To see the other types of publications on this topic, follow the link: História da farmácia.

Journal articles on the topic 'História da farmácia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'História da farmácia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Mesquita, Luan Nascimento, Herika dos Santos Anijar, and Orenzio Soler. "A história da farmácia em Belém, Pará." Research, Society and Development 10, no. 14 (November 14, 2021): e595101422529. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22529.

Full text
Abstract:
Objetivo: Apresentar recortes da História da Farmácia no munícipio de Belém, Pará, a partir do século XVI, partindo-se de contextos sociais, políticos, econômicos, sanitários e educacionais. Método: Trata-se de uma Revisão Narrativa apresentada por meio de síntese narrativa. Resultados: Apresenta-se a História da Farmácia, dando-se destaque para a capital Belém, no período pré-colonial, colonial, imperial, estado independente, republicano, na belle époque, na era Getúlio Vargas e Manoel Barata, pós Estado Novo, no período do regime militar e na nova república. Conclusão: A História da Farmácia no munícipio de Belém, Pará, tem influência de fatores ideológicos, políticos, econômicos e sociais. Proporciona uma vigem ao passado mítico e exótico de farmácias como estabelecimentos de saúde, de serviços farmacêuticos e do cuidado farmacêutico no processo saúde-doença no contexto da Amazônia Oriental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pires, João Martins Dias, Ilva Nolasco de Carvalho, and Darcy da Silva Guimarães. "A História da Farmácia no INCA." Revista Brasileira de Cancerologia 48, no. 4 (December 30, 2002): 617–21. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2002v48n4.2178.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rezende, Irene Nogueira de. "Literatura, história e farmácia: um diálogo possível." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 22, no. 3 (September 2015): 813–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702015000300009.

Full text
Abstract:
No Centro de Memória da Faculdade de Farmácia da UFMG encontram-se documentos relativos à passagem de Carlos Drummond de Andrade pela instituição, fato que levou à reflexão sobre a presença da farmácia e do farmacêutico na literatura. Por meio de diálogo interdisciplinar e de pesquisa sobre elementos que comprovassem essa presença, sua efetiva participação e presença na literatura, buscou-se historicizar essa vinculação não só do poeta de Itabira, mas de outros homens de letras, sendo profissionais farmacêuticos ou inspirados por eles. Objetivou-se, igualmente, apontar alguns elementos que fundamentem e demonstrem a importância desse profissional na sociedade brasileira do final do século XIX e primeira metade do XX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gomes, Mario Luiz. "Vendendo saúde! Revisitando os antigos almanaques de farmácia." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 13, no. 4 (December 2006): 1007–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702006000400012.

Full text
Abstract:
O artigo destaca a importância dos almanaques de farmácia como fonte de pesquisa em relação à história dos medicamentos, apresentando imagens desses impressos relacionadas às estratégias de promoção dos produtos farmacêuticos. A idéia de ciência veiculada pelos almanaques de farmácia também é analisada, indicando a relevância desse tipo de fonte para a história da ciência e da propaganda no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Fábio Teixeira da, Marluce Oliveira Dias, Angelo da Cunha Pinto, and Nadja Paraense dos Santos. "“Pós de doliarina e ferro”: um dos remédios importantes da Farmácia Peckolt." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 22, no. 4 (December 2015): 1427–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702015000400012.

Full text
Abstract:
Resumo O farmacêutico Theodoro Peckolt é uma das mais importantes figuras da história da química de produtos naturais brasileira. Como outros farmacêuticos do século XIX que atuavam no Brasil, desenvolveu formulações que comercializava em sua farmácia, localizada no Rio de Janeiro, e que tiveram grande prestígio junto à população e à classe médica. O texto apresenta a relação entre a doença identificada inicialmente como opilação e a terapêutica utilizada no século XIX, destacando uma das formulações da Farmácia Peckolt – “Pós de doliarina e ferro”. O produto tem sua origem no látex da espécie Ficus gomelleira(figueira-branca ou gameleira). O artigo tem entre seus objetivos revelar a composição química, feita por métodos modernos de análise do látex deFicus gomelleira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Paula, Leandro Silva de, and Rosana Areal de Carvalho. "As reformas educacionais na Escola de Farmácia de Ouro Preto (1890-1911)." Acta Scientiarum. Education 42 (March 2, 2020): e45136. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.45136.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é compreender o ideário em torno das primeiras reformas educacionais do período republicano: reformas Benjamin Constant (1890), Epitácio Pessoa (1901) e Rivadávia Corrêa (1911); as consequências que essas reformas representaram para uma importante instituição de ensino superior da história do Brasil, a Escola de Farmácia de Ouro Preto, e as reações da classe farmacêutica de Ouro Preto diante das vicissitudes educacionais da Primeira República. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi necessária a apreciação dos estudos da Historiografia da Educação, bem como da Nova História Política, e o amparo teórico no conceito de Cultura Política Republicana. Em relação à documentação, foi investigada a coleção de leis e decretos das reformas educacionais, os relatórios de Presidente do Estado de Minas Gerais, além dos documentos encontrados no Arquivo da própria escola, composto por regulamentos, livros de matrículas e documentos avulsos. Ao analisar as mudanças ocorridas tanto nos exames de admissão exigidos para o ingresso na Escola de Farmácia quanto nas disciplinas ofertadas por esta instituição, constata-se que o grupo farmacêutico de Ouro Preto, composto por professores, alunos e diretores, se viu entre o desejo de mudança e a resistência às reformas implantadas no início do período republicano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Peruchi, Amanda. "O Regimento dos preços dos medicamentos... na farmácia brasileira oitocentista." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 27, no. 3 (September 2020): 933–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702020000400013.

Full text
Abstract:
Resumo Em 5 de novembro de 1808, dom João de Bragança promulgou um alvará sobre o exercício dos boticários e o preço das drogas e ordenou a criação de um regulamento para taxar o custo dos medicamentos comercializados no Brasil. Publicado pela primeira vez em 1809, o Regimento dos preços dos medicamentos... ganhou novas edições nos anos subsequentes e tornou-se um indispensável instrumento de trabalho para os envolvidos com a feitura e o comércio dos remédios. Este texto situa historicamente e destaca esse documento brevemente explorado pelos pesquisadores da história da farmácia brasileira, visto ter sido uma das primeiras iniciativas do governo luso-brasileiro condizentes com a atividade farmacêutica no Brasil no século XIX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vólkova Américo, Ekaterina. "A poética da noite." FronteiraZ : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, no. 19 (December 4, 2017): 197. http://dx.doi.org/10.23925/1983-4373.2017i19p197-212.

Full text
Abstract:
Em primeiro lugar, pretendemos abordar a história dos estudos do texto da noite, parte integrante da teoria literária russa desde meados do século XIX, principalmente na obra de Aleksandr Vesselóvski, bem como a formação do próprio conceito de “texto da noite” nas obras dos estudiosos da escola semiótica de Tártu-Moscou na segunda metade do século XX (entre eles Iúri Lotman, Vladímir Toporov e Eleazar Meletínski), para, em seguida, analisar a presença desse texto em obras poéticas pertencentes a duas épocas diferentes: Versos compostos durante uma noite de insônia de Aleksandr Púchkin (1830); Noite. Fanal. Rua. Farmácia (1912) de Aleksandr Blok e Em minha enorme cidade – noite (1916) de Marina Tsvetáieva. Em todas as três obras há semelhanças que permitem destacar o texto da noite, mas também há diferenças, sendo que as duas últimas poesias remontam claramente aos versos de Púchkin.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fiorin, Tanise, Felipe Roque Kuhn, Kamylla Flore Silva, Tainá Wagner, Bruna Vitória Franco, Meri Zaira Mascarello, Layza Kowalski, and Vera Regina Medeiros Andrade. "COMPARTILHANDO SABERES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES SOBRE A VACINA CONTRA O PAPILOMAVÍRUS HUMANO." Vivências 15, no. 28 (June 14, 2019): 68–75. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.15.

Full text
Abstract:
Este artigo relata a experiência de um trabalho desenvolvido, em um projeto de extensão, com objetivo de orientar adolescentes sobre a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), no período de agosto de 2017 a julho de 2018. Foi formado um grupo de acadêmicos de vários semestres do curso de Farmácia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo, que elaboraram uma peça de teatro contando a história de um casal que vai ao consultório de uma terapeuta relatar a descoberta que um deles estava com o vírus do HPV. Como personagens da peça, ainda se encontram o vírus do HPV e uma farmacêutica. No desenrolar desta história, são colocadas as informações sobre o vírus, dando ênfase a vacina contra o HPV. A experiência com o desenvolvimento do projeto nos permitiu constatar que podemos levar informações e promover educação em saúde de forma lúdica e simples, e que o conhecimento construído nos leva a prosseguirmos neste caminho, em prol da saúde dos adolescentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Basso Motta, Maíra. "Entre novidades úteis e graciosas velharias: como a obra literária se relaciona dialeticamente à história." Inter Litteras, no. 2 (November 30, 2020): 251–70. http://dx.doi.org/10.34096/interlitteras.n2.9738.

Full text
Abstract:
Este texto procura analisar o romance brasileiro Quarup, escrito por Antonio Callado e publicado em 1967, a partir da análise da ambiência da Farmácia Castanho e do personagem Ramiro Castanho, elementos extremamente significativos dessa obra e que aparecem no segundo e terceiro capítulos. Tentar-se-á relacioná-los ao conceito de modernidade conservadora, ou modernidade reflexa, expressões defendidas por Darcy Ribeiro, Renato Ortiz, Antonio Candido, Roberto Schwarz, entre outros autores que serão contemplados aqui. Esta obra foi escrita em um momento conturbado do Brasil. No país, ditadura militar já instaurada, prisões, censura e o controle social eram temas reais, marcavam um regime político extremamente autoritário e violento que durou aproximadamente 20 anos. Após ler Quarup temos uma outra dimensão sobre o país, temos condições de perceber as contradições inerentes à modernidade e percebemos o porquê de o Brasil não caminhar, de fato, rumo a um progresso efetivo. Ao superar o caráter documental e se realizar de forma estética, Quarup capta a lógica de funcionamento de uma sociedade regida pela dialética entre modernização e atraso. Defendemos que Quarup capta essas contradições desse país que avança pouco e lentamente, pois, ao mesmo tempo em que tenta progredir, mantém suas raízes presas ao passado, isto é, mantém velharias, mas as ornamenta com novidades aparentemente úteis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Andrade, José Marcio, Francisca Andreza Fernandes de Souza, Joeldo Ferreira Duarte, Pedro Ivo Palácio Leite, and Poliana Moreira de Medeiros Carvalho. "Avaliação da Adesão ao Tratamento com Antidepressivos em Pacientes de uma Farmácia Pública no Interior do Ceará." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no. 42 (October 31, 2018): 203–12. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1306.

Full text
Abstract:
A prevalência estimada de transtornos mentais é cerca de 12% na população mundial, sendo a maior parcela medicada na Atenção Primária à Saúde, o sucesso da terapia antidepressiva depende do profissional de saúde que tem papel importante nas questões relativas à adesão do tratamento. O Sistema Único de Saúde foi sem dúvida o maior movimento de inclusão social que a população já viu na história do Brasil, em termos constitucionais, como afirmação política de compromisso do estado brasileiro para os direitos da cidadania. O objeto de estudo foi avaliar a prevalência e adesão da terapia antidepressiva em pacientes atendidos em uma farmácia municipal da cidade de Juazeiro do Norte/CE no período de agosto de 2016. Desenvolveu-se o estudo, de caráter quantitativo, transversal e descritivo, em um Sistema de Atendimento Médico Especializado (SAME) no município de Juazeiro do Norte. Coletaram-se os dados por meio de um questionário socioeconômico e farmacoepidemiolôgico. Consideraram-se aderentes os pacientes que compareceram à farmácia para recebimento dos antidepressivos durante todo o mês da pesquisa. Participaram da pesquisa 50 pacientes dentre os quais, 88% eram do gênero feminino e 22% do gênero masculino, a faixa etária média foi de 34% entre 49-58 anos. E que 58% dos pacientes tinha escolaridade com 1º grau incompleto, 58% disseram não trabalhar e estado civil prevaleceu com 40% para casados. Observou-se a maior prevalência do uso de amitriptilina e fluoxetina para cada com 48%, e 50% responderam usar o medicamento para tratamento da depressão. O estudo obteve 96% de assiduidade satisfatória quanto ao grau de adesão. O farmacêutico é um profissional com amplo conhecimento farmacológico capacitado para manejar o atual arsenal terapêutico e informar sobre o uso e os efeitos dos fármacos. Assim, esta prática melhoraria indiscutivelmente a saúde e a qualidade de vida do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Galle, Helmut. "Selvagens e pactos demoníacos. Observações sobre um conto de Wilhelm Raabe." Pandaemonium Germanicum 20, no. 32 (July 24, 2017): 66. http://dx.doi.org/10.11606/1982-8837203266.

Full text
Abstract:
A narrativa “Zum wilden Mann” (1874) de Wilhelm Raabe apresenta a história de uma farmácia na província alemã e do seu dono, observando os princípios estilísticos do realismo poético, a tendência literária dominante na segunda metade do século 19 nos países de língua alemã. A despeito da localização no mundo contemporâneo de Raabe e seus leitores, a trama e os protagonistas apresentam traços que remetem à esfera fantástica de pactos demoníacos e homens selvagens. Esses elementos interferem com a esfera realista das relações econômicas entre os protagonistas, baseadas- em empréstimos, juros e o comércio globalizado, e aludem aos aspectos inumanos dos negócios modernos. Divergente da prática cultural geral, Raabe atribui o “selvagem” e o “diabólico” às “conquistas” recentes da civilização que emergem de forma similar na Alemanha e nas antigas colônias. O Brasil traçado pela narrativa, em vez de ser um ambiente exótico, é apenas um outro cenário dos processos industriais e comerciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Perpétuo, Natacha Catarina, Maria da Graça Campos, Paulo Renato Trincão, and António Pereira Coutinho. "Breve história da toxicologia vegetal: alguns usos das plantas tóxicas ao longo do tempo." História da Ciência e Ensino: construindo interfaces 20 (December 29, 2019): 248–64. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp248-264.

Full text
Abstract:
ResumoEste trabalho pretende fazer uma breve análise da história da toxicologia e dos usos que as plantas tóxicas e os seus venenos foram tendo ao longo da história da humanidade, nomeadamente na Antiguidade. As possibilidades de utilização das plantas são praticamente ilimitadas. Assim, pode afirmar-se que a sua importância para o ser humano é inquestionável. O Homem recorre a elas desde a Pré-História, não só pelo seu valor nutricional e terapêutico, mas atribuindo-lhes, também, significados religiosos, estéticos, poéticos e morais. As práticas médicas ancestrais usavam as plantas com fins curativos, podendo considerar-se a fitoterapia como a forma de tratamento mais antiga. Esta prática manteve-se até ao final do séc. XIX/início do séc. XX, quando se isolaram as primeiras substâncias químicas bioactivas das plantas medicinais de origem (ex.: aspirina, digitalina, morfina).À semelhança das suas propriedades medicinais, também o conhecimento e uso dos venenos das plantas remonta à Antiguidade, tendo sido utilizados com diversos propósitos (ex.: caça, pesca, guerra, suicídio, homicídio).O conhecimento da história da toxicologia tem interesse no âmbito de várias disciplinas das áreas das ciências naturais e da saúde, como a medicina, a farmácia, a biologia, a bioquímica, as ciências forenses, entre outras.Palavras-chave: Envenenamentos; Plantas tóxicas; Venenos.AbstractThis work intends to make a brief analysis of the history of toxicology and the uses that toxic plants and their poisons have had throughout the history of mankind, namely in the Antiquity.The possibilities for plant use are practically unlimited. Thus, we can affirm that its importance to the human being is unquestionable. Man uses them since the Prehistory, not only for their nutritional and therapeutic value, but also attributing them religious, aesthetic, poetic and moral meanings. Ancient medical practices used plants for healing purposes, and phytotherapy may be considered as the oldest form of treatment. This practice continued until the end of the 19th century/early 20th century, when the first bioactive chemicals were isolated from the medicinal plants of origin (e.g. aspirin, digitalin, morphine). Like its medicinal properties, the knowledge and use of plant poisons can be traced back to Antiquity, and have been used for various purposes (e.g. hunting, fishing, war, suicide, homicide). Knowledge of the history of toxicology is of interest in various disciplines in the fields of natural sciences and health, such as medicine, pharmacy, biology, biochemistry, forensic sciences, among others.Keywords: Poisoning; Toxic plants; Poisons.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Rago, Elisabeth Juliska. "Francisca Praguer Fróes: medicina, gênero e poder nas trajetórias de uma médica baiana (1872-1931)." Ciência & Saúde Coletiva 13, no. 3 (June 2008): 985–93. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232008000300020.

Full text
Abstract:
No Brasil, a entrada das pioneiras no ensino superior, possibilitada pela urbanização, pelo crescimento do comércio e da indústria e por uma conjuntura mais favorável ao trabalho feminino no último quartel do século XIX, significou um marco fundamental na história da participação de mulheres no campo da medicina. Francisca Praguer Fróes formou-se na Faculdade de Medicina e Farmácia da Bahia, em 1893. Dedicou-se à Ginecologia e à Obstetrícia, defendeu a saúde, os direitos civis e políticos da mulher. O empenho de Francisca Praguer Fróes em defender o direito à saúde das mulheres infectadas por doenças sexualmente transmissíveis é notável e, nesse sentido, os preceitos higiênicos ganham força em suas proposições médicas. Apesar de terem sido poucas aquelas que debateram publicamente questões relativas à moral ligada ao sexo, na católica Bahia, Francisca envolveu-se nas discussões científicas e políticas sobre o tema da saúde da mulher e da moral sexual. Envolvida numa discussão mais ampla acerca da construção da ordem burguesa, entendia que os temas da higiene, da saúde da mulher e da moral sexual deveriam fazer parte do quadro de regeneração social da época. Poucas foram aquelas que debateram publicamente questões relativas à moral ligada ao sexo, na católica Bahia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Rebouças da Silva, Cláudia, Ediel Da Silva Barreto, Larissa De Jesus Santana, Layse Ribeiro Borges, Yuri Ribeiro da Silva, and Rita Terezinha de Oliveira Carneiro. "Alterações fisiológicas ocasionadas pela COVID-19 e suas consequências no agravamento da doença: graduandos de farmácia aplicando o aprendizado de bioquímica clínica." Textura 14, no. 2 (January 27, 2021): 23–37. http://dx.doi.org/10.22479/texturav14n2p23_37.

Full text
Abstract:
COVID-19 é uma infecção altamente letal descrita recentemente na história da humanidade. Suas manifestações clínicas são variáveis, mas passíveis de serem analisadas por testes laboratoriais já amplamente empregados. Farmacêuticos são importantes atores na orientação de pacientes quanto aos cuidados que devem ser tomados durante o curso da pandemia. O objetivo foi promover a discussão entre graduandos de Farmácia de uma faculdade do Recôncavo Baiano sobre as principais alterações fisiológicas ocorridas em virtude da COVID-19 e suas consequências na evolução clínica dos infectados. Trata-se de uma metanálise, cuja metodologia consistiu em busca de trabalhos completos publicados em bases de dados (PubMed, Scielo e Google Acadêmico). Foram analisados 33 artigos dos quais foram extraídas informações sobre 5 parâmetros: liberação de mediadores inflamatórios; mudança no metabolismo de carboidratos e as alterações nas atividades cardíaca, renal e pancreática considerados como preditores de agravamento nos casos de COVID-19. O trabalho apresenta limitações sobre tempo para sua execução e devido falhas na conexão durante as interações on line com os estudantes. A perspectiva é que os participantes desse estudo possam contribuir com esclarecimento sobre os possíveis agravos na saúde causados pela COVID-19 aos usuários das instituições nas quais eles atuam como estagiários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Jerônimo, Rayane Ellen de Oliveira, Juciely Gomes da Silva, Michelle Mabelle Medeiros Dantas, and Camila Firmino Azevedo. "Pesquisa etnobotânica sobre o uso de plantas medicinais por idosos de Lagoa Seca, Paraíba." Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 9, no. 7 (January 8, 2020): p7034. http://dx.doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7034.

Full text
Abstract:
O uso de plantas medicinais faz parte da história da humanidade desde os primórdios, por possuir ações terapêutica, curativa e preventiva; sendo o conhecimento passado através das gerações, principalmente pelos idosos. Porém seu uso inadequado pode representar riscos à saúde. Portanto, foi realizada uma pesquisa etnobotânica com idosos do município de Lagoa Seca – PB estudantes da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA), a fim de se fazer um resgate sobre o conhecimento e uso das plantas medicinais. A princípio foi realizada uma entrevista com 27 idosos através de um questionário semiestruturado, com questões sobre o perfil dos mesmos e o uso das plantas medicinais, em seguida foram realizadas palestras sobre o uso seguro e racional desse recurso, formas de cultivo e preparo. Dos idosos entrevistados 85,15% eram mulheres e 14,81% homens, com idades variando entre 61 e 87 anos. As formas de uso mais citadas foram chá (66,66%) e compressa (18,51%). A maioria dos idosos relatou bons resultados com o uso das plantas e disse que utilizam as plantas por serem mais baratas que remédio de farmácia. É importante ressaltar o conhecimento e a valorização do uso popular das plantas medicinais pelos idosos, no entanto é imprescindível que haja orientação para evitar problemas de saúde decorrentes do uso não racional dessas espécies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Santiago, Iago Gusmão, Liliane Lemos Santana Barreiros, Patrício Nunes Barreiros, and Stephanne Da Cruz Santiago. "O acervo do escritor e sua conectividade rizomática." Revista Légua & Meia 10, no. 1 (August 11, 2019): 101. http://dx.doi.org/10.13102/lm.v10i1.3654.

Full text
Abstract:
As múltiplas faces dos acervos de escritores têm desafiado os pesquisadores a explorarem novos caminhos metodológicos, com o objetivo de dar conta da variedade de documentos e seus significados. O acervo do escritor baiano Eulálio Motta (1907-1988), por exemplo, apresenta uma diversidade de documentos que compreendem desde a sua produção literária até objetos pessoais. Esses documentos fazem parte de uma teia de fios complexos que transcendem os limites do acervo e ampliam seus significados. A leitura desse acervo possibilita reconstruir a história de vida do escritor e da sua obra, mas para isso é preciso compreender os fios que unem os documentos. Por conta disso, Barreiros (2016) propôs a construção de um dossiê arquivístico, visando a análise integrada dos documentos do acervo de Eulálio Motta. O estudo que ora apresentamos consiste na elaboração do dossiê arquivístico para a hiperedição de dois textos de Eulálio Motta: Mania, publicado no jornal Mundo Novo e o rascunho de uma carta para Eudaldo Lima, escrito no caderno Farmácia São José. As discussões apresentadas fundamentam-se nas discussões de Barreiros (2014, 2015, 2016), Bordini (2005, 2009), Telles (2006), sobre acervos de escritores, e em Barreiros; Santiago, I.; Santiago, S. (2017) e Deleuze; Guattari (1995), no que concerne ao método rizomático de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

DA SILVA SALES, TATIANE. "”A MULHER CULTA TEM MAIS POSSIBILIDADES DE UMA VIDA MELHOR”: presença e interação de mulheres nas faculdades de direito, farmácia e odontologia no Maranhão (1940-1970)." Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História 17, no. 29 (February 12, 2020): 159–80. http://dx.doi.org/10.18817/ot.v17i29.775.

Full text
Abstract:
O início do século XX marca o estabelecimento das faculdades isoladas no Maranhão. Essas escolas de curso superior consagraram-se como espaço majoritariamente masculino, e a partir de década de 1940 há uma maior presença feminina nos cursos superiores, criando um marco de maior participação e interação feminina entre 1940 e 1970. Neste sentido, este trabalho busca escrever a história do ensino superior no Maranhão com ênfase na análise da presença feminina, na condição de alunas e professoras, notabilizando os espaços que ocuparam, suas atuações, conflitos envolvendo questões de gênero e disputas de poder por meio da educação. A presente pesquisa tem por objetivo compreender a organização, o processo e a inserção da mulher no ensino superior, sendo a universidade um espaço de educação, instrução e poder, com ênfase nos três primeiros cursos fundados no Maranhão - Odontologia, Farmácia e Direito. Palavras-chave: Mulheres. Ensino Superior. Maranhão. “THE CULTURED WOMAN HAS MORE POSSIBILITIES FOR A BETTER LIFE”: presence and interaction of women in law schools, pharmacy and dentistry in Maranhão (1940-1970). Abstract: The beginning of the twentieth century marks the establishment of the isolated colleges in Maranhão. These higher education schools were consecrated as a mostly male space and from the 1940s a greater female presence in higher education, creating a milestone of greater female participation and interaction between 1940 and 1970. In this sense, this paperseeks to write the history of higher education in Maranhão with emphasis on the analysis of female presence, as students and teachers, highlighting the spaces they occupied, their actions, conflicts involving gender issues and power disputes through education. This research aims to understand the organization, process and insertion of women in higher education, being the university a space of education, instruction and power, with emphasis on the first three courses founded in Maranhão -Dentistry, Pharmacy and Law. Keywords: Women. University Education. Maranhão. “LA MUJER CULTA TIENE MÁS POSIBILIDADES DE UNA MEJOR VIDA”:presencia e interacción de mujeres en las facultades de derecho, farmacia y odontología enMaranhão (1940-1970) Resumen: El comienzo del siglo XX marca el establecimiento de facultades aisladas en Maranhão. Eses colegios de curso superior fueron consagrados como un espacio mayormente masculino, y desde ladécada de 1940 hay una mayor presencia femenina en la educación superior, creando un marco para una mayor participación e interacción femenina entre 1940 y 1970. En este sentido, este artículo busca escribir la historia de la educación superior en Maranhão con énfasis en el análisis de la presencia femenina, como estudiantes y profesores, resaltando los espacios que ocuparon, sus acciones, conflictos relacionados con cuestiones de género y disputas de poder a través de la educación. Esta investigación tiene como objetivo comprender la organización, el proceso y la inserción de la mujer en la educación superior con énfasis en los primeros tres cursos fundados en Maranhão –Odontología, Farmacia y Derecho. Palabras claves: Mujeres. Enseñanza Superior. Maranhão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Barros Neto, Sebastião Gonçalves de, and Alexandre Jacob. "TÉCNICOS EM FARMÁCIA: TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM FARMÁCIA." Pensar Acadêmico 17, no. 3 (December 13, 2019): 386. http://dx.doi.org/10.21576/pa.2019v17i3.1103.

Full text
Abstract:
RESUMOA pesquisa propõe-se analisar as trajetórias formativas dos Técnicos em Farmácia, egressos dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Farmácia, pois, ao passo que se reconhece a Farmácia como promotora de saúde, entende-se que seus recursos humanos devem possuir educação formal específica, regulamentação ocupacional e profissional, registro e exercício profissional fiscalizado por órgão competente. Para concretizar a investigação, utilizou-se o estudo de campo descritivo de desenho —natureza qualitativa online (por intermédio da internet) —, com entrevistas assíncronas, realizadas por questionário semiestruturado enviado por e-mail para obtenção das histórias de vida (ou biografias). As narrativas das histórias formativas de vida dos profissionais de nível Técnico em Farmácia possibilitaram descrever, conhecer e problematizar o contexto da formação Técnica em Farmácia no Brasil e propor novos caminhos para a área Técnica em Farmácia Brasileira, em especial para a Educação Profissional e Tecnológica em Saúde. Palavras-chave:Técnico em Farmácia. Educação Profissional em Saúde. Políticas Públicas. Assistência Farmacêutica. Método (auto) biográfico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bittencourt de Oliveira, Tiago, and Jordana Griebeler Moscon. "QUAL A CONDUTA DO FARMACÊUTICO NA FARMÁCIA COMUNITÁRIA FRENTE A TOSSE? UMA REVISÃO DA LITERATURA." Revista Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Biológicas 5, no. 1 (October 31, 2021): 43–55. http://dx.doi.org/10.31512/ricsb.v5i1.572.

Full text
Abstract:
Introdução: No balcão da farmácia, o farmacêutico realiza diversos atendimentos diariamente, geralmente sem marcação prévia e sem conhecimento do histórico do paciente. Uma das principais queixas que levam os pacientes a procurar atendimento nas farmácias é a tosse, que pode ser causado por diversos fatores, ou ainda, estar relacionado à diferentes patologias. Objetivo: Propor ao farmacêutico fluxograma de atendimento e orientação frente a tosse, baseado na literatura. Metodologia: Revisão narrativa fundamentada em dados gerados pela literatura científica, nos últimos 15 anos, sobre tosse e cuidados farmacêuticos referentes a esse sintoma. Resultados: A tosse é considerada um mecanismo de defesa do organismo, podendo ser classificada em aguda, quando o sintoma está presente em um período de até três semanas, subaguda, entre três e oito semanas, e crônica, quando a tosse apresenta duração maior que oito semanas. Com o fluxograma proposto, caso o paciente não apresente nenhuma das condições que exija encaminhamento ao médico, o farmacêutico pode orientar e indicar o uso de medicamentos isentos de prescrição (MIP’s): antitussígenos/sedativos da tosse; expectorantes e mucolíticos. Como recurso adjuvante do tratamento, orientações não farmacológicas podem auxiliar na redução da frequência e intensidade da tosse e na prevenção de complicações. Conclusão: De acordo com os dados na literatura, foi desenvolvido o fluxograma que abrange as principais situações de alerta, que exigem encaminhamento médico, assim como as principais contraindicações dos medicamentos isentos de prescrição, alcançando o objetivo proposto pelo trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Caldeira, Telma Rodrigues, Eugênio Rodrigo Zimmer Neves, and Edson Perini. "Evolução histórica das bulas de medicamentos no Brasil." Cadernos de Saúde Pública 24, no. 4 (April 2008): 737–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2008000400003.

Full text
Abstract:
No Brasil, a bula é usada como fonte de informação sobre medicamentos. O estudo desenvolveu uma análise de sua evolução histórica, procurando observar a influência do desenvolvimento científico, da globalização da informação e das diferentes políticas de saúde. Procedeu-se uma revisão retrospectiva da legislação sanitária brasileira até 1920, ano da instituição do Departamento Nacional de Saúde Pública. A análise documental sobre a evolução da regulamentação sanitária no Brasil se iniciou pela Coleção Farmácia Brasileira - Portarias Sanitárias. Na segunda etapa as normas foram pesquisadas nos portais: VISALEGIS - Legislação em Vigilância Sanitária, Portal de Legislação do Sistema de Informações do Congresso Nacional e Sistema de Legislação da Saúde - Saúde Legis. A bula tornou-se um importante veículo informativo no Brasil, passou por profundas transformações regulamentares na segunda metade do século XX. Entre 1946 e 2006 o número de itens obrigatórios aumentou e sua descrição aprofundou. Entretanto, a padronização da informação para os medicamentos com o mesmo princípio ativo não se efetivou, não obstante sua importância e apesar das diferentes iniciativas observadas nas normas legais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Paladini, Sheyla Velasques, Cristianne Maria Famer Rocha, and Leticia Lassen Petersen. "Análise comparativa das políticas de assistência farmacêutica entre Brasil e Cuba: uma revisão integrativa." CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO 6, no. 3 (September 29, 2017): 144–60. http://dx.doi.org/10.17566/ciads.v6i3.407.

Full text
Abstract:
Introdução: Brasil e Cuba têm sistemas universais de saúde, amplamente financiados e regulados pelo setor público. Este estudo tem como objetivo realizar uma comparação dos sistemas nacionais de saúde do Brasil e de Cuba, com foco nas respectivas Políticas de Assistência Farmacêutica. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Resultados: foram encontrados 48 artigos Cubanos e 171 artigos Brasileiros. Após análise, foram selecionados 5 artigos cubanos sobre Políticas de Assistência Farmacêutica em Cuba, e 21 artigos brasileiros sobre Política de Assistência Farmacêutica no Brasil. Discussão: a despeito das diferenças (culturais, históricas, geográficas, etc.), ambos são países em desenvolvimento com sistemas nacionais de saúde que têm como propósito o acesso universal e gratuito; contudo, esses sistemas têm diferenças marcantes quanto a aspectos econômicos e de governança, as quais podem explicar os resultados superiores de Cuba em indicadores de saúde pública e qualidade de vida. Conclusão: em Cuba, os medicamentos são fornecidos pelo Estado; no Brasil, os medicamentos podem ser fornecidos diretamente, nos termos da respectiva Política Nacional de Medicamentos e da Política de Assistência Farmacêutica, ou adquiridos em farmácias particulares – nesse caso, eles podem ser subsidiados por programas como a Farmácia Popular. Dessa forma, o sistema brasileiro é mais complexo, o que o torna mais suscetível a falhas de governança e a falhas de mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Caiana, Rodrigo Ribeiro Alves, Joyse Maria Braga dos Santos, Josivan Pereira da Silva Júnior, Jadson de Farias Silva, Wylly Araújo de Oliveira, and Juliano Carlo Rufino Freitas. "Síntese e avaliação antifúngica do benzil 2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo contra espécies de Candida spp. e estudo da associação com anfotericina B." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 9, no. 5 (April 20, 2020): 395–402. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v9i5.4867.

Full text
Abstract:
Introdução: O número crescente de infecções causadas por fungos e o surgimento de microrganismos resistentes tem sinalizado a necessidade da busca por novos agentes antifúngicos, fomentando a pesquisa em moléculas promissoras, como os O-glicosídeos. Objetivo: Partindo dessa premissa, objetivamos a síntese e investigação da atividade antifúngica do benzil 2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo isolado e quando associado com a anfotericina B. Material e métodos: Inicialmente foi sintetizado o benzil 4,6-di-O-acetil-2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo a partir da reação entre o 3,4,6-tri-O-acetil-D-glucal e álcool benzílico via catálise ácida e irradiação ultrassônica seguida por sua hidrólise em meio básico para levar ao benzil 2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo. Este foi submetido à avaliação antifúngica por meio do método da microdiluição em caldo e estudo da associação com a anfotericina B pelo método de Checkerboard. Resultados: O benzil 4,6-di-O-acetil-2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo e o benzil 2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo foram obtidos em excelentes rendimentos 91 e 94 %, respectivamente. O benzil 2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo apresentou atividade antifúngica apenas contra as cepas de Candida albicans ATCC 76615, Candida albicans ATCC 76485 e Candida guilliermondiiLM 103, e sua associação com a anfotericina B foi classificada como indiferente. Conclusão: Estes resultados possibilitam futuros estudos envolvendo esta classe de moléculas, avaliação dos possíveis mecanismos de ação e avaliar outras atividades biológicas, uma vez que esta classe molecular sustenta a expectativa de baixa toxicidade, devido ao seu padrão de biocompatibilidade. Descritores: Síntese Química; Metabolismo dos Carboidratos; Fungos; Candida. Referências Silva S, Negri M, Henriques M, Oliveira R, Williams DW, Azeredo J. Candida glabrata, Candida parapsilosis and Candida tropicalis: biology, epidemiology, pathogenicity and antifungal resistance. FEMS Microbiol Rev. 2012;36:288-305. Vieira AJH, Santos JI. Mecanismos de resistência de Candida albicans aos antifúngicos anfotericina B, fluconazol e caspofungina. RBAC. 2017;49:235-9. De Rossi T, Lozovoy MAB, Silva RV, Fernandes EV, Geraldino TH, Costa IC, et al. Interações entre Candida albicans e Hospedeiro. Semina: Cienc Biol Saude. 2011;32:15-28. Ashong CN, Hunter AS, Mansouri MD, Cadle RM, Hamill RJ, Musher DM. Adherence to clinical practice guidelines for the treatment of candidemia at a Veterans Affairs Medical Center. Int J Health Sci. 2017;11:18-23. Kung HC, Huang PY, Chen WT, Ko BS, Chen YC, Chang SC, et al. 2016 guidelines for the use of antifungal agents in patients with invasive fungal diseases in Taiwan. J microbiol Immunol infect. 2018;51:1-17. Patil S, Rao RS, Raj AT, Sanketh DS, Sarode S, Sarode G. Oral Candidal Carriage in Subjects with Pure Vegetarian and Mixed Dietary Habits. J Clin Diagn Res. 2017;11:22-4. Khan H, Khan Z, Amin S, Mabkhot YN, Mubarak MS, Hadda TB, et al. Plant bioactive molecules bearing glycosides as lead compounds for the treatment of fungal infection: A review. Biomed Pharmacother. 2017;93:498-509. Guzzetti LB, Cecília M, Vescina M, Gil F, Gatti BM. Candidemias en pediatría: distribución de especies y sensibilidad a los antifúngicos. Rev Argent Microbiol. 2017;49:320-2. Wiederhold NP. Antifungal resistance: current trends and future strategies to combat. Infect Drug Resist. 2017;10:249-59. World Health Organization. WHO/EMP/IAU/2017.11. 2017. Acesso em: 04 Fev 2019. Disponível em: www.who.int/medicines/areas/rational_use/antibacterial_agents Lúcio Neto MP. Avaliação tóxica, citotóxica, genotóxica e mutagênica do composto 3-(2-cloro-6-flurobenzil) – imidazolidina-2,4-diona em células eucarióticas. Teresina. Dissertação [Mestrado em Ciências Farmacêuticas] – Universidade Federal do Piauí; 2011. Toshima K, Ishizuka T, Matsuo G, Nakata M. Practical Glycosidation Method of Glycals Using Montmorillonite K-10 as an Environmentally Acceptable and Inexpensive Industrial Catalyst. Chem Ver. 1995;4:306-8. Freitas JCR, Freitas Filho JR, Menezes PH. Stereoselective Synthesis of 2,3-unsaturated-O-Glycosides promoted by TeBr4. J Braz Chem Soc. 2010;21:2169-72. Freitas JCR, Couto TR, Paulino AAS, Freitas Filho JR, Malvestiti I, Oliveira RA, et al. Stereoselective synthesis of pseudoglycosides catalyzed by TeCl4 under mild conditions. Tetrahedron. 2012;68:8645-54. Regueira JLLF, Dantas CR, Freitas JJR, Silva AJFS, Freitas Filho JR, Menezes PH, et al. Stereoselective Synthesis of 2,3-Unsaturated Pseudoglycosides Promoted by Ultrasound. Synthesis. 2016;48:1069-78. Moura AL, Lima LMA, Bezerra GB, Freitas JJR, Belian MF, Ramos CS, et al. O-glicosídeos 2,3-insaturados: aplicações, rearranjo de ferrier e reações. Quím Nova. 2018;41:550-66. Dantas CR. Síntese estereosseletiva e caracterização estrutural de compostos Z-eniínicos acoplados a pseudoglicosídeos. Recife. Dissertação [mestrado em química] – Universidade Federal Rural de Pernambuco; 2017. Nigudkar SS, Demchenko A,V. Stereocontrolled 1,2-cis glycosylation as the driving force of progress in synthetic carbohydrate chemistry. Chem Sci. 2015;6:2687-704. Silva RO, Freitas Filho JR, Freitas JCR. D-Glicose, uma Biomolécula Fascinante: História, Propriedades, Produção e Aplicação. Rev Virt Quim. 2018;10:875-91. Delbianco M, Bharate P, Varela-Aramburu S, Seeberger PH. Carbohydrates in Supramolecular Chemistry. Chem Rev. 2016;116:1693-752. Lima JACL, Mata MMS, Silva RG, da Silva WE, Freitas JCR, Freitas Filho JR. Avanços Recentes na Química de C-Glicosídeos: Aplicaçao, Síntese e Reaçoes. Rev. Virt. Quim. 2018;10:900-39. Silva AF, Silva DA. Fármacos anti-inflamatórios não esteroidais mais dispensados em uma farmácia comercial do município de itaocara, estado do Rio de Janeiro, Brasil. Acta Biomed Bras. 2012;3:1-14. Costa AOC. Estudo in vitro e in silico da atividade antifúngica dos isômeros r-(+) e s-(-)citronelal sobre fungos do gênero Cryptococcus. João Pessoa. Dissertação [Mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos] – Universidade Federal da Paraíba; 2017. Perrin DD, Amarego WLF. Purifications of laboratory chemicals. 3 ed., Pergamon Press: Oxford, 1996. Santos CS, Dos Santos RS, Silva RO, Freitas Filho JR, Freitas JCR. Uma acetilação eficiente e econômica do 1,2:3,4-di-O-isopropilideno-α-D-galactopiranose utilizando anidrido acético ativado in situ pela argila montmorilonita K10. Ceramica. 2018;64:616-22. Santos JAM, Santos CS, Almeida CLA, Silva TDS, Freitas Filho JR, Militão GCG, et al. Structure-based design, synthesis and antitumoral evaluation of enulosides. Eur J Med Chem. 2017;128:192-201. Clinical and Laboratory Standards Institute. M27-A3: reference method for broth dilution antifungal susceptibility testing of yeasts; approved standard. 3rd ed. Wayne: Clinical and Laboratory Standards Institute; 2008. Oliveira WA, Pereira FO, Luna GCDG, Lima IO, Wanderley PA, Lima RB, et al. Antifungal activity of Cymbopogon winterianus jowitt ex bor against Candida albicans.. Braz J Microbiol. 2011;42:433-41. Pippi B. Avaliação da capacidade de Candida parapsilosis e Candida glabrata desenvolverem resistência fenotípica à própolis vermelha brasileira e ao fluconazol e avaliação de sua atividade antifúngica em associação com fluconazol e anidulafungina. Porto Alegre. Dissertação [Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente] – Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade do Rio Grande do Sul; 2014. Doern CD. When Does 2 Plus 2 Equal 5? A Review of Antimicrobial Synergy Testing. J clin microbial. 2014;52:4124-8. Melo ACN, Oliveira RN, Freitas Filho JR, Silva T G, Srivastava RM. Synthesis of anti-inflammatory 2,3-unsaturated O-glycosides using conventional and microwave heating techniques. Heterocycl Commun. 2017;23:205-11. Lima B. Anfotericina B pré-aquecida: avaliação da atividade frente a isolados clínicos de Candida spp. do HU-UFSC. Florianópolis. Dissertação [Mestrado em Farmácia] – Universidade de Santa Catarina; 2017. Cavalcanti IMF, Menezes TGC, Campos LAA, Ferraz MS, Maciel MAV, Caetano MNP, et al. Interaction study between vancomycin and liposomes containing natural compounds against methicillin-resistant Staphylococcus aureus clinical isolates. Braz J Pharm Sci. 2018;54:203-10. Targino CSPC. Estudo da atividade antifúngica e dos mecanismos de ação do peptídeo Ctn[15-34], um fragmento C-terminal da crotalicidina, derivado de uma catelicidina expressa nas glândulas de veneno de cascavéis. Fortaleza. Tese [Doutorado em Ciências Farmacêuticas] – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará; 2017. Spader TB. Avaliação da suscetibilidade de Rhodotorula mucilaginosa frente a associações de antifúngicos com fármacos diversos. Porto Alegre. Tese [Doutorado em Ciências Pneumológicas] – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2017. Guo J, Wang A, Yang K, Ding H, Hu Y, Yang Y, et al. Isolation, characterization and antimicrobial activities of polyacetylene glycosides from Coreopsis tinctoria Nutt. Phytochemistry. 2017;136:65-9. Dantas CR, de Freitas JJR, Barbosa QPS, Militão GCG, Silva TDS, da Silva TG, et al. Stereoselective Synthesis and Antitumoral Activity of Z-Enyne Pseudoglycosides Org Biomol Chem. 2016;14:6786-95. Qing-Hu W, Na-Ren-Chao-Ke-Tu H, Na-Yin-Tai D, Xiu-Lan W, Wu-Li-Ji AA. The structural elucidation and antimicrobial activities of two isoflavane glycosides from Astragalus membranaceus (Fisch) Bge. var. mongholicus (Bge) Hsiao. J mol struct. 2014;1076:535-8. Soares GL, Santos CS, Freitas JCR, Oliveira WA. Síntese e avaliação do prop-2-in-1-il 4,6-di-O-acetil-2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo contra espécies não albicans de Candida e resultados da associação com a anfotericina B ou com o cetoconazol Rev Pan-Amaz Saude. 2018;9:43-50.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

De Lima, Anderson Gomes, José Leonardo Gomes Coelho, Maria Juliana Alves Pereira, Emanuela Machado Silva Saraiva, Raimunda Aureniza Feitosa, and Willma José De Santana. "A Prática da Farmácia Clínica em Oncologia / The Practice of Clinical Pharmacy in Oncology." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 15, no. 54 (March 2, 2021): 853–60. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v15i54.2993.

Full text
Abstract:
O presente comentário apresenta uma discussão sobre as neoplasias e como o trabalho do profissional farmacêutico influencia na melhora do tratamento antineoplásico, agindo além da manipulação da quimioterapia antineoplásica. Permitindo uma visão histórica e contribuições alcançadas até hoje através do farmacêutico clínico. Utilizando do método investigativo através de publicações cientificas, que mostram importantes evidências dessa prática no tratamento das neoplasias. E possível verificar a importância do farmacêutico clínico na utilização de protocolos e métodos usados na assistência farmacêutica, visando diminuir erros e reações adversas que são frequentemente vistas nos hospitais no setor de oncologia. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo demonstrar a importância da assistência farmacêutica, visando a melhoria na qualidade de vida do paciente em tratamento antineoplásico e a importância de incorporar o profissional farmacêutico na equipe multidisciplinar do setor de oncologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Aquiles, Grace Jacqueline, Ana Paula Neri, Luciana da Conceição Dos Santos, Mara Rubia Violin Da Silva, and Marcia Adriana Zavatini. "Grupo de convivência na Estratégia Saúde da Família como espaço de ações colaborativas e trabalho interprofissional em saúde – relato de experiência de uma disciplina interprofissional na graduação em saúde." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 8, no. 3 (September 19, 2018): 85–86. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.681.

Full text
Abstract:
Esse trabalho relata a experiência vivenciada por um docente de um curso de graduação em saúde e um grupo de dez estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Psicologia e Odontologia de uma universidade pública da região noroeste do estado do Paraná, trabalhadores de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e usuários na realização das atividades curriculares da disciplina denominada Atenção em Saúde. Essa disciplina tem caráter interprofissional, interdisciplinar e inteiramente conformada com base nas metodologias ativas de ensino. O desenvolvimento da disciplina dá-se no território de uma Unidade Básica de Saúde de uma cidade de médio porte do noroeste paranaense, na primeira série dos sete cursos envolvidos (no grupo desse relato não havia estudantes do curso de Educação Física), tem a adoção da integralidade em saúde como eixo orientador da formação objetivando a mudança dos processos de trabalho e propõe a construção de um perfil acadêmico e profissional de competências e habilidades para atuação com qualidade e resolutividade, tendo como referencial os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e o reconhecimento do papel central do estudante no processo ensino-aprendizagem como sujeito ativo de sua própria construção. Embora o SUS e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) enfoquem o trabalho em equipe, o modelo predominante de educação em saúde no Brasil é unidisciplinar (Feuerwerker, 2013) caracterizado principalmente pelo foco em disciplinas que acabam por sedimentar a fragmentação do cuidado, dos saberes e das práticas, o corporativismo profissional e, por fim reforça o tradicional modelo biomédico, “procedimento centrado” e com super valorização dos saberes técnicos isolados por profissão e dos territórios institucionalizados. Assim, a disciplina de Atenção em Saúde supõe o fortalecimento do modelo de atenção “usuário-centrado”, com valorização dos processos relacionais ocorridos no encontro entre a academia, com seus professores e estudantes, o trabalhador de saúde e o usuário no seu território. O que buscamos com a construção cotidiana dessa disciplina é destacar a potencialidade que ela apresenta enquanto oportunidade de vivências diversas, nos encontros interprofissionais que ela provoca, nas intervenções que ela propõe e no recurso que ela representa para pensar novas formas de realizar o trabalho em saúde, de se inserir na dinâmica das equipes já constituídas nas instituições de saúde e de manifestar a colaboração ativa nas equipes da Estratégia Saúde da Família, onde ela formalmente se aloca no curso do seu desenvolvimento na UBS. Nesse relato, especificamente, objetivamos descrever como os acadêmicos dos seis cursos de Atenção em Saúde, realizaram suas atividades curriculares em um grupo de convivência, no território da UBS onde vivenciaram a disciplina, no ano de 2017. O objetivo das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos no grupo foram compreender a atenção em saúde usuário centrada; experienciar a colaboração ativa e o trabalho interprofissional; reconhecer a existência de espaços transformadores no processo saúde-doença; entender o grupo de convivência como uma ferramenta na atenção em saúde para o empoderamento dos sujeitos, frente à dura realidade a ser enfrentada cotidianamente em todas as suas interfaces e desenvolver habilidades relacionais tomadas como recursos essenciais da proposta de transformação de desenhos assistenciais, compreendidas na Estratégia Saúde da Família (CIAMPONE et aI, 2000). Metodologia: Na UBS em que foram desenvolvidas as atividades aqui relatadas há um grupo de convivência formado por mulheres adultas, em sua maioria acima de 60 anos, moradoras de uma mesma microárea no território da unidade. Esse grupo reúne-se mensalmente, na quinta-feira à tarde sob a coordenação de uma Agente Comunitária de Saúde e da Enfermeira da Equipe da ESF. As semelhanças do grupo resumem-se ao gênero e a faixa etária. Nesse encontro há uma riqueza de diversidade com relação às histórias de vida, modos de viver, conjugalidade, arranjos familiares e compreensão do processo saúde-doença. Há portadores de condições crônicas de saúde como distrofia muscular (cadeirante), deficiente visual total, transtornos mentais e outros, no entanto as patologias não são abordadas diretamente no grupo e não fazem parte dos diálogos e intervenções que ocorrem ali. Inicialmente o pretexto dos encontros era a troca de livros para leitura durante o mês, advindos de doações diversas e emprestados às interessadas, que os comentavam com o grupo, no encontro seguinte como forma de valorização da atividade. Com o tempo o grupo constituiu uma dinâmica própria, de encontros mais afetivos, dando espaço para uma palavra profissional, conversas informais, trocas de experiências e partilha de um café da tarde. Os encontros acontecem sempre na casa ofertada por uma participante do grupo. Nos meses em que houve a oportunidade da participação do grupo da universidade (acadêmicos e professora) a programação ficou por conta desses. Foram programados três encontros e o tema central foi a “autoestima”. No primeiro encontro a referência foi “Minha História” e foram realizadas dinâmicas onde as participantes puderam retratar suas histórias de vida, com perdas e conquistas e valorizadas as falas de cada uma, com acolhimento de suas emoções manifestas. Também foram realizadas fotografias individuais de cada mulher a serem devolvidas em porta retratos no último encontro. Ao final, as mulheres escolheram músicas e cantaram juntas enquanto os estudantes tocavam instrumentos. No segundo encontro a referência foi “Espelho Meu” e cada participante pode se olhar no espelho e falar de suas virtudes. O terceiro encontro está previsto para dezembro, como o tema “Eu sou um presente” quando receberão as fotografias e também compartilharão lembranças entre si. Para cada encontro os estudantes e professor, juntamente com os trabalhadores da UBS estabeleciam uma agenda de atividades, dividiam as tarefas e procediam à organização do encontro desenvolvendo competências relacionadas ao trabalho e compreendendo que o conteúdo que cerca determinada ação é apenas o elo que une os saberes, mas que cada um é muito mais potente quando está trabalhando na resolução de necessidades cotidianas com uma liderança colaborativa e quando se compreende a dinâmica de funcionamento da equipe. Resultados: A vivência da disciplina Atenção em Saúde por docente, estudantes e trabalhadores em saúde é um caminho para fortalecer as mudanças desejadas nos modelos de atenção, com ênfase no trabalho em equipe colaborativo, interprofissional e usuário centrado. Integrar diferentes áreas do saber pressupõe a interação dos profissionais que contribuem para o cuidado numa compreensão ampliada de grupo e de espaços de intervenção. Conclusão: Muitos são os desafios na educação para o SUS, mas múltiplas são igualmente as possibilidades que existem nas atividades de integração ensino-trabalho-cidadania com a colaboração interprofissional. Profissionais de saúde, docentes e estudantes devem estar inseridos na prática da atenção em saúde, principalmente nos encontros dos estudantes das diversas profissões da saúde com os usuários do SUS, onde se pode vivenciar a produção de um cuidado integral, que considere a complexidade da vida, a variedade dos espaços terapêuticos, a compreensão diversa do processo saúde- doença e da atenção aos sujeitos e às coletividades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Paula, Leandro Silva de. "O Processo de federalização da Escola de Farmácia e a criação da Universidade Federal de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil)." Cadernos de História da Educação 21 (March 23, 2022): e082. http://dx.doi.org/10.14393/che-v21-2022-82.

Full text
Abstract:
Discorrer acerca da criação da Universidade Federal de Ouro Preto (1969) e analisar o papel da Escola de Farmácia nesse processo é o intuito deste artigo. Através de pesquisa bibliográfica e de ampla investigação documental realizada no Arquivo Histórico da instituição corrobora-se que o curso farmacêutico de Ouro Preto além de ser pioneiro e de se manter perene na cidade de Ouro Preto desde o século XIX, também exerceu papel primordial na criação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), sendo um centro de referência e expansão educacional na região antes mesmo do seu processo de federalização e mesmo após a sua incorporação à UFOP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Machado, Marcelo Oliano, Ednéia Regina Rossi, and Elaine Rodrigues. "Práticas de leituras escolares nos anos 20: Os usos do Almanaque Biotônico Fontoura." Revista HISTEDBR On-line 13, no. 52 (December 14, 2013): 155. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640235.

Full text
Abstract:
Neste artigo, por meio da memória de seus leitores, buscamos identificar o Almanaque Biotônico Fontoura como fonte para análise da história das práticas de leituras escolares nas primeiras décadas do século XX. Partimos do entendimento de que o Almanaque não foi apenas um livreto de divulgação medicamentosa. Distribuído, a princípio, apenas em farmácias, ele adentrou os muros das escolas, transformando-se em material de leitura de muitos jovens e crianças. Transformado em material de leitura, ele circulou nos ambientes escolares, como material de apoio didático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Dias, Sonia Maria. "Aprendizado na modalidade interprofissional: a voz de estudantes de programa de residência em saúde." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 8, no. 3 (September 19, 2018): 87–88. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.683.

Full text
Abstract:
Introdução Na intenção de adotar estratégia de ensino tendo por base o conceito de educação interprofissional da OMS – Organização Mundial de Saúde (2010), um grupo de professores passou a delinear conteúdo curricular do programa de residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar desenvolvido a partir do ano de 2015 na Universidade Federal de Juiz de Fora – MG. Buscou-se então, a desenhar a estrutura de ensino alinhada ao conceito da OMS, de modo a permitir as profissões aprenderem sobre e com os outros e entre si por meio do trabalho em equipe de forma colaborativa, visando elevar a qualidade de ações em saúde. Nesse sentido a OMS (2010) destaca a importância de órgãos formadores de profissionais adotarem políticas de educação integradas, para as diferentes profissões aprenderem a trabalhar junto a usuários, famílias, cuidadores e comunidade, ancorados no trabalho em equipe visando à prática colaborativa para a melhoria de resultados do complexo trabalho no sistema de saúde. Diante da relevância da educação interprofissional este estudo tomou por objeto de investigação, a vivência do estudante acerca do aprendizado interprofissional proposto pelo ensino inserido no programa de residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar. Objetivo Relatar o significado expressado por residentes da vivência de aprendizagem interprofissional. Método Natureza do estudo: Este estudo optou-se por investigação exploratória, descritiva com abordagem qualitativa sob a luz das representações sociais. Cenário da pesquisa: O cenário da pesquisa foi em uma unidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG. Participantes da pesquisa: Os participantes foram 19 estudantes que estavam cursando o programa de residência, no período de 2015 a 2017, sendo este, o primeiro programa em desenvolvimento no cenário desta pesquisa que abraçava profissionais de diferentes áreas do campo da saúde: serviço social, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e psicologia. Os esclarecimentos quanto a natureza da pesquisa, os objetivo, os método, os riscos e os benefícios previstos, ocorreram durante as atividades desenvolvidas da disciplina Seminário Integrador, que posteriormente recebeu a alteração de nome para Seminário Interprofissional em Atenção Hospitalar. Essa disciplina foi planejada para o ensino e aprendizagem em sala de aula, com conteúdos originados das vivências do campo de prática enriquecidos pelas discussões de temas, casos clínicos e de processo de trabalho com enfoque interprofissional e prática colaborativa. Coleta e tratamento de informações: A coleta de informações ocorreu em dezembro de 2016 a fevereiro de 2017, foi realizada através de instrumento de questionário, que não solicitou identificação dos participantes para possibilitar plena liberdade de expressão às respostas. Para o tratamento foi utilizada a técnica de análise de comunicações de Bardin (2011), que permite categorizar as informações por suas características comuns sob um título genérico. A pesquisa recebeu parecer de aprovação do comitê de ética de pesquisa em seres humanos número 1.049.234/2015. Resultados Antes de apresentar os resultados obtidos nesta pesquisa cabe esclarecer que, os integrantes do núcleo docente assistencial estruturante que abraçaram o programa de residência, davam início a nova vivência pedagógica de caráter interprofissional. Merece ressaltar que o corpo docente buscou estratégias de aprendizado para si, como forma de compreender o campo da educação interprofissional. Para ilustrar, citam-se algumas dessas estratégias: leituras e discussões de textos; organização de seminários; participação de cursos de iniciativas do governo federal sendo um deles, Desenvolvimento da Competência Docente para Educação Interprofissional em Saúde e o outro intitulado de Apoio aos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde. Foram também incluídas nas estratégias de aprendizado do corpo docente, a participação do evento I Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde ocorrido em 2015 e a participação de reuniões ordinárias de grupo de pesquisas e a constante trocas de conhecimentos entre os membros docentes. Para o professor ser facilitador e a educação interprofissional acontecer, pode ser algo desafiador, pois exige-se habilidades, entendimento de dinâmicas de grupo, criatividade para lidar com as diversidades, entre outros necessários requisitos. Referente às respostas obtidas dos participantes desta pesquisa, ficou evidente que, o ensino e aprendizagem na forma de ordenar a ação política para a intervenção em saúde na modalidade interprofissional visando à prática colaborativa, era também vivência nova por todos os participantes. As respostas acerca do significado da vivência de aprendizagem interprofissional, permitiram construir duas categorias de análise. A primeira categoria de significados foi denominada de vantagens da aprendizagem interprofissional e a segunda categoria reuniu as estratégias para o aprimoramento da aprendizagem. Categoria 1: Vantagens da aprendizagem interprofissional As respostas revelavam ideias relacionadas à vantagem de visualizar a competência, no tocante ao marco regulatório de cada profissão. Termos expressados como “fica claro funções desempenhados de cada profissão”, “prestar cuidado humanizado, sedimentando a integralidade”, “facilidade de sanar dúvidas relacionadas ao cuidado”. As resposta colocadas permitiram também observar a preocupação com a temática de segurança do paciente quando relataram, “melhora da comunicação entre profissionais”, “compreensão do estado clínico do usuário”, “assistência segura devido a prática colaborativa”, “possibilidade de atendimento ampliado do cuidado com diversas áreas profissionais, incluindo o usuário e familiar”, foram resposta marcantes. Categoria 2: Estratégias para o aprimoramento da aprendizagem interprofissional Entre as estratégias elencadas, uma delas dizia respeito à manutenção de atividades programadas pela disciplina Seminário Interprofissional em Atenção Hospitalar como, “as discussões de casos clínicos e de processos de trabalho com enfoque colaborativo”. Outras estratégias indicadas pelos participantes referiam-se a fatores organizacionais como, “investimento na qualidade e no quantitativo de preceptores”, pois os participantes sentiam lacunas na sua formação decorrente da ausência do ensino realizado pelo preceptor do serviço hospitalar. No que diz respeito à deficiência da preceptoria, esse fato teve por significado, o comprometimento da segurança sentida por parte de participantes, para o enfrentamento de situações sobretudo as de natureza percebida como conflituosas. Outras estratégias colocadas referiam-se a necessidade de “política de implantação para a alta compartilhada” e “adoção da cultura de trabalho na forma de linha de cuidado”. Considerando-se que o ser humano é criatura social, fato observado desde os primórdios da história da cultura da antiguidade, isso traz como significado que, a companhia uns dos outros na convivência coletiva, pode resultar desempenho de tarefas e ações compartilhadas para acelerarem ciclos dos processos do cotidiano. Portanto, as pessoas agrupam-se como necessária forma de interação para práticas no trabalho em saúde e na convivência social. Conclusão Ficou evidente que a mobilização do conjunto de práticas em saúde possibilita contemplar a perspectiva da aprendizagem interprofissional, considerando-se o interesse do trabalho em conjunto. Houve o entendimento de que é necessário ocorrer a articulação de saberes e práticas, dar realce ao trabalho em equipe com enfoque à colaboração para resultar em aprendizagem interprofissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Ricci, Waleska Zafred. "Caracterizando a atividade do pesquisar na época de sua introdução: segundo depoimentos de enfermeiras." Revista Brasileira de Enfermagem 50, no. 1 (March 1997): 121–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671997000100011.

Full text
Abstract:
O interesse em desenvolver este trabalho surgiu a partir de trabalho anterior (Ricci, 1994) que versou sobre o significado da pesquisa científica para alunos dos Cursos de Farmácia e Enfermagem. Após a conclusão deste houve a necessidade de conhecer a evolução histórica da pesquisa científica destacando a época e fatores predisponentes ao seu desenvolvimento. Tem-se como objetivo reconstituir a evolução histórica da pesquisa em enfermagem, buscando em que momento houve seu desenvolvimento na profissão, e identificar os reflexos da introdução da pesquisa no ensino e assistência na opinião de enfermeiras docentes. Para realizar a coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada. A população deste estudo foi composta por enfermeiras docentes que vivenciaram a época de 60/70. A princípio obteve-se uma lista com o nome de nove enfermeiras, mas, de acordo com o referencial teórico, no decorrer das entrevistas foram de saturando os dados obtidos e a amostra final constou de 4 enfermeiras. Apresenta-se a definição dos temas gerados a partir da análise dos depoimentos das enfermeiras. A análise realizada possibilitou a descoberta de dois temas: INICIANDO A PESQUISAR, TENDO NECESSIDADE DE SE ATUALIZAR. Os dados revelaram as dificuldades que as enfermeiras-docentes vivenciaram na época coincidente da introdução da pesquisa e da pós-graduação. Observamos que as colocações apresentadas por aquelas enfermeiras são as mesmas colocadas hoje pelas enfermeiras assistenciais que desejam realizar investigação (Cassiani, 1994). Entretanto a diferença fundamental está no fato de que para as docentes houve exigência e para as assistenciais parte-se de uma necessidade interna que nem sempre encontra apoio e estímulo do serviço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Dantas, Maria Clara Soares, Ana Cláudia De Queiroz, Roberta Karlla Oliveira Guedes, and Luciana Dantas Farias De Andrade. "PRÁTICAS EDUCATIVAS OPINIÃO DE DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR." Revista Augustus 28, no. 55 (December 20, 2021): 24–36. http://dx.doi.org/10.15202/1981896.2021v28n55p24.

Full text
Abstract:
Objetivo: conhecer a opinião de discentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior acerca das práticas educativas que ancoram os processos de ensino e avaliação em uma Universidade Federal do interior da Paraíba-PB-Brasil. Metodologia: Estudo de natureza predominantemente qualitativa ancorado no prisma metodológico do materialismo histórico dialético foi possível emergir as contradições das atividades docentes a partir das entrevistas virtuais realizadas com 14 estudantes dos cursos de bacharelado em Física, Química, Matemática, Biologia, Enfermagem, Nutrição e Farmácia no período de junho, julho e agosto de 2020. Resultados: os temas principais oriundos das falas dos entrevistados permitiram a depreensão de duas categorias empíricas: I- Aspectos potencializadores das práticas educativas; II- Aspectos limitadores das práticas educativas. Ficou evidente a escolha por diversas estratégias pedagógicas nas atividades laborais dos professores da saúde e educação. Conclusão: essa diversidade convergiu para uso de abordagens pedagógicas emancipatórias e não emancipatórias, na opinião dos entrevistados, demonstrando avanço pedagógico diante da possibilidade de reconsiderar as ações docentes em vistas à superação de metodologias tradicionais através da operacionalização dos pressupostos da Resolução Nacional que institui as Diretrizes Curriculares dos Cursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Santos, Alan Magalhães, Júlia Prata Porelli, Kelvin Edson Marques Jesus, and Isis Fernandes Magalhães-Santos. "Fatores de risco para hipertensão em jovens universitários." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 17, no. 1 (June 27, 2018): 48. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v17i1.21186.

Full text
Abstract:
<p><strong>RESUMO</strong></p><p><strong> </strong>Estudos referentes a fatores de risco para o desenvolvimento de doenças coronarianas são bastante discutidos na literatura, pois a hipertensão é considerada uma patologia crônica e que pode atingir indivíduos de diferentes faixas etárias. Portanto o objetivo desse trabalho foi avaliar fatores de risco para hipertensão em jovens universitários, sendo realizado um inquérito epidemiológico com 60 estudantes de farmácia acerca da dieta, atividade física, histórico familiar para hipertensão, tabagismo, etilismo e período noturno de sono. Dados antropométricos como idade, sexo, Índice de Massa Corporal (IMC) e aferição da Pressão Arterial (PA) foram avaliados. Os resultados revelaram que universitários do sexo masculino apresentaram maior prevalência de IMC (31,82%) associado à maior percentual de casos de hipertensão (9,1%), porém sem relevância estatística. O tabagismo, etilismo, atividade física, histórico familiar, período de sono e dieta não foram considerados fatores de risco estatisticamente relevantes para a hipertensão nessa população. Os dados sugerem que embora os rapazes apresentem tendência a desenvolver hipertensão mais que as moças, o fato de serem estudantes da área de saúde pode estar contribuindo para uma maior consciência da importância referente aos cuidados com a saúde.</p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Souza, Mickaelly Stefanie Paes, Rebeca Laís Matos de Lima Almeida, Aline Teixeira Amorim, and Tayanne Andrade dos Santos. "Uso de antidepressivos e ansiolíticos entre estudantes do curso de farmácia em uma instituição privada e uma pública do interior da Bahia." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 12, 2021): e29610817177. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17177.

Full text
Abstract:
A depressão e a ansiedade são doenças que vêm acometendo cada vez mais jovens por todo o mundo. É nessa fase que também são registrados o maior percentual de risco ao suicídio. Como forma de tratamento para os transtornos psíquicos, a farmacoterapia é bastante utilizada, mas, com ela, surgem várias questões e discussões sobre o uso de psicoativos por jovens, dentre as quais destacam-se a automedicação. Por meio de um questionário semiestruturado, este estudo analisou a quantidade de universitários de uma instituição privada e uma pública do interior da Bahia, que foram diagnosticados com depressão e/ou ansiedade. Os resultados mostraram uma prevalência de jovens com idades entre 24 e 28 anos (50%) e revelou 77,7% dos entrevistados iniciou o uso de medicamentos após o ingresso no ensino superior. Observou-se ainda que as mulheres compunham a maior parte dos estudantes diagnosticados com ansiedade ou depressão, dado que pode ser associado a aspectos sócio-histórico-culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Moraes, Ronei Marcos de, Rodrigo Toledo Vianna, Rackynelly Alves Sarmento, and César Cavalcanti da Silva. "Programa de Pós-graduação em Modelos de Decisão e Saúde: uma experiência exitosa na formação em Saúde no Estado da Paraíba." Tempus Actas de Saúde Coletiva 10, no. 2 (July 7, 2016): 235. http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v10i2.1882.

Full text
Abstract:
Este relato de experiência, entre outros aspectos, apresenta o histórico, a contextualização, os objetivos, as bases teórico-pedagógicas e as estratégias para manutenção do caráter interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde. Esse Programa foi desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no âmbito dos Centros de Ciências da Saúde e Ciencias Exatas e da Natureza, trata-se de uma proposta inovadora de formação interdisciplinar, composto pelas áreas de Ciências Exatas e Ciências da Saúde, com a participação de docentes dos Departamentos Estatística, Informática, Nutrição, Enfermagem em Saúde Pública e Psiquiatria, Enfermagem Clínica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia Social, Farmácia e Psicologia. A proposta do curso foi aprovado pela CAPES em 2008; o processo de seleção e o início das aulas foram concretizados no primeiro semestre de 2009. Mais do que um processo de capacitação, a proposta inova por seu caráter interdisciplinar. Seu sucesso pode ser observado pelo aumento da demanda nos processos seletivos do Programa, pelo contínuo aumento de produção científica, ampliação de parcerias e sanduíches dos alunos de doutorado em instituições internacionais e, principalmente, pela alocação dos recursos humanos formadosna docência, pesquisa e gestão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Flores, Gabriela Nunes, Luísa Pagliarini Weber, Carine Viana Silva, and Paula Eliete Rodrigues Bitencourt. "AVALIAÇÃO EM PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 2 ATENDIDOS PELA FARMÁCIA MUNICIPAL DE SANTA MARIA, RS, BRASIL: REGISTROS DE INTERVENÇÃO FARMACÊUTICA." Infarma - Ciências Farmacêuticas 33, no. 4 (December 31, 2021): 352. http://dx.doi.org/10.14450/2318-9312.v33.e4.a2021.pp352-362.

Full text
Abstract:
Diabetes mellitus (DM) tipo 2, caracterizado por hiperglicemia associada a defeitos na secreção/ação da insulina, acomete um grande número de indivíduos. O controle glicêmico adequado pode reduzir o risco de desenvolvimento de complicações. Entretanto, por ser uma doença silenciosa, o tempo para o diagnóstico pode facilitar o desenvolvimento de outras doenças, o que leva a utilização de outros medicamentos e, consequentemente, a interações medicamentosas (IM). O objetivo desse trabalho foi realizar uma intervenção farmacêutica na farmácia municipal de Santa Maria, visando melhorar o controle glicêmico de pacientes com DM tipo 2. Foram utilizados questionários para obtenção de dados sobre a doença e os medicamentos utilizados por essa população. Os pacientes foram acompanhados mensalmente (por três meses). As IM foram pesquisadas na base de dados Drugs. Os resultados demonstraram que grande parte dos pacientes era mulher, acima de 50 anos e o diagnóstico da doença foi após os 35 anos. Além disso, apresentavam histórico familiar de DM e já manifestavam algum tipo de complicação. Os serviços de acompanhamento farmacoterapêutico e de educação em saúde realizados sugeriram uma resposta positiva ao controle do DM nos pacientes atendidos. Com relação aos medicamentos mais utilizados estavam os hipoglicemiantes, como a metformina e insulina, além de anti-hipertensivos. Foram encontradas 323 IM, sendo 11 classificadas como graves. Os resultados confirmaram que a orientação farmacêutica auxilia sobremaneira na compreensão pelo paciente sobre a influência da adesão ao tratamento e da inclusão de mudanças no estilo de vida no adequado controle glicêmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Alonso Braz, Eglantina, Daiane Da Luz Silva, and Elizabeth Matos Ribeiro. "As ações afirmativas e o acesso dos quilombolas à educação superior." EccoS – Revista Científica, no. 58 (September 30, 2021): e17335. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n58.17335.

Full text
Abstract:
As políticas de ações afirmativas no Brasil nas últimas décadas estão exercendo função primordial como recurso facilitador da democratização do acesso à Educação Superior, principalmente para a inclusão de grupos étnicos sub-representados. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar o acesso à conclusão e à evasão, bem como os cursos e as áreas de maior interesse dos estudantes remanescentes de quilombos na Universidade Federal da Bahia (UFBA) que ingressaram por meio de cotas raciais, para identificar os resultados da adoção das ações afirmativas específicas para esse público nessa instituição. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quali-quantitativa, de tipo documental. Para tanto, foram analisados os dados de acesso e permanência aos cursos de graduação a partir da implementação das cotas raciais para os remanescentes de quilombo ingressos de 2005 até o semestre 2019.1. Os resultados apontaram que o número de acesso à Universidade por parte desse público aumentou nos últimos anos, que as preferências são para as carreiras das áreas de saúde e humanas, com mais matriculados nos cursos de Farmácia, Enfermagem, Medicina e Letras e que o número de evasão é baixo, em comparação com uma taxa de conclusão exitosa. A maior taxa de ocupação das vagas em cursos que formam profissionais em carreiras historicamente ocupadas pelas elites denota que as ações afirmativas estão gerando significativas transformações sociais, que pode levar à reparação histórica, ao reconhecimento e à valorização política, cultural e de identidade dos quilombolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Zanesco, Marcelo César. "WHATSAPP COMO ESTRATÉGIA INOVADORA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM." Ensaios USF 1, no. 1 (December 18, 2017): 215–25. http://dx.doi.org/10.24933/eusf.v1i1.40.

Full text
Abstract:
Introdução: A utilização de recursos inovadores para transmitir o conhecimento de forma diferenciada e que alcance os objetivos pretendidos encontra-se num processo crescente e em rápido avanço. A busca por metodologias ativas ou técnicas de ensino-aprendizagem mais apropriadas deve ser uma constante no pensamento daqueles que estão envolvidos com a docência, uma vez que o perfil do acadêmico muda sistematicamente ao longo das gerações. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi descrever as estratégias e ferramentas metodológicas inovadoras no processo ensino-aprendizagem utilizadas no 3º semestre do Curso da Farmácia no ano de 2016. Metodologia: O procedimento empregado foi analisar dados coletados da consulta retrospectiva das atividades realizadas pelo grupo de estudos via aplicativo WhatsApp Messenger, desenvolvidas no primeiro semestre de 2016, onde eram postadas histórias clínicas com disfunções orgânicas de pacientes fictícios, juntamente com reflexões e questionamentos sobre o assunto abordado. Resultados: O formato instantâneo e automático do modelo Aplicativo WhatsApp Messenger proporcionou acesso de informações à todos os participantes do grupo, sendo eles participantes ativos ou passivos, no tempo e no espaço que os mesmos desejavam. Conclusão: A estratégia norteada por duas ferramentas, ou seja, a criação de personagens fictícios com disfunções orgânicas para estimular o interesse e as discussões no grupo de estudos via o aplicativo WhatsApp Messenger mostrou ser válida para o processo de ensino-aprendizagem como sendo uma das metodologias mais atraentes, interativas e motivadoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Souza-Machado, Adelmir. "Asma: um breve histórico de uma doença negligenciada no Brasil." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 15, no. 2 (November 1, 2016): 137. http://dx.doi.org/10.9771/2236-5222cmbio.v15i2.18378.

Full text
Abstract:
<p>A asma brônquica caracteriza-se por ser doença inflamatória crônica multifatorial das vias aéreas tendo como principal característica fisiopatológica a obstrução das vias aéreas devido ao broncoespasmo e edema brônquico.</p><p>De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a asma afeta 235 milhões de indivíduos globalmente, podendo esta estimativa elevar-se para 400 milhões no ano de 2025. Trata-se de uma doença com elevada prevalência entre crianças, constituindo-se em um grave problema de saúde pública em países com distintos índices de desenvolvimento econômico e financeiro. A despeito deste perfil epidemiológico, a asma ainda é subdiagnosticada e subtratada, alijando uma parcela expressiva da população de um acompanhamento satisfatório e do tratamento adequado. Registrem-</p><p>-se que 80% das mortes por asma/asfixia ocorrem em países de baixa e média renda, evidenciando a ausência de prevenção, cuidados essenciais e de políticas públicas. No Brasil há mais de 10 milhões de asmáticos, de todas as idades. Os resultados do estudo Internacional de Asma e Alergia na Infância (ISAAC) identificaram que 20-30% das crianças e adolescentes de grandes cidades brasileiras apresentam sintomas indicativos de asma. Os avanços recentes para o entendimento da asma e o desenvolvimento de terapias seguras e eficazes para controle dos sintomas e das exacerbações relacionadas à doença não foram suficientes para conter o avanço das hospitalizações e mortes por asma no sistema SUS de modo eficiente.</p><p>Em dezembro de 1999, o Ministério da Saúde publicou a Portaria 1394 constituindo grupo de trabalho para propor um Plano Nacional de Controle da Asma. O Diário Oficial da União do dia 24.07.2002 publicou uma portaria do Ministério da Saúde (no. 1.318, de 23.07.03) em que fármacos para o tratamento da asma passaram a constar da lista de medicações para uso crônico reembolsadas pelo Ministério. Sem dúvidas foi um grande avanço porém, aquela medida não foi suficiente uma vez que a maioria dos serviços de saúde no Brasil, oferecia (e oferece) tão somente o tratamento da crise e carecia (carece) de estrutura física e organizacional para o atendimento do paciente com asma. Adicionalmente, pouco serviços haviam se estruturado para prover a assistência ambulatorial multidisciplinar ao asmático, assegurar o provimento regular de medicações e o direito de respirar.</p><p>Diante da situação inaceitável situação caracterizada pela existência de opções de tratamento muito eficazes e a falta de controle da doença no SUS, relacionada à assistência inadequada ao paciente com asma, decidiu-se propor o Programa para o Controle da Asma na Bahia (ProAR) em 2002, atualmente adotado como programa modelo para países em desenvolvimento (http://www.who.int/gard/countries/demonstration_project_bahia/en/).</p><p>O ProAR é um programa de extensão permanente da Universidade Federal da Bahia que foi concebido para abranger harmonicamente as áreas de assistência, ensino e pesquisa. A Central de Referência do ProAR propicia e permite um campo teórico-prático de ensino para alunos de graduação e pós-graduação em medicina e demais áreas de saúde. Disciplinas regulares e optativas do curso de medicina, enfermagem, farmácia e saúde coletiva tem sido ministradas no ProAR. Além destas atividades, os estágios voluntários para graduação destes cursos tem sido oferecidos sob a supervisão de uma equipe multidisciplinar composta por professores, doutorandos, mestrandos e profissionais experientes em suas respectivas áreas de formação.</p><p>As metas estabelecidas pelo ProAR foram alcançadas e os principais resultados tais como a redução das hospitalizações por asma, redução da mortalidade, e redução dos custos com a doença para pacientes, familiares e gestores foram publicados em revistas nacionais e internacionais de elevado impacto e relevância. Contribuímos para a qualificação e a formação de profissionais da área de saúde aptos para lidar com esta nefasta doença, capazes de amplificar os cuidados de prevenção e manejo da asma em distintas áreas de atuação em nossa região; edificamos o Núcleo de Excelência em Asma da UFBA (ProNEX) que integra diversas unidades e pesquisadores do Instituto de Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina da Bahia, Instituto de Saúde Coletiva, Escola de Enfermagem, em colaboração com pesquisadores e instituições de outros estados do Brasil para replicar a experiência exitosa do combate a asma; reforçamos a necessidade de colaboração internacional. Todas essas ações cruciais foram desenvolvidas por este grupo para chamar atenção sobre as complicações e impactos negativos da doença.</p><p>Houve notável evolução sobre o entendimento e conhecimento sobre a doença a nível nacional a partir da iniciativa de uma "legião excepcional de voluntários, de vários estados brasileiros" que compõem a GINA do Brasil (http://www.ginanobrasil.org.br/). A GINA visa divulgar o conhecimento sobre a asma entre os profissionais de saúde e equipe multidisciplinar que atua no tratamento da doença em nosso país, além de oferecer aos pacientes e seus familiares acesso a importantes informações que lhes auxiliem no controle da doença. Porém, ainda há muito a ser feito em termos de políticas públicas direcionadas às doenças respiratórias em particular a asma. Comprometimento, apoio e "boa vontade" governamentais ainda são expectados e serão essenciais nas esferas municipal, estadual e federal.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Souza-Machado, Adelmir. "Asma: um breve histórico de uma doença negligenciada no Brasil." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 15, no. 2 (November 1, 2016): 137. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v15i2.18378.

Full text
Abstract:
<p>A asma brônquica caracteriza-se por ser doença inflamatória crônica multifatorial das vias aéreas tendo como principal característica fisiopatológica a obstrução das vias aéreas devido ao broncoespasmo e edema brônquico.</p><p>De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a asma afeta 235 milhões de indivíduos globalmente, podendo esta estimativa elevar-se para 400 milhões no ano de 2025. Trata-se de uma doença com elevada prevalência entre crianças, constituindo-se em um grave problema de saúde pública em países com distintos índices de desenvolvimento econômico e financeiro. A despeito deste perfil epidemiológico, a asma ainda é subdiagnosticada e subtratada, alijando uma parcela expressiva da população de um acompanhamento satisfatório e do tratamento adequado. Registrem-</p><p>-se que 80% das mortes por asma/asfixia ocorrem em países de baixa e média renda, evidenciando a ausência de prevenção, cuidados essenciais e de políticas públicas. No Brasil há mais de 10 milhões de asmáticos, de todas as idades. Os resultados do estudo Internacional de Asma e Alergia na Infância (ISAAC) identificaram que 20-30% das crianças e adolescentes de grandes cidades brasileiras apresentam sintomas indicativos de asma. Os avanços recentes para o entendimento da asma e o desenvolvimento de terapias seguras e eficazes para controle dos sintomas e das exacerbações relacionadas à doença não foram suficientes para conter o avanço das hospitalizações e mortes por asma no sistema SUS de modo eficiente.</p><p>Em dezembro de 1999, o Ministério da Saúde publicou a Portaria 1394 constituindo grupo de trabalho para propor um Plano Nacional de Controle da Asma. O Diário Oficial da União do dia 24.07.2002 publicou uma portaria do Ministério da Saúde (no. 1.318, de 23.07.03) em que fármacos para o tratamento da asma passaram a constar da lista de medicações para uso crônico reembolsadas pelo Ministério. Sem dúvidas foi um grande avanço porém, aquela medida não foi suficiente uma vez que a maioria dos serviços de saúde no Brasil, oferecia (e oferece) tão somente o tratamento da crise e carecia (carece) de estrutura física e organizacional para o atendimento do paciente com asma. Adicionalmente, pouco serviços haviam se estruturado para prover a assistência ambulatorial multidisciplinar ao asmático, assegurar o provimento regular de medicações e o direito de respirar.</p><p>Diante da situação inaceitável situação caracterizada pela existência de opções de tratamento muito eficazes e a falta de controle da doença no SUS, relacionada à assistência inadequada ao paciente com asma, decidiu-se propor o Programa para o Controle da Asma na Bahia (ProAR) em 2002, atualmente adotado como programa modelo para países em desenvolvimento (http://www.who.int/gard/countries/demonstration_project_bahia/en/).</p><p>O ProAR é um programa de extensão permanente da Universidade Federal da Bahia que foi concebido para abranger harmonicamente as áreas de assistência, ensino e pesquisa. A Central de Referência do ProAR propicia e permite um campo teórico-prático de ensino para alunos de graduação e pós-graduação em medicina e demais áreas de saúde. Disciplinas regulares e optativas do curso de medicina, enfermagem, farmácia e saúde coletiva tem sido ministradas no ProAR. Além destas atividades, os estágios voluntários para graduação destes cursos tem sido oferecidos sob a supervisão de uma equipe multidisciplinar composta por professores, doutorandos, mestrandos e profissionais experientes em suas respectivas áreas de formação.</p><p>As metas estabelecidas pelo ProAR foram alcançadas e os principais resultados tais como a redução das hospitalizações por asma, redução da mortalidade, e redução dos custos com a doença para pacientes, familiares e gestores foram publicados em revistas nacionais e internacionais de elevado impacto e relevância. Contribuímos para a qualificação e a formação de profissionais da área de saúde aptos para lidar com esta nefasta doença, capazes de amplificar os cuidados de prevenção e manejo da asma em distintas áreas de atuação em nossa região; edificamos o Núcleo de Excelência em Asma da UFBA (ProNEX) que integra diversas unidades e pesquisadores do Instituto de Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina da Bahia, Instituto de Saúde Coletiva, Escola de Enfermagem, em colaboração com pesquisadores e instituições de outros estados do Brasil para replicar a experiência exitosa do combate a asma; reforçamos a necessidade de colaboração internacional. Todas essas ações cruciais foram desenvolvidas por este grupo para chamar atenção sobre as complicações e impactos negativos da doença.</p><p>Houve notável evolução sobre o entendimento e conhecimento sobre a doença a nível nacional a partir da iniciativa de uma "legião excepcional de voluntários, de vários estados brasileiros" que compõem a GINA do Brasil (http://www.ginanobrasil.org.br/). A GINA visa divulgar o conhecimento sobre a asma entre os profissionais de saúde e equipe multidisciplinar que atua no tratamento da doença em nosso país, além de oferecer aos pacientes e seus familiares acesso a importantes informações que lhes auxiliem no controle da doença. Porém, ainda há muito a ser feito em termos de políticas públicas direcionadas às doenças respiratórias em particular a asma. Comprometimento, apoio e "boa vontade" governamentais ainda são expectados e serão essenciais nas esferas municipal, estadual e federal.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Lapazini, Bruna Ventura, Aline Siqueira, Ana Luiza Bampi Botton, Nicoly Khetrine Zilli, Ana Cristina Acorsi, Felipe Melo, and Saionara Barimacker. "Autocuidado e dependência química." Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar 9, Supl.1 (December 1, 2020): 35–36. http://dx.doi.org/10.24302/sma.v9isupl.1.3411.

Full text
Abstract:
Introdução: A Fazenda da Esperança é uma Comunidade Terapêutica que tem experiência na recuperação de dependentes químicos. A comunidade visa promover discussões pertinentes ao universo do etilismo e da drogadição, tanto no que se refere ao amadurecimento da decisão de mudar o estilo de vida, quanto à visualização de novas perspectivas e a reinserção social do dependente. A dinâmica do local é pautada no tripé que prioriza a convivência em família, o desenvolvimento da espiritualidade e do trabalho1. Objetivo: O grupo PET-Saúde Cristo Rei teve por objetivo, além de conhecer o local, realizar atividades junto aos moradores da Fazenda, de forma a contribuir para o desenvolvimento de hábitos de autocuidado, reflexões sobre a dependência química e suas consequências e a melhora da qualidade do sono. Metodologia: No dia 14 de setembro de 2019 o Grupo PET-Saúde Interprofissionalidade Cristo Rei da Unochapecó fez uma visita à Comunidade Terapêutica. Estavam presentes acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia, Nutrição, Farmácia e Fisioterapia, acompanhados de profissionais da área da saúde (farmacêutica, enfermeira, médico). A partir da formação de uma roda de conversa, realizou-se a abordagem das experiências e temáticas, bem como a discussão de dúvidas relacionadas à saúde dos moradores da Fazenda Esperança. Resultados: Em saúde, ouvir o paciente é humanizar o atendimento, para que essa pessoa se sinta acolhida e segura2. Assim, a atividade foi iniciada com todos se apresentando e compartilhando um pouco de suas histórias de vida. Após, foi realizada uma fala sobre higiene do sono, visto que a qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano3. Além disso, foi elaborada uma apresentação sobre saúde bucal e uma avaliação de cada paciente, analisando dentes perdidos, condição periodontal, cáries, salivação e outros problemas decorrentes do uso de drogas e álcool. Considerações finais: Os usuários e dependentes químicos enfrentam situações sociais de vulnerabilidade e exclusão. Ser acolhido, escutado e ter a possibilidade de dialogar sobre diversos temas relativos à própria condição humana é fundamental em saúde. Essa oportunidade trouxe também aos integrantes do grupo PET um olhar mais ampliado e humanizado sobre o ser humano e sua natureza complexa e fascinante. Palavras-chave: Comunidade Terapêutica. Autocuidado. Humanização da Assistência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

De Souza, Joelma Nascimento, Márcia Cristina Aquino Teixeira, and Neci Matos Soares. "Associação entre hiperinfecção por Strongyloides stercoralis e HTLV-1: um relato de caso." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 13, no. 3 (March 10, 2015): 427. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v13i3.12950.

Full text
Abstract:
<div><strong>Objetivo</strong>: Descrever um caso de hiperinfecção por S. stercoralis em uma paciente sem diagnóstico prévio de imunocomprometimento, apresentando resistência ao tratamento anti-helmíntico. <strong>Relato de caso</strong>: Em dezembro de 2010, uma mulher de 47 anos foi encaminhada ao Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, relatando tosse, dor abdominal, náuseas e vômitos. A paciente foi diagnosticada com hiperinfecção por Strongyloides stercoralis, detectando-se cerca de 2.500 larvas/g de fezes. Exames adicionais para a presença de outros agentes infecciosos mostrou positividade para HTLV-1. O tratamento para a hiperinfecção por Strongyloides foi realizado, inicialmente, com 400 mg/dia de albendazol, durante três dias. Depois de um mês, novos exames parasitológicos indicaram que a paciente ainda estava infectada com S. stercoralis (200 larvas/g de fezes) e o ELISA para detecção de anticorpos IgG específicos foi positivo. O tratamento foi repetido, na mesma dose que anterior e, cerca de três meses depois, a paciente ainda continuava infectada com S. stercoralis. Neste momento, foi prescrito ivermectina (6 mg, dose única). Após um mês, os exames parasitológicos foram negativos. O acompanhamento do tratamento, através de exames parasitológicos, foi realizado por cerca de um ano. Após esse período, tanto o exame parasitológico como o ELISA para detecção de anticorpos IgG específicos foram negativos. <strong>Conclusão</strong>: Este relato de caso confirma estudos anteriores que demonstram que a ivermectina é o medicamento de escolha para tratamento da hiperinfecção por Strongyloides stercoralis. Além disso, este estudo aponta a necessidade de investigação quanto à existência de agentes/doenças imunossupressoras em casos de hiperinfecção sem histórico de imunocomprometimento.</div>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Rodrigues, Wellington Pereira, Ana Paula Gomes Soares, Priscila Dantas Gonçalves, Elisângela Oliveira de Carvalho, Leonardo Fabrício Gomes Soares, Cinthia Caldas Rios Soares, Humberto Aparecido Faria, Gilmara Souza Santa Rosa, and Renan Sallazar Ferreira Pereira. "Adesão dos idosos cadastrados no Projeto ‘Faculdade Integrada da Terceira Idade’ frente à hipertensão arterial." Scire Salutis 9, no. 2 (June 20, 2019): 27–36. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2236-9600.2019.002.0004.

Full text
Abstract:
Existem vários conceitos que irão presidir a forma de o indivíduo enfrentar o processo de envelhecer bem, como compreender todas as mudanças existentes durante esse evento. O trabalho visa identificar a incidência de idosas hipertensas participantes do Projeto ‘Faculdade Integrada da Terceira Idade’ (FINATI) existente na Universidade UniAGES. Esse trabalho é um estudo descritivo, exploratório, transversal, de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, sob parecer de número 850215. Em relação aos hábitos e estilo de vida, 76,7% informou não fazer uso de bebida alcoólica; e 66,7% não possui o habito de fumar. As idosas participantes do estudo classificaram o seu estado de como bom (23,3%); regular (76,7%). Dores nas costas (90%) e a presença de varizes (60%) foram as condições de saúde mais presentes no histórico pessoal dessas idosas além a HAS como já foi referido. Dentre as 29 idosas hipertensas, (n=23; 79,3%) afirmam ter interrompido o tratamento em algum momento do curso terapêutico em contra partida das (n=6; 20,7%) que assumem não ter interrompido a dinâmica terapêutica; remédios muito caros (n=18; 62,1%); indisponibilidade nas farmácias, UBS e hospitais (n=25; 86,2%); assintomatologia da doença (n=7; 24,1%) e esquecimento (n=23; 79,3%) foram as variáveis mais relevantes que justificou a interrupção do tratamento medicamento na população estudada o que de certo modo provoca prejuízos para o controle da HAS. Entre os motivos pelo quais as idosas tenham faltado às consultas médicas, temos o horário de atendimento (n= 7; 24,1%), a insatisfação pelo profissional que as atende (n= 9; 31,0%), o tempo de espera pelas consultas (n=9; 31,0%) e as consultas muito rápidas (n=41,4%). Desse modo, fomenta-se a necessidade de uma consciência entre a prescrição médica e o comportamento adotado pelo paciente, o que não afasta a participação efetiva dos familiares e de toda a equipe de saúde frente às mudanças que serão necessárias no decorrer do plano terapêutico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Soares Neto, Julino Assunção Rodrigues, José Carlos Fernandes Galduróz, Luis Carlos Marques, and Eliana Rodrigues. "O discurso sobre os riscos relacionados às plantas medicinais na medicina popular." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 7 (June 22, 2012): 60. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc7(1)607.

Full text
Abstract:
Introdução: Na medicina popular as plantas medicinais são utilizadas dentro de um contexto cultural e histórico, portanto, possuem suas representações simbólicas e um sistema teórico de explicação do processo de saúde/doença e na caracterização das enfermidades e dos doentes (araujo, 2002). Objetivos:Investigar o relato de queixas (reações adversas) ou satisfação no consumo de plantas medicinais (PMs), relatadas por consumidores em um ponto de comércio de PMs no município de diadema, sp. método: por meio de métodos e técnicas da etnografia (observação participante e entrevistas semi-estruturadas), aplicou-se uma ficha de dados para o registro das queixas ou satisfação no consumo de PMs em um tradicional ponto de comércio popular “casa de ervas” de diadema (Soares Neto, 2009). Os consumidores foram abordados aleatoriamente durante a compra das PMs. Resultados: Foram realizadas 100 entrevistas, das quais apenas cinco relataram queixas relacionadas ao consumo de PMs. A grande maioria dos relatos foi de satisfação com o uso de “plantas medicinais”. Alguns dos entrevistados diziam que tinham feito pouco uso das PM, mas com as informações dos benefícios vistos na televisão ou indicação de amigos e familiares sentiram-se motivados em consumi-las. Algumas das justificativas favoráveis mais marcantes foram: i) “sempre usei plantas medicinais, e tem que acostumar as crianças desde pequenas. sempre tive resultados satisfatórios, e só vou ao médico quando não tem outro jeito. o remédio de farmácia ajuda por um lado, mas faz mal pelo outro”. ii) “faço pouco uso de plantas medicinais, e sempre fez o efeito esperado; os médicos mandam usar”. iii) “sempre uso plantas medicinais e também medicamentos, mas acho melhor usar planta medicinal; a gente confia que faz o efeito esperado”.iv) “um amigo indicou. nunca faz mal; meu avô fazia”.Conclusão: mesmo sendo uma área urbana, os resultados mostram a importância terapêutica e cultural das PMs e da medicina popular. Nesse contexto, podemos utilizar o conceito de risco das ciências sociais: “o risco não como um ‘fato’ a ser compreendido, quantificado e gerenciado, mas como uma coisa construída socialmente” (de seta et al., 2006), portanto um campo para ações educacionais. Desta forma, é preciso desenvolver programas diferenciados junto à população e profissionais da saúde na construção de um diálogo entre os saberes sobre saúde, doença,PMs, medicamentos e da importância de comunicar casos de suspeitas de reações adversas por PMs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Oliveira, Bruna Paes de, Tayná Barros Colares, Juliana Santos Moreno, Rafaela dos Santos Ferreira, Adriano de Almeida de Lima, and Denise de Lima Costa Furlanetto. "Contribuições de políticas indutoras para a educação interprofissional em cursos de graduação em saúde." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 8, no. 3 (September 19, 2018): 28–29. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.641.

Full text
Abstract:
A formação profissional na área de saúde é de extrema importância para a construção, manutenção e consolidação de modelos de saúde. Busca-se atualmente a formação de um profissional com o perfil que atenda as necessidades em saúde das pessoas, e que ofereça o cuidado do paciente de forma integral (Pagliosa e Da Ros, 2008). A ênfase no modelo biomédico ou flexneriano, centrado na doença e no hospital, conduziu os programas educacionais a uma visão reducionista. É necessário alcançar um modelo educacional pautado em uma formação mais contextualizada, que associe dimensões sociais, econômicas e culturais da vida da população (Campos et al, 2001). As propostas de reordenação dos modelos de saúde, que buscam a conversão do modelo assistencial na Atenção Primária para a lógica da Estratégia Saúde da Família preveem mudanças no serviço e na formação profissional, para que essas modificações se traduzam em ações e práticas profissionais. Assim, há necessidade de investimentos para a reestruturação dos currículos e das metodologias dos cursos de graduação e pós- graduação em saúde, assim como no desenvolvimento dos profissionais que já estãoatuando nos serviços. Entretanto, é necessário reconhecer que as transformações que se espera nos cursos da área da saúde exigem uma reorientação da lógica do sistema formador. As políticas indutoras de reorientação da formação incluem em suas diretrizes a educação interprofissional (EI), pautada na colaboração e na cooperação. A complexidade desta temática envolve, dentre outros desafios, a necessidade de mudanças culturais. Existem discussões em torno dessas questões há décadas em alguns países. Apesar da integração entre diferentes áreas da saúde ocorrer durante a formação da graduação, e apesar do fato de diferentes profissionais de saúde dividirem o mesmo espaço de trabalho, ainda não houve êxito em se modificar a cultura do cuidado em saúde baseado no isolamento profissional para um sistema de cooperação que possa contribuir para uma visão comum em saúde (Herbert, 2005). Nesse sentido, dentre diversas políticas indutoras de reorientação na formação, uma importante iniciativa foi a implantação do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) com editais em 2005, 2007 e 2012, e sua continuidade pelo GraduaSUS em 2015. O Pró-Saúde/GraduaSUS busca induzir a integração ensino-serviço, com o foco na reorientação da formação profissional em saúde, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na Atenção Primária. Considerando que a Universidade de Brasília tem sido contemplada desde o Edital do Pró- Saúde de 2007 (Brasil, 2007), torna-se relevante verificar se os objetivos propostos em ações desses programas estão sendo ou foram alcançados, assim como permitir que ajustes sejam realizados, casos se façam necessários. Objetivos: O presente estudo objetiva fazer uma análise da implementação do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde)/GraduaSUS, em cursos de graduação em saúde, do Campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília, sob a ótica de diferentes sujeitos envolvidos no processo. Métodos: A metodologia proposta para este estudo foi baseada naquela utilizada para o desenvolvimento de projeto de pesquisa anteriormente desenvolvido (Furlanetto, 2015), em que os cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia, do Campus Darcy Ribeiro, foram analisados com os mesmos propósitos do presente estudo. Na presente proposta, os cursos de graduação de Farmácia, Nutrição e Saúde Coletiva foram incluídos. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativo, do tipo descritiva. A população do estudo foi constituída por estudantes e professores dos cursos incluídos na pesquisa. Essa população vivencia um cenário contemplado em dois dos três Editais do Programa Pró-Saúde, desenvolvidos no âmbito dos três cursos e atualmente contemplados pelo Edital do GraduaSUS, de 2015. Foi aplicado o mesmo instrumento anteriormente validado e aplicado para os cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia (Furlanetto, 2015). Trata-se de uma escala de atitudes do tipo Likert, composto por assertivas com atitudes positivas e negativas relacionadas ao objeto de estudo. O instrumento é dividido em duas seções. A Seção 1 ficou composta por itens relacionados a dados sociodemográficos e profissionais nos instrumentos dirigidos aos professores, e dados sociodemográficos e acadêmicos nos instrumentos dirigidos aos estudantes. A Seção 2 foi organizada por quatro blocos de itens, separados por incluírem diferentes dimensões (teórica, cenários de práticas, reorientação da formação e dimensão pedagógica). Sua elaboração teve como base teórica os eixos propostos no Pró-Saúde (Brasil, 2007). Os dados coletados foram tabulados no programa Excel 7.0 e para a análise estatística foi empregado o programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Foi realizada análise descritiva dos dados obtidos na seção 1 (para estudantes e professores) e na seção 2 do instrumento (para estudantes e professores), com ênfase aos itens relacionados à educação interprofissional. Após isso, será realizada comparação entre os resultados obtidos por acadêmicos e professores. Da aplicação deste instrumento obteve-se uma caracterização inicial dos cursos, em relação às tendências atitudinais de professores e estudantes. Este estudo é uma das etapas de um estudo em andamento que envolverá em etapas seguintes a realização de entrevistas e grupos focais, para análise qualitativa e posterior triangulação dos dados. Resultados: Os resultados obtidos no presente estudo demonstraram o potencial que possuem as políticas indutoras de reorientação da formação, como os Programas Pró-Saúde e GraduaSUS aqui analisados, em fortalecer a reorientação curricular que buscam induzir mudanças nas práticas de saúde. Percebeu-se que apesar das potencialidades dos referidos Programas em oportunizar integração entre cursos e dentro dos próprios cursos; interação entre os cursos de saúde, a motivação para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares e fortalecimento do trabalho em equipe, estratégias adicionais devem ser desenvolvidas para lidar com questões que envolvem mudanças culturais e, portanto, complexas em suas abordagens. Conclusões: Apesar das ações em andamento, os resultados sugerem que há muito a ser feito para se alcançar uma formação na graduação em saúde que caminhe na direção da educação interprofissional e do trabalho colaborativo, e com isso atingir as reais necessidades do sistema de saúde brasileiro. Existe a necessidade de estratégias de fortalecimento para que mudanças mais profundas na formação e perfil profissional ocorram. Considerando a complexidade que envolve questões que requerem mudanças históricas e culturais, políticas indutoras com ênfase na educação interprofissional deveriam ser colocadas na agenda
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Pansera de Araujo, Maria Cristina, Maria Simone Vione Schwengber, Celso José Martinazzo, and Solange Castro Schorn. "Editorial Currículo escolar, processo educacional e constituição do sujeito no mundo contemporâneo." Revista Contexto & Educação 31, no. 98 (November 4, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.1-4.

Full text
Abstract:
<p>A presente edição é composta por um conjunto de dez artigos. Embora, aparentemente, os textos tratam de temáticas diversas, há um forte elo comum entre os mesmos. São temáticas de cunho paradigmático ou operacional que visam explicitar e compreender, com base em pesquisas bibliográficas ou quantitativas, questões centrais que tematizam e dizem respeito ao processo e aos fundamentos da educação escolar, No primeiro texto <em>D</em><em>ireito à educação e o processo de ampliação do ensino fundamental,</em><strong> </strong>Simone Fátima Flach explicita as principais ações políticas e os dados da oferta da educação municipal do ensino fundamental de 9 anos no município de Ponta Grossa/PR, no período de 2001 a 2008. Fundamentada numa abordagem qualitativa, analisa os impactos sociais da ampliação do ensino fundamental e conclui que as ações e seus efeitos foram parciais e fragilizados, tendo em vista que o entendimento sobre o direito à educação para o ingresso nessa etapa da escolaridade ocorreu de forma diferenciada. No estudo, <em>Os diferentes sentidos atribuídos à compreensão da relação da Educação Profissional e Ensino Médio,</em> as autoras Janice R. Cardoso Griebeler e Ireni Marilene Zago Figueiredo buscam identificar a polissemia dos termos que tratam sobre a relação da Educação Profissional com o Ensino Médio. A leitura de uma ampla literatura sobre a temática permitiu buscar a explicitação dos diferentes sentidos atribuídos à compreensão de duas expressões muito frequentes na relação Educação Profissional e Ensino Médio: a) articulação e integração e; b) Educação Profissional integrada ao Ensino Médio. Iael de Souza, no artigo <em>Da antropologia aos fundamentos antropológicos da educação – considerações iniciais,</em><strong> </strong>buscou compreender o<strong> </strong>homem como problema, em si e para si, sua humanização, formação e autoconstrução. Com enfoque no paradigma do materialismo histórico-dialético, analisa as possibilidades e potencialidades da realização humana quando o homem se coloca como problema de si mesmo. A partir dessa questão crucial, o texto procura qual pode ser a natureza essencial da educação, o seu sentido amplo e seu fundamento antropológico no contexto do modo de produção e vida capitalista. Em seu estudo bibliográfico, Josiane Peres Gonçalves<strong> </strong>analisou o processo de desenvolvimento humano, destacando as diferentes fases da vida, bem como a idade e as principais características de cada fase. Com o título <em>Ciclo vital: início, desenvolvimento e fim da vida humana, possíveis contribuições para educadores,</em><strong> </strong>a autora aponta a dificuldade de estabelecer padrões para a vida humana tendo em vista que fatores culturais e sociais exercem muitas influências em cada pessoa além de outros aspectos que ocorrem em populações de sociedades ocidentais industrializadas. A autora analisa desde a questão do desenvolvimento, passando pela concepção e período pré-natal, as fases correspondentes à infância, adolescência e idade adulta, incluindo o idoso, para finalmente refletir sobre a morte que marca o fim do ciclo vital. No texto <em>As práticas pedagógicas dos professores da Educação Básica na interação com os livros didáticos digitais,</em><strong> </strong>a autora Eliane Mimesse Prado analisa a interação das práticas pedagógicas dos professores da educação básica com os livros didáticos digitais. Com base numa pesquisa de campo entre professores que lecionam em escolas de grande porte, na rede privada da cidade de Curitiba/PR, o objetivo da autora foi verificar quais os usos cotidianos dos livros didáticos digitais nas salas de aula. O resultado da pesquisa indica que o livro didático digital ainda não atingiu plenamente as práticas pedagógicas dos professores. No texto, <em>Habilidades de professores e estudantes da educação básica no uso das TIC como ferramentas de ensino e aprendizagem: notas para uma prática pedagógica educomunicativa. Caso Florianópolis 2013/2014,</em> Ademilde Silveira Sartori, Elias Said Hung e Patrícia Justo Moreira<strong> </strong>apresentam reflexões baseadas em análise de dados parciais referentes ao município de Florianópolis/SC, coletados junto a estudantes de sexto ano e professores dos anos finais do ensino fundamental das escolas vinculadas ou à Rede estadual ou a municipal pública de ensino, situadas na cidade de Florianópolis/SC, entre 2013 e 2014. A pesquisa buscou identificar as habilidades pedagógicas no uso das TIC por parte de professores e estudantes e conclui sobre a necessidade de planejar políticas públicas que auxiliem no aprofundamento do uso pedagógico das TIC na educação pública a partir das habilidades necessárias para este segmento. No artigo <em>Projeto Pedagógico, Abordagem Pedagógica e Cenários de Prática: Avaliação de tendências de mudanças em cursos da área da saúde</em><em>,</em> Kênia Alessandra de Araújo Celestino, Nilce Maria da Silva Campos Costa, Ida Helena Carvalho Francescantônio Menezes e Lucilene Maria de Sousa expõem as tendências de mudança em cursos de graduação da área da saúde da Universidade Federal de Goiás, tendo como base os aspectos preconizados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de um estudo descritivo cuja coleta de dados foi realizada em reunião com docentes, discentes e servidores técnico-administrativos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Nutrição, no período de 2013 e 2014. A pesquisa observa que todos os cursos estão em processo de mudança dos projetos pedagógicos, das abordagens pedagógicas e dos cenários de prática, conforme previsto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. As autoras Indman Ruana Lima Queiroz e Elisa Prestes Massena, no artigo<strong> </strong><em>Reflexões acerca de compreensões de currículo de professores em exercício,</em> apresentam compreensões de currículo de professores em exercício de escolas públicas da região Nordeste do país. O universo da pesquisa foram dez professores de duas cidades nordestinas. Os resultados mostraram que as compreensões de currículo de muitos professores ainda estão ancoradas nos conteúdos propostos pelo livro didático e também pelo que é exigido nos exames de acesso ao ensino superior. Segundo as autoras, isso pode ser consequência de como as discussões de currículo ocorrem nos cursos de formação inicial e indicam a necessidade da formação continuada desses sujeitos. No artigo<strong> </strong><em>Trabalho e educação na modernidade líquida: reflexões sobre práticas pedagógicas contemporâneas,</em><strong> </strong>os autores João Paulo Baliscei, Geiva Carolina Calsa e Vinícius Vinícius Stein indicam que, na contemporaneidade, as relações e exigências de trabalho são distintas daquelas de outrora. Apresentam o resultado de uma pesquisa bibliográfica fundamentada nos Estudos Culturais e tecem considerações a respeito do trabalho e da educação no século XXI. Segundo os autores, os aparatos tecnológicos e suas constantes inovações e aperfeiçoamentos demandam que os trabalhadores e trabalhadoras sejam flexíveis e que aprendam com rapidez. Concluem que, enquanto o mercado de trabalho tem acompanhado o ritmo das inovações, a escola e as práticas pedagógicas apresentam poucas modificações em sua organização e currículo. Segundo os autores, a escola pode atender às demandas do trabalho desde que considere também as necessidades de uma formação estética, ética e política. Os autores Roque Strieder e Clenio Lago, no texto<strong> </strong><em>Dispositivos de captura: profanação possível via formação de professores</em>,<strong> </strong>analisam o contexto político contemporâneo. Para os autores o atual contexto é fortemente marcado pela presença de dispositivos de captura de subjetividades e por um viés biopolítico que reduz a vida a objeto de cálculos, objeto de técnicas de vigilância e controle. A partir deste cenário a reflexão tem como propósito tensionar de que modo e com quais estratégias, processos formativos podem fazer frente a essa subserviência aos dispositivos de captura das subjetividades. Apresentam como suporte da investigação e pano de fundo epistemológico a teoria da complexidade. A partir deste conjunto de publicações esperamos contribuir com as reflexões e discussões acerca de temáticas tão relevantes para a compreensão do currículo escolar, do processo educacional e da constituição do sujeito no mundo contemporâneo. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Dos Santos Silva, William Wallace. "METABÓLITOS DO FUNGO ENDOFÍTICO 2FR11." Anais dos Seminários de Iniciação Científica, no. 24 (October 29, 2021). http://dx.doi.org/10.13102/semic.vi24.6859.

Full text
Abstract:
Não é de hoje que fungos chamam atenção pela sua atividade biológica, um dosprimeiros antibióticos encontrados é produzido por esses seres. “A descoberta da penicilina por Alexander Fleming, em 1928, é um dos acontecimentos mais marcantesda história da ciência, da medicina e da farmácia do século XX” (PEREIRA; PITA,2018).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Lindner, Liandro, and Elaine Kabarite. "Boticas & pharmacias: uma história ilustrada da farmácia no Brasil;by Flavio Coelho Edler." RECIIS 5, no. 2 (June 30, 2011). http://dx.doi.org/10.3395/reciis.v5i2.502en.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Lindner, Liandro, and Elaine Kabarite. "Boticas & pharmacias: uma história ilustrada da farmácia no Brasil;de Flavio Coelho Edler." RECIIS 5, no. 2 (June 30, 2011). http://dx.doi.org/10.3395/reciis.v5i2.502pt.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Costa, Gysele Maria Morais. "O contexto social na institucionalização do Ensino de Química na Escola de Pharmácia de Belém." Educação Química en Punto de Vista 3, no. 2 (December 31, 2019). http://dx.doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.2005.

Full text
Abstract:
<p>A necessidade em estudar a História da Química no Pará reflete em compreender o contexto social e político que influenciaram na construção desse conhecimento. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou investigar o contexto social para a institucionalização do Ensino de Química na criação da Escola de Pharmácia de Belém. A pesquisa foi desenvolvida na Fundação Cultural do Estado e no Arquivo Público do Pará. A Escola foi criada com o intuito de combater as doenças virais, legitimar os profissionais da área de farmácia e desenvolver a questão científica. Assim, a Escola foi fundamental para a qualidade na saúde pública e a primeira instituição superior com a presença do Ensino de Química no Pará.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Neves Abreu, Jean. "Como “ciência e arte”: estratégias de legitimação da farmácia e conflitos entre os praticantes de cura em Minas Gerais (1890-1899)." Revista Ágora 32, no. 1 (August 11, 2021). http://dx.doi.org/10.47456/e-2021320109.

Full text
Abstract:
Um dos aspectos abordados pela história da saúde se relaciona com o processo de profissionalização dos ofícios de cura e os conflitos com as demais práticas de cura. O artigo busca abordar como, na década de 1890, os farmacêuticos em Minas Gerais buscaram legitimar seu ofício e os conflitos com os demais tipos de curadores, em particular os práticos e os curandeiros. Nesse sentido, a partir do Minas Geraes, órgão oficial da Imprensa do Estado, entre 1889 e 1899, e as correspondências do Fundo Secretaria do Interior, do Arquivo Público Mineiro, procura-se mostrar como as mudanças ocorridas durante os primeiros anos da República no campo da saúde pública e os desdobramentos dos debates em torno das artes de curar no período marcaram a atuação dos farmacêuticos em Minas Gerais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Santiago, Stephanne Da Cruz. "CARTAS RELIGIOSAS DE EULÁLIO MOTTA: EDIÇÃO DIGITAL E ESTUDO DO VOCABULÁRIO RELIGIOSO NO CADERNO FARMÁCIA SÃO JOSÉ." Anais dos Seminários de Iniciação Científica, no. 22 (February 4, 2019). http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.4120.

Full text
Abstract:
Nascido na cidade de Mundo Novo-BA, em 1907, o escritor Eulálio de Miranda Motta guardou documentos durante quase toda sua vida. Essa prática de arquivamento de suas memórias deu origem a um acervo pessoal que hoje é objeto de estudo de diversas pesquisas na área de crítica textual, crítica genética, estudos do léxico, história e literatura. Apesar de ter uma formação acadêmica em farmácia, a veia de escritor pulsava mais forte em Eulálio Motta, sendo essa a atividade que ele se dedicou durante toda a sua vida. Além de literato, Eulálio Motta se voltou também para o jornalismo, publicando críticas literárias diversas acerca de leituras políticas, religiosas; comentando notícias, publicando poemas, causos, crônicas. Atuou também como pasquineiro, publicando diversos panfletos contendo propagandas políticas, assuntos religiosos e alguns poemas.Muitas dessas informações sobre o autor foram descobertas graças ao seu acervo. Eulálio Motta guardou em seu acervo uma enorme quantidade de textos autorais, mantidos em avulsos ou em cadernos, além de fotos, diplomas, coleção de cédulas antigas, documentos pessoais, correspondência passiva, ativa e de terceiros, além de objetos pessoais, como sua máquina de datilografar. Dentre toda essa documentação, destacam-se os 15 cadernos que o autor deixou cadernos que abrigam uma vasta documentação inédita e, por isso, têm um valor inestimável para pesquisa, tanto para conhecer mais sobre a história de vida do autor e sobre sua comunidade, quando para compreender e expandir sua obra, pois há diversos textos literários nos cadernos.O caderno Farmácia São José é um dos cadernos que compõe o acervo de Eulálio Motta, tendo diversos gêneros textuais escritos nele. O gênero que mais se destaca é o epistolar, que toma mais da metade da extensão do caderno. Dentro do gênero epistolar, a temática religiosa é a mais recorrente, sendo esse o recorte selecionado para a pesquisa: as cartas religiosas. O vocabulário contido nos textos de Eulálio Motta reflete sua visão de mundo e de sua comunidade também, como seus relacionamentos interpessoais. Considerando isso, é importante realizar um estudo do vocabulário religioso das cartas com essa temática que se encontram no caderno Farmácia São José.Para a edição digital, esse estudo e confecção de um glossário para integrar a edição é essencial, pois irá facilitar bastante a leitura e compreensão dos textos do autor, considerando que há lexias bem particulares das religiões católica e protestante, que poderia dificultar, até certo ponto, o entendimento dos textos.A elaboração de glossários a partir das unidades lexicais que compõem o texto é de vital importância para a sua compreensão, visto que, conforme afirma Telles (2012), o léxico é “o primeiro elemento linguístico com que se depara o filólogo ao tentar ler e transcrever um texto manuscrito” (TELLES, 2012, p. 137). O léxico pode ser compreendido como as palavras existentes em uma língua, contudo, essa concepção não reflete a sua verdadeira natureza, pois, de acordo com Biderman (1981), o léxico “inclui a nomenclatura de todos os conceitos linguísticos e não-linguísticos e de todos referentes do mundo físico e do universo cultural, criado por todas as culturas humanas atuais e do passado” (BIDERMAN, 1981, p. 138).A presente pesquisa busca apresentar o levantamento e análise das lexias religiosas encontradas no caderno Farmácia São José, utilizando os critérios para a classificação de lexias simples, compostas e complexas de Bernard Pottier (1977) e utilizando a ferramenta computacional AntConc, que realiza o levantamento de lexias, utilizando a metodologia proposta por Liliane Barreiros (2017), bem como critérios de adequação dos textos para serem lidos pela ferramenta AntConc e elaboração de uma ficha de análise lexical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography