Academic literature on the topic 'Grupos focais (Técnica de entrevista)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Grupos focais (Técnica de entrevista).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Grupos focais (Técnica de entrevista)"

1

Souza, Luciana Karine de. "Recomendações para a Realização de Grupos Focais na Pesquisa Qualitativa." PSI UNISC 4, no. 1 (January 4, 2020): 52–66. http://dx.doi.org/10.17058/psiunisc.v4i1.13500.

Full text
Abstract:
O presente artigo teórico discute o papel do grupo focal na pesquisa qualitativa para além de seu uso como técnica em sessão única. Ele é apresentado como método, capaz de gerar contribuições relevantes e frutíferas. São reunidas e comparadas as principais contribuições de textos brasileiros selecionados, principalmente em virtude da singularidade na apresentação de o que sejam grupos focais. São esclarecidas as diferenças entre grupo focal e entrevista em grupo, uso em pesquisa, preparação, registro, roteiro, amostragem, estrutura, moderador, condução do debate, elementos pré- e pós-debate, dentre outros aspectos. Dois autores estrangeiros tradicionais, David Morgan e Rosaline Barbour, são acrescidos ao debate, contribuindo com posições semelhantes e distintas sobre a finalidade e características do grupo focal. Experiências com a aplicação, o ensino e o treinamento do método fundamentam as considerações traçadas. A intenção é que tenham sido esclarecidas dúvidas e dissolvidas preconcepções acerca do uso de grupo focal na pesquisa, focalizando a abordagem qualitativa, mas com recomendações que devem acompanhar sua aplicação na abordagem quantitativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodas Pacheco, Fabián Darío, and Vicente Guillermo Pacheco Salazar. "Grupos Focales: Marco de Referencia para su Implementación." INNOVA Research Journal 5, no. 3 (September 3, 2020): 182–95. http://dx.doi.org/10.33890/innova.v5.n3.2020.1401.

Full text
Abstract:
La técnica de grupos focales ha sido utilizada por los investigadores en las ciencias sociales y comportamentales por más de ochenta años. Sin embargo, debido a la amplia gama de información respecto de grupos focales, se consideró pertinente la necesidad de tener una guía clara para la ejecución de esta técnica en el área social. En este escenario, el objetivo de la presente revisión de la literatura es definir los principios teóricos y criterios esenciales respecto de los grupos focales para proveer, tanto a estudiantes como a investigadores, los insumos necesarios requeridos para la aplicación de esta técnica, al momento de recabar datos. Este estudio se enmarca en la metodología de tipo de revisión bibliográfico descriptivo. En este contexto, se observa que los términos método y técnica son usados como sinónimos, siendo estos diferentes en acepción, que no hay consenso en el número de preguntas a formular durante la entrevista, y que el número de participantes debería constar de seis a diez colaboradores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Veiga, Luciana, and Sônia Maria Guedes Gondim. "A utilização de métodos qualitativos na Ciência Política e no Marketing Político." Opinião Pública 7, no. 1 (2001): 1–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-62762001000100001.

Full text
Abstract:
O artigo discorre sobre a utilização da abordagem qualitativa na Ciência Política e no Marketing Político. As discussões apresentadas derivam-se, principalmente, da experiência acadêmica com a pesquisa Ideologia Política, Propaganda Eleitoral e Voto: o efeito persuasivo do Horário Eleitoral na Campanha da Presidência da República, em que foram empregadas as técnicas de entrevista em profundidade e grupos focais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ribeiro, Fernando da Costa. "Proposta Metodológica Grupo Focal Educação Ambiental vertentes filosóficas e teóricas." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 6 (July 8, 2021): 4–26. http://dx.doi.org/10.51891/1481.

Full text
Abstract:
Este Material Pedagógico foi utilizado na palestra sobre “A Pesquisa Científica com Abordagem em Educação Ambiental”, na Oficina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências realizada pelo Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade do Estado do Amapá-UEAP, em dezembro de 2017. O presente trabalho discorre sobre a Proposta Metodológica do Grupo Focal e como aplicar essa metodologia na Educação Ambiental vertentes filosóficas e teóricas. O Grupo Focal-GF é um método de pesquisa qualitativa que reúne participantes em uma entrevista, na qual expõem opiniões sobre produtos ou serviços. É um tipo de pesquisa muito usada na área de Educação. Algumas pessoas confundem grupos focais com entrevistas ou simples conversas informais. Porém, esse conceito está errado. Este Material é para que você saiba como esses grupos realmente funcionam e de que maneira são aplicados em estratégias para coletar, transcrever, tabular e analisar dados qualitativos na área educacional. O principal objetivo do GF é reunir informações detalhadas sobre um tópico específico (sugerido por um pesquisador, coordenador ou moderador do grupo) a partir de um grupo de participantes selecionados. O GF busca colher informações que possam proporcionar a compreensão de percepções, crenças, atitudes sobre um tema, produto ou serviços. Costuma reunir em torno de 5 a 12 pessoas e conta sempre com um moderador que lidera a discussão cujo tempo de duração pode variar de meia hora a uma hora e meia. Assim, o moderador é o responsável por listar as perguntas e compartilhá-las com o grupo para que todos possam responder. A quantidade de perguntas pode variar de 10 a 15, sendo que elas têm o propósito de levantar as opiniões e ideias de cada participante. Os grupos focais não são conversas informais como as que temos com um grupo de amigos. Por isso, é necessário conduzir a discussão pelo caminho certo, com foco no objetivo. Esse trabalho é feito pelo moderador. As discussões no GF são válidas se forem utilizadas com cuidados para estudar um problema em que é adequada a utilização desta técnica. No que diz respeito à questão da validade são muito semelhantes a outras formas de ciências sociais da investigação, em que a validade depende não só dos procedimentos utilizados, mas também do contexto, neste caso, devem ser levados em conta, a localização, o tipo de conversa, as reflexões. Prof. Dr. Fernando C. Ribeiro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lyra, Vanessa Bellani, and Amanda Khalil Suleiman Zucco. "O envelhecimento feminino entre costuras: o atelier coreográfico como possibilidade de experiência." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 14, no. 27 (December 20, 2017): 73–85. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n27p73.

Full text
Abstract:
O presente estudo aborda a temática do envelhecimento feminino e suas interfaces. Para tal, contou-se com a criação de um espaço educacional e artístico, conduzido pelos contornos da Dança Contemporânea, a que se chamou Atelier Coreográfico. O objetivo do estudo foi estruturar o Atelier Coreográfico para que se configurasse numa experiência, no sentido descrito por Jorge Larrosa Bondía. Quanto aos procedimentos metodológicos adotou-se a pesquisa-ação, que contou com entrevistas baseadas na técnica de grupos focais. Por fim, para interpretar os dados recolhidos, adotou-se a técnica da Análise de Discurso. O estudo nos possibilitou identificar que a vivência gerada a partir das aulas fez emergir uma nova experiência de vida para o grupo de participantes, sustentada por três pilares principais: a oportunidade, a liberdade, e o desafio. Este estudo foi realizado entre o período de agosto à dezembro de 2016.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Galvão Francelino, Aglay, Paulo Henrique DiasQuinderé, Thalita Soares Rimes, Aline Teles de Andrade, Lourdes Suelen Pontes Costa, and Sonia Samara Fonseca de Morais. "Compreensões de estudantes e professores de uma escola pública de ensino fundamental sobre uso de crack na adolescência." Saúde Coletiva (Barueri) 11, no. 62 (March 1, 2021): 5038–49. http://dx.doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i62p5038-5049.

Full text
Abstract:
Objetivou-se compreender as representações de alunos e professores sobre o consumo de crack na adolescência. Trata-se de pesquisa-ação, realizada em escola pública no município de Fortaleza-CE, com doze estudantes e sete professores, de junho a agosto de 2015. Para coleta de dados, realizamos grupos focais com os estudantes e entrevistas com os professores, utilizando a técnica de gravação. Para análise dos dados, utilizamos a análise interpretativa dos desenhos produzidos nos grupos focais com base no referencial teórico de Jean Piaget. Para analisar as falas dos alunos e dos professores realizamos a transcrição na íntegra e seguimos a fenomenologia hermenêutica de Paul Ricoeur. Os resultados identificaram contradição entre as falas dos participantes: por um lado, uma reflexão diferente do que é construído socialmente a respeito do usuário, e, por outro, um discurso atrelado ao que veem na mídia e ao que vivenciam junto aos familiares que fazem uso de crack de forma desorganizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Capi, André Henrique Chabaribery, and Hélder Ferreira Isayama. "UMA ANÁLISE SOBRE A TRAJETÓRIA E A FORMAÇÃO DE FORMADORES DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE (PELC)." Revista Tempos e Espaços em Educação 12, no. 28 (January 1, 2019): 141–64. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v12i28.8493.

Full text
Abstract:
O objetivo da pesquisa foi analisar a trajetória profissional do grupo de formadores; compreender como os saberes pessoais e da formação profissional (considerando a relação com os espaços, as pessoas, as instituições e as experiências) foram construídos e articulados com a sua trajetória na atuação como formador do PELC e analisar se as experiências de lazer dos formadores influenciam e/ou foram apropriadas como saber sobre o lazer e a possível relação com a qualificação na formação do profissional para atuar na área. Para a pesquisa combinamos procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa documental analisamos o currículo Lattes dos dezesseis formadores que participaram do estudo. Na pesquisa de campo empregamos as técnicas da entrevista semiestruturada e grupos focais (GF) online via Hangout On Hair.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

BATISTA, Mariana, and Amanda DOMINGOS. "MAIS QUE BOAS INTENÇÕES: TÉCNICAS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS." Revista Brasileira de Ciências Sociais 32, no. 94 (2017): 01. http://dx.doi.org/10.17666/329414/2017.

Full text
Abstract:
Como técnicas quantitativas e qualitativas podem ser mobilizadas para avaliar o impacto de políticas públicas? Este trabalho tem por objetivo apresentar os fundamentos da avaliação de impacto e discutir as principais técnicas utilizadas para quantificar ou para qualificar o impacto das políticas. Para tanto, apresentamos o experimento controlado e técnicas quase-experimentais como ferramentas de identificação do efeito causal das políticas e técnicas de observação, entrevista em profundidade e grupos focais como formas de compreender o seu impacto sobre a qualidade de vida dos beneficiários. As diferentes técnicas são apresentadas com exemplos práticos de políticas públicas. Os resultados indicam que as abordagens quantitativa e qualitativa respondem à questões diferentes na avaliação. Contudo, ambas são fundamentais para a formulação de políticas baseada em evidências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Coelho, Márcia Oliveira, and Maria Salete Bessa Jorge. "Tecnologia das relações como dispositivo do atendimento humanizado na atenção básica à saúde na perspectiva do acesso, do acolhimento e do vínculo." Ciência & Saúde Coletiva 14, suppl 1 (October 2009): 1523–31. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232009000800026.

Full text
Abstract:
Para os trabalhadores da saúde e usuários, a tecnologia das relações como dispositivo do atendimento humanizado na atenção básica, destacando-se as categorias acesso, acolhimento e vínculo, podem apresentar significações diversas e ter uma natureza subjetiva no lidar com cada um dos diferentes interesses dos sujeitos envolvidos na construção da saúde. Assim, esta pesquisa tem por objetivo discutir como os usuários e trabalhadores percebem o acesso, acolhimento e vínculo como tecnologia leve na atenção básica do município de Fortaleza (CE). A pesquisa é de natureza descritiva, com enfoque de análise qualitativa, tendo como base teórica a tecnologia leve na atenção à saúde. Os dados foram colhidos no contexto de doze grupos focais com setenta trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde da Família e entrevista clínica com trinta usuários. Para análise dos dados, seguiu-se a técnica de análise de conteúdo categorial temática. Os resultados sugerem que as tecnologias das relações nas ações de saúde indicam a necessidade de respeito, relações efetivas no trabalho, resolutividade no atendimento, acesso às informações entre os membros da equipe e entre estes e os usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima, Daniele Aguiar, and Roberto Alves Lourenço. "Adaptação para o Português da seção A do Cambridge Examination for Mental Disorders of the Elderly - Revised Version (CAMDEX-R) para o diagnóstico de demência." Cadernos de Saúde Pública 26, no. 7 (July 2010): 1345–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2010000700013.

Full text
Abstract:
Este artigo enfoca a primeira fase da adaptação transcultural da seção A do Cambridge Examination for Mental Disorders of the Elderly - Revised Version (CAMDEX-R), que é uma entrevista para o diagnóstico de demência. A avaliação da equivalência conceitual e de itens envolveu revisão bibliográfica e discussões com especialistas. A avaliação da equivalência semântica constou de: traduções do inglês para o português e retrotraduções, com análise das versões e do texto original; encontros com experts; discussão com 52 idosos através da técnica de grupos focais; nova reunião de especialistas; pré-teste com 35 idosos; produção da versão final. Para avaliar a estabilidade, a versão final foi aplicada a 160 pacientes. A confiabilidade interavaliador foi quase perfeita nas subseções do estado clínico atual e nos itens individuais da história patológica pregressa. A confiabilidade teste-reteste foi moderada ou superior nas subseções e foi quase perfeita ou substancial em 70% dos itens da história patológica progressa. A versão brasileira apresentou boa equivalência com o original e bons níveis de confiabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Grupos focais (Técnica de entrevista)"

1

FERRO, Ítalo Rômulo de Holanda. "A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariri." www.teses.ufc.br, 2013. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6010.

Full text
Abstract:
FERRO, Ítalo Rômulo de Holanda. A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariri. 2013. 84f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2013-10-03T14:09:41Z No. of bitstreams: 1 2013-DIS-IRHFERRO.pdf: 7265414 bytes, checksum: ff4dfbe6441ff61f75293f4afe766d3e (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo(marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2013-10-03T14:26:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013-DIS-IRHFERRO.pdf: 7265414 bytes, checksum: ff4dfbe6441ff61f75293f4afe766d3e (MD5)
Made available in DSpace on 2013-10-03T14:26:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013-DIS-IRHFERRO.pdf: 7265414 bytes, checksum: ff4dfbe6441ff61f75293f4afe766d3e (MD5) Previous issue date: 2013
This dissertation work had its development in the Post-Graduate Education Brazilian FACED - Faculty of Education of the Federal University of Ceará in the search line Education, Curriculum and Teaching and thematic Music Education. This research conducted an analysis of how the experiences of students by selecting the Bachelor of Music from UFC - Cariri who perform the Supervised contribute in the process of inclusion of music education in school curricula of Crajubar. The whole process of research was focused on the theoretical and practical actions of students of music directly involved Supervised schools. As methodological procedure, used the technique of qualitative social research Focus Group as a form of integrative methodologic that allows democratic debate of the experiences gained by students in supervised training in music education. From the results of this research have elaborated some recommendations with the aim of contributing to the harmonious relationship between the formation of competent teachers by the university and the process of inclusion of music education in the schools of the region.
Este trabalho dissertativo teve o seu desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FACED – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino e no eixo temático Ensino de Música. A presente pesquisa realizou uma análise de como as experiências vivenciadas pela seleção de alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFC – Cariri que realizam o Estágio Curricular Supervisionado, contribuem no processo de inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR. Todo o processo de investigação foi focado nas ações teóricas e práticas dos estudantes do curso de música envolvidos diretamente com o Estágio Curricular Supervisionado nas escolas. Como procedimento metodológico, utilizei a técnica de pesquisa social qualitativa de Grupo Focal que é uma forma de metodologia integrativa onde se permite o debate democrático das experiências adquiridas pelos alunos durante a realização do estágio em educação musical. A partir dos resultados desta pesquisa elaborei algumas considerações com o intuito de contribuir à articulação harmoniosa entre a formação de professores competentes por parte da universidade e o processo de inclusão do ensino de música nas escolas da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Andrade, Elaine Cristina de. "Proposta de um método de sensibilização de empresários para o tema inovação." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2767.

Full text
Abstract:
A inovação tem se tornado cada dia mais importante para mudar a realidade do posicionamento de mercado tanto de uma empresa, quanto de um país. Desse modo, gestores que estão à frente de organizações, independente do segmento ou porte, precisam manter o ritmo de competitividade da empresa, praticando e vivenciando a inovação como parte de sua rotina. Questões sobre metodologias de capacitação com empresários tem se tornado mais discutidas nas instituições que trabalham com esse público. Promover novos resultados e fazer com que mais pessoas estejam sensibilizadas para colocar a inovação em prática, é a intenção desta pesquisa. Com o objetivo de propor um método com elementos para sensibilização de empresários no tema Inovação, foi realizado o estudo de um referencial teórico para identificar os métodos e as técnicas diferenciadas de sensibilização. Foram examinadas formas inovadoras e conteúdos de cursos de capacitação em inovação para identificar os aspectos relevantes, com o intuito de compor um encontro presencial com empresários no tema inovação. Assim, utilizando a técnica de Grupo Focal, foi realizado um encontro presencial com empresários para vivenciar ações que levam ao tema inovação. Para chegar aos resultados da pesquisa foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados, um instrumento para observação durante o encontro e outro que foi encaminhado via on-line. Após as respostas serem colhidas e trabalhadas, foi possível refletir e comparar com o referencial proposto. A pesquisa qualitativa apresentou e analisou os resultados destas informações. Com base nos resultados atingidos, chegou-se a uma proposta de método com elementos para sensibilização no tema inovação com empresários.
Innovation has become increasingly important to change the reality of the market positioning of both a company, as a country. Thus, managers who are ahead of organizations, regardless of size or sector, need to keep pace with the company's competitiveness, practicing and experiencing innovation as part of their routine. Questions about training methodologies with business has become more discussed in the institutions that work with the public. In an attempt to promote new results and make more people are sensitized to put innovation into practice, it is the intention of this research. For this reason, the study of a theoretical framework was conducted to identify methods and different awareness techniques. Innovative forms and content of training courses in innovation were examined to identify the relevant aspects, in order to make an in-person meeting with entrepreneurs in the innovation theme. Thus, using the technique of focus group was held a face to face meeting with businessmen to experience actions that lead to innovation theme. To get the results of the research were used two data collection instruments, an instrument for observation during the meeting and another that was sent on-line. After the responses are collected and worked, it was possible to reflect and compare the proposed framework. Qualitative research presented and analyzed the results of this information. Based on the results achieved, we reached a proposed method with elements of awareness on the subject innovation with businessmen.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Michael Gonçalves da. "O catolicismo juvenil e o espírito do tempo: discursos religiosos de estudantes de um colégio católico." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2087.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-25T19:20:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Michael Goncalves da Silva.pdf: 1259809 bytes, checksum: 7dd97e5c1b481610a249f95d039acc64 (MD5) Previous issue date: 2008-11-06
This research addresses the experience of some young people with religion and in particular, with Catholicism. Analyzing their speeches, asked the meaning of their beliefs and their process of choosing their own religion. It appears that the characteristics of the present time constitute a "spirit of time" that interferes directly in the relations. Using the theory of Zygmunt Bauman among liquid modernity, reflect about the emancipation of the subjects that uprooted from producing traditional structures of meaning (Church and family), can confer meaning to religiosity from the subjective experience. The methodology used to gather data based on qualitative perspective went the technique of focus groups. The survey was conducted with a group of 6 young people, aged between 15 and 16 years, middle-class, who study at a religious college's traditional south area of the city of Sao Paulo. We support data from focus groups with the results of the implementation of questionnaires answered by 187 students of that college
Esta pesquisa aborda a experiência de alguns jovens com a religião e em especial, com o catolicismo. Analisando seus discursos, questionamos o significado de suas crenças e o seu processo de escolha da própria religião. Constata-se que as características do tempo presente configuram um certo espírito do tempo que interfere diretamente nas relações. Utilizando a teoria de Zygmunt Bauman sobre a modernidade líquida, refletimos sobre a emancipação dos sujeitos que, desenraizados de estruturas tradicionais produtoras de sentido (Igreja e família), podem atribuir sentido à religiosidade a partir da experiência subjetiva. A metodologia utilizada para a coleta de dados baseou-se na perspectiva qualitativa a partir da técnica de grupos focais. A pesquisa foi realizada com um grupo de 6 jovens, na faixa etária entre 15 e 16 anos, de classe média, que estudam em um colégio confessional tradicional da Zona Sul da cidade de São Paulo. Apoiamos os dados dos grupos focais com os resultados da aplicação de questionários respondidos por 187 estudantes do mesmo colégio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

RAMOS, Jeannette Filomeno Pouchain. "Projeto Educativo E Político-Pedagógico Da Escola De Ensino Médio: Tradições E Contradições Na Gestão E Na Formação Para O Trabalho." http://www.teses.ufc.br, 2009. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3230.

Full text
Abstract:
RAMOS, Jeannette Filomeno Pouchain. Projeto educativo e político-pedagógico da escola De ensino médio: tradições e contradições na gestão e na formação para o trabalho. 2009. 245f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009.
Submitted by Maria Josineide Góis (josineide@ufc.br) on 2012-07-09T11:46:49Z No. of bitstreams: 1 2009_Tese_JFPRamos.pdf: 2192405 bytes, checksum: 71c4d8335d8c1d60c3331ea87534ab26 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Josineide Góis(josineide@ufc.br) on 2012-07-13T11:18:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_Tese_JFPRamos.pdf: 2192405 bytes, checksum: 71c4d8335d8c1d60c3331ea87534ab26 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-07-13T11:18:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_Tese_JFPRamos.pdf: 2192405 bytes, checksum: 71c4d8335d8c1d60c3331ea87534ab26 (MD5) Previous issue date: 2009
The Brazilian education, founded by the logic submission of the educational project from the Jesuits, and the influences from the French, English and Americans, passed on to be considered a national problem with the proclamation of the republic in 1980. The attempt to regulate and to consolidate the social function propaedeutics, which denies the work, the industrialization who demanded the instrumental education for work and the reestablishment of the democracy in the state which reorganized the flexible production and impose the formation of a new type of worker (KUENZER, 1998) presents contradictories movements. In agreement with transformation the scientific technical conception of organization adopted participative democratic mechanism. Recognizing the contradiction in keeping distinct types of logic and the tendency of the liberal logic over the social logic, the challenger of the work management is to reverse this premise. As an alternative to the educational middle class project, the polytechnic education proposes to overcome the dual structure and history by omni lateral formation (SAVIANI, 2003). The elementary and middle school should be guided by the work as an excellent base for education (PISTRAK, 2005). The school, known as the work product of man, should be linked to school life as a social transformation combined with school education with material production and to promote self and social emancipation. In context, the general objective is to analyze the experience of reorganizing the educational work in creation of the politic pedagogic project of middle school, identifying perspectives, limits, possibilities, and resistances. The specifics objectives are to examine the evolution of the educational project in the social politic and economic history of Brazil, highlighting the management of school work and the formation of the young for work; analyze fundamentals, intentions and practices which guide the politic pedagogic project and identify and analyze the limits, possibilities and ways of group resistances in the management project. We choose as a theoretical methodological referential the Critic Theory and the method with materialistic history base. As instruments of qualitative and quantitative data collection we applied questionnaires, semi-structures interviews and focal groups. Among hypothesis should public school follow the educational project of middle class or should it follow the lines of vocational extent, instrumental; to attend to middle class project of the popular sector? The hard format of school has accomplished changes in the lines of directions? The politic pedagogic project working at Liceu do Maracanaú establish four pillars which reorganize the work in the school bearing in mind the full formation of the young. This school thinks, conceives and evaluates opposition to the others schools; it breaks with the traditional format of the work organization. The multiples intelligences are understood as principles, the project of work is the means to transformation of popular knowledge to the scientific knowledge with practice and social application of ideas in development of competencies and abilities, as means an half-yearly organizational and the evaluation as the learning observation. Scientific initiation in middle level education attends the interests of the school, highlighting the talents, improving the indicators and presenting results. This project is contradictory because the fundamentals and practice pedagogic reassures the principles of the traditional format and the process of schooling. This way the study confirms that is possible reorganize the work and this is done by the politic pedagogic project (PPP). Faced with the new demands the schools find themselves in a cross road and their functionality is placed at doubt. As a result of this, we point out the crises of education, formation of young and the society. It is necessary to invest in the contradictions of the system and take possession of them to construct another, the opposite and reverse. It is up to the intellectuals and educators to do their job.
A educação brasileira, permeada pela lógica da submissão do projeto educativo dos jesuítas, das influências francesas, inglesas e dos Estados Unidos da América, passa a ser considerada como problema nacional com a Proclamação da República em 1890. As tentativas de regulamentação e consolidação da função social propedêutica, que nega o trabalho, a industrialização que demandou a educação instrumental para o trabalho e a redemocratização do Estado que reorganizou a produção em flexível e impõe a formação do novo tipo de trabalhador (KUENZER, 1998) apresentam movimentos contraditórios. Em consonância com estas transformações a concepção técnico-científica de organização adota mecanismos democráticos-participativos. Como alternativa ao projeto educativo burguês, a educação politécnica propõe superar a dualidade estrutural e histórica por meio da formação omnilateral (SAVIANI, 2003). A escola fundamental e média deve guiar-se pelo trabalho como base excelente da educação (PISTRAK, 2005), portanto, deve vincular a vida escolar com a transformação social combinando educação escolar com produção material e promover a auto-emancipação e a emancipação social. Neste contexto, o objetivo geral é analisar a experiência de reorganização do trabalho educativo na constituição do projeto político-pedagógico da escola de ensino médio, identificando perspectivas, limites, possibilidades e resistências. Os objetivos específicos são examinar a evolução do projeto educativo na história sociopolítica e econômica do Brasil, destacando a gestão do trabalho escolar e a formação do jovem para o trabalho; analisar os fundamentos, intencionalidades e práticas que norteiam o projeto político-pedagógico e identificar e analisar os limites, possibilidades e formas de resistência coletiva na gestão do projeto. Optamos como referencial teórico-metodológico pela Teoria Crítica e pelo método de base materialista-histórica. Como instrumento de coleta de dados quantitativos e qualitativos foram aplicados questionários, grupos focais e entrevistas semiestruturadas. Entre os questões levantadas destacamos se escola pública deve seguir o projeto educativo da burguesia – propedêutica – ou deve se pautar na dimensão profissionalizante, instrumental, por atender ao projeto burguês para o setor popular? A escola mineralizada tem conseguido ressignificar diretrizes? O projeto político-pedagógico (PPP) em curso no Liceu do Maracanaú estabelece quatro pilares que reorganizam o trabalho na escola tendo em vista a formação integral do jovem. Esta escola pensa concebe e avalia e na contramão da maioria das escolas, rompe com o formato tradicional de organização do trabalho. As inteligências múltiplas são compreendidas como princípio, os projetos de trabalho como meio para a transformação do saber popular para o saber científico com aplicação prática e social dos conteúdos no desenvolvimento de competências e habilidades, a organização semestral como meio e a avaliação como monitoramento da aprendizagem. A iniciação cientifica destaca os talentos, melhora os indicadores e apresenta resultados. Este projeto é contraditório, pois os fundamentos e a prática pedagógica reafirmam os princípios liberais e o processo de escolarização excludente. Deste modo, o estudo confirma que é possível reorganizar o trabalho e este se concretiza por intermédio do PPP. Diante destas novas demandas, as escolas se encontram numa encruzilhada e sua funcionalidade é colocada em dúvida. Como prognóstico, apontamos o aprofundamento da crise da educação, da formação do jovem e da sociedade. Urge investir nas contradições inerentes ao sistema, apropriar-se delas para construção do outro, do contrário. Cabe, portanto, aos intelectuais e educadores cumprirem com a sua tarefa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Grupos focais (Técnica de entrevista)"

1

The focus group guidebook. Thousand Oaks, Calif: SAGE Publications, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Schettini, Patricia, and Inés Cortazzo, eds. Técnicas y estrategias en la investigación cualitativa. Editorial de la Universidad Nacional de La Plata (EDULP), 2016. http://dx.doi.org/10.35537/10915/53686.

Full text
Abstract:
Este texto reúne trabajos realizados por las integrantes de la cátedra de Investigación Social II de la Facultad de Trabajo Social de la Universidad Nacional de La Plata y del Laboratorio de Investigación Movimientos Sociales y Condiciones de vida. Hace más de 20 años que venimos realizando un trabajo de equipo donde las distintas docentes nos hemos especializado, investigado y profundizado diferentes temas de esta vasta asignatura dedicada a la investigación social de carácter cualitativo. Muchos son los documentos en los que hemos expresado la falsa dicotomía cuantitativa y cualitativa en la investigación social. Nunca admitimos las críticas acerca de los señalamientos que se le han realizado a la metodología cuantitativa tildándola de conservadora y asimilándola así a una ideología. Sentencia de una comunidad académica pobre o por lo menos empobrecida. Entendemos que esa pobreza terminó obturando y cancelando la posibilidad de comprender su riqueza, su importancia y la fuerza de ese tipo de información cuantitativa para los estudios de la sociedad. En la tradición positivista, existía una suerte de deslumbramiento por la estadística, hoy el deslumbramiento pasa por lo cualitativo. Nombramos cualitativo y pareciera que está todo dicho, pareciera que es respeto por el sujeto, sinónimo de autenticidad, de participación, de concientización, metáfora sobre lo que es políticamente correcto, al extremo de llegar a pensarse que la multiplicación de las historias de vida, de las historias orales, de los grupos de discusión o una buena entrevista son como la multiplicación de los panes, algo mágico, la técnica o el método apropiado que con una varita mágica nos hace comprender el todo (de los grupos, las familias, la sociedad). Este deslumbramiento puede llevar al investigador a un entusiasmo extremo y acrítico más que a un modo de investigar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Diálogos entre políticas públicas e direito: participação e efetividade na sociedade contemporânea. Editora Amplla, 2020. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.dpp146.1120-0.

Full text
Abstract:
Esta obra se debruça sobre diálogos entre políticas públicas e direito, trazendo artigos científicos de diversos autores brasileiros acerca da participação e da sua efetividade na sociedade contemporânea. O livro apresenta um olhar interdisciplinar, sendo composto por capítulos escritos por pesquisadores não só da área jurídica, como também de Psicologia, Biologia, Odontologia e Pedagogia. A divisão dos capítulos parte de temas mais relacionados à participação política por diferentes vias, passando pelas demandas por efetivação dos direitos humanos, sem retrocesso social. Em seguida, transita por violações específicas no âmbito dos direitos a educação, igualdade racial e de gênero, moradia, dignidade física, psíquica e sexual, segurança pública e saúde. O primeiro capítulo discute em que medida foi eficaz a participação popular na tramitação da reforma política na Câmara dos Deputados do Brasil. Descreve as vias de participação popular nesse âmbito e discute seus efeitos na tramitação da referida reforma, a partir dos procedimentos metodológicos de revisão bibliográfica, análise de documentos, estudo de caso e process tracing com elite interviewing, em abordagem qualitativa. Os resultados indicam que, embora tenha havido aumento da participação popular institucional no período sob enfoque, o parlamento aplicou não decisões em relação à reforma política intencionada pelas entidades da sociedade civil que organizaram as provocações ao Poder Legislativo. Em seguida, o segundo capítulo tem como principal objetivo a análise acerca do Portal e-Democracia e o seu papel para uma maior democracia participativa de, principalmente, inclusão das minorias sociais. Estuda a relação entre a democracia brasileira e a participação popular, investiga o porquê do Portal e-Democracia ser tão necessário para a defesa dos direitos das minorias sociais, bem como explica a importância da participação popular legislativa das minorias sociais. Esta pesquisa parte de fontes bibliográficas primárias e secundárias, com revisão bibliográfica e análise do próprio portal em estudo. O estudo conclui que é essencial a criação de políticas públicas para a participação política das minorias sociais, sendo uma delas o mencionado portal eletrônico, porém esta medida isolada não resolve a presente questão, sendo necessárias políticas públicas de fácil acesso a todos e todas. O terceiro capítulo aborda as relações que conectam o princípio da vedação ao retrocesso social com as manifestações que apoiam o movimento de retorno da ditadura militar no Brasil no século XXI. Para tanto, no primeiro momento, os autores elucidam os conceitos de vedação ao retrocesso social, bem como o significado do chamado efeito cliquet, o qual corrobora com os ditames fixados do respectivo princípio, haja vista que, no alpinismo, significa que quando atingida uma determinada altura, não se pode mais voltar. Contextualizam, ademais, as heranças e as consequências da ditadura militar no Brasil, além de analisarem as manifestações que têm ocorrido na atualidade em prol de um retrocesso ao período ditatorial. O trabalho comprova que a volta da ditadura militar seria uma afronta ao princípio da vedação ao retrocesso social, uma vez que extinguiria e revogaria direitos fundamentais já consolidados no ordenamento jurídico brasileiro e regressaria a um período autoritário, que não se coaduna com o Estado Democrático de Direito. Conectando-se à discussão acerca de retrocessos e inefetividade de direitos, o quarto capítulo mergulha no debate democrático acerca da expansão da educação superior brasileira e das políticas de acesso que promoveram um significativo acréscimo de ingressantes nos cursos de graduação no Brasil. O trabalho atende a pesquisa bibliográfica e fundamenta-se na revisão de literatura com o suporte teórico de autores e legislações da área afim, refletindo sobre o processo de evolução e inclusão mediante a implementação de programas e ações afirmativas para a educação superior que corroboraram para dirimir o caráter elitista impregnado no perfil deste nível de ensino. Embora distante de reparar as injustiças sociais no Brasil, tais políticas geraram um número maior de ingressantes das camadas menos favorecidas da sociedade e, com isso, a representatividade dos grupos denominados de minorias aumentou, ainda que de modo tímido, mas refletindo na redução do déficit de acesso ao ensino superior. Ainda sobre desigualdades na educação no país, no quinto capítulo as autoras investigam como a discussão sobre o mito da democracia racial no Brasil impulsionou práticas racistas ao longo do tempo e como, a partir de um viés multiculturalista, se assentam as políticas afirmativas, com destaque para a política de cotas para ingresso de negros e pardos nas Universidades, implementadas a partir de 2012. Apontam, para tanto, que a construção deste mito não se coaduna com questões mais modernas e de relevo econômico e social que pautaram a promoção de políticas afirmativas no Brasil. Nesta senda, as políticas sociais afirmativas de cotas são medidas tomadas pelo Estado, de cunho temporário ou especial, com o objetivo de assegurar igualdade de oportunidades e que foram negadas historicamente para a população afro. Para embasar este artigo, foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica e a análise documental das políticas afirmativas de cotas. O capítulo seguinte aventa que as relações sociais são produtos da vida em sociedade e caracterizam-se, essencialmente, pela interação que há entre seus componentes considerando territórios, culturas, identidade e ideias. Contudo, é da natureza dessa dinâmica social que alguns grupos sociais se sobressaiam sobre os demais e imponham seus interesses pessoais acima dos interesses públicos, prejudicando, assim, a concretização de interesses gerais. Dessa maneira, com o intuito de explicar como essas relações de poder e de domínio influenciam na concretização de políticas públicas, o trabalho se propôs a analisar qual o protagonismo que os agentes sociais têm nessa fase. Como exemplo prático dessa discussão acadêmica, analisa-se como a elite governante brasileira busca conciliar seus interesses com a efetivação de políticas públicas habitacionais. Em outro aspecto de violação de direitos através de deficiências de políticas públicas, o sétimo capítulo analisa a evolução da taxa de homicídios no Brasil, verificando grande heterogeneidade entre os estados. Isso constitui uma deficiência estrutural grave, que compromete as bases do desenvolvimento no país. Assim, o propõe-se o entendimento da correlação das taxas de homicídios no Brasil em um período de 10 anos, verificando que os estados do Rio Grande do Norte, Goiás, Maranhão e Piauí se correlacionaram positivamente, apresentando um aumento na taxa de homicídios, enquanto Espírito Santo e Paraíba obtiveram redução. Diante dos resultados, destaca-se a atenção às políticas de segurança pública e conclui-se que é possível identificar padrões estruturais das distintas dinâmicas de homicídios contribuindo para e informações relevantes que possam subsidiar a implantação e efetividade das políticas públicas no país. Na seara das violências, o oitavo capítulo destaca aquelas cometidas contra mulheres no ambiente doméstico no bairro de Narandiba, em Salvador-BA. O artigo tem como objetivo geral analisar a possibilidade ou não de ampliação no atendimento às mulheres que sofrem violência doméstica através da unidade do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), órgão vinculado ao Tribunal de Justiça da Bahia, localizado no bairro de Narandiba, em Salvador. Como primeiro objetivo específico, examina se o acolhimento dessas vítimas estaria em conformidade com o regulamento e a missão que fundamenta o trabalho do CEJUSC. Como segundo objetivo específico, reflete sobre a demanda de mulheres, vítimas de agressão doméstica, que passam pela unidade de Narandiba em busca de um apoio ou uma orientação jurídica. Em termos metodológicos, o artigo é qualitativo e analisa o tema proposto utilizando a revisão bibliográfica, a análise de documentos e a observação da autora durante o período de janeiro a outubro de 2019. As violências domésticas atingem, não raro, a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Assim, a conexão para o nono capítulo apresenta as etapas da perícia psicológica nos casos de suspeita de abuso sexual, tendo como enfoque os instrumentos e testes psicológicos mais utilizados nestas avaliações. Os objetivos específicos englobam conceituar avaliação psicológica e abuso sexual, bem como trazer técnicas da Psicologia que melhor respaldem o psicólogo nesse processo de avaliação. O método deste estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica. A avaliação psicológica pericial difere de outros tipos de avaliação psicológica em função de sua meta final onde atua subsidiando decisões legais quando estas dependem de um entendimento de funcionamento psicológico do(s) envolvidos(s) nos casos de suspeita de abuso sexual de crianças e adolescentes. Abuso sexual é qualquer contato ou interação entre uma criança ou adolescente e alguém em estágio psicossexual mais avançado do desenvolvimento, na qual a criança ou adolescente estiver sendo usado para estimulação sexual do perpetrador. As avaliações psicológicas têm sido requisitadas em todas as fases de encaminhamento dos casos, da notificação ao processo judicial. Desde a fase inicial ou investigativa, a criança pode passar por inúmeras intervenções (entrevistas, aplicação de testes psicológicos, etc), inclusive de psicólogos que não atuam diretamente com a justiça, mas que acabam colaborando no processo quanto à veracidade da situação de abuso. Não obstante possam ser vítimas de diversas violações de direitos, por vezes crianças e adolescentes entram em conflito com a lei. Nesse contexto, o décimo capítulo investiga a contribuição da aplicabilidade da entrevista terapêutica no processo de avaliação psicológica de adolescentes em conflito com a lei, descrevendo as características de adolescentes, explicando a função da Psicologia e elucidando entrevista terapêutica como ferramenta diferencial na avaliação psicológica desses adolescentes. Como metodologia foi realizada uma revisão bibliográfica, com base em livros e artigos científicos, com tratamento particular de publicações da área de Psicologia e da legislação específica sobre os direitos do adolescente. Como resultados, os adolescentes em conflitos com a lei apresentam características que se fundamentam em aspectos históricos, sociais e culturais e a entrevista terapêutica mostrou-se como importante na contribuição da avaliação psicológica desses adolescentes, uma vez que se dispõe como uma técnica de analise aberta, capaz de se ajustar a diferentes situações clínicas, com possibilidades de descobrir as subjetividades, conhecer comportamentos, indicar encaminhamentos ou fazer intervenções. Diante de uma realidade vivencial complexa e aprisionadora, a avalição psicológica é uma prática relacional, que visa com alteridade contribuir para incluir socialmente os adolescentes. É certo que a mudança comportamental dos adolescentes infratores requer apoio familiar e um trabalho multidisciplinar, que não comporta apenas o papel do Psicólogo, mas, o envolvimento do Estado e da sociedade como um todo em ações conjuntas, para efetivamente produzir transformações. Conclui-se que o estudo produziu uma discussão importante, por dispor conhecimentos para área da Psicologia, profissionais que atuam e para a sociedade, que podem melhor conhecer os espaços de intervenção, meios de atuação e a importância da psicologia neste contexto. Nessa linha de discussão que abarca questões relacionadas à saúde, o capítulo seguinte analisa a judicialização do direito à saúde. Esse direito, conforme o artigo 196 da Constituição Federal, pertence a todos e é dever do Estado fornecê-lo por meio de políticas públicas. Entretanto, a possibilidade de exercício por todos do referido direito fica limitada aos recursos disponíveis e por ações judiciais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo geral, portanto, é analisar se a judicialização da saúde é a solução mais adequada para se obter uma vaga de leito de UTI no SUS. Assim, o trabalho descreve como o SUS regula a distribuição de leitos e reflete sobre o fenômeno da judicialização e o seu potencial ou não de efetivar esse direito com isonomia. Para a sustentação metodológica, o estudo utilizou de uma pesquisa qualitativa, com método fundamentado em análise de documentos e revisão bibliográfica a respeito do tema. Os resultados mostram que, embora o SUS estabeleça a quantidade de leitos de UTIs, alguns hospitais carecem de mais ofertas de leitos. Desta forma, é relevante ter um políticas públicas que efetivem o direito à saúde, em cumprimento às previsões legais. Nesse contexto de inefetividade do direito à saúde, o capítulo seguinte descreve o perfil das demandas judiciais referentes a medicamentos no município de Cuiabá – Mato Grosso, realizado na Defensoria Pública, em 2013, utilizando indicadores de Pepe. Foram analisadas 135 ações judiciais relativas às solicitações de medicamentos e 166 medicamentos requeridos nas mesmas. Em quatro dimensões (sócio demográficas do autor da ação judicial; processuais das ações judiciais; médico sanitárias das ações judiciais; político-administrativas das ações judiciais). As informações obtidas e delineadas no capítulo expõem o cenário da saúde frente a judicialização de medicamentos e as características dos indivíduos que abriram demandas contra o Estado ou o Município. Em preocupação com a saúde e a segurança alimentar dos brasileiros, o décimo terceiro capítulo discute o cabimento de arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) contra a nova política brasileira de agrotóxicos. A evolução clássica da política brasileira de agrotóxicos foi marcada pela ótica da proteção. Todavia, novos desafios, hoje, contrariam a política até então vigente e faz surgir um movimento, cada vez mais forte, pela flexibilização de normas. Nesse cenário, percebe-se o surgimento de uma nova política sobre tema, mas desta vez, tendo o agronegócio como protagonista. Desse modo, os efeitos desta nova política já são tangíveis, o que nos leva a discutir a constitucionalidade de tais ações. Posto isso, este trabalho tem como objetivo promover um debate acerca da existência de uma nova política brasileira sobre agrotóxicos em suas principais questões. Para realizar este trabalho, foram utilizados os tipos de pesquisa bibliográfica e documental, através da abordagem qualitativa. Conclui-se que a nova política de agrotóxicos é inconstitucional e, por consequência, atacável por meio da ADPF. Avançando na busca de efetivação de direitos humanos através de políticas públicas, o último capítulo investiga a necessidade de ressignificação das bases da teoria da execução para efetivar ações civis públicas em que se discutem tais políticas. Para tanto, utiliza-se de procedimento monográfico e bibliográfico. O estudo expõe as razões que levaram à judicialização da política, bem como traça diretrizes gerais sobre o atual panorama da execução. Aborda, ainda, a crise de efetividade da execução, que insiste em se valer de multas pelo descumprimento – que vêm sendo inefetivas para o cumprimento. Após essa discussão, o trabalho traz instrumentos jurídicos hábeis a colaborar com a concretização dos direitos. Espera-se que esta seleção de artigos científicos contribua, como obra coletiva, para avanços no conhecimento sobre políticas públicas como efetivadoras de direitos humanos, bem como sobre as múltiplas formas de participação popular na luta por tais direitos na sociedade contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Grupos focais (Técnica de entrevista)"

1

Benjumea Liñan, Edelsy, Luz Divia Mejia Reales, and Fabio Hernando Cortes Escalante. "Sistematización de experiencias: una propuesta de investigación cualitativa en enfermería." In Tendencias en la investigación universitaria. Una visión desde Latinoamérica. Volumen XII, 480–94. Fondo Editorial Universitario Servando Garcés de la Universidad Politécnica Territorial de Falcón Alonso Gamero / Alianza de Investigadores Internacionales S.A.S., 2020. http://dx.doi.org/10.47212/tendencias2020vol.xii.28.

Full text
Abstract:
El objetivo de este estudio, fue proponer la Sistematización de Experiencias, como una forma de hacer investigación cualitativa en Enfermería. El abordaje del estudio, se hizo desde la investigación proyectiva, la cual, consiste en la elaboración de una propuesta o un plan, para ayudar en una necesidad de tipo práctico; a partir, de un diagnóstico de necesidades. La muestra fue seleccionada por conveniencia; constituida por 35 estudiantes de sexto semestre, de la asignatura Seminario de Investigación y 10 docentes de Enfermería, que pertenecen al equipo Currículo. Se utilizó, la entrevista individual y el grupo focal, como técnicas de investigación. En los resultados, los docentes y estudiantes, reconocieron la importancia de la Sistematización de Experiencias como investigación cualitativa; método de producción de conocimiento, en la profesión de Enfermería; se evidenció, el desconocimiento de la Sistematización de Experiencias, en las prácticas, actividad que permite comprender el entorno y transformar realidades que se viven.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

MACIEL, MARCOS GONÇALVES, GISELLE ALVES DE MOURA, MARÍA JESÚS MONTEAGUDO, and PAULO ROBERTO VIEIRA JÚNIOR. "ANÁLISE DAS AUTOAVALIAÇÕES DE SAÚDE E DO BEM-ESTAR SUBJETIVO EM PESSOAS IDOSAS FISICAMENTE ATIVAS E INATIVAS." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.054.

Full text
Abstract:
O OBJETIVO DESTA PESQUISA É ANALISAR SE HÁ UMA RELAÇÃO ENTRE PESSOAS IDOSAS FISICAMENTE ATIVAS E INATIVAS E, AS AUTOAVALIAÇÕES DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR SUBJETIVO. PARA TANTO, ADOTAMOS OS PRESSUPOSTOS DA PSICOLOGIA DA SAÚDE, DA PSICOLOGIA POSITIVA E EPIDEMIOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA. A DETERMINAÇÃO DO NÚMERO DE PARTICIPANTES FOI ESTIPULADA PELA TÉCNICA DE SATURAÇÃO DOS DADOS, SENDO A ESCOLHA DA AMOSTRA E DAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES NA CIDADE DE BILBAO/ESPANHA, DEFINIDA DE FORMA INTENCIONAL. ADOTAMOS A ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE E AS ESCALAS DE AUTOAVALIAÇÕES DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR SUBJETIVO COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE INFORMAÇÕES. PARA A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS FOI UTILIZADA A ESTATÍSTICA DESCRITIVA E A ANÁLISE DE CONTEÚDO. PARTICIPARAM DA PESQUISA 18 PESSOAS, CLASSIFICADAS EM DOIS GRUPOS: FISICAMENTE ATIVAS (N=10) E FISICAMENTE INATIVAS (N=8), SENDO EM GERAL, OITO HOMENS E 10 MULHERES, COM IDADE ENTRE 62 E 81 ANOS (70,5±5,1 ANOS). OS DADOS DEMONSTRAM QUE AMBOS OS CONSTRUTOS APRESENTARAM AUTOAVALIAÇÕES SATISFATÓRIAS, INDEPENDENTEMENTE DO GRUPO DE PESSOAS FISICAMENTE ATIVAS OU INATIVAS. CONCLUÍMOS QUE A VARIÁVEL ATIVIDADE FÍSICA ANALISADA DE FORMA ISOLADA NÃO É SUFICIENTE PARA DETERMINAR DIFERENÇAS NAS AUTOAVALIAÇÕES DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR SUBJETIVO, SENDO NECESSÁRIO, TAMBÉM, CONSIDERAR OUTROS FATORES COMO AS CONDIÇÕES DE VIDA OFERECIDAS PELO PODER PÚBLICO À POPULAÇÃO E ASPECTOS COMPORTAMENTAIS
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Proenza, José Rafael, Carlos Enríquez Lozano, and Sergio Serrano Galindo. "La formación científica disciplinar de estudiantes sordos en educación superior, mediante el uso de la tecnología digital." In Tendencias en la investigación universitaria. Una visión desde Latinoamérica. Volumen XII, 546–61. Fondo Editorial Universitario Servando Garcés de la Universidad Politécnica Territorial de Falcón Alonso Gamero / Alianza de Investigadores Internacionales S.A.S., 2020. http://dx.doi.org/10.47212/tendencias2020vol.xii.32.

Full text
Abstract:
El proyecto permitió superar determinadas barreras comunicativas y de acceso a la información para estudiantes Sordos en el nivel de educación superior, que impiden el desarrollo y apropiación de competencias en el quehacer científico. Por lo tanto, el objetivo general del proyecto está dirigido a desarrollar competencias en el campo de la investigación, para estudiantes Sordos universitarios, a partir del apoyo de una herramienta tecnológica digital, en Lengua de Señas Colombiana, en adelante LSC. Para tal fin, se partió de un diagnóstico hecho en la comunidad Sorda que estudia en la Corporación Universitaria Iberoamericana, que permitió establecer una relación de los resultados obtenidos por estos estudiantes en todas las asignaturas que se articulan con la investigación científica, desde las perspectivas del conocimiento, el saber utilizar esos conocimientos y los intereses y motivaciones, en torno a esta disciplina. Los objetivos específicos que se cumplieron se refieren a: determinar en los estudiantes Sordos el nivel de conocimientos, su aplicación y resultados alcanzados, en el área de la Metodología de la Investigación Científica, y elaborar una herramienta tecnológica, desde una perspectiva constructivista, que soportara la apropiación de dichos conocimientos y generara motivación positiva, en los estudiantes, en torno a los contenidos de la investigación científica, en su primera lengua. La investigación siguió un enfoque cualitativo con un tipo de estudio descriptivo y los métodos y técnicas, para materializar el cómo de la investigación desarrollada, fueron; la observación no participante, los grupos focales, la entrevista, y el uso de las tecnologías, en este caso una página web 2.0. Los resultados obtenidos; fueron muy positivos en el desarrollo de competencias científicas en los estudiantes y de una herramienta tecnológica digital, que fomenta las mismas, mediante el uso de su lengua materna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Grupos focais (Técnica de entrevista)"

1

Cassola, Rosangela Vargas. "Heterogeneidade de Políticas Públicas de Formação Docente." In II Seminário de Educação a Distância da Região Centro-Oeste. Sociedade Brasileira de Computação, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/seadco.2018.14811.

Full text
Abstract:
Objetivamos identificar a potencialidade de utilização da TV Escola na formação contínua de professores que trabalham com alunos que apresentam necessidades especiais. A coleta de dados ocorreu em fases: usamos como instrumento um questionário, realizamos entrevista e procedemos a utilização da Técnica de Grupo Focal em seis encontros presenciais. Os dados revelam que os professores desconhecem os Programas da Série Educação Especial da TV Escola, bem como o conceito de deficiência mental e indicam que é possível usar a TV Escola como meio de formação contínua desde que considerados três aspectos: 1) aspectos organizacionais da escola; 2) questões profissionais de formação docente e 3) políticas de implantação da TV Escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Begnami, João. "Formação por alternância na licenciatura em Educação do Campo da UFMG." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0601.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre a Formação por Alternância do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECAMPO) da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa tinha por objetivo analisar práticas e compreensões sobre a Alternância. Em termos teóricos, a pesquisa teve como referência o Materialismo Histórico e Dialético, conhecimento baseado na concepção da práxis como princípio educativo tensionador da realidade, comprometido com a emancipação humana. A metodologia focou-se na abordagem qualitativa, na realização de grupos focais com estudantes e entrevista narrativa com professores, pesquisa documental e observação através da imersão no curso. Os resultados demonstram que o LECAMPO não utiliza, propriamente, a Pedagogia da Alternância, tal qual é concebida e praticada pelos Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs), mas de princípios de Alternância. Alguns deles coincidem com os da Pedagogia da Alternância, outros emergem nas práticas pedagógicas do curso estudado, conforme destacamos: tempos-espaços escola-comunidade, relação prática-teoria-prática, mediações didáticopedagógicas específicas, organicidade e o protagonismo dos sujeitos, parceria com os Movimentos Sociais, trabalho pedagógico em equipe e projeto de campo e sociedade. Por fim, sugere a referência à Alternância nos contextos de formação e educação fora dos CEFFAs como “Formação por Alternância”, uma vez que a Pedagogia da Alternância se revela como um constructo apropriado e protagonizado pelo movimento CEFFA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Massa, Mônica. "A formação didático pedagógica do docente da área de computação: um estudo de caso em uma Universidade Brasileira." In Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2015.10236.

Full text
Abstract:
Este artigo busca aprofundar o olhar sobre o docente do ensino superior, especificamente na área de computação e informática, e investigar a compreensão sobre sua formação didática e pedagógica. Os resultados aqui apresentados fazem parte do projeto de doutorado desenvolvido pela autora e concluído em julho de 2014. Optou-se pelo Estudo de Caso como método, incluindo sete docentes da área da UNEB – Campus II. Para a coleta dos dados, foram aplicadas as técnicas de entrevista, grupo focal, história de vida e análise documental. Os resultados obtidos indicam que a maioria dos docentes da área da computação não teve formação pedagógica, aplicando alternativas intuitivas para a mediação didática em sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography