To see the other types of publications on this topic, follow the link: Gestão integrada de energia.

Journal articles on the topic 'Gestão integrada de energia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Gestão integrada de energia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Jugend, Daniel, and José Figueiredo. "Integrando sustentabilidade ambiental e gestão de portfólio de projetos: estudo de caso em uma empresa de energia." Gestão & Produção 24, no. 3 (September 21, 2017): 526–37. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x3451-16.

Full text
Abstract:
Resumo: Apesar de existirem muitos trabalhos sobre sustentabilidade ambiental, por um lado, e sobre gestão de portfólio de projetos, por outro, não há pesquisas que analisem esses temas de maneira integrada. Assim, as duas áreas seguem separadas e com apenas raras interfaces teórico-empíricas. Seguindo uma estratégia de estudo de caso em uma das maiores firmas europeias de energia, que se destaca mundialmente na produção de energias renováveis, este artigo tem como principal objetivo analisar e compreender as práticas adotadas para a integração das duas componentes, sustentabilidade ambiental e gestão de portfólio. Entre os principais resultados obtidos observou-se que os aspectos ambientais e sociais são indissociáveis nos principais projetos da empresa. A boa comunicação com stakeholders e, especialmente, com as comunidades locais e as diretamente afetadas pelos projetos também foi destacada como prática de gestão que pode ser empregada para melhorar o desempenho de projetos. Notou-se também que a lógica para a análise e aprovação de projetos na empresa, admissão de projetos para o portfólio empresarial também se pauta pelas análises das externalidades ambientais e sociais previstas pelos próprios projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tundisi, José Galizia. "Recursos hídricos no futuro: problemas e soluções." Estudos Avançados 22, no. 63 (2008): 7–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142008000200002.

Full text
Abstract:
A crise atual da água tem muitos componentes de origem social, econômica e ambiental: usos excessivos da água, aumento de demanda, gerenciamento setorial e muito focado em quantidade. Contaminação da água, eutrofização e alterações no ciclo hidrológico em razão das mudanças globais são outros componentes. Para resolver esse conjunto de problemas e avançar estratégias de planejamento e gestão em longo prazo, os seguintes programas e abordagens são alguns mecanismos relevantes: a) Uma abordagem da bacia hidrográfica integrando gestão, planejamento e pesquisa científica; b) Um sistema avançado de governança dessas bacias hidrográficas com a participação de usuários, setor público e setor privado; c) Estudos estratégicos sobre água e economia, água em áreas metropolitanas, água e energia; d) Uma estrutura para cooperação internacional em bacias internacionais compartilhadas; e) Uma avaliação econômica dos serviços dos recursos hídricos (águas superficiais e subterrâneas, rios, lagos e represas); f) Programas de capacitação de gerentes com uma abordagem integrada, preditiva, técnica e tecnológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Novo, Eduardo Cochrane, and Mônica de Aquino Galeano Massera Da Hora. "Estabelecimento das curvas-chave, geração das séries de vazões e estimativa das vazões máximas outorgáveis nos postos da sub-bacia Guapi-Macacu, RJ." Sistemas & Gestão 14, no. 4 (January 20, 2020): 464–82. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2019.v14n4.1585.

Full text
Abstract:
A crescente demanda dos usos da água, o aumento populacional e a ocorrência de eventos climáticos extremos colocam a disponibilidade hídrica em foco. Em diferentes lugares do mundo, a água já não se encontra de forma tão abundante quanto há décadas. O abastecimento humano continua sendo a maior preocupação e a prioridade em políticas voltadas aos usos dos recursos hídricos, no entanto, setores como indústria, agricultura e energia demandam quantidades significativas de água, além da manutenção de sistemas ambientais dependentes desse recurso natural. Todas essas questões evidenciam o conflito vivido atualmente quanto ao uso e aproveitamento hídrico. Uma gestão integrada e sustentável são alicerces fundamentais para a manutenção qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos. A outorga é um instrumento legal para a garantia do uso da água por tempo e volume determinado, seja para fins de captação ou lançamento de efluentes, e para sua aprovação, são necessários estudos hidrológicos para a estimativa da vazão a ser outorgada, também denominada de vazão máxima outorgável. O presente estudo definiu as curvas-chave e as séries de vazões diárias das estações fluviométricas inseridas na bacia hidrográfica do rio Guapi-Macacu, localizada na porção leste da Baía de Guanabara. Com base nos resultados, propõe-se a adoção de uma nova vazão máxima outorgável,visando um cenário de escassez hídrica que garanta o uso integrado e sustentável da água na bacia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Araújo, Larissa Leite de, Gustavo Soares Wenneck, Reni Saath, Gabriel Ramos Donini, Josélia Portilho dos Santos, and Danilo César Santi. "Caracterização e gerenciamento dos resíduos gerados no beneficiamento das sementes de milho." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 14, no. 4 (July 31, 2021): 1–17. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2021v14n4e8143.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo a caracterização dos resíduos gerados em Unidade de Beneficiamento de Sementes de milho e promover alternativas gerenciais a sua destinação. Foram acompanhadas as atividades na unidade para coletar dados referentes aos resíduos gerados nas etapas do beneficiamento, da recepção do milho em espiga à armazenagem das sementes, em sete lotes, aleatoriamente, selecionados na recepção dos caminhões no período janeiro/fevereiro 2018. Para o mapeamento da geração de resíduos sólidos o levantamento das informações, a caracterização dos resíduos gerados, através da composição gravimétrica e classificação seguiu os critérios da NBR 10.004 e 10.007. Relacionado à quantidade e tipos de resíduos, predomina a geração de resíduos sólidos de Classe II, a maioria recicláveis e potenciais de redução dos custos de produção; há necessidade de conscientização referente à coleta seletiva, principalmente em relação aos resíduos sólidos de Classe I e de treinamento que incentive os colaboradores para uma gestão integrada de resíduos sólidos. Nos âmbitos técnicos e ambientais, a reutilização de resíduos gerados na UBS como subprodutos da produção de sementes se apresenta com grande capacidade de solucionar parte dos problemas ambientais causados pelo processo, como fonte de energia, alimentação animal e substrato vegetal gerar renda e reduzir custos. O mapeamento dos resíduos gerados na produção de sementes na UBS permitiu apontar gargalos e soluções considerando parâmetros econômicos e ambientais para um programa de gestão ambiental eficiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sarmento, Érica Bento, Deyvison Souza Rodrigues, Renata De Almeida, Juliana Tófano de Campos Leite Toneli, and Graziella Colato Antonio. "ESTUDO DO POTENCIAL ENERGÉTICO DOS RESIDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES BRASILEIROS A PARTIR DA SUA COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (May 29, 2020): 616. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020616-630.

Full text
Abstract:
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) do Brasil objetiva promover a gestão integrada e o gerenciamento dos resíduos sólidos, de modo a assegurar um destino final ambientalmente adequado. A disposição dos resíduos sólidos domiciliares (RSD) é um desafio na maior parte dos municípios brasileiros, muitas vezes efetuada sem tratamento prévio, com inúmeros impactos ambientais negativos. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar o potencial energético dos RSD do Brasil, a partir do atual cenário do gerenciamento desses resíduos. O estudo foi feito a partir da estimativa do potencial energético das principais frações combustíveis que compõem os RSD brasileiros, combinando-se informações obtidas da literatura. A fração mais significativa é de matéria orgânica, seguida de recicláveis e por fim rejeitos, com cerca de 51%, 35%, e 14% respectivamente. Com intuito de mostrar os benefícios econômicos e ambientais que esse tipo de resíduo apresenta como recurso, o tratamento é uma alternativa para a demanda de energia que a cada dia aumenta, como solução já que os recursos naturais tendem a esgotar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Andrade Sobrinho, Renavan, and Patrícia Campos Borja. "Gestão das perdas de água e energia em sistema de abastecimento de água da Embasa: um estudo dos fatores intervenientes na RMS." Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, no. 4 (December 2016): 783–95. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016116037.

Full text
Abstract:
RESUMO No Brasil, os sistemas de abastecimento de água ainda apresentam perdas de água e baixa eficiência energética. O presente trabalho objetiva analisar os fatores que têm influenciado na efetividade da gestão das perdas de água e energia em sistemas de abastecimento operados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) na região metropolitana de Salvador (RMS). A pesquisa documental e a avaliação dos dados permitiram verificar o comportamento dos indicadores e os resultados dos programas implementados. Os dados evidenciaram que, apesar dos programas, as perdas de água se mantiveram elevadas, e as ações de eficiência energética foram mais eficazes. Os programas implementados foram pontuais, voltados prioritariamente para ações técnico-operacionais, carecendo de um planejamento mais estratégico por parte da empresa. Do estudo, concluiu-se que o sucesso das ações para o uso eficiente da água e energia, obrigatoriamente, exige a superação das abordagens parciais e voltadas para a dimensão técnico-operacional, devendo-se incorporar a noção da complexidade e o caráter intersetorial e integrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cavalcanti, Agostinho Paula Brito. "Implantação de programas de manejo e plano de gestão ambiental em pequenas comunidades." Sociedade & Natureza 22, no. 3 (December 2010): 539–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132010000300010.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de uma proposta para a implantação de programas de manejo e plano de gestão ambiental em pequenas comunidades, compondo um conjunto de procedimentos resultantes de métodos e técnicas de pesquisas. Os programas de manejo compreendem tópicos relativos aos setores de produção, a saber: infra-estrutura energética, viária, sanitária e de comunicação; silvicultura, extrativismo vegetal, agricultura e pecuária; aqüicultura; mineração, indústrias e atividades científicas, culturais, esportivas, turísticas, recreacionais e de serviços. Com relação ao plano de gestão ambiental, este deverá promover o desenvolvimento urbano e ordenamento dos serviços, abrangendo os setores de educação; saúde; saneamento; transporte; energia e urbanização, além das ações direcionadas ao potencial natural, abrangendo a proteção do patrimônio histórico, cultural e natural, ecoturismo; pesquisas; gerenciamento e fiscalização. Como etapa conclusiva percebe-se a falta de uma política de caráter integrado que oriente a utilização racional e a proteção dos recursos naturais e a não obediência da legislação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Zakrzevski, Sônia Beatris Balvedi, Elisabete Maria Zanin, Vanderlei Secretti Decian, Ivonete Peres Alos, and Arnaldo Nogaro. "EMERGÊNCIA E INCORPORAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES – URI." Revista Contrapontos 15, no. 2 (August 7, 2015): 297. http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v15n2.p297-314.

Full text
Abstract:
<p>O artigo tem o objetivo de dar visibilidade à emergência e à incorporação da sustentabilidade socioambiental na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Resulta de consulta em documentos oficiais e compilação de alguns projetos e práticas desenvolvidos pela universidade ao longo de sua trajetória. Inicialmente catalisamos energias em demonstrar como a URI tem assumido e tratado a questão da sustentabilidade em seus documentos e políticas. Num segundo momento, apresentamos algumas práticas e experiências desenvolvidas que dão a dimensão do que vem ocorrendo em termos de ambientalização curricular, na pesquisa, na extensão e na gestão universitária. Por fim, apontamos a importância da participação em projetos como o da RISU, que possibilitou uma avaliação da atual situação e dos compromissos da universidade com a sustentabilidade, contribuindo para a regulamentação de sua política de Sustentabilidade Socioambiental.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Giannetti, Biagio F., Cecília M. Villas Bôas de Almeida, Silvia H. Bonilla, and Celso Munhoz Ribeiro. "Inventário de ciclo de vida da manufatura de seringas odontológicas." Production 18, no. 1 (2008): 155–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132008000100012.

Full text
Abstract:
Uma das formas mais integradas, completas e eficazes para a gestão ambiental de atividades produtivas é baseada no ciclo de vida do produto, sendo a Avaliação do Ciclo de Vida sua principal ferramenta. O produto avaliado é a seringa odontológica tipo Carpule. O objetivo é a realização do Inventário de Ciclo de Vida (ICV) simplificado da fabricação de seringas odontológicas tipo Carpule, visando quantificar o uso de energia elétrica e a emissão de resíduos sólidos desde a mineração até o descarte do produto. A estrutura metodológica está baseada nas normas da série NBR ISO 14.040 e ISO 14.040. As fronteiras do estudo incluem as etapas de mineração, beneficiamento e manufatura; a produção do polietileno que compõe o tubete e a embalagem da agulha; a produção do aço, utilizado na fabricação da agulha, e o uso do conjunto pelos dentistas. A unidade funcional utilizada é 10(6) (um milhão) de anestesias aplicadas. Na avaliação de melhorias, as soluções propostas permitem reduzir o consumo de energia elétrica em aproximadamente 20% na etapa de manufatura. A quantidade de resíduos sólidos pode ser reduzida de 40% na etapa de manufatura, o que corresponde a aproximadamente 6,50% do total de resíduos sólidos no ciclo de vida da seringa odontológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinheiro, Cézar Di Paula Da Silva, Douglas Silva Dos Santos, Leandro Marques Torres, and Paulo Rick Soares Rodrigues. "Práticas De Gestão Ambiental Em Instituições De Ensino Superior: O Caso Da Universidade Federal Rural Da Amazônia, Campus Belém." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 8, no. 2 (June 28, 2019): 487. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v8e22019487-512.

Full text
Abstract:
Além de atividades acadêmicas que propiciem a formação do pensamento crítico, é necessário que as universidades trabalhem em torno de um sistema integrado de gestão ambiental, minimizando impactos, ao mesmo tempo em que contribuem com a conscientização da sociedade. Assim, a pesquisa tem por objetivo identificar as práticas de gestão ambiental adotadas pela Universidade Federal Rural Da Amazônia – UFRA, campus Belém, além de propor ações ainda não desenvolvidas de acordo com as vertentes do desenvolvimento sustentável. A metodologia foi desenvolvida em três etapas. A princípio, realizou-se um levantamento bibliográfico, tratando a respeito do tema proposto. Em seguida, foram realizadas visitas in loco, a fim de registrar diagnósticos sobre as práticas ambientais já realizadas pela universidade, onde foram feitos diversos registros fotográficos e descritivos que possibilitaram o realizamento do estudo. E ao final, com os resultados analisados, foram apresentadas alternativas de ações sustentáveis ainda não implementadas na instituição. Após a análise dos resultados obtidos a respeito das práticas de gestão ambiental realizadas, ficou claro que há uma crescente preocupação da instituição em agregar um valor ambiental em suas atividades, observou-se que a mesma já realiza algumas ações sustentáveis, tais como: promoção da educação ambiental; coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis; lâmpadas e equipamentos de baixo consumo de energia; preservação e manutenção de áreas verdes; ventilação e iluminação natural; acesso para deficientes fisicos e pessoas com dificuldade de locomoção; presença de horta e mudários; além da organização de eventos periódicos e a utilização dos meios de comunicação da universidade para campanhas em prol do meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Santos, Jôsi Mylena de Brito, Larissa Manfredo Soares, Manuella Almeida Raiol da Silva, Kleve Freddy Ferreira Canteral, and Alessandra Danieli Miranda de Araújo. "Aplicação da domótica para o conforto residencial e sua implicação na eficiência energética." Cadernos de Ciência & Tecnologia 36, no. 1 (May 30, 2019): 26391. http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2019.v36.26391.

Full text
Abstract:
Automação residencial, ou domótica, é a tecnologia empregada em sistemas integrados que controlam determinadas funções de equipamentos eletrônicos, proporcionando conforto, segurança, comunicação e gestão energética. Objetiva-se, por meio desse estudo, apresentar os conceitos mais citados na literatura referente ao uso da domótica, suas aplicações, correlação com a eficiência energética, além das vantagens e desvantagens conferidas por ela. A pesquisa ocorreu por meio do levantamento bibliográfico, entre os meses de fevereiro e março de 2018, tendo-se obtido, assim, informações que corroborassem os resultados das discussões e reunissem dados de pesquisas realizadas por diferentes autores, tendo-se selecionado os trabalhos mais pertinentes. Com base nessas informações, observou-se que a aplicação da domótica, além de aprimorar diversas funções residenciais, agrupando-as e tornando-as mais ágeis, também apresenta uma redução no gasto energético em até 40%, em determinadas situações. Entre as diversas vantagens e desvantagens levantadas, podem-se apontar, respectivamente, a maior segurança doméstica e a possível redução de postos de trabalhos. Além disso, vale ressaltar que, nesse sistema, ocorre a diminuição dos gastos com energia elétrica; porém, é necessário um estudo relacionado à gestão de resíduos eletrônicos oriundos dessas instalações para aproveitamento mais satisfatório em todas as esferas da sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Silva, Jadson Freire, Rutt Keles Alexandre da Silva, Marcelo Olímpio dos Santos, Mariana Gonçalves Pires Lopes, Isabela De Oliveira Barros, Elvis Bergue Mariz Moreira, and Henrique Dos Santos Ferreira. "Análise conceitual do Building Information Modelling-BiM e City Information Modelling-CiM e contribuições na construção das cidades sustentáveis." Journal of Environmental Analysis and Progress 2, no. 3 (July 31, 2017): 341–48. http://dx.doi.org/10.24221/jeap.2.3.2017.1473.341-348.

Full text
Abstract:
O rápido desenvolvimento que ocorre nas áreas de meio ambiente e planejamento urbano estão exigindo cada vez mais da gestão, a rapidez e a facilidade na solução de percalços. É nesse ambiente de desenvolvimento que as empresas investem em tecnologias e a modelagem de informações se inclui; quando estas são adotadas pelas administrações de estados, podem contribuir com a melhoria do funcionamento de vários fluxos, refletindo na qualidade social e ambiental das regiões de interesse. Observando a rápida disseminação da comunicação e avanço da tecnologia, este trabalho tem como objetivo uma análise dos conceitos que acercam as considerações do BiM - Building information modelling e CiM - City information modelling para as cidades, apresentando suas funcionalidades e benefícios. Os procedimentos metodológicos condicionantes à organização dos dados aqui apresentados, constituíram-se fundamentalmente de levantamento bibliográfico para seleção da literatura que viria a compor a base teórica desta pesquisa. A conceituação do BiM e seus benefícios para a comunidade acadêmica, a chegada revolucionária do CiM e a contribuição destas formas de modelagem para a formação das cidades sustentáveis são analisadas e discutidas. Conclui-se que a modelagem oriunda do BiM e CiM e o seu vasto e integrado banco de dados pode proporcionar diversos benefícios para os ramos do design, engenharia, arquitetura e áreas afins, auxiliando na gestão de projetos, observando a área disponível para construção e os recursos naturais da região, pode-se criar cidades no modelo sustentável, potencializando a geração de energia, uso da água e solo, transição/sazonalidade populacional e reduzindo custos desnecessários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Lima, Thais Silva, Ana Lúcia Bezerra Candeias, and Maristela Casé Costa Cunha. "Bioindicadores e Sensoriamento Remoto como Subsídios à Gestão dos Recursos Hídricos no Semiárido Brasileiro (Bioindicators and Remote Sensing as Subsidies for the Management of Water Resources in the Brazilian Semi-arid)." Revista Brasileira de Geografia Física 10, no. 6 (November 14, 2017): 1974. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v10.6.p1974-1994.

Full text
Abstract:
Os impactos provenientes das atividades antrópicas sobre os ecossistemas aquáticos têm gerado grandes preocupações quanto à quantidade e qualidade dos recursos hídricos. No semiárido brasileiro, os reservatórios artificiais apresentam importância tanto de ordem social como econômica, entretanto, o processo de degradação tem comprometido seus múltiplos usos, tornando-se um entrave no âmbito da gestão ambiental. Particularmente, o reservatório Sobradinho, localizado no submédio São Francisco, contribui para diferentes usos, tais como, geração de energia, regularização da vazão do rio, abastecimento, agricultura, entre outros. Atualmente, o reservatório vem sofrendo grandes variações de armazenamento de água devido à variabilidade climática da região. O presente trabalho tem como objetivo apresentar as principais aplicações da comunidade de macroinvertebrados bentônicos e do sensoriamento remoto, enfatizando sua importância como subsídios à gestão de recursos hídricos, especialmente, na região semiárida. Além disso, busca-se descrever os aspectos gerais inerentes ao arcabouço legal e à estrutura institucional da gestão em bacias hidrográficas. Percebe-se a necessidade de estudos mais integrados que possam diagnosticar os fatores que contribuem para a degradação ambiental, servindo como suporte para um adequado gerenciamento dos recursos hídricos.Palavras-chave: Gestão; Reservatório Sobradinho; Qualidade ambiental; Geotecnologia; Ecossistema. A B S T R A C TThe impacts of anthropic activities on aquatic ecosystems have generated major concerns about the quantity and quality of water resources. In the brazilian semi-arid, artificial reservoirs are of both social and economic importance, however, the degradation process has compromised its multiple uses, becoming an obstacle in the ambit of environmental management. Particularly, the Sobradinho reservoir, located in the submedio São Francisco River, contributes to different uses, such as power generation, river flow regulation, supply, agriculture, among others. Actually, the reservoir has undergone great variations of water storage due to the climatic variability of the region. The present work aims to present the main applications of the community of benthic macroinvertebrates and remote sensing, emphasizing their importance as subsidies to the management of water resources, especially in the semi-arid region. In addition, it seeks to describe the general aspects inherent to the legal framework and the institutional structure of management in river basins. There is a need for more integrated studies that can diagnose the factors that contribute to environmental degradation, serving as support for an adequate management of water resources.Keywords: management, sobradinho reservoir, environmental quality, geotechnology, ecosystem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva, Thadeu Ramalho da, Júnio Gomes dos Santos, Eliana Nunes Hipólito, Mauro Lúcio Franco, Marcio Coutinho de Souza, Wederson Marcos Alves, Alexandre Sylvio Vieira da Costa, and Allan Castro Ferreira. "Proposta de um consórcio intermunicipal na microrregião de saúde de Teófilo Otoni/Malacacheta para gestão de resíduos sólidos urbanos." Research, Society and Development 10, no. 10 (August 9, 2021): e259101018550. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18550.

Full text
Abstract:
O crescimento da população mundial, principalmente na área urbana, aliado ao consumo exacerbado de bens e serviços, desencadeia o aumento da geração de resíduos sólidos urbanos (RSU) e constitui, assim, um grande problema ambiental. Para acompanhar as políticas públicas ambientais mundiais e buscar, mitigar os danos ao meio ambiente no Brasil, instituiu-se a Lei 12.305 de 2010 que definiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos (PNRS), a qual deve ser seguida por todos os gestores municipais. O objetivo do estudo é analisar a possibilidade do desenvolvimento de um consórcio intermunicipal na microrregião de saúde de Teófilo Otoni/Malacacheta para a gestão de RSU. Esta pesquisa é classificada como qualitativa, com finalidade descritiva, adotando-se procedimentos bibliográficos e documentais para realizar o levantamento das informações relacionadas ao estudo, com o intuito de verificar a possibilidade da implantação de um consórcio intermunicipal para a gestão de RSU na referida microrregião. O artigo está estruturado nas seguintes seções: introdução, problema e objetivos da pesquisa; referencial teórico; metodologia; considerações finais e referências. Conclui-se que é urgente a elaboração de uma proposta intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos (GIRSU), a fim de proporcionar uma parceria público e/ou privada que resolva o problema dos lixões nesta região em um curto espaço de tempo, sendo necessária uma estratégia de interlocução entre os gestores municipais. Dentre as discussões para sensibilização dos gestores municipais, além das questões de sustentabilidade e meio ambiente, deve ser levado ao conhecimento dos mesmos que além dos recursos recebidos pelo consórcio, existem outras fontes de receitas para a implementação de uma GIRSU que vai nortear o novo modelo de educação ambiental para a população, que pode promover renda aos agentes envolvidos na segregação de reciclagem de resíduos, além de proteger o meio ambiente da microrregião.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Guissoni, Leandro Angotti. "Omnichannel: uma gestão integrada." GV-executivo 16, no. 1 (April 10, 2017): 24. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v16n1.2017.67453.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Coelho, Kalia Auzier Martins Costa, Taise Carvalho de Sousa, and Ana Paula de Melo e. Silva Vaz. "Diagnóstico do gerenciamento de resíduos sólidos comerciais na região central de Balsas – MA." Research, Society and Development 10, no. 10 (August 14, 2021): e383101019103. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.19103.

Full text
Abstract:
Com a intensa urbanização brasileira, a temática relacionada aos resíduos sólidos ganhou destaque dentre os eixos estratégicos nos órgãos ambientais do país. Com a finalidade de solucionar os problemas socioambientais e econômicos gerados pelo acúmulo, destino e falta de tratamento adequado desses resíduos passou a ser obrigatório com a Lei nº 12.305/10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei destaca que a coleta, armazenamento, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos não é competência somente do poder público, mas também dos grandes geradores. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi identificar os grandes geradores da região central do Município de Balsas e fazer um levantamento da destinação dos resíduos sólidos produzidos por esses grandes geradores. A realização do estudo se deu por meio de pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa de campo realizada em 43 estabelecimentos da área central. Por meio da pesquisa foi possível identificar o modo que o gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos é realizado, considerando as etapas de acondicionamento, coleta e disposição final. Os resultados indicam que os resíduos sólidos produzidos pela maior parte dos estabelecimentos estão sendo tratados de forma negligente, tanto pelo poder público, quanto pelos grandes geradores. Portanto, com essa pesquisa foi possível compreender as reais necessidades do município para se adequar a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, conforme a legislação brasileira vigente, além de medidas que despertem a colaboração do município e da população para o melhor gerenciamento desses resíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Mattia, Vinícius. "II Seminário Internacional de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – UNIOESTE /PR." Revista Fitos 14 (October 31, 2020): 8–11. http://dx.doi.org/10.32712/2446-4775.2020.1109.

Full text
Abstract:
Caros leitores, neste suplemento a Revista Fitos publica uma seleção de trabalhos submetidos e apresentados no II Seminário Internacional de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, ocorrido entre os dias 07 e 09 de agosto de 2019, em Foz do Iguaçu/PR. O evento teve como tema central “Águas, alimentos, saberes, inclusão social e produtiva nos territórios rurais da América Latina”, e foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável - PPGDRS da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE campus de Marechal Cândido Rondon/PR, juntamente com a EMBRAPA PANTANAL e demais parceiros. O objetivo do evento foi contribuir para o debate sobre os conceitos, as ações e as estratégias de trabalho que envolve a pesquisa em desenvolvimento rural sustentável, através do contato entre pesquisadores nacionais e internacionais. Além disso, oportunizou aproximação e construção de parcerias entre universidades cujos grupos de pesquisa se dedicam ao tema em questão e, aos pós-graduandos, a oportunidade de conhecer e se vincular às pesquisas interdisciplinares sobre o desenvolvimento rural sustentável. Para cumpri-lo, foram realizadas mesas temáticas que envolveram discussões sobre as perspectivas para o desenvolvimento sustentável, o Estado da arte nos programas de pós-graduação da América Latina, água, alimentos e soberania alimentar e políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável na América Latina. Os debates foram realizados por pesquisadores conceituados do Brasil e de diversos países latino americanos, em especial, Argentina, Paraguai, Bolívia e México. Além disso, o evento contou com a apresentação de trabalhos na modalidade de painéis e, também, apresentações orais que foram divididas em 14 grupos de trabalhos (GTs) de acordo com cada temática. Os trabalhos deste suplemento foram submetidos e apresentados nos diversos GTs que abordaram diferentes enfoques de discussão, mas sempre convergentes na área do desenvolvimento rural sustentável e com abordagem interdisciplinar. Em uma avaliação pós-evento, doutorandos e docentes do PPGDRS, responsáveis pela coordenação destes GTs, realizaram uma análise ampla de todos os artigos apresentados, e foram selecionados 13 com maiores: consistência, relevância, qualidade científica e ligação com o escopo da revista para comporem a presente edição. Com isso, os autores foram informados da indicação para a publicação e, em seguida, providenciou-se a adequação dos textos para atendimento às normas de formatação da Revista Fitos e submissão. Conforme já relatado, os grupos de trabalho instituídos no evento seguiram diferentes temas dos artigos enviados para apresentação e debate, que ocorreu conforme enquadramento das pesquisas em cada temática. Ao todo, foram aceitos 214 trabalhos para a apresentação no evento, os quais estão disponíveis nos Anais do II Seminário Internacional de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável. À título informativo e de contextualização, cada GT está abaixo apresentado de maneira a explicitar o conteúdo trabalhado durante o evento. O GT1 com o tema: “Territórios, redes de solidariedade e desenvolvimento contra-hegemônico” debateu processos de desenvolvimento centrados em redes curtas e longas, comparando-se diferentes iniciativas e se destacando a importância dos territórios, da proximidade e da identidade, a partir dos seus valores econômicos, políticos, culturais e ambientais. No GT2 a temática “Inovações tecnológicas, agroenergia e gestão” tratou das inovações tecnológicas na agricultura familiar, agroecológica e agroindustrial, além de processos de inovação na gestão das propriedades, entidades ligadas à agricultura familiar e gestão de políticas públicas, bem como suas aplicações. Ainda, empreendedorismo e tecnologia social no meio rural, matérias primas com potencial de produção de energia e processos de produção de energia e produtos energéticos no meio rural. O GT3 com o tema: “Agroecologia” teve o objetivo de receber trabalhos e relatos de experiências que enfocassem processos de transição agroecológica, em seus diversos níveis, desde a racionalização e substituição de insumos até a construção de sistemas de alta complexidade. Poderiam também ser enfocados os diferentes campos do desenvolvimento rural em bases agroecológicas que envolvessem a relação sociedade e natureza, uso e conservação dos recursos naturais, manejo de agroecossistemas sustentáveis, construção do conhecimento agroecológico, utilização da homeopatia na transição agroecológica entre outros relacionados ao tema. No GT4, onde o tema foi “Movimentos sociais, reforma agrária e resistência no campo” os artigos e debates foram voltados para os conflitos e lutas pela terra e pela água, a reforma agrária e assentamentos rurais: luta pela terra e luta na terra, os conflitos ambientais e relacionados ao uso agrotóxico, a criminalização dos movimentos sociais, o movimento e luta de mulheres camponesas, os conflitos decorrentes da mineração e grandes obras de infraestrutura, os movimentos sociais antiglobalização, os conflitos agrários nas fronteiras, a teoria dos movimentos sociais no campo, a violência no campo, a soberania alimentar, a luta dos indígenas pela terra e a resistência e modo de vida camponês. Os trabalhos do GT5, que teve como tema “Educação ambiental e gestão de bacias”, apresentaram processos educativos fundamentados nos seguintes enfoques: perspectivas e tendências epistemológicas, praxiológicas, axiomáticas, políticas e metodológicas da Educação Ambiental; educação para a agroecologia, economia campesina e economia solidária; educação no campo, para comunidades tradicionais e povos indígenas; educação inclusiva, e para a acessibilidade, direitos humanos, da terra e justiça ambiental; educação ambiental (formal, não formal e informal), meio ambiente, saúde e proteção das águas; cidades sustentáveis, seguras e resilientes; ética, ciência e sustentabilidade; ética, bioética e meio ambiente; promoção da ética para a vida e para uma cultura da paz; redes de educação ambiental; estudos do território, qualidade da água das nascentes, rios e córregos, “mata ciliar” e processos de uso da terra baseados no conceito de Bacias Hidrográficas; água como fonte de vida e saúde; água, escassez, aproveitamento, cuidado e fonte econômica de recursos; cidadania e desenvolvimento de sociedades sustentáveis; mudanças climáticas, resiliência; territórios resilientes urbanos e rurais. O GT6, com o tema: “Gestão das águas na produção de alimentos” reuniu pesquisas voltadas à gestão das águas e ao uso múltiplo dos recursos hídricos, bem como discutiu ações concretas envolvendo o setor público, empresas, sociedade e seus diferentes usuários. Buscou apresentar soluções e inovações sócias tecnológicas para a promoção do desenvolvimento sustentável e que permitam a produção de alimentos, agregação de valor e melhorias da qualidade com utilização da água de forma sustentável, seja para promover ações que minimizem seu impacto na geração de energia, na produção de alimentos, visados na produção em ambientes aquáticos ou de origem da pesca e da industrialização ou processamento dos alimentos. Buscando trabalhar sobre a “Segurança e soberania alimentar; cultura alimentar: interfaces nos contextos rurais e urbanos” o GT7 debateu os seguintes temas: políticas públicas de SAN; cadeias curtas de comercialização; processamento de alimentos: potencialidades e impactos para a Soberania e Segurança Alimentar; políticas e estratégias sustentáveis para garantir o abastecimento e a comercialização de alimentos; educação para fomentar a escolha alimentar saudável; impactos/efeitos do uso de agrotóxicos sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente; valorização cultural alimentar; dos modos de saber-fazer e o patrimônio cultural; transformações nas práticas alimentares na contemporaneidade; publicidade em alimentos para crianças; desperdício de alimentos e suas interfaces; hábitos alimentares; segurança alimentar e gênero; alimentação e diversidade etnosociocultural; aspectos sociais de consumo alimentar por diferentes grupos em grau de vulnerabilidade social. Na temática “Educação do campo; patrimônio cultural e saberes tradicionais; gênero e ruralidades”, trabalhada no GT8, o objetivo foi reunir pesquisas voltadas ao patrimônio cultural e aos saberes tradicionais relativos ao universo das ruralidades: os modos de fazer; as dinâmicas de repasse dos saberes – inclusive, aquelas que envolvem a oralidade; relações intergeracionais; o patrimônio cultural alimentar e suas relações com o território. Discussões de gênero e ruralidade, bem como abordar pesquisas relativas aos aspectos teóricos e metodológicos da Educação do Campo. O GT9 teve como tema “Extensão rural, juventude e sucessão rural, turismo rural” e pretendeu contribuir para maior divulgação de pesquisas relacionadas aos temas, bem como fomentar discussões envolvendo ações concretas no tocante à contribuição da temática em estudo para o desenvolvimento rural sustentável. Buscou-se, ainda, trazer para o âmbito do desenvolvimento rural sustentável questões ligadas ao público alvo da nova ATER, de ações realizadas junto a agricultores familiares: comunidades indígenas, pescadores, quilombolas, povos da floresta, ações extensionistas, horta mandala e urbana, bem como as ações de turismo rural na agricultura familiar e, também, metodologias participativas, como, estudo de diagnósticos. O GT10 contou com a temática do “Cooperativismo de economia solidária” e propôs-se a problematizar e refletir as práticas de cooperação no âmbito do desenvolvimento rural, objetivando a emancipação socioeconômica dos atores, diante dos processos hegemônicos fortalecidos pela dinâmica da globalização. O GT11 onde o tema foi “Agricultura de montanhas e sistemas agroflorestais” teve como objetivo receber trabalhos e relatos de experiências que enfocassem: (1) o desenvolvimento sustentável com base em novos caminhos para a gestão territorial integrada de ambientes montanos em um contexto de mudanças climáticas, incluindo políticas públicas, uso da terra, segurança alimentar e hídrica de suas comunidades; (2) estratégias para a construção de paisagens sustentáveis com base em sistemas agroflorestais. A “Agropecuária sustentável” foi o tema do GT12 e apreciou trabalhos que contribuem para o desenvolvimento sustentável da Agricultura e Pecuária, controle biológico de pragas e doenças, manejo sustentável de solos, produção de leite agroecológico, práticas sustentáveis na agropecuária. No GT13, os trabalhos se voltaram para o tema da “Gestão, legislação e políticas de desenvolvimento rural sustentável” e abrangeu pesquisas sobre a Constituição Federal e proteção ambiental, o Código Florestal Brasileiro, o Sistema Nacional do Meio Ambiente, aspectos jurídicos da poluição, gestão do capital social, empoderamento, custos de produção e comercialização, gestão ambiental e do Agronegócio. Por fim, o GT14 teve o tema “Agricultura, saberes e línguas indígenas” e trouxe o debate e o aprofundamento das discussões sobre o modo de vida, os saberes e línguas das sociedades indígenas brasileiras, o Bem Viver indígena, o uso de recursos naturais e a territorialidade. O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – PPGDRS aproveita este espaço também para agradecer a todos os patrocinadores e colaboradores do evento, em especial, à Itaipu Binacional e a CAPES pelo apoio financeiro, a Revista Fitos pela parceria na publicação dos presentes artigos, assim como as demais revistas parceiras. Espera-se, com a publicação deste suplemento, que as pesquisas venham contribuir para o avanço do desenvolvimento rural com sustentabilidade e sirvam de referências para novas pesquisas e aplicação dentro das perspectivas do desenvolvimento propostas pelo PPGDRS e pela Revista Fitos. Tenha uma boa leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Mattia, Vinícius. "II Seminário Internacional de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – UNIOESTE /PR." Revista Fitos 14 (October 31, 2020): 8–11. http://dx.doi.org/10.32712/2446-4775.2020.1109.

Full text
Abstract:
Caros leitores, neste suplemento a Revista Fitos publica uma seleção de trabalhos submetidos e apresentados no II Seminário Internacional de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, ocorrido entre os dias 07 e 09 de agosto de 2019, em Foz do Iguaçu/PR. O evento teve como tema central “Águas, alimentos, saberes, inclusão social e produtiva nos territórios rurais da América Latina”, e foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável - PPGDRS da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE campus de Marechal Cândido Rondon/PR, juntamente com a EMBRAPA PANTANAL e demais parceiros. O objetivo do evento foi contribuir para o debate sobre os conceitos, as ações e as estratégias de trabalho que envolve a pesquisa em desenvolvimento rural sustentável, através do contato entre pesquisadores nacionais e internacionais. Além disso, oportunizou aproximação e construção de parcerias entre universidades cujos grupos de pesquisa se dedicam ao tema em questão e, aos pós-graduandos, a oportunidade de conhecer e se vincular às pesquisas interdisciplinares sobre o desenvolvimento rural sustentável. Para cumpri-lo, foram realizadas mesas temáticas que envolveram discussões sobre as perspectivas para o desenvolvimento sustentável, o Estado da arte nos programas de pós-graduação da América Latina, água, alimentos e soberania alimentar e políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável na América Latina. Os debates foram realizados por pesquisadores conceituados do Brasil e de diversos países latino americanos, em especial, Argentina, Paraguai, Bolívia e México. Além disso, o evento contou com a apresentação de trabalhos na modalidade de painéis e, também, apresentações orais que foram divididas em 14 grupos de trabalhos (GTs) de acordo com cada temática. Os trabalhos deste suplemento foram submetidos e apresentados nos diversos GTs que abordaram diferentes enfoques de discussão, mas sempre convergentes na área do desenvolvimento rural sustentável e com abordagem interdisciplinar. Em uma avaliação pós-evento, doutorandos e docentes do PPGDRS, responsáveis pela coordenação destes GTs, realizaram uma análise ampla de todos os artigos apresentados, e foram selecionados 13 com maiores: consistência, relevância, qualidade científica e ligação com o escopo da revista para comporem a presente edição. Com isso, os autores foram informados da indicação para a publicação e, em seguida, providenciou-se a adequação dos textos para atendimento às normas de formatação da Revista Fitos e submissão. Conforme já relatado, os grupos de trabalho instituídos no evento seguiram diferentes temas dos artigos enviados para apresentação e debate, que ocorreu conforme enquadramento das pesquisas em cada temática. Ao todo, foram aceitos 214 trabalhos para a apresentação no evento, os quais estão disponíveis nos Anais do II Seminário Internacional de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável. À título informativo e de contextualização, cada GT está abaixo apresentado de maneira a explicitar o conteúdo trabalhado durante o evento. O GT1 com o tema: “Territórios, redes de solidariedade e desenvolvimento contra-hegemônico” debateu processos de desenvolvimento centrados em redes curtas e longas, comparando-se diferentes iniciativas e se destacando a importância dos territórios, da proximidade e da identidade, a partir dos seus valores econômicos, políticos, culturais e ambientais. No GT2 a temática “Inovações tecnológicas, agroenergia e gestão” tratou das inovações tecnológicas na agricultura familiar, agroecológica e agroindustrial, além de processos de inovação na gestão das propriedades, entidades ligadas à agricultura familiar e gestão de políticas públicas, bem como suas aplicações. Ainda, empreendedorismo e tecnologia social no meio rural, matérias primas com potencial de produção de energia e processos de produção de energia e produtos energéticos no meio rural. O GT3 com o tema: “Agroecologia” teve o objetivo de receber trabalhos e relatos de experiências que enfocassem processos de transição agroecológica, em seus diversos níveis, desde a racionalização e substituição de insumos até a construção de sistemas de alta complexidade. Poderiam também ser enfocados os diferentes campos do desenvolvimento rural em bases agroecológicas que envolvessem a relação sociedade e natureza, uso e conservação dos recursos naturais, manejo de agroecossistemas sustentáveis, construção do conhecimento agroecológico, utilização da homeopatia na transição agroecológica entre outros relacionados ao tema. No GT4, onde o tema foi “Movimentos sociais, reforma agrária e resistência no campo” os artigos e debates foram voltados para os conflitos e lutas pela terra e pela água, a reforma agrária e assentamentos rurais: luta pela terra e luta na terra, os conflitos ambientais e relacionados ao uso agrotóxico, a criminalização dos movimentos sociais, o movimento e luta de mulheres camponesas, os conflitos decorrentes da mineração e grandes obras de infraestrutura, os movimentos sociais antiglobalização, os conflitos agrários nas fronteiras, a teoria dos movimentos sociais no campo, a violência no campo, a soberania alimentar, a luta dos indígenas pela terra e a resistência e modo de vida camponês. Os trabalhos do GT5, que teve como tema “Educação ambiental e gestão de bacias”, apresentaram processos educativos fundamentados nos seguintes enfoques: perspectivas e tendências epistemológicas, praxiológicas, axiomáticas, políticas e metodológicas da Educação Ambiental; educação para a agroecologia, economia campesina e economia solidária; educação no campo, para comunidades tradicionais e povos indígenas; educação inclusiva, e para a acessibilidade, direitos humanos, da terra e justiça ambiental; educação ambiental (formal, não formal e informal), meio ambiente, saúde e proteção das águas; cidades sustentáveis, seguras e resilientes; ética, ciência e sustentabilidade; ética, bioética e meio ambiente; promoção da ética para a vida e para uma cultura da paz; redes de educação ambiental; estudos do território, qualidade da água das nascentes, rios e córregos, “mata ciliar” e processos de uso da terra baseados no conceito de Bacias Hidrográficas; água como fonte de vida e saúde; água, escassez, aproveitamento, cuidado e fonte econômica de recursos; cidadania e desenvolvimento de sociedades sustentáveis; mudanças climáticas, resiliência; territórios resilientes urbanos e rurais. O GT6, com o tema: “Gestão das águas na produção de alimentos” reuniu pesquisas voltadas à gestão das águas e ao uso múltiplo dos recursos hídricos, bem como discutiu ações concretas envolvendo o setor público, empresas, sociedade e seus diferentes usuários. Buscou apresentar soluções e inovações sócias tecnológicas para a promoção do desenvolvimento sustentável e que permitam a produção de alimentos, agregação de valor e melhorias da qualidade com utilização da água de forma sustentável, seja para promover ações que minimizem seu impacto na geração de energia, na produção de alimentos, visados na produção em ambientes aquáticos ou de origem da pesca e da industrialização ou processamento dos alimentos. Buscando trabalhar sobre a “Segurança e soberania alimentar; cultura alimentar: interfaces nos contextos rurais e urbanos” o GT7 debateu os seguintes temas: políticas públicas de SAN; cadeias curtas de comercialização; processamento de alimentos: potencialidades e impactos para a Soberania e Segurança Alimentar; políticas e estratégias sustentáveis para garantir o abastecimento e a comercialização de alimentos; educação para fomentar a escolha alimentar saudável; impactos/efeitos do uso de agrotóxicos sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente; valorização cultural alimentar; dos modos de saber-fazer e o patrimônio cultural; transformações nas práticas alimentares na contemporaneidade; publicidade em alimentos para crianças; desperdício de alimentos e suas interfaces; hábitos alimentares; segurança alimentar e gênero; alimentação e diversidade etnosociocultural; aspectos sociais de consumo alimentar por diferentes grupos em grau de vulnerabilidade social. Na temática “Educação do campo; patrimônio cultural e saberes tradicionais; gênero e ruralidades”, trabalhada no GT8, o objetivo foi reunir pesquisas voltadas ao patrimônio cultural e aos saberes tradicionais relativos ao universo das ruralidades: os modos de fazer; as dinâmicas de repasse dos saberes – inclusive, aquelas que envolvem a oralidade; relações intergeracionais; o patrimônio cultural alimentar e suas relações com o território. Discussões de gênero e ruralidade, bem como abordar pesquisas relativas aos aspectos teóricos e metodológicos da Educação do Campo. O GT9 teve como tema “Extensão rural, juventude e sucessão rural, turismo rural” e pretendeu contribuir para maior divulgação de pesquisas relacionadas aos temas, bem como fomentar discussões envolvendo ações concretas no tocante à contribuição da temática em estudo para o desenvolvimento rural sustentável. Buscou-se, ainda, trazer para o âmbito do desenvolvimento rural sustentável questões ligadas ao público alvo da nova ATER, de ações realizadas junto a agricultores familiares: comunidades indígenas, pescadores, quilombolas, povos da floresta, ações extensionistas, horta mandala e urbana, bem como as ações de turismo rural na agricultura familiar e, também, metodologias participativas, como, estudo de diagnósticos. O GT10 contou com a temática do “Cooperativismo de economia solidária” e propôs-se a problematizar e refletir as práticas de cooperação no âmbito do desenvolvimento rural, objetivando a emancipação socioeconômica dos atores, diante dos processos hegemônicos fortalecidos pela dinâmica da globalização. O GT11 onde o tema foi “Agricultura de montanhas e sistemas agroflorestais” teve como objetivo receber trabalhos e relatos de experiências que enfocassem: (1) o desenvolvimento sustentável com base em novos caminhos para a gestão territorial integrada de ambientes montanos em um contexto de mudanças climáticas, incluindo políticas públicas, uso da terra, segurança alimentar e hídrica de suas comunidades; (2) estratégias para a construção de paisagens sustentáveis com base em sistemas agroflorestais. A “Agropecuária sustentável” foi o tema do GT12 e apreciou trabalhos que contribuem para o desenvolvimento sustentável da Agricultura e Pecuária, controle biológico de pragas e doenças, manejo sustentável de solos, produção de leite agroecológico, práticas sustentáveis na agropecuária. No GT13, os trabalhos se voltaram para o tema da “Gestão, legislação e políticas de desenvolvimento rural sustentável” e abrangeu pesquisas sobre a Constituição Federal e proteção ambiental, o Código Florestal Brasileiro, o Sistema Nacional do Meio Ambiente, aspectos jurídicos da poluição, gestão do capital social, empoderamento, custos de produção e comercialização, gestão ambiental e do Agronegócio. Por fim, o GT14 teve o tema “Agricultura, saberes e línguas indígenas” e trouxe o debate e o aprofundamento das discussões sobre o modo de vida, os saberes e línguas das sociedades indígenas brasileiras, o Bem Viver indígena, o uso de recursos naturais e a territorialidade. O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – PPGDRS aproveita este espaço também para agradecer a todos os patrocinadores e colaboradores do evento, em especial, à Itaipu Binacional e a CAPES pelo apoio financeiro, a Revista Fitos pela parceria na publicação dos presentes artigos, assim como as demais revistas parceiras. Espera-se, com a publicação deste suplemento, que as pesquisas venham contribuir para o avanço do desenvolvimento rural com sustentabilidade e sirvam de referências para novas pesquisas e aplicação dentro das perspectivas do desenvolvimento propostas pelo PPGDRS e pela Revista Fitos. Tenha uma boa leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Barros, Lidiane Kely Viana Barros, Naíla Arraes de Araújo, Osman José de Aguiar Gerude Neto, Cláudia Helena Do Nascimento Ribeiro, and Nathalia Cunha Almeida Pinheiro. "OS DESAFIOS DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: uma análise do plano de gestão integrada de resíduos sólidos do município de Paço do Lumiar/ MA, Brasil." Revista Ceuma Perspectivas 30, no. 2 (December 12, 2017): 99. http://dx.doi.org/10.24863/rccp.v30i2.105.

Full text
Abstract:
Um dos principais desafios que os municípios brasileiros enfrentam é promover uma gestão integrada dos resíduos sólidos de forma eficiente e eficaz. Um dos instrumentos utilizados para promover esta gestão nos municípios é o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) que deve atender aos requisitos mínimos estabelecidos no artigo 19, incisos I a XIX da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Lei 12.305 de 2 de agosto de 2010. Sobre esta perspectiva, este trabalho teve como objetivo analisar se o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Paço do Lumiar (MA) atende aos preceitos estabelecidos pela PNRS por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Este estudo permitiu verificar que o PMGIRS de Paço do Lumiar ainda possui muitas lacunas, o que faz com que ele não seja aprovado e dificulte o processo de obtenção de recursos financeiros para implementação de melhorias na gestão e manejo de resíduos sólidos gerados no município. Portanto, a elaboração do PMGIRS em conformidade com a PNRS é fator primordial e inicial para que o município comece a tornar a gestão de resíduos sólidos de Paço do Lumiar integrada e sustentável.PALAVRAS-CHAVE: Resíduos Sólidos; Gestão; Plano de Gestão de Resíduos Sólidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

De Figueiredo, Michele Martins, and Suzete Rodrigues Ferrazza. "Treinamento e Desenvolvimento nas Organizações Visando a Sustentabilidade." Revista de Ciências Gerenciais 22, no. 36 (December 30, 2018): 110. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6571.2018v22n36p110-114.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa trazer informações acerca de um estudo teórico da relação entre a gestão de pessoas e a sustentabilidade empresarial, com foco em treinamento e desenvolvimento. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa. As organizações, frente ao aumento da competitividade e ao avanço da tecnologia, devem se preocupar com a frequente capacitação e aperfeiçoamento de seus colaboradores. Desta maneira, empresas e organizações precisam se transformar em verdadeiras escolas, nas quais o gestor é o educador e os colaboradores, os alunos. Com o exercício desta atividade se observa, na prática, o verdadeiro sentido da educação no ambiente de trabalho, que é desenvolver a capacidade física, intelectual e moral do colaborador. Como consequência, é possível perceber um colaborador integrado e que interage com o meio que o cerca. Assim, naturalmente, e com o apoio empresarial, o espírito crítico e a reflexão sobre as mudanças que ocorrem a sua volta evoluem, e incluem uma visão sustentável do meio ao qual o colaborador está inserido. O estudo permite, ainda, concluir que a organização deve ser capaz de influenciar não só os seus colaboradores como também a sociedade, contribuindo, assim, para a transformação do conceito de sustentabilidade. Deve também adotar indicadores e programas de reconhecimento e de valorização do desempenho sustentável, além de otimizar seus processos, reduzir os custos com desperdício, distribuição, consumo de energia e materiais. Dessa forma, a empresa melhora sua imagem com os clientes, os investidores, os fornecedores e as entidades regulamentadoras. Palavras-chave: Treinamento. Desenvolvimento. Sustentabilidade. Gestão de Pessoas. AbstractThis study aims to provide information about a theoretical study of the relationship between people management and corporate sustainability with a focus on training and development. It was done through qualitative literature. The organizations, due to increased competitiveness and the advancement of technology, should be concerned about the frequent training and development of their employees. Therefore, companies and organizations need to become real schools, where the manager is the educator and employees, students. With the exercise of that activity, it is observed in practice, the true meaning of education in the workplace, which is to develop the employees’ physical, intellectual and moral skills. As a result, it is possible to realize an integrated developer and interacting with the environment that surrounds him or her . So, naturally and with business support, critical thinking and reflection on the changes taking place around them evolve and include a sustainable vision of the environment which the same is inserted. The study also makes it possible to conclude that the organization should be able to influence not only its employees but also the society, thus contributing to the transformation of the concept of sustainability. It should also adopt indicators and appreciation of sustainable performance programs to optimize its processes, reduce waste costs, distribution, energy consumption and materials. Thus, the company improves its image to the customers, investors, suppliers and regulators. Keywords: Training. Development. Sustainability. People Management.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Barbosa, Francisco Antonio R. "Gestão integrada de mananciais de abastecimento eutrofizados." Engenharia Sanitaria e Ambiental 10, no. 2 (June 2005): 95. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522005000200001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Dias, J. Alveirinho, Marcus Polette, and J. Antunes do Carmo. "Prefácio - O Desafio da Gestão Costeira Integrada." Revista de Gestão Costeira Integrada 7, no. 1 (2007): 3–4. http://dx.doi.org/10.5894/rgci4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Vilela, Viviane, and Cleidson Nogueira Dias. "Gestão na operacionalização da programação pactuada integrada." Revista Eletronica Gestão & Saúde 6, no. 3 (March 25, 2015): 2566. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v6i3.22402.

Full text
Abstract:
A gestão do Sistema Único de Saúde - SUS entre as três esferas de governo, municípios, estados e federação é um desafio. Assim, a Programação Pactuada Integrada (PPI) visa permitir um planejamento entre as relações de gestores no que tange a oferta de procedimentos baseado no recurso financeiro em todos os níveis de gestão. Nesse sentido, o objetivo é estudar quais fatores dificultam a implementação da Programação Pactuada Integrada (PPI) para procedimentos de alta complexidade, especificamente do tipo Ressonâncias Magnéticas. No que tange aos métodos, quanto aos fins, trata-se de pesquisa exploratória e, quanto aos meios, é uma de revisão documental, com pesquisa de campo. A coleta de dados foi por meio de questionários aplicados aos gestores de saúde. Os municípios da Regional de Saúde Oeste II foram a amostra, incluindo Palmeiras de Goiás como objeto de estudo. Os resultados mostraram que o município estudado mantém uma visão centralizada e não envolve os participantes do processo de planejamento da PPI para ressonâncias magnéticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Alvim, Angélica A. Tanus Benatti, and José Luiz Caruso Ronca. "Metodologia de avaliação qualitativa das ações dos Comitês de Bacias com ênfase na gestão integrada: o Comitê do Alto Tietê em São Paulo." Engenharia Sanitaria e Ambiental 12, no. 3 (September 2007): 325–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522007000300012.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma metodologia de avaliação qualitativa das ações do comitê de bacia hidrográfica com ênfase na teoria de gestão integrada. Apresenta-se a teoria de gestão integrada de bacia hidrográfica e sua relação com a Política Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. A metodologia é construída a partir de um conjunto de indicadores qualitativos implícitos ao conceito "articulação" que mensuram de forma particularizada cada aspecto desse fenômeno. Aplica-se a metodologia nas ações do Comitê do Alto Tietê, instância de gestão das águas da Região Metropolitana de São Paulo. Os resultados permitem verificar não só o nível de articulação de suas ações, mas também em que aspectos esse fórum tem contribuído à gestão integrada do território metropolitano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Lebrego Cardoso, Emile, Hélio Raymundo Ferreira Filho, Vanusa Carla Pereira Santos, and Aline De Oliveira Ferreira. "Gestão integrada de resíduos sólidos urbanos no município de Belém, Pará, Brasil: vantagens e desafios da sua implementação." Sistemas & Gestão 15, no. 2 (August 25, 2020): 93–102. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2020.v15n2.1612.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo descrever a gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) na cidade de Belém, Pará, Brasil, explanando as vantagens e os desafios da implementação de uma gestão integrada. Para isso, fez-se um levantamento bibliográfico em periódicos recentes que abordam a temática, além de uma análise documental do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do estado do Pará. Em adição, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, entre agosto e novembro de 2018, com representantes da gestão de resíduos nos níveis estadual e municipal, buscando informações sobre a forma de gestão adotada e as dificuldades enfrentadas, coletando, assim, dados primários e secundários. As informações reunidas demonstram que a gestão dos RSU em Belém apresenta falhas, uma vez que o município não conta com um plano de gestão integrada capaz de agregar informações relevantes para a formulação de programas e ações necessárias para minimizar os problemas proporcionados pela alta geração de resíduos e sua disposição final. Os resultados apresentados são de grande importância por proporcionar uma discussão mais detalhada e voltada à gestão dos resíduos em Belém, reforçando as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos quanto à forma financeira e ambientalmente sustentável de realizar essa gestão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rezende, Denis Alcides, and Ramon Vinicius Ferreira Ramos. "Gestão estratégica integrada do transporte público de passageiros e suas relações com cidade digital estratégica." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 10, ed.esp. (October 23, 2020): 267–92. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..2987.

Full text
Abstract:
A gestão estratégica integrada é fundamental para o planejamento regional, pois pode oferecer soluções aos problemas comuns aos cidadãos de diversas localidades, como saúde, coleta de lixo e transporte público, bem como a transformação dos municípios em projetos de cidade digital estratégica (CDE) pode auxiliar na coleta de dados, transparência, tomada de decisão e inclusão da população nos processos decisórios. O objetivo é analisar a gestão estratégica integrada do transporte público de passageiros e suas relações com cidade digital estratégica. A metodologia da pesquisa enfatiza a análise qualitativa de documentos que oficializam a rede integrada de transportes (RIT) de Curitiba-PR e disponibilidade livre de acesso aos documentos em questão. Os resultados auferidos evidenciam que de fato os documentos são de livre acesso por meio de portais de informação para a população em geral, porém não há um documento que oficialize as estratégias de desenvolvimento do transporte público de passageiros em um planejamento em longo prazo, como defende o modelo de CDE. A conclusão reitera que a gestão precisa de um modelo efetivo de integração de dados e informações, que permita a transparência e participação popular nos processos decisórios. A pesquisa destaca a importância do debate sobre modelos de gestão adequados, buscando o envolvimento dos cidadãos ativamente na coleta e produção de dados e informações, como o modelo de CDE prevê. Palavras-chave: Gestão Estratégica. Gestão Integrada. Gestão Urbana. Transporte Público. Cidade Digital Estratégica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Porto, Monica F. A., and Rubem La Laina Porto. "Gestão de bacias hidrográficas." Estudos Avançados 22, no. 63 (2008): 43–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142008000200004.

Full text
Abstract:
O presente trabalho pretende apresentar o conceito de bacia hidrográfica, apresentar também o modo como o país encontra-se organizado para essa forma de gestão e discutir os principais pontos da gestão de recursos hídricos que estão associados a esse recorte geográfico. Abordam-se pontos difíceis da gestão integrada e a necessidade de aperfeiçoamento do sistema de decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

E Bitencourt, Emanoelen Bitencourt, Layla Bianca Almeida Dias, Mateus Do Carmo Rocha, Thais Binow Dias, João Pedro Barbosa Carneiro, and Glauber Epifanio Loureiro. "GUIA DE GESTÃO INTEGRADA PARA PROCESSAMENTO DE AÇAÍ." Revista de Administração e Negócios da Amazônia 12, no. 2 (September 29, 2020): 152. http://dx.doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n2p152-169.

Full text
Abstract:
As organizações nos últimos anos vêm sendo pressionadas pelo mercado e sociedade quanto a melhoria de seus processos e gestão para defesa do meio ambiente e segurança do trabalhador. A implementação de sistemas de gestão auxilia as organizações na melhoria contínua e aprimorando a relação com a sociedade, lucratividade e transparência no mercado externo. O presente trabalho tem objetivo de propor um Sistema de Gestão Integrada (SGI) de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho para processamento de açaí de uma pequena organização. O sistema desenvolvido foi baseado na norma NBR ISO 14001:2015, que aborda os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), e na norma ISO 45001:2018, que aborda os Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SGSST). Para tanto foram definidos os capítulos de integração das normas quanto escopo, contexto organizacional, liderança, planejamento, apoio, operação, avaliação de desempenho e melhoria de desempenho. Demonstraram propostas e orientações a fim de cumprir todos os requisitos do sistema, levando em consideração a aplicabilidade no contexto, tipo e perfil e políticas internas da organização estudo de caso. Com a implementação do presente guia pretende-se facilitar ganhos ao meio ambiente, saúde e segurança do trabalhador melhorando as vendas e interesses das partes interessadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Guerra Neri, Luís Manuel, Maria João Cancela de Amorim Seiça Neves, and Luís Correia Antunes. "Plataforma integrada de gestão e accionamento de cenários." Territorium, no. 18 (July 29, 2011): 279–84. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_18_27.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Berticelli, Ritielli, Adalberto Pandolfo, and Eduardo Pavan Korf. "GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 5, no. 2 (November 16, 2016): 711. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016711-744.

Full text
Abstract:
A gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos (RSU) justifica-se devido à situação de esgotamento e comprometimento de recursos naturais, dos problemas sociais, ambientais e econômicos de disposição final. A deficiência dos serviços de gestão de RSU tem gerado impactos negativos nas condições de vida e de bem-estar da população. Constatando os impactos ambientais que os RSU podem causar e a precariedade da situação atual em vários municípios brasileiros, alternativas são necessárias visando a melhoria da sua gestão, ao aumentar a eficiência e reduzir seus custos, colaborando com a preservação do meio ambiente. O presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais tecnologias de gestão, valorização, tratamento e/ou disposição dos RSU utilizadas no Brasil e apontar alguns municípios do Sul do Brasil com modelos de gestão eficazes. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica sobre as principais vantagens e desvantagens das tecnologias, abordando uma conceituação, características do processo e aspectos econômicos. Também foram pesquisados artigos sobre o tema e municípios com modelos de gestão eficazes na região Sul. Conclui-se que os municípios são propulsores do desenvolvimento socioeconômico e devem adotar as diretrizes aprovadas como forma de implementar suas ações nessa área, sendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos um instrumento norteador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Tucci, Carlos E. M. "Águas urbanas." Estudos Avançados 22, no. 63 (2008): 97–112. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142008000200007.

Full text
Abstract:
As águas urbanas geralmente incluem abastecimento de água e saneamento. Nessa perspectiva, saneamento envolve a coleta de tratamento de efluentes domésticos e industriais, não inclui drenagem urbana, gestão dos resíduos sólidos, porque ainda perdura uma visão desatualizada da gestão das águas urbanas da cidade. Águas urbanas envolvem componentes que permitem o desenvolvimento ambiental sustentável e utilizam os conceitos da gestão integrada dos recursos hídricos (GIRH), necessários para planejamento, implementação e manutenção da infra-estrutura da cidade. Nesse contexto, ficam denominados Gestão Integrada das Águas Urbanas. Neste artigo, analisam-se o desenvolvimento urbano e suas relações com as águas urbanas no Brasil. A gestão dos recursos hídricos no Brasil é realizada por bacias hidrográficas, e o domínio é federal ou estadual. Examinam-se as possibilidades de gestão da água na cidade e na bacia hidrográfica no contexto institucional brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Portugal, Josélia Godoy, and Juan Mario Crecente Maseda. "Territorio Patrimonio: la actual experiencia gallega con Llos Caminos de Santiago." Revista Memorare 5, no. 2 (August 14, 2018): 185. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v5e22018185-210.

Full text
Abstract:
Este trabalho é sobre a experiência desenvolvida na Comunidade Autónoma de Galicia, em Espanha, em relação à preservação patrimonial e gestão integrada de um caso paradigmático como o Caminho de Santiago de Compostela, e todas as rotas jacobeias que são patrimônio. O objetivo é analisar as potencialidades e desafios atuais da gestão de um patrimônio a escala territorial sob o enfoque da ideia de território patrimônio. O trabalho está estruturado em três partes: 1 - contexto da recuperação histórica do caminho; 2 - proteção patrimonial integrada; 3 - gestão e planejamento territorial. Galícia se apresenta como uma experiência da inserção de novas categorias patrimoniais em seu sistema legal de proteção e gestão patrimonial com resultados interessantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva, Samiria Maria Oliveira, Francisco de Assis Souza Filho, Daniel Antônio Camelo Cid, Sandra Helena Silva de Aquino, and Louise Caroline Peixoto Xavier. "Proposta de gestão integrada das águas urbanas como estratégia de promoção da segurança hídrica: o caso de Fortaleza." Engenharia Sanitaria e Ambiental 24, no. 2 (April 2019): 239–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522019181776.

Full text
Abstract:
RESUMO O estudo propõe a utilização de modelos de gestão integrada de águas urbanas como estratégia para a promoção da segurança hídrica e de preparação às secas. Ele foi construído em duas etapas: avaliação da vulnerabilidade do sistema hídrico; e proposição do modelo de gestão integrada de águas urbanas. Na primeira etapa, utilizou-se um modelo de rede de fluxo para a simulação do sistema hídrico. Na segunda etapa, aplicou-se o método indutivo após a realização de pesquisa exploratória. A avaliação das vulnerabilidades hídricas revelou déficit de atendimento de Fortaleza em 2,56% do período simulado e o esvaziamento completo do reservatório Castanhão em 6,52% dos meses. O modelo de gestão integrada de águas urbanas é pautado na gestão da oferta e da demanda hídricas. No primeiro caso, propõe-se que o sistema de abastecimento de Fortaleza seja constituído por fontes hídricas convencionais (águas superficiais) e por mananciais alternativos (águas subterrâneas, águas pluviais, dessalinização de água do mar). Para a gestão da demanda, aponta-se a utilização de aparelhos sanitários economizadores e de mecanismos financeiros. Esse modelo apresenta uma matriz de fontes de abastecimento mais robusta, o que possibilita o aumento da segurança hídrica de centros urbanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Trindade, Allexandre Guimarães, and Rhiani Salamon Reis Riani. "Gestão Consorciada de Resíduos Sólidos: Um Instrumento de Integração e Promoção do Desenvolvimento Sustentável." Revista de Direito e Sustentabilidade 2, no. 2 (December 1, 2016): 114. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9687/2016.v2i2.1255.

Full text
Abstract:
Os resíduos sólidos são uma vulnerabilidade histórica da sociedade brasileira, que mesmo com a vigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei n. 12.305/2010, o país encontra grandes desafios para sua gestão. Neste sentido, o presente artigo visa demonstrar, pelo método de abordagem dialético, que a gestão consorciada é o instrumento mais adequado para se promover a gestão integrada almejada pela Lei n. 12.305/2010. Trata-se de um instrumento que cria uma governança integrada em ações de desenvolvimento urbano, voltadas para a melhoria da qualidade de vida, geração de emprego e renda, economia de gastos, participação social e justiça socioambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva, Lucas Braga da, and Édi Augusto Benini. "Reflexões acerca da questão dos resíduos sólidos em territórios indígenas." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 7, no. 17 (2020): 1425–38. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2020)071724.

Full text
Abstract:
A Política Nacional de Resíduos Sólidos apresenta o respeito às diversidades locais e regionais como um de seus princípios norteadores para a gestão integrada por todo o território brasileiro. Aponta ainda a elaboração de planos de gestão integrada como instrumento para a gestão e o gerenciamento neste contexto. A partir disso, a pesquisa objetiva discutir a respeito da gestão de resíduos sólidos em territórios indígenas brasileiros. Como procedimentos metodológicos, adotou-se a pesquisa documental e análise de conteúdo. Os dados revelam que a diversidade cultural e ambiental dos povos indígenas nem sempre é levada em consideração no contexto da gestão de resíduos sólidos em seus territórios. Conclui-se que é dado maior atenção aos resíduos sólidos produzidos em centros urbanos do que àqueles produzidos em territórios indígenas, no entanto, ambos carecem de uma efetiva política sustentável de ocupação, uso e gestão dos diversos espaços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Oliveira, Cristiano Leonardo Martins, Ivanéia Maria de Lima, Maria José da Silva, Ronalda Adriana dos Santos da Silva, and Diógenes José Gusmão Coutinho. "GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 6 (June 30, 2021): 626–35. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i6.1419.

Full text
Abstract:
Pretendeu-se analisar a quantidade de teses e dissertações, produzidas no período de 2016 a 2020, relatando sobre as contribuições de uma gestão integrada, por entre leituras bibliográficas que abrange a importância de suas funções para a prática pedagógica. Então foram encontrados 567 trabalhos e com critérios de inclusão e exclusão, decidiu-se apresentar as dissertações e teses. Elegemos 25 respondendo às abordagens em foco tendo como objetivo de entender a colaboração e eficácia da gestão integrada na escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Fidelis, Joubert Roberto Ferreira, and Cristiane Missias Cândido. "A administração da informação integrada às estratégias empresariais." Perspectivas em Ciência da Informação 11, no. 3 (December 2006): 424–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362006000300010.

Full text
Abstract:
Revisa e comenta os principais conceitos e atividades utilizados na gestão da informação nas organizações, tratados pela literatura. Visto que a informação tornou-se, na economia atual, fonte de valor para as organizações, a gestão informacional assume o papel de prover performance às organizações por meio da seleção da informação relevante aos seus negócios. A conexão da administração da informação com as atividades empresariais contribui com o processo da tomada de decisão eficiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Rosa, Carmen Brum, Julio Cezar Mairesse Siluk, Leandro Michels, Paula Donaduzzi Rigo, and Graciele Rediske. "A gestão da energia solar fotovoltaica sob a ótica da bibliometria." Tecno-Lógica 22, no. 2 (July 31, 2018): 113. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v22i2.12019.

Full text
Abstract:
A geração de energia solar fotovoltaica cresce exponencialmente em todo o mundo, e esse crescimento técnico e comercial deve estar apoiado a estudos de gestão da energia através de ferramentas de apoio à tomada de decisão. Neste sentido, este artigo investigou, a partir de uma análise bibliométrica, o cenário atual das pesquisas acadêmicas na área de Energia Solar Fotovoltaica em cruzamento com os conceitos de Avaliação de Desempenho, Indicadores de Desempenho e Análise Multicritério de Decisão, em um período de 5 anos, de 2011 a 2016. Através desta busca, foram encontrados 49 artigos e constatou-se o potencial internacional dos estudos em energia fotovoltaica, confirmando que as pesquisas abordadas possuem um alto grau de impacto e de citações envolvendo diversos países. Porém, não foram encontrados estudos que envolvessem a temática de desenvolvimento de técnicas de gestão para esta fonte de energia que se encontra em constante expansão. Isso confirma uma lacuna no ambiente de pesquisa científica que deve ser preenchida, visto que estudos nesta área são essenciais para assegurar a continuidade do crescimento da energia solar fotovoltaica no mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Silva, Adriana Cláudia Câmara da, and Renilson Targino Dantas. "UMA ABORDAGEM SOBRE A GESTÃO INTEGRADA E PARTICIPATIVA DOS RECURSOS PESQUEIROS COM A CONTRIBUIÇÃO DO MODELO TRADE-OFF." HOLOS 1 (March 17, 2013): 73. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2013.672.

Full text
Abstract:
A utilização e os modos de apropriação dos recursos naturais de uso comum, em especial os recursos pesqueiros, vêm sendo discutidas na pesquisa acadêmica. Levando isso em consideração, este artigo tem como objetivo fazer uma abordagem sobre a gestão integrada e participativa dos recursos pesqueiros com a contribuição do modelo trade-off adaptado de Policarpo e Santos (2008). Para tanto, foi proposto o estudo do modelo trade-off com o intuito de promover uma reflexão sobre uma proposta de um modelo de gestão integrada para os recursos pesqueiros com a participação dos atores sociais. Buscou-se nas referências bibliográficas o amparo teórico para as discussões em tela. Foi tomado como base os estudos de Policarpo e Santos (2008) que subsidiarão as discussões acerca dos modelos de gestão integrada para os recursos pesqueiros. Como resultado deste estudo, a principal contribuição está concentrada na importância da interação e na participação de atores sociais nas políticas e na tomada de decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Ribeiro, Sara de Souza, and Fabricio Quadros Borges. "GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 2 (March 25, 2021): 195–213. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i2.95.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo de natureza teórica é de analisar as conexões entre resíduos sólidos urbanos e geração de energia elétrica complementar para transformações produtivas. O Brasil possui grande potencial energético a partir dos resíduos sólidos e a alternativa poderia aumentar a atual oferta do país em 50 milhões de mega watt-hora por ano, o que representa mais de 15% do total atualmente disponível ou cerca de um quarto do que gera a usina hidrelétrica de Itaipu. A metodologia fundamentou-se em pesquisas bibliográficas sobre os temas gestão de resíduos sólidos, geração de energia e conexões entre o uso de resíduos sólidos e produção de energia. O estudo conclui que existem amplas possibilidades de utilização de resíduos sólidos para a geração de energia elétrica complementar. Todavia, existe a necessidade da produção de indicadores que melhor dimensionem esta utilização de maneira estratégica e em favor do processo de desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Nilson Bezerra Campos, José. "A GESTÃO INTEGRADA DOS RECURSOS HÍDRICOS: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA." Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais 1, no. 1 (March 27, 2013): 111. http://dx.doi.org/10.17565/gesta.v1i1.7109.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Veiga, Bruno Gonzaga Agapito da, Guilherme Malafaia, and André Luis da Silva Castro. "A Educação Ambiental e a Gestão Integrada de Recursos Hídricos: subsídios para uma reflexão integrada." Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology 17, no. 1 (March 24, 2013): 1. http://dx.doi.org/10.14210/bjast.v17n1.p1-11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Muller, Luiz Neto Paiva e. Silva, João Bosco Furtado Arruda, and João José Hiluy Filho. "Potencial de usinas waste to energy no nordeste brasileiro: projeção e análise comparativa de impactos na esfera ambiental e no setor energético." Revista Produção Online 18, no. 4 (December 15, 2018): 1374–97. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v18i4.2975.

Full text
Abstract:
A gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) e a oferta de eletricidade são preocupações presentes no Brasil. Nesta conjuntura, as usinas de geração de energia a partir de resíduos sólidos (Waste To Energy -WTE) surgem como alternativa de investimento que poderia trazer benefícios tanto para a gestão dos RSU, pela mitigação de impactos ambientais, quanto para o setor elétrico brasileiro. Este trabalho tem o objetivo de analisar de forma comparativa cenários futuros na gestão de RSU no Nordeste levando em conta investimentos em usinas WTE. Para isto, foram projetados por meio de método quantitativo de modelagem - em um período de 20 anos - os impactos sobre a ocupação de espaço para gestão dos RSU, as emissões dos gases metano e carbônico, e a geração de energia na região. Os resultados destacam o potencial benéfico das usinas WTE, através do aumento considerável na geração de energia e da diminuição notável das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e da ocupação de espaço
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Oliveira, Greice Kelly Lourenco Porfirio de, and Nivaldo Dos Santos. "Tecnologias Sociais Aplicadas a Política Nacional de Resíduos Sólidos: Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no Campo." Revista de Direito e Sustentabilidade 2, no. 1 (June 1, 2016): 205. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9687/2016.v2i1.1039.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva o estudo das Tecnologias Sociais ambientalmente amigáveis através de técnicas adequadas ao tratamento dos resíduos sólidos descartados de forma inadequada. Após exposição de conceitos, será feita uma reflexão acerca da utilização das Tecnologias Sociais como mecanismo de efetivação dos objetivos de gestão integrada de resíduos traçados pela Política Nacionais Resíduos Sólidos–12.305/10. Por fim, dados da Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais serão expostos demonstrando os resultados da utilização de uma tecnologia para promoção da gestão integrada de resíduos sólidos em comunidades rurais de Crateús/CE, por meio de um objetivo disposto na PNRS, coleta seletiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Lins-de-Barros, Flavia, and Kátia Leite Mansur. "Desafios da gestão costeira integrada da Região dos Lagos (RJ): uma análise baseada na vulnerabilidade costeira e nos serviços ecossistêmicos da geodiversidade." Revista Brasileira de Geografia 63, no. 1 (August 30, 2018): 73–97. http://dx.doi.org/10.21579/issn.2526-0375_2018_n1_p73-97.

Full text
Abstract:
O presente trabalho propõe apontar os principais desafios para a gestão costeira da Região dos Lagos (RJ) tendo como conceitos norteadores a vulnerabilidade costeira integrada e os serviços ecossistêmicos da geodiversidade. Através dessa abordagem, foi possível identificar e destacar os principais problemas da zona costeira da região, em especial a erosão costeira e os efeitos das ressacas, a pressão urbana e turística nos ecossistemas costeiros, a fragilidade econômica dos municípios, e as ameaças à geodiversidade. Espera-se, com a análise espacial desses problemas, contribuir para a melhor gestão costeira integrada e para a conservação ambiental da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

NAZARETH, Eduardo Fernandes. "A energia e a experiência esportiva." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 29, no. 4 (December 2015): 601–20. http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092015000400601.

Full text
Abstract:
Resumo Esse artigo é parte de um esforço de compreensão do que caracteriza a condição de jogador na prática de esportes coletivos com bola como o futebol, o basquetebol, o voleibol, entre outros. A partir de uma perspectiva fenomenológica, buscou-se compreender em especial um aspecto constitutivo fundamental à experiência de jogar - a energia. Como ela é mobilizada, concentrada e continuamente exteriorizada em ações que se ordenam pela forma da atividade esportiva, determinando a vivência de uma experiência prática singular? Essa é nossa questão central, a ser respondida a partir do método da redução fenomenológica, com a qual visamos compreender justamente como a energia desempenha um papel constitutivo fundamental a essa experiência prática, intersubjetiva, total, integrada, fluente e arrebatadora, que envolve o outro, os objetos, o espaço e o tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

LIMA, Josilene Pereira, Rodrigo Mikosz GONÇALVES, and Marcio Augusto Relon SCHMIDT. "AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO GERENCIAMENTO COSTEIRO INTEGRADO UTILIZANDO AHP (ANALYTIC HIERACHY PROCESS) PARA A ILHA DE ITAMARACÁ, PERNAMBUCO, BRASIL." Geosciences = Geociências 36, no. 4 (January 17, 2018): 743–53. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v36i4.12020.

Full text
Abstract:
A gestão integrada da zona costeira (do inglês Integrated Coastal Zone Management – ICZM) envolve uma abordagem integrada de elementos naturais e antrópicos e deve ser organizada para minimizar os conflitos e utilizar os recursos de forma sustentável. A partir da definição sobre ICZM e demais legislações brasileiras foram identificadas 11 variáveis para fazer parte de um modelo de avaliação da eficácia do gerenciamento costeiro integrado utilizando a análise multicritério ponderadas através do método Analytic Hierarchy Process – AHP, considerando critérios sociais, econômicos e ambientais. O resultado deste modelo representa um valor numérico, com variação entre 0,0 e 1,0, no qual a medida que o valor aumenta melhores são as condições associadas a gestão costeira integrada. Assim, a aplicação deste método demonstrou ser uma importante ferramenta para diagnosticar e fornecer subsídios à tomada de decisão em ambientes costeiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Martins, Geraldo Inácio. "CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E GESTÃO INTEGRADA NO MOSAICO SERTÃO VEREDAS PERUAÇU – NORTE DE MINAS GERAIS / CONSERVATION OF THE NATURE AND INTEGRATED MANAGEMENT IN MOSAIC SERTÃO VEREDAS PERUAÇU - NORTH OF MINAS GERAIS." Geo UERJ, no. 32 (June 30, 2018): e27337. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2018.27337.

Full text
Abstract:
A proposta dos Mosaicos de Áreas Protegidas, enquanto estratégia de gestão ambiental, ganhou existência normativa a partir do Sistema Nacional de Unidades de Conservação-SNUC, em 2000. No entanto, estratégias de gestão integrada e territorial da conservação ambiental ultrapassam este marco normativo. A intenção deste texto é demonstrar como se constituiu a ideia dos mosaicos e como esta se tornou concreta na experiência empírica do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu- MSVP. Para isso, metodologicamente, analisamos os documentos referentes à proposta de reconhecimento de mosaicos e sua inserção na legislação brasileira, bem como, o documento técnico de gestão do MSVP, o Plano de Desenvolvimento de Base Conservacionista – Plano DTBC, portarias de reconhecimento e os Boletins de Cooperação entre a França e o Brasil. Com este texto demonstramos as dificuldades de compatibilizar os diversos anseios e interesses que se coloca entre a conservação da natureza e as estratégias de desenvolvimento e os desafios da gestão integrada e participativa no MSPVP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Cavalcanti, Bianor Scelza, and Guilherme Ramon Garcia Marques. "Recursos hídricos e gestão de conflitos: a bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul a partir da crise hídrica de 2014-2015." Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa 15, no. 1 (January 21, 2016): 4. http://dx.doi.org/10.12660/rgplp.v15n1.2016.78411.

Full text
Abstract:
Este artigo foi realizado com o intuito de analisar os conflitos no âmbito da bacia hidrográfica brasileira do rio Paraíba do Sul – na divisa entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais –, a partir da eclosão da crise hídrica de 2014-2015. Para tal, trataremos da expressão política e institucional da bacia hidrográfica para, em seguida, avaliar seus respectivos mecanismos de gestão, tendo em vista as especificidades da gestão integrada e o uso compartilhado dos seus recursos. O artigo se fundamenta com base documental e bibliográfica, bem como na cobertura jornalística dos conflitos, decorrentes da proposta do governo de São Paulo de transposição do rio Paraíba do Sul como solução para a sua crise de abastecimento. A despeito de todos os mecanismos institucionais de gestão integrada e participação social, a resolução do conflito passaria pela atuação do Supremo Tribunal Federal, em conjunto com os governadores dos estados, transcendendo as ideias originais de gestão de conflitos em nível de bacia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Martins, Geraldo Inácio. "CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E GESTÃO INTEGRADA NO MOSAICO SERTÃO VEREDAS PERUAÇU – NORTE DE MINAS GERAIS." Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia 18, no. 1 (May 5, 2020): 1–20. http://dx.doi.org/10.5016/estgeo.v18i0.13026.

Full text
Abstract:
A proposta dos Mosaicos de Áreas Protegidas, enquanto estratégia de gestão ambiental, ganhou existência normativa a partir do Sistema Nacional de Unidades de Conservação-SNUC, em 2000. No entanto, estratégias de gestão integrada e territorial da conservação ambiental ultrapassam este marco normativo. A intenção deste texto é demonstrar como se constituiu a ideia dos mosaicos e como esta se tornou concreta na experiência empírica do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu- MSVP. Para isso, metodologicamente, analisamos os documentos referentes à proposta de reconhecimento de mosaicos e sua inserção na legislação brasileira, bem como, o documento técnico de gestão do MSVP, o Plano de Desenvolvimento de Base Conservacionista – Plano DTBC, portarias de reconhecimento e os Boletins de Cooperação entre a França e o Brasil. Com este texto demonstramos as dificuldades de compatibilizar os diversos anseios e interesses que se coloca entre a conservação da natureza e as estratégias desenvolvimento e os desafios da gestão integrada e participativa no MSPVP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography