Academic literature on the topic 'Gestão gerencialista'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Gestão gerencialista.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Gestão gerencialista"

1

Pellizari, Kelly. "O discurso gerencialista e as práticas discursivas das mulheres executivas." Caderno Espaço Feminino 32, no. 2 (2020): 104–28. http://dx.doi.org/10.14393/cef-v32n2-2019-6.

Full text
Abstract:

 
 
 Este artigo visa analisar as práticas discursivas das mulheres executivas, estabelecendo as relações entre elas e o discurso do gerencialismo. Os resultados da análise indicam que as práticas discursivas das mulheres executivas mais se aproximam do que se distanciam do modelo gerencialista de gestão, uma vez que reforçam a ideologia gerencialista dominante.
 PALAVRAS-CHAVE: Mulheres Executivas. Discurso Gerencialista; Gerencialismo e Práticas Discursivas.
 
 
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moro, Ana Luisa Campos, and Mayte Raya Amazarray. "Trabalho, subjetividade e gestão gerencialista." Cadernos de Psicologia Social do Trabalho 22, no. 2 (2019): 117–30. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i2p117-130.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo caracterizar e problematizar as técnicas de gestão gerencialistas utilizadas no contexto de trabalho do comércio varejista. Essa análise teve como eixos teóricos os estudos de Vincent de Gaulejac a respeito das técnicas de gestão da subjetividade e os estudos da Psicodinâmica do Trabalho. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco comerciários da cidade de Porto Alegre. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo, a partir da qual foram identificadas quatro categorias temáticas. Destacou-se primazia da gestão do desempenho e da excelência, pautada por técnicas que visam à homogeneização de comportamentos e à mobilização subjetiva dos trabalhadores. Os resultados dão luz a particularidades e precarizações no setor do comércio, assim como às implicações dessas técnicas de gestão para a subjetividade dos trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

TONON, LEONARDO, and CARMEM LIGIA IOCHINS GRISCI. "GESTÃO GERENCIALISTA E ESTILOS DE VIDA DE EXECUTIVOS." RAM. Revista de Administração Mackenzie 16, no. 1 (2015): 15–39. http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712015/administracao.v16n1p15-39.

Full text
Abstract:
Aos estilos de vida da sociedade líquido-moderna (Bauman, 2001, 2007), associam-se indicadores de desempenhos vinculados ao curto prazo e à obsolescência condizentes com a gestão gerencialista (Gaulejac, 2007). Tal modo de gestão, constituído em essência por características ideológicas, aproveita-se dos discursos ligados à eficiência e eficácia para gerar uma falsa neutralidade da gestão nos ambientes de trabalho. O gerencialismo ganha vulto ainda ao expandir as mais diversas prescrições para além das empresas, contribuindo para que outras esferas da vida passem a ser produzidas segundo os moldes definidos pela gestão. Nesse contexto, merecem atenção os executivos, por se caracterizarem como ícones da (re)produção de estilos de vida (Tanure, Carvalho, & Andrade, 2007; Gaulejac, 2007; Boltanski & Chiapello, 2009). Diante disso, indagou-se: "Que possíveis influências da gestão gerencialista encontram-se na produção de estilos de vida de executivos?". E constituiu-se o objetivo de compreender que elementos da gestão gerencialista promovem a (re)produção de seus estilos de vida. Para tanto, tomou-se como método a história de vida. Tecidas a partir da realização de entrevistas em profundidade e analisadas à luz da literatura pertinente, as histórias de vida de dois executivos permitiram apontar que os seguintes elementos contribuem para a (re)produção dos estilos de vida de executivos: a glamourização do mundo executivo; as constantes situações de pressões vivenciadas no dia a dia de trabalho; a despersonalização do trabalhador avaliado com base em índices e resultados; e a relação com a família intimamente alcançada pela lógica da gestão. Ao produzir um indivíduo que se vê seduzido pelo glamour, a gestão gerencialista apresenta sua faceta de máquina produtiva e de controle social, uma vez que os estilos que dela resultam são estilos de vida, não somente de uma parcela da vida. Tal recurso, de certo modo, instila características e sensações compensatórias que mascaram os sofrimentos ou mesmo os mecanismos de poder e dominação existentes em tais modos de gestão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Givanildo Da, Alex Vieira da Silva, and Inalda Maria dos Santos. "Concepções de gestão escolar pós–LDB: O gerencialismo e a gestão democrática." Retratos da Escola 10, no. 19 (2017): 533. http://dx.doi.org/10.22420/rde.v10i19.673.

Full text
Abstract:
O texto apresenta discussões sobre os modelos de gestãoescolar instaurados no período pós – LDB, de 1996 e suas implicaçõespara o cenário educacional. As reflexões possibilitaram compreenderque a gestão escolar democrática está em segundo plano nas práticaseducativas, em detrimento da gestão gerencialista apresentadanas políticas educacionais, preconizada pelos organismos multilateraise confirmada pelo Estado avaliador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sodré da Silva Santos, Luana, and Felipe Reinaldo. "REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A IDEOLOGIA GERENCIALISTA." Caderno de Administração 29, no. 1 (2021): 168–84. http://dx.doi.org/10.4025/cadadm.v29i1.53983.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é, a partir do filme "O amor sem escalas", ilustrar uma crítica à ideologia gerencialista que impõe um modo de viver do indivíduo na sociedade, este pautado na lógica do mercado financeiro. Essa ideologia sustenta a reprodução da dominação do capital sobre o trabalho e legitima as ações decorrentes dessa lógica. A lente teórica da Psicossociologia é utilizada por permitir compreender o sujeito a partir de sua dupla determinação psíquica e social, dentro dessa lógica de gestão. Como método de análise, optou-se pelo uso da análise fílmica, coletando as cenas para análise por meio de observação indireta e não participante. Foram realizadas microanálises, em que as narrativas escolhidas foram categorizadas. Surgiram, assim, 5 categorias de análise, mas somente duas serão aqui apresentadas: “você S/A” e “O fardo do campeão”. Foi possível perceber elementos no comportamento do executivo, a partir do personagem principal, que obedece a lógica gerencialista, sejam eles a ausência de laços pessoais, workaholic, solidão, desapegado, flexibilidade e a supremacia do status profissional. Também foi observado um ser fruto de um determinismo social que reproduz em seu cotidiano as práticas gerencialistas, mas também demonstra ser um sujeito ao mostrar sua capacidade de resistência. Percebe-se que ele está dentro de uma ideologia que rege seu modo de trabalhar e viver, e que é algo que interfere fortemente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Parente, Juliano Mota. "Gestão escolar no contexto gerencialista: o papel do diretor escolar." Roteiro 42, no. 2 (2017): 259–80. http://dx.doi.org/10.18593/r.v42i2.12535.

Full text
Abstract:
Neste artigo teve-se como objetivo analisar a influência do gerencialismo na gestão das escolas públicas brasileiras, verificando-se em que medida essa nova tendência modificou a organização da escola e o trabalho do diretor. A gestão das escolas públicas no Brasil vem se modificando nas últimas décadas em decorrência da implantação de modelos gerenciais na administração pública. Foi realizada pesquisa bibliográfica sobre a gestão escolar no Brasil. A pesquisa empírica foi realizada por meio de entrevistas com diretores de escolas públicas de um município no interior de São Paulo, com o objetivo de captar informações referentes à organização da escola e ao trabalho do diretor. Os dados da pesquisa demonstraram uma grande influência do gerencialismo na gestão das escolas públicas brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moraes, Maria Regina Cariello. "Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social." Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 37, no. 126 (2012): 287–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572012000200010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fernandes, Tania Da Costa, and Juliana Utrera França. "A Concepção de Gestão na Formação Escola de Gestores da Educação Básica do MEC: uma análise do programa." Educação em Revista 20, no. 01 (2019): 85–96. http://dx.doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20n1.07.p99.

Full text
Abstract:
Resultante de uma pesquisa bibliográfica e documental e pautado numa abordagem crítica materialista, este artigo tem como objetivo apresentar aspectos gerais que caracterizam o curso de especialização em gestão escolar, oferecido pelo Ministério da Educação, no Programa Escola de Gestores da Educação Básica, problematizando sua concepção de gestão. Como resultado da análise, verifica-se que as diretrizes do curso se ancoram, sobretudo, numa concepção neoliberal, com destaque para a gestão gerencialista, que se justifica necessária para corresponder às novas demandas para a educação. Contudo, ao considerar que esta concepção gerencialista se opõe aos princípios da gestão democrática – garantida na Constituição Federal (1988) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), 1996 – e, por isso, reduz a formação continuada de gestores escolares aos ditames da competitividade, produtividade e meritocracia, o artigo busca colaborar para a reflexão de educadores e gestores quanto às potencialidades e fragilidades de uma formação conforme o perfil definido no programa escola de gestores da educação básica.
 Recebido em: 16/02/2018.Aprovado em: 13/06/2019.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Faleh, Jean De Lima, and Fernanda Filgueiras Sauerbronn. "Gerenciamento de Desempenho: uma discussão sobre sua aplicação no Terceiro Setor." Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI 5, no. 1 (2018): 50. http://dx.doi.org/10.26694/2358.1735.2018.v5ed16499.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo investigar o emprego de práticas gerencialistas, como gestão de desempenho, no âmbito do terceiro setor brasileiro, em especial das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), mediante uma discussão sobre distintas vertentes de entendimento acerca da viabilidade de sua aplicação. O estudo justifica-se, inicialmente, pela relevância que o setor ocupa na atual conjuntura socioeconômica e pela aparente necessidade de avaliar seus resultados, considerando sua obrigação legal de prestar contas. Por meio de uma abordagem qualitativa, evidenciou-se um conjunto de características emergentes da adoção de uma ideologia gerencialista nessas instituições, que nos permitem identificar tanto aspectos positivos, aderentes aos objetivos e à sustentabilidade organizacional, quanto negativos, como a precarização das relações de trabalho em prol de progressiva racionalização instrumental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gutierres, Dalva Valente Guimarães, and Odete Cruz Mendes. "A gestão da educação em municípios do Pará a partir da adesão ao Plano de Ações Articuladas (PAR)." Revista Educação em Questão 54, no. 42 (2016): 161. http://dx.doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42id10957.

Full text
Abstract:
O trabalho analisa as implicações do Plano de Ações Articuladas (PAR) para a gestão educacional em cinco municípios do Pará, na perspectiva da gestão democrática, que pressupõe participação e autonomia. Com base em análise documental e entrevistas semiestruturadas, analisaram-se a existência e o funcionamento de conselhos municipais e escolares, Plano Municipal de Educação e critérios para a escolha de diretor. O PAR pouco tem contribuído para a democratização da gestão da educação municipal dos municípios analisados, pois prevalece a prática da gestão centralizada e patrimonialista, mesclada com arranjos típicos da gestão gerencialista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Gestão gerencialista"

1

Bayer, Liane de Oliveira. "Educador e gestor ou educador vs gestor? Os dilemas e tensões de uma gestão escolar gerencialista." reponame:Repositório Institucional da UFABC, 2015.

Find full text
Abstract:
Orientador: Prof. Dr. Marcos Vinicius Pó<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, 2015<br>Diante da inevitabilidade de se relacionar Estado, Políticas Públicas e Educação para a apreensão dos pressupostos que nortearam a construção do projeto educacional brasileiro, bem como suas idiossincrasias, a perspectiva interdisciplinar mostra-se como a mais adequada ao entendimento dos princípios fundadores das políticas de formação de gestores incumbidos de implementar um modelo gerencial na administração das escolas de educação básica paulista nas duas últimas décadas, ou a transformação do diretor em gestor escolar, bem como as tensões e dilemas desencadeados neste processo: educador ou/vs gestor. A observação desses dilemas fez surgir a necessidade de investigação do descompasso entre a ordenação racional proposta pelo novo modelo e o modo de pensar e agir dos diretores de escola. A metodologia utilizada ¿ estudo de caso, mostrou-se como a mais adequada para esta análise, além de uma revisão bibliográfica sobre o processo de construção da identidade do diretor de escola e as relações interpessoais marcadas pela dimensão política intrínseca ao fenômeno educativo, dadas pelo contexto histórico, político, social e econômico que nortearam as reformas administrativas de Estado e as reformas educacionais. Para isso, esta pesquisa foi dividida em quatro capítulos. As reformas de Estado e as reformas educacionais que criaram, transformaram e estabeleceram o perfil para o cargo de diretor de escola compõem o primeiro capítulo, pois o caráter histórico, político e econômico importa para a compreensão da formação da identidade do diretor escolar. No segundo capítulo, interessa problematizar a relação entre reformas educacionais, cultura escolar e o ethos do diretor de escola. O referencial teórico utilizado para o estudo desta relação está assentado, principalmente, em investigações realizadas por pesquisadores da área da História da Educação que se apropriam do conceito de cultura escolar como categoria de análise e campo de investigação. O terceiro capítulo traz um debate teórico acerca do conceito gestão escolar e seus constituintes, seguido de um levantamento sobre a qualificação oferecida aos gestores escolares pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a partir dos anos 2000 e a apresentação de ferramenta gerencial adotada pelas escolas chamadas de prioritárias ¿ Plano de Ação Participativo - PAP. Uma pesquisa empírica realizada em escolas estaduais do município de Diadema, região metropolitana de São Paulo, é apresentada no último capítulo com a finalidade de confrontamento entre o aporte teórico estudado e a prática no cotidiano escolar, o que confirmou que a atual forma de organização escolar, apesar dos pressupostos democráticos do novo modelo, ainda é fundamentada por relações verticais, impregnadas por uma cultura escolar constituída a partir de práticas sociais consagradas, em que o diretor de escola goza de grande autoridade e prestígio. O estudo de caso também confirma a existência de dilemas e tensões no ambiente educacional, pois fica claro nos depoimentos dos entrevistados, que o momento de transição entre um modelo de administração escolar estático e centralizador e o modelo dinâmico e participativo já faz parte do cotidiano escolar.<br>The inevitability of relating State, Public Policy and Education for the apprehension of the assumptions that guided the construction of the Brazilian educational project and its idiosyncrasies, interdisciplinary perspective proves to be the most appropriate to the understanding of the founding principles of training policies managers tasked with implementing a management model in the administration of the schools of São Paulo basic education in the last two decades, or transformation of head teacher in school management as well as the tensions and dilemmas triggered this process: educator or/vs manager. The observation of these dilemmas raised the need of the research gap between the rational ordering proposed by the new model and the way of thinking and acting of school principals. The methodology used - case study, proved to be the most appropriate for this analysis and a literature review on the process of identity construction of the school principal and interpersonal relationships marked by political dimension intrinsic to the educational phenomenon, given the historical, political, social and economic context that guided the administrative reforms of state and educational reforms .To this purpose, this research was divided into four chapters. Reforms of state and educational reforms that created and transformed the office of head teacher, with the technical support and instrumental rationality of Max Weber is the essence of the first chapter. The second chapter concerns problematize the relationship between education reform, school culture and educator ethos, especially, the school principal. The theoretical framework for the study of this relationship lies mainly on investigations conducted by researchers in the History of Education who appropriate the concept of school culture as a category of analysis and research field. The third chapter presents a theoretical debate about the school management concept, followed by a survey of the qualification offered by the São Paulo Education Department to the head teachers and presentation management tool adopted by the schools called priority. An empirical survey in schools in the city of Diadema, São Paulo metropolitan region, is presented in the last chapter the purpose of confrontation between the theoretical framework and practical study in school life, which confirmed that the current form of school organization, despite the democratic assumptions of the new model is still based on vertical relationships, impregnated by a school culture constituted from consecrated social practices, where the school principal enjoys great authority and prestige. The case study also confirms the existence of dilemmas and tensions in the educational environment, as is clear in the statements that the moment of transition between a static and centralized mode.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Deus, Estéfani Sandmann de. "Embelezamento físico : requisito da gestão gerencialista para o exercício do trabalho imaterial." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2017. http://hdl.handle.net/10183/169927.

Full text
Abstract:
Este trabalho resultou de uma investigação que objetivou verificar e analisar, do ponto de vista de trabalhadoras que se submeteram a cirurgia plástica estética, se e de que modo o embelezamento físico se mostra como requisito da gestão gerencialista para o exercício do trabalho imaterial. Para tanto a revisão da literatura abrangeu trabalho imaterial, através de autores como Gorz, Grisci e Pelbart, gestão gerencialista, através de autores como Gaulejac e Chanlat, e embelezamento físico, através de autores como Mansano, Bauman e Lipovetsky. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, e, para sua realização foram entrevistados seis cirurgiões plásticos e seis trabalhadoras, indicadas por estes, que se submeteram a cirurgia plástica estética. As entrevistas ocorreram em três cidades do Rio Grande do Sul. A análise dos dados deu-se segundo os parâmetros de Minayo (2001). As evidências empíricas mostraram que, no caso das trabalhadoras entrevistadas, o embelezamento físico pode ser considerado requisito da gestão gerencialista para o exercício do trabalho imaterial. Além disso, mostraram que características da gestão gerencialista e do trabalho imaterial encontravam-se na narrativa das trabalhadoras estudadas. Mostraram ainda que os cirurgiões plásticos estéticos entrevistados, confirmam a tese de que, no caso, das trabalhadoras analisadas, a cirurgia plástica estética pode ser considerada um elemento de embelezamento físico utilizado a fim de se conseguir retorno no trabalho de cada uma. Por fim, as narrativas revelaram que a cirurgia plástica estética é também um artifício utilizado pelas trabalhadoras entrevistadas na tentativa de manter-se dentro de um determinado padrão de embelezamento físico que pode gerar rendimentos ao trabalho imaterial.<br>This paper is the result of a study that aimed to verify and analyze, from the point of view of workers that underwent cosmetic plastic surgery, if and how physical beautification is a requirement of managerialism to perform immaterial labor. The literature review included immaterial labor, through authors such as Gorz, Grisci and Pelbart, managerialism, through authors such as Gaulejac and Chanlat, and physical beautification, through authors such as Mansano, Bauman and Lipovetsky. This is a qualitative and exploratory research, and six plastic surgeons and six female workers were interviewed, workers who were referred by the surgeons and had undergone plastic surgery. The interviews took place in three cities of Rio Grande do Sul. Data analysis was performed according to Minayo’s parameters (2001). Empirical evidence has shown that, in the case of female workers interviewed, physical beautification may be considered a requirement of managerial management for the exercise of immaterial labor. In addition, they showed that characteristics of managerialist management and immaterial work were found in the narrative of the workers studied. They also showed that the aesthetic plastic surgeons interviewed confirm the thesis that, in the case of the workers analyzed, cosmetic plastic surgery can be considered as a physical embellishment element used in order to achieve a return in the work of each one. Finally, the narratives revealed that cosmetic plastic surgery is also an artifice used by the workers interviewed in an attempt to keep within a certain pattern of physical beautification that can generate income for immaterial labor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Tonon, Leonardo. "Gestão gerencialista e produção de estilos de vida de executivos : rupturas (im)possíveis." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2014. http://hdl.handle.net/10183/96843.

Full text
Abstract:
As mudanças socioeconômicas evidenciadas nas últimas décadas, essencialmente aquelas ligadas ao mundo do trabalho, contribuíram para a intensificação de novas demandas associadas a indicadores de desempenhos, exigências por curto prazo ou ainda aos padrões de eficiência e eficácia condizentes com a gestão gerencialista (PARKER, 2002; GAULEJAC, 2007). Nesse contexto merecem atenção os executivos, por se caracterizarem como ícones da (re)produção de estilos de vida (TANURE, CARVALHO NETO e ANDRADE, 2007; GAULEJAC, 2007; BOLTANSKI e CHIAPELO, 2009). Diante disso, elaborou-se o seguinte objetivo: investigar e compreender as possíveis influências da gestão gerencialista na produção do estilo de vida executivo, bem como as (im)possibilidades de rupturas a tal estilo de vida na sociedade contemporânea. Tomando-se como método a história de vida, foram entrevistados cinco executivos que, em algum momento, promoveram uma ação de ruptura em relação às suas carreiras, e reflexões foram traçadas com vistas a atender ao objetivo proposto. Quanto às influências da gestão gerencialista, foi possível constatar que alguns elementos contribuem com maior peso nos processos de (re)produção dos estilos de vida de executivos, destacando-se: a glamourização do mundo executivo; as formações e o acesso às informações; as constantes situações de pressão vivenciadas no dia-a-dia de trabalho; a despersonalização do trabalhador avaliado com base em índices e resultados; e a relação com a família e a sociedade intimamente alcançadas pela lógica da gestão. A gestão gerencialista, portanto, apresenta sua faceta de máquina produtiva e de controle social, uma vez que os estilos que dela resultam são estilos de vida, e não somente de uma parcela da vida. Nesse contexto, a partir do conceito de “ecdise”, foi possível a compreensão das (im)possibilidades de se estabelecer rupturas com os ditames da gestão gerencialista. Neste fenômeno, a produção de novos estilos pode ser constatada nas conjunções entre os traçados e as linhas diversos e coexistentes e que perpassam as vidas, compondo-se ora linhas de duras e rígidas, demonstrando as incorporações de tal forma de gestão, ora de linhas flexíveis, representando as tensões e dificuldades em romper com os estilos. Por fim, a identificação de linhas de fuga, ligadas à criatividade e às escolhas que permitem que a ecdise se complete, na medida em que rupturas são estabelecidas dando lugar a novos estilos de vida, diferentes daqueles apregoados pelo gerencialismo.<br>The socioeconomic changes in recent decades, primarily those linked to the work, contributed to the intensification of new demands associated with performance, requirements for short-term and standards of efficiency and effectiveness consistent with the managerialism (PARKER, 2002 ; GAULEJAC, 2007). In this context the executives deserve attention, because they are characterized as icons of (re)production of lifestyles (TANURE, CARVALHO NETO & ANDRADE, 2007; GAULEJAC, 2007; BOLTANSKI & CHIAPELO, 2009). Therefore, the objective of this work is: investigate and understand the possible influences of managerialism in the production of executive life style as well as the (im)possibilities of disruptions to such a lifestyle in contemporary society. Taking as the life history method, were interviewed five executives who promoted a break from their careers. Regarding the influences of managerial management, it was found that some elements which contribute with the process of (re)production of the executivs lifestyles, highlighting: the glamorization of the executive world; the training and access to managerial information; pressure situations and other experiences in workplace; depersonalization based on the indexes and worker outcomes; and relationship with family and society achieved by the logic of management. For the comprehension of the ruptures, "ecdysis" concept allows to understand the (im)possibilities as a process. In this phenomenon, the production of new styles can be found in conjunctions between strokes and many coexisting and lines that permeate the lives, composing is sometimes for hard or flexible lines, representing the tensions and difficulties in breaking the executive lifestyle. Finally, the identification of scape lines, linked to creativity and choices that allow the ecdysis completes, in that ruptures are established giving rise to new ways of life, different from those dictated by managerialism.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Moro, Cibele Vargas Machado. "Ofício de gestão em tempos de poder gerencialista : a potência da atividade para fazer crítica." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2015. http://hdl.handle.net/10183/130512.

Full text
Abstract:
Esta dissertação toma como foco o trabalho de gestores de uma grande empresa pública brasileira da área de logística pela perspectiva da Clínica da Atividade e da Ergologia – ambas abordagens do escopo das Clínicas do Trabalho –, notadamente através da noção de atividade. Em interlocução com conceitos foucaultianos e da Esquizoanálise, consideramos os processos moleculares de singularização da/na atividade e sua potência de produção de desvio e resistência, pela problematização aos modos instituídos de trabalhar. Tomamos, ainda, a noção de poder gerencialista proposta por Vincent de Gaulejac enquanto ideologia que convoca subjetivamente os sujeitos em direção a um ideal que atenda às exigências do mundo econômico, prescrevendo modos de viver e trabalhar. Desse modo, buscamos acompanhar os movimentos da atividade dos gestores que lidam com o paradoxo de gerir a atividade dos subordinados, a qual escapa permanentemente às suas pretensões, investigando também as possibilidades de produção de crítica e resistência presentes nesse ofício, bem como sua relação com a expansão do poder de agir dos próprios gestores e dos coletivos de trabalho. Do ponto de vista metodológico, orientamo-nos pelas pistas da cartografia e da dialogia e propomos a formação de coletivos de análise da atividade de gestão junto a gestores operacionais, a realização de visitas às unidades de trabalho e a análise de documentos relativos às normativas gerenciais. A análise dos materiais produzidos aponta para três eixos referentes à atividade dos gestores: os constantes esforços de renormatização empreendidos pelos gestores diante dos imprevistos e restrições do dia a dia; o encontro da atividade do gestor com a atividade de seus subordinados, produzindo-se por entre práticas de governo e a construção da confiança; e a dimensão política da construção do gênero profissional da gestão. Propomos, a partir desses aspectos, a discussão acerca de uma “gestão menor”, em sintonia com o devir do trabalho, aliando efeitos de crítica e clínica.<br>This dissertation takes focus on the work of managers of a large Brazilian public company from logistics field through the perspective of Clinic Activity and Ergology- both approaches the scope of the Clinics of Work - especially through the notion of activity. In dialogue with Foucault’s and Schizoanalysis concepts, we consider the molecular processes of singularizantion of / in activity and its power of production of deviation and endurance, by questioning the established ways of working. We also consider the notion of management power proposed by Vincent Gaulejac as an ideology that summons subjectively the subjects toward an ideal that meets the requirements of the economic world, prescribing ways of living and working. Thus, we seek to follow the movements of the activity of managers, who deal with the paradox of managing the activity of subordinates, which permanently escapes of their pretentions. We also investigate the production possibilities of critics and resistance present in this craft, as well as their relationship with the expansion of the power of acting of the managers and work collectives. From a methodological point of view, we take for guidance the ways of cartography and dialogy and propose the formation of collective of analysis for the management activity along with the operational managers, conducting visits to work units and the analysis of documents relating to the management regulations.The analysis of the produced materials points to three key axis regarding the activity of managers: the constant standardization efforts by managers facing the unexpected and restrictions of everyday life; the meeting of the managers activity with the activity of their subordinates, producing among governance practices and building trust; and the political dimension of the construction of professional management gender. We propose from these aspects, the discussion about a "smaller management", in tune with the becoming work, combining effects of criticism and clinic.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Freixo, Aurora Leonor. "Gestão de arquivos na Administração Pública do Estado da Bahia: da prática burocrática ao discurso gerencialista." reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2007. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7906.

Full text
Abstract:
Submitted by Duarte Zeny (zenydu@gmail.com) on 2013-01-16T14:23:36Z No. of bitstreams: 1 FREIXO A_Gestao de Arquivos.pdf: 1816941 bytes, checksum: ed60f663408d44e8a1b3335993c28a0c (MD5)<br>Made available in DSpace on 2013-01-16T14:23:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FREIXO A_Gestao de Arquivos.pdf: 1816941 bytes, checksum: ed60f663408d44e8a1b3335993c28a0c (MD5)<br>Este estudo investiga os mecanismos de implementação de uma política de arquivos, no âmbito da Administração Pública do Estado da Bahia, partindo da hipótese de que, se os documentos fazem parte de todas as épocas, regendo as relações entre os governos, as organizações e as pessoas, a eficácia da máquina pública está diretamente relacionada ao tratamento da documentação originada das suas atividades, ou seja, da administração de seus arquivos. O objetivo principal foi o de investigar se as reformas administrativas implementadas nos últimos 40 anos no Estado da Bahia trataram adequadamente os serviços de arquivo e atividades correlatas, nos órgãos da Administração Pública Estadual, do ponto de vista das estruturas organizacionais e dos sistemas, além de verificar o grau de participação dos arquivistas nas tomadas de decisão relativas à implementação de sistemas administrativos e estruturas operacionais.<br>Salvador
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alves, Rosilda Maria. "Práticas gestionárias de diretores na educação profissional: entre o gerencialismo e a gestão democrática." Universidade Nove de Julho, 2017. http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1739.

Full text
Abstract:
Submitted by Nadir Basilio (nadirsb@uninove.br) on 2018-03-06T19:02:03Z No. of bitstreams: 1 Rosilda Maria Alves.pdf: 2131281 bytes, checksum: f38a6a9808b01e1c47f738c7a0a41894 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-03-06T19:02:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosilda Maria Alves.pdf: 2131281 bytes, checksum: f38a6a9808b01e1c47f738c7a0a41894 (MD5) Previous issue date: 2017-11-29<br>The main purpose of this research is to address an issue that is little discussed in the professional education system, which is the management model that emerges from the practices of general directors, especially those that make up the Federal Institute of Education, Science and Tecnologia do Piauí (IFPI), with the general objective of analyzing the profiles and management practices of the IFPI directors, starting from the managerial and democratic assumptions. The school administration has been the subject of debates and discussions by several authors in the contemporary world and is currently the focus of discussions for the improvement of education in the country. The research problem is: Which of the two management models (managerial or democratic) do the management practices of IFPI camp directors identify? For the development of this study, we sought theoretical basis in the studies of several authors, among them: Saviani (2007); Frigotto; Ciavatta and Ramos (2005, 2006), Kuenzer (2000, 2007); Cunha (2000, 2002); Caires and Oliveira (2016); Vieira (2007, 2009); Cabral Neto and Castro (2011); Paro (1995, 1996, 2003). The research used the qualitative methodological approach in the policy cycle approach, with field research, based on a case study, as a research strategy based on its adequacy to the research objectives. The methodological techniques used were the interview, questionnaire, discussion group and documentary analysis, using as a source of analysis the documents generated by the Ministry of Education (MEC) and the IFPI. The focus of the research was set in the context of practice, where policies are constantly reinterpreted. Based on the field research, it was verified that the directors of the IFPI have a managerial practice more focused on the managerial management. It is noteworthy that the model of democratic management is only found in some institutional documents. The results of this research reveal, therefore, that the managerial model is highlighted in IFPI because there are specific forms of regulation of professional education, expressed through management contracts, Management Reports, Institutional Development Plan and even the performance of external control bodies. Even though these documents present more emphasis on managerial management, the general directors, in their speeches, reinforce that they use democratic management, but in the context of practice, managerial management is evident in the actions of directors, as they seek to achieve the results expected by the MEC and rector of the IFPI. It is hoped, therefore, that this research may contribute to the improvement of the quality of professional education, taking as a reference the actions of managers, as a constant search for changes that may take place within the institution studied.<br>La realización de esta investigación tiene, como principal relevancia, abordar una cuestión que es poco discutida en el sistema de educación profesional, que es el modelo de gestión que emerge de las prácticas de los directores generales, en especial, los que componen el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Piauí (IFPI), teniendo como objetivo general analizar los perfiles y las prácticas de gestión de los directores del IFPI, partiendo de los presupuestos gerencialistas y democráticos. La administración escolar ha sido objeto de debates y discusiones por diversos autores, en la contemporaneidad y, actualmente, está en el foco de las discusiones para la mejora de la educación en el país. El problema de la investigación es: ¿Con cuál de los dos modelos de gestión (gerencial o democrático) las prácticas gestoras de los directores de los campus del IFPI se identifican? Para el desarrollo de este estudio, se buscó fundamentación teórica en los estudios de diversos autores, entre ellos: Saviani (2007); Frigotto; Ciavatta y Ramos (2005, 2006), Kuenzer (2000, 2007); Cunha (2000, 2002); Caires y Oliveira (2016); Vieira (2007, 2009); Cabral Neto y Castro (2011); Paro (1995, 1996, 2003). La investigación utilizó el enfoque metodológico cualitative que se refería en el abordaje del ciclo de políticas, con investigación de campo, basada en un estudio de caso, como estrategia de investigación en función de su adecuación a los objetivos de la investigación. Las técnicas metodológicas utilizadas fueron la entrevista, cuestionario, grupo de discusión y el análisis documental, utilizando como fuente de análisis los documentos generados por el Ministerio de Educación (MEC) y el IFPI. El enfoque de la investigación se basó en el contexto de la práctica, donde las políticas son constantemente reinterpretadas. Con base en la investigación de campo, se verificó que los directores del IFPI tienen una práctica gestionaria más orientada hacia la gestión gerencial. Se destaca que el modelo de gestión democrática sólo se encuentra en algunos documentos institucionales. Los resultados de esta investigación revelan, así, que el modelo gerencial está en destaque en el IFPI debido a que existen formas específicas de regulación de la educación profesional, expresadas por medio de contratos de gestión, de los Informes de Gestión, del Plan de Desarrollo Institucional e incluso de la actuación de los órganos de control externo. A pesar de que estos documentos presentan con más énfasis una gestión gerencial, los directores generales, en sus discursos, refuerzan que utilizan la gestión democrática, pero, en el contexto de la práctica, la gestión gerencial es que se evidencia en las acciones de los directores, pues ellos buscan alcanzar los resultados esperados por el MEC y la rectoría del IFPI. Se espera que esta investigación pueda contribuir a la mejora de la calidad de la educación profesional, tomando como referencia las acciones de los gestores, como búsqueda constante de cambios que puedan realizarse en el interior de la institución estudiada.<br>A realização desta pesquisa tem, como principal relevância, abordar uma questão que é pouco discutida no sistema de educação profissional, que é o modelo de gestão que emerge das práticas dos diretores gerais, em especial, os que compõem o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), tendo como objetivo geral analisar os perfis e as práticas de gestão dos diretores do IFPI, partindo dos pressupostos gerencialistas e democráticos. A administração escolar tem sido alvo de debates e discussões por diversos autores, na contemporaneidade e, atualmente, está no foco das discussões para a melhoria da educação no país. O problema da pesquisa é: Com qual dos dois modelos de gestão (gerencial ou democrático) as práticas gestionárias dos diretores dos campi do IFPI se identificam? Para o desenvolvimento desse estudo, buscou-se fundamentação teórica nos estudos de diversos autores, entre eles: Saviani (2007); Frigotto; Ciavatta e Ramos (2005, 2006), Kuenzer (2000,2007); Cunha (2000, 2002); Caires e Oliveira (2016); Vieira (2007, 2009); Cabral Neto e Castro (2011); Paro (1995, 1996, 2003). A pesquisa utilizou a abordagem metodológica qualitativa referendada na abordagem do ciclo de políticas, com pesquisa de campo, baseada em estudo de caso, como estratégia de investigação em função de sua adequação aos objetivos da pesquisa. As técnicas metodológicas utilizadas foram a entrevista, questionário, grupo de discussão e a análise documental, utilizando como fonte de análise os documentos gerados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo IFPI. O foco da investigação foi pautado no contexto da prática, onde as políticas são constantemente reinterpretadas. Com base na pesquisa de campo, verificou-se que os diretores do IFPI têm uma prática gestionária mais voltada para a gestão gerencial. Destaca-se que o modelo de gestão democrática só é encontrado em alguns documentos institucionais. Os resultados dessa investigação revelam, assim, que o modelo gerencial está em destaque no IFPI devido haver formas específicas de regulação da educação profissional, expressas por meio de contratos de gestão, dos Relatórios de Gestão, do Plano de Desenvolvimento Institucional e até mesmo da atuação dos órgãos de controle externo. Mesmo que esses documentos apresentem com mais ênfase uma gestão gerencial, os diretores gerais, nos seus discursos, reforçam que utilizam a gestão democrática, mas, no contexto da prática, a gestão gerencial é que se evidencia nas ações dos diretores, pois eles procuram alcançar os resultados esperados pelo MEC e reitoria do IFPI. Espera-se, assim, que esta investigação possa contribuir para a melhoria da qualidade da educação profissional, tomando como referência as ações dos gestores, como busca constante de mudanças que possam se efetivar no interior da instituição estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, José Antonio. "Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares : coerência ou contradição de um estado empresário?" Niterói, 2016. https://app.uff.br/riuff/handle/1/2164.

Full text
Abstract:
Submitted by Joel de Lima Pereira Castro Junior (joelpcastro@uol.com.br) on 2016-08-19T21:29:46Z No. of bitstreams: 1 JoseAntonio.pdf: 1592465 bytes, checksum: ee9de53a3eecf881d1e387f6c09019c5 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Biblioteca de Administração e Ciências Contábeis (bac@ndc.uff.br) on 2016-08-26T15:57:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JoseAntonio.pdf: 1592465 bytes, checksum: ee9de53a3eecf881d1e387f6c09019c5 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-08-26T15:57:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoseAntonio.pdf: 1592465 bytes, checksum: ee9de53a3eecf881d1e387f6c09019c5 (MD5)<br>Fundação Casa de Rui Barbosa. Coordenação-Geral de Planejamento e Administração, Administração de Recursos Humanos. Rio de Janeiro, RJ<br>Esta pesquisa discute o conceito de ideologia gerencialista e como este conjunto de crenças e valores influência a administração pública brasileira atualmente. Como cenário para essa investigação, buscou-se estudar a recém-criada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), considerada uma alternativa para tentar solucionar os problemas de gestão dos Hospitais Universitários Federais. Todavia, questionam-se as possíveis consequências que um modelo empresarial – embora público – possa trazer para um ambiente hospitalar (e, principalmente, educacional), cujos norteadores são o ensino, a pesquisa e a extensão na área de saúde. Seria o modelo adequado para gerir essas unidades de saúde? Para responder a essa questão, foram analisados os documentos que estruturam a criação da empresa e propostas elaboradas para os Hospitais que a aderiram, fazendo seu emparelhamento com o referencial teórico estudado no decorrer dessa pesquisa de natureza qualitativa. Os resultados indicam contradições na adoção desse modelo, tendo em vista os diferentes papeis de um hospital universitário e de uma empresa, embora pública.<br>This research discusses the concept of managerial ideology and how this set of beliefs and values influence the Brazilian public administration today. As a backdrop for this investigation, we sought to study the newly created Brazilian Hospital Services (Ebserh), considered as an alternative to trying to solve the problems of management of Federal University Hospitals . However, question is the possible consequences that a business model - although public - can bring a hospital setting (and especially educational), whose guiding are teaching, research and extension in the area of health. Would be the appropriate model to manage these health units? To answer this question , the documents that structure the company's inception and proposals prepared for Hospitals that joined, making their pairing with the theoretical framework studied in the course of this qualitative research were analyzed. The results indicate contradictions in adopting this model, given the different roles of a university hospital and a company, although public.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Reis, Kellen Dionísio dos. "A lógica gerencialista e a saúde mental do servidor público de uma instituição de ensino superior." Universidade Federal de Goiás, 2017. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7532.

Full text
Abstract:
Submitted by Cássia Santos (cassia.bcufg@gmail.com) on 2017-07-10T11:33:07Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Kellen Dionísio dos Reis - 2017.pdf: 2194940 bytes, checksum: 5ea8112f7d43791f8cd647f0a132f6e3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)<br>Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-07-10T11:48:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Kellen Dionísio dos Reis - 2017.pdf: 2194940 bytes, checksum: 5ea8112f7d43791f8cd647f0a132f6e3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)<br>Made available in DSpace on 2017-07-10T11:48:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Kellen Dionísio dos Reis - 2017.pdf: 2194940 bytes, checksum: 5ea8112f7d43791f8cd647f0a132f6e3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-05-25<br>The aim of this study is to analyze the influence of the management model on the mental health of the public servants of a higher education institution located in Goiás state. Therefore three specific objectives were defined: i) to identify the perception of the servers on the management of the public HEI studied; Ii) to identify the presence of psychological suffering and the conditions of affection in the servers; and iii) to confirm the strategies of facing the IES management model. The literary base was the State reform and the psychodynamics of work (PDT), which deals with the worker´s health. The State reform refers to changes that has taken place in HEIs through the University Restructuring and Expansion Program (REUNI), in 2007, and originated from the state reformist movement in the 1970s, known as the New Public Administration. New Public Management (NPM), which emerged in response to the Welfare State crisis or “Social welfare”, proposing the reduction of the public machine, spreading the managerial management in state bodies, already consolidated in private companies. It is a neoliberal postmodern ideological reform, guided by the Toyotista sayings of flexible and lean production, which have created a growing wave of precarious labor, underemployment and world unemployment. The second theoretical support of this research was given by the “Dejours school”, which analyzes the dynamics between the subject and the company, and how does the experience of pleasure and suffering of the individual react before the incoherence of the work organization. This school also approaches the consequences for the worker when he faces unbeatable suffering at work, when he assumes defensive strategies to preserve the psychic health; And which complications occur when these failures are used excessively by the Individual, causing illness and social pathologies in the workplace. The research designed was qualitative, assuming the phenomenon related to the Subjective Subject. The methodological bias was the Critical Discourse Analysis (ACD), analyzing the sets of the interviewees for the identification of the ideological announcements of neoliberal social culture. The research tool used was the interview with semi-structured questions and the target audience was chosen from statistical data secondary medical licenses of Administrative Technicians and Teachers, electing the Academic Units (UA) of HEI with a higher incidence of medical licenses for Mental Disorder Behavioral (TCM) in 2015. The results pointed out characteristics of managerial management style (control, productivity, individuality). Within this context, the workers feel that pleasure is linked to the nature of the work they perform, but also suffering, when they use psychic defenses for confrontation. It was also identified that there are signs of excessive use of defense or the failure of its use, causing social pathologies in the work environment of the HEI studied. It is suggested that new research should be carried out, approaching other motivators of illness (physics, accidents) of these servers and that there are also studies that propose the implementation of a reintegration process of servers that were removed due to mental disorder in HEI.<br>O objetivo deste estudo é analisar a influência do modelo de gestão na saúde mental dos servidores de uma dada Instituição de Ensino Superior (IES) pública, situada no estado de Goiás. Para tanto, definiu-se três objetivos específicos, a saber: i) identificar a percepção dos servidores sobre a gestão da IES pública estudada; ii) identificar a existência de sofrimento psíquico e as condições de acometimento nos servidores; e iii) evidenciar as estratégias de enfrentamento frente ao modelo de gestão da IES. A base literária foi a reforma do Estado e a psicodinâmica do trabalho (PDT), que trata da saúde do trabalhador. A reforma do Estado se refere às mudanças ocorridas nas IES através do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades (REUNI), no ano de 2007, e se originou do movimento reformista do Estado na década de 1970, conhecido como a Nova Administração Pública (New Public Management - NPM), surgido em resposta à crise do Welfare State, ou “Estado do bem-estar social”, propondo o enxugamento da máquina pública, difundindo a gestão gerencialista em órgãos públicos, já consolidada em empresas privadas. É uma reforma de fundo ideológico pós-moderno neoliberal, guiado pelos ditos Toyotista da produção flexível e enxuta, que criaram uma onda crescente de precarização do trabalho, subemprego e desemprego mundial. O segundo suporte teórico desta pesquisa foi dado pela escola dejouriana, que analisa a dinâmica existente entre Sujeito/empresa, e como se dá as vivências de prazer-sofrimento do Sujeito diante das incoerências da organização do trabalho (OT). Esta escola também aborda as consequências para o trabalhador quando enfrenta sofrimento insuperável no trabalho, quando adota estratégias de defesa para a preservação da saúde psíquica; e quais complicações ocorrem quando estas falham ou são utilizadas excessivamente pelo Sujeito, ocasionando adoecimento e patologias sociais no ambiente de trabalho. O desenho de pesquisa foi qualitativo, assumindo o fenômeno relacionado ao Sujeito de caráter subjetivo. O viés metodológico foi a Análise Crítica de Discurso (ACD), analisando os enunciados dos entrevistados para a identificação das anunciações ideológicas da cultura social neoliberal. O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista com perguntas semiestruturadas e o público alvo foi escolhido a partir de dados secundários estatístico de licenças médicas de Técnicos Administrativos e Docentes, elegendo as Unidades Acadêmicas (UA) da IES com maior incidência de licenças médicas por Transtorno Mental Comportamental (TCM) no ano de 2015. Os resultados apontaram características do estilo de gestão gerencialista (controle, produtividade, individualidade). Dentro deste contexto, os trabalhadores sentem prazeres ligados à natureza do trabalho que realizam, mas também sofrimentos, momento em quando se utilizam de defesas psíquicas para o enfrentamento. Também se identificou que existem sinalizações de uso excessivo de defesa ou o fracasso de sua utilização, ocasionando patologias sociais no ambiente de trabalho da IES pesquisada. Sugere-se que ocorram novas pesquisas abordando demais motivadores de adoecimento (física, acidentes) destes servidores e também que haja estudos que proponham a implantação de processo de reintegração de servidores que foram afastados por transtorno mental em IES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bernardi, Liane Maria. "Implicações do plano de ações articuladas na democratização da gestão da educação." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2016. http://hdl.handle.net/10183/151662.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contradições das políticas de gestão da educação contidas no Plano de Ações Articuladas que foram desenvolvidas nas escolas de educação básica, entre 2007 e 2014 e suas implicações na democratização da gestão. A abordagem adotada na pesquisa foi qualitativa, realizada através de análise documental e em fontes secundárias sobre a política do PAR, bem como através de entrevistas semiestruturadas com sujeitos representantes da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e de duas escolas desta Rede, procurando argumentos e contradições no processo da política da política. Tem seu início com a contextualização deste período histórico de reestruturação do capitalismo como parte das estratégias de superação da crise, com a redefinição do papel do estado e o surgimento da gestão gerencial. Foram abordadas as tendências recorrentes e a influência dos organismos internacionais na expansão destas ideias que defendem a entrada do privado no setor público e a adoção de modelos de gestão baseados no mercado. Foram apresentadas as particularidades do processo de reforma do Estado brasileiro e sua correlação de forças em torno de avanços e recuos da ampliação da conquista de direitos e na democratização da gestão no país e na educação. Neste contexto, foi criada a política do PAR dentro da qual foram destacados os programas de gestão ofertados no Guia de Tecnologia Educacionais (PDE Escola, Escola Aberta,etc.), indicados a quem realiza adesão ao programa. Ao procurar recuperar a entrada desses programas em Porto Alegre e em duas escolas públicas, foi constatada a manutenção de estruturas democráticas na escola convivendo de forma híbrida com a entrada da gestão gerencial e o estímulo às parcerias externas privadas ou filantrópicas para atender o direito à educação. O estudo aponta que a gestão da educação no Brasil está em construção e disputa e, ainda, que apresenta elementos contraditórios convivendo dentro das redes e instituições de ensino, ora permitindo o alargamento da participação das comunidades escolares, ora deixando de fazê-lo e abrindo a possibilidade do mercado adentrar com seus produtos e naturalizar essa relação público-privada.<br>This research aims to analyze the contradictions of the education management policies present in the Plano de Ações Articuladas (PAR) [Articulated Action Plan] that was developed in publics schools between 2007 and 2014. Moreover, it also aims to analyze the influence of these policies on the democratization of management. The research approach adopted by me was the qualitative method, applied to document review and secondary sources on the PAR policy, as well as to semi-structured interviews with representative subjects of the Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED) [Municipal Secretary of Education of Porto Alegre] and representants of two schools in this network. These interviews aimed at finding arguments and contradictions in the process of political policy. I started with the contextualization of this historical period of capitalism restructuring as part of the strategies to overcome the crisis, the redefinition of the role of the State and the emergence of managerial management. I sought to address the recurrent trends and the influence of international organizations in the expansion of these ideas that defend private entrance in the public sector and the adoption of market-based management models. I presented the peculiarities of the Brazilian state reform process and its influences on the advances and retreats of the expansion of the conquest of rights and on the democratization of management in the country and in the education. In this context, it was created the PAR policy within which I highlight the management programs offered in the Guia de Tecnologias Educacionais (PDE Escola, Escola Aberta, etc.) [Guide for Educational Technology (PDE School, Open School, etc.)], that are indicated to those who are entering the program. While seeking to recover the entry of these programs in the city of Porto Alegre and in two public schools, I realized the maintenance of democratic structures coexisting in a hybrid way with the entrance of managerial management and the incentives to private or philanthropic partnerships to ensure the right to education. The study points out that the management of education in Brazil is under construction and disputation and also that it presents coexisting contradictions within networks and educational institutions. Furthermore, these contradictions sometimes allow the enlargement of the participation of school communities, and sometimes fail to do so, opening the possibility for the market to enter with their products and naturalize this public-private partnerships.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Clemente, Josafá da Conceição. "GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA: interfaces entre gerencialismo e gestão democrática." Universidade Federal do Maranhão, 2015. http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/99.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-17T13:54:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissertacaoJOSAFACONCEICAOCLEMENTE2015.pdf: 1089731 bytes, checksum: 0b28ab59682d8418d18b0dd206dc3828 (MD5) Previous issue date: 2015-09-25<br>This dissertation deals with the School Management in Public School: interfaces between managerialism and democratic management with a view to grasp the concept of school management that guides the management practices at a school public schools in Sao Luis, Maranhão. The methodology guides in the historical and dialectical materialism and uses literature, documentary and field, supported by survey of empirical data by carrying out semi-structured interviews applied to a sample of 35 subjects whose information made it possible to expand the knowledge about reality social experienced by the public school and its relations with the social and educational context, materialized by the recognition of contradictory discourses of the subjects in the effectiveness of school management policies. Among the authors who have referred the present study, include: Marx (1979), Gramsci (1999), Piotte (1975), Kosik (1976), Gruppi (1978), Oliveira (2010), Cabral Neto (2007), (2009), (2011), Libâneo (2012), Ferreira (2006), Savianni (2001), (2007), Dourado (2001), (2006), Frigoto (1999), (2003), among others. The argumentative text is divided into sections, the first being reserved for initial demarcation of the object, the objectives and guiding questions, the methodological approach and organization of the text. Second, we analyze the changes resulting from technical and scientific progress and its impact on the setting of education policy and management education. In the third, it reflects on the administration concepts and school management in the Brazilian educational system. In the fourth section, education management policies up approach in the state of Maranhão and performs the characterization of management practices in a school of public schools. The reality observed revealed that educational school management policies account for more control maintenance possibilities of the education system, the results, the relaxation, the goals and indicators of the effectiveness of autonomy, participation, collective interest and democratization coming a democratic perspective. It was concluded that the reality researched walks more aligned to the control of managerial conceptions of what the democratic participatory guidelines.<br>A presente dissertação trata da Gestão Escolar na Escola Pública: interfaces entre gerencialismo e gestão democrática , na perspectiva de apreender a concepção de gestão escolar que norteia as práticas gestoras em uma escola da rede pública estadual em São Luís-Maranhão. A metodologia orienta-se no materialismo histórico-dialético e utiliza pesquisa bibliográfica, documental e de campo, subsidiada por levantamento dos dados empíricos através da realização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a uma amostra constituída por 35 sujeitos, cujas informações possibilitaram ampliar o conhecimento sobre a realidade social vivenciada pela escola pública e suas relações com o contexto social e educacional, materializado pelo reconhecimento dos discursos contraditórios dos sujeitos na efetivação das políticas de gestão escolar. Dentre os autores que referenciaram o presente estudo, destacam-se: Marx (1979), Gramsci (1999), Piotte (1975), Kosik (1976), Gruppi (1978), Oliveira (2010), Cabral Neto (2007), (2009), (2011), Libâneo (2012), Ferreira (2006), Savianni (2001), (2007), Dourado (2001), (2006), Frigoto (1999), (2003), entre outros. O texto dissertativo está estruturado em capítulos, sendo o primeiro reservado à demarcação inicial do objeto, aos objetivos e às questões norteadoras, ao percurso metodológico e à organização do texto. No segundo, analisam-se as transformações decorrentes do progresso técnico científico e seus impactos na configuração das políticas educacionais e na gestão da educação. No terceiro, reflete-se sobre as concepções de administração e gestão escolar no âmbito do sistema educacional brasileiro. No quarto capítulo, abordam-se as políticas de gestão da educação no estado do Maranhão e realiza-se a caracterização das práticas gestoras em uma escola da rede pública estadual. A realidade observada revelou que as políticas educacionais de gestão escolar representam mais possibilidades de manutenção de controle do sistema educacional, dos resultados, da flexibilização, das metas e dos indicadores, do que a efetivação da autonomia, participação, do interesse coletivo e da democratização oriundos de uma perspectiva democrática. Concluiu-se que a realidade pesquisada caminha mais alinhada ao controle das concepções gerencialistas do que das orientações democrático-participativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Gestão gerencialista"

1

Carvalho, Roberto Francisco de. Gestão escolar autônoma e compartilhada: Gerencialismo ou democratização? Editora UFG, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Gestão gerencialista"

1

Barbosa Filho, Evandro Alves, and Maria Izabel Rêgo Cabral. "GERENCIALISMO: A RESPOSTA NEOLIBERAL PARA A GESTÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS." In Ciências Sociais Aplicadas: Entendendo as Necessidades da Sociedade 2. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2451925069.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

ZEN, R. T. "Gerencialismo e Educação: a gestão escolar sob os imperativos de mercado." In Cenários políticos e pedagógicos. Navegando Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.29388/978-65-86678-74-1-0-f.23-48.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography