Academic literature on the topic 'História da farmácia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'História da farmácia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "História da farmácia"

1

Mesquita, Luan Nascimento, Herika dos Santos Anijar, and Orenzio Soler. "A história da farmácia em Belém, Pará." Research, Society and Development 10, no. 14 (November 14, 2021): e595101422529. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22529.

Full text
Abstract:
Objetivo: Apresentar recortes da História da Farmácia no munícipio de Belém, Pará, a partir do século XVI, partindo-se de contextos sociais, políticos, econômicos, sanitários e educacionais. Método: Trata-se de uma Revisão Narrativa apresentada por meio de síntese narrativa. Resultados: Apresenta-se a História da Farmácia, dando-se destaque para a capital Belém, no período pré-colonial, colonial, imperial, estado independente, republicano, na belle époque, na era Getúlio Vargas e Manoel Barata, pós Estado Novo, no período do regime militar e na nova república. Conclusão: A História da Farmácia no munícipio de Belém, Pará, tem influência de fatores ideológicos, políticos, econômicos e sociais. Proporciona uma vigem ao passado mítico e exótico de farmácias como estabelecimentos de saúde, de serviços farmacêuticos e do cuidado farmacêutico no processo saúde-doença no contexto da Amazônia Oriental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pires, João Martins Dias, Ilva Nolasco de Carvalho, and Darcy da Silva Guimarães. "A História da Farmácia no INCA." Revista Brasileira de Cancerologia 48, no. 4 (December 30, 2002): 617–21. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2002v48n4.2178.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rezende, Irene Nogueira de. "Literatura, história e farmácia: um diálogo possível." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 22, no. 3 (September 2015): 813–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702015000300009.

Full text
Abstract:
No Centro de Memória da Faculdade de Farmácia da UFMG encontram-se documentos relativos à passagem de Carlos Drummond de Andrade pela instituição, fato que levou à reflexão sobre a presença da farmácia e do farmacêutico na literatura. Por meio de diálogo interdisciplinar e de pesquisa sobre elementos que comprovassem essa presença, sua efetiva participação e presença na literatura, buscou-se historicizar essa vinculação não só do poeta de Itabira, mas de outros homens de letras, sendo profissionais farmacêuticos ou inspirados por eles. Objetivou-se, igualmente, apontar alguns elementos que fundamentem e demonstrem a importância desse profissional na sociedade brasileira do final do século XIX e primeira metade do XX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gomes, Mario Luiz. "Vendendo saúde! Revisitando os antigos almanaques de farmácia." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 13, no. 4 (December 2006): 1007–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702006000400012.

Full text
Abstract:
O artigo destaca a importância dos almanaques de farmácia como fonte de pesquisa em relação à história dos medicamentos, apresentando imagens desses impressos relacionadas às estratégias de promoção dos produtos farmacêuticos. A idéia de ciência veiculada pelos almanaques de farmácia também é analisada, indicando a relevância desse tipo de fonte para a história da ciência e da propaganda no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Fábio Teixeira da, Marluce Oliveira Dias, Angelo da Cunha Pinto, and Nadja Paraense dos Santos. "“Pós de doliarina e ferro”: um dos remédios importantes da Farmácia Peckolt." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 22, no. 4 (December 2015): 1427–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702015000400012.

Full text
Abstract:
Resumo O farmacêutico Theodoro Peckolt é uma das mais importantes figuras da história da química de produtos naturais brasileira. Como outros farmacêuticos do século XIX que atuavam no Brasil, desenvolveu formulações que comercializava em sua farmácia, localizada no Rio de Janeiro, e que tiveram grande prestígio junto à população e à classe médica. O texto apresenta a relação entre a doença identificada inicialmente como opilação e a terapêutica utilizada no século XIX, destacando uma das formulações da Farmácia Peckolt – “Pós de doliarina e ferro”. O produto tem sua origem no látex da espécie Ficus gomelleira(figueira-branca ou gameleira). O artigo tem entre seus objetivos revelar a composição química, feita por métodos modernos de análise do látex deFicus gomelleira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Paula, Leandro Silva de, and Rosana Areal de Carvalho. "As reformas educacionais na Escola de Farmácia de Ouro Preto (1890-1911)." Acta Scientiarum. Education 42 (March 2, 2020): e45136. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.45136.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é compreender o ideário em torno das primeiras reformas educacionais do período republicano: reformas Benjamin Constant (1890), Epitácio Pessoa (1901) e Rivadávia Corrêa (1911); as consequências que essas reformas representaram para uma importante instituição de ensino superior da história do Brasil, a Escola de Farmácia de Ouro Preto, e as reações da classe farmacêutica de Ouro Preto diante das vicissitudes educacionais da Primeira República. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi necessária a apreciação dos estudos da Historiografia da Educação, bem como da Nova História Política, e o amparo teórico no conceito de Cultura Política Republicana. Em relação à documentação, foi investigada a coleção de leis e decretos das reformas educacionais, os relatórios de Presidente do Estado de Minas Gerais, além dos documentos encontrados no Arquivo da própria escola, composto por regulamentos, livros de matrículas e documentos avulsos. Ao analisar as mudanças ocorridas tanto nos exames de admissão exigidos para o ingresso na Escola de Farmácia quanto nas disciplinas ofertadas por esta instituição, constata-se que o grupo farmacêutico de Ouro Preto, composto por professores, alunos e diretores, se viu entre o desejo de mudança e a resistência às reformas implantadas no início do período republicano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Peruchi, Amanda. "O Regimento dos preços dos medicamentos... na farmácia brasileira oitocentista." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 27, no. 3 (September 2020): 933–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702020000400013.

Full text
Abstract:
Resumo Em 5 de novembro de 1808, dom João de Bragança promulgou um alvará sobre o exercício dos boticários e o preço das drogas e ordenou a criação de um regulamento para taxar o custo dos medicamentos comercializados no Brasil. Publicado pela primeira vez em 1809, o Regimento dos preços dos medicamentos... ganhou novas edições nos anos subsequentes e tornou-se um indispensável instrumento de trabalho para os envolvidos com a feitura e o comércio dos remédios. Este texto situa historicamente e destaca esse documento brevemente explorado pelos pesquisadores da história da farmácia brasileira, visto ter sido uma das primeiras iniciativas do governo luso-brasileiro condizentes com a atividade farmacêutica no Brasil no século XIX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vólkova Américo, Ekaterina. "A poética da noite." FronteiraZ : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, no. 19 (December 4, 2017): 197. http://dx.doi.org/10.23925/1983-4373.2017i19p197-212.

Full text
Abstract:
Em primeiro lugar, pretendemos abordar a história dos estudos do texto da noite, parte integrante da teoria literária russa desde meados do século XIX, principalmente na obra de Aleksandr Vesselóvski, bem como a formação do próprio conceito de “texto da noite” nas obras dos estudiosos da escola semiótica de Tártu-Moscou na segunda metade do século XX (entre eles Iúri Lotman, Vladímir Toporov e Eleazar Meletínski), para, em seguida, analisar a presença desse texto em obras poéticas pertencentes a duas épocas diferentes: Versos compostos durante uma noite de insônia de Aleksandr Púchkin (1830); Noite. Fanal. Rua. Farmácia (1912) de Aleksandr Blok e Em minha enorme cidade – noite (1916) de Marina Tsvetáieva. Em todas as três obras há semelhanças que permitem destacar o texto da noite, mas também há diferenças, sendo que as duas últimas poesias remontam claramente aos versos de Púchkin.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fiorin, Tanise, Felipe Roque Kuhn, Kamylla Flore Silva, Tainá Wagner, Bruna Vitória Franco, Meri Zaira Mascarello, Layza Kowalski, and Vera Regina Medeiros Andrade. "COMPARTILHANDO SABERES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES SOBRE A VACINA CONTRA O PAPILOMAVÍRUS HUMANO." Vivências 15, no. 28 (June 14, 2019): 68–75. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.15.

Full text
Abstract:
Este artigo relata a experiência de um trabalho desenvolvido, em um projeto de extensão, com objetivo de orientar adolescentes sobre a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), no período de agosto de 2017 a julho de 2018. Foi formado um grupo de acadêmicos de vários semestres do curso de Farmácia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo, que elaboraram uma peça de teatro contando a história de um casal que vai ao consultório de uma terapeuta relatar a descoberta que um deles estava com o vírus do HPV. Como personagens da peça, ainda se encontram o vírus do HPV e uma farmacêutica. No desenrolar desta história, são colocadas as informações sobre o vírus, dando ênfase a vacina contra o HPV. A experiência com o desenvolvimento do projeto nos permitiu constatar que podemos levar informações e promover educação em saúde de forma lúdica e simples, e que o conhecimento construído nos leva a prosseguirmos neste caminho, em prol da saúde dos adolescentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Basso Motta, Maíra. "Entre novidades úteis e graciosas velharias: como a obra literária se relaciona dialeticamente à história." Inter Litteras, no. 2 (November 30, 2020): 251–70. http://dx.doi.org/10.34096/interlitteras.n2.9738.

Full text
Abstract:
Este texto procura analisar o romance brasileiro Quarup, escrito por Antonio Callado e publicado em 1967, a partir da análise da ambiência da Farmácia Castanho e do personagem Ramiro Castanho, elementos extremamente significativos dessa obra e que aparecem no segundo e terceiro capítulos. Tentar-se-á relacioná-los ao conceito de modernidade conservadora, ou modernidade reflexa, expressões defendidas por Darcy Ribeiro, Renato Ortiz, Antonio Candido, Roberto Schwarz, entre outros autores que serão contemplados aqui. Esta obra foi escrita em um momento conturbado do Brasil. No país, ditadura militar já instaurada, prisões, censura e o controle social eram temas reais, marcavam um regime político extremamente autoritário e violento que durou aproximadamente 20 anos. Após ler Quarup temos uma outra dimensão sobre o país, temos condições de perceber as contradições inerentes à modernidade e percebemos o porquê de o Brasil não caminhar, de fato, rumo a um progresso efetivo. Ao superar o caráter documental e se realizar de forma estética, Quarup capta a lógica de funcionamento de uma sociedade regida pela dialética entre modernização e atraso. Defendemos que Quarup capta essas contradições desse país que avança pouco e lentamente, pois, ao mesmo tempo em que tenta progredir, mantém suas raízes presas ao passado, isto é, mantém velharias, mas as ornamenta com novidades aparentemente úteis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "História da farmácia"

1

Miranda, Liele Maria Meirelles de. "Farmácias homeopáticas : histórias da institucionalização de uma prática." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2001. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2284.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a institucionalização da prática farmacêutica homeopática nos seus 160 anos de existência no Brasil, a partir do surgimento das farmácias privadas e públicas, da estruturação do ensino desta prática e do arcabouço jurídico que a envolve. Para isso, buscou-se relatar a constituição do campo farmacêutico homeopático neste período e os ensaios desenvolvidos para a entrada da prática farmacêutica homeopática nos serviços básicos de saúde nas cidades de Niterói, Rio de Janeiro e Juiz de Fora, considerados como um estudo de caso de uma unidade social em observação. Para realização dos objetivos citados, utilizou-se das técnicas da observação participante e entrevistas para recolhimento da história" das farmácias e das dificuldades enfrentadas. Este trabalho coloca as farmácias homeopáticas como agentes dentro do campo homeopático que deste modo sofrem e exercem uma ação, fundamentalmente política, contribuindo para a institucionalização, em última análise, do sistema médico homeopático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Alves, Olga Sofia Fabergé. "Farmacêuticos diplomados e algumas estratégias de institucionalização da farmácia em São Paulo (1892-1934)." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-22082012-130123/.

Full text
Abstract:
Este estudo aborda algumas das estratégias e ações dos farmacêuticos diplomados em São Paulo no fortalecimento de sua profissão, no período que vai da criação do Serviço Sanitário do Estado em 1892 até a fundação da Universidade de São Paulo em 1934. Foram privilegiados a Sociedade Farmacêutica Paulista, a Escola de Farmácia, Odontologia e Obstetrícia de São Paulo e a Farmacopéia Paulista. Foi também traçado um perfil dos profissionais que atuaram no estado nas primeiras décadas da república, no que diz respeito principalmente a origem e formação, a partir dos dados levantados nos Livros de Registro do Exercício Profissional do Serviço Sanitário.
The purpose of this study was to deal some strategies and actions of pharmacists in strengthening their profession in São Paulo, in a period from Serviço Sanitário do Estado origin (1892) to Universidade de São Paulo foundation (1934). It was discussed Sociedade Farmacêutica Paulista, Escola de Farmácia, Odontologia e Obstetrícia de São Paulo and Farmacopéia Paulista. It aims to drawing the profile of pharmacists whom was registered in São Paulo state, between 1892 and 1933, awarded and the school magazine. pharmacopoeia and were treated to trace a profile of professionals working in the early decades regarding the origin and formation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

FERNANDES, Vitor de Castro. "A sinalização externa de fachadas no atual contexto urbano da cidade de São Paulo: projeto de design das farmácias Drogasil e Raia." Universidade Anhembi Morumbi, 2017. http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1675.

Full text
Abstract:
Submitted by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2018-08-20T19:25:34Z No. of bitstreams: 1 450125.pdf: 9263551 bytes, checksum: 77407d134f7e5142ed99e8fb081d51e8 (MD5)
Approved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2018-08-20T20:26:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 450125.pdf: 9263551 bytes, checksum: 77407d134f7e5142ed99e8fb081d51e8 (MD5)
Approved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2018-08-21T13:10:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 450125.pdf: 9263551 bytes, checksum: 77407d134f7e5142ed99e8fb081d51e8 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-21T13:10:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 450125.pdf: 9263551 bytes, checksum: 77407d134f7e5142ed99e8fb081d51e8 (MD5) Previous issue date: 2017-06-23
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This research proposes an exploratory investigation of the behavior of brands in the urban context of the city of São Paulo. In order to do so, it is initially intended to understand the confiquration oG the elements that make up a system oG visual identity by means oG a historical observation oG the oriqins oG the brands and their development up to the present day. Because it is an approach related to the city of São Paulo, the urban context and its environmental perception will be studied, considerinq the chanqes that have taken place in the landscape oG São Paulo due to the accelerated qrowth oG the metropolis in the last decades. In this sense, it is opportune to analyse the restrictions imposed by the Lei Cidade Limpa applicated in the municipality a decade aqo. Finally, to illustrate the relationship oG brand siqnalinq in the city, a case study will be carried out on the store Gaçades oG the Raia/Droqasil pharmacy chain, a leader in the pharmaceutical sector in the country, coverinq a larqe flow oG clients Grom diGGerent socioeconomic profiles. This study seeks to understand the aesthetic Geatures used in the elements that surround the visual communication projects oG its Gaçades, considerinq the restrictions imposed by the Law.
Esta pesquisa propõe uma investigação exploratória do comportamento das marcas no contexto urbano da cidade de São Paulo. Para tanto pretende-se, inicialmente, compreender a configuração dos elementos que compõem um sistema de identidade visual por meio de uma observação histórica das origens das marcas e seu desenvolvimento até os dias atuais. Por se tratar de uma abordagem relacionada à capital paulista, serão estudados o contexto urbano e sua percepção ambiental, considerando as mudanças ocorridas na paisagem paulistana devido ao crescimento acelerado da metrópole nas últimas décadas. Neste sentido, torna-se oportuno levantar as restrições impostas pela Lei Cidade Limpa vigente no município há uma década. Por fim, para ilustrar a relação da sinalização das marcas na cidade, será realizado um estudo de caso das fachadas das lojas da rede de farmácias Raia/Drogasil, líder do setor farmacêutico no país e que abrange grande fluxo de clientes de diversos perfis socioeconômicos. Tal estudo busca compreender os recursos estéticos utilizados nos elementos que circundam os projetos de comunicação visual de suas fachadas, considerando as restrições impostas pela Lei.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Isabella Bonaventura de. "A farmácia em São Paulo é um novelo de redes: gênero e prática científica (1895-1917)." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-22112018-095037/.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo analisar por um viés de gênero o processo de institucionalização da farmácia em São Paulo entre 1895 e 1917. Para tanto, seguiremos os farmacêuticos paulistas que, através da fundação de associações científicas, revistas e instituições de ensino, buscaram ampliar sua rede de aliados e se firmarem como um campo profissional separado da medicina. Juntamente a esta busca por alianças poderemos perceber um movimento co-extensivo de delimitação de fronteiras: quem estaria autorizado a exercer esse ofício? Após a fundação da Escola de Pharmácia (1898), acompanharemos como esse processo de institucionalização se misturou à um novo e controverso elemento: a formação de mulheres. Observaremos por meio de quais argumentos os fundadores e membros da congregação da Escola buscaram demarcar os espaços e ações que seriam desejáveis às futuras farmacêuticas, mantendo-as nos bastidores da prática científica que se desejava fundar. Também nos concerne verificar de que maneira as farmacêuticas viabilizaram sua atuação dentro da profissão.
This research aims to analyze the process of institutionalization of pharmacy in São Paulo from 1895 to 1917 through a gender bias. In order to do this, we will follow the pharmacists from São Paulo who, through the foundation of scientific associations, journals and educational institutions, sought to increase their network of allies and establish themselves as a separate professional field from medicine. We also will remark a movement of boundary delimitation, which is coextensive to the search for allies: who was authorized to join the profession? After the foundations of the School of Pharmacy (1898), we will follow in which ways the institutionalization process was crossed by a new element in this space: the presence of women. We have observed by which means schools congregation members and its founders sought to determine the spaces and actions that would be desirable to the future female pharmacists, keeping them in the \"backstage\" of the scientific practice. In the other hand, we are also interested in follow womens arguments and strategies that allowed them to act in this professional field.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

André, Bruna Alexandra Gonçalves. "O Arsenal Farmacêutico da Antiguidade Clássica e da Idade Média." Master's thesis, [s.n.], 2013. http://hdl.handle.net/10284/4161.

Full text
Abstract:
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas
Desde a Antiguidade Clássica até à Idade Média (séculos V-XV) diversos estudiosos foram descobrindo muitas substâncias de origem vegetal, mineral e animal que, desde logo, se destacaram pelas suas propriedades medicinais e farmacológicas. Deste modo, o presente trabalho pretende destacar o contributo de alguns dos maiores protagonistas no estudo das drogas destas duas épocas históricas, designadamente Hipócrates, Dioscórides, Galeno e Avicena. Todos eles se preocuparam em desenvolver o estudo e identificação das propriedades medicinais e farmacopeicas das drogas e em efetuar a sistematização e compilação delas. Neste quadro, procedemos a uma análise e levantamento das drogas referenciadas por aqueles autores; os três primeiros desenvolveram atividade durante o período greco-romano e o quarto, sendo o mais influente pensador na área da medicina e da farmácia medievais (Avicena) foi também aquele que transmitiu ao Ocidente todo o saber greco-latino e do mundo islâmico. From Classical Antiquity to the Middle Ages (V - XV centuries) several scholars have been discovering many vegetable, mineral and animal substances wich stood out for its Medicinal and pharmacological properties. Thus, our work intends to highlight the work of some of the major leading figures in the study of drugs of these two historical eras, especially Hippocrates, Dioscorides, Galen and Avicenna. They all become interested in the study and identification of the therapeutic and pharmacopoeic properties of drugs and make the compilation and systematization of them. In this framework, we examined the drugs referenced by those authors, the first three developed activity during the Greco-Roman period, and the fourth, the most influential thinker in the area of medicine and pharmacy medieval (Avicenna) was also the one who forwarded to the West all knowledge of Greco-Latin and the Islamic world.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Araújo, Patricia Sodré. "Os medicamentos e o exercício da profissão farmacêutica na Bahia (1961 a 1986)." Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva, 2010. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10693.

Full text
Abstract:
p. 1-180
Submitted by Santiago Fabio (fabio.ssantiago@hotmail.com) on 2013-05-06T19:01:13Z No. of bitstreams: 1 8888888888.pdf: 3347336 bytes, checksum: a64d4bd57a70266f1ab77a4f9310a1bb (MD5)
Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-05-09T17:14:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 8888888888.pdf: 3347336 bytes, checksum: a64d4bd57a70266f1ab77a4f9310a1bb (MD5)
Made available in DSpace on 2013-05-09T17:14:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 8888888888.pdf: 3347336 bytes, checksum: a64d4bd57a70266f1ab77a4f9310a1bb (MD5) Previous issue date: 2010
O objetivo desse trabalho é analisar as transformações ocorridas no exercício da profissão farmacêutica na Bahia entre 1961 e 1986. Trata-se de uma pesquisa de abordagem histórica com análise qualitativa. As fontes documentais utilizadas foram as atas de reunião plenária do CRF-BA, legislações importantes do período e jornais do CRF-4. Foram utilizados também dados das transcrições das entrevistas realizadas com os farmacêuticos que atuaram à época do marco histórico estabelecido. Evidenciou-se que a organização da profissão farmacêutica no Estado foi beneficiada por seu Conselho profissional. Percebeu-se também que, em muitos momentos nesse processo, a instituição acadêmica não teve papel tão decisivo quanto o próprio CRF em questões importantes para a categoria. Podemos afirmar que o CRF-4 foi eficiente em garantir um monopólio do mercado de trabalho farmacêutico ainda que com algumas perdas. Em seguida analisamos como ocorreram as relações entre os farmacêuticos, a academia e o mercado de trabalho. Observamos que os espaços de prática dos farmacêuticos no período se relacionaram com o contexto econômico da Bahia. Notou-se que ocorreram conflitos e disputas na ocupação desses espaços. Por fim, analisa-se a relação que se estabeleceu entre farmacêuticos e o comércio farmacêutico, revelando que os conflitos vêm permeando essa relação.
Salvador
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Piovezan, Gislaine Custodio. "Rastreamento da mutação R337H TP53, diagnóstico precoce do tumor de córtex adrenal e histórico de câncer em famílias do Estado do Paraná." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2011. http://hdl.handle.net/1884/30438.

Full text
Abstract:
Orientador : Prof. Dr. Roberto Pontarolo
Co-orientador : Prof. Dr. Bonald C. Figueiredo
Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Defesa: Curitiba, 06/06/2011
Bibliografia: fls. 101-110
Área de concentração: Análises Clínicas
Resumo: Introdução. A incidência do tumor de córtex adrenal (TCA) é marcadamente alta no Estado do Paraná, onde mais de 95% dos pacientes herdaram a mutação germinativa R337H TP53 de um dos pais. O desconhecimento da existência da mutação impede uma ação preventiva contra o TCA avançado, assim como a falta de dados sobre o risco para outros tipos de câncer em crianças e adultos dificulta o planejamento epidemiológico e o aconselhamento genético. O presente trabalho foi proposto com o objetivo de esclarecer estes questionamentos. Métodos: Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa em seres humanos do Hospital de Clínicas da UFPR, do Hospital Pequeno Príncipe e pela CONEP em 2005 e em 2009 (com novos objetivos). Foram coletadas amostras de sangue periférico para a identificação da mutação R337H TP53 por meio da técnica de PCRRFLP. A confirmação da mutação foi feita por meio do sequenciamento do exon 10 do gene TP53 e pelo achado da mesma mutação em outras pessoas da família. O acompanhamento ambulatorial das crianças com a mutação R337H se baseou nos exames periódicos médicos, em ecografias abdominais e concentrações plasmáticas de hormônios adrenocorticais. Os resultados preliminares de heredogramas das famílias com a mutação R337H revelaram casos de carcinoma de plexo coroide (CPC) com a mutação, o que motivou a pesquisa para esclarecer se há incidência aumentada de CPC no Paraná. Resultados: De dezembro de 2005 a março de 2010, 171.649 RN, de um total de 180.000, participaram do rastreamento da mutação R337H TP53. Foram identificados 461 RN (0,27%) com a mutação. Dezenove casos de TCA foram diagnosticados no grupo de RN (n=13) ou no grupo de parentes abaixo de 15 anos de idade (n=6) durante esta coorte. Além disso, 34 casos de TCA foram revelados (31 crianças e 3 adultos) no histórico sobre câncer das famílias avaliadas (n=343 famílias). Das crianças que participaram do protocolo de vigilância ambulatorial, oito (2,4%) desenvolveram o TCA. Das crianças restantes portadoras da mutação e que não participaram do protocolo de vigilância, nove (2,5%) desenvolveram o TCA. As crianças com diagnóstico de TCA a partir do protocolo de vigilância ambulatorial apresentaram média de tamanho de tumores estatisticamente menor (apenas no estadio I) do que as que não participaram do protocolo (7 casos nos estadios II ou III, incluindo um óbito). Em 63,3% (14/22) dos pacientes com CPC foi identificada a mutação R337H. Ao contrário, dos 100% de LOH identificado em casos de TCA, o mesmo percentual não aconteceu nos casos de CPC. Conclusões. Este estudo demonstra a viabilidade do rastreamento neonatal para a detecção da mutação R337H e tratamento precoce de crianças com TCA, o que sugere que tal procedimento deveria ser incluído no Programa de Triagem Neonatal existente nos Estados brasileiros com uma frequência da mutação semelhante à da população do Paraná (1/371). Esta mutação é responsável por mais de 60% dos casos de CPC, sugerindo uma incidência pelo menos duas vezes maior desta neoplasia no Estado do Paraná do que em outras regiões onde não ocorre a mutação R337H.
Abstract: Introduction. The incidence of adrenocortical tumor (ACT) is remarkably high in Parana State (Southern Brazil), where over 95% of patients inherited the germline R337H TP53 mutation from a parent. Lack of knowledge about the mutation prevents a preventive action against advanced ACT. Likewise, lack of data on the risk for other types of cancer in children hamper the epidemiological monitoring and genetic counsling. This study was proposed to clarify these questions. Methods. This study was approved by the Ethics Committee for Research in Humans from the Hospital de Clínicas from UFPR, from the Pequeno Príncipe Hospital, and by CONEP in 2005 and 2009 (with new goals). Peripheral blood samples were collected for DNA analysis of the R337H mutation of the TP53 gene using the PCR-RFLP assay. Confirmation of the mutation was performed by sequencing of the TP53 exon 10 and by the identification of the same mutation in other family members. Outpatient Children with the R337H mutation was based on periodic medical examination, abdominal ultrasound and plasma concentrations of adrenocortical hormones. Preliminary analysis of the pedigrees of the families revealed cases of choroid plexus carcinoma (CPC) with the mutation and encouraged further study to verify whether there is increased incidence of CPC in Paraná state. Results. From December 2005 to March 2010, 171.649 newborns from a total of 180.000 were recruited for the screening of the R337H TP53 mutation. We identified 461 infants (0.27%) with this mutation. Nineteen cases of ACT were diagnosed in the group of newborns (n = 13) or in the group of relatives under 15 years of age (n = 6) in this cohort. In addition, 34 cases of ACT (31 children and 3 adults) were identified through the family history of cancer (n=353 families). Of the newborns who have participated of the surveillance program, eight (2.4%) developed TCA. Of the remaining newborns with the mutation who were not in the surveillance program, nine (2.5%) developed ACT. Children diagnosed with ACT through the surveillance program presented tumors with average size statistically smaller (only stage I) than those who did not attend the surveillance program (7 cases in stages II or III, including one deceased child). In 63.3% (14/22) of the patients with CPC was identified the germline R337H mutation. Unlike the ACT with 100% LOH, a lower percentage of LOH was found in CPC. Conclusions. This study demonstrates the feasibility of the neonatal screening to detect and treat precociously the ACT from children with the R337H mutation, suggesting that the neonatal screening for the R337H mutation should be included in the neonatal screening program in the Brazilian states with a similar frequency of mutation found in Paraná state (1/371). This mutation is responsible for more than 60% of the CPC cases in children, suggesting an incidence at least twice higher in Paraná than in other regions without the mutation R337H.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Freitas, Luís Miguel Correia. "Por uma história das "Lojas com História" : o caso da Farmácia Barreto." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10451/42103.

Full text
Abstract:
In 2015, the Lisbon city council announced the establishment of a pioneer project for the protection of traditional commerce, called “Lojas com História” (shops with history). Considering the traditional shops as a distinctive element of the city, the project intended to create ways to maintain their sustainability and their presence, through their recognition and by adding value to these places that are gradually disappearing. On this Museology and Museography master thesis, we intend to present the whole project, using Farmácia Barreto a case study. With this purpose, we begin our work by presenting the project’s idea, mentioning the criteria that define the different items for the shops’ classification, the multiple teams involved in its development and the municipal funding assigned to works of preservation and restoration of the shops’ elements. Secondly, we present other initiatives with the same characteristics that have been developed in different Portuguese cities, showing how this project in Lisbon has become a reference in the maintenance of traditional commerce in Portugal. Facing the possibility of considering Farmácia Barreto as a living museum or as a branch of Museu da Farmácia, we develop some reflections about integrated heritage and specifically about the Portuguese law (Lei n.º 42/2017) that has introduced important measures to protect traditional commerce, creating a prosperous environment through the introduction of benefits to the owners, tenants and, above all, to the shops themselves. In the final part, we dedicate a chapter of this work to our case study, the Farmácia Barreto, which has been part of the first group of classified shops of the “Lojas com História” project. We intend to present the history of this centenary place, highlighting the owner’s opinion on the importance of the project to the city, and specifically the impact on his business, showing his concerns about the sustainability of this pharmacy by looking at it as a living museum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Angelova, Kristina Ilkova. "Evolução da farmácia até à atualidade." Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10400.1/12506.

Full text
Abstract:
O combate à doença sempre foi um dos principais objetivos do ser humano e esta é uma luta que já vem desde os primeiros Homens racionais que povoaram a Terra. De um modo geral, é difícil determinar qual foi o fator que desencadeou a procura de substâncias com o intuito de curar ou qual foi o momento exato que levou o Homem ao encontro do fármaco. No mundo pré-clássico iniciou-se a utilização das primeiras matérias-primas de origem animal, vegetal e mineral para efeitos terapêuticos. Desde então, tem vindo a evoluir com o contributo de várias personalidades que deixaram o seu marco na profissão farmacêutica. Com o desenvolvimento da humanidade e dos conhecimentos científicos e tecnológicos, o setor Farmacêutico foi progredindo, dando origem à indústria farmacêutica que, por sua vez, alterou a realidade da farmácia de oficina. Passou-se à farmácia comunitária. A farmácia comunitária tem vindo a orientar o seu trabalho para o utente e para as suas necessidades, aumentando cada vez mais os denominados serviços farmacêuticos prestados aos utentes. Atualmente, considera-se que o papel do farmacêutico na Saúde Pública é de elevada importância. Para além da dispensa e aconselhamento dos medicamentos, o farmacêutico é também responsável pela educação acerca do seu uso correto e por garantir a máxima efetividade e segurança, tanto na saúde do utente como na saúde das populações. Para exercer este papel, os profissionais Farmacêuticos especializaram-se em diversas áreas distintas e específicas, aumentando cada vez mais a lista de serviços clínicos prestados nas farmácias comunitárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Loureiro, Marilda Arantes 1956. "Escola de Farmácia e Odontologia de Uberaba : gênese e desenvolvimento (1926-1936)." Master's thesis, 2010. http://hdl.handle.net/10451/2568.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "História da farmácia"

1

Supico, Francisco Maria. Caderno de fórmulas farmacêuticas de Francisco Maria Supico: Um documento para a história da farmácia nos Açores. Ponta Delgada: Centro de Estudos Gaspar Frutuoso, Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais, Universidade dos Açores, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Veiga, Francisco, and Teresa Alcobia Martins. Orações de Sapiência da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra 1921 - 2020. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-2050-3.

Full text
Abstract:
Perto de atingir os 100 anos desde a primeira vez que surgiu a designação Faculdade de Farmácia e porque só após 2025 voltará esta Faculdade a ser chamada para, na Sala Grande dos Atos, proferir nova intervenção oratória, consideramos a altura oportuna para consolidar esta obra e dela dar conhecimento a toda a comunidade académica. De realçar que, ao longo deste século, apenas foram proferidas sete Orações de Sapiência, dada a tardia passagem do Ensino de Farmácia a Ensino Superior e ainda mais tardia passagem da Escola de Farmácia a Faculdade de Farmácia. São estas sete Orações de Sapiência «em louvor das Ciências e exortação dos ouvintes ao estudo delas» que agora reunimos num único volume e que consideramos contribuir não só para ilustrar o que foi a História da Faculdade de Farmácia de Coimbra, mas também relembrar e homenagear os autores que redigiram estas Orações de Sapiência e, neles, todos os docentes desta Faculdade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Apolinário, Joelma Maria dos Santos da Silva. Práticas laboratoriais: das análises clínicas ao biodiagnóstico. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.pla412.1121-0.

Full text
Abstract:
Este livro, na forma de relatórios, se inclui em um processo mais amplo de reflexão sobre as práticas laboratoriais realizadas em aulas durante o curso de farmácia na faculdade a qual estudo, desde as duas últimas décadas, constituindo-se em um importante ponto de inflexão nesse processo de sistematização e produção de conhecimentos, pois o mesmo tem por objetivo aprofundar algumas constatações iniciais desse debate em curso sobre as práticas no que diz respeito às análises clínicas e sua relação com a educação, respondendo a algumas demandas e fundamentação clínico-prática na atualidade. A escolha dos capítulos norteou-se por duas constatações. A primeira foi a grande escassez de livros destinados para este fim onde a literatura basicamente não expõe de forma tão acessível assuntos relacionados a tal; a segunda foi a de que essas práticas se materializam, de modo específico, na sociedade brasileira, devido à maneira como o Brasil vem se inserindo no mundo ao longo da sua história no que diz respeito à saúde, de como expomos e abordamos assuntos inerente à práticas laboratoriais e também devido às relações econômicas, políticas, sociais e culturais que se engendram, também historicamente, em âmbito nacional às análises clínicas propriamente dita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "História da farmácia"

1

Pita, João Rui, and Ana Leonor Pereira. "A história da farmácia em Portugal: o Estado da Arte: projecto interdisciplinar do Ceis20." In Rotas da natureza: cientistas, viagens, expedições, instituições, 79–88. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0469-5_10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "História da farmácia"

1

de Oliveira, Juliana Karina, Suelem Tavares da Silva Penteado, Jakeline Liara Teleken, Suzane Virtuoso, and Thayla Mohana Cardoso de Oliveira. "RASTREAMENTO DE COMPLICAÇÕES CRÔNICAS EM PACIENTES DIABÉTICOS EM UMA FARMÁCIA BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL-PR." In II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1031.

Full text
Abstract:
Introdução: O diabetes mellitus (DM) não controlado pode provocar, a longo prazo, disfunção e falência de vários órgãos, estando associado ao aumento da mortalidade e ao alto risco de desenvolvimento de complicações micro e macrovasculares. Diante disso, o bom controle do DM na atenção primária evita hospitalizações e maiores complicações, por isso, a detecção de retinopatia, nefropatia, neuropatia e pé diabético deve ser realizada em tempo oportuno para acompanhamento e seguimento de cada paciente. Objetivo: O objetivo desse trabalho foi rastrear e identificar as complicações crônicas de Diabetes Mellitus em pacientes assistidos pela Farmácia Básica do município de Cascavel-PR. Métodos: Foram coletados os dados sociodemográficos dos pacientes e exame de microalbuminúria para rastreamento de nefropatia. Além disso, para o rastreamento de neuropatia diabética foi aplicado um questionário de Escore de Sintomas Neuropático (ESN) e, para o rastreamento de pé diabético foi aplicado o questionário Michigan Neuropathy Screening Instrument (MNSI). Esse projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética, sob o Parecer Consubstanciado do CEP, nº 3.848.285. Resultados: Dos 62 pacientes incluídos no estudo, o gênero feminino foi mais prevalente (64,5%) e a maioria (71,0%) possuíam como comorbidade hipertensão arterial sistêmica (HAS). Em relação às características antropométricas a prevalência de obesidade grau I foi expressiva (24,2%). Em relação às complicações crônicas do DM, foi expressiva a identificação de neuropatia (33; 53,2%), além disso, nefropatia (12; 19,4%) também foi uma complicação crônica relevante identificada. Apenas 1 paciente apresentou histórico atual de pé diabético, com presença de ulceração e deformidade. A retinopatia diabética foi identificada em apenas 2 pacientes com histórico prévio da complicação. Conclusão: O presente trabalho evidencia a prevalência de complicações microvasculares e alerta para a necessidade de rastreamento destas ainda em tempo oportuno, a fim de realizar o manejo e tratamento adequado com o paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vianna, Edgard De Freitas, Graziele Da Costa Martins, João Vitor Vicente Da Silva, and Verônica Regina Gomes Paes Fernandes. "ANÁLISE DE INTERVENÇÕES FARMACÊUTICAS NA PRÁTICA CLÍNICA." In III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbracif/28.

Full text
Abstract:
Introdução: As intervenções farmacêuticas são caracterizadas como condutas planejadas, documentadas e realizadas juntamente ao paciente e profissionais de saúde, visando solucionar ou prevenir problemas relacionados a medicamentos na farmacoterapia. A nível de atendimento individualizado ao paciente, cabe ao farmacêutico à obtenção de dados sobre o histórico medicamentoso, avaliação da conduta terapêutica adotada, fornecimento de informações baseadas em evidências à equipe multidisciplinar e acompanhamento dos exames laboratoriais. Objetivo: Este estudo tem o objetivo de descrever as intervenções farmacêuticas realizadas pelo Serviço de Farmácia Clínica de um hospital privado do Rio de Janeiro. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo de intervenções farmacêuticas realizadas através do acompanhamento farmacoterapêutico de 72 pacientes atendidos pelo Serviço de Farmácia Clínica, no período de dezembro de 2021 a janeiro de 2022, na Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e no Centro de Terapia Intensiva. Resultados: Foram realizadas 100 intervenções farmacêuticas classificadas em categorias: 49% (n=49) relacionadas à ausência da informação de alergia, 8% (n=8) dose abaixo do recomendado, 5% (n=5) substituição de medicamento e aprazamento inadequado, 4% (n=4) inclusão de medicamento, 3 % (n=3) substituição de via de administração, suspensão do medicamento, substituição de medicamento não padrão, descrição da dose incorreta, ausência de prescrição e duração de tratamento antimicrobiano, 2% (n=2) substituição de forma farmacêutica, melhora de aprazamento, facilidade de administração, e apenas 1% (n=1) dose acima do recomendado, interação medicamento x medicamento, ajuste por disfunção renal, prescrição realizada para paciente alérgico e incompatibilidade de administração. Destas, 82% (n=82) das intervenções foram aceitas pela equipe multidisciplinar. Conclusão: As intervenções farmacêuticas realizadas a partir da análise da farmacoterapia aplicada aos pacientes demonstram a relevância na promoção da conduta terapêutica adequada, segurança e qualidade na prestação do serviço de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nascimento, Renan Gomes Do, Marlene Motcinski, Fernanda Dos Santos Ferreira, Vanessa De Andrade Conceição, and Danilo De Oliveira Cerqueira. "CONCILIAÇÃO DE MEDICAMENTOS COMO INICIATIVA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE ESPECIALIDADES NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL: UM PROTOCOLO DE ESTUDO." In III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbracif/50.

Full text
Abstract:
Introdução: Um problema comum observado na segurança do paciente é a falta de informações precisas e completas sobre os medicamentos de uso regular durante as transferências de cuidado entre os diferentes estabelecimentos de saúde. Tendo em vista disso, a conciliação medicamentosa é postulada como barreira para redução das discrepâncias medicamentosas e consequentemente erros de medicamentos. Objetivo: Este projeto tem por objetivo avaliar a implementação de práticas clínicas seguras conduzidas por farmacêuticos clínicos. Para este fim, conduziremos um processo padronizado de obtenção do melhor histórico possível de medicamentos; avaliação do nível de compreensão da terapia pré-admissão do paciente; quantificação, classificação e análise das discrepâncias de medicamentos não intencionais na admissão hospitalar; efeito das intervenções conduzidas por farmacêuticos clínicos e impacto na segurança do paciente. Material e métodos: Este estudo prospectivo, piloto, descritivo e intervencionista, será conduzido no Departamento de Farmácia Clínica em um dos Hospitais da Rede São Camilo, localizado na região sudeste do Brasil. Trata-se de um hospital universitário de especialidades, de iniciativa privada, referência na região metropolitana de São Paulo, com uma estrutura de 265 leitos e ofertando mais de 20 mil internações e 12 mil procedimentos cirúrgicos anualmente. Os pacientes serão elegíveis quando: maiores de 18 anos de idade, independentemente do sexo; internação superior a 72 horas e ≥ 2 medicamentos de prescrição regular na pré-admissão. A fim de padronizar o processo de coleta de dados e conciliação de medicamentos em prescrição médica, a entrevista com o paciente será realizada por meio de um formulário adaptado e modificado de hospitais dos EUA, Inglaterra e Etiópia. Resultados: Posteriormente a coleta das informações na entrevista estruturada, os farmacêuticos clínicos irão identificar, analisar e classificar as possíveis discrepâncias. Todas as discrepâncias não intencionais encontradas sem qualquer justificativa clínica serão consideradas erros de medicamentos. Por fim, o grau de impacto de cada discrepância de medicamento será definido como: clinicamente insignificante; clinicamente significativo; grave e com risco de vida. Conclusão: Com base neste estudo, poderemos avaliar e mensurar o impacto do serviço do farmacêutico clinico na conciliação medicamentosa e redução de erros de medicamentos durante a permanência do paciente em unidade hospitalar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography