Academic literature on the topic 'Glândula sexual acessória'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Glândula sexual acessória.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Glândula sexual acessória"

1

Cardoso, Grazielly Gass, Lana Camila Lazzari Segatto, Karen Inês Frey, Claudia Maria Schuh, and Ana Cristina Sudbrack. "Protocolo de exercícios de kegel associado à eletroestimulação no tratamento pós bartolinectomia: um estudo de caso." Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde 1, no. 3 (September 3, 2018): 221–25. http://dx.doi.org/10.17058/rips.v1i3.12352.

Full text
Abstract:
Introdução: as glândulas de Bartholin, também conhecidas como vestibulares maiores, são estruturas bilaterais, tubuloacinares, secretoras de muco, localizadas dentro da submucosa da vulva. Os cistos da glândula de Bartholin se desenvolvem por obstrução do ducto, localizados na altura ou abaixo da sínfise púbica; ocorrendo decréscimo na secreção das glândulas sudoríparas, sebáceas e atrofia das glândulas de Bartholin, propiciando a secura, estreitamento da vagina, redução de sua rugosidade e elasticidade. A menor capacidade de lubrificação frente à estimulação sexual pode causar a dispareunia, o que prejudicará o funcionamento sexual da mulher. O padrão-ouro de tratamento é a remoção cirúrgica. Contudo, este tratamento muitas vezes não é realizado porque afeta a lubrificação vaginal fisiológica e está associado a outras complicações. Objetivo: verificar os efeitos do protocolo de exercícios de Kegel associado com eletroestimulação para o fortalecimento do assoalho pélvico. Método: relato de caso de uma paciente de 37 anos, do sexo feminino, solteira, nulípara, que refere não ter vida sexual ativa. O tratamento foi composto por seis sessões, sendo uma vez por semana durante 45 minutos; baseado na realização de exercícios de Kegel, eletroestimulação com Neurodyn, através de eletrodos adesivos colocados na região paralela aos grandes lábios, com frequência de 50 Hz, sustentação de 600 μs, com intensidade conforme a tolerância da paciente. Resultados: observou-se melhora na força muscular através da avaliação funcional do assoalho pélvico (AFA) onde se obteve grau 4 de contração perineal, sem uso da musculatura acessória, e diminuição da frequência miccional. Conclusão: em poucas sessões o protocolo de exercícios de Kegel associado com a eletroestimulação melhorou a força muscular e a sensibilidade do assoalho pélvico, além de aumentar sua autoestima e qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Paulo R. S., Moacir F. Oliveira, Alexandre R. Silva, Carolina Maria O. N. Camargo, and Antônio C. Assis Neto. "A microestrutura e o desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos de preás (Galea spixii) criados em cativeiro." Pesquisa Veterinária Brasileira 32, suppl 1 (December 2012): 84–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2012001300015.

Full text
Abstract:
O preá do semiárido nordestino (Galea spixii) é um roedor pertencente à família Caviidae. São encontrados nas regiões da Caatinga e do Cerrado Brasileiro e se reproduz ao longo do ano, apresentando um período de gestação de 48 dias e uma ninhada de 2 a 4 crias. O objetivo deste estudo foi caracterizar histologicamente os componentes estruturais dos órgãos genitais de preás machos relacionando com a evolução cronológica destes órgãos na espécie. Foram utilizados para análise animais ao nascimento e aos 15, 30, 45, 60, 75, 90, 105, 120 e aos 150 dias de idade. Fragmentos do epidídimo, ducto deferente, pênis e glândulas sexuais acessórias foram coletados, fixados e processados para descrição em microscopia de luz. O epidídimo apresentou epitélio colunar simples e em cada fase sexual notou-se diferença quanto ao tamanho do lúmen tubular e à presença de espermatozóides no lúmen aos 45 dias de idade. O epitélio do ducto deferente no preá mostrou-se pseudo-estratificado colunar com crescente presença de estereocilios com o avanço da idade. A glândula vesicular no preá apresentou uma mucosa com pregueamento variado, de acordo com a fase do desenvolvimento sexual. A próstata mostrou-se pouco desenvolvida, com lúmen pequeno nos preás ao nascimento e aos 15 dias de idade; aos 45 dias mostrou-se com um pregueamento do epitélio variável. Os órgãos genitais masculinos do preá passaram por transformações morfológicas no decorrer da idade e com o desenvolvimento sexual, isso colaborou para a determinação do início da fase da puberdade, que na espécie em estudo foi aos 45 dias de idade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Suely F., José C. Nogueira, Márcio G. Zangeronimo, Bruno A. Soares, Amália S. Chaves, and Leandra Q. de Melo. "Morfologia e histoquímica das glândulas sexuais acessórias de Metachirus nudicaudatus, Didelphidae-Marsupialia." Pesquisa Veterinária Brasileira 36, no. 9 (September 2016): 881–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2016000900015.

Full text
Abstract:
Resumo: São descritas a morfologia e a distribuição de glicogênio e mucossubstâncias na próstata e nas glândulas bulbouretrais de Metachirus nudicaudatus (Geoffroy, 1803), única espécie do gênero. A próstata é envolvida pelas túnicas adventícia e muscular, e o estroma é formado pelo conjuntivo da mucosa uretral. O parênquima é constituído pelos túbulos secretores, disseminados na mucosa uretral, e que diferem histológica e histoquimicamente nos segmentos cranial, médio e caudal. Essas diferenças morfo-histoquímicas também são observadas nas partes externa, média e interna de cada túbulo. De um modo geral, os três segmentos prostáticos secretam mucossubstâncias neutras, porém o segmento caudal produz também glicogênio. Os três pares de glândulas bulbouretrais (laterais, intermédias e mediais) do Metachirus são envolvidas por uma cápsula conjuntiva e músculo estriado esquelético. O maior par é a bulbouretral lateral que é constituída por longos túbulos secretores de mucossubstâncias neutras. As bulbouretrais intermédias são formadas por túbulos ramificados, que produzem mucossubstâncias neutras, ácidas carboxiladas e ácidas sulfatadas. Os túbulo-ácinos ramificados das bulbouretrais mediais secretam mucossubstâncias neutras. O Metachirus não possui glândulas ampulares, vesículas seminais nem glândulas de coagulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Galvão, André Luiz Baptista, Larissa Corrêa Hermeto, Marines De Castro, Amanda Leal de Vasconcellos, Guadalupe Sampaio Ferreira, Elzylene Léga, and Mildre Loraine Pinto. "ABORDAGEM SOBRE AS TÉCNICAS CIRÚRGICAS APLICADAS NAS DIFERENTES AFECÇÕES PROSTÁTICAS NO CÃO - REVISÃO." Nucleus Animalium 3, no. 1 (July 20, 2011). http://dx.doi.org/10.3738/na.v3i1.583.

Full text
Abstract:
A próstata é a única glândula sexual acessória do cão. Dentre as prostatopatias, a hiperplasia prostática benigna, a metaplasia escamosa, as prostatites, os cistos prostáticos, os abscessos e as neoplasias podem estar presentes. O diagnóstico destas afecções baseia-se na sintomatologia, palpação retal, exame radiográfico e ultrassonográfico, assim como exame citológico e histopatológico. O tratamento nas diversas prostatopatias destina-se a reduzir o tamanho prostático, minimizando os sinais clínicos manifestados. No entanto, nem sempre o tratamento clínico é eficaz, desse modo a intervenção cirúrgica se torna medida necessária. Portanto, cada técnica cirúrgica pode ser aplicada isoladamente ou em associação dependendo dos tipos de prostatopatias envolvida. A presente revisão de literatura tem o intuito de apresentar os aspectos anatômicos da glândula e as principais afecções prostáticas no cão adulto, com alternativas em diagnóstico e possibilidades terapêuticas clinico e cirúrgicas para cada afecção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Glândula sexual acessória"

1

Scheeren, Verônica Flores da Cunha. "Vesiculite seminal em garanhões diagnóstico, evolução e tratamento com substância cauterizante /." Botucatu, 2019. http://hdl.handle.net/11449/180834.

Full text
Abstract:
Orientador: Frederico Ozanam Papa
Resumo: Os garanhões possuem um conjunto completo de glândulas sexuais acessórias, compostas pelas bulbouretrais, a próstata, vesículas seminais e ampolas dos ductos deferentes. Dentre as afecções que acometem essas estruturas, a vesiculite seminal é a de maior ocorrência, consistindo na colonização de uma ou ambas as vesículas por bactérias, sendo a Pseudomonas aeruginosa a mais frequente. No ejaculado é observada uma grande percentagem de neutrófilos e hemácias podem estar presentes, caracterizando os quadros de piospermia e hemospermia, respectivamente. O diagnóstico definitivo é realizado por meio da endoscopia das vesículas, onde é possível visualizar o conteúdo purulento, associado à cultura bacteriana do lavado da glândula. O tratamento é desafiador, pois a antibioticoterapia apresenta baixa eficácia. Visto a importância desta enfermidade e a dificuldade do tratamento, este estudo teve como objetivo abordar os principais aspectos e avaliar a eficácia do ácido metacresolsulfônico e formaldeído para o tratamento da vesiculite seminal em garanhões, considerando os parâmetros seminais e características histopatológicas das vesículas seminais. Três garanhões adultos (n=3), com aspectos reprodutivos normais, tiveram a vesiculite seminal induzida por Pseudomonas aeruginosa através da endoscopia. Após 8 semanas de infecção, foi realizado tratamento local utilizando solução a 30% do ácido metacresolsulfônico e formaldeído (Lotagen®). O experimento consistiu em avaliações semanais, ante... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Stallions have a complete set of accessory sex glands, composed of the bulbourethral, prostate gland, seminal vesicles and ampullae. Among the diseases that affect these structures, seminal vesiculitis is the most frequent, consisting the colonization of one or both vesicles by bacteria, whose Pseudomonas aeruginosa is the most frequent. In ejaculate is observed a large percentage of neutrophils and erythrocytes may be present, characterizing piospermia and hemospermia, respectively. The definitive diagnosis is made through the endoscopical evaluation of the seminal vesicles, where it is possible to visualize the purulent contents, associated to gland lavage and bacterial culture. Treatment is challenging because antibiotic therapy is ineffective. Considering the importance of this disease and the difficulty of treatment, this study aims to address the most important aspects and evaluate the efficacy of metacresolsulfonic acid and formaldehyde for the treatment of vesiculitis in stallions, considering seminal parameters and histopathological characteristics. Three adult stallions (n = 3), with normal reproductive aspects, had seminal vesiculitis induced by Pseudomonas aeruginosa through endoscopy. After 8 weeks of infection, local treatment was performed using 30% solution of metacresolsulfonic acid and formaldehyde (Lotagen®). The experiment consisted of weekly evaluations, before and after experimental infection and after treatment. The characteristics of semen and seminal ... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Martins, Jorge André Matias. "Avaliação da biometria testicular, epididimal e de glândulas sexuais acessórias e correlações entre características biométricas e histológicas em carneiros deslanados sprd." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2006. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18760.

Full text
Abstract:
MARTINS, Jorge André Matias. Avaliação da biometria testicular, epididimal e de glândulas sexuais acessórias e correlações entre características biométricas e histológicas em carneiros deslanados sprd. 2006. 56 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia, Fortaleza-CE, 2006.
Submitted by Nádja Goes (nmoraissoares@gmail.com) on 2016-08-01T12:33:32Z No. of bitstreams: 1 2006_dis_jammartins.pdf: 532644 bytes, checksum: 997a7780ea614be6ad84b2772b07b79a (MD5)
Approved for entry into archive by Nádja Goes (nmoraissoares@gmail.com) on 2016-08-01T12:33:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2006_dis_jammartins.pdf: 532644 bytes, checksum: 997a7780ea614be6ad84b2772b07b79a (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-01T12:33:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006_dis_jammartins.pdf: 532644 bytes, checksum: 997a7780ea614be6ad84b2772b07b79a (MD5) Previous issue date: 2006
The present study was conducted to evaluate aspects of the reproductive tract of crossbred rams raised in the semi-arid region of the Brazilian Northeast. Correlations between measurements of the testes, epididymis and accessory sex glands and variables related to the spermatogenic process were also determined. Data were obtained from 19 animals slaughtered at the approximate age of 60 weeks. Seminiferous tubules were studied with regard to volume, length and height and the population of Sertoli and germ cells. Associations between variables were estimated by Pearson’s method (p < 0.05) and linear regression analysis using StatView 5.0 software (SAS, 1998). Significant correlations were found among all testis measurements (weight, length, width and volume) and other aspects of the reproductive trait, such as length of the cauda epididymis (CCauEp; r = 0.66 to 0.68) and weight of the accessory sex glands (AG; r = 0.68 to 0.72). Weight of AG was also associated with epididymal weight and CCauEp (r = 0.56 and 0.70, respectively), suggesting the existence of a synchronized development of the male reproductive trait. Testis width (TW) represented the variable with the most significant correlations with testis weight, length and volume (r = 0.88; 0.87 and 0.94). Moreover, regression model allowed the empirical estimate of testis volume (TV) based on testis width: TV = - 260.17 + 68.479 x TW (R² = 0.95). This characteristic (TW) was highly correlated with important aspects of gonad histology, such as volume of the seminiferous tubules (r = 0.96), number of round spermatids per testis (r = 0.89) and daily production of round spermatids (r = 0.89). Linear regression models with high coefficients of determination (R²) allowed the estimation of histological parameters based on testis width. In conclusion, the present study shows, for the first time, information about the weight of accessory sex glands in crossbred rams. It was also observed that animals with larger testes had larger epididymis and accessory sex glands and greater quantitative estimates of the spermatogenesis. Testis width should be useful for selection of sires because it is of easy measurement.
O objetivo deste estudo foi avaliar a biometria de partes do trato reprodutor de ovinos deslanados sem padrão racial definido (SPRD) criados no semi-árido nordestino, e correlacionar os dados biométricos testiculares, epididimais e de glândulas sexuais acessórias com variáveis associadas ao processo espermatogênico. Os dados biométricos foram obtidos a partir dos testículos, epidídimos e das glândulas sexuais acessórias de 19 animais abatidos em torno de 60 semanas de idade. O parênquima testicular foi avaliado quanto ao diâmetro, volume e comprimento dos túbulos seminíferos, altura do epitélio germinativo e população de células e Sertoli e germinativas. Foram realizadas análises de correlação de Pearson (p < 0.05) entre as características estudadas e montados modelos de regressão linear simples para estas mesmas variáveis através do programa estatístico StatView, 5.0 (SAS, 1998). Correlações significativas foram verificadas entre todas as medidas testiculares (peso, comprimento, largura e volume) e as outras medidas do trato reprodutor, como comprimento da cauda do epidídimo (CCauEp; r=0,66 a 0,68) e as peso das glândulas sexuais acessórias (r=0,68 a 0,72). Estas também tiveram correlações significativas com o peso do epidídimo e com o CCauEp (r=0,56 e 0,70, respectivamente), o que sugere a existência de uma sinergia no desenvolvimento do trato genital masculino. A largura testicular (LT) foi o parâmetro que apresentou correlações mais significativas com peso, comprimento e volume testiculares (r=0,88; 0,87 e 0,94) e os modelos de regressão que permitem estimar qualquer uma dessas características, a exemplo do volume testicular: VT = -260,17 + 68,479 x LT; R²= 0,95. Esta característica também esteve alta e significativamente correlacionada com mportantes parâmetros histológicos, como volume do túbulo seminífero (r=0,96), número de espermátides arredondadas por testículo (r=0,89) e produção diária de espermátides arredondadas (r=0,89). Os modelos de regressão linear simples com coeficientes de determinação (R²) elevados permitem estimar as características histológicas a partir da largura testicular. No presente estudo, foram obtidos, pela primeira vez, os pesos das glândulas vesiculares e bulbo-uretrais em ovinos SPRD e pôde-se observar que animais com maior medidas testiculares também apresentaram elevados parâmetros quantitativos da espermatogênese e maiores epidídimos e glândulas vesiculares. A largura testicular pode ser útil para seleção de reprodutores por ser uma característica de fácil mensuração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Neves, Camila de Castro [UNESP]. "Morfologia e biometria das glândulas vesiculares e bulbouretrais de ovinos castrados e não castrados da raça Santa Inês." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/101121.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:31:08Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-12-17Bitstream added on 2014-06-13T18:41:46Z : No. of bitstreams: 1 neves_cc_dr_jabo.pdf: 2791304 bytes, checksum: 7af619b3158300bba96bd70e5b01b52a (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Neste trabalho foram utilizados 14 ovinos machos adultos, seis castrados e oito não castrados da raça Santa Inês com o peso médio de 32 kg. Foi realizado estudo macroscópico (topográfico e biométrico) e microscópico (histológico) das glândulas vesiculares e bulbouretrais com o objetivo de averiguar o comportamento dessas glândulas nos animais castrados e não castrados. Para o estudo macroscópico realizou-se a descrição destas duas glândulas, e avaliou-se a biometria após a dissecação e mensuração do peso, comprimento, altura e a largura das respectivas glândulas. Para a histologia foram obtidos fragmentos das respectivas glândulas os quais foram recortados, obteu-se cortes histológicos de cinco micrômetros sendo diafanizados em benzol e processados para inclusão do material em paraplast e corados com Hematoxilina-eosina e fotodocumentados em fotomicroscópio Olympus BX 50. Morfologicamente pode-se documentar que toda a sua topografia apresentou semelhança à espécie bovina, e na biometria evidenciouse medidas macroscópicas menores (p<0,05) das glândulas de ovinos castrados em relação aos não castrados, exceto para o peso vivo dos animais e peso relativo das glândulas vesiculares (p>0,05). Histologicamente verificou-se que a glândula vesicular é um tubo enrolado sobre si mesmo seccionado em diferentes posições. Separando-o há uma delgada camada de tecido conjuntivo frouxo. A mucosa é pregueada e o epitélio é prismático simples com células altas ricas. A lâmina própria possui fibras elásticas e está envolta por uma camada muscular lisa, constituída por duas lâminas: uma interna, de fibras circulares e outra externa, de fibras longitudinais. A camada adventícia é constituída por tecido conjuntivo frouxo. Os ductos excretores principais estão revestidos por epitélio prismático biestratificado...
In this project, 14 adult male sheep were used. six of them were castrated and eight non-castrated, and they were all Santa Ines breed, weighing 32kg in average. A macroscopic (topographic and biometric) and microscopic (histologic) study of the vesicular and bulbourethral glands was carried out with the aim of investigating the behavior of these glands in the castrated and non-castrated animals. For the macroscopic study, the description of these two glands was carried out, and the biometry after the dissecation, and weight, length, height and width measurement of the respective glands was evaluated. For the histology, fragments of these glands were obtained and cut. The obtained histological cuts of five micrometers were diaphanized in benzol and processed for the inclusion of the material in paraplast and stained with Hematoxylin and eosin and photo documented in photomicroscope Olympus BX 50. Morphologically, all its topography can be documented presenting similarity to the bovine species, and in the biometry it has evidenced smaller macroscopic measurements (p<0,05) comparing the glands of the castrated ovines and the non-castrated ones, except for the live weight of the animals and relative weight of the vesicular glands (p>0,05). Histologically, it has been verified that the vesicular gland is a tube coiled round itself sectioned at different positions. There is a thin layer of loose connective tissue separating it. The mucosa is wrinkled and the simple prismatic epithelium is composed of high cells that are rich. The blade itself has elastic fibers and is wrapped by a layer of smooth muscle, composed by two blades: an internal one, composed of circular fibers and an external one, composed of longitudinal fibers. The tunica adventitia is composed by loose connective tissue. The main excretory ducts are covered by bistratified prismatic epithelium... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography