To see the other types of publications on this topic, follow the link: Gravações áudio.

Journal articles on the topic 'Gravações áudio'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Gravações áudio.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Bellucco, Alex, and David William Cordeiro Marcondes. "1, 2, 3 Gravando: registrando o áudio com qualidade em sala de aula." Caderno Brasileiro de Ensino de Física 33, no. 2 (September 8, 2016): 641. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p641.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p641 O registro do áudio com qualidade aceitável em videogravações, que serão usadas nas pesquisas sobre os processos de ensino-aprendizagem em sala de aula, apresenta-se como um grande obstáculo à pesquisa em educação. Nesse trabalho, apresentamos um aparatado que visa minimizar essa dificuldade – o microfone boundary baseado no microfone de zona de pressão Crow (PZM). Descrevemos como construí-lo, além disso, explicamos ainda como montar um pré-amplificador para ampliar o sinal do microfone e, também, uma fonte regulada para prover a alimentação desses aparatos. As gravações obtidas com esses equipamentos apresentam uma qualidade bastante superior às obtidas com os microfones convencionais, potencializando as investigações que se valem desse tipo de registro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Assis, Alexandre Rodrigues de, Marcos Paulo Henrique, and Marcelo Almeida Bairral. "GRAVAÇÕES DE TELAS: CAPTURA DE TOQUES REALIZADOS POR ALUNOS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS." Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática 2, no. 1 (August 5, 2020): 19–32. http://dx.doi.org/10.36661/2596-318x.2020v2n1.11533.

Full text
Abstract:
Este artigo ilustra como o vídeo gerado por meio da captura de toques em telas pode auxiliar em análises relacionadas à manipulações e raciocínios de discentes da educação básica na resolução de tarefas de geometria. Duas situações de ensino, recortes de pesquisas com características de Design Experiment realizadas com alunos da Educação Básica, são apresentadas como forma de elucidar a utilização dos aplicativos AZ Screen Recorder e Screen Recorder Pro na produção dos dados. A primeira, com o AZ Screen Recorder, destaca as ações e interações dos sujeitos no aprendizado de conceitos relacionados ao estudo de retas e ângulos com o uso do GeoGebra aplicativo em smartphones. O Screen Recorder Pro foi utilizado em tablets para identificar e analisar como alunos realizam toques em telas na resolução de tarefas utilizando as transformações isométricas no plano com o Construtor Geométrico. As telagravações permitiram (re)visitar toques dos estudantes a partir de gravações em duas fontes simultâneas (áudio e interações em tela) utilizando o mesmo aplicativo. As análises apontam que as telagravações viabilizaram identificar interações em telas, que contribuíram para rastrear processos de aprendizagem e para reformular o planejamento do cenário da investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gomides, Paula Aparecida Diniz, and Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo. "SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR." EntreLetras 11, no. 3 (December 31, 2020): 273–97. http://dx.doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p273-297.

Full text
Abstract:
Analisamos um evento de letramento em um curso de Pedagogia. Interessamo-nos pelos sentidos produzidos durante um dos momentos da disciplina sobre letramentos literários que objetivou a formação do professor leitor, com base na premissa de que o hábito da leitura favorece a mediação na construção desse letramento. Para fins de registro, utilizamo-nos de gravações em áudio e anotações em diário de campo. As interações foram analisadas a partir dos preceitos de dialogismo e construção de sentidos de Bakhtin ([1929] 2006; [1970-71] 2017) e evidenciaram uma vasta gama de interpretações polifônicas nas práticas sociais dos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Teodoro, Virgínia, and João Paulo Cunha de Menezes. "O QUE TEM NO RIO PROFESSOR? ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE MACROINVERTEBRADOS NO ENSINO MÉDIO." Revista Prática Docente 6, no. 2 (May 29, 2021): e035. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2021.v6.n2.e035.id1048.

Full text
Abstract:
Esse trabalho apresenta um estudo qualitativo desenvolvido a partir da implementação de uma atividade investigativa explorando a fauna de macroinvertebrados em fontes de água com diferentes níveis de poluição. Os dados aqui apresentados e discutidos foram coletados por meio de gravações em áudio das atividades e diário de campo da pesquisadora. Sua análise objetivou investigar como o uso de uma atividade investigativa pode contribuir para a melhoria do ensino de Ciências. Os resultados apontaram elementos que indicam a contribuição da atividade no engajamento e interesse dos estudantes nas atividades desenvolvidas, do mesmo modo que auxiliou na compreensão dos conteúdos abordados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nunes, Alvimar Liberato, and Fausto Borém. "O arranjo e o improviso de Raphael Rabello sobre Odeon de Ernesto Nazareth." Per Musi, no. 30 (December 2014): 98–113. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-75992014000200012.

Full text
Abstract:
Estudo comparativo entre os procedimentos composicionais de Ernesto Nazareth (1863-1934) no original de Odeon para piano de 1910 (NAZARETH e MAURÍCIO, 1968) e as práticas de performance e de arranjo pelo violonista de choro Raphael Rabello (1962-1995) no seu arranjo gravado em áudio comercial (NAZARETH e RABELLO, 1991) e em seu improviso gravado em vídeo não-comercial (RABELLO e NAZARETH, 1991). As análises das transcrições dessas gravações (NAZARETH e RABELLO, 2014; RABELLO e NAZARETH, 2014) revelam um tratamento livre da forma, alterações rítmicas, melódicas e harmônicas, e uma influência da linguagem idiomática do violão erudito e flamenco na performance de Raphael Rabello.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Stanke, Roberta Cristina Sol Fernandes. "O papel do professor no ensino de alemão para o fim específico da leitura." Revista Brasileira de Linguística Aplicada 11, no. 4 (2011): 935–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-63982011000400008.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo abordar o papel do professor em um curso de alemão, cujo fim específico é o desenvolvimento da habilidade de leitura nesta língua estrangeira (LE). Os resultados da pesquisa, realizada com bas eem notas de campo em um curso de alemão para leitura, diários, entrevistas, questionários, análise documental e gravações em áudio e vídeo, demonstraram o papel multifacetado do professor de LE para fins específicos que, além de ensinar a língua-alvo, analisa as necessidades da situação-alvo e da situação de aprendizagem, seleciona e elabora material didático, conscientiza seu aprendiz sobre o que significa a atividade de leitura e fomenta o desenvolvimento das estratégias de leitura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Macedo, Maria do Socorro Alencar Nunes, and Erica Feijó Lima. "Diálogo e interação na produção de textos na escola: análise de um evento de letramento." Horizontes 38, no. 1 (February 24, 2020): e020005. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.802.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo refletir sobre letramento na escola com o foco na produção de textos de alunos do terceiro ano do ensino fundamental. Tomamos como base teórico-metodológica os novos estudos do letramento (NEL) articulada à perspectiva enunciativa da linguagem proposta por Bakhtin. A pesquisa realizou-se por meio de observações com gravações de áudio, registro no diário de campo e entrevista semiestruturada com a docente. Os resultados indicam uma forma dialógica de mediação da professora no trabalho com a língua escrita em uma turma que está finalizando o ciclo de alfabetização, a partir da análise da escrita de um bilhete, evento de letramento muito comum nesse contexto escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moser, Anderson de Souza, Aline de Gregório, Elocir Aparecida Correa Pires, and Ana Lucia Olivo Rosas Moreira. "Concepções de ambiente e Educação Ambiental de professores: o padlet como uma ferramenta interativa." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 15, no. 5 (August 21, 2020): 20–36. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10299.

Full text
Abstract:
Este artigo investigou por meio da ferramenta Padlet, as concepções de ambiente e EA de professores participantes de um processo de formação continuada em EA e Educomunicação. A pesquisa é de cunho qualitativo e utilizou como instrumento de coleta dos dados um mural interativo no recurso Padlet e gravações em áudio. Para análise das concepções utilizamos três concepções de ambiente (natureza, recurso e objeto de transformação/Local de emancipação), bem como as principais macrotendências político-pedagógicas de EA (conservacionista, pragmática e crítica). O Padlet se mostrou como uma ferramenta eficaz na investigação das concepções e possibilitou uma reflexão oportuna a formação crítica dos professores em EA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Giusti, Neura Maria De Rossi, and Jutta Cornelia Reuwsaat Justo. "Contribuições de uma experiência sobre o conteúdo de tratamento da informação no programa pró-letramento em matemática." Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 95, no. 241 (December 2014): 636–61. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-6681/291611145.

Full text
Abstract:
A pesquisa investiga as ações e as contribuições de uma formação continuada nos anos iniciais do ensino fundamental para a prática pedagógica de 18 professores do município de Vacaria, Rio Grande do Sul (RS), envolvendo os conteúdos de Tratamento da Informação (TI), com base no programa Pró-Letramento em Matemática. A pesquisa é qualitativa e tem o estudo de caso como abordagem. A coleta de dados foi composta por questionários, entrevistas, gravações em áudio e análise documental. Os resultados apontaram que a proposta de formação atendeu às expectativas da maioria dos professores de alcançar novos conhecimentos teóricos sobre o conteúdo e seu processo de ensino e aprendizagem, bem como contribuiu para o desenvolvimento de estratégias para a prática pedagógica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Maccali, Ludmila, Marli Teresinha Quartieri, and Ieda Maria Giongo. "Atividades investigativas desenvolvidas com estudantes de 7° e 9° anos do Ensino Fundamental envolvendo as concepções da Álgebra." Debates em Educação 10, no. 22 (December 21, 2018): 35. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p35-50.

Full text
Abstract:
Neste trabalho apresentam-se resultados decorrentes de uma prática realizada com alunos de 7º e 9º anos do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas, com o intuito de analisar estratégias evidenciadas por estudantes de 7º e 9º anos do Ensino Fundamental quando estes operam com atividades investigativas envolvendo o conteúdo da álgebra. Os aportes teóricos que sustentaram este trabalho estiveram alicerçados nas ideias de Usiskin (1995) quanto às concepções algébricas; e, Ponte, Brocardo e Oliveira (2009) na Investigação Matemática. Os dados foram obtidos por meio de gravações de áudio, diário de campo do professor e estudantes. Salienta-se que os estudantes tiveram momentos de autonomia, formulando diferentes estratégias acerca de atividades investigativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

POZEBON, Simone, and Anemari Roesler Luersen Vieira LOPES. "Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: estudar para ensinar matemática." Revista de Educação Pública 28, no. 67 (December 30, 2018): 219. http://dx.doi.org/10.29286/rep.v28i67.2922.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa com acadêmicos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia em um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de discutir sobre a aprendizagem da docência desses futuros professores, coletaram-se os dados a partir de gravações de áudio e vídeo, analisando-os por meio de seleção de episódios. A análise permitiu identificar indícios reveladores de aprendizagem da docência em dois aspectos principais: a necessidade dos futuros professores de estudar o conteúdo a ser ensinado e o sentido atribuído por eles a essa ação.Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Matemática nos Anos Iniciais. Atividade Orientadora de Ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Rodrigues, Bruna, and João Pedro Mendes Da Ponte. "A perspectiva dos professores numa formação em Estatística." Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas 16, no. 37 (December 30, 2020): 5. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.7870.

Full text
Abstract:
Este estudo enquadra-se numa experiência de formação que articula conhecimentos de conteúdo e de didática da Estatística, no âmbito de um curso de especialização para professores de Matemática do ensino básico. O nosso objetivo é identificar os conhecimentos desenvolvidos pelos participantes sobre o ensino da Estatística, de modo a saber como percepcionam este processo formativo. Os dados foram coletados através de questionários, relatórios, gravações de áudio e vídeo, além de um diário de bordo, no qual analisamos o trabalho e o balanço realizado pelos participantes. Concluímos que este processo formativo teve impacto no desenvolvimento profissional dos professores no que diz respeito à valorização da abordagem exploratória da Estatística, nomeadamente na realização de investigações no contexto escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Fonseca Luiz, Cintya, and Lourdes Aparecida Della Justina. "INTERFACES DA AVALIAÇÃO E DA REFLEXÃO: TECENDO SIGNIFICADOS NA PRÁTICA DOCENTE." Revista Valore 3 (December 26, 2018): 642–54. http://dx.doi.org/10.22408/reva302018189642-654.

Full text
Abstract:
A avaliação é um dos desafios que devem ser investigados para contribuir na formação inicial de professores de Ciências. Este artigo apresenta as compreensões acerca da avaliação e da prática reflexiva presente no discurso de licenciandos. Para tanto, a constituição dos dados se deu por meio de gravações em áudio e vídeo dos encontros desenvolvidos no grupo focal formado por 12 licenciandos de Ciências Biológicas participantes do Subprojeto Pibid/Biologia da Unioeste. Os dados foram analisados com base na Análise Textual Discursiva, e, evidenciou-se que a prática reflexiva pode ser impulsionadora de mudanças no fazer avaliativo do professor, pois possibilita avançar mediante as práticas reproduzidas que se repetem na sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Roesler Luersen Vieira Lopes, Anemari, and Thanize Bortolini Scalabrin. "FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO ESTÁGIO: A OBSERVAÇÃO COMO AÇÃO FORMADORA." Revista Inter Ação 44, no. 3 (January 2, 2020): 727–41. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v44i3.55673.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar como o licenciando em Matemática vai se constituindo professor nas diversas ações do estágio e, mais especificamente, compreender como os futuros professores vão se apropriando de conhecimentos sobre a docência ao observar professores regentes. Os dados foram produzidos a partir do acompanhamento da disciplina de Estágio Supervisionado de Matemática no Ensino Fundamental e geridos através dos registros no diário de campo da pesquisadora, áudio gravações, relatórios desenvolvidos pelos alunos e uma sessão reflexiva. Os resultados nos apontam que, ao observar professores regentes, os estagiários se apropriaram de elementos para a constituição de modos de organização do ensino, importantes para a docência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Xavier, Rosely Perez. "O desenvolvimento da compreensão oral e em leitura em um programa temático baseado em tarefas." Revista Brasileira de Linguística Aplicada 4, no. 1 (2004): 117–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-63982004000100008.

Full text
Abstract:
Este trabalho discute o desenvolvimento das habilidades de compreensão oral e escrita em língua inglesa a partir da implementação de um programa temático de ensino baseado em tarefas em duas 5as séries do ensino fundamental. Os dados foram coletados através de diários, gravações de aulas em áudio e vídeo, questionários e testes de rendimento em dois momentos do processo de implementação, de modo que os resultados pudessem ser comparados entre si. Para verificar se os ganhos de aprendizagem haviam sido significativos, duas 6as séries realizaram os mesmos testes de compreensão oral e em leitura e os seus resultados foram comparados com aqueles dos sujeitos desta pesquisa. Nos contextos pesquisados, os alunos apresentaram ganhos de aprendizagem, sendo eles mais significativos na habilidade de compreensão oral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Paulinyi, Zoltan. "Sobre o desuso e o ressurgimento da viola pomposa." Per Musi, no. 25 (June 2012): 91–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-75992012000100009.

Full text
Abstract:
A viola pomposa, instrumento pentacorde de origem barroca semelhante à viola de orquestra com uma corda Mi aguda acrescentada, recebeu denominações divergentes desde o final do século XVIII causando confusão com os termos "violino pomposo", "violino tenor", "violoncello da spalla" e "violoncello piccolo". Entrou em desuso provavelmente pela dispendiosa manutenção das cordas e maior esforço de manuseio, motivos que não mais justificam sua ausência das salas de concerto. Descreve-se detalhadamente uma viola pomposa de construção brasileira feita pelo luthier Carlos Martins del Picchia em Belo Horizonte em 2006 seguindo as informações sobre "La Parmigiana" de Guadagnini feita em 1765. Apresenta uma lista de repertório para o instrumento, na qual a produção brasileira desponta na publicação de partituras e gravações de áudio e vídeo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Prietsch, Raquel Fontoura, and Adriana Fischer. "O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR." Cadernos do IL, no. 46 (May 31, 2013): 209–27. http://dx.doi.org/10.22456/2236-6385.36016.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é analisar o uso da linguagem pelos atendentes de uma biblioteca escolar quando da interação com seus usuários. Considerando o caráter social e contextual da linguagem, a pesquisa fundamenta-se em pressupostos acerca das linguagens contextualmente situadas, bem como da Sociolinguística Interacional. Por meio de gravações em áudio, analisamos, qualitativamente, doze eventos de interação entre usuários e seis atendentes da biblioteca do Colégio Municipal Pelotense-Pelotas/RS, visando identificar de que forma os atendentes utilizam a linguagem para interagir com os usuários e, assim, atribuírem significados às necessidades deles. Resultados evidenciam que os atendentes tendem a compartilhar as pistas de contextualização fornecidas pelos usuários e situar a linguagem a dos usuários, tornando a interação benéfica entre eles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Gomes, Aline Resende, and Pedro Donizete Colombo Junior. "Investigando as emoções de licenciandos em situação de estágio curricular supervisionado." Educação, Ciência e Cultura 25, no. 3 (November 30, 2020): 165. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v25i3.6319.

Full text
Abstract:
O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é uma importante etapa na formação inicial de professores, sendo o momento em que o licenciando depara-se com o ambiente da profissão que escolheu, emergindo diferentes emoções neste processo. Esta pesquisa investigou as emoções manifestadas por cinco licenciandos de cursos de Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em situação de ECS. Em um viés metodológico, empregou-se observações e gravações em áudio e vídeo de regências e entrevistas semiestruturadas, sendo as análises amparadas por meio do Método da Lembrança Estimulada. Os resultados mostraram que o confronto com a realidade escolar constitui o maior desafio enfrentado pelos licenciandos ao adentrar à sala de aula, porquanto é gerador de emoções, como medo, ansiedade e angústia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Passos, Deusa Maria de Souza Pinheiro. "O intérprete como produtor de sentidos: uma análise discursiva da atividade de interpretação forense." Tradterm 15 (December 18, 2009): 113. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2009.46342.

Full text
Abstract:
A partir de uma perspectiva discursiva de linguagem, este artigo discute o papel do intérprete, objetivando refletir sobre representações imaginárias acerca da responsabilidade e de dilemas enfrentados por esse profissional em contexto jurídico. Tomando como base um corpus de gravações em áudio, o estudo analisa, em nível discursivo, algumas decisões tomadas pelo intérprete em audiências judiciais. Trata-se de um caso real envolvendo um processo de tráfico de entorpecentes, conduzido nas línguas portuguesa e inglesa. No presente estudo, ilustram-se tensões envolvidas nas escolhas linguísticas do intérprete forense e suas consequências práticas no processo de interpretação. A natureza dessas decisões contribui para o argumento principal deste trabalho: contemplar o lugar do intérprete como produtor de sentidos e não como mero decodificador de palavras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Maia, Marcos Da Silva, and Hermilson Garcia do Nascimento. "Os ritmos do baião fonográfico de Luiz Gonzaga." OPUS 25, no. 3 (December 7, 2019): 508. http://dx.doi.org/10.20504/opus2019c2523.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é desvelar o ritmo do baião, identificando sua caracterização instrumental e rítmica a partir de fonogramas selecionados da obra de Luiz Gonzaga, considerado o criador desse gênero fonográfico da música popular brasileira. Para o estudo, compõem o método: a escuta repetida de gravações dos baiões de Gonzaga, o uso de conversores e editores de áudio para aprimorar a qualidade da escuta, além da edição de partituras das transcrições para fundamentar análises e apontamentos, concernentes ao tecido rítmico. O ritmo do baião é geralmente reduzido a (e representado por) uma célula considerada por vários autores como “padrão”. Um rigoroso exame da fonografia revela que as gravações dos baiões de Luiz Gonzaga, quanto ao aspecto rítmico do acompanhamento, apresentam variedade de padrões nas execuções dos instrumentos que integram os grupos musicais. Os resultados da pesquisa demonstram não haver somente um “padrão básico”, “pulsação básica" ou “levada padrão”, como referido na literatura musical. O baião fonográfico de Luiz Gonzaga configura uma pluralidade de padrões executados em conjunto, gerando resultantes rítmicas diversas, que por esse viés perfilam o gênero de um modo muito mais amplo. Visto assim, o baião constitui-se desde o início em ambiente propício para o surgimento de hibridismos e fusões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

SOUZA, Fernanda Santos, and Cecília Guarnieri BATISTA. "Indicadores de Desenvolvimento em Crianças e Adolescentes com QI Igual ou Inferior a 70." Revista Brasileira de Educação Especial 22, no. 4 (December 2016): 493–510. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382216000400003.

Full text
Abstract:
RESUMO: este estudo teve o objetivo de buscar indicadores de desenvolvimento em crianças e adolescentes com dificuldades para aprender, com QI igual ou inferior a 70 no teste WISC-IV (compatível com o valor delimitado para o diagnóstico de deficiência intelectual). Fundamentou-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano proposta por Vygotsky, especialmente no que se refere à distinção entre desenvolvimento real e potencial. Foram relatados estudos de caso com duas crianças. A coleta de dados ocorreu a partir de gravações em áudio de entrevistas semiestruturadas com os pais/responsáveis e com os profissionais da escola em que os participantes estavam matriculados, e gravações em vídeo das sessões de atendimento de um serviço de educação não formal que as crianças participavam regularmente. A análise de dados envolveu transcrição das entrevistas e elaboração de quadros com os modos de participação social e processos mentais superiores relatados, de cada criança/adolescente; exame das filmagens das sessões de atendimento, com transcrição e análise microgenética de episódios significativos. Os dados sugerem que, ao se enfatizar a busca de indicadores de desenvolvimento, pode-se obter uma visão abrangente de cada caso, de forma a contemplar, para além das limitações, as potencialidades das crianças e dos adolescentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

CUNHA, Alex Garcia, and Luís Vicente CAIXETA. "Coaching instrucional na formação continuada do professor de línguas: um estudo com foco em experiências terapêuticas." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 33, no. 4 (December 2017): 983–1012. http://dx.doi.org/10.1590/0102-445056543209244595.

Full text
Abstract:
RESUMO Neste estudo de abordagem qualitativa, investigamos como um processo de formação continuada por meio de coaching instrucional (Knight, 2007, 2009; Cunha, 2014) pode desencadear experiências terapêuticas ao professor de língua estrangeira em razão do vínculo humano estabelecido. Experiências terapêuticas foram aqui definidas como vivências em que o sujeito sofre afecção, aprendendo novos modos saudáveis de ser, estar e agir no mundo. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio durante 15 sessões de coaching instrucional realizadas com uma professora da educação básica pública no ano letivo de 2012. Ademais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seus alunos. A análise dos dados mostrou que o processo de coaching instrucional, por meio da interação entre coach e professora, desencadeou efeitos terapêuticos na vida da professora em seu ser e fazer profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Tortelli Guarrezi, Silvane, Marcelo Paes de Barros, and Dulce Ferreira da Silva. "Sequências de ensino-aprendizagem: uma abordagem baseada nas demandas de aprendizagem para o ensino de Física." Pesquisa e Ensino 1 (June 3, 2020): e202017. http://dx.doi.org/10.37853/pqe.e202017.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve o efeito de uma Sequência de Ensino Aprendizagem (Teaching-Learning Sequence – TLS), baseada nas demandas de aprendizagem, na promoção do aprendizado dos alunos em conteúdos de Física. A pesquisa investiga os argumentos escritos e orais produzidos por alunos do 1º ano do Ensino Médio, em Sorriso, MT, durante uma TLS completa desenvolvida em agosto de 2019. Os dados usados nesta análise foram derivados de respostas escritas, gravações de áudio e vídeo e notas de campo. Os resultados mostraram que esta TLS pode ser útil para promover a argumentação e melhorar o aprendizado dos alunos sobre conceitos de Física, com destaque para algumas estratégias que se mostraram com potencial para serem utilizadas em TLSs sobre diferentes temáticas. Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Sequência de ensino-aprendizagem. TLS. Ensino de física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Tinti, Douglas da Silva, Wanusa Rodrigues Ramos, Ana Lúcia Manrique, and Laurizete Ferragut Passos. "OBEDUC: análise de aprendizagens docentes num contexto formativo sobre resolução de problemas." Zetetike 24, no. 1 (May 13, 2016): 29. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v24i45.8646527.

Full text
Abstract:
O presente artigo é resultado de um projeto de pesquisa do Programa Observatório da Educação (OBEDUC), aprovado no edital de 2012. Por entender-se a Aprendizagem da Docência como parte integrante do Desenvolvimento Profissional Docente, este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de aprendizagens docentes de professores que ensinam matemática na educação básica, participantes de um processo formativo pautado na investigação, na elaboração, na avaliação, na experimentação e na implementação de atividades envolvendo a resolução de problemas. Foram analisados encontros realizados em 2013 que tiveram esta temática como fio condutor. Os instrumentos de coleta de dados foram gravações em áudio dos encontros do grupo. Entre as aprendizagens docentes apontadas, destacam-se fases do raciocínio pedagógico, planejamento do trabalho docente e implementação da estratégia de resolução de problemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Menezes, Rhômulo Oliveira, Roberta Modesto Braga, and Adilson Oliveira do Espírito Santo. "COOPERAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 7, no. 1 (May 4, 2019): 147–70. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.a2019.v7.n1.p147-170.i7966.

Full text
Abstract:
Este artigo é recorte de uma dissertação de mestrado que buscou identificar e analisar implicações surgidas do uso de Tecnologias Digitais no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática. Neste recorte, objetivamos analisar a cooperação entre sujeitos (alunos e professor) e tecnologias digitais no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática. A pesquisa é do tipo qualitativa, em que foram analisados relatórios e apresentações em PowerPoint produzidos por alunos do curso de matemática e gravações em áudio e vídeo registradas pela professora mediadora (segunda autora) no desenvolvimento de três atividades de Modelagem Matemática. Dessa forma, foi possível descrever a cooperação estabelecida entre a professora mediadora, os alunos e as tecnologias digitais, nos permitindo inferir que essa tríade configurou uma rede semântica (mixagens cognitivas complexas e cooperativas) em torno das temáticas investigadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Sodré, Aline Amanda, Marger da Conceição Ventura Viana, and Edmilson Minoru Torisu. "Como ajudar Laura a comprar um carro: uma Sequência Didática para a Educação Financeira de alunos do Ensino Médio." Revista de Educação Matemática 17 (February 16, 2020): e020006. http://dx.doi.org/10.37001/remat25269062v17id308.

Full text
Abstract:
Educar-se financeiramente parece ser necessidade premente de muitas pessoas ao redor do mundo a fim de resolver problemas relacionados ao mau uso do dinheiro. Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de Mestrado em Educação Matemática, de cunho qualitativo, cujo objetivo foi desvelar contribuições de uma sequência didática para a Educação Financeira de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Assim, os dados foram coletados por meio do registro dessas atividades, de gravações em áudio e do questionário. As análises mostraram que essa sequência didática, da forma como foi organizada, permitiu que os alunos tivessem, entre outros ganhos, introdução ao universo do dinheiro para tomar posições sobre questões financeiras, e autonomia para tomar decisões e posições críticas sobre questões financeiras da vida pessoal, familiar e social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Patrono, Rosângela Milagres, and Ana Cristina Ferreira. "Levantamento de pesquisas brasileiras sobre o Conhecimento Matemático para o Ensino e Formação de Professores." Revemop 3 (January 13, 2021): e202102. http://dx.doi.org/10.33532/revemop.e202102.

Full text
Abstract:
Esse artigo apresenta um levantamento de pesquisas brasileiras sobre o conhecimento matemático para o ensino, a partir do banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Ao todo, foram levantadas 33 pesquisas. Todos os estudos são qualitativos, nos quais a coleta de informações se deu, principalmente, por meio de observação (apoiada por gravações em áudio e vídeo, além de diário de campo), questionários, entrevistas e registros produzidos por participantes de cursos de extensão, disciplinas e grupos de estudo. Os resultados evidenciam lacunas na formação dos participantes em relação aos conhecimentos matemáticos para o ensino e sugerem a necessidade de atenção aos mesmos tanto nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, quanto em ações de formação continuada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Aguiar, Claudiovane Parralego de, and Flávia Dias de Souza. "PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS E A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: A COLETIVIDADE COMO PRINCÍPIO FORMATIVO." Atos de Pesquisa em Educação 16 (July 12, 2021): 8867. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354202116e8867.

Full text
Abstract:
O trabalho resulta de uma pesquisa de mestrado que investigou as possibilidades de aprendizagem da docência por parte de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, no contexto da constituição de um grupo de professoras na escola, e adotou a coletividade como princípio formativo. Os dados foram coletados por meio de questionários abertos, diário de campo, gravações em áudio e sessões reflexivas, no decorrer de dez encontros. Fundamentados na Teoria Histórico-Cultural e na Teoria da Atividade, os dados constituíram, isolados, compostos de episódios e cenas como princípios teórico-metodológicos para a compreensão do fenômeno em movimento. A análise possibilitou evidenciar a necessidade de repensar práticas de formação continuada na direção de novas formas de organizar as aprendizagens docentes que tenham a coletividade como princípio condutor das ações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Rodrigues, Bruna Mayara Batista, and João Pedro Mendes da Ponte. "Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística." Zetetike 28 (January 26, 2020): e020002. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v28i0.8656882.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do conhecimento didático de professores em formação continuada, com foco nas representações e investigações estatísticas, dois aspectos fundamentais da Educação Estatística. A formação é relativa à disciplina de Estatística de um Curso de Especialização para professores de Matemática do Ensino Básico, com 13 participantes. Os dados foram recolhidos no decorrer das sessões através de um diário de bordo, gravações de áudio, recolha documental e entrevistas. A disciplina foi estruturada de modo a articular conhecimentos didáticos a partir de atividades direcionadas à prática letiva. Os resultados mostram que os professores aprofundaram seus conhecimentos sobre as representações estatísticas e sobre o modo de as ensinar. Em relação às investigações estatísticas, os professores destacam a importância da valorização destas atividades para a formação de cidadãos críticos capazes de lidar com a informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Carvalho, Daniel Santos de, Everton Soares Cangussu, and Lúcia Helena Soares de Oliveira. "MODELAGEM MATEMÁTICA ENVOLVENDO ATIVIDADES DE CÁLCULO INTEGRAL." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 6, no. 3 (December 21, 2018): 92–104. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.a2019.v6.n3.p92-104.i7722.

Full text
Abstract:
A Modelagem Matemática desenvolvida na Educação Matemática tem sua origem na Matemática Aplicada e tem se apresentado em pesquisas brasileiras com diferentes concepções. Neste artigo tem-se o objetivo de compreender a contribuição de se utilizar a Modelagem Matemática em atividades de Cálculo Integral aplicada a um grupo de alunos da turma de Cálculo II do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica no Instituto Federal do Maranhão – Campus Imperatriz. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, na medida em que foi analisado o material produzido pelo grupo de alunos em gravações de áudio durante o desenvolvimento das atividades e da observação participante do professor pesquisador. Os resultados encontrados evidenciam que a utilização da Modelagem Matemática na terceira concepção apresentada no trabalho de Klüber (2009) contribui para a aprendizagem dos conceitos de cálculo integral, já que essa vivência torna possível visualizar aplicações cotidianas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Marques, Rafaela Nunes, and Fernanda Müller. "“No próximo recreio a gente briga”: interação social e disputa de meninas." Educar em Revista 35, no. 75 (May 2019): 241–63. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.64570.

Full text
Abstract:
RESUMO O artigo explora interações de crianças no decorrer de uma partida de jogo de damas no recreio escolar. Por meio de observação regular prolongada e de gravações de áudio e vídeo, foi possível descrever práticas e regras do jogo e interpretar o seu significado cultural para as crianças. Também, analisamos aspectos da socialização da linguagem com base na análise da conversa etnometodológica e interpretamos as interações de crianças de acordo com a teoria de Erving Goffman. Os resultados demonstram que questões de gênero emergiram na disputa e contrariaram argumentos do campo da Psicologia vinculados à falta de complexidade existente nos jogos de meninas (PIAGET, 1994). O foco das interações não se voltou para as regras do jogo em si, mas para como estas eram mantidas, burladas e/ou reinterpretadas pelas jogadoras e jogador durante a partida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Damm Zogaib, Simone, and Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner. "CRIANÇAS, DESENHOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica 5, no. 02 (September 27, 2019): 150–70. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v5i02.107.

Full text
Abstract:
Aqui se relata uma pesquisa qualitativa que analisa o registro do pensamento matemático da criança na resolução de problemas por meio de desenhos. Esse estudo aconteceu em uma escola de educação infantil. Os procedimentos metodológicos envolveram observação participante, entrevista, análise documental, gravações de informações em áudio e diários de campo. Crianças de idade entre quatro e seis anos, de um semi-internato em Aracaju-SE, participaram da pesquisa. Ao concluir o estudo, pesquisadores constataram que as crianças conseguiram resolver problemas e representar soluções por meio do desenho. As crianças fizeram isso mesmo sem o domínio da leitura e da escrita, bem como do conhecimento sistematizado das operações matemáticas. Portanto, os pesquisadores observaram que o desenho, além de expressão dos pensamentos e sentimentos infantis, constituiu-se em um instrumento de amplo valor pedagógico para o educador em sua prática diária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Cardoso, Cassandra, and Nedio Seminotti. "O grupo psicoterapêutico no Caps." Ciência & Saúde Coletiva 11, no. 3 (September 2006): 775–83. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232006000300025.

Full text
Abstract:
Neste artigo, são apresentados os resultados de uma pesquisa que investigou as pertenças aos vínculos em usuários de um grupo psicoterapêutico em um Centro de Atenção Psicossocial (Caps). É utilizada a metodologia qualitativa. O corpus, construído a partir da técnica de observação participante, consistiu em relatos provenientes da transcrição de gravações em áudio de oito sessões do grupo psicoterapêutico. Sua análise foi realizada através da análise textual qualitativa. O diário de campo da observadora baseou a caracterização do grupo e dos participantes da pesquisa, realizada a partir de uma perspectiva vincular, contemplando a complexidade do universo empírico. Da discussão dos resultados emergiu o argumento central da análise, indicando que as múltiplas pertenças dos usuários do grupo investigado referem-se a vínculos em seu grupo terapêutico e, também, a vínculos no Caps, no hospital psiquiátrico, na família e na sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Aguiar, Marcia, João Pedro da Ponte, and Alessandro Jacques Ribeiro. "Conhecimento Matemático e Didático de Professores da Escola Básica acerca de Padrões e Regularidades em um Processo Formativo Ancorado na Prática." Bolema: Boletim de Educação Matemática 35, no. 70 (May 2021): 794–814. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a12.

Full text
Abstract:
Resumo O presente artigo discute resultados de uma pesquisa realizada a partir de um processo formativo ancorado na prática envolvendo professores da Escola Básica e tematizando o ensino de álgebra por meio de padrões e regularidades. Utilizando tarefas de aprendizagem profissional especialmente elaboradas para a formação, objetiva-se investigar o conhecimento matemático e didático mobilizado e aprofundado por professores de Matemática ao preparar, desenvolver e analisar coletivamente uma aula sobre padrões e regularidades em uma turma do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-interpretativa, cujos dados foram recolhidos por meio de protocolos e gravações em áudio e vídeo. Os resultados mostram que os professores participantes mobilizaram e ampliaram seus conhecimentos sobre a interpretação de diferentes formas de generalizar um padrão matemático, assim como ampliaram seus próprios conhecimentos matemáticos acerca de um importante tema a ser discutido na Escola Básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Pacheco, Mayara Hilgert, and Marli Schmitt Zanella. "IDENTIFICAÇÃO DE TEOREMAS EM AÇÃO NO ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS." Revista Prática Docente 6, no. 2 (August 31, 2021): e071. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2021.v6.n2.e071.id1230.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo identificar teoremas em ação mobilizados por uma turma de estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental ao resolverem situações de Astronomia. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática, com base nos conteúdos sugeridos pela Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, especificamente para as turmas de 1° a 5°, que contemplou uma abordagem conceitual sobre o Sol, a Lua e suas fases e o Sistema Solar. Os dados foram coletados por meio de gravações de áudio, debates, produção escrita dos estudantes e entrevistas, os quais foram analisados a partir do referencial da Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Como resultados identificamos sete teoremas em ação. Os resultados mostraram a TCC como ferramenta para compreensão do processo de conceitualização dos estudantes por parte dos professores e a identificação da origem de teoremas em ação falsos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Amado, Nélia, Juan Sanchez, and Jorge Pinto. "A Utilização do Geogebra na Demonstração Matemática em Sala de Aula: o estudo da reta de Euler." Bolema: Boletim de Educação Matemática 29, no. 52 (August 2015): 637–57. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v29n52a11.

Full text
Abstract:
ResumoNeste artigo adotamos uma perspetiva de demonstração como forma particular de argumentação matemática. O estudo apresentado envolve uma experiência de ensino no 9.° ano, na qual foram tratadas propriedades do triângulo e seus pontos notáveis. Este estudo segue uma metodologia qualitativa, de carácter interpretativo. Os dados provêm de observação participante, gravações de áudio e vídeo das aulas, produções dos alunos com papel e lápis e no computador e de entrevistas. A partir de figuras construídas no Geogebra, os alunos estruturaram ideias matemáticas e raciocínios e construíram cadeias argumentativas. Os dados analisados mostram que a maioria dos alunos formula e explora conjeturas, procurando caminhos para a sua justificação. Os alunos reconhecem a importância do Geogebra na sua atividade como fator motivador e, acima de tudo, por permitir experimentar e manipular figuras. Os resultados apontam a importância da atividade com o Geogebra, na construção e manipulação como ponto de partida para a demonstração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Sprocati, Bárbara, Gustavo Bizarria Gibin, and Ana Maria Pires. "Método Team Based Learning no ensino e aprendizagem de Química Inorgânica aplicada." Revista Docência do Ensino Superior 10 (June 24, 2020): 1–32. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15216.

Full text
Abstract:
Neste trabalho utilizou-se o método Team-Based Learning (TBL) para a aplicação de um minicurso sobre luminóforos baseados em terras raras, ministrado a ingressantes do curso de Licenciatura em Química da FCT/UNESP. No TBL é promovido o desenvolvimento dos alunos por meio do trabalho em grupo e do aprimoramento de suas individualidades. Esse método alinha-se ao referencial teórico de Vygotsky, que estabelece um estreitamento entre linguagem e pensamento, e um limiar entre o que um indivíduo é capaz de fazer sozinho e com auxílio externo, chamado de Zona de Desenvolvimento Proximal, ZDP. Tais conceitos foram considerados durante o minicurso, gerando dados que foram coletados na forma de questionários e gravações de áudio. Os resultados indicaram que o trabalho coletivo se sobressai. Essas conclusões concordam com o proposto pelo método utilizado e com o referencial teórico, ou seja, o trabalho em grupo promove melhorias no aprendizado dos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Freire, Vanda Lima Bellard, and Erika Soares Augusto. "Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popular." Per Musi, no. 29 (June 2014): 220–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-75992014000100022.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda algumas canções de protesto apresentadas nos Festivais da Música Popular realizados no período 1965-1969, buscando compreendê-las em sua inserção no momento social e político em que surgiram e se fizeram ouvir. Foram realizadas análises de vídeos e áudio das apresentações das canções escolhidas, segundo a visão da História Cultural, baseada em aportes teórico-metodológicos da fenomenologia e da dialética. Desse modo, foram privilegiadas a escuta e as observações das autoras frente às gravações da época. Os festivais de música popular brasileira foram realizados durante a ditadura militar no Brasil, na década de 60 do século XX, abrigando, entre outras, manifestações das chamadas canções de protesto, da autoria de compositores como Chico Buarque, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, Paulinho da Viola, entre outros. As conclusões apontam algumas convergências entre as características das canções analisadas, revelando também que elas atuaram veladamente como instrumento político de contestação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Marra, Pedro Silva, and Luiz Henrique Assis Garcia. "Entre umas e outras: tempo, sociabilidade e música popular em bares da cidade." Comunicação Mídia e Consumo 15, no. 42 (April 26, 2018): 34. http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1557.

Full text
Abstract:
Delimitando como objeto empírico a Praça da Savassi, procuramos analisar como é possível experimentar temporalidades sobrepostas em espaços contíguos por meio da combinação entre formas de sociabilidade e escolhas de repertório, em dois bares diferentes localizados na referida região. Nosso trabalho de campo emprega diversos formatos de registro (gravações de áudio, fotos e vídeos digitais e relatos escritos) de tais usos do espaço realizadas durante derivas pela praça. Assim, discutimos as formas com que as pessoas modulam as propriedades acústicas (intensidade, frequência e espacialidade) das sonoridades empregadas e diferentes repertórios musicais para produzir o “lugar”. Essa ideia é reforçada pelo entendimento de que, no lugar, a experiência do tempo é “intersubjetiva”, portanto é social e espacialmente localizada. A música popular, inserida nesse cenário, desempenha um papel significativo na conformação da experiência social e histórica de diferentes grupos que co-habitam e disputam a cidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Barbosa, Cirléia Pereira, and Celi Espasandin Lopes. "Um estudo sobre a identidade profissional de futuros professores de Matemática no Estágio Curricular Supervisionado." Educação Matemática Debate 4 (July 28, 2020): e202035. http://dx.doi.org/10.46551/emd.e202035.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar os indícios constitutivos da identidade profissional de futuros professores de Matemática ao participarem de um grupo de estudos no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em 2019 numa escola pública de Formiga (MG) e contou com a participação de dois alunos de um curso de Licenciatura em Matemática e seus supervisores de Estágio. Os dados discutidos neste texto foram produzidos por meio de narrativas escritas dos estagiários, gravações em áudio e vídeo dos encontros, avaliação e autoavaliação feita pelos licenciandos. As experiências formativas, vivenciadas pelos licenciandos nos estágios e no grupo de estudos, contribuíram para a manifestação de aspectos da identidade docente, como: emoção, autoconhecimento, autonomia e compromisso político. Também evidenciaram a importância de contextos formativos para o desenvolvimento da identidade profissional. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação inicial de professores de Matemática. Estágio Curricular Supervisionado. Identidade profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Cavalari, Suzi Marques Spatti, and Ana Carolina Freschi. "A correção de erros e as relações entre avaliação por pares e autoavaliação no ambiente teletandem." Revista do GEL 15, no. 3 (December 31, 2018): 194–213. http://dx.doi.org/10.21165/gel.v15i3.2413.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo investigar a correção de erros no contexto teletandem, evidenciando os momentos em que ambos os parceiros se envolvem. O teletandem é uma forma de telecolaboração em que pares de aprendizes de línguas-culturas diferentes interagem virtualmente a fim de aprenderem um com o outro por meio de recursos de texto, áudio e vídeo. Trata-se de um estudo de base qualitativa e interpretativista que utiliza como dados gravações de sessões orais de teletandem. Os participantes são três pares de aprendizes que interagem em português e em inglês. Neste estudo, enfocamos os dados em língua portuguesa e a análise revela que a avaliação por pares envolve não apenas a avaliação do parceiro linguisticamente mais competente, mas, principalmente, a avaliação do próprio aprendiz (autoavaliação) a respeito do que é considerado certo ou errado em sua produção ou compreensão em língua estrangeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Solino, Ana Paula, and Simoni Tormölhen Gehlen. "O papel da problematização freireana em aulas de ciências/física: articulações entre a abordagem temática freireana e o ensino de ciências por investigação." Ciência & Educação (Bauru) 21, no. 4 (December 2015): 911–30. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150040008.

Full text
Abstract:
ResumoO trabalho investiga o papel da problematização freireana no contexto de uma proposta didático-pedagógica baseada nas relações entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação (ENCI). Foram desenvolvidas atividades de Ciências/Física numa escola pública na cidade de Itabuna/BA, com alunos dos Anos Iniciais, tendo como foco a temática "Rio Cachoeira: que água é essa?", que emergiu de um problema local vivenciado pela comunidade escolar. A obtenção dos dados deu-se a partir de gravações em áudio, diário e produções dos alunos, os quais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Destaca-se que a problematização freireana pode contribuir para estruturar os problemas das atividades de Ciências/Física do ENCI, além de possibilitar que os alunos reflitam sobre situações problemáticas da sua realidade, ao mesmo tempo em que exercem uma postura investigativa perante os problemas práticos da ciência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Roldi, Maria Margareth Cancian, Mirian do Amaral Jonis Silva, and Carlos Roberto Pires Campos. "Diálogo com mediadores de Museus de Ciência." Ciência & Educação (Bauru) 25, no. 4 (October 2019): 983–98. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320190040009.

Full text
Abstract:
Resumo: Analisamos como a mediação humana ocorre nas visitas monitoradas do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), localizado em Santa Teresa, ES, considerando o ponto de vista dos mediadores acerca de seu papel na mediação. Os dados produzidos decorreram das transcrições das gravações em áudio das entrevistas realizadas com os mediadores e dos registros recolhidos durante as observações. Constatamos um forte apelo, por parte dos mediadores, na reprodução do roteiro que o INMA oferece, buscando adaptá-lo à série/idade dos visitantes. O anseio por uma formação adequada ficou marcante durante as entrevistas, talvez reforçado pelo não entendimento do real papel de um mediador de museus. O INMA tem potencial para se tornar um espaço educativo cujos mediadores sejam capazes de atrair e motivar os visitantes. Para tanto, precisam conscientizar-se da importância de sua função social na aprendizagem e de seu papel no desempenho da mediação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Martins, Marileny, and Ana Ferreira. "Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de Matemática: análise de um curso de extensão." Educação Matemática Debate 1, no. 2 (August 1, 2017): 220–45. http://dx.doi.org/10.24116/emd25266136v1n22017a06.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como propósito analisar o potencial de um curso de extensão para o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática em uma perspectiva inclusiva. Esse estudo, de natureza qualitativa, é um recorte de uma pesquisa de mestrado e se insere no campo da Formação de Professores para uma Educação Matemática Inclusiva e utilizou: observação, questionário, diário de campo, gravações em áudio e vídeo dos encontros e registros produzidos pelos participantes ao longo do curso como fontes para a produção de dados. Os resultados evidenciam que o curso, além de sensibilizar os participantes em relação à Educação Matemática Inclusiva, contribuiu para a mobilização de saberes relacionados ao ensino de Matemática para alunos com deficiência visual tanto em relação ao conteúdo matemático e sua didática, quanto relacionados à organização da classe e produção de materiais. Palavras-chave: Educação Matemática Inclusiva. Formação de professores. Deficiência visual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Costa, Mirna Azevedo, and Ernesto Hartmann. "Estratégias interpretativas nos oito primeiros compassos da Sonata op. 2 nº 1 para piano de Beethoven – uma análise comparativa de treze gravações de diferentes épocas." OPUS 24, no. 1 (April 26, 2018): 50. http://dx.doi.org/10.20504/opus2018a2403.

Full text
Abstract:
Investigamos, no presente trabalho, as possíveis relações entre a estrutura dos oito primeiros compassos da Sonata op. 2 nº 1 para piano de Ludwig van Beethoven – identificada por Arnold Schoenberg como “sentença” – e as estratégias interpretativas tal qual averiguadas em treze registros de áudio por renomados pianistas de 1930 até 2006. A partir do confronto destas duas perspectivas de leitura da obra (a análise e a performance), buscamos identificar se houve e quais foram as diretrizes gerais que nortearam as escolhas interpretativas do grupo selecionado através da análise dos registros. Percebeu-se uma relação direta entre determinadas estratégias de manipulação do tempo e da agógica que, mesmo que paradoxalmente contraditórias, quando observadas em conjunto, conduziram para a conclusão de que a construção do tensionamento em direção a um ponto culminante universalmente aceito foi o fator determinante para as escolhas interpretativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Spíndola, Rafaela de Almeida, Luzia Miscow da Cruz Payão, and Heloísa Helena Motta Bandini. "Abordagem fonoaudiológica em desvios fonológicos fundamentada na hierarquia dos traços distintivos e na consciência fonológica." Revista CEFAC 9, no. 2 (June 2007): 180–89. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462007000200006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: verificar a evolução do sistema fonológico alvo-adulto de crianças com desvio fonológico na faixa etária de 05 a 08 anos, estudantes de escola pública. MÉTODOS: a partir da análise de gravações em áudio digital de amostra de fala espontânea, nomeação de gravuras e imitação de vocábulos que compõem um teste fonológico específico (ABFW), identificou-se os processos fonológicos atuantes. Foi aplicado um programa de atividades estimulando as habilidades de consciência fonológica, tendo como base teórica da hierarquia dos traços distintivos. RESULTADOS: todos os pacientes apresentaram evolução significativa após o término do programa, superando todos os processos fonológicos presentes e adquirindo os traços que estavam ausentes. Os pacientes ampliaram seu sistema fonológico à medida que melhoraram seu desempenho nas atividades de consciência fonológica. CONCLUSÃO: a abordagem fonoaudiológica de desvio fonológico baseada na hierarquia dos traços distintivos e na consciência fonológica favoreceu a superação de processos fonológicos e a evolução significativa do sistema fonológico dos pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Alexandrina Matos Barreto Motta, Kátya, Denize Bouttelet Munari, and Fernanda Costa Nunes. "Intervenção para desenvolvimento de enfermeiros gerentes em um hospital público na perspectiva da pesquisa ação." Revista Eletrônica de Enfermagem 13, no. 4 (December 31, 2011): 629–38. http://dx.doi.org/10.5216/ree.v13i4.9149.

Full text
Abstract:
Investigação cujo objetivo foi descrever o processo de desenvolvimento de enfermeiros gerentes para melhor desempenho profissional. Pesquisa ação realizada com 24 enfermeiros em hospital público em Goiânia/GO. Os dados foram coletados no decorrer de uma intervenção norteada pelo ciclo vivencial de aprendizagem e a dinâmica de grupo. Os dados foram registrados em diário de campo, gravações de áudio, analisados descritivamente, considerando o valor do significado expresso nas falas dos participantes e do movimento grupal. A intervenção produziu no grupo reflexões sobre a postura gerencial, a partir de diagnóstico sobre si mesmo, identificação dos pontos fortes daqueles a serem desenvolvidos, além de sinalizar as possíveis mudanças necessárias. A pesquisa ação e o ciclo vivencial de aprendizagem mostrou-se como ferramenta eficiente no processo de qualificação dos enfermeiros, pois possibilitou avançar para além da dimensão cognitiva que envolve o aprendizado gerencial e permitir o alcance dos níveis emocional e atitudinal.Descritores: Administração de Serviços de Saúde; Serviço Hospitalar de Enfermagem; Recursos Humanos de Enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

DUGNANI, Lilian Aparecida Cruz, and Vera Lucia Trevisan de SOUZA. "Psicologia e gestores escolares: mediações estéticas e semióticas promovendo ações coletivas." Estudos de Psicologia (Campinas) 33, no. 2 (June 2016): 247–59. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000200007.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo apresentar parte de uma pesquisa de doutorado que investigou o potencial das ações do psicólogo escolar na promoção de mudança das práticas de gestão. Adotam-se os pressupostos teórico--metodológicos da Psicologia Histórico-cultural, sobretudo os de Vygotsky. As informações foram construídas a partir de sínteses derivadas da transcrição de gravações em áudio de encontros semanais, com duração média de duas horas, realizados ao longo de quatro anos. Participaram deste estudo um diretor, um vice-diretor e dois orientadores pedagógicos de uma escola pública municipal localizada em uma cidade do interior de São Paulo. Nesses espaços diversas expressões artísticas foram utilizadas como estratégias deflagradoras de reflexão e ampliação da consciência dos gestores. Resultados revelam que é preciso um investimento permanente do psicólogo escolar em espaços que favoreçam a ressignificação, a atribuição de sentidos e a construção de motivos coletivos para que as mudanças nos modos de gerir a escola ocorram.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Guerreiro, Helena Gil, and Maria de Lurdes Serrazina. "A Aprendizagem dos Números Racionais com Compreensão Envolvendo um Processo de Modelação Emergente." Bolema: Boletim de Educação Matemática 31, no. 57 (April 2017): 181–201. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a09.

Full text
Abstract:
Resumo O estudo que se apresenta neste artigo foca-se no papel que as representações assumem à medida que são usadas e transformadas como modelos de situações contextualizadas e vão evoluindo para modelos de raciocínio, por alunos do 1.° ciclo do Ensino Básico (dos 8 aos 10 anos). Remete para uma aprendizagem dos números racionais com compreensão, enquadrada numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número. É apresentada uma trajetória de aprendizagem que privilegia inicialmente a compreensão da percentagem e são analisadas quatro tarefas de uma experiência de ensino, que segue os procedimentos metodológicos de uma Investigação Baseada em Design. Os dados foram recolhidos através da observação participante, apoiada num diário de bordo, gravações áudio e vídeo das aulas e produções dos alunos. A análise evidencia que a construção comparticipada de modelos a partir de representações, inicialmente associadas à percentagem, fortalece a interpretação de relações e facilita a compreensão de conceitos relativos aos números racionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Guerreiro, Helena Gil, Lurdes Serrazina, and João Pedro Da Ponte. "A percentagem na aprendizagem com compreensão dos números racionais." Zetetike 26, no. 2 (June 13, 2018): 354–74. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v26i2.8651281.

Full text
Abstract:
Neste artigo discutimos a construção do conhecimento conceptual dos números racionais, por alunos do 3.º e 4.º ano do ensino básico, como processo integrado em que se privilegia a percentagem. Pretendemos perceber, numa etapa inicial da aprendizagem dos números racionais, que compreensão constroem os alunos da natureza relacional da percentagem e de que modo a percentagem contribui para essa aprendizagem, considerando uma compreensão das relações entre as diferentes representações os números racionais. Este estudo tem por base uma experiência de ensino, seguindo uma metodologia de Investigação Baseada em Design. Os dados foram recolhidos através da observação participante, apoiada num diário de bordo, e de gravações áudio e vídeo das aulas, sendo analisados os diálogos e as produções dos alunos de uma turma. Os resultados evidenciam que os alunos mostram compreender a natureza relacional da percentagem e que a compreensão das relações e conceitos envolvidos na noção de percentagem contribuem para a construção de um entendimento da natureza multiplicativa dos números racionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography