Academic literature on the topic 'HABILIDADES DO PROFISSIONAL'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'HABILIDADES DO PROFISSIONAL.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "HABILIDADES DO PROFISSIONAL"

1

De Morais Sales, Lilia Maia. "TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E TÉCNICA DA REFORMULAÇÃO – NOVO PARADIGMA E NOVA FORMAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DO DIREITO." Novos Estudos Jurí­dicos 21, no. 3 (November 24, 2016): 940. http://dx.doi.org/10.14210/nej.v21n3.p940-958.

Full text
Abstract:
A mediação é mecanismo de solução consensual, cooperativo e inclusivo, no qual terceiro imparcial facilita o diálogo, construindo consenso entre as partes que decidem o conflito. As habilidades desenvolvidas na mediação refletem, de acordo com pesquisas internacionais, habilidades apontadas como necessárias para profissionais na atualidade. Nesse estudo são apresentadas as técnicas da mediação e negociação, destacando a reformulação, apontada como habilidade do século XXI. Identificam-se as técnicas de mediação com as habilidades destacadas. Outro ponto é que na área jurídica, especialmente, tendo em vista a aprovação da Lei de Mediação (Lei n. 13.140/15), que muda o paradigma da gestão de conflitos no Brasil, de litígio para colaboração, necessário se faz a adequação da formação dos profissionais, evitando a incongruência entre as necessidades do novo modelo de resolução de conflitos e da formação do profissional e aderindo as habilidades dos profissionais do Direito às habilidades apontadas como necessárias para século XXI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cortela, Caio Corrêa, Michel Milistetd, Jorge Both, Larissa Rafaela Galatti, Miguel Crespo, and Carlos Adelar Abaide Balbinotti. "Formação continuada e autopercepção de competência: um estudo com treinadores de tênis." Pensar en Movimiento: Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud 17, no. 2 (November 12, 2019): e36948. http://dx.doi.org/10.15517/pensarmov.v17i2.36948.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo associar a formação continuada dos treinadores com a autopercepção e a importância atribuída ao constructo - competência profissional. A amostra foi composta por 69 treinadores de tênis, participantes de ações de capacitação promovidas pela Federação Paranaense de Tênis constituída, majoritariamente, por profissionais: com mais de oito anos de experiência profissional; com experiência como praticante; e graduados em Educação Física. Para recolha de dados utilizou-se uma ficha contendo as variáveis sociodemográficas e a Escala de Autopercepção de Competência. Os resultados indicaram que a participação em atividades/cursos não demonstrou associação significativa com a autopercepção de competência dos treinadores para os Conhecimentos Profissionais. Para a dimensão Habilidades Profissionais, o envolvimento nessas ações relacionou-se significativamente com a autopercepção de domínio, com destaque para as habilidades relacionadas ao Planejamento e Gestão Esportiva, e Avaliação Esportiva, habilidades consideradas centrais no exercício profissional do treinador. A importância atribuída aos Conhecimentos e Habilidades Profissionais foi elevada, sendo sempre superior à autopercepção de domínio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Benito, Gladys Amelia Vélez, Kamila Medani Tristão, Ana Claúdia Schuab Faria de Paula, Mariana Andrade dos Santos, Lorena Jácome Ataide, and Rita de Cássia Duarte Lima. "Desenvolvimento de competências gerais durante o estágio supervisionado." Revista Brasileira de Enfermagem 65, no. 1 (February 2012): 172–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672012000100025.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve as competências gerais dos profissionais de saúde e aponta possíveis articulações com o estágio supervisionado. O objetivo é chamar a atenção dos enfermeiros e futuros profissionais da área, sobre a importância de se vivenciar o estágio supervisionado, durante a formação, para a aquisição e aprimoramento das competências gerais dos profissionais de saúde, além das competências e habilidades específicas da Enfermagem. Nos serviços de saúde, tanto na esfera pública quanto na privada, existe a necessidade de se contar com um profissional enfermeiro competente na sua prática profissional. Dessa forma, como é observado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, o estágio supervisionado é considerado o melhor espaço para o graduando adquirir um perfil que vá ao encontro do perfil de um profissional competente com conhecimentos e habilidades adequadas ao exercício da profissão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fighera Marzall, Luciana, Marcus Vinicius Nascimento Schleder, Lucas Almeida dos Santos, Vânia Medianeira Flores Costa, and Maria Julia Pegoraro Gai. "Análise do perfil do perfil profissional dos egressos do curso de administração da Universidade Federal de Santa Maria." Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti 9, no. 15 (December 10, 2019): 64–83. http://dx.doi.org/10.18815/sh.2019v9n15.395.

Full text
Abstract:
A principal missão de uma Instituições de Ensino Superior (IES) é formar profissionais capacitados a enfrentar as adversidades do ambiente profissional com as habilidades, conhecimentos e técnicas desenvolvidas em sala de aula. Assim, para medir seu desempenho, as IES precisam conhecer o perfil profissional dos seus alunos egressos. A fim de desvendar esta problemática, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os profissionais egressos do cursos de administração da Universidade Federal de Santa Maria entre os anos de 1975 a 2015 e analisar o seu perfil profissional e posição no mercado de trabalho. Como principais resultados identificou-se que 87,5 % do total dos pesquisados estão empregados, porém pouco mais da metade (57,7%) trabalha exercendo cargos de áreas de administração.A principal missão de uma Instituições de Ensino Superior (IES) é formar profissionais capacitados a enfrentar as adversidades do ambiente profissional com as habilidades, conhecimentos e técnicas desenvolvidas em sala de aula. Assim, para medir seu desempenho, as IES precisam conhecer o perfil profissional dos seus alunos egressos. A fim de desvendar esta problemática, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os profissionais egressos do cursos de administração da Universidade Federal de Santa Maria entre os anos de 1975 a 2015 e analisar o seu perfil profissional e posição no mercado de trabalho. Como principais resultados identificou-se que 87,5 % do total dos pesquisados estão empregados, porém pouco mais da metade (57,7%) trabalha exercendo cargos de áreas de administração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, Ivone Vieira, and Cesar Augusto Tiburcio Silva. "APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A CONTABILIDADE: HABILIDADES INTELECTUAIS DA TAXONOMIA DO DOMÍNIO COGNITIVO." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 10, no. 1 (January 9, 2018): 54. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2018v10n1id12296.

Full text
Abstract:
A formação profissional tem sido influenciada pelas exigências do mercado de trabalho, o qual tem requerido habilidades intelectuais dos profissionais para serem absorvidos no mercado de trabalho. Dentre essas habilidades, destaca-se a comunicação e a interação social. Nesse sentido, a presente pesquisa busca-se verificar as contribuições que a aprendizagem cooperativa pode proporcionar para o desempenho acadêmico e para a habilidade de comunicação dos acadêmicos de Ciências Contábeis. Para alcançar o proposto, escolheram-se duas habilidades intelectuais da taxonomia de Bloom: aplicação e análise, sendo que na aplicação, verificou-se o desempenho acadêmico através da aprendizagem cooperativa Jigsaw e na análise investigou a comunicação escrita através da técnica Cloze. O experimento foi realizado com os acadêmicos do sétimo período de Ciências Contábeis de uma universidade pública. A amostra foi constituída por 34 acadêmicos matriculados na disciplina de Contabilidade Fiscal. Os dados coletados foram analisados utilizando a análise de variância para a categoria aplicação e análise e o teste de Tukey. Os resultados revelaram que a aprendizagem cooperativa contribuiu para a melhoria da habilidade de comunicação escrita, no entanto, não apresentou diferença significativa na categoria aplicação (desempenho acadêmico). Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa. Aplicação. Análise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Reis, Anderson De Oliveira, Gislaine Aparecida Santana Sediyama, Vinicius De Souza Moreira, and Camila Carolina Moreira. "Perfil do Profissional Contábil: Habilidades, Competências e Imagem Simbólica." Revista Contemporânea de Contabilidade 12, no. 25 (May 28, 2015): 95. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2015v12n25p95.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Thais Bellenzier dos, and Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos. "COMPETÊNCIAS SÃO IMPORTANTES PARA AGENTES DE VIAGEM? UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM AGÊNCIAS DE PORTO ALEGRE." Turismo - Visão e Ação 20, no. 1 (December 20, 2017): 29. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v20n1.p29-50.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca compreender quais são as principais competências necessárias a profissionais atuantes na área de vendas das agências de viagens localizadas em Porto Alegre/RS. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, utilizando uma survey para coleta de dados. Dentre as cento e oitenta agências de viagens existentes em Porto Alegre/RS, foram recebidos 69 questionários respondidos. Para analisar os dados foram utilizadas a estatística descritiva, a análise fatorial, a correlação, o teste T e a Anova, conforme a natureza dos dados. Apesar de o construto utilizado na pesquisa apontar três dimensões para analisar as competências – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes –, o estudo apontou cinco dimensões: Habilidade, Qualificação Técnica, Conhecimento Tácito, Atitude e Conectividade. Os resultados evidenciaram, também, que a formação do profissional é baseada na escolaridade, mas as suas vivências pessoais tornam cada profissional único. Os resultados apresentados mostram que o fator Habilidade é considerado o mais relevante sob o ponto de vista dos gestores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Siman, Andréia Guerra, Erika Azevedo Leitão Massimo, Maria José Menezes Brito, and Talline Arêdes Hang-Costa. "The process of hospital accreditation in Brazil and management skills of nurses." Revista de Enfermagem UFPE on line 5, no. 10 (November 5, 2011): 2537. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.2133-15571-1-le.0510201127.

Full text
Abstract:
Objetivo: apresentar a evolução do Processo de acreditação Hospitalar no Brasil e identificar as competências gerenciais do enfermeiro. Metodologia: revisão sistemática conduzida de março a junho de 2009 cujo levantamento de dados se deu nas bases eletrônicas da Medline e Lilacs, nos últimos 6 anos. Encontrou-se 60 artigos e selecionados 20, usando como critérios descrever o processo de acreditação hospitalar e competências gerenciais do enfermeiro Resultados e discussão: Foram analisados 20 artigos e constatou-se a predominância do uso da metodologia ONA, somente um artigo não especificou ações da equipe de enfermagem, utilizando profissionais de saúde. Sobre as práticas gerenciais do enfermeiro, foi identificada a necessidade de desenvolver competências buscando elo entre objetivos organizacionais e a necessidade da equipe, quebrando paradigmas e desempenhando uma gestão que alcance a melhoria da assistência, com atitude, habilidades e conhecimento. Determinando o atender com rapidez às mudanças organizacionais, a apropriação de novos conhecimentos, habilidades e tecnologias disponíveis para uma assistência organizada e, ainda desenvolver habilidades de liderança e comunicação. Conclusão: O profissional enfermeiro precisa desenvolver competências apoiadas em base sólida de conhecimento. A aquisição de competências e habilidades no processo de acreditação viabiliza o acesso aos determinantes da qualidade assistencial fundamentando sua prática profissional. Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde; Equipe de Enfermagem; Acreditação; Prática Profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gomes, Ana Leticia Monteiro. "O enfermeiro na assistência ao recém-nascido: conhecimentos, habilidades e atitudes adicionais." Enfermagem Brasil 13, no. 2 (April 10, 2014): 75. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v13i2.3675.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi analisar os conhecimentos e habilidades adicionais dos enfermeiros que atuam no atendimento ao recém-nascido no município do Rio de Janeiro. O método foi quantitativo, transversal, não-experimental, descritivo, com técnica de amostragem por conglomerados. Os dados foram processados com o auxílio do Microsoft Office Excel 2007 e analisados à luz de documentos e manuais da Confederação Internacional das Parteiras e do Ministério da Saúde. Os resultados mostram que 41,66% dos enfermeiros têm todos os conhecimentos adicionais avaliados e 33,33% têm todas as habilidades adicionais. Concluímos que o enfermeiro desempenha seu papel de educador com propriedade, no entanto, a ausência de alguns conhecimentos adicionais pode conferir uma habilidade equivocada e uma prática profissional que confere um risco à assistência ao recém-nascido, devendo o profissional ter uma avaliação admissional e um treinamento prévio que assegure sua competência.Palavras-chave: competência profissional, recém-nascido, assistência de enfermagem, atenção básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pontes, Emiliano Sousa, Tereza Cristina Batista de Lima, Sandra Maria dos Santos, and Augusto Cézar de Aquino Cabral. "Socialização profissional de secretários executivos." Revista de Gestão e Secretariado 12, no. 1 (April 10, 2021): 258–84. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v12i1.1144.

Full text
Abstract:
A socialização profissional é o processo de inserção do indivíduo em uma profissão e leva em consideração sua trajetória acadêmica e profissional. O presente estudo tem o objetivo de analisar a socialização profissional de secretários executivos, por meio de duas das três fases da socialização profissional de Kramer et al. (2013): transição, que consiste na aplicação dos conhecimentos, habilidades, normas e valores inerentes à profissão na prática profissional e integração, ao serem analisados os papéis profissionais desempenhados e as comunidades profissionais em que os secretários executivos são engajados. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com quinze secretários executivos que trabalham em organizações localizadas no estado do Ceará. A análise dos resultados elucida a importância da profissão de secretariado executivo para a gestão organizacional e a contribuição do estudo está no fomento à literatura nacional sobre socialização profissional, ainda escassa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "HABILIDADES DO PROFISSIONAL"

1

Rosa, Aline MariaTonetto da. "Competências e habilidades em psicologia hospitalar." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2005. http://hdl.handle.net/10183/7430.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa caracteriza-se como um levantamento descritivo de práticas psicológicas em hospitais com o objetivo de definir competências e habilidades pertinentes a essa nova área de atuação. Para tanto, o trabalho foi dividido em três estudos. O primeiro estudo analisou o desenvolvimento da prática psicológica hospitalar para levantamento das demandas psicológicas existentes e dos recursos utilizados para atendê-las. O segundo estudo examinou a interação estabelecida entre psicólogos hospitalares e demais profissionais da saúde para identificar aspectos da conduta do psicólogo capazes de promover a ação multidisciplinar. O terceiro estudo propôs um breve repertório de competências e habilidades para a prática psicológica em hospitais, levando em consideração as exigências do atual sistema de saúde. As competências listadas apontam para aspectos básicos de atendimento (autonomia e conhecimento para avaliar a demanda e propor ações compatíveis com a realidade do paciente e da unidade a qual ele está vinculado) e condutas desejadas na relação multidisciplinar (assertividade, clareza e objetividade). Contudo, as competências definidas não constituem especificidades da prática em hospitais, mas sim estratégias e atitudes necessárias à inserção da psicologia em contextos variados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Colvero, Julio Cezar. "Habilidades técnicas dos profissionais em cooperativismo." Florianópolis, SC, 2001. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79980.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico
Made available in DSpace on 2012-10-18T09:18:17Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T19:51:51Z : No. of bitstreams: 1 181844.pdf: 23661124 bytes, checksum: cc2d1f7805972fc0d00d94b6f9162559 (MD5)
A dissertação aborda as habilidades técnicas dos profissionais em cooperativismo. Ela sobrepõe os modelos burocráticos weberianos com os coletivistas de ROTHSCHILD-WHITT e a TEORIA DE MÜNSTER. O método de investigação foi o de estudo de caso e a população foi composta dos egressos do curso de Cooperativismo da Universidade Federal de Santa Maria, no período de 1988 a 1999, que estão habilitados para atuar na gestão de cooperativas. A análise dos dados foi feita por técnicas descritivas e sua análise foi descritiva e quantitativa. O modelo ROTHSCHILD-WHITT foi o modelo utilizado na comparação dos aspectos burocráticos e cooperativistas. As principais conclusões foram: de que 74,98% dos entrevistados afirmaram que utilizam a doutrina histórica do cooperativismo em sua atividade profissional. Por outro lado 68,75% dos respondentes indicaram que a administração cooperativista deve ser profissionalizada, haja vista abertura à negociação na busca de consenso. Constatou-se também, que predomina a autoridade da organização burocrática, sempre que é perseguida a eficiência gerencial
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Finck, Nelcy Teresinha Lubi. "Competência e habilidades relevantes no corpo docente." Florianópolis, SC, 2003. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106543.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2013-12-05T21:24:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 228675.pdf: 605733 bytes, checksum: 90e19590c569cdca655acb8319d5e0eb (MD5) Previous issue date: 2003
A presente pesquisa pretende mostrar em um estudo de caso, como os alunos de uma instituição de Ensino Superior, Faculdades Bom Jesus - FAE Business School analisam as competências e as habilidades do docente do novo milênio. Se, há um século, a escola podia satisfazer-se em escolarizar cada aluno por alguns anos, o suficiente para dar-lhe uma instrução elementar, agora ela tem ambições maiores. É por isso que a diferenciação da pedagogia e a individualização das trajetórias de formação estão, ou estarão, no centro das políticas da educação. Sabe-se que as reformas das estruturas e de programas são legítimas, mas não dão fruto, a não ser que sejam substituídas por novas práticas. As reformas podem ser do tipo que tangem às estruturas escolares no sentido restrito: habilitações, organização do curso, ou as que transformam currículos. Hoje em dia, é preciso atingir as práticas, a relação pedagógica, o contrato didático, as culturas profissionais, a colaboração entre os professores, pois são as práticas profissionais, o trabalho dos professores, que se trata de transformar. Os valores, as atitudes, as representações, os conhecimentos, as competências, a identidade e os projetos são, portanto, decisivos. Os dados foram coletados mediante a utilização de questionário numa abordagem qualitativa e quantitativa. Relaciona-se a pesquisa com a fundamentação teórica, onde se discute as ações pedagógicas inseridas na necessidade do mundo atual. Observou-se que o corpo docente da FAE Business School, possui as Competências e as Habilidades necessárias para desempenhar suas atividades com eficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Generoso, Daniel João. "O técnico em eletromecânica formado no IF-SC Campus Araranguá: competências, conteúdos e habilidades." reponame:Repositório Institucional da UNESC, 2012. http://repositorio.unesc.net/handle/1/1162.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado apresentada ao programa de Pós-Graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.
This study is focused on the development of skills and abilities in the current Brazilian professional education. It was developed through a study conducted by the students of the Electromechanical Technician Course, offered by the Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Araranguá, since 2008. The aim is to understand how the students perceive their training and their integration into the labor market. To this end, it was done a literature review and an overview of legislation for professional education. The study aimed to characterize the Electromechanical Technical Course offered by the Instituto Federal de Santa Catarina from their competences, skills and technological bases, and identify the working condition of the graduate technicians from this course compared to the regional market; also, describe the perception of these ex-students about their professional formation and their integration into the world of work. The study found that the idea of competencies and skills permeates the entire curriculum of this course. Regarding the perception of students, the study concluded that the improvement of the course may occur in order to revise and better define the focus of the same.
Este estudo tem como tema central o desenvolvimento de Competências e Habilidades na atual educação profissional brasileira. Foi desenvolvido por meio de uma pesquisa realizada junto aos alunos egressos do Curso Técnico em Eletromecânica, oferecido pelo Instituto Federal Santa Catarina – Campus Araranguá, desde o ano de 2008, visando compreender como estes percebem a sua formação profissional e sua inserção no mercado de trabalho. Para isso, fez-se uma revisão da literatura e um apanhado da legislação vigente para a educação profissional. O estudo teve como objetivos caracterizar o Curso Técnico em Eletromecânica do IF-SC, a partir de suas competências, habilidades e bases tecnológicas; identificar a condição de trabalho dos técnicos egressos deste Curso frente ao mercado regional; descrever a percepção do aluno egresso sobre sua formação profissional e sua inserção no mundo do trabalho. O estudo constatou que a ideia de Competências e Habilidades permeia toda a proposta curricular do referido Curso. E frente à percepção dos alunos, o estudo concluiu que o aprimoramento do Curso pode ocorrer no sentido de revisar e melhor delimitar o seu enfoque.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sakumoto, Douglas Aparecido. "Ensino Profissionalizante: Qualificação por competências e habilidades." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1269.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-25T16:45:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao sakumoto puc.pdf: 659919 bytes, checksum: f1f606e196e844d536061a2336434900 (MD5) Previous issue date: 2005-05-25
Pontificia Universidade de São Paulo
Este trabalho analisa a Educação Profissional, enfocando sua origem, desenvolvimento e situação atual, num diálogo com as atuais políticas públicas, do setor educacional, destacando os objetivos, metodologia e filosofia que as embasam e interferem diretamente no tratamento dado a essa modalidade de ensino. A partir da revisão bibliográfica dos principais conceitos que abrangem a formação profissional, a Legislação pertinente, histórico de Educação Profissional no Brasil, Pesquisa de Campo e Observação Pessoal, procura-se mostrar a necessidade de repensar o Ensino Profissionalizante, atendendo assim, de certa forma, o atual momento histórico de desenvolvimento e abertura econômica brasileira, processo esse fundamentado na globalização e no desenvolvimento de novas tecnologias de todos os setores da economia, implicando alterações na Gestão Organizacional. Hoje, exige-se que um profissional tenha múltiplas habilidades e competências, além de criatividade e flexibilidade, o que o tornará capaz de enfrentar o diferente e o imprevisível, procurando constantemente aprender, apreender e aplicar o conhecimento. Estas características são propostas tanto pelo novo modelo instaurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Profissional (1981), quanto pelos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Profissional (2000), que por sua vez, ainda sofre resistência, sendo interpretados como complexos e de difícil execução. Tal modelo exige um novo professor, não mais limitado ao livro didático, à repetição e memorização de conteúdo, mas sintonizado com o mercado, com a tecnologia, com a economia e com a sociedade, a fim de preparar o aluno para inserir-se com sucesso no mercado de trabalho. Assim, esta dissertação destaca a modalidade de ensino como algo além de uma mera proposta para responder às exigências do mercado, pensamento este que a tem submetido a um modelo linear, hierárquico, com currículo fechado, sem contato com a realidade mercadológica e empresarial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Abib, Janaina Cintra. "Integração de contextos e habilidades pessoais, sociais e profissionais no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o profissional da saúde." Universidade Federal de São Carlos, 2016. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8437.

Full text
Abstract:
Submitted by Alison Vanceto (alison-vanceto@hotmail.com) on 2017-01-13T10:35:35Z No. of bitstreams: 1 TeseJCA.pdf: 4804148 bytes, checksum: fc09eaa1031baf137fea35d95ba6dd71 (MD5)
Approved for entry into archive by Marina Freitas (marinapf@ufscar.br) on 2017-01-17T13:08:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TeseJCA.pdf: 4804148 bytes, checksum: fc09eaa1031baf137fea35d95ba6dd71 (MD5)
Approved for entry into archive by Marina Freitas (marinapf@ufscar.br) on 2017-01-17T13:08:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TeseJCA.pdf: 4804148 bytes, checksum: fc09eaa1031baf137fea35d95ba6dd71 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-01-17T13:08:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TeseJCA.pdf: 4804148 bytes, checksum: fc09eaa1031baf137fea35d95ba6dd71 (MD5) Previous issue date: 2016-10-19
Não recebi financiamento
This thesis presents a research behind the creation of a process model for application development and a set of guidelines to instruct and support the work of developers focused on healthcare. The current Brazilian condition reflects that the working environment of healthcare professionals in long term care is conducive to the construction of a new identity and reference for these professionals, who incorporate their personal and social activities to professional activities and build cooperative relations with their peers beyond the professional environment. In this context, where healthcare professionals are re-analyzing their relationship with work and issues that affect the quality of life and the quality of their professional activities, the support of technological resources is a strong partner, especially in sharing and disclosure information and also in management daily tasks. In order to incorporate technology requirements that naturally may be included in the workflow of these professionals without interrupt their routines, software developers have been mobilized to create natural interaction applications that help healthcare professionals and promotes the adoption of applications. Natural interactions are defined here as the way users share information using technological resources and applications instinctively, in a transparent way, without concern the peculiarities of the application or technological appeal. For the development of these applications, which considers users’ profiles who naturally mix professional, personal and social contexts, it is required a process model to guide and assist developers in this task. Thus, as scientific contribution in Computer Science, an application development process model and a set of guidelines to supports the developer’s work to create applications for healthcare professionals have been proposed. The proposed model encourages and provides the integration of different contexts of the healthcare professionals, enabling resource appropriation through the perception of abilities and prior knowledge of these professional, and encourages the addition of some new abilities.
Esta tese apresenta a pesquisa desenvolvida para a criação de um modelo de processo de design de aplicativos e um conjunto de diretivas para orientar e apoiar o trabalho de desenvolvedores de aplicativos para profissionais da área da saúde. O momento atual reflete que o ambiente de trabalho dos profissionais da área da saúde que atuam nos cuidados constantes e durante longos períodos é propício para a construção de uma nova identidade e referência para estes profissionais, que incorporam suas atividades pessoais e sociais às atividades profissionais e constroem relações de cooperação com seus pares além do ambiente profissional. Diante desse contexto, em que profissionais da saúde repensam sua relação com o trabalho e os aspectos que afetam a qualidade de vida e a qualidade das suas atividades profissionais, o apoio dos recursos tecnológicos é um forte aliado, principalmente nos processos de troca, divulgação de informações e gerenciamento de tarefas. Com o intuito de incorporar recursos tecnológicos que naturalmente se insiram no fluxo de trabalho desses profissionais, sem que sejam empecilhos em suas rotinas, mas que os apoiem na realização de suas tarefas, desenvolvedores de software têm se mobilizado na criação de aplicativos com interação natural que auxiliem os profissionais da saúde e favoreçam a adoção de aplicativos desenvolvidos. Interações naturais são definidas aqui como a maneira que o usuário troca informações com aplicativos e recursos tecnológicos de forma instintiva e transparente, sem se inquietar com as peculiaridades do aplicativo ou recurso tecnológico manipulado, por serem formas de interação mais próximas da realidade do usuário. Para o desenvolvimento desses aplicativos, que levam em conta perfis de usuários que naturalmente misturam contextos profissionais, pessoais e sociais, constatou-se a necessidade de um modelo de processo que oriente e auxilie os desenvolvedores nesta tarefa. Assim, como contribuição científica na área de Computação, um modelo de processo de design de aplicativos e as diretivas que orienta e apoia o trabalho de desenvolvedores de aplicativos para profissionais da área da saúde foram propostos. O modelo e as diretivas incentivam e proporcionam a integração dos diferentes contextos dos profissionais da saúde, facilitando a apropriação de recursos tecnológicos através da percepção das habilidades e conhecimentos prévios desses profissionais, e estimulam a adição de novas habilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Araujo, Elizabeth Adorno de. "Influencias das habilidades e das atitudes em relação a matematica e a escolha profissional." [s.n.], 1999. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253338.

Full text
Abstract:
Orientador: Marcia Regina F. de Brito
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-07-26T09:27:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Araujo_ElizabethAdornode_D.pdf: 14524723 bytes, checksum: 6f90d73116af923e6d352e1f78dcd1a5 (MD5) Previous issue date: 1999
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi investigar a existência de relações entre a escolha profissional e as habilidades e atitudes em relação à matemática. Investigou também a forma como alunos, de diferentes níveis de habilidade matemática, das áreas de exatas, biológicas e humanas resolviam problemas algébricos. Os sujeitos foram 145 alunos concluintes do ensino médio, de uma escola pública e uma particular e 233 universitários. Os instrumentos foram: questionário, escala de atitude, teste contendo 10 questões gerais de álgebra e uma série de problemas algébricos. Os resultados apontaram diferenças no desempenho entre as áreas, e a de exatas foi superior às outras. Na escola particular o desempenho foi melhor, porém na pública as atitudes foram mais positivas. A atitude em relação à matemática foi mais positiva para os sujeitos de exatas, nos dois níveis. A maioria da área de humanas, no ensino superior, zerou no teste, demonstrando um desconhecimento total do assunto. Dentre as variáveis analisadas, a autopercepção de desempenho mostrou forte relação com o desempenho e com a atitude em relação à matemática. No processo de solução de problemas, os alunos ?menos capazes? não utilizaram de procedimentos algébricos, recorrendo a estimativas ou simplesmente realizando operações com os números do enunciado. Ocorreram erros devido a dificuldades da própria álgebra, tanto em nível conceituai quanto pelo uso incorreto de propriedades ou operações. Os resultados evidenciam a necessidade de um trabalho escolar que busque tornar o ensino da álgebra mais significativo para todos os indivíduos, independentemente de sua opção profissional
Y{??ract: The objective of this research was to investigate the relationship between career choice and abilities and attitudes towards mathematics. It was investigated the way students of different levels of mathematical abilities from the fields of exact sciences, biology and humanities solved algebra problems. The subjects were 145 high school students &am a public and a private school in their senior year, and 233 university students. The instruments used were: a questionnaire, an attitude scale, a test containing 10 general questions on algebra and a series of algebra problems. The results showed differences in the performance of students &om the different areas, and those &om exact sciences had superior performance .The performance in the private school was better; however, in the public school the attitudes were more positive. The attitude towards mathematics was more positive among the subjects from exact sciences, at both levels. Most subjects from humanities, at university, failed the test completely, which showed total lack of knowledge on the subject matter. Among the variables analyzed, the subject?s self-perception of performance showed a strong relationship with the performance and with the attitude towards mathematics. In the process of problem solving, the ?less capable? students did not use algebra procedures, but rather resorted to estimates, or simply carried out operations with the numbers &om the proposal. There were mistakes due to algebra difficulties, at a conceptual level and due to the incorrect use of properties or operations. The results clearly show the need for school work that aims at making the teaching of algebra more significant for all individuals, regardless of their career choice
Doutorado
Educação Matematica
Doutor em Educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bottcher, Andrea Gualberto de Macedo. "Processo de recoloca??o profissional de executivos: intera??o entre stress e habilidades sociais." Pontif?cia Universidade Cat?lica de Campinas, 2012. http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/handle/tede/297.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-04T18:28:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andrea Gualberto de Macedo Bottcher.pdf: 1924275 bytes, checksum: 2bd70a4959c12f1106d010104b9c0d53 (MD5) Previous issue date: 2012-02-24
Pontif?cia Universidade Cat?lica de Campinas
The literature about labor market comprehends increasingly the concern about the well-being of company s professional. Also is increasing the study about the wealth of people who are available to work, in other words, who are unemployed. The business world develops a demand that requires the capacity to adapt even faster and in a distinguished way. A great deal of psychological disturbs have an important component about the difficulties on communication and personal relationships. This research aimed to identify, describe and relate stress, social skills and personal differences in men who are in process of professional outplacement to a manager position. The sample included fifteen men between 35 and 55 years old, that were entailed with the outplacement service (career counseling) of two different human resources consultancy placed in Curitiba-PR. The instruments apllied were the Inventory of Stress Symptoms from Lipp (ISSL), Inventory of Social Skills from A. Del Prette and Z. Del Prette and a customized Identification Questionnaire especially developed for this job. The main results were: 1) The longer it takes in search for employment, the worse is the perception of social skills; 2) The younger is the professional, the worse is the perception about his own social skills; 3) The higher is the payment, the better is the avaliation of social skills. It was noticed that the men understand the conceptc of social skills as a synonym for a "good network". The conclusion was that the individuals use strategies focused on problem solving for outplacement, emphasizing the importance of the networking and the cognitive aspects (recycling or updating training and language courses, for example). They rarely pay attention to the general health and the social skills as a whole. When the individuals understand their performance, the context and the strategies of coping for stress management and of development of social skills, they will go through this transition with a better quality of life.
A literatura sobre o mercado de trabalho aborda cada vez mais a preocupa??o com o bem-estar dos profissionais nas organiza??es. Tamb?m est? crescente o estudo sobre a sa?de dos indiv?duos dispon?veis para o mercado de trabalho, isto ?, desempregados. O mundo corporativo cria demandas que exigem das pessoas uma capacidade de adapta??o cada vez mais ?gil e diferenciada. Grande parte dos transtornos psicol?gicos tem um importante componente na dificuldade de comunica??o e nas rela??es interpessoais. O presente estudo buscou identificar, descrever e relacionar stress, habilidades sociais e vari?veis pessoais em homens em processo de recoloca??o profissional para cargos de ger?ncia. A amostra incluiu quinze sujeitos entre 35 e 55 anos de idade, que se encontravam vinculados ao servi?o de outplacement (aconselhamento de carreira) de duas consultorias de recursos humanos localizadas em Curitiba-PR. Os instrumentos aplicados foram o Invent?rio de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL), o Invent?rio de Habilidades Sociais (IHS), de A. Del Prette e Z. Del Prette, e o Question?rio de identifica??o elaborado para esta pesquisa. Os principais resultados encontrados mostraram que: 1) Quanto mais tempo de busca de emprego, pior ? a percep??o das habilidades sociais; 2) Quanto mais novo o profissional, pior a avalia??o que ele faz de suas habilidades sociais; 3) Quanto maior a remunera??o, melhor ? avalia??o das habilidades sociais. Foi percebido que os sujeitos usam o conceito de habilidades sociais como sin?nimo de um bom network . Concluiu-se que os sujeitos utilizam estrat?gias focadas na resolu??o do problema para a recoloca??o profissional, enfatizando a import?ncia da rede social e dos aspectos cognitivos (cursos de atualiza??o e idiomas, por exemplo), muitas vezes n?o cuidando da sa?de de forma integral. Acredita-se que com maior clareza de seu funcionamento, do contexto e de estrat?gias de controle do stress e de desenvolvimento das habilidades sociais, os indiv?duos passar?o por esta fase de transi??o com maior qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Werner, Rosiléa Clara. "Desafios contemporâneos na formação profissional: o desenvolvimento de competências e habilidades no serviço social." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18035.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-29T14:18:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosilea Clara Werner.pdf: 2983700 bytes, checksum: 58ce0c8e401f83f5b858515bc5e99cc4 (MD5) Previous issue date: 2010-05-05
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This study presents the conceptual diversity of competencies and abilities in higher education and its appropriation and incorporation into Social Work based on curriculum guidelines CNE/CES Resolution 15/2002. The method selected for this study was the qualitative research based on interviews and document analysis obtained from a total of 21 subjects. The subjects were coordinators and professors of six Social Work undergraduate courses from South and Southeast of Brazil along with professor members of the Expert Committee on Social Work Teaching - MEC/SESu. All the interviews were scheduled in advance; they were conducted face to face and were digitally recorded, and further transcribed. A previously established guide for interview was used with each group. The Political-Pedagogical Projects (PPP) of six undergraduate courses in the selected sample were analysed. The competencies‟ and abilities‟ categories were studied in the higher education and Social Work scenarios from the historical perspective. The research was designed to identify how the concept of competencies and abilities was appropriated in Social Work and how education embodied it. In order to help with data systematization and analysis, two analytical axes were defined: a) The understanding of competencies and abilities; b) the appropriation of competencies and abilities in Social Work professional development. It has been observed that the concept of competencies and abilities is polysemic; this applies both to the theory researched and to the subjects interviewed. There is a tendency among the subjects interviewed to relate competencies with the professional Social Work competencies defined in the profession‟s regulatory law. The initial assumption that the concept of competencies and abilities was not appropriated in Social Work undergraduate courses, despite being present in the guidelines, was validated. The Political-Pedagogical Projects analysed show an influence of the ABEPSS curriculum guidelines in their elaboration, as well as legal rules such as MEC/SESu curriculum guidelines and professional regulation laws. In general, the PPPs contain items proposed in the CNE/CES Resolution 15/2002. They introduce the competencies to be developed during the undergraduate course, although without clarifying when and how this should be achieved. Social Work area presently lacks a discussion of a competency-based curriculum and the professional competencies were defined in the profession‟s Regulatory Law in mid 90‟s
O estudo apresenta a diversidade conceitual de competências e habilidades na formação superior e sua apropriação e incorporação no Serviço Social, a partir das diretrizes curriculares Resolução CNE/CES 15/2002. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa em que os principais instrumentos de trabalho foram entrevistas e análise de documentos. Foram entrevistados os coordenadores e professores de seis cursos de Serviço Social da Região Sul e Sudeste do país e professoras da Comissão de Especialistas de Ensino em Serviço Social MEC/SESu, um total de 21 sujeitos. Todas as entrevistas foram presenciais, agendadas com antecedência, gravadas digitalmente e depois transcritas. Utilizou-se um roteiro prévio para cada grupo entrevistado. Foram analisados os projetos político-pedagógicos dos seis cursos definidos na amostra. As categorias competência e habilidade foram estudadas em uma perspectiva histórica no Ensino Superior e no Serviço Social. A pesquisa objetivou verificar como se dá a apropriação do conceito de competências e habilidades no Serviço e como são incorporadas no cotidiano da formação. Para a sistematização e análise dos dados, foram definidos dois eixos analíticos: a) compreensão de competências e habilidades; b) apropriação das competências e habilidades na formação profissional do Serviço Social. Constatou-se que o conceito de competência é polissêmico, tanto para os teóricos estudados, quanto para os sujeitos entrevistados. Há uma tendência entre os entrevistados de relacionar competência com as competências profissionais do Serviço Social definidas na lei de regulamentação da profissão. A hipótese de que não houve apropriação pelos cursos de Serviço Social dos conceitos de competências e habilidades, embora estejam contidas nas diretrizes, foi validada. Os projetos político-pedagógicos analisados mostram a influência das diretrizes curriculares da ABEPSS na sua elaboração, bem como de normativas legais como as diretrizes curriculares MEC/SESu e a Lei de Regulamentação da Profissão. Os PPPs, de forma geral, contêm os itens propostos na resolução CNE/CES 15/2002. Apresentam as competências a serem desenvolvidas no decorrer no curso, mas não deixam claro em que momento e como serão desenvolvidas. O Serviço Social não tem uma discussão de currículo por competência e as competências profissionais foram definidas na Lei de Regulamentação da Profissão na metade na década de 1990
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Jesus, Patrícia Carvalho de. "Capacitação de profissionais de saúde e repercussão nos seus conhecimentos, habilidades e práticas em amamentação." Niterói, 2015. https://app.uff.br/riuff/handle/1/4867.

Full text
Abstract:
Submitted by Ana Lúcia Torres (bfmhuap@gmail.com) on 2017-10-11T16:11:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DissertacaoPatriciaCarvalhodeJesus.pdf: 1446213 bytes, checksum: 18a7cf5e82e4df0fee57fbef544a8bd9 (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Lúcia Torres (bfmhuap@gmail.com) on 2017-10-11T16:11:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DissertacaoPatriciaCarvalhodeJesus.pdf: 1446213 bytes, checksum: 18a7cf5e82e4df0fee57fbef544a8bd9 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-10-11T16:11:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DissertacaoPatriciaCarvalhodeJesus.pdf: 1446213 bytes, checksum: 18a7cf5e82e4df0fee57fbef544a8bd9 (MD5) Previous issue date: 2015
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro Universitário São Camilo
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) visa sensibilizar, capacitar e mobilizar os profissionais de saúde para a instituição de normas, rotinas e condutas favoráveis à prática do aleitamento materno em maternidades. O objetivo dessa dissertação foi avaliar a repercussão da capacitação dos profissionais de saúde em aleitamento materno sobre seus conhecimentos, habilidades e práticas em aleitamento materno. Foram produzidos dois artigos científicos. O primeiro, uma revisão sistemática da literatura conduzida por consulta às bases de dados MedLine, Scopus e Lilacs, incluiu 17 artigos de intervenção com foco na repercussão da capacitação profissional em aleitamento materno (exposição) sobre os conhecimentos, habilidades e práticas (desfechos). Os estudos foram conduzidos entre 1992 e 2010, nos cinco continentes, sendo quatro no Brasil. Os cursos de capacitação foram diversos, cinco empregando o treinamento teórico-prático da IHAC. Todos apresentaram repercussão positiva sobre os desfechos, a maioria com significância estatística. O segundo artigo objetivou analisar a associação entre a capacitação em aleitamento materno e os conhecimentos, habilidades e práticas dos profissionais que atuam na assistência a gestantes, mães e bebês. Foi conduzido um estudo transversal em quinze hospitais com mais de 1000 partos/ano do Sistema Único de Saúde no município do Rio de Janeiro, sendo sete hospitais amigos da criança. Uma amostra de profissionais de saúde lotados nestes hospitais foi entrevistada no segundo semestre de 2009, a partir de questionários estruturados, adaptados do questionário de reavaliação da IHAC. Razões de prevalência ajustadas foram obtidas por regressão de Poisson com variância robusta. Dos 215 profissionais entrevistados, 87,0% referiram ter realizado alguma capacitação, dos quais 96,3% o treinamento da IHAC. Apresentaram conhecimento adequado 48,1% dos profissionais, habilidades adequadas 58,9% e prática adequada 74,9% dos profissionais. Na análise multivariada, a capacitação adequada mostrou associação estatisticamente significativa com os três desfechos. Ter tempo de trabalho inferior a dez anos foi um fator de risco para o conhecimento e um fator de proteção para a prática profissional. Ser da categoria médica ou outras, em relação à categoria de enfermagem, foi um fator de risco para as práticas profissionais. Conclui-se que a capacitação profissional está associada à melhoria dos conhecimentos, habilidades e práticas de profissionais de saúde, fundamentais na assistência às gestantes, mães e bebês
The Baby-Friendly Hospital Initiative (BFHI) aims to raise awareness, train and mobilize health professionals for the establishment of favorable norms, routines and behaviors to the practice of breastfeeding in maternity hospitals. The purpose of this dissertation was to evaluate the impact of breastfeeding training of health professionals on their knowledge, skills and practices. Two papers were written. The first one, a systematic review, searched MedLine, Scopus and Lilacs databases, and included 17 intervention articles focusing on the impact of professional training in breastfeeding on their knowledge, skills and practices. The studies were conducted between 1992 and 2010 in several countries, four in Brazil. Five training courses used the BFHI training. All of the studies had positive results, most with statistical significance. The second article aimed to analyze the association between breastfeeding training and knowledge, skills and practices of health professionals who work in maternity hospitals with pregnant women care, mothers and babies. A cross-sectional study was developed in fifteen hospitals with more than 1000 births/year from the Unified Health System in the city of Rio de Janeiro. Seven of these hospitals were Baby-Friendly. A sample of health professionals working at these hospitals was interviewed in 2009, using structured questionnaires, adapted from the BFHI reassessment questionnaire. Adjusted prevalence ratios were obtained by Poisson regression with robust variance. 215 professionals were interviewed, and 87.0% reported having had some training, 96.3% by the BFHI course. Had adequate knowledge 48.1% of the professionals, 58.9% had adequate skills and 74.9% had adequate practice. In multivariate analysis, adequate training showed statistically significant association with all outcomes. Being from medical profession or other, in relation to the nursing category, was a risk factor for practices in the management of breastfeeding. We conclude that health professional training is associated with improved knowledge, skills and practices, essential topics in assisting pregnant women, mothers and babies
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "HABILIDADES DO PROFISSIONAL"

1

Competências, Habilidades e Currículos de Educação Profissional. Senac, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

MUCH, L. N., F. G. CENTA, and K. KRÜGER, eds. Novo Ensino Médio: desafios administrativos, estruturais e pedagógicos para sua implementação. Libroe, 2020. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-991247-2-3.

Full text
Abstract:
A Lei 13.415, aprovada em 16 de fevereiro de 2017, introduziu importantes alterações na legislação educacional vigente em nosso país, principalmente no que se refere à etapa do Ensino Médio. Entre as determinações propostas, ela alterou artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) e ainda inclui nela o novo artigo (35-A), que apresenta orientações específicas para a organização curricular do Ensino Médio. O artigo 35-A da LDB enfatiza que os direitos e objetivos do Ensino Médio serão definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que o novo currículo para esta etapa de escolaridade deverá ser organizado em duas partes distintas, uma de formação geral básica (parte comum em todo o território nacional), responsável por trabalhar um conjunto de competências e habilidades que deverão aprofundar e consolidar as aprendizagens essenciais; e outra parte composta por itinerários formativos (parte diversificada), onde o estudante definirá seu percurso formativo, escolhendo, a partir de seus interesses, uma ou mais Áreas Curriculares para aprofundar seus conhecimentos, ou então, optar por uma formação técnica profissional, se assim desejar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Amorim, Rebecca Perez de, Juliana Santiago de Oliveira, Anna Luiza Melo Machado, Júlia Nicolau da Costa Chady, and Amanda Matos da Mota. Manual de habilidades profissionais: atenção à saúde da criança maior. Editora da Universidade do Estado do Pará - Eduepa, 2020. http://dx.doi.org/10.31792/978-85-8458-038-5.

Full text
Abstract:
“Manual de habilidades profissionais: atenção à saúde da criança maior – Pediatria” é o terceiro volume da série iniciada em 2018, com a publicação do “Manual de habilidades profissionais: atenção à saúde da mulher e da gestante – Ginecologia e Obstetrícia”. Nessa mais recente edição, a professora Rosa Vieira Marques e discentes do curso de medicina da UEPA reúnem um conjunto práticas essenciais ao exercício da pediatria. Um trabalho completo, porém conciso e escrito numa linguagem objetiva a fim de servir como um eficiente roteiro de estudos para estudantes ou material de consulta para profissionais da saúde e demais interessados no tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

A LITERATURA DE CORDEL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA DE LEITURA E LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE LEITORES: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE BREJO DO CRUZ – PB. Editora Acadêmica Periodicojs, 2021. http://dx.doi.org/10.51249/hp01.2021.19.

Full text
Abstract:
A literatura de cordel é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de habilidades de leitura escrita e oralidade, principalmente na área de humanas, sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da inserção do gênero textual Cordel em sala de aula como estímulo a prática de leitura e letramento, na 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Olímpio Maia na cidade de Brejo do Cruz-PB. Assim, buscou-se compreender a função social da Literatura de Cordel que independentemente da temática escolhida, atua como veículo de propagação de valores culturais tradicionais pertinentes ao povo de uma região, mostrando que o gênero textual Cordel dentro das salas de aula de Ensino Médio é de grande importância para a formação de leitores. O atual estudo pode ser compreendido como uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem quantitativa e qualitativa, por levar a entender processos em que se desenvolve o objeto de estudo. Envolvemos uma amostra de trinta e dois alunos e duas professoras da turma pesquisada. Através de questionários verificou-se como a atuação do professor por meio de práticas pedagógicas de leitura literária e letramento do gênero textual Cordel pode contribuir para a formação leitora e crítica dos alunos. A cultura letrada é uma necessidade que se torna, a cada dia, mais essencial na sociedade globalizada. Não basta ter a capacidade de decodificar letras, não basta saber ler e escrever, é vital desenvolver a capacidade de compreender o que está sendo lido, conseguir inter-relacionar este saber com os múltiplos conhecimentos adquiridos previamente. Esta habilidade oferece vantagens não apenas às pessoas que a detém, mas às nações as quais elas pertencem. Um grande desafio no ensino, principalmente nas instituições públicas é superar a situação de fracasso comumente diagnosticado nesse cenário. Para superarmos esse problema se faz necessário uma releitura da prática pedagógica que está sendo utilizada, para desse modo tentar incluir o aluno no espaço escolar como protagonista do saber. O uso de projetos pedagógicos que possam ser trabalhados paralelamente ao currículo base das disciplinas, tem sido uma ferramenta que ganha mais destaque em escolas que almejam oferecer um ensino de melhor qualidade e assim cumprir seu papel de formação cidadã e para o mercado de trabalho. Foi realizada uma Feira Literária de Cordéis e Xilogravuras que proporcionou aos alunos a vivência com esses gêneros textuais, onde puderam confeccionar seus próprios textos e ilustrações, desenvolvendo em alguns, talentos ainda não desenvolvidos. Trabalhar com cordel mexe diretamente com emoções, e isto se faz cada vez mais necessário, tanto para atingir os objetivos didáticos, como o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e oralidade, quanto de realização profissional, dado que o fardo do trabalho tende a render bons frutos que nos fortalece a continuar tentando fazer da educação uma possibilidade de transformação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Desenvolvimento de um Protocolo de Observação Aplicado ao Treinamento de Habilidades Sociais Profissionais. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.749200807.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Edson da, Denise Machado Mourão, Natália Mota Melgaço, Rodrigo Gomes Pereira, Roberta Scaramussa da Silva, and Bruna Martins Grassi Sedlmaier. Práticas educativas em saúde para pessoas com diabetes Tipo 1. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-298-8.

Full text
Abstract:
A educação em diabetes é a principal ferramenta para a garantia do autocuidado do paciente que possui diabetes. Por isso, ela deve ser inserida em todos os níveis de assistência à saúde da pessoa que possui essa condição. Neste sentido, abordagens educativas devem envolver crianças e adolescentes para que se tornem adultos mais saudáveis e com melhor controle do diabetes. A educação em diabetes está relacionada ao processo de desenvolvimento de habilidades específicas e a incorporação de ferramentas necessárias para atingir as metas de cada etapa do tratamento. Destaca-se que a educação em diabetes voltada para crianças deve ser fundamentada em ações motivadoras, levando em conta: a idade e a maturidade; a importância do assunto em cada abordagem; a interatividade com atividades atrativas e lúdicas; e a progressão do aprendizado com ações educativas em etapas inicialmente simples até atingir o nível complexo. Deve ainda manejar o comportamento por meio da reavaliação e manter a educação continuada. Ao longo do tempo, com o incentivo e o apoio familiar o processo de aquisição da autonomia para o autocuidado na adolescência vai sendo aprimorado e influenciará no bom controle do diabetes no futuro. Como desenvolver atividades educativas capazes de auxiliar o manejo do diabetes Tipo 1 e promover o autocontrole da doença? Quais são as limitações, os desafios e as estratégias indicadas ao processo de educação em diabetes para esse público? Esta obra busca responder algumas dessas questões ao compartilhar vivências no âmbito da assistência ao paciente e da qualificação profissional em educação em diabetes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martinho, Neudson Johnson, Carolina Carbonell Demori, and João Vitor Andrade. Ciências da saúde: aprendizados, ensino e pesquisa no cenário contemporâneo. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.csa511.1121-0.

Full text
Abstract:
Novos desafios surgem a cada dia na área de saúde, os quais vem demonstrando que somente a partir da confluência de saberes e fazeres das diversas áreas do conhecimento os sistemas de saúde estarão fortalecidos para o enfrentamento deles, tendo em vista a complexidade das ações que se fazem necessárias em todos os níveis de atenção: primário, secundário e terciário. As rápidas mudanças epidemiológicas e demográficas, concomitante ao surgimento de pandemias e recrudescimento de doenças transmissíveis e não transmissíveis no mundo, evocam novos olhares e fazeres que requerem transformações desde a formação dos profissionais, produção de conhecimentos com vistas à processos de trabalhos colaborativos nos serviços de saúde, nos quais ocorram uma compreensão quanto a complementariedade dos diversos saberes e fazeres que compõem a equipe de saúde, desconstruindo a cultura das ações sobrepostas ou, a falácia que algumas profissões são mais importantes e portanto, hegemônicas frente as outras. O mundo é complexo e dinâmico, logo, os seres humanos que nele existem também o são em suas dimensões existenciais considerando que estão imbricados no mundo e, por esta característica fenomenológica, o saber / fazer de uma única profissão jamais será capaz de compreender e atender as complexas necessidades factuais destes seres em todo o seu ciclo vital, tendo em vista a imprevisibilidades e incertezas oriundas delas. Com base nas afirmações supracitadas e partindo do princípio de que o trabalho em saúde não tem um produto concreto final, sendo seu resultado consequência das relações profissionais e interpessoais que subjazem suas ações de cuidado e não apenas resultante do saber/fazer de um único profissional, é importante enfatizar que toda a centralidade do processo de trabalho em saúde deve ser o usuário e suas complexas necessidades, as quais só poderão ser realmente atendidas com um cuidado interprofissional / colaborativo. Portanto, mudanças no modus operandi e modus faciendi na formação dos profissionais de saúde e no processo de trabalho suscitam o desenvolvimento de novas competências e habilidades que devem permear a arte de ensinar, pesquisar e extensionar, reverberando no verdadeiro trabalho em equipe nos serviços de saúde, algo somente alcançável através da implementação de uma educação interprofissional nas universidades e cursos técnicos, assim como, a criação de políticas indutoras para o trabalho colaborativo, no qual os diversos saberes e fazeres profissionais sejam valorizados e reconhecidos quanto sua importante complementariedade, visando decisões terapêuticas compartilhadas no atendimento às necessidades de saúde no contexto mundial vigente frente a pandemia de COVID-19 e outras demandas biopsicossociais de cuidado humano. Nesta perspectiva, pensar em ciências da saúde é refletir sobre novos aprendizados, novas metodologias de ensino e novas formas de pesquisar em um cenário contemporâneo que desvela um mix de processos antigos que recrudescem e novos que surgem, apontando a urgência de novas tomadas de decisões, as quais sejam rápidas e eficazes em responder às complexas necessidades dos usuários do sistema de saúde, contribuindo para o resgate e manutenção da qualidade de vida. Desejamos a todos uma profícua leitura desta obra, a qual pela diversidade de temáticas abordadas, permitirá ao leitor não somente uma leitura do mundo sob o prisma dos autores ao socializarem os resultados alcançados em seus estudos, mas, sobretudo, poderá instigá-lo de certa forma à “reescrevê-lo”, no sentido de transformálo a partir da apreensão e ressignificação de conhecimentos contidos nas diferentes pesquisas que corporificam este e-book, permitindo um movimento de cruzamento e interdependência entre variadas competências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Martinho, Neudson Johnson, Carolina Carbonell Demori, and João Vitor Andrade. Ciências da saúde: aprendizados, ensino e pesquisa no cenário contemporâneo. 2nd ed. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.csa528.2121-0.

Full text
Abstract:
Novos desafios surgem a cada dia na área de saúde, os quais vem demonstrando que somente a partir da confluência de saberes e fazeres das diversas áreas do conhecimento os sistemas de saúde estarão fortalecidos para o enfrentamento deles, tendo em vista a complexidade das ações que se fazem necessárias em todos os níveis de atenção: primário, secundário e terciário. As rápidas mudanças epidemiológicas e demográficas, concomitante ao surgimento de pandemias e recrudescimento de doenças transmissíveis e não transmissíveis no mundo, evocam novos olhares e fazeres que requerem transformações desde a formação dos profissionais, produção de conhecimentos com vistas à processos de trabalhos colaborativos nos serviços de saúde, nos quais ocorram uma compreensão quanto a complementariedade dos diversos saberes e fazeres que compõem a equipe de saúde, desconstruindo a cultura das ações sobrepostas ou, a falácia que algumas profissões são mais importantes e portanto, hegemônicas frente as outras. O mundo é complexo e dinâmico, logo, os seres humanos que nele existem também o são em suas dimensões existenciais considerando que estão imbricados no mundo e, por esta característica fenomenológica, o saber / fazer de uma única profissão jamais será capaz de compreender e atender as complexas necessidades factuais destes seres em todo o seu ciclo vital, tendo em vista a imprevisibilidades e incertezas oriundas delas. Com base nas afirmações supracitadas e partindo do princípio de que o trabalho em saúde não tem um produto concreto final, sendo seu resultado consequência das relações profissionais e interpessoais que subjazem suas ações de cuidado e não apenas resultante do saber/fazer de um único profissional, é importante enfatizar que toda a centralidade do processo de trabalho em saúde deve ser o usuário e suas complexas necessidades, as quais só poderão ser realmente atendidas com um cuidado interprofissional / colaborativo. Portanto, mudanças no modus operandi e modus faciendi na formação dos profissionais de saúde e no processo de trabalho suscitam o desenvolvimento de novas competências e habilidades que devem permear a arte de ensinar, pesquisar e extensionar, reverberando no verdadeiro trabalho em equipe nos serviços de saúde, algo somente alcançável através da implementação de uma educação interprofissional nas universidades e cursos técnicos, assim como, a criação de políticas indutoras para o trabalho colaborativo, no qual os diversos saberes e fazeres profissionais sejam valorizados e reconhecidos quanto sua importante complementariedade, visando decisões terapêuticas compartilhadas no atendimento às necessidades de saúde no contexto mundial vigente frente a pandemia de COVID-19 e outras demandas biopsicossociais de cuidado humano. Nesta perspectiva, pensar em ciências da saúde é refletir sobre novos aprendizados, novas metodologias de ensino e novas formas de pesquisar em um cenário contemporâneo que desvela um mix de processos antigos que recrudescem e novos que surgem, apontando a urgência de novas tomadas de decisões, as quais sejam rápidas e eficazes em responder às complexas necessidades dos usuários do sistema de saúde, contribuindo para o resgate e manutenção da qualidade de vida. Desejamos a todos uma profícua leitura desta obra, a qual pela diversidade de temáticas abordadas, permitirá ao leitor não somente uma leitura do mundo sob o prisma dos autores ao socializarem os resultados alcançados em seus estudos, mas, sobretudo, poderá instigá-lo de certa forma à “reescrevê-lo”, no sentido de transformálo a partir da apreensão e ressignificação de conhecimentos contidos nas diferentes pesquisas que corporificam este e-book, permitindo um movimento de cruzamento e interdependência entre variadas competências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Peña, Aris Verdecia. Tópicos nas Ciências da Saúde Volume III. Pantanal Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.46420/9786588319253.

Full text
Abstract:
A Editora Pantanal em seu 3º Volume do E-book “Tópicos nas ciências da saúde”, com seis capítulos traz novos temas no atuar da medicina. A obra, vem a materializar o anseio da Editora Pantanal na divulgação de resultados, que contribuem de modo direto no desenvolvimento e saúde humana. No primeiro capitulo o trabalho nos apresenta uma patologia que, embora muitos pensem que não é comum, tem grande impacto em nossa população mundial. A frequência desta patologia na década de 80 - 90 foi de 2 - 4 x 10.000 habitantes, porém com estudos atuais e levando em consideração não apenas o transtorno autista, mas todos os transtornos generalizados do desenvolvimento ou TEA (sigla em inglês), nesse novo cenário as estimativas aumentam de 21 para 35 x 10.000 habitantes. Com uma intervenção comportamental intensiva precoce, terapia cognitivo-confuctual e treinamento em habilidades sociais, obteve-se que em alguns casos leves os sintomas desaparecem, razão pela qual o diagnóstico precoce e o apoio incondicional da família são necessários; tudo isso refletido em nosso primeiro tópico. Em seguida, nosso pequeno volume faz uma incursão no campo das vitaminas que, como muitos estudiosos sabem, há um total de 13 vitaminas classificadas em dois grupos, solúveis em água (8 do complexo B e vitamina C) e quatro solúveis em gordura; A; D; E e K, que desempenham um papel fundamental no nosso organismo porque participam nos processos e reações que nele ocorrem e é importante não só tomá-los na forma de comprimidos, mas também incorporá-los através de uma alimentação equilibrada, saudável e saudável, para mim sobretudo a fonte da juventude porque atrasa o envelhecimento devido à sua ação antioxidante, aqui mostramos vários deles nas suas diferentes funções. Por fim, encerramos nosso livro com a apresentação de um caso onde mostramos que não é importante apenas tratar o somático, mas fazer um diagnóstico psicossocial do indivíduo se quisermos obter bons resultados em nossa prática profissional. Agradecemos aos autores pela dedicação e os encorajamos a continuar colaborando em nosso projeto. Aos autores dos capítulos, pela dedicação e esforços sem limites, que viabilizaram esta obra que retrata os recentes avanços científicos e tecnológicos na área de Ciências da Saúde, os agradecimentos da Organizadora e da Pantanal Editora. Por fim, esperamos que este e-book possa colaborar e instigar mais estudantes e pesquisadores na constante busca de novas tecnologias e avanços para a medicina. Assim, garantir uma difusão de conhecimento fácil, rápido para a sociedade. Aris Verdecia Peña
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

ALMEIDA, L. S., R. L. MONTEIRO, and E. C. F. LUQUETTI, eds. Alfabetização: desafios e possibilidades da docência no século XXI. Libroe, 2021. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-995908-0-1.

Full text
Abstract:
É inegável entre os profissionais da educação que a alfabetização é uma das fases de mais profunda importância na vida escolar. Freire (2001) aponta esse processo como essencial para a vida plena em sociedade, tornando-se, a alfabetização, elemento fundamental para o exercício da cidadania. Nesse contexto, aprender a ler e escrever significa tornar-se conhecedor de uma cultura, ao mesmo tempo em que se adquirem habilidades para contribuir na construção e manutenção da cultura. E nessa perspectiva, uma das principais funções da escola é de preparar cidadãos para um mundo letrado, para lidar com diferentes tipos de textos e contextos de interação linguística. Portanto, fomentar discussões nesse campo, bem como as implicações que se apresentam em determinados períodos históricos, torna-se essencial para o vislumbre de novas perspectivas no contexto da alfabetização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "HABILIDADES DO PROFISSIONAL"

1

Sales, Glauco, Igor Lima Rodrigues, João Paulo Tenório da Silva, Marcelo Antônio Homem de Mello, Mario Henrique Monteiro Nascimento, Thiago da Silva Ferreira, Tiago Raimundo Primus, Vagner Roberto Benedicto, and Valdir Alves de Godoy. "Profissional multidisciplinar na EaD: Soft Skills, habilidades pessoais e profissionais." In Educação Contemporânea – Volume 29 – Tecnologia, Reflexões. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-119-1.cap.02.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cornejo, Lilia Lucy Campos, Ana María Victorio Valderrama, and Miguel Angel Jaimes Campos. "EXPECTATIVAS Y ESTILOS DE CRIANZA DE LOS PADRES Y MADRES DE ESTUDIANTES CON HABILIDADES DIFERENTES- HUÁNUCO,PERÚ." In Psicologia: Identidade Profissional e Compromisso Social, 68–79. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3942130037.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carneiro, Paulo Henrique, and Rúbia Carla Santi. "Gestão estratégica de pessoas no departamento da polícia civil do Paraná: capacitação e parceria com instituições de ensino superior." In Administração Contemporânea, 61–71. 4th ed. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20215-6-p61-71.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa apresenta como tema a Gestão Estratégica de Pessoas no Departamento da Polícia Civil do Paraná, na capacitação em parceria com instituições de ensino superior. A questão de pesquisa busca saber, se a eficácia da parceria será eficiente para o avanço do Departamento da Polícia Civil na Gestão estratégica de pessoas. A pesquisa utiliza o método quantitativo , utilizando-se de coleta de dados e informações através de questionário, entre os dias 17/02/2020 a 27/02/2020 com 21 Policiais Civis da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa de diferentes setores. Justifica-se essa pesquisa, por trazer ao Departamento da Polícia Civil uma visão sobre inovações que oportunizam o crescimento institucional na gestão de pessoas, aproveitamento da competência de cada profissional em dar melhor atendimento e qualidade no serviço prestado. Objetivo geral da pesquisa é: conhecer a gestão estratégica de pessoas por meio da capacitação e aproveitamento das habilidades profissionais, aliadas à parceria entre Instituição de Ensino Superior e Polícia Civil. As conclusões em destaque da pesquisa se resumem que, haverá aprendizado da Policial Civil por meio da parceria com Instituição de Ensino Superior, alavancando a gestão interna e dando à população resultados eficientes em seus anseios, somada na melhor Gestão de Pessoas dentro do processo de evolução de uma política pública desburocratizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SOARES GUIDA, ANA. "ATIVIDADE INVESTIGATIVA COMO FATOR MOTIVACIONAL E INDUTOR AO PROTAGONISMO DO ESTUDANTE: APROXIMAÇÃO PRÁTICA ENTRE A CIÊNCIA DOS CIENTISTAS E A CIÊNCIA DAS ESCOLAS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.113.

Full text
Abstract:
ESSE ARTIGO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A APLICAÇÃO DE UM PROJETO DO MESTRADO PROFISSIONAL DO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MINAS GERAIS. UM DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO É CONSEGUIR IR ALÉM DE UM ENSINO CONTEUDISTA PROPORCIONANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E ATITUDES NOS JOVENS POR MEIO DO ENSINO INVESTIGATIVO. COMO PROPORCIONAR OPORTUNIDADE DENTRO DA REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA ONDE O EDUCANDO POSSA TER PROTAGONISMO E, A PARTIR DE SUA CURIOSIDADE, BUSCAR RESOLVER DÚVIDAS POR MEIO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS? INSPIRADA PELA EXPERIÊNCIA DO PROJETO UFMG & ESCOLAS DECIDIMOS VERIFICAR A POSSIBILIDADE DE EXECUTARMOS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NA ESCOLA ONDE LECIONO. ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DESSA METODOLOGIA INVESTIGATIVA ERA NOSSO OBJETIVO OBSERVAR SE ALUNOS APRESENTARIAM AUTONOMIA E CRITICIDADE DIANTE DO TEMA CENTRAL QUE FOI PROSPOSTO: “O QUE HÁ DE BIOQUÍMICA NA COZINHA”, A PARTIR DO QUAL OS ALUNOS REALIZARAM DIVERSAS ATIVIDADES – INCLUIDO, PRINCIPALMENTE, EXPERIMENTOS PLANEJADOS E DESENVOLVIDOS POR ELES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Luís Paulo Souza e., Patrícia Silva Rodriguez, Gabriel Silvestre Minucci, Antônia Gonçalves de Souza, André Marinho Vaz, Luciana Caetano Botelho Salomão, Ellen Brandão Leite Faria, and Tamara Figueiredo. "CUIDADOS PALIATIVOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: HABILIDADES, COMPETÊNCIAS E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL." In Ações de Saúde e Geração de Conhecimento nas Ciências Médicas, 55–64. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4922013035.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Guedes, Elizana Mulato, Hiagda Thais Dias Cavalcante, Gustavo André Pereira de Brito, Lília Letícia Ferreira da Silva, Lucas Peixoto de Macedo, and Maria Eduarda Capistrano da Câmara. "HABILIDADES E FRAGILIDADES DO IDOSO COMO CUIDADOR NO CONTEXTO FAMILIAR E PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." In Políticas de Envelhecimento Populacional 5, 47–53. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8021913117.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Belinelli, Paulo Henrique, Fernanda Cristina de Oliveira, Lucas Scavariello Franciscato, Vanessa Moraes Rocha de Munno, and Ivan Correr. "Engenharia de Produção: Análise do Perfil do egresso e desenvolvimento das competências técnicas e habilidades comportamentais em um curso de graduação." In Pesquisa na Graduação: Inserção da Formação do Profissional de Engenharia de Produção em ambientes de PeD – Volume 2. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-045-3.cap.03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Halicki, Zélia, and Larissa Mongruel Martins de Lara. "O ensino da administração na formação dos bacharéis em turismo em uma universidade estadual no estado do Paraná: uma análise a partir dos trabalhos de conclusão de curso no período de 2005 a 2015." In Turismo: estratégias, competitividade e comportamento humano, 100–113. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20213-4-p100-113.

Full text
Abstract:
O profissional do turismo deve ter uma formação multidisciplinar, onde a gestão deve ganhar destaque em diferentes disciplinas, proporcionando que o bacharel em turismo seja capaz de gerenciar empresas de diferentes segmentações do trade turístico. Buscando entender como a importância do ensino na administração no curso de turismo, o presente estudo objetivou analisar a forma como o ensino da administração está inserido no curso de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa através da presença de temas relacionados à administração nos trabalhos de conclusão de curso entre o período de 2005 a 2015. Para o alcance dos objetivos propostos foi realizado um levantamento nos trabalhos de conclusão de curso (TCC) do curso visando identificar a presença de temas relacionados à área de administração. Também foi feita uma análise na matriz curricular do curso visando identificar de que forma o ensino de administração está inserido no curso de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Através de análise de conteúdo (BARDIN, 2011) constatou-se que o curso em análise não enfatiza nem no rol de disciplinas, nem nos trabalhos de conclusão de curso, ênfase a temática relacionada à administração. O estudo proporá ao Núcleo Docente Estruturante do curso de Turismo da IES estudada que seja revisada a matriz curricular objetivando incutir nos discentes, habilidades relacionadas à administração, haja vista ser tal área de suma importância para a gestão no atual mercado altamente competitivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

EDILANIA DA SILVA SERAFIM PEREIRA, MARIA, CICERO MAGERBIO GOMES TORRES, LEONARDO ALVES DE LIMA, ALAN BELIZARIO CRUZ, CICERO LEONARDO BARBOSA DE LIMA, NORMA SUELY RAMOS FREIRE BEZERRA, GIZEUDA FERNANDES DA SILVA ARAÚJO, CIBELE DA CONCEIÇÃO BARROS DO NASCIMENTO, and PATRÍCIA ALMEIDA TAVARES GONÇALVES. "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E OS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS: APROXIMAÇÕES E REALIDADES A PARTIR DO RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA URC." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.471.

Full text
Abstract:
O PRESENTE ARTIGO TRATA SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) ENQUANTO ESPAÇO QUE CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA TENDO EM VISTA O FORTALECIMENTO DAS LICENCIATURAS, O CURRÍCULO, A AÇÃO DOCENTE E A ESCOLA. O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONSIDERANDO AS APROXIMAÇÕES E REALIDADES COM O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACE AO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE ENSINO E METODOLOGIAS INOVADORAS. O ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO SENDO DO TIPO EXPLORATÓRIO, EXPLICATIVO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, ELABORADO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SUBPROJETO DO CURSO DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA, SITUADA NA CIDADE DE CRATO, NO INTERIOR DO ESTADO DE CEARÁ A 550 KM DA CAPITAL FORTALEZA. CONSTATA-SE QUE AO LONGO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, O ACOMPANHAMENTO DOS RESIDENTES DURANTE TODO O PROCESSO, FOI ORIENTADO POR UM(A) PROFESSOR(A) DA UNIVERSIDADE, ESTE DENOMINADO DE DOCENTE ORIENTADOR, E POR UM(A) PRECEPTOR(A) DA ESCOLA BÁSICA, QUE CONDUZIRAM OS GRADUANDOS A REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. VALE DESTACAR QUE AS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS ENALTECEM A AUTOESTIMA DOS RESIDENTES AO PERCEBER-SE MEDIANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; SENDO PERCEPTÍVEL CRESCIMENTO E AMADURECIMENTO DOS RESIDENTES EM RELAÇÃO A OLHAR PARA O ALUNO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COMPREENDENDO QUE O ENSINO NÃO SE ESTABELECE TRANSPONDO CONHECIMENTOS DA UNIVERSIDADE, MAS TRILHAR UMA JORNADA CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR TENDO EM VISTA A APRENDIZAGEM. CONCLUI-SE QUE, COM O PRP, O LICENCIANDO CONSEGUE DESENVOLVER COM MAIS SEGURANÇA À REFLEXÃO DA PRÁTICA NA PRÓPRIA PRÁTICA, EM VIRTUDE DAS EXPERIÊNCIAS CONSTRUÍDAS DURANTE O PROGRAMA, POTENCIALIZAR SUA AÇÃO DOCENTE FACE O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES, COMPETÊNCIAS E SABERES DOCENTES CONSTRUÍDOS EM ARTICULAÇÃO COM A UNIVERSIDADE E A ESCOLA, OS RESIDENTES, PRECEPTORES E ORIENTADORES, BEM COMO O FORTALECIMENTO DE METODOLOGIA INOVADORAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

CAJÚ DURÉ, RAVI, MARIA JOSÉ DIAS DE ANDRADE, and FRANCISCO JOSÉ PEGADO ABÍLIO. "“O QUE DÁ CERTO NA MINHA AULA?”: O SABER DA EXPERIÊNCIA PRODUZIDO POR PROFESSORES DE BIOLOGIA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.566.

Full text
Abstract:
O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS RELATOS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE SUAS MELHORES AULAS, IDENTIFICANDO OS SABERES DA EXPERIÊNCIA QUE DELAS EMERGEM. A METODOLOGIA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DO MÉTODO FENOMENOLÓGICO, NO QUAL ENTREVISTAMOS 10 PROFESSORES COM BASE NA PERGUNTA ORIENTADORA: QUAL ATIVIDADE, MÉTODO OU AULA VOCÊ CONSIDERA QUE GERA OS MELHORES RESULTADOS DE APRENDIZAGEM EM SEUS ALUNOS? COMO RESULTADO IDENTIFICAMOS A CENTRALIDADE DA TEORIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS, NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE SUAS AULAS MAIS EXITOSAS; PARA ELES, A HABILIDADE DE RELACIONAR OS CONTEÚDOS COM O COTIDIANO DOS ALUNOS, COM TEMÁTICAS DE INTERESSE DELES, COM OUTROS CONTEÚDOS DA PRÓPRIA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, E COM OUTRAS DISCIPLINAS, EMERGIU COMO A TEORIA PEDAGÓGICA QUE MAIS EMBASA OS SABERES DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOS DOCENTES BIOLOGIA. AS TÉCNICAS DE ENSINO EVIDENCIADAS DERAM FOCO À AMPLIAÇÃO DOS MEIOS DE PERCEPÇÃO DOS ALUNOS A RESPEITO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "HABILIDADES DO PROFISSIONAL"

1

SALES, GLAUCO, IGOR LIMA RODRIGUES, JOÃO PAULO TENÓRIO DA SILVA, MARCELO ANTONIO HOMEM, MÁRIO HENRIQUE, THIAGO DA SILVA FERREIRA, TIAGO RAIMUNDO PRIMUS, VAGNER BENEDICTO, and VALDIR ALVES DE GODOY. "PROFISSIONAL MULTIDISCIPLINAR NA EAD: SOFT SKILLS, HABILIDADES PESSOAIS E PROFISSIONAIS." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.65422.

Full text
Abstract:
NESTE TRABALHO APRESENTAMOS A PERSPECTIVA DE DIFERENTES PROFISSIONAIS CONSIDERANDO AS SOFT SKILLS, OU SEJA, AS HABILIDADES QUE O SER HUMANO PODE DESENVOLVER EM DIFERENTES ÁREAS DO CÉREBRO E QUAIS SÃO AS MAIS APLICADAS NA ATUAÇÃO NO SETOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. AS EXIGÊNCIAS TÉCNICAS E DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PROFISSIONAL MULTIDISCIPLINAR NA EAD SÃO CADA VEZ MAIORES, UMA VEZ QUE, NEM TODAS AS IES (INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR) OU EQUIPES DE PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA EAD, POSSUEM O NÚMERO DE PROFISSIONAIS SUFICIENTES OU FUNÇÕES ESTRUTURADAS. PORTANTO, ALÉM DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS QUE CADA PESSOA POSSUI, É NECESSÁRIO O ALINHAMENTO JUNTO AO CONHECIMENTO DE TODOS OS PROCESSOS. DURANTE OS ÚLTIMOS ANOS, E NA HISTÓRIA, O SER HUMANO SEMPRE BUSCOU ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTOS PLURAIS EM SEU REPERTÓRIO, PORÉM, O IMPACTO DA VELOCIDADE DAS NOVAS TECNOLOGIAS E A COBRANÇA POR PESSOAS MAIS QUALIFICADAS TÊM OBRIGADO ESSES TRABALHADORES NA ÁREA DA EAD A SE ESPECIALIZAREM CADA VEZ MAIS. NA ANÁLISE FEITA ACERCA DAS DIFERENTES FUNÇÕES COMPREENDIDAS EM UMA OPERAÇÃO QUE FAZ USO DA MODALIDADE À DISTÂNCIA, EVIDENCIAMOS COMO FUNDAMENTAL A MELHOR COMPREENSÃO DAS SOFT SKILLS PARA O ALCANCE DE PARÂMETROS MAIS ELEVADOS DE QUALIDADE NA OFERTA E ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SALES, GLAUCO, IGOR LIMA RODRIGUES, JOÃO PAULO TENÓRIO DA SILVA, MARCELO ANTONIO HOMEM, MÁRIO HENRIQUE, THIAGO DA SILVA FERREIRA, TIAGO RAIMUNDO PRIMUS, VAGNER BENEDICTO, and VALDIR ALVES DE GODOY. "PROFISSIONAL MULTIDISCIPLINAR NA EAD: SOFT SKILLS, HABILIDADES PESSOAIS E PROFISSIONAIS." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.65422.

Full text
Abstract:
NESTE TRABALHO APRESENTAMOS A PERSPECTIVA DE DIFERENTES PROFISSIONAIS CONSIDERANDO AS SOFT SKILLS, OU SEJA, AS HABILIDADES QUE O SER HUMANO PODE DESENVOLVER EM DIFERENTES ÁREAS DO CÉREBRO E QUAIS SÃO AS MAIS APLICADAS NA ATUAÇÃO NO SETOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. AS EXIGÊNCIAS TÉCNICAS E DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PROFISSIONAL MULTIDISCIPLINAR NA EAD SÃO CADA VEZ MAIORES, UMA VEZ QUE, NEM TODAS AS IES (INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR) OU EQUIPES DE PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA EAD, POSSUEM O NÚMERO DE PROFISSIONAIS SUFICIENTES OU FUNÇÕES ESTRUTURADAS. PORTANTO, ALÉM DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS QUE CADA PESSOA POSSUI, É NECESSÁRIO O ALINHAMENTO JUNTO AO CONHECIMENTO DE TODOS OS PROCESSOS. DURANTE OS ÚLTIMOS ANOS, E NA HISTÓRIA, O SER HUMANO SEMPRE BUSCOU ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTOS PLURAIS EM SEU REPERTÓRIO, PORÉM, O IMPACTO DA VELOCIDADE DAS NOVAS TECNOLOGIAS E A COBRANÇA POR PESSOAS MAIS QUALIFICADAS TÊM OBRIGADO ESSES TRABALHADORES NA ÁREA DA EAD A SE ESPECIALIZAREM CADA VEZ MAIS. NA ANÁLISE FEITA ACERCA DAS DIFERENTES FUNÇÕES COMPREENDIDAS EM UMA OPERAÇÃO QUE FAZ USO DA MODALIDADE À DISTÂNCIA, EVIDENCIAMOS COMO FUNDAMENTAL A MELHOR COMPREENSÃO DAS SOFT SKILLS PARA O ALCANCE DE PARÂMETROS MAIS ELEVADOS DE QUALIDADE NA OFERTA E ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

DIAS, Vanda Fattori. "O PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO COMO CURADOR DIGITAL: HABILIDADES E COMPETÊNCIAS TÉCNICAS." In Anais XIV ENFOC : Encontro de Iniciação Científica e XIII Fórum Científico e V Seminário PIBID: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Recife, Brasil: Even3, 2018. http://dx.doi.org/10.29327/15223.1-10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Moreira, Gabriel, Ricardo Silva, Giorgia Mattos, and Josilene Aires. "Ensino de Informática: Habilidades Requeridas para a Sociedade 5.0." In Congresso sobre Tecnologias na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ctrle.2020.11445.

Full text
Abstract:
Os avanços tecnológicos transformam a maneira que as tarefas de trabalho são divididas entre os seres humanos e as máquinas, impactando fortemente o mercado de trabalho. O ensino de Informática necessita preparar os estudantes para a Sociedade 5.0, estimulando-os a novos aprendizados para que sejam atores-chave nesta transição. Este artigo apresenta as características desta sociedade e elenca as principais habilidades e tecnologias essenciais para o profissional. Os clusters profissionais com maiores oportunidades são: (i) Inteligência Artificial (IA) e Ciência de Dados e (ii) Engenharia e Cloud Computing; já os eixos tecnológicos essenciais são: Internet das coisas, IA, Robótica e Tecnologias de Registros Distribuídos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santana, Sivaldo Joaquim de, and Wilk Oliveira. "Desenvolvendo o Pensamento Computacional no Ensino Fundamental com o uso do Scratch." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.158.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento do Pensamento Computacional possibilita a aquisição de habilidades essenciais para resolver problemas do mundo real. No entanto, abordagens para o desenvolvimento dessa habilidade ainda são raros no cenário educacional e um grande desafio a ser superado nas escolas brasileiras. Este artigo tem por objetivo relatar a experiência de uso da ferramenta Scratch com 137 estudantes do Ensino Fundamental. Para isso, foi utilizada uma abordagem de pesquisa mista (quantitativa e qualitativa). Como resultados, observou-se que houve desempenho positivo em conceitos fundamentais do Pensamento Computacional, além da ampliação da interação entre os estudantes e da promoção do desenvolvimento de habilidades importantes para o crescimento profissional e social dos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tonello Martins, Gisely Jussyla, Fernando Ramos Lengler, Maria Cristina Fleischmann Alves Zambon, Juliana Tatiane Vital, and Leo Vitor Redondo. "INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR." In Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi). Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2020. http://dx.doi.org/10.48090/ciki.v1i1.876.

Full text
Abstract:
O mercado de trabalho tem demandado o desenvolvimento de soft skills por parte dos profissionais. Isso tem afetado a formação profissional, sendo que o setor educacional tem buscado realizar várias adaptações a fim de se adequar a este novo ambiente profissional. Neste relato é apresentado como uma instituição de ensino superior do sul do Brasil lidou com estes desafios, de modo a colaborar para o desenvolvimento das soft skills dos seus discentes. Como principais resultados, observou-se a adequação das atividades do curso, oportunizando o envolvimento colaborativo de docentes e discentes. Além disso, promoveu-se o desenvolvimento das habilidades técnicas específicas a cada fase, garantindo a perspectiva de trabalho interdisciplinar. Como próximos passos será implementada a autoavaliação dos estudantes, a fim de medir o incremento dos projetos ao desenvolvimento das soft skills.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pereira, Roberto, Leticia Peres, and Fabiano Silva. "Hello World: 17 habilidades para exercitar desde o início da graduação em computação." In Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/educomp.2021.14485.

Full text
Abstract:
Reconhecendo diferentes desafios do ensino de Computação e conscientes do contexto situado em que atuamos, oferecemos uma disciplina de Introdução à Ciência da Computação, como disciplina curricular obrigatória, no primeiro semestre do nosso curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Nessa disciplina, a ementa, o conteúdo programático e as estratégias didáticas têm o propósito de exercitar 17 habilidades que consideramos essenciais para profissionais da computação (tanto no sentido técnico quanto social e ético), além de situar estudantes na área e no curso escolhidos. Neste artigo, apresentamos a disciplina, as 17 habilidades que ela se propõe a exercitar, nossa estratégia didática, e relatamos os resultados de nossa experiência com a sua aplicação de forma totalmente remota. Com base na observação docente e na opinião discente obtida por meio de um questionário, identificamos que a disciplina foi efetiva em promover o exercício das diferentes habilidades, que ela foi capaz de ampliar o entendimento discente sobre o curso e sobre a responsabilidade profissional, e que o formato remoto apresentou mais vantagens do que desvantagens para a estratégia didática empregada. Os resultados também revelaram aspectos da estratégia didática que foram bem sucedidos e aspectos que ainda precisam ser aprimorados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

FREITAS, WILTON REZENDE DE, GABRIELLA PANIAGUA BIZINOTO, CAMILLA DE OLIVEIRA VIEIRA, ÉLIDA PATRÍCIA DE SOUZA, and SILVIA DENISE DOS SANTOS BISINOTTO. "COMO O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO?" In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.53040.

Full text
Abstract:
O PENSAMENTO ESTRATÉGICO OCUPA O TOPO DA LISTA DE CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS PELO MERCADO QUANDO SE FALA EM FORMAÇÃO PARA A GESTÃO ORGANIZACIONAL. REFERE-SE À CAPACIDADE DO PROFISSIONAL EM IDENTIFICAR SITUAÇÕES CRÍTICAS, AVALIAR DE FORMA ANALÍTICA E CRIATIVA AS INFORMAÇÕES RELEVANTES E DETERMINAR AS CONSEQUÊNCIAS DA TOMADA DE DECISÃO DE UMA AÇÃO ESPECÍFICA. FELIZMENTE ESSAS HABILIDADES DE PENSAMENTO ESTRATÉGICO PODEM SER DESENVOLVIDAS, E HÁ UMA VARIEDADE DE CONFIGURAÇÕES E SITUAÇÕES QUE OFERECEM OPORTUNIDADES PARA QUE O PROFISSIONAL CONSTRUA SUA CAPACIDADE PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMPLEXOS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL. NESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO PRIMORDIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DEVE, PORTANTO, BASEAR-SE EM UMA VISÃO QUE PERMITA AO INDIVÍDUO CONTINUAR SE DESENVOLVENDO AO LONGO DE SUA VIDA, TOMANDO DECISÕES INDEPENDENTES, AGINDO DE FORMA RESPONSÁVEL E APROPRIADA EM CONTEXTOS PÚBLICOS, PRIVADOS, PROFISSIONAIS E SOCIAIS, PARA CONSTRUIR A SOCIEDADE QUE ALMEJA VIVER. EM BUSCA DE METODOLOGIAS QUE FAVOREÇAM ESTE TIPO DE APRENDIZAGEM, NOS ÚLTIMOS ANOS, TEM HAVIDO UM INTERESSE CRESCENTE NA APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, QUE PODE SER DEFINIDA COMO A INSERÇÃO DE JOGOS QUE OBJETIVAM MOTIVAR OS ALUNOS, CRIANDO UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO DESAFIADOR E ENVOLVENTE. POR MEIO DESSES JOGOS, OS ALUNOS EVOCAM MOTIVAÇÃO POSITIVA PARA A APRENDIZAGEM E CONSOLIDAM O CONHECIMENTO OBTIDO ACERCA DAS HABILIDADES EMPREENDEDORAS PARA O FORTALECIMENTO DA PRONTIDÃO PARA AGIR, ENFRENTAR RISCOS E ASSUMIR RESPONSABILIDADES. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE ARTIGO BUSCA SOCIALIZAR UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO REALIZADA NO ENSINO SUPERIOR COM VISTAS A DESENVOLVER O PENSAMENTO ESTRATÉGICO NECESSÁRIO À FORMAÇÃO DE UM GESTOR EM DIFERENTES ÁREAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De Aguiar, Gilberto, Avanilde Kemczinski, and Isabela Gasparini. "A formação automatizada de grupos corporativos para projetos de software: um mapeamento sistemático." In XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2016.6012.

Full text
Abstract:
O processo de seleção de recursos humanos para projetos de software é complexo e subjetivo, exigindo que o coordenador do projeto avalie e identifique o conhecimento e a experiência dos profissionais necessários para o projeto. Uma dificuldade natural passa a existir em ambientes corporativos com múltiplos projetos em paralelo. Além disso, no contexto de projetos de software, necessidades específicas devem ser levadas em consideração para tornar viável a realização do projeto, como por exemplo, habilidades muito específicas que o indivíduo já deveria possuir ao início do projeto, pois não existirá tempo durante o projeto para desenvolvê-la. O objetivo deste artigo é verificar na literatura quais são as abordagens adotadas pelos pesquisadores a fim de automatizar o processo de seleção de indivíduos para compor um projeto de software e quais são as suas habilidades consideradas. Para tal, o trabalho realiza um mapeamento sistemático da literatura. Foram definidas quatro questões de pesquisas e, a partir delas, um argumento de busca foi utilizado em sete mecanismos de busca acadêmica. Foram encontrados 497 artigos e, após os critérios de inclusão e exclusão, 12 artigos foram analisados. A partir deles, é possível identificar que os algoritmos genéticos são uma das abordagens mais utilizadas pelos autores, a fim de automatizar a seleção de indivíduos apoiado em um conjunto de habilidades necessárias ao projeto, porém, é notório nos artigos avaliados que cada autor utiliza um conjunto simplificado de habilidade dos indivíduos, em muitos casos apontando por exemplo, que o indivíduo conhece determinada linguagem de programação apenas, sem destacar qual o nível de maturidade do profissional, o que nos projetos pode ser um diferencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Passos, Arthur, André Barreto, Brenno Nascimento, Felipe Silva, Gabriel Costa, Yandson Costa, Davi Viana, and Luis Rivero. "O Impacto das Atividades do Grupo PET no Aprimoramento de Soft Skills Requeridos pelo Mercado de Computação do Maranhão: Uma Análise da Visão dos Discentes." In Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2021.15930.

Full text
Abstract:
O profissional de computação precisa adquirir as mais variadas habilidades para se manter competitivo no mercado de trabalho. Entre essas habilidades, as denominadas soft skills (ou habilidades não-técnicas) são atributos pessoais que permitem ao indivíduo desempenhar uma boa interação com o mundo ao seu redor. Nesse contexto, o Programa de Educação Tutorial (PET) surge como uma alternativa para desenvolver tais habilidades durante o ensino superior. No entanto, existem poucas análises sobre como um discente pode desenvolver soft skills durante a realização de atividades no âmbito do PET. Neste artigo, através de um formulário, foi obtida a percepção dos discentes sobre o impacto das atividades realizadas no PET para o desenvolvimento de soft skills, considerando o contexto do estado do Maranhão. Os resultados apontam para o impacto positivo das atividades do programa para este fim, além de identificar oportunidades de melhoria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography