Academic literature on the topic 'História da astronomia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'História da astronomia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "História da astronomia"

1

Bartelmebs, Roberta Chiesa, João Batista Siqueira Harres, and João Alberto da Silva. "A TEORIA DA ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE E A HISTÓRIA DA ASTRONOMIA." Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, no. 18 (December 15, 2014): 73–88. http://dx.doi.org/10.37156/relea/2014.18.073.

Full text
Abstract:
Este trabalho configura-se como um ensaio teórico a respeito de alguns fatos da história da astronomia analisados segundo a teoria da abstração reflexionante elaborada por Jean Piaget e seus colaboradores (1970). Trata-se de compreender os motivos que levaram diferentes astrônomos, da mesma época histórica e cultural, a “enxergarem” evidências tão diferentes sobre um mesmo fenômeno. Além disso, pretendemos possibilitar a compreensão das Ciências como construção humana, condicionadas a uma época e às crenças e os modos de compreender de cada cientista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Medeiros, Alexandre, and Fábio Araújo. "CONVERSANDO COM MARCGRAVE: A ORIGEM DA MODERNA ASTRONOMIA NO HEMISFÉRIO SUL." Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, no. 2 (December 1, 2005): 9–48. http://dx.doi.org/10.37156/relea/2005.02.009.

Full text
Abstract:
O ano de 2004 assinala os 400 anos do nascimento do conde Maurício de Nassau, um importante personagem da história do Brasil. O presente texto está relacionado com o período do domínio holandês em Pernambuco. O artigo tenta resgatar o começo do estudo da Astronomia no hemisfério Sul. Para tal, idealizamos uma dramatização de uma entrevista fictícia com o astrônomo alemão Georg Marcgrave, construtor do primeiro observatório astronômico deste hemisfério e autor das primeiras observações astronômicas sistemáticas com o uso de telescópios neste lado do mundo. Nossa “conversa” com Marcgrave é idealizada no cenário do Recife antigo, local em que ele viveu no período de Maurício de Nassau e reúne alguns colegas professores apaixonados pelo ensino da Astronomia. A história é contada, deste modo, em um clima ameno e pretensamente divertido, mas as informações históricas e conceituais nele contidas estão apoiadas em fontes bibliográficas confiáveis devidamente apontadas ao final do texto. Elas vão desde a obra original desse cientista, na qual aparece o seu relato sobre a observação de um eclipse solar no Recife, passando por obras clássicas a seu respeito, como a do professor Juliano Moreira, até fontes bem mais recentes, como o trabalho muito influente do Professor John North. Outros textos de porte sobre o período da colonização holandesa no Brasil, como as obras já clássicas de Charles Boxer, Bouman e Boogaart, dentre outras, são também utilizados na construção desta dramatização pedagógica envolvendo um interessante capítulo da História da Astronomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

De Barros, Magali Conceição. "As mulheres do Harvard College Observatory: Henrietta Swan Leavitt - a mulher que descobriu como medir a distância das galáxias." História da Ciência e Ensino: construindo interfaces 18 (October 5, 2018): 12. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2018v18i1p12-21.

Full text
Abstract:
ResumoNo final do século XIX e início do século XX, algumas mudanças ocorreram na área da astronomia, entre elas, o desenvolvimento técnico/tecnológico, o aparecimento de novos observatórios e juntamente com eles o aperfeiçoamento dos telescópios e a introdução da fotografia na astronomia, que possibilitou o registro das observações que antes eram feitas através de desenhos. Outra mudança que ocorreu foi a entrada de mulheres na astronomia, o registro fotográfico de observações astronômicas permitiu, que em um ambiente masculino, mulheres pudessem adentrar e fazer suas pesquisas, pois embora não lhes fosse permitido fazer observações noturnas elas poderiam utilizar as chapas fotográficas. Para exemplificar a importância do trabalho feminino nesta época, vamos mostrar a pesquisa e de Henrietta Swan Leavitt que descobriu a Relação Período-Luminosidade de Estrelas Variáveis.Palavras-chave: História da Ciência; Mulheres na Astronomia; Régua Cósmica; Henrietta Swan Leavitt; Relação Período-luminosidade.AbstractIn the late 19th and early 20th, some changes occurred in the area of astronomy, among them technical / technological development, the appearance of new observatories and together with them the improvement of telescopes and the introduction of photography in astronomy that made possible the registration from earlier observations made through drawings. Another change that occurred was the entry of women into astronomy, the photographic record of astronomical observations allowed that in a masculine environment women could enter and do their research, because although they were not allowed to make nocturnal observations they could use photographic plates. To exemplify the importance of female work at this time, let's show the research and from Henrietta Swan Leavitt who discovered the Period-Luminosity Relationship of Variable Stars.Keywords: History of Science; Women in Astronomy; Cosmic Ruler; Henrietta Swan Leavitt; Period-luminosity relationship.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sturani, Riccardo. "Astronomia das ondas gravitacionais." Cadernos de Astronomia 2, no. 2 (August 5, 2021): 90. http://dx.doi.org/10.47456/cad.astro.v2n2.36126.

Full text
Abstract:
As detecções de ondas gravitacionais geradas de sistemas binários coalescentes deixaram um marco na física, começando a nova ciência da astronomia de ondas gravitacionais e abrindo novas linhas de pesquisa em física fundamental e cosmologia. Aqui expomos as consequências dessa nova forma de enxergar, ou ouvir, objetos astrofísicos para a compreensão das leis fundamentais da gravitação e da história do Universo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alves Silva, Gil. "Astronomia, história da ciência e ensino de física: um projeto interdisciplinar." Revista Scientiarum Historia 1 (November 6, 2017): 7. http://dx.doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.118.

Full text
Abstract:
A astronomia é provavelmente a mais antiga de todas as ciências. Observar o céu sempre incitou a curiosidade e a busca por explicações para os fenômenos da natureza. Infelizmente, as temáticas que envolvem essa ciência ainda são pouco exploradas ao longo da vida escolar, com seus conteúdos sendo abordados por professores de ciências no ensino fundamental e física durante o ensino médio. Tratar o tema astronomia no ensino médio se apresenta como uma questão crucial para os professores dessa disciplina. Como a atual legislação estabelece que as aulas devem atender a quesitos como contextualização e interdisciplinaridade, propõe-se que conteúdos envolvendo História da Ciência possam tornar essas aulas mais atrativas. Nesse trabalho, dessa forma, inserimos conteúdos astronômicos nas aulas de física via História da Ciência visando a obtenção de um ensino mais rico e integrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Almeida, Marta, Alexander Lima Reis, and Aline Monteiro de Carvalho Silva. "Acervos Audiovisuais em um Museu de História das Ciências." Museologia & Interdisciplinaridade 8, no. 15 (May 14, 2019): 138–49. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v8i15.24672.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta os acervos audiovisuais existentes e identificados no Museu de Astronomia e Ciências Afins /MAST, refletindo sobre a importância de pensar conceitualmente estes documentos em sua dimensão histórica e patrimonial. Ao mesmo tempo, buscará refletir sobre os desafios de preservação, acesso e uso deste material em novas produções digitais, ampliando sua potencialidade em narrativas da história das ciências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Almeida, Adelves de Sousa, and Maria Cilene Freire de Menezes. "A história da astronomia nos livros de ciências naturais dos anos finais do ensino fundamental do PNLD 2017-2019." Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia 13, no. 2 (November 25, 2020): 75–98. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p75.

Full text
Abstract:
Compreender a Astronomia é mais do que olhar para o conhecimento atual, é também entender como esse conhecimento se desenvolveu. Por isso a História da Astronomia (H-Astro) é imprescindível para a compreensão da construção do conhecimento pelos sujeitos. Deste modo, este trabalho objetivou analisar se os livros didáticos de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017 têm inserido a História da Astronomia e como essa vem sendo abordada nesses livros. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida através da análise de livros didáticos de Ciências Naturais, com base em Bardin (2016). Das 13 (treze) coleções aprovadas pelo referido PNLD foram analisadas 12 (doze). Ao final, constatou-se que houve alguns avanços, principalmente sobre uma maior inserção da H-Astro nos livros didáticos de Ciências e acerca da redução dos erros conceituais. Entretanto, existem vários aspectos em que H-Astro vem sendo abordada de maneira deficiente na maioria dos livros didáticos de Ciências Naturais analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Andrade, Victória Flório Pires de, and Bruno L´Astorina. "DISCUSSÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA EM UM CURSO SOBRE A HISTÓRIA DA ASTRONOMIA." Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, no. 10 (December 1, 2010): 17–31. http://dx.doi.org/10.37156/relea/2010.09.017.

Full text
Abstract:
Há um número crescente de pesquisas na área de ensino de ciências que afirmam a importância de discussões sobre a “natureza da ciência” na educação básica e na formação de professores. A história da ciência aplicada ao ensino é uma maneira de contextualizar discussões epistemológicas, permitindo tanto a compreensão de conteúdos científicos quanto o aprendizado de noções sobre as ciências. Neste trabalho apresentamos algumas definições razoavelmente consensuais sobre a natureza da ciência que foram amplamente discutidas pela comunidade acadêmica e mostramos como alguns episódios da história da astronomia podem levar a discussões envolvendo alguns dos aspectos da natureza da ciência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Requeijo, Flávia, and Celso Dal Ré Carneiro. "Uma proposta de inclusão da astronomia na formação profissional superior em ciências da terra." Terrae Didatica 10, no. 3 (June 23, 2015): 305. http://dx.doi.org/10.20396/td.v10i3.8637346.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é estudar possibilidades de abordagem da Astronomia e suas relações com as Ciências da Terra na formação de estudantes dos cursos de graduação em Geologia, Geografia e Licenciatura em Geografia. Para tanto, analisamos as ementas das disciplinas dos cursos do Instituto de Geociências da Unicamp (IG/Unicamp) e alguns dos livros didáticos de tais disciplinas. Com base nos estudos em Educação em Ciências, desenvolvemos e avalia­mos uma disciplina de Astronomia, oferecida a estudantes dos cursos do IG/Unicamp. A análise dos resultados levou à reformulação da proposta, que reorganiza conteúdos de Astronomia que podem ser inseridos em cursos de graduação de Ciências da Terra, mas são adaptáveis a disciplinas equivalentes de formação docente. Conclui-se que disciplinas de As­tronomia introdutória para estudantes de graduação nas carreiras de Ciências da Terra contribuem para aprofundar uma perspectiva temporal, formar um olhar crítico sobre modelos científicos vigentes e para desenvolver uma compreensão sobre os ritmos da vida e até mesmo sobre a história da Terra e do universo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Porto, C. M., and M. B. D. S. M. Porto. "Galileu, descartes e a elaboração do princípio da inércia." Revista Brasileira de Ensino de Física 31, no. 4 (December 2009): 4601–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172009000400018.

Full text
Abstract:
Neste trabalho fazemos uma reconstituição histórica do desenvolvimento do princípio da inércia, apresentando as contribuições de diversos nomes da história da ciência e do pensamento, notadamente os de Galileu e de Descartes, ao complexo processo de sua elaboração. Mostramos como o conceito de inércia nasceu intimamente ligado às transformações promovidas pela revolução astronômica e como as questões decorrentes da astronomia copernicana requereram o desenvolvimento de uma nova física. Mostramos como essa nova ciência implicou a substituição da visão de mundo de Aristóteles, bem como de seu sistema filosófico, pela concepção de um universo mecanicista, completamente destituído de idéias de ordem e finalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "História da astronomia"

1

Bonifácio, Vítor Hugo da Rosa. "Da astronomia à astrofísica: a perspectiva portuguesa (1850 - 1940)." Doctoral thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/4837.

Full text
Abstract:
Doutoramento em Física
As novas descobertas científicas e tecnológicas que ocorreram na segunda metade do século XIX transformaram uma disciplina clássica - a Astronomia - preocupada essencialmente com a posição dos diferentes corpos celestes, numa disciplina moderna interessada na compreensão das suas características físicas - a Astrofísica. Nesta dissertação estudou-se qual a implementação dos estudos astrofísicos em Portugal entre 1850 e 1940. Nesse sentido, analisaram-se os astrónomos e instituições intervenientes e os resultados obtidos, contextualizando a situação portuguesa, sempre que possível, com os desenvolvimentos internacionais. No ano de 1850 iniciou-se a tentativa de re-equipar os observatórios astronómicos da Universidade de Coimbra e da Marinha, em Lisboa, que se encontravam obsoletos após anos de abandono resultantes da situação política da primeira metade do século XIX. Apesar dos equipamentos adquiridos durante a década de 50 a melhoria das condições dos observatórios ficou aquém dos desejos dos seus utilizadores. No ano de 1870, e como consequência da expedição organizada para observar o eclipse solar total de 22 de Dezembro desse ano, os cientistas portugueses tomaram contacto prático, pela primeira vez, com as novas técnicas da fotografia e da espectroscopia astronómica. No rescaldo da expedição e apesar dos novos instrumentos disponíveis optou-se, nos observatórios da Universidade de Coimbra e da Tapada da Ajuda, por prosseguir os trabalhos astrométricos para que os observatórios tinham sido originalmente criados. Na década de 1870 foi fundado, em Lisboa, um novo observatório astronómico afecto à Escola Politécnica com o objectivo de, não só dar apoio às actividades lectivas, mas de nele se efectuarem estudos astrofísicos. Apenas o primeiro destes objectivos foi conseguido. No ano de 1871 iniciou-se um programa de fotografia solar diária no Observatório Meteorológico Infante D. Luiz de Lisboa que terminou aproximadamente uma década depois. Através dos contactos estabelecidos as imagens fotográficas obtidas circularam pelos maiores especialistas internacionais tendo sido bem recebidas. Nas últimas duas décadas do século XIX e primeira do século XX os estudos astrofísicos foram realizados por astrónomos amadores nos campos das manchas solares e da intensidade de estrelas variáveis. Finalmente, no século XX, foi possível iniciar os estudos espectrais no Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra. Nesta dissertação concluímos que o desenvolvimento da astronomia e, em particular, da astrofísica nacional, foi baseado em processos aleatórios sem que seja perceptível uma estratégia de longo prazo. Numa comunidade científica de reduzida dimensão não admira que a história da astrofísica portuguesa entre 1850 e 1940 não seja mais do que um conjunto de oportunidades perdidas, algumas iniciativas pessoais e o projecto de física solar do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra.
Scientific and technological discoveries during the 19th century transformed a classic science - Astronomy - mainly concerned with celestial bodies positions, into a modern discipline interested in their physical properties - Astrophysics. In this thesis we studied the implementation of the astrophysical studies in Portugal between 1850 and 1940. We analysed the scientists and institutions involved and the results obtained while comparing them, if possible, with the international context. In the year 1850 a process to re-equip the University of Coimbra and the Lisbon Navy observatory astronomical was initiated. These observatories were obsolete following decades of neglect as consequence of the troubled Portuguese political situation of the first half of the 19th century. Despite the new instruments bought in the 50's the observatories improvements were below their users expectations. In 1870, and as consequence of expedition organised to observe the solar eclipse of 22 December the Portuguese scientists had their first practical experience with the astronomical photography and spectroscopy techniques. After the eclipse and despite the new instruments available the option was made to continue astrometric research at the Coimbra and the Tapada da Ajuda, founded in 1857, observatories. In the 1870!s Polytechnic School Astronomical Observatory was founded in Lisbon with the dual purpose of being a teaching institution and an astrophysics research facility. Only the first of these goals was attained. In 1871 a program of daily solar photography was initiated in the Infante D. Luiz Meteorologic Observatory located in Lisbon. It terminated approximately ten years later but in the meantime the photographs obtained were widely circulated amongst the field specialists and were well received by them. In the last two decades of the 19th century and first of the 20th century the astrophysical research in the country was performed by amateur astronomers in particular in the fields of sunspot observations and variable star photometry. Finally, in the 20th century it was possible to start-up the astronomical spectroscopy studies at the Coimbra University Observatory. In the thesis we conclude that the development of Portuguese astronomy, and astrophysics, in particular, was based on random decisions without a clear long term strategy. Being a small community it is not surprising that the history of Portuguese astrophysics between 1850 and 1940 it is no more than several lost opportunities, a few personal initiatives and the Coimbra University Astronomical Observatory solar physics research program.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Aguiar, António Mota de. "Os estudos de astronomia em Portugal de 1850 a 1950." Doctoral thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2009. http://hdl.handle.net/10362/5108.

Full text
Abstract:
Dissertação de Doutoramento em História da Ciência
Ao estudar e analisar a História da Ciência em Portugal de 1850 a 1950, mais exactamente a História da Astronomia entre nós, dei-me conta do nosso enorme atraso em relação às nações do continente europeu, facto este, por demais conhecido dos historiadores portugueses. Todavia, talvez já não seja do conhecimento de todos, que a segunda metade da segunda década do século passado, começou com uma certa animação cultural devido à criação da Junta de Educação Nacional e o envio para o estrangeiro de bolseiros a fim de trazerem para Portugal mais-valias. A partir de 1929 começaram a chegar a Portugal os primeiros bolseiros vindos destes países. A partir de 1930 havia em Portugal muitos cientistas capazes de levar para a frente o projecto de desenvolver entre nós a Física, disciplina essencial, sobretudo nessa altura, para muitas outras ciências. A criação de um Instituto do Rádio em Coimbra esteve mesmo nos planos do Prof. Mário Silva. A Astronomia poderia ter avançado nessa altura, se tivesse florescido entre nós o estudo da Física moderna, nomeadamente a Relatividade. Mas o conhecimento e o ensino da Relatividade foram bloqueados pelos políticos do Estado Novo, nomeadamente por Costa Lobo. No princípio da década de 1930 começaram as purgas, os exílios, as prisões dos professores universitários de varias áreas do saber, e o país, em vez de ter dado o salto científico-cultural que tanto necessitava, entrou no túnel da mediocridade cultural por algumas dezenas de anos. Os vinte anos da História da Ciência portuguesa entre 1930 e 1950 (25 anos, se começarmos em 1925) esperam novas investigações. Não nos podemos esquecer deste período histórico, procurando saber o mais possível sobre o que se passou nesta altura; houve um desabrochar da Ciência portuguesa protagonizado por vários cientistas de elevada craveira científica, alguns de renome internacional, mas houve também o afundamento deliberado do mesmo por parte do Estado Novo e das pessoas que o representavam. Este estudo pretende dar uma ajuda no esclarecimento deste período da História da Ciência Portuguesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guidi, Anastasia. "Astronomia nova : a historia da guerra contra Marte como exposição do metodo astronomico de Kepler." [s.n.], 2006. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280329.

Full text
Abstract:
Orientador: Fatima Regina Rodrigues Evora
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-07T00:17:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Guidi_Anastasia_D.pdf: 6241137 bytes, checksum: 54d0582388b5996406055e21750d086f (MD5) Previous issue date: 2006
Resumo: Apresentamos aqui um estudo da Astronomia nova, trabalho publicado pelo astrônomo alemão Johannes Kepler em 1609. O livro é composto na forma de uma narrativa histórica daquela que o astrônomo chamou sua guerra contra Marte, trabalho exaustivo de análise e interpretação dos dados previamente coletados pelo grande observador Tycho Brahe que teve como resultado a descoberta das duas primeiras leis dos movimentos planetários que levam o nome de Kepler. Mostramos que, à luz da Defesa de Tycho contra Ursus, tratado póstumo escrito por Kepler cerca de uma década antes da publicação da Astronomia nova, a estrutura narrativa desta última revela-se como a exposição de um método de pesquisa, segundo o qual o astrônomo percorreu o caminho que leva dos movimentos observados do planeta à determinação de seu percurso real em torno do Sol. Procuramos destacar os principais elementos constituintes deste método, reconstruindo o caminho que leva à descoberta da forma elíptica da órbita do planeta
Abstract: We present an exposition on the New astronomy, published by the german astronomer Johannes Kepler in 1609. The book is composed in the form of a historical narrative of Kepler's war on Mars, exhaustive work of analysis and interpretation of data relative to the planet previously collected by the great obderver Tycho Brahe, which resulted on the discovery of the two first laws of planetary motion that bear Kepler¿s name. We have shown here that in light of Tycho¿s defence against Ursus, posthumous work written by Kepler about a decade before the publication of the New astronomy, the historical narrative presented in the latter is the blueprint of a method, by means of which the astronomer derived the true orbit of Mars around the Sun from the observed motions of the planet. We have attempted to provide an account of the main elements of this method, reconstructing the path that leads to the discovery of the elliptical shape of the planet's orbit
Doutorado
Doutor em Filosofia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Zaqueu Vieira. "As relações entre a Matemática e a Astronomia no século XVI : tradução e comentários da obra Ouranographia de Adriaan van Roomen /." Rio Claro : [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/11449/91044.

Full text
Abstract:
Orientador: Marcos Vieira Teixeira
Banca: Irineu Bicudo
Banca: Carlos Henrique Barbosa Gonçalves
Resumo: Durante a Idade Média a astronomia era estudada como uma das disciplinas do quadrivium, parte das artes liberais onde se abordava o conjunto das "matemáticas", e no Renascimento o estudo da astronomia como parte das "disciplinas matemáticas" perdurou ainda por algum tempo e diversos estudiosos continuaram a se dedicar à publicação de obras sobre o assunto. Adriaan van Roomen (1561-1615), matemático e médico renascentista, escreveu alguns trabalhos referentes à astronomia, dentre os quais podemos citar a sua Ouranographia sive caeli descriptio (1591). Neste trabalho, apresentamos a primeira tradução da Ouranographia direta do latim para o português e acrescentamos notas e comentários acerca dos assuntos tratados em alguns dos capítulos da obra. Na Ouranographia, percebemos claramente o entrelaçamento entre diversas áreas da ciência, não só no que consideramos como matemática e astronomia, mas também no que diz respeito à astrologia, à filosofia e à história. A Ouranographia de van Roomen é constituída por três livros: no liber primus, descreve genericamente a máquina celeste, sua matéria e forma, seus movimentos e orbes; no liber secundus, descreve o primeiro céu e as linhas e círculos celestes que usamos para nos referenciar estando aqui da Terra; no liber tertius, explica o primeiro móvel, seus círculos e movimentos. Percebemos que van Roomen faz uma compilação de boa parte do conhecimento existente sobre o tema desde a Antiguidade até seu tempo e, através de suas citações, percebemos ainda que ele teve contato com obras de inúmeros autores, se mostrando um grande intelectual
Abstract: During the Middle Ages the astronomy was studied as one of the disciplines of the quadrivium, part of the liberal arts where they approached the "math", and in the Renaissance the study of astronomy as part of the "mathematical disciplines" went even on for some time and several scholars have continued to devote himself to the publication of works on the subject. Adriaan van Roomen (1561-1615), renaissance mathematician and physician, wrote several works about to astronomy, among which we mention its Ouranographia sive caeli descriptio (1591). In this work we present the first direct translation from Latin to Portuguese of the Ouranographia and add notes and comments on the issues addressed in some of the chapters of the work. In the Ouranographia, we clearly see the interconnectedness of different fields of science, not only in what we consider as mathematics and astronomy, but also with regard to astrology, philosophy and history. The van Roomen' Ouranographia consists of three books: in the liber primus, describes generally the heaven machine, its matter and form, their movements and orbs; in the liber secundus, describes the heaven first and the celestial circles and lines that we use to refer being here on Earth, in the liber tertius, explains the mobile first, their movements and circles. We perceive that van Roomen makes a compilation of much of the existing knowledge on the subject from antiquity to his time, and through their citations, we perceive still that he had contact with works by several authors, is showing a great intellectual
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Iegelski, Francine. "A astronomia das constelações humanas. Reflexões sobre o pensamento de Claude Lévi-Strauss e a História." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-30082012-120405/.

Full text
Abstract:
A importância da obra de Claude Lévi-Strauss renasce nas ciências humanas meio século após seu apogeu inicial, a época de ouro do estruturalismo dos anos 1960. O estruturalismo foi um capítulo importante da história intelectual francesa do século XX, com grandes repercussões na Europa e nos Estados Unidos, mas também no Brasil. Na França, trabalhos recentes de comentadores de diversas áreas fazem um balanço e uma retomada crítica dos temas e problemas estudados pela antropologia estrutural. Na historiografia francesa contemporânea, o pensamento de Lévi-Strauss serve como referência para a formulação de noções teóricas aplicadas aos estudos históricos a exemplo da noção de regimes de historicidade, concebida por François Hartog. Nosso trabalho se inscreve nesse novo momento da história da recepção das ideias da antropologia estrutural, em que os trabalhos de Lévi-Strauss são retomados e repensados à luz de novos problemas. A tese examina o lugar (ou, mais propriamente, os lugares) que ocupa a história no pensamento de Lévi-Strauss. Partindo da ideia de que existe uma relação de complementaridade entre os estudos históricos e etnológicos, Lévi-Strauss visava superar as aporias que sempre dominaram as análises nas ciências humanas e sociais: aquelas existentes entre as noções de estrutura e acontecimento, sincronia e diacronia, sistema e transformação. A tarefa principal desse estudo é oferecer uma interpretação de como a história se apresentava ao horizonte lévistraussiano. Assim, esperamos poder traçar algumas contribuições importantes da antropologia estrutural para o conhecimento histórico.
Claude Levi-Strauss work is reborn to the human sciences half a century after its initial height, the golden age of structuralism in the 1960s. Structuralism is an important chapter in the contemporary French intellectual history and the thought of Levi-Strauss had major repercussions in Europe and the United States, but also in Brazil. In France, recent works of authors from different areas review and make a critical appropriation of subjects and issues studied by structural anthropology. In contemporary French historiography, the thought of Levi-Strauss serves as a reference for the formulation of theoretical notions applied to historical studies - such as the notion of regimes of historicity, proposed by François Hartog. Our work inscribes itself in this new moment in the reception history of structural anthropology, in which the works of Levi-Strauss are reviewed and re-appropriated in the light of new problems. The thesis examines the place (or, rather, places) occupied by history at the thought of Levi-Strauss. Starting from the idea that there is a complementary relationship between historical and ethnological studies, Levi-Strauss sought to overcome the aporias that have always dominated the analysis in the humanities and social sciences, i. e., the aporias that rose among the notions of structure and event, synchrony and diachrony, system and transformation. The main tasks of this study are to provide an interpretation of how history rises in the horizon of Lévi-Strauss work and point out some important contributions of structural anthropology to the historical knowledge.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ribeiro, Erick Elisson Hosana. "Contemplando o céu paraense : a inserção da astronomia nas instituições acadêmicas do Pará (1918 - 1967) /." Bauru, 2020. http://hdl.handle.net/11449/192803.

Full text
Abstract:
Orientador: Fernando Bastos
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar e analisar o processo de inserção da Astronomia no contexto educacional e científico paraense, discutindo suas características e sua trajetória nos currículos formais das instituições de ensino superior do Pará no período de 1918 a 1967, tendo como principais instituições de análise a Escola de Agronomia e Veterinária e a Escola de Engenharia. Para isso, a pesquisa assumiu caráter qualitativo e se desenvolveu a partir do levantamento documental de fontes primárias e secundárias tais como currículo de cursos, programas de disciplina, provas e documentos avaliativos, atas e relatórios institucionais, dentre outros, obtidos em arquivos públicos e pessoais. A perspectiva historiográfica adotada se fundamenta em referenciais teóricos da História da Ciência e da produção Historiográfica que consideram a ciência como uma atividade essencialmente humana, produto da interação social e cultural associada às condições materiais de produção do contexto social tais como fatores políticos, econômicos, filosóficos, os quais se entrelaçam numa complexa rede de relações por vezes assimétricas e pautadas por relações de poder que regulam e determinam os rumos da sociedade. Para complementar a análise historiográfica, foram utilizados elementos da Análise do Discurso da escola francesa no intuito de evidenciar informações sobre a ciência e a astronomia nos discursos oficiais de personagens envolvidos na trama histórica. A partir de todo esse... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This research had as main objective to investigate and analyze the insertion of Astronomy in the educational and scientific context of the state of Pará, discussing its characteristics and its trajectory in the curricula of higher education institutions in the period from 1918 to 1967, having as main institutions of analysis the School of Agronomy and Veterinary and the School of Engineering. For this, the research assumed a qualitative character and was developed from the documentary survey of primary and secondary sources such as course curriculum, discipline programs, tests and evaluative documents, minutes and institutional reports, among others, obtained from public and personal files. The historiographical perspective adopted is based on references from the History of Science and Historiographical production that consider science as an essentially human activity, a product of social and cultural interaction associated with the material conditions of production of the social context such as political, economic, philosophical factors, which are intertwined in a complex network of relations, sometimes asymmetrical and guided by power relations that regulate and determine the direction of society. To complement the historiographical analysis, elements of the Discourse Analysis of the French school were used in order to highlight information about science and astronomy in the official speeches of characters involved in the historical scenario. From all this path, it was poss... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Zaqueu Vieira [UNESP]. "As relações entre a Matemática e a Astronomia no século XVI: tradução e comentários da obra Ouranographia de Adriaan van Roomen." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/91044.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:24:52Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-12-22Bitstream added on 2014-06-13T20:13:16Z : No. of bitstreams: 1 oliveira_zv_me_rcla_parcial.pdf: 121426 bytes, checksum: b0304a876b8a5f6c7b51e1ffce0812f4 (MD5) Bitstreams deleted on 2015-02-09T14:35:40Z: oliveira_zv_me_rcla_parcial.pdf,Bitstream added on 2015-02-09T14:36:21Z : No. of bitstreams: 1 000694899.pdf: 2331411 bytes, checksum: cb07149f476b6e4e1e544b6e209aa79b (MD5) Bitstreams deleted on 2015-02-09T17:15:03Z: 000694899.pdf,Bitstream added on 2015-02-09T17:15:40Z : No. of bitstreams: 1 000694899.pdf: 2331411 bytes, checksum: cb07149f476b6e4e1e544b6e209aa79b (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Durante a Idade Média a astronomia era estudada como uma das disciplinas do quadrivium, parte das artes liberais onde se abordava o conjunto das “matemáticas”, e no Renascimento o estudo da astronomia como parte das “disciplinas matemáticas” perdurou ainda por algum tempo e diversos estudiosos continuaram a se dedicar à publicação de obras sobre o assunto. Adriaan van Roomen (1561-1615), matemático e médico renascentista, escreveu alguns trabalhos referentes à astronomia, dentre os quais podemos citar a sua Ouranographia sive caeli descriptio (1591). Neste trabalho, apresentamos a primeira tradução da Ouranographia direta do latim para o português e acrescentamos notas e comentários acerca dos assuntos tratados em alguns dos capítulos da obra. Na Ouranographia, percebemos claramente o entrelaçamento entre diversas áreas da ciência, não só no que consideramos como matemática e astronomia, mas também no que diz respeito à astrologia, à filosofia e à história. A Ouranographia de van Roomen é constituída por três livros: no liber primus, descreve genericamente a máquina celeste, sua matéria e forma, seus movimentos e orbes; no liber secundus, descreve o primeiro céu e as linhas e círculos celestes que usamos para nos referenciar estando aqui da Terra; no liber tertius, explica o primeiro móvel, seus círculos e movimentos. Percebemos que van Roomen faz uma compilação de boa parte do conhecimento existente sobre o tema desde a Antiguidade até seu tempo e, através de suas citações, percebemos ainda que ele teve contato com obras de inúmeros autores, se mostrando um grande intelectual
During the Middle Ages the astronomy was studied as one of the disciplines of the quadrivium, part of the liberal arts where they approached the math, and in the Renaissance the study of astronomy as part of the mathematical disciplines went even on for some time and several scholars have continued to devote himself to the publication of works on the subject. Adriaan van Roomen (1561-1615), renaissance mathematician and physician, wrote several works about to astronomy, among which we mention its Ouranographia sive caeli descriptio (1591). In this work we present the first direct translation from Latin to Portuguese of the Ouranographia and add notes and comments on the issues addressed in some of the chapters of the work. In the Ouranographia, we clearly see the interconnectedness of different fields of science, not only in what we consider as mathematics and astronomy, but also with regard to astrology, philosophy and history. The van Roomen’ Ouranographia consists of three books: in the liber primus, describes generally the heaven machine, its matter and form, their movements and orbs; in the liber secundus, describes the heaven first and the celestial circles and lines that we use to refer being here on Earth, in the liber tertius, explains the mobile first, their movements and circles. We perceive that van Roomen makes a compilation of much of the existing knowledge on the subject from antiquity to his time, and through their citations, we perceive still that he had contact with works by several authors, is showing a great intellectual
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lacerda, Flaubert Meira Rocha. "A unidade temática \"Compreensão Humana do Universo\" pela perspectiva antropológica da Astronomia Cultural." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14135/tde-26072018-093708/.

Full text
Abstract:
A partir da unidade temática Compreensão Humana do Universo, referida nas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, capítulo Física, é possível discutir uma série de conceitos presentes em seus objetivos, em especial, sobre os modelos explicativos do universo em diferentes modos de conhecimento. A fim de contribuir com esta discussão, de forma a tratar igualitariamente os diferentes modelos, que o presente trabalho tem como objetivo fornecer subsídios teóricos e metodológicos para o planejamento e implementação de aulas direcionadas para tal unidade temática, a partir de uma abordagem histórica-filosófica e pela perspectiva antropológica da Astronomia Cultural. Para transformar esta intenção em ação foi elaborada uma sequência didática, a qual foi conduzida segundo o processo EAR de validação. A sequência foi aplicada em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Os dados da aplicação foram coletados por meio de gravação das aulas, dos diários de aula e do material (desenhos e questionários diagnósticos) produzidos pela turma. A fonte principal de dados foi o material produzido pela turma, o qual foi submetido à análise de conteúdo categorial. Como resultado da análise desse material verificou-se que a sequência didática aplicada, de acordo com os parâmetros adotados para sua elaboração, conseguiu com que a turma caracterizasse e delimitasse os modelos explicativos do universo segundo os tipos de conhecimentos dos quais estes são advindos
From the thematic unit \"Compreensão Humana do Universo\", referred to in the Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, chapter \"Física\", it is possible to discuss a series of concepts present in its objectives, in particular, on the explanatory models of the universe in different models of knowledge. In order to contribute to this discussion, treating the different models equally, the present work aims to provide theoretical and methodological support for the planning and implementation of classes directed to such thematic unit, based on a historical-philosophical approach and by anthropological perspective of Cultural Astronomy. To transform this intention into action, a didactic sequence was elaborated, which was conducted according to the EAR process of validation. The sequence was applied in a first-year High School class. The application data were collected by recording the classes, class diaries and the material (drawings and diagnostic questionnaires) produced by the students. The main source of data was the material produced by the students, which was submitted to Categorical Content Analysis. As a result of the analysis of this material, it was verified that the didactic sequence applied, according to the parameters adopted for its elaboration, enabled the students to characterize and delimit the explanatory models of the universe according to the types of knowledge from which these are derived
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Custódio, Márcio Augusto Damin 1970. "Implicações do problema da interdependencia da filosofia da ciencia e da historia da ciencia em Imre Lakatos." [s.n.], 1999. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281941.

Full text
Abstract:
Orientador: Fatima Regina Rodrigues Evora
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-07-25T18:45:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Custodio_MarcioAugustoDamin_M.pdf: 7539777 bytes, checksum: 9da092713860e5b2dc1921c2dff540e4 (MD5) Previous issue date: 1999
Resumo: Não informado
Abstract: Not informed.
Mestrado
Mestre em Filosofia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

ROGERIO, T. P. "UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ASTRONOMIA PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UMA BREVE HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DE NOSSO CONHECIMENTO SOBRE O UNIVERSO." Universidade Federal do Espírito Santo, 2017. http://repositorio.ufes.br/handle/10/7517.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2018-08-01T22:32:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_11499_Dissertacao do aluno Túlio Permino Rogério.pdf: 13306930 bytes, checksum: e19f06aa575cc3bb637f44b50ccccdf3 (MD5) Previous issue date: 2017-08-28
A inserção de tópicos de Astronomia na Educação Básica é amparada por diversas leis vigentes e já está bem justificada na literatura da área de Ensino de Física e Astronomia, contudo ainda não é comum essa prática nas salas de aula por diversas razões. Buscando difundir esse tema, em escolas de Ensino Médio e também em pesquisas acadêmicas em Ensino, essa proposta busca investigar quais são as possíveis contribuições que a aplicação da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos podem promover no Ensino de Astronomia numa escola da rede pública do estado do Espírito Santo. Essa dinâmica possui a perspectiva dialógica e problematizadora. A dinâmica consiste numa Problematização Inicial, que busca despertar no aluno a necessidade da aquisição de conhecimentos, seguida de um momento de Organização do Conhecimento, quando são estudados os conhecimentos necessários para a compreensão da temática, finalizando numa Aplicação do Conhecimento, que é um momento de utilização do conhecimento organizado para se chegar a uma síntese acerca do fenômeno estudado, ou extrapolando para situações novas, para que a compreensão também sejam aplicáveis os conhecimentos estudados previamente. Com essa abordagem, a expectativa foi conseguir maior participação dos alunos, pois havia espaço para que trouxessem suas dúvidas e expectativas sobre Astronomia para a sala de aula e, com isso, pudessem participar de forma mais ativa durante o processo de ensino-aprendizagem, evitando uma mera transmissão direta de informações, sem respeitar suas experiências e conhecimentos. A estrutura geral da proposta conta com 6 blocos de atividades: um diagnóstico inicial; atividades observacionais; trabalhos de Galileu, Kepler e Newton; Astronomia galáctica e extragaláctica; noções de escalas; e a avaliação da proposta. Os dados foram coletados a partir de questionários, atividades escritas, diários de bordo e áudios gravados, com consentimento. Durante as aulas, analisando as atividades aplicadas e as entrevistas, evidenciou-se um bom envolvimento dos alunos que parecem ter se apropriado das discussões e atividades realizadas. A observação das posturas dos alunos permitiu avaliar características do seu perfil de autonomia, sendo que os resultados indicam algumas características de alunos mais reflexivos. Embora reconheçamos as limitações desta proposta, ela possui grande potencial para intervenções em estudos introdutórios de Astronomia que busquem trabalhar além do conhecimento presente nos materiais didáticos, promovendo um diálogo constante entre o conhecimento astronômico e os aspectos vivenciáveis no cotidiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "História da astronomia"

1

Museu de Astronomia e Ciências Afins (Brazil). Arquivo de História da Ciência. Arquivo Olympio da Fonseca: Inventário analítico. Rio de Janeiro: MAST, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Museu de Astronomia e Ciências Afins (Brazil). Arquivo de História da Ciência. Guia de fundos do Arquivo de História da Ciência. Rio de Janeiro: Arquivo de História da Ciência, Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Museu de Astronomia e Ciências Afins (Brazil). Arquivo de História da Ciência. Arquivo Alexandre Girotto: Inventário sumário. Rio de Janeiro: MAST, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Museu de Astronomia e Ciências Afins (Brazil). Arquivo de História da Ciência. Arquivo Bartyra Arezzo: Inventário sumário. Rio de Janeiro: MAST, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ciência, Museu de Astronomia e. Ciências Afins (Brazil) Arquivo de História da. Arquivo Feiga Rosenthal: Inventário sumário. Rio de Janeiro: MAST, Departamento de Informação e Documentação, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ciência, Museu de Astronomia e. Ciências Afins (Brazil) Arquivo de História da. Arquivo Jacques Danon: Inventário sumário. Rio de Janeiro: Arquivo de História da Ciência, Museu de Astronomia e Ciências Afins, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Museu de Astronomia e Ciências Afins (Brazil). Arquivo de História da Ciência. Arquivo Bernhard Gross: Inventário sumário. Rio de Janeiro: MAST, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Museu de Astronomia e Ciências Afins (Brazil). Arquivo de História da Ciência. Arquivo Jacques Danon: Inventário sumário. Rio de Janeiro: Arquivo de História da Ciência, Museu de Astronomia e Ciências Afins, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Jalles, Cíntia. Olhando o céu da pré-história: Registros arqueoastrônomos no Brasil. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Música e ópera no Santa Isabel: Subsídio para a história e o ensino da música no Recife. Recife [Brazil]: Editora Universitária UFPE, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "História da astronomia"

1

BERTAGNA, MAÍNA. "A ASTRONOMIA E A VACINA: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM VÍDEOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.007.

Full text
Abstract:
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS APRESENTA A CIÊNCIA COMO CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA E COMO ATIVIDADE HUMANA E TEMPORAL. O PROFESSOR DE CIÊNCIAS, JÁ EM SUA FORMAÇÃO INICIAL, NECESSITA VIVENCIAR MOMENTOS NOS QUAIS SUAS CONCEPÇÕES SÃO REVELADAS E QUESTIONADAS, BEM COMO EXPERIMENTAR MOMENTOS DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS QUE UTILIZEM A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO ESTRATÉGIA DE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZADO DE CIÊNCIAS. NESTE SENTIDO, ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UM PROJETO REALIZADO POR DUAS LICENCIANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (IEAR-UFF). O PROJETO SE DESENVOLVEU EM TRÊS ETAPAS, COM A FINALIDADE DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, POR MEIO DA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA. FORAM PRODUZIDOS DOIS VÍDEOS COM TEMAS RELACIONADOS À HISTÓRIA DA ASTRONOMIA E HISTÓRIA DA VACINA PARA DISCUSSÃO E UTILIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography