Academic literature on the topic 'Histórias em quadrinhos (HQ)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Histórias em quadrinhos (HQ).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Histórias em quadrinhos (HQ)"

1

Simões, Alex Caldas. "Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particular." Revista Memorare 7, no. 1 (May 1, 2020): 99. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v7e1202099-115.

Full text
Abstract:
Em nossa pesquisa, pretendemos apresentar um conceito de histórias em quadrinho (HQ) que possa abarcar tanto os gêneros de cunho narrativo, tais como a tira cômica, o cartum e a charge, como os gêneros de cunho não narrativos, como a caricatura, a ilustração e o retrato falado. Como sabemos, tal expansão conceitual é perfeitamente possível, uma vez que McCloud (1995, p.23) já afirmava que “[...] a tentativa de definir os quadrinhos é um processo contínuo que não terminará logo. Uma outra geração, sem dúvida, vai rejeitar o que esta decidiu aceitar e tentará reinventar os quadrinhos.” Sendo assim, antes de apresentá-lo como uma semiótica particular, situaremos as HQ no ensino e na academia, bem como faremos uma revisão bibliográfica dos conceitos de HQ postulados por Eisner (1999), McCloud (1995) e Ramos (200
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gondim, Amanda Marques de Carvalho, and Thiago Vasconcelos Modenesi. "Moralidade e civismo nas histórias em quadrinhos: o controle governamental." Revista Memorare 7, no. 1 (May 1, 2020): 81. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v7e1202081-98.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo demonstrar como eram vistas a moralidade e o civismo pelos governos militares brasileiro. Uma disciplina foi instituída como obrigatória em todos os níveis da educação formal e uma instituição foi criada para conferir controle e legitimidade aos interesses do governo quanto à educação. Desse modo, o indivíduo deveria ser formado com ideias de civismo e moralidade apresentados pelos materiais pedagógicos aprovados pelo órgão do governo. A metodologia a ser utilizada para elaboração do artigo foi a análise de Histórias em Quadrinhos (HQ). Confere-se, com isso, a importância dada pela instituição governamental às HQ como instrumento didático importante e de uso nas escolas. Conclui-se que as HQs analisadas, aprovadas e utilizadas como de caráter moral e cívico nas escolas, eram principalmente de caráter histórico, conferindo à história do Brasil uma visão eurocêntrica e positivista, ideal maior de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Tamanini, Paulo Augusto, and Jonathan Diogenes Costa. "histórias em quadrinhos (HQs) e o ensino de história." Revista HISTEDBR On-line 20 (October 8, 2020): e020054. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655119.

Full text
Abstract:
A História tem sido escrita e ressignificada, sobretudo após a eclosão da influência dos Annales. A problematização das mais diversas fontes suscitou o levantamento de novos olhares sobre o campo da pesquisa historiográfica. Dentre o universo da cultura visual que se desponta, as Histórias em Quadrinhos (HQs) representam uma fonte engenhosa para a tessitura da história. Diante desse panorama, objetiva-se investigar a aplicabilidade das HQs no Ensino de História, tendo como base teórica os estudos de Eisner, Vergueiro, Palhares, dentre outros. Em um primeiro momento, este artigo aborda com brevidade a evolução das HQs, para depois, analisar sua aplicabilidade em sala de aula. Por fim, avalia-se a HQ acerca de Canudos e sua empregabilidade no Ensino de História.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Linck Vargas, Alexandre. "Os quadrinhos são outros, ou Como a HQ moderna se origina e diferencia no quadro histórico de 1968." Revista Crítica Cultural 13, no. 1 (June 29, 2018): 85. http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v13e1201885-98.

Full text
Abstract:
Na década de 1960, uma diferença se insiste no mundo dos quadrinhos. As tensões com o mundo da arte; a explosão dos quadrinhos undergrounds e dos mangás alternativos; a defesa da HQ autoral e voltada para o público adulto; a profusão das revistas satíricas e o surgimento dos álbuns eróticos e luxuosos; o encontro da intelectualidade com as histórias em quadrinhos etc. Esses acontecimentos parecem produzir um quadro histórico de contornos mais definidos em 1968, possibilitando à teoria dos quadrinhos contemporânea desenhar a linha de separação que origina a HQ moderna. Porém, cabe questionar radicalmente que diferença é essa que o moderno poderia enquadrar. Para tanto, calhará uma abordagem anacrônica da história, operando uma investigação conceitual a partir do próprio limite do conceito. Com ajuda de outros escritos oportunos do período por autores como Theodor Adorno e Jacques Derrida, espera-se tracejar como a diferença dos quadrinhos é cindida e decidida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Camargo, Eleida Pereira, Luciane Bizari Coin de Carvalho, Lucila Bizari Fernandes do Prado, and Gilmar Fernandes do Prado. "Avaliação de material impresso sobre Distúrbios de Sono para ação de educação em saúde pediátrica." Revista Neurociências 24 (November 7, 2019): 1–26. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2016.v24.9961.

Full text
Abstract:
Introdução. A qualidade do sono influencia diretamente o desenvolvimento físico e emocional das crianças. Muitos materiais impressos têm sido elaborados para ações de educação em saúde, mas temos poucos dados estatisticamente sistematizados sobre a eficácia de Histórias em Quadrinhos junto a crianças. Objetivo. Avaliar a utilização da História em Quadrinhos (HQ) “Ronco Dorme em Casa” na ação de educação em saúde pediátrica testando sua eficiência junto a crianças de 6 a 10 anos de idade. Método. 548 crianças de 6 a 10 anos, matriculadas no ensino fundamental de escolas paulistanas das redes pública e privada responderam a 3 questões sobre Distúrbios de sono (teste). Segundo o modelo “Salomon 3 grupos”, os estudantes foram divididos em 3 grupos: Grupo Pós-HQ (que respondeu ao teste somente após a leitura da História em Quadrinhos) e Grupo Pré & Pós-HQ (que respondeu ao teste antes e depois da leitura da História em Quadrinhos). Resultados. As crianças apresentaram mais respostas corretas após a leitura da HQ comparadas as respostas antes da leitura (p<0,05 no geral; Questão 1: p<0,000001; Questão 2: p<0,000001 e Questão 3: p<0,000001). Nas respostas assinaladas após a leitura da HQ não houve diferença entre procedência escolar, sexo e idade, com exceção da questão 3, de maior complexidade, onde as crianças mais velhas (10 anos) obtiveram melhor desempenho. Conclusão. Os resultados apontaram a eficácia da HQ “Ronco Dorme em Casa” como coadjuvante na ação de educação em saúde pediátrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Edimila Matos da, and Gustavo Cunha de Araújo. "Compreensão de textos verbais e visuais a partir da produção de histórias em quadrinhos com jovens e adultos camponeses." Revista Exitus 9, no. 3 (July 1, 2019): 578. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id928.

Full text
Abstract:
O presente artigo investiga os processos de leitura e escrita de jovens e adultos, do curso de Educação do Campo, com habilitação em Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins, a partir da produção de histórias em quadrinhos. Este estudo se fundamenta na teoria Histórico-Cultural e tem como método o Experimento Didático-Formativo. Os resultados nos permitem concluir que as produções das HQ foram importantes para esses estudantes, pois lhe auxiliaram a entender como as artes, a leitura e a escrita se relacionam dialeticamente na compreensão das histórias, fundamental para ampliarem seu conhecimento de mundo e a sua formação estética. Palavras-chave: História em quadrinhos. Educação do Campo. Jovens e adultos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Krening, Thiago Da Silva, Tânia Luisa Koltermann da Silva, and Régio Pierre Da Silva. "Histórias em quadrinhos digitais: a narrativa em “CIA: Operation Ajax”." Diálogo, no. 34 (April 26, 2017): 31. http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i34.3287.

Full text
Abstract:
As formas de se contar histórias modificam-se a partir da convergência digital, incluindo as histórias em quadrinhos (HQs). Este artigo apresenta uma pesquisa através de levantamento bibliográfico, o que embasa a análise da narrativa da HQ CIA: Operation Ajax. São discutidos conceitos e estruturas de narrativa e definidas HQs digitais. Como resultado, tem-se uma sistematização de conhecimento que permite uma maior compressão das HQs digitais e uma observação de como este tipo de narrativa se comporta na prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Testoni, Leonardo André, Solange Wagner Locatelli, Simone Alves de Assis Martorano, and Marco Antônio dos Santos. "Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa." Comunicações 28, no. 1 (June 29, 2021): 261–77. http://dx.doi.org/10.15600/2238-121x/comunicacoes.v28n1p261-277.

Full text
Abstract:
Histórias em Quadrinhos (HQs) fizeram e fazem parte do cotidiano mundial, há décadas. Trata-se de um formato de arte que une, dinamicamente, diversos tipos de linguagens, como a escrita e o desenho, fazendo-as fluir em uma narrativa que busca a identificação com seu leitor. Por se tratar de um instrumento de fácil acesso e portanto, popular, o presente artigo propõe uma sequência didática em química baseada na utilização de Quadrinhos. Baseada nos princípios da psicologia piagetiana e do ensino por investigação, a proposta procura inserir a HQ como instrumento capaz de contextualizar e expor uma situação-problema significativa, articulando modelos atômicos com o fenômeno de emissão luminosa por parte de fogos de artifício. A avaliação da sequência é realizada por meio da produção de novas Histórias em Quadrinhos pelos próprios estudantes, buscando, assim, observar a apropriação do conteúdo abordado ao ser transposto para a formatação específica de uma HQ.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De Castro, Roberto, Karenine Miracelly Rocha da Cunha, and Nídia Ledur Müller de Castro. "ONOMATOPEIAS: Análise de conteúdo nas histórias em quadrinhos Recrutinha." Vozes e Diálogo 17, no. 02 (May 8, 2019): 56. http://dx.doi.org/10.14210/vd.v17n02.p56-65.

Full text
Abstract:
O presente discute o emprego das onomatopeias nas histórias em quadrinhos da revista Recrutinha. O estude reúne vinte e sete edições das HQ analisadas, de 2008 a 2017, tendo como método empregado a análise de conteúdo de Bardin. A discussão trata da atratividade estética e de conteúdo de uma revista do Exército Brasileiro voltado à comunicação organizacional entre a instituição e o público-alvo, crianças e adolescentes. Conclui-se que o recurso onomatopeia é de vital importância para a dinâmica da narrativa quadrinística pela criação de uma dinâmica sonora e de movimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dantas, Daiany Ferreira. "Estética e humor nos quadrinhos feministas: a reconquista política do corpo pelo riso na HQ A origem do mundo (2018)." Revista Tempo e Argumento 12, no. 31 (December 21, 2020): e0102. http://dx.doi.org/10.5965/2175180312312020e0102.

Full text
Abstract:
O presente artigo investiga conceitos da estética, tais como o grotesco e o grotesco feminino, a compreensão bergsoniana do risível e o debate sobre corpo e gênero empreendido pelos estudos feministas, na análise das estratégias de humor presentes na História em Quadrinhos A origem do mundo (2018). Observamos as repetições e as inversões promovidas pela autora Liv Strömquist, ao propor uma história da genitália feminina – suas mutilações, cerceamentos e interdições – e o riso consequente da constatação de hierarquias e incongruências históricas, que resultam cômicas quando colocadas em perspectiva. Como resultado, observamos uma estética feminista empreendida pelo riso, numa leitura que proporciona a reflexão sobre o lugar de autoria das mulheres e as imagens políticas de corpo e corporalidades difundidas em nossa sociedade. Palavras-chave: Feminismo. Humorismo ilustrado. Histórias em Quadrinhos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Histórias em quadrinhos (HQ)"

1

Ferreira, Dantas Daiany. "Sexo, mentiras e HQ: representação e autorepresentação das mulheres nas Histórias em Quadrinhos." Universidade Federal de Pernambuco, 2006. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3512.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T16:31:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo4762_1.pdf: 3047702 bytes, checksum: 3c474d4df738e7f98f3e07ee8f5d2cb9 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2006
Este trabalho analisa a produção cultural de mulheres cartunistas, enfocando a sua inserção no cenário da indústria das Histórias em Quadrinhos, os diferentes contextos históricos em que atuam e a forma como representam personagens femininas, levando em conta a tendência à estereotipia presente neste campo da cultura de massas. Para isso, considera a obra de duas cartunistas, a brasileira Marguerita Fahrer e a argentina Maitena Burundarena, propondo que o seu discurso do corpo, pautado no conceito de humor grotesco e na autoironia, pode servir como estratégia de afirmação de suas subjetividades e construção performativa da identidade feminina
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silveira, Francisca Ysabelle Manríquez Reyes. "Tradução comentada da HQ Dans mes yeux, de Bastien Vivès." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2018. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190900.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis, 2018.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise semiótica, bem como a tradução comentada, da obra em quadrinhos franco-belga Dans Mes Yeux, do quadrinista francês Bastien Vivès, publicada pela editora Casterman em 2009. Destacando que os desafios de tradução ao se trabalhar com Histórias em Quadrinhos são particulares desta mídia, entende-se necessária uma análise aprofundada dos elementos presentes numa página de HQSs, não somente do ponto de vista estrutural, mas também do olhar tradutório, auxiliando na compreensão de como estes elementos podem influenciar as decisões de tradução. Defende-se a teoria de que, se estes elementos influenciam a tradução, podem e devem ser encarados como elementos traduzíveis, isto é, como o lugar onde o texto habita. Sendo assim, abre-se a possibilidade de inserir as Histórias em Quadrinhos no pensamento de Antoine Berman, tratando o ambiente semiótico de um quadrinho como Letra. Por se tratar de uma obra de grande sensibilidade gráfica e rica em elementos imagéticos que guiam a narrativa, Dans Mes Yeux torna-se um exemplo diferenciado para esta pesquisa.
Abstract : The present work aims to present a semiotic analysis, as well as the commented translation, of Franco-Belgian comics Dans Mes Yeux, by French comic artist Bastien Vivès, published by the Casterman publishing house in 2009. Stressing that the challenges of translation while working comics are particular to this media, it is understood that an in-depth analysis of the elements present on a page of HQSs is necessary, not only from the structural point of view, but also from the translation perspective, helping in the understanding of how these elements can influence the decisions of Translation. The theory defended is that, if these elements influence translation, they can and should be regarded as translatable elements, that is, as the place where the text lives. Thus, the possibility of inserting the Comic Books in the thought of Antoine Berman, treating the semiotic environment of a comic like Letter is opened. Because it is a work of great graphic sensitivity and rich in imaginary elements that guide the narrative, Dans Mes Yeux becomes a different example for this research.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Senna, Nadia da Cruz. "Deusas de papel : a trajetoria feminina na HQ do ocidente." [s.n.], 1999. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284011.

Full text
Abstract:
Orientador: Nelly de Camargo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-07-25T10:21:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Senna_NadiadaCruz_M.pdf: 43660817 bytes, checksum: 58921d0c10637e771ae6f8f0992d5592 (MD5) Previous issue date: 1999
Resumo: O projeto Deusas de Papel - A trajetória feminina na HQ do ocidente - discute a representação da imagem feminina no século XX, utilizando as personagens das Histórias em Quadrinhos como suporte desta análise. Constituem um Quadro Visual de Referência com as personagens mais significativas produzidas em diferentes períodos e localidades, classificadas a partir dos papéis sociais que desempenham. Na segunda parte, o Universo Feminino é desvendado, estabelecendo relações com a participação feminina nas mudanças socioculturais ocorridas no mundo real. Na terceira e última parte, apontam-se os estereótipos artísticos e ideológicos provenientes do imaginário masculino, que determinam a representação segundo diferentes cânones. O projeto compreende esta dissertação e um produto multimídia, o CD-ROM Deusas de Papel, elaborado junto ao Laboratório de Informática do curso de Multimeios, da Universidade Estadual de Campinas, que se pretende um produto lúdico e educativo, voltado ao público juvenil
Abstract: Not informed
Mestrado
Mestre em Multimeios
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Wanderley Alves dos. "Literatura e história em quadrinhos (HQ) na educação básica." Universidade Federal de Goiás, 2015. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7515.

Full text
Abstract:
Submitted by JÚLIO HEBER SILVA (julioheber@yahoo.com.br) on 2017-06-27T17:53:00Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Wanderley Alves dos Santos - 2015.pdf: 10152347 bytes, checksum: 4955e1f030c1b8164a9e451898bdd250 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Cláudia Bueno (claudiamoura18@gmail.com) on 2017-07-07T20:28:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Wanderley Alves dos Santos - 2015.pdf: 10152347 bytes, checksum: 4955e1f030c1b8164a9e451898bdd250 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-07-07T20:28:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Wanderley Alves dos Santos - 2015.pdf: 10152347 bytes, checksum: 4955e1f030c1b8164a9e451898bdd250 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-07-08
Outro
The reading training in basic education has been a challenge in contemporary society, characterized by digital practices and by the abundance of visual elements, which requires expanding the possibilities of discursive genres approach, among which the literary genre is included. The literature - as well as many other art expressions - is understood as a right of the human being, as it is vital and transformative (CANDIDO, 2010), and because of that, it needs to become, effectively an object of practices mediated by school where, according to, many children and young people, it is a place of unique access to literary reading. The present research is about the possibility of ensuring that young students can experience aesthetic experiences, by investigating and proposing the interdisciplinary dialog between literature, especially the classic ones and the arts, in the form of comics. The access to many artistic languages, interacting with the visual culture must be a school concern (BARBOSA, 2010). Immersed in a broad universe of visual culture to which the contemporary people are exposed, the comics as a subject can be addressed in the school as a possibility of approximating the visual arts, in dialog with the literature. Based on assumptions that guide the pedagogical action in teaching visual arts and literature, the concept of literary literacy (PAULINO; COSSON, 2009), and by the notion of semiosis (SANTAELLA, 2012), this research presents a reading project involving the novel Dom Casmurro written by Machado de Assis, and two versions of the same literary work in a comic version, developed with students from high school. The project implementation, developed in the form of didactic sequence, indicates the confirmation of the hypothesis that the association between the subjects; literature and visual arts can draw young students attention to the literary readings, and it also leads students to artistic appreciation, adding to the effective aesthetic experience in the educational field and to the reading training. This mentioned production in comic of formatted, presented as an appendix in this paper, and represents the didactics sequence research product.
A formação leitora na educação básica é um desafio na sociedade contemporânea, marcada pelas práticas digitais e pela abundância de visualidades, o que exige ampliar as possibilidades de abordagem dos gêneros discursivos, entre os quais o literário. A literatura – assim como outras expressões de arte – é compreendida como um direito do ser humano, porque vital e transformadora (CANDIDO, 2010), e por isso mesmo precisa se constituir, efetivamente, como objeto de práticas mediadas pela escola que, para grande parte de crianças e jovens, é lugar exclusivo de acesso à leitura literária. É dessa possibilidade de garantir que jovens escolares possam vivenciar experiências estéticas que a presente pesquisa trata, ao investigar e propor o diálogo interdisciplinar entre literatura, especialmente a considerada clássica, e artes, na forma de história em quadrinhos (HQ). O acesso às diversas linguagens artísticas em diálogo com a cultura visual deve ser uma preocupação da escola (BARBOSA, 2010). Imersa num amplo universo da cultura visual a que estão expostos os sujeitos contemporâneos, a HQ pode ser abordada na escola como possibilidade de aproximação das artes visuais, em diálogo com a literatura. Com base em pressupostos que norteiam a ação pedagógica no ensino de artes visuais e literatura, no conceito de letramento literário (PAULINO; COSSON, 2009), e na concepção de semiose (SANTAELLA, 2012), esta pesquisa traz um projeto de leitura envolvendo o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, e duas versões da mesma obra na linguagem da HQ, desenvolvido com estudantes de ensino médio. A aplicação do projeto, concretizado na forma de sequência didática, indica a confirmação da hipótese de que a associação entre as disciplinas literatura e artes visuais pode provocar nos jovens alunos maior interesse pela leitura literária, além de promover a vivência da apreciação artística, contribuindo, consequentemente, para a efetiva experiência estética no meio escolar e para a formação leitora. A referida produção, em formato de revista HQ, incluída como apêndice neste trabalho, configura-se como produto sequência didática da pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Moreira, Djenane Arraes. "Jornalismo em HQ : a narrativa de Joe Sacco na Guerra da Bósnia." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/24241.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2017.
Texto parcialmente liberado pelo autor. Conteúdo restrito: Capítulos 3. A reportagem em quadrinhos, 4. Narrativa em quadrinhos, e 5. Recorrências temáticas.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-08-16T17:08:49Z No. of bitstreams: 1 2017_DjenaneArraesMoreira_PARCIAL.pdf: 4475081 bytes, checksum: 8c7d39e9d83265b59a9e941afca09c1b (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2017-08-22T21:44:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_DjenaneArraesMoreira_PARCIAL.pdf: 4475081 bytes, checksum: 8c7d39e9d83265b59a9e941afca09c1b (MD5)
Made available in DSpace on 2017-08-22T21:44:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_DjenaneArraesMoreira_PARCIAL.pdf: 4475081 bytes, checksum: 8c7d39e9d83265b59a9e941afca09c1b (MD5) Previous issue date: 2017-08-22
Esta dissertação nasce da pergunta ‘Como a narrativa em quadrinhos contribui com o jornalismo?’ Traçamos como objetivo investigar as contribuições, inovações, vantagens e desvantagens do uso da narrativa em quadrinhos dentro do jornalismo. Esta pesquisa busca analisar, na história dos meios de comunicação, os indícios que aproximam os quadrinhos do jornalismo, e fazer um estudo sobre os fundamentos da reportagem e identificar, nos livros-reportagens de Joe Sacco, como ele os aplicou. Por último, nossos esforços visam investigar a construção da reportagem dentro da estrutura narrativa dos quadrinhos, destacando as técnicas e temas que formam seu conjunto. Para responder à questão de pesquisa, são utilizados como corpus os três livros-reportagens em quadrinhos sobre a Guerra da Bósnia (1992 – 1995) produzidos pelo jornalista maltês Joe Sacco. As obras foram lançadas entre 2000 e 2005 e, reunidas, preenchem 397 páginas que resgatam diversos episódios da guerra, principalmente sob a ótica da população civil das cidades de Gorazde e de Sarajevo. A pesquisa está amparada em procedimentos de análise da narrativa e hermenêutica sugeridos, respectivamente, pelos autores Luiz Gonzaga Motta e John B. Thompson. Entendemos que a sistematização de uma reportagem na narrativa em quadrinhos foi uma das maiores contribuições de Joe Sacco para o jornalismo. O autor é beneficiado pela bagagem histórica e faz uso dos princípios da reportagem e da construção da narrativa em HQ para presentear o jornalismo com um novo campo de possibilidades para a prática da profissão.
This dissertation arises from the question 'How does comics narrative contributes to journalism?' We aim to investigate the contributions, innovations, advantages and disadvantages of using comics in journalism. This research seeks to analyze, in the history of the media, the signs that approach the comics and the journalism, and to make a study of the fundamentals of the News report and to identify how Joe Sacco applied them in his books. Finally, our efforts are aimed at investigating the construction of the story within the narrative structure of the comics, highlighting the techniques and themes that make up the whole. To answer the research question, we used as corpus the three books about the Bosnian War (1992-1995) produced by the Maltese journalist Joe Sacco. The works were released between 2000 and 2005 and, together, complete 397 pages that rescue several episodes of the war, mainly from the perspective of the civil population of the cities of Gorazde and Sarajevo. The research is supported by procedures of analysis of the narrative and hermeneutics suggested, respectively, by the authors Luiz Gonzaga Motta and John B. Thompson. We understand that the systematization of a story in the comic strip was one of Joe Sacco's greatest contributions to journalism. The author benefits from historical baggage and makes use of the principles of News reporting and the construction of the narrative in HQ to present journalism with a new field of possibilities for practicing the profession.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Dóro, Leandro Malósi. "Histórias em quadrinhos e design estratégico: cenários para apropriação e produção de HQ nas mídias digitais." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2016. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6032.

Full text
Abstract:
Submitted by Silvana Teresinha Dornelles Studzinski (sstudzinski) on 2017-02-10T11:44:36Z No. of bitstreams: 1 Leandro Malósi Dóro_.pdf: 10742939 bytes, checksum: 1aedaa306f8f74fe63f456dc3ec87acc (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-10T11:44:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leandro Malósi Dóro_.pdf: 10742939 bytes, checksum: 1aedaa306f8f74fe63f456dc3ec87acc (MD5) Previous issue date: 2016-12-16
Nenhuma
O objetivo dessa pesquisa é compreender como a produção de histórias em quadrinhos (HQs) se modifica na passagem do impresso para o digital e como acontece a sua apropriação pelos leitores e a produção por parte dos desenhistas. Em especial, gerou cenários ou futuros possíveis utilizando recursos como o Design Estratégico (DE), Metaprojeto, Redes de Projeto e dados bibliográficos e documentais sobre HQ. No século XX, HQs foram feitas apenas no formato impresso. Na era digital, há novos meios em que a HQ é reproduzida e apropriada. Há a introdução do desenho digital e novas formas de colaboração e divulgação via internet. Com apoio de teóricos como Negri, Morin, Deleuze e Guattari e outros se criou um arcabouço para interpretar essas mudanças e propor uma fusão entre analógico e digital como cenário transitório para um futuro próximo.
The purpose of this research is to understand how the production of comics (HQs) changes in the transition from print to digital and how it happens its appropriation by the readers and the production by the designers. In particular, it generated possible scenarios or futures using resources such as Strategic Design (DE), Meta Project, Project Networks and bibliographic and documentary data about HQ. In the twentieth century, comics were made only in print. In the digital age, there are new ways in which HR is reproduced and appropriated. There is the introduction of digital design and new forms of collaboration and dissemination via the internet. With the support of theorists like Negri, Morin, Deleuze and Guattari and others, a framework was created to interpret these changes and propose a fusion between analog and digital as a transitional scenario for the near future.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carvalho, Diego Moreau de. "Cadê o Gibi que estava aqui? maus e a evolução das histórias em quadrinhos." reponame:Repositório Institucional da UNISUL, 2007. http://www.riuni.unisul.br/handle/12345/4544.

Full text
Abstract:
Submitted by Rogele Pinheiro (rogele.pinheiro@unisul.br) on 2018-01-17T16:37:36Z No. of bitstreams: 1 89833_Diego.pdf: 10334578 bytes, checksum: c5953a7914306d9f3dd325ea2a9f4efc (MD5)
Approved for entry into archive by Gheovana Figueiredo (gheovana.figueiredo@unisul.br) on 2018-01-17T17:13:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 89833_Diego.pdf: 10334578 bytes, checksum: c5953a7914306d9f3dd325ea2a9f4efc (MD5)
Made available in DSpace on 2018-01-17T17:13:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 89833_Diego.pdf: 10334578 bytes, checksum: c5953a7914306d9f3dd325ea2a9f4efc (MD5) Previous issue date: 2007
O presente trabalho estuda a transformação das histórias em quadrinhos (HQ), desde as tiras de jornais até o formato graphic novel, discutindo o potencial do novo formato através de uma análise de Maus, de Art Spiegelman. Para isso é feito um levantamento histórico das HQ; uma retrospectiva dos estudos culturais, mostrando como a discussão cultura de massa por muito tempo viu as histórias em quadrinhos como apenas mais um produto de massa; estabelecido uma definição para o formato graphic novel e se este pode ou não determinar a qualidade de uma obra; e finalmente é feita uma análise de Maus, identificando os recursos utilizados pelo autor para sua confecção e as possíveis leituras presentes na HQ.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gonçalves, Jessica de Castro. "Dom Casmurro em diferentes materialidades : uma análise verbivocovisual do romance, da HQ e da minissérie /." Araraquara, 2019. http://hdl.handle.net/11449/182799.

Full text
Abstract:
Orientador: Luciane de Paula
Banca: Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Banca: Maria Inês Batista Campos
Banca: Sandra Eli Sartoreto de Oliveira
Banca: Renata Maria Facuri Coelho Marchezan
Resumo: A recorrência de recriações de enredos literários em outros gêneros discursivos (filmes, minisséries histórias em quadrinhos, entre outros) suscita diferentes críticas favoráveis e desfavoráveis a esses tipos de produção. Denominadas de adaptações, essas obras são frequentemente julgadas como leituras melhores ou piores pela fidelidade de seus enredos aos do texto literário fonte, principalmente quando presentes no contexto escolar. Frente a esse embate, este trabalho tem como objetivo defender que essas recriações em outros gêneros discursivos são mais que simples adaptações, mas novas obras que mantém uma relativa (in)dependência com o texto literário e ressignificam-no nos novos gêneros. Além disso, problematiza-se o conceito de gênero discursivo e discute-se a importância da leitura desse tipo de produção no ensino de Língua Portuguesa. Para isso, apresentamos um protótipo embrionário com proposições sobre possibilidade do uso da recriação no ensino de gênero discursivo. Como corpus delimitado desse estudo, propomos pensar a ressignificação de Capitu do romance Dom Casmurro de Machado de Assis e na minissérie Capitu do diretor Luiz Fernando de Carvalho e na história em quadrinho Dom Casmurro de Felipe Grecco e Mario Cau. Por se analisar a recriação do enredo romanesco em outros gêneros discursivos, este estudo fundamenta-se nas discussões desenvolvidas pelo Círculo de Bakhtin/Medvedev/Volochinov sobre gênero, enunciado, linguagem e diálogo. Metodologicamente, propõe-se a ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The recurrence of re-creations of literary entanglements in other discursive genres (films, miniseries, comics, among others) raises different favorable and unfavorable criticisms for these types of production. Denominated as adaptations, these works are often judged as the best or worst readings by the fidelity of their entanglements to the literary source text, especially when those are present in the school context. Facing this conflict, the present work aims to defend that these re-creations in other discursive genres are more than mere adaptations, but new works that maintain a relative (in)dependency with the literary text and re-signify it in the new genres. In addition, the concept of discursive gender is problematized and the importance of reading this type of production in Portuguese language teaching is discussed. For this, we present an embryonic prototype with propositions about the possibility of using recreation in discursive genre teaching. As delimited corpus of this study, we propose to think about the resignification of the character Capitu, from the novel Dom Casmurro, by Machado de Assis, in the miniseries Capitu, by the director Luiz Fernando de Carvalho, and in the story of the comic book Dom Casmurro, by Felipe Greco and Mario Cau. Through a review of the romanesque plot in other discursive genres, this study is based on the discussions made by the Circle of Bakhtin / Medvedev / Volochinov on genre, utterance, language and dialogue. Methodologically, w... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sarmiento, Juan Facundo. "ELEMENTOS CULTURAIS ARGENTINOS NAS HQ DE LINIERS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INTERCULTURAL DO PROFESSOR DE ELE." Instituto de Letras, 2013. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27004.

Full text
Abstract:
Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-08-20T18:28:42Z No. of bitstreams: 1 Juan Facundo - Dissertação.pdf: 2969197 bytes, checksum: 77ccf281f78881c3c078ca458382c9eb (MD5)
Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-08-21T14:09:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Juan Facundo - Dissertação.pdf: 2969197 bytes, checksum: 77ccf281f78881c3c078ca458382c9eb (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-21T14:09:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juan Facundo - Dissertação.pdf: 2969197 bytes, checksum: 77ccf281f78881c3c078ca458382c9eb (MD5)
Este trabalho pretende refletir sobre aspectos das identidades culturais argentinas que estão presentes nas Histórias em Quadrinhos do autor argentino Liniers, discussão que pode contribuir para a formação intercultural do professor de Espanhol Língua Estrangeira. Para responder a esta questão, pertinente à área da Linguística Aplicada, se reconstrói a história da língua espanhola até a atualidade. Mostra-se seu status atual no panorama do ensino de idiomas, apresentando-se características da variedade argentina. Discute-se a pertinência de uma Linguística Aplicada Crítica e de uma abordagem intercultural. Identificam-se elementos culturais dentro de um recorte da obra Macanudo (2011) do autor argentino Liniers. A dissertação defende a pertinência de um ensino de idiomas como forma de aproximação cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza, Patrícia Priscilla Ferraz da Costa. "O desenvolvimento do pensamento geométrico : uma proposta de recurso didático por meio da HQ /." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018. http://hdl.handle.net/11449/153792.

Full text
Abstract:
Submitted by Patricia Priscilla Ferraz Da Costa Souza (pattyprisouza@hotmail.com) on 2018-04-27T00:22:20Z No. of bitstreams: 1 dissertacao final 26.4 pdf.pdf: 2417567 bytes, checksum: 1abe0bb8e0c6321f6bb465a52d816ef5 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Marlene Zaniboni null (zaniboni@bauru.unesp.br) on 2018-04-27T14:55:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 souza_ppfc_me_bauru.pdf: 2417567 bytes, checksum: 1abe0bb8e0c6321f6bb465a52d816ef5 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-04-27T14:55:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 souza_ppfc_me_bauru.pdf: 2417567 bytes, checksum: 1abe0bb8e0c6321f6bb465a52d816ef5 (MD5) Previous issue date: 2018-02-22
Esta pesquisa teve por meta investigar os seguintes problemas: Alunos do 5º ano do EF da rede pública possuem conhecimentos adequados sobre os conteúdos de geometria? “O recurso didático de uma HQ poderá possibilitar o desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos dos AIEF?”. O ensino da Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental enfrenta, atualmente, dificuldades em vários níveis, seja no tocante à aprendizagem e desenvolvimento do pensamento, seja na formação de professores. Sendo assim, surgiu a necessidade desta pesquisa de caráter qualitativo, tendo como objetivo geral compreender a situação atual do ensino da Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, refletindo sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico e apresentando uma nova proposta de recurso didático. O instrumento utilizado para a produção de dados foi um questionário com perguntas de conhecimento geométrico destinado a 24 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Esse questionário foi fundamentado nos objetivos de aprendizagens dos PCN de 1997 e nos objetivos de conhecimentos descritos na 3ª versão da BNCC de 2017, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco nos conteúdos de figuras planas e tridimensionais. Em um primeiro momento, os alunos teriam que identificar o nome das figuras e, logo após, em uma etapa mais avançada, teriam que reconhecer as figuras por suas propriedades e utilizar seus atributos na resolução de problemas. Para análise dos dados, foram utilizados os níveis de pensamento geométrico descritos na Teoria Van Hiele. O resultado observado com a pesquisa mostrou que apenas 16,66% dos alunos investigados conseguiram chegar ao nível 1 da teoria Van Hiele, e a grande maioria ficou classificada no nível 0, ou seja, não reconhecem a figura geométrica com base em sua aparência global e, consequentemente, não utilizam o vocabulário geométrico correto e tão pouco, possuíam condições de realizar situações problemas que explorem atributos e propriedades das figuras. Com os dados desta pesquisa, foi produzida uma HQ, tendo como objetivo possibilitar avanços no desenvolvimento do pensamento geométrico.
This research the objective was to investigate the following research problem: Students of the 5th year of public network EF have adequate knowledge about the contents of geometry? The teaching of Geometry in the Early Years of Elementary School currently faces difficulties at various levels, whether in terms of learning and development of thought or in teacher training. Thus, the need arose for this qualitative research, which seeks to understand the current situation of Geometry teaching in the initial years of Elementary School, allowing reflection on the development of geometric thinking and presenting a new proposal of didactic resource. The instrument used for the production of data was a questionnaire with questions of geometric knowledge destined to 24 students of the 5th year of Elementary School. This questionnaire was based on the learning objectives of the 1997 NCPs and on the knowledge objectives described in the 3rd version of the BNCC in 2017, from the initial years of Elementary School, focusing on the contents of flat and three - dimensional figures. At first, students would have to identify the names of the figures, and soon afterwards, at a later stage, they would have to recognize the figures by their properties and use their attributes in problem solving. For data analysis, the levels of geometric thinking described in Van Hiele Theory were used. The results showed that only 16.66% of the investigated students were able to reach level 1 of the Van Hiele theory, and the great majority was classified at level 0, that is, they do not recognize the geometric figure based on their overall appearance and consequently do not use the correct geometric vocabulary and so few, were able to realize situations problems that explore attributes and properties of the figures. With the data of this research, a comic was produced with the objective of enabling advances in the development of geometric thinking.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Histórias em quadrinhos (HQ)"

1

Sombra, Fábio. Sete histórias de pescaria do seu Vivinho: Cordel em quadrinhos. Belo Horisonte, MG: Abacatte, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Desvendando o mangá nacional: Reprodução e hibridização nas histórias em quadrinhos. Maceió, AL: edUFAL, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fantasias e Cotidiano nas Histórias em Quadrinhos. Annablume, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula. Contexto, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

CAZELLI, F. R. MITO E SAGRADO NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: uma abordagem fenomenológica. EDITORA CRV, 2020. http://dx.doi.org/10.24824/978658608724.6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Histórias em quadrinhos (HQ)"

1

KATARINA NASCIMENTO DE AZEVEDO, ANA, and MARIA DE FÁTIMA CAMAROTTI. "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA POSSÍVEL." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.305.

Full text
Abstract:
PESQUISAS TÊM DEMONSTRADO QUE A FORMA COMO OS PROFESSORES LECIONAM DEVE SER APRIMORADA POIS, SITUAÇÕES PEDAGÓGICAS DESVINCULADAS DO COTIDIANO PROMOVE UM ENSINO ENGESSADO, NO QUAL OS ESTUDANTES SÃO MERAMENTE REPLICADORES DE CONCEITOS. NESSE SENTIDO O USO DE QUADRINHOS PODE AUXILIAR E PROMOVER O APRENDIZADO. O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR SE O USO DE QUADRINHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS TRARÁ A PERCEPÇÃO NECESSÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA APRENDIZAGEM. O LOCAL DE ESTUDO SERÁ EE JERÔNIMO GUEIROS – NATAL/RN E TERÁ 32 PARTICIPANTES. A APLICAÇÃO DO PRÉ-TESTE VERIFICOU QUE 43% DOS ESTUDANTES POSSUEM O HÁBITO DE LEITURA, SENDO A LEITURA DE HQ, LIVROS E REVISTAS AS FORMAS DE LEITURA MAIS CITADAS E 72% DOS ALUNOS ACREDITAM QUE ESTUDAR BIOLOGIA COM A CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS CONTRIBUIRÁ PARA AUMENTAR A APRENDIZAGEM. INFERINDO-SE QUE A LEITURA DE HQ SOBRE OS TEMAS DA BIOLOGIA PERMITIRÁ QUE OS ESTUDANTES COMPREENDAM E INTERPRETEM CONCEITOS CIENTÍFICOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

APARECIDA RODRIGUES, GABRIELA, and HYLIO LAGANÁ FERNANDES. "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A REINTRODUÇÃO NA NATUREZA DO MUTUM-DE-ALAGOAS (PAUXI MITU)." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.304.

Full text
Abstract:
PENSANDO NA ARTICULAÇÃO ENTRE A DIFUSÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, A PRESENTE PESQUISA SE PROPÔS A FAZER UMA ANÁLISE DE UM MATERIAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM QUADRINHOS, COM O PROPÓSITO DE INVESTIGAR SE O MESMO CUMPRE SUA FUNÇÃO DE COMUNICAR DE FORMA CLARA E EFICIENTE PARA O PÚBLICO LEIGO. O MATERIAL FAZ PARTE DE UM PROJETO DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL, QUE TRAZ A ESPÉCIE MUTUM-DE-ALAGOAS (PAUXI-MITU) COMO PROTAGONISTA. PARA A ANÁLISE, BUSCAMOS IDENTIFICAR, ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS DE LEITURA DA HQ, AS SIGNIFICAÇÕES ATRIBUÍDAS À HISTÓRIA E OS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA SUA COMPREENSÃO, COM A FINALIDADE DE REFORMULAR A NARRATIVA PARA MELHORAR SUAS PROPRIEDADES COMUNICATIVAS. NAS ANÁLISES REALIZADAS, SUSTENTADAS PELA SEMIÓTICA PEIRCIANA, FORAM IDENTIFICADOS DIVERSOS ELEMENTOS QUE TROUXERAM DIFICULDADES DE COMPREENSÃO, OS QUAIS SERVIRAM DE BASE PARA MODIFICAÇÕES NO MATERIAL E RESULTARAM NUMA VISÃO SATISFATÓRIA DO PROCESSO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

NAYARA DE LIMA SILVA, MARIA. ""HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO DE APOIO AO ENSINO DE HISTOLOGIA"." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.302.

Full text
Abstract:
A IMERSÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) NA EDUCAÇÃO VENCEU VÁRIOS PRECONCEITOS E VEM GANHANDO CADA VEZ MAIS DESTAQUE NAS METODOLOGIAS DE ENSINO. TENDO EM VISTA OS GANHOS QUE ESSE TIPO DE LITERATURA PODE FORNECER AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, OBJETIVOU-SE CONSTRUIR UMA HQ À RESPEITO DAS ETAPAS DO PROCESSAMENTO HISTOLÓGICO DE ROTINA, BEM COMO ANALISAR AS POSSIBILIDADES DE USO DO RECURSO A PARTIR DAS IMPRESSÕES DOS PROFESSORES ENTREVISTADOS. PARA ISSO, UTILIZOU-SE COMO MOLDE PARA ESSA HQ O PROGRAMA INFANTIL “DE ONDE VEM?”, PRODUZIDO PELA TV PINGUIM NO ANO DE 2001 E ENTÃO FOI FEITO UM RESGATE DA DINÂMICA DE JARGÕES, ROTEIRO E DA PERSONAGEM PRINCIPAL. APÓS A PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DO RECURSO, O CONJUNTO DE RESPOSTAS OBTIDAS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS FOI INTERPRETADO POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. A ANÁLISE DAS CATEGORIAS INDICOU QUE O RECURSO FOI BEM AVALIADO PELOS PROFESSORES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

LAGANÁ FERNANDES, HYLIO. "DESAFIOS NA PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O CASO DO MUTUM-DE-ALAGOAS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.194.

Full text
Abstract:
INVESTIGAR MÍDIAS E LINGUAGENS PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA(DC) DISPONIBILIZANDO INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS CONFIÁVEIS PARA A POPULAÇÃO É RELEVANTE NA ATUALIDADE: UM CONTEXTO SOCIAL FARTO DE INFORMAÇÕES CIRCULANDO POR REDES SOCIAIS, PORÉM PERMEADO POR FAKENEWS E PSEUDOCIÊNCIA. ESTE TRABALHO INVESTIGA FORMAS DE PRATICAR DC SOBRE UM PROJETO DE REINTRODUÇÃO DE AVE EXTINTA NA NATUREZA EM ALAGOAS. OS RESULTADOS, AINDA PARCIAIS, SUGEREM A PRODUÇÃO EM DOIS NÍVEIS DE LINGUAGENS: UM MAIS SIMPLIFICADO, UTILIZANDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS(HQ) PELA QUALIDADE DUAL DE CONJUGAR TEXTO E IMAGENS PARA MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO; E UM INTERMEDIÁRIO, BASEADO EM VÍDEOS CURTA-METRAGEM, QUE TAMBÉM CONJUGAM INFORMAÇÕES VISUAIS E ORAIS, MAS PERMITEM A VEICULAÇÃO DE INFORMAÇÕES MAIS ELABORADAS. ATÉ O MOMENTO FOI PRODUZIDA UMA HQ, CUJO PROTAGONISTA É O PRÓPRIO MUTUM, AINDA PENDENTE DE VALIDAÇÃO ENTRE O PÚBLICO JOVEM, E UM CURTA-METRAGEM ANIMADO COM TÉCNICA STOPMOTION, BEM ACEITO POR UNIVERSITÁRIOS, PUBLICOALVO DE DESTINO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pontara, Amanda Bobbio, Aminadabe de Farias Aguiar, and Emerson Fraga Comério. "PRODUÇÃO TEXTUAL EM FORMA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQ): UMA ESTRATÉGIA LÚDICA PARA VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA, BIOLOGIA E MATEMÁTICA." In Ciências Biológicas e da terra: princípios fundamentais. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200701847.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pinheiro, Luiz Marcelo de Lima. "UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO." In HQs – Uma Ferramenta para o Ensino de Biologia frente ao Meio Ambiente e Saúde Pública, 1–13. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5452001091.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Campos, Abigail Ferreira. "O CONCEITO DE IDEOLOGIA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS." In Investigação Científica nas Ciências Humanas 3, 283–90. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.18519171026.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carvalho, Francisco Ribeiro da Costa, and Cinthia Dieska de Lima Vasconcelos Macedo. "O racismo presente nas HQS (Histórias em Quadrinhos)." In Educação no Século XXI - Volume 42 – Percepções. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-175-3.cap.13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pacheco, Fábia Fagundes, Joccitiel Dias da Silva, and Bartira Zanotelli Dias da Silva. "LEITURA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM ESTUDO DE ESTRATÉGIAS." In Processos Criativos e Educacionais em Artes 2, 33–44. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0222126044.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

ALMEIDA, Kézia Zelinda Nery. "HISTÓRIA ORAL E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: DISCUSSÕES DAS NARRATIVAS." In CALEIDOSCÓPIO DE HISTÓRIAS: Cultura, Gênero, Política e Cidades, 321–36. EDUFPI, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/518955.1-16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Histórias em quadrinhos (HQ)"

1

PAIXÃO, GERMANA COSTA, LAURA HELENA PINTO DE CASTRO, MARCELA BERNARDES PORTELA, and LYDIA DAYANNE MAIA PANTOJA. "SOFTWARES UTILIZADOS NA CONFECÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS: POTENCIALIDADE E LIMITAÇÕES." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.56978.

Full text
Abstract:
O USO DE SOFTWARES PARA A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS - HQ É UMA REALIDADE, EXISTINDO DIFERENTES EDITORES ON-LINE E GRATUITOS. NESSE SENTIDO, OBJETIVOU-SE AVALIAR SOFTWARES UTILIZADOS NA CONFECÇÃO DE HQS SOB DIVERSOS TEMAS SOLICITADOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA, DESTACANDO POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DE SEUS USOS. TRATA-SE DE PESQUISA DESCRITIVA, COM ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA, BASEADAS NAS HISTÓRIAS ELABORADAS. NO TOTAL FORAM PRODUZIDAS 133 HQS, SENDO 103 NO PIXTON®, 26 NO HAGÁQUÊ® E 4 NO TONDOO®. O EDITOR PIXTON® FOI A PREFERÊNCIA DOS ALUNOS, PROVAVELMENTE DEVIDO ÀS MUITAS ADAPTAÇÕES E FACILIDADES QUE DISPONIBILIZA AO SEU USUÁRIO, JÁ O HAGÁQUÊ® APRESENTA LIMITAÇÕES GRÁFICAS E O TOONDOO® USA O IDIOMA INGLÊS. PONDERA-SE SER IMPORTANTE INCENTIVAR A UTILIZAÇÃO DE OUTROS SOFTWARES TAIS COMO: COMIQS®, GIMP®, GO!ANIMATE®, MAKE BELIEFS COMIX® E QUE ESSES SEJAM AVALIADOS DE FORMA A GERAR SUGESTÕES DE MELHORIAS AOS SEUS CRIADORES
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

PAIXÃO, GERMANA COSTA, LAURA HELENA PINTO DE CASTRO, MARCELA BERNARDES PORTELA, and LYDIA DAYANNE MAIA PANTOJA. "SOFTWARES UTILIZADOS NA CONFECÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS: POTENCIALIDADE E LIMITAÇÕES." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.56978.

Full text
Abstract:
O USO DE SOFTWARES PARA A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS - HQ É UMA REALIDADE, EXISTINDO DIFERENTES EDITORES ON-LINE E GRATUITOS. NESSE SENTIDO, OBJETIVOU-SE AVALIAR SOFTWARES UTILIZADOS NA CONFECÇÃO DE HQS SOB DIVERSOS TEMAS SOLICITADOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA, DESTACANDO POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DE SEUS USOS. TRATA-SE DE PESQUISA DESCRITIVA, COM ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA, BASEADAS NAS HISTÓRIAS ELABORADAS. NO TOTAL FORAM PRODUZIDAS 133 HQS, SENDO 103 NO PIXTON®, 26 NO HAGÁQUÊ® E 4 NO TONDOO®. O EDITOR PIXTON® FOI A PREFERÊNCIA DOS ALUNOS, PROVAVELMENTE DEVIDO ÀS MUITAS ADAPTAÇÕES E FACILIDADES QUE DISPONIBILIZA AO SEU USUÁRIO, JÁ O HAGÁQUÊ® APRESENTA LIMITAÇÕES GRÁFICAS E O TOONDOO® USA O IDIOMA INGLÊS. PONDERA-SE SER IMPORTANTE INCENTIVAR A UTILIZAÇÃO DE OUTROS SOFTWARES TAIS COMO: COMIQS®, GIMP®, GO!ANIMATE®, MAKE BELIEFS COMIX® E QUE ESSES SEJAM AVALIADOS DE FORMA A GERAR SUGESTÕES DE MELHORIAS AOS SEUS CRIADORES
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ribeiro, Thais, Dayana Formiga, Vinicius Brandão, Vitor Ribeiro, and Hugo Silva. "Uso de revistas em quadrinhos (hq´s) no ensino de história." In Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/revpibic2720191718.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

MANHÃES, Ricardo, Milton VIEIRA, Victor NASSAR, and Jonathan NISHIDA. "Histórias em quadrinhos e storyboard: Uma análise comparativa." In 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/ped2018-3.3_aco_40.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

BARROS, CATARINA, and ROSIANE MARIA BARROS SANTOS. "A TRANSVERSALIDADE TRABALHADA A PARTIR DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS." In XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação e Contemporaneidade", 2020. http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.03.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alexandre, Alan, Dayana Formiga, Arthur da Silva, and Camila Lucena. "O uso das histórias em quadrinhos como instrumento pedagógico." In Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/revpibic2720191850.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Bernard Martoni Mansur Corrêa da. "Discurso autobiográfico, um elemento recriador das histórias em quadrinhos." In 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/phypro-intermidialidade2014-006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Torres Daher, Cynthia, Thais Ribeiro Alvarenga, and Mauro Cesar Dias. "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS MEDIANDO SABERES QUÍMICOS E COMPROMISSO AMBIENTAL." In 20º Encontro Nacional de Ensino de Química. Recife, Pernambuco: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/eneqpe2020.240942.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Andrade, Rossana, Jessica Balbinot Plá, Joice Balbuena Iribarem, Clevi Rapkiewicz, and Juçara Benvenuti. "Histórias em quadrinhos digitais: trabalho interdisciplinar promovendo autoria na EJA." In XXII Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.231.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SILVA, IVANDA MARIA MARTINS, ANA PAULA TEIXIRA BRUNO SILVA, ADALMERES CAVALCANTI DA MOTA, and EDNARA FÉLIX NUNES CALADO. "MATERIAIS DIDÁTICOS DIALÓGICOS PARA EAD: CONEXÕES COM AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS." In 23º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância ABED, 2017. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed/xxiilciaed.2017.00183.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography