To see the other types of publications on this topic, follow the link: Granito - Resíduos.

Journal articles on the topic 'Granito - Resíduos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Granito - Resíduos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Menezes, R. R., R. R. de Almeida, L. N. L. Santana, G. A. Neves, H. L. Lira, and H. C. Ferreira. "Análise da co-utilização do resíduo do beneficiamento do caulim e serragem de granito para produção de blocos e telhas cerâmicos." Cerâmica 53, no. 326 (June 2007): 192–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132007000200014.

Full text
Abstract:
O volume de resíduos gerado pela mineração e o beneficiamento mineral vêm se intensificando a cada dia, em virtude do aumento da demanda causado pelo crescimento da economia mundial. As indústrias do beneficiamento do caulim e da serragem do granito são importantes segmentos econômicos do Estado da Paraíba, entretanto produzem enormes quantidades de resíduos. Assim, este trabalho tem por objetivo caracterizar os resíduos do beneficiamento do caulim e da serragem do granito e avaliar a viabilidade de sua co-utilização para produção de blocos e telhas cerâmicos. Os resíduos foram caracterizados através da determinação de sua composição química e mineralógica, pelo uso de difração de raios X e análise térmica diferencial e gravimétrica, distribuição e tamanho de partículas e análise morfológica por microscopia eletrônica de varredura. Foram formuladas composições contendo os resíduos e confeccionados corpos de prova por extrusão. Os corpos de prova foram queimados e em seguida determinou-se sua absorção de água e módulo de ruptura à flexão. Pode-se observar que o resíduo do caulim é constituído por caulinita, mica e quartzo, que o resíduo de granito é constituído por quartzo, mica, albita e calcita e, que os resíduos apresentam distribuições granulométricas significativamente diferentes. Concluiu-se também que é possível a incorporação de até 50% de resíduo em formulações para produção de blocos e telhas cerâmicas e que a co-utilização do resíduo de granito e de caulim possibilita obter propriedades físicas superiores às observadas nos corpos de prova com incorporação de apenas resíduo de caulim.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Da Cruz, Andréa Cristina Félix, Ricardo De Freitas Cabral, Cirlene Fourquet Bandeira, and Sérgio Roberto Montoro. "CARACTERIZAÇÃO DO RESÍDUO DE CORTE DE MÁRMORE E GRANITO DE MARMORARIA E ANÁLISE DA VIABILIDADE DE SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO CIMENTO PORTLAND PARA PRODUÇÃO DE PAVERS." Revista Univap 26, no. 51 (August 27, 2020): 91. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v26i51.2444.

Full text
Abstract:
O acondicionamento final dos resíduos de corte de mármore e granito de marmoraria no Brasil, geralmente é feito de forma incorreta. Dessa forma, novas práticas educativas devem ser estudadas em busca de propostas que ofereçam possibilidades de mudanças, tanto pela sociedade quanto pelas empresas geradoras de tais resíduos. Nesse entendimento, vale destacar que resíduos sólidos como estes tendem a crescer em grandes proporções, o que torna necessário minimizar os prejuízos que causam. O objetivo do presente estudo foi avaliar a possibilidade de reciclar e reutilizar resíduos de mármore e granito substituindo parcialmente o cimento Portland na produção de pavers - pisos intertravados, trazendo benefícios para o meio ambiente, além de produzir peças que garantam a permeabilidade do solo, em conformidade com as normas vigentes. Para tanto, foi utilizado como matérias-primas, o RCMG de marmoraria, cimento, areia e água para desenvolver esse estudo, e normas brasileiras – NBRs como fonte de orientação. Foram confeccionados corpos de prova para ensaios de resistência à compressão, absorção de água e microscopia eletrônica de varredura. Os ensaios foram realizados nos Laboratórios do UniFOA. Investigou-se a viabilidade técnica para fabricação de pavers com substituição parcial de 10% e 20% do cimento Portland por resíduos de mármore e granito. Os resultados obtidos demonstraram que foi viável a aplicação, pois apresentaram aumento da resistência mecânica com a substituição do cimento por RCMG - resíduo do corte de mármore e granito - na proporção de 10%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, B. J., R. R. Menezes, L. N. L. Santana, L. R. L. Melo, G. A. Neves, and H. C. Ferreira. "Uso de técnicas estatísticas para modelar a resistência à flexão de corpos cerâmicos contendo resíduo de granito." Matéria (Rio de Janeiro) 17, no. 1 (2012): 919–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762012000100005.

Full text
Abstract:
A reciclagem do resíduo da serragem do granito como matéria-prima alternativa em formulações cerâmicas vem sendo muito estudada nos últimos anos. Por outro lado, o uso de ferramentas matemáticas para otimizar o comportamento mecânico de corpos cerâmicos contendo resíduos também vem sendo muito aplicado. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo utilizar técnicas estatísticas aliadas à metodologia de delineamento de mistura para analisar a resistência à flexão de corpos cerâmicos contendo resíduo de granito. Foram estabelecidas composições utilizando um planejamento em rede simplex e foram conformados corpos-de-prova por prensagem uniaxial a 25MPa. Em seguida os corpos de prova foram queimados a 1.000, 1.100 e 1.150 ºC. Foi determinado o módulo de ruptura à flexão dos corpos de prova em ensaio de três pontos. Com base nos resultados pode-se concluir que a metodologia de planejamento experimental associada à superfície de resposta é uma ferramenta que possibilita analisar o módulo de ruptura dos corpos cerâmicos frente a adição de resíduo de granito e por conseguinte desenvolver composições com elevados teores de resíduos sem perdas no seu módulo de ruptura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bacheti, Gilmara Pacheco, Rômulo Maziero, and Davi Pereira Garcia. "ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO COM A INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS DE GRANITO." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, no. 3 (October 3, 2018): 273. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e32018273-296.

Full text
Abstract:
O aumento na quantidade produzida e a alta capacidade de contaminação dos resíduos sólidos tem se tornado um dos principais desafios da atualidade. As indústrias se tornaram fontes significantes de geração, com isso, a gestão ambiental dos resíduos sólidos industriais vem sendo discutida constantemente, visando buscar alternativas sustentáveis de reaproveitamento e destinação final. O aterro ainda é considerado o método, comumente, adotado pelas indústrias do granito para disposição dos resíduos, sendo preciso encontrar novas alternativas, com responsabilidades compartilhadas, para a utilização dos rejeitos. A incorporação da lama de granito na fabricação de cimento e concreto, estudada por diversos autores, é uma forma viável de absorver quantidade significante do resíduo em questão. Neste trabalho foram produzidos blocos de concreto com diferentes proporções da lama residual do processamento de granito, cedida por uma indústria do norte do estado do Espírito Santo. A lama de granito foi classificada pelos ensaios de lixiviação e solubilização como resíduo Classe II A, não perigoso e não inerte, respectivamente. Em relação à análise granulométrica, a lama foi classificada como agregado miúdo para incorporação na fabricação de concreto. O aspecto visual dos blocos de concreto produzidos não foi afetado pela incorporação da lama de granito em nenhum dos traços. Todos os blocos analisados apresentaram suas medidas dentro dos limites de tolerância estabelecidos pela norma ABNT NBR 9781 (2013), contudo, o nível de dispersão dos valores aferidos foi elevado e, pelo cálculo do índice de capacidade de processo e do índice de capacidade para processos não centrados, pode-se afirmar que a amostragem não foi suficiente para garantir que todos os blocos produzidos atendam a referida norma, sendo necessário um controle de qualidade mais rigoroso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Menezes, R. R., H. S. Ferreira, G. de A. Neves, and H. C. Ferreira. "Uso de rejeitos de granitos como matérias-primas cerâmicas." Cerâmica 48, no. 306 (June 2002): 92–101. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132002000200008.

Full text
Abstract:
A indústria do beneficiamento de granito gera uma enorme quantidade de rejeitos, que poluem e degradam o meio ambiente. Assim este trabalho tem por objetivo caracterizar e avaliar as possibilidades de utilização dos rejeitos da serragem de granitos gerados pelas indústrias de beneficiamento da Região Nordeste, como matéria-prima cerâmica alternativa na produção de blocos e revestimentos cerâmicos. Foram coletadas amostras de resíduos da serragem de granito em empresas da Paraíba, Ceará e Pernambuco, em seguida foi realizada sua caracterização através da determinação da distribuição granulométrica, massa específica real e área específica (BET) e de análise química, ATD, ATG, DRX, MEV. Após caracterização foram conduzidos ensaios tecnológicos com composições cerâmicas a fim de avaliar a possibilidade de adição dos resíduos em massas cerâmicas para confecção de blocos e revestimentos cerâmicos. Com base nos resultados verificou-se que os resíduos apresentam características físicas e mineralógicas semelhantes as das matérias-primas cerâmicas convencionais e que corpos cerâmicos formulados com resíduos apresentam características dentro das especificações da normalização brasileira tanto para blocos como para revestimentos cerâmicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Dos Santos, Robson Arruda, Belarmino Barbosa Lira, and Ana Carolina Marinho Ribeiro. "ARGAMASSA COM SUBSTITUIÇÃO DE AGREGADO NATURAL POR RESÍDUO DE BRITAGEM DE GRANITO." HOLOS 5 (October 23, 2012): 125. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2012.1119.

Full text
Abstract:
A indústria da construção civil consome muitos recursos naturais e é grande geradora de resíduos. Há uma grande problemática relacionada com o tratamento destes, sendo uma alternativa a sua reutilização como substituto de materiais naturais, por exemplo, na produção de argamassas e de concreto. Este trabalho tem como escopo estudar o reaproveitamento dos resíduos da britagem de granito como agregado em argamassa. Os resíduos foram ensaiados de acordo com as normas da ABNT para agregado miúdo utilizados na construção civil. Foram determinados dois traços com a substituição total da areia natural pelo resíduo em estudo e realizados ensaios de resistência nos corpos de prova, segundo a NBR 13279, bem como o estudo da influência do resíduo na aparência e no consumo de água. Constatou-se que a substituição refletiu positivamente na resistência à compressão e flexão da argamassa. Contudo, ressalta-se que para obter-se um agregado com bom desempenho é preciso classificar o material, sendo necessária a utilização de classificadores para se eliminar as frações mais finas e mais grossas possibilitando às suas aplicações um desempenho aceitável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ribeiro, V. A. S., A. L. da Silva, M. R. da Silva, and J. C. Dias. "Reciclagem de escória cristalizada para a produção de argamassa." Matéria (Rio de Janeiro) 12, no. 2 (2007): 339–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762007000200012.

Full text
Abstract:
Todos os resíduos descartados das indústrias siderúrgicas e dos cortes de pedras ornamentais passaram a ser problemas sérios, uma vez que ocupam grandes áreas tornando-as ociosas. Normalmente, as soluções encontradas pelas empresas quanto ao descarte de tais resíduos são os aterros e lixões; porém, na estrutura das grandes cidades, não há espaços para essas obras devido à aglomeração de pessoas nos centros urbanos e a alta valorização dos terrenos em algumas áreas. Estes resíduos são encontrados em abundância na região centro-oeste de Minas Gerais e não encontram uma destinação final adequada. A questão do desperdício também é relevante, pois, à medida que se descarta um resíduo industrial, acaba se perdendo um material que poderia ser reciclado e, desta forma, gerar outros bens de produção. Neste contexto, o presente trabalho, visa contribuir para o reaproveitamento dos resíduos gerados nesta região no preparo da argamassa na construção civil. A investigação do comportamento térmico do compósito escória-granito e escória-ardósia foi realizada com o objetivo de encontrar alguma aplicação desses materiais no ramo da engenharia civil. Com os resultados do comportamento térmico avaliado, foi investigada a viabilidade da substituição da cal hidratada pelo compósito escória-granito, através dos ensaios de retenção de água no estado fresco e da resistência à compressão axial no estado endurecido com o objetivo de contribuir para uma nova utilização do resíduo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Farias Filho, J., R. R. Menezes, H. S. Ferreira, L. N. L. Santana, G. A. Neves, and H. C. Ferreira. "Estudo da durabilidade de argamassas alternativas contendo resíduos." Cerâmica 57, no. 344 (December 2011): 395–403. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132011000400004.

Full text
Abstract:
O interesse pela preservação dos recursos naturais e a busca pelo desenvolvimento sustentável tem despertado interesse de um grande número de pesquisadores visando obter materiais de construção não convencionais. Dentre essas possibilidades, destacam-se os resíduos produzidos pela construção civil e pela indústria de beneficiamento de granito, em virtude do volume gerado e os impactos ambientais do seu descarte inadequado. Este trabalho tem como objetivo estudar a durabilidade das argamassas alternativas incorporadas com resíduos de construção civil e da serragem do granito. Para quantificar a durabilidade dos materiais estudados, foram realizados ensaios de envelhecimento natural e ensaios de envelhecimento acelerado através de ciclos de molhagem e secagem, visando simular condições de utilização e avaliar sua degradação. Nos estudos da durabilidade foram utilizados traços de argamassas para alvenaria de elevação, com percentagens de substituição, em peso, da cal por resíduo de 30% e 50%. Os resultados para o envelhecimento natural evidenciaram o comprometimento da durabilidade do material após 60 dias com redução no comportamento mecânico, sendo os melhores resultados para os corpos-de-prova com 30% e 50% de resíduo de construção. No envelhecimento acelerado, para os tratamentos adotados, os resultados evidenciaram a ação da formação de silicoaluminatos de cálcio e potássio que favoreceram um aumento do comportamento mecânico e, além disso, não foi observado o comprometimento da sua durabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pinto Junior, Luiz Alberto Baptista, Estéfano Aparecido Vieira, Jorge Alberto Soares Tenório, Ricardo André Fiorotti Peixoto, and José Roberto de Oliveira. "Caracterização da mistura de resíduos de granito e escória de aciaria LD." Rem: Revista Escola de Minas 64, no. 2 (June 2011): 169–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672011000200006.

Full text
Abstract:
Esse trabalho estuda a viabilidade técnica do aproveitamento de resíduo proveniente do corte de granito para ajustar a basicidade (relação CaO/SiO2) da escória de aciaria LD, visando a sua utilização na fabricação de cimento Portland. Para isso, foram realizadas a caracterização química dos resíduos e a sua mistura e fusão, a fim de se obter uma relação CaO/SiO2 em torno de 0,9 e 1,2. As misturas fundidas foram resfriadas em água e ao forno. Nas amostras resfriadas em água, após uma análise por difratometria de raios X, constatou-se que estas se apresentaram, predominantemente, amorfas. Para as amostras resfriadas ao forno, que se apresentaram cristalinas, observou-se a presença das fases mineralógicas Akermanita e Gehlenita, as quais são consideradas como as fases mineralógicas ideais para a atividade hidráulica das escórias. Esses resultados permitem concluir que o ajuste da basicidade da escória de aciaria LD através da adição de resíduo de granito mostrou-se eficiente, indicando a sua viabilidade técnica para a fabricação de cimento Portland.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Da Silva, Diógenes Magri. "Influência da Mistura de Agregados Graúdos, Resíduo de Corte de Mármore e Granito e Metacaulim e Aditivos no Desempenho Mecânico do Concreto." Revista de Ciências Exatas e Tecnologia 12, no. 12 (February 22, 2018): 2. http://dx.doi.org/10.17921/1890-1793.2017v12n12p2-8.

Full text
Abstract:
A evolução dos estudos com relação às propriedades do concreto permitiu que os materiais fossem dosados de forma racionalizada, incluída a incorporação de resíduos provenientes do corte de mármores e granitos em sua produção, bem como foram desenvolvidos produtos específicos para melhorar seu desempenho. Neste trabalho produziu-se um concreto com intuito de estudar as propostas para melhorar o desempenho mecânico. Foi avaliada a influência da mistura de dois tipos de agregados graúdos de mesma origem mineralógica, a substituição de agregado miúdo por Resíduo de Corte de Mármore e Granito (RCMG) e a adição de Metaculim, fibras e aditivos visando elevar a resistência mecânica com relação ao traço de referência. Para tanto, foram realizados ensaios de resistência à tração e à compressão aos sete dias. Com os resultados obtidos foi possível perceber que a utilização de Metacaulim associada a um aditivo superplastificante apresentou o melhor desempenho, aumentando em 50% a resistência à compressão e não afetando a resistência à tração.Palavras-chave: Concreto. Desempenho Mecânico. Resíduo de Corte de Mármore e Granito. Aditivos.AbstractThe evolution of studies about properties regarding the concrete proprieties allowed that the materials were measured in a streamlined way, including the incorporation of waste originating from marble and granite cut in its production, as well as specific products were developed to improve its performance. In this work a concrete of reference was produced with the goal to study theproposals to improve its mechanical performance. It was evaluated the influence of a mixture of two types of coarse aggregates from the same mineralogical origin, the replacement of fine aggregate by Marble and Granite Cut Waste (MGCW) and addition of Metakaolin , fibers and additives in order to increasethe mechanical strength comparing to the concrete of reference. Therefore, tensile and compression tests were performed at seven days. With the results obtained it was possible to realize that the use of Metakaolin associated with super plasticizer additive exhibited the best performance, rising 50% the resistance to compression and not affecting the tensile resistance.Keywords: Concrete. Mechanical Performance. Marble and Granite Cut Waste. Additives.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Santos, Rogério Pires. "AVALIAÇÃO DA TAXA DE COLONIZAÇÃO POR FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES EM SOLO EM CONSÓRCIO COM RESÍDUOS DE CORTE DE GRANITO E MACRÓFITAS AQUÁTICAS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, no. 2 (April 27, 2018): 690. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e22018690-703.

Full text
Abstract:
Fungos micorrízicos arbusculares (FMA), efetuam simbiose com raízes de plantas vasculares (micorriza), podem contribuir em processos de recuperação de áreas degradadas pelo seu potencial de extrair metais pesados do solo, elevar a tolerância das plantas a metais em locais contaminados além de contribuir para o crescimento das plantas. O presente trabalho objetivou verificar os efeitos do consorciamento de diferentes resíduos (granito) com macrófita aquática aguapé (Eichhornia crassipes (Mart.) Solms) sobre aspectos químicos e microbiológicos de um Planosolo Háplico Solódico e o crescimento do capim pensacola (Paspalum notatum). O experimento foi conduzido em casa de vegetação e constou de 3 tratamentos: solo de área amostral com três doses de resíduos de marmoraria (8, 16 e 32 t ha-1), combinadas com 8 t ha-1 de resíduos orgânicos (aguapé), além de um adicional, com solo de área de amostragem preservado, utilizado como referência, todos com três repetições por tratamento. Foram realizadas análises químicas e microbiológicas do solo, além de medidas de altura, massa seca e fresca da parte aérea e do sistema radicular das plantas. Os resultados indicam que os procedimentos com resíduos de granito e aguapé, contribuíram para proporcionar bons resultados para as condições microbiológicas, fator fundamental a correta sucessão ecológica, enquanto as gramíneas apresentaram o maior crescimento nos tratamentos em que foram adicionados maiores concentrações de resíduos de corte de granito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Menezes, R. R., J. Farias Filho, H. S. Ferreira, G. A. Neves, and H. C. Ferreira. "Reciclagem de resíduos da construção civil para a produção de argamassas." Cerâmica 55, no. 335 (September 2009): 263–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132009000300005.

Full text
Abstract:
O volume de resíduos inorgânicos gerados a cada ano vem crescendo em todo mundo e apresenta um dos maiores problemas da sociedade moderna. Este trabalho tem por objetivo analisar a viabilidade de utilização do resíduo da serragem do granito e de resíduos da construção civil como materiais alternativos para a produção de argamassas. Os resíduos foram caracterizados física e mineralogicamente por meio da determinação de distribuição e tamanho de partículas, massa e área específica, composição química, difração de raios X e análise térmica diferencial. Foi determinado o índice de atividade pozolânica com cal dos resíduos da construção. Foram formuladas composições de argamassas substituindo parcialmente a cal pelos resíduos, e moldados corpos-de-prova. Os corpos-de-prova foram curados por 7, 14, 28 e 60 dias e, em seguida, foi determinada a resistência à compressão simples. Os resíduos apresentam elevados teores de SiO2, Al2O3 e Fe2O3 e possuem as fases cristalinas quartzo, mica, feldspato, carbonato de cálcio e óxido de ferro. A substituição do aglomerante por resíduos na produção de argamassas pode ser efetuada com sucesso em teores de até 50% e os resíduos com atividade pozolânica propiciam aumentos significativos na resistência à compressão simples das argamassas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Santos, Max M. Aguiar, A. Z. Destefani, and J. N. F. Holanda. "Caracterização de resíduos de rochas ornamentais provenientes de diferentes processos de corte e beneficiamento." Matéria (Rio de Janeiro) 18, no. 4 (December 2013): 1442–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762013000400005.

Full text
Abstract:
O Brasil está entre os seis maiores responsáveis pela produção mundial de rochas ornamentais, sendo o centro produtor mais rico em granito. O setor de rochas ornamentais gera durante os processos de corte e beneficiamento enormes quantidades de resíduos sólidos poluentes, de tal modo que as quantidades de tais resíduos são esperadas para aumentar cada vez mais. O estado do Espírito Santo é o maior produtor e exportador nacional de rochas ornamentais e, nos processos de corte e beneficiamento são geradas grandes quantidades de resíduos sólidos que precisam ser reaproveitados, do contrário podem causar danos de difícil remediação ao meio ambiente. Dependendo do tipo de rocha e do tipo de processo de corte e beneficiamento, resíduos com distintas características podem ser gerados. Neste contexto, o presente trabalho objetiva caracterizar quatro resíduos de rochas ornamentais gerados em distintos processos de corte e beneficiamento denominados de resíduos granalha, dimantado, levigação e polimento. As amostras dos resíduos de rochas ornamentais foram caracterizadas em termos de composição química, morfologia, distribuição de tamanho das partículas, massa específica real e análise termogravimétrica (ATG/DTG). Os resultados experimentais indicaram que os resíduos estudados apresentam diferentes características químicas e físicas. Os resíduos levigado, polimento e granalha são ricos em óxidos fundentes (K2O, CaO e Fe2O3), enquanto que o resíduo diamantado é rico em SiO2. Os resíduos também apresentam distintos comportamentos granulométrico e térmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Moreira, J. M. S., M. N. Freire, and J. N. F. Holanda. "Utilização de resíduo de serragem de granito proveniente do estado do Espírito Santo em cerâmica vermelha." Cerâmica 49, no. 312 (December 2003): 262–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132003000400012.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi utilizar um resíduo de serragem de granito, proveniente da indústria de pedras ornamentais do estado do Espírito Santo, como aditivo na fabricação de produtos cerâmicos para construção civil. Este resíduo é um material não biodegradável que quando descartado gera poluição e degrada o meio ambiente. Assim, uma amostra deste material foi selecionada de modo que suas características com respeito a composição química, difração de raios X, análise de tamanho de partícula, massa específica real e plasticidade pudessem ser estudadas. Foram preparadas misturas contendo até 10% em peso de resíduo, e sinterizadas em sete diferentes temperaturas entre 850 ºC e 1150 ºC. A evolução na formação de fases cristalinas nos corpos cerâmicos durante a sinterização foi acompanhada por DRX. As propriedades físico-mecânicas foram determinadas em função da temperatura de sinterização e % de resíduo adicionado. Os resultados revelaram que o resíduo é um material polimineral não plástico constituído basicamente por sílica, feldspatos, mica e calcita. Uma série de transformações de fases ocorreram durante a sinterização. Além do mais, os corpos sinterizados contendo resíduo de serragem de granito têm uso provável em cerâmica vermelha, contribuindo para a minimização de resíduos e desenvolvimento auto-sustentado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Sena, Matheus Oliveira, Danielle Cristina dos Santos Lisboa, Lucas Nadler Rocha, Lucas Dos Santos Zenkner, Fabrício Da Silva Cordeiro, Renata Medeiros Lobo Muller, and Claudemir Gomes Santana. "Utilização do resíduo do corte do mármore e granito como adição no concreto." Engineering Sciences 8, no. 1 (February 27, 2020): 27–37. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-3055.2020.001.0004.

Full text
Abstract:
O concreto na engenharia civil é de extrema importância pela sua versatilidade e ótima resistência à compressão aliado a um ótimo custo benefício. No entanto, apesar de todas estas qualidades ainda há espaço para desenvolvimento deste material na engenharia, e junto disso há a necessidade de uma melhor destinação de resíduos. Os resíduos gerados pelo corte de mármore e granito na grande maioria dos casos não possui uma eliminação de forma adequada. Desse modo, a adição destes elementos ao concreto a fim de melhorar sua trabalhabilidade bem como sua resistência à compressão torna-se bastante viável. O presente trabalho busca realizar a adição do resíduo do corte do mármore e granito em composições de 5, 10 e 15 % em relação à massa do cimento na confecção de corpos de prova de 10 x 20 cm. Os corpos de prova são submetidos aos ensaios de compressão axial e de trabalhabilidade para análise dos resultados com adição em relação a um concreto convencional de referência. Com os resultados obtidos foi possível verificar que o concreto com a composição de 5% obteve uma resistência maior do que os demais, e foi constatado um aumento da fluidez proporcional ao aumento do teor de finos dentre os ensaiados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Mothé Filho, Heitor Fernandes, Helena Polivanov, and Cheila Gonçalves Mothé. "Reciclagem dos resíduos sólidos de rochas ornamentais: the case of waste of the dimension stones." Anuário do Instituto de Geociências 28, no. 2 (January 1, 2005): 139–51. http://dx.doi.org/10.11137/2005_2_139-151.

Full text
Abstract:
Dimension stone industry produces a great amount of effluents, about 200,000 ton/year per solid residue. Espírito Santo State has about 600 companies, and their average consume per industry is around are 10,000 l/ day of water. Those rejects are displaced in decant lagoons, and landfill. In this work was used material provided by marble & granite industry from Cachoeiro de Itapemirim, ES. Those residues were characterized by chemical and mineral composition, physical properties, sintering process, and point load test. The results provided from physical indices and sintering material were compared with the results of commercial granite named in Industry as "granito rosa bavena". Analysis allowed us to get a conclusion about the reject. These analyses showed that reject could be used as a source for ceramic material, with the possibility of choosing for a greater or lower resistance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Mendonça, A. M. G. D., J. M. Cartaxo, R. R. Menezes, L. N. L. Santana, G. A. Neves, and H. C. Ferreira. "Expansão por umidade de revestimentos cerâmicos incorporados com residuos de granito e caulim." Cerâmica 58, no. 346 (June 2012): 216–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132012000200012.

Full text
Abstract:
Expansão por umidade (EPU) é o aumento das dimensões dos materiais cerâmicos em virtude da adsorção de água. A EPU geralmente ocorre lentamente e é relativamente pequena, mas, mesmo assim, pode comprometer a aderência das placas cerâmicas ao contrapiso, levar ao gretamento do vidrado e conduzir ao aparecimento de trincas em tijolos. Neste trabalho empregaram-se massas incorporadas com resíduos de caulim e de granito objetivando estudar a EPU de revestimentos cerâmicos. As matérias-primas foram beneficiadas e submetidas às caracterizações físicas e mineralógicas através de ensaios de análise granulométrica por difração a laser, análise química, análise termodiferencial, termogravimétrica e difração de raios X. Os resultados mostraram que os resíduos de caulim e de granito podem ser utilizados como matéria-prima cerâmica alternativa, pois apresentam características similares às matérias-primas cerâmicas convencionais, permitindo a obtenção de peças com resultados de EPU satisfatórios quando comparado ao valor limite de 0,6 mm/m (0,06%) proposto pela ABNT para revestimentos cerâmicos, notadamente em composições com teores de até 20% de resíduos, a temperaturas superiores a 1000 ºC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Campos, Alessandro, and Fernando Celso de Campos. "Urban solid waste incorporated in brick soil-cement: process and cure." Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas 40, no. 1 (June 27, 2019): 73. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0375.2019v40n1p73.

Full text
Abstract:
Investigar a reutilização do municipal resíduos sólidos urbanos (RSU) torna-se importante nos dias de hoje devido a problemas ambientais. Desenvolver um projeto experimental, usando uma mistura de tijolos de solo-cimento com traços sem adição de RSU e traços com adição de RSU, fornece procedimentos para testes de estresse após a moldagem e cura destes tijolos e considerar a viabilidade do uso de elemento, a fim de determinar o melhor traço, estabilização e método de cura. A proposta provou para ser viável e possível reduzir a quantidade de material não-renováveis na produção de tijolos de solo-cimento incorporando raspas de borracha de pneu e pó de mármores e granitos. Propondo um traço ideal para a produção de tijolos de solo-cimento, fornece subsídios para a replicabilidade deste produto, bem como o uso de chips de pneus e pó de mármore e granito, para minimizar o uso destes materiais por reciclagem, mostrando ser compatível com as regras existentes que exigem. Pneu ralado uso minimiza sua disposição no ambiente e através da inserção de pó de mármore e granito na mistura, oferece a melhor resistência à compressão, tijolos sendo viável produção deste produto com este material.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Zamarki, Beatriz Cristina, Tatiane Isabel Hentges, and Bruna Rafaella Fabris. "DESEMPENHO TÉCNICO DE BLOCOS DE CONCRETO PARA PAVIMENTAÇÃO FABRICADOS COM INCORPORAÇÃO PARCIAL DE RESÍDUO DE GRANITO." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (May 29, 2020): 441. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020441-457.

Full text
Abstract:
O setor da construção civil está em constante crescimento, gerando novos empregos e melhorando a qualidade de vida da população. Em contraponto a isso, essa atividade está diretamente ligada a uma elevada produção de resíduos, muitas vezes armazenados a céu aberto, sem nenhuma aplicabilidade definida ou destinação adequada. Assim, torna-se indispensável adotar medidas que minimizem os impactos ambientais provocados, bem como ações que diminuam a extração e consumo de matérias-primas em primeira instância. A reutilização e reciclagem oferecem grandes benefícios, reduzindo a procura de novos recursos naturais e substituindo-os por algum tipo de resíduo. Como proposta de diminuir estes danos, estudou-se o desempenho dos blocos de concreto para pavimentação (BCP), popularmente conhecidos por paver, produzidos com incorporação parcial de resíduo de granito (RG). Neste estudo utilizaram-se quatro traços, sendo o padrão sem adição do resíduo e outros três com substituição de 10%, 20% e 30% do resíduo em relação à massa de agregado miúdo (areia industrial). Os ensaios seguiram a NBR 9781- Peças de concreto para pavimentação (ABNT, 2013), e avaliaram os blocos quanto à resistência à compressão, absorção de água e característica dimensional. Os resultados obtidos nos ensaios indicaram que o paver produzido com substituição de 10% atinge a resistência estabelecida na norma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Dantas, Antônio de Pádua Arlindo, Wilson Acchar, Franciolli Araújo Dantas, and J. Y. P. Leite. "UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE ROCHAS ORNAMENTAIS NA PRODUÇÃO DE CERÂMICA BRANCA." HOLOS 1 (April 20, 2010): 92. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2010.309.

Full text
Abstract:
Os rejeitos de granito são provenientes do processo de mineração dessas rochas ornamentais para uso na indústria da construção civil. O Brasil é um dos maiores produtores de blocos ou produtos acabados de rochas ornamentais, extraindo cerca de 5,2 milhões toneladas/ano. Os maiores produtores nacionais são os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia que respondem por 80% da produção nacional. Porém o desperdício em todo o processo de desmonte destes blocos chega a incríveis 40% do total. O uso dos detritos produzidos por esta indústria na cerâmica branca poderia ser uma forma de disposição desse material, visto que estes materiais, sob forma de lama, são lançados diretamente em lagoas de decantação, terrenos baldios ou jogados em rios, sem nenhum tratamento. O presente trabalho tem como propósito principal estudar a influência que o rejeito das rochas ornamentais exerce sobre as propriedades físicas e mecânicas da cerâmica branca. Para isso, foram feitas as caracterizações das matérias-primas por fluorescência de Raios-X, difração de Raios-X, análise granulométrica, análise termogravimétrica e análise termodiferencial, elaborando-se cinco formulações (0, 10, 20, 30, 40% em peso de granito) que foram queimadas em três temperaturas: 1100°C, 1150°C e 1200ºC com 60 minutos de patamar. Após a queima, os corpos-de-prova foram submetidos a ensaios de absorção de água, retração linear, porosidade aparente, massa específica aparente, resistência à flexão, microscopia eletrônica de varredura. Foram obtidas propriedades tecnológicas compatíveis com os limites mínimos exigidos para a fabricação de um grês porcelanato. Palavras-chave: Rochas ornamentais. Argila caulinítica. Grês porcelanato.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Campos, L. F. A., R. R. Menezes, D. Lisboa, L. N. L. Santana, G. A. Neves, and H. C. Ferreira. "Planejamento experimental no estudo da maximização do teor de resíduos em blocos e revestimentos cerâmicos." Cerâmica 53, no. 328 (December 2007): 373–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132007000400007.

Full text
Abstract:
A utilização de planejamentos experimentais para o estudo de misturas encontra uma grande gama de aplicações tanto em pesquisas laboratoriais como em trabalhos de desenvolvimento industrial. Assim, este trabalho tem por objetivo utilizar o planejamento experimental aplicado ao estudo de misturas para avaliar a potencialidade do uso conjunto dos resíduos do beneficiamento do caulim e da serragem do granito para a produção de blocos e revestimentos cerâmicos. Utilizando o planejamento experimental foram formuladas determinadas composições com as matérias-primas. As matérias-primas foram misturadas em determinadas proporções e confeccionados corpos de prova por extrusão e por prensagem uniaxial. Os corpos de prova foram queimados e, em seguida, determinou-se sua absorção de água e módulo de ruptura à flexão. Foram ajustados modelos matemáticos de regressão relacionando a absorção de água e o módulo de ruptura com as proporções das matérias-primas. Os resultados mostraram que o procedimento de planejamento experimental utilizado permite maximizar a quantidade de resíduo incorporado às formulações para blocos e revestimentos cerâmicos, sendo possível a incorporação de teores de resíduos de até 50% em formulações para a produção de blocos cerâmicos e de ate 40% em composições para a produção de revestimentos cerâmicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ulsen, Carina, Henrique Kahn, Sérgio C. Angulo, and Vanderley M. John. "Composição química de agregados mistos de resíduos de construção e demolição do Estado de São Paulo." Rem: Revista Escola de Minas 63, no. 2 (June 2010): 339–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672010000200019.

Full text
Abstract:
Os Resíduos de Construção e Demolição (RCDs) representam cerca de 50% dos resíduos sólidos de cidades brasileiras; a reciclagem é, portanto, desejável, tanto do ponto de vista econômico, como ambiental. Nesse trabalho são apresentados resultados de estudos de caracterização química referentes a amostras de duas usinas de reciclagem do Estado de São Paulo. Verificou-se que a classificação corrente do RCD, segundo critérios visuais (tipos cinza e vermelho), não está relacionada à composição química destes, sendo esta influenciada, principalmente, pela granulometria. A composição química dos RCDs varia em função dos conteúdos de pasta de cimento, tipos dos agregados naturais (areia quartzosa ou granito), cerâmica vermelha e argila. Ainda, para a reciclagem dos resíduos como agregados para concretos, são necessários dois estágios de britagem para atendimento às normas ABNT. A fração miúda apresenta um enriquecimento nos teores de sílica, indicando liberação da pasta de cimento para os finos (< 0,15 mm). Os finos têm aplicações potenciais na indústria de cimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silva, J. B., D. Hotza, A. M. Segadães, and W. Acchar. "Incorporação de lama de mármore e granito em massas argilosas." Cerâmica 51, no. 320 (December 2005): 325–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132005000400004.

Full text
Abstract:
A utilização de resíduos industriais como aditivos na fabricação de produtos cerâmicos vem despertando um crescente interesse dos pesquisadores nos últimos anos e está se tornando prática comum. Este trabalho descreve a variação do comportamento de uma argila utilizada numa indústria de cerâmica vermelha, resultante de adições de uma lama de mármore e granito, tal como é produzida em uma indústria de beneficiamento de pedras ornamentais do estado do Rio Grande do Norte. Misturas de argila e rejeito (10 - 50% em peso) foram compactadas uniaxialmente e sinterizadas a temperaturas entre 950 e 1150 °C. Os resultados obtidos por análise química e mineralógica (DRX e FRX), análises térmicas (DTA, TG e dilatometria), medidas de distribuição granulométrica, porosidade, absorção de água e tensão de ruptura à flexão, revelam que a lama de mármore e granito pode ser incorporada na massa de argila sem perda ou comprometimento das propriedades dos corpos sinterizados de cerâmica vermelha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Sampaio, Regynaldo A., Sílvio J. Ramos, Denílson O. Guilherme, Cândido A. da Costa, and Luiz Arnaldo Fernandes. "Produção de mudas de tomateiro em substratos contendo fibra de coco e pó de rocha." Horticultura Brasileira 26, no. 4 (December 2008): 499–503. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362008000400015.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de avaliar proporções dos resíduos fibra de coco (FC) e pó de rocha de granito (RG) como substratos na produção de mudas de tomateiro, cultivar Kada Gigante, realizou-se um experimento em casa de vegetação na UFMG-ICA. Foi utilizado o delineamento experimental em blocos ao acaso, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por uma testemunha e seis proporções de fibra de coco (FC) e pó de rocha de granito (RG): T1 - Substrato comercial Hortimix®; T2 - 0% FC + 100% RG; T3 - 20% FC + 80% RG; T4 - 40% FC + 60% RG; T5 - 60% FC + 40% RG; T6 - 80% FC + 20% RG; T7 - 100% FC + 0% RG. O cultivo foi feito em bandeja de poliestireno expandido com células de 3,5 x 3,5 x 5,0 cm. Foram avaliados o diâmetro do coleto, a altura da planta, o índice de velocidade de emergência, a percentagem de emergência e a massa fresca e seca da parte aérea e da raiz. Em praticamente todas as características avaliadas o substrato comercial foi superior aos substratos contendo fibra de coco e pó de rocha. Considerando-se apenas os substratos contendo fibra de coco e pó de rocha, as mudas com melhores características foram obtidas com a mistura de aproximadamente 70% em volume de fibra de coco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Marques, Marcos Vinícius Dias, Rodrigo Rodrigues dos Santos, and Cláudia Patrícia Torres Cruz. "O PANORAMA DOS RESÍDUOS DE CORTE DE MÁRMORE E GRANITO NO CENÁRIO ATUAL DA CONSTRUÇÃO CIVIL / THE PANORAMA OF MARBLE AND GRANITE CUTTING RESIDUES IN THE CURRENT CIVIL CONSTRUCTION SCENARIO." Brazilian Journal of Development 7, no. 3 (2021): 26800–26811. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n3-401.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Soares, Ercilia Socorro Souza, and Raimundo Kennedy Vieira. "ANÁLISE AMBIENTAL DOS PROCESSOS DE BENEFICIAMENTO DAS MARMORARIAS DA CIDADE DE MANAUS." Revista Foco 9, no. 2 (December 7, 2016): 120. http://dx.doi.org/10.28950/1981-223x_revistafocoadm/2016.v9i2.273.

Full text
Abstract:
O setor de beneficiamento de rochas ornamentais vive um crescimento bastante significativo no contexto mundial. Através deste estudo propõe-se apresentar uma análise qualitativa relativa aos impactos sobre os meios físicos e antrópicos gerados nos processos produtivos das empresas de beneficiamento de pedras ornamentais no município de Manaus. Contudo há uma grande problemáticano processo de corte, polimento e acabamento das matérias primas como o mármore e o granito, pois geram grandes quantidades de resíduos tais como a poeira e a lama, formados neste beneficiamento e descartados de maneira inadequada resultam em impactos ambientais significativos, uma vez que eles contribuem para a acumulação e dispersão prejudiciais no ar, água e solo de partículas sólidas. Os dados obtidos servem como alerta ao poder público e aos geradores para atentarem quanto ao cumprimento da legislação que versa sobre a destinação final sanitariamente adequada dos resíduos sólidos, além de expor a necessidade de políticas educacionais e ambientais nesses processos de trabalho.The ornamental stone processing industry is experiencing significant growth in the global context. Through this study aims to present a qualitative analysis of the impacts on the physical and anthropogenic resources generated in the production processes of ornamental stone processing companies in the city of Manaus. However there is a big problem in the process of cutting, polishing and finishing of raw materials such as marble and granite, because they generate large amounts of waste such as dust and mud, formed in the processing and discarded inappropriately result in significant environmental impacts since they contribute to the accumulation and damaging dispersal in air, water and soil solids. The data serve as a warning to the government and the generators to heed as to comply with the legislation that deals with the disposal of solid waste sanitary appropriate, in addition to exposing the need for educational and environmental policies in these processes work.The processing sector ornamental stone is experiencing a significant growth in the global context. Through this study aims to present a qualitative analysis of the impacts on the physical and anthropogenic resources generated in the production processes of ornamental stone processing companies in the city of Manaus. However there is a big problem in the process of cutting, polishing and finishing of raw materials such as marble and granite, because they generate large amounts of waste such as dust and mud, formed in the processing and discarded inappropriately result in significant environmental impacts since they contribute to the accumulation and damaging dispersal in air, water and soil solids. The data serve as a warning to the government and the generators to heed as to comply with the legislation that deals with the disposal of solid waste sanitary appropriate, in addition to exposing the need for educational and environmental policies in these work processes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Prates, Fabiano Barbosa de Souza, Hermes Soares Veloso, Regynaldo Arruda Sampaio, Geraldo Ribeiro Zuba Junior, Paulo Sérgio Nascimento Lopes, Luiz Arnaldo Fernandes, and Marck Morais Maio. "Crescimento de mudas de maracujázeiro-amarelo em resposta à adubação com superfosfato simples e pó de rocha." Revista Ceres 57, no. 2 (April 2010): 239–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-737x2010000200016.

Full text
Abstract:
Pesquisas feitas com pó de rocha têm mostrado a potencialidade de alguns resíduos em promover o enriquecimento mineral de solos pobres; prática definida como rochagem do solo. Este trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento de mudas de maracujázeiro-amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.) em resposta à adubação com superfosfato simples e pó de rocha. O experimento foi realizado no período de janeiro a abril de 2006, em casa de vegetação do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA-UFMG), localizado em Montes Claros/MG. Os tratamentos, em esquema fatorial 2 x 5, no delineamento em blocos casualizados, com três repetições, corresponderam à adição ao substrato de: duas doses de pó de rocha e cinco de superfosfato simples. Foram avaliados: altura das plantas, diâmetro do caule, número de folhas por planta, área foliar, massas de matéria fresca e seca da raiz, massas de matéria fresca e seca da parte aérea e conteúdo de fósforo na planta. Os resultados indicam aumento do crescimento das mudas com o incremento das doses de superfosfato simples e redução do efeito da adubação fosfatada com a adição de pó de rocha ao substrato, possivelmente relacionados a fenômenos de adsorção por formas de ferro amorfo e/ou por carbonatos, considerando que o pó de rocha provém da desintegração de ardósias, mármore e granito. A dose de superfosfato simples sem adição de pó de rocha, para se obterem mudas de maracujá com melhores características, deve ser de 3,0 a 6,5 kg m-3, enquanto com a adição de pó de rocha, de 6,0 a pelo menos 10,0 kg m-3.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Lacerda, M. P. C., H. Andrade, and J. J. G. Quéméneur. "Transformações mineralógicas ao longo de perfis de alteração pedogenética na região de Lavras (MG)." Revista Brasileira de Ciência do Solo 25, no. 4 (December 2001): 799–809. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832001000400003.

Full text
Abstract:
Na região de Lavras (MG), realizou-se a avaliação das transformações mineralógicas ao longo da alteração pedogenética em perfis de solos, discriminados pela composição geoquímica ácida, intermediária e básica do material de origem. Os solos com horizonte B textural foram selecionados para tal estudo, sendo escolhidas as seguintes classes destes solos: Perfil 1 - Argissolo Vermelho-Amarelo distrófico (PVAd), originado por alteração de rochas do Domínio geológico Granito de Itutinga; Perfil 2 - Argissolo Vermelho eutrófico (PVe), desenvolvido a partir de rochas do Domínio geológico Diorito do Rosário, e Perfil 3 - Chernossolo Argilúvico férrico (MTf), evoluído a partir de rochas do Domínio geológico Greenstone-belt de Lavras. Ao longo de cada perfil, desde a rocha fresca até o sólum, realizaram-se análises microscópicas para avaliar os processos de alteração, mediante evolução das reações de transformação mineralógica, com auxílio da difração de raios-X na identificação da mineralogia da fração argila. O estudo permitiu elaborar a ordem de destruição intempérica dos minerais primários e conseqüente formação da mineralogia do solo, estabelecendo-se reações de transformações mineralógicas e caracterização dos processos atuantes ao longo da evolução da alteração pedogenética, assim como suas relações com o material de origem. As reações de transformação mineralógica esquematizadas indicam que, nos Argissolos estudados, os minerais primários foram alterados para caulinita, gibbsita e sesquióxidos de ferro, acrescentando-se sesquióxidos de titânio e vermiculita com hidróxi entre camadas no caso do PVe. Persistiram como resíduos o quartzo e o feldspato potássico, este último apenas no PVAd. Já no Chernossolo avaliado, as alterações originaram talco, esmectita, caulinita e sesquióxidos de ferro e titânio, não havendo minerais primários residuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Reis, A. S., and F. A. Tristão. "Ladrilho hidráulico piso tátil com adição de resíduo de beneficiamento de rochas ornamentais." Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 3, no. 4 (December 2010): 409–19. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952010000400003.

Full text
Abstract:
O ladrilho hidráulico é um material cimentíceo produzido de forma artesanal, prensado, composto de três camadas. Com o advento da adaptação de calçadas em padrões de acessibilidade, foi desenvolvido o ladrilho hidráulico piso tátil para constituir a faixa de piso de alerta para deficientes visuais. O trabalho tem como objetivo desenvolver a dosagem do ladrilho contendo aglomerante hidráulico com adição de resíduo de granito. Foram analisadas as propriedades: absorção de água, carga de ruptura, módulo de resistência à flexão e a resistência ao desgaste por abrasão. Foi verificado que a adição do resíduo ao ladrilho, que agiu como um fíler, promoveu melhorias nas propriedades analisadas, o que faz com que a adição de resíduo de granito seja uma alternativa tecnicamente viável para uso em calçadas e contribua para o desenvolvimento sustentável do setor de beneficiamento de granito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Xavier, G. C., F. Saboya, P. C. A. Maia, and J. Alexandre. "Análise de processos de degradação acelerada em laboratório para estudo da durabilidade de peças cerâmicas vermelhas incorporadas com resíduo de granito." Cerâmica 55, no. 333 (March 2009): 1–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132009000100001.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta resultados sobre durabilidade de artefatos cerâmicos vermelhos incorporados com resíduo de granito, produzidos no pólo cerâmico de Campos dos Goytacazes-RJ. Inicialmente, para avaliação e análise do desempenho dos cerâmicos, são apresentados resultados da caracterização da massa argilosa e do resíduo de granito e, também, os efeitos da degradação do cerâmico obtido com a adição do resíduo de granito na massa argilosa. A massa argilosa foi coletada numa Indústria Cerâmica da região de Campos dos Goytacazes, RJ, e o rejeito é oriundo da região de Cachoeiro de Itapemirim, ES. As misturas foram feitas adicionando-se 0%, 5% e 10% de rejeito, em peso, até homogeneização da massa argilosa para posterior obtenção de corpos de prova prismáticos. Os corpos de prova foram submetidos a secagem e queima a 500 °C, 700 °C e 900 °C. De um lote de amostras foram obtidas as propriedades tecnológicas. Em outro lote, as amostras foram levadas ao equipamento de degradação e a ciclos de umidade para promover a alteração do cerâmico. Foram consideradas até 1500 h de lixiviação contínua no equipamento, e 50 e 150 de ciclos de umidade. Através da microscopia eletrônica de varredura foram observadas as modificações na microestrutura do material antes e depois da degradação. Os resultados mostram que certa quantidade de incorporação de resíduo tem influência considerável na evolução da degradação. Além disto, são notadas maiores resistências à degradação no material incorporado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Mendes, Gabriela Azambuja, Carmeane Effting, and Adilson Schackow. "Argamassa autonivelante com adição de resíduos de mármores e granitos: propriedades físicas e mecânicas." Ambiente Construído 20, no. 3 (July 2020): 403–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212020000300436.

Full text
Abstract:
Resumo Foram desenvolvidas misturas de argamassas autonivelantes para contrapiso com resíduos do corte de mármores e granitos (adição de 40% e 50% RCMG em relação à massa de cimento), e sem o resíduo, variando-se a quantidade de aditivo modificador de viscosidade e superplastificante, relação água/cimento e cimento/areia. Sequencialmente foram ensaiadas dosagens com fíler calcário em substituição ao RCMG, com adição de fibras de polipropileno, e foi estudado um produto comercializado. Propriedades nos estados fresco (espalhamento/flow, healing time, retenção de fluxo após 20min e 30min e tempo de pega) e endurecido (massa específica, absorção de água, índice de vazios, resistência à compressão e tração na flexão) foram ensaiadas conforme a ASTM 1708. A mistura otimizada com 50% RCMG, fator água/cimento de 0,55, proporção cimento/areia de 1:1,5 (em massa utilizando o cimento CPV-ARI) obteve resistência à compressão de 38,89 ± 2,10 MPa aos 28 dias, apresentando o melhor desempenho entre as argamassas testadas. A adição de material fino nas dosagens de argamassas autonivelantes contribuiu para o espalhamento do material e reduziu o problema de segregação. O RCMG quando empregado em misturas de argamassas autonivelantes permite diminuir os impactos ambientais pertinentes das atividades de exploração e beneficiamento de rochas ornamentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Leite, José Yvan Pereira. "Editorial." HOLOS 5 (October 23, 2012): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2012.1144.

Full text
Abstract:
EDITORIAL A apresentação do quinto volume da Revista HOLOS é motivo de alegria, tendo em vista o resultado do Qualis da Capes da área interdisciplinar, a qual qualificou o periódico com conceito “B2”. A revista passa também a ser indexada nas bases da ProQuest: ProQuest SciTech, ProQuest Engineering e ProQuest Technology. Este resultado amplia de forma singular o alcance dos artigos publicados no periódico. Este volume publica artigos resultados de investigações voltadas à área de mineração, importante segmento da economia brasileira com impacto econômico de cerca de 2% do Produto Interno Bruno. Os artigos aqui publicados representam trabalhos de investigações selecionados do III Simpósio de Minerais Industriais, bem como artigos desta área submetidos do fluxo contínuo. As contribuições representam temas de trabalhos das áreas de: • Caracterização tecnológica de quartzo grau solar para uso na indústria de energia solar; • Sustentabilidade das atividades de produção de minerais industriais no nordeste, especificamente em Recife; • Investigações de alternativas de rochas/materiais como fonte para a produção de potássio para a agricultura; • Caracterização da atapulgita (Guadalupe-Piauí), da bauxita (Pará) e da gipsita (Araripe-Pernambuco); • Estudos de flotação de cromita; • Comportamento da flotação no tamanho da partícula e sua relação com a amina; • Estudos de flotação da cromita: relação com as espécies iônicas dissolvidas com oleato; e a seletividade com carboxilmerilcelulose; • Estudo de beneficiamento químico e físico de bauxitas do Pará; • Análise da produção de argamassa a partir de resíduos de granito; • Análise dos níveis de radioatividade das areias utilizada para a construção civil em Natal-RN; • Comportamento do íon manganês na incorporação em cerâmica estrutural; • Qualidade de sedimentos, um estudo de caso na região de confluência dos rios Piranhas e Seridó (RN) • Métodos de lavra aplicados à extração de rochas ornamentais. Os artigos apresentados estão articulados com problemas industriais e mostram a integração desejada entre a academia e o desenvolvimento nacional, ora apresentados por pesquisadores do Centro de Tecnologia Mineral (MCTI), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade Federal de Campina Grande, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, da PUC-RJ, do Serviço Geológico Brasileiro - CPRM, da EMPARN, bem como oriundos de cooperações com empresas. Agradecemos aos autores pelas submissões de seus artigos na HOLOS e aos consultores Ad Hoc pela definição da qualidade dos artigos que ora publicamos. Enfim, convido-os a descobrirem a riqueza dos artigos disponíveis no sumário desta edição. Uma ótima leitura e muito obrigado! José Yvan Pereira Leite Adão Benvindo da Luz Carlos Adolpho Maganhães Baltar Luiz Carlos Bertolino
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Alves, Joner Oliveira, Eduardo Junca, Denise Crocce Romano Espinosa, and Jorge Alberto Soares Tenório. "RESÍDUO DO CORTE DE GRANITO: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A DESTINAÇÃO FINAL." Tecnologia em Metalurgia Materiais e Mineração 12, no. 2 (2015): 123–28. http://dx.doi.org/10.4322/2176-1523.0856.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Guarçoni M., André, and César José Fanton. "Resíduo de beneficiamento do granito como fertilizante alternativo na cultura do café." Revista Ciência Agronômica 42, no. 1 (March 2011): 16–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-66902011000100003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Vieira, Carlos Maurício Fontes, Luís Antônio Peçanha, and Sérgio Neves Monteiro. "Efeito da incorporação de resíduo da serragem de granito em massa de cerâmica vermelha." Revista Vértices 5, no. 3 (2003): 143–57. http://dx.doi.org/10.5935/1809-2667.20030024.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Braga, Florindo dos Santos, Daniella Cardoso Buzzi, Maria Cláudia Lima Couto, and Liséte Celina Lange. "Caracterização ambiental de lamas de beneficiamento de rochas ornamentais." Engenharia Sanitaria e Ambiental 15, no. 3 (September 2010): 237–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522010000300006.

Full text
Abstract:
As lamas de beneficiamento de rochas ornamentais (LBRO) são resíduos que apresentam composição química variada em função da composição das rochas, do processo de beneficiamento, dos processos de reaproveitamento de águas e lamas, das propriedades dos insumos, entre outros fatores. A caracterização e classificação das LBRO são de grande importância, principalmente para o Estado do Espírito Santo, por possuir um expressivo número de empresas do setor. Neste trabalho, são apresentados os resultados de caracterização e classificação de lamas de desdobramento e polimento de mármores e granitos, segundo a NBR 10004/2004. Todas as amostras de lamas de tear convencional e de politriz analisadas foram classificadas como Classe IIA. Percebeu-se que a identificação dos resíduos por fonte geradora permite a proposição de tecnologias limpas, como o uso de teares a fio diamantado que utilizam o mínimo de insumos e de pastilhas diamantadas metálicas isentas de elementos tóxicos, contribuindo para a melhoria das características químicas das LBRO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Menezes, Salomão David Souto, William de Paiva, Laércio Leal dos Santos, Raphael Almeida de Lima, Ricardo Antonio Ferreira da Silva, Jéssica Araújo Leite Martildes, Andreia Freitas Silva, and Ozires Talysson Batista de Lima Pequeno. "ANÁLISE DE PARÂMETROS PARA ARGAMASSA COM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO AGLOMERANTE POR RESÍDUO INDUSTRIAL DE GRANITO." Brazilian Journal of Development 6, no. 8 (2020): 63729–43. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n8-705.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Bildhauer, Deise Cristina, Fernando Roberto Bruxel, Eduardo Rodrigo Ramos de Santana, and Eniz Conceição Oliveira. "Tijolos maciços com características refratárias a partir da incorporação de resíduo de mármore e granito." Revista Liberato 16, no. 25 (2015): 73–84. http://dx.doi.org/10.31514/rliberato.2015v16n25.p73.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Pontes, Julio Cesar, and Ranieri Araujo Pereira. "DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA LAVRA DE ROCHA ORNAMENTAL DA PEDREIRA GRANORTE, PARELHAS-RN." HOLOS 8 (December 24, 2019): 1–11. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2019.9204.

Full text
Abstract:
Este trabalho versa sobre o diagnóstico ambiental e de processos com vistas à implementação da ferramenta de gestão ambiental de Produção Mais Limpa nos anos de 2016 e 2017, na pedreira da empresa Granorte - Mineração de Mármores e Granitos do Rio Grande do Norte, localizada na zona rural de Parelhas-RN. O objetivo do trabalho foi diagnosticar a situação de geração de resíduos sólidos nas frentes de lavra. O diagnóstico para implementação de técnicas de Produção Mais Limpa para lavra de rocha ornamental seguiu a metodologia do Centro Nacional de Tecnologias Limpas do SENAI. As atividades programadas foram desenvolvidas e organizadas envolvendo pesquisa bibliográfica, e levantamento de dados do processo de lavra, visita de campo e trabalhos de laboratório. A pesquisa bibliográfica foi realizada através de consulta em banco de dados, revistas, periódicos e livros. Foi realizada a coleta de duas amostras de resíduos para análises químicas do tipo Fluorescência de Raio-X. Essas análises identificaram pequenos traços de elemento de terras raras, como também a presença de óxido de silício em percentuais que podem ser aproveitados. A quantidade de rocha e solo movimentados no período do estudo foi de 17.487,00 toneladas, sendo 11.768,75 descartados para pilha de resíduos, e 5.718,25 toneladas como produto na forma de blocos. O estudo identificou que 99,97 % em massa dos resíduos sólidos gerados nas frentes de lavra são de fragmentos de rochas. Entretanto, os resultados também demonstraram que técnicas de Produção Mais Limpa como modificações no processo e a aplicação de boas práticas operacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Rodrigues, Melquizedec Arcos, and João de Almeida MELO FILHO. "FABRICAÇÃO DE CONCRETO AUTOADENSÁVEL COM UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE MARMORARIAS COMO ADIÇÃO MINERAL." REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil 15, no. 2 (January 11, 2020): 101–22. http://dx.doi.org/10.5216/reec.v15i2.43363.

Full text
Abstract:
RESUMO: O objetivo deste é determinar o percentual de substituição de cimento por resíduos de mármores/granitos (RMG) das marmorarias na fabricação de concreto autoadensável (CAA). A metodologia adotada foi a realização de vários ensaios laboratoriais: de caracterização; das propriedades reológicas, mecânicas, físicas e químicas do CAA. Foram aplicados dois superplastificantes, sulfonado e polimérico. Os agregados foram caracterizados por ensaios de granulometria, massa específica; massa unitária em estado solto; e massa unitária em estado compactado. Os RMG foram submetidos a ensaio de massa específica e análise de Fluorescência de Raios X. Como ensaios reológicos foram realizados: Espalhamento, T500, Funil V e Caixa L; e Ensaios de Resistência à Compressão e à Flexão, Absorção, Índice de Vazios, Massa Específica e análise de Reação Álcali Agregado (RAA), no estado endurecido. Os resultados mostraram-se eficazes com até 30% de substituição do cimento por RMG. No estado fresco esse CAA atendeu aos requisitos da NBR 15823 (ABNT, 2010), se comportando como concreto adequado para utilização nas aplicações correntes. No estado endurecido apresentou resistência à compressão de 35 MPa e resistência à flexão de 7,0 MPa, satisfazendo a NBR 15805 (ABNT, 2010), podendo também ser utilizado na produção de pavimentos de concreto e assim contribuindo para a redução de resíduos espalhados nas empresas, diminuição de danos ao meio ambiente e trazendo economia para a obtenção de CAA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Arrivabene, Lúcio Flávio, Luiz Alberto Baptista Pinto Junior, José Roberto de Oliveira, Jorge Alberto Soares Tenório, and Denise Crocce Romano Espinosa. "Viabilidade técnica da fabricação de cimento com mistura de escória de aciaria LD e resíduo de granito." Rem: Revista Escola de Minas 65, no. 2 (June 2012): 241–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672012000200013.

Full text
Abstract:
Esse trabalho estuda a viabilidade técnica da fabricação de cimento com uma mistura de resíduo proveniente da serragem de blocos de granito e escória de aciaria LD. Para isso, foi preparada uma mistura desses materiais de modo que a relação %CaO / %SiO2 fosse 1,2. Essa mistura foi fundida e resfriada rapidamente em água. A amostra foi caracterizada e o difratograma de raios X mostrou um material amorfo e a presença das fases mineralógicas Akermanita e Gehlenita, as quais são consideradas como as fases mineralógicas ideais para a atividade hidráulica. Essa mistura foi adicionada ao clínquer para a fabricação de cimento. Com o cimento fabricado, foram feitos ensaios cujos resultados são apresentados e comparados com os valores obtidos para o cimento de alto-forno. Esses resultados indicam a viabilidade técnica da utilização da mistura na fabricação de cimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Barbosa, Karla Suellen Lino, Ingrid Moreira Reis, Willam Rayplam Pereira Coelho, Gabrilly Monteiro Melo, Iara Ferreira Santos, José Antônio da Silva Souza, and Deibson Silva Costa. "Efeito da adição do resíduo de mármore e granito com fibras de sisal nas propriedades de compósitos poliméricos." Brazilian Journal of Development 6, no. 2 (2020): 7653–67. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n2-171.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Dalton Rosemberg Valentim da, and Zorano Sérgio de Souza. "Geoquímica e petrogênese do Plúton Serra da Macambira, Neoproterozoico da Faixa Seridó, Província Borborema (NE do Brasil)." Pesquisas em Geociências 39, no. 1 (May 1, 2012): 63. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.35815.

Full text
Abstract:
O plúton Serra da Macambira intrude ortognaisses do Complexo Caicó e metassupracrustais do Grupo Seridó, no Domínio Rio Grande do Norte da Província Borborema, compreendendo enclaves intermediários (quartzo monzonitos e biotita tonalitos), monzogranitos porfiríticos, sienogranitos e monzogranitos equigranulares, diques tardios de granitos e pegmatitos. Os quartzo monzonitos contêm microclina, plagioclásio, biotita, hornblenda e pouco quartzo, enquanto os biotita tonalitos não apresentam hornblenda. Os granitos porfiríticos e equigranulares portam biotita e raramente hornblenda, mostram texturas mirmequítica e pertítica, além de plagioclásio zonado, que caracteriza a relevância da cristalização fracionada na sua evolução. Os diques graníticos são hololeucocráticos, com textura granofírica indicando condições de colocação hipabissais. Os granitos equigranular e porfirítico mostram características geoquímicas similares, sendo interpretados como produtos de diferenciação do mesmo magma. Esses granitos apresentam padrão de Elementos Terras Raras (ETR) com anomalia negativa de Eu, enriquecimento em ETR leves, razão (La/Yb)N entre 8,9 e 24,6 e YbN entre 8,2 e 45,4, variando de ligeiramente metaluminosos a ligeiramente peraluminosos e seguindo a trajetória cálcio-alcalina de alto-K. Modelos geoquímicos utilizando elementos maiores e traços sugerem que o magma foi formado a partir de 20-35% de fusão parcial da crosta continental inferior, deixando um resíduo composto por K-feldspato, plagioclásio, quartzo, hornblenda, ortopiroxênio, apatita, magnetita, ilmenita e zircão. A evolução magmática envolveu 20-25% de cristalização fracionada, gerando um cumulato de plagioclásio, K-feldspato, biotita, hornblenda, titanita, magnetita, apatita, zircão e alanita, formando as rochas que constituem o plúton. Diagramas discriminantes aliados a feições texturais e estruturais permitem posicioná-lo em contexto de geração e colocação tardi- a pós-tectônico, durante o colapso da orogênese Brasiliana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Antunes, Carina Beleia, and Margarete Regina Freitas Gonçalves. "Análise do uso de grãos de areia de britagem de orgem granítica na produção de argamassas de revestimento." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 15, 2021): e39110414312. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14312.

Full text
Abstract:
A construção civil é responsável por elevado índice de impacto ambiental causado pelo consumo não consciente de matéria-prima. Dentre os recursos naturais mais esgotados estão as areias de rios que vem sendo substituídas por areias provenientes de britagem de rocha. O uso desse tipo de areia com procedimentos adequados pode ser uma alternativa viável para a substituição da areia natural na produção de argamassa de revestimento. Em referenciais bibliográficos são encontradas informações envolvendo análises sobre o uso de areia de britagem de rochas calcárias e basálticas e poucas envolvendo areias de rochas graníticas, resíduo este produzido em grande escala na região Sul do Rio Grande do Sul, em especial em regiões de extração de granito como a cidade do Capão do Leão. Considerando tais fatos, no presente trabalho realizou-se a análise da utilização de uma areia de britagem de origem granítica em substituição parcial (50%) e total (100%) da areia natural de uma argamassa de revestimento, produzida com o traço 1:1:6 (cimento, cal e areia, respectivamente). Na análise buscou-se verificar a influência das características dos grãos de areia granítica nas propriedades de argamassas de revestimentos. As areias utilizadas foram analisadas quanto a granulometria, massa específica, massa unitária, mineralogia, absorção e forma do grão. E, nas argamassas com areia natural e com areia granítica analisou-se no estado fresco o índice de consistência e no estado endurecido a absorção por capilaridade, a resistência à compressão axial e a resistência à tração na flexão a três pontos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Tofoli, Gustavo R., Silvano Bianco, Maria do Carmo M. D. Pavani, and Roseli C. Silva. "Estimativa da área foliar de plantas daninhas: Solanum americanum Mill." Planta Daninha 16, no. 2 (December 1998): 149–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83581998000200008.

Full text
Abstract:
A maria pretinha (Solanum americanum Mill) é uma planta daninha infestante de diversas culturas e além da competição pode causar outros problemas. Nos estudos envolvendo a biologia e o controle de plantas daninhas, a área foliar é uma das mais importantes características a serem avaliadas, mas tem sido pouco estudada porque sua determinação exige equipamentos sofisticados ou utiliza técnicas destrutivas. Visando obter equações que permitissem a estimativa da área foliar desta planta daninha utilizando características lineares do limbo foliar, facilmente mensuráveis em plantas no campo, foram estudadas correlações entre a área foliar real e as seguintes características das folhas: comprimento ao longo da nervura principal (C), largura máxima do limbo (L) e o produto (C x L). Para tanto, foram mensuradas 200 folhas coletadas de plantas sujeitas às mais diversas condições ecológicas em que a espécie sobrevive, considerando-se todas as folhas das plantas desde que não apresentassem deformações oriundas de fatores, tais como, pragas, moléstias e granizo. Todas as equações, lineares simples, geométricas e exponenciais, permitiram boa estimativa da área foliar (Af) da maria pretinha. Do ponto de vista prático, sugere-se optar pela equação linear simples envolvendo o produto (C x L), a qual apresentou o menor QM Resíduo. Assim, a estimativa da área foliar de S. americanum pode ser efetuada pela equação AF = 0,5632 x (C x L), com coeficiente de determinação (R2) de valor igual a 0,9516.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Reis, Alessandra Savazzini, Fábio da Silveira Castro, Karla Fadini Fiorot Bussular, Bruno da Silva Assis, André Pinto dos Santos, and Renata Cristina Rodrigues da Silva. "GEORREFERENCIAMENTO APLICADO AO ESTUDO DE DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS DE LAVRAS DE ROCHAS GRANÍTICAS NO MUNICÍPIO DE BARRA DE SÃO FRANCISCO-ES / GEOREFERENCING APPLIED TO THE STUDY OF THE DESTINATION OF GRANITE ROCK MINING WASTE IN THE MUNICIPALITY OF BARRA DE SÃO FRANCISCO-ES." Brazilian Journal of Development 6, no. 12 (2020): —————. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n12-346.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Reis, Alessandra Savazzini, Fábio da Silveira Castro, Karla Fadini Fiorot Bussular, Bruno da Silva Assis, André Pinto dos Santos, and Renata Cristina Rodrigues da Silva. "GEORREFERENCIAMENTO APLICADO AO ESTUDO DE DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS DE LAVRAS DE ROCHAS GRANÍTICAS NO MUNICÍPIO DE BARRA DE SÃO FRANCISCO-ES / GEOREFERENCING APPLIED TO THE STUDY OF THE DESTINATION OF GRANITE ROCK MINING WASTE IN THE MUNICIPALITY OF BARRA DE SÃO FRANCISCO-ES." Brazilian Journal of Development 6, no. 12 (2020): —————. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n12-346.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Almeida, Kelson Silva de, Roberto Arruda Lima Soares, and José Milton Elias de Matos. "Efeito de resíduos de gesso e de granito em produtos da indústria de cerâmica vermelha: revisão bibliográfica." Matéria (Rio de Janeiro) 25, no. 1 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620200001.0893.

Full text
Abstract:
RESUMO A indústria da cerâmica vermelha compreende materiais empregados na construção civil (tijolos, telhas, argila expandida, entre outros) e tem grande importância para o desenvolvimento econômico brasileiro, assim tem crescido a procura por seus produtos, causando um problema de escassez de reservas de matérias-primas de boa qualidade e em locais economicamente adequados. Outros materiais também utilizados na construção civil, como o granito (principal produto da indústria de rochas ornamentais) e gesso de revestimento tem apresentado crescimento em sua demanda, gerando, em seu processo de beneficiamento, grande quantidade de resíduos, provocando impacto negativo ao meio ambiente. A reciclagem de resíduos está cada vez mais em evidência em razão do grande volume gerado pelo setor. A indústria de cerâmica vermelha, por sua característica heterogênea, tem se destacado na incorporação de resíduos, tanto por apresentar vantagens, quanto pelo maior rigor das leis atuais. Assim, este trabalho tem por finalidade expor uma visão geral sobre os efeitos da utilização dos resíduos industriais, gesso e granito, em indústria de cerâmica vermelha, apresentando também resultados de trabalhos executados nesta área. Os resultados apontam quantidade escassa de pesquisas na área de reciclagem de resíduos de gesso e granito, e que a utilização dos mesmos em massa cerâmica está em conformidade com a legislação vigente e ainda contribui para a redução dos impactos negativos causados ao meio ambiente devido ao seu descarte em locais indevidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Da Costa, Alexandre Sylvio Vieira, Adolf H. Horn, Guilherme Kangussú Donagemma, and Marcelo Barreto Da Silva. "USO DO RESÍDUO DE GRANITO ORIUNDO DA SERRARIA E POLIMENTO COMO CORRETIVO E FERTILIZANTE DE SOLOS AGRÍCOLAS." Geonomos, February 15, 2013. http://dx.doi.org/10.18285/geonomos.v18i1.65.

Full text
Abstract:
O crescimento acelerado da população mundial nas últimas décadas promoveu um aumento significativo noprocesso de industrialização, tendo como conseqüência o surgimento de problemas ambientais. O aumentopopulacional mundial requer uma maior produção de alimentos e bens de consumo, além da maior exploraçãodos recursos naturais. Um dos maiores problemas ambientais da atualidade encontra-se nas atividadesindustriais através principalmente da produção de resíduos. Este trabalho teve como objetivo avaliar aspotencialidades físico-químicas para uso agrícola dos resíduos de serraria e polimento de granito. Foramcoletados resíduos de quatro empresas do Espírito Santo. Os materiais foram analisados no laboratório desolos da Univale em Governador Valadares. Foram avaliados a distribuição granulométrica dos materiais, oestado de suspensão, pH, teores de ferro, teores de metais pesados (chumbo e cádmio) e nutrientes (nitrogênio,fósforo, cálcio, magnésio e zinco. Verificou-se que a dinâmica dos resíduos do processamento das rochasornamentais está intimamente associada a sua granulometria reduzida e elevada superfície de partícula. Oalto nível de ferro pode se tornar um fator limitante ao seu uso no solo sendo necessária a extração desteelemento. A reduzida taxa de suspensão coloidal indica um material de pouca mobilidade no solo sendo necessária a adequação de seu manejo. Os resíduos se mostraram diversificados em relação à composição mineralógica, mas com potencial para serem utilizados na agricultura.Palavras-chave: aterros industriais, agricultura, reaproveitamento, rochas ornamentais ABSTRACT: The rapid growth of world population in recent decades caused a significant increase in the industrializationprocess, resulting in an emergence of environmental problems. The increasing world population requiresmore food production and consumer, in addition to greater exploitation of natural resources. One of thebiggest environmental problems of today is mainly on industrial activities through the production of waste.This study aimed to evaluate the potential physical and chemical waste to agricultural use from sawmillsand polishing granite. Waste were collected from four companies of the Espírito Santo, Brazil. The materialswere analyzed in soil laboratory of Univale in Governador Valadares. Was evaluated the size distribution ofmaterials, the suspension state, pH, iron content of heavy metals (lead and cadmium) and nutrients (nitrogen,phosphorus, calcium, magnesium and zinc. Was found that the dynamics of the waste processing the naturalstone is closely associated with its reduced size and high particle surface. The high level of iron can becomea limiting factor to its use in soil being necessary to extract this element. The low rate of colloidal suspensionindicates a material low mobility in soil is necessary the adequacy of its management. The waste proved tobe diverse in relation to mineralogical composition, but with potential for use in agriculture.Keywords: landfills, agriculture, reuse, ornamental rocks
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Pinheiro, Halisson de Souza, Ricardo Emilio Ferreira Quevedo Nogueira, Louise Caroline Peixoto Xavier, Candido Jorge de Souza Lobo, and Francisco Olímpio Moura Carneiro. "Peças Cerâmicas fabricadas usando pó de granito com adição dos produtos da combustão do carvão mineral: Caracterização Mecânica." Matéria (Rio de Janeiro) 24, no. 1 (2019). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620190001.0700.

Full text
Abstract:
RESUMO Foi estudada a viabilidade técnica da utilização de resíduos de granito como matéria prima na fabricação de corpos de prova cerâmicos, com adições dos Produtos da Combustão do Carvão Mineral (PCC’s) como fase reforço. Os materiais utilizados foram granito Asa Branca (RGAB) e os Produtos da Combustão do Carvão mineral (PCC´s), nas concentrações de 0%p, 5%p, 10%p, 15%p, 20%p, 25%p e 30%p de PCC´s. Para a caracterização das matérias primas e das amostras foram utilizadas as técnicas de: Difração de Raios-X, Fluorescência de Raios-X, Microscopia Eletrônica de Varredura. Para a determinação das propriedades mecânicas foram realizados os ensaios de Microdureza Vickers e Resistência à compressão diametral. Foram feitos ensaios de Microscopia óptica e EDS a fim de verificar entre as composições químicas da superfície e do interior das amostras. Foi feito análise estatística dos resultados (análise de variância – ANOVA), através do teste de Tukey, que teve como objetivo comparar se as médias aritméticas obtidas nos testes mecânicos eram estatisticamente significantes. Foi atribuído o número 1, para os pares em que as médias eram estatisticamente diferentes, e o número 0, para parem em que não houve diferença estatística entre as médias. Os resultados obtidos permitem concluir que o uso do rejeito do Granito Asa Branca com a adição de PCC´s para a fabricação de revestimento cerâmico é viável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography