Academic literature on the topic 'Gestão integrada de energia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Gestão integrada de energia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Gestão integrada de energia"

1

Jugend, Daniel, and José Figueiredo. "Integrando sustentabilidade ambiental e gestão de portfólio de projetos: estudo de caso em uma empresa de energia." Gestão & Produção 24, no. 3 (September 21, 2017): 526–37. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x3451-16.

Full text
Abstract:
Resumo: Apesar de existirem muitos trabalhos sobre sustentabilidade ambiental, por um lado, e sobre gestão de portfólio de projetos, por outro, não há pesquisas que analisem esses temas de maneira integrada. Assim, as duas áreas seguem separadas e com apenas raras interfaces teórico-empíricas. Seguindo uma estratégia de estudo de caso em uma das maiores firmas europeias de energia, que se destaca mundialmente na produção de energias renováveis, este artigo tem como principal objetivo analisar e compreender as práticas adotadas para a integração das duas componentes, sustentabilidade ambiental e gestão de portfólio. Entre os principais resultados obtidos observou-se que os aspectos ambientais e sociais são indissociáveis nos principais projetos da empresa. A boa comunicação com stakeholders e, especialmente, com as comunidades locais e as diretamente afetadas pelos projetos também foi destacada como prática de gestão que pode ser empregada para melhorar o desempenho de projetos. Notou-se também que a lógica para a análise e aprovação de projetos na empresa, admissão de projetos para o portfólio empresarial também se pauta pelas análises das externalidades ambientais e sociais previstas pelos próprios projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tundisi, José Galizia. "Recursos hídricos no futuro: problemas e soluções." Estudos Avançados 22, no. 63 (2008): 7–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142008000200002.

Full text
Abstract:
A crise atual da água tem muitos componentes de origem social, econômica e ambiental: usos excessivos da água, aumento de demanda, gerenciamento setorial e muito focado em quantidade. Contaminação da água, eutrofização e alterações no ciclo hidrológico em razão das mudanças globais são outros componentes. Para resolver esse conjunto de problemas e avançar estratégias de planejamento e gestão em longo prazo, os seguintes programas e abordagens são alguns mecanismos relevantes: a) Uma abordagem da bacia hidrográfica integrando gestão, planejamento e pesquisa científica; b) Um sistema avançado de governança dessas bacias hidrográficas com a participação de usuários, setor público e setor privado; c) Estudos estratégicos sobre água e economia, água em áreas metropolitanas, água e energia; d) Uma estrutura para cooperação internacional em bacias internacionais compartilhadas; e) Uma avaliação econômica dos serviços dos recursos hídricos (águas superficiais e subterrâneas, rios, lagos e represas); f) Programas de capacitação de gerentes com uma abordagem integrada, preditiva, técnica e tecnológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Novo, Eduardo Cochrane, and Mônica de Aquino Galeano Massera Da Hora. "Estabelecimento das curvas-chave, geração das séries de vazões e estimativa das vazões máximas outorgáveis nos postos da sub-bacia Guapi-Macacu, RJ." Sistemas & Gestão 14, no. 4 (January 20, 2020): 464–82. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2019.v14n4.1585.

Full text
Abstract:
A crescente demanda dos usos da água, o aumento populacional e a ocorrência de eventos climáticos extremos colocam a disponibilidade hídrica em foco. Em diferentes lugares do mundo, a água já não se encontra de forma tão abundante quanto há décadas. O abastecimento humano continua sendo a maior preocupação e a prioridade em políticas voltadas aos usos dos recursos hídricos, no entanto, setores como indústria, agricultura e energia demandam quantidades significativas de água, além da manutenção de sistemas ambientais dependentes desse recurso natural. Todas essas questões evidenciam o conflito vivido atualmente quanto ao uso e aproveitamento hídrico. Uma gestão integrada e sustentável são alicerces fundamentais para a manutenção qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos. A outorga é um instrumento legal para a garantia do uso da água por tempo e volume determinado, seja para fins de captação ou lançamento de efluentes, e para sua aprovação, são necessários estudos hidrológicos para a estimativa da vazão a ser outorgada, também denominada de vazão máxima outorgável. O presente estudo definiu as curvas-chave e as séries de vazões diárias das estações fluviométricas inseridas na bacia hidrográfica do rio Guapi-Macacu, localizada na porção leste da Baía de Guanabara. Com base nos resultados, propõe-se a adoção de uma nova vazão máxima outorgável,visando um cenário de escassez hídrica que garanta o uso integrado e sustentável da água na bacia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Araújo, Larissa Leite de, Gustavo Soares Wenneck, Reni Saath, Gabriel Ramos Donini, Josélia Portilho dos Santos, and Danilo César Santi. "Caracterização e gerenciamento dos resíduos gerados no beneficiamento das sementes de milho." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 14, no. 4 (July 31, 2021): 1–17. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2021v14n4e8143.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo a caracterização dos resíduos gerados em Unidade de Beneficiamento de Sementes de milho e promover alternativas gerenciais a sua destinação. Foram acompanhadas as atividades na unidade para coletar dados referentes aos resíduos gerados nas etapas do beneficiamento, da recepção do milho em espiga à armazenagem das sementes, em sete lotes, aleatoriamente, selecionados na recepção dos caminhões no período janeiro/fevereiro 2018. Para o mapeamento da geração de resíduos sólidos o levantamento das informações, a caracterização dos resíduos gerados, através da composição gravimétrica e classificação seguiu os critérios da NBR 10.004 e 10.007. Relacionado à quantidade e tipos de resíduos, predomina a geração de resíduos sólidos de Classe II, a maioria recicláveis e potenciais de redução dos custos de produção; há necessidade de conscientização referente à coleta seletiva, principalmente em relação aos resíduos sólidos de Classe I e de treinamento que incentive os colaboradores para uma gestão integrada de resíduos sólidos. Nos âmbitos técnicos e ambientais, a reutilização de resíduos gerados na UBS como subprodutos da produção de sementes se apresenta com grande capacidade de solucionar parte dos problemas ambientais causados pelo processo, como fonte de energia, alimentação animal e substrato vegetal gerar renda e reduzir custos. O mapeamento dos resíduos gerados na produção de sementes na UBS permitiu apontar gargalos e soluções considerando parâmetros econômicos e ambientais para um programa de gestão ambiental eficiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sarmento, Érica Bento, Deyvison Souza Rodrigues, Renata De Almeida, Juliana Tófano de Campos Leite Toneli, and Graziella Colato Antonio. "ESTUDO DO POTENCIAL ENERGÉTICO DOS RESIDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES BRASILEIROS A PARTIR DA SUA COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (May 29, 2020): 616. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020616-630.

Full text
Abstract:
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) do Brasil objetiva promover a gestão integrada e o gerenciamento dos resíduos sólidos, de modo a assegurar um destino final ambientalmente adequado. A disposição dos resíduos sólidos domiciliares (RSD) é um desafio na maior parte dos municípios brasileiros, muitas vezes efetuada sem tratamento prévio, com inúmeros impactos ambientais negativos. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar o potencial energético dos RSD do Brasil, a partir do atual cenário do gerenciamento desses resíduos. O estudo foi feito a partir da estimativa do potencial energético das principais frações combustíveis que compõem os RSD brasileiros, combinando-se informações obtidas da literatura. A fração mais significativa é de matéria orgânica, seguida de recicláveis e por fim rejeitos, com cerca de 51%, 35%, e 14% respectivamente. Com intuito de mostrar os benefícios econômicos e ambientais que esse tipo de resíduo apresenta como recurso, o tratamento é uma alternativa para a demanda de energia que a cada dia aumenta, como solução já que os recursos naturais tendem a esgotar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Andrade Sobrinho, Renavan, and Patrícia Campos Borja. "Gestão das perdas de água e energia em sistema de abastecimento de água da Embasa: um estudo dos fatores intervenientes na RMS." Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, no. 4 (December 2016): 783–95. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016116037.

Full text
Abstract:
RESUMO No Brasil, os sistemas de abastecimento de água ainda apresentam perdas de água e baixa eficiência energética. O presente trabalho objetiva analisar os fatores que têm influenciado na efetividade da gestão das perdas de água e energia em sistemas de abastecimento operados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) na região metropolitana de Salvador (RMS). A pesquisa documental e a avaliação dos dados permitiram verificar o comportamento dos indicadores e os resultados dos programas implementados. Os dados evidenciaram que, apesar dos programas, as perdas de água se mantiveram elevadas, e as ações de eficiência energética foram mais eficazes. Os programas implementados foram pontuais, voltados prioritariamente para ações técnico-operacionais, carecendo de um planejamento mais estratégico por parte da empresa. Do estudo, concluiu-se que o sucesso das ações para o uso eficiente da água e energia, obrigatoriamente, exige a superação das abordagens parciais e voltadas para a dimensão técnico-operacional, devendo-se incorporar a noção da complexidade e o caráter intersetorial e integrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cavalcanti, Agostinho Paula Brito. "Implantação de programas de manejo e plano de gestão ambiental em pequenas comunidades." Sociedade & Natureza 22, no. 3 (December 2010): 539–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132010000300010.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de uma proposta para a implantação de programas de manejo e plano de gestão ambiental em pequenas comunidades, compondo um conjunto de procedimentos resultantes de métodos e técnicas de pesquisas. Os programas de manejo compreendem tópicos relativos aos setores de produção, a saber: infra-estrutura energética, viária, sanitária e de comunicação; silvicultura, extrativismo vegetal, agricultura e pecuária; aqüicultura; mineração, indústrias e atividades científicas, culturais, esportivas, turísticas, recreacionais e de serviços. Com relação ao plano de gestão ambiental, este deverá promover o desenvolvimento urbano e ordenamento dos serviços, abrangendo os setores de educação; saúde; saneamento; transporte; energia e urbanização, além das ações direcionadas ao potencial natural, abrangendo a proteção do patrimônio histórico, cultural e natural, ecoturismo; pesquisas; gerenciamento e fiscalização. Como etapa conclusiva percebe-se a falta de uma política de caráter integrado que oriente a utilização racional e a proteção dos recursos naturais e a não obediência da legislação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Zakrzevski, Sônia Beatris Balvedi, Elisabete Maria Zanin, Vanderlei Secretti Decian, Ivonete Peres Alos, and Arnaldo Nogaro. "EMERGÊNCIA E INCORPORAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES – URI." Revista Contrapontos 15, no. 2 (August 7, 2015): 297. http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v15n2.p297-314.

Full text
Abstract:
<p>O artigo tem o objetivo de dar visibilidade à emergência e à incorporação da sustentabilidade socioambiental na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Resulta de consulta em documentos oficiais e compilação de alguns projetos e práticas desenvolvidos pela universidade ao longo de sua trajetória. Inicialmente catalisamos energias em demonstrar como a URI tem assumido e tratado a questão da sustentabilidade em seus documentos e políticas. Num segundo momento, apresentamos algumas práticas e experiências desenvolvidas que dão a dimensão do que vem ocorrendo em termos de ambientalização curricular, na pesquisa, na extensão e na gestão universitária. Por fim, apontamos a importância da participação em projetos como o da RISU, que possibilitou uma avaliação da atual situação e dos compromissos da universidade com a sustentabilidade, contribuindo para a regulamentação de sua política de Sustentabilidade Socioambiental.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Giannetti, Biagio F., Cecília M. Villas Bôas de Almeida, Silvia H. Bonilla, and Celso Munhoz Ribeiro. "Inventário de ciclo de vida da manufatura de seringas odontológicas." Production 18, no. 1 (2008): 155–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132008000100012.

Full text
Abstract:
Uma das formas mais integradas, completas e eficazes para a gestão ambiental de atividades produtivas é baseada no ciclo de vida do produto, sendo a Avaliação do Ciclo de Vida sua principal ferramenta. O produto avaliado é a seringa odontológica tipo Carpule. O objetivo é a realização do Inventário de Ciclo de Vida (ICV) simplificado da fabricação de seringas odontológicas tipo Carpule, visando quantificar o uso de energia elétrica e a emissão de resíduos sólidos desde a mineração até o descarte do produto. A estrutura metodológica está baseada nas normas da série NBR ISO 14.040 e ISO 14.040. As fronteiras do estudo incluem as etapas de mineração, beneficiamento e manufatura; a produção do polietileno que compõe o tubete e a embalagem da agulha; a produção do aço, utilizado na fabricação da agulha, e o uso do conjunto pelos dentistas. A unidade funcional utilizada é 10(6) (um milhão) de anestesias aplicadas. Na avaliação de melhorias, as soluções propostas permitem reduzir o consumo de energia elétrica em aproximadamente 20% na etapa de manufatura. A quantidade de resíduos sólidos pode ser reduzida de 40% na etapa de manufatura, o que corresponde a aproximadamente 6,50% do total de resíduos sólidos no ciclo de vida da seringa odontológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinheiro, Cézar Di Paula Da Silva, Douglas Silva Dos Santos, Leandro Marques Torres, and Paulo Rick Soares Rodrigues. "Práticas De Gestão Ambiental Em Instituições De Ensino Superior: O Caso Da Universidade Federal Rural Da Amazônia, Campus Belém." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 8, no. 2 (June 28, 2019): 487. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v8e22019487-512.

Full text
Abstract:
Além de atividades acadêmicas que propiciem a formação do pensamento crítico, é necessário que as universidades trabalhem em torno de um sistema integrado de gestão ambiental, minimizando impactos, ao mesmo tempo em que contribuem com a conscientização da sociedade. Assim, a pesquisa tem por objetivo identificar as práticas de gestão ambiental adotadas pela Universidade Federal Rural Da Amazônia – UFRA, campus Belém, além de propor ações ainda não desenvolvidas de acordo com as vertentes do desenvolvimento sustentável. A metodologia foi desenvolvida em três etapas. A princípio, realizou-se um levantamento bibliográfico, tratando a respeito do tema proposto. Em seguida, foram realizadas visitas in loco, a fim de registrar diagnósticos sobre as práticas ambientais já realizadas pela universidade, onde foram feitos diversos registros fotográficos e descritivos que possibilitaram o realizamento do estudo. E ao final, com os resultados analisados, foram apresentadas alternativas de ações sustentáveis ainda não implementadas na instituição. Após a análise dos resultados obtidos a respeito das práticas de gestão ambiental realizadas, ficou claro que há uma crescente preocupação da instituição em agregar um valor ambiental em suas atividades, observou-se que a mesma já realiza algumas ações sustentáveis, tais como: promoção da educação ambiental; coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis; lâmpadas e equipamentos de baixo consumo de energia; preservação e manutenção de áreas verdes; ventilação e iluminação natural; acesso para deficientes fisicos e pessoas com dificuldade de locomoção; presença de horta e mudários; além da organização de eventos periódicos e a utilização dos meios de comunicação da universidade para campanhas em prol do meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Gestão integrada de energia"

1

Gimenes, André Luiz Veiga. "Agregação de valor à energia elétrica através da gestão integrada de recursos." Universidade de São Paulo, 2000. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-14122001-120554/.

Full text
Abstract:
Há algum tempo, a energia elétrica tem sido pensada como um fator de fomento ao desenvolvimento de regiões carentes. No entanto, a experiência tem mostrado que, embora seja realmente necessária, a presença da energia elétrica, por si só não é suficiente para alcançar tal objetivo. Neste contexto, o presente trabalho aborda a disponibilização da energia elétrica de forma integrada em um cenário mais amplo, o da infra-estrutura, abrangendo o Transporte, a Água e Saneamento, o Tratamento do Lixo e as Telecomunicações, com vistas a criar uma base sólida para alavancar o desenvolvimento. Para tanto, propõe a abordagem da Gestão Integrada de Recursos – GIR, que é balizada pelo equilíbrio entre os aspectos econômico, social e ambiental dos empreendimentos, visando a provisão de infra-estrutura com vistas ao desenvolvimento sustentável de regiões carentes. Esta metodologia, desenvolvida no contexto de uma visão abrangente e integrada da infra-estrutura, permite a identificação de sinergias e potencialidades entre os seus componentes, bem como de possíveis parcerias entre os envolvidos. Dessa forma espera-se estabelecer vantagens econômicas, sociais e ambientais na provisão de infra-estrutura pelo setor privado sob a ação do Estado, não mais como investidor e administrador, mas como ente regulador. Nesta gestão, salienta-se a importância da atuação do Setor Público no sentido de criar mecanismos regulatórios diferenciados, que tornem os investimentos em infra-estrutura atrativos ao investidor privado, ao mesmo tempo em que estabelecem e permitem a fiscalização do cumprimento das metas sociais e de preservação ambiental.
Electrical energy has been considered like a fomentation factor to the poorest regions. The experience has shown that electrical energy is really necessary but it's not sufficient to guarantee a development basis. In such a context, this work focuses the integration of electrical energy within other component of the infrastructure, including Transportation, Water and Sanitation, Waste Disposal and the Telecommunications, in order to establish a strong basis for development. For that, the work proposes the approach Integrated Resources Management –IRM, that is based on the balance of the economic, social and environmental aspects of the projects, in order to guarantee the required infrastructure basis for the sustainable development of the poorest regions. In this type of management, it is emphasized the importance of the Public Sector, in order to create new regulatory mechanisms that make the infrastructure investments more attractive to the Private Sector, at the same time in witch establish and allow the monitoring of the social goals and of the environmental preservation. This methodology is developed within a wide and integrated vision of the infrastructure that allows the identification of synergies and potentialities of its components, and the establishment of partnerships of involved parties. This approach is expected to establish economic, social and environmental advantages in the infrastructure provision by the private sector, under the regulatory State action.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

LOPES, Alexandre de Oliveira. "Gestão integrada de energia: estudo de caso nas bancadas do Excen e aplicação na indústria e sociedade." reponame:Repositório Institucional da UNIFEI, 2011. http://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/handle/123456789/1307.

Full text
Abstract:
Submitted by repositorio repositorio (repositorio@unifei.edu.br) on 2018-06-05T14:08:57Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_0038639.pdf: 2642198 bytes, checksum: 21ad698556a91220d1570630332478fc (MD5)
Made available in DSpace on 2018-06-05T14:08:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_0038639.pdf: 2642198 bytes, checksum: 21ad698556a91220d1570630332478fc (MD5) Previous issue date: 2011-05
A proposta do trabalho e propor um modelo de gestão integrada de energia, envolvendo neste contexto o estudo nas bancadas de eficiência energética desenvolvido no Centro de Excelência em Eficiência Energética – EXCEN, Itajubá. O novo modelo de gestão de energia prevê a inclusão do indicador de consumo de energia elétrica no programa de gestão ambiental e a implantacao futura de um novo indicador de consumo gás. Desta forma, neste trabalho são apresentadas, respectivamente, as pesquisas realizadas em cada bancada, sendo elas: de bombeamento, sistemas motrizes, sistemas de ar comprimido e sistemas de ventilação e também uma breve descrição das bancadas, a sua composição física, o objetivo do estudo, desenvolvimento e conclusão. São abordados os temas de automação, aquisição de dados, sistema de supervisão e instrumentação. Encontram-se ainda a aplicação na indústria onde evidenciou em primeira instancia a auditoria energética, com foco em energia elétrica, onde foram coletados dados sobre equipamentos, consumo e demanda dos setores que compunham a empresa. Com base nestes dados foram apresentadas 13 medidas de otimização envolvendo consumo e demanda de energia e sempre com analise de viabilidade financeira. Foi descrita ainda a modalidade de Educação a Distância e os avanços acerca deste novo ambiente de aprendizagem sendo descrito as técnicas utilizadas na construção dos relatórios, tendo como objetivo a construção do conhecimento através da experimentação. Como ferramenta inovadora na modalidade EaD, desenvolveu-se a simulacao real em ambiente virtual com técnicas atuais de educação e pedagogia para o aprendizado em ambientes virtuais, garantido assim um novo marco e também novos precedentes para o caráter integrador da educação a distância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Leão, Larissa Lara. "Considerações sobre impactos socioambientais de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) : modelagem e análise." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/1330.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2008.
Submitted by Jaqueline Oliveira (jaqueoliveiram@gmail.com) on 2008-12-16T15:58:36Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_2008_LarissaLaraLeao.pdf: 5193348 bytes, checksum: 4798e72b606115e64d4cab8706de4b97 (MD5)
Approved for entry into archive by Georgia Fernandes(georgia@bce.unb.br) on 2009-02-20T16:04:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_2008_LarissaLaraLeao.pdf: 5193348 bytes, checksum: 4798e72b606115e64d4cab8706de4b97 (MD5)
Made available in DSpace on 2009-02-20T16:04:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_2008_LarissaLaraLeao.pdf: 5193348 bytes, checksum: 4798e72b606115e64d4cab8706de4b97 (MD5)
O objetivo desta dissertação é discutir a problemática e os conflitos que envolvem a construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs. A avaliação entre os fatores socioambientais e econômicos que permeiam a discussão foi demonstrada a partir de uma modelagem sistêmica elaborada com o auxílio da ferramenta computacional STELLA - Structural Experimental Learning Laboratory with Animation, necessária para a visualização entre os componentes apresentados no estudo de caso. Para que modelagem proposta não fosse meramente conceitual, foi necessário um trabalho de campo em uma Pequena Central Hidrelétrica – PCH. A fim de alcançar os objetivos propostos foram analisadas questões que permeiam as pequenas centrais hidrelétricas, tais como as legislações pertinentes do setor elétrico e do setor ambiental, a evolução do cenário do setor elétrico, principalmente no que se refere às implicações para a política de programas de energias alternativas. Novas condicionantes como a discussão sobre o aquecimento global e a busca por energias não poluentes e sustentáveis, mecanismos de incentivo à construção de pequenas centrais hidrelétricas e uma análise entre os impactos de pequenas centrais e outras usinas hidrelétricas. Apoiado nestas discussões ressalta o estudo de caso da PCH Mambaí II, situada no Nordeste Goiano, na sub-bacia do rio Corrente, dentro da sub-bacia 21 do alto Tocantins. Para a discussão do modelo foram consideradas além da PCH Mambaí II mais seis outras PCHs que estão na sub-bacia do rio Corrente e as suas implicações nos setores: ambiental (recursos naturais e recursos hídricos), econômico, social e energético, dos municípios às quais estão inseridas. Entre as conclusões da dissertação está a proposição de um estudo integrado para bacias hidrográficas, no qual considere todos os aproveitamentos hidrelétricos, tanto de pequeno quanto de grande porte. A utilização de uma ferramenta computacional na qual apresente a provável situação futura pode auxiliar nos estudos de impacto ambiental integrado. Constatou-se ainda que a construção de pequenas centrais hidrelétricas pode dinamizar a economia local de regiões isoladas, levando a um desenvolvimento humano sem graves implicações para o setor ambiental, desde que a questão socioambiental seja prioridade durante a viabilização do projeto e da construção do empreendimento. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The goal of this dissertation is to discuss the problems and conflicts that involve the construction of Small Hydropower Plants – SHPs. The evaluation between the socialenvironmental and economical factors that are embedded in the discussion was demonstrated from a systemic modeling prepared with the help of the computational tool STELLA - Structural Experimental Learning Laboratory with Animation, needed for the visualization between the components showed in the case study. So that the proposed modeling would not be merely conceptive, a field work in a Small Hydropower Plant – SHP was necessary. To reach the proposed objectives, were analyzed questions that concern the small hydropower plants, such as the legislations relevant to the electric and environmental fields, the evolution of the electric field scenario, especially on what refers to the implications on the politics of alternate energy programs. New conditionals like the discussion about the global warming and the search for non-polluting and sustainable energies, incentive mechanisms for the construction of small hydropower plants and an analysis on the impacts of small plants and other hydropower plants. Based on these discussions, excels the case study of the SHP Mambaí II, located in the Northeastern part of Goiás, in the sub-basin of the Corrente river, inside the 21 sub-basin of the high Tocantins. To the modeling discussion were considered, besides the SHP Mambaí II, other six SHP that are in the sub-basin of the Corrente river and their implications on the following fields: environmental (natural and water resources), economical, social and energy, of the cities which were inserted. Among the conclusions of this dissertation is the proposition of an integrated study for the hydrographic basins, in which all the hydro-electrical gains, from the smallest to the largest, are considered. The utilization of a computational tool, with which is showed the probable future situation, can help the studies of integrated ambient impacts. Were even noticed that the construction of small hydropower plants can dynamize the local economy of isolated regions, leading to a humane development without grave implications to the environmental field, as long as the socialenvironmental issue was a high priority in the project viability and in the undertaking construction.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sup, Luciano Mauro Arley. "Arquitetura física e lógica de uma smart microgrid para a gestão integrada da energia: um modelo para o Parque Tecnológico Itaipu." Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2012. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1085.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2017-07-10T17:11:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCIANO MAURO ARLEY SUP2.pdf: 2686269 bytes, checksum: 28a697be163c9a8e1f7c5d0c8abc16b6 (MD5) Previous issue date: 2012-04-20
This work presents a physical and logical architecture of an intelligent Micro-Grid in order to perform the integrated energy management of the various distributed energy resources (REDs) of an organization. In this way, it is initially proposed an Integrated Energy Management System (SGIE), through which defines the action strategies for the supervision and control of the REDs, which identifies the needs and requirements to be met by the technology architecture. Subsequently, the document presents the concepts of Micro-Grid and how the monitoring and control system would help in the efficient and effective use of various energy resources in production, transformation or end use, to ensure that they are integrated into the operation of Micro-Grid. The presented paradigm is framed in new vision of power systems, known as Smart Grid. These smart grids might be formed from the union of several sub-networks package, called Smart µGrid, whose main concepts, requirements and technologies necessary to build are presented. Finally, it is presented a proposal for a Smart µGrid architecture, set in the Itaipu Technological Park, which aims to meet the need of its SGIE, but basically it is thought to work as a living laboratory in which it will be possible to learn concepts of smart grid acting on it.
No presente trabalho apresenta-se uma arquitetura física e lógica de uma microrrede inteligente com o objetivo de realizar a gestão integral da energia dos diversos Recursos Energéticos Distribuídos (REDs) de uma organização. Nesse sentido, inicialmente é proposto um Sistema de Gestão Integral da Energia (SGIE), através do qual são definidas as estratégias de atuação para a supervisão e controle dos REDs, o que permite identificar as necessidades e requisitos a serem atendidos pela arquitetura tecnológica.Posteriormente o trabalho apresenta os conceitos de microrredes e como o sistema de monitoramento e controle contribuiria no gerenciamento eficiente, efetivo e eficaz dos diversos recursos energéticos, seja na produção, na transformação ou no uso final, buscando que os mesmos estejam integrados à operação da microrrede. O paradigma apresentado está enquadrado na nova visão dos sistemas elétricos, conhecida como Smart Grid ou rede inteligente. Essas redes inteligentes podem ser formadas a partir da união de bolsões de sub-redes, denominadas Smart µGrid, das quais são apresentados os principais conceitos, requisitos e tecnologias viabilizadoras. Finalmente, é apresentada a proposta de arquitetura para uma Smart µGrid, ambientada no Parque Tecnológico Itaipu, a qual tem a finalidade de atender as necessidades do SGIE do mesmo, porém, fundamentalmente, o que se busca é que funcione como um laboratório vivo, através do qual será possível apreender conceitos de Smart Grid atuando sobre ela.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Peci, Alketa. "O impacto de reestruturação e privatização na gestão integrada do setor de energia elétrica: análise do setor a partir da abordagem de redes." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2000. http://hdl.handle.net/10438/3338.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2009-11-18T18:56:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alketa.PDF: 968894 bytes, checksum: 9d1b2d2d24d8e36fb1afc75afddfc5b5 (MD5) Previous issue date: 2000
The Brazilian energetic sector is passing through deep transformations. The restructure is mainly characterized by the passage from a vertical and centrally coordinated system, in hands of the State, to a more horizontal one, with characteristics of a network, in which organizations, such as the National Agency of Electric Energy (ANEEL), the new regulator entity, the Wholesaler Market of Electric Energy (MAE), the National Operator of Electric System (ONS), Eletrobrás and the National Bank of Economic and Social Development (BNDES) are designated as the principals integrators of the system. The objective of the present work was to analyze the influence of the privatization and restructuring processes in the integration of the Brazilian system of electric energy. The analysis was based on the instruments offered by the network approach. The results of the research show that the Brazilian sector of electric energy cannot be considered as a highly integrated network. In this new horizontal configuration, the social actors are affirming its roles, functions and objectives, while the key-organization like ANEEL, ONS, MAE, Eletrobrás, and BNDES are being structured to strengthen its integrative role.
O setor de energia elétrica brasileiro vem passando por profundas transformações. A restruturação caracteriza-se principalmente pela passagem de um sistema verticalizado e coordenado centralmente pelo Estado, para um sistema horizontal, com características de uma rede, na qual organizações como a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) - o novo órgão regulador - , o Mercado Atacadista de Energia Elétrica (MAE), o Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS), Eletrobrás e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) são designadas como os principais integradores do sistema. O objetivo do presente trabalho foi analisar a influência dos processos de reestruturação e privatização na integração do sistema brasileiro de energia elétrica. Buscou-se construir a análise a partir de instrumentos oferecidos pela própria abordagem de redes. Os resultados da pesquisa mostram que o setor brasileiro de energia elétrica ainda não pode ser considerado como uma rede altamente integrada. Na nova configuração horizontalizada do setor, os atores sociais estão afirmando seus papéis, funções e objetivos, enquanto as organizações-chave como ANEEL, ONS, MAE, Eletrobrás, e BNDES estão se estruturando para fortalecer seu papel integrador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alcântara, Kelly Danielly da Silva. "Experiências de Portugal visando à gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos do Aterro Municipal de Santo André." reponame:Repositório Institucional da UFABC, 2016.

Find full text
Abstract:
Orientador: Profa. Dra. Graziella Colato Antonio
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC. Programa de Pós-Graduação em Energia, 2016.
O Aterro Municipal de Santo André (ATMSA) foi inaugurado em 1987 no munícipio de Santo André. Está inserido no bairro Cidade São Jorge ocupando uma área de 217.000 m2. Quando foi instalado inicialmente não foi projetado para realizar o aproveitamento energético do biogás gerado no aterro. Com a publicação da Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), se prevê grandes mudanças no cenário de gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos no Brasil. Portanto, o cenário apresentado no ATMSA pode sofrer modificações, pois esta política incentiva à utilização do resíduo em várias rotas tecnológicas, visando o aproveitamento energético desses resíduos, assim como a reciclagem e compostagem. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo de benchmarking dos modelos tecnológicos da gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) em Portugal, com o intuito de aplicar esse modelo no ATMSA. Para aplicar o benchmarking foi realizada uma avaliação qualitativa composta por cinco critérios que compararam alguns Ecoparques de Portugal, de forma a selecionar o Ecoparque com a maior eficiência no tratamento dos resíduos. A ferramenta estratégica que apoiou o benchmarking foi a análise SWOT (strenght-weaknessopportunity- threat), a qual identificou os desafios da implantação em um ambiente interno e externo. Esse estudo permitiu a indicação dos melhores tratamentos dos resíduos de forma a reduzir a quantidade de rejeitos, aumentar de forma quantitativa o setor de reciclagem e elevar a vida útil do aterro. Como resultado verificou-se que, de acordo com o tipo de resíduo que chega até o ATMSA, a combinação da reciclagem com algumas rotas tecnológicas (aproveitamento do biogás de aterro, biodigestão e incineração) tendem a aproveitar de uma maneira mais completa os resíduos. É importante salientar, que não se deve esquecer dos desafios atuais, políticos, econômicos e culturais do Brasil para que o resíduo chegue até o aterro em sua melhor forma de aproveitamento e que a proposta aqui possa ser realizada na prática.
The Municipal Landfill of Santo André (ATMSA) started it operation in 1987 in Santo André municipality. It occupies in the Cidade São Jorge district use an area of 217,000 m2. When installed it was not initially planned to make the energy generated in the landfill. The Law No. 12 305 / 10, establishing the National Policy on Solid Waste (PNRS) providing major changes for the management of solid waste in Brazil, encourages the use of various technological routes, aiming at energy recovery of the waste, as well as composting and recycling. In this context, the objective of this research was to conduct a benchmarking study of the technological models of municipal solid waste management (MSW) in Portugal, in order to apply them to ATMSA. The benchmarking was performed througle a qualitative assessment consists of five criteria that compared some Ecoparques of Portugal, in order to select the Ecopark with greater efficiency in waste treatment. The strategic tool that supported the benchmarking was the SWOT (strength-weakness-opportunity-threat), which identified the challenges of implementation in internal and external environment. This study indicate the best treatments to reduce the amount of waste, to increase quantitatively the recycling industry, and to extend the useful life of the landfill. The results show that, according to the type of waste reaching the ATMSA, are the best waste utilization is obtained trouble technological routes suede as landfill biogas, digestion and incineration. It is important to note that the current challenges the current challenges, political, economic and cultural in Brazil that the waste reaches the landfill at its best recovery and that this type of project can be realized in practice.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Ana Sofia Pereira Cardoso da. "A Resposta da EDP ao desafio das Alterações Climáticas – Uma Experiência Profissional na Direcção para a Gestão Integrada dos Assuntos Ambientais da EDP – Gestão da Produção de Energia, S. A." Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2011. http://hdl.handle.net/10362/7167.

Full text
Abstract:
Relatório de Estágio apresentado à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais com Especialização em Globalização e Ambiente
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Swylmar dos Santos. "Modelo de sistema integrado de gestão em eficiência energética e segurança e saúde no trabalho." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/8254.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.
Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2011-06-06T17:32:58Z No. of bitstreams: 1 2009_SwylmardosSantosFerreira.pdf: 1000483 bytes, checksum: 57cbc50432fd05d11df69bce4bb3febf (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2011-06-06T17:33:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_SwylmardosSantosFerreira.pdf: 1000483 bytes, checksum: 57cbc50432fd05d11df69bce4bb3febf (MD5)
Made available in DSpace on 2011-06-06T17:33:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_SwylmardosSantosFerreira.pdf: 1000483 bytes, checksum: 57cbc50432fd05d11df69bce4bb3febf (MD5)
O presente trabalho apresenta como proposta um modelo de sistema integrado de gestão em eficiência energética e segurança e saúde no trabalho, que permite otimizar os recursos humanos, materiais, financeiros e os seus próprios custos com a implantação, além de diminuir ou eliminar os riscos elétricos e racionalizar o consumo de energia elétrica no ambiente trabalho. Obteve-se como resultados a elaboração do modelo de SGEST e sua implantação na organização, a avaliação econômica da eficientização dos sistemas de iluminação e de climatização, além do diagnóstico situacional das instalações elétricas prediais, do consumo da energia elétrica, dos riscos elétricos existentes no ambiente de trabalho e dos sistemas de climatização, iluminação e informática. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study proposes a model of an integrated energy efficiency and workplace health and safety management system that allows the optimizing of financial, material and financial resources and its implementation costs. It also reduces or eliminates electrical risks and rationalizes the consumption of electric power in work environments. The results obtained included the development of the SGEST model and its implementation in the organization, an economic assessment of the efficiency of the environmental and lighting systems, as well as a situational diagnosis of the building’s electrical installations, the consumption of electric power, the electric risks existing in the work environments, and the environmental, lighting and IT systems.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rocha, Juliene Robert da. "Estudo e desenvolvimento de sistema automatizado integrado de gestão de nergia elétrica - SAIGE." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-04092009-150909/.

Full text
Abstract:
A qualidade da energia elétrica é hoje um dos mais importantes pontos abordados pelos consumidores, principalmente os grandes consumidores industriais, visto que a segurança e o funcionamento adequado dos equipamentos e processos industriais dependem desta qualidade. No entanto, o valor cobrado pela concessão desta energia é tão importante quanto sua qualidade, uma vez que este valor influi diretamente nos custos da produção. Com a evolução dos medidores de energia elétrica foi possível tarifar essa energia de acordo com os períodos do dia e do ano, permitindo tarifas diferenciadas que incentivem o consumidor a economizar nos períodos mais críticos da produção de energia, obtendo uma economia também em sua fatura mensal. Em recente trabalho de pesquisa (Adão, Osmir - 2003 ) na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, foi desenvolvido um sistema para gestão de energia elétrica denominado SAGE Sistema Automatizado de Gestão de Energia visando controlar o consumo de energia na ponta, a demanda mensal contratada e o fator de potência. Este sistema foi desenvolvido em sub-módulos que atuavam de forma isolada. Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que atingiram uma considerável economia no consumo da energia, na demanda e no fator de potência. Este novo trabalho de pesquisa apresenta o aperfeiçoamento do SAGE em um Sistema Automatizado Integrado de Gestão de Energia SAIGE. O SAIGE propõe a atuação simultânea dos três sub-módulos: controle de consumo na ponta, controle da demanda e controle do fator de potência, com o objetivo de atingir uma economia ainda maior do que a atingida pelo SAGE.
Nowadays the quality of the electric power is one of the most important points broached by the consumers, mainly the great industrial consumers, since equipments safety and its appropriate operation besides industrial processes depend on this quality. However, the charged value for the concession of this energy is such as important as its quality, once this value influences directly on the costs of the production. By the evolution of the electric power meters, energys tariff got possible according to the periods by day and by year, allowing different tariffs that motivate consumers economize it in more critic periods of energys production, obtaining an economy also in its monthly budget. In recent research work (Adão, Osmir - 2003) in the Polytechnic School of University of São Paulo, a system was developed for electric power administration denominated SAGE - Automated System of Administration of Energy in order to aim to control the energys consumption in the tip, the contracted monthly demand and the potency factor. This system was developed in sub-modules that acted each one by its own. Obtained results were satisfactory, once they reached a considerable economy in energys consumption, in the demand and in the potency factor. This new research work presents the improvement of SAGE into an Integrated Automated System of Administration of Energy - SAIGE. SAIGE proposes the simultaneous performance of the three sub-modules: control of consumption in the tip, control of the demand and control of the potency factor, in order to reach a further economy than reached by SAGE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gomes, Alexandra Marisa Costa. "Estudo da integração dos sistemas de gestão de ambiente, energia e segurança." Master's thesis, Escola Superior Agrária de Coimbra, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/10501.

Full text
Abstract:
Resumo A realização do estágio curricular decorreu na MAHLE – Componentes de motores, S.A., unidade fabril localizada em Murtede, que se dedica à produção de segmentos de pistão. A execução do estágio curricular e deste trabalho baseou-se no Estudo da Integração dos Sistemas de Gestão de Ambiente, Energia e Segurança com o objetivo de implementar um Sistema de Gestão Integrado de Ambiente, Energia e Segurança. O estudo consiste no enquadramento teórico das normas, na interseção dos requisitos dos referenciais normativos dos Sistemas de Gestão, na identificação dos requisitos que fazem correspondência entre si, na análise comparativa individual de cada requisito, na proposta de sugestões para proceder à implementação do Sistema de Gestão Integrado e ainda na determinação de níveis de integração entre os requisitos. Após a análise comparativa de todos os requisitos, foi possível constatar que as três normas são passíveis de serem integradas, uma vez que todas se baseiam na mesma metodologia de melhoria contínua. Contudo existem alguns requisitos específicos que não têm correspondência com outro requisito ou que apesar de terem requisitos correspondentes não podem ser integrados e por isso acrescentam trabalho à organização na sua implementação, em vez de simplificar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Gestão integrada de energia"

1

Oliveira, Antonella Carvalho de, ed. Engenharia Elétrica: Comunicação Integrada no Universo da Energia: -. Brazil: Atena Editora, 2021.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mozambique. Estratégia nacional de gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos. Maputo: República de Moçambique, Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental, Direcção Nacional de Gestão Ambiental, Departamento de Ambiente Urbano, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Sandro Luiz. Gestão integrada de resíduos sólidos urbanos: Aspectos jurídicos e ambientais. Aracaju, SE: Editora EVOCATI, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brazil) Congresso Brasileiro de Aguas Subterrâneas (13th 2004 Cuiabá. Livro de resumos: A gestão integrada e dinâmica de aqüíferos : eficiência e agronegócio. Cuiabá, Brazil]: ABAS, Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fonseca, Joazir Nunes. Empresas de distribuição de energia elétrica no Brasil: Temas relevantes para a gestão. Rio de Janeiro, RJ: Fundação COGE, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mesquita, José Maria. Gestão integrada de resíduos sólidos na Amazônia: A metodologia e os resultados de sua aplicação. Rio de Janeiro, Brazil]: IBAM, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gestão integrada da zona costeira: Ocupação antrópica desordenada, erosão, assoreamento e poluição ambiental do litoral. Fortaleza, Ceará, Brasil: Premius Editora, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vasconcelos, Fábio Perdigão. Gestão integrada da zona costeira: Ocupação antrópica desordenada, erosão, assoreamento e poluição ambiental do litoral. Fortaleza, Ceará, Brasil: Premius Editora, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Queiroz, Jose Francisco Ferreira. Conservação urbana e territorial integrada: Reflexões sobre salvaguarda, reabilitação e gestão de centros históricos em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Queiroz, Jose Francisco Ferreira. Conservação urbana e territorial integrada: Reflexões sobre salvaguarda, reabilitação e gestão de centros históricos em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Gestão integrada de energia"

1

Garcia, Solimar. "Gestão de Comunicação Integrada." In Marketing para Cursos Superiores, 191–214. Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/9788580393798-07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tomaz, R., and S. T. T. Bicalho. "ENERGIA FOTOVOLTAICA NO ESTADO DE SÃO PAULO: FOMENTO." In Gestão e negócios em perspectiva, 146–59. Brazilian Journals Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000186.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pereira, Ilmar Polary. "Gestão Pública Integrada: Aplicação da gestão profissional empreendedora nas Organizações Públicas." In Sustentabilidade e Responsabilidade Social em Foco – Volume 15. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-002-6.cap.01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gomes, Raphael de Aquino, Vinicius de Mello Lima, Amanda Beatriz Mendanha Fernandes, and Charles Lucas Santana de Souza. "PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE BAIXO CUSTO PARA GERENCIAMENTO DO CONSUMO RESIDENCIAL DE ENERGIA." In Engenharia Elétrica: Comunicação Integrada no Universo da Energia, 119–30. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.37321230211.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alba, Gabriela Dias, Alberto Noboru Miyadaira, Oldair Donizeti Leite, Domingos Perego Junior, Eduardo Cezar Lenz, and João Pedro de Araújo Nespolo. "DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE SISTEMA SUPERVISÓRIO PARA UM FOTÔMETRO." In Engenharia Elétrica: Comunicação Integrada no Universo da Energia, 50–59. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3732123025.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Asquidamini, Daniela, C. A. C. Jousseph, and Bruna Pontes Cechinel. "MORTE POR ELETROCUSSÃO NA REGIÃO NORDESTE ENTRE OS ANOS DE 2014 E 2019." In Engenharia Elétrica: Comunicação Integrada no Universo da Energia, 112–18. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.37321230210.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ferreira, Luiz Augusto Garonce, Felipe Walter Dafico Pfrimer, and Alberto Yoshihiro Nakano. "DESENVOLVIMENTO DE PLACA DE AQUISIÇÃO E ELETRODOS SECOS EM ELETROMIOGRAFIA." In Engenharia Elétrica: Comunicação Integrada no Universo da Energia, 140–47. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.37321230213.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Augusto César Lúcio de, Gabriel dos Santos Alves, Hapitaglo Rian da Silva, and Igor Silva de Oliveira. "ANÁLISE DA ILUMINAÇÃO EM AMBIENTES DE INTERNAÇÃO E DE CONSULTA MÉDICA EM HOSPITAIS PÚBLICOS E PRIVADOS DE ARAPIRACA-AL." In Engenharia Elétrica: Comunicação Integrada no Universo da Energia, 25–35. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3732123023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rocha, Wyctor Fogos da, and Mário Mestria. "SISTEMA AUTOMÁTICO DE CONTROLE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA COM BASE EM SENSORES DE PRESENÇA E BLUETOOTH." In Engenharia Elétrica: Comunicação Integrada no Universo da Energia, 36–49. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3732123024.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Polidorio, Matheus Bogo, Alexandre de Sousa Duarte, Alberto Yoshihiro Nakano, Ricardo Schneider, and Felipe Walter Dafico Pfrimer. "DESENVOLVIMENTO DE UM DISPOSITIVO DE ANÁLISE DE AZEITES E ÓLEO VEGETAL DE BAIXO CUSTO." In Engenharia Elétrica: Comunicação Integrada no Universo da Energia, 159–69. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.37321230215.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Gestão integrada de energia"

1

de Souza Vieira, Layane, Thaís Fonseca de Araújo, DAVID RODRIGUES BRABO, Jucelio Lima Lopes Junior, and Rafael Ninno Muniz. "GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS E ENERGIA NOS SISTEMAS ELÉTRICOS ISOLADOS DA REGIÃO NORTE: ESTUDO DE CASO EM MUNICÍPIO DA ILHA DO MARAJÓ." In XVII Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental e V Fórum Latino-Americano de Engenharia e Sustentabilidade. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/15304.17-155663.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pedro Clasen, Arno, Feni Dalano Roosevelt Agostinho, Cecilia Maria Villas Boas de Almeida, and Biagio Fernando Giannetti. "Proposta de modelo integrado de avaliação do nexo entre água, alimento e energia em centros urbanizados." In III SENGI - Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife, Brazil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2020.271051.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cavalheiro, Rafael, and Filipe Saraiva. "SISM: Software e Medidor Inteligente para Acompanhamento do Consumo Residencial de Energia Elétrica." In X Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2019.6431.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um sistema web integrado a um protótipo de medidor de energia elétrica para o monitoramento do consumo em eletrodomésticos. Os dados de medição são auferidos e enviados via rede de comunicação para o sistema, que apresenta ao usuário informações em tempo real sobre consumo e tarifação, auxiliando-o na tomada de decisão sobre o uso de energia elétrica em sua residência. Assim, essa ferramenta pretende assistir o usuário para o uso consciente e sustentável de energia elétrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Alisson Felipe dos, and Francesco Bordignon. "SMART GRID: CONCEPÇÃO DE UM APLICATIVO PARA GERENCIAMENTO INTEGRADO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA, ÁGUA E GÁS." In 11º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/cbgdp2017-094.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rocha, Márcio, and Marcílio Souza Júnior. "Um Dashboard para Análise de Indicadores de Continuidade relacionados à Interrupções no Fornecimento de Energia Elétrica por Causas Ambientais." In Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2020.11027.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo implementar um dashboard baseado em business intelligence para análise dos indicadores de continuidade relacionados à interrupção no fornecimento de energia elétrica de uma concessionária por causas ambientais. O dashboard foi integrado aos bancos de dados com o histórico de falhas e interrupções de energia registradas pela concessionária estudada no período de 2013 a 2018. Foi possível identificar que as causas ambientais corresponderam a 19,31% da frequência equivalente de interrupção (FEC) e 23,36% da duração equivalente de interrupção (DEC), revelando que 1/5 dos problemas está relacionada com árvores, vegetação, ventos, queimadas e incêndios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

T. Sakai, Raphael, Carlos F. M. Almeida, Luiz H. L. Rosa, Nelson Kagan, Danilo S. Pereira, Thiago S. Medeiros, Henrique Kagan, et al. "Uma abordagem para a Automação Avançada da Distribuição no contexto das Redes Elétricas Inteligentes." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2234.

Full text
Abstract:
Os recentes avanços tecnológicos, com avançadas infraestruturas de medição e de automação, e sofisticados mecanismos de inteligência computacional, criam oportunidades, dentre outras, de melhorar a eficiência operacional de sistemas elétricos e os indicadores da qualidade da energia, dentro do contexto das redes elétricas inteligentes (REIs). Empresas distribuidoras dispõem de sistemas corporativos de supervisão, controle, monitoramento, georreferenciamento e gestão e têm investido em projetos de automatização e modernização de suas redes elétricas com esse propósito. Dessa forma, este artigo apresenta uma abordagem para o desenvolvimento de um DMS – Distribution Management System, para aplicações de Automação Avançada da Distribuição (ADA), que inclui ferramentas de estimador de estados, controle Volt/Var, localização de faltas, isolação e autorrestauração, de modo que um barramento de interoperabilidade (BCIM) integra todos os sistemas corporativos com a gestão operacional. As aplicações desenvolvidas foram testadas para redes reais, em ambiente computacional, integradas ao ambiente do laboratório de Redes Elétricas Inteligentes NAPREI/USP. Os resultados demonstram os processos da integração das aplicações da ADA a um barramento de serviços comercial, o qual se comunica sistemas legados da empresa, testes de suas aplicações e seus desafios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ferreira Junior, Jucivaldo, Rardiles Ferreira, Rodrigo Da Silva, Julio Da Silva, and Samuel De Souza. "Desenvolvimento de Sistema Computacional para Aquisição e Analise de Dados Ambientais Remotamente." In Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2015.10187.

Full text
Abstract:
Desde a sua criação, o sistema Android chama atenção por sua flexibilidade, o uso de um código aberto que permite personalizações e as mais diversas aplicações e a gratuidade. Este trabalho é resultado da aplicação desta plataforma nas ciências atmosféricas denominado Sistema de Aquisição de Dados Remotos (S.A.R.D). O objetivo do projeto é auxiliar na difusão de dados de troca de massa e fluxos de energia entre a Biosfera e a atmosfera na Floresta Nacional do Tapajós (TNF). O S.A.D.R foi pensando visando o compartilhamento de dados a partir da WebService e a integração de sensores em uma base de dados única que pode ser acessada de qualquer lugar em tempo real e em dispositivos móveis.O S.A.D.R foi desenvolvido em linguagem Java e está integrado com o WebService usando a linguagem PHP.Para manter as transições contínuas dos dados foi implementado o protocolo de transferência de hipertexto (HTTP) entre os sensores de medida. Os testes realizados incluíram teste de chamadas de dados periódicos e acesso múltiplo para a plataforma. Os resultados não mostraram anomalias no serviço de transporte de dados. A principal vantagem é a otimização de idas ao campo de pesquisa e a atualização do banco de dados com maior frequência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santa Ana, Roseli da Conceição Silva de Freitas, and Marcio De Freitas Santa Ana. "IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1806.

Full text
Abstract:
Introdução: Hoje qualquer organização está atenta ao mercado e alerta se analisada em comparação aos seus competi dores. Nesse sentido implantar uma gestão que envolva qualidade, saúde, segurança do trabalho, meio ambiente e certificá-la de maneira integrada, atestando que ela atenda aos requisitos mínimos definidos pelas normas disponíveis, NBR ISO 9001:15, ISO 14001:15 e ISO 45000 exigida para um mercado fluído e transparente de gestão, deixou de ser um diferencial e passou a ser condição mínima indispensável. As empresas certificadas nos sistemas de gestão estão sempre na busca da melhoria continua. A implantação e certificação de sistemas de gestão integrada precisam ser ajustadas para atender as exigências dos processos de certificação de um SGI. Objetivos: O objetivo deste artigo é apresentar um modelo integrado de gestão, contemplando os elementos de interface dos sistemas de gestão da qualidade, ambiental, saúde e segurança no trabalho. Material e métodos: O método se utiliza da melhoria contínua para definir um processo de inovação incremental, focada e contínua, envolvendo as organizações, seus passos, alta frequência e pequenos ciclos de mudança para trazer uma contribuição significativa para o desempenho das empresas. Resultados: A importância tanto nas organizações privadas, quanto os órgãos públicos uma boa gestão administrativa para que seja possível alcançar o nível de excelência de produtividade, sendo capacitados de prestar serviços com qualidade, dentro dos prazos e seguindo os padrões estabelecidos. Deste modo, o propósito do trabalho é apresentar como aplicação das ferramentas de qualidade pode a otimizar tempo, diminuir custos e aumentar da produtividade em diversos setores com a padronização. Conclusão: logo, se pode concluir que as diferentes abordagens ao longo do tempo sendo até hoje fator de sucesso para as empresas e com o acirramento da competição a gestão integrada passou a ser uma questão de sobrevivência no mundo empresarial e hoje forma integrada com as outras normas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Monica Mendonça Lavigne Rogério de, Andrea Medici Bastos, Fernanda Veloso Magalhaes, Juliana Ferracini de Souza, Klebson Alessandro Rodrigues de Oliveira, and Renata Danieli. "Inovação na gestão da saúde integrada." In 17º Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho. 17 - Supl.1, 2018. http://dx.doi.org/10.5327/z16794435201917s1tl148.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rodrigues, Marian. "GESTÃO INTEGRADA DO PATRIMÔNIO E DA PAISAGEM CULTURAL: BREVES CONSIDERAÇÕES." In Planejamento e Gestão Territorial: gestão integrada do território. Ediunesc, 2017. http://dx.doi.org/10.18616/plan23.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography