To see the other types of publications on this topic, follow the link: HABILIDADES DO PROFISSIONAL.

Journal articles on the topic 'HABILIDADES DO PROFISSIONAL'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'HABILIDADES DO PROFISSIONAL.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

De Morais Sales, Lilia Maia. "TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E TÉCNICA DA REFORMULAÇÃO – NOVO PARADIGMA E NOVA FORMAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DO DIREITO." Novos Estudos Jurí­dicos 21, no. 3 (November 24, 2016): 940. http://dx.doi.org/10.14210/nej.v21n3.p940-958.

Full text
Abstract:
A mediação é mecanismo de solução consensual, cooperativo e inclusivo, no qual terceiro imparcial facilita o diálogo, construindo consenso entre as partes que decidem o conflito. As habilidades desenvolvidas na mediação refletem, de acordo com pesquisas internacionais, habilidades apontadas como necessárias para profissionais na atualidade. Nesse estudo são apresentadas as técnicas da mediação e negociação, destacando a reformulação, apontada como habilidade do século XXI. Identificam-se as técnicas de mediação com as habilidades destacadas. Outro ponto é que na área jurídica, especialmente, tendo em vista a aprovação da Lei de Mediação (Lei n. 13.140/15), que muda o paradigma da gestão de conflitos no Brasil, de litígio para colaboração, necessário se faz a adequação da formação dos profissionais, evitando a incongruência entre as necessidades do novo modelo de resolução de conflitos e da formação do profissional e aderindo as habilidades dos profissionais do Direito às habilidades apontadas como necessárias para século XXI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cortela, Caio Corrêa, Michel Milistetd, Jorge Both, Larissa Rafaela Galatti, Miguel Crespo, and Carlos Adelar Abaide Balbinotti. "Formação continuada e autopercepção de competência: um estudo com treinadores de tênis." Pensar en Movimiento: Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud 17, no. 2 (November 12, 2019): e36948. http://dx.doi.org/10.15517/pensarmov.v17i2.36948.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo associar a formação continuada dos treinadores com a autopercepção e a importância atribuída ao constructo - competência profissional. A amostra foi composta por 69 treinadores de tênis, participantes de ações de capacitação promovidas pela Federação Paranaense de Tênis constituída, majoritariamente, por profissionais: com mais de oito anos de experiência profissional; com experiência como praticante; e graduados em Educação Física. Para recolha de dados utilizou-se uma ficha contendo as variáveis sociodemográficas e a Escala de Autopercepção de Competência. Os resultados indicaram que a participação em atividades/cursos não demonstrou associação significativa com a autopercepção de competência dos treinadores para os Conhecimentos Profissionais. Para a dimensão Habilidades Profissionais, o envolvimento nessas ações relacionou-se significativamente com a autopercepção de domínio, com destaque para as habilidades relacionadas ao Planejamento e Gestão Esportiva, e Avaliação Esportiva, habilidades consideradas centrais no exercício profissional do treinador. A importância atribuída aos Conhecimentos e Habilidades Profissionais foi elevada, sendo sempre superior à autopercepção de domínio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Benito, Gladys Amelia Vélez, Kamila Medani Tristão, Ana Claúdia Schuab Faria de Paula, Mariana Andrade dos Santos, Lorena Jácome Ataide, and Rita de Cássia Duarte Lima. "Desenvolvimento de competências gerais durante o estágio supervisionado." Revista Brasileira de Enfermagem 65, no. 1 (February 2012): 172–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672012000100025.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve as competências gerais dos profissionais de saúde e aponta possíveis articulações com o estágio supervisionado. O objetivo é chamar a atenção dos enfermeiros e futuros profissionais da área, sobre a importância de se vivenciar o estágio supervisionado, durante a formação, para a aquisição e aprimoramento das competências gerais dos profissionais de saúde, além das competências e habilidades específicas da Enfermagem. Nos serviços de saúde, tanto na esfera pública quanto na privada, existe a necessidade de se contar com um profissional enfermeiro competente na sua prática profissional. Dessa forma, como é observado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, o estágio supervisionado é considerado o melhor espaço para o graduando adquirir um perfil que vá ao encontro do perfil de um profissional competente com conhecimentos e habilidades adequadas ao exercício da profissão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fighera Marzall, Luciana, Marcus Vinicius Nascimento Schleder, Lucas Almeida dos Santos, Vânia Medianeira Flores Costa, and Maria Julia Pegoraro Gai. "Análise do perfil do perfil profissional dos egressos do curso de administração da Universidade Federal de Santa Maria." Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti 9, no. 15 (December 10, 2019): 64–83. http://dx.doi.org/10.18815/sh.2019v9n15.395.

Full text
Abstract:
A principal missão de uma Instituições de Ensino Superior (IES) é formar profissionais capacitados a enfrentar as adversidades do ambiente profissional com as habilidades, conhecimentos e técnicas desenvolvidas em sala de aula. Assim, para medir seu desempenho, as IES precisam conhecer o perfil profissional dos seus alunos egressos. A fim de desvendar esta problemática, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os profissionais egressos do cursos de administração da Universidade Federal de Santa Maria entre os anos de 1975 a 2015 e analisar o seu perfil profissional e posição no mercado de trabalho. Como principais resultados identificou-se que 87,5 % do total dos pesquisados estão empregados, porém pouco mais da metade (57,7%) trabalha exercendo cargos de áreas de administração.A principal missão de uma Instituições de Ensino Superior (IES) é formar profissionais capacitados a enfrentar as adversidades do ambiente profissional com as habilidades, conhecimentos e técnicas desenvolvidas em sala de aula. Assim, para medir seu desempenho, as IES precisam conhecer o perfil profissional dos seus alunos egressos. A fim de desvendar esta problemática, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os profissionais egressos do cursos de administração da Universidade Federal de Santa Maria entre os anos de 1975 a 2015 e analisar o seu perfil profissional e posição no mercado de trabalho. Como principais resultados identificou-se que 87,5 % do total dos pesquisados estão empregados, porém pouco mais da metade (57,7%) trabalha exercendo cargos de áreas de administração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, Ivone Vieira, and Cesar Augusto Tiburcio Silva. "APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A CONTABILIDADE: HABILIDADES INTELECTUAIS DA TAXONOMIA DO DOMÍNIO COGNITIVO." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 10, no. 1 (January 9, 2018): 54. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2018v10n1id12296.

Full text
Abstract:
A formação profissional tem sido influenciada pelas exigências do mercado de trabalho, o qual tem requerido habilidades intelectuais dos profissionais para serem absorvidos no mercado de trabalho. Dentre essas habilidades, destaca-se a comunicação e a interação social. Nesse sentido, a presente pesquisa busca-se verificar as contribuições que a aprendizagem cooperativa pode proporcionar para o desempenho acadêmico e para a habilidade de comunicação dos acadêmicos de Ciências Contábeis. Para alcançar o proposto, escolheram-se duas habilidades intelectuais da taxonomia de Bloom: aplicação e análise, sendo que na aplicação, verificou-se o desempenho acadêmico através da aprendizagem cooperativa Jigsaw e na análise investigou a comunicação escrita através da técnica Cloze. O experimento foi realizado com os acadêmicos do sétimo período de Ciências Contábeis de uma universidade pública. A amostra foi constituída por 34 acadêmicos matriculados na disciplina de Contabilidade Fiscal. Os dados coletados foram analisados utilizando a análise de variância para a categoria aplicação e análise e o teste de Tukey. Os resultados revelaram que a aprendizagem cooperativa contribuiu para a melhoria da habilidade de comunicação escrita, no entanto, não apresentou diferença significativa na categoria aplicação (desempenho acadêmico). Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa. Aplicação. Análise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Reis, Anderson De Oliveira, Gislaine Aparecida Santana Sediyama, Vinicius De Souza Moreira, and Camila Carolina Moreira. "Perfil do Profissional Contábil: Habilidades, Competências e Imagem Simbólica." Revista Contemporânea de Contabilidade 12, no. 25 (May 28, 2015): 95. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2015v12n25p95.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Thais Bellenzier dos, and Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos. "COMPETÊNCIAS SÃO IMPORTANTES PARA AGENTES DE VIAGEM? UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM AGÊNCIAS DE PORTO ALEGRE." Turismo - Visão e Ação 20, no. 1 (December 20, 2017): 29. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v20n1.p29-50.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca compreender quais são as principais competências necessárias a profissionais atuantes na área de vendas das agências de viagens localizadas em Porto Alegre/RS. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, utilizando uma survey para coleta de dados. Dentre as cento e oitenta agências de viagens existentes em Porto Alegre/RS, foram recebidos 69 questionários respondidos. Para analisar os dados foram utilizadas a estatística descritiva, a análise fatorial, a correlação, o teste T e a Anova, conforme a natureza dos dados. Apesar de o construto utilizado na pesquisa apontar três dimensões para analisar as competências – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes –, o estudo apontou cinco dimensões: Habilidade, Qualificação Técnica, Conhecimento Tácito, Atitude e Conectividade. Os resultados evidenciaram, também, que a formação do profissional é baseada na escolaridade, mas as suas vivências pessoais tornam cada profissional único. Os resultados apresentados mostram que o fator Habilidade é considerado o mais relevante sob o ponto de vista dos gestores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Siman, Andréia Guerra, Erika Azevedo Leitão Massimo, Maria José Menezes Brito, and Talline Arêdes Hang-Costa. "The process of hospital accreditation in Brazil and management skills of nurses." Revista de Enfermagem UFPE on line 5, no. 10 (November 5, 2011): 2537. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.2133-15571-1-le.0510201127.

Full text
Abstract:
Objetivo: apresentar a evolução do Processo de acreditação Hospitalar no Brasil e identificar as competências gerenciais do enfermeiro. Metodologia: revisão sistemática conduzida de março a junho de 2009 cujo levantamento de dados se deu nas bases eletrônicas da Medline e Lilacs, nos últimos 6 anos. Encontrou-se 60 artigos e selecionados 20, usando como critérios descrever o processo de acreditação hospitalar e competências gerenciais do enfermeiro Resultados e discussão: Foram analisados 20 artigos e constatou-se a predominância do uso da metodologia ONA, somente um artigo não especificou ações da equipe de enfermagem, utilizando profissionais de saúde. Sobre as práticas gerenciais do enfermeiro, foi identificada a necessidade de desenvolver competências buscando elo entre objetivos organizacionais e a necessidade da equipe, quebrando paradigmas e desempenhando uma gestão que alcance a melhoria da assistência, com atitude, habilidades e conhecimento. Determinando o atender com rapidez às mudanças organizacionais, a apropriação de novos conhecimentos, habilidades e tecnologias disponíveis para uma assistência organizada e, ainda desenvolver habilidades de liderança e comunicação. Conclusão: O profissional enfermeiro precisa desenvolver competências apoiadas em base sólida de conhecimento. A aquisição de competências e habilidades no processo de acreditação viabiliza o acesso aos determinantes da qualidade assistencial fundamentando sua prática profissional. Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde; Equipe de Enfermagem; Acreditação; Prática Profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gomes, Ana Leticia Monteiro. "O enfermeiro na assistência ao recém-nascido: conhecimentos, habilidades e atitudes adicionais." Enfermagem Brasil 13, no. 2 (April 10, 2014): 75. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v13i2.3675.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi analisar os conhecimentos e habilidades adicionais dos enfermeiros que atuam no atendimento ao recém-nascido no município do Rio de Janeiro. O método foi quantitativo, transversal, não-experimental, descritivo, com técnica de amostragem por conglomerados. Os dados foram processados com o auxílio do Microsoft Office Excel 2007 e analisados à luz de documentos e manuais da Confederação Internacional das Parteiras e do Ministério da Saúde. Os resultados mostram que 41,66% dos enfermeiros têm todos os conhecimentos adicionais avaliados e 33,33% têm todas as habilidades adicionais. Concluímos que o enfermeiro desempenha seu papel de educador com propriedade, no entanto, a ausência de alguns conhecimentos adicionais pode conferir uma habilidade equivocada e uma prática profissional que confere um risco à assistência ao recém-nascido, devendo o profissional ter uma avaliação admissional e um treinamento prévio que assegure sua competência.Palavras-chave: competência profissional, recém-nascido, assistência de enfermagem, atenção básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pontes, Emiliano Sousa, Tereza Cristina Batista de Lima, Sandra Maria dos Santos, and Augusto Cézar de Aquino Cabral. "Socialização profissional de secretários executivos." Revista de Gestão e Secretariado 12, no. 1 (April 10, 2021): 258–84. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v12i1.1144.

Full text
Abstract:
A socialização profissional é o processo de inserção do indivíduo em uma profissão e leva em consideração sua trajetória acadêmica e profissional. O presente estudo tem o objetivo de analisar a socialização profissional de secretários executivos, por meio de duas das três fases da socialização profissional de Kramer et al. (2013): transição, que consiste na aplicação dos conhecimentos, habilidades, normas e valores inerentes à profissão na prática profissional e integração, ao serem analisados os papéis profissionais desempenhados e as comunidades profissionais em que os secretários executivos são engajados. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com quinze secretários executivos que trabalham em organizações localizadas no estado do Ceará. A análise dos resultados elucida a importância da profissão de secretariado executivo para a gestão organizacional e a contribuição do estudo está no fomento à literatura nacional sobre socialização profissional, ainda escassa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Fávaro, Paula Evelise, Glauce Yara do Nascimento, and Jeane Barcelos Soriano. "O Conteúdo da Intervenção Profissional em Educação Física: O ponto de vista de docentes de um curso de formação profissional." Movimento (ESEFID/UFRGS) 12, no. 2 (December 28, 2007): 199–221. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.2901.

Full text
Abstract:
Tivemos como objetivo desse estudo verificar o ponto de vista dos docentes de um curso de formação profissional sobre: (a) como se caracteriza a intervenção profissional em Educação Física; (b) que elementos a compõe; (c) e como esses elementos devem ser articulados pelos profissionais de Educação Física durante o processo de tomada de decisão. Para isso, utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa e a partir de dados obtidos em entrevistas semi-estruturadas, empregamos análise de conteúdo com categorias estabelecidas à priori, sobre (a) mercado de trabalho, (b) conhecimentos, habilidades, atitudes a serem desenvolvidas durante a graduação; (c) sistema de avaliação; (d) visão da graduação em Educação Física. Pôdese considerar que, apesar do grupo estudado expressar algumas preocupações importantes com relação à valorização dos conhecimentos oriundos das disciplinas-mãe, habilidades motoras e da pesquisa científica, os pontos de vista manifestados nesse estudo não permitiram definir claramente, nem caracterizar os elementos que devem compor a intervenção profissional em Educação Física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Jacintho, Eliana Maria Dos Santos Bahia, and José Antonio Moreiro Gonzalez. "Oferta de emprego: habilidades necessárias para Arquivistas em empresas no Brasil." Informação & Informação 24, no. 1 (March 6, 2019): 424. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n1p424.

Full text
Abstract:
Introdução: o presente estudo analisa as habilidades requeridas aos arquivistas e documentalistas brasileiros em ofertas de emprego disponíveis para gestão da informação em empresas, indústrias e organizações. Objetivo: mapear as habilidades requeridas aos arquivistas no mercado de trabalho brasileiro. A mineração dos termos, no período 2012-2014, em anúncios disponíveis no Portal Catho (www.catho.com.br). Utilizou-se a estrutura taxonômica no TEMATRES – software para gestão de tesauros. Metodologia: aplicou neste estudo o método exploratório qualitativo e quantitativo. Resultados: os dados mostram uma incidência relevante das habilidades, com solicitação média de três habilidades específicas em cada um dos 3.291 anúncios analisados, que são: aptidões instrumentais, habilidades computacionais e habilidades pessoais. Conclusões: o mercado de trabalho estudado requere como perfil profissional habilidades específicas aos candidatos arquivistas e documentalistas, tais habilidades são decisivas para a seleção desses profissionais. As habilidades identificadas revelam um novo contexto laboral e social, no qual, arquivistas e documentalistas desenvolvem as suas funções de acordo com a qualificação exigida pelo mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Santos, Patrícia Fernanda dos, and Alexandre Tadeu Simon. "Uma avaliação sobre as competências e habilidades do engenheiro de produção no ambiente industrial." Gestão & Produção 25, no. 2 (June 2018): 233–50. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x2081-18.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivou-se neste trabalho investigar como as empresas avaliam as competências e habilidades do engenheiro de produção para o desempenho de suas atividades no ambiente industrial. A metodologia envolveu uma revisão bibliográfica e uma pesquisa survey em 46 empresas de grande porte da indústria de transformação do Estado de São Paulo. Os resultados mostraram que as empresas reconhecem a importância das competências e habilidades do engenheiro de produção para o ambiente industrial, mas, ao mesmo tempo, elas apontam deficiências do profissional. A partir dos resultados desta pesquisa, conclui-se que esforços devem ser realizados para suprir tais deficiências na formação profissional do engenheiro de produção. Entende-se, portanto, que nos cenários de competitividade existe a necessidade de as instituições de ensino integrarem-se com as empresas para que juntas gerem mais treinamento e experiência, que, consequentemente, melhoram as habilidades que, por sua vez, melhoram as competências e resultam em profissionais mais qualificados para criar soluções e resolver os problemas da indústria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Oliveira, Paulo Roberto Nassar de. "O profissional de Relações Públicas no ambiente corporativo global." Organicom 7, no. 13 (December 26, 2010): 26. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139067.

Full text
Abstract:
O artigo aborda a problemática do perfil, das competências, das habilidades, das atribuições e das atividades do profissional que atua no campo das relações públicas, com base em extenso levantamento realizado em associações profissionais e corporativas do mundo todo. No que tange ao cenário brasileiro, apresenta pesquisas referentes à diversidade de formação do profissional que realiza atividades de relações públicas e as inúmeras denominações das áreas corporativas que congregam as atividades de comunicação e relacionamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Núñez, Isauro Beltrán, and Magda Maria Pinheiro de Melo. "CRENÇAS DE PROFESSORES SOBRE AS HABILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR E A TEORIA HISTÓRICO CULTURAL." Práxis Educacional 16, no. 39 (April 1, 2020): 395. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.5129.

Full text
Abstract:
A categoria habilidade, assim como a de competência, tem relevância na organização e no desenvolvimento do currículo na educação básica, por isso o interesse de se estudar o pensamento docente sobre o que são habilidades e sua formação. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza exploratória que identificou e caracterizou crenças de professores da educação básica de escolas públicas sobre as habilidades e a sua formação, no contexto escolar, considerando o papel desse tipo de conhecimento para a atividade profissional da docência. A pesquisa teve como referência as contribuições da teoria Histórico-Cultural de L. S. Vigotsky e alguns de seus seguidores. Como instrumento de coleta de dados foi usado um questionário normativo, de escala tipo Likert, convenientemente elaborado e validado pelos pesquisadores. Entre os resultados mais importantes, destaca-se um hiato no modelo de crenças dos professores em relação à matriz teórica de referência, destacando-se, em especial, o entendimento das habilidades como tipo de atividade que implica o domínio não consciente de sua estrutural operacional orientada à aplicação de conhecimentos, assim como apresentar a mesma estrutura das competências. Esse conhecimento das crenças dos professores sobre o referido domínio da atividade profissional é um elemento chave que deve ser levado em conta nos programas de formação e de desenvolvimento profissional dos docentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Nakano, Tatiana de Cassia. "Solange Muglia Wechsler: Trajetória Profissional." Psicologia: Ciência e Profissão 38, spe (2018): 195–200. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000209298.

Full text
Abstract:
Resumo: O presente texto tem, como objetivo, prestar uma homenagem à pesquisadora Solange Muglia Wechsler, pela sua relevância e atuação na área da Psicologia. A partir da retomada da sua história pessoal e trajetória acadêmica e profissional, o artigo busca apresentar suas principais contribuições para a Psicologia, mais especificamente para a área da avaliação psicológica e construção de testes psicológicos, notadamente nas temáticas da criatividade, inteligência, talentos, estilos cognitivos, altas habilidades/superdotação, temperamento e Psicologia positiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Lelis, Henrique Rodrigues, Helton Júnio Silva, Fernando Da Cruz Coelho, Fernanda Pereira Santana, and Eloy Pereira Lemos Junior. "As necessidades do usuário da informação e as habilidades e competências do moderno profissional da informação." Revista Conhecimento em Ação 6, no. 1 (June 24, 2021): 101–21. http://dx.doi.org/10.47681/rca.v6i1.41554.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa explora a atuação profissional da ciência da informação na atualidade, especialmente no que se refere ao campo de atuação, habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho dentro do contexto da sociedade informacional. Tomando como referencial teórico os conceitos relacionados a organização e representação do conhecimento, recuperação da informação e estudos do usuário informacional, a presente investigação traçou um paralelo entre as necessidades informacionais do usuário e o papel que o profissional da informação deve exercer na atualidade. Como método de pesquisa, este estudo foi exploratório e descritivo, pois o objetivo foi promover o conhecimento sobre o problema de pesquisa. A coleta de dados foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Como resultado,chegou-se a conclusão de que o foco primordial do moderno profissional da informação é atender as necessidades informacionais do usuário que são a recuperação de informação de qualidade, o que é auferido dentro do contexto social no qual este está inserido. Notadamente há uma expansão do mercado de trabalho, com acréscimos de novas demandas e novos formatos profissionais, desde que, o profissional tenha as habilidades e competências necessárias para atender as exigências do usuário informacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Meurer, Alison Martins, and Simone Bernardes Voese. "Há vagas: análise do perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho para profissionais contábeis da área de custos." Revista Catarinense da Ciência Contábil 19 (June 15, 2020): 2994. http://dx.doi.org/10.16930/2237-766220202994.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo analisar o perfil requerido pelo mercado de trabalho para profissionais contábeis da área de custos a partir das diretrizes da International Federation of Accountants (IFAC), sendo analisadas 155 vagas de emprego anunciadas no site Manager Empregos. As redes de coocorrência obtidas pelo coeficiente de Jaccard permitiram delinear o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho. Os achados indicam que possuir conhecimentos multidisciplinares, elaborar relatórios para tomada de decisão, dominar elementos da tecnologia da informação e da língua inglesa estão entre os anseios técnicos identificados. Em relação às professional skills, foi verificado que ter habilidades de comunicação, pensamento crítico e analítico, visão sistêmica, foco, organização e ética são características destacadas pelas organizações que pretendem contratar profissionais de custos. Os resultados implicam a importância de desenvolver, além de competências técnicas, também habilidades sociais com os discentes dos cursos de Ciências Contábeis para que sejam supridas as demandas do mercado de trabalho e para que os estudantes consigam tornar seus currículos atrativos para as organizações e superar barreiras por vezes existentes devido à pouca experiência profissional no mercado de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Dias, Ernandes Gonçalves, Carolina Cardoso dos Anjos, Leandro Pereira da Silva, Lyliane Martins Campos, and Maiza Barbosa Caldeira. "A primeira experiência profissional do enfermeiro na Atenção Básica." Revista Enfermagem Contemporânea 9, no. 2 (October 22, 2020): 218. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.2914.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Descrever a primeira experiência profissional do enfermeiro na Atenção Básica. MÉTODO: Estudo descritivo de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados no período de agosto a setembro de 2019 por meio de uma entrevista semisestruturada aplicada a nove enfermeiros atuantes em Unidades de Saúde da Família de Monte Azul, Minas Gerais. RESULTADOS: A primeira experiência profissional na Atenção Básica é um desafio e oportunidade para afirmação da identidade profissional. Gera ansiedade, medo e insegurança. As dificuldades têm relação com a pouca familiaridade dos profissionais com os atributos da Atenção Básica, ao gerenciamento e ao cuidado assistencial. CONCLUSÃO: Apesar de ser um desafio a primeira experiência profissional na Atenção Básica pode oportunizar ao Enfermeiro o desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades fundamentais para o crescimento profissional, mesmo quando o profissional já tem outra experiência profissional que não neste campo de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Teixeira, Alexsandra, and Evaldo Luis Pauly. "A educação profissional emancipatória." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 10, no. 1 (December 22, 2017): 87–101. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v10i2.931.

Full text
Abstract:
O artigo reflete sobre as contribuições e as limitações da educação profissional de jovens em relação ao seu caráter emancipatório, no desenvolvimento tanto dos aspectos técnicos quanto das habilidades e competências pessoais e profissionais necessárias. A metodologia utilizada é o estudo documental e a interpretação de algumas produções acadêmicas e empresariais sobre a Educação Profissional, partindo do pressuposto que a educação profissional, no que diz respeito ao seu caráter emancipatório, poderá atuar de modo a contribuir não só com o aumento da empregabilidade do jovem e o consequente incremento na economia, como também contribuir para nortear a vida do aluno para o desenvolvimento de sua autossuficiência. O estudo, por fim, apresenta algumas evidências que indicam como a educação profissional vem agregando valor ao desenvolvimento dos jovens brasileiros e, por consequência, contribuindo com o desenvolvimento do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Mania, Taiomara Vieira, Andrea Maria Duarte Vargas, and Efigênia Ferreira Ferreira. "Inserção no mundo do trabalho odontológico: percepção de graduandos em Odontologia sobre habilidades adquiridas e expectativas." Revista da ABENO 18, no. 3 (August 20, 2018): 148–58. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i3.563.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a autopercepção do estudante de odontologia quanto às habilidades adquiridas na graduação para o início de suas atividades profissionais, além de identificar aspectos de seu projeto profissional. Os estudantes do décimo período de duas Instituições de Ensino Superior responderam a um questionário autoaplicável, com perguntas relacionadas às habilidades e competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Odontologia, e relativas ao seu projeto inicial de vida profissional. Dos 132 questionários distribuídos, 103 foram respondidos. A maioria dos estudantes considerou iniciar carreira em clínica privada e/ou pública (87; 84,46%), como prestador de serviços. Planejam continuidade de estudos em cursos de especialização e ou aperfeiçoamento (72; 69,89%); têm segurança em habilidades clínicas relacionadas a procedimentos de Atenção Básica (>70%) e bem menos em procedimentos especializados. Quanto às habilidades gerais apresentam dificuldades em termos de liderança e gerenciamento (<42,71). Não são fluentes em língua estrangeira (28,15%,) e apresentam expectativas de ganhos financeiros próximas à realidade. Compreendem bem o mundo do trabalho, percebem a necessidade de continuar os estudos, estão seguros de algumas habilidades gerais e clínicas adquiridas e percebem que algumas estão insuficientes. Rever o modo de ensinar, a relação ensino-aprendizagem e a metodologia de avaliação pode ser um caminho para tornar vivas as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Odontologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Macêdo, Cristiano S., Evangerlandy G. Macêdo, and Josefina Barrera Kalhil. "AURORA DOS PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE O ENSINAR A DESENVOLVER HABILIDADES PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 5, no. 1 (July 12, 2017): 94–114. http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p94-114.i5345.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados do estudo que teve o objetivo de verificar algumas das implicações na formação inicial e atuação profissional de professores de Física quanto ao desenvolvimento de Habilidades Profissionais na atuação docente, no âmbito das disciplinas técnicas do curso de Eletroeletrônica que, possuem a Física como ciência de alicerce. O estudo se justificou pela relevância das habilidades profissionais no desenvolvimento de competências profissionais indispensáveis à atuação e permanência de técnicos no mercado de trabalho. Por estas lentes, investigou-se professores de Física que lecionam disciplinas técnicas no curso de Eletroeletrônica e estudantes de Licenciatura em Física de uma instituição pública da região. Para os primeiros utilizou-se a técnica de entrevistas para a análise de conteúdo. Para os últimos, o questionário estruturado para análise por meio de uma escala social que ofereceu Ranking de respostas sobre as categorias. Utilizou-se a técnica de análise de documentos legais sobre as habilidades. Os resultados indicam superficialidade na formação inicial docente, na prática de ensino e nos documentos legais sobre as habilidades e habilidades profissionais. Apontam a ausência de sistematização para o seu desenvolvimento no ensino o que sugere investigações de métodos, didáticas, estratégias, propostas, dentre outros que ofereçam caminhos para a superação destas limitações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Rocha, Sheyla Ribeiro, Gustavo Salata Romão, Maria Sílvia Vellutini Setúbal, Carlos Fernando Collares, and Eliana Amaral. "Avaliação de Habilidades de Comunicação em Ambiente Simulado na Formação Médica: Conceitos, Desafios e Possibilidades." Revista Brasileira de Educação Médica 43, no. 1 suppl 1 (2019): 236–45. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190154.

Full text
Abstract:
RESUMO Na comunidade acadêmica internacional, a comunicação eficaz entre profissionais de saúde, pacientes e seus familiares é reconhecida como condição indispensável para a qualidade dos cuidados em saúde. No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina estabelecem que o egresso deve ser preparado para se comunicar por meio de linguagem verbal e não verbal, com empatia, sensibilidade e interesse, promovendo o cuidado centrado na pessoa e uma relação horizontal e compartilhada com o paciente. Para alcançar esses objetivos, faz-se preciso a implementação de atividades curriculares que promovam o desenvolvimento dessa habilidade e avaliem a sua aquisição durante a graduação em Medicina. A habilidade em se comunicar adequadamente não pode ser aprendida apenas por observação e tende a declinar ao longo do curso. Recomenda-se que seu ensino se estenda de modo coerente a todos os níveis de formação, incluindo os internatos e programas de residência. Na avaliação de habilidades de comunicação, especialistas recomendam que seja instituída uma matriz que permita repetidas oportunidades de avaliação e feedback, reforçando o uso das habilidades mais básicas de entrevista até as mais complexas, como a comunicação de más notícias. Dessa maneira, para um ensino e avaliação eficientes, são necessários métodos e instrumentos com sólida fundamentação teórica. Atividades em ambiente simulado com a participação de pacientes padronizados têm sido amplamente utilizadas para o ensino e a avaliação dessa habilidade durante a consulta clínica. Nesse contexto, programas de desenvolvimento docente são fundamentais para que estratégias eficazes de ensino e avalição sejam implementadas e permitam ao futuro médico a aquisição de habilidades essenciais ao ético exercício profissional. Este artigo propôs-se a uma revisão narrativa sobre avaliação de habilidades de comunicação em ambiente simulado apresentando seus conceitos, desafios e possibilidades. Também aborda aspectos práticos para a organização desse tipo de avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Morais, Gisele Aparecida de, Vanessa B. R. Leme, Amanda Oliveira Falcão, and Camila de Sousa Pereira-Guizzo. "Habilidades sociais e expectativas de futuro como preditores da autoeficácia para a escolha profissional." Psico 52, no. 2 (July 15, 2021): e32374. http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2021.2.32374.

Full text
Abstract:
Durante o ensino médio, os estudantes podem enfrentar as primeiras escolhas relacionadas ao seu futuro profissional. O estudo investigou em que medida o sexo, as habilidades sociais e as expectativas de futuro predizem a autoeficácia para a escolha profissional de estudantes do ensino médio. Participaram 436 alunos (M = 16,23 anos, DP = 1,09), de ambos os sexos, de escolas públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Autoeficácia para a Escolha Profissional; Escala de Expectativas Futuras; Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes; e Questionário de Dados Socioeconômicos. As habilidades sociais de desenvoltura social e abordagem afetiva, as expectativas de futuro em relação ao trabalho e à educação e o sexo feminino explicaram 26% da variabilidade da autoeficácia para a escolha profissional dos estudantes. Os dados da pesquisa poderão contribuir para o planejamento de futuros programas de intervenção com os alunos, seus familiares e professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

SOARES, ADRIANA BENEVIDES, ALMIR DIEGO GONÇALVES BRITO DA SILVA, BRUNO DE ALCÂNTARA SOUZA, and PRISCILA FERNANDES LIMA. "Fatores associados à adaptação acadêmica de estudantes de psicologia do primeiro período." Revista Interamericana de Psicología/Interamerican Journal of Psychology 53, no. 3 (March 9, 2020): 431–43. http://dx.doi.org/10.30849/rip/ijp.v53i3.950.

Full text
Abstract:
O estudo verificou como as variáveis Expectativas Acadêmicas, Habilidades Sociais, Maturidade para a Escolha Profissional e Educação à Carreira estão associadas à adaptação acadêmica no Ensino Superior no primeiro período do curso de Psicologia. Os participantes foram 214 estudantes de universidades públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro. Utilizaram-se os instrumentos Escala de Expectativas Acadêmicas de Estudantes Ingressantes na Educação Superior, Inventário de Habilidades Sociais, Escala de Maturidade para Escolha Profissional, Questionário de Educação a Carreira e Questionário de Vivências Acadêmicas reduzido. A adaptação mais satisfatória esteve associada a níveis mais realistas de Expectativas Acadêmicas, melhor Educação à Carreira e melhor repertório de Habilidades Sociais. A promoção de competências sociais e de escolha profissional pode contribuir para a adaptação acadêmica no contexto estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rocha, Amanda Patrícia Figueirôa. "Perfil do revisor em carreira pública: conhecimentos, habilidades e desafios." Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios 1, no. 26 (February 18, 2016): 104–20. http://dx.doi.org/10.5752/10.5752/p2358-3231.2015n26p104.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo traçar um panorama do profissional de revisão de textos em órgão público, analisando as provas de concurso e a trajetória desse profissional. Foi produzido a partir de uma pesquisa qualitativa, por meiode um questionário aplicado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais aos servidores que atuam como redatoresrevisores e, também, pela análise do último concurso para o cargo, nesse mesmo órgão, em 2008. Durante a análisedos dados, procurou-se destacar o perfil esperado desse profissional e as vantagens e desvantagens da carreira pública. Em virtude de sua especificidade e pelo fato de o tema proposto não ser objeto de artigos acadêmicos, o ponto principal deste artigo é ampliar a discussão para os desafios enfrentados pelo revisor de textos no seu cotidiano profissional.Palavras-chave: Revisor de textos. Carreira Pública. Concurso Público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Vieira, Marilandi Maria Mascarello, and Josimar De Aparecido Vieira. "PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL." HOLOS 2 (March 28, 2014): 24. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2014.1994.

Full text
Abstract:
O propósito desse trabalho consiste em analisar como a educação profissional pode se transformar num espaço de construção do conhecimento. Aponta a existência de dois paradigmas que orientam a educação e defende-se que a educação profissional precisa estar orientada pelo paradigma da aprendizagem. Defende-se que essa modalidade de ensino pode se constituir em espaço para a produção do conhecimento, tendo como princípios a relação ensino-pesquisa e a articulação teoria e prática. Conclui-se que a atual conjuntura exige profissionais com capacidade/habilidades que não se desenvolvem em ambientes destituídos de pesquisa, de relação entre os saberes e com a prática social que os gerou.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

de Souza Dantas, Hildeci. "O CAMINHO DE REALIZAÇÃO DE UM PROCESSO DE SELEÇÃO E GESTÃO DE TALENTOS REFLETIDO POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: UM ESTUDO DE CASO NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE PARAGOMINAS – FACESP-PA." Revista Mais Educação 2, no. 8 - Outubro 2019 (October 2019): 813–29. http://dx.doi.org/10.51778/2595-9611.v2i8p813-829.

Full text
Abstract:
Este artigo é parte integrante da Dissertação de Mestrado em Direção Estratégica do pesquisador, pela Universidad Internacional Iberoamericana – UNINI PORTO RICO. No entanto, estudar o campo da gestão de talentos, em especial, o recrutamento e a seleção de pessoal pelo vértice da gestão por competências e por habilidades é de fato uma questão desafiadora para aqueles que usam o termo competências de gestão. Embora, a competência e nem a habilidade estejam no rol profissional dos recursos humanos da instituição podemos avaliar e rever que o caminho de um processo de realização de seleção e gestão de talentos nos parecem caminhar por outras dimensões; ou seja, selecionar e recrutar por habilidades e por competências não são traços básicos, únicos e evidentes em síntese. Por isso, o cenário da gestão de talentos, especificamente, o recrutamento e seleção de pessoal deságuam em uma análise na qual as práticas de gestão por competências e por habilidades são visto por muitos profissionais da área como apenas um custo e vem à tona a crítica pela ótica de que qualquer pessoa pode recrutar, selecionar e manter os recursos humanos na instituição. Por isso, existem pontos de convergência e divergência em relação à prática de recrutar, selecionar, reter e manter os recursos humanos na instituição de Ensino Superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Ferreira Lima, Maria Do Carmo, Marina Santana, and Tatiane Ribeiro dos Santos. "RETENÇÃO DE TALENTOS NA PROFISSÃO DE SECRETARIADO." Revista de Gestão e Secretariado 2, no. 1 (October 21, 2011): 101–30. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v2i1.46.

Full text
Abstract:
No mundo corporativo muito se investe em tecnologia, processos especializados e técnicas cada vez mais avançadas para se alcançar as tão planejadas metas de crescimento. Porém, há um fator que está por trás de todas as técnicas e processos a ser adotado, um item sem o qual nada funcionaria: o fator humano. No cenário atual, é preciso conhecer a expectativa profissional de cada funcionário e procurar atendê-las. Devido à passagem da Era Industrial para a Era da Informação, as organizações buscam fornecedores de serviços cerebrais; necessitam das habilidades com as mãos, mas a habilidade do cérebro é mais valorizada. Pesquisas apontam que hoje, o que mais atrai os profissionais de secretariado é o Plano de Carreira. Remuneração, seja fixa ou variável, tornou-se um item de segunda ou até terceira prioridade. Isto se dá porque o perfil destes profissionais é buscar crescimento pessoal e profissional. Estes dados ficam comprovados na pesquisa primária elaborada neste trabalho. A maioria dos profissionais entrevistados, especialmente os jovens, considera a carreira como sua maior prioridade. Com base no que foi analisado e comparando aos estudos acadêmicos abordados no decorrer do trabalho, é correto confirmar que há uma tendência comprovada em pesquisas primárias e secundárias de que o salário está saindo de cena quando o assunto é reter talentos. Mais que isso, para reter o talento é preciso estudá-lo, pois conforme constatado a prioridade vai variar de acordo com a fase pessoal e profissional em que o indivíduo se encontra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Ferreira, Danielle Thiago. "Profissional da informação: perfil de habilidades demandadas pelo mercado de trabalho." Ciência da Informação 32, no. 1 (April 2003): 42–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652003000100005.

Full text
Abstract:
Doze empresas de consultoria em recrutamento e seleção de recursos humanos foram estudadas para obter informações acerca da demanda atual do mercado de trabalho. Foram levantadas e analisadas as literaturas sobre o mercado de trabalho, as qualificações profissionais requeridas pelo mercado e as informações obtidas em depoimentos de empregadores. O estudo trouxe quatro conclusões principais: (1) os profissionais devem desenvolver continuamente suas habilidades técnicas típicas de ciência da informação, bem como suas atitudes comportamentais; (2) as potencialidades desses profissionais nem sempre são reconhecidas pelo mercado de trabalho; (3) como conseqüência, não é comum encontrar profissionais da informação ocupando posições superiores como analistas ou gerentes; (4) as causas principais das deficiências são tanto a falta de desenvolvimento dessas habilidades durante o período de formação, quanto a falta de reconhecimento do perfil dos profissionais da informação pelo mercado e da auto-imagem por eles mesmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Raposo, Vinícius Silveira, Marcos Aurelio Dias Meireles, Marcelo Cabral de Souza e. Silva, and Adilson Ribeiro de Oliveira. "Soft Skills, avaliação por docentes e autoavaliação por estudantes integrantes de grupos de estudos acadêmicos no ensino básico, técnico e tecnológico." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 29, 2020): e66391110345. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10345.

Full text
Abstract:
O sucesso na carreira profissional sempre foi pautado pelas habilidades técnicas do indivíduo (hard skills) necessárias à resolução dos problemas do dia a dia. Recentemente, o desenvolvimento de habilidades humanas, também conhecidas como “soft skills”, ganharam destaque no relacionamento interpessoal e corporativo. O que chama atenção é que tais habilidades ainda não fazem parte da maioria dos currículos regulares de formação profissional. Objetivou-se com o presente estudo entender qual o nível de autoconsciência entre discentes do ensino básico, técnico e tecnológico participantes de Grupos de Estudo Acadêmicos acerca de seus comportamentos em relação às soft skills. Foi aplicada avaliação por meio de um questionário onde as habilidades foram agrupadas em três grupos distintos: Grupo 1: gestão de tempo e organização; Grupo 2: empreendedorismo e capacidade de execução de tarefas; e Grupo 3: autoconhecimento e mentalidade. As respostas dos alunos foram comparadas à percepção dos Orientadores dos Grupos de Estudo quanto a real capacidade de cada aluno em alcançar o objetivo esperado frente ao item avaliado tomando como base a relação desenvolvida entre aluno e orientador. Diante dos resultados, pode-se observar que a autopercepção dos estudantes sobre suas próprias habilidades pessoais é um fator a ser trabalhado em sala, ou mesmo em projetos extracurriculares, para que, a partir do aumento de consciência da necessidade de melhoria, os estudantes desenvolvam, além das tradicionais habilidades técnicas, suas habilidades pessoais tão necessárias ao mercado de trabalho contemporâneo, e assim caminhem em direção à evolução e ao desenvolvimento profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Andrade Nascimento, Lizandra, and José Konzen. "ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL." Vivências 17, no. 32 (December 14, 2020): 361–75. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.393.

Full text
Abstract:
O projeto de extensão Orientação Profissional – Projetos de Vida oportuniza a reflexão e o diálogo sobre o mundo do trabalho, as exigências em termos de habilidades e competências, bem como as possibilidades de realização na contemporaneidade. A metodologia utilizada contempla as seguintes ações: a busca de aprofundamento teórico sobre orientação profissional; visita às Escolas; realização de entrevistas com as turmas de terceiros anos do Ensino Médio; reuniões periódicas com os coordenadores de cursos e direção da URI – São Luiz Gonzaga; realização das oficinas; avaliação e replanejamento. Além de visitar escolas de Ensino Médio de São Luiz Gonzaga e região, são realizadas atividades como: sessões de bate-papo sobre escolha profissional; Caravana do Conhecimento; debate sobre temas sugeridos pelos estudantes, dentre os quais redução da maioridade penal, sexualidade e orientação de gênero, uso de drogas e preconceitos; bem como entrevistar profissionais de diferentes áreas. Torna-se fundamental a parceria com as equipes diretivas e com as orientadoras educacionais, e, ainda, envolver as famílias nas reflexões. O projeto tem sido exitoso, pois propicia o autoconhecimento, de forma que os estudantes analisam suas próprias competências, fragilidades e tendências. As oficinas proporcionam a ampliação de informações sobre o mundo do trabalho, levando os jovens a conhecerem as especificidades e as exigências atuais, articulando a adequação ao mercado com seus anseios e seu perfil. Vale salientar, também, o incentivo aos estudantes para que invistam em seus sonhos, mesmo diante de um cenário de crise, buscando renovar a esperança e o entusiasmo pelos estudos e pela formação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Santos, Priscila Reis dos, José Marcos Carvalho de Mesquita, Jorge Tadeu de Ramos Neves, and Alessandra Mesquita Bastos. "Inserção no mercado de trabalho e a empregabilidade de bacharéis em Biblioteconomia." Perspectivas em Ciência da Informação 21, no. 2 (June 2016): 14–32. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2563.

Full text
Abstract:
A atuação do bibliotecário está cada vez menos limitada às bibliotecas e esse trabalhador, atualmente conhecido como profissional da informação, enfrenta o desafio de inserir-se e manter-se atrativo no mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente e competitivo. Para manter-se empregável, ele precisa, constantemente, aprimorar os seus conhecimentos e desenvolver suas habilidades técnicas e pessoais por meio da educação e treinamento, ambos em consonância com as necessidades do mercado. O objetivo desta pesquisa é analisar a inserção profissional e a empregabilidade dos bacharéis em Biblioteconomia, egressos da Escola de Ciência da Informação da UFMG no interstício 2005-2010, no mercado de trabalho de Belo Horizonte. Para isso, foi aplicado em 74 indivíduos, um questionário semiestruturado contendo perguntas fechadas e abertas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, análise exploratória de dados, tabulação cruzada e análise fatorial exploratória. Os resultados indicaram que 91% dos entrevistados estão empregados e 97% conseguiram o emprego no primeiro ano após a conclusão do curso. Os fatores identificados como responsáveis pela inserção do profissional no mercado de trabalho foram: "habilidades e competências profissionais" e "valores e atitudes do bibliotecário".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Wallan Tertuliano, Ivan, Vivian de Oliveira, and Henrique De Oliveira Castro. "VIVÊNCIA DE ATIVIDADES FÍSICAS E AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS." BIOMOTRIZ 15, no. 1 (July 1, 2021): 123–39. http://dx.doi.org/10.33053/biomotriz.v15i1.445.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve o objetivo de organizar conteúdos sobre a contribuição da vivência de atividades físicas para aquisição e melhoria das habilidades motoras fundamentais e, consequentemente, com o desenvolvimento motor de crianças com idade entre 6 e 10 anos. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica, do tipo narrativa, com o uso de artigos publicados sobre a temática, por meio de descritores específicos, tendo como base para coleta de informações as bases: PUBMED, LILACS, Scielo e Google Acadêmico, assumindo textos publicados entre 2009 e 2020. A consulta às bases de dados ocorreu em janeiro de 2021. Utilizou-se dos seguintes descritos para busca: Desenvolvimento motor, habilidade motora, criança e atividade física, em português e em inglês. Os estudos que fizeram parte desta revisão sugerem que a prática de atividade física auxilia o processo de aquisição e refinamento das habilidades motoras fundamentais de crianças com idade entre 6 e 10 anos de idade, mas que isso só é possível se houver intervenção motora adequada, organizada e sistematizada, sempre com o acompanhamento de um Profissional de Educação Física. Assim, pode-se considerar que os Profissionais de Educação Física devem propiciar atividades com objetivos definidos e direcionados para o desenvolvimento de aspectos específicos do movimento que o aluno aprenderá.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Cubas, Marcia Regina, Nilza Teresinha Faoro, Simone Tetu Moysés, and Deborah Ribeiro Carvalho. "Avaliação da Atenção Primária à Saúde: validação de instrumento para análise de desempenho dos serviços." Saúde em Debate 41, no. 113 (April 2017): 471–85. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201711310.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo teve origem em pesquisa que objetivou identificar e validar a relevância dos indicadores presentes em um instrumento de avaliação da Atenção Primária à Saúde. Sessenta especialistas avaliaram 23 indicadores das dimensões 'usuário como centro do processo', 'organização dos processos focados nos usuários', 'vínculo, competências, habilidades e atitudes profissionais' e 'ambiência organizacional'. Quatro indicadores obtiveram Índice de Validade de Conteúdo (IVC) máximo: 'pesquisa com usuários dos serviços de saúde', 'ampliação da carteira de serviços', 'formação profissional, competências e participação nos processos de educação profissional' e 'ambiência e comunicação com a comunidade'. O IVC geral foi de 0,91.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Oda, Rafael, and Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho. "MERCADO DE TRABALHO DE ARQUIVOLOGIA NO BRASIL: Análise de anúncios de emprego na WEB." PontodeAcesso 13, no. 1 (October 16, 2019): 102. http://dx.doi.org/10.9771/rpa.v13i1.27351.

Full text
Abstract:
O presente artigo é resultado de pesquisa, realizada pra conclusão de curso em Arquivologia, que buscou descrever o campo de atuação profissional dos arquivistas no Brasil utilizando como dados os anúncios de empregos em site na web. Objetivou-se reunir o corpus de ofertas de trabalho do portal empresarial Catho durante o período da pesquisa, identificar tendências de contratação por parte das organizações e apresentar as habilidades e competências requisitadas a esses profissionais. Através do método quanti-qualitativo foi possível identificar: a distribuição de anúncios por mês, a divisão demográfica das vagas no território brasileiro, o nível de capacitação exigido, as habilidades e competências requeridas, as atividades a serem realizadas, o regime de contratação, a remuneração e os benefícios das vagas anunciadas. Concluiu-se que o campo de trabalho para arquivistas encontra-se em expansão como reflexo de uma sociedade com o crescimento informacional acelerado frente às novas tecnologias. As habilidades e competências profissionais requisitadas são específicas e demandam capacitação por parte desses profissionais, seja durante a graduação ou por meio de educação continuada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Bohnenberger, Luís Augusto, and Marina Pante. "Habilidades sociais e coworking: Possibilidade ou necessidade?" PSI UNISC 5, no. 2 (July 10, 2021): 156–72. http://dx.doi.org/10.17058/psiunisc.v5i2.13947.

Full text
Abstract:
O coworking é uma tendência mundial que vem crescendo no Brasil. Mais que um local de trabalho, é um ambiente de colaboração, criatividade e inovação e que favorece a networking. Porém para que a pessoa possa usufruir dessas possibilidades, é necessário que tenha algumas habilidades sociais desenvolvidas e aplicadas. Neste artigo, se buscou entender como se dão as relações interpessoais no coworking, como é a qualidade dessas relações e se dependem de a pessoa possuir um repertório de habilidades sociais previamente desenvolvidas ou se o coworking pode ser um local de desenvolvimento de habilidades sociais. Para isto, realizaram-se dez entrevistas semiestruturadas com profissionais de diferentes áreas que trabalham num coworking, convidando pessoalmente cada um deles. Estas entrevistas que com foram exploradas através da Análise de Conteúdo de Bardin (1977), sob as categorias de: (1) habilidades sociais, (2) comportamentos não-assertivos/agressivos, (3) visão de coworking e (4) outros. Faz-se uma revisão sobre as principais características do coworking, que é apontado como um local que favorece o sentimento de comunidade, além de um entendimento da importância das habilidades sociais. Como resultados, verificou-se que é necessário tanto um desenvolvimento prévio de habilidades sociais para se integrar ao coworking quanto a disposição do profissional para desenvolver suas habilidades sociais na convivência com outras pessoas que compartilham o mesmo espaço. Conclui-se que este pode ser um campo de atuação para o psicólogo no sentido de auxiliar no desenvolvimento de habilidades sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Nascimento, Juarez Vieira do. "Self-perception scale of professional competence in physical education and sports." Revista Paulista de Educação Física 13, no. 1 (June 20, 1999): 5. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1999.137756.

Full text
Abstract:
Considerando que o sucesso profissional depende tanto da utilização adequada de conhecimentos e procedimentos quanto do sentimento de domínio (segurança) manifestado em relação aos conhecimentos e habilidades inerentes ao desempenho profissional, a presente investigação relata as fases de construção e testagem do instrumento psicométrico denominado “Escala de Auto-Percepção de Competência Profissional em Educação Física e Desportos” Este processo resultou num instrumento de medida bidimensional, com aceitável consistência interna e alto coeficiente de estabilidade dos escores. O instrumento consiste numa escala de medida de eficácia pessoal por referir-se apenas às convicções do profissional sobre suas próprias capacidades para desempenhar comportamentos específicos. O nível ou a magnitude da competência profissional percebida foi operacionalizado não como uma medida simples de uma tarefa específica do profissional, mas como uma medida composta que se refere à soma de respostas dos 30 itens do questionário que versam sobre diferentes competências no domínio de conhecimentos e habilidades necessárias ao desempenho profissional da área. Entretanto, algumas questões persistem sobre as propriedades psicométricas do instrumento e requerem a realização de pesquisas exploratórias para o seu refinamento contínuo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Da Silva, Marcos Elias Traad. "Proposta metodológica para revisão ou construção de grades curriculares compatíveis com a formação profissional para o mercado e para o desenvolvimento regional." Revista Acadêmica: Ciência Animal 1, no. 1 (January 15, 2003): 33. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v1i1.14874.

Full text
Abstract:
A formação profissional para o trabalho é uma meta do educador, haja vista a demanda por serviços qualificados em diferentes segmentos da economia e as suas relações com o desenvolvimento de diferentes regiões do país. Segundo a Lei n.º 9.394 (20/12/96) de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação para o trabalho envolve profissionais em nível técnico (médio) e tecnológico (superior). Esses devem estar aptos à prestação de serviços, com o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à sua profissão. Assim, o principal meio pelo qual os futuros profissionais estarão aptos ao trabalho é orientado pela grade curricular do curso. Muitas vezes, ela não é concebida metodologicamente para atendimento ao mercado, tampouco direcionada à visão crítica do ambiente de trabalho e da sociedade como um todo. Isso significa que, mesmo contendo disciplinas relevantes, a grade nem sempre atende a esta dinâmica, devendo ser reavaliada, ou construída, com base em parâmetros importantes. Objetiva-se, assim, sugerir metodologia para a construção de grades curriculares, buscando-se o desenvolvimento de competências e habilidades, destinadas ao exercício profissional para o trabalho, com maior integração entre os professores de um curso, e entre esses e a futura profissão dos egressos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Furtado, Renata Lira, and Evelyn De Nazaré Oliveira dos Santos. "Objetivos e conteúdos para uma disciplina de Competência em Informação direcionada à formação do arquivista." Convergências em Ciência da Informação 3, no. 3 (December 31, 2020): 4–29. http://dx.doi.org/10.33467/conci.v3i3.13990.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar elementos que contribuam com o desenvolvimento de uma disciplina de Competência em Informação para os cursos de Arquivologia, com o intuito de complementar a formação e atuação do arquivista, especificamente no desenvolvimento de habilidades para lidar com a informação, tanto no âmbito pessoal como no profissional. A pesquisa foi desenvolvida por meio de Pesquisa bibliográfica e documental e os resultados apresentam os objetivos, com as capacidades, conhecimentos e habilidades esperadas do aluno, e os conteúdos da disciplina de Competência em Informação indicados para atender as habilidades da prática cotidiana do estudante e do futuro profissional. Os objetivos e conteúdos apresentados para implementação de uma disciplina de Competência em Informação direcionada à formação em Arquivologia, buscam refletir autonomia intelectual do estudante como fator preponderante à diminuição do distanciamento entre a teoria e a prática arquivística, bem como situar o profissional acerca do seu papel social na contemporaneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Takahashi, Edna A. Shiratsu, and Maria Eliza Nigro Jorge. "ENSINO E APRENDIZAGEM DE HABILIDADES AFETIVAS DO PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE." Colloquium Humanarum 10, Especial (October 25, 2013): 911–18. http://dx.doi.org/10.5747/ch.2013.v10.nesp.000540.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Miranda, Ana Cláudia Carvalho de, and Antônia da Silva Solino. "Educação continuada e mercado de trabalho: um estudo sobre os bibliotecários do Estado Rio Grande do Norte." Perspectivas em Ciência da Informação 11, no. 3 (December 2006): 383–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362006000300007.

Full text
Abstract:
Apresentar a importância e necessidade da educação continuada para os profissionais bibliotecários que atuam no Estado do Rio Grande do Norte. Entende-se que a análise dessa temática neste momento de aceleradas mudanças frente aos avanços das novas tecnologias é essencial para o redirecionamento e posicionamento desses profissionais no mercado de trabalho. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os profissionais reconhecem a importância da educação continuada como um instrumento de aperfeiçoamento e atualização, capaz de auxiliá-los na aquisição de um conjunto de habilidades, atitudes e comportamentos necessários ao desempenho eficiente de sua prática profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Lopes, Thaynara Ferreira, Beatriz Viana da Silva, Luana Sousa de Carvalho, Suellen Silva Vaz, Jamile Mineu Pereira, and Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho. "Atuação profissional dos egressos do programa de educação tutorial de um curso de enfermagem." Revista Enfermagem Contemporânea 9, no. 2 (October 26, 2020): 211. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.2913.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: conhecer as contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET) para a atuação profissional dos egressos do curso graduação em enfermagem de uma Universidade do Nordeste do Brasil. MÉTODO E MATERIAIS: trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados ocorreu em 2017 por meio de questionário com perguntas sobre as habilidades desenvolvidas enquanto bolsistas e as contribuições na carreira profissional do egresso. Todos os 84 ex-bolsistas foram convidados a participar, dos quais 47 responderam ao questionário. RESULTADOS: 75,5% dos egressos desse programa conseguem rápida inserção no mercado de trabalho com perspectivas de reingresso na universidade por meio dos cursos de pós-graduação. Em relação às contribuições do programa na carreira profissional, afirmaram que as competências desenvolvidas facilitaram a solidificação do perfil profissional desejado. Revelaram que o programa foi importante para a carreira profissional, e que também contribuiu no desenvolvimento pessoal. Ademais, 51% relataram que o trabalho em equipe e relacionamento interpessoal foram as competências que mais colaboraram na vida profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: foi possível perceber a importância da atuação do programa na formação acadêmica e profissional dos estudantes do curso de enfermagem, a partir do desenvolvimento de habilidades realizadas no grupo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Santana, Aydwlha Moniq Barbosa de, Jocelly De Araújo Ferreira, Matheus Figueiredo Nogueira, and Luciana Dantas Farias de Andrade. "Relacionamento interpessoal na prática universitária: desvendando a visão do discente/ Interpersonal relationship in university practice: unraveling the view of students." Ciência, Cuidado e Saúde 14, no. 4 (May 26, 2016): 1513. http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v14i4.29886.

Full text
Abstract:
O estudo visa conhecer a opinião do discente sobre os fatores associados ao relacionamento interpessoal (professor-aluno) em âmbito universitário; e identificar a contribuição do relacionamento interpessoal na formação profissional dos discentes. Estudo exploratório-descritivo de natureza quanti-qualitativa, cujos dados foram coletados na Universidade Federal de Campina Grande – Centro de Educação e Saúde, sendo a amostra composta por 140 discentes, envolvendo ingressantes e concluintes dos cursos de enfermagem, farmácia e nutrição. Os dados objetivos foram analisados descritivamente. Para os dados subjetivos adotou-se a técnica da análise do conteúdo, com identificação de três categorias: “Diálogo e confiança nas relações interpessoais”; “Habilidades nas condutas profissionais” e “Aprimoramento das habilidades cognitivas”. Conclui-se que os acadêmicos percebem a importância do diálogo para o relacionamento interpessoal no ambiente organizacional de ensino- aprendizagem, e que a conquista da confiança repercute em benefícios para ambos. Os resultados do estudo salientam a importância da formação humanística do profissional de saúde permeada pelo relacionamento interpessoal saudável entre educador e educando, possibilitando melhor qualidade da assistência prestada ao usuário do serviço de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Santos, Raimunda Fernanda dos, and Lehi Bezerra Aguiar. "Práticas de organização e tratamento da informação em órgãos oficiais de perícia criminal: novos cenários para a atuação do profissional da informação." Ciência da Informação em Revista 7, no. 2 (September 3, 2020): 33. http://dx.doi.org/10.28998/cirev.2020v7n2c.

Full text
Abstract:
Estuda as atividades que podem ser desempenhadas pelo Bibliotecário no campo da perícia criminal, com base em suas competências e habilidades. Tem como objetivo geral evidenciar as principais tarefas que podem ser desenvolvidas por esse profissional em Órgãos Oficiais de Perícia Criminal no que diz respeito à organização, tratamento e recuperação da informação. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem exploratório-descritiva a partir de dados extraídos da Classificação Brasileira de Ocupações do Perito Criminal e do Bibliotecário, bem como da aplicação de entrevista semiestruturada a dois profissionais que atuam na Perícia Criminal. Apresenta atividades que podem ser desempenhadas pelo Bibliotecário para contribuir com as atividades realizadas pelos Peritos Criminais nesses órgãos. Essas atividades possuem relações entre si e contribuem para os processos de organização, representação e recuperação da informação nessas instituições. Conclui ressaltando que todas as tarefas apresentadas precisam estar correlacionadas ao saber fazer do Bibliotecário, cabendo a esse profissional agregar as dimensões da competência (conhecimentos, habilidades e atitudes) em qualquer ambiente de trabalho, inclusive em Órgãos Oficiais de Perícia Criminal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Gomes, Ana Leticia Monteiro, Cristiane Rodrigues da Rocha, and Maria Antonieta Rubio Tyrrell. "THE TECHNICAL SKILLS OF THE NURSES ON THE ASSISTANCE OF THE NEWBORN." Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online 5, no. 4 (August 2, 2013): 449–57. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.449-457.

Full text
Abstract:
Objetivos: Caracterizar o perfil profissional do enfermeiro e analisar os conhecimentos e habilidades essenciais dos enfermeiros que atuam no atendimento ao recém-nascido. Método: Quantitativo, transversal, descritivo, aplicado um formulário a 12 enfermeiros selecionados com técnica de amostragem por conglomerados. Os dados foram processados no Microsoft Office Excel 2007 e analisados através de manuais da Confederação Internacional das Parteiras e do Ministério da Saúde. Aprovado pelo comitê de ética da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, CAAE:0265.0.314.000-10. Resultados: Identificou-se que 66,66% dos enfermeiros têm todos os 8 conhecimentos avaliados. E quanto às habilidades básicas, especialmente nos procedimentos de emergência, temos aproximadamente 46% de enfermeiros não treinados e 79% que não realizam os procedimentos. Conclusão: A ausência de conhecimento e habilidades estabelecidos pela Confederação Internacional das Parteiras confere um risco ao recém-nascido na assistência básica, principalmente nos casos de emergência, devendo o profissional ter um treinamento que assegure sua competência.procedimentos de emergência, temos aproximadamente 46% de enfermeiros não treinados e 79% que não realizam os procedimentos. Conclusão: A ausência de conhecimento e habilidades estabelecidos pela Confederação Internacional das Parteiras confere um risco ao recém-nascido na assistência básica, principalmente nos casos de emergência, devendo o profissional ter um treinamento que assegure sua competência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Possamai, Zita. "O ofício da História e novos espaços de atuação profissional." Anos 90 15, no. 28 (March 13, 2009): 201–18. http://dx.doi.org/10.22456/1983-201x.7968.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas, o campo de atuação do profissional da área de História tem se alargado. Museus, arquivos, memoriais, centros de documentação, órgãos de gestão do patrimônio histórico, agências de políticas culturais e de turismo são alguns exemplos de espaços abertos ao ofício do historiador. Esse novo espectro de possibilidades de trabalho apresenta indagações e desafios de várias ordens à área de História: o que essas instituições esperam do profissional de História que nelas atua? Como tem se dado essa atuação? Que obstáculos os profissionais enfrentam? Como deve ser sua formação? Que habilidades devem possuir? O que os distingue de outros profissionais que atuam na área de patrimônio? Qual é o papel da Associação Nacional de História – em âmbito nacional e regional – em relação aos profissionais de História que atuam nessa área? Qual a importância da regulamentação da profissão de historiador para a atuação nas instituições voltadas ao patrimônio histórico-cultural? Esse texto pretende sondar de forma bastante preliminar essas questões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Camelo, Silvia Helena Henriques, and Emília Luigi Saporiti Angerami. "Competência profissional: a construção de conceitos, estratégias desenvolvidas pelos serviços de saúde e implicações para a enfermagem." Texto & Contexto - Enfermagem 22, no. 2 (June 2013): 552–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072013000200034.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo identificar e analisar a produção científica sobre a temática de competência profissional, as estratégias das instituições de saúde para o seu desenvolvimento e implicações para enfermagem. Trata-se de revisão integrativa e a estratégia de busca foi a consulta às bases eletrônicas MEDLINE, LILACS e SciELO. A coleta foi realizada entre os meses de outubro a dezembro de 2010 e os artigos selecionados estão em português e inglês, totalizando 23 publicações. A análise temática dos dados possibilitou a construção de três categorias: Os significados do conceito de competência profissional; Estratégias para desenvolver a competência profissional; e Implicações para a enfermagem. Constatou-se a predominância do conceito de competência profissional a partir de seus elementos constitutivos, ou seja, de conhecimentos, habilidades e atitudes; estratégias educacionais e programas de treinamento para a formação de competências como ações da gerência; e na enfermagem, o desafio de formar profissionais competentes e compromissados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Sartori, Fernanda Argentini, Ana Paula Porto Noronha, Silvia Godoy, and Rodolfo Augusto Matteo Ambiel. "Interesses profissionais de jovens de ensino médio: estudo correlacional entre a escala de aconselhamento profissional e o self-directed search carrier explorer." Estudos de Psicologia (Campinas) 27, no. 2 (June 2010): 215–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2010000200009.

Full text
Abstract:
O estudo de instrumentos de avaliação psicológica no contexto de orientação profissional é de fundamental importância, pois favorece maior confiabilidade e enriquecimento da interpretação dos resultados. A presente pesquisa objetivou explorar as correlações entre as dimensões da Escala de Aconselhamento Profissional e as seções Competências, Carreiras e Habilidades do Self-Directed Search Career Explorer. A Escala de Aconselhamento Profissional é um instrumento que avalia as preferências por atividades profissionais e o Self-Directed Search Career Explorer traça o perfil tipológico dos interesses dos indivíduos. Participaram do estudo 132 estudantes (54,5% mulheres), com idade média de 15,9 anos, que cursavam o ensino médio de escolas particulares do interior paulista. Os resultados apresentaram correlações significativas (p<0,05) entre alguns tipos do Self-Directed Search Career Explorer e dimensões da Escala de Aconselhamento Profissional teoricamente relacionadas, tais como tipo Artístico com a dimensão Artes e Comunicação. Outras pesquisas devem ser desenvolvidas a fim de contribuir com estudos de outros instrumentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Pereira Lopes, Sabrina Fernandes, and Raquel Quirino. "Relações de gênero e sexismo na educação profissional e tecnológica." Cadernos de Gênero e Tecnologia 10, no. 36 (December 23, 2017): 58. http://dx.doi.org/10.3895/cgh.v10n36.7676.

Full text
Abstract:
0px; ">No Brasil, a educação profissional técnica de nível médio, embora abrigue um número cadavez maior de mulheres, ilustra uma realidade de desigualdade, na qual os marcadores eestereótipos de gênero influenciam as escolhas profissionais das estudantes. Dados do INEP(2015) evidenciam que em todo o Brasil as mulheres se concentram em cursos cujas áreasde atuação reportam ao cuidado e a uma estreita ligação com o trabalho doméstico, taiscomo os cursos dos eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde e Turismo, Hospitalidade e Lazer.O presente trabalho, derivado de uma pesquisa de mestrado, analisa as escolhas realizadaspor alunas por um determinado curso técnico em detrimento de outros. Utilizou-se umlevantamento documental em uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional eTecnológica e análise do discurso de alunas dos cursos com maior e menor concentraçãofeminina na instituição. Os resultados evidenciam deslocamentos e permanências nadinâmica das relações de gênero durante o acesso e permanência na Educação Profissionale Tecnológica, destacam os preconceitos presentes nos cursos de maioria masculina e acontinuidade da maior participação feminina em cursos relacionados às habilidades vistascomo inatas nas mulheres. No entanto, evidencia-se uma crescente convicção das alunassobre a assertividade de suas escolhas e uma resistência à ideia hegemônica de que áreastécnicas altamente feminizadas sejam desvalorizadas social e economicamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography