To see the other types of publications on this topic, follow the link: História urbana e religiosa.

Journal articles on the topic 'História urbana e religiosa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'História urbana e religiosa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Santos, Fabrício Forganes. "Lugares do Catolicismo Negro na São Paulo do século XIX." Estudos Avançados 35, no. 102 (August 2021): 279–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35102.017.

Full text
Abstract:
resumo No século XIX, auge da presença dos negros na cidade de São Paulo, quatro Irmandades de Homens Pretos se inseriam no plano urbano, demarcando os lugares onde a população excluída poderia estabelecer redes de sociabilidade, preservando ainda referenciais africanos. O fluxo de devotos negros nessas e nas outras igrejas permitiria o estabelecimento de territórios do Catolicismo Negro em São Paulo, considerados como gêneses da presença urbana negra nesta cidade. Para além da apresentação desses marcos arquitetônicos e reconhecimento desses lugares da cena religiosa dos Oitocentos, o exercício de identificá-los a partir dos documentos primários tem como fim último revelar traços de uma história urbana ainda silenciada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ciarallo, Gilson. "Magia e cidade: considerações sobre as afinidades entre as práticas mágico-religiosas e o advento da urbanidade no Brasil." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 4, no. 1 (June 2012): 141–57. http://dx.doi.org/10.1590/s2175-33692012000100010.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo discutir as adaptações das práticas mágico-religiosas ao advento da sociedade urbana brasileira. Coloca-se em perspectiva o pensamento mágico presente na esfera religiosa brasileira, a qual se delineou a fim de ganhar os traços exigidos para a existência no meio urbano. Ao diversificarem-se, tomando formas diversas, as práticas mágico-religiosas passaram a cumprir papéis específicos, mantendo-se em diálogo com as transformações sociais que a urbanização brasileira impôs ao habitante da cidade. Dentre as composições que se foram equacionando contemporaneamente, dá-se atenção especial ao surgimento do mercado de bens de salvação, o qual imprime na esfera religiosa a lógica própria do mercado. Salienta-se que uma das razões das adaptações contemporâneas e da reprodução de práticas mágico-religiosas tão bem ajustadas ao espaço da urbe consiste na singularidade da experiência de modernização brasileira. Tal experiência singular de modernização, por sua vez, é marcada pela dissonância entre o processo de urbanização e os demais processos de transformação social atrelados à racionalização da sociedade ocidental, como o processo de secularização pelo qual passaram as diversas experiências de modernização. Essas reflexões, por sua vez, contribuem para a compreensão da experiência urbana brasileira como uma individualidade histórica dentre outras, nos amplos quadros da modernidade ocidental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Vagner Gonçalves da. "O Candomblé em São Paulo e a sacralização do espaço urbano." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 15 (April 30, 1993): 26–29. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i15.345.

Full text
Abstract:
Entre os fatores do crescimento do número de terreiros de candomblé, verificado a partir dos anos 60 em São Paulo, está a imigração de populações nordestinas que nesse período é intensa. Os adeptos vieram de regiões onde essa religião teve um desenvolvimento maior, como o Nordeste e posteriormente o Rio de Janeiro, em busca de melhores condições de vida. Chegando aqui principalmente para trabalhar, muitos deram continuidade à sua história de vida religiosa fazendo da reconstituição. das “familias-de-santo” e das “nações” religiosas uma importante estratégia de sobrevivência sob as novas condições de vida na metrópole.. [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Faria, Teresa de Jesus Peixoto, and Luiz de Pinedo Quinto Junior. "Rio e História Urbana: o papel do rio Paraíba do Sul na criação e desenvolvimento do município de Campos dos Goytacazes [RJ]." Labor e Engenho 11, no. 2 (June 30, 2017): 103. http://dx.doi.org/10.20396/labore.v11i2.8649764.

Full text
Abstract:
A localização e distribuição dos núcleos urbanos no território é um dos fatores que influenciam na definição e desempenho de suas principais funções. Os núcleos urbanos, no Brasil colonial, além de desempenharem a função de centros comerciais e administrativos, eram destinados ao desenvolvimento da função religiosa,muitas vezes já presente, mesmo antes da sua fundação oficial. Este trabalho discute a relação rio-cidade o papel dos rios, em particular do rio Paraíba do Sul, na formação social e econômica, bem como na configuração do espaço urbano, do município Campos dos Goytacazes, situado ao norte do Estado do Rio de Janeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rabelo, Miriam Cristina. "Religião e cura: algumas reflexões sobre a experiência religiosa das classes populares urbanas." Cadernos de Saúde Pública 9, no. 3 (September 1993): 316–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1993000300019.

Full text
Abstract:
A importância dos cultos religiosos enquanto agências terapêuticas entre as classes populares urbanas tem sido amplamente reconhecida. A partir de análise da história de doença de uma jovem de bairro pobre de Salvador - que recorreu a uma série de agências religiosas desde a eclosão do seu problema - o presente trabalho busca contribuir para o entendimento das formas pelas quais as visões de mundo e projetos de cura de diferentes cultos são de fato incorporados à experiência cotidiana de doentes e seus familiares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cid, Patricia. "Historia constructiva del Complejo Monástico de la Compañía de Jesús en el Casco Antiguo de Panamá y análisis de su tutela." Investigación y Pensamiento Crítico 6, no. 2 (July 19, 2018): 30–51. http://dx.doi.org/10.37387/ipc.v6i2.86.

Full text
Abstract:
El Complejo de la Compañía de Jesús ha sido formado en su historia constructiva, por edificios e iglesias realizados a finales del siglo XVII y a mediados del siglo XVIII que representan etapas significativas en el desarrollo de la sociedad colonial española en Panamá y de sus locales. Sus atributos forman parte y transmiten el “Valor Universal Excepcional” del Casco Antiguo de Panamá los cuales, se ven reflejados en la traza urbana, la dimensión y distribución de los lotes de terreno asignados y en sus características iniciales de fortaleza realizadas por las órdenes religiosas dentro de este Centro Histórico.En la actualidad, el polígono que ocupaban sus edificaciones son parte de una única unidad de reconocido valor urbano, arquitectónico e histórico debido al proceso evolutivo que encierran las características estéticas y constructivas de su Complejo, a su condición original de “conjunto urbano” y, a la importancia religiosa y de instrucción académica y moral que realizó la Orden de la Compañía de Jesús desde sus inicios como Colegio Seminario en el siglo XVII y primeras décadas del siglo XVIII hasta que se edificó la Real y Pontificia Universidad de San Javier de Panamá en el siglo XVIII la cual, además, fue la primera universidad en el país y que pretendió alcanzar una posición de reconocimiento en América, al nivel de las prestigiosas Universidades de Bogotá, Quito y Lima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Medeiros, Elton O. S. "Passados-Presentes e o Ensino de História: Recepções, Releituras e Reapropriações de fontes históricas dentro e fora da sala de aula." Antíteses 13, no. 26 (December 9, 2020): 156. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2020v13n26p156.

Full text
Abstract:
Este artigo busca ressaltar a importância do passado para os ideais e anseios da sociedade que o interpreta e como ela o altera de maneira a adequá-lo aos propósitos de sua época e expor uma proposta de intervenção pedagógica. Utilizaremos como fontes históricas edificações religiosas erguidas no centro da capital da cidade de São Paulo no início do século XX que, ao contrário da tendência vigente de modernização da paisagem urbana da metrópole que vivia a efervescência cultural que iria gerar a Semana de Arte Moderna de 1922, tais prédios retornam ao passado da Idade Média. Analisaremos de que maneira tais construções poderiam ser compreendidas dentro dos ideais sócio-culturais da sociedade paulistana da época. Enquanto também servirão como referencial para se pensar nas reformulações e reapropriações do passado por certa temporalidade para fomentar debates e reflexões para o ensino de História
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

SOUSA, Deusa Maria, Matheus Furtado PINHEIRO, and Marley Antônia Silva da SILVA. "EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: APLICABILIDADE DA LEI 11.645/2008 NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE ABAETETUBA." Revista Margens Interdisciplinar 13, no. 21 (November 17, 2020): 16. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v13i21.9546.

Full text
Abstract:
Este trabalho visa apresentar o relato de experiência do projeto de extensão PIBIBEX (2017-2019), intitulado “Educação para relações étnico-raciais: Aplicabilidade da lei 11.645/2008 nas comunidades quilombolas de Abaetetuba”, que buscou problematizar a perspectiva da história eurocêntrica presente nos livros didáticos e nos currículos das escolas pesquisadas, além de construir alternativas para se trabalhar as temáticas africana, afro-brasileira e indígena. Nesse sentido, o objetivo principal do projeto foi as formações para professores, alunos e gestores das escolas Esmerina Bou Habib, que fica localizada na zona urbana, na cidade de Abaetetuba, e a instituição de ensino Valdecir Santana, Vila Caeté, zona rural do referido município. O projeto que foi concluído em maio de 2019 evidenciou a importância da formação de professores sobre as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 como ferramentas essenciais no combate ao racismo e à intolerância cultural e religiosa sobre os povos afro-brasileiros e indígenas no ambiente escolar. Palavras-chave: Lei 10.639/2003. Lei 11.645/2008. Combate ao racismo. Formação de professores. Escolas quilombolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nascimento, Mara Regina do. "A IRMANDADE DO SENHOR DOS PASSOS E A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA: HISTÓRIA, CARIDADE E EXPERIÊNCIAS DE URBANIDADE EM PORTO ALEGRE/RS. SÉCULOS XVIII-XIX "The 'Senhor dos Passos' brotherhood and the Holy House of Mercy..."." PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP 5, no. 9 (August 3, 2014): 93. http://dx.doi.org/10.25247/paralellus.2014.v5n9.p93-118.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe-se a ser uma colaboração com os estudos dedicados às irmandades religiosas brasileiras, na sua face regional. A linha de pensamento adotada toma a cidade, a experiência urbana e as ditas associações religiosas como instâncias sociais intimamente relacionadas e interdependentes. Durante o século XIX, a irmandade gestora da Santa Casa de Misericórdia em Porto Alegre cumpria um papel fundamental não apenas para a composição material de seu espaço, mas igualmente para conferir-lhe o status de importante cidade dentro do mosaico urbano que compunha o Império brasileiro. Tomando por base o histórico de ações concretas da irmandade, como a construção do Hospital, as iniciativas para a caridade e filantropia e a promoção das festas litúrgicas, este artigo analisa o vínculo indissociável entre o associativismo católico e o estilo de vida urbano dos setecentos e oitocentos. Palavras-chave: Irmandades Religiosas. Santa Casa de Misericórdia. Cultura Urbana.AbstractThis paper intends to collaborate with other works dedicated to the study of brazilian religious brotherhoods, in their regional aspect. The line of thought adopted takes the city, the urban experience and the religious associations above mentioned as closely related and interdependent social instances. During the XIX century, the brotherhood in charge of the Holy House of Mercy in the city of Porto Alegre played a fundamental role, not just in the material composition of the urban space, but also in giving it the status of an important city within the urban mosaic comprised by the Brazilian Empire. Based on the (historic of) concrete actions of this brotherhood, as were the construction of the Hospital, the creation of a social representation for the notion of charity, and the promotion of liturgic feasts, this article analyses the unbreakable bond between catholic associativism and the urban lifestyle of the XVIII and XIX centuries.Keywords: Religious Brotherhoods. Holy House of Mercy. Urban Culture.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Howes, Graham. "Fontes sagradas e profanas de esperança para uma sociedade pós-moderna." Estudos Avançados 26, no. 75 (August 2012): 237–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142012000200016.

Full text
Abstract:
Este artigo tenta avaliar - criticamente - algumas das expressões sagradas e profanas de esperança identificáveis hoje em muitas sociedades contemporâneas "pós-modernas", onde, como descreveu recentemente certo filósofo da religião, "todas as estruturas de descrição narrativa incorporadas em sua história e sua interpretação foram dissolvidas nos ácidos da modernidade". Atenção especial é dada a quatro contextos distintos, mas interligados, nos quais "estratégias para a esperança" específicas podem ser identificadas e avaliadas, tanto na teoria como na prática. São eles: 1) Regeneração urbana e desenvolvimento comunitário - simbolizar e assegurar a esperança de um futuro urbano viável; 2) O imperativo ecológico - otimizar a esperança para a perpetuação do "Planeta Terra"; 3) A ressacralização do profano - reinvestir a teoria social secular "pós-religiosa" com normas e valores ostensivamente religiosos; 4) O imperativo estético - utilizar as artes visuais, tanto as de elite como as populares, como mecanismo de transformação social e pessoal. Os quatro estudos de caso incorporam fontes explícitas de "esperança" para as pessoas, as comunidades e as sociedades do século XXI. No entanto, os quatro também demonstram como a "distância cognitiva" entre "é" e "deveria ser", entre "retórica" e "realidade" permanece tão visível, intratável e aparentemente permanente como sempre. Desse modo, a reconstituição da "esperança" no epicentro normativo do pensamento e da ação pós-modernos, embora seja uma possibilidade teórica, pode revelar-se na prática pouco mais do que uma "esperança de esperança".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Serafim, Vanda Fortuna, and Giovane Marrafon Gonzaga. "A presença das religiões afro-brasileiras em Maringá – PR (Século XXI)." Revista Tempo e Argumento 11, no. 28 (October 22, 2019): 320–64. http://dx.doi.org/10.5965/2175180311282019320.

Full text
Abstract:
A fim de contribuir para a História das Religiões e Religiosidades e seu estudo das crenças, o foco desta pesquisa consiste em analisar e compreender o espaço e o papel das religiões afro-brasileiras em Maringá-PR, na atualidade. Por meio de um mapeamento geográfico e de visitas de campo para produzi-lo, apresenta-se a identificação das primeiras manifestações de mediunidade, da iniciação das lideranças religiosas e as relações formadas entre elas. Processo que procura evidenciar a presença dessas religiões na cidade a par de estratégias públicas etnocêntricas de apagamento do papel da cultura afro-brasileira na sociedade. Por fim, evidencia-se a presença física e histórica das religiões afro-brasileiras na cidade de Maringá. O espaço da memória foi pensado enquanto meio de priorizar determinados aspectos do passado na arquitetura urbana (TUAN, 1983; ROSENDAHL, 1999; 2008).Palavras-chave: Maringá. Religião afro-brasileira. Memória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Beekers, Daan, and Pooyan Tamimi Arab. "SONHOS DE UMA MESQUITA ICÔNICA: ENTRELAÇAMENTOS TEMPORAIS E ESPACIAIS EM UMA IGREJA CONVERTIDA DE AMSTERDÃ." Debates do NER 2, no. 34 (January 29, 2019): 183–222. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8136.89952.

Full text
Abstract:
Este artigo foca na criação de iconicidade através da arquitetura religiosa em Amsterdã, Holanda. Ao examinar a Mesquita de Fatih, abrigada em uma antiga igreja católica no centro da cidade, apresentamos de que maneiras os esforços para fazer desta uma mesquita icônica são moldados pelo terreno icônico da construção, pelo qual determinamos seu envolvimento com outros locais (religiosos e não religiosos) do passado e do presente. Esse campo icônico é caracterizado pelas cadeias de conversão que precederam a mesquita, legados materiais e discursivos de “ocultação” e interações simbólicas contemporâneas com construções próximas, como a Igreja Ocidental. Ao desenvolver uma análise dos entrelaçamentos espaciais e temporais da Mesquita com o espaço urbano de Amsterdã, buscamos revitalizar uma abordagem diacrônica e relacional que vem sendo negligenciada, principalmente em estudos sociais-científicos de mesquitas no Ocidente. Não iremos analisar um único local de devoção em um momento específico na história, mas chamaremos atenção para as relações entre o Islamismo e outras arquiteturas religiosas e para as maneiras com que as mesquitas interagem com amplas genealogias e geografias das religiões, não apenas por associação, mas também por conexões concretas de relações, política ou cultura material.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Díaz Zamudio, Tomás, Antonio Gámiz Gordo, and Magdalena Valor Piechotta. "La periferia urbana de Sevilla en un plano inédito de Manuel Spínola (1827)." Estudios Geográficos 80, no. 286 (July 10, 2019): 003. http://dx.doi.org/10.3989/estgeogr.201923.003.

Full text
Abstract:
El plano inédito de Sevilla de Manuel Spínola de Quintana (1827) es uno de los primeros documentos cartográficos que incluye la periferia de la ciudad amurallada. Por ello constituye una importante fuente para conocer dicho entorno extramuros, antes de su radical transformación a partir de mediados del siglo XIX. Después de revisar diversas fuentes documentales históricas y gráficas, e intervenciones urbanas de la época, el análisis se centra en el plano de 1827 y sus leyendas, que se compara con otros planos del propio Spínola (h. 1828-30) y Galiano Parra (1839). Finalmente se identifican los principales elementos estructurantes, como la muralla y puertas de la ciudad, caminos, red hidrográfica, puentes y alcantarillas, huertas y prados, así como hitos y elementos singulares tales como los arrabales y la arquitectura religiosa, agraria, militar, fabril, hospitalaria, funeraria, ventas, lavaderos, otros edificios públicos e intervenciones urbanas en espacios públicos, que por entonces conformaban el lugar estudiado y que aparecen representados en el plano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Pereira, Jardel Costa. "O moderno no progresso de uma cultura urbana, escolar e religiosa na constituição de um município mineiro." Cadernos de História da Educação 18, no. 1 (March 29, 2019): 69–92. http://dx.doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-5.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento urbano e educacional com base em categorias classificadas como “moderno” e de “progresso”. Tomando como referência a cidade de Lavras, localizada no sul do Estado de Minas Gerais e os seus acervos documentais, pretende-se demonstrar como o poder público municipal participou no surgimento de importantes instituições, entre elas a educacional. Por meio de uma pesquisa histórico-documental, demonstrou-se como a construção do urbano se tornou um fator importante na cidade de Lavras, sendo um indicativo de que a preocupação com a ordem social estava aliada à questão do progresso, bem como se defendeu a hipótese de que a instalação de escolas não foi um fator imediato e fundamental para o surgimento das vilas. Após a elevação da vila à cidade, o poder municipal estendeu a preocupação às questões sociais e educacionais, com a participação de uma elite modernista de intelectuais e educadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Martins, Marco Aurélio Corrêa. "Pedagogia e caridade franciscanas na educação: Escola Paroquial étnica em Petrópolis no final do século XIX." Revista Linhas 21, no. 47 (December 18, 2020): 355–84. http://dx.doi.org/10.5965/1984723821472020355.

Full text
Abstract:
Em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, no ano de 1896, os franciscanos criaram uma escola paroquial étnica para os filhos de antigos colonos alemães vindos décadas antes para o país, em 1843. Com uma pedagogia de base intuitiva, atuaram em prol de uma obra católica e caritativa de promoção social e religiosa de meninos pobres. Lutando contra os protestantes, a laicização republicana, o liberalismo político e outras expressões filosóficas e políticas na sociedade urbana, deram forma a sua atuação recebendo dos ricos e do Estado aporte financeiro para empreender, mas, sobretudo, adquirindo autonomia de ação com o estabelecimento de fontes próprias de mantença. Sua atividade estava em consonância com o neotomismo de Leão XIII e sua ideia de caridade expandida sobre o tema da instrução escolar. Revela a inexistência do direito social à educação, mas explicita a busca pela difusão da escola entre os mais pobres. A pesquisa baseia-se em informações jornalísticas, tomados os periódicos como fontes numa perspectiva da compreensão de um movimento social, a partir da colocação na esfera pública das questões institucionais. Os referenciais teóricos ligam-se a Carvalho (2015) e Marshall (1967) com a ideia de direito social, e a Ricoeur (2010), em sua filosofia da história.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silva, Claudia Neves da, and Victor Hugo Oliveira de Paula. "TERRITORIALIDADES DO CAMPO RELIGIOSO PENTECOSTAL: O CASO DO RESIDENCIAL VISTA BELA / LONDRINA (PR)." Revista Relegens Thréskeia 10, no. 1 (June 24, 2021): 279. http://dx.doi.org/10.5380/rt.v10i1.79070.

Full text
Abstract:
Como resposta a emergência da discussão da religiosidade pentecostal no Brasil contemporâneo, o trabalho que se segue nasce como uma tentativa de contribuir para a formulação de uma resposta a este fato colocado a partir da solução da seguinte questão: Quais os instrumentos são utilizados para produção do território religioso no espaço geográfico de uma realidade local? Para tal, foi desenvolvido um procedimento metodológico que partiu de uma porção espacial delimitável que reflete a desigualdade socioespacial brasileira em certa medida como o estudo de caso ao qual esse trabalho se propõe a discutir: o Residencial Vista Bela, no município de Londrina (PR). Traçando uma linha de partida no início do século XX, é possível atestar que o surgimento do pentecostalismo atendeu uma condição histórica de exclusão social. O residencial localiza-se na porção noroeste do perímetro urbano de Londrina, no bairro Perobinha. Trata-se de uma região pouquíssimo ocupada, geralmente por chácaras e alguns lotes vazios destinados a expansão industrial do município. Além disso, a distância da mancha urbana gerou inúmeros problemas para a região como a lotação de escolas e unidades básicas de saúde que começaram a receber ônibus com os novos habitantes como medida mitigatória do governo municipal na época da entrega das primeiras moradias. Com um importante papel socializador, educativo e muitas vezes mitigador de problemas sociais, econômicos e políticos que envolvem a convivência local, a instituição religiosa imprime estas marcas em sua forma de culto, o que foi identificado ao longo da pesquisa que se segue.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Santos, Elaine Dos. "Quatro negros, a Literatura como forma de empoderamento da mulher." Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti 7, no. 11 (December 21, 2017): 192. http://dx.doi.org/10.18815/sh.2017v7n11.216.

Full text
Abstract:
O presente estudo, de natureza bibliográfica, analisa parte da história da mulher no mundo ocidental, as influências religiosas, mitológicas, históricas, e literárias. Enfoca-se a novela Quatro negros, de Luis Augusto Fischer, que tem Janéti como personagem principal. A protagonista da obra subverteu a ordem social e econômica do seu universo de inserção, uma pequena cidade da região sul do Rio Grande do Sul, conseguiu manter os vínculos familiares e reunir os irmãos para que, com os pais, fossem morar em área urbana. Janéti parece ser um bom exemplo da mulher que supera os obstáculos para concretizar os seus objetivos, que não precisa depender do homem para realizar o seu projeto de vida vencedor, desse modo, ela torna-se um modelo para a discussão da figura feminina na nossa sociedade. Nas escolas, essa discussão parece ser pertinente entre alunas do ensino médio, quando elas estudam a história da Literatura e, ao mesmo tempo, passam a reconhecer-se como mulheres dentro de um meio excludente. Da mesma forma, a obra Quatro negros pode servir como motivo para colocar em pauta a importância da mulher professora, aquela que pode atuar como coadjuvante no empoderamento pessoal e de suas alunas, transformar, de modo gradual, o status quo, que impera desde séculos. Propõe-se levar a novela de Fischer para as salas de aula como incentivo à leitura, como incremento às discussões sobre o protagonismo feminino, para que as meninas entendam que são as responsáveis pela consecução dos seus projetos de vida e que elas nasceram vocacionadas para o sucesso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Oliveira, Jefferson Rodrigues de, and Nelson Cortes Pacheco Junior. "O sagrado e a cidade: olhares simbólicos religiosos." Revista Cerrados 19, no. 01 (May 29, 2021): 383–99. http://dx.doi.org/10.46551/rc24482692202116.

Full text
Abstract:
Durante um determinado período os estudos geográficos referentes as relações existentes entre o sagrado e o urbano foram negligenciados, relegando o fenômeno religioso no urbano a um plano secundário, focado apenas na visão holística de que toda cidade surge através de uma lógica de mercado, que cresce, se reproduz, agrega valores e capitais, favorecendo o processo de acumulação de capital, o desenvolvimento e a expansão do capitalismo. Assim, o objetivo principal deste trabalho é apresentar ao leitor uma outra visão relacionada a abordagem sobre o urbano, ou seja, a análise do sagrado como elo de formação das cidades. Desta maneira, caminharemos em busca de um resgate histórico e geográfico da formação e gênese das primeiras cidades, bem como os fatores que contribuíram para que determinadas localidades passassem a ser conhecidas como hierópolis ou cidades-santuário, devido a vivência de seus habitantes e frequentadores estarem relacionadas diretamente a uma determinada experiência religiosa, predominantes frente as outras funções econômicas. Porém, neste artigo, também debateremos que determinadas estratégias territoriais, também buscam oprimir o outro que não compartilha com as mesmas ideias religiosas impostas por um dado grupo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Souza, Luciano Dias de Mattos, Rodrigo Sinnott Silva, Russélia Vanila Godoy, Ana Laura Sica Cruzeiro, Augusto Duarte Faria, Ricardo Tavares Pinheiro, Bernardo Lessa Horta, and Ricardo Azevedo da Silva. "Sintomatologia depressiva em adolescentes iniciais: estudo de base populacional." Jornal Brasileiro de Psiquiatria 57, no. 4 (2008): 261–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0047-20852008000400006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Verificar a prevalência de sintomatologia depressiva em adolescentes entre 11 e 15 anos em Pelotas, RS, e identificar seus fatores associados. MÉTODOS: Estudo transversal de base populacional com amostra representativa de adolescentes da zona urbana da cidade de Pelotas, RS. Dos 448 setores censitários existentes no município, 79 foram aleatoriamente sorteados. Os jovens entre 11 e 15 anos localizados nestes setores foram convidados a responder o questionário auto-aplicado que continha perguntas sobre: idade, sexo, vida escolar, religião, atividades físicas, entretenimento, tabaco, consumo de álcool, uso de outras drogas, relacionamentos sexuais e conduta. Além disso, a sintomatologia depressiva dos adolescentes foi avaliada por meio da escala Children's Depression Inventory (CDI), também presente no instrumento de pesquisa. Para a análise dos dados foi utilizada a regressão logística ajustada ao modelo hierárquico. RESULTADOS: A prevalência de depressão foi de 2,1%. Após a regressão logística ajustada ao modelo hierárquico, estiveram significativamente associados à depressão: baixa condição socioeconômica, histórico de fracasso acadêmico, ausência de prática religiosa, abuso de álcool nos últimos 30 dias e indicativo de transtorno de conduta. CONCLUSÃO: É evidenciada a necessidade de programas preventivos e integrados de política na adolescência para depressão e comportamentos de risco à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Schleumer, Fabiana. "FERREIRA, Roquinaldo Amaral. Cross-cultural exchange in the Atlantic World: Angola and Brazil during the Era of the Slave Trade. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. 262 p." História, histórias 4, no. 8 (January 16, 2017): 253–56. http://dx.doi.org/10.26512/hh.v4i8.10956.

Full text
Abstract:
FERREIRA, Roquinaldo Amaral. Cross-cultural exchange in the Atlantic World: Angola and Brazil during the Era of the Slave Trade. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. 262 p. Fabiana Schleumer Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/Guarulhos) “A África e a formação do Mundo Atlântico”[1], obra primordial para a expansão e o fortalecimento dos estudos sobre o Mundo Atlântico no Brasil, trouxe novas e importantes indagações. Abordou os aspectos cotidianos da vida dos africanos na África e nas sociedades coloniais do Atlântico, enfocando a cultura, a religião e as relações de trabalho. Posteriormente, Diáspora negra no Brasil, livro organizado pela historiadora Linda Heywood, prossegue as discussões sobre a África Central e suas relações com o Brasil[2]. Desde então, o campo dos estudos sobre o Mundo Atlântico tem crescido de modo significativo entre os pesquisadores brasileiros. O livro Cross-cultural exchange in the Atlantic World: Angola and Brazil during the Era of the Slave Trade (2012), de Roquinaldo Amaral Ferreira, historiador brasileiro, Vasco da Gama Chair na Brown University e diretor associado do Center for the Study of Slavery and Justice, na mesma instituição, se alinha a esse debate: dialoga com a História e com a Historiografia do Mundo Atlântico, com especial atenção às relações entre Angola e Brasil. É imperioso destacar a respeitável contribuição do autor para a temática. Na forma de artigos[3] e capítulos de livros[4], Ferreira tem participado de modo marcante no processo de reescrita da História de Angola e suas conexões atlânticas[5]. Em “Atlantic microhistories”, o autor faz uso de informações biográficas para a reconstrução das microdinâmicas sociais, culturais e comerciais existentes em Angola no século XVIII e início do século XIX[6]. Erigido sobre sólidos postulados historiográficos, o livro de Ferreira representa um avanço significativo no processo de reescrita da História de Angola e do Brasil, pois se distancia da visão factual, política e econômica, isto é, da concepção macro-histórica, presente na historiografia angolana. O autor procura, com base na micro-história, desvendar o cotidiano e as tensões de Angola na era do tráfico de escravos e o uso de fontes históricas existentes nos arquivos e nas bibliotecas de Angola conferem singularidade ao seu trabalho. Fartamente documentado, o autor não se detém em exaustivos debates historiográficos, mas se concentra na exploração de conjuntos documentais variados: cartas, ofícios, petições, certidões, requerimentos, relatos de missionários e processos inquisitoriais, permitindo que os elementos desse corpus dialoguem entre si. Cross-cultural exchange in the Atlantic World está dividido em seis capítulos, distribuídos em 262 páginas, e faz parte da série African Studies, da Cambridge University Press. Cada capítulo apresenta ao leitor um personagem histórico a partir do qual o autor tece considerações sobre as relações entre Angola e Brasil. O livro divide-se em duas seções. A primeira abrange os três primeiros capítulos e tem como foco o estudo do tráfico itinerante feito por sertanejos e tumbeiros. Já a segunda, dos capítulos quatro a seis, atém-se às questões de caráter religioso, cultural e político. No primeiro capítulo, “An expedition to the Kingdom of Holo”, o personagem principal é Francisco Roque Souto, homem branco, que durante 22 anos serviu na Bahia como capitão de mar e desempenhou um papel importante na economia de Luanda. Assim como outros “homens de mar em fora”, Francisco controlou o tráfico com os sertões e alcançou uma posição de destaque. Sua história é o ponto de partida para a compreensão do papel dos sertanejos e suas funções no tráfico itinerante angolano. Em “Can vassals be enslaved?”, o autor mantém o foco nas questões relacionadas ao tráfico sertanejo no interior de Angola, porém, detém-se no estudo dos africanos vassalos, que viviam em territórios onde o Soba era aliado dos portugueses. Além disso, discute os perigos do tráfico itinerante, bem como suas relações com os mercadores costeiros de Luanda e Benguela. Os tumbeiros e o impacto de suas estratégias de ação ganham destaque ao longo do texto. No terceiro capítulo, “Tribunal de Mucanos”, Ferreira relata a história dos escravos Jorge Inácio e Francisca, discutindo os frágeis limites entre a escravidão e a liberdade. O Tribunal dos Mucanos foi um espaço para o apelo à liberdade e à solução dos problemas cotidianos, fundamental para cativos e nascidos livres, tendo representado a possibilidade de mudança na condição de escravização, incorporando às suas funções, a partir de sua expansão no século XIX, o caráter punitivo. Em “Slavery and society”, Ferreira apresenta e discute a escravidão em Luanda e suas implicações. O censo de 1781 apontava que 52.329 indivíduos eram escravos, ou seja, metade da população. Para cada homem branco civil havia aproximadamente três escravos em condições de porte de arma. Luanda era uma cidade miscigenada, por onde perambulavam pedreiros, carpinteiros, caixeiros, alfaiates, costureiras e ferreiros, indivíduos e classes sociais que poderiam ser encontrados no espaço social das tabernas, locais de reunião de pessoas de diferentes níveis culturais. Ao mesmo tempo, o “lazer” era um espaço de inclusão e não diferenciação. As habitações permanentes configuravam-se como mecanismos de controle social, cabendo às populações locais morar em lugares afastados da região central. A expulsão dos sujeitos dos espaços centrais também fica demonstrada no tráfico com o Brasil, pois para cá foram enviados condenados por crimes como feitiçaria. Já no quinto capítulo, “Religion and culture”, Ferreira analisa, com cuidado e rigor, a história de Mariana: mulher negra, livre, viúva, nascida em Luanda, fluente em português e quimbundo, acusada pela Inquisição portuguesa de bruxaria. Segundo o autor, ela teria se envolvido afetivamente com Fernando Martins do Amaral, um soldado carioca, enviado a Luanda como degredado, por ter cometido um assassinato no Rio de Janeiro. Mariana foi acusada pela Inquisição portuguesa, entre outras coisas, de ter erigido um santuário para o demônio, e pode ser considerada uma “ganga”, isto é, uma autoridade religiosa digna de poder e respeito em Luanda e Benguela. Durante, no mínimo, dez anos ela presidiu cerimônias religiosas, cerimônias estas que, de acordo com o autor, contestavam a ordem colonial. Tais cerimônias representam um exemplo das características do meio urbano em Luanda, onde a religião atravessou diversos estratos sociais, mantendo próximos não só os escravos e os negros fujões, mas também os distintos membros da elite local da época. No capítulo final, “Echos of Brazil”, Ferreira destaca as relações existentes entre Angola e Brasil, afirmando que não eram apenas de questões comerciais e culturais, pois os acontecimentos se revestem de uma dimensão política, e cita o processo de Independência do Brasil, em 1822, como um de seus pilares, um elo entre Benguela e Rio de Janeiro. Por fim, no epílogo, “Rebalancing Atlantic History”, o autor faz uma síntese dos debates e mudanças que, nos últimos vinte anos, têm norteado os estudos sobre o Mundo Atlântico e seus desdobramentos. Nesse contexto, merecem destaque os trabalhos desenvolvidos por Toby Green, James Sidbury e Jorge Cañizares-Esguerra. Ferreira conclui o livro defendendo que, por meio da metodologia da micro-história e do conceito de Mundo Atlântico, é possível compreender e analisar a História de Angola e do Brasil para além das dimensões estanques que predominaram em suas respectivas historiografias. Em suma, mostra-se urgente a tradução de Cross-cultural exchange in the Atlantic World. Precioso tanto na forma como no conteúdo, o livro de Ferreira constitui uma inovação nos estudos sobre o Mundo Atlântico, abordando novas questões, apontando caminhos e instigando reflexões. Sobre a autora Fabiana Schleumer é professora adjunta de História da África na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui bacharelado(1995), licenciatura (1997), mestrado(1999) e doutorado(2005) em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Lidera o Grupo de Pesquisa "Trânsitos: dialogos culturais em África e na Diáspora" UNIFESP/CNPq. Coordena o GT Regional (São Paulo) de História da África da ANPUH (2014-2016). Resenha recebida em 29 de janeiro de 2016. Aprovado em 17 de junho de 2016. [1] THORNTON, John. A África e os africanos na formação do mundo atlântico: 1400-1800. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. [2] HEYWOOD, Linda (Org.). Diáspora negra no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008. [3] Vale destacar: FERREIRA, Roquinaldo. Biografia como história social: o clã Ferreira Gomes e os mundos da escravização no Atlântico Sul. Vária História, Belo Horizonte, v. 29, n. 51, p. 679-695, 2013. [4] Vale destacar: FERREIRA, Roquinaldo. Slavery and the social and cultural landscapes of Luanda. In: CAÑIZERAS-Esguerra, Jorge; CHILD, Matt D.; SIDBURY, James. The black urban Atlantic in the age of the slave trade. Philadelphia, PA: University of Pennsylvania Press, 2013. p. 185-206. [5] Sobre a necessidade de reescrever a História de Angola, ver: HENRIQUES, Isabel de Castro. Presenças angolanas: os documentos escritos portugueses. In: Seminário Internacional sobre História de Angola, 2.; 1997, Luanda. Actas... Luanda: [s.n], 1997. [6] FERREIRA, Roquinaldo. Atlantic microhistories: mobility, personal ties and slaving in the black Atlantic World (Angola and Brazil). In: NARO, Nancy; SANSI, Roger; TREECE, David. Cultures of the Lusophone Atlantic. New York: Palgrave Macmillan, 2007. p. 99-128.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Rodrigues, Donizete Aparecido. "DIVERSIDADE RELIGIOSA E PENTECOSTALISMO NA AMAZÔNIA:." Pax Domini 3, no. 3 (August 31, 2018): 03–11. http://dx.doi.org/10.32808/paxdomini.v3i3.30.

Full text
Abstract:
Falar de diversidade religiosa e/na Amazônia traz dois grandes desafios científico-acadêmicos: primeiro, a área natural-geográfica é imensa e, segundo, esta região apresenta uma enorme complexidade cultural e religiosa. Por isso, este artigo pretende apenas fazer algumas reflexões histórico-sócio-antropológicas sobre a presença e a dinâmica religiosa do protestantismo-pentecostalismo na Amazônia. O objetivo é discutir as dinâmicas históricas e registar, etnograficamente, as manifestações de movimentos missionários e de igrejas (neo) pentecostais, materializadas no forte processo de conversão e evangelização de comunidades tradicionais - indígenas, ribeirinhos, caboclos e populações peri-urbanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Zambrano, Fabio. "La cuidad educadora: símbolos, signos y ritos urbanos para educar al ciudadano." Revista Educación y Ciudad, no. 6 (December 9, 2015): 13–38. http://dx.doi.org/10.36737/01230425.n6.222.

Full text
Abstract:
La ciudad posee características propias como sujeto de investigación histórica y a su especificidad concurren múltiples perpectivas para lograr una mejor comprensión de este constructo humano. Un núcleo urbano puede ser tratado desde lo histórico, lo urbanístico, lo artístco, lo literario o lo religioso. Todas son entradas analíticas complementarias y útiles para elaborar mejores comprensiones de este fenómeno. Además, sólo la suma de investigaciones desde distintas disciplinas podrá derivar en el conocimiento integral, tan buscado y muchas veces tan poco logrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Bardi, Giovanna, and Ana Paula Serrata Malfitano. "Pedrinho, religiosidade e prostituição: os agenciamentos de um ser ambivalente." Saúde e Sociedade 23, no. 1 (March 2014): 42–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902014000100003.

Full text
Abstract:
Os estudos sobre a juventude e os cursos da vida revelam a ambivalência entre o desejo de ser e permanecer jovem e o imaginário em torno dos “perigos” trazidos por esse grupo. Diversas discussões encontram-se focadas nas problematizações em torno de jovens pobres, principalmente aqueles que fazem uso de drogas, sobre os quais se realiza uma abordagem imbuída pela falta, pela criminalização ou pela medicalização. Partindo de uma compreensão social sobre o tema e a desconstrução de estereótipos calcados no imaginário social, buscamos identificar as redes sociais, formais e informais, de jovens que dizem que usam drogas ilícitas, na periferia urbana de um município de médio porte de São Paulo. Para tanto, realizou-se um trabalho de campo de base etnográfica, por dois anos, junto àqueles que nos diziam que precisavam ou já precisaram de algum auxílio devido ao uso de drogas. Apresenta-se a história de Pedrinho e os seus caminhos tecidos para a obtenção de suportes, centrados em sua mãe, numa colega da prostituição e em dois líderes religiosos, um pastor e um pai de santo. A análise de suas redes sociais, principalmente as de cunho religioso, ressalta a ambivalência presente e revela o suporte fornecido na relação com as pessoas, desconstruindo os discursos acerca da “salvação” de usuários de droga pela fé. O caráter informal de suas redes demonstra os agenciamentos trazidos pela vida, permitindo-nos alicerçar Pedrinho como parte de uma realidade possível e que transcende as instituições formais de auxílio, que não ofertaram repostas condizentes à sua realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Kulaitis, Leticia Figueira Moutinho. "A trajetória social da Irmã Tereza Araújo: serviço e contemplação." Revista NEP - Núcleo de Estudos Paranaenses da UFPR 2, no. 3 (June 29, 2016): 105. http://dx.doi.org/10.5380/nep.v2i3.47253.

Full text
Abstract:
Estudo da trajetória social da Irmã Tereza Araújo (1919-1981), religiosa da Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo que, na década de 1970 a 1980, realizou a primeira inserção religiosa em meio popular no bairro do Boqueirão e influenciou a atuação de obras comunitárias em Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba, bem como do Centro de Formação Urbano-Rural Irmã Araújo, fundado em 1981.O objetivo central desta dissertação é reconstruir a trajetória social da Irmã Tereza Araújo, o que envolve investigar, sociologicamente, o modo como a religiosa percorreu o espaço social. Sendo assim, o problema de pesquisa levantado neste trabalho corresponde as seguintes questões: Como seu deu a trajetória social da Irmã Araújo?; Quais os aspectos da trajetória social da Irmã Araújo que fazem com que esta permaneça como influência nos trabalhos comunitários de Curitiba e Região Metropolitana?. Em Norbert Elias e Pierre Bourdieu foram encontradas as orientações teóricas e metodológicas necessárias à construção, em perspectiva sociológica, da biografia de um indivíduo. Portanto, conceitos como habitus, campo e trajetória social, em Bourdieu e configuração, interdependência e equilíbrio de poder, em Elias, assumem fundamental importância na realização deste trabalho. Além destes conceitos, o conceito de carisma é utilizado neste trabalho, como discutido por Bourdieu e Elias, para estabelecer a relação entre o histórico da Companhia das Filhas da Caridade e a trajetória da Irmã Tereza Araújo. Pode-se concluir que realizando de forma intensa o habitus vicentino, a Irmã Araújo destacou-se no campo religioso, pois sua dedicação aos princípios da Companhia das Filhas da Caridade valeu a religiosa um grande investimento da ordem em sua formação e o reconhecimento daqueles que conheceram seu trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

De Theije, Marjo. "Religião e transformações urbanas em Recife, Brasil." Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião 8, no. 8 (October 22, 2020): 63–84. http://dx.doi.org/10.22456/1982-2650.2293.

Full text
Abstract:
A paisagem urbana foi palco de muitas transformações religiosas importantes nas últimas décadas. Urbanização e diversificação religiosa aconteceram juntas, e os pesquisadores de religião apontaram a migração de milhares de pessoas para as cidades como a causa para o crescimento de novos grupos religiosos e identidades religiosas no ambiente urbano, para a emancipação das religiões tradicionais, e para o pluralismo no campo religioso como um todo. Como outras cidades Brasileiras, Recife viu muitos processos de significação religiosa e formação de identidades inspirada pela religião. Onde antes dominava o catolicismo romano, existe agora uma variedade de religiões, de anglicanismo por pentecostalismo para mormonismo, enquanto os cultos indígenas e afro-brasileiros que viviam escondidos antes apareceram no aberto. Estas transformações religiosas deveriam ser incluídas nas análises da vida urbana contemporânea. Neste trabalho, o papel da religião na pluralização cultural no contexto urbano será explorado por meio de três episódios diferentes, nos quais focalizarei a relação entre paisagem urbana, vidas urbanas, e a significação e prática religiosa de populações urbanas diferentes. A ênfase estará em aspectos visuais da presença religiosa no urbano, que relacionarei aos processos de construção de identidade e formação de grupos religiosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Berkenbrock, Volney José. "Diálogo e Identidade Religiosa." Revista Eclesiástica Brasileira 56, no. 221 (March 31, 1996): 5–44. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v56i221.2541.

Full text
Abstract:
O Candomblé e o Cristianismo convivem no Brasil lado a lado já há muitas e muitas décadas, e a história dos encontros havidos entre estas duas religiões é sem dúvida marcada mais por negatividade, por descon­fiança mútua, por desencontros que pela busca de um encontro positivo, de um mútuo conhecimento e respeito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Rodrigues, Donizete, and Manoel Ribeiro De Moraes Júnior. "A Pentecostalização de Povos Tradicionais na Amazônia: aspectos conceituais para uma antropologia de identidades religiosas." HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião 16, no. 50 (August 31, 2018): 900–918. http://dx.doi.org/10.5752/p.2175-5841.2018v16n50p900-918.

Full text
Abstract:
Este artigo é um trabalho de enquadramento conceitual, que suporta pesquisas etnográficas que enfocam a presença e a dinâmica religiosa do protestantismo-pentecostalismo na Amazônia. A hipótese que estofa epistemologicamente este texto - e os projetos antropológicos já em andamento e futuros - formula a ideia de que o aspecto étnico-cultural “caboclo”, como ‘tipo ideal’ (no sentido weberiano), é um factor crucial nas dinâmicas evangélicas nesta região. Esta construção conceptual está presente, entre outros, em teóricos como Eduardo Galvão, Heraldo Maués, Angélica Mota Maués e João de Paes Loureiro – estudiosos da cultura amazônica. O objetivo é estudar as dinâmicas históricas e registrar, etnograficamente, as manifestações de movimentos missionários, de igrejas (neo)pentecostais e também de grupos menos institucionalizados, materializadas no forte processo de conversão e evangelização de comunidades tradicionais (indígenas, ribeirinhos, caboclos e populações peri-urbanas). O foco é analisar o impacto destas expressões religiosas em diversos tipos de grupos socioculturais amazónicos e de que forma estas comunidades, agora convertidas, ressignificam, criam e desenvolvem novas expressões do sagrado, formando o que estamos a denominar de ‘pentecostalismo caboclo’.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Fridman, Fania, and Valter Macedo. "A ordem urbana religiosa no Rio de Janeiro colonial." URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade 1, no. 1 (April 3, 2013): 1. http://dx.doi.org/10.20396/urbana.v1i1.8635109.

Full text
Abstract:
O desenho urbano, quando analisado em sua gênese, reflete os processos de acumulação e de parcelamento dos patrimônios territoriais verificados ao longo do tempo. Neste contexto, ordens religiosas e irmandades, através de seus patrimônios imobiliário e fundiário desempenharam, de uma forma geral e no caso específico do Rio de Janeiro, importante papel no processo de conformação do chão da cidade, desde sua fundação (1565) até a promulgação da Lei de Terras no Brasil (1850). Em relação ao período colonial, consideramos que a paisagem urbana estava vinculada à presença dos religiosos, uma vez que cada ordem, irmandade ou confraria dominava uma parcela do território, sendo esta dominação de base econômica - a produção agrícola, pastoril e de serviços, além do acúmulo de propriedades imobiliárias - e ideológica, exercida pela religião católica. Este texto analisa o papel desempenhado pela Igreja na produção do espaço e suas conseqüências sobre o cotidiano na cidade do Rio de Janeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Cavalcanti Seal da Cunha, André Victor. "O espiritismo nos livros didáticos de história: a diversidade religiosa em questão." Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB 14, no. 1 (December 22, 2017): 131. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2017v14n1.35173.

Full text
Abstract:
Neste artigo buscamos refletir como a História escolar aborda o fenômeno religioso. Realizamos um mapeamento da diversidade religiosa apresentada nas obras didáticas, tanto na escala global quanto no âmbito nacional. Diante dos resultados, delimitei um segmento religioso específico presente na História pátria. Aprofundamos nossas reflexões acerca da História do Espiritismo. Como a História peculiar desta religião estaria aparecendo nos livros didáticos? Optamos tratar da problemática investigativa por uma abordagem qualitativa. Definimos como fontes impressas da pesquisa três coleções de livros didáticos de História, destinadas ao segundo segmento do ensino fundamental, publicadas nesta última década. Através do movimento das análises surgiram diversas inquietações. Nossa intenção foi montar um quadro que permitisse vislumbrar como o fenômeno religioso surge na trilha narrativa das coleções e mais especificamente como o Espiritismo aparece no cenário da diversidade religiosa brasileira. Identificamos lacunas existentes sobre a História dos diversos segmentos religiosos, bem como o silenciamento das múltiplas opções construídas no campo religioso brasileiro a partir do Império, mas principalmente do período republicano. Observamos assim que as coleções deixaram de explorar o potencial formativo que o estudo da diversidade religiosa sob o ponto de vista histórico poderia trazer. Não problematizaram ou secundarizaram o fenômeno religioso como objeto de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Franzen, Douglas Orestes, and Marciele Wilbert. "Uma igreja modernista na paisagem da cidade: uma análise arquitetônica e patrimonial da igreja de Tunápolis (SC)." Ágora 21, no. 2 (July 21, 2019): 61–72. http://dx.doi.org/10.17058/agora.v21i2.13568.

Full text
Abstract:
O artigo objetivo analisar a dimensão arquitetônica da Igreja Matriz de Tunápolis (SC) diante do seu contexto histórico e patrimonial. O intuito é de compreender a simbologia da arquitetura religiosa modernista, sua manifestação na composição da edificação e sua relevância simbólica para a paisagem e o espaço urbano do município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Pereira, Júnia Sales, and Sonia Regina Miranda. "Laicização e Intolerância Religiosa: desafios para a História ensinada." Educação & Realidade 42, no. 1 (March 2017): 99–120. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623661108.

Full text
Abstract:
Resumo: Propõem-se, neste artigo, reflexões acerca dos desafios do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena num contexto de radicalização de estratégias midiáticas de promoção da intolerância social e política, com foco na análise do complexo tema da educação para a convivência religiosa num Estado Laico. As autoras consideram os desafios de promoção de uma educação pluralista, não proselitista e cônscia dos direitos constitucionais de rito, crença e manifestação religiosa e agnóstica, o que envolve os docentes em situações de disputas simbólicas, políticas e pedagógicas de fundo religioso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Araujo, Cristina Pereira de, and Alexandra Oliveira Luna. "Goiana: cidade das oportunidades? A produção do espaço urbano resultante da implantação do polo industrial de desenvolvimento norte." Oculum Ensaios 14, no. 3 (December 12, 2017): 577. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v14n3a3711.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende discutir a recente reestruturação territorial pela qual vem passando o município de Goiana, localizado na Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. Lembrado por seu patrimônio histórico religioso e por sua base econômica e territorial marcada pela monocultura da cana-de-açúcar, o município vem recebendo, nos últimos anos, grandes empreendimentos industriais que têm como base três polos: automotivo, vidreiro e fármaco-químico. É nesse cenário que Goiana vem vivenciando importantes transformações em sua dinâmica, dentre elas, a chegada de novos empreendimentos habitacionais, agregados à atuação articulada dos agentes promotores imobiliários, com os proprietários fundiários e ao estado, proporcionando assim, uma reconfiguração na expansão urbana. A partir dessa contextualização, o artigo, primeiramente, retrata a produção do espaço urbano, enfocando a atuação dos agentes promotores imobiliários e suas estratégias e práticas espaciais a partir da inovação do produto residencial. Em seguida, traz um enfoque na discussão empírica a partir da compreensão da dinâmica intra-urbana do município e da dinâmica territorial atual, sendo essa, um dos elementos fundamentais para atração dos agentes imobiliários a partir da introdução da inovação do produto residencial, reconfigurando, assim, a expansão urbana do município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Fernandes, Fernanda Kelly Mineiro. "Toponímia urbana." Cadernos de Linguística 2, no. 2 (August 27, 2021): e373. http://dx.doi.org/10.25189/2675-4916.2021.v2.n2.id373.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, propomos um recorte da dissertação de Mestrado, em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem - POSLETRAS/ICHS/UFOP, intitulada “Memória e Tradição: estudo toponímico dos bairros mais antigos de Ouro Preto – MG”. O recorte toponímico investigado compreendeu 10 nomes de bairros ouro-pretanos, os quais compõem o corpus da pesquisa, nas perspectivas sincrônica e diacrônica. A antiga Vila Rica, fundada em 1711, situada na região central de Minas Gerais e uma das principais áreas do Ciclo do Ouro, foi a primeira Capital mineira, cujo nome foi alterado para Ouro Preto, em 1823. A cidade foi, também, a primeira brasileira a receber o título de Patrimônio Mundial, conferido pela UNESCO em 1980. Sua população estimada é de 74.558 pessoas, de acordo com os dados do IBGE (2020). A Toponímia é concebida, no âmbito desta pesquisa, como um ramo da Onomástica que investiga os nomes próprios de lugares, tratando-se, então, de um ramo dos estudos linguísticos mais especificamente dos estudos do léxico da língua. Ao considerar a interface entre língua, léxico, história, cultura e geografia, a Toponímia acaba por se configurar como uma disciplina com forte caráter interdisciplinar, dialogando com a cartografia, a história e a antropologia, entre outras áreas. Com a presente pesquisa, além de o objetivo de contribuir com parte do resgate da memória cultural do Município, por meio do estudo toponímico dos seus bairros, buscamos fomentar uma reflexão referente à motivação toponímica e sua importância para a sociedade, na medida em que o ato denominativo pode desvelar aspectos históricos, sociais e culturais de uma comunidade. Assim, conforme queremos ressaltar ao longo do texto, realizar esse tipo de estudo pode instigar a importância da valorização do patrimônio local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Cursino dos Santos, Eurico A. González. "Magia e cultura colonial brasileira." Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião 1, no. 1 (January 15, 1999): 11–26. http://dx.doi.org/10.22456/1982-2650.2149.

Full text
Abstract:
O texto procura construir as bases metodológicas para uma interpretação “macro” da história religiosa brasileira, bem como das relações entre os processos religiosos e os políticos quando da formação dos fundamentos da cultura brasileira atual. A partir de um quadro teórico geral weberiano, que enfatiza as características racionais da ação individual, a análise indicou a importância dos conceitos de escravidão e de magia para a adequada interpretação de nossa história religiosa. A escravidão apareceu como a realidade última, inafastável, e a magia, como o instrumento cognitivo utilizado para interpretá-la.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Torrão Filho, Amilcar. "História urbana. A configuração de um campo conceitual." URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade 7, no. 1 (December 23, 2015): 1. http://dx.doi.org/10.20396/urbana.v7i1.8642546.

Full text
Abstract:
Ao definir o espaço de constituição do capitalismo e da modernidade, Fernand Braudel, em seu clássico Civilização Material, Economia e Capitalismo, não hesita em afirmar a cidade como o lócus de construção histórica desta modernidade. As cidades são, para este autor, como transformadores elétricos: elas aumentam as tensões, precipitam as trocas, removem a vida dos homens. São nascidas da mais revolucionária divisão do trabalho: campo de um lado, atividades urbanas do outro. A cidade é cesura, ruptura, destino do mundo. Ao surgir com a escritura ela abre as portas para a história; quando renasce na Europa no séc. XI a ascensão do continente começa, quando ela floresce na Itália, é o Renascimento. Tão importante quanto seu conceito de longa duração, muitas vezes referenciado entre historiadores e cientistas sociais, Braudel ao dar tamanha importância ao espaço e à cidade também pensou num conceito que desse conta da dinâmica que envolve a cidade e a história, a pouco citada longa dimensão. A vida da cidade está associada a um espaço de longa dimensão, de onde vêm seus homens, onde estão suas relações comerciais, cidades, vilas e mercados que aceitam os seus pesos e medidas ou suas moedas, ou que falam a sua língua dialetal (s.d.: 560-1). De onde ela imperiosa, imperial e imperativamente tira seu sustento, sua mão-de-obra, seu exército industrial de reserva, seu poder. “No Ocidente, capitalismo e cidades, no fundo, são a mesma coisa”, afirma o historiador francês (s.d.: 586).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Dantas, Mariana L. R., João Júlio Gomes dos Santos Júnior, and Carl H. Nightingale. "A história urbana global: um chamado ao diálogo." Esboços: histórias em contextos globais 28, no. 47 (March 30, 2021): 5–16. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2021.e79049.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Solé Vernin, Laura Regina, Lucas Mandarini Gonzaga, Lucas Mandarini Gonzaga, Maria Olívia Ferronato Ribeiro do Valle, Maria Júlia Paes da Silva Paes da Silva, Regina Célia Ermel, and Ana Cláudia Puggina. "História espiritual e preferência de intervenção religiosa de pacientes crônicos cristãos." Nursing (São Paulo) 22, no. 252 (May 1, 2019): 2868–74. http://dx.doi.org/10.36489/nursing.2019v22i252p2868-2874.

Full text
Abstract:
Objetivo: conhecer e analisar a história espiritual dos pacientes. Métodos: Estudo transversal quantitativo e de intervenção. Foi aplicado o instrumento História Espiritual Abordagem Centrada na Pessoa (ACP); se fosse da vontade do paciente, era realizada uma intervenção religiosa pelos pesquisadores. Resultados: A amostra foi de 100 pacientes internados nas unidades de Clínica Médica Masculina e Feminina de um hospital, com média de idade de 55,73 anos (dp=16,49). A associação das características religiosas com a História Espiritual ACP obteve diferenças estatisticamente significativas. Conclusões: Os pacientes consideraram a fé importante na situação de doença e em outras épocas da vida. Entretanto, não tinham alguém no hospital para falar sobre assuntos religiosos. A intervenção religiosa proposta foi realizada na maioria dos pacientes e a oração Pai Nosso foi a intervenção mais escolhida. Características religiosas foram elementos relevantes e interferiram iretamente na História Espiritual ACP dos pacientes..
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Mota, Ana Claudia de Ataide Almeida. "ESCRITOS DA SÓROR JOANNA ANGÉLICA DE JESUS." Revista de Estudos de Cultura 5, no. 13 (February 26, 2020): 151–58. http://dx.doi.org/10.32748/revec.v5i13.13140.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo apresentar um pequeno recorte da documentação produzida por Sóror Joanna Angélica de Jesus, religiosa baiana que viveu na cidade de Salvador entre os séculos XVIII - XIX, e se tornou uma importante personagem quando da independência da Bahia. Seus escritos são fontes fidedignas para o estudo da História da Língua. Em um momento da história, cuja boa parte da produção escrita era realizada por homens, os escritos de Sóror Joanna constituem um corpus relevante para a preservação da memória sócio-cultural e da escrita na Bahia de Todos os Santos.Palavras-chave: religiosa; manuscritos baianos; edição semidiplomática
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Castro, Ana Claudia Veiga de. "Figurações da cidade: um olhar para a literatura como fonte da história urbana." Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 24, no. 3 (December 2016): 99–120. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672016v24n0304.

Full text
Abstract:
RESUMO Nota-se nas últimas décadas um interesse renovado pelas possíveis conexões entre a história e a literatura. Contudo, os rendimentos dessa ligação continuam sendo em grande medida um desafio. Do ponto de vista de uma história urbana, a incorporação de gêneros literários e discursos não especializados ao acervo de fontes tradicionais, além de ampliar o catálogo documental mobilizado, também tem contribuído para a consolidação de um subcampo, a história cultural urbana, cuja perspectiva analítica modifica os modos de compreensão do artefato urbano. Este artigo propõe uma reflexão sobre as potencialidades do uso da literatura como fonte para a história urbana, e a faz a partir de três entradas. Inicialmente, apresenta um comentário sobre duas obras hoje clássicas que tangenciam o tema. Em seguida, busca recuperar algumas referências dentro do campo da história da cidade no Brasil. Por último, reflete sobre três incursões da autora na temática em questão, com o intuito de apresentar algumas conclusões parciais que apontem um caminho de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Algranti, Joaquin. "PRODUZIR O EXTRAORDINÁRIO: Objetos, rituais e carisma na vida religiosa urbana." Religião & Sociedade 38, no. 1 (April 2018): 159–80. http://dx.doi.org/10.1590/0100-85872018v38n1cap07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Seawright, Leandro. "As memórias da capelania militar e o Serviço de Assistência Religiosa do Exército Brasileiro: história, (in)tolerância e chefia castrense." HORIZONTE 14, no. 44 (December 29, 2016): 1589. http://dx.doi.org/10.5752/p.2175-5841.2016v14n44p1589.

Full text
Abstract:
<p>Neste artigo, problematizei as memórias do capelão luterano Elio Eugênio Müller, a sua história de vida e parte da história militar do Serviço de Assistência Religiosa do Exército Brasileiro, SAREx, entre os anos de 1998 e 1999. Desde o serviço militar obrigatório no ano do golpe civil-militar de 1964, Müller tornou-se inclinado ao exercício da capelania militar no Exército Brasileiro. Em 1983, Müller ingressou na capelania militar e vivenciou situações de tensão dentro da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, IECLB. Anticomunismo, guerrilha do Araguaia, “tolerância religiosa”, intolerância à homossexualidade entre capelães militares e o contexto da ascensão de Müller à chefia do SAREx são temas suscitados no presente artigo. Utilizo-me de documentos inéditos colocados ao lado da historiografia e de uma entrevista de história oral. Realizei discussões na perspectiva da escuta em história oral desde a memória de “expressão oral” do narrador que, com liames ousados, atravessa a “memória institucional” do Exército Brasileiro; tanto assim, que a história oral de vida ganhou dimensões produtivas no escopo do presente artigo.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Noriega Pires, Marcelo. "Ensino de História das Religiões no combate à intolerância religiosa:." Faces de Clio 5, no. 9 (July 4, 2019): 162–84. http://dx.doi.org/10.34019/2359-4489.2019.v5.27223.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo fomentar o debate sobre o ensino de história das religiões tendo em vista a sua importância pedagógica. Como ponto de partida, o artigo problematiza questões relacionadas com o tema, como: a modernidade e a propagação da verdade absoluta, que acaba por apresentar um único caminho para a humanidade. Desta forma, autores como Jörn Rüsen, Paulo Freire e adeptos do multiculturalismo foram de grande valia para refletir sobre a situação do professor de história que ministre ensino religioso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Moniz, Jorge Botelho, Paulo Mendes Pinto, and José Brissos-Lino. "A construção da liberdade religiosa em Portugal: do trilho legal à percepção da liberdade religiosa entre as lideranças evangélicas." REVER - Revista de Estudos da Religião 20, no. 3 (December 11, 2020): 217–34. http://dx.doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i3a14.

Full text
Abstract:
Na atualidade, 90% dos países do mundo já possuem cláusulas sobre a liberdade religiosa nos seus textos legais fundamentais. Em face desta constatação, poder-se-á perguntar: o que mais haverá para tratar sobre o tema? Não se terá atingido um “fim da história” relativamente à liberdade religiosa? Com efeito, o caso português, embora se afirme, geralmente, como um bom exemplo em matéria de liberdade religiosa, continua a desafiar esse pressuposto. É precisamente a análise desses desafios que trazemos à luz neste trabalho. Através de um questionário aplicado às lideranças evangélicas em Portugal, analisamos a percepção da liberdade religiosa no país. Concluímos que, embora haja um sistema legal bem definido de separação Estado-religiões e um regime de liberdade religiosa relativamente avançado, no caso português parece haver uma certa dicotomia entre liberdade religiosa de facto e de jure.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Alcaide, Elisa Luque. "El debate epistemológico sobre Ia Historia de la lglesia." Estudos Ibero-Americanos 24, no. 2 (December 31, 1998): 205. http://dx.doi.org/10.15448/1980-864x.1998.2.27260.

Full text
Abstract:
O debate sobre o caráter histórico e/ou teológico da História da Igreja estalou na Alemanha depois da II Guerra Mundial. Hoje se discute sobre História da Igreja ou História religiosa. Abordam-se as seguintes discussões na II Conferência Geral: História da Igreja na América Latina e no Caribe, de Cehila, São Paulo (1995); compiladas na Europa no XVI Simpósio Internacional de Teologia Que é História da Igreja, Pamplona (1995), e no Simpósio Religiosidade e Historiografia: a erupção do pluralismo religioso na América Latina, Colonia (1996).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Oliveira, Fabiana De, and Maria Aparecida Avelino. "AS ABORDAGENS ACERCA DA HISTÓRIA IBÉRICA MEDIEVAL EM LIVROS DIDÁTICOS." História: Questões & Debates 67, no. 1 (December 19, 2018): 259. http://dx.doi.org/10.5380/his.v67i1.58066.

Full text
Abstract:
A presente reflexão é resultado de uma pesquisa qualitativa de cunho documental que visou estudar as abordagens da História Ibérica medieval em livros didáticos de História e sob essa perspectiva refletir sobre a diversidade cultural, étnica e religiosa. Dessa forma, pretende-se compatibilizar duas preocupações: trazer à luz a discussão do tema da diversidade em um período e espaço específicos, e investigar de que maneira esse tema está sendo abordado nas publicações didáticas. Buscou-se respodender a seguinte questão de pesquisa: considerando a diversidade cultural, étnica e religiosa da Península Ibérica Medieval, quais são as abordagens presentes nos livros didáticos de História, do 1º ano do Ensino Médio, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio 2015-2017? Torna-se relevante conhecer como esses agentes são inseridos na História Ibérica, problematizando o livro didático como instrumento de apoio para a construção de propostas de ensino de História Ibérica. Os resultados encontrados nos levam a afirmar que os livros analisados denotam uma expressiva abertura no que se referem às discussões historiográficas contemporâneas quando dispõem de um espaço significativo ao período medieval, buscando desconstruir mitos e estereótipos. Entretanto, no que se referem aos conteúdos sobre a Península Ibérica notou-se uma abordagem simplificada e correlacionada com o processo histórico de outras regiões da Europa como: a França, a Inglaterra e a Alemanha. Especificamente, sobre a diversidade cultural e religiosa, fruto das relações entre cristãos, muçulmanos e judeus no medievo ibérico, a menção se deu de maneira pontual no contexto da expansão islâmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Silva, Luís Octávio da. "História Urbana: a constituição de uma área de conhecimento." Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 4, no. 1/2 (May 31, 2002): 75. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2002v4n1-2p75.

Full text
Abstract:
Este artigo aponta e analisa os principais eventos, marcos e discussões que pautaram a emergência da história urbana como uma área de conhecimento específica. Ele tem como base principalmente as literaturas britânica e americana. Isso se deve ao papel de vanguarda que Grã-Bretanha e EUA desempenharam no desenvolvimento das análises históricas sobre a cidade, mas também ao potencial de difusão internacional dado pela própria língua em que essas contribuições foram feitas. O interesse, no âmbito desse trabalho, está muito mais nos marcos e referências ligados à constituição desse campo de conhecimento do que na produção historiográfica propriamente dita.Palavras-chave: História Urbana; cidade-história; urbanismo-história; epistemologia da História Urbana. Abstract: The aim of this article is to highlight and analyze the main events, markers and cases in point and discussions concerning the emergence of urban history as specific field of knowledge. Our focus will be on the events of international impact. This article is mainly based on British and American literature due to the innovative role played by UK and USA in the development of historical analysis concerning the city, as well as the diffusion potential given by the language on which these contributions were made. In this work our interest will be more on the marks and references concerning the constitution of this knowledge field rather than the historigraphic production itself. Keywords: Urban History; city history; urbanism history; epistemology of Urban History.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Castro, Ana Claudia Veiga de. "Das biografias urbanas à cultura das cidades: Richard Morse e a formação da metrópole paulista." Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online), no. 22 (December 19, 2016): 22. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i22p22-29.

Full text
Abstract:
O artigo trata das referências do campo da história urbana do livro De comunidade à metrópole: biografia de São Paulo (1954), mais conhecido como Formação histórica de São Paulo: de comunidade à metrópole (1970). Essa obra de Richard Morse constitui um olhar para a história e cultura urbanas paulistas, estabelecendo relações com as biografias urbanas publicadas nos Estados Unidos e com as reflexões de Lewis Mumford sistematizadas em The culture of the cities (1938). Busca-se compreender a obra no cruzamento de olhares e perspectivas entre São Paulo e Nova York, como uma história cultural urbana fundamental para a metrópole paulista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Prates, Lisaneos Francisco. "Renovação da Vida Religiosa Consagrada: indicações do Papa Francisco." Revista de Cultura Teológica, no. 93 (June 30, 2019): 209–29. http://dx.doi.org/10.23925/rct.i93.42655.

Full text
Abstract:
A Vida Religiosa Consagrada nasceu no coração da Igreja e do mundo para ser sinal de comunhão, tendo como proposta uma missão carismática na diversidade e na singularidade de cada carisma. A figura carismática do Papa Francisco e sua inspiração renovadora da missão da Igreja trazem consigo a proposição de renovação da Vida Religiosa Consagrada e a consoante atualização de sua missão carismática no atual momento cultural da história.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

San Martin Cordova, Ivan. "Las obras monumentales de la arquitectura religiosa contemporánea en México." Actas de Arquitectura Religiosa Contemporánea 3 (October 2, 2015): 72–77. http://dx.doi.org/10.17979/aarc.2013.3.0.5087.

Full text
Abstract:
Este texto pretende analizar el fenómeno de la arquitectura religiosa monumental en México durante el siglo XX, tanto aquella realizada para albergar el culto católico, como para los cultos evangélicos y mormones que parecen disputarse la primacía urbana, a través de una monumentalidad que puede deberse tanto a la expresión del triunfo de su fe, como a una estrategia proselitista en la captura por futuros miembros de la feligresía.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Galvão, Ricardo Marchesini. "O cenário moderno de São Paulo e Buenos Aires na história e na historiografia latino americana." URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade 6, no. 1 (November 6, 2013): 313. http://dx.doi.org/10.20396/urbana.v6i1.8635304.

Full text
Abstract:
A formação da história urbana na América Latina recebeu contribuições das mais diversas origens com o passar do tempo, respondendo tanto a condicionantes externas a seus limites – quando se relaciona aos movimentos geralmente iniciados na Europa ou, mais recentemente, nos Estados Unidos – como a fatores internos, que vão desde a estrutura herdada do período pré-colombiano até as narrativas contemporâneas que tentam se desvincular de uma história oficial, rompendo com a noção de influência e buscando uma história própria. Este trabalho analisa três obras situadas em diferentes tempos e espaços, representando distintos modos de pensar a história urbana na América Latina, o que permite uma visão plural dos acontecimentos históricos que passam a ser ressignificados após uma nova visão de conjunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography