Academic literature on the topic 'Gravação áudio'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Gravação áudio.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Gravação áudio"

1

Sonoda, André Vieira. "Tecnologia de áudio na etnomusicologia." Per Musi, no. 21 (2010): 74–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-75992010000100009.

Full text
Abstract:
Estudo sobre a relação da etnomusicologia com a tecnologia de áudio adentrando nos principais desenvolvimentos tecnológicos e conceituais dessas duas áreas desde o final do século XIX. Objetiva resumir a história da primeira área, desde a musicologia sistemática até hoje com base na tecnologia que permeou seu percurso, chamando atenção para questões pouco contempladas. Foram subsídios metodológicos: a pesquisa bibliográfica e de campo, análises de documentos e comportamentos em estúdio de gravação e análises acústicas. Verificou-se a existência de marcos delineadores do processo histórico ocorrido. Sugere que qualquer fator relacionado com um processo de produção fonográfica pode influenciar o resultado acústico de uma manifestação musical gravada. Sugere também uma maior atenção em pesquisas frente à influência de elementos técnicos e conceituais de produção fonográfica em manifestações de transmissão oral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Martoni, Alex. "O som ao redor: ambiências, afetos e tecnologias de áudio em “Penny Lane”." Revista Crítica Cultural 10, no. 2 (December 17, 2015): 297. http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v10e22015297-313.

Full text
Abstract:
Este ensaio tem como objetivo compreender em que medida a dimensão material da performance vocal e das tecnologias de gravação e reprodução de áudio influi sobre o processo de construção de um tipo de experiência sensível que habitualmente denominamos como atmosfera, clima ou ambiência. Dentro dessa perspectiva, partiremos da canção “Penny Lane”, dos Beatles, para pensarmos sobre as inflexões da técnica na ordem dos afetos, assim como no modo como construímos sentidos quando ouvimos uma canção e, também, na própria esfera da experiência cultural da audição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fonseca, Grasielle Lopes Menezes da, and Neuza Rejane Wile Lima. "Acessibilidade Informacional à Pessoa com Deficiência Visual através do Livro Falado." Revista Informação na Sociedade Contemporânea 4, no. 1 (November 10, 2020): e21761. http://dx.doi.org/10.21680/2447-0198.2020v4n1id21761.

Full text
Abstract:
As pessoas com deficiência visual precisam ser atendidas com recursos que contemplem os processos educacionais, culturais e políticos e, assim, é fundamental que se desenvolvam estratégias para que essas pessoas se tornem cidadãs críticas, comprometidas e atuantes em uma sociedade democrática, independente da deficiência. O estudo tem como objetivo elaborar, validar e distribuir o Manual de Produção do Livro Falado para orientar a gravação de textos em áudio, visando traçar orientações aos professores e profissionais da educação inclusiva. O Manual trará uma orientação atual e consonante com a utilização apropriada pelo usuário do produto, a pessoa com deficiência visual. A metodologia deste estudo foi qualitativa, a partir de investigação bibliográfica, histórica, documental e de campo. O Manual foi validado por meio de questionário, respondido por 12 participantes de três Oficinas de Gravação Digital de Livros em Áudio oferecidas no Instituto Benjamin Constant entre 2018 e 019. O Manual produzido será disponibilizado gratuitamente no formato de E-book. Esses produtos agregam experiência às perspectivas da diversidade e inclusão na área da deficiência visual e são fundamentais para o desenvolvimento de um trabalho cada vez melhor com recursos de tecnologia assistiva
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rocha, Natanael Ferreira França. "TRADUÇÃO DE CANÇÃO:." Belas Infiéis 3, no. 2 (February 3, 2015): 125–41. http://dx.doi.org/10.26512/belasinfieis.v3.n2.2014.11286.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe uma tradução comentada da canção The Look of Love de Burt Bacharach e Hal David. O objetivo é a criação de uma tradução cantável que soe natural em língua portuguesa. A tradução levará em conta diferentes aspectos pertinentes a esse gênero, a saber: significado, naturalidade, rimas, sonoridade, ritmo e cantabilidade. A proposta inclui também a gravação do áudio em estúdio por uma intérprete.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Aragão, Rodrigo Camargo. "Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp." Revista Brasileira de Linguística Aplicada 17, no. 1 (March 2017): 83–112. http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398201610396.

Full text
Abstract:
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender o papel das emoções na experiência de professores em exercício sobre suas interações orais em inglês. A pesquisa foi realizada durante um curso de formação continuada com foco em mobilidade digital, mediado por aplicativo de tecnologia móvel, o WhatsApp. As perguntas norteadoras foram: Como os professores se sentem ao usar o recurso de áudio para falar inglês no WhatsApp? O fato de as mensagens de áudio serem feitas via WhatsApp deixou-os mais à vontade do que em um encontro presencial? A metodologia é de base qualitativa com uso de questionário, entrevista e representações visuais das emoções. Os resultados indicam que parte dos participantes se sentiram mais confiantes e mais dispostos a se comunicar no WhatsApp do que em contextos face a face. Por outro lado, outro grupo se sentiu mais inseguro para falar inglês com os recursos de gravação de áudio. Os resultados serão discutidos à luz da literatura revisada, assim como das potencialidades dessa tecnologia móvel para o desenvolvimento de habilidades orais na formação de professores de inglês.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Maheirie, Kátia, and Fábio Ramos Barreto. "“VAMOS BRINCAR DE COMPOR?” EXPERIÊNCIAS COM CRIAÇÃO NA EDUCAÇÃO MUSICAL FORMAL." Cadernos CEDES 39, no. 107 (January 2019): 111–23. http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622019213145.

Full text
Abstract:
RESUMO: O artigo analisa experiências na docência em música no ensino fundamental em duas escolas no sul do Brasil, compreendendo a criação como foco e condição para tal. Foram distribuídos instrumentos e produtos musicais, tecnologias de gravação e outras objetivações artísticas como material para os alunos produzirem um novo produto. O processo de criação foi analisado a partir de observações e conversas informais registradas em diário, áudio e vídeo. O processo de criação pode produzir músicas e criar laços de reciprocidade, autoestima e autonomia, fortalecendo singular e coletivamente os sujeitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fagundes, Giselda da Rocha. "A ocorrência de variantes de vozeamento nas vogais altas pretônicas no Português Brasileiro (PB)." Cadernos de Linguística 2, no. 4 (September 11, 2021): e510. http://dx.doi.org/10.25189/2675-4916.2021.v2.n4.id510.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo verificar a existência de variantes de vozeamento das vogais altas pretônicas no Português Brasileiro. Para tal realizando a gravação de áudio de 06 (seis) informantes de São Paulo, sendo 03 (três) mulheres e 03 (três) homens, de 20 a 35 anos e com o ensino superior. O corpus para a análise acústica foi formado pela gravação, em cinco repetições aleatorizadas, de vocábulos quadrissílabos e pentassílabos na frase veículo “Diga ____ logo”, totalizando de 1.440 frases, contendo os vocábulos alvo. Nossos resultados confirmaram que, em contexto pretônico medial, os falantes realizam três variantes das vogais altas, a saber: vogais vozeadas, parcialmente vozeadas e desvozeadas, sendo as vozeadas de maior ocorrência, 55,62%. Foi possível observar também que houve diferença na realização das variantes entre: a vogal alta anterior e posterior; sujeitos do sexo feminino e masculino; quadrissílabos e pentassílabos; e entre consoantes da sílaba alvo, porém, em sua maioria, prevalecendo a variante vozeada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Brum, Maísa Helena, and Felipe Batistella Alvares. "How do you say in english? Uma experiência educomunicacional em Língua Inglesa no IFRS -Campus Sertão." LínguaTec 5, no. 1 (May 24, 2020): 285–94. http://dx.doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4119.

Full text
Abstract:
Este relato apresenta uma experiência educomunicacional realizada na disciplina de Língua Inglesa I em conjunto com a disciplina de Áudio, Fotografia e Audiovisual, com duas turmas de primeiro ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – integrado ao Ensino Médio, do IFRS – Campus Sertão. A experiência de caráter qualitativo tem como aporte teórico-metodológico a perspectiva dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009) e a aprendizagem criativa mediada por tecnologias (RESNICK, 2017). A fim de produzir um programete bilíngue para a rádio da escola, os alunos elencaram expressões coloquiais e provérbios da língua inglesa como as temáticas escolhidas para o programa a ser criado. A experiência educomunicativa realizou-se em cinco momentos: 1) pesquisa de expressões coloquiais e provérbios da língua inglesa no laboratório de informática da instituição; 2) seleção das expressões por cada aluno e escrita do roteiro do programa; 3) prática oral das expressões (entonação e ritmo); 4) gravação em estúdio; e 5) edição dos áudios em laboratório de informática. Essa produção educomunicativa resultou na autonomia dos alunos como produtores de seu próprio programa de rádio, promovendo a prática da oralidade na língua-alvo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silveira, Viviane da Silva, and Aimê Heloina C. da Silva Santos. "Conselho Municipal de Educação de Cerquilho/SP: qualidade, gestão democrática e participação na percepção dos conselheiros." Educação Básica Online 1, no. 2 (February 9, 2021): 65–78. http://dx.doi.org/10.24115/s2675-949720211250p.65-78.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a percepção dos conselheiros do Conselho Municipal de Educação de Cerquilho/SP, quanto a qualidade, gestão democrática e participação na atuação deste conselho gestor. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a 4 respondentes, sendo 02 membros titulares e 02 suplentes. As entrevistas intercorreram individualmente de modo virtual, via plataforma “Google Meet”, agendadas conforme a disponibilidade dos entrevistados. Todas as entrevistas foram autorizadas a gravação em áudio e em seguida foram transcritas e tabuladas. Na percepção dos conselheiros avançou-se consideravelmente em relação aos processos democráticos no interior do CME, contudo compreende-se que ainda demanda mais esforços e encaminhamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Miranda, Mirtes de Souza, Angelica Da Fontoura Garcia Silva, and Ruy Cesar Pietropaolo. "Desenvolvimento profissional docente para o ensino da representação fracionária de grandezas discretas." Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática 4, no. 1 (April 27, 2019): 97–109. http://dx.doi.org/10.34179/revisem.v4i1.9877.

Full text
Abstract:
Neste artigo analisa-se o desenvolvimento profissional de 21 professores de um grupo em uma das escolas participantes do Programa Observatório da Educação que estudava questões ligadas ao ensino das frações. A coleta de dados se deu pela gravação de vídeo e áudio e pelos protocolos das atividades discutidas no grupo. Utilizaram-se estudos de Guskey, Zeichner, Serrazina e Ball, Thames e Phelps. sobre questões relativas ao desenvolvimento profissional, à reflexão sobre a prática e ao conhecimento profissional docente. As discussões iniciais confirmaram que os professores, via de regra, não se utilizam de grandezas contínuas para ensinar frações. As discussões e as reflexões durante as sessões de estudo favoreceram a mudança de prática e o desenvolvimento profissional dos participantes do estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Gravação áudio"

1

Pinheiro, Cátia Sofia Marques. "Gravação áudio no estudo individual do fagote." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23247.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ensino de Música
O presente estudo propõe-se avaliar o impacto da gravação áudio no estudo individual do fagote. Pretendeu-se entender de que forma a utilização das gravações áudio podem ser uma estratégia pedagógica no estudo individual dos alunos de fagote. Deste modo, o propósito principal desta investigação consiste em analisar a forma como os alunos estudam, bem como, proporcionar-lhes um meio de analisarem a sua própria prática, na expetativa de no futuro poderem recorrer à gravação como estratégia de estudo. O projeto consistiu na monitorização/regulação do estudo individual de 3 alunos, através do cumprimento de tarefas gravadas em formato áudio, enviadas por correio eletrónico para o investigador e analisadas na aula, fomentando assim a autocrítica dos alunos em relação à sua própria performance.
The present study aims to evaluete the impact of áudio recording in the individual study of the bassoon. It was intended to understand how the use of áudio recording can be a pedagogical strategy in the individual study of bassoon students. Thus, the main purpose of this research is to analize how students study and to provide students with a way to analyze their own practice, in the hope that in the future they will be able to use recording as a study strategy. The project consisted in monitoring/regulating the individual study of 3 students, through the fulfillment of tasks recorded in áudio format, sent by eletronic mail to the researcher and analyzed in class, thus encouraging students self-criticism concerning their own performance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Graça, Jorge Miguel Gonçalves. "A gravação áudio como estratégia de estudo do saxofone." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17202.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ensino de Música
O Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte consiste no relatório do estágio realizado no ano letivo 2015/2016, na classe de saxofone do curso básico de música do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. A segunda parte descreve um projeto educativo realizado no mesmo contexto de estágio, no Conservatório de Música de Aveiro e que procurou avaliar a contribuição do uso de gravações áudio por parte do aluno no estudo não acompanhado do saxofone. Propondo um método de estudo que utiliza esta ferramenta, com vista à autoanálise crítica, procura-se refletir como a gravação pode contribuir para agilizar o trabalho técnico de mecanismos do saxofone.
The Final Report of the Supervised Teaching Practice component of the Master’s Degree in Music Education is divided in two parts. The first consists in the internship report written during the school year of 2015/2016, in the saxophone class of the basic course in music at the Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. The second part describes an educative project made in the same internship context, in the Conservatório de Música de Aveiro, that aimed to evaluate the contribution of the use of audio recordings by the student in the unaccompanied study of the saxophone. Proposing a study method that utilizes this tool, which centers around critical auto-evaluation, it was the aim of this study to reflect how recording can contribute in streamlining the technical work of saxophone mechanisms.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Verdelho, Ricardo. "Interpretação e gravação musical em estúdio: aprendizagens e perceções em crianças do 1º ciclo." Master's thesis, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/6490.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Este projeto centra-se na interpretação vocal e instrumental em estúdio e na gravação de um CD áudio e de um videoclipe, com o objetivo de potenciar a motivação e as aprendizagens musicais dos alunos, em contexto profissional. Esta ideia enquadra-se nas perspetivas de criação de contextos diferenciados de aprendizagem e de parcerias com músicos profissionais do meio (e.g. Adams, 2001), que apontam para elevados níveis de motivação e envolvimento dos alunos. A imersão no contexto profissional da música é ainda cruzada com perspetivas de Green (2002) e Swanwick (1979), que referem o potencial educativo do equilíbrio entre processos de aprendizagem formal e informal e entre as atividades musicais de criação, audição e performance. O Projeto Educativo desenvolveu-se na EB1/JI Quinta dos Franceses, Seixal, e envolveu uma turma de 4.º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde foi possível desenvolver, ao longo de 9 semanas, um conjunto de aprendizagens e interações ligadas ao espaço estúdio, que culminou com a gravação e realização do CD e do videoclipe. Paralelamente, foi conduzido um estudo qualitativo que pretendeu investigar sobre as aprendizagens e perceções desenvolvidas pelos alunos. Os resultados permitem confirmar que a imersão neste contexto profissional da música contribui significativamente para fortes níveis de motivação que potenciam o desenvolvimento de competências nas áreas da formação pessoal, musical e social. Os resultados aclarados apontam ainda para a validação do duplo papel do professor/músico profissional, que adota uma postura multifacetada nos diversos domínios e que atualiza e revê as suas práticas, permitindo uma ponte entre o contexto escolar e o mundo profissional da música, criando, assim, condições para que as aprendizagens se desenvolvam em ambientes pedagógicos e de rigor profissional.
This project focuses on vocal and instrumental performance in a studio and the recording of an audio CD and a music video in order of enhancing the motivation and musical student learning in a professional context. This idea fits the prospects of creating different learning contexts and partnerships with professional musicians (e.g. Adams, 2001), pointing to high levels of motivation and involvement of students. The immersion in the professional context of music is also crossed with outlooks of Green (2002) and Swanwick (1979), referring to the educational potential of the equilibrium between formal and informal processes of learning and musical activities between the creation, audition and performance. The Education Project was developed in EB1/JI, Seixal, and involved a class of 4th grade of the 1st cycle of Basic Education, where it was possible to develop, over 9 weeks, a set of learnings and interactions associated to studio, which culminated with the recording and performing CD and video music. In addition, a qualitative study aimed to an investigating of learnings and perceptions developed by students. The results confirm that the immersion in this professional context of music contributes significantly to a strong levels of motivation that boost the development skills in the areas of personal, social and musical formation. The results still point to validate the dual role of teacher/professional musician, which adopts a multi-faceted approach in many areas and that updates and revises its practices, allowing a bridge between the school context and the professional world of music, creating conditions for apprenticeships to be developed in learning environments and professional stringency.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues, Miguel Fernando dos Santos. "O paradigma do uso de novas tecnologias na redefinição e reestruturação da forma como os conteúdos são veículados na aula de canto." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/14674.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ensino de Música
Perante a evolução tecnológica do séc. XX e XXI, as novas ferramentas potenciadas pelos avanços tecnológicos, mais concretamente, no âmbito das novas tecnologias da comunicação e da informação tendem a incorporar o sistema de ensino. Assim, está implícita uma redefinição do paradigma no qual assenta o ensino e aprendizagem do canto. Este projeto, procura implementar cinco grupos de ferramentas no âmbito das novas tecnologias: 1) ferramentas tradicionais; 2) ferramentas de feedback visual acústico; 3) ferramentas de captação e gravação de voz; 4) ferramentas multimédia; e 5) ferramentas de feedback visual da postura corporal. A implementação destas ferramentas objetiva compreender de que forma as novas tecnologias, de suporte informático, podem ser utilizadas na aula de canto, e quais as consequências da estruturação da forma como os conteúdos são veiculados ao nível de: a) qualidade da comunicação; b) dinâmica da aula; c) empenho e motivação na realização das tarefas e d) concretização de objetivos. Para tal, foi constituído um estudo de caso, tendo sido lecionadas 15 aulas a um aluno em idade adulta. Nestas, os diferentes grupos de ferramentas foram usados com diferentes articulações entre si. As ferramentas de obtenção de dados consistem na gravação em vídeo de todos os momentos letivos, realização de duas entrevistas semiestruturadas e a realização de quatro questionários com escala visual analógica. Partindo da análise qualitativa da observação da gravação em vídeo das aulas, da análise qualitativa de conteúdo das entrevistas e dos gráficos obtidos pelos questionários com escala visual analógica, foi possível triangular os resultados obtidos. A investigação sugere a implementação de um modelo tridimensional de interação com as ferramentas tecnológicas. A utilização das várias ferramentas, articuladas entre si, permitem potenciar o seu uso efetivo, complementado a informação veiculado pelo professor, e facilitando a compreensão do aluno, na medida em que, fornecem informação suplementar.
Considering the technological evolution of the XX and XXI centuries, the new tools enhanced by the technological outcome in particular in the field of the new technologies for communication and information, they tend to incorporate the scholarship system. Therefore it is implied a redefinition of the paradigm in what the teaching and learning of singing is based on. This project intends to implement five group of tools in the new technologies area: 1) traditional tools; 2) tools of visual acoustic feedback; 3) tools of voice capture and recording; 4) multimedia tools; and 5) tools of visual feedback of body posture. The implementation of these tools intends to understand in which way the new computer based technologies can be used in the singing classes and which are the consequences in the structure used to lead the contents in what concerns to: a) communication quality; b) class dynamic; c) commitment and motivation in the performance of tasks and d) objectives achievement. For this purpose it was created a case study in which there were teached 15 classes to an adult student. In these classes there were used the different groups of tools using different articulations between them. The tolls used for data collection consist on the video recording of every teaching moments, the performance of two interviews half structured and the performance of four questionnaires using an analogic visual scale. From the qualitative analysis of the observation of the classes video recording, from the qualitative analysis of the interviews information and from the graphics obtained from the questionnaires using an analogic visual scale, it was possible to triangulate the results obtained. The investigation suggests the implementation of a tridimensional model of interaction with the technological tools. The use of several tools articulated between each other allows the boost of their effective use, complementing the information given by the teacher and improving the student understanding as these tools provide supplementary information.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Shum, Lawrence Rocha. "Topologia (s) sonora (s) nos games." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5155.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-26T18:17:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lawrence Rocha Shum.pdf: 4431954 bytes, checksum: 96538a51488d76ff9238d76c3f914c11 (MD5) Previous issue date: 2008-12-18
The emergence of electronic games as a cultural manifestation and product that is widespread and has economic significance invites us to develop a theory of sound production for games, in the same way as has occurred with cinema (film sound). According to information from the NPD Group (www.npd.com), games are currently the largest sector of the entertainment industry, having earned a profit of US$10.5 billion in 2005 in the American market alone. In addition to their commercial importance, electronic games have the status of a media and an environment for social interaction and constitute one of the most significant cultural and technological phenomena of our time. Their influence can be seen in the way they interface and form a hybrid with the cinema, education, pedagogy, communication, philosophy, computer science, sociology, anthropology, political activism, science, advertising, painting and other forms of artistic expression. Games have established themselves within the academy with game studies: scientific research regarding the types, languages and cultural, aesthetic and communicational aspects of electronic games. One of the main points of reference in this area, the website Game Studies (http://gamestudies.org), proposes taking a new view of games, instead of simply using them as metaphors or illustrations of some other theory or phenomenon . In short, games have emerged as their own area of knowledge. The concept of sound topology is proposed in this doctoral dissertation to designate the conception of the possible places in a game (where there can be sound) and their correlation with the planning, creation, employment and distribution of sound elements (voices, music and noises), thus establishing a dialectical relationship between a game s places and their sounds. The word place here has a broad meaning and can mean spaces, environments, levels, phases, obstacles, maps, flow charts, cities, kingdoms, universes, worlds, optional scenes and narrative plans. The research problem is to investigate and propose possible uses for sounds as immersive elements, interaction indices and gameplay forms. For this purpose, a dialog was conducted among the ideas of Huizinga and Caillois regarding the nature of games; of Samsel and Wimberley regarding the structural models of navigation; of Jenkins regarding narrative spaces; of Galloway regarding the theory of action in games; of hypermedia, and of film sound studies. The methodology involved the practice of various games, in addition to bibliographic research
A emergência dos jogos eletrônicos como manifestação e produto cultural de difusão em larga escala e relevância econômica nos convida a pensar em uma teoria de produção sonora para games, a exemplo do que ocorre com o cinema (Film Sound). Segundo dados do NPD Group (www.npd.com), os games constituem hoje a maior indústria de entretenimento, tendo alcançado apenas no mercado norte-americano a marca de U$ 10,5 bilhões de lucro em 2005. Para além de sua importância comercial, os jogos eletrônicos possuem status de mídia e de ambiente de interação social, e se constituem como um dos fenômenos culturais e tecnológicos mais significativos de nossos dias. Sua influência é percebida em suas interfaces e hibridizações com o cinema, a educação, a pedagogia, a comunicação, a filosofia, a computação, a sociologia, a antropologia, o ativismo político, a ciência, a publicidade, a pintura, o design e outras formas de expressão artística. No universo acadêmico, os games conquistaram espaço com os Game Studies, pesquisas científicas a respeito de gêneros, linguagens e aspectos culturais, estéticos e comunicacionais dos jogos eletrônicos. Uma das principais referências na área, o portal Game Studies (http://gamestudies.org) propõe novos olhares sobre os games, ao invés de simplesmente usá-los como metáforas ou ilustrações de alguma outra teoria ou fenômeno . Enfim, os games emergem como área própria do conhecimento. Nesta tese de doutorado, é proposto o conceito de topologia sonora para designar a concepção dos possíveis lugares em um game (onde possa haver som) e suas correlações com o planejamento, criação, emprego e distribuição dos elementos sonoros (vozes, músicas e ruídos), estabelecendo, assim, uma relação dialética entre os lugares do jogo e as suas sonoridades. A palavra lugar tem aqui um sentido amplo e pode representar espaços, ambientes, níveis, fases, nós, mapas, fluxogramas, cidades, reinos, universos, mundos, cenas opcionais e planos narrativos. O problema de pesquisa é investigar e propor empregos possíveis dos sons como elementos imersivos, índices de interação e formas de jogabilidade. Para isso foi realizada uma interlocução entre as idéias de Huizinga e Caillois sobre a natureza dos jogos, os modelos estruturais de navegação, de Samsel e Wimberley, os espaços narrativos, de Jenkins, a teoria da ação nos games, de Galloway, a hipermídia e os estudos sobre a produção sonora no cinema (Film Sound). A metodologia envolveu, além da pesquisa bibliográfica, a prática de diversos games
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Cyril. "Técnicas de gravação e reprodução de áudio tridimensional : história e perspectivas." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10437/8794.

Full text
Abstract:
Orientação: Luís Cláudio Ribeiro ; co-orientação: Branko Neskov
Esta dissertação procura compreender as formas e evoluções da captação e reprodução de som desde o inicio do século XX. Neste percurso são importantes as práticas e usos da tecnologia que alteraram as formas de gravação e escuta em diferentes aspectos mediáticos. O tema escolhido, o surround, permitiu analisar as técnicas e motivos para uma evolução substancial na captação, edição e reprodução. Que motivos levaram à sua evolução? É curioso perceber que ainda antes da existência de som em sala, já existia alguém que teorizava como deveria ser esta distribuição. Ainda mais curioso é constatar que ao fim de todos estes anos de evolução teórica e tecnológica não constatamos grandes revoluções, grandes saltos tecnológicos, apercebemo-nos sim que esta construção assenta em pequenas e constantes evoluções, apanhando pelo caminho tecnologia e teorizações singulares. É com estas questões e respostas que nasce esta dissertação, começando pela origem do som estereofónico, até ao uso da tecnologia para sistemas de realidade virtual (VR).
This study looks to understand the ways and evolutions in the recording and sound playback since the beginning of the XX Century. In this way it’s important the uses and practices of the technology that changed the caption, edition and playback across different media. What lead to this evolution? It’s curious to know, to understand that before the existence of playback, there was someone who already studied how that could be achieved. Even more curious to see that at this point, with all the theoretical and technological evolution never have been big revolutions, big technological breakthroughs, we see small but continuous steps, collecting in the process singular technologies and studies. It is with these questions, with these answers that this thesis is all about, starting with the very beginning of stereophonic sound, until the new born sound technologies for VR systems.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pereira, Israel Pires Tomásio Costa. "O estudo da guitarra clássica: a gravação áudio na sala de aula como complemento auxiliar tecnológico." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10773/27677.

Full text
Abstract:
A gravação áudio é utlizada por músicos e estudantes de música como uma ferramenta fundamental para a composição, preparação e estudo de obras musicais. Contudo, poucos métodos de estudo apresentam um modelo de captação sonora (formato Wave) na sala de aula, no ensino da guitarra em conservatórios nos Cursos Artísticos Especializados em Música em Portugal. Esta investigação pretende implementar uma metodologia na aula de guitarra clássica que inclua a gravação áudio direta do repertório tocado pelos alunos na fase de estudo. Esta gravação tem como objetivo a análise, autocrítica e o melhoramento da execução musical, através da audição realizada nas aulas durante a preparação das obras musicais
The audio recording is used by musicians and music students as an essential tool for music composition, preparation and study of musical pieces. However, few study methods present a model of sound recording (format Wave) in the guitar education classroom at conservatories and music schools of the Specialized Artistic Education in Portugal. This research intends to implement a methodology for class that includes a direct audio recording of the repertoire played by the students in the study phase. This recording aims at the analysis, self-criticism and improvement of the musical performance, through the audition realized in the classes during the preparation of the musical pieces
Mestrado em Ensino de Música
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fernandes, Luís Miguel Gomes. "Embriaguez." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/23676.

Full text
Abstract:
A produção musical em estúdio surgiu não há muito tempo e tem vindo a evoluir paralelamente com a evolução tecnológica. No início da indústria fonográfica, o processo consistia no registo de uma performance. Desta forma, o resultado final dependia quase exclusivamente dessa performance dos músicos. Atualmente, o processo de gravação vai muito para além do registo áudio, sendo cada vez mais dependente de operações realizadas após esse registo. Na produção em estúdio, embora ela esteja dividida em diversas etapas bem definidas - pré-produção, gravação, edição, mistura e masterização – há uma flexibilidade muito grande entre cada uma das etapas, sendo possível adiar decisões de uma fase para a outra ou mesmo voltar atrás no processo, se necessário. Quando um disco é colocado no mercado, um longo caminho foi percorrido até chegar ao consumidor. Estamos convencidos de que, para a generalidade das pessoas, uma música resulta de um momento de inspiração do seu compositor e de que a produção é um ato meramente técnico. Na verdade, um dos aspetos mais sedutores que a produção áudio atual suscita é, para além da técnica, o seu papel na componente criativa e artística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pais, Sofia Raquel Lopes Carneiro. "Auto-percepção auditiva na performance musical: o uso da gravação como método de desenvolvimento da audição do próprio performer." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10773/31983.

Full text
Abstract:
Ao longo do meu percurso académico, a utilização da gravação áudio no meu estudo individual teve um papel importante no meu desenvolvimento auditivo e, consequentemente, performativo. Na minha experiência, muitos aspectos que não eram perceptíveis no momento da performance passaram a sê-lo, graças ao estímulo dado pela audição posterior do seu registo áudio. Partindo destes pressupostos, decidi fazer o presente trabalho de investigação, cujo principal objectivo é comprovar se, na generalidade dos performers, há diferença ou não entre a percepção auditiva obtida no momento da performance e a percepção auditiva posterior de uma gravação áudio, sempre com o próprio performer como ouvinte. Analisei primeiramente a importância da auto-percepção auditiva durante a performance musical, as possíveis razões para a sua falibilidade em tempo real e as possíveis estratégias para o desenvolvimento da audição activa do performer enquanto toca. Esta investigação evoluiu seguidamente para um estudo com vinte pianistas coadjuvantes, que fizeram duas auto-avaliações das suas performances: uma, após a performance musical, tendo em conta a memória auditiva da performance realizada; outra, após ouvir uma gravação áudio da mesma. Desta forma, pude verificar se, na generalidade, houve diferenças na percepção auditiva entre esses dois momentos e se o uso da gravação áudio é uma ferramenta de desenvolvimento da audição do próprio performer. Verifico ainda nesta experiência que aspectos de uma performance musical são avaliados com mais ou menos discrepância entre as duas auto-avaliações. No segundo capítulo deste trabalho surge o relatório do Estágio Pedagógico da componente da Unidade Curricular “Prática de Ensino Supervisionada” (PES), que foi realizado no ano lectivo de 2019/2020 na Academia de Música de Vilar do Paraíso (AMVP), sob as orientações, cooperante da Professora Elsa Silva e científica do Professor Doutor Fausto Neves. Contém ainda o relatório da componente da disciplina de Música de Conjunto, com o Ensemble de Saxofones da AMVP, sob orientação do professor Filipe Fonseca.
Throughout my academic years, the use of audio recording on my piano practice played an important role in my auditory and, consequently, performative development. In my experience, many aspects that I could not hear while playing, became perceptible thanks to the stimulus given by the later hearing of its audio recording. Therefore, I decided to do this scientific investigation, whose main purpose is to check whether, in most of the performers, there is difference or not between the auditory perception at the moment of the performance and the posterior auditory perception of an audio recording, always being the performer himself the listener. I first analyzed the importance of the auditory self-perception during a musical performance, the possible reasons for its fallibility in real time and the possible strategies for developing the performer’s active hearing while playing. This investigation then evolved into a study in which twenty pianists participated by making two self-evaluations of their performances: one after the performance, taking into account the auditory perception obtained in the previous performance; another, after listening to an audio recording of it. This way, I was able to verify if, in general, there were differences in the auditory perception of these two moments and if the use of audio recording is a method for developing the performer’s hearing while playing. I also analyzed which criteria of a musical performance are evaluated with discrepancy between the two self-evaluations. The second chapter of this work contains the report of the Pedagogical Internship of the Course Unit “Supervised Teaching Practice”, which was carried out in the academic year of 2019/2020 at the Academia de Música de Vilar do Paraíso (AMVP) under co-operative guidance of Professor Elsa Silva and scientific guidance of Professor Fausto Neves. It also contains the report of the Ensemble Music course, with the Saxophone Ensemble of AMVP, under the guidance of Professor Filipe Fonseca.
Mestrado em Ensino de Música
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Gravação áudio"

1

Mattesco, Lucas, and Caio De Abreu. "O Uso do Descritor HOG no Problema da Classificação de Cenas Acústicas sobre o Domínio Wavelet." In Escola Regional de Informática de Mato Grosso. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/eri-mt.2019.8618.

Full text
Abstract:
O problema de Classificação de Cenas Acústicas consiste em analisar e atribuir um rótulo semântico a uma determinada gravação de áudio, por meio de algoritmos, de forma a classificar o cenário acústico onde o sinal de áudio foi capturado de acordo com um número finito de classes. A aplicação do descritor Histograma de Gradientes Orientados (HOG), em conjunto com a análise Wavelet é o foco da nossa investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Rayana M. C. M., Mariana P. Alencar, Maria Júlia M. N. Santos, Rosivan S. Da Silva, Júlio B. Messias, and Mônica S. Florêncio. "Café com Saúde: Podcast como Ferramenta de Ensino nos Cursos de Saúde." In IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e). Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/ctrle.2019.8886.

Full text
Abstract:
O presente artigo descreve o Projeto Café com Saúde, uma experiência pedagógica pioneira, que utiliza o podcast como vetor de democratização do conhecimento acadêmico. Foram desenvolvidas áudio-aulas direcionadas a estudantes de nível superior dos cursos de saúde, abordando temas como histologia, imunologia, genética, biologia celular, dentre outros assuntos comuns à grade curricular destes cursos. O projeto contou com revisão bibliográfica, elaboração de roteiros didáticos, gravação, edição, divulgação e reuniões de equipe. Os resultados se mostraram relevantes, atingindo com eficiência o seu público alvo e fortalecendo o uso do podcast como ferramenta educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Salles, Paulo Celso Marcondes de, and Cibele Haddad Taralli. "Espaços acústicos: Estúdios de gravação de áudio design acústico e desenvolvimento de projetos para ambientes acústicos voltados à produção de música." In 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/2spddesign-043_37.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Lucas Natã Lessa e., Julia Sampaio de Souza Morais, Isabela Ouverney Livramento Saith, Renato Sá, Marcelo Burlá, and Antônio Rodrigues Braga Neto. "Impacto de novas tecnologias educacionais no ensino ativo virtual da estática fetal – Experiência da disciplina de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130272.

Full text
Abstract:
Introdução: A distância física entre professores e alunos e a comunicação por meio de recursos audiovisuais são inovações trazidas pelo método de educação remota, que se constitui um desafio para as instituições de ensino de todo o país no contexto da pandemia de Covid-19. Em resposta a essa crescente demanda, foram aplicadas ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Objetivo: Avaliar uma metodologia remota ativa para o estudo da variedade de posição e a satisfação dos estudantes com o método utilizado, dentro das limitações do ensino remoto adaptado ao contexto do uso de novas tecnologias. Material e Métodos: Foi desenvolvida a gravação de uma videoaula que continha a ilustração de uma pelve materna confeccionada a partir de papelão e papel sulfite, utilizada como ferramenta de estudo das variedades de posição e da estática fetal. O vídeo foi editado por intermédio do aplicativo Kinemaster e apresentado aos discentes via plataforma Google Classroom. O material utilizado pelos alunos como referencial foi aula expositiva ministrada pelo docente e material teórico disponibilizado por ele na biblioteca virtual da disciplina por meio da plataforma Google Classroom. Foi aplicado um questionário para os alunos do módulo de Obstetrícia da disciplina de Medicina Interna da Criança e do Adolescente II, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, valendo-se dos parâmetros que regem a Escala Likert. O intuito deste foi avaliar a satisfação dos acadêmicos em relação ao conteúdo produzido e identificar possíveis melhorias na metodologia didática utilizada. Resultados e Conclusão: Durante a elaboração do material audiovisual a ser apresentado, houve limitações relacionadas ao uso do aplicativo de edição de vídeo, como a impossibilidade de elevação do volume acima de 2x em relação ao áudio original, o que ocasionou incongruências sonoras no material final. Os alunos que responderam ao questionário de satisfação avaliaram o conteúdo teórico do vídeo e a estrutura da apresentação como muito satisfatórios (100%). A maior parte dos espectadores pesquisados assinalou que muito provavelmente recomendariam esse vídeo para alguém que está aprendendo variedade de posição (89,5%), enquanto 10,5% provavelmente recomendariam. Em suma, a metodologia de ensino a distância e o uso de plataformas digitais são imprescindíveis para redução de distâncias entre professor e aluno impostas pelo contexto de pandemia, bem como para manter a qualidade do ensino oferecido mesmo nas disciplinas demonstrativas, de forma a contribuir significativamente com o processo de ensino-aprendizagem remoto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography