To see the other types of publications on this topic, follow the link: Gustavo Barroso.

Journal articles on the topic 'Gustavo Barroso'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 45 journal articles for your research on the topic 'Gustavo Barroso.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Ramos, Francisco Régis Lopes. "Objetos, vitrines e palavras. Da escrita de Gustavo Barroso no Museu Histórico Nacional às possibilidades do devir." Revista Memória em Rede 13, no. 24 (January 15, 2021): 56–83. http://dx.doi.org/10.15210/rmr.v13i24.20454.

Full text
Abstract:
Estruturado na forma de ensaio, o artigo analisa, em princípio, o papel da escrita de Gustavo Barroso no Museu Histórico Nacional, entre 1922 e 1959. A partir da abordagem de Roland Barthes sobre o sentido fascista da linguagem, o artigo desenvolve reflexões sobre os desafios e as dificuldades atuais diante da museologia imposta por Gustavo Barroso para dar sentido ao passado. Refletindo sobre determinado funcionamento das relações de poder entre palavras, objetos e vitrines nos museus históricos, o artigo propõe funcionamentos alternativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues, Rogerio Rosa. "A memória fardada : a criação do Museu Histórico Nacional e as relíquias do Contestado." Fronteiras: Revista Catarinense de História, no. 32 (January 10, 2019): 7–29. http://dx.doi.org/10.36661/2238-9717.2018n32.10613.

Full text
Abstract:
O Museu Histórico Nacional foi idealizado para ser um espaço de memória das tradições militares do Brasil. Comprova-o o acervo que deu origem ao museu em 1922 e a trajetória e compromisso político do seu idealizador, Gustavo Barroso. A proposta deste artigo é refletir sobre os vínculos entre a perspectiva de memória e história de Gustavo Barroso e seus estreitos vínculos com o momento social e político vivido pelo Exército brasileiro após a Proclamação da República. Propõe-se, ainda, levantar algumas hipóteses sobre os vestígios materiais recolhidos por oficiais militares que atuaram na repressão ao movimento do Contestado que fazem parte da reserva técnica do Museu Histórico Nacional. Tem-se como hipótese que as ideias de Barroso e dos militares convergiam em alguns aspectos, a saber, a valorização da história e da memória militar brasileira em um contexto de disputas pela reelaboração da memória nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Júlia Furia. "“Culto da Saudade” nas Comemorações do Centenário da Independência do Brasil." Em Tempo de Histórias, no. 18 (August 31, 2011): 49–64. http://dx.doi.org/10.26512/emtempos.v0i18.19889.

Full text
Abstract:
O presente estudo procura analisar a criação do Museu Histórico Nacional (MHN), como parte das comemorações do Centenário da Independência do Brasil que aconteceram na Capital Federal, Rio de Janeiro, em 1922. O Centenário da Independência ocorreu em um momento em que os debates políticos se concentravam em torno do tema da identidade nacional. Desta forma, a criação do MHN relacionou-se com o debate político coevo, procurando definir a partir de sua exposição a identidade e a memória nacional. Estas definições tiveram grande influencia de Gustavo Barroso, o fundador e primeiro diretor do Museu Histórico Nacional, e sua idéia de “Culto da Saudade”. Assim, com base na análise de periódicos, anais do MHN, crônicas e jornais do período procuramos relacionar a criação e a estruturação do MHN, como parte das comemorações do Centenário da Independência do Brasil, com o debate em torno da identidade nacional. Mostraremos, também, como a exposição desenvolvida por Gustavo Barroso procurou apresentar uma visão especifica de história e de identidade nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa Filho, Cícero João da. "Integralismo ‘racial’:." Revista Espacialidades 16, no. 01 (April 17, 2020): 126–54. http://dx.doi.org/10.21680/1984-817x.2020v16n01id20453.

Full text
Abstract:
Gustavo Barroso (1888-1959) foi uma das figuras mais importantes do integralismo. Chefe de milícias, autor de significativa produção antissemita, seu projeto de Brasil se fundamenta na oposição ao judeu. Simpatizante dos estados fortes, afinado com os setores conservadores do Brasil dos anos 1930, Barroso pensou o país expurgado do que considerava ser ‘criação judaica’, como o liberalismo, marxismo ou o anarquismo. Seu projeto nacional, elitista e de combate às massas, partia de um Estado social cristão (uma democracia orgânica), no qual não cabia a presença dos anseios de pequenos grupos em detrimento dos verdadeiros interesses nacionais. Barroso pensará o Brasil tendo em vista a ideologia do movimento político e religioso do Sigma, que iria marcar sua produção bibliográfica como uma verdadeira campanha antissemita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gonçalves, Claudio Do Carmo. "Exclusões do cânone: Gustavo Barroso e o pré-modernismo brasileiro." MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944, no. 39 (April 24, 2014): 261. http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i39.1577.

Full text
Abstract:
Este artigo é uma reflexão sobre a formação do cânone literário brasileiro, especialmente na sua formulação moderna do início do século XX, quando mesmo um pré-modernismo, incorporado pela tradição literária mais recente, atua politicamente no sentido de excluir de seu repertório autores que não se vinculam à sua expectativa estética. Para tanto a atuação do intelectual, escritor polígrafo e, sobretudo, homem de letras, Gustavo Barroso e de sua relação com o Pré-modernismo brasileiro, considerando categorias como capital cultural e capital pessoal, conforme Pierre Bourdieu (2010), demonstram de que modo o autor é deslocado para a margem do período numa exclusão tácita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cavalcante, Tiago, and Eustógio Dantas. "GEOGRAFIA DO LITORAL EM PRAIAS E VÁRZEAS DE GUSTAVO BARROSO." Boletim Goiano de Geografia 40, no. 01 (August 18, 2020): 1–26. http://dx.doi.org/10.5216/bgg.v40i01.63498.

Full text
Abstract:
Neste ensaio abordamos alguns temas caros ao conhecimento geográfico a partir da obra Praias e Várzeas do escritor cearense Gustavo Barroso (1888-1959). Entendendo que a obra literária não deve ser pensada como mero documento, mas como expressão da passagem do homem pela Terra, nosso objetivo é o de perscrutarmos temas passíveis de serem relacionados à noção de geografia do litoral, como paisagem, lugar, geograficidade, imaginação, urbanização e modernização, todos eles capazes de elucidar, em diferentes escalas, a diversidade das dinâmicas litorâneas, do passado e do presente. Geografia e literatura, portanto, são conhecimentos que universalizam experiências singulares e nos ajudam a compreender a condição humana no mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MAGALHÃES, ALINE MONTENEGRO. "A Inspetoria de Monumentos Nacionais do Museu Histórico Nacional e a proteção de monumentos em Ouro Preto (1934-1937)." Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 25, no. 3 (September 2017): 233–90. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672017v25n0308.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente artigo é dedicado à análise das ações de valoração e defesa da cidade de Ouro Preto levadas a cabo por Gustavo Barroso, então diretor do Museu Histórico Nacional (MHN), entre as décadas de 1920 e 1930. Compreendendo essas ações como parte de um projeto de escrita da história nacional que teve a antiga capital de Minas Gerais como principal referência, o artigo procura identificar os percursos que levaram ao reconhecimento oficial da cidade como Monumento Nacional, em 1933, e a atuação de Barroso nesse processo. Em seguida, estuda as restaurações de monumentos da antiga Vila Rica realizadas sob a responsabilidade de Barroso, especialmente as implementadas por meio da Inspetoria de Monumentos Nacionais (IMN) que funcionou como um departamento do MHN entre 1934 e 1937. Além de caracterizar o regulamento e as práticas desse órgão, identificando os agentes envolvidos em suas atividades, problematiza seu esquecimento na memória histórica sobre as políticas públicas de preservação do patrimônio no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carneiro, Maria Luiza Tucci. "Nem Rothschild Nem Trotsky. O pensamento anti-se­mita de Gustavo Barroso." Revista de História, no. 129-131 (December 30, 1994): 279. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i129-131p279-281.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ramos, Francisco Régis Lopes, and Aline Montenegro Magalhães. "A lição da pedra: usos do passado e cultura material." História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography 6, no. 13 (September 16, 2013): 96–113. http://dx.doi.org/10.15848/hh.v0i13.679.

Full text
Abstract:
Ao propor certas divisões entre o passado e o presente, a escrita da história na modernidade também articula várias maneiras de fazer conexões entre o real e o que não é real. Uma possível abordagem historiográfica é exatamente o estudo sobre a forma como essas conexões são constituídas e legitimadas. Portanto, este artigo é uma abordagem historiográfica sobre os usos do passado na cultura histórica vivida por Gustavo Barroso, a partir das proposições teóricas e metodológicas de Manoel Luiz Salgado Guimarães. Relacionando a escrita de Barroso com a produção de outros intelectuais, percebe-se o importante papel da cultura material para a construção de certas formas de dar sentido ao passado, através das transformações de marcas e traços em vestígios da passagem do tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Rodrigo Santos de, and Michelle Vasconcelos Oliveira do Nascimento. "A construção ideológica do modelo totalitário brasileiro: Plínio Salgado, Gustavo Barroso e Miguel Reale (1932-1937) * The ideological construction of the totalitarian model of the ação integralista brasileira: Plínio Salgado, Gustavo Barroso and Miguel Reale (1932-1937)." História e Cultura 5, no. 3 (December 14, 2016): 119. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v5i3.2000.

Full text
Abstract:
Nos cinco anos de existência legal da Ação Integralista Brasileira (AIB), percebe-se uma grande produção intelectual por parte dos três principais teóricos do movimento: Plínio Salgado, Miguel Reale e Gustavo Barroso. Estas lideranças definiam em suas obras não apenas como seria organizado o Estado sob a égide integralista (Estado Integral), como também a concepção autoritária do Estado dentro de uma lógica corporativa, com partido único, centralizado na figura do “Chefe Nacional” Plínio Salgado, de viés antiliberal e anticomunista. No presente texto, objetivamos analisar como foi gestada a concepção de Estado Integral por parte das três principais lideranças da AIB (Salgado, Reale e Barroso) a partir da produção teórica e a sua difusão através da estrutura de imprensa periódica montada pelo movimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Lugarinho, Mário César. "ORDEM, GÊNERO E TRANSGRESSÃO EM A SENHORA DE PANGIM, DE GUSTAVO BARROSO." Via Atlântica, no. 33 (September 11, 2018): 253–72. http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i33.139982.

Full text
Abstract:
Em 2017, completaram-se os 85 anos da publicação do romance histórico A Senhora de Pangim, do brasileiro Gustavo Barroso (1932). Foi reeditada em Lisboa pela Agência Geral das Colônias, nas comemorações dos centenários portugueses (1940). No Brasil, ainda foi republicada na forma de quadrinhos "para adultos", em 1958. Após essa última edição, o romance caiu no esquecimento. A narrativa procura reconstruir, por questionáveis fontes documentais, a biografia de Dona Maria Úrsula de Abreu e Lencastre, filha de portugueses, nascida no Brasil, e que se engajou no exército d'El Rey, no alvorecer do século XVIII, como o soldado Baltazar do Couto Cardoso, tendo servido em Goa, pelo menos, até 1714. Facilmente inserida na série literária da "donzela guerreira", A senhora de Pangim impõe uma reflexão pertinente aos estudos queer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Costa, Luiz Mário. "RELAÇÕES INTELECTUAIS ASSIMÉTRICAS: A “POLÊMICA” HISTÓRICA ENTRE ALFREDO PIMENTA E GUSTAVO BARROSO." Oficina do Historiador 9, no. 1 (June 29, 2016): 115. http://dx.doi.org/10.15448/2178-3748.2016.1.22777.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Magalhães, Aline Montenegro, and Claudia Barroso Roquette-Pinto Bojunga. "Segredos da história do Brasil revelados por Gustavo Barroso na revista O Cruzeiro (1948-1960)." Estudos Históricos (Rio de Janeiro) 27, no. 54 (December 2014): 345–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21862014000200007.

Full text
Abstract:
Gustavo Barroso (1888-1959) colaborou na revista O Cruzeiro entre 1948 e 1960 assinando a seção “Segredos e revelações da História do Brasil”, dedicada à divulgação de fatos da história pátria não abordados nos meios convencionais. Desejava atrair a atenção dos leitores para o passado de modo a estimular o patriotismo. O presente artigo analisa essa produção e a compreende como uma experiência de história pública, a partir da qual grandes feitos e heróis são exaltados sob a perspectiva das curiosidades desconhecidas do grande público. O trabalho aqui apresentado caracteriza essa narrativa e suas estratégias para atingir os objetivos pedagógicos da seção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

De Araújo Vieira, Cleomar Maciel, Ana Samara França Miranda, and Manoela Sousa Dias. "Nivelando conhecimentos matemáticos: Uma ação de equidade educacional desenvolvida na escola Gustavo Barroso em Jaguaribe-CE." Com a Palavra, o Professor 5, no. 12 (August 31, 2020): 1–12. http://dx.doi.org/10.23864/cpp.v5i12.372.

Full text
Abstract:
O presente relato tem por finalidade apresentar as atividades de uma ação educacional desenvolvida pelos professores de matemática da Escola de Ensino Médio Gustavo Barroso, situada no município de Jaguaribe, no Ceará. A ação intitulada por “Nivelando Conhecimentos Matemáticos” surgiu a partir da inquietação dos professores de matemática da instituição que diante dos constantes índices de reprovação na disciplina e do desempenho crítico ou muito crítico em avaliações externas como o SPAECE, decidiram modificar suas estratégias de ensino. Baseando-se em uma avaliação diagnóstica elaborada e aplicada pelos professores, os alunos da terceira série do ensino médio foram divididos, de acordo com seu nível de aprendizagem, em três grupos (critico, intermediário e adequado), os quais ficaram sob a responsabilidade de um professor de matemática que passou a ministrar suas aulas em conformidade com o estágio em que cada estudante se encontrava. As atividades desenvolvidas a partir de então se fundamentavam no princípio de equidade, pois não adiantava mais ensinar da mesma forma para alunos com perfis de aprendizagem bastante diferenciados. O objetivo da prática aqui exposta era justamente ensinar matemática para alunos do ensino médio adotando a noção de equidade educacional, proposta por alguns autores como Saviani (1998) e Silva (2016). Os resultados da ação evidenciam um considerável crescimento na aprovação interna da disciplina de matemática, bem como, um expressivo aumento na proficiência do SPAECE no ano de 2018 e maior interesse por parte dos alunos em outras avaliações como o ENEM e OBMEP. Palavras-chave: Equidade educacional, ensino, aprendizagem matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Bertonha, João Fábio. "O pensamento corporativo em Miguel Reale: leituras do fascismo italiano no integralismo brasileiro." Revista Brasileira de História 33, no. 66 (December 2013): 269–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882013000200013.

Full text
Abstract:
O jurista Miguel Reale se destacou no movimento integralista brasileiro por vários motivos. Em primeiro lugar, pelo cuidado especial com que se dedicou à questão da organização do futuro Estado integralista. Em segundo, pela sua preocupação social, de atingir os operários e resolver a chamada 'questão social' a partir da reorganização do Estado e da aplicação da doutrina corporativista. E, por fim, pela sua formação, tanto pessoal como educacional, a qual foi muito marcada pela cultura italiana, o que levou a uma especial influência do fascismo italiano em seu pensamento e em sua ação política. Este artigo procura explorar a concepção de Estado em Miguel Reale, a diferença entre o seu pensamento e o dos outros líderes do integralismo (como Plínio Salgado e Gustavo Barroso) no tocante ao Estado, e como ele elaborou o programa corporativista do movimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Speranzini, Manlio De Medeiros. "Perec, Georges. Tentativa de esgotamento de um local parisiense. Tradução de Ivo Barroso. São Paulo: G. Gili, 2016, 60 p." Cadernos de Tradução 37, no. 3 (September 5, 2017): 379. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7968.2017v37n3p379.

Full text
Abstract:
Esta resenha de tradução trata do livro Tentativa de esgotamento de um local parisiense, obra do escritor francês Georges Perec (1936-1982), publicado no Brasil pela Gustavo Gili, com tradução de Ivo Barroso e prefácio de Ricardo Luís Silva. Essa obra é a tradução de Tentative d’épuisement d’un lieu parisien (1982) publicada inicialmente no livro Le pourrissement des sociétés (1975) do grupo Cause Commune. Marcada pelo infraordinário, ela representa uma das várias explorações no campo literário propostos por Perec. Para subsidiar e justificar os pontos destacados na análise da tradução, serão lembradas as pesquisas do autor nos grupos Oulipo e Cause Commune, além da relação direta de seu livro com Espèces d’Espaces (1974). A análise da tradução partirá de uma comparação entre alguns aspectos da materialidade do texto das edições francesa e brasileira, abordando em seguida a maneira como a voz do tradutor se efetiva no texto de chegada e, por fim, o tratamento dado ao intraduzível da cultura tão presente no texto em francês.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Bittencourt, José. "Cada coisa em seu lugar: ensaio de interpretação do discurso de um museu de história." Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 8-9, no. 1 (2001): 151–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-47142001000100005.

Full text
Abstract:
O Museu Histórico Nacional, situado no Rio de Janeiro, foi criado em 1922, como parte das comemorações do Centenário da Independência do Brasil. Ao longo dos seguintes 38 anos, foi dirigido por Gustavo Barroso. Este intelectual, figura bastante típica da “república das letras” brasileira, imprimiu no MHN uma forte marca pessoal, cristalizada no discurso conservador expresso pelas exposições. Baseado nas formulações teóricas de Carlo Ginzburg, conforme apresentadas em um artigo intitulado “Sinais - raízes de um paradigma indiciário”, bem como em diversos textos que abordam museus como discursos, o autor analisa a exposição do MHN nos anos 30, 40 e 50. Apoiando-se também na produção científica dos conservadores, publicada em livros e na revista institucional, os “Anais do Museu Histórico Nacional”, procura ver o circuito como representação das posições ocupadas pelos “agentes ativos da história” - aristocracia, funcionários públicos civis e militares, dentre outras categorias - em relação a uma categoria não claramente definida, o “povo”, que foi representada através da ausência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Santos, Sérgio de Moura. ""Lembrança de Getúlio Vargas." Remate de Males 27, no. 2 (November 13, 2012): 295–305. http://dx.doi.org/10.20396/remate.v27i2.8636012.

Full text
Abstract:
IN MEMORY OF GETÚLIO COSTAGetúlio Moreira da Costa played an important role in publishing books in the first half of the last century. Since his youth he was attracted to these activities, having founded some little publishing houses in S.Paulo, like Editora Popular and Rochea. Then he worked for Monteiro Lobato and Octales Marcondes Ferreira at Companhia. Editora Nacional in São Paulo, which he left in 1931 to go to Rio de Janeiro and found the Livraria Civilização Brasileira. He went to Lisbon where he founded the Livros do Brasil, which distributed books of the Civilização and the Nacional. Both houses were later sold to the Companhia Editora Nacional. In 1938 he founded The Editora Getulio Costa which lasted until 1950 and also published a great deal of books of important poets, novelists and essaysts, like Jorge de Lima, Ribeiro Couto, Malba Tahan, Viriato Correia, Alceu Amoroso Lima, Gustavo Barroso, etc. His passion for books and his view of them as means of man improvement and happiness brought him no few problems, including some imprisonments. He was a pioneer in publishing books in Brazil, since during the first two decades of the twentieth century, most of the important Brazilian authors, like Machado de Assis and Coelho Neto, had their works published in Portugal. This article deals with some biographical information of Getulio Costa, his activities of publisher and businessman, his efforts to develop reading in Brazil and some aspects of his optimistic view of life.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Ramis Barceló, Rafael. "Gustavo Hernández Sánchez. Ser estudiante en el periodo barroco: Ju­risdicción universitaria, movilización política y sociabilidad de la corpora­ción universitaria salmantina, 1580- 1640." CIAN-Revista de Historia de las Universidades 22, no. 2 (November 29, 2019): 216. http://dx.doi.org/10.20318/cian.2019.4807.

Full text
Abstract:
Este artículo reseña: Gustavo Hernández Sánchez. Ser estudiante en el periodo barroco: Ju­risdicción universitaria, movilización política y sociabilidad de la corpora­ción universitaria salmantina, 1580- 1640. Madrid: Fundación Española de Historia Moderna, 2018, 220 pp.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Nizama Valladolid, Martin. "Psicopatía política: caso Fujimori." Revista de Investigación en Psicología 11, no. 1 (March 4, 2014): 11. http://dx.doi.org/10.15381/rinvp.v11i1.3870.

Full text
Abstract:
A siete años de su derrumbe político, Alberto Fujimori Fujimori (AFF) fue extraditado de Chile el 22 de setiembre de 2007, para ser juzgado por dos casos de violación a los derechos humanos y por cinco casos de corrupción. El megajuicio se inició el 10 de diciembre de 2007. Según la teoría de la Autoría mediata, el haber encabezado la cadena de mando en las acciones antisubversivas lo involucra en la comisión de crímenes de lesa humanidad. La Sala Penal Especial de la Corte Suprema lo juzga por seis causas divididas en tres megaprocesos penales relacionados a los derechos humanos, corrupción y peculado: 1) Casos La Cantuta- Barrios Altos, el secuestro del periodista Gustavo Gorriti y del empresario Samuel Dyer en los sótanos del Servicio de Inteligencia del Ejército; 2) Caso interceptación telefónica, medios de comunicación y congresistas tránsfugas; y 3) Caso 15 millones de nuevos soles por pago de compensación por tiempo de servicios a Montesinos). El último caso, allanamiento a la casa de Trinidad Becerra, ex esposa de Montesinos, es tratado por separado, puesto que se trata de un proceso sumario. Empero, AFF no actuó solo. Su accionar delictivo fue orquestado en la sombra con aquellos miembros de su cúpula que se coludieron con él y procedieron con estilo mafioso. En este artículo se presenta una sistematización de la trama psicopatológica de este intricado asunto político, el mismo que configura un síndrome psicopático, cuya evolución es de un previsible desenlace que pondrá fin a la ansiada impunidad que busca AFF.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Residentes, Residentes. "Medicina interna." Acta Médica Colombiana 43, no. 2S (September 10, 2018): 177–87. http://dx.doi.org/10.36104/amc.2018.1401.

Full text
Abstract:
MI-1 MIOPATÍA NECROTIZANTE INFLAMATORIA AUTOINMUNE ASOCIADA A ESTATINAS (ARAGÓN DIANA, DUARTE JUAN, MAYORGA CAROL, SUÁREZ LILIA, ZAMBRANO MARÍA) MI-2 RESPUESTA AL MANEJO MULTIDISCIPLINARIO DEL PIE DIABÉTICO: A PROPÓSITO DE 3 CASOS CLÍNICOS (DOMÍNGUEZ RUIZ JUAN DIEGO, DÍAZ ROSALES YURANY ANDREA, CERÓN MORA NATHALY YISET, HERMIDA ORTIZ CINDY ALEJADRA, RODRÍGUEZ FLÓREZ ROBERTO JOSE, PINZÓN TOVAR ALEJANDRO) MI-3 NEUROPATÍA VASCULITICA MEDIADA POR ANCA (MILLÁN HENRY AUGUSTO, LUNA FREDY ANDRÉS, PÉREZ MARÍA ALEJANDRA, RAMOS MARÍA ELENA) MI-4 RABDOMIOLISIS SECUNDARIA A EJERCICIO Y CONSUMO DE ALCOHOL (FIGUEREDO-PEÑA MARÍA DEL CARMEN, MOLINA-PIMIENTA LUISANA, RUIZ-TALERO PAULA) MI-5 DELIRIUM: IDENTIFICACIÓN OPORTUNA Y MANEJO TRANSVERSAL DE LAS INTERACCIONES FARMACOLÓGICAS (ZAPATA-CRISTANCHO D.C., VALENCIA-MONSALVE A.M., MUÑOZTORRES C.E., CASTAÑEDA X. ) MI-6 SÍNDROME HEMOLÍTICO URÉMICO ATÍPICO: DESCRIPCIÓN DE 20 CASOS DE LA REGIÓN CARIBE COLOMBIANA (AROCA MARTÍNEZ GUSTAVO, CABARCAS OMAR, GONZÁLEZTÓRRES HENRY, DOMÍNGUEZ-VARGAS ALEX, CONDE JUAN, OROZCO JOSÉ, ARARAT EDUFAMIRA, MUSSO CARLOS, CONDE JUAN, CADENA ANDRÉS) MI-7 ENFERMEDAD DEL SUERO POSTERIOR A COLOCACIÓN DE SUERO ANTIOFIDICO: UNA COMPLICACIÓN INFRECUENTE A TENER EN CUENTA (ALVAREZ PERDOMO LUIS CARLOS, MOTTA QUIMBAYA ORFA, GIRALDO BAHAMON GERMAN, ZAMORA JARAMILLO ADRIANA, PUENTES CASTRILLON MARIA ELCY, VILLALBA CERQUERA YESICA) MI-8 ERGOTISMO: UN RETO TERAPÉUTICO (RUEDA DIANA, RUIZ CAMILO, NAVARRO KAREN, ALARCÓN PILAR) MI-9 SÍNDROME DE LÖFGREN EN NEIVA-COLOMBIA: REPORTE DE UN CASO (POVEDA-CONDE LITHEY CRISTINA, RODRÍGUEZ-PARRA MARÍA ALEJANDRA, CORTÉS-GUZMÁN JOSÉ SANTIAGO, DURÁNGUTIÉRREZ LUIS FERNANDO.) MI-10 MIASIS, UN PROBLEMA OLVIDADO DE SALUD PÚBLICA HUMANA: SERIE DE CASOS (SIERRA-MERLANO RITA-M, BALAGUERA CESAR, VILLADIEGO BARRIOS JEAN) MI-11 DIABETES INSÍPIDA CENTRAL SECUNDARIA A MENINGOENCEFALITIS VIRAL (MORENO PALLARES E., BORNACELLY MENDOZA A.)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Molfetta, Andrea. "Ningún pibe nace chorro." Vista, no. 3 (December 26, 2018): 52–70. http://dx.doi.org/10.21814/vista.3028.

Full text
Abstract:
Este artículo analiza dos cortometrajes producidos en el Centro de Producción Audiovisual de La Casona de Florencio Varela. El texto hace una etnografía de sus actores, prácticas y procesos y, a seguir, analiza el discurso de confrontación que estos jóvenes tienen sobre las representaciones que la televisión hace de sus identidades como habitantes del conurbano sur. De esta forma, entendemos las prácticas enunciativas del cine comunitario como una respuesta al discurso hegemónico que estigmatiza los barrios de la periferia de Buenos Aires en los medios masivos de comunicación. Este discurso reflexivo, meta-mediático y trans-mediático es comprendido en su sentido político, ya que posibilita la producción de una visualidad comunitaria propia, en la que los jóvenes se vinculan entre sí para construir salidas a todo aquello que no les gusta. En estos filmes, se visualiza un barrio donde los jóvenes se mancomunan para generar diversas soluciones a sus realidades, enfrentando lo que muestra la televisión.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Villavicencio, Judy, Adolfo Contreras, Jesus Hernández Silva, and Freddy Moreno. "Medio siglo de vida y progresos en la Escuela de Odontología de la Universidad del Valle, Cali - Colombia: hechos relevantes de la última década." Revista Estomatología 27, no. 2 (April 8, 2020): 1–10. http://dx.doi.org/10.25100/re.v27i2.8169.

Full text
Abstract:
Hace cincuenta años el 4 de junio de 1970, fue creado el Departamento de Estomatología adscrito a la División de Salud, el cual dio origen en 1990 a la Escuela de Odontología, que estará celebrando medio siglo de creación y desarrollo, en el 2020 (1). Inicialmente, el 27 de Febrero de 1957 se había nombrado un comité para estudiar la creación de la Facultad de Odontología en la Universidad del Valle. Dicho comité incluyó, entre otros, a los médicos Luis María Borrero y Pablo Barreto Reyes, y a los odontólogos Itamar Alcalay, Gustavo Ulloa Iragorry y Jaime Ángel. Sin embargo, aunque la propuesta presentada en el Primer Plan Quinquenal de Desarrollo de la Facultad de Medicina –auspiciada por las Fundaciones Rockefeller y Kellogg– permitió el fortalecimiento y expansión de los Departamentos de Ciencias Básicas Médicas de la Facultad, este no contó con la aprobación para crear un programa de odontología, debido al alto costo de la propuesta, asociado a la dotación de infraestructura y equipos para los laboratorios, preclínicas y clínicas (2). Este articulo pretende recopilar los mas relevantes hitos de un largo camino que se inicio oficialmente con la creación en 1965 del Comité Universitario Pro Facultad de Odontología CUPFO, integrado por los odontólogos José Fernando Barreto y Jaime Álvarez entre otros. Dicho comité impulsó la creación del Departamento de Estomatología, el de Junio de1970. Para entonces un selecto grupo de profesionales de la Odontología de Cali liderados por el doctor José Fernando Barreto le propusieron a la Organización Panamericana de la Salud-OPS y a los Ministerios de Salud y de Educación la creación de dos programas revolucionarios para la época, un pregrado en Odontología de cuatro años de duración, el cual al ser finalizado daba la posibilidad de continuar con estudios de Magister en Estomatología con dos años adicionales de estudio; el servicio social obligatorio contaría como uno de los años de la Maestría. Ambos programas de estudios estaban apoyados por trabajos previos en donde, se destacan los programas de auxiliares de Odontología, cuyo espectro contemplaba desde los niveles mas básicos del personal de apoyo a los servicios de odontología representadas en las auxiliares de consultorio, niveles intermedios de complejidad como el programa de auxiliares de higiene oral o higienista, y un programa novedoso para Colombia y América Latina como eran los auxiliares de Odontología social que tenia funciones de operatorista y que trabajarían con la supervisión del odontólogo y/o estomatólogo, y cuya función era incrementar el acceso al cuidado de la salud bucal, una necesidad real de los Colombianos para esa época. La auxiliar de Odontología Social, se derivaba del programa o enfermera dental en Nueva Zelanda (1). Los principales principios del nuevo profesional de la Odontología eran: 1. Tener un fuerte conocimiento y uso de las ciencias básicas biomédicas para fortalecer su trabajo clínico; 2. Poseer la capacidad de implementar y supervisar programas de estomatología social y/o comunitaria en los puestos, centros de salud y hospitales de la red publica, a nivel departamental, con enfoque de atención primaria de la salud y en donde lo primordial es intervenir los riesgos en salud del grupo familiar, con el apoyo de las auxiliares de Odontología, 3. Fortalecer la promoción de la salud, el uso de los equipos de odontología simplificado y el trabajo a cuatro manos con auxiliares de consultorio, auxiliares de higiene oral, y auxiliares de odontología social para masificar la promoción de la salud y la atención en salud entre la población, 4. Consolidar al estomatólogo (médico de la boca), como el líder de la pirámide del equipo de salud bucal con fortalezas en el diagnostico, prevención y tratamiento de las principales patologías bucales y su relación son la salud general, con capacidad resolutiva y las competencias para la dirección y coordinación de los equipos de salud para trabajar en el ámbito gubernamental, en los puestos de salud y centros hospitales del Departamento del Valle y en el área de influencia del sur-occidente Colombiano (1,2).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

GIACOMASSI, Priscila Célia. "ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NAS PRÁTICAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO." Trama 17, no. 41 (June 1, 2021): 103–11. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v17i41.26867.

Full text
Abstract:
Estratégias metacognitivas podem ser ferramentas muito úteis, se aplicadas no processo de estruturação e execução do estágio supervisionado, especialmente nos cursos de licenciatura. Por metacognição, compreende-se um tipo elaborado de gerenciamento sobre o próprio pensamento, uma atitude autorregulatória cujo traço distintivo consiste em promover a busca constante do “aprender a aprender”. O andaimento, a documentação e a organização de registros por meio de dossiês ou portfólios, os contratos de aprendizagem firmados entre estudantes e professores, a autoavaliação e o planejamento coletivo são algumas estratégias autorregulatórias que visam instrumentalizar o estudante em contexto de estágio, para que possa atuar nele de forma autônoma e participativa. Para tanto, o contexto que envolve todas as etapas do estágio, desde a sua concepção, passando pela implementação e avaliação, deve proporcionar uma atmosfera que instigue o aluno a conduzir as suas ações e decisões com segurança e assertividade. Consequentemente, o planejamento precisa ser entendido como “coletivo”, contemplando os principais envolvidos no processo, ou seja, os professores orientador e supervisor bem como o próprio acadêmico. Para chegar a esse ponto de maneira satisfatória, a configuração final do estágio não deve ser “engessada”, mas organizada, permitindo antecipar ao mesmo tempo problemas e alternativas para resolvê-los. Tal movimento não é viável se não houver articulação entre universidade e escola visando a um constante aprimoramento dos métodos e técnicas empregados no processo. Nessa perspectiva, além de cumprirem seu papel previsto em lei de associarem de forma eficiente os conhecimentos teóricos e o fazer docente, as práticas de estágio podem se constituir em situações propícias a reflexões, iniciativas, projetos e propostas de intervenção capazes de beneficiar os atores e cenários envolvidos nessa ação.Referências:ALCÂNTARA, Marcelo Silveira de. Metacognição e auto-regulação na graduação universitária: estratégias de estudo individual e ensino-aprendizagem em contexto de iniciação à expertise. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 28 jan. 2021.BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm Acesso em: 29 jan. 2021.CALDERANO, Maria da Assunção. Docência compartilhada entre universidade e escola: formação no estágio curricular. São Paulo: FCC/SEP, 2014. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/textosfcc/issue/download/305/67 Acesso em: 29 jan. 2021.CARLBERG, Simone. Considerações. In.: O processo educativo: articulações possíveis frente à diversidade. São José dos Campos: Pulso, 2006, p. 106-108.CARLBERG, Simone; PILATTI, Elisangela; JUNGHANS, Marianne Kollarz. Portfólio: Instrumento-meio de educação. In.: O processo educativo: articulações possíveis frente à diversidade. São José dos Campos: Pulso, 2006, p. 111-128.CHAUÍ, Marilena de Souza. Ideologia e Educação: educação e sociedade. São Paulo: Cortez, 1980.HATTIE, John. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. (Trad.)Luís Fernando Marques Dorvillé. Porto Alegre: Penso: 2017.FAGUNDES, Gustavo. Educação Superior Comentada. A diferença entre as figuras de orientador e supervisor de estágio na educação superior. Ano 2 Nº 16 de 15 a 21 de julho de 2014. Disponível em: https://abmes.org.br/colunas/detalhe/1105/educacao-superior-comentada-%E2%80%93-a-diferenca-entre-as-figuras-de-orientador-e-supervisor-de-estagio-na-educacao-superior# Acesso em 31 jan. 2021.FLAVELL, John H. Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive-developmental inquiry. American Psychologist, v. 34, No. 10, 906-911, October, 1979. Disponível em:http://jwilson.coe.uga.edu/EMAT7050/Students/Wilson/Flavell%20(1979).pdf Acesso em: 26 abr. 2021.FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2009.PINTO, Rosimar Sabino; MARCOTTI, Paulo. Metacognição - uma proposta de intervenção psicopedagógica no Ensino Fundamental I. Revista de Pós-Graduação Multidisciplinar, São Paulo, v. 1, n. 4, p. 169-178, mar. 2018/set. 2018. Disponível em: https://www.fics.edu.br/index.php/rpgm/article/view/781/711 Acesso em: 28 jan. 2021.SANTOS, Denise. Ensino de língua inglesa: foco em estratégias. Barueri: Disal, 2012.SEVERO, Suzan Severo de; KRAMER, Rossana. O professor de Inglês e o livro didático: uma relação crítico-dialógica. XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - Mentes Inquietas: pessoas, experiências e atitudes. SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre, RS - 24 a 28 de outubro de 2016. Disponível em: https://www.uniritter.edu.br/files/sepesq/arquivos_trabalhos_2017/4368/1695/2039.pdf Acesso em: 31 jan. 2021.VASCONCELLOS, Maria de Nazareth Machado de Barros. Gestão de Sistemas Educacionais. Curitiba, IESDE Brasil S.A., 2009.WEIL, Pierre. A arte de viver em paz: por uma nova consciência e educação. São Paulo: Gente, 2002.WOLF, Rosângela Abreu do Prado; GOMES, Thaís de Sá. A prática de estágio supervisionado no Ensino Superior. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE – III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. 26 a 29 de outubro de 2006 – PUC-PR. Anais... Curitiba: 2006. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/cd2009/pdf/3174_1460.pdf Acesso em: 28 jan. 2021.Recebido em 01-02-2021Revisões requeridas em 15-04-2021Aceito em 10-05-2021
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Residente, Residente. "Infectología." Acta Médica Colombiana 43, no. 2S (June 24, 2019): 117–75. http://dx.doi.org/10.36104/amc.2018.1399.

Full text
Abstract:
I-1 RESPUESTA PARADOJICA AL TRATAMIENTO ANTITUBERCULOSO EN UN PACIENTE CON TUBERCULOSIS MENINGEA Y ESPINAL, A PROPOSITO DE UN CASO (RESTREPO ANDREA, CLAVIJO ABSALÓN, GÓMEZ DIANA, AGUDELO CARLOS ANDRÉS) I-2 TRATAMIENTO EXITOSO CON FOSCARNET EN LESIONES ATÍPICAS DE VIRUS HERPES SIMPLE EN COINFECCIÓN CON VIRUS DE INMUNODEFICIENCIA HUMANA (RODRIGUEZ HERRERA DANIELA, PATIÑO GIRALDO SANTIAGO) I-3 LESIÓN RENAL AGUDA SECUNDARIO A TOXINA DE LONOMIA OBLIQUA (ARSANIOS DANIEL, QUINTERO ELIAS, SANTOYO NICOLÁS, MUÑOZ CARLOS) I-4 PIOMIOSITIS EN MUSLO POR PSEUDOMONAS (COGOLLO MARYSABEL, BORRÉ DIANA) I-5 SÍNDROME HEMOFAGOCÍTICO COMO MANIFESTACIÓN DE SÍNDROME DE WEIL (ARAGÓN DIANA, GUTIÉRREZ MARGARITA, CONCHA DIANA, OSPINA MARÍA, SÁNCHEZ ALEXANDER, ENCISO LEONARDO) I-6 DISFUNCION MULTIORGANICA POR ABSCESO PERINEFITICO BILATERAL MAS ABSCESO HEPATICO (COGOLLO GONZÁLEZ MARYSABEL, ALVARADO CUETO DANIEL, JULIO NARVAEZ LUIS CARLOS) I-7 ANGINA DE LUDWIG CON COMPROMISO DE VÍA AÉREA EN PACIENTE AÑOSA (ORDOÑEZ KARINA, ARTETA SHEILA) I-8 TUBERCULOSIS MENINGEA Y OTRAS MANIFESTACIONES INFRECUENTES DE TUBERCULOSIS DISEMINADA EN HUÉSPED INMUNOCOMPETENTE (DE LA VEGA FERNANDO, VARGAS-HERNÁNDEZ MARÍA, PACHECOCUMPLIDO ARNULFO, BLANCO-REYES SILVIA, RODRIGUEZ-YANEZ TOMÁS) I-9 ESPONDILODISCITIS INFECCIOSA SECUNDARIO A CUSHING FARMACOLOGICO (KARINA ORDOÑEZ, ALAN SEPÚLVEDA, GERMAN VICIOSO) I-10 ANAPLASMOSIS GRANULOCITOTRÓPICA HUMANA: ZOONOSIS EMERGENTE EN PACIENTE INMUNOSUPRIMIDO POR VIH (DE LA VEGA FERNANDO, GUTIÉRREZ-CUESTA JORGE, MARTÍNEZPINTO JUAN, PACHECO-CUMPLIDO ARNULFO, BLANCO-REYES SILVIA, RODRIGUEZ-YANEZ TOMÁS) I-11 VENTRICULITIS POR CITOMEGALOVIRUS EN PACIENTE INMUNOCOMPROMETIDO AFRICANO (LOPEZ FERNEY ALBEIRO, AFRICANO LOPEZ HOLMAN LEONARDO) I-12 ELEVACIÓN TRANSAMINASAS E INFECCION POR EPSTEIN-BARR, UNA ENTIDAD PARA NO OLVIDAR (GARCÍA DIANA, ALZA JHONGERT, POVEDA GUSTAVO, ALZA LYZINHAWER) I-13 TUBERCULOSIS HEPÁTICA AISLADA EN PACIENTE INMUNOCOMPETENTE: REPORTE DE CASO (OCAMPO MARIA ISABEL, ARENAS MAYRA, FONSECA JUAN FERNANDO, RUMBO JOSÉ ALEJANDRO, DAVID DAVID, SALAZAR LUKAS, BUSTOS MARLON) I-14 LOXOCELISMO CUTÁNEO NECRÓTICO (MARÍA ÁNGELA CASTELLANOS-GUTIÉRREZ, DEISY RODRIGUEZ-BERDUGO) I-15 BACTEREMIA POR ACINETOBACTER URSINGII EN PACIENTE INMUNOCOMPETENTE (MARTÍN DANIEL, BARRAGÁN ANDRÉS, GARZÓN DIANA) I-16 GLUCANTIME Y PROLONGACIÓN DEL QTC: UNA COMBINACIÓN FATAL (DUQUE LAURA, LÓPEZ HELBER, NARANJO SEBASTIÁN, ARISTIZÁBAL JULIÁN, DUQUE MAURICIO) I-17 ASPERIGILOSIS INVASIVA INTESTINAL, UN GERMEN UBICUO EN UNA LOCALIZACIÓN INUSUAL (NARANJO JULIÁN, ACOSTA MARÍA FERNANDA, ARAGÓN DIANA, GUERRA JOAQUÍN, NOREÑA IVÁN) I-18 ENDOCARDITIS INFECCIOSA POR GEMELLA SANGUINIS: PRIMER REPORTE DE CASO EN COLOMBIA (ESPINOSA-SERNA JUAN SEBASTIÁN, DUARTE LUISA, NOREÑA IVÁN. ) I-19 MENINGOENCEFALITIS AGUDA POR STREPTOCOCCUS AGALACTIAE EN ADULTO JOVEN (ÁLVAREZ CAMILO, RESTREPO CARLOS, NAVARRETE LINDA, PRIETO JAVIER, CUERVO JESSICA, MÉNDEZ JUAN) I-20 CANDIDIASIS ESOFAGICA EN PACIENTE CON INMUNODEFICIENCIA STAT-1 (CÁRDENAS LAURA, DONOSO LAURA, GÓMEZ PAULA, JOHNSON NATALIA, NOVA DORA, TORRALBA FELIPE) I-21 MASA OVÁRICA, ASCITIS Y CA 125 ELEVADO, TAMBIÉN PUEDE SER TUBERCULOSIS (NARANJO JULIO, MORALES XIMENA, CORTES CAMILO) I-22 CRIPTOCOCOSIS DISEMINADA POR CRYPTOCOCCUS GATTII (MÉNDEZ JORGE, RINCÓN SONIA, TOLE CAMILA, SANDOVAL LINA, BUSTOS MARLON) I-23 HISTOPLASMOSIS DISEMINADA EN PACIENTE DIABÉTICO (CONTRERAS ALEJANDRA, CORTÉS CAMILO) I-24 HISTOPLASMOSIS DISEMINADA EN INMUNOCOMPETENTES (TRUJILLO DANIELA, RUIZ LUIS MIGUEL, RESTREPO RICARDO, VEGA JULIANA) I-25 ABSCESO ESPLÉNICO DEBIDO A ENTEROBACTER AEROGENES (MAYORGA CAROL, CHAAR ALDAIR, CALDERÓN MAURICIO, VERA JUAN, MARTIN DANIEL, VESGA DANIEL) I-26 SÍNDROME DEL ABSCESO HEPÁTICO POR KLEBSIELLA PNEUMONIAE INVASORA (TORRES BUSTAMANTE ÁNGELA MARÍA, CASTAÑEDA CAMACHO HÉCTOR ANDRÉS. ) I-27 TUBERCULOSIS HEPATICA AISLADA: UNA CAUSA RARA DE TUMORES HEPATICOS (DE LA VEGA FERNANDO, CÓRDOBA-CABALLERO ANGIE, RODRIGUEZ-YANEZ TOMÁS, GARCÍA-PRADA CAMILO) I-28 HISTOPLASMOSIS PERITONEAL EN UN PACIENTE INMUNOCOMPROMETIDO (SIERRA UMAÑA SEBASTIÁN FELIPE, ROSERO PAREDES SILVIO JAVIER, URRUTIA CORREDOR LAURA CAMILA, BARRIOS VILLEGAS JUAN ESTEBAN, ARCE CUERVO JULIANA) I-29 PRESENTACIÓN INUSUAL DE CRIPTOCOCOSIS CEREBRAL COMO LESIÓN TUMORAL INTRACRANEAL EN PACIENTE CON ANTECEDENTE DE GLIOBLASTOMA CEREBRAL (REYES TOLEDO RAÚL, MESA ZULUAGA MARIA, GÓMEZ QUINTERO CARLOS, RIVAS PILAR) I-30 EMPIEMA PLEURAL POR SALMONELLA EN PACIENTE CON LUPUS ERITEMATOSO SISTÉMICO (CONTRERAS ALEJANDRA, NOVOA DANNY) I-31 RECIDIVA DE LEPRA, EN PACIENTE INICIALMENTE DIAGNOSTICADO CON DERMATITIS EXFOLIATIVA ASOCIADA A MEDICACIÓN ANTITUBERCULOSA (MESA ZULUAGA MARÍA ALEJANDRA, MEDINA AHUMADA PATRICIA) I-32 MICOBACTERIA DE CRECIMIENTO RÁPIDO EN UN PACIENTE CON USO DE ANTI-TNF (GUTIÉRREZ-BOLAÑOS JOHANN, VARELA DIANA-CRISTINA, GARCÍA-RINCÓN CRISTIAN-IVÁN) I-33 PARACOCCIDIOIDOMICOSIS COMO CAUSA DE INSUFICIENCIA SUPRARRENAL, UN RETO DIAGNOSTICO PARA UNA CAUSA INSOSPECHADA (SANTACRUZ DEVIA JUAN CAMILO, PARAMO DÍAZ LAURA ISABEL, NARANJO JULIÁN, ARAGÓN DIANA MARCELA) I-34 HISTOPLASMOSIS DISEMINADA EN PACIENTE CON LUPUS ERITEMATOSO SISTEMICO (VISUALIZACIÓN DIRECTA EN MEDULA ÓSEA) (GRANELA KATYA, BROCHADO LEONARDO) I-35 PAPEL DEL VIRUS EPSTEIN BARR EN LA PATOGENIA DE LA ENCEFALOMIELITIS AGUDA DISEMINADA (LUIS DULCEY, JONATHAN PINEDA, WILLIAM GONZÁLEZ, RODOLFO MARTHEYN, RAIMONDO CALTAGIRONE, BELKIS MENONI, PEDRO QUIJADA. ) I-36 INFECCIÓN FÚNGICA INVASORA EN PACIENTE NO NEUTROPÉNICO (GÓMEZ PACHÓN CAMILO ANDRÉS, BRAVO OJEDA JUAN SEBASTIÁN, GONZÁLEZ SALEBE VÍCTOR MANUEL, RAMOS CUELLAR GINA ALEXANDRA, PÉREZ FRANCO JAIRO ENRIQUE) I-37 PROFILAXIS ANTIBIÓTICA EN PROCEDIMIENTOS ODONTOLÓGICOS PARA PREVENIR ENDOCARDITIS BACTERIANA: UNA REVISIÓN BIBLIOMÉTRICA (MUÑOZ LOMBO JENNY PATRICIA, GIL GUTIÉRREZ CARLOS ENRIQUE, GIL RODRÍGUEZ KARLA JOHANNA, GONZÁLEZ AROSEMENA JULIANA, GUERRERO REYNA FELIPE) I-38 EMPIEMA NECESSITATIS POR SALMONELLA CON COMPLICACION CON QUILOTORAX (PUENTES CASTRILLON MARIA ELCY, CORREA ALDANA JOHN JAIRO, DOMINGUEZ RUIZ JUAN DIEGO, PUENTES CASTRILLON JOSE JOVANY, SALINAS CORTES DIEGO, ZULUAGA BEDOYA MAURICIO) I-39 INFECCIÓN DE INJERTO VASCULAR AÓRTICO POR CÁNDIDA (AMAYA NICOLÁS, JARAMILLO PABLO, RUIZ PAULA) I-40 SÍNDROME INVASIVO POR KLEBSIELLA PNEUMONIAE HIPERMUCOVISCOSA. UNA VARIANTE CLINICA AGRESIVA (PUENTES CASTRILLON MARIA ELCY, TINJACA MONTAÑO KARENT MARGARITA, DOMINGUEZ RUIZ JUAN DIEGO, PUENTES CASTRILLON JOSE JOVANY, SALINAS CORTES DIEGO FERNANDO) I-41 FIEBRE DE ORIGEN DESCONOCIDO COMO MANIFESTACIÓN DE ENFERMEDAD DE CASTLEMAN Y SARCOMA DE KAPOSI EN PACIENTE CON VIH (AMAYA NICOLÁS, RUIZ PAULA, RUMBO JOSÉ) I-42 CROMOMICOSIS (PRETTEL JOSÉ, CAMACHO FRANCISCO, COGOLLO MARYSABEL, RAMÍREZ DIANA, BOLAÑO LUIS, BAZA LISBETH, DOMÍNGUEZ FABIÁN, RODRÍGUEZ REINHARD) I-43 MAL DE POTT EN PACIENTE INMUNOCOMPETENTE (BUSTOS MARLON, GARCÍA JUAN DAVID, SANCHEZ PAULA MARÍA, AGREDA DIANA) I-44 VASCULITIS DEL SISTEMA NERVIOSO CENTRAL POR CITOMEGALOVIRUS EN PACIENTE INMUNOCOMPETENTE (ALZATE JOHN ALEXANDER, ARIAS DANIEL RICARDO, LÓPEZ JESSICA ANDREA) I-45 CRIPTOCOCOSIS CEREBELOSA: UNA FORMA INUSUAL DE PRESENTACION (BRAVO PADILLA VÍCTOR, OCAMPO JOSÉ MAURICIO, CASANOVA MARÍA EUGENIA, OSORIO CINDY VERÓNICA) I-46 CARACTERIZACIÓN DEL PERFIL INFECCIOSO DE PACIENTES CON ENFERMEDADES AUTOINMUNES ATENDIDOS EN CENTRO ESPECIALIZADO (DÍAZ-CORONADO JUAN C, ROJAS-VILLARRAGA ADRIANA, HERNANDEZ-PARRA DEICY, PEREZ-ESTRADA PAULA, BETANCURVÁSQUEZ LAURA, LACOUTURE-FIERRO JORGE, GONZALEZHURTADO DANIEL, GONZALEZ- ARANGO JUANITA, URIBE- ARANGO LAURA, GAVIRIA-AGUILAR MARIA C, PINEDA-TAMAYO RICARDO A. ) I-47 SÍNDROME DE WEIL: A PROPÓSITO DE UN CASO DE LEPTOSPIROSIS (PATIÑO LUISA, BUSTOS MARLON, BUSTAMANTE ÁLVARO, RODRIGUEZ MARTHA PATRICIA) I-48 ENDOCARDITIS FUNGICA DE VÁLVULA TRICUSPIDEA PROTÉSICA EN PACIENTE INMUNOSUPRIMIDO NO USUARIO DE DROGAS ENDOVENOSAS (PLATA JUAN, ARAGÓN DIANA, NARANJO JULIÁN, NOREÑA IVAN) I-49 EPIDEMIOLOGIA DE LA LEPTOSPIROSIS EN EL DEPARTAMENTO DEL HUILA DURANTE LOS AÑOS 2011 A 2017 (ARCE POLO ANGIE VANESSA, CHICA POLANIA MARIA VALENTINA, CEDEÑO CHACÓN GUSTAVO, GÓMEZ-CERQUERA JUAN MANUEL, TAFURT-CARDONA YALIANA) I-50 ESPECTRO CLÍNICO DE LA SIMBIOSIS VIH Y CRIPTOCOCO EN UN HOSPITAL PÚBLICO DE ALTA COMPLEJIDAD DE LA CIUDAD DE MEDELLÍN (CALLE-ESTRADA MATEO, BERRIO-MEDINA INDIRA, JIMÉNEZTABARES JULIANA, JARAMILLO-ARROYAVE DANIEL) I-51 IDENTIFICACIÓN DE MYCOBATERIUM BOVIS EN PACIENTES CON DIAGNOSTICO DE SEROSITIS TUBERCULOSA EN UN HOSPITAL DE CONCENTRACIÓN DE LA CIUDAD DE MÉXICO (YAMILE JURADO-HERNANDEZ, ALEJANDRO HERNÁNDEZ-SOLIS, MARIBEL GONZÁLEZ-VILLA, ERNESTO RAMÍREZ-GONZÁLEZ, HELEODORA GONZÁLEZ-GONZÁLEZ, RAÚL CÍCERO-SABIDO) I-52 UTILIDAD DE LOS MÉTODOS DIAGNÓSTICOS EN PACIENTES CON SEROSISTIS POR M. TUBERCULOSIS, EN UN HOSPITAL DE CONCENTRACIÓN DE LA CIUDAD DE MÉXICO (YAMILE JURADO-HERNANDEZ, ALEJANDRO HERNÁNDEZ-SOLIS, HELEODORA GONZÁLEZ-GONZÁLEZ, MARIBEL GONZÁLEZ-VILLA, ERNESTO RAMÍREZ-GONZÁLEZ, ARTURO REDING-BERNAL, RAÚL CÍCERO-SABIDO) I-53 HIPERINFECCIÓN POR STRONGYLOIDES EN PACIENTE CON TRASPLANTE DE HÍGADO (MANCERA PEDRO, MATEUS JUAN CAMILO, CASTAÑEDA XIMENA, MUGNIER JAQUELINE, HERNÁNDEZ ÁNGELA) I-54 HISTOPLASMA Y VIH: ANÁLISIS CLÍNICO Y DE LABORATORIO DE 20 PACIENTES EN HOSPITAL PUBLICO DE ALTA COMPLEJIDAD. (JIMÉNEZ-TABARES JULIANA, BERRIO-MEDINA INDIRA, CALLEESTRADA MATEO, JARAMILLO-ARROYAVE DANIEL) I-55 TUBERCULOSIS, RECONSTITUCION INMUNE E HISTOPLASMOSIS. UNA TRIADA POCO USUAL (GUERRA HAROL, BRICEÑO OSCAR, CORTES CAMILO) I-56 EMPIEMA NECESSITATIS POR ENTEROBACTERIAS (SALINAS-CORTES DIEGO FERNANDO, PERDOMO DANIELA, SALAMANCA-MONTILLA JHON F, MONDRAGÓN-CARDONA ALVARO) I-57 ASPERGILOSIS PULMONAR INVASIVA EN PACIENTE INMUNOCOMPETENTE (MEDINA AHUMADA PATRICIA, HERNÁNDEZ DANIEL) I-58 INFECCIÓN POR VARICELA ZOSTER DISEMINADA COMPLICADA CON HEPATITIS EN PACIENTE INMUNOCOMPETENTE (MEDINA AHUMADA PATRICIA, HERNÁNDEZ DANIEL) I-59 OSTEOMIELITIS DEL PUBIS (SIERRA UMAÑA SEBASTIÁN FELIPE, MUÑOZ ROSSI FELIPE ALEJANDRO, CASTILLO RODRÍGUEZ CRISTIAN ALEJANDRO, SALINAS MENDOZA SEBASTIAN, ALVEAR REALPE JONATHAN AMBROSIO, LÓPEZ DONATO DIEGO FERNANDO)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Transversos, Revista. "Expediente." Revista TransVersos, no. 14 (December 5, 2018): 1–6. http://dx.doi.org/10.12957/transversos.2018.38644.

Full text
Abstract:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROReitor: Ruy Garcia Marques CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAISDiretor: Domenico Mandarino INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANASDiretora: Dirce Eleonora Nigro Solis PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIACoordenadora: Márcia de Almeida GonçalvesCoordenadora adjunta: Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves LABORATÓRIO DE ESTUDOS DAS DIFERENÇAS E DESIGUALDADES SOCIAIS – LEDDESCoordenadora: Marilene Rosa Nogueira da Silva Revista TransversosISSN 2179-7528 Revista quadrimestral do Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da UERJ. DOSSIÊ: LGBTTQI: histórias, memórias e resistências. Responsáveis pelo número:Ana Cristina SantosFábio Henrique LopesMarina Vieira de Carvalho EDITORA-GERENTEMarilene Rosa Nogueira da Silva - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil.COMITÊ EDITORIALMarilene Rosa Nogueira da Silva – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Gustavo Pinto de Sousa – Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Brasil, Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Marina Vieira de Carvalho – Grupo de Estudos de Gênero da Associação Nacional de História - Seção Rio de Janeiro (ANPUH/RJ), Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais (LEDDES/UERJ), Brasil, Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Paulo Henrique Silva Pacheco – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Rogério da Silva Guimarães - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Programa de Pós- Graduação em História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. CONSELHO EDITORIAL[MVDC1] Ana Lúcia Vieira– Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Instituto de Ciências Humanas e Letras (IFCH), Departamento de História (DH), Amazonas (AM), Brasil. Augusto Manuel Saraiva do Nascimento Diniz - Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Letras, Centro de História, Lisboa, Portugal. Cecilia Maria Bouças Coimbra - Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP). Eddy Chávez Huanca- Universidad Continental, Departamento de Derecho, Huancayo, Perú. Eliane Garcindo de Sá– Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Departamento de História (DHIS), Programa de Pós-Graduação em História Política (PPGH/UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Estela Scheinvar – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humanas - Faculdade de Formação de Professores (PPGPPFHFFP), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Fábio Henrique Lopes– Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de História (DH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Heliana de Barros Conde Rodrigues– Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Departamento de Psicologia Social e Institucional (DPSI), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. James Roberto Silva– Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Instituto de Ciências Humanas e Letras (IFCH), Departamento de História (DH), Amazonas (AM), Brasil. Joana D`Arc Fernandes Ferraz - Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais, Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Laura Moutinho Nery- Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Luciano Rocha Pinto – Universidade Federal Fluminense (UFF), Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), Niterói (RJ), Brasil. Ludmila Brandão – Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Departamento de Artes (DA), Mato Grosso (MT), Brasil.Luiz Edmundo de Souza Moraes - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Magda Maria Jaolino Torres – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de História (IH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Marcia Eliane Alves de Souza e Mello – Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Instituto de Ciências Humanas e Letras (IFCH), Departamento de História (DH), Amazonas (AM), Brasil. Maria Elizabeth Carneiro – Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto de História (IH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Martha Campos de Abreu – Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Matthias Röhrig Assunção – University of Essex (EU), Departamenty of History (DH), Inglaterra (UK), Reino Unido. Michael H. Frisch - University at Buffalo (UB), Buffalo (NY), Estados Unidos. Oswaldo Machado Filho – Universidade Federal do Estado do Mato Grosso (UFMT), Departamento de História (DH). Mato Grosso (MT), Brasil. Patrícia Souza Lima – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet– UnED). Petrópolis (RJ), Brasil. Priscila de Oliveira Xavier Scudder - Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Mato Grosso (MT), Brasil. Rachel Soihet – Universidade Federal Fluminense (UFF), Departamento de História(DH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Rafael Maul de Carvalho Costa - Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade, Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Sílvio de Almeida Carvalho Filho – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de História (IH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Tania Maria Bessone da Cruz Ferreira– Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil.Tatyana de Amaral Maia – Pontifícia Universidade Católica (PUC), Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Washington Santos Nascimento – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. EDITORES DE SEÇÃOMarina Vieira de Carvalho – Grupo de Estudos de Gênero da Associação Nacional de História - Seção Rio de Janeiro (ANPUH/RJ), Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais (LEDDES/UERJ), Brasil, Rio de Janeiro (RJ), Brasil. EDITORXS CONVIDADXSAna Cristina Santos - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), Coimbra, Portugal. Fábio Henrique Lopes – LabQueer - Laboratório de estudos das relações de gênero, masculinidade e transgêneros/UFRRJ. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de História (DH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Revisão Gramatical e Copidesque: Marina Vieira de Carvalho (ANPUH/RJ, LEDDES/UERJ). Revisão Técnica: Carol Gonzaga de Oliveira (Cetreina/UERJ) Editor de Layout e Capa: Paulo Henrique Silva Pacheco[MVDC2] . Imagem da Capa: Coraticum, 2018.Raphael EliasTinta à óleo, giz pastel e colagem sobre chapa de madeira.(40cm x 50cm) BOLSISTA CETREINA/UERJCaroline Gonzaga de Oliveira - Bolsista de Estágio Interno Complementar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Izeta, Andrés D. "Editorial." Revista del Museo de Antropología 11, no. 1 (July 1, 2018): 5. http://dx.doi.org/10.31048/1852.4826.v11.n1.20565.

Full text
Abstract:
<p>En este primer número del año 2018 presentamos veinte artículos originales que se suman los ya disponibles en la Revista en formato de acceso abierto. Nueve de ellos corresponden a la Sección Arqueología; cinco corresponden al área de la Antropología Biológica, dos a la Sección Museología; y cuatro a Antropología Social.</p><p>En el primer trabajo de la Sección Arqueología Ramiro Barberena, Augusto Tessone, María Nella Quiroga, Florencia Gordón, Carina Llano, Alejandra Gasco, Jimena Paiva y Andrew Ugan presentan los primeros resultados de ecología isotópica regional para el extremo norte de la provincia del Neuquén (Argentina), información clave para la reconstrucción de cambios ecológicos y paleodietas humanas a través del tiempo. Continúa María Paula Barros quien presenta el análisis y la discusión acerca de la producción de módulos laminares sobre dos rocas ampliamente utilizadas en la subregión pampa húmeda, como son la ortocuarcita del Grupo Sierras Bayas y la ftanita. Con ello se busca indagar acerca de cuáles fueron los criterios técnicos tenidos en cuenta, tanto para la preparación de los núcleos, como para su explotación. Emiliano Mange, Maitén Irma Di Lorenzo y Lucio González Venanzi presenta el análisis de los materiales faunísticos del sitio Tembrao, ubicado en un pequeño valle al pie de la meseta de Somuncurá (sur de la provincia de Río Negro) con cronologías asignables al Holoceno tardío. Lorena Grana realiza una revisión crítica de la evolución y estado actual de los análisis diatomológicos en cuestiones arqueológicas, principalmente incluyendo los estudios latinoamericanos. Anne Gustavsson discute y pone en dialogo las prácticas y la trayectoria científica del arqueólogo Eric Boman (1867-1924) y los modos que ha sido recordado por la historia disciplinar. Brenda Irene Oxman y Rodolphe Hoguin exploran la relación entre los cambios ambientales producidos en la Puna Seca Argentina durante el periodo 12 000- 4000 años AP y su incidencia en la variabilidad observada en las estrategias adaptativas desarrolladas por los grupos humanos en la tecnología lítica. Norma Ratto, Alejandro Rodríguez González, Mara Basile, Francisco J. Pérez Torrado y José L. Fernández Turiel presentan un primer modelo de cálculos volumétricos para estimar la tasa de incisión en función del desalojo del material piroclástico de la quebrada de Las Papas a lo largo de 4200 años, y estimar cuándo estuvieron ciertos bloques disponibles para su intervención como soporte de arte rupestre en el área. Ariadna Svoboda y Eduardo Julián Moreno presentan los resultados obtenidos a partir del análisis zooarqueológico de tres sondeos en relación a la explotación de recursos dulceacuícolas (peces, coipos y anátidos) y recursos terrestres (dasipódidos y guanaco) para el área del lago Colhué Huapi, Chubut. Cerrando la Sección, Melisa Rodríguez Oviedo da cuenta de los trabajos realizadas en el sitio La Rinconada Arriba ubicado en el Valle de Ambato, Catamarca, Argentina. Con esto vemos representada la arqueología regional de gran parte de la Argentina.</p><p>La Sección de Antropología Biológica presenta cinco trabajos. Rodrigo Zúñiga Thayer, Jorge Suby, Gustavo Flensborg y Leandro Luna analizan la variabilidad de la osteocondritis disecante en un conjunto de restos humanos de 26 individuos adultos pertenecientes a sociedades de cazadores-recolectores de Patagonia austral durante el Holoceno medio-tardío y su posible relación con la edad, el sexo, la dieta, la cronología y la procedencia geográfica. Tamara Giselle Navarro, Marcos Jannello, Marcos Jannello, Ignacio A. Cerda, Ignacio A. Cerda, Marien Béguelin, Marien Béguelin, Romina Vázquez y Romina Vázquez presenta un protocolo alternativo para la obtención de cortes delgados de muestras óseas humanas de sitios arqueológicos con el objetivo de aplicarlo al análisis microestructural. Pamela García Laborde, María Eugenia Conforti y Ricardo Anibal Guichón pretenden contribuir a la discusión sobre posibles estrategias que amplíen las prácticas profesionales de bioantropólogos y arqueólogos públicos promoviendo nuevas tramas de relaciones que articulen y reconfiguren a ambos enfoques en nuestro país. Daniela Alit Mansegosa, Pablo Sebastián Giannotti y Horacio Daniel Chiavazza presentan los resultados del análisis de indicadores de salud oral en una muestra de cráneos y mandíbulas recuperados en entierros secundarios de las Ruinas Jesuíticas de San Francisco, ubicadas en el Sitio Área Fundacional de la Ciudad de Mendoza. Cerrando la Sección Manuel Domingo D’Angelo del Campo, Pamela García Laborde, Luciano O. Valenzuela, Josefina M. B. Motti, Marilina Martucci, Patricia I. Palacio y Ricardo Aníbal Guichón reflexionan acerca de los avances técnicos de las últimas décadas y como estos han “incidido en el ámbito científico conllevando un aumento en la generación de nuevos conocimientos. Estos han permitido mejorar las comunicaciones y el acceso a la información. En estas condiciones, aparece una corriente global, el data sharing, que aboga por la libre puesta en disposición de los datos producto de las investigaciones científica”.</p><p>En la Sección de Museología, Pamela Esther Degele, María Gabriela Chaparro, María Luz Endere presentan un trabajo que tiene como fin contrastar la normativa marco aplicable a las reservas naturales de la provincia de Buenos Aires con los usos sociales de los que es objeto el paisaje y patrimonio protegido por parte de diferentes grupos de interés. Por último para esta sección Julieta Barada analiza las transformaciones experimentadas en la iglesia del pueblo de Coranzulí (Puna de Jujuy) a través del estudio de las acciones realizadas por los pobladores sobre esta a lo largo del siglo XX desde un enfoque histórico y patrimonial.</p><p>Cerrando este número presentamos los trabajos incluidos en la Sección Antropología Social. Maria Carman analiza críticamente los postulados de la corriente de pensamiento que ha servido de sustento a la militancia a favor del derecho animal: el antiespecismo. Paola Monkevicius analiza los sentidos públicos que se producen, transmiten y disputan acerca de la muerte (entendida como crimen racista) del activista senegalés Massar Ba por parte del colectivo conformado por inmigrantes africanos y afrodescendientes en Argentina. Adrián Koberwein reflexiona en torno al rol del conocimiento científico en el marco de los conflictos ambientales contemporáneos. En concreto, acerca de un conflicto reciente en torno a la reforma de la ley de bosques de la Provincia de Córdoba, Argentina. Sin duda tema ce interés central a la sociedad cordobesa contemporánea. Por último Milena Annecchiarico propone un análisis de la trayectoria del programa UNESCO “Ruta del Esclavo” en Argentina, que promueve la investigación sobre la esclavitud y la trata transatlántica de africanos esclavizados, las formas de resistencia y la valorización de los sitios de memoria y de las manifestaciones culturales de las comunidades afrodescendientes actuales.</p><p>Analizando sintéticamente lo relatado más arriba podemos aseverar que este primer número del año 2018 muestra una gran diversidad de temáticas en todas las secciones del mismo. Esperando que esto sea de interés y como siempre los invitamos a leer esta producción y nos despedimos hasta el próximo número.</p><p>Córdoba, 01 de Julio de 2018</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Leão, Andreza Marques de Castro, Rita De Kássia Cândido Carneiro, and Ana Maura Martins Castelli Bulzoni. "As necessidades formativas do professor iniciante: os desafios da diversidade na escola (The formative needs of the beginning teacher: the challenges of diversity at school)." Revista Eletrônica de Educação 14 (October 9, 2020): 4217123. http://dx.doi.org/10.14244/198271994217.

Full text
Abstract:
e4217123This article aims to discuss the issue of diversity present in school institutions and the need for work aimed at valuing the masses excluded by society, emphasizing the question of the rights of black people and women. Based on the need for work to overcome racism and sexism, we highlight the relevance of continuing training for beginning teachers, as they leave the universities and face the reality of schools, experiencing the “shock of the real”. Our proposal is for teachers to be prepared for a more inclusive performance, developing a critical and accurate look at the role they play in mediating social relations within the classroom, presenting a way of working based on respect for Human Rights, in dialogue intercultural and in valuing the uniqueness of each person. With this intent, the present research, of bibliographic and analytical nature, permeates the historical-social questions of black people and women in society, going through the difficulties of the teaching work at the beginning of their careers, mainly in the domain of content and organization/lesson planning, emphasizing the need for actions aimed at the inclusion of all, challenges that are addressed by authors who deal with the reality of the beginning teacher and the training needs at the beginning of his career. In short, the purpose of this paper is to contribute to research on the themes of human diversity, aiming to problematize the work of teachers and beginners through the prism of human rights.ResumoO presente artigo visa discutir a questão da diversidade presente nas instituições escolares e a necessidade de um trabalho voltado à valorização das massas excluídas pela sociedade, dando ênfase à questão dos direitos dos negros e das mulheres. Partindo da necessidade de um trabalho de superação do racismo, do machismo e do sexismo, destacamos a relevância de formações continuadas para os professores iniciantes, porquanto ao saírem das universidades se deparam com a realidade das escolas, passando pelo “choque do real”. Nossa proposta é que os professores sejam preparados para uma atuação mais inclusiva, desenvolvendo um olhar crítico e acurado acerca do papel que representam na mediação das relações sociais dentro de sala de aula, apresentando uma forma de trabalho pautada no respeito aos Direitos Humanos, no diálogo intercultural e na valorização da singularidade de cada pessoa. Com este intento, a presente pesquisa, de cunho bibliográfico e analítica, permeia as questões histórico-sociais dos negros e das mulheres em sociedade, perpassando pelas dificuldades do trabalho docente em início de carreira, principalmente em se tratando do domínio do conteúdo e da organização/planejamento das aulas, enfatizando a necessidade de ações voltadas à inclusão de todos, desafios estes que são abordados por autores que tratam da realidade do professor iniciante e das necessidades formativas neste início de carreira. Em suma, o intuito do presente trabalho é contribuir para as pesquisas referentes às temáticas da diversidade humana, visando problematizar o trabalho docente e do professor iniciante pelo prisma dos Direitos Humanos.Palavras-chave: Professor iniciante, Necessidade formativa, Diversidade.Keywords: Beginning teacher, Training need, Diversity.ReferencesASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris. 10 dez. 1948. Disponível em: http://www.onu-brasil.org.br/documentos_direitoshumanos.php. Acesso em 19/04/2020BADINTER, Elisabeth. O conflito a mulher e a mãe. Tradução: Vera Lúcia dos Reis. Rio de Janeiro: Record, 2011.BASQUEIRA, Ana Paula; AZZI, Roberta Gurgel. Como futuros professores vislumbram o ensino? Psicologia: ensino & formação | n. 5(2): pp. 2-18, 2014.BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo, v. 1. São Paulo: Círculo do Livro, pp. 81-177, 1980.BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (VENTURI, Gustavo, org.). MEC, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. Disponível em https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/educacao-em-direitos-humanos/plano-nacional-de-educacao-em-direitos-humanos.Acesso em 19/04/2020BRASIL, Congresso (1990). Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo. Editora Escala. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em 19/04/2020BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, disponível: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html.acesso em 19/04/2020BRASIL. Lei nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em 19/04/2020.BRASIL. Lei nº 11.645 de março de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm.Acesso em 19/04/2020.BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em http://historiadabncc.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf.Acesso em 19/04/2020.CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v.13, n.37 jan/abr. 2008.CARVALHO, Daniela Melo da Silva; FRANÇA, Dalila Xavier de. Estratégias de enfrentamento do racismo na escola: Uma revisão integrativa. Educação & Formação, v. 4, n. 12, pp. 148-168, jun. 2019.CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2006.CERQUEIRA, Daniel, et. al. Atlas da violência. Brasília: Ipea, 2019. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=34784, Acesso em 19/04/2020.COLLING, Ana Maria. Gênero e História: um diálogo possível?. Contexto e Educação - Editora Unijuí, ano 19, n. 71/72, pp. 29-43, jan./dez.2004.COLLING, Ana Maria. 50 anos da ditadura no Brasil: questões feministas e de gênero. OPSIS, Catalão, v. 15, n. 2, pp. 370-383, 2015.COSTA LEAL, Natália; ZOCCAL, Sirlei Leito; SABA, Marli; BARROS, Cláudia Renata dos Santos. A questão de gênero no contexto escolar. Leopoldianum, n. 43, p.121, 2017.CRUZ, Tânia Mara. Espaço escolar e discriminação: significados de gênero e raça entre crianças. Educação em Revista. Belo Horizonte. v. 30, n.1, pp. 157-188, mar. 2014.FAZZI, Rita de Cássia. O drama racial de crianças brasileiras: socialização entre pares e preconceito. 1. reimpressão. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (Coleção Cultura negra e identidades).FERREIRA, Nara Torrecilha. Como o acesso à educação desmonta o mito da democracia racial. Ensaio: avaliação de políticas públicas educacionais, Rio de Janeiro, v.27, n.104, pp. 476-498, jul./set. 2019.GARCIA, Carlos Marcelo. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação Docente, Belo Horizonte, Revista Autêntica. v. 2, n.3, pp. 11-49, dez, 2010.JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Conceitos de diversidade. Entrevista. Revista Diversidade e Educação, v.2, n.4, pp. 4-13, jul./dez, 2014.LEITE, Miriam Soares. Entre a bola e o MP3 – novas tecnologias e diálogo intercultural no cotidiano escolar adolescente. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Didática - questões contemporâneas. Rio de Janeiro: Forma & Ação, 2009, p.121-138LIMA, Emília Freitas de. (Org.) Sobrevivências no início de carreira. Brasília: Líber Livro Editora, 2006.LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.LOURO, Guacira Lopes. Educação e docência: diversidade, gênero e sexualidade. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 3, 4, pp. 62-70, jan./jul, 2011.LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, v. 19, n. 2, maio/ago, 2008.MEYER, Dagmar Estermann. Teorias e políticas de gênero: fragmentos históricos e desafios atuais. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 57, n.1, pp.13-8, jan/fev 2004. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Aprender a ser mentora: um estudo sobre reflexões de professoras experientes e seu desenvolvimento profissional. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, pp. 113-133, jan./abr., 2019.ONU. Assembleia Geral das Nações Unidas. Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança. 1989. Disponível em http://www.onu-brasil.org.br/doc_crianca.php. Acesso em 19/04/2020.PAPI, Silmara de Oliveira Gomes; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. As pesquisas sobre professores iniciantes: algumas aproximações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.3, pp.39-56, dez., 2010.PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Formação de educadoras/es, diversidade e compromisso social. Educação em Revista. Belo Horizonte. Dossiê - Paulo Freire: O Legado Global. v. 35, 2019.REIS, Fábio Wanderley. Mercado e Utopia [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, O mito e o valor da democracia racial. pp. 445-458, 2009.RODRIGUES, Tatiane Cosentino; ABRAMOWICZ, Anete. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação. Educ. Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, pp. 15-30, jan./mar. 2013.SANTOS, Benedito Rodrigues. Empoderamento de meninas - Como iniciativas brasileiras estão ajudando a garantir a igualdade de gênero. Brasília: INDICA 2016.SEFFNER, Fernando. Um bocado de sexo, pouco giz, quase nada de apagador e muitas provas: cenas escolares envolvendo questões de gênero e sexualidade. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 19, n. 2, pp. 561-572, maio-agosto/2011. SCOTT, Joan Wallach. O enigma da igualdade. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 13, n.1, pp. 11-30, janeiro-abril/2005.SCOTT, Joan Wallach. Os usos e abusos do gênero. Projeto História, São Paulo, n. 45, pp. 327-351, Dez. 2012.SOUZA, Fabiana Cristina; LEÃO, Andreza Marques de Castro. Entre o discurso pedagógico e ideológico na escola: estereótipos de classe, raça e gênero. In: SEMINÁRIO FAZENDO GÊNERO, 8, 2008. Florianópolis. Disponível em: http://www.fazendogenero.ufsc.br/8/st01.html. Acesso 05 de jul.2019SOUZA, Sawana Araújo Lopes de. O diálogo intercultural e a formação de professores na ANPED (2002-2015): há a inclusão ou exclusão? Revista on- line de Política e Gestão Educacional, v.21, n. esp.2, pp. 1135-1151, nov, 2017.VEENMAN, Simon. Perceived Problems of Beginning Teachers. Review of Educational Research, Catholic University of Nijmegen, v. 54, n. 2, pp. 143-178, 1984.VENCATO, Ana Paula. Diferenças na escola. In.: MISKOLCI, Richard; LEITE JÚNIOR, Jorge (org.). Diferenças na educação: outros aprendizados. São Carlos: Ed UFSCar, 2014.VIANNA, Cláudia Pereira; UNBEHAUM, Sandra. O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 121, jan./abr., 2004.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Silva, Maurício Corrêa da. "Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 11 – Número 1 – Ano 2019 (Jan./Jun. 2019)." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 11, no. 1 (December 15, 2018): i—iv. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2019v11n1id16280.

Full text
Abstract:
Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 11 – Número 1 – Ano 2019 (Jan./Jun. 2019) A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 21ª edição 15 (quinze) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil; 03 (três) resenhas de livros; 04 (quatro) bancos de dados brutos de pesquisa e 02 (dois) artigos no idioma inglês. A 21ª edição representa um novo marco na publicação de artigos, casos de ensino, resenhas e banco de dados brutos de pesquisa. A seção internacional destina-se a divulgar uma versão no idioma inglês ou espanhol dos artigos aprovados no idioma português, traduzidos pelos autores (opcionalmente), de acordo com a política de editorial da revista. A divulgação do banco de dados brutos de pesquisa objetiva fomentar o aprendizado, a replicação dos estudos e a condução de novas pesquisas. Seção 1: Contabilidade Aplicada ao Setor Empresarial Artigo 1 - Influência da complexidade organizacional para contabilização de ativos biológicos das empresas da B3 de Tiago Francisco de Camargo, Antônio Zanin, Geovanne Dias de Moura, Juliano Corrêa Daleaste e de Citania Aparecida Pilatti Bortoluzzi com o objetivo de verificar a influência da complexidade organizacional na mensuração dos ativos biológicos das companhias abertas listadas na B3. Artigo 2 - A adoção do CPC PME é fonte de legitimidade organizacional? Análise sob a perspectiva da teoria institucional de Evelini Lauri Morri Garcia, Elisa Maria de Almeida, Simone Leticia Raimundini Sanches e Valter da Silva Faia com o objetivo de analisar os mecanismos de institucionalização do CPC PME e as respectivas resistências que se relacionam com a busca por legitimação das PMEs. Artigo 3 - Tributação e renda: um estudo a respeito do modelo regressivo de tributação indireta no Brasil de Barbara Aline Felipe Silva, Marconi Silva Miranda, Anderson de Oliveira Reis e de Elizangela Lourdes de Castro com o objetivo de verificar se os tributos indiretos em função da renda dos contribuintes de fato tendem a ser regressivos, aumentando a disparidade entre os contribuintes brasileiros. Artigo 4 - Revisitando os determinantes da distribuição de dividendos: uma análise em empresas brasileiras de Maurício Leite, Nadia Mar Bogoni e Nelson Hein com o objetivo de investigar os determinantes da política de dividendos em companhias abertas brasileiras listadas na BM&FBovespa. Artigo 5 - Política de dividendos e criação de valor: um estudo no mercado brasileiro de José Erasmo Silva, Levi Morgan, Maria José de Camargo Machado e Maria Imaculada de Lima Montebelo com o objetivo de testar a relação entre a política de dividendos, representada pelos indicadores payout, dividend yield e dividendos a pagar, e a criação ou destruição de valor para o acionista, representada, nesse caso, pelo indicador Economic Value Added (EVA). Artigo 6 - Onde estão os profissionais contábeis no Brasil? de Francisca Aparecida de Souza, César Augusto Tibúrcio Silva, Polyana Batista da Silva e Paulo Vitor Souza de Souza com o objetivo de identificar fatores que contribuem para a fixação de profissionais contábeis nas diferentes regiões brasileiras. Seção 2: Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor Artigo 1 - O protesto extrajudicial como instrumento de recuperação de dívida ativa em contraposição à ação de execução fiscal de Carlos Renato Dolfini; Aziz Xavier Beiruth; Danilo Soares Monte-mor com o objetivo de apontar os elementos que influenciam a adesão ao Termo de Cooperação estabelecido entre a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e os Tabelionatos de Protestos, por meio do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB/BR). Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) Artigo 1 - Percepção dos clientes de uma prestadora de serviços contábeis em relação as obrigações acessórias e trabalhistas de Lara Fabiana Dallabona, Tatiane Rodawelly e de Ana Rita Venzon Fernandes com o objetivo de analisar a percepção dos clientes de uma prestadora de serviços contábeis em relação às obrigações acessórias e trabalhistas envolvendo a admissão de funcionários, folha de pagamento e rescisão de contrato de trabalho. Artigo 2 - Sistema tributário brasileiro: análise da percepção dos operadores do direito tributário à luz dos conceitos de eficiência e justiça fiscal de Raphael Maleque Felicio e Antônio Lopo Martinez com o objetivo de analisar a percepção desses profissionais quanto à eficiência, à equidade e à complexidade do sistema tributário brasileiro, bem como verificar se na opinião dos mesmos os tributos brasileiro causam mudanças de comportamento do contribuinte, incentivam a prática de planejamento tributário tendente a diminuir o débito tributário ou se geram desigualdade. Artigo 3 - As funções da controladoria desempenhadas nas empresas startups de Alaide Almeida Novaes Nocetti e de Carlos Eduardo Facin Lavarda com o objetivo de identificar as funções presentes nas startups da Grande Florianópolis e a percepção dessas empresas sobre a importância de ter um departamento de controladoria estruturado. Artigo 4 - Escolhas contábeis e gerenciamento de resultados: um estudo sobre o reconhecimento de subvenções governamentais em um hospital filantrópico de Pedro Henrique Melillo, Ciro Gustavo Bragança e de Rodrigo de Vasconcellos Viana Medeiros com o objetivo de explicar os motivos da adoção do regime de competência para o reconhecimento de subvenções do governo pelos hospitais filantrópicos, além de evidenciar os fatores relacionados a escolhas contábeis e gerenciamento de resultados para essas instituições. Artigo 5 - Profissionais da controladoria: competências e demandas organizacionais de Tania Nobre Gonçalves Ferreira Amorim e de Ladjane de Barros Silva com o objetivo de identificar as principais competências exigidas aos Controllers para o exercício de suas atividades em empresas que estão instaladas em Pernambuco, Brasil. Artigo 6 – Estrutura e finalidade das demonstrações contábeis: um estudo do nível de conhecimento de estudantes de ciências contábeis de Nadielli Maria dos Santos Galvão, Andreza Cristiane Silva de Lima e Winicius Borges dos Santos com o objetivo de verificar se os estudantes de ciências contábeis de uma Universidade Pública localizada no Agreste do Estado de Sergipe conhecem o conceito básico e a finalidade de cada demonstração contábil obrigatória. Artigo 7 - Ensino da contabilidade de custos em diferentes cursos de graduação sob a percepção dos discentes de Laura Brandão Costa, Camila Lima Bazani, Edvalda Araújo Leal, Janser Moura Pereira e Neilson Alves Rosa com o objetivo de identificar se existe diferença estatística na percepção dos alunos de diferentes cursos de graduação de uma instituição federal de ensino superior sobre o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas na área de contabilidade de custos. Artigo 8 - Da formalidade prescrita à cultura de integridade: escala de intensidade compliance como resposta às fraudes e riscos regulatórios no Brasil de Hildegardo Pedro Araújo de Melo e Adilson Celestino de Lima com o objetivo de desenvolver medida de escala baseada em valores e atitudes intrínsecos ao ambiente organizacional apta a medir a cultura compliance, como estrutura de defesa organizacional à probabilidade de ocorrência de fraudes. Seção 5: Resenhas de Teses, Dissertações e Livros sobre Contabilidade Resenha 1: Resenha do Livro: Avaliação do desempenho de instituições públicas e privadas: análise de componentes principais e análise fatorial. Silva, M. C., & Silva, J. D. G (2017). (1a ed). Campinas, SP: Editora Alínea, 130 páginas, ISBN: 978-85-7516-813-4 (Coleção Administração & Sociedade). Autora da resenha: Fábia Jaiany Viana de Souza Resenha 2: Resenha do Livro: Balanço orçamentário: o demonstrativo do gestor público e da sociedade. Silva, M. C. (2018). (1a ed). São Paulo, SP: Editora Biblioteca 24Horas, 118 páginas, ISBN: 978-85-4161-083-4. Autora da resenha: Camila Rafaelly da Silva Câmara Revorêdo Resenha 3: Resenha do Livro: Orçamento, Contabilidade e Gestão no Setor Público / Diana Vaz de Lima. São Paulo, Atlas, 2018, ISBN: 978-85-97-01785-4 Autora da resenha: Rosenery Loureiro Lourenço Seção 6: Banco de Dados (Arquivos suplementares em Excel) Artigo 1 da Seção 1 - Influência da complexidade organizacional para contabilização de ativos biológicos das empresas da B3 de Tiago Francisco de Camargo, Antônio Zanin, Geovanne Dias de Moura, Juliano Corrêa Daleaste e de Citania Aparecida Pilatti Bortoluzzi com o objetivo de verificar a influência da complexidade organizacional na mensuração dos ativos biológicos das companhias abertas listadas na B3. Artigo 3 da Seção 1 - Tributação e renda: um estudo a respeito do modelo regressivo de tributação indireta no Brasil de Barbara Aline Felipe Silva, Marconi Silva Miranda, Anderson de Oliveira Reis e de Elizangela Lourdes de Castro com o objetivo de verificar se os tributos indiretos em função da renda dos contribuintes de fato tendem a ser regressivos, aumentando a disparidade entre os contribuintes brasileiros. Artigo 4 da Seção 1 - Revisitando os determinantes da distribuição de dividendos: uma análise em empresas brasileiras de Maurício Leite, Nadia Mar Bogoni e Nelson Hein com o objetivo de investigar os determinantes da política de dividendos em companhias abertas brasileiras listadas na BM&FBovespa. Artigo 5 da Seção 1 - Política de dividendos e criação de valor: um estudo no mercado brasileiro de José Erasmo Silva, Levi Morgan, Maria José de Camargo Machado e Maria Imaculada de Lima Montebelo com o objetivo de testar a relação entre a política de dividendos, representada pelos indicadores payout, dividend yield e dividendos a pagar, e a criação ou destruição de valor para o acionista, representada, nesse caso, pelo indicador Economic Value Added (EVA). Seção 7: Internacional (S7) Article 1 of Section 1 - Influence of organizational complexity on the measurement of the biological assets of the public listed companies of B3 of the authors Tiago Francisco de Camargo, Antônio Zanin, Geovanne Dias de Moura, Juliano Corrêa Daleaste and Citania Aparecida Pilatti Bortoluzzi. The study aims to verify the influence of organizational complexity on the measurement of biological assets in publicly-held companies listed in B3. Article 3 of Section 1 - Taxation and income: a study regarding the regressive model of indirect taxation in Brazil of the authors Barbara Aline Felipe Silva, Marconi Silva Miranda, Anderson de Oliveira Reis and Elizangela Lourdes de Castro. The study aims to verify if indirect taxes on the income of taxpayers actually tend to be regressive, increasing the disparity between Brazilian taxpayers. Boa leitura. Cordiais saudações! Prof. Dr. Maurício Corrêa da Silva Editor Gerente da Revista Ambiente Contábil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Mezadri, Fernando, and João Gabriel Vieira Bordin. "Editorial." Em Tese 13, no. 1 (August 20, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.5007/1806-5023.2016v13n1p1.

Full text
Abstract:
Desde 2014, a Em Tese, revista editada pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vem passando por uma série de reformulações estruturais. A definição de critérios mais altos na seleção de avaliadores, a introdução de um formulário de avaliação dos artigos para guiar os pareceristas sobre os aspectos que devem ser avaliados e a manutenção da periodicidade na publicação das edições levaram à incorporação da revista em vários indexadores nacionais e internacionais de prestígio. A presença nesses indexadores e a utilização de outras plataformas virtuais, como o facebook, no qual o periódico recentemente atingiu a marca de mil curtidores, por sua vez, ampliou a divulgação das atividades editoriais da revista como as chamadas de artigos e expandiu largamente o número de acessos, que ultrapassam uma centena de milhares de acessos por ano.Os avanços nessa edição ficam por conta da incorporação da revista a mais um indexador importante, o Directory of Open Access Journals (DOAJ). Além disso, houve o acréscimo de importantes ferramentas internas que melhoram os processos de edição do periódico, tal como o desenvolvimento [ainda em construção] de um manual de “passo a passo” indicando cada etapa de edição da Em Tese, bem como, um guia de orientações de posturas éticas para nortear e sistematizar o trabalho dos membros do corpo editorial. Iniciativas como essas, visam conferir maior profissionalismo à revista e, consequentemente, maior segurança a seus colaboradores e leitores. A crescente respeitabilidade da revista no meio acadêmico, medida principalmente pela diversificação e amplitude nacional dos artigos recebidos, é prova do acerto dessa estratégia. Neste tocante em particular, a presente edição da revista traz pela primeira vez um artigo assinado por um pesquisador estrangeiro – no caso, Jorge Botelho Muniz, da Universidade Nova de Lisboa.Em suma, frutos de uma clara política editorial levada a cabo pelos editores da revista, resultaram em avanços significativos na qualidade dos artigos recebidos e publicados. A edição do primeiro semestre de 2016 não fica atrás, como o leitor poderá apreciar por si mesmo nesta breve apresentação sinóptica de cada texto.Contudo, por razões que fogem ao controle dos editores, o dossiê Sociologia política da corrupção planejado para esta edição infelizmente teve de ser cancelado. Em comparação com outros dossiês, o deste semestre foi prejudicado pelas poucas contribuições e pelo relativamente alto número de rejeições dos trabalhos submetidos à avaliação dos pareceristas dos periódicos. Isso permite avaliar em certa medida o estado da arte das pesquisas acerca deste tema no Brasil e sugere a necessidade de uma concentração de esforços a fim de preencher essa lacuna, tanto mais por causa da sensibilidade e importância do problema da corrupção para o atual momento que vive o país. De qualquer maneira, os artigos enviados e aprovados para o dossiê foram publicados normalmente nesta edição, e os que ainda estão em processo de análise e que forem eventualmente aprovados serão também publicados em edições futuras.Esta edição abre-se com os três artigos aprovados para o dossiê. O primeiro deles, intitulado ‘O discurso da “mudança” de Aécio Neves e Dilma Rousseff: uma análise da prática retórica entre diferentes, no retorno para o segundo turno às eleições de 2014’ de Sandra Regina Barbosa Parzianello, procura analisar a batalha discursiva entre os dois candidatos à Presidência da República que disputaram o segundo turno das eleições de 2014. Com base em categorias analíticas desenvolvidas pela teoria do discurso de Ernesto Laclau, a autora analisa, de um lado, o discurso da “mudança” da coligação “Muda Brasil”, contrário ao governo petista e, de outro lado, o discurso também da “mudança” manifestado pelo partido da situação. Nas palavras da própria autora, a forma como a política está organizada é momentânea e contingente, pois depende de um universo de sentidos fundado na forma e em como o campo discursivo está estruturado.O segundo artigo, ‘Como os partidos de esquerda se posicionam em relação ao governo Lula?’, de Pedro Gustavo de Sousa Silva, objetiva sistematizar as posições assumidas pelos partidos de esquerda em relação ao governo Lula (2003-2006). Segundo o autor, os partidos de esquerda dividiram-se em dois blocos diante do governo Lula: 1) um deles apoiou a gestão, mesmo tendo conflitos com o governo; 2) o outro assumiu a postura de oposição, acusando o governo de traidor. A partir dos discursos externados por integrantes do campo político da esquerda, o autor busca explicar porque uma parte das esquerdas apoio o governo e outra parte não, assim como as razões dessa ruptura.No próximo artigo, ‘A análise neo-institucional da corrupção: corrupção e reformas’, Luis Fernando Miranda sugere melhores formas de gestão da máquina pública, de modo a combater a corrupção de forma mais eficiente através de reformas. Baseado principalmente no trabalho de Susan Rose-Ackerman, o autor mostra que as propinas são o elo entre quem corrompe e quem é corrompido e que esta, funciona como uma espécie de serviço prestado. Sua conclusão é que a longo prazo a corrupção gera um ambiente de incerteza, seja para os negócios, seja para a política. Por fim, ele argumenta que as reformas podem ser um mecanismo eficiente no combate à corrupção, e apresentada seis tipos de reforma que podem avançar nesse sentido.Em ‘As Mulheres Dirigentes do Partido dos Trabalhadores: Perfil e Desafios à Representação Substantiva’, Tássia Rabelo de Pinho analisa a participação política das mulheres no interior do Partido dos Trabalhadores, primeiro partido da América Latina a adotar cotas de gênero e a aprovar a paridade na composição das suas direções. Empregando uma série de técnicas de pesquisa diferentes na produção de dados, a autora conclui que mecanismos intrapartidários de reserva de vagas impactam de maneira rápida e assertiva a composição das direções partidárias, mas isolados não resolvem o problema da representação substantiva, pois há elementos de natureza simbólica e relacionados à divisão sexual do trabalho, que atuam como barreiras à atuação política das mulheres.Espraiando-se pela linha de estudos sobre diferenças e discriminação, Bruno Gontyjo de Couto publica ‘O debate sobre meio e raça na geração intelectual de 1870: a construção de um projeto de civilização para o Brasil’. Nesse texto, ele analisa desestruturas materiais e simbólicas erigidas no contexto do império do Brasil e a concomitante emersão da chamada geração intelectual de 1870 que assume a missão de formular análises e perspectivas sobre o país com intuito de se desenhar um caminho que constituiria o Brasil como um país civilizado. Em suas análises, esse grupo intelectual, encabeçado por Tobias Barreto, professor da escola de direito do Recife, descobre o “problema” da indefinição racial e da falta de integração nacional como obstáculos a serem superados nesse sentido, propondo uma série de projetos de intervenção.Escrito a quatro mãos, ‘Transexualidades: os rostos do estigma e da exclusão social’, resulta da pesquisa elabora por Jaime Alonso Caravaca Morera e Maria Itayra Padilha. Os autores fazem uma análise das diferentes manifestações do estigma e da exclusão social entre a população transexual. Munidos da noção de controle heterocisnormativo de orientação no patriacarcalismo, expõe os estigmas e exclusão no âmbito transexual derivados de aspectos pessoais, cognitivos, emocionais, estruturais e comportamentais que emergem como consequência direta da implantação da ideologia psiquiatrizante e patologizante da condição transexual e das outras manifestações da corporeidade e sexualidade relativas à concepção ontológica dos sujeitos.Em um texto originalmente enviado para o dossiê sobre o ensino da sociologia publicado na última edição da Em Tese, Erika Kulessa de Souza, agracia os leitores com ‘Linguagem e ensino de sociologia: reflexões sobre a apropriação da linguagem’. Nesta produção, a autora propõe uma reflexão sobre o aprendizado da sociologia no ensino médio, considerando aspectos da dimensão linguística como pedra de toque para o desenvolvimento de um olhar sociológico. Ancorando-se em Wittgenstein e Vigotsky, estabelece relações entre o pensamento linguagem e conhecimento, que, mesmo ante oposições epistemológicas em ambos autores, é possível o vislumbre de perspectivas sobre a apropriação da linguagem sociológica.Na mesma linha da sociologia da educação, em ‘O que se entende por educação: as abordagens da sociologia clássica de Durkheim, Weber e Marx’, Fabiane Medina Cruz evidencia a educação como temática chave do processo de consolidação da assim chamada ‘tirania’ de colonização e controle hegemônico desfraldado através da modernidade. Ao servir-se dos sociólogos clássicos – Marx, Durkheim e Weber – a autora reflete sobre paradigmas acerca de temas recorrentes e cotidianos, tal como cidadania, desenvolvimento econômico e identidade nacional, entre outros. Ora, visando fugir de padrões normativos engendrados pela educação, a autora, através das teorias sociológicas clássicas, apresenta possibilidades autônomas para se pensar projetos educacionais.Jorge Botelho Moniz traz uma discussão sobre secularização. Marcadamente situado no campo da Sociologia da Religião, o texto intitulado como ‘A secularização na ultramodernidade católica europeia: uma proposta de análise contextual e multidimensional do fenômeno da secularização’; permite a análise plural sobre a noção de secularização num contexto europeu. Notadamente uma construção teórico-conceitual, o artigo permite a compreensão do deslocamento e recomposição do fenômeno do religioso em países do continente europeu compreendido através das dimensões sociocultural, político-histórica e jurídica; colocadas como critérios de pesquisa em vista da reflexão mais acurada acerca dos contornos modernos que a religião vem desenhando na Europa na atualidadeEm sua segunda contribuição para este periódico, Jeferson Bertolini traz ‘A racionalização da notícia: uma consequência não premeditada da internet’. Neste artigo, o conceito de racionalização em Max Weber é mobilizado para se pensar a produção da notícia na internet. Como efeito da racionalização das esferas sociais, no campo do jornalismo, os valores da tradição e o ideal de informar opõem-se a critérios de eficiência do mundo capitalista, superado pela produção de conteúdo em escala industrial. Nestes termos, a notícia, além de convertida à condição de mercadoria, o processo de racionalização impacta nas rotinas do jornalista no que tange sua relação com as fontes e o conteúdo produzido.Nesta edição, Flávio de Lima Queiroz publica a resenha da obra ‘As raízes da corrupção no Brasil’, lançado pela Editora Fórum em 2015. A obra, escrita pelo professor de Direito Lucas Rocha Furtado e também subprocurador-geral do Ministério Público do Tribunal de Contas da União. A partir de um estudo sobre os casos escandalosos de corrupção na recente história da política brasileira, como a exemplo do caso “PC Farias” e do “Mensalão”, Furtado (2015) defende a tese de que as razões para o surgimento de comportamentos tidos como corruptos pelos agentes públicos estariam na deficiência das instituições políticas do Estado, vem como na impunidade dos agentes praticantes de corrupção, por assim dizer. O autor opõe-se à tese defendida por Sergio Buarque de Holanda, quando atribui à cultura patrimonialista a causa geradora de falhas na condução do Estado pelos agentes públicos. Para Furtado (2015), as lacunas legais contidas e regras institucionais frouxas estariam como causa para corrupção, mais do que fatores histórico-culturais.A edição encerra com uma entrevista do professor e pesquisador Francisco Cabral Alambert Júnior do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP). Em uma interessante conversa com o doutorando em sociologia política da UFSC, Josnei Di Carlo, suas falas versam sobre elementos analíticos que permitem a triangulação crítica entre história, política e o campo das artes. Tendo como importante eixo A história da das bienais em São Paulo, professor Alambert dialoga com abordagens políticas que vieram pari passu tangenciando o espectro da modernidade no Brasil. Orbitando sobre diferentes temáticas no campo das artes, cultura e literatura, a entrevista permite uma reflexão hodierna inaugural acerca da imprensa enquanto fonte e tema de pesquisa além das artes e suas articulações com a política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Hyland, Paul, R. C. Richardson, Ivan Roots, Elizabeth Truax, Stevie Simkin, Kate McLuskie, William Lamont, et al. "Reviews: The Study of History: A Bibliographical Guide, the English Idea of History from Coleridge to Collingwood, the Changing Face of English Local History, Arthur and the English: The Arthurian Legend in Medieval English Life and Literature, Enacting Gender on the English Renaissance Stage, Shakespeare's Feminine Endings, Writing the English Republic: Poetry, Rhetoric and Politics 1627–1660, New Stories for Old: Biblical Patterns in the Novel, Catholicism and Anti-Catholicism in Early Modern English Texts, Primogeniture and Entail in England: A Survey of Their History and Representation in Literature, the English Civil War Through the Restoration in Fiction: An Annotated Bibliography, Diana, Self-Interest, and British National Identity, Dryden and the Traces of Classical Rome, between the Ancients and the Moderns: Baroque Culture in Restoration England, Bacchus in Romantic England: Writers and Drink, 1780–1830, Misogynous Economies: The Business of Literature in Eighteenth-Century Britain, the House of Forgery in Eighteenth-Century Britain, the Clothes That Wear Us, An Oxford Companion to the Romantic Age: British Culture, 1776–1832, Domestic Space: Reading the Nineteenth-Century Interior, Victorians in Theory: From Derrida to Browning, the Age of Virtue: British Culture from the Restoration to Romanticism, Woeful Afflictions: Disability and Sentimentality in Victorian America, Women Writers of the First World War: An Annotated Bibliography, the Pub in Literature, British Industrial Fictions, the Insatiability of Human Wants: Economics and Aesthetics in Market SocietyRichardsonR. C., The Study of History: A Bibliographical Guide , 2nd ed., Manchester University Press, 2000, pp. xiv + 140, £40.00.ParkerChristopher, The English Idea of History from Coleridge to Collingwood , Ashgate Publishing, 2000, pp. vii + 244, £45.RichardsonR. C. (ed.), The Changing Face of English Local History , Ashgate, 2000, pp. viii + 218, £45.00.BarronW. R. J. (ed.), Arthur and the English: The Arthurian Legend in Medieval English Life and Literature , University of Wales Press, 1999, pp. 398, £35.00.ComensoliViviana and RussellAnne (eds), Enacting Gender on the English Renaissance Stage , University of Illinois Press, 1999, pp. 270, £18.95; SaundersEve Rachel, Gender and Literacy on Stage in Early Modern England , Cambridge University Press, 1999, pp. 260, £35.BerryPhilippa, Shakespeare's Feminine Endings , Routledge, 1999, pp. 197, £15.99 pb.; BellIlona, Elizabethan Women and the Poetry of Courtship , Cambridge University Press, 1998, pp. 262, £35.00.NorbrookDavid, Writing the English Republic: Poetry, Rhetoric and Politics 1627–1660 , Cambridge University Press, 1999, pp. xiii + 509, £40.FischHarold, New Stories for Old: Biblical Patterns in the Novel , Macmillan, 1998, pp. x + 236, £42.50; FischHarold, The Biblical Presence in Shakespeare, Milton and Blake , Clarendon Press, 1999, pp. xi + 330, £45.MarottiArthur F. (ed.), Catholicism and Anti-Catholicism in Early Modern English Texts , Macmillan, 1999, pp. xvii + 266, £47.50; ShellAlison, Catholicism, Controversy and the English Literary Imagination, 1558–1660 , Cambridge University Press, 1999, pp. xi + 309, £37.50.JamoussiZouheir, Primogeniture and Entail in England: A Survey of their History and Representation in Literature , Centre de Publication Universitaire, Tunis, 1999, pp. 293, 8 DT.MurphRoxane C., The English Civil War through the Restoration in Fiction: An Annotated Bibliography , Greenwood Press, Westport, CT., 2000, pp. viii + 349, £63.95.HammondPaul, Dryden and the Traces of Classical Rome , Clarendon Press, Oxford, 1999, pp. 305, £45.00.LevineJoseph M., Between the Ancients and the Moderns: Baroque Culture in Restoration England , Yale University Press, 1999, pp. xiv + 279, £27.50.TaylorAnya, Bacchus in Romantic England: Writers and Drink, 1780–1830 , Macmillan, 1999, pp. xi + 264, £47.50.MandellLaura, Misogynous Economies: The Business of Literature in Eighteenth-century Britain , University of Kentucky, 1999, pp. x + 228, $42.00.BainesPaul, The House of Forgery in Eighteenth-century Britain , Ashgate, 1999, pp. viii + 195, £47.50.MunnsJessica and RichardsPenny (eds), The Clothes that Wear Us , Newark, University of Delaware Press, 1999, pp. 362, £37.McCalmanIain (ed.), An Oxford Companion to the Romantic Age: British Culture, 1776–1832 , Oxford University Press, 1999, p. xii + 780, £85.BrydenInga and FloydJanet (eds), Domestic Space: Reading the Nineteenth-century Interior , Manchester University Press, 1999, pp. xii + 219, £40.00; KiddAlan and NichollsDavid (eds), Gender, Civic Culture and Consumerism: Middle-class Identity in Britain 1800–1940 , Manchester University Press, 1999, pp. xiv + 223, £46.00, pb. £14.99.SchadJohn Victorians in Theory: From Derrida to Browning , Manchester University Press, 1999, pp. x + 180, £40.MorseDavid, The Age of Virtue: British Culture from the Restoration to Romanticism , Macmillan, 2000, pp. viii + 330, £45.KlagesMary, Woeful Afflictions: Disability and Sentimentality in Victorian America , University of Pennsylvania Press, 1999, pp. 211, $36.50.OudittSharon, Women Writers of the First World War: An Annotated Bibliography , Routledge, 2000, pp. 230, £75; TyleeClaire with TurnerElaine and CardinalAgnes (eds), War Plays by Women: An International Anthology , Routledge, 2000, pp. 225, £16.99 pb.TaylorJohn A., Diana, Self-Interest, and British National Identity , Praeger, 2000, pp. 169, £44.95.EarnshawSteven, The Pub in Literature , Manchester University Press, 2000, pp. x + 294, £45 and £15.99 pb.KlausH. Gustav and KnightS. (eds), British Industrial Fictions , University of Wales Press, 2000, pp. viii + 212, £14.99 pb.; BalchJack S., Lamps at High Noon , University of Illinois Press, 2000, pp. xl + 404, $19.45 pb.; ConroyJack, A World to Win , University of Illinois Press, 2000, pp. xxxv + 348, $17.95 pb.GagnierRegenia, The Insatiability of Human Wants: Economics and Aesthetics in Market Society , University of Chicago Press, 2000, pp. 352, £10.50 pb." Literature & History 10, no. 2 (November 2001): 84–119. http://dx.doi.org/10.7227/lh.10.2.6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Queluz, Gilson Leandro, and Karla Souza Babinski. "Gustavo Barroso: Eugenia e Nacionalismo Autoritário." Intellèctus 16, no. 1 (August 1, 2017). http://dx.doi.org/10.12957/intellectus.2017.18836.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

da Costa Filho, Cícero João. "‘Raízes raciais’ do Projeto integralista (nacional) de Gustavo Barroso: o preconceito, a intolerância e o racismo para com a figura do judeu no Brasil da década 1930." Caminhos da História, May 19, 2020, 99–120. http://dx.doi.org/10.38049/issn.2317-0875v22n2p.99-120.

Full text
Abstract:
Na década de 1930 o Brasil viveu uma tensa conjuntura política, no qual viu despontar o movimento integralista, que contou com a participação de Gustavo Barroso. Figura importante no campo político e literário brasileiro, barroso propôs um projeto de Brasil extremamente autoritário, autoritário e corporativo. Chefe de milícia dos camisas verdes, o projeto integralista do escritor combate seu imaginário sobre a figura do judeu, sujeito ganancioso, apátrida, de caráter revolucionário. O antissemitismo aberto de Barroso, diferente do de Plínio Salgado e Miguel Reale, é parte integrante de seu projeto nacional. O escritor buscou entender o Brasil entendendo que o judeu era o responsável pelos inúmeros problemas nacionais, sendo necessário sua eliminação. Simpático ao fascismo e ao nacional socialismo alemão, Barroso disseminou particularidades da política nazista, propondo a eliminação do judeu, visto suas características malévolas. O Brasil dos anos 1930, nos mais variados segmentos, estava para a eliminação do judeu, segundo Gustavo Barroso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Cruz, Natalia Dos Reis. "O diálogo entre o moderno e o antimoderno no discurso da Ação Integralista Brasileira." Estudos Ibero-Americanos 37, no. 2 (December 31, 2011). http://dx.doi.org/10.15448/1980-864x.2011.2.9344.

Full text
Abstract:
O artigo aborda a Ação Integralista Brasileira, apontando para a relação entre os elementos modernos e antimodernos da sua proposta de organização social. Através da análise dos discursos dos seus três principais líderes, Plínio Salgado, Miguel Reale e Gustavo Barroso, conclui-se que o integralismo foi um movimento social moderno, que pretendia eliminar as consequências negativas da modernidade, recuperando os elementos tradicionais, sendo o principal exemplo o espiritualismo cristão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Dantas, Elynaldo Gonçalves. "GUSTAVO BARROSO E A FABRICAÇÃO DA HISTÓRIA: costuras entre política e literatura no discurso barrosiano 1917-1920." CLIO: Revista de Pesquisa Histórica 36, no. 1 (January 2, 2018). http://dx.doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2018.36.1.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Carballo Herrera, Arturo, Leonardo Rocha Román, and John Jairo Del Toro Martínez. "Análisis sensorial de harina de maíz fortificada con polvo de Moringa Oleífera en la población vulnerable de Cartagena de Indias." Revista de Ciencias 22, no. 2 (May 13, 2019). http://dx.doi.org/10.25100/rc.v22i2.7926.

Full text
Abstract:
El presente estudio tiene como finalidad reconocer el grado de aceptación de la harina de maíz como medio para introducir la planta Moringa oleífera a la dieta de la población vulnerable en la ciudad de Cartagena de Indias. La metodología utilizada fue el análisis sensorial mediante ANOVA usando una escala hedónica de 9 puntos en dos presentaciones de la harina de maíz fortificada con 20% de polvo de Moringa oleífera: colada y arepa, en una muestra de 32 personas incluyendo niños, jóvenes y adultos en barrios marginales de la ciudad. Se evaluaron tres variables: color, sensación en la boca y sabor. En cuanto a la arepa, la media obtenida para color (4,16) y sensación en la boca (3,56), equivale a me gusta; en cuanto al sabor (3,38) me gusta moderadamente. Para la colada en cuanto al color se obtuvo una media de (2,69) me gusta moderadamente para sensación en la boca (2,09) y sabor (1,91) se obtuvo una media de me gusta mucho. Al comparar las dos presentaciones se obtuvo una diferencia significativa entre las medias indicando que tuvo mayor aceptación cultural la colada de harina de maíz fortificada con polvo Moringa oleífera en todos los aspectos evaluados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Admin, Outrostempos. "Pareceristas ad hoc 2013." Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História 10, no. 15 (May 20, 2013). http://dx.doi.org/10.18817/ot.v10i15.266.

Full text
Abstract:
Revista de História agradece aos membros do Conselho Editorial e aos nossos pareceristas ad hoc que colaboraram com o presente número. Adriana Maria de Souza Zierer ”“ Universidade Estadual do Maranhão Antonia da Silva Mota ”“ Universidade Federal do Maranhão Antonio Evaldo A. Barros ”“ Universidade Federal do Maranhão Ayao Okamoto - Faculdade Impacta Tecnologia Candice Vidal e Souza ”“ Pontifá­cia Universidade Católica - MG Cesar A. B. Guazzelli ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Sul Claudia Cristina Azeredo Atallah ”“ Universidade Severino Sombra Cláudio Eduardo de Castro - Universidade Estadual do Maranhão Cláudio Zannoni - Universidade Federal do Maranhão Cristiana Costa da Rocha ”“ Universidade Estadual do Piauá­ Elizabeth Sousa Abrantes - Universidade Estadual do Maranhão Eudes Fernando Leite - Universidade Federal da Grande Dourados Francisco Egberto de Melo - Universidade Regional do Cariri (URCA) Glória Kok ”“ Lab. de Arqueologia dos Trópicos do Museu de Arq. e Etnologia da USP Gustavo Alves Alonso Ferreira - Universidade Estadual do Maranhão Iran de Maria Leitão Nunes - Universidade Estadual do Maranhão Jose Henrique de Paula Borralho - Universidade Estadual do Maranhão José Sampaio de Mattos Jr. - Universidade Estadual do Maranhão Luiz Eduardo Catta - Universidade Estadual do Oeste do Paraná Marcelo de Mello ”“ Universidade Estadual de Goiás Milena Galdez Ferreira - Universidade Estadual do Maranhão Raimundo Inácio Araújo ”“ Colum/Universidade Federal do Maranhão. Regina Helena Martins de Faria - Universidade Federal do Maranhão Régia Agostinho - Universidade Federal do Maranhão Sonia Meneses - Universidade Regional do Cariri (URCA) Suzana Cavani Rosas - Universidade Federal de Pernambuco Tatiana Raquel Reis Silva - Universidade Estadual do Maranhão Vanda Pantoja - Universidade Federal do Maranhão Viviane de Oliveira Barbosa ”“ Universidade Federal do Maranhão Yuri Michael Pereira Costa - Universidade Estadual do Maranhão
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Barboni, Paulo. "n. 186 (16): Dor On Line." Dor on line, no. 186 (January 31, 2016). http://dx.doi.org/10.26512/dol.v0i186.16477.

Full text
Abstract:
Edição de Janeiro de 2016 - Ano 16 - Número 186 Caros leitores, feliz 2016! Nesta edição de janeiro apresentamos os trabalhos expostos no 47º Congresso da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), realizado de 28 de outubro a 01 de novembro de 2015, em Águas de Lindóia, Brasil. Acompanhando esta edição, temos um editorial falando um pouco da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental. Boa Leitura! Editorial A Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) Mani Indiana Funez Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento Trabalhos apresentados no 47º Congresso da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental, realizado em Águas de Lindóia, Brasil. Caracterização farmacológica de tratamento concentrado de óleo de peixe em modelo experimental de dor neuropática Mirelle Falcão Barreto Propriedades anti-inflamatórias e antinociceptivo do extrato etanólico das folhas de Trema micrantha Mirelle Falcão Barreto Gedunin induz efeito anti-nociceptivo em camundongos suíços Isabel Carolina de Sousa Alves Efeito anti-hiperalgésico sinérgico do diclofenaco associado com terpinoleno na dor inflamatória em ratos Thatiane Sandielen Lima Soares A curcumina como alvo diferentes vias de sinalização para reduzir a hiperalgesia induzida por ânion superóxido Amanda de Araújo Fonseca Flavonoides presentes em cana de açúcar demonstram atividade antinociceptiva Guilherme Guimarães da Silva Papel do nitroxil na redução da dor neuropática Guilherme Guimarães da Silva Efeito antinociceptivo periférico do resveratrol é mediado pela ativação do receptor μ-opioide Adriele Alves Santos Estudo da atividade analgésica do extrato de Solidago chilensis Meyen enriquecido com diterpenos Adriele Alves Santos Papel dos receptores de reconhecimento padrão do tipo toll 4 na neuralgia herpética e pós-herpética Ana Carolina Alves M. de Moura Cássia Regina da Silva
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Barboni, Paulo. "n. 206 (18): Dor On Line." Dor on line, no. 206 (October 2, 2017). http://dx.doi.org/10.26512/dol.v0i206.16431.

Full text
Abstract:
Olá leitores do boletim Dor On Line! Neste mês de setembro o DOL traz para vocês um editorial a respeito do papel da CXCL8, mais uma quimiocina em nossa série sobre dor. Trazemos, também, na seção de Divulgação Científica alertas tratando da atividade física na fibromialgia; exercício e dor; a dor do cônjuge e depressão; e um estudo clínico sobre neuroinflamação e dor neuropática. Na seção de Ciência e Tecnologia, temos alertas tratando de microinjeções de 15d-PGJ2 na disfunção temporomandibular; o uso de sacarose na dor de neonatos e o volume cerebral; a via de sinalização PI3K/Akt e a sensibilização central na dor neuropática; o receptor TRL7 na cistite intersticial; e um modelo in vitro para a fibromialgia. Boa Leitura! EDITORIAL DO MÊS Editorial do mês Quimiocinas na dor: Sessão II - CXCL8, um caminho ainda a percorrer Cássia Regina da Silva Divulgação Científica 1. Funcionalidade física e sua relação direta com a intensidade de dor, fadiga e qualidade do sono em indivíduos com fibromialgia. Aspectos psicológicos em pessoas com fibromialgia Cássia Regina da Silva 2. Esclarecimentos acerca da redução da dor induzida pelo exercício realizados antes da sua aplicação aumenta a tolerância à dor. Informação sobre exercícios podem reduzir a dor Francisco Fábio Bezerra 3. Intensidade da dor própria e do cônjuge em casais: efeitos longitudinais sobre sintomas depressivos. O olhar das esposas para a dor do marido Thatiane Sandielen Lima Soares 4. A prevenção é o melhor tratamento para a dor crônica. A atenção inicial dada à dor aguda pode ser de suma importância para que a mesma não torne uma doença, ao se tornar crônica Dênis Augusto Santana dos Reis 5. Novo modelo in vitro para fibromialgia. Células do tipo glia derivadas de sangue humano como modelo de estudo da dor crônica Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento Ciência e Tecnologia 6. Uma nova abordagem terapêutica para o tratamento das disfunções da articulação temporomandibular. Microinjeções hipodérmicas de 15d-PGJ2 Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento 7. A UTI neonatal e a dor. A exposição repetida à sacarose para tratamento da dor em filhotes de camundongos leva a alterações de volume encefálico na vida adulta Ana Carolina Alves M. de Moura 8. A via PI3K/Akt e a sensibilização central na dor neuropática. Papel da sinalização PI3K na sensibilização central em um modelo de dor Erika Ivanna Araya Pallarés 9. Papel do receptor Toll-like 7 na cistite intersticial do tipo Hunner. Uma nova possibilidade de tratamento para quem tem úlcera de Hunner Mirelle Falcão Barreto 10. Envolvimento de tirosina quinases extracelulares na dor via receptor EphB2 e NMDAR. Pensando fora da caixa... Rangel Leal Silva
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Barboni, Paulo. "n. 187 (16): Dor On Line." Dor on line, no. 187 (February 29, 2016). http://dx.doi.org/10.26512/dol.v0i187.16476.

Full text
Abstract:
Edição de Fevereiro de 2016 - Ano 16 - Número 187 Leitores do boletim Dor On Line, nesta edição trazemos um editorial sobre avanços no entendimento e tratamento da ressaca, o conjunto de sintomas que sofremos após a intoxicação por bebidas alcoólicas. Na seção de Divulgação Científica, trazemos alertas sobre a dor pós-operatória em crianças e sua relação com os pais; inovações no entendimento do tratamento da dor com laser; um teste Von Frey caseiro; o ano mundial contra a dor nas articulações; e a febre Chikungunya e dor. Na seção de Ciência e Tecnologia, trazemos alertas sobre o canal piezo2 e a dor endotélio-dependente; a relação do canal NAV1.7, a insensibilidade à dor e opioides endógenos; a implicação de alterações epigenéticas na cronificação da dor; novas implicações à teoria do portão de modelagens computacionais; e a implicação de canais TRP no endométrio em processos inflamatórios e hormonais. Editorial do mês - A ressaca: sintomatologia, fisiopatologia e avanços na terapêutica Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento Sabrina Francesca de Souza Lisboa Divulgação Científica Trajetória da dor pós-operatória em crianças. Como o cuidado com a família pode levar à melhor recuperação da criança. Mirelle Falcão Barreto Interação de laser com neurônios. Óptica de tecidos e fotoneuromodulação da dor. Amanda de Araújo Fonseca Construir, testar e validar um conjunto de filamentos de von Frey caseiros. Uma alternativa precisa para a avaliação da nocicepção, Amanda de Araújo Fonseca Ano mundial contra a dor nas articulações. Oficialmente lançado em 11 de janeiro de 2016 pela IASP. Cássia Regina da Silva Febre Chikungunya e dor.Possível fardo de longa duração de uma doença aguda. Jozi Godoy Figueiredo Ciência & Tecnologia Contribuição de piezo2 à dor endotélio-dependente. Piezo2 e a perspectiva de possíveis tratamentos pré-clínicos de dores vasculares e de neuropatias causada por oxaliplatina. Thatiane Sandielen Lima Soares Ausência do canal de sódio Nav1.7 e a insensibilidade a dor. Contribuição dos opioides endógenos. Larissa Garcia Pinto Alterações epigenéticas e dor crônica. Metilações no DNA no córtex pré-frontal e células T podem não apenas diagnosticar e predizer o desenvolvimento da dor crônica. Andreza Urba de Quadros A famosa teoria do portão revisada. A realidade não parece ser tão fiel a essa teoria. Rafael Poloni Regulação positiva de receptores TRPA1 e TRPV1 no endométrio de ratas dependente de estrogênio. A dependência da expressão de mediadores inflamatórios. Erika Ivanna Araya Pallarés
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Barboni, Paulo. "n. 191 (16): Dor On Line." Dor on line, no. 191 (June 30, 2016). http://dx.doi.org/10.26512/dol.v0i191.16472.

Full text
Abstract:
Edição de Julho de 2016 - Ano 16 - Número 191 Nesta edição de junho temos um editorial inspirado no Ano Mundial Contra as Dores das Articulações, da IASP, falando sobre dor orofacial e as desordens da articulação temporomandibular. Em nossa seção de Divulgação Científica, temos alertas tratando do problema do sono em adultos; mais um efeito indesejado do paracetamol; uma iniciativa de dar o quinto sentido, a dor, a robôs; e um estudo clínico em adolescentes mostrando a relação direta entre a atividade esportiva e a dor músculo esquelética; temos também o problema da terapia opioide em diferentes facetas, uma interessante matéria da Times LA sobre as estratégias de venda e propaganda. Em nossa seção de Ciência e Tecnologia, um estudo complementar mostrando que no pós-operatório da artrosplastia total, o uso persistente de opioides pode não estar associado à dor; temos também alertas mostrando uma técnica analgésica com menor dor pós-operatória; o papel da IL-10 na atividade física regular e um mecanismo para a participação do C5a/C5aR na hipernocicepção térmica. Boa Leitura! Editorial Dor orofacial e as desordens da articulação temporomandibular: perspectivas e terapêutica para dor Alexandre Hashimoto Pereira Lopes Divulgação Científica 1. Oxycontin e seus riscos. O estranho mercado dos opioides nos EUA. Amanda de Araújo Fonseca 2. Problemas de sono e dor. Estudo em adultos emergentes. Andressa Daiane de Carvalho Zaparrolli 3. Estudo revela mais um efeito colateral do paracetamol. Paracetamol poderia prejudicar a capacidade de sentir empatia pela dor de outras pessoas? Miriam das Dores Mendes Fonseca 4. Um sistema nervoso artificial para ensinar robôs a sentir dor. Concedendo reflexos e propriocepção às máquinas. Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento 5. Relação dose-resposta entre atividade esportiva e dor músculo-esquelética em adolescentes. Atividades esportivas em excesso podem levar à dor. Mirelle Falcão Barreto Ciência e Tecnologia 6. Bloqueio paravertebral unilateral em comparação com a anestesia subaracnóidea para a gestão da síndrome da dor pós-operatória após a herniorrafia inguinal. Utilização de bloqueio paravertebral para diminuir incidência de dor pós-operatória. Thaise Loyanne Felix Dias 7. Atividade física regular e seus benefícios. O papel da IL-10. Cássia Regina da Silva 8. Um mecanismo proposto para a participação de C5a/C5aR na hipernocicepção térmica. Será que temos um caminho? Andreza Urba de Quadros 9. Tendências e preditores do uso de opioides após a artroplastia total de quadril e joelho. Uso persistente de opioides após cirurgia pode não estar associado à dor articular. Leonardo Gomes Oliviera da Silva 10. Correlação entre roedores e humanos. É possível? Andreza Urba de Quadros
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Barboni, Paulo. "n. 199 (17): Dor On Line." Dor on line, no. 199 (March 2, 2017). http://dx.doi.org/10.26512/dol.v0i199.16442.

Full text
Abstract:
Edição de Fevereiro de 2017 - Ano 17 - Número 199 Nesta edição de fevereiro de 2017 trazemos a vocês, leitores do Boletim Dor On Line, um editorial que a IASP está promovendo sobre o ano de luta contra a dor após cirurgias. Além disso, temos na nossa seção de Divulgação Científica alertas tratando de cirurgias articulares e uma nova fonte de tecido de implantes; um indicativo comportamental de camundongos perceberem a nocicepção pelo olfato; evidências clínicas da eficácia de estratégias de enfrentamento da dor lombar, além de outras técnicas não farmacológicas para o gerenciamento da dor; e uma pesquisa sobre a qualidade de dispensação de maconha medicinal. Na seção de Ciência e Tecnologia temos alertas tratando da adenosina e seu papel na nocicepção crônica; a relação da enxaqueca e a microbiota do sistema digestório; evidência clínica da ineficiência da terapia de opioides na fibromialgia; a função dos canais ASIC3 e TRPV1 na analgesia induzida por eletroacupuntura; e a ketamina como fonte de novos fármacos analgésicos. Além disso, disponibilizamos aqui dois links para textos biográficos sobre o nosso Editor-Chefe, o Prof. Sérgio Henrique Ferreira, que fez sua passagem em 2016... Bakhle YS, Flower RJ. Sergio Henrique Ferreira (1934-2016). Br J Pharmacol. 2017 Feb, 174(4):341-342 (http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bph.13683/abstract). Moncada S. Sergio Henrique Ferreira (1934-2016). Eur J Pain. 2016 Nov;20(10):1549-1550 (http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ejp.966/abstract) - [artigo original]. Editorial 2017, o ano internacional contra a dor após cirurgias. Mani Indiana Funez Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento Divulgação Científica 1. O tratamento para sua dor no joelho pode estar no seu nariz! Pesquisadores suíços implantaram cartilagem do septo nasal no joelho de pacientes com lesões articulares. Larissa Garcia Pinto 2. Animais sentem dor do outro. Eu posso sentir a sua dor... ou cheirá-la? Mateus Fortes Rossato 3. Redução do estresse baseado na atenção plena e terapia comportamental cognitiva para dor lombar. Efeitos semelhantes sobre a atenção plena, catastrófica, auto-eficácia e aceitação em um estudo controlado randomizado. Amanda de Araújo Fonseca 4. O poder da mente! Técnicas mentais para ajudar a combater a dor. Denis Augusto Santana dos Reis 5. Treinamento e práticas dos funcionários do dispensário de cannabis. Qualidade da dispensação de cannabis nos Estados Unidos. Adriele Alves Santos Ciência & Tecnologia 6. O papel da adenosina na dor. Pró ou anti nociceptivo? Andreza Urba de Quadros 7. As enxaquecas são correlacionadas com níveis mais elevados de nitrogênio, nitrito e óxido nítrico redutase de micróbios orais na coorte americana do projeto intestinal. Correlação entre aumento de compostos nitrogenados e bactérias do trato digestivo. Ana Carolina Alves M. de Moura 8. Opioides x Fibromialgia. O uso de opioides pode ser um possível tratamento do controle da dor para pacientes com e sem fibromialgia? Mirelle Falcão Barreto 9. Papel dos receptores ASIC3 e TRPV1 na analgesia segmentar e sistêmica induzida pela eletroacupuntura. Estudos dos mecanismos envolvidos na analgesia induzida pela eletroacupuntura demonstram a participação de receptores ASIC3 e TRPV1. Erika Ivanna Araya Pallarés 10. Uso de ketamina como analgésico alternativo para o tratamento de dor crônica. Novos usos para velhas drogas. Francisco Fábio Bezerra de Oliveira
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

UNICASTELO, Universidade Camilo Castelo Branco. "Anais da VIII Jornada Odontológica da Unicastelo." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 5 (December 14, 2016). http://dx.doi.org/10.21270/archi.v5i0.1795.

Full text
Abstract:
CATEGORIA PAINELP 01. NÓDULOS PULPARES - CALCIFICAÇÕES. TAVARES, THAÍS RUAS; SEKI, NATHALIA MARIKO ASSAKAWA; SOUZA, EDMARA REGINA DIAS; SIVA, AMANDA SOUZA; SIMONATO, LUCIANA ESTEVAM; MORETI, LUCIENI CRISTINA TROVATI. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 02. ACIDENTES E COMPLICAÇÕES NA ABERTURA CORONÁRIA. SOUZA, EDMARA REGINA DIAS; SEKI, NATHALIA MARIKO ASSAKAWA; TAVARES, THAÍS RUAS; SIVA, AMANDA SOUZA; SIMONATO, LUCIANA ESTEVAM; MORETI, LUCIENI CRISTINA TROVATI. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 03. DOENÇAS INFECTO CONTAGIOSAS. SOUZA, ISABELE TEODORO DE; SANTOS, BEATRIZ MAGRI DOS; ARANTES, GABRIELI DE MAGALHAES; FERREIRA, LARISSA QUEIROZ; SILVA, WAGNER RAFAEL DA. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 04. GENES MARCADORES DE RESISTÊNCIA À TETRACICLINA NO BIOFILME DE DEPENDENTES QUÍMICOS E NÃO DEPENDENTES. SOUZA, ISABELE TEODORO DE; BRUZADIN, LEONARDO NASCIMENTO; SILVA, WAGNER RAFAEL DA; BOER, NAGIB PEZATI; RANIERI, ROBSON VARLEI; OKAMOTO, ANA CLÁUDIA; JÚNIOR, ELERSON GAETTI-JARDIM; CUNHA-CORREIA, ADRIANA SALES. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 05. GENES MARCADORES DE RESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS NO BIOFILME DE OVINOS SAUDÁVEIS OU COM PERIODONTITE. BRUZADIN, LEONARDO NASCIMENTO; BRUZADIN, LETÍCIA NASCIMENTO; SILVA, WAGNER RAFAEL DA; RANIERI, ROBSON VARLEI; OKAMOTO, ANA CLÁUDIA; DUTRA, IVERALDO DOS SANTOS; JÚNIOR, ELERSON GAETTI-JARDIM; CUNHA-CORREIA, ADRIANA SALES. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 06. ANATOMIA COMPARADA DA REGIÃO CERVICAL DE AVES E HUMANOS. FRANCISCO, CAROLINE SANCHES VICK; SPAZIANI, AMANDA OLIVA; FRANCISCO, JAQUELINE SANCHES VICK; VERONESI, CAMILA LUCCHESE; PEREIRA, ALEXANDRE MIRANDA; TALIARI, JEAN DONIZETE SILVEIRA. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 07. INVESTIGAÇÃO DA PREVALÊNCIA DO MÚSCULO PIRAMIDAL EM CADÁVERES HUMANOS. FRANCISCO, CAROLINE SANCHES VICK; SPAZIANI, AMANDA OLIVA; ANDREANI, GIOVANNA; FRANCISCO, JAQUELINE SANCHES VICK; RAMOS, ROGÉRIO RODRIGO; BATIGÁLIA, FERNANDO; CHACON, ERIVELTO LUÍS. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 08. FISSURAS PULMONARES E PARIETAIS COM ADERÊNCIA DOS FOLHETOS VISCERAIS: RELATO DE CASO. FRANCISCO, JAQUELINE SANCHES VICK; SPAZIANI, AMANDA OLIVA; ANDREANI, GIOVANNA; FRANCISCO, CAROLINE SANCHES VICK; TALIARI, JEAN DONIZETE SILVEIRA; RAMOS, ROGÉRIO RODRIGO; PEREIRA, ALEXANDRE MIRANDA. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 09. ANÁLISE DOS VASOS RENAIS EM CADÁVERES HUMANOS: RELATO DE CASO. FRANCISCO, JAQUELINE SANCHES VICK; FRANCISCO, CAROLINE SANCHES VICK; SPAZIANI, AMANDA OLIVA; BOER, LUIS FERNANDO RICCI; RAMOS, ROGÉRIO RODRIGO; BATIGÁLIA, FERNANDO. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 10. ESTRATÉGIA PARA DESCARTE E TRATAMENTO ECOLÓGICO DE EFLUENTE DE FORMOL EM LABORATÓRIO DE ANATOMIA. MOREIRA, PABLO DE SOUZA; RAMOS, ROGÉRIO RODRIGO; BOER, LUÍS FERNANDO RICCI; PAVÃO, GUSTAVO DALAN; MIORIN, ANA PAULA GOBATE; BATIGÁLIA, FERNANDO. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 11. DISTRIBUIÇÃO DOS GENES LIGADOS ÀS B-LACTAMASES DE AMPLO ESPECTRO DE AÇÃO ENTRE OS ANAERÓBIOS BUCAIS OBRIGATÓRIOS. BRUZADIN, LETÍCIA NASCIMENTO; BRUZADIN, LEONARDO NASCIMENTO; SILVA, WAGNER RAFAEL DA; OKAMOTO, ANA CLAUDIA; SCHWEITZER, CHRISTIANE MARIE; JÚNIOR, ELERSON GAETTI-JARDIM; CUNHA-CORREIA, ADRIANA SALES. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 12. SINCERIDADE DOS PACIENTES DURANTE A ANAMNESE. BASI, LAYNI ANDRADE; MARTINS, YASMIN DUTRA; MOTA, BIANCA MARQUES; RIBEIRO, RAIANIFER APARECIDA GARCIA; FERRARI, MIRELLA TAIS SIQUEIRA FIDELIS; SILVA, WAGNER RAFAEL DA. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 13. A IMPORTÂNCIA DA ODONTOLOGIA HOSPITALAR PARA A PREVENÇÃO DA PNEUMONIA NOSOCOMIAL. DINIZ, GABRIEL EUGENIO MANIGA; SILVA, FELIPE HENRIQUE QUIRINO DA; BATISTA, AMANDA DA FONSECA MORAES; BELONI, MARIA CRISTINA VERMEJO; SOUZA, EDUARDO GIOVANI DE; SILVA, GABRIELA FERNANDA ISMARSI DA; BENTO, JACQUELINE CRISTINA DA SILVA; TEMPEST, LEANDRO MOREIRA. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 14. LIMAS EASY PRODESING LOGIC - NOVA TECNOLOGIA EM LIMAS - PROPOSTA DE LIMA ÚNICA. MARCELINO, VANESSA CRISTINA DA SILVA; BOER, NILTON CÉSAR PEZATI; OGATA, MITSURO; BOAS, LARISSA VILAS; MORETI, LUCIENI CRISTINA TROVATI; FERNANDES, KARINA GONZALEZ CAMARA. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 15. ANÁLISE DA PREVALÊNCIA VARIAÇÃO ANATÔMICA DO MÚSCULO PALMAR LONGO EM SERES HUMANOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. CAETANO, NELIZE MAIOLI; SPAZIANI, AMANDA OLIVA; ANDREANI, GIOVANNA; ARAUJO, ISABELLA MOREIRA; MULLER, KARLA MARIA; RAMOS, ROGÉRIO RODRIGO; TALIARI, JEAN DONIZETE SILVEIRA. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 16. ANÁLISE DA VARIAÇÃO ANATÔMICA DO MÚSCULO PLANTAR EM CADÁVERES HUMANOS. CAETANO, NELIZE MAIOLI; ANDREANI, GIOVANNA; SPAZIANI, AMANDA OLIVA; FRANCISCO, JAQUELINE SANCHES VICK; FRANCISCO, CAROLINE SANCHES VICK; RAMOS, ROGÉRIO RODRIGO; BATIGÁLIA, FERNANDO; BOER, NAGIB PEZATI. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 17. CÁLCULO DO SERVIÇO ODONTOLÓGICO. BRUZADIN, LEONARDO NASCIMENTO; BRUZADIN, LETÍCIA NASCIMENTO; BOER, NILTON CESAR PEZATI. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 18. PROPRIEDADES E PERSPECTIVAS ATUAIS DAS CÉLULAS-TRONCO DERIVADAS DE POLPA DENTÁRIA HUMANA. CARNEIRO, MARIA CAROLINA; PACCHIONI, HENRIQUE VILLAR TELLES LUNARDELI; RODRIGUEZ, LARISSA SANTANA. Fundação Municipal e Cultural de Santa Fé do Sul - FUNEC.P 19. PREVALÊNCIA DA DOENÇA CÁRIE EM PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS. MARCOS, FABIANY CARINA; CORREIA, ADRIANA SALES CUNHA; CRUZ, MARLENE CABRAL COIMBRA DA; SAKASHITA, MARTHA SUEMI. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 20. IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO ODONTOLÓGICA NA PREVENÇÃO DA PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA. PROCÓPIO, MONIQUE SOUZA; GIACHETTO, FELIPE; SILVA, WAGNER RAFAEL DA; BOER, NAGIB PEZATI; GAETTI-JARDIM, ELLEN CRISTINA; JÚNIOR, ELERSON GAETTI-JARDIM; CUNHA-CORREIA, ADRIANA SALES. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 21. FORMALIZAÇÃO E GLICERINAÇÃO: ESTUDO DE PREFERÊNCIA DE TÉCNICA DE CONSERVAÇÃO ANATÔMICA POR ACADÊMICOS. SPAZIANI, AMANDA OLIVA; FRANCISCO, CAROLINE SANCHES VICK; ANDREANI, GIOVANNA; CAETANO, NELIZE MAIOLI; CARVALHO, BRUNA KLINGELFUS; FRANCISCO, JAQUELINE SANCHES VICK; TALIARI, JEAN DONIZETE SILVEIRA; PEREIRA, ALEXANDRE MIRANDA. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 22. PREVALÊNCIA DO MÚSCULO PALMAR LONGO EM ANTEBRAÇOS DE CADÁVERES HUMANOS. SPAZIANI, AMANDA OLIVA; FRANCISCO, CAROLINE SANCHES VICK; ANDREANI, GIOVANNA; CAETANO, NELIZE MAIOLI; FRANCISCO, JAQUELINE SANCHES VICK; RAMOS, ROGÉRIO RODRIGO; TALIARI, JEAN DONIZETE SILVEIRA; BATIGÁLIA, FERNANDO. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 23. VARIAÇÃO ANATÔMICA: ORIGEM DA ARTÉRIA RADIAL EM CADÁVER HUMANO. PAVÃO, GUSTAVO DALAN; MINGATOS, GISELA SANT´ANA; FERREIRA, AUGUSTO SÉTTEMO; BOER, LUIS FERNANDO RICCI; BATIGÁLIA, FERNANDO; RAMOS, ROGÉRIO RODRIGO. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 24. AVALIAÇÃO COMPARATIVA IN VITRO DA AÇÃO DE SUBSTÂNCIAS ANTIMICROBIANAS INTRACANAIS UTILIZADAS COMO AGENTES CURATIVOS TRADICIONAIS COM O OTOCIRIAX®.DUNGUE, JULIANA ROMERA; MORETI, LUCIENI CRISTINA TROVATI; BOER, NILTON CÉSAR PEZATI. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 25. RECONSTRUÇÃO DE MAXILA ATRÓFICA POR ENXERTIA AUTÓGENA. REIS, WILLYAM FONTES; SIMONATO, LUCIANA ESTEVAM; INGRACI, MARIÂNGELA BORGHI; FABRIS, ANDRÉ LUÍS DA SILVA. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 26. RELATO DE CASO DE PROCESSO ESTILOIDE ALONGADO. MOREIRA, PABLO DE SOUZA; MEDINA, THIAGO; PASTRELLO, FERNANDO HENRIQUE HONDA; CARVALHO, BRUNA KLINGELFUS; BOER, NAGIB PEZATI; BATIGÁLIA, FERNANDO. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 27. DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE LIMITAÇÃO DA ABERTURA BUCAL: RELATO DE CASOS. OLIVEIRA, EVELYN GONÇALVES DE; ARIKAWA, YARA MATSU TORRES; JACOMETO, WILLIAN HENRIQUE; SANTOS, RAFAEL CID DOS; ZUIM, PAULO ROBERTO JUNQUEIRA; CARVALHO, KARINA HELGA TURCIO DE. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 28. ACIDENTES E COMPLICAÇÕES EM ENDODONTIA: SOBREOBTURAÇÃO. RELATO DE CASO CLÍNICO. MARIN, RENATA MARIA CRISTINA; MERENDA, ALINE DENICE; OGATA, MITSURU; PEZATI, NILTON CEZAR; MORETI, LUCIENE CRISTINA TROVATI. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 29. RADIOLOGIA DIGITAL. NETO, JOÃO ABADIO DE OLIVEIRA; FILIPPIN, CAROLINA; HOSHINO, ISIS ALMELA ENDO; FERNANDES, JENIFFER CRISTINA; GUBOLIN, SIMONE. Centro Universitário do Noroeste Paulista – UNORP.P 30. DIAGNÓSTICO DEFINITIVO FRENTE A LESÃO EM PALATO – RELATO DE CASO. QUEIROZ, MARCELA BLINI DE SOUZA; LIMA, LAÍS FERNANDA CASTILHO; MORAES, LAIS MILLIANA DOS SANTOS; SANTOS, RAFAEL CID DOS; BORTOLUZO, PAULO HENRIQUE; BOER, NAGIB PEZATI; SIMONATO, LUCIANA ESTEVAM. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 31. CORRELAÇÃO ENTRE ORTODONTIA E PERIODONTIA - RELATO DE CASO CLÍNICO. OLIVEIRA, EVELYN GONÇALVES DE; SOUZA, JOÃO MARCELO DE FRANCESCO; SILVA, HELOISI FRANÇA MARQUES DA; DUNGUE, JULIANA ROMERA; JACOMETO, WILLIAN HENRIQUE; ROLIM, VALÉRIA CRISTINA LOPES DE BARROS. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 32. A INCIDÊNCIA CÁRIE NA PRIMEIRA INFÂNCIA. MULATO, BÁRBARA DIAS; FRANCESCHINI, ANA CAROLINA ALVES; SOUZA, JÉSSICA PEREIRA DE; SILVA, JÉSSICA CRISTINA DA; CARREIRA, HEITOR DE SOUZA; SILVA, LUIZ FELIPE OLIVEIRA DA; ANTONIO, REGINA ROBERTA; ROSA, ANA PAULA BERNARDES. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 33. AVALIAÇÃO DO GRAU DE CONHECIMENTO DE MONITORAS DE CEMEI SOBRE PRIMEIROS SOCORROS. CRUZ, MARINA COIMBRA DA; NETO, PEDRO BRANDEMARTI; GIRALDELLI, SHIZUMI ISERI; FERREIRA, AUGUSTO SÉTTEMO; JOSÉ, BRUNO BRAGA; FERREIRA, FLÁVIO CARLOS RUY. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 34. SEDAÇÃO MÍNIMA NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE PACIENTE ESQUIZOFRÊNICO – RELATO DE CASO. ALVES, TATIANE MARIA SILVA; BOER, NAGIB PEZATI; OLIVEIRA, ELEN DAIANE DE; CORREIA, THIAGO MEDEIROS; CUNHA-CORREIA, ADRIANA SALES. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 35. TERAPIA ENDODÔNTICA EM DENTE PERMANENTE COM MORTE PULPAR E RIZOGÊNESE INCOMPLETA: RELATO DE CASO CLÍNICO. COSTA, ANTONIO HENRIQUE CAMPOS DA; BORTOLO, AMANDA FLAVIA; PIMENTA, CAROLINA BASSO RODRIGO; FERNANDES, KARINA GONZALES CÂMARA; BOER, NILTON CÉSAR PEZATE; MORETI, LUCIENI CRISTINA TROVATI. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 36. INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS E DISSEMINAÇÃO DE MICRORGANISMOS SUPERINFECTANTES E OPORTUNISTAS NA BOCA DE PACIENTES HOSPITALIZADOS. GIACHETTO, FELIPE; SILVA, WAGNER RAFAEL DA; BOMBARDA, FÁBIO; GAETTI-JARDIM, ELLEN CRISTINA; SCHWEITZER, CHRISTIANE MARIE; JÚNIOR, ELERSON GAETTI-JARDIM; BOER, NAGIB PEZATI; CUNHA-CORREIA, ADRIANA SALES. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis / FOA-UNESP – Campus Araçatuba.P 37. AS PLANTAS MEDICINAIS NO CONTROLE DO BIOFILME BUCAL. ESTEVES, EDMILSON DA SILVA; ESTEVES, ÉDRYLA MORAES; GALBIATTI, JULIANA SILVA; BASSO, TATIANE; AGRELI, KAMILLA CARNEIRO; LOPES, RAFAELLA PANTOJA; SILVA, NATIELE FERREIRA DA; COVIZZI, UDERLEI. Universidade do Norte Paulista - UNORP - Jd Alto Rio Preto - São José do Rio Preto.P 38. MUCOCELE EM VENTRE LINGUAL DE PACIENTE PEDIÁTRICO - TRATAMENTO CIRÚRGICO. FERREIRA, JULIANA PAULA; CORREIA, ADRIANA SALES CUNHA; SIMONATO, LUCIANA ESTEVAM; SANTOS, RAFAEL CID DOS; SOARES, RODOLFO POLLO; PEGORETTO, MARCELO PERLES; LUCIA, MARIÂNGELA BORGHI INGRACI DE. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 39. VISITA ACADÊMICA AO HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS - RELATO DE EXPERIÊNCIA. PONCIANO, VITÓRIA DE ARAUJO; BRUZADIN, LEONARDO NASCIMENTO; SIMONATO, LUCIANA ESTEVAM; CRUZ, MARLENE CABRAL COIMBRA DA. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 40. ENDODONTIA REGENERATIVA NO TRATAMENTO DE DENTE COM RIZOGÊNESE INCOMPLETA: RELATO DE CASO CLÍNICO. FANTI, LARISSA BARRADAS; FERNANDES, KARINA GONSALEZ CÂMARA; MORETI, LUCIENI CRISTINA TROVATI. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 41. ODONTOLOGIA EM MISSÃO HUMANITÁRIA EM DOURADOS-MS. PIGARI, ANA LAURA; CRUZ, MARLENE CABRAL COIMBRA DA. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 42. FRATURA RADICULAR OBLÍQUA EM PRIMEIRO PRÉ-MOLAR INFERIOR ESQUERDO PERMANENTE. ADAMI, BRUNA CARLA PEREIRA; MERENDA, ALINE DENICE; MORETI, LUCIENI CRISTINA TROVATI. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 43. USO DA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NA AVALIAÇÃO DO NERVO ALVEOLAR INFERIOR EM PACIENTES COM PARESTESIA APÓS EXODONTIA DO TERCEIRO MOLAR. CRUZ, LUCAS COIMBRA DA; CRUZ, MARINA COIMBRA DA; CRUZ, DANIELA MOREIRA DA; LALIER, RAFAEL TEODORO LOPES; SANO, RUBENS SATO; SANO, RENATO SATO; JÚNIOR, ARIOVALDO JOSÉ DO NASCIMENTO; CRUZ, MARLENE CABRAL COIMBRA DA. Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis / Centro de Diagnóstico por Imagem de Fernandópolis.P 44. PAPILOMA ESCAMOSO EM MUCOSA LABIAL SUPERIOR: RELATO DE CASO. OLIVEIRA, BRUNA IRIS DE; JUSTE, LARISSA CRISTINA; TOMO, SAYGO; STEFANINI, ALINE REIS; CRUZ, MARLENE CABRAL COIMBRA DA; SIMONATO, LUCIANA ESTEVAM. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 45. FIBROMA EM VENTRE LINGUAL DECORRENTE DE PIERCING LINGUAL. MAFRA, ANA CLARA FONTES; SILVA, LAURA; STEFANINI, ALINE REIS; MORETI, LUCIENI CRISTINA TROVATI; BOER, NILTON CESAR PEZATI; SIMONATO, LUCIANA ESTEVAM. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 46. CLAREAMENTO DE DENTES DESVITALIZADOS: RELATO DE CASO CLÍNICO. SOUZA, JUNIO FABIANO RIBEIRO DE; SILVA, JULIANA RODRIGUES DE ALMEIDA; FERNANDES, KARINA GONZALES CÂMARA; OGATA, MITSURU; MORETI, LUCIENI CRISTINA TROVATI. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 47. FENÔMENO DE EXTRAVASAMENTO DE SALIVA: RELATO DE CASO. TAGLIARI, EDILAINE RITA DA MATA; SILVA, SILVANA LUIZ DA; TOMO, SAYGO; STEFANINI, ALINE REIS; CRUZ, MARLENE CABRAL COIMBRA DA; SIMONATO, LUCIANA ESTEVAM. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 48. DISPLASIA CEMENTO ÓSSEA FLORIDA: RELATO DE CASO CLÍNICO. DUNGUE, JULIANA ROMERA; BARBOSA, PEDRO AUGUSTO CAETANO; OLIVEIRA, EVELYN GONÇALVES DE; BOER, NILTON CÉSAR PEZATI; FERNANDES, KARINA GONZALES CAMARA; MORETI, LUCIENI CRISTINA TROVATI. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 49. DIAGNÓSTICO E CONDUTA CLÍNICA FRENTE A NÓDULO EM MUCOSA LABIAL – RELATO DE CASO. QUEIROZ, GEOVANIA MELO; MENEZES, CAROLINE PEREIRA; TOMO, SAYGO; STEFANINI, ALINE REIS; BOER, NAGIB PEZATI; SIMONATO, LUCIANA ESTEVAM. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 50. DIAGNÓSTICO DE ÚLCERA MALIGNA EM LÍNGUA DE PACIENTE SEM HÁBITOS DE RISCO. NOGUEIRA, CARLA MONISE; GOBERO, RAFAELA CORTELASSI; TOMO, SAYGO; STEFANINI, ALINE REIS; FERNANDES, KARINA GONZALES CAMARA; SIMONATO, LUCIANA ESTEVAM. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 51. TRATAMENTO DE CARCINOMA EPIDERMÓIDE BUCAL EM LÁBIO INFERIOR. ARMELIN, ANGELA MARIA LAURINDO; SILVEIRA, LUCAS DE JESUS DA; SANTOS, RAFAEL CID DOS; STEFANINI, ALINE REIS; BORTOLUZO, PAULO HENRIQUE; SIMONATO, LUCIANA ESTEVAM. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 52. ATENDIMENTO MÉDICO PRÉ-HOSPITALAR NO BRASIL: EVOLUÇÃO HISTÓRICA. FERREIRA, AUGUSTO SÉTTEMO; CRUZ, MARINA COIMBRA DA; CAMARGO, RENAN PAES DE; CRUZ, LUCAS COIMBRA DA; CRUZ, DANIELA MOREIRA DA; CRUZ, MARLENE CABRAL COIMBRA DA. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 53. AVALIAÇÃO DO GRAU DE CONHECIMENTO DE MONITORAS DE CEMEI SOBRE MAUS TRATOS INFANTIL. JOSÉ, BRUNO BRAGA; FERREIRA, AUGUSTO SÉTTEMO; CRUZ, MARINA COIMBRA DA; GIRALDELLI, SHIZUMI ISERI; FERREIRA, FLÁVIO CARLOS RUY. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.P 54. FATORES DE RISCO PARA ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO (AVE). CAMARGO, RENAN PAES DE; CRUZ, MARINA COIMBRA DA; CRUZ, LUCAS COIMBRA DA; CRUZ, DANIELA MOREIRA DA; CRUZ, MARLENE CABRAL COIMBRA DA. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.CATEGORIA ORALOr 1. SEDAÇÃO INALATÓRIA COM ÓXIDO NITROSO EM CLÍNICA UNIVERSITÁRIA – RELATO DE CASO. ALVES, TATIANE MARIA SILVA; BOER, NAGIB PEZATI; SANTOS, RAFAEL CID DOS; CORREIA, THIAGO MEDEIROS; FABRIS, ANDRÉ LUIS DA SILVA; CUNHA-CORREIA, ADRIANA SALES. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.Or 2. CISTO DENTÍGERO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO – RELATO DE CASO. SOARES, RODOLFO POLLO; SANTOS, RAFAEL CID DOS; STEFANINI, ALINE REIS; FABRIS, ANDRÉ LUIS DA SILVA; BORTOLUZO, PAULO HENRIQUE; SIMONATO, LUCIANA ESTEVAM. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.Or 3. FOTOGRAFIA ODONTOLÓGICA COM SMARTPHONE. SANTOS, RAFAEL CID DOS; SOARES, RODOLFO POLLO; TOMO, SAYGO; MARCELINO, VANESSA CRISTINA DA SILVA; BARROS, RAISA MENDONÇA; SIMONATO, LUCIANA ESTEVAM; BORTOLUZO, PAULO HENRIQUE; ROLIM, VALÉRIA CRISTINA LOPES DE BARROS. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.Or 4. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE NEOPLASIA LIPOMATOSA INCOMUM EM ASSOALHO BUCAL. SANTOS, RAFAEL CID DOS; SOARES, RODOLFO POLLO; TOMO, SAYGO; STEFANINI, ALINE REIS; FABRIS, ANDRÉ LUIS DA SILVA; BORTOLUZO, PAULO HENRIQUE; SIMONATO, LUCIANA ESTEVAM. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.Or 5. SEDAÇÃO CONSCIENTE COM MIDAZOLAM EM ODONTOPEDIATRIA: RELATO DE CASO. MAIA, JESSICA ANSELMO; CORREIA, THIAGO MEDEIROS; CUNHA-CORREIA, ADRIANA SALES. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.Or 6. CONDUTA DO CIRURGIÃO-DENTISTA FRENTE ÀS COMPLICAÇÕES BUCAIS ADVINDAS DA RADIOTERAPIA EM REGIÃO DE CABEÇA E PESCOÇO. PONCIANO, VITÓRIA DE ARAUJO; GIACHETTO, FELIPE; FREITAS, ALANA GARCIA; SUEMI SAKASHITA, MARTHA; ANTONIO, RAQUEL CARROS; SIMONATO, LUCIANA ESTEVAM; CUNHA-CORREIA, ADRIANA SALES. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.Or 7. FRATURA DE COMPLEXO ZIGOMÁTICO-ORBITÁRIO DECORRENTE DE ACIDENTE DE TRABALHO “CHIFRADA DE BOI”. FERNANDES, GABRIELA CAROLINE; MOMESSO, GUSTAVO ANTONIO CORREA; POLO, TÁRIK OCON BRAGA; DUAILIBE, CIRO; JÚNIOR, IDELMO RANGEL GARCIA; FAVERANI, LEONARDO PEREZ. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis / Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Araçatuba Departamento de Cirurgia e Clínica Integrada.Or 8. MICOSE PROFUNDA EM BOCA: DIAGNÓSTICO E CONDUTA CLÍNICA. RODRIGUES, TAWANA GOMES; JUNIOR, CARLOS LEITE DA SILVA; SANTOS, RAFAEL CID DOS; STEFANINI, ALINE REIS; MORETI, LUCIENI CRISTINA TROVATI; BORTOLUZO, PAULO HENRIQUE; SIMONATO, LUCIANA ESTEVAM. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.Or 9. ANAERÓBIOS BUCAIS GRAM-NEGATIVOS EM PACIENTES HIV POSITIVOS COM DIFERENTES CONDIÇÕES IMUNOLÓGICAS. GIACHETTO, FELIPE; SILVA, WAGNER RAFAEL DA; BOER, NAGIB PEZATI; BOSQUE, ALINE VALSECHI; MECA, LIVIA BUZATI; GAETTI-JARDIM, ELLEN CRISTINA; JÚNIOR, ELERSON GAETTI-JARDIM; CUNHA-CORREIA, ADRIANA SALES. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis/ FOA-UNESP – Campus Araçatuba.Or 10. TRATAMENTO CIRÚRGICO DE CARCINOMA ESPINOCELULAR EM LÁBIO – RELATO DE CASO. MARCELINO, VANESSA CRISTINA DA SILVA; STEFANINI, ALINE REIS; LUCIA, MARIANGELA BORGHI INGRACI DE; FABRIS, ANDRÉ LUIS DA SILVA; SIMONATO, LUCIANA ESTEVAM. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.Or 11. APRESENTAÇÃO CLÍNICA SEVERA DE LÍQUEN PLANO: RELATO DE CASO. HERNANDES, ANA CAROLINA PUNHAGUI; GOMES, LARA STORTE; SANTOS, RAFAEL CID DOS; TOMO, SAYGO; BORTOLUZO, PAULO HENRIQUE; SIMONATO, LUCIANA STEVAM. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.Or 12. TRATAMENTO DE HEMANGIOMA EM LÁBIO SUPERIOR COM AGENTE ESCLEROSANTE. TONIOLI, ISABELA BOMBONATO; TOMO, SAYGO; BOER, NAGIB PEZATI; SIMONATO, LUCIANA ESTEVAM; LUCIA, MARIÂNGELA BORGHI INGRACI DE. Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO - Campus Fernandópolis.Or 13. OBLITERAÇÃO DE TÚBULOS DENTINÁRIOS UTILIZANDO DENTIFRÍCIOS CONTENDO TRIMETAFOSFATO DE SÓDIO APÓS DESAFIO ÁCIDO. ESTUDO IN VITRO. TOLEDO, PRISCILA TONINATTO ALVES DE; FAVRETTO, CARLA OLIVEIRA; SILVA, MÁRJULLY EDUARDO RODRIGUES DA; DANELON, MARCELLE; MORAIS, LEONARDO ANTÔNIO DE; DELBEM, ALBERTO CARLOS BOTAZZO; PEDRINI, DENISE. Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP.Or 14. EFEITO DA ADIÇÃO DO HEXAMETAFOSFATO DE SÓDIO NO CIMENTO DE IONÔMERO DE VIDRO SOBRE A DESMINERALIZAÇÃO DO ESMALTE. MORAIS, LEONARDO ANTONIO DE; HOSIDA, THAYSE YUMI; TOLEDO, PRISCILA TONINATTO ALVES DE; DANELON, MARCELLE; SOUZA, JOSÉ ANTÔNIO SANTOS; DELBEM, ALBERTO CARLOS BOTAZZO; PEDRINI, DENISE. Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Garcia Calva, Ana Lilia. "Estudio de factibilidad de pan en la región huasteca." Ciencia Huasteca Boletín Científico de la Escuela Superior de Huejutla 2, no. 4 (July 5, 2014). http://dx.doi.org/10.29057/esh.v2i4.1071.

Full text
Abstract:
El presente documento fue creado de la necesidad de determinar la factibilidad de la elaboración de pan en la región Huasteca, ya que en esta región se tiene pan, elaborado de manera artesanal, lo cual implica que su costo sea alto, debido a la cantidad de producción, se busca la forma de realizar una combinación del plan tradicional y la diversidad de pan elaborador de manera industrial mejorando la calidad y el costo, como: 1.- pan artesanal huasteco que es una joya culinaria de la región huasteca donde trataremos de incorporarlo primero al mercado local para después incursionar en el mercado regional y nacional 2.- el pan francés (bolillos) y los baguettes que son de gran consumo por los clientes locales para la elaboración de bocadillos y sándwiches 3.- el pan dulce comercial, este es el pan que se ofrece en las principales panaderías industriales, donde competiremos activamente con ellos mejorando esos productos con los sabores y la mayor calidad para interesar el paladar del mercado objetivo. De acuerdo a los estudios realizados se determina que se debe contar con unas instalaciones de 25 m2 de construcción de paredes de block y loza de cemento para el área de almacén y otra construcción anexa de 100 m2 con todas las medidas necesarias para mantener la mayor limpieza e higiene donde se llevaran a cabo los procesos de elaboración y horneado de los diferentes productos que se ofrezcan. El mercado meta estas considera por los siguientes municipios que conforman la región Huasteca; Chalma, Platón Sánchez, Chiconamel, san Felipe, atlapexco, con especial énfasis en la ciudad de huejutla de reyes hidalgo por su gran demanda de pan y próximamente en la ciudad de Tantoyuca Veracruz. En cuanto a la distribución se realizará directamente por la panadería en algunas ocasiones existirá intermediario para llegar el producto hasta el cliente final, razón por la cual será necesario unidades para su distribución será necesario utilizar unidades perfectamente equipadas con la finalidad de que el producto se maneje con seguridad, higiene y efectividad sin perder su calidad, hasta llegar al distribuidor final del producto que serán un conjunto de tiendas de abarrotes que ya están establecidas en todas las colonias y barrios de nuestros lugares de venta donde se les dará a conocer las bondades de la compañía y se les dará una comisión por venta, se hará uso de un exhibidor de un excelente diseño donde se presentaran tres charolas con diversos tipos de pan y mediante unas pinzas el cliente podrá sentirse dentro de una panadería escogiendo sus piezas de mayor preferencia y envolviéndolas en una bolsa de papel blanca con el gravado de la compañía, buscando así persuadir la vista del publico y activar sus sentidos. Otra forma de hacer llegar el producto a nuestros clientes será mediante el establecimiento de un local comercial en un área de alto transito peatonal donde se exhibirán todos los productos pertenecientes a la empresa con un local perfectamente diseñado para tal fin, utilizando una gran cantidad de anaqueles, pinzas, charolas y bolsas con el gravado de la empresa para ir creando fidelidad de parte de los clientes. El mercado meta serán principalmente las madres de familia que se preocupan por el desayuno y la cena de su familia enfocando nuestros esfuerzos mercadológicos hacia ellas y como mercado secundario se encontraran todos los clientes padres, hijos, niños, adolecentes y personas de la tercera edad que gustan de la deliciosa variedad de productos que ofreceremos. La empresa creara empleos dignos que mejoren la calidad de vida de las familias del municipio, fortaleciendo así la economía del municipio y tendrá un gran compromiso por mantener y cuidar el medio ambiente con la implementación de buenas practicas ecológicas y futuros programas de reforestación y apoyo al campo rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

"International Stroke Conference 2013 Abstract Graders." Stroke 44, suppl_1 (February 2013). http://dx.doi.org/10.1161/str.44.suppl_1.aisc2013.

Full text
Abstract:
Alex Abou-Chebl, MD Michael Abraham, MD Joseph E. Acker, III, EMT-P, MPH Robert Adams, MD, MS, FAHA Eric Adelman, MD Opeolu Adeoye, MD DeAnna L. Adkins, PhD Maria Aguilar, MD Absar Ahmed, MD Naveed Akhtar, MD Rufus Akinyemi, MBBS, MSc, MWACP, FMCP(Nig) Karen C. Albright, DO, MPH Felipe Albuquerque, MD Andrei V. Alexandrov, MD Abdulnasser Alhajeri, MD Latisha Ali, MD Nabil J. Alkayed, MD, PhD, FAHA Amer Alshekhlee, MD, MSc Irfan Altafullah, MD Arun Paul Amar, MD Pierre Amarenco, MD, FAHA, FAAN Sepideh Amin-Hanjani, MD, FAANS, FACS, FAHA Catherine Amlie-Lefond, MD Aaron M. Anderson, MD David C. Anderson, MD, FAHA Sameer A. Ansari, MD, PhD Ken Arai, PhD Agnieszka Ardelt, MD, PhD Juan Arenillas, MD PhD William Armstead, PhD, FAHA Jennifer L. Armstrong-Wells, MD, MPH Negar Asdaghi, MD, MSc, FRCPC Nancy D. Ashley, APRN,BC, CEN,CCRN,CNRN Stephen Ashwal, MD Andrew Asimos, MD Rand Askalan, MD, PhD Kjell Asplund, MD Richard P. Atkinson, MD, FAHA Issam A. Awad, MD, MSc, FACS, MA (hon) Hakan Ay, MD, FAHA Michael Ayad, MD, PhD Cenk Ayata, MD Aamir Badruddin, MD Hee Joon Bae, MD, PhD Mark Bain, MD Tamilyn Bakas, PhD, RN, FAHA, FAAN Frank Barone, BA, DPhil Andrew Barreto, MD William G. Barsan, MD, FACEP, FAHA Nicolas G. Bazan, MD, PhD Kyra Becker, MD, FAHA Ludmila Belayev, MD Rodney Bell, MD Andrei B. Belousov, PhD Susan L. Benedict, MD Larry Benowitz, PhD Rohit Bhatia, MBBS, MD, DM, DNB Pratik Bhattacharya, MD MPh James A. Bibb, PhD Jose Biller, MD, FACP, FAAN, FAHA Randie Black Schaffer, MD, MA Kristine Blackham, MD Bernadette Boden-Albala, DrPH Cesar Borlongan, MA, PhD Susana M. Bowling, MD Monique M. B. Breteler, MD, PhD Jonathan Brisman, MD Allan L. Brook, MD, FSIR Robert D. Brown, MD, MPH Devin L. Brown, MD, MS Ketan R. Bulsara, MD James Burke, MD Cheryl Bushnell, MD, MHSc, FAHA Ken Butcher, MD, PhD, FRCPC Livia Candelise, MD S Thomas Carmichael, MD, PhD Bob S. Carter, MD, PhD Angel Chamorro, MD, PhD Pak H. Chan, PhD, FAHA Seemant Chaturvedi, MD, FAHA, FAAN Peng Roc Chen, MD Jun Chen, MD Eric Cheng, MD, MS Huimahn Alex Choi, MD Sherry Chou, MD, MMSc Michael Chow, MD, FRCS(C), MPH Marilyn Cipolla, PhD, MS, FAHA Kevin Cockroft, MD, MSc, FACS Domingos Coiteiro, MD Alexander Coon, MD Robert Cooney, MD Shelagh B. Coutts, BSc, MB.ChB., MD, FRCPC, FRCP(Glasg.) Elizabeth Crago, RN, MSN Steven C. Cramer, MD Carolyn Cronin, MD, PhD Dewitte T. Cross, MD Salvador Cruz-Flores, MD, FAHA Brett L. Cucchiara, MD, FAHA Guilherme Dabus, MD M Ziad Darkhabani, MD Stephen M. Davis, MD, FRCP, Edin FRACP, FAHA Deidre De Silva, MBBS, MRCP Amir R. Dehdashti, MD Gregory J. del Zoppo, MD, MS, FAHA Bart M. Demaerschalk, MD, MSc, FRCPC Andrew M. Demchuk, MD Andrew J. DeNardo, MD Laurent Derex, MD, PhD Gabrielle deVeber, MD Helen Dewey, MB, BS, PhD, FRACP, FAFRM(RACP) Mandip Dhamoon, MD, MPH Orlando Diaz, MD Martin Dichgans, MD Rick M. Dijkhuizen, PhD Michael Diringer, MD Jodi Dodds, MD Eamon Dolan, MD, MRCPI Amish Doshi, MD Dariush Dowlatshahi, MD, PhD, FRCPC Alexander Dressel, MD Carole Dufouil, MD Dylan Edwards, PhD Mitchell Elkind, MD, MS, FAAN Matthias Endres, MD Joey English, MD, PhD Conrado J. Estol, MD, PhD Mustapha Ezzeddine, MD, FAHA Susan C. Fagan, PharmD, FAHA Pierre B. Fayad, MD, FAHA Wende Fedder, RN, MBA, FAHA Valery Feigin, MD, PhD Johanna Fifi, MD Jessica Filosa, PhD David Fiorella, MD, PhD Urs Fischer, MD, MSc Matthew L. Flaherty, MD Christian Foerch, MD Gregg C. Fonarow, MD, FAHA Andria Ford, MD Christine Fox, MD, MAS Isabel Fragata, MD Justin Fraser, MD Don Frei, MD Gary H. Friday, MD, MPH, FAAN, FAHA Neil Friedman, MBChB Michael Froehler, MD, PhD Chirag D. Gandhi, MD Hannah Gardener, ScD Madeline Geraghty, MD Daniel P. Gibson, MD Glen Gillen, EdD, OTR James Kyle Goddard, III, MD Daniel A. Godoy, MD, FCCM Joshua Goldstein, MD, PhD, FAHA Nicole R. Gonzales, MD Hector Gonzalez, PhD Marlis Gonzalez-Fernandez, MD, PhD Philip B. Gorelick, MD, MPH, FAHA Matthew Gounis, PhD Prasanthi Govindarajan, MD Manu Goyal, MD, MSc Glenn D. Graham, MD, PhD Armin J. Grau, MD, PhD Joel Greenberg, PhD, FAHA Steven M. Greenberg, MD, PhD, FAHA David M. Greer, MD, MA, FCCM James C. Grotta, MD, FAHA Jaime Grutzendler, MD Rishi Gupta, MD Andrew Gyorke, MD Mary N. Haan, MPH, DrPH Roman Haberl, MD Maree Hackett, PhD Elliot Clark Haley, MD, FAHA Hen Hallevi, MD Edith Hamel, PhD Graeme J. Hankey, MBBS, MD, FRCP, FRCP, FRACP Amer Haque, MD Richard L. Harvey, MD Don Heck, MD Cathy M. Helgason, MD Thomas Hemmen, MD, PhD Dirk M. Hermann, MD Marta Hernandez, MD Paco Herson, PhD Michael D. Hill, MD, MSc, FRCPC Nancy K. Hills, PhD, MBA Robin C. Hilsabeck, PhD, ABPP-CN Judith A. Hinchey, MD, MS, FAHA Robert G. Holloway, MD, MPH William Holloway, MD Sherril K. Hopper, RN Jonathan Hosey, MD, FAAN George Howard, DPH, FAHA Virginia J. Howard, PhD, FAHA David Huang, MD, PhD Daniel Huddle, DO Richard L. Hughes, MD, FAHA, FAAN Lynn Hundley, RN, MSN, ARNP, CCRN, CNRN, CCNS Patricia D. Hurn, PhD, FAHA Muhammad Shazam Hussain, MD, FRCPC Costantino Iadecola, MD Rebecca N. Ichord, MD M. Arfan Ikram, MD Kachi Illoh, MD Pascal Jabbour, MD Bharathi D. Jagadeesan, MD Vivek Jain, MD Dara G. Jamieson, MD, FAHA Brian T. Jankowitz, MD Edward C. Jauch, MD, MS, FAHA, FACEP David Jeck, MD Sayona John, MD Karen C. Johnston, MD, FAHA S Claiborne Johnston, MD, FAHA Jukka Jolkkonen, PhD Stephen C. Jones, PhD, SM, BSc Theresa Jones, PhD Anne Joutel, MD, PhD Tudor G. Jovin, MD Mouhammed R. Kabbani, MD Yasha Kadkhodayan, MD Mary A. Kalafut, MD, FAHA Amit Kansara, MD Moira Kapral, MD, MS Navaz P. Karanjia, MD Wendy Kartje, MD, PhD Carlos S. Kase, MD, FAHA Scott E. Kasner, MD, MS, FAHA Markku Kaste, MD, PhD, FESO, FAHA Prasad Katakam, MD, PhD Zvonimir S. Katusic, MD Irene Katzan, MD, MS, FAHA James E. Kelly, MD Michael Kelly, MD, PhD, FRCSC Peter J. Kelly, MD, MS, FRCPI, ABPN (Dip) Margaret Kelly-Hayes, EdD, RN, FAAN David M. Kent, MD Thomas A. Kent, MD Walter Kernan, MD Salomeh Keyhani, MD, MPH Alexander Khalessi, MD, MS Nadia Khan, MD, FRCPC, MSc Naim Naji Khoury, MD, MS Chelsea Kidwell, MD, FAHA Anthony Kim, MD Howard S. Kirshner, MD, FAHA Adam Kirton, MD, MSc, FRCPC Brett M. Kissela, MD Takanari Kitazono, MD, PhD Steven Kittner, MD, MPH Jeffrey Kleim, PhD Dawn Kleindorfer, MD, FAHA N. Jennifer Klinedinst, PhD, MPH, MSN, RN William Knight, MD Adam Kobayashi, MD, PhD Sebastian Koch, MD Raymond C. Koehler, PhD, FAHA Ines P. Koerner, MD, PhD Martin Köhrmann, MD Anneli Kolk, PhD, MD John B. Kostis, MD Tobias Kurth, MD, ScD Peter Kvamme, MD Eduardo Labat, MD, DABR Daniel T. Lackland, BA, DPH, FAHA Kamakshi Lakshminarayan, MD, PhD Joseph C. LaManna, PhD Catherine E. Lang, PT, PhD Maarten G. Lansberg, MD, PhD, MS Giuseppe Lanzino, MD Paul A. Lapchak, PhD, FAHA Sean Lavine, MD Ronald M. Lazar, PhD Marc Lazzaro, MD Jin-Moo Lee, MD, PhD Meng Lee, MD Ting-Yim Lee, PhD Erica Leifheit-Limson, PhD Enrique Leira, MD, FAHA Deborah Levine, MD, MPh Joshua M. Levine, MD Steven R. Levine, MD Christopher Lewandowski, MD Daniel J. Licht, MD Judith H. Lichtman, PhD, MPH David S. Liebeskind, MD, FAHA Shao-Pow Lin, MD, PhD Weili Lin, PhD Ute Lindauer, PhD Italo Linfante, MD Lynda Lisabeth, PhD, FAHA Alice Liskay, RN, BSN, MPA, CCRC Warren Lo, MD W. T. Longstreth, MD, MPH, FAHA George A. Lopez, MD, PhD David Loy, MD, PhD Andreas R. Luft, MD Helmi Lutsep, MD, FAHA William Mack, MD Mark MacKay, MBBS, FRACP Jennifer Juhl Majersik, MD Marc D. Malkoff, MD, FAHA Randolph S. Marshall, MD John H. Martin, PhD Alexander Mason, MD Masayasu Matsumoto, MD, PhD Elizabeth Mayeda, MPH William G. Mayhan, PhD Avi Mazumdar, MD Louise D. McCullough, MD, PhD Erin McDonough, MD Lisa Merck, MD, MPH James F. Meschia, MD, FAHA Steven R. Messe, MD Joseph Mettenburg, MD,PhD William Meurer, MD BA Brett C. Meyer, MD Robert Mikulik, MD, PhD James M. Milburn, MD Kazuo Minematsu, MD, PhD J Mocco, MD, MS Yousef Mohammad, MD MSc FAAN Mahendranath Moharir, MD, MSc, FRACP Carlos A. Molina, MD Joan Montaner, MD PhD Majaz Moonis, MD, MRCP Christopher J. Moran, MD Henry Moyle, MD, PhD Susanne Muehlschlegel, MD, MPH Susanne Muehlschlegel, MD, MPH Yuichi Murayama, MD Stephanie J. Murphy, VMD, PhD, DACLAM, FAHA Fadi Nahab, MD Andrew M. Naidech, MD, MPh Ashish Nanda, MD Sandra Narayanan, MD William Neil, MD Edwin Nemoto, PhD, FAHA Lauren M. Nentwich, MD Perry P. Ng, MD Al C. Ngai, PhD Andrew D. Nguyen, MD, PhD Thanh Nguyen, MD, FRCPC Mai Nguyen-Huynh, MD, MAS Raul G. Nogueira, MD Bo Norrving, MD Robin Novakovic, MD Thaddeus Nowak, PhD David Nyenhuis, PhD Michelle C. Odden, PhD Michael O'Dell, MD Christopher S. Ogilvy, MD Jamary Oliveira-Filho, MD, PhD Jean Marc Olivot, MD, PhD Brian O'Neil, MD, FACEP Bruce Ovbiagele, MD, MSc, FAHA Shahram Oveisgharan, MD Mayowa Owolabi, MBBS,MWACP,FMCP Aditya S. Pandey, MD Dhruvil J. Pandya, MD Nancy D. Papesh, BSN, RN, CFRN, EMT-B Helena Parfenova, PhD Min S. Park, MD Matthew S. Parsons, MD Aman B. Patel, MD Srinivas Peddi, MD Joanne Penko, MS, MPH Miguel A. Perez-Pinzon, PhD, FAHA Paola Pergami, MD, PhD Michael Phipps, MD Anna M. Planas, PhD Octavio Pontes-Neto, MD Shyam Prabhakaran, MD, MS Kameshwar Prasad, MD, DM, MMSc, FRCP, FAMS Charles Prestigiacomo, MD, FAANS, FACS G. Lee Pride, MD Janet Prvu Bettger, ScD, FAHA Volker Puetz, MD, PhD Svetlana Pundik, MD Terence Quinn, MD, MRCP, MBChb (hons), BSc (hons) Alejandro Rabinstein, MD Mubeen Rafay, MB.BS, FCPS, MSc Preeti Raghavan, MD Venkatakrishna Rajajee, MD Kumar Rajamani, MD Peter A. Rasmussen, MD Kumar Reddy, MD Michael J. Reding, MD Bruce R. Reed, PhD Mathew J. Reeves, BVSc, PhD, FAHA Martin Reis, MD Marc Ribo, MD, PhD David Rodriguez-Luna, MD, PhD Charles Romero, MD Jonathan Rosand, MD Gary A. Rosenberg, MD Michael Ross, MD, FACEP Natalia S. Rost, MD, MA Elliot J. Roth, MD, FAHA Christianne L. Roumie, MD, MPH Marilyn M. Rymer, MD, FAHA Ralph L. Sacco, MS, MD, FAAN, FAHA Edgar A. Samaniego, MD, MS Navdeep Sangha, BS, MD Nerses Sanossian, MD Lauren Sansing, MD, MSTR Gustavo Saposnik, MD, MSc, FAHA Eric Sauvageau, MD Jeffrey L. Saver, MD, FAHA, FAAN Sean I. Savitz, MD, FAHA Judith D. Schaechter, PhD Lee H. Schwamm, MD, FAHA Phillip Scott, MD, FAHA Magdy Selim, MD, PhD, FAHA Warren R. Selman, MD, FAHA Souvik Sen, MD, MS, MPH, FAHA Frank Sharp, MD, FAHA, FAAN George Shaw, MD, PhD Kevin N. Sheth, MD Vilaas Shetty, MD Joshua Shimony, MD, PhD Yukito Shinohara, MD, PhD Ashfaq Shuaib, MD, FAHA Lori A. Shutter, MD Cathy A. Sila, MD, FAAN Gisele S. Silva, MD Brian Silver, MD Daniel E. Singer, MD Robert Singer, MD Aneesh B. Singhal, MD Lesli Skolarus, MD Eric E. Smith, MD Sabrina E. Smith, MD, PhD Christopher Sobey, PhD, FAHA J David Spence, MD Christian Stapf, MD Joel Stein, MD Michael F. Stiefel, MD, PhD Sophia Sundararajan, MD, PhD David Tanne, MD Robert W. Tarr, MD Turgut Tatlisumak, MD, PhD, FAHA, FESO Charles H. Tegeler, MD Mohamed S. Teleb, MD Fernando Testai, MD, PhD Ajith Thomas, MD Stephen Thomas, MD, MPH Bradford B. Thompson, MD Amanda Thrift, PhD, PGDipBiostat David Tong, MD Michel Torbey, MD, MPH, FCCM, FAHA Emmanuel Touze, MD, PhD Amytis Towfighi, MD Richard J. Traystman, PhD, FAHA Margaret F. Tremwel, MD, PhD, FAHA Brian Trimble, MD Georgios Tsivgoulis, MD Tanya Turan, MD, FAHA Aquilla S. Turk, DO Michael Tymianski, MD, PhD, FRCSC Philippa Tyrrell, MB, MD, FRCP Shinichiro Uchiyama, MD, FAHA Luis Vaca, MD Renee Van Stavern, MD Susan J. Vannucci, PhD Dale Vaslow, MD, PHD Zena Vexler, PhD Barbara Vickrey, MD, MPH Ryan Viets, MD Anand Viswanathan, MD, PhD Salina Waddy, MD Kenneth R. Wagner, PhD Lawrence R. Wechsler, MD Ling Wei, MD Theodore Wein, MD, FRCPC, FAHA Babu Welch, MD David Werring, PhD Justin Whisenant, MD Christine Anne Wijman, MD, PhD Michael Wilder, MD Joshua Willey, MD, MS David Williams, MB, BAO, BCh, PhD, Dip.Med.Tox, FRCPE, FRCPI Linda Williams, MD Olajide Williams, MD, MS Dianna Willis, PhD John A. Wilson, MD, FACS Jeffrey James Wing, MPH Carolee J. Winstein, PhD, PT, FAPTA Max Wintermark, MD Charles Wira, MD Robert J. Wityk, MD, FAHA Thomas J. Wolfe, MD Lawrence Wong, MD Daniel Woo, MD, MS Clinton Wright, MD, MS Guohua Xi, MD Ying Xian, MD, PhD Dileep R. Yavagal, MD Midori A. Yenari, MD, FAHA William L. Young, MD Darin Zahuranec, MD Allyson Zazulia, MD, FAHA Adina Zeki Al Hazzouri, PhD John H. Zhang, MD, PhD Justin Zivin, MD, PhD, FAHA Richard Zorowitz, MD, FAHA Maria Cristina Zurru, MD
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography