Academic literature on the topic 'Hospital Adauto Botelho'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Hospital Adauto Botelho.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Hospital Adauto Botelho"

1

Carrion, Carla Torres Pereira, Lilian Rose Margotto, and Elizabeth Maria Andrade Aragão. "As causas das internações no Hospital Adauto Botelho (Cariacica, ES) na segunda metade do século XX." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 21, no. 4 (December 2014): 1323–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702014000400009.

Full text
Abstract:
Discutem-se aqui as formas de encaminhamento de pacientes ao Hospital Adauto Botelho, localizado em Cariacica, Espírito Santo. A pesquisa se deu por meio de prontuários médicos datados desde a inauguração em 1954 e de depoimentos de pessoas que trabalharam lá durante a segunda metade do século XX. Foram analisados 102 prontuários e entrevistadas quatro pessoas. A pesquisa dos prontuários mostra forte inserção da Chefatura de Polícia no processo de internação. As falas dos entrevistados reiteram esse ponto, mostrando também a longa duração das internações. São as histórias de vida dos internos que dão o tom deste trabalho. Conclui-se, a partir delas, que o Hospital Adauto Botelho, mais que uma instituição de tratamento, era um espaço de confinamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Wadi, Yonissa Marmitt, Beatriz Anselmo Olinto, and Attiliana De Bona Casagrande. "Filantropia, privatização e reforma: cenários da assistência psiquiátrica no estado do Paraná." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 22, no. 4 (December 2015): 1353–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702015000400009.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo discute as diferentes configurações da assistência psiquiátrica no Paraná, dos primeiros anos à contemporaneidade, considerando suas especificidades e relações com as políticas nacionais. A assistência iniciou-se em 1903, com a inauguração do Hospício Nossa Senhora da Luz, uma instituição filantrópica. Somente em 1954 o primeiro hospital público, o Hospital Colônia Adauto Botelho, começou a funcionar. Na década de 1960, a partir de convênios entre o governo estadual e hospitais privados para a instalação de leitos no interior, o processo de assistência psiquiátrica foi acelerado, assumindo uma perspectiva de privatização. Tal estratégia ensejou a configuração atual dessa assistência no estado, na qual o hospital especializado viceja, a despeito da existência de outros equipamentos preconizados pelas leis da reforma psiquiátrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gomes, Michel Barbosa. "LOUCURA FEMININA EM GOIÂNIA." Revista Mosaico - Revista de História 12 (June 10, 2019): 164. http://dx.doi.org/10.18224/mos.v12i0.6401.

Full text
Abstract:
O artigo proposto irá mapear o surgimento do hospital psiquiátrico na Europa e no Brasil e, ao mesmo, tempo propor uma análise sob perspectiva de gênero. Pretendo estabelecer uma discussão sob o alcance da psiquiatria sobre o corpo feminino e entender como as mulheres se tornaram alvo privilegiado dessa nova “ciência”. Para esse intuito utilizarei alguns artigos e leituras sobre o assunto, assim como farei algumas inferências sobre a loucura feminina em Goiânia a partir da análise do filme: Passageiro de Segunda Classe que retrata a rotina da vida asilar no antigo hospital psiquiátrico Adauto Botelho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Perini, Júlia Freire, and Marcelo Durão Rodrigues Da Cunha. "Entre a repressão policial e o saber médico: o controle social da loucura no Espírito Santo entre o fim do século XIX e os anos 1950." Revista Maracanan, no. 20 (January 17, 2019): 310–30. http://dx.doi.org/10.12957/revmar.2019.36980.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa oferecer um panorama histórico do que foi o trato com o problema social da loucura entre o final do século XIX e os anos cinquenta do século XX no estado do Espírito Santo. Pautando-nos em uma análise do desenvolvimento de instituições e de saberes médicos em âmbito local, buscaremos compreender as principais características assumidas pela preocupação com o lugar do louco na sociedade capixaba ao longo do período em questão. Baseando-nos na crítica foucaultiana dos jogos de exclusão operados pelo saber científico na modernidade, sustentaremos a hipótese de que a institucionalização do trato com a loucura no Espírito Santo representou muito mais a ressignificação de antigas práticas repressivas e policialescas de exclusão do louco do corpo social local do que propriamente a sua superação. A fim de comprovar a hipótese em questão, analisaremos livros de entrada, prontuários e algumas entrevistas de funcionários daquela que seria a principal instituição responsável por modernizar e por superar o atraso em relação ao tratamento dos loucos nos anos 1950 em nosso estado: o Hospital Adauto Botelho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Barreto, Railda Aparecida Barbosa, and Tiago Cassoli. "“Eu não quero ficar no lugar das mulheres peladas, não!”: As causas das internações de mulheres no Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho (Goiânia, Goiás)." Mnemosine 16, no. 2 (December 8, 2020). http://dx.doi.org/10.12957/mnemosine.2020.57662.

Full text
Abstract:
O presente artigo discute as formas de encaminhamento de mulheres ao Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho (Goiânia – GO). A pesquisa foi realizada a partir de oito prontuários psiquiátricos, produzidos entre as décadas de 1970 e 1990, e a análise ocorreu mediante a perspectiva histórico-genealógica de Michel Foucault. São os fragmentos de histórias que emergiram nesses documentos que tecem a escrita deste trabalho. E, por meio deles, evidenciamos que o Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho funcionou como um espaço de confinamento, silenciamento e moralização de mulheres que apresentavam comportamentos incompatíveis com os padrões socialmente impostos na época - elas não eram boas filhas, esposas, mães e donas de casa. Dado o valor atribuído à conduta moral das mulheres na construção de seus diagnósticos psiquiátricos, conclui-se que mais do que uma instituição de tratamento, o hospital psiquiátrico era um instrumento de normalização e controle da sociedade goiana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Ronivaldo De Oliveira Rego. "Loucura, Subjetivação e Gênero." Arquivos do CMD 5, no. 2 (January 16, 2019). http://dx.doi.org/10.26512/cmd.v5i2.22021.

Full text
Abstract:
Trata-se de fazer o que chamamos de aplicação do método arqueogenalógico sobre os procedimentos e representações da loucura em Goiânia, particularmente nos processos que envolvem o Hospital Psiquiátrico Prof. Adauto Botelho. Para chegarmos a esse ponto, traçamos uma problematização histórica do desenvolvimento da psiquiatria no Brasil e suas relações com as principais concepções da reforma psiquiátrica pelo mundo. Somente aí chegamos ao contexto de Goiânia. Problematiza-se ainda como a construção de Goiânia se situa na ordem do progresso e trabalho da Era Vargas e como ela pode representar, à época de sua construção, o ideal de modernização e civilização do homem brasileiro. Finalmente, discute-se o tema da loucura como modo de subjetivação e sujeição dos indivíduos e as questõs de gênero, a partir do caso do referido Hospital, mais especificamente a partir do documentário Passageiros da Segunda Classe, que retrata o dia a dia dessa instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Wadi, Yonissa Marmitt, and Attiliana De Bona Casagrande. "Políticas de saúde e assistência psiquiátrica no Brasil: o ideário dos hospitais-colônia e a construção do Adauto Botelho no Paraná, anos 1950." Trashumante. Revista Americana de Historia Social, no. 05 (January 29, 2015). http://dx.doi.org/10.17533/udea.trahs.n5a09.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Hospital Adauto Botelho"

1

PERINI, J. F. "Hospital Adauto Botelho: Controle Social e Mulheres - Vitória-ES (1954-1956)." Universidade Federal do Espírito Santo, 2013. http://repositorio.ufes.br/handle/10/3490.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-29T14:12:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_5465_dissertação julia freire perini.pdf: 1125256 bytes, checksum: 06b78b26202484fd0b72cbb6bedfb510 (MD5) Previous issue date: 2013-10-02
Esta dissertação versa sobre as internações de mulheres, ocorridas no Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho, localizado em Cariacica, município que compõe a atual região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. Essas internações possuem um caráter intrigante, uma vez que poderiam servir para reprimir comportamentos femininos considerados antissociais perante a sociedade para simplesmente silenciar quem incomodava os demais. Por isso, o hospício, muitas vezes foi considerado um cemitério de vivos, pois ele era capaz de incapacitar, anular e matar socialmente quem destoasse do interesse de alguém com mais poder. Seu poder de coerção era maior do que o de cuidado, pois a cura era descartada em quase todas as hipóteses. Por meio dos prontuários das mulheres internadas no Hospital Adauto Botelho, relatórios de governo do Estado do Espírito Santo, revistas e jornais que ditam os padrões morais e monografias de médicos psiquiatras do século XX, foi possível reconstruir parte do pensamento psiquiátrico brasileiro e sua vertente punitiva e que, em outras épocas, servia ao dito progresso da nação. Palavras-chaves: Mulheres; Controle social; Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalho, Jakeline Santos. "Caminhos para a reforma psiquiátrica no Hospital Colônia Adauto Botelho (1980-2002)." Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2018. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3890.

Full text
Abstract:
Submitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2018-08-28T23:08:01Z No. of bitstreams: 2 Jakeline_Carvalho_2018.pdf: 2455734 bytes, checksum: f28ab083a7a1fb59370731e7da4acedd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-28T23:08:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jakeline_Carvalho_2018.pdf: 2455734 bytes, checksum: f28ab083a7a1fb59370731e7da4acedd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-03-17
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The current dissertation presents an analysis of the Psychiatric Reform process performed in the Colonia Adauto Botelho Hospital (HCAB) in Pinhais, part of the metropolitan region of Curitiba. The study comprehends the period between 1980 and 2000, which understands the moment that the first structural changes began in the institution, the deepening of those changes in the following decades, as well as both enactments of State Law of Psychiatric Reform in the state of Parana in 1995 and the Federal Psychiatric Reform Law of 2001. In this investigation we discussed the changes that occurred within the institution, and those that occurred on the legal arrangements, that is, the laws and ordinances on mental health in Brazil and in the Parana that guided the discussions of the antiasylum movement in the state of Parana. The research was performed from the perspective of the History of Madness and Psychiatry, which permitted to examine the sociocultural environment in which the institution was immersed, as well as to consider the several individuals that acted and keep acting in the institution and their practices. For such, as methodological resource, we used the discourse analysis, as to consider the statements in the sources, regarding the production of meanings and to the objective and subjective actions about madness and the psychiatric reform. With that, this dissertation was structured from three central axes: the presentation and discussion of the main laws and ordinances on mental health, created from the redemocratization movement of the country; the demonstration, based on the official documents of the institution, of the new projects developed and to whom they were directed to; and, finally, the discussion of various memories about the hospital and the Psychiatric Reform. Therefore, we highlight that the HCAB followed a similar path of other institutions in the country, since that the first internal reorganizations, at the beginning of the 1980, occurred without significant legal support at the time, but rather as a response to the precarious asylum conditions, which were frequent in psychiatric hospitals. This showed how the changes of the asylum model happened from the relation of horizontal powers, extended by extended by society and not as a single instance of power. Finally, the study allowed to assess the implications of madness in our society and the irregularities in the psychiatric reform and tin he HCAB in its incidences and limitations.
Essa dissertação apresenta uma análise do processo de Reforma Psiquiátrica ocorrido no Hospital Colônia Adauto Botelho (HCAB), na região metropolitana de Curitiba, em Pinhais, tendo como recorte o período situado entre as décadas de 1980 e 2000, momento em que iniciaram-se as primeiras mudanças estruturais na instituição, que aprofundaram-se nas décadas seguintes, que ocorreu a promulgação da Lei Estadual da Reforma Psiquiátrica no Paraná, em 1995 e da Lei Federal de Reforma Psiquiátrica, em 2001. Na investigação problematizamos as mudanças ocorridas dentro da instituição, juntamente com as ocorridas no dispositivo jurídico, ou seja, as leis e portarias sobre a saúde mental no Brasil e no Paraná, que nortearam as discussões da luta antimanicomial, na conjuntura do estado do Paraná. O trabalho foi conduzido a partir de perspectivas situados no campo da História da Loucura e da Psiquiatria, que, permitiu examinar o ambiente sociocultural em que a instituição esteve imersa, bem como atentar para os diversos sujeitos que atuaram e seguem atuando na instituição e suas práticas. Para tanto, como recurso metodológico, utilizamos a análise de discurso, ponderando os enunciados mobilizados nas fontes no que se refere à produção de sentidos e às ações objetivas e subjetivas sobre a loucura e a reforma psiquiátrica. Com isso, a dissertação foi estruturada a partir de três eixos centrais: a apresentação e discussão das principais leis e portarias sobre a saúde mental, criadas a partir do movimento de redemocratização do país; a demonstração, a partir dos documentos oficiais do HCAB, dos novos projetos desenvolvidos e a quem eram direcionados; e, por fim, a problematização de diversas memórias sobre o hospital e sobre o processo de Reforma Psiquiátrica. Ressaltamos que o HCAB seguiu um movimento similar ao ocorrido em outras instituições do país, visto que as primeiras reorganizações internas, já no início da década de 1980, aconteceram sem um respaldo jurídico significativo à época, mas sim como resposta à condição asilar precária, que era constante nos hospitais psiquiátricos. Isto mostrou como as transformações do modelo asilar ocorreram a partir de relações de poderes horizontais, estendidas pela sociedade como um todo e não a partir de uma instância única de poder. Por fim, consideramos que este estudo permitiu avaliar os reclames da loucura em nossa sociedade e as descontinuidades da reforma psiquiátrica e do HCAB em suas incidências e limitações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carrion, Carla Torres Pereira. "Desalinhados : uma história do Hospital Adauto Botelho e das memórias que ali habitam." Universidade Federal do Espírito Santo, 2011. http://repositorio.ufes.br/handle/10/6724.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-12-23T14:41:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Carla Carrion - Parte 1.pdf: 863464 bytes, checksum: 11c862aa396fd8b22bede81510dd39d8 (MD5) Previous issue date: 2011-08-12
There is no unique history of madness nor unique way to tell each history. We write here one of the possible histories of Adauto Botelho Psychiatric Hospital (since the 10th of May of 2011 this hospital is called Hospital Estadual de Atenção Clínica HEAC), located in Espírito Santo, Brazil. What matters here is not the accuracy of a timeline, but the flow of speeches and practices. Therefore, we have analysed 102 medical charts of Adauto Botelho Hospital and interviewed 4 hospital employees. We have researched the period from 1954 until 1990. During and after the research, we have discussed the following points: 1. The ways of referring patients to the hospital and how the police was part of this process. 2. The Hospital s Therapeutics, how moralizing they could be and the way they were mirrored on the patients bodies. 3. The struggles and resistances of people who lived and worked in the Hospital. Among the discussion of all these issues, we bring some short histories about the patients, employees and their lives in the hospital. There is no doubt that there are many other questions to discuss, but we write here about what seems to be more intense in the researched material
Não existe uma única história da loucura e da psiquiatria, nem uma única forma de contar cada história. Sabendo disso, o presente trabalho trata de uma história do Hospital Adauto Botelho (desde 10 de maio de 2010, Hospital Estadual de Atenção Clínica Heac), localizado em Cariacica município da Região Metropolitana da Grande Vitória no Espírito Santo. Trazemos essa história não a partir de uma linha do tempo que narre acontecimentos de cada época. Buscamos a fluidez dos discursos e das práticas em lugar da precisão das datas. E, sobre esses discursos e essas práticas, o próprio Hospital tem muito a apresentar, por meio dos prontuários médicos datados desde a inauguração em 1954 e de depoimentos de pessoas que lá tenham trabalhado. Foram analisados 102 prontuários e entrevistadas 4 pessoas. A pesquisa dos prontuários e a realização das entrevistas possibilitaram a discussão as seguintes questões: 1. As formas de encaminhamento dos pacientes para o hospital e o modo como a polícia se inseria nesse processo; 2. As terapêuticas do hospital, seu aspecto moralizante e o modo como elas incidiam sobre os corpos; 3. As lutas e resistências que se presentificavam no cotidiano do hospital. Todas essas questões são o tempo inteiro atravessadas por breves histórias de vidas dos pacientes ali internados e dos funcionários que narraram as vivências no hospital. Não há dúvida de que há inúmeras outras questões a serem debatidas, mas aqui falamos do que nos pareceu mais intenso no material pesquisado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

CARRION, C. T. P. "Desalinhados: uma História do Hospital Adauto Botelho e das Memórias Que Ali Habitam." Universidade Federal do Espírito Santo, 2011. http://repositorio.ufes.br/handle/10/2896.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-29T14:09:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_5261_Carla Carrion.pdf: 4143552 bytes, checksum: 6a0b78e94fef451e0b05a7d5955b3807 (MD5) Previous issue date: 2011-08-12
Resumo Não existe uma única história da loucura e da psiquiatria, nem uma única forma de contar cada história. Sabendo disso, o presente trabalho trata de uma história do Hospital Adauto Botelho (desde 10 de maio de 2010, Hospital Estadual de Atenção Clínica Heac), localizado em Cariacica município da Região Metropolitana da Grande Vitória no Espírito Santo. Trazemos essa história não a partir de uma linha do tempo que narre acontecimentos de cada época. Buscamos a fluidez dos discursos e das práticas em lugar da precisão das datas. E, sobre esses discursos e essas práticas, o próprio Hospital tem muito a apresentar, por meio dos prontuários médicos datados desde a inauguração em 1954 e de depoimentos de pessoas que lá tenham trabalhado. Foram analisados 102 prontuários e entrevistadas 4 pessoas. A pesquisa dos prontuários e a realização das entrevistas possibilitaram a discussão as seguintes questões: 1. As formas de encaminhamento dos pacientes para o hospital e o modo como a polícia se inseria nesse processo; 2. As terapêuticas do hospital, seu aspecto moralizante e o modo como elas incidiam sobre os corpos; 3. As lutas e resistências que se presentificavam no cotidiano do hospital. Todas essas questões são o tempo inteiro atravessadas por breves histórias de vidas dos pacientes ali internados e dos funcionários que narraram as vivências no hospital. Não há dúvida de que há inúmeras outras questões a serem debatidas, mas aqui falamos do que nos pareceu mais intenso no material pesquisado. Palavras-chave: 1. Hospital Adauto Botelho. 2. Psicologia. 3. Loucura - História. 4.Psiquiatria. - História. 5. História oral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Ronivaldo de Oliveira Rego. "O PROJETO DO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO ADAUTO BOTELHO DE GOIÂNIA EM UMA HISTÓRIA DA LOUCURA NO BRASIL (1930-1950)." Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2018. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3923.

Full text
Abstract:
Submitted by admin tede (tede@pucgoias.edu.br) on 2018-04-17T12:22:54Z No. of bitstreams: 1 RONIVALDO DE OLIVEIRA REGO SANTOS.pdf: 1969017 bytes, checksum: 3c8d1bb2dbd91b9ec91378efb8841ae4 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-04-17T12:22:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RONIVALDO DE OLIVEIRA REGO SANTOS.pdf: 1969017 bytes, checksum: 3c8d1bb2dbd91b9ec91378efb8841ae4 (MD5) Previous issue date: 2018-03-14
This work is a historical study about the way in which power relations allowed the projection of the Psychiatric Hospital Prof. Adauto Botelho. It is, therefore, a study whose aim is to try to show the movements that make possible the conception, design and construction of this institution, which make Adauto an event within the national and regional culture. Built in Goiânia and inaugurated in 1954, this institution is part of a pretentious process of modernization, civilization and breed improvement, present in Brazil, since at least the mid- 19th century. In this sense, the first chapter of this work tries to show that there are alignments between the theoretical matrices of psychiatry that develop in the nineteenth century in Europe, until arriving in Brazil. These knowledges will reorient degenerationist theory through eugenic principles, influencing psychiatric theories in Brazil. In this period, especially after the emergence of eugenics as a theory that would organize the medical knowledge, it takes force in Brazil, mainly aligned with the ideals of sanitarism and hygiene, in the context of the First Republic, a psychiatric knowledge with medical pretensions and will to organize the social relations. Guided by this scientific perspective, the fight against the considered evils that permeate the country becomes national politics, whose main front of combat is the interior of the Brazilian State. The rumors of civilization also lurked in Goiás, at the end of the 19th century we were already talking about moving the capital to a more centralized location. It is from this perspective that the second chapter of this research discusses how medical knowledge will influence the transformations that occurred in Goiás, driven by the civilizational and modernizing figures. The sources indicate that it was necessary to put Goiás on the route of progress, to improve its population, to modernize the state. To this end, even in this chapter the sources showed that the voices of power shouted for the creation of institutions that would discipline the city through the disciplining of deviant bodies. With this in view, in the second chapter, the various types of deviants were appearing: from generalist representations such as silly, idiotic, weak, alienated, described in the 1930s by Pedro Ludovico Teixeira, going on with André Louco, figure presented by Bernardo Elis, even to iconic figures like Maragã, described by Cora Coralina, the madness in Goiás showed itself as an image of daily life. But this scenario should be changed with the construction of the new capital, idealized place and dreamed to be the best place of civilization and modernity. Given this scenario, despite the conflicts surrounding the construction of Goiânia, in the third chapter, we analyze the narrative for the construction of breeding institutions. Among the evils to fight was madness. We also show that it is only after 1946, with the advancement of the policies of the National Mental Health Service, in line with the pretension to combat individuals who caused social disorder, that discussions about a public psychiatric institution effectively enter the agenda of Goiás . In observing the national context, the third chapter develops the analysis according to which the Adauto de Goiás (1954) is part of a national policy of expansion of asylum institutions, with at least four more Adautos built in Brazil during the decade of 1950: in Paraná (1954), in Espírito Santo (1954), in Sergipe, in Mato Grosso (1957). Also in this chapter, we present the thesis of an eugenicist ideology in Goiás and Brazil, since, as the inaugural speeches show, this hospital should be one of the places to the breed improvement engendered in the interior of Brazil. Rather than combating the abnormal, Adauto will be represented as that institution responsible for creating a rupture in the very manner in which the history of the State would be narrated. From the perspective of the idealizers of the hospital and society, after Adauto, what would be narrated would be a history that was intended to be civilized and organized, a history of a State moving towards progress, a part of Brazil that would be represented as civilized and improved.
Esta dissertação é um estudo histórico acerca do modo como as relações de poder possibilitaram a projeção do Hospital Psiquiátrico Prof. Adauto Botelho. Trata-se, portanto, de um estudo cujo objetivo é tentar mostrar os movimentos que possibilitam a concepção, o projeto e a construção dessa instituição, que fazem do Adauto um acontecimento no interior da cultura nacional e regional. Construída em Goiânia e inaugurada em 1954, essa instituição faz parte de um processo pretensioso de modernização, civilização e melhoramento da raça, presente no Brasil, desde pelo menos meados do século XIX. Nesse sentido, o primeiro capítulo desta dissertação tenta mostrar que há alinhamentos entre às matrizes teóricas da psiquiatria que se desenvolvem já no século XIX na Europa, até chegar ao Brasil. Esses saberes reorientarão a teoria degenerascionista por meio dos princípios eugênicos, influenciando as teorias psiquiátricas no Brasil. Nesse período, especialmente após a emergência da eugenia como teoria que organizaria os saberes médicos, toma força no Brasil, principalmente alinhado com os ideais de sanitarismo e higienismo, no contexto da Primeira República, um saber psiquiátrico com pretensões médicas e vontade de organizar as relações sociais. Orientados por essa perspectiva científica, o combate aos considerados males que permeiam o país se torna política nacional, cuja principal frente de combate é o interior do Estado brasileiro. Os rumores da civilização também espreitavam Goiás, no final do século XIX já se falava em mudar a capital para um local mais centralizado. É nessa perspectiva que o segundo capítulo desta pesquisa discute o modo como o saber médico influenciará as transformações ocorridas em Goiás, impulsionadas pelos vultos civilizatórios e modernizantes. As fontes indicam que era preciso colocar Goiás na rota do progresso, melhorar sua população, modernizar o Estado. Para isso, ainda nesse capítulo as fontes mostraram que as vozes do poder bradavam em prol da criação de instituições que disciplinassem a cidade, por meio do disciplinamento dos corpos desviantes. Tendo isso em vista, ainda no segundo capítulo, os vários tipos de desviantes foram aparecendo: desde representações generalistas como bobo, idiota, débil, alienado, descrita na década de 1930, por Pedro Ludovico Teixeira, passando por André Louco, figura apresentada por Bernardo Élis, até figuras icônicas como Maragã, descrita por Cora Coralina, a loucura em Goiás mostrou-se como uma imagem do cotidiano. Mas esse cenário deveria ser mudado com a construção da nova capital, local idealizado e sonhado para ser o lugar por excelência da civilização e da modernidade. Diante desse cenário, não obstante os conflitos envolvendo a construção de Goiânia, no terceiro capítulo, analisamos a narrativa em prol da construção das instituições de melhoramento. Entre os males a se combater estava a loucura. Mostramos ainda que é somente a partir de 1946, com o avanço das políticas do Serviço Nacional de Doença Mental, alinhado à pretensão em se combater os indivíduos que causavam a desordem social, que as discussões sobre uma instituição psiquiátrica pública entram efetivamente na agenda de Goiás. Ao observar o contexto nacional, no terceiro capítulo desenvolve-se a análise segundo a qual o Adauto de Goiás (1954) faz parte de uma política nacional de expansão das instituições asilares, com pelo menos, mais quatro Adautos construídos no Brasil durante a década de 1950: no Paraná (1954), no Espírito Santos (1954), em Sergipe, em Mato Grosso (1957). Ainda nesse capítulo, apresentamos a tese da existência de um ideário eugenista em Goiás e no Brasil, uma vez que, como mostram os discursos de inauguração, esse hospital deveria ser um dos lugares de melhoramento da raça engendrado no interior do Brasil. Mais do que combater os anormais, o Adauto será representado como aquela instituição responsável por criar uma ruptura no próprio modo como se narraria a história do Estado. Na perspectiva dos idealizadores do hospital e da sociedade, depois do Adauto, o que se narraria seria uma história que se pretendia civilizada e organizada, uma história de um Estado caminhando para o progresso, uma parte do Brasil que se representaria como civilizada e melhorada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Schwiderski, Antônio Carlos. "Desenvolvimento de sistemas de informação do hospital colônia Adauto Botelho : fatores que interferem na fase de levantamento dos requisitos." Universidade Estadual de Londrina, Escola de Governo do Estado do Paraná. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Prog. Pós-Grad. Gestão da Informação, 2011. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000168113.

Full text
Abstract:
O setor de saúde é considerado complexo, pois deve responder ao seu objetivo social e à sua essencialidade na prestação de serviços, o que exige Sistemas de Informação (SI) para atender a tomada de decisões organizacionais. Sistemas subutilizados e não integrados, cuja proliferação não atende às necessidades e contra os quais há reclamações constantes dos usuários, levaram ao desenvolvimento desta pesquisa que busca verificar quais fatores interferem na fase de planejamento dos SI do Hospital Colônia Adauto Botelho (HCAB). Esta análise contribui para a otimização dos SI existentes e para o planejamento de novos sistemas. A fase inicial que determina o início de um SI é a do ciclo de seu desenvolvimento, ou seja, o levantamento de necessidades, também chamado de análise de requisitos que enfatiza a dimensão humana, especificamente nas necessidades do usuário, tendo como método a pesquisa exploratória, baseada em estudo de caso qualitativo. Entrevistaram-se dez profissionais que trabalham no HCAB, seguindo-se um roteiro estruturado, com a finalidade de identificar os aspectos relacionados à percepção do entrevistado quanto à utilidade do SI. Somam-se a esse objetivo a exploração dos fatores que interferem na fase de levantamento de requisitos e a indicação de modificações para criação e manutenção de novos sistemas. Os resultados evidenciaram que os principais aspectos que interferem no levantamento de requisitos estão no fato de a implantação dos SI ter sido realizada sem considerar as necessidades desses usuários, além da falta de maior apoio da direção e suporte da área de informática, uma vez que não houve envolvimento dos usuários em todo o processo. O trabalho conclui que é necessário não só definir um planejamento e desenvolvimento voltados para esse fim e que funcionem como orientadores na adoção de SI, mas também rever os sistemas atuais de forma a organizá-los para que supram às necessidades informacionais dos usuários e apoiem o compartilhamento de informações no ambiente organizacional. Como contribuições, sugere-se prioridade no planejamento e desenvolvimento de SI, apoiados pelo Núcleo de Informática com foco nas necessidades do usuário e da organização, e a inclusão nesse planejamento da dimensão humana captada por meio de reuniões, comissões e debates contínuos que envolvam os vários usuários da organização. A criação de um SI que leve em consideração, desde o início do processo, os seus usuários, a cultura e as características da organização, tende a clarificar as intenções e os benefícios da gestão do sistema, evitando que eventuais resistências ao processo possam interferir no uso e no consequente fracasso desses sistemas durante a sua implantação e manutenção.
The health sector is considered complex as it must meet the social purpose and its essentiality in delivering services, and as such it requires Information Systems (IS) to aid organizations in their decision making. Under-used and non-integrated systems, whose proliferation is helpless and subjected to constant complaints by users, have called for the development of this present research in an attempt to verify factors affecting planning of ISs at Hospital Colônia Adauto Botelho (HCAB). This analysis contributed for optimizing the existent ISs and for the planning of new systems. The initial phase, which is determinant of the start of IS, is that of its development cycle, that is the assessment of needs, and which is also called analysis of requisites with emphasis on human dimension, mainly those regarding the user needs. This phase was based on the study of a qualitative case. Ten professionals working at HCAB were interviewed by means of a structured questionnaire aimed at identifying aspects related to the perception of the subject in regard to the usefulness of the IS. Also, the exploration of factors interfering in the assessment of requisites and indication for changes in the creation and maintenance of new systems were considered. Results evidenced that the main aspects that interfere in the requisite assessment are due to the fact that the implantation of the IS was made without taking into account the needs of the users and also due to a lack of support from the directors and from the informatics sector, with no users engagement throughout the process. It is concluded that there must be a defined planning and development towards this specific purpose to serve as a guide in the adoption of and IS, as well as a reevaluation of existent systems in order to have them organized to meet the informational needs of users and to support the sharing of information within the organization environment. As a contribution, suggestions refer to priority for the planning and development of ISs supported by the Informatics Department and a focus on the needs of users and of the organization, and the inclusion of the human dimension in the planning as perceived by means of meetings, committees, and continuous debates by and among the users of the organization. The creation of an IS that takes into consideration, from the very beginning of the process, the users, the culture and the characteristics of the organization, tends to clarify the intentions and the benefits of the management of a system and prevents eventual resistances to the process which could affect the use and lead to failure during the implantation and maintenance of such systems.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Casagrande, Attiliana De Bona. ""Dependência química", biopolítica e a reconfiguração dos mecanismos disciplinares: a experiência do Hospital Colônia Adauto Botelho, PR (1983-2012)." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169630.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2015.
Made available in DSpace on 2016-10-19T13:18:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 341097.pdf: 2780759 bytes, checksum: c3f49897adedc612ec87aeda2ebe8baf (MD5) Previous issue date: 2015
Este trabalho evidencia a dinâmica de reconfiguração dos mecanismos disciplinares no espaço do Hospital Colônia Adauto Botelho (HCAB/Paraná), compreendendo-a como um fenômeno inerente à biopolítica. A análise documental da instituição possibilitou a apreciação de um conjunto de oito "livros de registros", que compreendem registros de internamentos nesse hospital durante os anos de 1983 a 2012. Por meio da comparação entre a proporção de internamentos de sujeitos diagnosticados com "transtornos mentais" em geral, "alcoolistas" e "dependentes químicos", referenciados por categorias diagnósticas expressas pela Classificação Internacional de Doenças (CID), são identificadas e explicitadas mudanças referentes ao perfil da população do hospital (ao longo do recorte temporal indicado). Fundamentada por teorias da biopolítica e da medicalização, a pesquisa caracteriza-se por uma análise qualitativa das classificações diagnósticas provenientes do campo do saber psiquiátrico em cotejamento com determinado conjunto de legislações, evidenciando como esses são elementos constitutivos de um dispositivo de controle da "dependência química" na contemporaneidade.

Abstract : This work highlights the dynamic reconfiguration of the disciplinary mechanisms within the Colony Hospital Adauto Botelho (HCAB/Paraná), understanding it as a phenomenon inherent in biopolitics. The documentary analysis of the institution made it possible to examine set of eight "records of books", comprising admissions records in this hospital during the years 1983 to 2012. By comparing the proportion of dmissions from subjects di gnosed with "mental disorders" in general, "alcoholics" and "chemical addicts", referenced by diagnostic categories expressed by the International Classification of Diseases (ICD), are identified and explained changes for the profile of the hospital population (over specified time frame). Supported by theories of biopolitics and medicalization, the research is characterized by a qualitative analysis of diagnostic classifications of psychiatric knowledge from the field readback with a particular set of laws, showing how these are components of control device "chemical addiction" nowadays.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

PESENTE, L. "Dinâmica Internação/ Desinternação de Processos Que Resultaram em Internação Compulsória no Hospital Adalto Botelho." Universidade Federal do Espírito Santo, 2009. http://repositorio.ufes.br/handle/10/2994.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-29T14:10:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_2568_Dissertação completa banca.pdf: 536321 bytes, checksum: 86b7ea61e99f14c9f4c8c6cc813c9b1f (MD5) Previous issue date: 2009-08-31
A cidadania dos Portadores de Transtorno Mental (PTMs) vem sendo reinvindicada por um movimento intitulado reforma psiquiátrica. Esse movimento tem se caracterizado por uma posição de questionamento e tentativa de extinção do modelo assistencial psiquiátrico tradicional, centrado no hospitalocentrismo. Nesse contexto, à medida que o número de internações cai, outra estratégia é criada para o atendimento dessa demanda: a internação por via judicial ou compulsória. Nesse caso, a determinação da internação e da sua revogação não são pautadas necessariamente na avaliação dos profissionais de saúde que atendem a essa demanda, mas em uma decisão judicial. Essas internações compulsórias ocupavam, no primeiro semestre de 2008, onze dos cinquenta leitos disponíveis para o atendimento de pacientes em crise na Unidade de Curta Permanência (UCP) do Hospital Adauto Botelho (HAB). Com objetivo de conhecer melhor essa realidade, buscou-se, com esta pesquisa, analisar os processos que resultaram em internações compulsórias cumpridas no HAB no primeiro semestre de 2008, com foco na dinâmica internação/desinternação. Esta é uma pesquisa documental, em uma abordagem qualitativa, cujas fontes de dados foram processos judiciais que resultaram em internações compulsórias cumpridas no HAB. Dentre os onze casos identificados, seis puderam ser analisados a partir de seus processos. O material analisado foi copiado diretamente dos processos ou transcrito a partir de gravações de leituras feitas nas constantes visitas aos locais em que estavam. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os três grandes eixos de análise foram desenvolvidos a partir dos principais atores envolvidos na dinâmica internação/desinternação: a família, a Justiça e o hospital. Os núcleos temáticos foram distribuídos dentro desses eixos principais, já que a eles se relacionavam. Os dados indicaram que o tempo de internação compulsória era 28 vezes maior que a não compulsória. Além disso, os responsáveis demandantes de cinco das internações eram de baixa renda e viviam em sobrecarga pela demanda de outros familiares que também necessitavam de cuidados especiais. O sexto caso é de um indivíduo que morava desde a infância em instituições, e a última delas foi a solicitante da internação. Todos os pedidos de internação compulsória alegavam agressividade do PTM. Todos os processos iniciavam-se por um pedido de interdição, e todos os pedidos de internação eram atendidos sem uma investigação da real agressividade do PTM; as internações, amiúde, apresentavam caráter custodial. O hospital, por sua vez, apresenta-se impotente frente às determinações de internação, visto que não pode recusá-las por implicações de pena de lei; mas apresenta-se ativo nesse processo, constantemente informando à Justiça sobre a condição de alta desses internos. Pudemos notar que a internação assume diferentes significados para os atores envolvidos em sua dinâmica: para a família, é uma maneira de aliviar a sobrecarga da qual não se sente em condições de dar conta; para a Justiça, parece representar a prevenção de um possível ato agressivo, já que há um pressuposto de periculosidade; e para o hospital, é uma medida extrema que, fora de sua pretensão básica de estabilização do quadro psicótico, representa um retrocesso aos princípios da reforma psiquiátrica. Palavras-chaves: Internações compulsórias, internações judiciais, reforma psiquiátrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography