Academic literature on the topic 'Historiografia literária brasileira'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Historiografia literária brasileira.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Historiografia literária brasileira"

1

De Souza, Roberto Acízelo, and José Luís Jobim. "CRÍTICA E HISTORIOGRAFIA LITERÁRIA BRASILEIRAS." REVISTA DE LETRAS - JUÇARA 4, no. 1 (July 6, 2020): 268–80. http://dx.doi.org/10.18817/rlj.v4i1.2302.

Full text
Abstract:
Os estudos literários brasileiros, depois de manifestações esparsas no período colonial, representadas pela atividade de academias literárias fundadas no século XVIII, só se expandiram efetivamente ao longo do século XIX. A produção literária nacional cresceu em quantidade e qualidade, assim como os estudos literários, que, por um lado, eram demandados por esta produção – a qual, afinal de contas, necessitava ser estudada e avaliada -, mas, por outro lado, estimulavam esta criatividade, ao estabelecerem como critério de valor o alinhamento da ficção, poesia e dramaturgia com a agenda nacionalista. Como resultado, de 1820 a 1880, os estudos literários no Brasil passaram por um período de expansão e diversificação. Se nos anos 1800 a educação literária foi conduzida no ensino de segundo grau, de 1930 em diante cursos de literatura em nível universitário começaram a estabelecer-se no Brasil. Neste artigo, faremos uma breve introdução à crítica e à historiografia literária brasileira, desde seus primórdios até o presente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Baumgarten, C. "A Historiografia Literária Brasileira: Experiências Contemporâneas." Todas as Letras: Revista de Língua e Literatura 16, no. 2 (October 24, 2014): 27–38. http://dx.doi.org/10.15529/1980-6914/letras.v16n2p27-38.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Baumgarten, Carlos Alexandre. "A historiografia literária brasileira: experiências contemporâneas." Navegações 7, no. 1 (October 8, 2014): 08. http://dx.doi.org/10.15448/1983-4276.2014.1.18847.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Maurício. ""LITERATURA É ÓCIO": DIMENSÕES ESTÉTICAS DO MODELO ACADÊMICO NA LITERATURA BRASILEIRA DO INÍCIO DO SÉCULO XX." REVISTA DE LETRAS - JUÇARA 4, no. 1 (July 6, 2020): 76–96. http://dx.doi.org/10.18817/rlj.v4i1.2217.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa o contexto cultural do pré-modernismo brasileiro, destacando o processo de canonização do autor pela historiografia literária e revela outros aspectos estéticos e literários da Literatura Brasileira. Além disso, este artigo analisa as possíveis relações entre autores pré-modernistas e a Academia Brasileira de Letras, durante a passagem do século XIX para o XX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, Helena. "Historiografia literária brasileira hoje: hibridismo e multiplicidade." Revista Odisseia 5, Especial (December 20, 2020): 64–84. http://dx.doi.org/10.21680/1983-2435.2020v5nespecialid23044.

Full text
Abstract:
A história da literatura brasileira registrada em compêndios e obras de referência apresenta, em sucessivos movimentos, os escritores, as obras e suas circunstâncias, desde o período colonial até o final do século passado. A partir deste último período, todavia, nota-se nessas obras uma certa incompletude, decorrente, entre outras razões, do tempo necessário aos procedimentos de seleção, análise e interpretação de dados sobre a variada e volumosa produção literária. Decorridos já dois decênios do século XXI, propõe-se neste artigo a retomada e a complementação das tendências da produção recente, tais como o hibridismo, a multiplicidade e a heterogeneidade, em suas relações de continuidade ou ruptura com a produção do século passado. Espera-se reunir neste texto subsídios para complementar a construção da historiografia literária brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Canarinos, A. K. "O “Caso” Sousândrade na Historiografia Literária Brasileira." Revista Scripta Alumni, no. 14 (December 30, 2015): 65–81. http://dx.doi.org/10.18304/1984-6614/scripta.alumni.n14p65-81.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dayrell, João Guilherme. "O barroco e a ordem pós-burguesa: se um extravio na formação do sistema literário brasileiro." Nau Literária 15, no. 2 (December 3, 2019): 133–59. http://dx.doi.org/10.22456/1981-4526.102664.

Full text
Abstract:
Partiremos da ressalva feita por Haroldo de Campos em “O paradigma aberto”, último capítulo de O sequestro do barroco na Formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Matos (1986), para destacar dois momentos da obra de Antônio Cândido, quais sejam, Formação da literatura brasileira (1959) e “Dialética da malandragem” (1970). Assim, demonstraremos: 1) a reconfiguração da proposição historiográfica de um sistema literário na passagem de um texto ao outro a partir do trabalho crítico e, 2) os instrumentos que este reposicionamento confere para reduzir o modo de ser nacional à forma de vida de uma classe oprimida, operação originalmente dialética nos estudos literários brasileiros, segundo “Pressupostos, salvo engano, de ‘Dialética da malandragem” (1987), de Roberto Schwarz. Doravante, tomaremos origem deste novo sistema, a saber, a sátira barroca de Gregório de Matos, para mostrar seu percurso pela critica e historiografia literária brasileira e especular como sua recepção extraviada, caso se adote a tese de João Adolfo Hansen em A sátira e o engenho (1989), pode conferir um caráter ambíguo às funções do “modo de ser brasileiro” como parte e processo da cena contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Carolina Do Socorro Antunes. "O espaço da literatura oral na historiografia literária brasileira." Revista do Centro de Estudos Portugueses 18, no. 22 (June 30, 1998): 189. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.18.22.189-199.

Full text
Abstract:
<p>Neste artigo, faz-se uma breve reflexão sobre o lugar ocupado pela literatura oral na historiografia literária brasileira. Nesse sentido, os estudos dessa modalidade de literatura são associados aos da corrente não-oficial da história, a partir dos quais se vislumbra a possibilidade de inclusão da literatura oral nessa historiografia literária.</p><p>Dans cette article, on fait une brève réflexion à propos du lieu occupé par la littérature orale dans l’historiographie littéraire brésilienne. Dans ce sens là, les études de cette modalité de littérature sont associés à celles du courant nonofficiel de l’histoire à partir desquelles on peut entrevoir la possibilité de l’inclusion de la littérature orale dans cette historiographie littéraire.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Castrillon-Mendes, Olga Maria. "Taunay viajante: uma contribuição para a historiografia literária brasileira." Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, no. 46 (February 1, 2008): 217. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i46p217-240.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Regina Delácio Fernandes, Célia. "LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ESTATUTO LITERÁRIO." MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944 1, no. 21 (June 4, 2016): 129. http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i21.3213.

Full text
Abstract:
Este artigo procura investigar qual é o papel da literatura infanto-juvenil brasileira na instituição literária. Nesse percurso, registra algumas importantes declarações e silêncios da crítica e da historiografia literária, abordando alguns dos problemas mais relevantes para a questão da legitimação do gênero destinado a crianças e jovens no Brasil. Assim, mostra que as dificuldades da inclusão da literatura infanto-juvenil nas histórias literárias devem-se às suas condições de produção, circulação e recepção, e aos critérios de avaliação de uma parcela significativa da crítica literária contemporânea considera como sendo obra literária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Historiografia literária brasileira"

1

Freitas, Eduardo da Silva de. "A forma da história: o cânone da historiografia literária brasileira." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=580.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõe uma leitura dos livros que compõem o cânone da historiografia literária brasileira: a História da Literatura Brasileira, de Sílvio Romero, a História da Literatura Brasileira, de José Veríssimo, a Formação da Literatura Brasileira, de Antonio Candido e a História Concisa da Literatura Brasileira, de Alfredo Bosi. São tais obras consideradas como gêneros discursivos oriundos de práticas sociais, já que, a despeito das suas diferenças, caracterizam-se por apresentarem um modo de organização discursiva muito semelhante e por estarem inseridas no mesmo conjunto de práticas. Desse modo, o presente trabalho rastreia e identifica os tópicos discursivos que as irmanam, além de analisar o modo de funcionamento desses tópicos na valorização dos períodos, das obras literárias e dos autores que integram a história da literatura brasileira
This work propose the lecture of the books that compose the canon of brazilian literary historiografy: the História da Literatura Brasileira, by Sílvio Romero; the História da Literatura Brasileira, by José Veríssimo; the Formação da Literatura Brasileira, by Antonio Candido and the História Concisa da Literatura Brasileira, by Alfredo Bosi. Those works are considered as speech genres coming from social practices, once that, in spit of their diferences, they are characterized by showing a very similar way of organizing the speechs and because they are inserted at the same set of practices. Therefore, the present work investigates and identifies the speech topics that join them besides analise the mode of working of these topics in the valuation of the periods, the literary works and the authors that integrate the brazilian literature history
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Braga, Fabio William Lopes. "A carta de Caminha e o conceito de literatura na historiografia literária brasileira /." Assis : [s.n.], 2009. http://hdl.handle.net/11449/94012.

Full text
Abstract:
Orientador: Sílvia Maria Azevedo
Banca: Álvaro Santos Simões Junior
Banca: Ana Paula Franco Nóbile Brandileone
Resumo: Ao longo da história, muitos estudiosos tentaram definir o que distinguiria a literatura das demais manifestações culturais de uma sociedade. A distinção entre ficção e realidade, apesar de válida enquanto tentativa de caracterizar os textos literários, não deixa de ser problemática, pois que as histórias em quadrinhos são ficção, mas não são consideradas como literatura; os autores do Gênesis achavam que escreviam a verdade histórica, mas alguns o lêem hoje como fato e outros, como ficção. Se não existe um texto que seja de todo ficcional ou de todo realidade, há ainda a considerar que qualquer texto escrito pode ser lido subjetivamente. Tendo em vista as mudanças do conceito de literatura, o objetivo desta pesquisa é analisar algumas histórias da literatura brasileira, bem como as leituras que elas fazem da Carta de Pero Vaz de Caminha. Ainda hoje há controvérsias no tocante à classificação da obra, considerada literatura por alguns historiadores da literatura brasileira, enquanto outros a remetem para a história. A partir do estudo das concepções literárias presentes na historiografia literária brasileira, a análise das leituras de Sílvio Romero, José Veríssimo, Araripe Júnior, Afrânio Coutinho, Antonio Candido, Alfredo Bosi e Luiz Roncari, a respeito da Carta de Caminha, permitirá a apreensão da sensível modificação do conceito de literatura brasileira ocorrida ao longo do tempo.
Abstract: Over the history, many researchers tried to define what would distinguish the literature from the other cultural manifestations of the society. The distinction among fiction and reality, despite to be valid while attempt of characterization of literary works, is problematic, because comic strips are fiction, but they are not considered as literature; Genesis' authors thought they wrote the true story, but today some people read it as a fact and others as fiction. If there is not a fictional or true text, any writing can be read subjectively. Considering changes in the literature's concept, the aim of this work is to analyze the brazilian literary historiography and its reading about the Caminha's Letter. At present there is still different way of thinking about the classification of the work, considered literature by some historians of the brazilian literature, while others analyze it as an historical document. From study of the concept of literature present in the brazilian literary historiography, the analysis of the readings of Sílvio Romero, José Veríssimo, Araripe Júnior, Afrânio Coutinho, Antonio Candido, Alfredo Bosi and Luiz Roncari, about the Caminha's Letter, will let to understand the changes of the brazilian literature's concept over the time.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Braga, Fabio William Lopes [UNESP]. "A carta de Caminha e o conceito de literatura na historiografia literária brasileira." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2009. http://hdl.handle.net/11449/94012.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:51Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2009-12-22Bitstream added on 2014-06-13T20:09:00Z : No. of bitstreams: 1 braga_fwl_me_assis.pdf: 482811 bytes, checksum: 039b4d92f5a7a0fb65d5e36867059eba (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Ao longo da história, muitos estudiosos tentaram definir o que distinguiria a literatura das demais manifestações culturais de uma sociedade. A distinção entre ficção e realidade, apesar de válida enquanto tentativa de caracterizar os textos literários, não deixa de ser problemática, pois que as histórias em quadrinhos são ficção, mas não são consideradas como literatura; os autores do Gênesis achavam que escreviam a verdade histórica, mas alguns o lêem hoje como fato e outros, como ficção. Se não existe um texto que seja de todo ficcional ou de todo realidade, há ainda a considerar que qualquer texto escrito pode ser lido subjetivamente. Tendo em vista as mudanças do conceito de literatura, o objetivo desta pesquisa é analisar algumas histórias da literatura brasileira, bem como as leituras que elas fazem da Carta de Pero Vaz de Caminha. Ainda hoje há controvérsias no tocante à classificação da obra, considerada literatura por alguns historiadores da literatura brasileira, enquanto outros a remetem para a história. A partir do estudo das concepções literárias presentes na historiografia literária brasileira, a análise das leituras de Sílvio Romero, José Veríssimo, Araripe Júnior, Afrânio Coutinho, Antonio Candido, Alfredo Bosi e Luiz Roncari, a respeito da Carta de Caminha, permitirá a apreensão da sensível modificação do conceito de literatura brasileira ocorrida ao longo do tempo.
Over the history, many researchers tried to define what would distinguish the literature from the other cultural manifestations of the society. The distinction among fiction and reality, despite to be valid while attempt of characterization of literary works, is problematic, because comic strips are fiction, but they are not considered as literature; Genesis’ authors thought they wrote the true story, but today some people read it as a fact and others as fiction. If there is not a fictional or true text, any writing can be read subjectively. Considering changes in the literature’s concept, the aim of this work is to analyze the brazilian literary historiography and its reading about the Caminha’s Letter. At present there is still different way of thinking about the classification of the work, considered literature by some historians of the brazilian literature, while others analyze it as an historical document. From study of the concept of literature present in the brazilian literary historiography, the analysis of the readings of Sílvio Romero, José Veríssimo, Araripe Júnior, Afrânio Coutinho, Antonio Candido, Alfredo Bosi and Luiz Roncari, about the Caminha’s Letter, will let to understand the changes of the brazilian literature’s concept over the time.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Renato, Luiz. "Historiografia literária e formação do cânone : Ana Miranda, Augusto dos Anjos e Olavo Bilac/." São José do Rio Preto : [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/11449/103702.

Full text
Abstract:
Orientador: Orlando Nunes de Amorim
Banca: Antonio Roberto Esteves
Banca: Márcio Roberto do Prado
Banca: Álvaro Luiz Hattnher
Banca: Márcio Scheel
Resumo: Ana Miranda é ficcionista desde 1989 quando publicou o romance Boca do Inferno, tido por muitos críticos como biografia romanceada do poeta baiano Gregório de Matos Guerra, conquistando o prêmio Jabuti de 1990 com essa obra. A escritora levou o mesmo prêmio em 2003, com a narrativa Dias e Dias, ambientado à época do romantismo brasileiro e que traz a figura de Antonio Gonçalves Dias como personagem central. Em A Última Quimera, Augusto dos Anjos e Olavo Bilac são personagens, com destaque para o cenário carioca do início do século XX - a belle époque nacional, contraponto estético parnasiano-simbolista em que surge a poesia escatológica de Augusto dos Anjos. Neste romance a escritora sai em busca de colocar o poeta paraibano ao lado de Bilac, reescrevendo uma página importante de nossa historiografia literária. Ao contrário da maioria dos trabalhos acadêmicos que compõem a fortuna crítica da autora, em Historiografia literária e fundação do cânone: Ana Miranda, Augusto dos Anjos e Olavo Bilac, acredito que sob a ótica do romance-ensaio Ana Miranda subverte a historiografia literária oficial trazendo as personagens dos poetas de maneira alegórica na reconstrução de um cenário em que se forma o cânone literário nacional. As relações entre a literatura e a história se desenvolvem alicerçadas por um enredo composto por cartas, poemas e curiosidades da cultura brasileira estabelecendo um jogo entre tradição e ruptura na construção narrativa em que Augusto dos Anjos e Olavo Bilac se equiparam como importantes poetas da literatura brasileira. Ao revisitar a historiografia à época da publicação da terceira edição do Eu e outras poesias, em 1928, Miranda nos apresenta as implicações ideológicas da formação do cânone pela voz de um narrador autodiegético. Estamos diante de um romance-ensaio... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Ana Miranda has been a novelist since 1989 when her novel Boca do Inferno was published. The novel was considered by many critics as a biographical romance of a poet from Bahia called Gregório de Matos. This work awarded her prize Jabuti in 1990. She also won the Jabuti Award for her novel Dias e Dias in 2003 whose narrative reminds us of Brazilian Romanticism, having as a central character Antonio Gonçalves Dias. The novel A Última Quimera, Augusto dos Anjos and Olavo Bilac are characters who depict a setting in Rio de Janeiro that happens at the beginning of XX century - the national belle époque, making a contrast between the two movements Parnassianism and Symbolism in which appear the eschatological poetry of Augusto dos Anjos. In relation to this novel, Ana Miranda tries to put the poet from Paraíba besides Bilac, rewriting a very important page of our literary historiography. On the contrary the major academic works that form the most precious critical of the author is the Historiography literary and the foundation of the canon: I have believed that Ana Miranda, Augusto dos Anjos and Olavo Bilac's voices are behind of an essay-romance. Thus, Ana Miranda subverts the official literary historiography, bringing the characters that belongs to the poets mentioned above in an allegorical way, rebuilding a setting in which there is an effective consolidation of the national literary canon. The relationship between the literature and the history has been developed attached by a plot composed by letters, poems and by some curiosities of Brazilian culture. This has just established a game between tradition and a severance related to the way a narrative is formed in which Augusto dos Anjos and Olavo Bilac show us some symmetry as important poets of Brazilian literature. Reviewing the historiography in terms of the time in... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Molina, Diego Alejandro. "A historiografia literária na Argentina e no Brasil. Romantismo(s) e nacionalismo." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-21102011-102516/.

Full text
Abstract:
A literatura brasileira tem sido isolada dos estudos literários (acadêmicos, críticos e historiográficos) que tentam dar conta da chamada Literatura latinoamericana. Com um enfoque comparatista da produção historiográfica literária da Argentina e do Brasil românticos, esta pesquisa tem por objeto colocar em relação direta os processos discursivos que as elites letradas de cada país elaboraram no momento de criar (inventar) as nações emergentes. Desta forma se busca ressaltar as semelhanças dos processos sem extenuar nem forçar as comparações. O projeto contempla, também, a possibilidade de colocar em evidência alguns aspectos problemáticos das chamadas literaturas nacionais na atualidade. Para isso, analisar-se-á um corpus de textos de historiografia literária de ambos os países no contexto da produção historiográfica latinoamericana no século XIX, em particular, e ocidental, em geral. As ideias de romantismo, nacionalismo e historiografia literária e liberal do século XIX conformam o pano de fundo no qual se inscreve o projeto.
Brazilian literatura has been taken aside from literary studies (as academical, critical and historiographical) that try to comprise the so-called Latin American Literature. Based on a comparison between Argentinean and Brazilian historiographical literary production of romantic writers, this research had as object to make a direct relation between the discursive processe elaborated by the literate elites of each country while creating (inventing) emerging Nations-Satates. Therefore, we intend to emphasize the similarities of the processes without exhaust or forcing comparisons. The project considers also the possibility of highlighting some problematic aspects of the so-called current national literatures. In this regard, a corpus of written literary historiography of both countries will be analyzed in the historiographical production context of Latin America, particulary, and Occident, in general, during the 19th century. Ideas of romanticism, nationalism, and literary and liberal historiography configure the backdrop in wich the project is inscribed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Freitas, Eduardo da Silva de. "A historiografia literária brasileira: uma análise comparativa das obras de Ferdinand Wolf, Silvio Romero e José Veríssimo." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2013. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4954.

Full text
Abstract:
Este trabalho faz uma análise comparativa de algumas das principais obras de história literária do Brasil, publicadas no século XIX e início do século XX, escritas, respectivamente, por Ferdinand Wolf, Sílvio Romero e José Veríssimo. São analisadas as concepções de nacionalismo, de história e de literatura que veiculam, relacionando-as com as ideias que circulavam à época em que foram escritos Le Brésil Littéraire, de Ferdinand Wolf, a História da Literatura Brasileira, de Sílvio Romero, e a obra homônima de José Veríssimo. Sendo assim, além de analisar as obras comparativamente, o presente trabalho recupera o significado histórico que comportam, uma vez que as insere no quadro de referências vigentes no momento em que apareceram. Partindo do pressuposto de que a característica principal desses textos é a ideia de nacionalismo, estudam-se os significados atribuídos a este termo desde meados do século XIX até inícios do século XX, momento em que foram escritas aquelas histórias literárias. Ademais, relacionam-se as narrativas às variadas formas de se pensar a história, enquanto disciplina, nesse período, procurando identificá-las pelo modo como constroem a explicação histórica. Por fim, as ideias que apresentam a respeito da literatura são articuladas não só às concepções de nacionalismo e de história que aqueles textos veiculam, como também à reflexão que então se fazia
This study makes a comparative analysis of some of the major works of literary history of Brazil, published in the nineteenth and early twentieth century, written by Ferdinand Wolf, Silvio Romero and Jose Verissimo. It analyzes the concepts of nationalism, history and literature, relating them to ideas that circulated at the time they were written Le Brésil Littéraire, by Ferdinand Wolf, the History of Brazilian Literature, by Romero, and work namesake, by José Verissimo. Thus, besides analyzing the works together, it recovers the historical significance of these works, since the inserts in the frame of reference current at the time of appearance of the books that comprise the corpus. Assuming that the main characteristic of these texts is the idea of nationalism, it studies the meaning ascribed to this term since the mid-nineteenth through the early twentieth century, when these books were writte. Moreover, the narratives are related to different ways of thinking history, as a discipline, in that period, trying to identify them by how they build the historical explanation. Finally, the ideas we have about the literature are not only articulated the concepts of nationalism and history of those texts convey, but also the thought that it was undertaken
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lucena, Bruna Paiva de. "É fácil ver a chuva quando você não se molha : os gabinetes da historiografia literária e do cordel e as poéticas a céu aberto." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/22603.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2016.
Submitted by Camila Duarte (camiladias@bce.unb.br) on 2016-07-14T18:19:41Z No. of bitstreams: 1 2016_BrunaPaivadeLucena.pdf: 3535489 bytes, checksum: 0561aa2c50454d3a89e14a0c858b31c6 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2017-02-15T21:33:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_BrunaPaivadeLucena.pdf: 3535489 bytes, checksum: 0561aa2c50454d3a89e14a0c858b31c6 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-15T21:33:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_BrunaPaivadeLucena.pdf: 3535489 bytes, checksum: 0561aa2c50454d3a89e14a0c858b31c6 (MD5)
Esta tese insere-se em um rol de estudos que discutem a historiografia da literatura e do cordel brasileiros em um âmbito de revisão e questionamento de seus valores, parâmetros, paradigmas e métodos, com o intuito de trazer à tona tradições culturais que, por diversas circunstâncias históricas, sociais e ideológicas, não integram os estudos oficiais. Dado o caráter abrangente da abordagem, recortou-se um corpus representativo desse cenário, com obras paradigmáticas do contexto de produção da historiografia literária brasileira. O corpus de análise consistiu nas obras de Sílvio Romero, José Veríssimo, Afrânio Coutinho e Antonio Candido, e o do cordel, nas pesquisas da Casa de Rui Barbosa, de Átila Almeida e José Alves Sobrinho, de Raymond Cantel e da Coleção Biblioteca de Cordel da editora Hedra. Estabelecendo um quadro suplementar a esse corpus, foi estudada a obra do poeta Domingos Caldas Barbosa, que é considerada por essa crítica como menor, em razão de seus atributos orais e populares. A exclusão desse e de outros e outras poetas de nossa história literária é pensada por meio do cordel, empregado por Sebastiana Gomes de Almeida Job e Salete Maria da Silva, cujas obras são pensadas com base em teorias feministas e de gênero.
This thesis is inserted in a list of studies that discuss the history of literature and Brazilian cordel in a sense of reviewing and questioning its values, parameters, paradigms and methods in order to bring out cultural traditions that, for various historical, social and ideological circumstances, do not constitute the official studies. Given the comprehensive nature of the approach, a representative corpus of this scenario was selected, consisting of paradigmatic works of the Brazilian literary history. The analytical corpus includes the works of Sílvio Romero, José Veríssimo, Afrânio Coutinho and Antonio Candido; in turn, regarding cordel, the corpus is composed by the researches developed in Casa de Rui Barbosa, and the works of Átila Almeida and José Alves Sobrinho, Raymond Cantel and from the collection Biblioteca de Cordel, published by Hedra. As a supplementary framework to this corpus, we analyzed the works of Domingos Caldas Barbosa, who is considered an inferior poet by the mentioned critics, due to his oral and popular attributes. The exclusion from our literary history of Barbosa and other poets is debated by Sebastiana Gomes de Almeida Job and Salete Maria da Silva, whose cordels are based on feminist and gender theories.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, Maria Gorete Firmino de, and 92-98808-1893. "Projeto Teatral demônios de Qorpo-santo em Manaus." Universidade Federal do Amazonas, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6187.

Full text
Abstract:
Submitted by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2018-03-02T12:56:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_Maria Gorete Firmino de Lima.pdf: 6117541 bytes, checksum: 82065304b49cb0dbff58a2c76d7a5bf4 (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2018-03-02T12:56:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_Maria Gorete Firmino de Lima.pdf: 6117541 bytes, checksum: 82065304b49cb0dbff58a2c76d7a5bf4 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-03-02T12:56:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_Maria Gorete Firmino de Lima.pdf: 6117541 bytes, checksum: 82065304b49cb0dbff58a2c76d7a5bf4 (MD5) Previous issue date: 2017-10-18
The study aims to bring to light, reception issues from the staging of the Qorpo-Santo Devils Project by the Companhia Teatral A Rã Qi Ri, based on interviews, icnographic material and periodical consultations, analyzing its openness and its ethnocenology in what the spectacular. The staging of the spectacles brought to the public knowledge a part of the work of an author not mentioned in Brazilian literary historiography: José Joaquim de Campos Leão (1829-1883), self-titled Qorpo-Santo, has a complex work that came to the knowledge of critical and pubic in 1966, one hundred years after they were written. It is in the effort to add material to the author's critical fortune that this work is developed, his work is characterized by nonsense interventions in everyday instances.
O estudo visa trazer à luz, questões de recepção a partir da encenação do Projeto Demônios de Qorpo-Santo pela Companhia Teatral A Rã Qi Ri, a partir de entrevistas, material icnográfico e consultas em periódicos, analisando seu caráter aberto e sua etnocenologia no que tange à espetacularidade. A encenação dos espetáculos trouxe ao conhecimento do público manauara parte da obra de um autor pouco citado na historiografia literária brasileira: José Joaquim de Campos Leão (1829-1883), auto-intitulado Qorpo-Santo, possui uma obra complexa que chegou ao conhecimento da crítica e do púbico em 1966, cem anos depois de serem escritas. É no esforço de acrescentar material à fortuna crítica do autor que esse trabalho é desenvolvido, sua obra é caracterizada pelas intervenções do nonsense nas instâncias do cotidiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pinto, Luiz Renato de Souza [UNESP]. "Historiografia literária e formação do cânone: Ana Miranda, Augusto dos Anjos e Olavo Bilac." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/103702.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:32:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-08-27Bitstream added on 2014-06-13T18:44:18Z : No. of bitstreams: 1 pinto_lrs_dr_sjrp.pdf: 537558 bytes, checksum: 1865801234240cc97a23ead8d4455421 (MD5)
Ana Miranda é ficcionista desde 1989 quando publicou o romance Boca do Inferno, tido por muitos críticos como biografia romanceada do poeta baiano Gregório de Matos Guerra, conquistando o prêmio Jabuti de 1990 com essa obra. A escritora levou o mesmo prêmio em 2003, com a narrativa Dias e Dias, ambientado à época do romantismo brasileiro e que traz a figura de Antonio Gonçalves Dias como personagem central. Em A Última Quimera, Augusto dos Anjos e Olavo Bilac são personagens, com destaque para o cenário carioca do início do século XX – a belle époque nacional, contraponto estético parnasiano-simbolista em que surge a poesia escatológica de Augusto dos Anjos. Neste romance a escritora sai em busca de colocar o poeta paraibano ao lado de Bilac, reescrevendo uma página importante de nossa historiografia literária. Ao contrário da maioria dos trabalhos acadêmicos que compõem a fortuna crítica da autora, em Historiografia literária e fundação do cânone: Ana Miranda, Augusto dos Anjos e Olavo Bilac, acredito que sob a ótica do romance-ensaio Ana Miranda subverte a historiografia literária oficial trazendo as personagens dos poetas de maneira alegórica na reconstrução de um cenário em que se forma o cânone literário nacional. As relações entre a literatura e a história se desenvolvem alicerçadas por um enredo composto por cartas, poemas e curiosidades da cultura brasileira estabelecendo um jogo entre tradição e ruptura na construção narrativa em que Augusto dos Anjos e Olavo Bilac se equiparam como importantes poetas da literatura brasileira. Ao revisitar a historiografia à época da publicação da terceira edição do Eu e outras poesias, em 1928, Miranda nos apresenta as implicações ideológicas da formação do cânone pela voz de um narrador autodiegético. Estamos diante de um romance-ensaio...
Ana Miranda has been a novelist since 1989 when her novel Boca do Inferno was published. The novel was considered by many critics as a biographical romance of a poet from Bahia called Gregório de Matos. This work awarded her prize Jabuti in 1990. She also won the Jabuti Award for her novel Dias e Dias in 2003 whose narrative reminds us of Brazilian Romanticism, having as a central character Antonio Gonçalves Dias. The novel A Última Quimera, Augusto dos Anjos and Olavo Bilac are characters who depict a setting in Rio de Janeiro that happens at the beginning of XX century – the national belle époque, making a contrast between the two movements Parnassianism and Symbolism in which appear the eschatological poetry of Augusto dos Anjos. In relation to this novel, Ana Miranda tries to put the poet from Paraíba besides Bilac, rewriting a very important page of our literary historiography. On the contrary the major academic works that form the most precious critical of the author is the Historiography literary and the foundation of the canon: I have believed that Ana Miranda, Augusto dos Anjos and Olavo Bilac’s voices are behind of an essay-romance. Thus, Ana Miranda subverts the official literary historiography, bringing the characters that belongs to the poets mentioned above in an allegorical way, rebuilding a setting in which there is an effective consolidation of the national literary canon. The relationship between the literature and the history has been developed attached by a plot composed by letters, poems and by some curiosities of Brazilian culture. This has just established a game between tradition and a severance related to the way a narrative is formed in which Augusto dos Anjos and Olavo Bilac show us some symmetry as important poets of Brazilian literature. Reviewing the historiography in terms of the time in... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Freire, Márcio dos Santos [UNESP]. "Assunto brasileiro: crítica acadêmica e nacionalismo literário. 1960-1990." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/106321.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:35:37Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-08-23Bitstream added on 2014-06-13T20:46:37Z : No. of bitstreams: 1 freire_m_dr_sjrp_parcial.pdf: 91125 bytes, checksum: 0cf37ec968cdcd0ec41f6276793cc3c5 (MD5) Bitstreams deleted on 2015-06-30T11:22:00Z: freire_m_dr_sjrp_parcial.pdf,. Added 1 bitstream(s) on 2015-06-30T11:23:02Z : No. of bitstreams: 1 000671357.pdf: 1042055 bytes, checksum: eabd76fafab999675749d6141c2cb23e (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Este estudo resulta de pesquisa que buscou estudar, analisar e interpretar a relação entre a crítica literária acadêmica brasileira e a presença e permanência de problemas críticos, teóricos e historiográficos próprios ao nacionalismo literário na cultura brasileira da segunda metade do século XX. Teve o objetivo de explorar a discussão de problemas críticos, teóricos e historiográficos na obra de três críticos literários acadêmicos brasileiros de grande importância: Antonio Candido, Roberto Schwarz e Haroldo de Campos. Essa exploração se deu através de um ponto de vista que pretende ser, simultaneamente, crítico, teórico e historiográfico. Também teve o objetivo de mostrar como permanece na crítica literária acadêmica alguns dos mesmos problemas e dos mesmos dilemas nacionalistas que têm origem na primeira metade do século XIX. Buscou-se historiar, criticamente, o processo da constituição e desenvolvimento do propalado mal-estar intelectual que afeta intelectuais brasileiros de todos os matizes em razão daquilo que chamamos de cultura de ajustamento cultural e intelectual, mostrando que a reflexão sobre o mal-estar intelectual se tornou um valor próprio ao pensamento crítico literário brasileiro. Buscou-se, por fim, analisar a importância e a influência da Formação da literatura brasileira graças ao fato de o livro ter burlado o formato tradicional da historiografia literária nacional
This study results from the research that aimed at studying, analyzing and interpreting the relationship between the Brazilian academic literary criticism and the presence and permanence of critical, theoretical and historiographical problems peculiar to the literary nationalism in the Brazilian culture of the second half of century XX. It aimed at exploring the discussion of critical, theoretical and historiographical problems in the work of three Brazilian academic literary critics of great importance: Antônio Cândido, Roberto Schwarz and Haroldo de Campos. This exploration was carried out through a viewpoint that intends to be, simultaneously, critical, theoretical and historiographical. It also had the purpose of showing how some of the same problems and of the same nationalisit dilemas stand in the academic literary critics, originated in the first half of century XX. The aim was to critically write down the process of constitution and development of the spread uneasiness that affects brazilian intellectuals of all shades due to the so called culture of cultural and intellectual adjustment, showing that the thought about the intellectual uneasiness has become a value peculiar to the brazilian critical literary thinking. Finally, one aimed at analyzing the importance and the influence of the Brazilian literature formation thanks to the fact that the book has cheated the traditional format of the national literary historiography
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Historiografia literária brasileira"

1

Cardoso, Leon. Literatura de cordel: Uma questão da historiografia literária brasileira. Jacobina, BA: Clube de Autores, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography