To see the other types of publications on this topic, follow the link: Gruta.

Journal articles on the topic 'Gruta'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Gruta.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Cardoso, João Luís. "As grutas, os grandes Mamíferos e o Homem Paleolítico: uma aproximação integrada ao território português." Estudos do Quaternário / Quaternary Studies, no. 1 (December 21, 1997): 13–23. http://dx.doi.org/10.30893/eq.v0i1.2.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta uma síntese da investigação paleontológica das grutas, em território português, desde os primórdios dos estudos paleontológicos e arqueológicos, no início da 23 metade do século XIX, por iniciativa da então Comissão Geológica de Portugal. Com base nos numerosos materiais de grandes mamíferos de época plistocénica especialmente de grutas calcárias, ali conservadas graças às particularmente favoráveis condições de preservação verificadas, foi possível estabelecer uma síntese actualizada concernente à distribuição cronológica, no decurso do Plistocénico Superior das espécies até ao presente identificadas. As respectivas associações faunísticas assim isoladas fornecem indicações acerca das características paleoclimáticas, especialmente no decurso do último período glaciário, para o qual a informação é mais abundante. Deste modo, pode concluir-se que, até inícios do Würm recente, ca. 30 000 BP, o clima na Estremadura - onde se concentram a quase totalidade das grutas com restos de grandes mamíferos - era temperado. A degradação climática, que se fez globalmente sentir no decurso do período subsequente, até cerca de 18 000 BP, terá sido responsável pelo desaparecimento de espécies de grandes predadores como o leão das cavernas e o leopardo, mantendo-se outros, como a hiena das cavernas, ou de grandes herbívoros como o elefante e o rinoceronte. Curtos períodos de frio mais intensos explicam a presença da cabra montês e, excepcionalmente, da camurça. Contudo, mesmo nos momentos de maior rigor climático não se encontram restos de espécies de características claramente frias, como o urso das cavernas, a rena, ou o bisonte. Apesar de todos eles ocorrerem em grutas da cordilheira cantábrica, e muito menos de espécies como o boi almiscarado ou o antílope saiga, presentes noutras regiões peninsulares, ainda que vestigialmente. A baixa latitude e a proximidade oceânica, funcionando como factores amenizadores do clima, por um lado, e o isolamento geográfico, por outro, explicam o papel de área de refúgio que o nosso território e especialmente a sua fachada média atlântica tiveram no decurso da última glaciação. Aqui sobreviveram espécies como a hiena raiada ou o pequeno lobo de Lunel-Viel, em grande abundância (gruta da Furninha), praticamente dizimadas além-Pirinéus no decurso da vaga de frio da penúltima glaciação. Também no vale do Tejo persistia o elefante antigo. Talvez a última população conhecida da espécie (Foz do Enxarrique, ca. 33000 BP). Neste contexto se compreende a sobrevivência de grupos de neandertais em época próxima ou mesmo ulterior a 30 000 BP. Datações obtidas na gruta da Figueira Brava e na gruta Nova da Columbeira, tornam-se hoje verosímeis, no quadro de um Mustierense Final crescentemente documentado na parte meridional da Península Ibérica, coincidente com a derradeira presença daquela subespécie humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Ana Maria. "A Necrópole de Alapraia: o local do sono eterno de uma população humana. O que os restos ósseos humanos nos revelam sobre ela…" Antropologia Portuguesa, no. 36 (December 11, 2019): 111–39. http://dx.doi.org/10.14195/2182-7982_36_6.

Full text
Abstract:
A Necrópole de Alapraia (Cascais), datada do Neolítico final, é constituída por quatro grutas artificiais escavadas entre os anos de 1889 e 1943. Restos ósseos humanos foram recuperados das grutas II, III e IV. Este espólio acabou por ficar esquecido e depositado no Museu Condes de Castro Guimarães, em Cascais, sem nunca ter sido estudado de modo aprofundado. Nos finais da década de 2000, foram localizados restos ósseos humanos da gruta II no antigo Museu Antropológico da Universidade de Coimbra e no Museu dos Serviços Geológicos, em Lisboa, o que levou ao estudo de todo o espólio ósseo humano recuperado da referida Necrópole. A maioria do espólio ósseo humano provém da gruta II. Nesta, foram depositados no mínimo 49 indivíduos, de ambos os sexos, dos quais 22 faleceram com menos de 15 anos. Destaca-se a presença de um osso supranumerário do pé, o calcaneum secundarium (2/8), e de uma cúspide acessória num incisivo lateral superior esquerdo (cúspide de talon), constituindo esta última o caso mais antigo documentado para o atual território português. Entre as patologias observadas, evidenciam-se as lesões traumáticas, todas remodeladas. Estas incluem uma fratura por depressão num crânio de um indivíduo adolescente, nas diáfises de um 5.º metacarpiano esquerdo, 4.º metatarsiano, falange distal do pé, além de um bloco (anquilose) de duas vértebras torácicas de adultos. De salientar ainda a pesquisa em documentação antiga que se revelou extremamente útil para reconstituir o percurso deste espólio ósseo antigo entre diversas instituições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dos Santos, Debora Duarte, and Ricardo Flores Vidal. "Sarau da Gruta: arte como espaço de criação, fruição e sociabilidade." Revista Texto Poético 16, no. 31 (September 30, 2020): 26. http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2020n31a714.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo retomar a história do Sarau da Gruta, um coletivo cultural da cena literária paulistana. Constituído em 2013, por um grupo de amigos apreciadores de poesia, o Sarau da Gruta abriu uma série de espaços tanto de diálogo quanto de criação e apreciação artística. Seja no âmbito poético, performático, seja através da música e de intervenções em espaços públicos e privados, o coletivo redimensionou a relação do sujeito com o espaço urbano, mais especificamente da cidade de São Paulo. Neste sentido, foi de nosso interesse analisar alguns pontos, contemplando sobretudo os seguintes eixos: i. revisitar a história do coletivo paulistano Sarau da Gruta; ii. discutir questões presentes nos principais vetores da crítica, expondo o modo como leitores especializados compreendem os formatos e dinâmicas que perpassam os saraus; iii. verificar em que medida as manifestações literárias difundidas no Sarau da Gruta estão vinculadas a outros gêneros, tais como: o rap, o hip-hop, a dança, as artes plásticas etc.; e por fim, iv. do ponto de vista formal, interpretar as estratégias de construção das materialidades poéticas, de modo a identificar e a compreender aspectos teórico-metodológicos que caracterizam tais textos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lima, Lais Clark. "Ocorrência de planobídeos pleistocênicos no município de Jacobina, Bahia." Memórias do Instituto Oswaldo Cruz 82, no. 1 (March 1987): 71–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0074-02761987000100012.

Full text
Abstract:
Registramos, com base em dados paleontológicos e estratigráficos e de acordo com a morfologia da concha, Biomphalaria aff. glabrata (Say,l8l8), do Pleistoceno superior (ou Holoceno) da Gruta das Onças, distrito de Caatinga do Moura, município de Jacobina, Estado da Bahia. Registramos também mais uma evidência da antiga presença de água na referida gruta, que apoia a hipótese levantada por Cartelle & Bohorquez (1982) sobre o local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nicoletti, Maria Andrea, and Ana Inés Barelli. "Devotos, ofrendas y promesas en el espacio religioso de la Virgen de las Nieves en San Carlos de Bariloche, Argentina." Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião 17, no. 23 (October 28, 2020): 138–61. http://dx.doi.org/10.22456/1982-2650.58394.

Full text
Abstract:
En el siguiente artículo abordaremos desde la geografía de la religión, la devoción a Nuestra Señora de las Nieves en San Carlos de Bariloche a través del análisis de los exvotos. La Gruta de la Virgen, situada a once kilómetros del centro de la ciudad, ha sido construida por un militar en cumplimiento de una promesa, en tierras del ejército de montaña. Esta Gruta se constituye como territorio sagrado con una dinámica propia que la convierte en epicentro devocional respecto de los espacios aledaños que intervienen en la práctica religiosa. En función de ello nos proponemos realizar una primera caracterización de la Gruta de la Virgen como espacio sagrado y como escenario simbólico mediante la clasificación, categorización y análisis de las ofrendas materiales y las promesas de los devotos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Yano, Olga, and Solange Xavier dos Santos. "Musgos da Gruta de Mirassol, São Paulo." Acta Botanica Brasilica 7, no. 2 (December 1993): 89–106. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33061993000200005.

Full text
Abstract:
Na Gruta de Mirassol foram encontradas 27 espécies de musgos pertencentes a 23 gêneros de 19 famílias. Racopilum tomentosum (Hedw.) Brid., Helicophyllum torquatum (Hook.) Brid. e Hyophila involuta (Hook.) Jaeg. & Sauerb. são as espécies mais abundantes. Brachymenium acuminatum Harv., Cyclodictyon varians (Sull.) O. Kuntze, Entodontopsis leucostega (Brid.) Buck & Ireland, Fissidens mollis Mitt., F. weirii Mitt., Hyophila involuta (Hook.) Jaeg. & Sauerb. e Trichosteleum fluviale (Mitt.) Jaeg. estão sendo referidas pela primeira vez para o estado de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vieira, Percy Corrêa, and Luiz Ricardo Lopes de Simone. "Malacofauna na Gruta da Pescaria, Iporanga, SP." Revista do Instituto Geológico 8-11, no. 1 (1990): 57. http://dx.doi.org/10.5935/0100-929x.19900008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barbosa, Helton Santos Lopes, Leonardo Cristian Rocha, Múcio Do Amaral Figueiredo, Pedro Henrique Silva Teixeira, and Arlon Cândido Ferreira. "Processos estruturais condicionantes de um exemplar de Patrimônio Espeleológico da Serra do Lenheiro em São João del-Rei - MG / Structural process conditions of an example of Speleological Heritage at the Lenheiro Ridge in São João del-Rei - MG." Caderno de Geografia 29, no. 58 (July 31, 2019): 786–804. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2019v29n58p786-804.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo apresentar os processos estruturais condicionantes na formação, da Gruta do Caititu, desenvolvida em quartzito de matriz psamítico-psefítica, na Serra do Lenheiro em São João del-Rei, Minas Gerais. Os procedimentos metodológicos foram: a) revisão bibliográfica; b) elaboração da espeleotopografia; c) medição de sentido e mergulho de planos de acamamento e de fratura, dentro e fora da gruta utilizando bússolas Brunton. De acordo com os resultados obtidos a Gruta do Caititu possui desenvolvimento linear de 159,7 metros, desenvolvida predominantemente entre blocos quartzíticos. Com as medidas de sentido e mergulho, concluiu-se que há uma relação entre o desenvolvimento da gruta e os planos de acamamento e de fratura, visto que possuem sentido predominante NW-SE e NE-SW, respectivamente. Além da relação entre os planos e o desenvolvimento da gruta, observou-se que a drenagem é condicionada pelos planos de fratura, que se desenvolveram a partir da história geotectônica local e regional, evidenciada a partir dos mergulhos dos planos de acamamento, falhas, veios de quartzo deformados, e por reorganização dos seixos que compõem a matriz litológica local.Palavras-chave: Serra do Lenheiro, Gruta do Caititu, Caverna em Quartzito.AbstractThis article aims to present the conditioning processes in the formation of the Caititu Cave, developed in quartzite of the psamytic-psephitic matrix, in Ridge of the Lenheiro in São João del-Rei, in Minas Gerais. The methodological procedures were a) bibliographic review; b) elaboration of speleotopography; c) measurements of direction and dip of the layer and fracture planes, inside and outside the cave with Brunton compass. According to the results obtained, Caititu Cave has a linear development of 159.7 meters, developed predominantly between quartzitic blocks. With the direction and dip measurements, it was concluded that there is a relationship between the development of the cave and the planes of layer and fracture because they have a predominant direction NW-SE and NE-SW, respectively. Besides verification of the relation between the plans and the development of the cave, we observed the drainage is conditioned by the fracture planes, which have developed from the local and regional geotectonic history, evidenced from the dip of layer plans, faults, veins deformed, and by reorganization of the gravel that constitutes a local lithologic matrix.Keywords: Serra do Lenheiro, Cave of Caititu, Cave in Quartzite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Ana Maria. "“Gentes” do 4º e 3º milénios AC: Os restos ósseos humanos do neolítico final/calcolítico recuperados das grutas artificiais 1 e 2 de São Paulo (Almada, Portugal)." Estudos do Quaternário / Quaternary Studies, no. 19 (January 31, 2019): 49–62. http://dx.doi.org/10.30893/eq.v0i19.179.

Full text
Abstract:
As grutas artificiais 1 e 2 de São Paulo (Almada) foram utilizadas como sepulcros colectivos durante os 4º e 3º milénios AC. Ainda que ambas se encontrassem destruídas, particularmente a gruta 1, a análise do espólio ósseo humano recuperado permitiu inferências relevantes sobre os indivíduos ali depositados, particularmente para a gruta 2.Na gruta 1, foram contabilizados um número mínimo de 7 indivíduos, incluindo 3 não adultos. Entre estes últimos, estão incluídos indivíduos que terão falecido com cerca de 4, 5 e 10 anos. A escassez do material ósseo e a sua fraca preservação não permitiram mais inferências. Um número mínimo de 255 indivíduos foi identificado na gruta 2, incluindo indivíduos de ambos os sexos e de várias faixas etárias. Diversos indicadores morfológicos, como o achatamento dos fémures ( =76.7; n=56) e o ângulo do colo femoral (125.75º) sugerem uma elevada mobilidade para estes indivíduos. A sua estatura média é de 158.7 (n=28) obtida com base no 2º metatarsiano, inserindo-se nos valores obtidos para séries coevas. Destaca-se ainda a frequência de dois ossículos supranumerários do pé, o calcaneum secundarium e os trigonum, observados, respectivamente, em 12% e 9.3% dos calcâneos (n=67) e talus (n=86) recuperados. No âmbito da análise paleopatológica sobressai a presença de três indivíduos adultos com sinais de trepanação e casos de patologia congénita na coluna vertebral e nos ossos do pé. "People" from the 4th and 3rd Millenia AC: The Late Neolithic/Chalcolithic human remains recovered from the Artificial Caves 1 and 2 of São Paulo (Almada, Portugal).The artificial caves 1 and 2 of São Paulo (Almada) were used as collective burials between the 4th and the 3rd millennia. Although both were seriously destroyed, particularly cave 1, the analysis of the human remains allowed important insights on the exhumed individuals. In cave 1 there are 7 individuals, including 3 non-adults, whose age at death is around 4, 5 and 10 years old. The fragmentary state of the remains did not allow further inferences.The human remains exhumed from cave 2 correspond to a minimum of 255 individuals of both sexes. This series includes 123 non-adults (under 15 years old at death). Morphological data, such as the flatness of femurs, ( =76.7; n=56) and the femoral neck-shaft angle (125.75º) suggest high mobility of these individuals. The high frequency of two accessory foot bones, calcaneum secundarium (12%; n=67) and os trigonum (9.3%; n=86)) has to be highlighted. Among the pathologies observed, three cases of trepanations in adult individuals and congenital pathologies in the spine and foot bones are worth noticing. Keywords: Artificial caves 1 and 2 of São Paulo; Late Neolithic/Chalcolithic; Mobility; trepanations, congenital pathologies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santana, Matusalém Silva, Fernando Andrade Silva, and Carlos Eduardo Silva. "Inventário das paisagens cársticas do município de Paripiranga, Bahia." Nature and Conservation 2, no. 1 (May 1, 2009): 50. http://dx.doi.org/10.6008/ess1983-8344.2009.001.0013.

Full text
Abstract:
O mundo subterrâneo é algo magnífico aos olhos dos observadores, como pesquisadores, turistas e comunitários. O interesse pelo tema surge através das cavernas, onde se denotam curiosidades por parte da comunidade espeleológica, bem como da sociedade em geral, na contemplação de um mundo subterrâneo onde a natureza intocada mostra formações rochosas de rara beleza. Entende-se por paisagens cársticas o conjunto formado por cavernas, grutas, furnas, cânions e abismos. O objetivo deste estudo é de inventariar o conjunto das paisagens cársticas existentes no município de Paripiranga, Estado da Bahia, abordando características mais relevantes para futuros estudos de sustentabilidade no uso público e para construção de planos de manejo. O desenvolvimento da pesquisa compõe-se de uma gama de particularidades e sustentações teóricas ligadas a pesquisas de campo, com busca de informações nas comunidades de entorno das cavidades cársticas. Evidenciam-se no trabalho, as ocorrências das paisagens cársticas, como grutas e abismos, localizados em três regiões do município, denominadas: Corredor Vermelho, Roça Nova e Apertado de Pedras. Para isso tendo por base a incidência das grutas cadastradas pelos grupos Bambuí e GPME (Grupo Pierre Martin de Espeleologia) na Redespeleo Brasil. Como resultados preliminares apresenta-se duas paisagens que foram mapeadas pelos grupos Bambuí e GPME, a “Furna do Fim do Morro do Parafuso”, localizada no Corredor Vermelho; a “Gruta do Bom Pastor”, localizada na Roça Nova, usada para fins religiosos; e “Furna da Pedreira”, ainda não mapeada, localizada em Apertado de Pedras. Outro resultado preliminar importante foi à descoberta de que uma gruta localizada na região do Corredor Vermelho, ainda não mapeada, foi transformada em deposito de lixo, demonstrando a falta de conhecimento e o descaso do poder público para com o assunto. A falta de gestão do mosaico formado por paisagens cársticas e ambientes naturais somado à falta de conhecimento sobre o assunto por parte do poder público e da sociedade, criam limites a visitação e técnicas conservacionistas. Espera-se que este estudo possa abrir caminhos para esses mundos de silêncio, mistérios e beleza a um universo aventureiro de atividades legitimamente ecoturísticas, com a finalidade de desenvolvimento local e proteção do patrimônio cultural e natural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Masutti, Roseli Fontes, and Heros Augusto Santos Lobo. "Análise descritiva do perfil e satisfação dos visitantes da gruta do lago azul (Bonito, MS)." ENTRE-LUGAR 9, no. 18 (December 14, 2018): 86–105. http://dx.doi.org/10.30612/el.v9i18.8928.

Full text
Abstract:
As cavernas são recursos naturais diferenciados para o uso turístico, em função de suas características físicas e ambientais, embora sejam ambientes relativamente mais frágeis. A gruta do Lago Azul é uma das cavernas mais visitadas formalmente no Brasil, com dezenas de milhares de visitantes anuais. Neste contexto, realizou-se uma pesquisa com visitantes de alta temporada (Páscoa de 2017) para verificar os aspectos que os motivam a visitar a gruta, bem como sua percepção em relação aos serviços prestados e qualidade do ambiente e, por fim, sua satisfação com a atividade realizada. Os resultados demonstram que, à despeito da percepção sobre a interferência estética das infraestruturas de acesso no interior da gruta e aos serviços de alimentação com nota inferior aos demais serviços avaliados, a avaliação geral dos visitantes foi positiva, com elevado grau de satisfação. Conclui-se que os diversos aspectos que incidem sobre o planejamento e gestão de cavernas turísticas devem ser mais bem discutidos, pois embora se levantem problemas acerca da sustentabilidade e da qualidade da paisagem, é preciso considerar o posicionamento dos visitantes sobre a experiência visitada, de modo a auxiliar na gestão do turismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Massuqueto, Laís Luana, and Jasmine Cardozo Moreira. "Roteiro geoturístico na gruta Pinheiro Seco, Castro/PR." Terra Plural 6, no. 1 (June 20, 2012): 153–74. http://dx.doi.org/10.5212/terraplural.v.6i1.0009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva, Cláudio Maurício Teixeira da, and Paulo Rodrigo Simões. "Gruta do Salitre (MG 361): geoespeleologia e espeleotemas." Rem: Revista Escola de Minas 55, no. 4 (October 2002): 277–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672002000400009.

Full text
Abstract:
Esse artigo sintetiza os estudos realizados na Gruta do Salitre, situada a 5 km de Cordisburgo, MG, e que está cadastrada sob o número MG 361 junto ao Cadastro Nacional de Cavidades da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE, 1991). As atividades constaram do mapeamento topográfico parcial da caverna, descrições dos espeleotemas e da rocha hospedeira e interpretação da gênese da cavidade. Observações e tomadas de fotografias foram feitas nos locais de maior interesse. A gruta desenvolveu-se em rochas carbonáticas, estratificadas, dobradas e fraturadas da Formação Lagoa do Jacaré. A cavidade tem a forma, em planta, linear meandrante, com perfil predominantemente horizontal e secundariamente inclinado. O desenvolvimento da caverna envolve pelo menos quatro fases de evolução, desde o processo freático ao vadoso, com desenvolvimento dos salões por incasão. Os salões finais da caverna são os mais ornamentados (fase vadosa) com ocorrência de vários espeleotemas, entre os quais se destacam, por sua beleza, os excêntricos (helictites), por sua raridade, os blisters ou esferas de calcita e, por sua gênese, os cristais de calcita "dente-de-cão".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva, Cláudio Maurício Teixeira da, Paulo Rodrigo Simões, Milton Pereira Filho, and Luciana Vetel Cruz. "Gruta dos Piriás (MG-823): geologia e espeleogênese." Rem: Revista Escola de Minas 58, no. 2 (June 2005): 107–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672005000200003.

Full text
Abstract:
Esse trabalho objetivou o levantamento geoespeleológico da Gruta dos Piriás, município de Matozinhos - MG, e a interpretação da sua evolução espeleogenética. Essa gruta apresenta, em planta baixa, uma forma linear meandrante e, em perfil, um desenvolvimento plano-horizontal. A sua projeção horizontal mediu 670m. Os seus cortes são predominantemente irregulares e raramente apresentam formas circulares, características de desenvolvimento por pressão hidrostática. A caverna desenvolveu-se no contato de rochas carbonáticas do Proterozóico Superior da Formação Sete Lagoas com as rochas granito-gnáissicas do embasamento arqueano. Esse contato está representado por um descolamento basal de rochas carbonáticas do Proterozóico Superior da Formação Sete Lagoas com as rochas granito-gnáissicas do embasamento. Foram observados os seguintes espeleotemas na caverna: escorrimentos, cortinas, minitravertinos, coralóides, estalactites, anemolites e calcitas "dente-de-cão". Como resultado desses estudos, delineou-se a espeleogênese da cavidade em três fases evolutivas, desde a fase freática à vadosa, passando pela fase epifreática. A caverna encontra-se em plena atividade e seu desenvolvimento se deve a fatores hidrológicos, estratigráficos e tectônicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Vieira Xavier, Fernanda, Rafael Deslandes Ribas, and Adalto Moreira Braz. "Avaliação de impactos socioambientais na Gruta da Lapinha, Lagoa Santa/MG e seu entorno pela atividade turística." GEOGRAFIA (Londrina) 26, no. 1 (July 25, 2017): 19. http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n1p19.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar qualitativamente as interferências decorrentes da atividade turística que ocorrem na gruta da Lapinha em Minas Gerais, caracterizando seus aspectos socioambientais e identificando seus impactos ocorridos em função da visitação turística. Foi realizado um levantamento bibliográfico e pesquisas em campo para identificar um panorama da atual situação da gruta, além da realização da matriz de correlação através do método Check List a fim de avaliar os principais impactos. Os resultados mostraram diferentes percepções da comunidade sobre a preservação do patrimônio além de apontar os principais problemas decorrentes da degradação ambiental da área. Como considerações finais, foram realizadas recomendações para melhoria da preservação e da relação da comunidade com a Unidade de Conservação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Franco, Nora Viviana, Lucas Javier Vetrisano, María Virginia Mancini, and George A. Brook. "Nueva información referida a la transición Pleistoceno-Holoceno y al Holoceno temprano en el extremo sur del Macizo del Deseado (Patagonia, Argentina)." Revista del Museo de La Plata 5, no. 1 (April 22, 2020): 109–25. http://dx.doi.org/10.24215/25456377e098.

Full text
Abstract:
El objetivo de este trabajo es presentar los nuevos resultados obtenidos en torno a las ocupaciones tempranas en el sitio La Gruta 1, área de La Gruta, extremo sur del Macizo del Deseado, Patagonia argentina. Éstos se refieren tanto a la transición Pleistoceno-Holoceno como al Holoceno temprano y abarcan aspectos paleoambientales, nuevos fechados radiocarbónicos, además de la disponibilidad y utilización de materias primas. Se presentan los resultados de los nuevos análisis polínicos, realizados en un mallín del área ubicado en la meseta central, cerca de la localidad arqueológica Viuda Quenzana, con una edad basal de ca. 12.500 años A.P. (14.500 cal AP). Por otra parte, a partir de los resultados obtenidos se infiere una vegetación similar a la reconstruida por otros registros polínicos del área que sugieren condiciones húmedas durante el segundo período de ocupación humana del sitio arqueológico La Gruta 1, comprendido entre ca. 11.000 y 8000 cal AP Las evidencias procedentes de la ampliación de las excavaciones en este sitio muestran la falta de continuidad entre los fechados correspondientes a la transición Pleistoceno-Holoceno y los del Holoceno temprano. En ambos períodos existe evidencia de transporte de materias primas desde otros espacios, que incluyen artefactos bifaciales, lo que es consistente con la información obtenida previamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Caldeira, B., R. J. Oliveira, L. Rocha, J. F. Borges, S. Neves, and R. Fernandes. "Integração dos métodos de georradar e indução eletromagnética para o mapeamento de grutas: aplicação à lapa do sono - Arrábida." digitAR - Revista Digital de Arqueologia, Arquitectura e Artes, no. 3 (March 12, 2018): 31–36. http://dx.doi.org/10.14195/2182-844x_3_4.

Full text
Abstract:
Neste trabalho apresentam-se os resultados da aplicação da geofísica ao mapeamento de uma secção da Lapa do Sono - Serra da Arrábida (Sesimbra), que se sabe ter tido ocupação funerária na época do Neolítico antigo e atualmente se apresenta extremamente obstruída por sedimentos. Foram escolhidas duas técnicas frequentemente utilizadas na prospecção da subsuperfície em ambiente arqueológico, o Georradar (GPR) e a Indução Eletromagnética de baixa frequência (EM). O difícil estado do terreno e os condicionalismos colocados em defesa da proteção da natureza impuseram um programa de aquisição de dados segundo um paradigma um pouco diferente do habitual. A metodologia seguida para a obtenção de resultados teve que se basear numa análise exaustiva sobre um limitado número de perfis modelados, utilizando distintas sistemáticas de processamento 2D, implementadas para despistar os principais fatores de erro. Os resultados permitem delinear a gruta principal inserida num meio cársico, extensamente fragmentado, principalmente nas áreas de cobertura da cavidade. Também se recolheram indícios de outras cavidades menores contiguas à gruta principal que podem estar a ela ligadas através de galerias menores preenchidas por sedimentos. A partir da interpretação dos resultados foi feita a avaliação da espessura de sedimentos acumuladas na periferia da gruta, sob os perfis amostrados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Novicki, Carina, and Roger Francisco Ferreira de Campos. "Análise da potabilidade das águas de fontes naturais, junto ao município de Fraiburgo-SC." Revista Monografias Ambientais 15, no. 1 (January 12, 2016): 323. http://dx.doi.org/10.5902/2236130819317.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foram realizadas pesquisa e análises de fontes naturais situadas nas áreas urbanas e rurais do município de Fraiburgo – SC, a fim de caracterizar a sua potabilidade quanto aos parâmetros estabelecidos na legislação ambiental vigente. As fontes foram divididas em: (fonte 1) Gruta João Maria, (fonte 2) Gruta Nossa Senhora de Fátima, (fonte 3) Gruta Nossa Senhora de Lourdes, as quais passaram por coletas e os seguintes parâmetros: coliformes totais, coliformes fecais, acetato, cloreto, nitrito, brometo, nitrito, sulfato, lítio, sódio, amônia, potássio, magnésio, cálcio, cor, turbidez, pH, dureza de cálcio, dureza de magnésio, dureza total. As análises das fontes com os parâmetros cor e nitrato houve alteração nas 3 fontes em nitrito na (fonte 3), coliformes totais e termotolerantes onde não se adaptam de acordo com a resolução CONAMA 357/2005, Portaria n° 2.914 do Ministério da Saúde. Parâmetros pH, turbidez, dureza total, sulfato, lítio, sódio em todas as fontes estão de acordo com a resolução CONAMA 357/2005, Portaria n° 2.914 do Ministério da Saúde, para águas de classe 3 o parâmetro de nitrito na (fonte 1) e (fonte 2) está de acordo. Conclui-se, portanto, que as fontes do município de Fraiburgo – SC estão poluídas. Um plano de Educação Ambiental respaldado na Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 será aplicado visando alertar sobre as principais doenças que podem indicar cólera, hepatites, verminoses e diarreias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Galati, Eunice A. B., Vânia L. B. Nunes, Frederico de Almeida Rego Jr., Elisa T. Oshiro, and Marilene Rodrigues Chang. "Estudo de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) em foco de leishmaniose visceral no Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil." Revista de Saúde Pública 31, no. 4 (August 1997): 378–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101997000400007.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Nas Américas, Lutzomyia longipalpis tem sido incriminada como vetora da leishmaniose visceral em, praticamente, todas as áreas de ocorrência dessa parasitose. A notificação de casos humanos a partir de 1980 e a presença de cães com aspecto sugestivo de leishmaniose visceral no Município de Corumbá, Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, levaram a investigações entomológicas na área, com o objetivo de identificar a população de flebotomíneo vetora. MATERIAL E MÉTODO: A pesquisa foi realizada no peri e intradomicílio de três residências urbanas e em ecótopo natural, representado por uma gruta, situado fora do perímetro urbano. As capturas, semanais em sua maioria, foram realizadas com armadilhas automáticas luminosas, no período de 1984 a 1986. Os dados metereológicos desse período foram obtidos junto à Estação Metereológica da cidade e os de 1925 a 1982, de bibliografia. RESULTADOS: A fauna flebotomínea urbana, composta de oito espécies, mostrou-se semelhante à da gruta, porém nesta, a abundância das espécies foi maior. Na área urbana, Lu. cruzi predominou tanto no intra como no peridomicílio: no bairro central, representou 90,3% dos espécimens e nos dois bairros periféricos, os seus percentuais foram menores. Lu. forattinii, também, teve freqüência expressiva em um dos bairros periféricos (39,0 %). Na gruta, Lu. corumbaensis foi a espécie predominante. Comenta-se o impacto das condições climáticas e do inseticida aplicado na área urbana na freqüência das espécies, e da utilização da gruta como criadouro pelos flebotomíneos, com base na evolução da razão entre os sexos ao longo do período. Foram adicionadas informações sobre antropofilia e de coleta com isca canina de Lu. forattinii. CONCLUSÃO: O predomínio de Lu. cruzi na área urbana; a expressiva freqüência de Lu. forattinii na periferia da cidade, bem como a sua antropofilia e o estreito grau de parentesco destas espécies com Lu. longipalpis, a principal vetora da leishmaniose visceral em outras áreas da América, são aspectos que sugerem a participação de ambas na transmissão da doença, em Corumbá.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Chahud, Artur, Gabriela Sartori Mingatos, and Mercedes Okumura. "Leporidae Fischer, 1817 (Mammalia: Lagomorpha) de um depósito Quaternário do Brasil: comentários taxonômicos e tafonômicos." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais 15, no. 3 (December 21, 2020): 795–806. http://dx.doi.org/10.46357/bcnaturais.v15i3.299.

Full text
Abstract:
Leporidae (Lagomorpha) é um clado de pequenos mamíferos que inclui os coelhos e as lebres, animais raros em sítios paleontológicos e arqueológicos e, por isso, leporídeos são pouco estudados na América do Sul. Durante o Quaternário, muitas cavernas calcárias serviram como armadilhas naturais para inúmeros grupos de animais, incluindo leporídeos. A Gruta Cuvieri, parte do complexo cárstico de Lagoa Santa (Minas Gerais, Brasil), preservou grande quantidade de restos desses animais. O presente estudo descreve o material osteológico (dentários, maxilas e alguns ossos apendiculares) atribuído a Sylvilagus cf. brasiliensis, encontrado na Gruta Cuvieri, além de revisar sua ocorrência durante o Quaternário e comparar as datações obtidas com a frequência de ocorrências desse táxon em sítios paleontológicos e arqueológicos. Os espécimes estavam presentes no Pleistoceno final, reaparecendo no Holoceno médio e persistindo até recentemente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Oliveira, P. V., M. S. S. Viana, O. A. Barros, P. T. C. Freire, F. I. Bezerra, S. B. S. Gusmão, B. C. Viana, and J. H. Silva. "Spectroscopic Characterization of Eoholocene Bones Found in a Cave in Northeast Brazil." Journal of Spectroscopy 2018 (October 3, 2018): 1–7. http://dx.doi.org/10.1155/2018/5039198.

Full text
Abstract:
The preservation of fossils depends on several interactions of organic and inorganic chemical processes. The hard parts, which are more suitable for fossilization, might record valuable information of biogenic processes, while the taphonomic characteristics supply information on postmortem chemical transformation. Here, X-ray fluorescence, X-ray diffraction, and infrared spectroscopy analyses were carried out in Early Eoholocene fragments of bones collected from the subsurface at Gruta do Urso Fóssil, Ubajara National Park, northeast of Ceará State in Brazil. It is suggested a lower degree of decomposition, a preservation of the original mineral composition, along with some incidence of encrustation, and the occurrence of different animal species are analyzed. These preliminary data serve as a basis for future studies involving fossil biota from the deposits of Gruta do Urso Fóssil using spectroscopic techniques.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

PIRES-VANIN, ANA MARIA S. "The discovery of male Potiicoara brasiliensis (Crustacea, Spelaeogriphacea) with notes on biology and distribution." Zootaxa 3421, no. 1 (August 14, 2012): 61. http://dx.doi.org/10.11646/zootaxa.3421.1.3.

Full text
Abstract:
The male of Potiicoara brasiliensis is reported for the first time with evidence of sexual dimorphism. Male diagnosticcharacters are described and compared with the other three species of Spelaeogriphidae. Males present differential mor-phology on both distal podomere articles of the antennula and antenna, an elongate and curved bare endopod on pleopod2, a pair of short round penes on the sternum near the base of pereopod 7, and telson with dorsum almost smooth and apexstraight. Material is sampled for the first time from karstic areas north of the species type-locality, Gruta Ricardo Franconear Corumbá City, and Gruta do Curupira in the Araras Mountains. These new findings expand the distribution of thespecies over seven hundred kilometers. Comparisons between exemplars of both sexes are presented. A hypothesis on the distributional pattern of P. brasiliensis is introduced based on the geological history of Central-West Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Daura, Joan, Montserrat Sanz, Juan Luis Arsuaga, Dirk L. Hoffmann, Rolf M. Quam, María Cruz Ortega, Elena Santos, et al. "New Middle Pleistocene hominin cranium from Gruta da Aroeira (Portugal)." Proceedings of the National Academy of Sciences 114, no. 13 (March 13, 2017): 3397–402. http://dx.doi.org/10.1073/pnas.1619040114.

Full text
Abstract:
The Middle Pleistocene is a crucial time period for studying human evolution in Europe, because it marks the appearance of both fossil hominins ancestral to the later Neandertals and the Acheulean technology. Nevertheless, European sites containing well-dated human remains associated with an Acheulean toolkit remain scarce. The earliest European hominin crania associated with Acheulean handaxes are at the sites of Arago, Atapuerca Sima de los Huesos (SH), and Swanscombe, dating to 400–500 ka (Marine Isotope Stage 11–12). The Atapuerca (SH) fossils and the Swanscombe cranium belong to the Neandertal clade, whereas the Arago hominins have been attributed to an incipient stage of Neandertal evolution, toHomo heidelbergensis, or to a subspecies ofHomo erectus. A recently discovered cranium (Aroeira 3) from the Gruta da Aroeira (Almonda karst system, Portugal) dating to 390–436 ka provides important evidence on the earliest European Acheulean-bearing hominins. This cranium is represented by most of the right half of a calvarium (with the exception of the missing occipital bone) and a fragmentary right maxilla preserving part of the nasal floor and two fragmentary molars. The combination of traits in the Aroeira 3 cranium augments the previously documented diversity in the European Middle Pleistocene fossil record.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Gómez-Aguado de Alba, Guadalupe C., and José Luis Palacio Prieto. "La gruta de Cacahuamilpa: un siglo de historia (1835-1936)." Secuencia, no. 94 (December 17, 2015): 110. http://dx.doi.org/10.18234/secuencia.v0i94.1347.

Full text
Abstract:
<p align="justify"><span>A partir de su descubrimiento, la gruta de Cacahuamilpa ha sido un destino común para mexicanos y extranjeros durante casi dos siglos. Sin embargo, los estudios formales sobre ese monumento natural son escasos y en ellos abundan las inexactitudes. A partir de fuentes primarias, artículos periodísticos y libros referidos a la caverna, este trabajo hace un recuento de su historia y ofrece una imagen del México decimonónico y los albores del siglo xx. Las impresiones de los primeros viajeros que recorrieron la caverna, el estado de los caminos; los cambios políticos; la inquietud de formar asociaciones científicas y literarias; la preocupación por la conservación del medioambiente; el desarrollo de las inversiones en infraestructura; las primeras instalaciones de luz eléctrica y, finalmente, la trasformación de Cacahuamilpa en Parque Nacional en 1936, son algunos de los temas abordados en este trabajo. La historia de un célebre monumento natural nos servirá para hacer un recorrido por un siglo de la historia de México.</span></p><p align="justify"> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

DE MELLO, FRANCISCO DE A. G., LÍLIA S. HORTA, and MARCIO P. BOLFARINI. "Bambuina bambui: a new genus and species of cave cricket from Brazil (Orthoptera: Grylloidea: Phalangopsidae: Luzarinae)." Zootaxa 3599, no. 1 (January 3, 2013): 87–93. http://dx.doi.org/10.11646/zootaxa.3599.1.8.

Full text
Abstract:
Bambuina bambui, um novo gênero e espécie de grilo falangopsídeo é descrito a partir de espécimes obtidos na Gruta do Centenário, uma caverna de quartzo localizada na Serra do Inficionado, um subconjunto de montanhas pertencentes ao complexo da Serra do Caraça no estado de Minas Gerais, Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Dominguez-Moñino, Irene, Valme Jurado, Miguel Angel Rogerio-Candelera, Bernardo Hermosin, and Cesareo Saiz-Jimenez. "Airborne Fungi in Show Caves from Southern Spain." Applied Sciences 11, no. 11 (May 29, 2021): 5027. http://dx.doi.org/10.3390/app11115027.

Full text
Abstract:
The aerobiology of caves in Southern Spain possesses special characteristics, different from caves located in Northern Spain. Previous studies demonstrated the influence of outdoor air on caves in the north and the existence of two different patterns, depending on the season. In summer there is an abundance of Ascomycota, whereas in winter Basidiomycota predominates, which are related to the periods of stagnation and ventilation, respectively. In caves in Southern Spain the presence of airborne Basidiomycota is scarce and Ascomycota represents the main group of fungi widely distributed across the caves in all seasons. The most characteristic features were the abundant presence of entomopathogenic fungi (Beauveria bassiana, Parengyodontium album, Pochonia chlamydosporia, Leptobacillium symbioticum, Leptobacillium leptobactrum) and Cladosporium cladosporioides in Cueva del Tesoro, Cueva de Ardales and Gruta de las Maravillas. However, the presence of yeasts of the genera Cutaneotrichosporon, Trichosporon, Cryptococcus, Naganishia, Cystobasidium, Microstroma and Phragmotaenium was exclusive to Gruta de las Maravillas. Fungal hazard in the three show caves were determined using an ecological indicator based on the concentration of spores in cave air.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Acevedo, Agustín. "El arte rupestre de la localidad arqueológica La gruta (Patagonia, Argentina)." Magallania (Punta Arenas) 46, no. 2 (December 2018): 231–51. http://dx.doi.org/10.4067/s0718-22442018000200231.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Long, Austin, Paul S. Martin, and Humberto A. Lagiglia. "Ground Sloth Extinction and Human Occupation at Gruta Del Indio, Argentina." Radiocarbon 40, no. 2 (1997): 693–700. http://dx.doi.org/10.1017/s0033822200018634.

Full text
Abstract:
A new set of radiocarbon dates from a rockshelter in Mendoza, Argentina addresses the question of the temporal overlap between the presence of an unidentified extinct ground sloth (cf., Mylodontidae) and evidence of human activity. Dung balls on the cave floor, evidently deposited by sloth, are overlain by charcoal, apparently of cultural origin. 14C dates, mostly on charcoal and dung from this shelter, calibrated using recently published curves, as well as the stratigraphy of the deposits from which the samples were collected, suggest that any co-occurrence of humans and ground sloths in this region was brief. In contrast, the single date on mylodon dermal ossicles from this shelter suggests significant time overlap. Replication of this date as well as obtaining new high-precision 14C analyses from this site will be the next priority.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Godoy, Letícia Hirata, Diego de Souza Sardinha, Reinaldo José Bertini, Fabiano Tomazini da Conceição, Carolina Del Roveri, and César Augusto Moreira. "Potencial geoparque de Uberaba (MG): geodiversidade e geoconservação." Sociedade & Natureza 25, no. 2 (August 2013): 395–410. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132013000200014.

Full text
Abstract:
O município de Uberaba apresenta grande potencialidade geoturística quando considerado aos seus patrimônios geológicos. As rochas ígneas da Formação Serra Geral são encontradas em 12 atrativos geoturísticos, com destaque para as cachoeiras de Ponte Alta (40 metros de altura) e Peirópolis III (sete metros de altura). As rochas sedimentares da Formação Uberaba foram descritas em 11 pontos, destacando-se Cachoeira e Gruta do Giovane (doze metros de altura). Nas rochas sedimentares da Formação Marília destaca-se o afloramento da Caieira (gruta de três metros com estalactites e estalagmites) e a Cachoeira do Vale Encantado (oito metros de altura), entre outros 8 locais. Após o levantamento da geodiversidade foi realizado um diagnóstico ambiental nos potenciais atrativos geoturísticos, sendo utilizado o Método Visitor Impact Management. Os resultados indicam que somente a Cachoeira do Vale Encantado apresenta impacto moderado, o menor quando comparado aos 22 sítios com impacto alto ou preocupante, e 7 com impacto muito alto. Além de definir as estratégias de manejo e monitoramento dos indicadores de impacto ambiental, o presente trabalho serve de base para que as atividades do potencial Geoparque de Uberaba (MG) sejam realizadas com responsabilidade ambiental e/ou geoconservação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Nova, Patricia Villa, Leonardo S. Avilla, and Édison V. Oliveira. "Didelphidae marsupials (Mammalia, Didelphimorphia) from the Late Pleistocene deposit of the Gruta dos Moura Cave, northern Brazil." Anais da Academia Brasileira de Ciências 87, no. 1 (March 2015): 193–208. http://dx.doi.org/10.1590/0001-3765201520140229.

Full text
Abstract:
The present study acknowledges the diversity of fossil marsupials from the Gruta dos Moura cave, as well as environmental and climatic aspects during the Quaternary. The results show that this is the largest diversity of Pleistocene marsupials recorded in a single cave: Didelphis albiventris, D. aurita, Gracilinanus agilis, G. microtarsus, Marmosa murina, Monodelphis brevicaudata, M. domesticaand Sairadelphys tocantinensis. Furthermore, the described specimens are also part of the only fossil assemblage unequivocally referable to the late Pleistocene. Paleontological studies suggest an intimate association with dry and open environments with high abundance of water sources. Since most of the identified taxa are characteristic of open forests and gallery forests, this could represent the actual environment around the Gruta dos Moura cave. Recent studies identified sympatric occurrences between species from open and dry environments and species from humid forests that were identified among our material and are characteristic of humid regions. Therefore, these species could inhabit gallery forests and capons, or even ecotones, inside a dry and open environment. Moreover, the extinction of Sairadelphyscould also indicate that the climatic and environmental conditions changed or that the past environment was more heterogeneous than the current environment of the region.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Meza, Elis, and Lino José Zabala. "La gruta: narrativas, resignificación y materialidades sobre la esclavitud en Pelotas (Brasil)." Ilha Revista de Antropologia 22, no. 1 (July 1, 2020): 107–27. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8034.2020v22n1p107.

Full text
Abstract:
O passado permanece, tanto nas narrativas quanto nas materialidades ressignificadas, atravessando várias memórias. Nas cidades com herança escrava, o passado que persiste nos convida a refletir sobre suas consequências no mundo contemporâneo. No Sul do Brasil, na cidade de Pelotas, um dos enclaves dos quais podemos discutir essas interações multitemporais é “La Gruta”, ruínas de uma caverna artificial localizada no jardim do Museu da Baronesa. Esse espaço provoca uma discussão pública sobre as dimensões das consequências coloniais no campo patrimonial local, principalmente nas representações das memórias da escravidão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Willman, John C., Julia Maki, Priscilla Bayle, Erik Trinkaus, and João Zilhão. "Middle Paleolithic human remains from the Gruta Da Oliveira (Torres Novas), Portugal." American Journal of Physical Anthropology 149, no. 1 (May 21, 2012): 39–51. http://dx.doi.org/10.1002/ajpa.22091.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Zilhão, João. "Plaquette gravée du Solutréen supérieur de la Gruta do Caldeirão (Tomar, Portugal)." Bulletin de la Société préhistorique française 85, no. 4 (1988): 105–9. http://dx.doi.org/10.3406/bspf.1988.9328.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Carvalho, Milena, Telmo Peireira, and Cláudia Manso. "Rabbit exploitation in the Middle Paleolithic at Gruta Nova da Columbeira, Portugal." Journal of Archaeological Science: Reports 21 (October 2018): 821–32. http://dx.doi.org/10.1016/j.jasrep.2018.09.003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Trinkaus, Erik, Julia Maki, and João Zilhão. "Middle Paleolithic human remains from the Gruta da Oliveira (Torres Novas), Portugal." American Journal of Physical Anthropology 134, no. 2 (2007): 263–73. http://dx.doi.org/10.1002/ajpa.20669.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Costa, Gilcilene Dias da, and Fabíola De Fátima Igreja. "A Gruta-escritura de Lispector e Tournier: fabulações de uma educação múltipla." MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944 1, no. 56 (January 9, 2021): 24. http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i56.9762.

Full text
Abstract:
O texto tece aproximações às obras Água Viva e Sexta-Feira ou os Limbos do Pacífico de Clarice Lispector e Michel Tournier respectivamente, para produzir alguns sentidos e inquietações acerca da educação, tensionando a imagem da educação enquanto reflexo do convencionalismo e questionando as linhas utilitárias que limitam os modos de educar. Na companhia de Foucault, Nietzsche, Larrosa, Nascimento e Costa percorremos a palavra literária como espaço de criação em suas possibilidades de inventar um tempo infinito de educar, de viver, de aprender e existir, buscando experimentar imagens múltiplas do educar para captar e imergir em devires e derivas, espaços do vazio-instante da criação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Bandeira, Dione da Rocha, Maria Cristina Alves, Graciele Tules de Almeida, Júlio Cesar de Sá, Jéssica Ferreira, Celso Voos Vieira, Vitor Marilone Cidral da Costa do Amaral, Magda Carrion Bartz, and João Carlos Ferreira de Melo Jr. "Resultados preliminares da pesquisa no sambaqui sob rocha Casa de Pedra, São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brasil." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 13, no. 1 (April 2018): 207–25. http://dx.doi.org/10.1590/1981.81222018000100012.

Full text
Abstract:
Resumo A baía da Babitonga possui um patrimônio arqueológico riquíssimo, constituído por um conjunto numeroso de sambaquis, relacionados a pescadores-caçadores-coletores pré-coloniais. O projeto em desenvolvimento volta-se para um sambaqui localizado sob uma gruta no litoral leste de São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brasil: o sambaqui sob rocha Casa de Pedra. O sítio apresenta camada arqueológica de 38 cm de espessura e área de 27 m2, e vem sendo escavado desde 2015, com rebaixamento em níveis artificiais de 5 cm de profundidade, em 30 setores de 1 x 1 m. A matriz é composta predominantemente por fragmentos ósseos de ictiofauna e por material conquiológico. Foram encontrados ossos humanos esparsos, alguns queimados, nas primeiras camadas. Osso humano e conchas a 3 cm e 20-25 cm de profundidade apresentaram datação de 4.460 ± 30 e 5.470 ± 30 anos AP, respectivamente. Porém, datações do sedimento da base do sítio apresentaram 4.330 ± 700 e 5.670 ± 850 anos AP, levando-nos a questionar a origem da matriz arqueológica e a sua posição em contexto temporal. Nas paredes internas da gruta, verificaram-se pinturas rupestres, que, após resultados mais concretos, poderão ser o primeiro registro no estado deste tipo de manifestação associada a sambaquis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Da Cruz, Antonio Donizeti. "Natureza, imaginário e belezas naturais do Brasil: campos de imagens poético-plásticas, memória e transversalidades." Travessias 14, no. 1 (April 9, 2020): 60–88. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v14i1.24192.

Full text
Abstract:
Uma abordagem sobre as dimensões imagéticas, simbólicas e míticas em textos literários e pictóricos, tendo em vista o imaginário e da memória – presentificados nas imagens: Rio Iguaçu, Cataratas do Iguaçu, Cachoeira de Paulo Afonso, Marumbi, Vila Velha, Gruta de Maquiné – com o intuito de (re)apresentar e interpretar textos poéticos e pictóricos (poemas, pintura, fotografias) de autores representativos da literatura e das artes plásticas do Brasil, tendo em vista os diálogos transversais e interculturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Ortolano, Fábio, and Joviniano Pereira da Silva Netto. "Possibilities And Challenges: Tourism In Gruta Municipal Natural Park, Americana, São Paulo, Brazil." Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade 8, no. 3 (August 3, 2016): 374–86. http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v8i3p374.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Carvalho, António Faustino, and Leonor Rocha. "Datação direta e análise de paleodietas dos indivíduos da Anta de Cabeceira 4.ª (Mora, Évora)." digitAR - Revista Digital de Arqueologia, Arquitectura e Artes, no. 3 (March 12, 2018): 53–61. http://dx.doi.org/10.14195/2182-844x_3_6.

Full text
Abstract:
A datação por radiocarbono e a análise de carbono e azoto sistemáticas dos três indivíduos exumados da Anta de Cabeceira 4.ª (Mora, Évora), indicaram uma cronologia antiga dentro do megalitismo regional e padrões paleodietéticos similares aos anteriormente obtidos no Algar do Bom Santo (Alenquer, Lisboa), os quais indicam percentagens relativamente elevadas (20-25%) de alimentos de origem estuarina/ribeirinha, confirmando assim, pelo menos em boa parte, o modelo interpretativo construído com base no estudo da referida gruta estremenha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Carvalho, António Faustino, and Humberto Veríssimo. "Gruta da Igrejinha dos Soídos (Alte, Loulé): contribuição para o estudo do final da pré-história no Algarve." digitAR - Revista Digital de Arqueologia, Arquitectura e Artes, no. 6 (December 31, 2019): 140–54. http://dx.doi.org/10.14195/2182-844x_6_12.

Full text
Abstract:
Trabalhos realizados em 1988 na gruta da Igrejinha dos Soidos sob a direção de L.G. Straus permitiram identificar uma ocupação que se pode hoje atribuir ao final da Idade do Bronze (c. 1400 a.C.?), colocando assim este sítio entre os poucos contextos não funerários desta época conhecidos no Algarve. Para além de cerâmica característica deste período (bases planas, paredes brunidas), incluindo cinchos, regista-se ainda um conjunto faunístico diversificado que atesta uma economia pastoril (ovelha / cabra e boi).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Mendes, Carolina Arcanjo, Cecília Félix Andrade Silva, and Henrique Amorim Machado. "Caracterização e análise de impactos ambientais causados pelo espeleoturismo religioso na gruta da Nossa Senhora da Conceição da Lapa, em Ouro Preto - MG." Geografia Ensino & Pesquisa 24 (December 31, 2020): e51. http://dx.doi.org/10.5902/2236499440972.

Full text
Abstract:
Às atividades turísticas em cavernas dá-se o nome de espeleoturismo, que inevitavelmente desencadeia impactos ambientais negativos nesses ambientes. A Gruta da Nossa Senhora da Conceição da Lapa, em Ouro Preto - MG, é um exemplo de espeleoturismo religioso intenso. Assim, se faz necessária a discussão referente aos impactos ambientais negativos da gruta, uma vez que uma caverna tão importante, cultural e geomorfologicamente, e já tão antropizada, necessita de uma discussão profunda sobre planejamento e gestão a fim de controlar os impactos presentes. Tem-se como objetivo, identificar, qualificar e quantificar seus principais impactos ambientais negativos, bem como possíveis causas e efeitos, e propor estratégias de manejo. A metodologia se divide em duas etapas qualitativas e uma quantitativa, embasadas pelos métodos VIM (em português: “Gestão de Impacto de Visitantes”) e Leopold, com adaptações. Foram identificados oito impactos negativos, sendo os mais prejudiciais o toque excessivo e a compactação do pavimento, e os menos prejudiciais a presença de lixo e o excesso de vestígios de velas. Conclui-se que é compreensível que a cavidade esteja acometida por impactos negativos, mas levando em conta que o local está na categoria de Monumento Natural Municipal a cerca de cinco anos, é preciso que a gestão local funcione de forma bem mais efetiva, de modo que a visitação seja mais controlada e os impactos minimizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Barbosa, Carlos Augusto Palheta. "As iconografias das urnas funerárias antropomorfas maracá (Amapá) – a coleção gruta das caretas." Revista de Arqueologia 24, no. 2 (December 1, 2011): 140–43. http://dx.doi.org/10.24885/sab.v24i2.333.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Hsiou, Annie Schmaltz, Blaine W. Schubert, Gisele R. Winck, Silvio Yuji Onary-Alves, and Leonardo S. Avilla. "New Quaternary teiid (Lepidosauria, Squamata) lizard remains from Gruta do Urso, Tocantins, Brazil." Revista Brasileira de Paleontologia 19, no. 2 (August 25, 2016): 233–42. http://dx.doi.org/10.4072/rbp.2016.2.07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Castro, Mariela C., Felipe C. Montefeltro, and Max C. Langer. "The Quaternary vertebrate fauna of the limestone cave Gruta do Ioiô, northeastern Brazil." Quaternary International 352 (November 2014): 164–75. http://dx.doi.org/10.1016/j.quaint.2014.06.038.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Rocha-dos-Santos, Bruno Cesar de Almeida, Leonardo dos Santos Avilla, and Carolina Saldanha Scherer. "The fossil Camelidae (Mammalia: Cetartiodactyla) from the Gruta do Urso cave, northern Brazil." Quaternary International 436 (April 2017): 181–91. http://dx.doi.org/10.1016/j.quaint.2017.01.025.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Brito da Frota Filho, Armando, Yolanda Tavares Molinaro, and Antonio Jose Teixeira Guerra. "AVALIAÇÃO DO POTENCIAL GEOTURÍSTICO DO GEOSSÍTIO GRUTA REFÚGIO DO MAROAGA – PRESIDENTE FIGUEIREDO – AM." Revista de Geografia 35, no. 4 (September 18, 2018): 108. http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2018.238208.

Full text
Abstract:
O geoturismo surge da preocupação de pesquisadores em valorizar e preservar o patrimônio abiótico, e se pauta nos serviços e facilidades, além da apreciação estética. No presente trabalho, objetivou-se avaliar o potencial geoturístico do geossítio Gruta Refúgio do Maroaga, localizado no município de Presidente Figueiredo, Amazonas. Foram realizados trabalhos de campo, assim como o levantamento de dados secundários da área de estudo. Como resultado, considera-se que o geossítio possui como principais características sua a espeleologia, além de oferecer trilhas guiadas, com paradas interpretativas. O geossítio possui um plano de manejo, relacionado à sua capacidade de carga, considerando a quantidade máxima de pessoas por dia. Apesar de ser notável o potencial geoturístico da área devido a suas características naturais, não existe uma relação entre o geossítio e as comunidades locais, visto que a última não apresenta conhecimento sobre o local, com exceção dos guias das trilhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

VILLARREAL-MANZANILLA, OSVALDO, and RICARDO PINTO-DA-ROCHA. "Five new species of Protimesius from Brazil (Opiliones: Stygnidae)." Zootaxa 1325, no. 1 (September 28, 2006): 219. http://dx.doi.org/10.11646/zootaxa.1325.1.14.

Full text
Abstract:
Five new species of the harvestmen genus Protimesius Roewer, 1913 are described from Brazil: P. foliadereis n. sp. (type-locality: Juruena, Mato Grosso), P. junina n. sp. (type-locality: Gruta Califórnia, Pau Brasil, Bahia), P. cirio n. sp. (type-locality: Ananindeua, Pará), P. boimbumba n. sp. and P. carnaval n. sp. (type-locality for both: Rio Moa, Parque Nacional da Serra do Divisor, Acre). P. apiacas Pinto-da-Rocha, 2000 is recorded from Rondonia State (Brazil) for the first time.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

VIANA, ANA CLARA M., and RODRIGO L. FERREIRA. "A new troglobitic species of Typhloroncus (Arachnida: Pseudoscorpiones: Ideoroncidae) from Guatemala." Zootaxa 4576, no. 2 (April 2, 2019): 288. http://dx.doi.org/10.11646/zootaxa.4576.2.4.

Full text
Abstract:
Typhloroncus guatemalensis sp. n., found in Gruta de Lanquín, a limestone cave located in the municipality of Lanquín (Alta Verapaz, Guatemala), is described. It can be distinguished from the congeneric species mainly by the presence of lanceolate ventrodistal telotarsal setae on all legs; by the chelal teeth, which exhibit a varied morphology; by the number of trichobothria (30‒32); and by its measurements. Typhloroncus guatemalensis sp. n. represents the first record for the genus in Guatemala and is considered to be troglobitic.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Oliveira, Sandra Maria Pereira de, Bianca Aguiar de Moraes, Claudia Abrantes Gonçalves, Cristina Maria Giordano-Dias, José Mario d'Almeida, Marise Dutra Asensi, Rubens Pinto Mello, and Reginaldo Peçanha Brazil. "Prevalência da microbiota no trato digestivo de fêmeas de Lutzomyia longipalpis (Lutz & Neiva, 1912) (Diptera: Psychodidae) provenientes do campo." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 33, no. 3 (June 2000): 319–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822000000300012.

Full text
Abstract:
No presente trabalho foram dissecados o trato digestivo de 245 fêmeas de Lutzomyia longipalpis originários da Gruta da Lapinha, Município de Lagoa Santa, MG, formando 7 grupos de 35 flebotomíneos. Das 8 espécies de bactérias isoladas houve uma predominância de bactérias Gram negativas (BGN) pertencentes ao grupo de não fermentadoras de açúcar das seguintes espécies: Acinetobacter lowffii, Stenotrophomonas maltophhilia, Pseudomonas putida e Flavimonas orizihabitans. No grupo das fermentadoras tivemos: Enterobacter cloacae e Klebsiella ozaenae. No grupo dos Gram positivos foram identificados Bacillus thuringiensis e Staphylococcus spp.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography