To see the other types of publications on this topic, follow the link: Histórias em quadrinhos (HQ).

Journal articles on the topic 'Histórias em quadrinhos (HQ)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Histórias em quadrinhos (HQ).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Simões, Alex Caldas. "Um novo conceito de quadrinhos: as histórias em quadrinhos como um sistema semiótico particular." Revista Memorare 7, no. 1 (May 1, 2020): 99. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v7e1202099-115.

Full text
Abstract:
Em nossa pesquisa, pretendemos apresentar um conceito de histórias em quadrinho (HQ) que possa abarcar tanto os gêneros de cunho narrativo, tais como a tira cômica, o cartum e a charge, como os gêneros de cunho não narrativos, como a caricatura, a ilustração e o retrato falado. Como sabemos, tal expansão conceitual é perfeitamente possível, uma vez que McCloud (1995, p.23) já afirmava que “[...] a tentativa de definir os quadrinhos é um processo contínuo que não terminará logo. Uma outra geração, sem dúvida, vai rejeitar o que esta decidiu aceitar e tentará reinventar os quadrinhos.” Sendo assim, antes de apresentá-lo como uma semiótica particular, situaremos as HQ no ensino e na academia, bem como faremos uma revisão bibliográfica dos conceitos de HQ postulados por Eisner (1999), McCloud (1995) e Ramos (200
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gondim, Amanda Marques de Carvalho, and Thiago Vasconcelos Modenesi. "Moralidade e civismo nas histórias em quadrinhos: o controle governamental." Revista Memorare 7, no. 1 (May 1, 2020): 81. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v7e1202081-98.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo demonstrar como eram vistas a moralidade e o civismo pelos governos militares brasileiro. Uma disciplina foi instituída como obrigatória em todos os níveis da educação formal e uma instituição foi criada para conferir controle e legitimidade aos interesses do governo quanto à educação. Desse modo, o indivíduo deveria ser formado com ideias de civismo e moralidade apresentados pelos materiais pedagógicos aprovados pelo órgão do governo. A metodologia a ser utilizada para elaboração do artigo foi a análise de Histórias em Quadrinhos (HQ). Confere-se, com isso, a importância dada pela instituição governamental às HQ como instrumento didático importante e de uso nas escolas. Conclui-se que as HQs analisadas, aprovadas e utilizadas como de caráter moral e cívico nas escolas, eram principalmente de caráter histórico, conferindo à história do Brasil uma visão eurocêntrica e positivista, ideal maior de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Tamanini, Paulo Augusto, and Jonathan Diogenes Costa. "histórias em quadrinhos (HQs) e o ensino de história." Revista HISTEDBR On-line 20 (October 8, 2020): e020054. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655119.

Full text
Abstract:
A História tem sido escrita e ressignificada, sobretudo após a eclosão da influência dos Annales. A problematização das mais diversas fontes suscitou o levantamento de novos olhares sobre o campo da pesquisa historiográfica. Dentre o universo da cultura visual que se desponta, as Histórias em Quadrinhos (HQs) representam uma fonte engenhosa para a tessitura da história. Diante desse panorama, objetiva-se investigar a aplicabilidade das HQs no Ensino de História, tendo como base teórica os estudos de Eisner, Vergueiro, Palhares, dentre outros. Em um primeiro momento, este artigo aborda com brevidade a evolução das HQs, para depois, analisar sua aplicabilidade em sala de aula. Por fim, avalia-se a HQ acerca de Canudos e sua empregabilidade no Ensino de História.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Linck Vargas, Alexandre. "Os quadrinhos são outros, ou Como a HQ moderna se origina e diferencia no quadro histórico de 1968." Revista Crítica Cultural 13, no. 1 (June 29, 2018): 85. http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v13e1201885-98.

Full text
Abstract:
Na década de 1960, uma diferença se insiste no mundo dos quadrinhos. As tensões com o mundo da arte; a explosão dos quadrinhos undergrounds e dos mangás alternativos; a defesa da HQ autoral e voltada para o público adulto; a profusão das revistas satíricas e o surgimento dos álbuns eróticos e luxuosos; o encontro da intelectualidade com as histórias em quadrinhos etc. Esses acontecimentos parecem produzir um quadro histórico de contornos mais definidos em 1968, possibilitando à teoria dos quadrinhos contemporânea desenhar a linha de separação que origina a HQ moderna. Porém, cabe questionar radicalmente que diferença é essa que o moderno poderia enquadrar. Para tanto, calhará uma abordagem anacrônica da história, operando uma investigação conceitual a partir do próprio limite do conceito. Com ajuda de outros escritos oportunos do período por autores como Theodor Adorno e Jacques Derrida, espera-se tracejar como a diferença dos quadrinhos é cindida e decidida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Camargo, Eleida Pereira, Luciane Bizari Coin de Carvalho, Lucila Bizari Fernandes do Prado, and Gilmar Fernandes do Prado. "Avaliação de material impresso sobre Distúrbios de Sono para ação de educação em saúde pediátrica." Revista Neurociências 24 (November 7, 2019): 1–26. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2016.v24.9961.

Full text
Abstract:
Introdução. A qualidade do sono influencia diretamente o desenvolvimento físico e emocional das crianças. Muitos materiais impressos têm sido elaborados para ações de educação em saúde, mas temos poucos dados estatisticamente sistematizados sobre a eficácia de Histórias em Quadrinhos junto a crianças. Objetivo. Avaliar a utilização da História em Quadrinhos (HQ) “Ronco Dorme em Casa” na ação de educação em saúde pediátrica testando sua eficiência junto a crianças de 6 a 10 anos de idade. Método. 548 crianças de 6 a 10 anos, matriculadas no ensino fundamental de escolas paulistanas das redes pública e privada responderam a 3 questões sobre Distúrbios de sono (teste). Segundo o modelo “Salomon 3 grupos”, os estudantes foram divididos em 3 grupos: Grupo Pós-HQ (que respondeu ao teste somente após a leitura da História em Quadrinhos) e Grupo Pré & Pós-HQ (que respondeu ao teste antes e depois da leitura da História em Quadrinhos). Resultados. As crianças apresentaram mais respostas corretas após a leitura da HQ comparadas as respostas antes da leitura (p<0,05 no geral; Questão 1: p<0,000001; Questão 2: p<0,000001 e Questão 3: p<0,000001). Nas respostas assinaladas após a leitura da HQ não houve diferença entre procedência escolar, sexo e idade, com exceção da questão 3, de maior complexidade, onde as crianças mais velhas (10 anos) obtiveram melhor desempenho. Conclusão. Os resultados apontaram a eficácia da HQ “Ronco Dorme em Casa” como coadjuvante na ação de educação em saúde pediátrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Edimila Matos da, and Gustavo Cunha de Araújo. "Compreensão de textos verbais e visuais a partir da produção de histórias em quadrinhos com jovens e adultos camponeses." Revista Exitus 9, no. 3 (July 1, 2019): 578. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id928.

Full text
Abstract:
O presente artigo investiga os processos de leitura e escrita de jovens e adultos, do curso de Educação do Campo, com habilitação em Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins, a partir da produção de histórias em quadrinhos. Este estudo se fundamenta na teoria Histórico-Cultural e tem como método o Experimento Didático-Formativo. Os resultados nos permitem concluir que as produções das HQ foram importantes para esses estudantes, pois lhe auxiliaram a entender como as artes, a leitura e a escrita se relacionam dialeticamente na compreensão das histórias, fundamental para ampliarem seu conhecimento de mundo e a sua formação estética. Palavras-chave: História em quadrinhos. Educação do Campo. Jovens e adultos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Krening, Thiago Da Silva, Tânia Luisa Koltermann da Silva, and Régio Pierre Da Silva. "Histórias em quadrinhos digitais: a narrativa em “CIA: Operation Ajax”." Diálogo, no. 34 (April 26, 2017): 31. http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i34.3287.

Full text
Abstract:
As formas de se contar histórias modificam-se a partir da convergência digital, incluindo as histórias em quadrinhos (HQs). Este artigo apresenta uma pesquisa através de levantamento bibliográfico, o que embasa a análise da narrativa da HQ CIA: Operation Ajax. São discutidos conceitos e estruturas de narrativa e definidas HQs digitais. Como resultado, tem-se uma sistematização de conhecimento que permite uma maior compressão das HQs digitais e uma observação de como este tipo de narrativa se comporta na prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Testoni, Leonardo André, Solange Wagner Locatelli, Simone Alves de Assis Martorano, and Marco Antônio dos Santos. "Histórias em quadrinhos e o ensino de química: percepção docente de uma proposta investigativa." Comunicações 28, no. 1 (June 29, 2021): 261–77. http://dx.doi.org/10.15600/2238-121x/comunicacoes.v28n1p261-277.

Full text
Abstract:
Histórias em Quadrinhos (HQs) fizeram e fazem parte do cotidiano mundial, há décadas. Trata-se de um formato de arte que une, dinamicamente, diversos tipos de linguagens, como a escrita e o desenho, fazendo-as fluir em uma narrativa que busca a identificação com seu leitor. Por se tratar de um instrumento de fácil acesso e portanto, popular, o presente artigo propõe uma sequência didática em química baseada na utilização de Quadrinhos. Baseada nos princípios da psicologia piagetiana e do ensino por investigação, a proposta procura inserir a HQ como instrumento capaz de contextualizar e expor uma situação-problema significativa, articulando modelos atômicos com o fenômeno de emissão luminosa por parte de fogos de artifício. A avaliação da sequência é realizada por meio da produção de novas Histórias em Quadrinhos pelos próprios estudantes, buscando, assim, observar a apropriação do conteúdo abordado ao ser transposto para a formatação específica de uma HQ.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De Castro, Roberto, Karenine Miracelly Rocha da Cunha, and Nídia Ledur Müller de Castro. "ONOMATOPEIAS: Análise de conteúdo nas histórias em quadrinhos Recrutinha." Vozes e Diálogo 17, no. 02 (May 8, 2019): 56. http://dx.doi.org/10.14210/vd.v17n02.p56-65.

Full text
Abstract:
O presente discute o emprego das onomatopeias nas histórias em quadrinhos da revista Recrutinha. O estude reúne vinte e sete edições das HQ analisadas, de 2008 a 2017, tendo como método empregado a análise de conteúdo de Bardin. A discussão trata da atratividade estética e de conteúdo de uma revista do Exército Brasileiro voltado à comunicação organizacional entre a instituição e o público-alvo, crianças e adolescentes. Conclui-se que o recurso onomatopeia é de vital importância para a dinâmica da narrativa quadrinística pela criação de uma dinâmica sonora e de movimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dantas, Daiany Ferreira. "Estética e humor nos quadrinhos feministas: a reconquista política do corpo pelo riso na HQ A origem do mundo (2018)." Revista Tempo e Argumento 12, no. 31 (December 21, 2020): e0102. http://dx.doi.org/10.5965/2175180312312020e0102.

Full text
Abstract:
O presente artigo investiga conceitos da estética, tais como o grotesco e o grotesco feminino, a compreensão bergsoniana do risível e o debate sobre corpo e gênero empreendido pelos estudos feministas, na análise das estratégias de humor presentes na História em Quadrinhos A origem do mundo (2018). Observamos as repetições e as inversões promovidas pela autora Liv Strömquist, ao propor uma história da genitália feminina – suas mutilações, cerceamentos e interdições – e o riso consequente da constatação de hierarquias e incongruências históricas, que resultam cômicas quando colocadas em perspectiva. Como resultado, observamos uma estética feminista empreendida pelo riso, numa leitura que proporciona a reflexão sobre o lugar de autoria das mulheres e as imagens políticas de corpo e corporalidades difundidas em nossa sociedade. Palavras-chave: Feminismo. Humorismo ilustrado. Histórias em Quadrinhos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Nunes, Edimar Filho de Sousa, Robson Carlos Silva, and Cândida Angélica Pereira Moura. "Usos dos quadrinhos em escolas públicas: um olhar pedagógico em um universo cartunizado." Revista HISTEDBR On-line 15, no. 64 (November 23, 2015): 231. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641939.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa acerca da utilização das Histórias em Quadrinhos (HQ) no Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano e sua importância educacional. O estudo, ancorado em método exploratório e de natureza qualitativa, se consolidou por meio de uma pesquisa de campo, pela escuta e registro da oralidade dos sujeitos eleitos, referenciada por um estudo bibliográfico, por meio da imersão em obras sobre o tema, em blogs e sites especializados, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e no Guia Nacional do Livro Didático. A investigação foi realizada em cinco escolas públicas municipais de Ensino Fundamental em Teresina/PI, buscando desvelar como professores utilizam as HQ em suas aulas, suas concepções de HQ e a formação que possuem sobre esse universo, sendo entrevistadas cinco professoras e dois autores que investigam e produzem acerca das interfaces entre HQ e a educação escolar. Os resultados apontam para o entendimento de que as professoras, personagens do estudo, não demonstram consciência do poder lúdico, cognitivo e da diversidade que as HQ possuem, se limitando ao uso títulos massificados pela mídia e inseridos nos livros didáticos que adotam em suas disciplinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Callari, Victor. "Entre a História, a Memória e o Nacionalismo (?): as Histórias em Quadrinhos do Museu de Auschwitz-Birkenau." Fronteiras 21, no. 36 (December 19, 2018): 38–51. http://dx.doi.org/10.30612/frh.v21i36.9415.

Full text
Abstract:
A série “Episodes From Auschwitz” publicada pela editora polonesa K & L Press em parceira com o Auschwitz-Birkenau State Museum consiste em uma série de quatro histórias em quadrinhos. A obra contou com a consulta e participação de historiadores e sobreviventes de Auschwitz durante sua confecção, e por esse motivo, reivindicou o status de “primeira HQ histórica” sobre Auschwitz. Esta pesquisa verifica os possíveis significados e limitações que a noção de “HQ histórica”, tal qual expressa pela série, pode carregar, a partir de uma análise das diferentes concepções de história que se manifestam na obra e das tensões entre os campos da história, da memória e do testemunho, elementos estruturantes das representações do passado construídos “na” e “pela” obra. O aporte teórico utilizado consiste na articulação da noção de representação, tal qual expressa pelo historiador francês Roger Chartier e a noção de documento-monumento do historiador Jacques Le Goff, com as reflexões acerca da Memória e do Testemunho presentes em autores como François Hartog e Paul Ricoeur.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Cunha, José Osvaldo Silva, and Flávia Cristina Gomes Catunda De Vasconcelos. "Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior." Revista Memorare 7, no. 1 (May 1, 2020): 5. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v7e120205-26.

Full text
Abstract:
Usufruindo das características linguísticas das histórias em quadrinhos (HQ), este trabalho tem o objetivo de analisar interpretações de estudantes mediante leitura de tiras cômicas, gênero textual da HQ, que exploravam conceitos químicos. Além disto, buscou-se explorar as opiniões dos participantes sobre o uso de HQ nas aulas de química. Os dados foram analisados pela análise textual discursiva (ATD), identificando dificuldades interpretativas dos conteúdos dentro das tirinhas, exigindo certo domínio de conteúdo como de interpretação, buscando o conhecimento implícito na história, e não somente o explicitado na narrativa. Mesmo identificando empecilhos, os pesquisados se mostraram favoráveis ao uso do recurso, justificando a capacidade de divulgar informações científicas, por ser um recurso atrativo e de colaborar no processo de ensino e aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Lima, Hezrom Vieira Costa. "ESCRAVIDÃO E(M) QUADRINHOS: UM DIÁLOGO ENTRE A HISTORIOGRAFIA E A CULTURA HISTÓRICA DAS HQ’s * SLAVERY AND COMIC BOOKS: A DIALOGUE BETWEEN HISTORIOGRAPHY AND HISTORICAL CULTURE OF COMICS." História e Cultura 5, no. 2 (August 31, 2016): 183. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v5i2.1816.

Full text
Abstract:
Resumo: As Histórias em Quadrinhos (HQs) são meios de comunicação amplamente difundidos em nível nacional. Como todo e qualquer produto cultural, seus autores estão inseridos em sociedades que apresentam contradições e embates, os quais são reproduzidos em suas obras. Diante desse contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a cultura histórica na HQ “O quilombo Orum Aiê” de André Diniz, a partir dos pressupostos teóricos de Rüsen (2001) e Flores (2007), percebendo como as HQs, produções culturais que estão à parte do cânone historiográfico e da historiografia, repercutem as opções teóricas e metodológicas da “Nova História Social da Escravidão”, iniciada no Brasil após a década de 1980. Ademais, a análise foi realizada demonstrando de que forma a historiografia é refletida nas Histórias em Quadrinhos nacionais que abordam a temática da escravidão. Palavras-chave: Cultura Histórica. História em Quadrinhos. Historiografia. Escravidão. Abstract: The Comics Books (Comics) are media widey disseminated nationally. As any cultural product, its authors are embedded in societies with contradictions and conflicts, wich are reproduce in this Works. In this sense, this papper aims to analyze the historical culture in comics, from the theoretical assumptions of Rüsen (2001) and Flores (2007), echo theoretical and methodological options of the New Social History of Slavery, started in Brazil after the 1980s the analysis was perfomed demonstrating how historiography is reflected in the sotires in national comics thad adress the issue of slavery.Keywords: Historical Culture. Comics Books. Historiography. Slavery.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Maruxo, Harriet Bárbara, Cláudia Prado, Denise Maria de Almeida, Lucia Tobase, Manoela Gomes Grossi, and Débora Rodrigues Vaz. "Webquest e história em quadrinhos na formação de recursos humanos em Enfermagem." Revista da Escola de Enfermagem da USP 49, spe2 (December 2015): 68–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-623420150000800010.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo Descrever o processo de construção e implementação da Webquest como estratégia pedagógica orientadora do estudo sobre as concepções pedagógicas, utilizando História em Quadrinhos (HQ). Método A primeira fase do estudo foi delineada como pesquisa aplicada de produção tecnológica. A segunda caracterizou-se como pesquisa exploratório-descritiva documental para análise das HQ no Curso de Licenciatura da EEUSP, em 2013. Resultados A Webquest proposta foi implementada, resultando em 18 HQ. Todas as concepções pedagógicas estudadas foram abordadas; foram utilizados os softwares indicados e o Power Point®, os enredos desenvolveram-se em diferentes cenários e a maioria das HQ contemplou os itens obrigatórios. Conclusão A utilização de diferentes recursos tecnológicos proporcionou o aprendizado, pela mobilização de múltiplas potencialidades, capacidades e interesses dos educandos, favorecendo a construção do aprendizado coletivo e colaborativo e fortalecendo características importantes e necessárias na formação profissional que influenciarão no perfil dos recursos humanos, em sintonia com as aspirações do mercado de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Freitas, Ricardo Oliveira de, and Lucineide Magalhães de Matos. "Macunaíma em quadrinhos: aspectos estéticos modernistas na rapsódia gráfico-visual antropofágica." Galáxia (São Paulo), no. 40 (April 2019): 159–76. http://dx.doi.org/10.1590/1982-255437270.

Full text
Abstract:
Resumo Analisamos a obra Macunaíma em quadrinhos (2016), de autoria de Angelo Abu e Dan X, concentrando-nos na análise acerca da (re) apresentação do modernismo no interior da história em quadrinhos (HQ). Consideramos os signos indiciais do projeto modernista, como apresentado na prosa de Mário de Andrade, presentes na HQ. Por isso, optamos, como referencial teórico-metodológico, por realizar uma leitura Intersemiótica da obra, que coloca em jogo os dois principais signos nela existentes: verbal e visual. Com base na Teoria Intersemiótica, interpretamos a HQ como uma tradução entre signos, capaz de trazer para o campo da visualidade argumentos modernistas diversos, para além do que encontramos na prosa andradiana. Defendemos que Macunaíma em quadrinhos é uma rapsódia gráfico-visual antropofágica, perfilhada por índices como cores e traços estilísticos, que colocam em evidência o modernismo do século XX, assim como o verbal e o visual em interação na HQ.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Yamaguti, Vanessa. "AS ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM QUADRINHOS SELECIONADAS PELO PNBE: SOLUÇÕES E PROBLEMAS NA SALA DE AULA." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 2, no. 1 (May 31, 2014): 441–59. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.164.

Full text
Abstract:
A partir de 2006 o PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola), criado em 1997, passou a selecionar obras em quadrinhos, segundo Vergueiro e Ramos (2009). Paiva (2012) afirma que o programa foi desenvolvido para garantir acesso ao livro e incentivar à leitura, sendo este o motivo aparente, para Vergueiro e Ramos (2009), de ter sido incluso livros do gênero das histórias em quadrinhos (HQ). Segundo os autores, esta inclusão é um reflexo do uso de tiras, charges e cartuns em provas, vestibulares e em livros didáticos e a inserção da necessidade de se trabalhar gêneros não-verbais, especificamente os quadrinhos, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). E teriam preferência por obras em quadrinhos de adaptações literárias, todavia quais são os benefícios e os malefícios dessa preferência e, principalmente, de seleção?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Souza, Clécia Messias de, and José Carlos Moreira de Souza. "APERFEIÇOAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS CERES POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS." Revista Prática Docente 5, no. 1 (May 1, 2020): 469–88. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2020.v5.n1.p469-488.id500.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo do artigo é apresentar uma História em Quadrinhos (HQ) como ferramenta educacional de aperfeiçoamento do Programa de Monitoria do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. A monitoria como ferramenta pedagógica, na vida acadêmica dos alunos tem sido estudada e discutida como formação unitária, tornando-os sujeitos ativos e colaborativos no processo de ensino-aprendizagem. O uso da HQ dinamiza a apresentação de temas diversos e se torna eficaz ao focar no público-alvo do Programa de Monitoria. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2018 e 2019, a partir de uma análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos por meio da aplicação de questionários e entrevistas aos alunos, professores e equipe pedagógica do Campus Ceres. Os resultados indicaram a relevância do Programa de Monitoria na dinamização do processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, sua contribuição para a permanência e o êxito escolar. Assim, elaborou-se a HQ intitulada “A Importância da Monitoria” visando chamar a atenção de professores e alunos para a participação no programa, destacando as possibilidades de desenvolvimento pessoal das partes envolvidas e atentando para os problemas que se apresentam no percurso. Esta HQ mostrou-se uma importante ferramenta pedagógica para a melhoria das monitorias do IF Goiano - Campus Ceres.Palavras-chave: Monitoria; Produto educacional; História em quadrinhos; Ensino-aprendizagem. Abstract: The objective of the article is to present a Comic Book (HQ) as an educational tool to improve the Monitoring Program of Federal Institute Goiano - Campus Ceres. The monitoring as a educational tool in the students's academic life, has been studied and discussed as unitary formation, making them active and colaborative subjects in the teaching-learning process. The use of HQ dynamize the presentation of many diversificate themes and become effective by focusing on the target audience of the Monitoring Program. The research was carried out between the years 2018 and 2109, based on a quantitative and qualitative analysis of the data obtained through the application of questionnaries and interviews to students, teachers and pedagogic staff of Campus Ceres. The results indicated the relevance of the Monitoring Program by the dynamization of the teaching-learning process and, consenquently, its contribution to the permanence and school success. Thus, the HQ entitled "The Importance of Monitoring" was elaborated seeking to call atention of teachers and students to participate in the monitoring program, highlighting the possibilities of personal development of students and paying attention to the problems that appearing through the way. This HQ showed to be an important pedagogic tool to the improvement of monitoring program of IF Goiano - Campus Ceres.Keywords: Monitoring; Educational product; Comics; Learning-teaching process.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Alves, Rejane de Oliveira, Edna Telma Fonseca e. Silva Vilar, and Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves. "Avaliação nas histórias em quadrinhos: provocações de Armadinho e Mafalda." REVISTA INTERSABERES 15, no. 36 (November 10, 2020): 737–63. http://dx.doi.org/10.22169/revint.v15i36.1948.

Full text
Abstract:
RESUMO Este estudo discute dois conceitos relacionados à Avaliação — avaliar e examinar —, a partir da análise exploratória de histórias em quadrinhos (HQ). Enquanto avaliar está vinculada às ações de acompanhamento e de mediação e comprometida com as aprendizagens, o conceito de examinar se refere aos atos pontuais de verificação e constatação de “verdades” em termos de aprendizagem. Este gênero textual funciona como sátira aos acontecimentos cotidianos e permite uma análise crítica sobre temáticas, situações e eventos. Deste modo, a partir de uma pesquisa exploratória, elencamos alguns quadrinhos com os personagens Armandinho e Mafalda, a fim de analisarmos a prevalência do ato de avaliar ou de examinar, associados a elementos como: seleção, mensuração, treinamento, repetição, memorização, notas escolares, juízos de valor, processo e critérios de avaliação. Em suma, foi possível concluir que a análise da Avaliação, a partir de HQ, contribui para: convidar educadores/as à reflexão sobre as possíveis mudanças no ato avaliativo, de modo a evitar a repetição de práticas tradicionais de Avaliação focadas em exames, notas e resultados; “comprovar” algumas práticas examinatórias; tensionar o ato avaliativo como lupa sobre a própria prática, ao enfatizar a possibilidade de aprendizagem da Avaliação. As HQ apresentam potencial para discussão, problematização, confrontação e criticidade de uma realidade e podem ser utilizadas com diversos públicos e finalidades, inclusive para discutir concepções, construir conceitos e fomentarmos a aprendizagem da Avaliação. Palavras-chave: Avaliação para aprendizagem; Educação; Histórias em quadrinhos. ABSTRACT This study aims to discuss two concepts related to Evaluation — to evaluate and to examine —, from the exploratory analysis of comics. While evaluating is linked to monitoring and mediation actions and is committed to learning, the concept of examining refers to specific acts of verification and verification of “truths” in terms of learning. This textual genre works as satires to events and allows a critical analysis of themes, situations, and everyday events. Thus, from an exploratory research, we list some comics with the characters Armandinho and Mafalda, in order to analyze the prevalence of the act of evaluating or examining, associated with elements such as selection, measurement, training, repetition, memorization, school grades, value judgments, process and evaluation criteria. In summary, it was possible to conclude that the analysis of the Evaluation, from comics, contributes to: invite educators to reflect on the possible changes in the evaluation act, in order to avoid the repetition of traditional Evaluation practices focused on exams, notes and results; “prove” some examining practices; tense the evaluative act as a magnifying glass over the practice itself, shedding light on the possibility of learning the Assessment. The comics have the potential for discussion, problematization, confrontation and criticism of a reality and can be used with different audiences and purposes, including to discuss concepts, build concepts and promote the learning of Evaluation. Keywords: Learning assessment; Education; Comics. RESUMEN Este estudio discute dos conceptos relacionados con la evaluación ― evaluar y examinar ―, a partir del análisis exploratorio de historietas. Mientras evaluar está vinculado a las acciones de seguimiento y de mediación y comprometido con los aprendizajes, el concepto de examinar se refiere a actos puntuales de verificación y constatación de “verdades” en términos de aprendizaje. El género textual historieta funciona como sátira a los acontecimientos cotidianos y permite un análisis crítico sobre temáticas, situaciones y eventos. De esa manera, a partir de una investigación exploratoria, seleccionamos algunas tiritas con los personajes Armandinho y Mafalda, con el fin de analizar el predominio del acto de evaluar o examinar, asociados a elementos como: selección, medición, entrenamiento, repetición, memorización, calificaciones escolares, juicios de valor, proceso y criterios de evaluación. En síntesis, fue posible concluir que el análisis de la evaluación a partir de los cómics contribuye para invitar a los educadores a una reflexión sobre posibles cambios en el acto de evaluar, de forma a evitar la repetición de prácticas tradicionales de evaluación dirigidas a exámenes, notas y resultados; “comprobar” algunas prácticas de examen; presionar el acto de evaluación como una especie de lupa sobre su propia práctica, al enfatizar la posibilidad de aprender sobre la evaluación. Las historietas tienen potencial para discusión, problematización, confrontación y crítica de una realidad y pueden ser utilizadas con diversos públicos y finalidades, incluso para discutir concepciones, construir conceptos y estimular el aprendizaje de la evaluación. Palabras-clave: Evaluación para el aprendizaje; Educación; Historietas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Brandão, Leonardo. "“Asilo” e “o Grande Urso”: a Guerra Fria nas Histórias em Quadrinhos do Capitão América (1989)." Fronteiras 20, no. 35 (August 22, 2018): 174–90. http://dx.doi.org/10.30612/frh.v20i35.8639.

Full text
Abstract:
A URSS, fruto dos desdobramentos da Revolução Russa de 1917, foi alvo, ao longo dos anos da Guerra Fria, de uma ampla gama de representações na cultura de massas norte-americana, como filmes, propagandas, reportagens em revistas, HQs etc. Diante desse quadro, foi realizado uma pesquisa com as HQs (Histórias em Quadrinhos). O objeto de análise foi uma aventura do Capitão América com o grupo Super Soldados Soviéticos (Soviet Super Soldiers) da Marvel. A aventura analisada divide-se nas histórias “Asilo” e “O Grande Urso”, ambas originalmente publicadas no ano de 1989 na HQ de título “Capitão América”. O objetivo foi compreender tais aventuras no contexto que engloba os estertores da Guerra Fria, percebendo as representações construídas sobre esse grupo e sobre a URSS, além da relação entre os integrantes dos Super Soldados Soviéticos com o Capitão América. A conclusão é de que a URSS foi representada nesta HQ como um país sem liberdade e que perseguia até mesmo seus próprios super-heróis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Klautau, Diego Genu. "A virtude da fortaleza entre espartanos e hobbits." TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias 9, no. 18 (September 3, 2019): 46–82. http://dx.doi.org/10.23925/2236-9937.2019v9n18p46-82.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo trata da virtude cardeal da fortaleza, conforme entendida na perspectiva da Suma Teológica de Tomás de Aquino, remontando sua permanência histórica a partir de Platão, Aristóteles e Agostinho. Como método comparativo, investigamos a presença da virtude em duas obras de Histórias em Quadrinhos (HQ), sendo a primeira a minissérie Os 300 de Esparta (1999), de Frank Miller, publicada no Brasil em cinco edições, que apresenta uma versão da batalha das Termópilas (480 a.C.), liderada pelo rei espartano Leônidas contra os invasores persas, conforme o relato do grego Hesíodo em sua obra História (V a.C.). A segunda publicação é o volume único Bilbo o Hobbit (1990), com a adaptação do texto para HQ de Charles Dixon e Sean Deming e arte de David Wenzel, baseada no romance O Hobbit (1937), do escritor britânico J.R.R. Tolkien, que narra as aventuras de Bilbo Bolseiro na Terra-Média, onde enfrenta o dragão Smaug com a ajuda dos anões da comitiva de Thorin Escudo-de Carvalho e do mago Gandalf, o Cinzento. Por fim, é possível inferir que a virtude da fortaleza, em seus cinco aspectos na perspectiva tomista (fortaleza, magnanimidade, magnificência, paciência e perseverança), é ponto fundamental na narrativa de ambas as HQ´s.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Leite, Mônica Regina Vieira, Beatriz Salemme Corrêa Cortela, and Sandra Regina Teodoro Gatti. "AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO OPÇÃO PARA ABORDAR A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS: O CASO DO LÍTIO." Investigações em Ensino de Ciências 26, no. 2 (August 31, 2021): 313. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p313.

Full text
Abstract:
Fruto de um estudo piloto que buscou inserir a História e Filosofia da Ciência (HFC) no ensino de Química em nível médio por meio das Histórias em Quadrinhos (HQs), esse artigo, visando o aperfeiçoamento metodológico de uma pesquisa maior, tem por objetivo analisar a adequação do instrumento de constituição dos dados e o processo de análise dos mesmos, bem como o potencial de uma HQ elaborada para realizar uma abordagem histórico-filosófica e proporcionar um aprimoramento das noções referentes aos elementos químicos e ao processo científico. Analisados por meio da Análise de Conteúdo, os resultados obtidos por meio de questionários indicam que esse tipo de material e abordagem são capazes de aprimorar tais noções. Porém, o estudo revelou não somente as potencialidades da estratégia metodológica pensada, mas também suas limitações, que puderam ser aperfeiçoadas na pesquisa final, as quais incluem: uma maior contextualização das perguntas e mediação por parte da pesquisadora, podendo ser feita por meio de rodas de conversa e observação participante, além do reforço de algumas ideias ao longo da HQ.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Benedetti Filho, Edemar, Alexandre Donizeti Martins Cavagis, and Luzia Pires dos Santos Benedetti. "DIVULGANDO A CIÊNCIA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: INVESTIGAÇÕES PARCIAIS E SUAS RELAÇÕES COM A QUÍMICA." Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura 3, no. 2 (December 28, 2019): 47–64. http://dx.doi.org/10.5965/259464123247.

Full text
Abstract:
O presente artigo descreve o desenvolvimento de uma história em quadrinhos (HQ), incluindo roteiro, diagramação e arte gráfica, assim como sua aplicação em uma aula de Química, para estudantes de terceiro ano do Ensino Médio. A história se baseia na investigação de um suposto crime, destacando o papel de um químico forense e a importância de seus conhecimentos em Química para elucidação do mistério. O trabalho também envolveu estudantes de licenciatura em Química, cursando estágio supervisionado, além da professora da disciplina, contribuindo assim para a formação inicial e continuada de professores. Os resultados obtidos corroboram o fato de que, quando adequadamente usadas, as HQs representam ferramentas promissoras para divulgação científica, trabalhando habilidades normalmente pouco contempladas no ensino tradicional, favorecendo assim uma melhor integração em sala de aula e auxiliando os professores a aproximar suas práxis pedagógicas de seus alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

SHIMAZAKI, Elsa Midori, Viviane Gislaine Caetano AUADA, Renilson José MENEGASSI, and Nerli Nonato Ribeiro MORI. "O Trabalho com o Gênero Textual História em Quadrinhos com Alunos que Possuem Deficiência Intelectual." Revista Brasileira de Educação Especial 24, no. 1 (March 2018): 121–42. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382418000100010.

Full text
Abstract:
RESUMO a instituição escolar é o espaço socialmente estabelecido para a mediação dos conceitos científicos que organizam e orientam a sociedade. Dentre os conceitos científicos que precisam ser mediados, estão os relativos ao gênero textual História em Quadrinhos (HQ), tipicamente trabalhado nas escolas e, também, de circulação cotidiana. Assim, este texto objetiva relatar, analisar e refletir sobre as estratégias desenvolvidas para que as pessoas com deficiência intelectual se apropriem dos conceitos científicos presentes nas histórias em quadrinhos, a partir do princípio de que é responsabilidade escolar trabalhar com o desenvolvimento dos conceitos científicos, inclusive aqueles relacionados a determinado gênero textual de circulação social. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida com quatro alunos de uma escola pública do Noroeste do Paraná, que atende na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para alcançar o objetivo proposto, na fase inicial da pesquisa, identificaram-se os conhecimentos prévios dos sujeitos, que serviram de respaldo para planejar as intervenções significativas ao grupo.Após a intervenção, constatou-se que os sujeitos se apropriaram do conjunto de conceitos científicos que constituem o gênero textual História em Quadrinhos e melhoraram a qualidade da compreensão e interpretação das HQs e, por conseguinte, suas possibilidades de atuação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Cruz, Anderson Luciano, and Paulo Henrique Pinheiro Barbosa Cruz. "RELIGIOSIDADE, LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS ASPECTOS RELIGIOSOS PRESENTES NA CAPA DO ROMANCE GRÁFICO REINO DO AMANHÃ." TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias 9, no. 19 (December 16, 2019): 40–64. http://dx.doi.org/10.23925/2236-9937.2019v19p40-64.

Full text
Abstract:
Resumo: O romance gráfico Reino do Amanhã, de Mark Waid e Alex Ross, publicada inicialmente em 1996, destaca-se entre as histórias em quadrinhos, sobretudo por sua intertextualidade com o Livro do Apocalipse. Entretanto, para além do texto escrito, as imagens que compõem a obra apresentam signos notadamente religiosos que evidenciam-se como importante fonte de estudo acerca da religiosidade que, em larga medida, inspira a produção da HQ. A análise dessa fonte convida a um esforço de abordagem interdisciplinar, que em muito enriquece a investigação científica dos temas caros à religião. Desta feita, o artigo tem por objetivo refletir sobre os aspectos religiosos presentes na composição visual da capa do romance gráfico Reino do Amanhã. Considerando as histórias em quadrinhos como paraliteratura de grande relevância na chamada cultura pop e com base nos elementos de análise propostos pela Gramática do Design Visual, argumenta-se sobre a religiosidade presente na ilustração de Alex Ross.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Borges, Ronaldo Silva, Carla Carolina Bandeira, and Geraldo Eduardo Luz Jr. "Interface entre as histórias em quadrinhos e o ensino de química: uma fonte de informação e incentivo à leitura." ACTIO: Docência em Ciências 5, no. 1 (April 9, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v5n1.10022.

Full text
Abstract:
O presente trabalho descreve a aplicação e avaliação de uma história em quadrinhos (HQ), que aborda o tema tabela periódica, almejando avaliar o modo de leitura dos estudantes, o interesse pelo conteúdo abordado, bem como a aceitação da HQ por parte deles. A pesquisa foi realizada com 60 alunos, sendo 35 do primeiro ano e 25 do segundo ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Severiano de Sousa, na rede pública de ensino, de Teresina-PI. Inicialmente, os alunos fizeram uma leitura da HQ, em seguida responderam, por escrito, um questionário. Os registros dos alunos constituíram a principal fonte de dados e foram analisados de maneira distinta. As respostas das questões objetivas foram expressas em termos quantidades. Já as justificativas foram agrupadas de acordo com suas semelhanças e arranjadas em diferentes categorias, seguindo o princípio da análise de conteúdo. A partir das análises dos dados foi possível sublinhar aspectos que contribuíram para a aceitação da HQ pelos alunos, pode ser levado em consideração seu emprego em sala de aula, por meio da presença de diálogos e imagens, contexto, além de informações químicas. Observou-se também uma linguagem clara, objetiva, contextual e desafiadora, que pode ser assertiva no processo motivacional de interesse dos alunos por meio da leitura. Além disso, constatou ser veículo de leitura agradável, linguagem simples, clara, dinâmica, prazerosa e enriquecedora, por meio das características lúdicas, que podem ajudar a tornar o ensino de Química mais atraente e profícuo para o aprendizado de forma crítica e reflexiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Fernandes, Hylio Laganá, and Amanda Karina Loyolla de Carvalho. "Quadrinhos e divulgação científica: compreendendo a ação dos vírus da dengue no organismo humano." 9ª Arte (São Paulo) 8, no. 2 (December 20, 2019): 53–68. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9877.v8i2p53-68.

Full text
Abstract:
O GIBIOzine, revista de Histórias em Quadrinhos de Divulgação Científica de Biologia, teve uma edição sobre “DENGUE” avaliada em escolas, apontando dificuldade dos alunos em entender a dinâmica dos vírus no organismo e sistema imune. A nova versão da HQ, elaborada com objetivo de adequar essas informações, foi analisada: os textos, antes muito extensos e com termos técnicos, foram alterados num roteiro que privilegia imagens como veículos explicativos e personagens que fornecem informações sucintas, cumprindo o papel de divulgação científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Camilotti, Camila Paula, and Elisângela Liberatti. "DESVENDANDO OS SEGREDOS DA TRADUÇÃO DE QUADRINHOS:." Belas Infiéis 1, no. 1 (September 20, 2012): 95–112. http://dx.doi.org/10.26512/belasinfieis.v1.n1.2012.11164.

Full text
Abstract:
A tradução de histórias em quadrinhos (HQs) apresenta-se como um desafio aos tradutores, em consequência de algumas peculiaridades, tais como: presença de imagens, tipicidades culturais, rimas, jogos de palavras e expressões populares, entre outras. Por se tratar de um gênero textual agradável aos mais variados públicos pelo mundo todo, a tradução das HQs torna-se indispensável. Diante desses fatos, o intuito do presente artigo é apresentar alguns desafios enfrentados no processo tradutório dos quadrinhos por meio da análise de trechos retirados da HQ Romeu e Julieta, da Turma da Mônica. Em tal ocasião, compara-se o texto-fonte em português a sua tradução em inglês. O que se pode concluir é que a tradução de HQs constitui um gênero cujas especificidades atravessam as fronteiras do âmbito linguístico e passam para âmbitos culturais, sociais e políticos. Errata referente a este artigo publicada no v.5, n.3 (2016) e disponível no link: http://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/22293/15878
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Meyer, Jean-Paul. "Do romance à história em quadrinhos: dupla restrição da transposição narrativa." Leitura: Teoria & Prática 34, no. 67 (January 29, 2017): 39–50. http://dx.doi.org/10.34112/2317-0972a2016v34n67p39-50.

Full text
Abstract:
A adaptação de um romance em história em quadrinhos (HQ) constitui para o autor de HQ um paradoxo: conservar na narrativa seu aspecto literário, representando-o por completo em pranchas de imagens percebidas simultaneamente. Por trás desse desafio se encontra a questão mais geral da narração visual. A sequência de imagens narrativas fixas é, como no romance, uma forma moderna daepopeia. Em um e outro, a história passa pela representação imitada de personagens em discurso. A narrativa em quadrinhos é, então, uma representação de eventos, marcada pela linearidade, pela sucessão e pela transformação. Por terem os quadrinhos sua lógica própria, esses princípios sofrem, entretanto, algumas deformações: a narrativa procede da oscilação permanente entre identidade e diferença de quadros justapostos; ela progride de uma imagem à outra pelo encadeamento de enunciados representados. A essa restrição habitual, a transposição de um romance traz uma injunção paradoxal suplementar, marcada pelo duo disposição/composição: disposição enunciativa (quadros, balões) que tece o texto fonte; composição icônica (imagem, prancha) que o duplica para criar uma narração visual inédita. O exemplo de Sem família (de Hector Malot), adaptado por Yann Dégruel, mostra que esse duo, disposição/composição, trabalha a obra como uma restrição produtiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Ritz, Claudia Danielle de Andrade. "Mulher Maravilha e o poder do amor." TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias 9, no. 18 (September 3, 2019): 235–64. http://dx.doi.org/10.23925/2236-9937.2019v9n18p235-264.

Full text
Abstract:
Este artigo versa sobre o HQ1 Edição de Verão e o filme Mulher Maravilha estreado em 2017 pela DC Comics. A história se iniciou com gibis, até que alcançasse as telas. Nosso objetivo nesse artigo será discutir e apresentar a origem de Diana e das amazonas, conforme HQ1 e algumas cenas do filme da DC Comics 2017, numa perspectiva Teoliterária, unindo Teologia e Literatura a partir das Histórias em Quadrinhos (HQ). Trabalharemos nesse artigo sobre a Mulher Maravilha a partir de três eixos: Uma heroína que promove a justiça; Marte/Ares com sua obsessão pela guerra e o amor ao poder, e, a Mulher Maravilha que escolhe o poder do amor. Utilizaremos como metodologia referencial teórico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Lopes, Fábio, and Nilo Otani. "CAPACITAÇÃO DE MOTORISTAS DE CAMINHÕES-TANQUE EM AMBIENTES NÃO FORMAIS NO SISTEMA PETROBRAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 2, no. 19 (June 23, 2020): e9798. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2020.9798.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo compreender o desenvolvimento da transmissão de conhecimentos sobre o processo de trabalho entre motoristas de caminhões-tanque. Tratou-se de uma pesquisa aplicada de análise qualitativa. A coleta de dados foi realizada em uma plataforma de carregamento de combustíveis localizada no munícipio de Biguaçu (SC), afim de elucidar as principais dificuldades de aprendizagem, proporcionando um norte para a elaboração de um recurso educacional vivo, orgânico e estruturado com base nas principais dúvidas dos trabalhadores, sendo confeccionado com base em Histórias em Quadrinhos (HQ) e do próprio conceito de Microlearning.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Silva, Lynick Jones, Luiz Gonzaga de Souza Neto, and Luiz Augustinho Menezes da Silva. "INTERAÇÕES ENTRE OS MORCEGOS E AS PLANTAS: PROPOSTA DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA FINS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA." Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477 12, no. 2 (July 15, 2021): 236. http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1573.

Full text
Abstract:
Na área de ensino, o produto educacional em forma de histórias em quadrinhos (HQs) pode ser um interessante recurso a ser trabalhado nas salas de aula, visto que pode apresentar, de maneira lúdica, os conteúdos do Ensino de Ciências/Biologia. Este artigo expõe um caminho para produzir um recurso didático em forma de história em quadrinhos educativa. A HQ é direcionada ao Ensino de Zoologia, evidenciando os aspectos do rigor da escrita científica e da ludicidade, com o intuito de destacar características positivas dos morcegos relacionadas às interações com as plantas com base na divulgação científica. Para isso, adaptamos o seguinte percurso exequível a ser realizado para criar o quadrinho: 1- base teórica; 2- apresentação estrutural e de organização; 3- produção das ilustrações; 4- produção textual do recurso didático; 5- relação estabelecida entre as ilustrações e os textos; e 6- discussão comparativa. Durante o processo de criação do produto, demonstramos, de forma teórico-metodológica, os passos executados entre o enlace da problemática dos morcegos (grupo estigmatizado) e os aspectos ecológicos da interação entre as plantas (alimentação, polinização, dispersão de sementes e abrigos) que podem ser apresentados na Educação Básica. Por intermédio disso, esperamos contribuir com a discussão sobre um possível caminho para produzir uma pequena revista em quadrinhos direcionada ao Ensino de Zoologia ou Ensino de Ciências voltadas para a Educação Básica, com o objetivo de direcionar seu uso para salas de aula e dirigir um novo olhar para o conteúdo pretendido pelo quadrinista. Porém, essa produção deve partir da transposição de uma base teórica para um meio de divulgação científico de forma lúdica e atrativa, capaz de produzir uma narrativa cujo conteúdo científico possa ser inserido como uma forma popular de comunicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Ornellas, Janaína Farias de, and Letícia Gomes de Melo. "HOMEM ARANHA EM SALA DE AULA: PROPOSTA DO USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E DA FICÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS." Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477 12, no. 2 (July 15, 2021): 216. http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1587.

Full text
Abstract:
Considerando que documentos oficiais da educação básica argumentam a favor de trabalhar diferentes tipos de linguagens para o desenvolvimento da escrita, da leitura, do debate de questões filosóficas e aprimorar o domínio da contextualização sociocultural, o referido trabalho sugere o uso da aproximação entre dois campos do conhecimento que envolvem diferentes gêneros de linguagem: a literatura de ficção científica (FC) e a ciência por meio de História em Quadrinhos (HQ) para ensinar ciências. A proposta parte de HQs e da FC a fim de compreender os superpoderes dos heróis (considerados elementos contrafactuais aqueles elementos fora do comum ao mundo real, capazes de causar estranheza em sua leitura) sob a luz da Ciência e, com isso, se apropriar das diferentes linguagens que sugerem os documentos oficiais. Importante salientar que ao destacar os elementos contrafactuais, não significa que estaremos atribuindo alguma base Científica a esses elementos. O intuito é destacá-los e a partir disso, compreender e interpretar o discurso científico. Almejamos com isso que os estudantes por meio da literatura de FC tenham contato com discurso científico que sustentam as narrativas/histórias dos heróis, de forma dinâmica e interativa com a finalidade de promover o ensino dos conceitos/fenômenos científicos. Em igual medida, acreditamos que essa proposta pode auxiliar e fomentar ideias para os docentes sobre o uso da HQ em sala aula de forma diferente do que vem sendo proposto na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Paz, Otacílio Lopes de Souza da, and Ivandra Alves Ribeiro. "HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA ANÁLISE GEOGRÁFICA DO SÉCULO XX: proposta de encaminhamento metodológico no ensino médio." Revista Cerrados 15, no. 02 (March 16, 2020): 107–28. http://dx.doi.org/10.22238/rc24482692v15n22017p107a128.

Full text
Abstract:
A Geografia enquanto componente curricular contribui para a formação de indivíduos capazes de analisar criticamente o espaço. Propostas alternativas no ensino de Geografia, em contrapartida à tradicional forma mnemônica e descritiva de ensino, destacam-se nas aulas, a citar: músicas, aulas de campo, recursos visuais, etc. Entre os recursos didáticos pautados na linguagem visual destacam-se as Histórias em Quadrinhos (HQ) como forma de expressão de realidades, podendo ser consideradas pontos de partida para a leitura do espaço geográfico. Objetiva-se explorar as HQ enquanto encaminhamento metodológico auxiliar nas aulas de Geografia em conteúdos ligados ao século XX, a citar: período pós-guerra, Guerra fria, Guerra do Vietnã e nova ordem mundial. As atividades ocorreram na disciplina “Prática de docência em ensino de Geografia no ensino médio”, componente curricular do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A aplicação foi na turma do 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico de Petróleo e Gás, do Setor de Educação Profissional (SEPT) da UFPR, em Curitiba - Paraná. Concluiu-se que as HQ contribuem no processo de ensino e aprendizagem, pois facilitam o processo cognitivo e auxiliam análises geográficas autônomas. Palavras-chave: Ensino; Geopolítica; Pós-guerras; Nova ordem mundial; Guerra fria. COMIC BOOKS IN GEOGRAPHIC ANALYSIS OF THE TWENTIETH CENTURY: proposal of methodological in high school Abstract Geography as a curricular component contributes to the formation of individuals capable of analyzing space critically. Alternative proposals in the teaching of Geography, in contrast to the traditional mnemonic and descriptive form of teaching, stand out in the classes, to mention: songs, field lessons, visual resources, etc. Among the didactic resources based on the visual language is Comics (HQ) as a way of expressing realities, and can be considered starting points for the reading of the geographic space. The objective is to explore the comics as an auxiliary methodological guide in Geography classes in contents related to the twentieth century, to mention: the post-war period, the Cold War, the Vietnam War and the new world order. The activities took place in the discipline "Teaching practice in geography teaching in high school", curricular component of the licentiate course in Geography of the Federal University of Paraná (UFPR). The application was in the group of the 2nd year of High School Integrated to the Technical Course of Oil and Gas, of the Sector of Professional Education (SEPT) of UFPR, in Curitiba - Paraná. It was concluded that the HQ contribute to the teaching and learning process, since they facilitate the cognitive process and help autonomous geographic analysis. Keywords: Teaching; Geopolitics; Postwar Wars; New world order; Cold War. CÓMICS EN EL ANÁLISIS GEOGRÁFICO DEL SIGLO XX: propuesta de encaminación metodológica en la enseñanza medio Resumen La Geografía como componente curricular contribuye a la formación de individuos capaces de analizar críticamente el espacio. Las propuestas alternativas en la enseñanza de Geografía, en contrapartida a la tradicional forma mnemónica y descriptiva de enseñanza, se destacan en las clases, a citar: músicas, clases de campo, recursos visuales, etc. Entre los recursos didácticos pautados en el lenguaje visual se destacan los cómics (HQ) como forma de expresión de realidades, pudiendo ser consideradas puntos de partida para la lectura del espacio geográfico. Se pretende explorar las HQ como encaminamiento metodológico auxiliar en las clases de Geografía en contenidos vinculados al siglo XX, a citar: período post-guerra, Guerra fría, Guerra de Vietnam y nuevo orden mundial. Las actividades ocurrieron en la disciplina "Práctica de docencia en enseñanza de Geografía en la escuela secundaria", componente curricular del curso de licenciatura en Geografía de la Universidad Federal de Paraná (UFPR). La aplicación fue en la clase del 2º año de la Enseñanza Media Integrada al Curso Técnico de Petróleo y Gas, del Sector de Educación Profesional (SEPT) de la UFPR, en Curitiba - Paraná. Se concluyó que las HQ contribuyen en el proceso de enseñanza y aprendizaje, pues facilitan el proceso cognitivo y auxilian análisis geográficos autónomos. Palabras clave: Enseñanza; Geopolítica; Pos-guerras; Nuevo orden mundial; Guerra Fría.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Seixas, Roberta, and Denise Maria Margonari Favaro. "Histórias em quadrinhos (HQ) como método avaliativo usado na educação sexual: Investigações acerca da gravidez na adolescência." Revista Memorare 7, no. 1 (May 1, 2020): 27. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v7e1202027-52.

Full text
Abstract:
A avaliação pode ser tratada por diferentes dimensões e tem sua definição multifacetada podendo ser usada em vários níveis do sistema educacional, de diversas formas e finalidades. Nessa pesquisa, nos atemos a avaliação da sala de aula, testando como ferramenta avaliativa as histórias em quadrinhos (HQ) para investigar situações do cotidiano que cerceiam a gravidez na adolescência. O estudo foi o produto final das aulas de educação sexual, norteadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), ministradas para 28 estudantes do 1º ano do Ensino Médio, em uma escola do interior paulista. Os resultados foram organizados em 4 categorias de acordo com análise de conteúdo de Bardin (1979). Os dados nos evidenciaram a necessidade de a educação sexual ser desenvolvida, aplicada, fundamentada dentro da escola, para descontruir e combater todos os infortúnios da sexualidade que permeiam a vida dos jovens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Costa, Rafael Machado. "Abstracionismo, montagem construtiva e militarismo na geração de Tagawa Suihou e do manga pré-Segunda Guerra Mundial." Revista Memorare 7, no. 3 (December 21, 2020): 139. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v7e32020139-163.

Full text
Abstract:
No artigo é tratada da construção da narrativa que propõe uma origem do manga a partir da arte tradicional japonesa, bem como desta linhagem historiográfica omitir os processos que definiram a produção de manga das décadas de 1930 e 1940 e suas influências sobre o manga produzido após a Segunda Guerra Mundial. Partindo do exemplo da produção de Tagawa Suihou e da primeira série de sua HQ Norakuro, é tratado de como a geração de autores de histórias em quadrinhos japonesas da década de 1930 via em sua produção uma continuidade dos movimentos de arte de vanguarda e foi marcadamente influenciada pelas propostas modernistas, principalmente as originadas no Construtivismo russo. Ainda, é discutido como as teorias de montagem cinematográfica de Sergei Eisenstein foram determinantes para a definição do estilo de quadrinhos produzidos no Japão dos anos 1930 e na produção de Tezuka Osamu após o fim da Segunda Guerra Mundial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Lima, Luciano Soares, José Antonio Vieira Flores, and Cláudio Tarouco de Azevedo. "O ENSINO DE ARTE E AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ): A ARTE SEQUENCIAL E O DESENVOLVIMENTO GRÁFICO." Palíndromo 7, no. 14 (January 4, 2016): 27–44. http://dx.doi.org/10.5965/2175234607142015027.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Rodrigues, Ana Paula Teixeira de Amorin, and Valdenildo Dos Santos. "Interface metacognição e semiótica para a leitura de textos sincréticos." Revista Exitus 7, no. 3 (September 14, 2017): 309. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id358.

Full text
Abstract:
Por meio de pesquisa realizada junto a 59 alunos do 8º ano de duas escolas públicas de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, descobriu-se que o gênero textual preferido foram as Histórias em Quadrinhos. Portanto, foi selecionada uma HQ da turma da Mônica, cujo autor Maurício de Sousa faz uma crítica à economia do país e pedido que os alunos escrevessem uma primeira interpretação de forma livre sobre o que entenderam do texto. O material coletado serviu de base para a comprovação das hipóteses de que havia problemas de falta de motivação, leitura crítica e escrita de acordo com a norma padrão. Diante do quadro, foi elaborado um plano de ação com exercícios sobre metacognição (FLAVEL, 1979, SOLÉ, 1998), atividades inspiradas em sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2004), que contemplaram os níveis de leituras propostos pela semiótica francesa (GREIMAS E SEUS DISCÍPULOS), num processo de correção-interativa (RUIZ, 2015) e reescrita da escrita para a escrita (MARCUSCHI, 2010). São apresentados, portanto, aqui, a utilização da semiótica sincrética e sua importância como ferramenta para a abertura da percepção quanto ao sentido de enunciados que acoplam a linguagem verbal e não verbal, parte englobante de dissertação de mestrado defendida em 2016. Palavras-chave: Leitura Crítica, Semiótica Sincrética, Histórias em Quadrinhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Amorim, Douglas Carvalho, and Cleide Jane de Sá Araújo Costa. "Estratégias para o ensino da Covid-19 utilizando aplicativos de histórias em quadrinhos." REVISTA INTERSABERES 15, no. 36 (November 10, 2020): 556–80. http://dx.doi.org/10.22169/revint.v15i36.1989.

Full text
Abstract:
RESUMO Em um contexto de mudanças rápidas, trazidas pela doença Covid-19, aulas emergenciais passaram a ser realizadas por professores de forma online. Na área da Educação, possuímos meios alternativos para ensinar e aprender. Dessa forma, as histórias em quadrinhos ganharam a sala de aula, ao longo do tempo. Neste sentido, a indagação que norteou este estudo foi: como, de acordo com as percepções de professores de Biologia, estratégias pedagógicas de ensino sobre a Covid-19 podem ser mediadas com o uso de aplicativos de criação de HQs, durante as aulas remotas e após a pandemia? A hipótese que sustentou o trabalho foi a de que os professores de Biologia conseguem, sim, conceber essas estratégias de ensino. A abordagem do estudo foi qualitativa com um delineamento exploratório. Participaram da pesquisa cinco professores de Biologia. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados com a técnica Análise de Conteúdo, com o auxílio do software Atlas ti 7®. Como principais achados, o estudo revelou que os professores estabelecem essas estratégias de ensino a partir de suas vivências com HQs durante a infância, embora não conheçam, em sua maioria, aplicativos que façam a mediação com esses métodos. Conclui-se, também, que aplicativos do Google Play — voltados para a criação de HQs — podem contribuir para o ensino emergencial e no âmbito da pós-pandemia, através do ensino híbrido. Palavras-chave: Histórias em quadrinhos; Ensino de Biologia; Ensino remoto emergencial; Covid-19; Ensino híbrido. ABSTRACT In a context of rapid changes brought about by Covid-19 disease, emergency classes began to be held by online teachers. In the area of Education, we have alternative means to teach and learn.The comics, thus, gained the classroom scenery over time. In this sense, the question that guided this study was: how, according to the perceptions of Biology teachers, pedagogical strategies of teaching about Covid-19 can be mediated with the use of apps for the creation of comic books, during remote classes and after the pandemic? The hypothesis that supported the work was that Biology teachers can, yes, conceive these teaching strategies. The approach of the study was qualitative with an exploratory design. Five Biology teachers participated in the research. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed with the content analysis technique, with the help of Atlas ti 7®. As main findings, the study revealed that teachers can establish these teaching strategies based on their experiences with comic books during childhood, although they do not know, for the most part, apps that mediate with these methods. It is also concluded that Google Play apps — aimed at creating comic books — can contribute to emergency education and also in the post-pandemic scope, through hybrid teaching.Keywords: Comics. Biology teaching; Emergency remote education; Covid-19; Hybrid teaching. RESUMENEn un contexto de cambios rápidos provocados por la enfermedad Covid-19, los maestros comenzaron a impartir clases de emergencia en forma online. En el área de la Educación, tenemos a nuestra disposición medios alternativos para enseñar y aprender. De esa manera, con el tiempo, las historietas han ido ganando gradualmente el escenario del aula. En este contexto, la pregunta que orientó este estudio fue: ¿cómo, en la percepción de los profesores de Biología, posibles estrategias pedagógicas de enseñanza sobre Covid-19 pueden mediarse con el uso de aplicativos de creación de HQ en el contexto actual de clases remotas y también después de la pandemia? La hipótesis que apoyó el trabajo fue que los profesores de Biología pueden efectivamente idear esas estrategias. El enfoque del estudio fue cualitativo con diseño exploratorio. Participaron de la investigación cinco profesores de Biología. Los datos se recopilaron mediante entrevistas semiestructuradas y se analizaron utilizando la técnica de Análisis de Contenido, con la ayuda del software Atlas ti 7®. Como hallazgos principales, el estudio reveló que los docentes pueden concebir estrategias de enseñanza a partir de sus experiencias con las historietas durante la infancia, aunque muchos no conozcan aplicativos que permitan hacer la mediación con esos métodos. Se concluye, también, que los aplicativos de Google Play ― destinados a la creación de HQ ― pueden contribuir para la educación de emergencia y también en la postpandémica, por medio de una enseñanza híbrida.Palabras-clave: Cómics; Enseñanza de Biología; Educación remota de emergencia; Covid-19. Enseñanza híbrida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Souza, Gustavo Lopes de. "Maravilha e ideologia na bande dessinée medievalista." Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte 16, no. 2 (December 2, 2017): 486–510. http://dx.doi.org/10.26512/vis.v16i2.20777.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a presença de elementos literários e iconográficos da Idade Média na história em quadrinhos (HQ) Les Compagnons du Crépuscule, de François Bourgeon. Apontam-se, inicialmente, as especificidades dos quadrinhos francófonos no que toca à sua abordagem do medievo, discutindo-se também como tais especificidades são devedoras de abordagens mais antigas da Idade Média pela cultura francesa. Em seguida, discute-se como essas abordagens se combinam com o gênero literário fantasy, de origem britânica, para moldar o medievo de algumas HQ francesas, entre as quais se incluem Les Compagnons du Crépuscule. Discute-se, por fim, como seu autor, apoiando-se na fantasy, na tradição medievalista francófona e no domínio do imaginário medieval conhecido por maravilhoso, os combina de modo a emprestar novos sentidos a suas fontes medievais e a transcender suas influências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Silva, Andressa Viana da, and Natália Cristine Prado. "UMA ANÁLISE DA PROSÓDIA VISUAL IMAGÉTICA NA GRAPHIC NOVEL “LAÇOS”." Revista X 15, no. 2 (June 25, 2020): 30. http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v15i2.73660.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa analisa a Prosódia Visual Imagética, isto é, a prosódia que pode ser percebida a partir das ilustrações que acompanham a linguagem verbal das Histórias em Quadrinhos (HQs). Assim, observamos as imagens de expressões faciais e gestos simultâneos à fala dos balões que funcionam como Marcadores Prosódicos Visuais Imagéticos (MPVI) na Graphic Novel “Laços”, de autoria dos irmãos Vitor Caffaggi e Lu Caffaggi. Com este estudo, foi possível perceber também que os Marcadores Prosódicos Lexicais (MPL) tradicionalmente presentes em outros gêneros escritos narrativos, como romances (CAGLIARI, 2002), não aparecem nesta HQ. Nossa hipótese é a de que isso ocorre, pois, diferentemente das narrativas clássicas, em uma novela gráfica, as imagens participam da narração da história, de modo que elas podem ser construídas sem a presença de um narrador, o que resulta em outras manifestações prosódicas características do hipergênero HQs, como os MPVI. Esperamos, com este estudo, contribuir para a reflexão sobre as diferentes manifestações da prosódia em HQs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Almeida, Claudia B. V. "O uso do Hagáquê (HQ) como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem numa Escola de Programa de Ensino Integral / The use of HQ as a tool in the process of teaching and learning in a School of Comprehensive Education Program." Revista Internacional de Tecnologías en la Educación 5, no. 1 (November 27, 2018): 33–42. http://dx.doi.org/10.37467/gka-revedutech.v5.137.

Full text
Abstract:
ABSTRACT This study is part of a master's thesis, whose objective is to analyze the use of TICs as educational tools in a multidisciplinary project. Comics were developed based on environmental themes using Hagáquê (HQ) software. The process was fully evaluated in all stages and in an interdisciplinary way, through the construction of stories, production of handmade drawings, manuscripts and scanned and questionnaires. With this research, we hope to contribute to a reflection on the use of technological tools, how they can help in the educational process and to illustrate the difficulties presented by students in the use of these resources. RESUMOEste estudo é parte da pesquisa de uma dissertação de mestrado e tem por objetivo analisar a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) como ferramentas educacionais através do uso do software Hagáquê (HQ) em um projeto multidisciplinar. Para o desenvolvimento desta pesquisa, de caráter qualitativo, escolhemos uma escola do Programa Ensino Integral da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), localizada em Sorocaba/SP, Brasil. O público alvo foram alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), para seu estudo de caso. Foram utilizadas como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo, na qual os alunos foram avaliados em diferentes etapas. A proposta foi o desenvolvimento de histórias em quadrinhos, baseados em temas ambientais utilizando o software Hagáquê (HQ). O processo de ensino e aprendizagem foi avaliado integralmente em todas as etapas e de forma interdis-ciplinar, através da construção de histórias, produção de desenhos artesanais, manuscritos e digitalizados, utilizando o programa Hagáquê (HQ) e de um questionário de avaliação do Projeto. Espera-se, com esta pes-quisa, contribuir para uma reflexão sobre como as ferramentas tecnológicas podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem e ilustrar as dificuldades apresentadas por alunos na utilização desses recursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Duarte, José. "A propósito de Judge Dredd: uma distopia contemporânea." PerCursos 21, no. 47 (January 28, 2021): 108–29. http://dx.doi.org/10.5965/1984724621472020108.

Full text
Abstract:
Passada num ambiente distópico, Judge Dredd é uma obra de HQ que centra a sua atenção em temas como o totalitarismo, autoritarismo, a violência ou os perigos da tecnologia. O estudo aqui apresentado procura olhar para a obra de Wagner e Ezquerra explorando, em primeiro lugar, o universo da personagem Dredd, para depois analisar as duas adaptações cinematográficas (1995, 2012) que se lhe seguiram e a forma como estas refletem as ansiedades do seu tempo. Desse modo, o objetivo deste estudo é perceber como Dredd, mas também Mega-City One (local onde se passa a narrativa), têm sido usados enquanto reflexo da contemporaneidade e como forma de denunciar os potenciais perigos de um (futuro) mundo distópico. Palavras-chave: Juiz Dredd. Distopia. Totalitarismo. Histórias em quadrinhos. Cinema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Vasconcelos, Silvia Ines Coneglian Carrilho de. "AS IMAGENS DO EU E DO OUTRO (ESTRANGEIRO) EM ASTERIX." Open Minds International Journal 2, no. 1 (April 19, 2021): 116–24. http://dx.doi.org/10.47180/omij.v2i1.103.

Full text
Abstract:
Asterix, a personagem central da famosa História em Quadrinhos francesa de Goscinny e Uderzo, juntamente com as personagens Obelix, Paronamix, Idéiafix, entre outros, podem ser considerados como representantes de uma “francesidade” discursivo-identitária. Dos enunciados verbais e das representações imagéticas da história em quadrinhos é possível evidenciar relações de poder e projeção de imagens de gauleses (o eu) e, por extensão, os franceses, bem como de romanos e, por extensão, qualquer não-francês (o outro, o estrangeiro). Nosso objetivo neste texto é apresentar uma análise discursiva, na perspectiva da Análise do Discurso francesa, das representações imaginárias do eu e do outro na referida HQ. A partir da análise empreendida é possível indicar a positivação da imagem do(s) EU(s), como os gauleses (leia-se os franceses) e a negativação da imagem do(s) OUTRO(s), como os romanos (leia-se o estrangeiro).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Oliveira, Flávia Alves de Castro, and José Carlos Moreira de Souza. "O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES E CONCOMITANTES." Revista Prática Docente 4, no. 2 (December 27, 2019): 775–90. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2019.v4.n2.p775-790.id475.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo apresentar o produto educacional, na forma de História em Quadrinhos (HQ), intitulada “Conversa entre amigos”, desenvolvida com base nos resultados da pesquisa “Evasão escolar no ensino técnico profissionalizante: um estudo de caso no Instituto Federal Goiano – Campus Ceres”. A referida pesquisa foi pautada na análise dos fatores determinantes para a ocorrência da evasão escolar no Curso Técnico em Informática Subsequente/Concomitante noturno do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres e na percepção de discentes, docentes e equipe pedagógica acerca desse fenômeno. Na construção do material aqui apresentado, foram observados aspectos relativos ao desenvolvimento de produtos educacionais, estabelecendo algumas unidades de sentido entre o problema da evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a História em Quadrinhos e o mundo do trabalho. Como resultados, destaca-se a disponibilização da HQ em plataforma digital, com a possibilidade de espelhar outras práticas, incentivar o desenvolvimento de ações que busquem reduzir os índices de evasão no curso pesquisado, além de contribuir para que jovens e adultos que ingressam a EPT não interrompam os percursos formativos ao longo da trajetória escolar e, como cidadãos que vivem do trabalho, possam também dar prosseguimento nos estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Santos, Jucilene Santana, Filipe Silva de Oliveira, and Adjane Da Costa Tourinho e. Silva. "Uma história em quadrinhos para mobilizar as interações discursivas em uma sequência de ensino e aprendizagem de química." ACTIO: Docência em Ciências 5, no. 3 (November 7, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v5n3.11391.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta uma discussão acerca das contribuições da aplicação de uma História em Quadrinhos (HQ), inserida em uma sequência de ensino e aprendizagem (SEA) de Química, para as interações discursivas e o engajamento dos alunos. A SEA foi aplicada, como oficina, para 27 alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino. Os dados escritos, bem como as aulas registradas em vídeo, foram submetidos à análise por meio de categorias dispostas na literatura. Foram focalizados, na análise, os padrões de interação, os tipos de perguntas dos alunos e o seu engajamento, considerando-os como elementos relevantes para a aprendizagem, de acordo com uma perspectiva sociocultural de educação. A pesquisa justifica-se tendo-se em vista a importância de investimentos na compreensão do potencial de recursos didáticos no ensino de Ciências que favoreçam as interações que se desenvolvem no plano social da sala de aula. Os resultados apontam que a HQ aplicada ao longo da SEA contribuiu para fomentar as discussões em torno do tema proposto, “qualidade da água”, por meio das quais foi possível verificar o engajamento dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Caseira, Fabiani Figueiredo, and Joanalira Corpes Magalhães. "MENINAS E JOVENS NAS CIÊNCIAS EXATAS, ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO: RAÇA-ETNIA, GÊNERO E CIÊNCIA EM ALGUNS ARTEFATOS." Diversidade e Educação 7, Especial (October 31, 2019): 259–75. http://dx.doi.org/10.14295/de.v7iespecial.9526.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente artigo é analisar alguns materiais produzidos a partir de alguns projetos que fizeram parte da chamada “Meninas e jovens na ciências exatas, engenharias e computação 18/2013”, com relação aos marcadores sociais de gênero e raça-etnia. Este trabalho, se fundamenta a partir dos campos teóricos dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, nas suas vertentes pós-estruturalistas. Para produção dos dados investigamos os projetos contemplados e mapeamos aqueles que possuíam página na internet, a fim de analisar os artefatos culturais, produzidos e disponibilizados no endereço eletrônico dos mesmos. Encontramos 14 projetos, com uma grande amplitude de materiais. Optamos em analisar as Histórias em Quadrinhos (HQ) e os Almanaques. Ambos materiais não apresentavam mulheres cientistas negras. No Almanaque encontramos pessoas negras, como parte integrante da história, porém escutando os conceitos científicos que outra pessoa estava explicando. Consideramos que tais artefatos podem servir de subsídio para professoras/es utilizarem nas escolas enquanto ferramentas didático-pedagógicas para discussão das questões relacionadas a gênero e ciência na sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Franchini Silva, Bianca. "A origem do mundo: uma história cultural da vagina ou a vulva vs. o patriarcado, de Liv Strömquist." Cadernos de Gênero e Diversidade 6, no. 3 (January 26, 2021): 430. http://dx.doi.org/10.9771/cgd.v6i3.35985.

Full text
Abstract:
<p>Ao desemaranhar Histórias em Quadrinhos (HQs) escritas por mulheres, atesta-se, a partir da análise (arqueogenealógica - Michel Foucault) discursiva dos enunciados e das contribuições dos estudos feministas, a problematização dos discursos de gênero, em que se presencia a viabilidade para a existência de falas femininas e de reivindicações de suas vontades (Ana Paula BARROS, 2017; 2019). As HQs são <em>gêneros discursivos</em> (à luz de BAKHTIN apud Robson COSTA, 2009) que, quando produzidas por quadrinistas homens, têm, em sua maioria, suas personagens mulheres representadas com uma feminilidade sensual, curvilínea e subserviente (Jessica EUGÊNIO, 2017). Se, há várias gerações, as mocinhas, de imagens dóceis e passivas eram preeminentes, as personagens mulheres nas HQs passaram a ser estereotipadas como personagens fortes e sensuais (Denise SIQUEIRA; Marcos VIEIRA, 2008), com corpos erotizados (BOFF, 2014; Ediliane BARROS, 2017). A hipersexualização do corpo da mulher, circunscrita pelo fetiche e imposta e repetida como padrão estético e como molde social, passa a ser denunciada e abandonada nos quadrinhos de mulheres, estes que têm um traço ou estilo identitário (EUGÊNIO, 2017). Sob o alicerce de sua formação em ciências sócias e, evidentemente, sob respaldos de suas próprias relações sociais, Liv Strömquist (2018), em <em>A origem do mundo: uma história cultural da vagina ou a vulva vs. o patriarcado</em> (título original, em sueco, <em>Kunskapens Frukt</em>), serve-se da HQ para pontear reflexões que permeiam as práticas culturais e institucionais, que se sucederam ao longo da história, de submissão dos corpos das mulheres. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Lopes de Souza, Gustavo. "NOSTALGIA, UTOPIA E REGENERAÇÃO:A IDADE MÉDIA DE CAMELOT 3000." Fênix - Revista de História e Estudos Culturais 16, no. 1 (June 30, 2019): 1–21. http://dx.doi.org/10.35355/000006.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a presença, na história em quadrinhos (HQ) Camelot 3000 (1983-85) de temas oriundos da literatura medieval, particularmente do romance de cavalaria Le Morte d’Arthur, de Thomas Malory, que a HQ em parte continua e em parte adapta. Busca-se demonstrar como as escolhas envolvidas nessa adaptação servem a um discurso duplamente alicerçado: de um lado, forças diabólicas oriundas do medievo se amalgamam aos problemas de um apocalíptico ano 3000, como campos de concentração e uso abusivo da ciência, de modo a constituírem um bloco maléfico claramente discernível; contrapõem-se a este, de outro lado, aspectos heróicos e miraculosos da Idade Média. Discute-se, então, como o discurso daí produzido apresenta, nostalgicamente, o retorno à Idade Média como solução para os males do presente, do qual o futuro distante da HQ não é mais que um espelho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Silva, Fábio De Oliveira. "Ultron: desmascarando os heróis." Diálogo, no. 43 (April 13, 2020): 21. http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i43.5881.

Full text
Abstract:
Faz quase uma década que os filmes de super-heróis levam milhões de pessoas ao cinema. Por óbvio que esse gênero de filme já existia, assim como as próprias HQ´s (Histórias em Quadrinhos). Contudo, seja pela evolução da tecnologia de filmagem e pós-produção, pelo marketing ou mesmo por aspectos econômicos, a realidade é que esses filmes, em especial da Marvel, transformaram a indústria do entretenimento. A grande base de seus personagens vem das criações de Stan Lee. Mas nem sempre os heróis são o que parecem. Esse artigo apresenta Ultron, personagem não criado por Stan Lee e, por isso, utilizado para iniciar a crítica de parte de seus heróis. Ultron auxiliará a compreender melhor esses personagens, sua estrutura comum e se eles são o que suas imagens dizem ser.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography