To see the other types of publications on this topic, follow the link: Gravação áudio.

Journal articles on the topic 'Gravação áudio'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Gravação áudio.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Sonoda, André Vieira. "Tecnologia de áudio na etnomusicologia." Per Musi, no. 21 (2010): 74–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-75992010000100009.

Full text
Abstract:
Estudo sobre a relação da etnomusicologia com a tecnologia de áudio adentrando nos principais desenvolvimentos tecnológicos e conceituais dessas duas áreas desde o final do século XIX. Objetiva resumir a história da primeira área, desde a musicologia sistemática até hoje com base na tecnologia que permeou seu percurso, chamando atenção para questões pouco contempladas. Foram subsídios metodológicos: a pesquisa bibliográfica e de campo, análises de documentos e comportamentos em estúdio de gravação e análises acústicas. Verificou-se a existência de marcos delineadores do processo histórico ocorrido. Sugere que qualquer fator relacionado com um processo de produção fonográfica pode influenciar o resultado acústico de uma manifestação musical gravada. Sugere também uma maior atenção em pesquisas frente à influência de elementos técnicos e conceituais de produção fonográfica em manifestações de transmissão oral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Martoni, Alex. "O som ao redor: ambiências, afetos e tecnologias de áudio em “Penny Lane”." Revista Crítica Cultural 10, no. 2 (December 17, 2015): 297. http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v10e22015297-313.

Full text
Abstract:
Este ensaio tem como objetivo compreender em que medida a dimensão material da performance vocal e das tecnologias de gravação e reprodução de áudio influi sobre o processo de construção de um tipo de experiência sensível que habitualmente denominamos como atmosfera, clima ou ambiência. Dentro dessa perspectiva, partiremos da canção “Penny Lane”, dos Beatles, para pensarmos sobre as inflexões da técnica na ordem dos afetos, assim como no modo como construímos sentidos quando ouvimos uma canção e, também, na própria esfera da experiência cultural da audição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fonseca, Grasielle Lopes Menezes da, and Neuza Rejane Wile Lima. "Acessibilidade Informacional à Pessoa com Deficiência Visual através do Livro Falado." Revista Informação na Sociedade Contemporânea 4, no. 1 (November 10, 2020): e21761. http://dx.doi.org/10.21680/2447-0198.2020v4n1id21761.

Full text
Abstract:
As pessoas com deficiência visual precisam ser atendidas com recursos que contemplem os processos educacionais, culturais e políticos e, assim, é fundamental que se desenvolvam estratégias para que essas pessoas se tornem cidadãs críticas, comprometidas e atuantes em uma sociedade democrática, independente da deficiência. O estudo tem como objetivo elaborar, validar e distribuir o Manual de Produção do Livro Falado para orientar a gravação de textos em áudio, visando traçar orientações aos professores e profissionais da educação inclusiva. O Manual trará uma orientação atual e consonante com a utilização apropriada pelo usuário do produto, a pessoa com deficiência visual. A metodologia deste estudo foi qualitativa, a partir de investigação bibliográfica, histórica, documental e de campo. O Manual foi validado por meio de questionário, respondido por 12 participantes de três Oficinas de Gravação Digital de Livros em Áudio oferecidas no Instituto Benjamin Constant entre 2018 e 019. O Manual produzido será disponibilizado gratuitamente no formato de E-book. Esses produtos agregam experiência às perspectivas da diversidade e inclusão na área da deficiência visual e são fundamentais para o desenvolvimento de um trabalho cada vez melhor com recursos de tecnologia assistiva
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rocha, Natanael Ferreira França. "TRADUÇÃO DE CANÇÃO:." Belas Infiéis 3, no. 2 (February 3, 2015): 125–41. http://dx.doi.org/10.26512/belasinfieis.v3.n2.2014.11286.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe uma tradução comentada da canção The Look of Love de Burt Bacharach e Hal David. O objetivo é a criação de uma tradução cantável que soe natural em língua portuguesa. A tradução levará em conta diferentes aspectos pertinentes a esse gênero, a saber: significado, naturalidade, rimas, sonoridade, ritmo e cantabilidade. A proposta inclui também a gravação do áudio em estúdio por uma intérprete.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Aragão, Rodrigo Camargo. "Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp." Revista Brasileira de Linguística Aplicada 17, no. 1 (March 2017): 83–112. http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398201610396.

Full text
Abstract:
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender o papel das emoções na experiência de professores em exercício sobre suas interações orais em inglês. A pesquisa foi realizada durante um curso de formação continuada com foco em mobilidade digital, mediado por aplicativo de tecnologia móvel, o WhatsApp. As perguntas norteadoras foram: Como os professores se sentem ao usar o recurso de áudio para falar inglês no WhatsApp? O fato de as mensagens de áudio serem feitas via WhatsApp deixou-os mais à vontade do que em um encontro presencial? A metodologia é de base qualitativa com uso de questionário, entrevista e representações visuais das emoções. Os resultados indicam que parte dos participantes se sentiram mais confiantes e mais dispostos a se comunicar no WhatsApp do que em contextos face a face. Por outro lado, outro grupo se sentiu mais inseguro para falar inglês com os recursos de gravação de áudio. Os resultados serão discutidos à luz da literatura revisada, assim como das potencialidades dessa tecnologia móvel para o desenvolvimento de habilidades orais na formação de professores de inglês.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Maheirie, Kátia, and Fábio Ramos Barreto. "“VAMOS BRINCAR DE COMPOR?” EXPERIÊNCIAS COM CRIAÇÃO NA EDUCAÇÃO MUSICAL FORMAL." Cadernos CEDES 39, no. 107 (January 2019): 111–23. http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622019213145.

Full text
Abstract:
RESUMO: O artigo analisa experiências na docência em música no ensino fundamental em duas escolas no sul do Brasil, compreendendo a criação como foco e condição para tal. Foram distribuídos instrumentos e produtos musicais, tecnologias de gravação e outras objetivações artísticas como material para os alunos produzirem um novo produto. O processo de criação foi analisado a partir de observações e conversas informais registradas em diário, áudio e vídeo. O processo de criação pode produzir músicas e criar laços de reciprocidade, autoestima e autonomia, fortalecendo singular e coletivamente os sujeitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fagundes, Giselda da Rocha. "A ocorrência de variantes de vozeamento nas vogais altas pretônicas no Português Brasileiro (PB)." Cadernos de Linguística 2, no. 4 (September 11, 2021): e510. http://dx.doi.org/10.25189/2675-4916.2021.v2.n4.id510.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo verificar a existência de variantes de vozeamento das vogais altas pretônicas no Português Brasileiro. Para tal realizando a gravação de áudio de 06 (seis) informantes de São Paulo, sendo 03 (três) mulheres e 03 (três) homens, de 20 a 35 anos e com o ensino superior. O corpus para a análise acústica foi formado pela gravação, em cinco repetições aleatorizadas, de vocábulos quadrissílabos e pentassílabos na frase veículo “Diga ____ logo”, totalizando de 1.440 frases, contendo os vocábulos alvo. Nossos resultados confirmaram que, em contexto pretônico medial, os falantes realizam três variantes das vogais altas, a saber: vogais vozeadas, parcialmente vozeadas e desvozeadas, sendo as vozeadas de maior ocorrência, 55,62%. Foi possível observar também que houve diferença na realização das variantes entre: a vogal alta anterior e posterior; sujeitos do sexo feminino e masculino; quadrissílabos e pentassílabos; e entre consoantes da sílaba alvo, porém, em sua maioria, prevalecendo a variante vozeada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Brum, Maísa Helena, and Felipe Batistella Alvares. "How do you say in english? Uma experiência educomunicacional em Língua Inglesa no IFRS -Campus Sertão." LínguaTec 5, no. 1 (May 24, 2020): 285–94. http://dx.doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4119.

Full text
Abstract:
Este relato apresenta uma experiência educomunicacional realizada na disciplina de Língua Inglesa I em conjunto com a disciplina de Áudio, Fotografia e Audiovisual, com duas turmas de primeiro ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – integrado ao Ensino Médio, do IFRS – Campus Sertão. A experiência de caráter qualitativo tem como aporte teórico-metodológico a perspectiva dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009) e a aprendizagem criativa mediada por tecnologias (RESNICK, 2017). A fim de produzir um programete bilíngue para a rádio da escola, os alunos elencaram expressões coloquiais e provérbios da língua inglesa como as temáticas escolhidas para o programa a ser criado. A experiência educomunicativa realizou-se em cinco momentos: 1) pesquisa de expressões coloquiais e provérbios da língua inglesa no laboratório de informática da instituição; 2) seleção das expressões por cada aluno e escrita do roteiro do programa; 3) prática oral das expressões (entonação e ritmo); 4) gravação em estúdio; e 5) edição dos áudios em laboratório de informática. Essa produção educomunicativa resultou na autonomia dos alunos como produtores de seu próprio programa de rádio, promovendo a prática da oralidade na língua-alvo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silveira, Viviane da Silva, and Aimê Heloina C. da Silva Santos. "Conselho Municipal de Educação de Cerquilho/SP: qualidade, gestão democrática e participação na percepção dos conselheiros." Educação Básica Online 1, no. 2 (February 9, 2021): 65–78. http://dx.doi.org/10.24115/s2675-949720211250p.65-78.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a percepção dos conselheiros do Conselho Municipal de Educação de Cerquilho/SP, quanto a qualidade, gestão democrática e participação na atuação deste conselho gestor. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a 4 respondentes, sendo 02 membros titulares e 02 suplentes. As entrevistas intercorreram individualmente de modo virtual, via plataforma “Google Meet”, agendadas conforme a disponibilidade dos entrevistados. Todas as entrevistas foram autorizadas a gravação em áudio e em seguida foram transcritas e tabuladas. Na percepção dos conselheiros avançou-se consideravelmente em relação aos processos democráticos no interior do CME, contudo compreende-se que ainda demanda mais esforços e encaminhamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Miranda, Mirtes de Souza, Angelica Da Fontoura Garcia Silva, and Ruy Cesar Pietropaolo. "Desenvolvimento profissional docente para o ensino da representação fracionária de grandezas discretas." Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática 4, no. 1 (April 27, 2019): 97–109. http://dx.doi.org/10.34179/revisem.v4i1.9877.

Full text
Abstract:
Neste artigo analisa-se o desenvolvimento profissional de 21 professores de um grupo em uma das escolas participantes do Programa Observatório da Educação que estudava questões ligadas ao ensino das frações. A coleta de dados se deu pela gravação de vídeo e áudio e pelos protocolos das atividades discutidas no grupo. Utilizaram-se estudos de Guskey, Zeichner, Serrazina e Ball, Thames e Phelps. sobre questões relativas ao desenvolvimento profissional, à reflexão sobre a prática e ao conhecimento profissional docente. As discussões iniciais confirmaram que os professores, via de regra, não se utilizam de grandezas contínuas para ensinar frações. As discussões e as reflexões durante as sessões de estudo favoreceram a mudança de prática e o desenvolvimento profissional dos participantes do estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Cordeiro, Jane Cleide de Almeida, Noemita Rodrigues da Silva, and Pedro Lúcio Barboza. "A presença feminina na matemática." Research, Society and Development 8, no. 3 (January 1, 2019): e583806. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i3.806.

Full text
Abstract:
Ao longo da história a presença da mulher em algumas áreas do conhecimento foi questionada, censurada ou esquecida. Neste estudo abordamos sobre a atuação da mulher na matemática. O objetivo é analisar a percepção de alunas concluintes do curso de licenciatura em matemática sobre a participação feminina na matemática. Nesta pesquisa utilizamos uma abordagem qualitativa e os dados foram obtidos por meio de gravação em áudio durante uma aula, que em um primeiro momento utilizou a metodologia de uma sala de aula invertida e no segundo momento materiais diversos. Os resultados mostram a priori, que na percepção das participantes existe um desconforto do gênero feminino em atuar no campo da matemática, por relatarem ainda haver muitos desafios a serem superados nesta área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Magalhães Bissaco, Cristiane, Flávia Antunes Cleice, and Mislene Aparecida Paié. "QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA: a apropriação do conhecimento artístico musical mediada pelos familiares." Entretextos 18, no. 2 (December 30, 2018): 245. http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n2p245.

Full text
Abstract:
O presente trabalho intenciona apresentar e discutir como o eixo "Música" na Educação Infantil pode ser apresentado em uma proposta pedagógica que integra no mesmo movimento os eixos "Linguagem Oral e Escrita" e "Artes Visuais" e que também cria condições para envolver os familiares nas produções de crianças de quatro anos de idade. Uma proposta pedagógica que engloba diferentes linguagens e que encontra respaldo nas orientações dadas nos documentos fornecidos pelo Ministério da Educação voltados para a implementação do Projeto Trilhas que englobam atividades com canções e parlendas destinadas à Infância. Os dados apresentados e discutidos neste artigo foram levantados a partir de gravação em áudio/vídeo dos diálogos das crianças com sua professora, bem como do registro fotográfico das produções realizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva Oliveira, Anna Gabriella da, Carolina Gonçalves Oliveira, Ricardo Alexandre Figueiredo Matos, and Wesley Fernandes Vaz. "Os sachês de catchup e maionese como tema gerador no ensino de funções químicas inorgânicas." Revista Iberoamericana de Educación 56, no. 4 (November 15, 2011): 1–9. http://dx.doi.org/10.35362/rie5641504.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõe à utilização dos sachês de catchup e maionese para ensinar conceitos de química: ácido, base e sal. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, gravação de vídeo e áudio durante as aulas e de anotações de diário de campo. Nas aulas os alunos aprenderam os conceitos de ácido, base e sal de forma contextualizada. Os resultados mostram que a aplicação de um tema gerador no ensino de Química desperta o interesse do aluno, por se diferenciar dos métodos tradicionais de ensino e aprendizagem. Os conteúdos de ácidos e sal foram trabalhados de um modo mais frutífero, devido ao fato de eles se encontrarem no cotidiano alimentar dos alunos. Assim, os alunos se mostraram mais interessados pelo conteúdo de Química, por estarem mais estimulados para novos conhecimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva, Shirlei Santos de Jesus, Bárbara Elcimar dos Reis Alves, and Felipe Bruno Martins Fernandes. "Apesar de tudo, sucesso total! Ser mulher negra na política brasileira, a trajetória de Célia Sacramento." Cadernos de Gênero e Diversidade 4, no. 4 (February 12, 2019): 200. http://dx.doi.org/10.9771/cgd.v4i4.29322.

Full text
Abstract:
<p><span>Em 2018 Célia Sacramento foi candidata a governadora da Bahia pela REDE Sustentabilidade. A entrevista, acompanhada por sua filha, foi realizada no dia 5 de dezembro de 2018 na Sala de Arte da Universidade Federal da Bahia (UFBA), espaço que costuma ser um ambiente reservado. No entanto, tivemos que mudar de lugar pois no momento do encontro a sala estava barulhenta e com grande trânsito de pessoas. Assim, decidimos seguir para uma sala no Pavilhão de Aulas do Canela (PAC), onde encontramos uma sala vazia e com ar-condicionado, dando à entrevista a tranquilidade e conforto necessários. Montamos o Notebook, testamos o áudio e como ficaria a gravação final, e após tudo acertado, iniciamos a entrevista.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Garrido, Noemia de Carvalho, Viviane da Silva Silveira, Izabel de Carvalho Gonçalves Dias, and Rute De Carvalho Angelini. "Conselho municipal de educação de Salto de Pirapora/SP: qualidade, gestão democrática e participação na percepção dos conselheiros." Laplage em Revista 4, no. 3 (December 23, 2018): 120. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201843556p.120-132.

Full text
Abstract:
O objetivo dessa pesquisa é discutir a percepção dos conselheiros do Conselho Municipal de Educação de Salto de Pirapora/SP quanto à concepção de qualidade, gestão democrática e participação. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. O universo amostral foi de 6 (seis) conselheiros. As entrevistas foram agendadas em locais e horários escolhidos pelos próprios respondentes. Todos os conselheiros autorizaram a gravação em áudio. Posteriormente as respectivas entrevistas foram transcritas e tabuladas. As devolutivas revelaram que, por haver uma compreensão difusa e ações não sistematizadas, o Conselho Municipal de Educação do município estudado estrutura-se e funciona de maneira intuitiva, necessitando uma auto-reflexão e encaminhamentos para o exercício efetivo do que se advoga como gestão democrática, ainda que na forma da lei.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Almenara, Gilsemara Vasques Rodrigues, and Petula Ramanauskas Santorum e. Silva. "Conselho municipal de educação de Sorocaba/SP: qualidade, gestão democrática e participação na percepção dos conselheiros." Laplage em Revista 4, no. 3 (December 23, 2018): 7. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201843549p.7-27.

Full text
Abstract:
Sorocaba/SP (C.M.E.SO.) quanto à concepção de qualidade, gestão democrática e participação no âmbito das atribuições desse órgão colegiado e os principais instrumentos e estratégias utilizados para a sua consecução. A metodologia utilizada centrou-se na abordagem qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados 5 conselheiros em seções previamente agendadas. As entrevistas foram registradas em áudio num total de 4 (quatro), sendo que apenas um respondente não autorizou a gravação, nesse caso registrou-se por escrito suas devolutivas. Em seguida foram transcritas e tabuladas. Na percepção dos conselheiros os eixos de qualidade, gestão democrática e participação solicitam consciência e ação não somente para inferir na educação socialmente referenciada e em suas estratégias e mecanismos predominantes, mas para consolidar um projeto de sociedade que atua, movimenta a história e movimenta-se com a história.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Silveira, Viviane da Silva. "Conselho Municipal de Educação de São Roque/SP: qualidade, gestão democrática e participação na percepção dos conselheiros." Educação Básica Online 1, no. 2 (August 20, 2021): 137–49. http://dx.doi.org/10.24115/s2675-949720211256p.137-149.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi o de analisar a percepção dos conselheiros do Conselho Municipal de São Roque/SP (C.M.E-SR), no tocante aos mecanismos da gestão democrática, qualidade e participação na atuação deste conselho gestor. Sendo a metodologia utilizada de abordagem qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados 06 respondentes, dos quais 02 titulares e 04 suplentes. As entrevistas ocorreram individualmente de modo virtual, via plataforma “Google Meet”, agendadas em dias e horários conforme a disponibilidade dos conselheiros. Todos os respondentes permitiram a gravação em áudio das entrevistas, que a posteriori foram transcritas e organizadas nos respectivos eixos. Destaca-se na fala dos respondentes a necessidade de divulgação do conselho devido ao desconhecimento de sua existência por parte dos munícipes. As entrevistas com os respondentes evidenciaram ademais avanços recentes e significativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Santana, Junia Auxiliadora, Regina Aparecida Silva, and Giseli Dalla Nora. "Aprendizagens da terra nas narrativas das mulheres do Quilombo Mata Cavalo." Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade – RIET 1, no. 1 (December 15, 2020): 97–115. http://dx.doi.org/10.30612/riet.v1i1.12867.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa foi desenvolvida na Comunidade Quilombola de Mata Cavalo, município de Nossa Senhora do Livramento, estado de Mato Grosso. Como participantes de pesquisa, temos algumas representantes femininas do Quilombo Mata Cavalo. O objetivo foi conhecer as narrativas de aprendizagem de dez mulheres comprometidas com as lutas pelas terras quilombolas, discutindo a terra e o cuidado ambiental. Observamos se estas lutas incluem o cuidado ambiental, e por serem mulheres, como aprendem a conciliar a maternidade com as travessias cotidianas. Para tal, utilizamos como metodologia a pesquisa participante, realizando entrevistas e observação com anotações em caderno de campo, gravação de áudio, vídeo e fotografias. Registramos que as principais táticas de resistência estão no reconhecimento do coletivo, na criação de associações e nos processos educativos vivenciados nas mobilizações, manifestações, campanhas e ações coletivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Oliveira, Maria Liz Cunha de. "Vozes em sintonia: Educação Popular sobre DST via rádio comunitária." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 18, suppl 2 (December 2014): 1523–28. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0567.

Full text
Abstract:
Trata-se do relato da experiência da execução da oficina Vozes em Sintonia: falando de DST/Aids, realizada no Distrito Federal. O objetivo foi construir formas de enfrentamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) por meio da plataforma rádio. Participaram 18 radialistas e vinte profissionais de saúde, divididos em dez grupos, desenvolvendo os seguintes temas: DST/Aids e sífilis, locução, linguagem radiofônica, entrevista, gravação e edição de áudio. A oficina foi desenvolvida durante o mês de junho de 2012. Ao final, cada grupo produziu, usando recursos alternativos (gravadores de celulares), um programa de cinco minutos nos quais eram abordados temas sobre prevenção e cuidados relacionados às DSTs. Com esse projeto, os profissionais de saúde e radialistas experimentaram a possibilidade de compreender o trabalho em comunicação e, principalmente, explorar o potencial de Educação Popular usando o rádio como plataforma de comunicação com o público alvo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Ferreira, Romário Machado, and Tatiana Costa Coelho. "AS DIFICULDADES ENCONTRADAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: Barreiras na disseminação do conhecimento." Composição Revista de Ciências Sociais da UFMS 1, no. 22 (August 3, 2020): 58–63. http://dx.doi.org/10.36066/compcs.v1i22.5929.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar aos discentes e docentes do curso de psicologia é de outros cursos de graduação, o fundamento das atividades históricas de conquistas das terras do MST, situado em Visconde do Rio Branco. Bem como, as dificuldades encontradas nos dias atuais para transitar e adentrar certos espaço público e privados. O estudo tratou-se de uma pesquisa de campo fundamental, de abordagem qualitativa e objetivos exploratórios. Para alcançar os objetivos deste trabalho, foi realizado uma entrevista semiestruturada e a gravação de áudio visual. Conhecer a realidade locoregional dos Movimentos Sociais em plenos século XXI é de suma importância para a desconstrução da visão unificada e dos paradigmas históricos construídos através das mídias sociais, crenças sociais, pois permite aos discentes e docentes uma reflexão críticas das desigualdades sociais enfrentada pelo movimento ao longo dos anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Da Silva Ramos Fonseca, Thais, Thais Do Lago Silva, Silas Santos Carvalho, and Michelle De Santana Xavier Ramos. "Consulta puerperal sob a ótica das puérperas." Revista Educação em Saúde 9, no. 1 (June 24, 2021): 68–79. http://dx.doi.org/10.37951/2358-9868.2021v9i1.p68-79.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar o conhecimento de puérperas sobre a consulta puerperal. Métodos: estudo qualitativo de análise descritiva. Participaram 30 gestantes acima de 18 anos, em pós-parto imediato e internadas em um hospital maternidade de Feira de Santana-Bahia, em 2016. Foi realizada uma entrevista, orientada por um roteiro semiestruturado, com o uso de mídia digital do tipo gravação de áudio. Resultados: a partir da análise temática de conteúdo de Bardin, definiram-se duas categorias empíricas: “o (des)conhecimento das puérperas em relação à consulta puerperal” e “consulta puerperal: informações referidas pelas puérperas”. A maioria das puérperas entrevistadas revelou desconhecimento em relação à consulta puerperal. Desta forma, reflete-se sobre a assistência prestada às mulheres no ciclo gravídico puerperal com vista a promover um cuidado integral e individualizado. Conclusão: percebe-se a necessidade de proporcionar às puérperas maiores esclarecimentos sobre a consulta puerperal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Bragagnolo, Bibiana, and Didier Guigue. "Análise da sonoridade em Ressonâncias de Marisa Rezende: uma abordagem a partir da performance." OPUS 23, no. 3 (December 17, 2017): 222. http://dx.doi.org/10.20504/opus2017c2310.

Full text
Abstract:
Neste artigo será apresentada uma análise da sonoridade na peça Ressonâncias (1983), de Marisa Rezende, onde o objetivo central foi a inserção de elementos advindos da performance na análise. Em um primeiro momento, foram identificados os elementos essenciais para a construção da sonoridade nesta interpretação da peça, sendo eles: uso dos pedais, utilização dos registros e toque pianístico. Vistos estes elementos centrais, segue a análise propriamente dita, onde, a partir dos conceitos de Guigue (2011) a respeito da análise da sonoridade, tais elementos serão verificados através de dados obtidos a partir de uma gravação da peça, executada pela pianista e primeira autora deste artigo. O material analisado consiste em dados MIDI e áudio, dos quais informações sobre velocity, valor Q, centroide espectral e espectrograma foram extraídas. Os resultados preliminares mostraram esta metodologia experimental como uma possibilidade válida na inserção da performance na análise musical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Campos, Leonara Raddai Gunther de, Mara Regina Rosa Ribeiro, and Valéria Binato Santili Depes. "Autonomia do graduando em enfermagem na (re)construção do conhecimento mediado pela aprendizagem baseada em problemas." Revista Brasileira de Enfermagem 67, no. 5 (October 2014): 818–24. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2014670521.

Full text
Abstract:
Estudo qualitativo, método Bricolagem, que objetivou analisar como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) promove o desenvolvimento da autonomia do aluno no processo de aprender a aprender. Os sujeitos foram 16 alunos e dois tutores envolvidos na disciplina. A coleta dos dados combinou entrevista semiestruturada, observação participante, registro em portfólios, fichas de avaliação, e gravação em áudio das tutorias. A análise dos dados seguiu estratégias de interpretação definidas pelas autoras: leituras iniciais e aprofundada; construção e reunião de mapas de significados; elaboração, descrição e análise de categorias empíricas, à luz do referencial teórico. A ABP favorece a (re)construção de conhecimentos pela utilização de saberes e experiências prévias, que são compartilhados no pequeno grupo; pelo processo de teorização; e pela via do conhecimento pertinente - aquele passível de aplicação à prática. Concluímos que a ABP estimula o aprendizado contínuo, desenvolvendo no aluno autonomia no processo de aprender a aprender.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Concário, Marcelo. "BAIXO DESEMPENHO NA ESCOLA E ENRIQUECIMENTO DA INTERAÇÃO: LÍNGUA MATERNA, CONTEÚDOS ESPECÍFICOS E AS PROPOSTAS DE FEUERSTEIN." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 2, no. 2 (November 30, 2014): 405–23. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.160.

Full text
Abstract:
Este trabalho resulta de uma pesquisa sobre o papel da língua portuguesa na construção do conhecimento escolar, com o objetivo de promover ganhos no desempenho de alunos de ensino fundamental. Os objetivos são: (1) discorrer sobre a obra de Feuerstein, as inter-relações entre língua materna e conteúdos específicos, e o gerenciamento da interação pedagógica; (2) exemplificar o enriquecimento da interação; e (3) sugerir atividades de estágio para ajudar alunos com baixo desempenho na escola. O estudo qualitativo pautou-se em livros didáticos, observação de aulas, depoimentos, intervenção com alunos e gravação em áudio e vídeo. A análise de modos de interagir e da produção linguística dos alunos revela indícios de tomada de consciência, de mudança em relação aos conteúdos estudados e de reflexão sobre como falar/escrever sobre o que é estudado na escola pode melhorar o desempenho em tarefas pedagógicas.Palavras-chave: Desempenho. Modificabilidade cognitiva. Interação e aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Dias, Ana Beatriz Ferreira, and Valdemir Miotello. "Histórias (in)visíveis: o medo pelo outro como um ato responsável." Revista Desenredo 14, no. 2 (September 17, 2018): 274–97. http://dx.doi.org/10.5335/rdes.v14i2.8043.

Full text
Abstract:
Ao problematizar relações sociais prejudicadas por danos ligados à prática de ato infracional, analisamos enunciados que circularam em uma prática de justiça restaurativa denominada “Círculo Restaurativo”, uma prática bastante recente no contexto brasileiro. Com foco em enunciados proferidos pela mãe do jovem em conflito com a lei, exploramos a relação que ela estabeleceu com seu filho enquanto uma alteridade que lhe constitui e altera. Para tanto, analisamos a gravação em áudio e vídeo de um círculo restaurativo presente no acervo do projeto gaúcho Justiça para o Século 21. A metodologia de análise fundamenta-se em orientações teórico-metodológicas formulados pelo Círculo de Bakhtin, desenvolvidos de acordo com o paradigma indiciário de leitura e no cotejamento de textos. Observamos que os enunciados da mãe do jovem infrator sugerem um forte medo pelo filho, de tal forma que sua percepção dos fatos a aprisiona em uma responsabilidade ilimitada por ele.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Dias, Amanda Regina Martins. "Conselho municipal de educação de Araçoiaba da Serra/SP: qualidade, gestão democrática e participação na percepção dos conselheiros." Laplage em Revista 4, no. 3 (December 23, 2018): 133. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201843557p.133-147.

Full text
Abstract:
Este estudo analisou a percepção dos conselheiros do Conselho Municipal de Araçoiaba da Serra/SP em relação à concepção de qualidade, gestão democrática e participação, no âmbito das atribuições desse órgão colegiado e os principais instrumentos e estratégias utilizados para a sua consecução. Utilizou-se a abordagem qualitativa e entrevistas semiestruturadas como metodologia aplicadas a 4 respondentes. Três entrevistas foram registradas em áudio e uma escrita manualmente, uma vez que um dos respondente não autorizou a gravação. Todas as entrevistas foram transcritas e tabuladas. Na percepção dos conselheiros os eixos de qualidade, gestão democrática e participação solicitam maior conhecimento e ação não somente da sociedade como um todo, mas como dos próprios conselheiros para atuação na busca da educação socialmente referenciada no município, revendo suas estratégias e mecanismos predominantes, para que os princípios da gestão democrática previstos nas legislações se materialize em ações concretas no âmbito da qualidade social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Saraiva, Chico. "A etnografia musical como meio de desenvolvimento artístico: um relato." Revista USP, no. 111 (December 16, 2016): 89. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i111p89-98.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um relato sobre a etnografia musical desenvolvida na dissertação de mestrado intitulada Violão-Canção: Diálogos entre o Violão Solo e a Canção Popular do Brasil. Baseado em entrevistas com sete mestres referenciais no campo estudado – João Bosco, Sérgio Assad, Luiz Tatit, Paulo Bellinati, Paulo César Pinheiro, Marco Pereira e Guinga –, o trabalho se desenvolve por meio dos pontos de contato entre os campos do violão e da canção, bem como entre as esferas de realização artística e científica, se valendo tanto de recursos próprios da música erudita – ligada à partitura e à tradição escrita – quanto de recursos correntes no âmbito da canção popular, que vê na gravação em áudio e vídeo um suporte efetivo. Assim, o projeto gera um aparato próprio de ferramentas que vêm formatando o conteúdo de seus desdobramentos, que aos poucos são lançados, tais como o filme, o livro e o site
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Vicentim, Cristiane Fernanda, and José Francisco Custódio. "Fortalecimento de crenças de autoeficácia de estudantes com atividades didáticas de tratamento de erros na disciplina de física." Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia 14, no. 1 (May 21, 2021): 451–77. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e72883.

Full text
Abstract:
A pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições de uma estratégia de tratamento de erros para o fortalecimento das crenças de autoeficácia de estudantes. Ela foi implementada no horário reservado para encontros de recuperação de estudos das turmas primeiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados gravação de áudio e vídeo dos encontros, além de entrevistas realizadas ao final das implementações. A análise dos encontros apontou que a estratégia promoveu diversas oportunidades de experiências de domínio, de experiências vicárias, de persuasão social e estados fisiológicos e emocionais, que influenciaram as crenças de autoeficácia dos estudantes na resolução de problemas de Física. Por intermédio das entrevistas, nas quais os estudantes foram confrontados com suas produções e refletiram sobre as ações individuais e do grupo ao qual pertenciam, exploramos evidências que as oportunidades são avaliadas e impactam na autoeficácia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Silva, Andreza Santana da, and Rosinalda Aurora de Melo Teles. "Convergências entre a abordagem do livro didático e o ensino de função quadrática: um olhar sob o ponto de vista dos registros de representação semióticaConvergences between textbook and the quadratic function teaching: a look from the semiotic representation registry perspective." Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 22, no. 2 (August 27, 2020): 604–34. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p604-634.

Full text
Abstract:
Sob a ótica da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, analisa-se a relação entre a abordagem do livro didático e a prática do professor de matemática sobre Função Quadrática. A pesquisa, de caráter quantitativo e qualitativo, utilizou vídeo gravação, áudio gravação e análise de livro didático. Há convergência entre a abordagem do livro didático e a prática do professor: na variabilidade das representações; na construção do gráfico pelo procedimento ponto a ponto. As conversões são muito enfatizadas, mas de maneira indireta, não colaborando para que o estudante coordene dois registros de representação. No livro didático a maioria das questões eram de médio e alto grau de não congruência, já nas aulas, de baixo e médio grau. Consideramos que a falta de auxílio nas coordenações entre registros, pode gerar dificuldades para aprendizagem. ResumoSob a ótica da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, analisa-se a relação entre a abordagem do livro didático e a prática do professor de Matemática sobre Função Quadrática. A pesquisa, de caráter quantitativo e qualitativo, utilizou vídeo gravação, áudio gravação e análise de livro didático. Há convergência entre a abordagem do livro didático e a prática do professor: na variabilidade das representações; na construção do gráfico pelo procedimento ponto a ponto. As conversões são muito enfatizadas, mas de maneira indireta, não colaborando para que o estudante coordene dois registros de representação. No livro didático, a maioria das questões são de médio e alto grau de não congruência; já nas aulas, de baixo e médio grau. Consideramos que a falta de auxílio nas coordenações entre registros pode gerar dificuldades para aprendizagem. Palavras-chave: Função quadrática, Registros de representação semiótica, Prática docente, Livro didático.AbstractFrom the perspective of the Registers of Semiotic Representation theory, this study presents the analysis of the relationship between the textbook approach and the Mathematics teacher's practice on Quadratic Function. This quantitative and qualitative-character research used video recording, audio recording, and textbook analysis. There is a convergence between the textbook approach and the teacher's practice: in the variability of representations; in the construction of the graph by the point-to-point procedure. Conversions are highly emphasized, but indirectly, not helping the students to coordinate two representation registers. In the textbook, most questions are of medium and high degree of non-congruence; yet, in classes, of low and medium degree. We believe that the lack of help in coordinating registers can create learning difficulties.Keywords: Quadratic function, Registers of semiotic representation, Teaching practice, Textbook.ResumenDesde la perspectiva de la Teoría de los Registros de Representación Semiótica, se analiza la relación entre el enfoque de los libros de texto y la práctica del profesor de Matemáticas en Función Cuadrática. La investigación, cuantitativa y cualitativa, utilizó grabación de video, grabación de audio y análisis de libros de texto. Existe una convergencia entre el enfoque de los libros de texto y la práctica del profesor: en la variabilidad de las representaciones; en la construcción de la gráfica por el procedimiento punto a punto. Las conversiones se enfatizan mucho, pero de manera indirecta, sin ayudar al estudiante a coordinar dos registros de representación. En el libro de texto, la mayoría de las preguntas son de grado medio y alto de no congruencia; ya en clases, bajo y medio grado. Creemos que la falta de asistencia para coordinar los registros puede crear dificultades de aprendizaje.Palabras clave: Función cuadrática, Registros de representación semiótica, Práctica docente, Libro de texto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Araman, Eliane Maria de Oliveira, Maria de Lurdes Serrazina, and João Pedro da Ponte. "Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos." Bolema: Boletim de Educação Matemática 34, no. 67 (May 2020): 441–61. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a05.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre o raciocínio matemático, mais especificamente sobre as ações de professores que o potencializam. O objetivo foi identificar, categorizar e discutir as ações efetuadas por duas professoras durante a discussão de tarefas exploratórias realizadas em duas turmas do 1° Ciclo de Ensino Básico1, uma do 1° ano e outra do 3° ano, de uma escola pública da periferia de Lisboa. Os dados foram coletados por meio de observação participante suportada por gravação em áudio e vídeo das aulas. Após a transcrição, os dados foram analisados em quatro categorias de ações de professores, a saber: convidar; guiar/apoiar; informar/sugerir e desafiar. Por meio da análise, ressaltamos que as ações efetuadas pelas professoras durante a discussão das tarefas favoreceram os processos de conjecturar, comparar, identificar padrões e justificar dos alunos. Os resultados alcançados por este estudo trazem evidências da relevância que as ações dos professores têm para o desenvolvimento do raciocínio matemático desde os primeiros anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Santos, Thalita Mara, and Luiz Carlos Avelino Silva. "Os sujeitos egressos prisionais e o processo de (re)inserção social." Psicologia em Revista 23, no. 3 (December 1, 2017): 975–93. http://dx.doi.org/10.5752/p.1678-9563.2017v23n3p975-993.

Full text
Abstract:
O presente trabalho, fruto da dissertação de mestrado intitulada “Os sujeitos egressos prisionais: o retorno à liberdade e a (re) inserção social”, teve como objetivo abordar o processo de reinserção social dos egressos prisionais na perspectiva desses indivíduos. Constitui-se como uma pesquisa qualitativa, com a utilização do método interpretativo da Psicanálise. Sete egressos prisionais da cidade de Uberlândia (MG) foram sujeitos deste estudo, por meio de entrevistas semiestruturadas, com gravação de áudio e transcrição das entrevistas, as quais foram posteriormente analisadas sob a perspectiva psicanalítica. Constatou-se com os procedimentos o fascínio que o crime (especialmente o tráfico de drogas), como um meio de vida, exerce sobre os jovens pobres – e sobre o período de estadia na prisão – toda a crueza que ela abarca. Observou-se, sobretudo com relação ao processo de reinserção social dos egressos prisionais, a necessidade de relativizar a concepção acerca do significado de liberdade e reinserção para esses sujeitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Somariva, João Fabrício Guimara, and Tânia Mara Cruz. "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO FUTEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOB UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO." Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 12, no. 22 (December 19, 2018): 389. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e222018389-409.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa-intervenção propôs-se a analisar um caminho didático-pedagógico que articulasse o trato do conteúdo futebol com uma postura coeducativa. A fundamentação teórica pautou-se pela pedagogia histórico-crítica (SAVIANI, 2005), pelos estudos de Gasparin (2003) sobre os aspectos didáticos desta pedagogia, e por Castellani Filho et al. (2009) que, por meio da proposta crítico-superadora trouxeram, para a Educação Física, a concepção de ensino proposta por Saviani. Para tanto, foi observado um programa de aulas de futebol em um sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Cocal do Sul – SC. Para registro das aulas utilizou-se gravação em vídeo e em áudio, complementadas por anotações em um diário de campo. Os resultados demonstraram que as relações de gênero entre adolescentes, durante a prática pedagógica do futebol, são hegemonicamente masculinas, mas após vivenciarem a problematização da experiência coeducativa, novas alternativas de sociabilidade e aprendizagem podem surgir, questionando a generificação ali presente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Mantovani, Michele Rosita, and Regina Antunes Teixeira dos Santos. "Categorias Psicossensoriais da prática pianística em diferentes níveis de expertise: perspectivas de deliberação." OPUS 24, no. 3 (October 19, 2018): 26. http://dx.doi.org/10.20504/opus2018c2402.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa tem por objetivo caracterizar tipologias essenciais do fenômeno da prática pianística baseadas nos procedimentos adotados por quatro pianistas em diferentes níveis acadêmicos (extensão, graduação, pós-graduação e profissional), tendo em vista as perspectivas de deliberação. A metodologia, de cunho fenomenológico, compreendeu a gravação em áudio e vídeo de uma sessão de prática de duas peças do repertório de cada participante e uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados sob uma perspectiva qualitativa e quantitativa, resultando em nove Categorias Psicossensoriais (assim denominadas por englobarem aspectos de natureza psicológica e sensorial da prática), das quais seis delas são aqui discutidas em termos de procedimentos e eficácia. Os resultados indicam que as perspectivas de deliberação ocorrem pela forma com que essas categorias são estruturadas e frequentemente empregadas em função da expertise: níveis mais elementares demonstraram procedimentos recorrentes, menos variados e com alguma estruturação em desenvolvimento, ao passo que tal estruturação e variedade mostraram-se sistematizadas e distribuídas regularmente à medida que a expertise aumentava.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Jähring Wanderley, Roger Artur, and Maria Alice Veiga Ferreira de Souza. "Lesson Study como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática sobre o Conceito de Volume." Perspectivas da Educação Matemática 13, no. 33 (September 22, 2020): 1–20. http://dx.doi.org/10.46312/pem.v13i33.10302.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve, analisa e discute resultados de uma investigação do tipo observação participante sobre o conceito de volume e de seu ensino defendidos pela comunidade científica da Educação Matemática, mobilizados em uma formação de professores à luz do Lesson Study. O estudo foi apoiado em referências da Educação Matemática sobre Lesson Study, formação de professores e volume. Os dados emergiram de diário de bordo, planos de aula, entrevista focal e gravação de áudio e imagem. Os principais resultados mostraram que os professores ampliaram e aprofundaram seus conhecimentos de volume, antes limitados a fórmulas, ao estabelecerem relações deste conceito com os de área, massa e densidade, a partir de situações de comparação, medição e produção, além de compreenderem as diferenças entre os conceitos de volume e capacidade. A colaboração, a negociação e a elaboração grupal de diferentes estratégias de ensino foram insumos para os professores apreenderem conhecimentos pedagógicos sobre volume. onfiança ao ministrar aulas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Montenegro, Paula. "O artefacto “representações visuais” como ferramenta de ensino em matemática." Comunicações 26, no. 2 (December 5, 2019): 197. http://dx.doi.org/10.15600/2238-121x/comunicacoes.v26n2p197-211.

Full text
Abstract:
Este estudo faz parte de uma investigação mais ampla cujo objetivo geral é explorar modos de aumentar o impacto do uso de representações visuais como ferramenta epistémica no ensino e na aprendizagem de diferentes domínios matemáticos do 2.º ciclo do Ensino Básico. O objetivo deste estudo é analisar duas situações de ensino e aprendizagem em que se utilizou o artefacto representações visuais como ferramenta de aprendizagem. Os participantes são 17 alunos com idade média de 11,3 anos e a sua professora. Os alunos resolveram duas tarefas de áreas de figuras planas. Os dados foram recolhidos a partir da gravação áudio das aulas, dos registos escritos dos alunos, dos planos de aula e do diário da professora. Os resultados mostraram que a ferramenta tratamentos visuais potenciou transformações de representações. Concluímos que esta ferramenta pode ser uma técnica à disposição do professor para levar os alunos a construir o seu conhecimento, proporcionando uma mediação com múltiplas representações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Vieira, Fabiana Silva Soares, and Ana Silvia Moço Aparicio. "Construção colaborativa de sequência didática: uma ferramenta para o desenvolvimento da autoria docente e discente." Educação em Perspectiva 10 (February 8, 2019): e019001. http://dx.doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7046.

Full text
Abstract:
Neste artigo, discutimos resultados de uma pesquisa mais ampla em que investigamos o processo de construção colaborativa de uma sequência didática (SD), com o gênero textual “Carta ao autor”, em uma classe de alfabetização de uma escola municipal de tempo integral, com vistas ao desenvolvimento das capacidades de linguagem e autoria dos alunos. Tendo como referencial teórico estudos desenvolvidos por pesquisadores do Grupo de Didática das Línguas de Genebra, nosso foco aqui é o processo formativo da professora alfabetizadora/colaboradora ao longo do planejamento e desenvolvimento da SD. A pesquisa é qualitativa de cunho colaborativo intervencionista e os dados considerados para análise são: registros em áudio das interações pesquisadora e professora colaboradora, gravação em vídeo das aulas, registros reflexivos em diário de campo da pesquisadora e as produções escritas realizadas pelos alunos. Os resultados indicam que a ferramenta SD contribuiu significativamente na constituição da autoria docente, bem como no desenvolvimento profissional das professoras colaboradora e pesquisadora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Nogueira, D’Andréa Rosário, and João Ricardo Neves da Silva. "Processos de construção da autonomia docente: Análise do planejamento de uma abordagem temática com professores de Ciências da Educação Básica." Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores 9, no. 17 (December 31, 2017): 29–52. http://dx.doi.org/10.31639/rbpfp.v9i17.150.

Full text
Abstract:
Este artigo trata da descrição do processo de construção conjunta de conhecimentos conceituais e do desenvolvimento de características de autonomia docente por professores participantes de um Pequeno Grupo de Pesquisa (PGP) na escola. Para analisar os diálogos obtidos por meio de gravação em áudio de encontros desse grupo, nos pautamos principalmente nos referenciais sobre a autonomia docente em grupos de professores, além de trabalhos da linha de formação de professores de ciências. Essas análises foram realizadas por agrupamentos de categorias e sistematizam os conteúdos conceituais e os elemen-tos da autonomia docente desenvolvidos, em conjunto pelos professores, no processo de planejamento conjunto. Foi possível identificar momentos nos quais os professores vão compreendendo os elementos teóricos da questão–tema debatida, e ainda situações nas quais se pode afirmar a constituição de elemen-tos iniciais de autonomia docente. Assim, apontamos para o potencial da formação de grupos de pesquisa por professores na escola na elaboração de conhecimentos conceituais e na construção da autonomia dos docentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Carvalho, Thais Regina de, and Mariana Cesar Verçosa Silva. "Representações e literatura infantil:." SER Social 19, no. 41 (February 6, 2018): 355–84. http://dx.doi.org/10.26512/ser_social.v19i41.14944.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca compreender as relações étnicos-raciais no contexto escolar, a partir da literatura infantil. O objetivo é apresentar o recorte do “Projeto Identidades” desenvolvido em uma escola da rede pública de Curitiba/PR, com base nas estratégias de crianças de sete e oito anos com diferentes identificações étnico-raciais para representar a protagonista negra da obra infantil: “Entremeio sem babado”. O estudo teve a coleta de dados realizada por meio de observação participante, gravação em áudio durante as aulas, registros escritos e desenho das crianças. Os resultados da pesquisa indicam a heterogeneidade das representações, ora evidenciando padrões pré-estabelecidos socialmente (branquidade normativa e padrão europeu), ora valorizando as características da personagem negra. Nota-se que para romper com discursos e representações discriminatórias é preciso ampliar as referências das crianças, a partir de materiais e literatura de qualidade, que valorizam a estética negra, visando combater diretamente o racismo e a discriminação racial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Da Conceição, Alexandre Rodrigues, and Elton Casado Fireman. "O ensino de botânica: proposta de ensino investigativo para o 2º ano do ensino fundamental." Revista Insignare Scientia - RIS 4, no. 1 (February 19, 2021): 168–88. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i1.12099.

Full text
Abstract:
O planejamento de aulas de Ciências, com objetivo de promover o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC), precisa ser iniciado desde cedo. Para tanto, desenvolvemos e aplicamos uma sequência de ensino investigativo (SEI), com estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, tendo como objetivo investigar a contribuição do ensino por investigação para o desenvolvimento da AC em conteúdos de Botânica. Esse estudo teve como base a pesquisa qualitativa de natureza descritiva e explicativa. As aulas que compõem a SEI foram registradas por meio de gravação de áudio, textos e desenhos produzidos pelos estudantes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), a partir de categorias pré-definidas. Os resultados esclarecem que, por meio da observação das estruturas das plantas e das discussões sobre o plantio da banana, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar seu objeto de estudo, levantar hipóteses, realizar explicações, registar dados e comunicar seus achados; habilidades que fazem parte da cultura cientifica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Rezende, Dayselane Pimenta Lopes, and Reginaldo Fernando Carneiro. "TAREFAS EXPLORATÓRIO-INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE QUADRILÁTEROS NO 8.º ANO." Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática 6, no. 3 (July 20, 2021): 40–62. http://dx.doi.org/10.34179/revisem.v6i3.14644.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições das tarefas exploratório-investigativas e dos materiais didáticos manipuláveis para o estudo de quadriláteros por alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do interior do estado do Rio de Janeiro. Utilizaram-se, para produção de dados, o diário de campo, a gravação em áudio e vídeo da realização das tarefas pelos alunos, relatório fotográfico dos diversos momentos e das atividades. As tarefas exploratório-investigativas possibilitaram ao aluno a compreensão de conceitos de quadriláteros, por meio da observação, da manipulação, do levantamento de hipóteses e do registro de suas descobertas, promovendo mudanças significativas no comportamento e na cultura escolar. Os materiais manipuláveis permitiram que os alunos identificassem propriedades dos quadriláteros e compreendessem conceitos. A pesquisa possibilitou uma aprendizagem de conceitos e conteúdos por meio do envolvimento dos alunos para realizar as tarefas, o desenvolvimento da linguagem matemática, da capacidade de comunicar as ideias e das habilidades investigativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Souza, Rafaelle da Silva, Ileana M. Greca, Indianara Lima Silva, and Elder Sales Teixeira. "Ensino de Mecânica Quântica na licenciatura em Física por meio da História e Filosofia da Ciência." Caderno Brasileiro de Ensino de Física 38, no. 2 (September 20, 2021): 914–44. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e74157.

Full text
Abstract:
Neste artigo são analisados os resultados da aplicação de uma proposta didática no contexto de ensino da Mecânica Quântica (MQ) baseada na História e Filosofia da Ciência (HFC) implementada no curso de licenciatura em Física. É discutido do planejamento às atividades de aprendizagem observando como essas potencializam ou limitam a concretização da compreensão histórico-conceitual da Teoria Quântica. Foi possível concluir, através de observação, gravação de áudio e vídeo e documento (atividades individuais), que a proposta conseguiu conduzir as ações que envolvem a prática docente, desde o conteúdo específico até o planejamento do processo de transposição didática. Entre as contribuições da pesquisa, o uso da HFC como o eixo condutor do ensino promoveu a contextualização dos conteúdos no próprio processo de sua produção, criando condições para que os estudantes aprendam a MQ experimentando a curiosidade e a autonomia na construção de seu aprendizado. Os resultados também apontam que existem importantes cuidados a serem tomados quando se propõe metodologias inovadoras para o processo de ensino-aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Lopes, Wemíria de Fátima Lima, Isabella de Matos Mendes da Silva, Fernando Vicentini, Jorge Sadao Nihei, Gilyane Silva dos Santos, Juliel Conceição Barreto, and Ana Lúcia Moreno Amor. "Educação para a saúde no contexto online: relato de experiência." Research, Society and Development 10, no. 11 (August 29, 2021): e224101119669. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19669.

Full text
Abstract:
A suspensão do ensino presencial pela pandemia do novo coronavírus em 2020 fez com que se buscassem metodologias aplicáveis à educação online. O podcast, por exemplo, é um arquivo digital de áudio transmitido por redes sociais para divulgar informações, constituindo-se em recurso educativo no processo ensino-aprendizagem. Este relato tem como objetivo apresentar o uso de metodologias no contexto da educação remota para graduandos da área da saúde. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, a partir do olhar de docentes, discentes e da monitora no componente curricular Métodos de Diagnósticos Laboratoriais (MDL), no período de 14/09 a 19/12/2020, utilizando-se de momentos síncronos e assíncronos. Grupos com três ou quatro discentes elaboraram, ao longo do semestre, oito podcasts, um exemplo de procedimento operacional padrão (POP), dialogaram com docentes e monitora em ambientes virtuais e responderam sobre suas percepções quanto ao uso destas ferramentas para o processo ensino aprendizagem em um calendário acadêmico remoto. Destacam-se como respostas: 52,6% avaliaram as estratégias adotadas como muito boa e 42,1% como boa; 47,4% utilizaram o programa Anchor para gravação e edição do podcast e 73,7% não sentiram dificuldades quanto à gravação dos roteiros. Para o POP confeccionado, ficou o compromisso de realizá-lo em uma atividade extensionista, posteriormente. A busca pela melhor metodologia foi desafiadora. O podcast se mostrou uma metodologia satisfatória para o ensino da saúde no contexto da educação online para o componente curricular (MDL). Vislumbra-se socializar em comunidades diversas os podcasts produzidos, para popularizar os conhecimentos obtidos e suas relações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Santos, Jaqueline Luana Fabri Donadon dos, and Rita De Cássia Ietto Montilha. "Grupo de familiares de indivíduos com alteração de linguagem: o processo de elaboração e aplicação das atividades terapêuticas." Revista CEFAC 18, no. 1 (February 2016): 184–97. http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620161815115.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: descrever o processo de elaboração e aplicação de atividades com grupos de familiares de crianças/adolescentes com alterações de linguagem em acompanhamento fonoaudiológico. Métodos: trata-se de pesquisa qualitativa, de grupo focal, sendo que a coleta de dados ocorreu por meio de diário de campo das discussões em supervisões do estágio de Fonoaudiologia em Alterações de Linguagem da instituição de origem e de gravação de áudio e vídeo dos grupos de familiares, contendo transcrição e análise de conteúdo dos dados obtidos. Resultados: as supervisões do estágio estimularam os alunos a amadurecer o raciocínio e levantar questões relevantes à abordagem com a família; nas atividades dos grupos, os participantes foram estimulados a refletirem sobre questões como postura frente às dificuldades, maneira de lidar com a alteração da linguagem, entre outros. Conclusão: o estudo contribuiu para a descrição do amadurecimento dos estagiários ao longo das supervisões, bem como levantou a discussão sobre abordagem do fonoaudiólogo ao familiar, estimulando-o a construir com o sujeito maneiras de beneficiá-lo em sua alteração de linguagem, sem danificar as relações de vínculos e interação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Fonseca, Vilmar, and Ana Henriques. "Compreensão da Definição Formal de Limite: um estudo na formação inicial de professores de Matemática." Bolema: Boletim de Educação Matemática 32, no. 62 (December 2018): 1030–49. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n62a14.

Full text
Abstract:
Resumo Neste artigo analisamos que compreensão evidenciam os estudantes de um curso de formação de professores de Matemática, no Brasil, sobre a definição formal de limite de uma função num ponto, no decorrer de uma intervenção didática que visa a aprendizagem com compreensão deste conceito matemático. Os dados, recolhidos a partir da observação participante com gravação em áudio e vídeo das aulas lecionadas e as produções escritas dos estudantes na resolução das tarefas propostas em sala de aula, foram analisados qualitativa e interpretativamente considerando três elementos evidenciadores de compreensão: os significados, as representações de limite e a sua aplicação na resolução de problemas. Os resultados mostram que os estudantes, em geral, atribuíram ao limite diferentes significados, que emergem dos seus conceito-imagem e que evidenciam uma concepção adequada da simbologia da definição formal de limite, sendo igualmente capazes de reconhecer e representar o limite algébrica e geometricamente, com registros assentes na simbologia dessa definição e de a aplicarem corretamente na análise de erros e na resolução de problemas de validação de conjecturas. Evidenciaram, assim, uma aprendizagem com compreensão da definição formal de limite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Balbani, Aracy P. S., Silke A. T. Weber, and Jair C. Montovani. "Atualização em síndrome da apnéia obstrutiva do sono na infância." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 71, no. 1 (February 2005): 74–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992005000100013.

Full text
Abstract:
A prevalência de SAOS em crianças é de 0,7-3%, com pico de incidência nos pré-escolares. Fatores anatômicos (obstrução nasal severa, más-formações craniofaciais, hipertrofia do tecido linfático da faringe, anomalias laríngeas, etc.) e funcionais (doenças neuromusculares) predispõem à SAOS na infância. A principal causa da SAOS em crianças é a hipertrofia adenotonsilar. As manifestações clínicas mais comuns são: ronco noturno, pausas respiratórias, sono agitado e respiração bucal. A oximetria de pulso noturna, a gravação em áudio ou vídeo dos ruídos respiratórios noturnos e a polissonografia breve diurna são métodos úteis para triagem dos casos suspeitos de SAOS em crianças, e o padrão-ouro para diagnóstico é a polissonografia em laboratório de sono durante uma noite inteira. Ao contrário dos adultos com SAOS, as crianças costumam apresentar: menos despertares associados aos eventos de apnéia, maior número de apnéias/hipopnéias durante o sono REM e dessaturação mais acentuada da oxihemoglobina mesmo nas apnéias de curta duração. O tratamento da SAOS pode ser cirúrgico (adenotonsilectomia, correção de anomalias craniofaciais, traqueostomia) ou clínico (higiene do sono, pressão positiva contínua nas vias aéreas - CPAP).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Sartore, Laudineia De Souza, and Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro. "NARRATIVAS DE VIDA: NORTEANDO AS PRÁTICAS LEITORAS NA EJA." Pontos de Interrogação — Revista de Crítica Cultural 9, no. 1 (July 15, 2019): 41. http://dx.doi.org/10.30620/p.i..v9i1.7010.

Full text
Abstract:
Este artigo trata sobre a realização de uma pesquisa narrativa através da abordagem autobiográfica, no método histórias de vida, onde foram utilizadas entrevistas narrativas, em busca de variáveis que identificassem, através das histórias de vida desses alunos, como se configurou sua escolarização e o processo de apropriação da leitura. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a fim de compor as narrativas de vida. Utilizou-se para a coleta dos dados em campo o recurso de gravação em áudio. Foram entrevistados 10 alunos matriculados na EJA, tempo II, voluntários, acima de 18 anos. Após a decodificação dos dados, analisamos e refletimos sobre os processos formadores pelos quais passaram, procurando entender suas causas e consequências. Verificou-se como resultado que a experiência leitora da maioria dos alunos entrevistados foi deficitária antes e durante o processo escolar, permanecendo restrita, na maioria das vezes, a textos dos livros didáticos, ou seja, devido ao pouco acesso às leituras no decorrer dos estudos, tanto na escola como fora dela, esses alunos não adquiriram os conhecimentos necessários para fazer as inferências no processo de leitura, que levam à compresão leitora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Silva, João Victor Lima da, Maritza Consuelo Ortiz Sanchez, Maria Lelita Xavier, Miriam Marinho Chrizostimo, Érica Brandão de Moraes, and André Luiz de Souza Braga. "Educação permanente e sua contribuição no processo gerencial no âmbito da atenção básica." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 26, 2020): e465997505. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7505.

Full text
Abstract:
Objetivo: descrever a prática da Educação Permanente (EP) como ferramenta do processo de trabalho gerencial do enfermeiro no âmbito de atenção básica. Método: pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada com enfermeiros de duas clínicas comunitárias da família do município de Niterói - Rio de Janeiro. Para a coleta dos dados foi realizada entrevista semiestruturada e gravação de áudio. Utilizou-se a técnica da análise de conteúdo na modalidade temática. A Pesquisa foi aprovada com parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob o CAAE nº 64840416.3.0000.5243 da Universidade Federal Fluminense. Resultados: após a análise dos dados emergiu as seguintes categorias: a Educação Permanente como estratégia de gestão dos enfermeiros das Clínicas Comunitárias da Família e desafios da Educação Permanente como estratégia de renovação na gestão no processo de trabalho do enfermeiro. Conclusão: foram encontradas contribuições da utilização da Educação permanente no trabalho em equipe e na gestão do enfermeiro nas Clínicas Comunitárias da Família, possibilitando a transformação em seu ambiente de trabalho, além dos percalços que podem dificultar esse processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, Elifas Levi da, and Jesuina Lopes de Almeida Pacca. "ALGUMAS IMPLICAÇÕES DO TRABALHO COLETIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES." Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 13, no. 3 (December 2011): 31–49. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172011130303.

Full text
Abstract:
Neste estudo procuramos por implicações decorrentes do trabalho coletivo, para a formação continuada de professores de Física. Nossas informações provêm da observação participante e da gravação em áudio do trabalho de um grupo de professores que atuam na rede pública estadual de São Paulo. No trabalho, as categorias analíticas explicitam as intenções do que se fala, evidenciando, no discurso, posicionamentos de liderança e esclarecimentos entre outros, que são os argumentos da negociação, e que buscam organizar, dirigir e definir o que se faz e o como se faz no grupo. O objetivo é conhecer os fatores que influenciam a eventual mudança conceitual do professor acerca do ensinar e da prática na sala de aula. Os resultados mostram que o trabalho em grupo favorece a autonomia do professor e as competências para conduzir o processo de aprendizagem, tais como enfrentar situações inesperadas, valorizar a expressão dos alunos, avaliar continuamente a aprendizagem e reformular seu planejamento, incluindo atividades novas, e, principalmente, desenvolver o espírito crítico para tomar decisões adequadas com critérios pertinentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Tironi de Camargo, Renata, and Tábata Quintana Yonaha. "Traços de abordagens no ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira: uma experiência com professores em formação." Entretextos 21, no. 1 (May 17, 2021): 177. http://dx.doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n1p177.

Full text
Abstract:
À luz de Almeida Filho (1997), Anthony (1963), Prabhu (1990) e outros, concebemos “abordagem” como a filosofia com potencial para orientar os processos de ensinar e de aprender de seus agentes. Neste trabalho, buscamos analisar elementos que possam indicar a predominância de abordagens no processo de ensino de PLE, por meio de concepções acerca do ensino de língua apontadas por professores em formação, bem como da atuação desses agentes em projeto de extensão de uma universidade pública do interior paulista. Tendo isso em vista, apoiadas no paradigma qualitativo-interpretativista, utilizamos como instrumentos de produção de dados questionário semiestruturado, observação de aula, notas de campo e gravação de aula em áudio. A partir desses procedimentos metodológicos, identificamos que os professores em formação mobilizaram recursos pedagógicos alinhados à abordagem Gramatical Comunicativizada, já que fazem uso de práticas reconhecidamente estruturais, porém de forma contextualizada e justificada. Por fim, compreendemos que o reconhecimento de determinada abordagem pode ajudar a esclarecer práticas de professores e, oportunamente, auxiliar na reflexão dessas ações em busca do aprimoramento da ação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Ribeiro, Victor Arantes, Leandro da Silva Barcellos, and Geide Rosa Coelho. "A constituição de normas e práticas científicas em uma aula de Física com enfoque histórico e investigativo." Caderno Brasileiro de Ensino de Física 38, no. 2 (September 20, 2021): 945–64. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e72683.

Full text
Abstract:
Neste trabalho apresentamos a análise de uma aula com enfoque histórico e investigativo na qual buscamos identificar normas e práticas científicas estabelecidas na sala de aula. Essa aula foi desenvolvida em uma turma da primeira série do ensino médio em uma escola de tempo integral da rede estadual do Espírito Santo e teve como foco o desenvolvimento de um debate sobre duas correntes de pensamento sobre o movimento dos corpos (pensamento aristotélico e galileano). Os dados foram produzidos por meio da gravação em áudio e vídeo da aula e anotações em diário de campo. Para análise utilizamos as categorias propostas por Nascimento e Sasseron (2019) que elencam uma série de características da cultura cientifica que podem ser incluídas em um contexto escolar. Os resultados indicam a presença de características importantes, como a argumentação, a receptividade crítica, a realização de perguntas e a construção de explicações. Além disso, foi possível estabelecer a constituição de uma igualdade moderada pela natureza da atividade didática que contemplava maior envolvimento dos estudantes na construção das ideias na sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography