Academic literature on the topic 'História urbana e religiosa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'História urbana e religiosa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "História urbana e religiosa"

1

Santos, Fabrício Forganes. "Lugares do Catolicismo Negro na São Paulo do século XIX." Estudos Avançados 35, no. 102 (August 2021): 279–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35102.017.

Full text
Abstract:
resumo No século XIX, auge da presença dos negros na cidade de São Paulo, quatro Irmandades de Homens Pretos se inseriam no plano urbano, demarcando os lugares onde a população excluída poderia estabelecer redes de sociabilidade, preservando ainda referenciais africanos. O fluxo de devotos negros nessas e nas outras igrejas permitiria o estabelecimento de territórios do Catolicismo Negro em São Paulo, considerados como gêneses da presença urbana negra nesta cidade. Para além da apresentação desses marcos arquitetônicos e reconhecimento desses lugares da cena religiosa dos Oitocentos, o exercício de identificá-los a partir dos documentos primários tem como fim último revelar traços de uma história urbana ainda silenciada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ciarallo, Gilson. "Magia e cidade: considerações sobre as afinidades entre as práticas mágico-religiosas e o advento da urbanidade no Brasil." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 4, no. 1 (June 2012): 141–57. http://dx.doi.org/10.1590/s2175-33692012000100010.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo discutir as adaptações das práticas mágico-religiosas ao advento da sociedade urbana brasileira. Coloca-se em perspectiva o pensamento mágico presente na esfera religiosa brasileira, a qual se delineou a fim de ganhar os traços exigidos para a existência no meio urbano. Ao diversificarem-se, tomando formas diversas, as práticas mágico-religiosas passaram a cumprir papéis específicos, mantendo-se em diálogo com as transformações sociais que a urbanização brasileira impôs ao habitante da cidade. Dentre as composições que se foram equacionando contemporaneamente, dá-se atenção especial ao surgimento do mercado de bens de salvação, o qual imprime na esfera religiosa a lógica própria do mercado. Salienta-se que uma das razões das adaptações contemporâneas e da reprodução de práticas mágico-religiosas tão bem ajustadas ao espaço da urbe consiste na singularidade da experiência de modernização brasileira. Tal experiência singular de modernização, por sua vez, é marcada pela dissonância entre o processo de urbanização e os demais processos de transformação social atrelados à racionalização da sociedade ocidental, como o processo de secularização pelo qual passaram as diversas experiências de modernização. Essas reflexões, por sua vez, contribuem para a compreensão da experiência urbana brasileira como uma individualidade histórica dentre outras, nos amplos quadros da modernidade ocidental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Vagner Gonçalves da. "O Candomblé em São Paulo e a sacralização do espaço urbano." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 15 (April 30, 1993): 26–29. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i15.345.

Full text
Abstract:
Entre os fatores do crescimento do número de terreiros de candomblé, verificado a partir dos anos 60 em São Paulo, está a imigração de populações nordestinas que nesse período é intensa. Os adeptos vieram de regiões onde essa religião teve um desenvolvimento maior, como o Nordeste e posteriormente o Rio de Janeiro, em busca de melhores condições de vida. Chegando aqui principalmente para trabalhar, muitos deram continuidade à sua história de vida religiosa fazendo da reconstituição. das “familias-de-santo” e das “nações” religiosas uma importante estratégia de sobrevivência sob as novas condições de vida na metrópole.. [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Faria, Teresa de Jesus Peixoto, and Luiz de Pinedo Quinto Junior. "Rio e História Urbana: o papel do rio Paraíba do Sul na criação e desenvolvimento do município de Campos dos Goytacazes [RJ]." Labor e Engenho 11, no. 2 (June 30, 2017): 103. http://dx.doi.org/10.20396/labore.v11i2.8649764.

Full text
Abstract:
A localização e distribuição dos núcleos urbanos no território é um dos fatores que influenciam na definição e desempenho de suas principais funções. Os núcleos urbanos, no Brasil colonial, além de desempenharem a função de centros comerciais e administrativos, eram destinados ao desenvolvimento da função religiosa,muitas vezes já presente, mesmo antes da sua fundação oficial. Este trabalho discute a relação rio-cidade o papel dos rios, em particular do rio Paraíba do Sul, na formação social e econômica, bem como na configuração do espaço urbano, do município Campos dos Goytacazes, situado ao norte do Estado do Rio de Janeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rabelo, Miriam Cristina. "Religião e cura: algumas reflexões sobre a experiência religiosa das classes populares urbanas." Cadernos de Saúde Pública 9, no. 3 (September 1993): 316–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1993000300019.

Full text
Abstract:
A importância dos cultos religiosos enquanto agências terapêuticas entre as classes populares urbanas tem sido amplamente reconhecida. A partir de análise da história de doença de uma jovem de bairro pobre de Salvador - que recorreu a uma série de agências religiosas desde a eclosão do seu problema - o presente trabalho busca contribuir para o entendimento das formas pelas quais as visões de mundo e projetos de cura de diferentes cultos são de fato incorporados à experiência cotidiana de doentes e seus familiares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cid, Patricia. "Historia constructiva del Complejo Monástico de la Compañía de Jesús en el Casco Antiguo de Panamá y análisis de su tutela." Investigación y Pensamiento Crítico 6, no. 2 (July 19, 2018): 30–51. http://dx.doi.org/10.37387/ipc.v6i2.86.

Full text
Abstract:
El Complejo de la Compañía de Jesús ha sido formado en su historia constructiva, por edificios e iglesias realizados a finales del siglo XVII y a mediados del siglo XVIII que representan etapas significativas en el desarrollo de la sociedad colonial española en Panamá y de sus locales. Sus atributos forman parte y transmiten el “Valor Universal Excepcional” del Casco Antiguo de Panamá los cuales, se ven reflejados en la traza urbana, la dimensión y distribución de los lotes de terreno asignados y en sus características iniciales de fortaleza realizadas por las órdenes religiosas dentro de este Centro Histórico.En la actualidad, el polígono que ocupaban sus edificaciones son parte de una única unidad de reconocido valor urbano, arquitectónico e histórico debido al proceso evolutivo que encierran las características estéticas y constructivas de su Complejo, a su condición original de “conjunto urbano” y, a la importancia religiosa y de instrucción académica y moral que realizó la Orden de la Compañía de Jesús desde sus inicios como Colegio Seminario en el siglo XVII y primeras décadas del siglo XVIII hasta que se edificó la Real y Pontificia Universidad de San Javier de Panamá en el siglo XVIII la cual, además, fue la primera universidad en el país y que pretendió alcanzar una posición de reconocimiento en América, al nivel de las prestigiosas Universidades de Bogotá, Quito y Lima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Medeiros, Elton O. S. "Passados-Presentes e o Ensino de História: Recepções, Releituras e Reapropriações de fontes históricas dentro e fora da sala de aula." Antíteses 13, no. 26 (December 9, 2020): 156. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2020v13n26p156.

Full text
Abstract:
Este artigo busca ressaltar a importância do passado para os ideais e anseios da sociedade que o interpreta e como ela o altera de maneira a adequá-lo aos propósitos de sua época e expor uma proposta de intervenção pedagógica. Utilizaremos como fontes históricas edificações religiosas erguidas no centro da capital da cidade de São Paulo no início do século XX que, ao contrário da tendência vigente de modernização da paisagem urbana da metrópole que vivia a efervescência cultural que iria gerar a Semana de Arte Moderna de 1922, tais prédios retornam ao passado da Idade Média. Analisaremos de que maneira tais construções poderiam ser compreendidas dentro dos ideais sócio-culturais da sociedade paulistana da época. Enquanto também servirão como referencial para se pensar nas reformulações e reapropriações do passado por certa temporalidade para fomentar debates e reflexões para o ensino de História
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

SOUSA, Deusa Maria, Matheus Furtado PINHEIRO, and Marley Antônia Silva da SILVA. "EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: APLICABILIDADE DA LEI 11.645/2008 NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE ABAETETUBA." Revista Margens Interdisciplinar 13, no. 21 (November 17, 2020): 16. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v13i21.9546.

Full text
Abstract:
Este trabalho visa apresentar o relato de experiência do projeto de extensão PIBIBEX (2017-2019), intitulado “Educação para relações étnico-raciais: Aplicabilidade da lei 11.645/2008 nas comunidades quilombolas de Abaetetuba”, que buscou problematizar a perspectiva da história eurocêntrica presente nos livros didáticos e nos currículos das escolas pesquisadas, além de construir alternativas para se trabalhar as temáticas africana, afro-brasileira e indígena. Nesse sentido, o objetivo principal do projeto foi as formações para professores, alunos e gestores das escolas Esmerina Bou Habib, que fica localizada na zona urbana, na cidade de Abaetetuba, e a instituição de ensino Valdecir Santana, Vila Caeté, zona rural do referido município. O projeto que foi concluído em maio de 2019 evidenciou a importância da formação de professores sobre as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 como ferramentas essenciais no combate ao racismo e à intolerância cultural e religiosa sobre os povos afro-brasileiros e indígenas no ambiente escolar. Palavras-chave: Lei 10.639/2003. Lei 11.645/2008. Combate ao racismo. Formação de professores. Escolas quilombolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nascimento, Mara Regina do. "A IRMANDADE DO SENHOR DOS PASSOS E A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA: HISTÓRIA, CARIDADE E EXPERIÊNCIAS DE URBANIDADE EM PORTO ALEGRE/RS. SÉCULOS XVIII-XIX "The 'Senhor dos Passos' brotherhood and the Holy House of Mercy..."." PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP 5, no. 9 (August 3, 2014): 93. http://dx.doi.org/10.25247/paralellus.2014.v5n9.p93-118.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe-se a ser uma colaboração com os estudos dedicados às irmandades religiosas brasileiras, na sua face regional. A linha de pensamento adotada toma a cidade, a experiência urbana e as ditas associações religiosas como instâncias sociais intimamente relacionadas e interdependentes. Durante o século XIX, a irmandade gestora da Santa Casa de Misericórdia em Porto Alegre cumpria um papel fundamental não apenas para a composição material de seu espaço, mas igualmente para conferir-lhe o status de importante cidade dentro do mosaico urbano que compunha o Império brasileiro. Tomando por base o histórico de ações concretas da irmandade, como a construção do Hospital, as iniciativas para a caridade e filantropia e a promoção das festas litúrgicas, este artigo analisa o vínculo indissociável entre o associativismo católico e o estilo de vida urbano dos setecentos e oitocentos. Palavras-chave: Irmandades Religiosas. Santa Casa de Misericórdia. Cultura Urbana.AbstractThis paper intends to collaborate with other works dedicated to the study of brazilian religious brotherhoods, in their regional aspect. The line of thought adopted takes the city, the urban experience and the religious associations above mentioned as closely related and interdependent social instances. During the XIX century, the brotherhood in charge of the Holy House of Mercy in the city of Porto Alegre played a fundamental role, not just in the material composition of the urban space, but also in giving it the status of an important city within the urban mosaic comprised by the Brazilian Empire. Based on the (historic of) concrete actions of this brotherhood, as were the construction of the Hospital, the creation of a social representation for the notion of charity, and the promotion of liturgic feasts, this article analyses the unbreakable bond between catholic associativism and the urban lifestyle of the XVIII and XIX centuries.Keywords: Religious Brotherhoods. Holy House of Mercy. Urban Culture.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Howes, Graham. "Fontes sagradas e profanas de esperança para uma sociedade pós-moderna." Estudos Avançados 26, no. 75 (August 2012): 237–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142012000200016.

Full text
Abstract:
Este artigo tenta avaliar - criticamente - algumas das expressões sagradas e profanas de esperança identificáveis hoje em muitas sociedades contemporâneas "pós-modernas", onde, como descreveu recentemente certo filósofo da religião, "todas as estruturas de descrição narrativa incorporadas em sua história e sua interpretação foram dissolvidas nos ácidos da modernidade". Atenção especial é dada a quatro contextos distintos, mas interligados, nos quais "estratégias para a esperança" específicas podem ser identificadas e avaliadas, tanto na teoria como na prática. São eles: 1) Regeneração urbana e desenvolvimento comunitário - simbolizar e assegurar a esperança de um futuro urbano viável; 2) O imperativo ecológico - otimizar a esperança para a perpetuação do "Planeta Terra"; 3) A ressacralização do profano - reinvestir a teoria social secular "pós-religiosa" com normas e valores ostensivamente religiosos; 4) O imperativo estético - utilizar as artes visuais, tanto as de elite como as populares, como mecanismo de transformação social e pessoal. Os quatro estudos de caso incorporam fontes explícitas de "esperança" para as pessoas, as comunidades e as sociedades do século XXI. No entanto, os quatro também demonstram como a "distância cognitiva" entre "é" e "deveria ser", entre "retórica" e "realidade" permanece tão visível, intratável e aparentemente permanente como sempre. Desse modo, a reconstituição da "esperança" no epicentro normativo do pensamento e da ação pós-modernos, embora seja uma possibilidade teórica, pode revelar-se na prática pouco mais do que uma "esperança de esperança".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "História urbana e religiosa"

1

Pereira, Jardel Costa. "O Moderno no progresso de uma cultura urbana, escolar e religiosa e a Educação Secundária do Instituto Presbiteriano Gammon (1892-1942) /." Araraquara, 2014. http://hdl.handle.net/11449/123301.

Full text
Abstract:
Orientador: Rosa Fátima de Souza Chaloba
Banca: Alessandra Cristina Furtado
Banca: Ângelo Constâncio Rodrigues
Banca: Marcos Levy Albino Bencostta
Banca: Vera Teresa Valdemarin
Resumo: Neste trabalho, faz-se uma análise históriográfica de uma instituição escolar confessional privada. Missionários presbiterianos, vindos dos Estados Unidos da América, iniciaram, na cidade de Campinas-SP, em 1869, o Colégio Internacional, que foi transferido para Lavras-MG em 1892, onde recebeu o nome de "Instituto Evangélico". Com esta pesquisa pretendeu-se compreender como essa escola foi se constituindo ao longo do tempo, construindo uma cultura escolar diferenciada e marcante para sua época. Um fato determinante para seu desenvolvimento foi sua inserção urbana num momento em que outras tantas instituições já se faziam presentes em terras lavrenses, tendo o apoio de autoridades locais. Com o tempo, foi incorporada aos seus ideais educacionais a missão de contribuir para o progresso não somente da cidade, mas também do Brasil, criando um sistema educacional que abrangeu alunos de vários locais brasileiros. A categoria "moderno" foi objeto de compreensão do progresso da cultura urbana, escolar e religiosa presente tanto na educação secundária como nas outras escolas pertencentes ao Instituto Evangélico, na tentativa de compreender como ela e as outras instituições se autointitulavam assim e eram também intituladas, como fator importante para o desenvolvimento urbano, cultural e religioso. Uma teia de relações foi estabelecida por seus fundadores, Samuel Rhea Gammon e Carlota Kemper, que se dedicaram à evangelização e à direção do Instituto. No estabelecimento de redes de sociabilidade, ambos conquistaram a confiança dos lavrenses e foram inseridos na história da cidade que ajudaram a instruir
Abstract: This paper is a historiographical analysis of a confessional private school institution. Presbyterian missionaries from the United States founded, in 1869, the International School in the city of Campinas, SP, which was transferred to Lavras, MG, in 1892 and received the name of Evangelical Institute. Through this study we sought to understand how this school was constituted throughout time, building a differentiated and remarkable scholar culture for its time. A key factor to its development was its urban insertion, at a time when many other institutions were already present in the land of Lavras and had the support of local authorities. With time, the mission of contributing to the progress, not only of the city, but also of Brazil, was incorporated into their educational ideals, creating a school system that included students from various Brazilian locations. The "modern" category was the object of understanding the progress of the urban, school and religious culture present both in Secondary Education and in other schools belonging to the Evangelical Institute in an attempt to understand how the latter and other institutions called themselves and were also entitled. A web of relationships was established by its founders, Samuel Rhea Gammon and Carlota Kemper, who were dedicated to evangelization and direction of the Institute. From these networks of sociability, both conquered the trust of lavrenses and were inserted in the history of the city they helped educate
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pereira, Jardel Costa [UNESP]. "O Moderno no progresso de uma cultura urbana, escolar e religiosa e a Educação Secundária do Instituto Presbiteriano Gammon (1892-1942)." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/123301.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-05-14T16:53:19Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-08-18Bitstream added on 2015-05-14T16:59:01Z : No. of bitstreams: 1 000824001.pdf: 1142523 bytes, checksum: 05d0db7aedd2bcd25feec6d3f4d004f8 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Neste trabalho, faz-se uma análise históriográfica de uma instituição escolar confessional privada. Missionários presbiterianos, vindos dos Estados Unidos da América, iniciaram, na cidade de Campinas-SP, em 1869, o Colégio Internacional, que foi transferido para Lavras-MG em 1892, onde recebeu o nome de Instituto Evangélico. Com esta pesquisa pretendeu-se compreender como essa escola foi se constituindo ao longo do tempo, construindo uma cultura escolar diferenciada e marcante para sua época. Um fato determinante para seu desenvolvimento foi sua inserção urbana num momento em que outras tantas instituições já se faziam presentes em terras lavrenses, tendo o apoio de autoridades locais. Com o tempo, foi incorporada aos seus ideais educacionais a missão de contribuir para o progresso não somente da cidade, mas também do Brasil, criando um sistema educacional que abrangeu alunos de vários locais brasileiros. A categoria moderno foi objeto de compreensão do progresso da cultura urbana, escolar e religiosa presente tanto na educação secundária como nas outras escolas pertencentes ao Instituto Evangélico, na tentativa de compreender como ela e as outras instituições se autointitulavam assim e eram também intituladas, como fator importante para o desenvolvimento urbano, cultural e religioso. Uma teia de relações foi estabelecida por seus fundadores, Samuel Rhea Gammon e Carlota Kemper, que se dedicaram à evangelização e à direção do Instituto. No estabelecimento de redes de sociabilidade, ambos conquistaram a confiança dos lavrenses e foram inseridos na história da cidade que ajudaram a instruir
This paper is a historiographical analysis of a confessional private school institution. Presbyterian missionaries from the United States founded, in 1869, the International School in the city of Campinas, SP, which was transferred to Lavras, MG, in 1892 and received the name of Evangelical Institute. Through this study we sought to understand how this school was constituted throughout time, building a differentiated and remarkable scholar culture for its time. A key factor to its development was its urban insertion, at a time when many other institutions were already present in the land of Lavras and had the support of local authorities. With time, the mission of contributing to the progress, not only of the city, but also of Brazil, was incorporated into their educational ideals, creating a school system that included students from various Brazilian locations. The modern category was the object of understanding the progress of the urban, school and religious culture present both in Secondary Education and in other schools belonging to the Evangelical Institute in an attempt to understand how the latter and other institutions called themselves and were also entitled. A web of relationships was established by its founders, Samuel Rhea Gammon and Carlota Kemper, who were dedicated to evangelization and direction of the Institute. From these networks of sociability, both conquered the trust of lavrenses and were inserted in the history of the city they helped educate
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nascimento, Mara Regina do. "Irmandades leigas em Porto Alegre : práticas funerárias e experiência urbana, séculos xviii-xix." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2006. http://hdl.handle.net/10183/8574.

Full text
Abstract:
Esta tese investiga a atuação das irmandades religiosas no meio urbano, a partir da forte imbricação destas com a configuração da cidade e da contribuição que deram para a forma de administração das práticas funerárias em Porto Alegre, ao fim do período colonial até meados dos Oitocentos. Parte da constatação de que a transferência dos cemitérios, ocorrida em 1850, esteve intrinsecamente ligada às emergentes idéias liberais do século XIX, que, tendo como ponto-chave a modernização urbana, foram fundadoras da noção de que a cidade deveria ser, por excelência, lugar de circulação e de movimento. Elementos estes que não são interpretados como indicadores de mudança brusca e radical das formas de enterramento dos rituais católicos, mas indícios da continuidade das irmandades religiosas como administradoras de tais práticas, inseridas em um novo paradigma espacial.
This thesis investigates the action of religious brotherhoods in the urban environment, considering the deep entanglement between those associations and the configuration of the city, and also the contribution they gave to the management of common funeral practices at Porto Alegre, from the beginning of the colonial period, up to the middle of the 19th century. Our research begins with the finding that the cemetery relocation, that took place in 1850, was intrinsically tied to the emerging liberal ideas of the 19th century. Ideas – whose key point was urban modernization – that originated the notion that the city should be, essentially, a place of circulation and motion. These elements are not interpreted as indications of a sudden and radical change in the forms of burial in the catholic rituals, but as signs of the continuity of religious brotherhoods as administers of such practices, only reinstated on a new spatial paradigm.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

TONACO, Daiane Aparecida. "De quiabo a Santo Antônio : a dimensão religiosa na construção e desenvolvimento do espaço urbano em Santo Antônio de Goiás (1903 2008)." Universidade Federal de Goiás, 2010. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2369.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-07-29T16:17:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daiane aparecida.pdf: 7052117 bytes, checksum: 3020de88692f7193b3e01ffa647bef64 (MD5) Previous issue date: 2010-03-30
This dissertation deals with the process of the city Santo Antônio de Goiás formation and it has as background the religious influence in the constitution of urban space and social groups. The theme refers to the early twentieth century when the first migrants settled on the edge streams that surround the region. Thereafter various changes occurred. In the 1940s, with the installation of the Department of Agriculture in the Capivara s farm, the town took off urban and commercially. And in 1982 that organ sold the property to EMBRAPA, which set up the national research center about rice and beans CNPAF nowadays EMBRAPA Rice and Beans. This accelerated the urbanization process of the district at that occasion. In 1990, when it was emancipated, several achievements happened. It also sought to reconstruct the daily lives of people and therefore it identified the group s characteristics that were being formed. In this sense, it was observed that the religious traditions, which are translated mainly at Catholic parties, that permeate group s identity, do not only preserve the religious values of this community, but they renew and maintain Catholic hierocracy. In addition to that, they consolidate the city and the religious territory.
A presente dissertação trata do processo de formação da cidade de Santo Antônio de Goiás e tem como pano de fundo a influência da religiosidade na constituição do espaço urbano e dos grupos sociais. O tema reporta-se ao início do século XX quando os primeiros migrantes se instalaram à beira dos córregos que circundam a região. A partir de então ocorreram diversas transformações. Na década de 1940, com a instalação do Ministério da Agricultura na fazenda Capivara a vila tomou impulso urbano e comercial. E em 1982 esse órgão vendeu essa propriedade a EMBRAPA, que instalou o centro nacional de pesquisa arroz e feijão CNPAF, atualmente EMBRAPA - Arroz e Feijão. Esta acelerou o processo de urbanização do então distrito. Em 1990, quando este foi emancipado, operaram-se diversas conquistas. Buscou-se também reconstituir o cotidiano das pessoas e, consequentemente, identificou-se as características dos grupos que se formavam. Nesse sentido, observou-se que as tradições religiosas, traduzidas principalmente nas festas católicas, as quais permeiam a identidade do grupo, não só preservam os valores religiosos dessa comunidade, mas renovam e Mantém a hierocracia católica. Além de consolidarem a cidade e o território religioso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dias, Thiago Cancelier. "Questão religiosa catarinense." Florianópolis, SC, 2008. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91490.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Made available in DSpace on 2012-10-23T23:34:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 255353.pdf: 1084589 bytes, checksum: 21d8c005e8e68eb0ab4fcb5be2a7dc86 (MD5)
O presente trabalho investiga as disputas pelo poder de instruir, entre grupos organizados politicamente na província catarinense, entre os anos de 1843-1864. Analisam-se a partir da micro-historia os contextos e as trajetórias de vida de pessoas que ocasionaram uma alternância entre colégios secundaristas conventuais e laicos, eram esses: Colégio RR. PP. Jesuítas (1845-1855), Colégio Lycêo (1857-1864) e Colégio Santíssimo Salvador (1865-1869). Tendo como objetivo central compreender as motivações que ocasionaram o fechamento do Colégio Lycêo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fantini, Agnese <1982&gt. "L'Architettura religiosa di Luis Moya Blanco. La costruzione come principio compositivo." Doctoral thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2013. http://amsdottorato.unibo.it/5712/.

Full text
Abstract:
La presente ricerca, L’architettura religiosa di Luis Moya Blanco. La costruzione come principio compositivo, tratta i temi inerenti l’edificazione di spazi per il culto della religione cristiana che l’architetto spagnolo progetta e realizza a Madrid dal 1945 al 1970. La tesi è volta ad indagare quali siano i principi alla base della composizione architettonica che si possano considerare immutati, nel lungo arco temporale in cui l’autore si trova ad operare. Tale indagine, partendo da una prima analisi riguardante gli anni della formazione e gli scritti da lui prodotti, verte in particolare sullo studio dei progetti più recenti e ancora poco trattati dalla critica. L’obbiettivo della presente tesi è dunque quello di apportare un contributo originale sull’aspetto compositivo della sua architettura. Ma analizzare la composizione significa, in Moya, analizzare la costruzione che, a dispetto del susseguirsi dei linguaggi, rimarrà l’aspetto principale delle sue opere. Lo studio dei manufatti mediante categorie estrapolate dai suoi stessi scritti – la matematica, il numero, la geometria e i tracciati regolatori - permette di evidenziare punti di contatto e di continuità tra le prime chiese, fortemente caratterizzate da un impianto barocco, e gli ultimi progetti che sembrano cercare invece un confronto con forme decisamente moderne. Queste riflessioni, parallelamente contestualizzate nell’ambito della sua consistente produzione saggistica, andranno a confluire nell’idea finale per cui la costruzione diventi per Luis Moya Blanco il principio compositivo da cui non si può prescindere, la regola che sostanzia nella materia il numero e la geometria. Se la costruzione è dunque la pietrificazione di leggi geometrico-matematiche che sottendono schemi planimetrici; il ricorso allo spazio di origine centrale non risponde all’intenzione di migliorare la liturgia, ma a questioni di tipo filosofico-idealista, che fanno corrispondere alla somma naturalezza della perfezione divina, la somma perfezione della forma circolare o di uno dei suoi derivati come l’ellisse.
This research, entitled L’architettura religiosa di Luis Moya Blanco. La costruzione come principio compositivo, is about the building of places of Christian worship the Spanish architect has designed and built from 1945 to 1970. The dissertation aims at identifying those principles pervading all the architectural composition which seem to be constant throughout the architect’s activity. The research starts from analysing his education and writings, and focuses on the latest church projects, especially the ones the critics have not dealt with in depth so far. The objective of the research is thus to gie a new contribution to the compositional aspect of his architecture. Still, analysing composition in Moya means analysing the construction that, despite the succession of different languages, remains the most important aspect in his work. The study of the manufacture through the categories taken from his own writings – such as mathematics, number, geometry, planning schemes – allows to find connections and continuity between the first churches, strongly characterised by a baroque structure, and the most recent projects, which seem to meet marked modern shapes. Such reflections, contextualized in his considerable essay output, bring to the conclusion that construction becomes, in Moya’s view, a composition principle that cannot be set aside, the rule that puts number and geometry into substance. If construction means petrifaction of geometric and mathematical rules implying planning schemes, the use of the space of central origin does not answer the purpose of improving liturgy, but it is suggested by philosophical and idealistic issues: the supreme naturalness of divine perfection matches the supreme perfection of the circular shape – or, in some cases, of one of its offshoots, the ellipse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lopes, Maurício Maiolo. "As faces da modernidade: arquitetura religiosa na reforma urbana de Itú ( 1873-1916)." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-26032010-151700/.

Full text
Abstract:
Analise da arquitetura religiosa na cidade de Itu e suas relações com as reformas urbanas ocorridas no período de 1873 a 1916. Enfatizamos nosso estudo nas reformas ocorridas em antigos templos coloniais que nesse período passaram por significativas transformações. O estudo dos ideais de modernização da época e das diretrizes da Igreja Católica é peça-chave para a revisão historiográfica da chamada arquitetura eclética. Analisamos alguns dos principais agentes dessas transformações: suas ideologias, as novas modalidades de projetação e seus vínculos com as transformações tecnológicas. Todos estes fatores influenciaram de diferentes modos na reforma dessas igrejas. Nesse contexto, pesquisamos o vínculo das reformas nas igrejas com as transformações que Itu vivenciou nesse período, como a chegada da ferrovia, as transformações das praças em jardins, a construção do novo cemitério, o novo matadouro municipal, o novo mercado municipal e a implantação da iluminação pública. Como recorte de pesquisa, foram selecionadas algumas igrejas representativas do passado colonial, que na virada do século tiveram suas fachadas completamente modificadas: a igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, a igreja de Nossa Senhora do Patrocínio e as igrejas administradas pela Companhia de Jesus na cidade: a igreja de São Luis do Gonzaga, a igreja do Bom Jesus e, finalmente, a igreja de Nossa Senhora da Boa Morte.
This research analyzes the religious architecture of Itu city and its relationships with the urban reform which occurred from 1873 to 1916. Our study is emphasized in the reforms occurred in ancient colonial temples which had significant changes at that time. The study of the ideals of modernization and of the Catholic Church guidelines at that time is the main point for a historiographic review of the eclectic architecture. We analyzed one of the main agents of these changes: their ideologies, the new modalities of the design process and their links with the technological changes. All these factors influenced in different ways in the reforms of these churches. In this context, it was researched the link in the church reforms with the changes that Itu had at that time like the arrival of railroads, the squares which became into gardens, the construction of a new cemetery, the new municipal slaughterhouse, the new municipal market and the implementation of the public lighting. As a clipping of the research, it was selected some representative churches of the past colonial which had their façades completely changed in the Passage of Century: The Nossa Senhora da Candelária Church, Nossa Senhora do Patrocínio Church and the ones administrated by the Companhia de Jesus in the city: The São Luis do Gonzaga Church, The Bom Jesus Church and, finally, The Nossa Senhora da Boa Morte Church.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Berçott, Angelina Nardelli Quaglia. "História urbana da orla do Lago Paranoá." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/31042.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2017.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-11-22T20:32:58Z No. of bitstreams: 1 2017_AngelinaNardelliQuagliaBerçott.pdf: 43280751 bytes, checksum: 43df313afde1839cdb5d94a558fa83ff (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-01-16T17:16:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_AngelinaNardelliQuagliaBerçott.pdf: 43280751 bytes, checksum: 43df313afde1839cdb5d94a558fa83ff (MD5)
Made available in DSpace on 2018-01-16T17:16:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_AngelinaNardelliQuagliaBerçott.pdf: 43280751 bytes, checksum: 43df313afde1839cdb5d94a558fa83ff (MD5) Previous issue date: 2018-01-16
Esta dissertação traça um histórico de ocupação da orla do Lago Paranoá, num perímetro delimitado entre o Palácio da Alvorada e o Setor de Mansões Isoladas Norte, próximo ao Iate Clube de Brasília, num recorte histórico datado entre os anos de 1957, tomando o projeto do plano-piloto como análise inicial, até 2016, a partir da observação da formação físico-espacial e da legislação e normatizações vigentes. Brasília, o Lago Paranoá e sua orla mostram-se presentes como elementos de projeto urbano desde o desejo da criação da cidade, ainda com os movimentos mudancistas, até as transformações hoje apresentadas em sua configuração de paisagem. Deste modo, se insere no contexto dos debates recentes sobre a ocupação da orla do Lago Paranoá, e as modificações ocorridas na paisagem urbana ao longo dos anos. Para tanto, procurou-se conhecer o histórico de formação de Brasília, desde o ensejo mudancista, até os dias de hoje, tendo como processo inicial as primeiras ocupações na poligonal determinada como estudo.
This dissertation aims to trace a historiographic scenario where Brasilia, Lake Paranoá and border, are present as elements of urban design from the desire of the creation of the city, still with the mudancistas, to the transformations presented today in their configuration landscape. In this way, it is inserted in the context of the current debates (end of XX century, beginning XXI century) on the occupation of the border of Lake Paranoá, and the modifications that have occurred in the urban landscape throughout the years. In order to do so, it was sought to know the history of formation of Brasília, from the aspiration of the mudancistas, to the present day, having as its initial process the first occupations in the polygon determined as study. Thus, this work aims to trace the history of occupation of the border of Lake Paranoá, within a perimeter delimited between the Palacio da Alvorada and Setor de Mansões Isoladas Norte, near the Iate Clube de Brasilia, in a historical cut from the years of 1957, taking the project of the Plano-Piloto as analysis Initial, until 2016, from the observation of the physical-spatial formation and the current legislation and regulations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Algranti, Leila Mezan 1953. "Livros de devoção, atos de censura : cultura religiosa na America Portuguesa (1750-1821)." [s.n.], 2001. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281333.

Full text
Abstract:
Tese (Livre-docencia) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-02T11:51:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Algranti_LeilaMezan_LD.pdf: 8207547 bytes, checksum: ae0a1de01e4eea6f942d868955290c73 (MD5) Previous issue date: 2001
Resumo: Não informado
Abstract: Not informed
Tese (livre-docencia) - Univer
Livre-Docente em Historia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bittencourt, Júlia Lins. "O metropolitano na agenda governamental : uma história recente." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/11043.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2011.
Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2012-08-06T11:55:05Z No. of bitstreams: 1 2011_JuliaLinsBittencourt.pdf: 1696950 bytes, checksum: 5924bd6642ab7656ec15aa0ffe4e8577 (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2012-08-06T11:55:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_JuliaLinsBittencourt.pdf: 1696950 bytes, checksum: 5924bd6642ab7656ec15aa0ffe4e8577 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-08-06T11:55:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_JuliaLinsBittencourt.pdf: 1696950 bytes, checksum: 5924bd6642ab7656ec15aa0ffe4e8577 (MD5)
As grandes concentrações urbanas de caráter metropolitano configuram-se como um dilema para a ação governamental, pois seu dinamismo vem acompanhado da produção de desigualdades socioespaciais, e sua dimensão multiescalar provoca conflitos na compatibilização dos interesses e das competências das três esferas de governo. Esse trabalho objetiva analisar a trajetória das regiões metropolitanas na agenda governamental segundo dois períodos – segmentados pela aprovação da Constituição de 1988 – e especula acerca da emergência de um terceiro período a partir do inicio dos anos 2000, quando se constatou o surgimento do tema metropolitano em fóruns de debate no legislativo e executivo federal. Essa análise se apoia na reflexão teórica em torno do conceito de região em geografia e em torno das dinâmicas espaciais contemporâneas que interferem na forma e na função das metrópoles, de modo a compreender os significados atuais dos termos que compõem a categoria “região metropolitana”, e as suas implicações para a formulação de políticas nacionais na periodização adotada. No primeiro período foi analisado o enfoque metropolitano das políticas nacionais de desenvolvimento urbano formuladas pelo governo federal e a decorrente institucionalização de regiões metropolitanas. No segundo período, enfatizou-se a omissão do poder público federal acerca dessa temática, em paralelo à continuidade da institucionalização de regiões metropolitanas. Também se constatou a relativa estabilidade dos centros metropolitanos que integram o topo da hierarquia da rede urbana desde a instituição das primeiras regiões metropolitanas e a permanência de relações interdependência territorial em paralelo à articulação dos centros urbanos em redes independentes da proximidade espacial. Por fim, procurou-se sistematizar os debates ocorridos em fóruns de debate no legislativo e executivo federal a partir de 2003, em busca de contextualizar a especulação sobre a emergência de um terceiro período. Para construir essa análise, recorreu-se a documentos que expressavam as políticas formuladas e o ordenamento jurídico vigente em cada período, propostas que estiveram em debate nos fóruns em questão e entrevistas com quadros técnicos das principais instituições e entidades que protagonizaram os debates. As conclusões apontam que uma agenda metropolitana nacional foi iniciada, mas não logrou se concretizar. A tentativa, no entanto, já suscita velhos dilemas que envolveram a política urbana no bojo de um projeto de desenvolvimento nacional no passado, acrescidos do desafio da pactuação entre os níveis de governo e com os setores sociais e econômicos, e da reconceituação das “regiões metropolitanas” na contemporaneidade. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Metropolitan areas are a dilemma for governmental action, because with their dynamism comes the production of social and spatial inequalities, and their multiple scales generate conflicts when attempting to align the interests and competences of the three spheres of government. The study aims to analyze the development of the institution and the debate about “metropolitan regions” in the Brazilian governmental agenda during two distinct periods – separated by the approval of the 1988 Constituition – and speculates on the emergence of a third period at the beginning of the year 2000, when the metropolitan issue was once again brought up in national policy debating forums within the executive and legislative spheres of federal government. The analysis is based on theoretical reflections on the concept of region in geography and on a consideration of the contemporary spatial dynamics which affect the forms and functions of metropolises, with a view to understanding the current meaning of the term "metropolitan region", and its implications for the formulation of national policies in the periods studied. In the first period the metropolitan approach of national urban development policies, and the resulting institutionalization of metropolitan regions, were analyzed. The second period emphasizes the federal government´s omission with respect to this issue, just as the institutionalization of metropolitan regions continued to be undertaken. The study also notes the relative stability of the metropolitan centers at the top of the urban network hierarchy since the 1970’s, and the persistence of relationships of territorial interdependence between places in parallel with the linking of urban centers in networks which are independent of spatial proximity. Finally, more recent discussions in national public policy forums since 2003 were systematized in order to speculate about the emergence of a third period for metropolitan issue. This analysis considered documents containing the formulated policies and the legal system in force in each period, the proposals under discussion by the forums in question, and interviews with the technical staff of the main institutions and entities that took part in the debates. The findings suggest that a national metropolitan agenda was started but failed to materialize. This attempt has, however, already raised old dilemmas surrounding the formulation of urban policy in national development projects in the past, to which must now be added the new challenges raised by the need for agreement between the levels of Government and with the social and economic sectors, and the reconceptualization of "metropolitan areas" for the present day.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "História urbana e religiosa"

1

Universidade Católica Portuguesa. Centro de Estudos de História Religiosa. História religiosa de Portugal. [Lisbon]: Círculo de Leitores, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Chiese dell'Aquila: Architettura religiosa e struttura urbana. Pescara [Italy]: Carsa, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Universidade Católica Portuguesa. Centro de Estudos de História Religiosa. sec. XIX Dicionário de história religiosa de Portugal. [Lisbon]: Círculo de Leitores, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gomes, Leonardo José Magalhães. Belo Horizonte: A cidade descrita [documentos de uma história urbana]. Belo Horizonte, MG: Editora Gomes, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Chaunu, Pierre. O tempo das reformas (1250-1550): História religiosa e sistema de civilização. Lisboa: Edições 70, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bonet, Josep Maria Martí i. Els Papes i la Diòcesi de Barcelona: Episodis històrics. Barcelona: Arxiu Diocesà de Barcelona, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Weza, José. O percurso histórico da música urbana Luandense: Subsídio para a história da música Angolana. Luanda: Governo da Província de Luanda, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Afonso, José Ferr~ao. A rua das flores no século XVI: Elementos para a história urbana do Porto quinhenista. 2nd ed. Porto: FAUP publicaç~oes, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De beco a avenida: A história da Rua São Luiz. São Paulo: EDUSP, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Jr, Theodomiro. Eu, corretor de imóveis: História e causos dos profissionais que contribuíram para a expansão urbana de Maceió. Maceió: [ s.n.], 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "História urbana e religiosa"

1

Lupion, Marcia Regina de Oliveira, and Solange Ramos de Andrade. "BIOGRAFIA, METODOLOGIA, SENSIBILIDADES E PRÁTICA RELIGIOSA CATÓLICA EM MARINGÁ, NORTE DO PARANÁ (1969-2000)." In História: Diálogos Contemporâneos, 121–31. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.59419230810.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferran, Jordi Sardà, Josep M. Solé Gras, and Anna Royo Bareng. "LA CIUDAD IDEAL VS. LA CRÓNICA URBANA." In História: Sujeitos, Teorias e Temporalidades 2, 288–306. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.67721190424.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vieira, Rubyana dos Santos, Jordano Francesco Gagno de Brito, Eliana Cassia Rocon, and Daiane Entringer Modesto. "ANÁLISE ESPAÇO TEMPORAL DO CRESCIMENTO DA MANCHA URBANA DO BAIRRO COLINA DE LARANJEIRAS – SERRA/ES A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE IMAGENS GOOGLE EARTH." In História: Diálogos Contemporâneos, 115–20. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5941923089.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pereira, Sérgio. "Ammaia: transformação e mudança na paisagem urbana." In Espaços e paisagens: antiguidade clássica e heranças contemporâneas: Vol.3 História, Arqueologia e Arte, 153–69. Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, 2010. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-8281-69-2_12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rocha, Sebastião Alves da. "MOVIMENTO “TERRAS DE NINGUÉM”: CONFLITOS E A LUTA PELA POSSE DE TERRA URBANA - CASA AMARELA, RECIFE – PE." In História: Espaço Fecundo para Diálogos 3, 295–307. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.02320110223.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barros, Adriana de, Lucy Ribeiro Ayach, Rui Reinaldo Martinez Benites, and Ricardo Henrique Gentil Pereira. "QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA NA ÁREA URBANA DA BACIA DO CÓRREGO JOÃO DIAS, AQUIDAUANA-MS." In Ecótono Cerrado Pantanal: meio ambiente e história natural, 31–54. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.ecp672.1121-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Duarte, Adriana Guimarães, and Eveline Maria Athayde Almeida. "FRAGMENTOS DA MEMÓRIA: A EVOLUÇÃO URBANA NOS 200 ANOS DE HISTÓRIA EM MACEIÓ, ALAGOAS." In Temas da Diversidade: Experiências e Práticas de Pesquisa, 334–47. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/201102094.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Almeida, Eveline Maria A., and ADRIANA GUIMARÃES DUARTE. "MEMÓRIA COLETIVA E ESQUECIMENTO: a evolução urbana nos 200 anos de história em Maceió, Alagoas." In Pesquisas científicas: da teoria à prática. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200902846.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pérez Centeno, Jesús M., Xabier Alberdi Lonbide I, and Iosu Etxezarraga Ortuondo. "Topografía religiosa urbana en el tramo central de la franja litoral guipuzcoana (SS. IX-XIII): Getaria, Zarautz, Zumaia." In Habitats et peuplement dans les Pyrénées au Moyen Âge et à l’époque moderne, 95–124. Presses universitaires du Midi, 2009. http://dx.doi.org/10.4000/books.pumi.30156.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Amanda Danelli. "História e cultura urbana carioca: a natureza turística do Rio de Janeiro entre a cidade das letras e a cidade maravilhosa." In Turismo e território no Brasil e na Itália: novas perspectivas, novos desafios, 123–61. EDUERJ, 2014. http://dx.doi.org/10.7476/9788575114452.0007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "História urbana e religiosa"

1

Marchi, Euclides. "Folias de Reis: o sagrado e o profano na tradição religiosa e na sustentação da crença." In VI Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História – Universidade Estadual de Maringá – UEM, 2013. http://dx.doi.org/10.4025/6cih.pphuem.224.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pontes Filho, Antônio Pimentel. "Identidade e alteridade na vida religiosa consagrada – estudo sobre freis agostinianos descalços e frei menores missinários, em Toledo/PR." In IV Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História - Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2009. http://dx.doi.org/10.4025/4cih.pphuem.542.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

INVENÇÃO, Thayse. "ZEIS 161 – Pilar: história urbana comercial e suas transformações." In VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade. São Paulo: Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/viicincci-52.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sinhori, João. "Os Pensadores da Guerrilha Urbana: memória, trauma e os testemunhos da catástrofe." In V Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História - Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2011. http://dx.doi.org/10.4025/5cih.pphuem.0603.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Campoi, Isabela Candeloro. "As mulheres brasileiras da elite urbana oitocentista através do diário de Maria Graham." In VI Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História – Universidade Estadual de Maringá – UEM, 2013. http://dx.doi.org/10.4025/6cih.pphuem.671.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Dergan, João Marcelo Barbosa. "Contradições e simbioses natureza e cultura: as memórias insulares na Belém verde-urbana." In VI Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História – Universidade Estadual de Maringá – UEM, 2013. http://dx.doi.org/10.4025/6cih.pphuem.169.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fernandes, Fernanda Kelly Mineiro. "LÉXICO E HISTÓRIA: A TOPONÍMIA URBANA DE OURO PRETO - MG." In Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes. Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/141319.1-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fernandes, Luis Henrique Menezes. "Os conflitos doutrinários nos domínios luso-holandeses orientais e a elaboração da primeira tradução da Bíblia em língua portuguesa: por uma perspectiva histórico-religiosa (1642-1694)." In VI Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História – Universidade Estadual de Maringá – UEM, 2013. http://dx.doi.org/10.4025/6cih.pphuem.439.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Filho, Aluizio Medeiros da Silva. "Caminhos da violência urbana - um contexto: o cotidiano violento do recife da década de 50." In IV Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História - Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2009. http://dx.doi.org/10.4025/4cih.pphuem.040.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vitoria, Fernando Antonio. "Obras públicas e discursos de saneamento; intervenções na paisagem urbana dentro da política das cidades polos na Chapecó (SC) de 1970." In VI Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História – Universidade Estadual de Maringá – UEM, 2013. http://dx.doi.org/10.4025/6cih.pphuem.284.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography