispositivo inovador pedagógico-social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Da Cunha, Amanda Caroline Marques, and Flavia Luiza De Lira. "Desafios da Gestão de uma Creche no Uso Pedagógico das TDIC e Alinhamento com a BNCC." In IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e). Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/ctrle.2019.8888.

Full text
Abstract:
O estudo tem por objetivo analisar as estratégias e propostas de formação docente adotadas pela gestão de uma creche, frente ao uso pedagógico das TDIC de modo a atender o que está proposto na BNCC. O percurso metodológico possui um caráter qualitativo, onde nos utilizamos de alguns de elementos da análise de discurso. Para isto realizamos uma entrevista, na qual analisamos no discurso das profissionais o nível de conhecimento das suas atribuições e o alinhamento com a BNCC. Os resultados revelam um corpo gestor atuante, que busca atender os anseios da comunidade escolar na construção e condução do PPP, porém há uma lacuna no desenvolvimento de estratégias e articulação com os docentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Maicon Raimundo Rocha, Lisosane Balieiro De Oliveira, and Mhirlla De Cássia Gonçalves Da Costa. "ESCOLA EM TERRITÓRIO QUILOMBOLA COMO POTENCIALIZADORA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DA ESCOLA SÃO MIGUEL NA COMUNIDADE SÃO SEBASTIÃO CIPOAL – PORTEL/PA." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1791.

Full text
Abstract:
Introdução: Este resumo é resultado de pesquisas realizadas no contexto da Escola no Território Quilombola da Comunidade São Sebastião – Cipoal - Portel/Pa, que orienta-se por meio de indagações acerca da escola como potencializadora da Educação Ambiental - EA voltada para o território quilombola. Essa discussão se justifica, pois, as políticas de EA estão no cerne da educação para todos, especificamente para as comunidades do campo, bem como para as comunidades quilombolas e tem sido objeto de vários estudos e pesquisas no contexto brasileiro. Neste prisma, a discussão sobre determinadas políticas públicas educacionais articula-se a processos mais amplos de forma complexa que vai de dentro da escola para fora, sem excluir ou delimitar a importância do papel social da escola do campo e das variadas formas de organização e do empoderamento do conhecimento, da cultura, da garantia de direitos e da conservação ambiental da comunidade quilombola, ligados a EA e atribuição dada a ela. Objetivos: Analisar como a escola potencializa a Educação Ambiental voltada para o território quilombola e compreender o processo de gestão da educação ambiental na escola no território da Amazônia marajoara. Materiais e Métodos: pesquisa foi realizada por meio de estudo de caso e numa abordagem qualitativa, bem como uma pesquisa documental e de campo. Diante disso, a coleta ocorreu através de entrevistas semiestruturada e análise documental e teve análise com base na revisão bibliográfica das literaturas produzidas por teóricos da área em questão. Participaram da pesquisa: comunidade escolar (remanescente de quilombo, docentes, discentes, coordenadores pedagógicos da escola, gestor escolar). RESULTADOS - Na pesquisa foi possível constatar que há uma necessidade urgente de discutir a importância da EA em território quilombola, bem como de implementar ações efetivas nesse território. Conclusão: Esta pesquisa não tem como pretensão dar respostas, mas apontar caminhos para a compressão da concepção de EA do campo, especificamente na educação escolar quilombola como prática social, por intermédio de relações sociais mais amplas, a partir de embates e processos de diferentes autores que traduzem distintas concepções de homem (sujeito do campo e no campo), mundo (meio ambiente; território quilombola), e sociedade (associação e comunidade).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Abreu, Maria Aparecida Rondis Nunes de, Erlinda Martins Batista, and Luziety Adalgisa Gimenez Loiola. "O uso do Whatsapp, Google Drive, E-Mail e Moodle na Coordenação de uma Escola Pública." In II Seminário de Educação a Distância da Região Centro-Oeste. Sociedade Brasileira de Computação, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/seadco.2018.14837.

Full text
Abstract:
Este artigo relata o uso do WhatsApp, e-mail, Google Drive e Moodle como ferramentas de comunicação entre coordenação pedagógica e docentes na Escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos em Campo Grande, MS. O diálogo virtual amplia a gestão. Semanalmente, um docente encarrega-se de compartilhar o planejamento para análise do coordenador e docentes adaptando-o às turmas. Vislumbra-se a reflexão dos professores no contexto educacional para que surjam novas pesquisas aprofundando o uso das TICs e que órgãos governamentais invistam significativamente em prol da melhoria da infraestrutura fundamental ao uso destas ferramentas virtuais e na formação continuada dos professores e coordenadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Luciana Montel Corado da, and Paula Rocio Lucero. "RESTAURAÇÃO DO BEM VIVER: PROTAGONISMO JUVENIL PROPICIA A INCLUSÃO DO MANGUEZAL NO PPP DE UMA ESCOLA EM VILA VELHA, ES." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1720.

Full text
Abstract:
Introdução: Os principais pontos de partida deste trabalho foram os desafios da educação tanto preparar estudantes para enfrentamento à convivência com mudanças climáticas quanto lidar com o paradoxo de atender ao pedido do mercado de formar profissionais ou formar seres humanos para habitar uma Terra viva. Objetivo: Relatar a resposta de estudantes dos 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental frente às discussões de problemas ambientais locais após desenvolvimento de autonomia e sentimento de pertencimento. Material e métodos: Foram realizadas mediações de educação e gestão ambiental voltadas para importância dos manguezais, da preservação das matas ciliares e da água, conhecimentos prévios dos alunos, diferentes cosmovisões, pesquisas, rede familiar e a organização de mutirão de limpeza do trecho de floresta de mangue próximo à UMEF Leonel de Moura Brizola, periferia de Vila Velha, ES. Desta forma, esperava-se facilitar o desenvolvimento de um sentimento de integração a natureza e olhar investigativo sobre árvores e águas locais. Resultados: Um grupo de seis educandas propôs incluir o manguezal no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola, a fim de mobilizar um maior número de pessoas. Devidamente orientadas apresentaram, em diferentes momentos, a importância do PPP e do manguezal e, em seguida, aplicaram enquete para consultar o interesse da comunidade escolar sobre a inclusão do tema manguezal no PPP da Escola. Foram consultadas 415 pessoas entre funcionários da secretaria, limpeza, cozinha, alunos e professores, onde 90% foram a favor dessa inclusão. A realização desta ação fez essas educandas despertarem para importância da participação crítica, ativa e democrática de jovens como agentes de transformação e comunicadores na educação e gestão ambiental. Conclusão: Tendo educandas como agentes ativas da aprendizagem, professoras como mediadoras do conhecimento técnico-científico, a construção de uma relação baseada no respeito e diálogo, o conhecimento prévio de educandas e diferentes “cosmovisões”, foram capazes de gerar percepção crítica do ambiente, seus impactos, responsabilidades e possíveis formas de gestão. O ensino emancipador proporcionou o protagonismo juvenil das alunas envolvidas através da ampliação e aprofundamento da relação íntima com sua Escola e com o planeta Terra como organismo vivo para o Bem Viver.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

MACEDO CARNEIRO, GABRIELA, JUSSARA LIMA SANTOS, and WALBER CHRISTIANO LIMA DA COSTA. "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE VIVÊNCIA NA GESTÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA." In XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação e Contemporaneidade", 2020. http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.12.08.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

DO NASCIMENTO PARANHA DE OLIVEIRA, ANGELA, DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO, and Giovana Aparecida Velame. "GESTÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DA." In Congresso Brasileiro de Educação Especial. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2014. http://dx.doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-28706.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alcantara, Rodrigo, Néia Oliveira, and Alexandre Nascimento. "Ferramenta de Gestão Pedagógica." In Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.145.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Amora, Janiele Torres de Matos, Débora Moreira de Lima, Francisco de Lima Araújo, IANA PAOLA MONTE FREIRE, and Fábia Geisa Amaral Silva. "APRESENTANDO E RELACIONANDO A GESTÃO ESCOLAR IDEAL x GESTÃO ESCOLAR REAL." In I CONGRESSO NACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA PARA RESULTADOS. Recife, Brasil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/118029.1-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Menezes, Maria Aparecida. "Gestão e Inclusão Escolar." In Forúm Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar. São Paulo - SP, Brazil: Galoa, 2006. http://dx.doi.org/10.17648/afnaeh-2006-74074.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Gestão Escolar e Pedagógica"

1

Cardini, Alejandra, Andrea Bergamaschi, Vanessa D'Alessandre, and Agustina Ollivier. Educar en tiempos de pandemia: Un nuevo impulso para la transformación digital del sistema educativo en la Argentina. Inter-American Development Bank, May 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003323.

Full text
Abstract:
La incorporación de tecnologías digitales a los procesos de enseñanza y aprendizaje tiene un enorme potencial para ampliar las oportunidades de que los niños, niñas, adolescentes y jóvenes desplieguen trayectorias escolares completas, extensas y densas en aprendizajes. Desde mediados de 2020, debido a las medidas para la contención de la circulación del COVID-19, el sistema educativo migró masivamente al espacio digital para impulsar respuestas de emergencia para sostener la continuidad pedagógica. Desde entonces, las políticas educativas digitales, en marcha desde hacía más de dos décadas, recibieron un impulso insospechado. La nota hace foco en las respuestas educativas de emergencia vinculadas con la digitalización del sistema educativo argentino en el 2020. Su propósito es ofrecer información relevante para caracterizar las tendencias recientes e identificar su potencial y áreas de mejora para consolidar políticas digitales sistémicas que contribuyan, en el corto plazo, a potenciar los modelos de educación híbrida y, en el mediano plazo, a transformar el tiempo escolar en una experiencia más disfrutable y enriquecedora que impulse el aprendizaje dialógico, crítico y en profundidad para cada estudiante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography