Academic literature on the topic 'Hospital Geral de Luanda'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Hospital Geral de Luanda.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Hospital Geral de Luanda"

1

Tavares, Elsy, and Natália Ramos. "ONFALITE: UM REALIDADE DE SAÚDE PÚBLICA EM ANGOLA." Revista Ciência Plural 6, no. 2 (June 11, 2020): 1–20. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2020v6n2id20171.

Full text
Abstract:
O presente estudo apresenta uma questão de saúde pública em Luanda, Angola, relacionada com situações de internamento e morte de recém-nascidos por onfalite, permitindo alertar para um grave problema de saúde pública que o país enfrenta. Objetivo Geral:descrever este problema de saúde pública associado a situações de onfalite em Luanda. Objectivos específicos: descrever a realidade de um hospital público geral na cidade de Luanda, relativamente a este problema; identificar as principais causas de onfalites no contexto Angolano; descrever os cuidados corretos com o coto umbilical; evidenciar as implicações sociais, culturais e de saúde nos cuidados ao recém-nascido. Método:estudo descritivo, exploratório e transversal. ,Foram analisados os processos de internamento de um serviço de pediatria de um hospital público da cidade de Luanda, com situações de internamento por onfalite, entre janeiro de 2017 e junho de 2018. Resultados:no período em estudo, foram analisados 182 processos de internamento neste hospital com registos de onfalites no recém-nascido. Destes internamentos, 26 culminaram em óbito do recém-nascido. Dos 156 recém-nascidos internados, 153 tiveram alta para o domicílio, 2 tiveram transferência para o hospital pediátrico e houve um registo de uma fuga. Conclusão:os resultados obtidos demonstram que as mães e os recém-nascidos angolanos permanecem vulneráveis no que se refere aos cuidados ao coto umbilical do recém-nascido, o que se traduz pelo elevado número de onfalites registadas. Torna-se, assim, prioritária a formação dos profissionais de saúde nesse domínio, de modo a que as intervenções sejam efetivas e de qualidade, no sentido de diminuir este flagelo de saúde pública neste país, em particular na cidade de Luanda. PALAVRAS CHAVE : Cordão umbilical;Recém-nascido; Mortalidade infantil;Cuidados infantis; Cultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nareti Neves, Mirian. "Análise da correlação entre a satisfação no trabalho e o comprometimento organizacional: estudo com os enfermeiros da pediatria do Hospital Geral de Luanda." Janeiro-Junho 2018 3, no. 2 (January 15, 2018): 96–125. http://dx.doi.org/10.37293/sapientiae32.02.

Full text
Abstract:
Levando-se em conta que o processo de desenvolvimento da satisfação e o comprometimento no indivíduo é um assunto que tem gerado interesse de distintos pesquisadores, para o entendimento do mecanismo das relações entre as organizações e seus funcionários, qualquer factor que contribua para o desenvolvimento destes constructos age por meio de seu impacto sobre uma ou mais predisposições psicológicas, as quais levam um indivíduo a comportar-se de determinada maneira em relação a algo ou alguém. A satisfação e o comprometimento dos funcionários são constructos relevantes que podem conduzir às vantagens competitivas e ao sucesso da organização. Neste estudo tem-se como objectivo, analisar a correlação entre satisfação no trabalho e o comprometimento dos Enfermeiros da Pediatria do Hospital Geral de Luanda-Angola (HGL). Para levar a cabo se revisou as teorias da hierarquia das necessidades de Maslow e a teoria dos factores higiénicos e motivacionais de Herzberg. Utilizaram -se igualmente os aportes de Chiavenato (2010); (Ferreira, Neves e Caetano 2011); Myers (2006); (Rojot, Roussel e Vanderberghe 2009); Spector (2006) e Teixeira (2005). Para este estudo foi realizado uma pesquisa do tipo quantitativa, com ênfase no método exploratório-descritivo. Os dados foram recolhidos por meio de dois questionários, os quais foram submetidos a análises de percentagem e médias, bem como, a correlações. Constatou-se baixo grau de satisfação com o salário (2,40), grau de satisfação médio na importância do trabalho (3,95) e um alto grau de satisfação na relação com os colegas (4,23). Há predominância do comprometimento normativo nos enfermeiros da Pediatria do HGL, também foi identificada uma correlação fraca (0,27) entre a satisfação no trabalho e o comprometimento normativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fonseca, Luiz Eduardo, Maria Cristina Botelho de Figueiredo, and Celina Santos Boga Marques Porto. "Gestão da Atenção Primária: desafio para a cooperação internacional em saúde." Ciência & Saúde Coletiva 22, no. 7 (July 2017): 2287–94. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017227.06232017.

Full text
Abstract:
Resumo Resolver problemas na atenção básica do sistema de saúde e tomar decisões na gestão diária de centros de saúde devem ultrapassar o conhecimento do senso comum e se reforçar por evidências buscadas no conhecimento científico com novo olhar para fatos e fenômenos do dia-a-dia. O artigo examina uma experiência de cooperação triangular em saúde entre Angola, Brasil e Japão, em Luanda, Angola, 2011-2014, o Projeto para o Fortalecimento do Sistema de Saúde por Meio do Desenvolvimento de Recursos Humanos no Hospital Josina Machel e em outros Serviços de Saúde e Revitalização da Atenção Primária de Saúde em Angola (ProForsa), com a participação da Fiocruz na execução da componente de atenção primária. Trata do papel inovador da cooperação técnica como instrumento de ação política. A adoção de um programa de formação com múltiplas possibilidades permitiu uma articulação técnico-política na abordagem da “cooperação estruturante em saúde”. O artigo analisa como intervenções da cooperação internacional no campo da gestão em saúde podem gerar evidências científicas que, relacionadas ao contexto político local, podem transformar locus organizacionais como centros de saúde, seus aspectos gerenciais clínicos e sua estrutura física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carreras, F. J., F. Rodriguez-Hurtado, and H. David. "Ophthalmology in Luanda (Angola): a hospital based report." British Journal of Ophthalmology 79, no. 10 (October 1, 1995): 926–33. http://dx.doi.org/10.1136/bjo.79.10.926.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Caldas, Rafael Andrade. "Os desdobramentos dos conflitos na Angola: os Bakongos e seu estigma de estrangeiro." Revista de Iniciação Científica da FFC - (Cessada) 19, no. 2 (November 17, 2020): 3–12. http://dx.doi.org/10.36311/1415-8612.2019.v19n2.p3-12.

Full text
Abstract:
Os bakongos são o terceiro maior grupo étnico que forma a República da Angola. Origina-se, no geral, do norte. Presente também na República do Congo e na República Democrática do Congo. De uma concepção de território que não obedecia aos limites coloniais, que fora submetida à região. Chamado de etnia de fronteira, por sua localização geográfica de origem, e seu histórico de migrações. Exila-se no antigo Zaire, a atual República Democrática do Congo, fugindo do conflito anticolonial iniciado em 1961, retornando a Angola, para Luanda, a partir de sua independência, em 1975. Em Luanda, não serão reconhecidos como angolanos, sendo associados aos Zairenses, chamados pejorativamente de estrangeiros. Sua identificação como estrangeiro, os coloca em condição de segregação, e até mesmo, de hostilidade por parte dos luandenses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Kieffer, Nicolas, Patrice Nordmann, Marta Aires-de-Sousa, and Laurent Poirel. "High Prevalence of Carbapenemase-Producing Enterobacteriaceae among Hospitalized Children in Luanda, Angola." Antimicrobial Agents and Chemotherapy 60, no. 10 (August 8, 2016): 6189–92. http://dx.doi.org/10.1128/aac.01201-16.

Full text
Abstract:
ABSTRACTThis study aimed to evaluate the prevalence of carbapenemase-producingEnterobacteriaceaein Luanda, Angola. A total of 157 rectal samples were collected from children visiting a pediatric hospital in Luanda in March 2015. Fifty-seven imipenem-nonsusceptible enterobacterial isolates were recovered, most of which were non-clonally related. TheblaOXA-181(50/57) andblaNDM-1(7/57) carbapenemase genes were identified. Notably, OXA-181-producingEscherichia coliisolates rarely coproduced extended-spectrum β-lactamases and consequently remained susceptible to broad-spectrum cephalosporins. TheblaOXA-181gene was always located on an IncX3 plasmid, while theblaNDM-1gene was located on either IncFIA or IncA/C plasmids. The study identified a high prevalence of OXA-181 among hospitalized children in Angola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Almeida, Eliane Carnot de. "O psicólogo no hospital geral." Psicologia: Ciência e Profissão 20, no. 3 (September 2000): 24–27. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932000000300005.

Full text
Abstract:
A inserção do psicólogo no campo da saúde, mais especificamente no hospital geral, é discutida a partir da reflexão sobre o funcionamento da equipe interdisciplinar, com suas resistências, competitividade e corporativismos; as peculiaridades do atendimento na rede pública, considerando-se o sistema de saúde e a realidade social dos pacientes atendidos; e o modelo de atendimento psicológico priorizado na graduação, que promove uma concepção abstrata e a-histórica do sujeito desvinculada do seu contexto sócio-político e cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moreira, Ana Cleide Guedes, and Cassandra Regina de Amorim Pamplona. "Dispositivos clínicos em hospital geral." Psicologia Clínica 18, no. 2 (2006): 13–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-56652006000200002.

Full text
Abstract:
Este trabalho participa de investigação sobre a inserção da Psicanálise no campo institucional e hospitalar de saúde, objetivando formular contribuições, a partir da clínica da melancolia e dos estados depressivos, para a construção de dispositivos clínicos em hospital geral do Sistema Único de Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Claudia Osorio da. "Trabalho e subjetividade no hospital geral." Psicologia: Ciência e Profissão 18, no. 2 (1998): 26–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98931998000200005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinto, Elisabeth Ataíde E., and JoãO Guilherme Alves. "The causes of death of hospitalized children in Angola." Tropical Doctor 38, no. 1 (January 2008): 66–67. http://dx.doi.org/10.1258/td.2006.006352.

Full text
Abstract:
Angola currently has the second mortality rate for children in the world. A cross-sectional study was performed containing 1322 random selected children of the 10288 hospitalized from December 2004 to May 2005 at the Hospital Pediátrico David Bernardino, the largest hospital in Angola and health reference centre located in the capital city of Luanda. Hospital mortality was 18% and the main causes of death were:malaria (22.4%), undernutrition (21.5%), pneumonia (11.8%), neonatal affections (9.3%) and meningitis (8.0%). Programmes must be rapidly implemented to eradicate undernutrition, improve perinatal care and control infections, especially malaria, pneumonia and meningitis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Hospital Geral de Luanda"

1

ROSA, Pedro Miguel Saraiva. "Análise de fatores de transmissão nosocomial de parasitas intestinais: estudo de caso do hospital Geral dos Cajueiros, Luanda, Angola." Master's thesis, Instituto de Higiene e Medicina Tropical, 2014. http://hdl.handle.net/10362/19178.

Full text
Abstract:
As infeções nosocomiais representam um impacto negativo nas instituições de saúde, constituindo um sério problema para os países em desenvolvimento que não dispõem de um sistema de notificação e vigilância das mesmas. Além da falta de recursos humanos e de meios para realização de ações de formação na prevenção e controlo deste tipo de infeções, são realizados poucos estudos de prevalência global de infeções nosocomiais nos países em desenvolvimento, particularmente nos países Africanos. Estas infeções contribuem negativamente para o prognóstico dos doentes, podendo também ser prejudiciais para a saúde e segurança dos profissionais, facto que associado à inexistência de precauções básicas de isolamento, de práticas inadequadas de higiene das mãos e contacto com fontes de contaminação ambiental, poderão constituir um fator de risco acrescido para estes. O presente estudo teve como objetivo geral, identificar fatores de transmissão de parasitas intestinais no hospital geral dos Cajueiros, em Luanda, Angola. É um estudo observacional descritivo realizado em dois momentos, entre abril e maio e entre setembro e outubro de 2013. Participaram no estudo 70 profissionais de saúde do hospital (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e técnicos de laboratório), que prestavam cuidados de saúde diretos e os que manipulavam produtos biológicos. Foi aplicado um inquérito por questionário pelo investigador, por entrevista, englobando aspetos sociodemográficos, ocupacionais, comportamentais, conhecimentos e hábitos de higiene das mãos entre os profissionais de saúde do hospital. Adicionalmente foram analisadas as condições ambientais do hospital com a aplicação de uma grelha de observação. Cinquenta e três profissionais forneceram uma amostra única de fezes, tendo-se efetuado o exame parasitológico de fezes, bem como pesquisa de antigénio de Entamoeba histolytica com utilização de teste imunocromatográfico rápido. Dos 70 profissionais, 63 (90%) eram mulheres, a média de idade foi de 42,26 anos e o desvio padrão de 8,27 anos. Foram identificados um total de 11 (20,8%) profissionais infetados com parasitas intestinais patogénicos, dos quais 6 (11,3%) estavam infetados com E. histolytica, 1 (1,9%) infetado com duas espécies, por E. histolytica e G. lamblia, 1 (1,9%) com Hymenolepis nana, 1 (1,9%) com Ancilostomídeos e 2 (3,8%) infetados com Schistosoma mansoni. Foram identificados alguns potenciais fatores de transmissão de infeção nosocomial, principalmente associados às más práticas de higiene das mãos e à inexistência de meios para a sua lavagem. Os resultados obtidos apontam para a importância de existir um maior investimento na implementação de programas de prevenção e controlo de infeções nosocomiais no contexto de instituições de saúde, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde e aumento da segurança do doente.
Nosocomial infections represent a negative impact on health institutions, becoming a serious problem for developing countries that do not have a system of reporting and surveillance. Besides the lack of human resources and the means to conduct training activities in the prevention and control of nosocomial infections, few studies are carried out about global prevalence of nosocomial infections in developing countries, particularly in African’s countries. These infections contribute negatively both to the prognosis of patients and to the health and safety of health workers, alongside with the absence of basic isolation precautions, inadequate hand hygiene practices and the contact with sources of environmental contamination may be a higher risk factor for them. This study aimed to identify potential factors associated with transmission of intestinal parasites in Cajueiros general hospital in Luanda, Angola. It is an observational descriptive study conducted in two phases. The first phase took place between April and May 2013 and the second phase between September and October 2013. Seventy hospital professionals were included (physicians, nurses, nursing assistants and laboratory technicians), particularly those who provided direct health-care assistance and those who manipulated biological materials. A questionnaire was applied, by interview, to the health-care workers, including demographic and occupational aspects, knowledge and practices of hand hygiene among health-care workers. In addition the environmental conditions of the hospital were analyzed by applying a grid of observation. Fifty-three workers provided a unique stool sample for parasitological analysis and detection of Entamoeba histolytica antigen using rapid imunochromatographic test. Of the 70 health-care workers, 63 (90%) were women, the mean age was 40,26 years and standard deviation was 8,27 years. Pathogenic intestinal parasites were detected in 11 (20,8%) professionals with, namely, 6 (11,3%) with E. histolytica, 1 (1,9%) with mixed infection by E. histolytica and G. lamblia, 1 (1,9%) with Hymenolepis nana, 1 (1,9%) with hookworms and 2 (3,8%) infected with Schistosoma mansoni. Some potential transmission factors of nosocomial infection were identified mainly associated with poor hand hygiene practices and with the lack of means for hand washing. The results suggest the importance of increasing the investment in the implementation of prevention and control of nosocomial infections programs within health care institutions, improving the work conditions of health-care workers and increasing patient safety.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Alves, Joana Margarida Gomes Faria Rocha. "Estágio em Medicina interna no Hospital Américo Boavida, Luanda." Dissertação, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2008. http://hdl.handle.net/10216/21135.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Nélia de Jesus Neves. "Estágio profissionalizante no Hospital pediátrico David Bernardino Luanda, Angola." Dissertação, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2008. http://hdl.handle.net/10216/21172.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gonçalves, Joana Isabel Lopes Meneses Cordeiro. "Estágio realizado no Hospital Pediátrico David Bernardino, Luanda - Angola." Dissertação, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2010. http://hdl.handle.net/10216/62247.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alves, Joana Margarida Gomes Faria Rocha. "Estágio em Medicina interna no Hospital Américo Boavida, Luanda." Master's thesis, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2008. http://hdl.handle.net/10216/21135.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Nélia de Jesus Neves. "Estágio profissionalizante no Hospital pediátrico David Bernardino Luanda, Angola." Master's thesis, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2008. http://hdl.handle.net/10216/21172.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gonçalves, Joana Isabel Lopes Meneses Cordeiro. "Estágio realizado no Hospital Pediátrico David Bernardino, Luanda - Angola." Master's thesis, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2010. http://hdl.handle.net/10216/62247.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cigognini, Marco Aurélio. "Depressão no hospital geral." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85486.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas, Florianópolis, 2003
Made available in DSpace on 2012-10-20T19:15:29Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Identificar a prevalência de transtornos depressivos (TDs) nos pacientes em enfermarias clínicas de um hospital geral (HG), detectar fatores sociodemográficos e clínicos associados e avaliar o tratamento psicofarmacológico. METODOLOGIA: Realizou-se um estudo observacional tranversal identificando a prevalência de TDs e fatores associados juntamente com estudo longitudinal prospectivo avaliando o tratamento psicofarmacológico. Foram selecionados pacientes clínicos, com mais de 18 anos, apresentando condições para entrevista e que consentiram. A amostra foi de 125 pessoas. Aplicaram-se os instrumentos: questionário com variáveis sociodemográficas, coleta de informações sobre história médica, psiquiátrica e familiar, questionário sobre uso de psicofármacos, MINI-PLUS e Inventário Beck de Depressão (BDI). O estudo realizou-se no Hospital Santa Isabel, Blumenau-SC, de janeiro a julho de 2002. RESULTADOS: A prevalência de TDs foi de 26%. Fatores associados foram: sexo feminino, renda menor que 3 salários mínimos, história pessoal de síndrome depressiva, uso de psicofármacos, BDI maior que 13 e pedido de interconsulta psiquiátrica (p<0,05). Somente 43,8% dos indivíduos com TDs receberam antidepressivos. A maioria dos deprimidos utilizou benzodiazepínicos (62,5%). Dentre os psicofármacos destacaram-se o diazepam e a fluoxetina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fuzinatto, Fernanda. "Profilaxia para tromboembolia venosa em um hospital geral." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2011. http://hdl.handle.net/10183/37032.

Full text
Abstract:
Introdução: A Tromboembolia Venosa (TEV) é responsável por um grande número de complicações em pacientes hospitalizados, sendo que 5 a 10% dos óbitos em pacientes hospitalizados são atribuídos a Tromboembolia pulmonar (TEP), considerada então a principal causa prevenível de óbito intra-hospitalar. A profilaxia é a forma mais efetiva para reduzir o impacto dessa doença. Entretanto, estudos mostram que a profilaxia ainda é largamente subutilizada. Objetivo: Avaliar a prática de profilaxia para TEV em pacientes de um hospital geral. Métodos: Estudo de coorte transversal conduzido no Hospital Nossa Senhora da Conceição, localizado na cidade de Porto Alegre, com uma amostra constituída de pacientes internados selecionados randomicamente entre outubro de 2008 e fevereiro de 2009. Foram incluídos pacientes maiores de 18 anos e internados por mais de 48 h. Os critérios de exclusão foram uso de anticoagulantes, história de doença tromboembólica, gestação e puerpério. A adequação da profilaxia foi avaliada seguindo as recomendações de um protocolo criado pela instituição e tendo como base principal a diretriz da American College of Chest Physician (ACCP), oitava edição. Resultados: Foram incluídos 262 pacientes com média de idade de 59,1 ± 16,6 anos. Os fatores de risco mais comuns foram imobilização (70,6%), infecção (44,3%), câncer (27,5%), obesidade (23,3%) e cirurgia maior (14,1%). Na avaliação do nível de risco para TEV, 143 (54,6%) e 117 (44,7%) pacientes foram classificados como de risco alto e moderado, respectivamente. No geral, 46,2% dos pacientes estavam em uso da profilaxia adequada, assim como 25% dos pacientes com três ou mais fatores de risco e 18% dos pacientes com câncer, e houve diferenças estatisticamente significativas entre esses grupos quando comparados àqueles com menos de três fatores de risco e sem câncer (p < 0,001 para ambos). Conclusões: Os dados demonstram que quase a totalidade dos pacientes do hospital estava em risco para TEV e que menos da metade deles recebeu profilaxia adequada, dados esses semelhantes aos da literatura. A inadequação da profilaxia é surpreendentemente maior em pacientes de alto risco. Esses dados permitem concluir que são necessárias medidas para melhorar o uso da profilaxia em nosso hospital.
Introduction: Venous thromboembolism (VTE) is responsible for a large number of complications in hospitalized patients. Pulmonary embolism accounts for 5-10% of deaths in hospitalized patients, making VTE the most common preventable cause of in-hospital death. Prevention is the most effective strategy to reduce the burden of this disease. However, large prospective studies demonstrated that preventive methods are underutilized. Objective: To evaluate the use of venous thromboembolism (VTE) prophylaxis in a general hospital. Methods: A cross-sectional cohort study at the Hospital Nossa Senhora da Conceição, located in the city of Porto Alegre, Brazil, involving a random sample of patients admitted between October of 2008 and February of 2009. We included patients over 18 years of age and hospitalized for more than 48 h. The exclusion criteria were anticoagulant use, pregnancy, puerperium, and a history of thromboembolic disease. The adequacy of prophylaxis was evaluated in accordance with a protocol created by the Hospital and principally based on the American College of Chest Physicians guidelines, eighth edition. Results: We included 262 patients. The mean age was 59.1 ± 16.6 years. The most common risk factors were immobilization (in 70.6%), infection (in 44.3%), cancer (in 27.5%), obesity (in 23.3%), and major surgery (in 14.1%). The risk of VTE was classified as high and moderate in 143 (54.6%) and 117 (44.7%) of the patients, respectively. Overall, 46.2% of the patients received adequate prophylaxis, 25% of those with ! three risk factors for VTE and 18% of those with cancer, the differences between these last two groups and their counterparts (patients with < three risk factors and those without cancer) being statistically significant (p < 0.001 for both). Conclusions: Our data reveal that nearly all patients at our hospital were at risk for VTE, and that less than half received adequate VTE prophylaxis, which is in agreement with the literature. It is surprising that inadequate prophylaxis is more common in high-risk patients.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fernando, Américo. "As ações do setor social nos hospitais de Luanda e o serviço social hospitalar." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17589.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-29T14:16:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Americo Fernando.pdf: 1051848 bytes, checksum: c95845c131f4903c63afb379ec72ec7b (MD5) Previous issue date: 2012-07-02
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
This research was done from July to October 2011 to get the master degree in Social Service. It is about the operations of the social sectors in the hospitals of Luanda as well as the hospitals social service. The objectives of this research were: 1- to know the operations developed by the social sectors in the hospitals of Luanda and 2- to contribute to institutionalize the hospitals social service in Angola.; 3- to know the health system within the hospitals in Luanda, its history, organization, the hospitals functioning and their related social sectors; 4- to identify the concrete actions developed by the social sector in each hospital and the technical operating tools used in its intervention; 5- to make suggestions that can be a reference to institutionalize the hospitals social service in Luanda. The starting point of this research was the supposition that, historically, the social sectors of the hospitals in Luanda have already developed operations attributed to the hospitals social service. The methodology embodied the bibliographical and documental research, as well as the field research. In the latter I used my previous observation as a traineeship supervisor in the social service of the hospitals and the semi structured interview with seventeen participants. To analyze the data, it was used the technique of content analysis. From 10 hospitals in Luanda, three were intentionally used as samples because they were in transition from Social Sectors to hospitals Social Service. The concepts of reference chosen were: health, hospital institution and Social Service. The results show that the social sectors of the hospitals Josina Machel, military hospital and the Pediatric hospital David Bernardino in Luanda, have done activities attributed to the hospitals social service since they were founded and from 2004 on ,we can notice the restructuring of these sectors with the admission of technicians in social education and in 2009, the admission of professionals in Social Service
O presente trabalho refere-se à pesquisa feita de Julho a Outubro de 2011, para adquirir o título de Mestre em Serviço Social e tem como tema as ações dos Setores Sociais nos hospitais Luanda e o Serviço Social hospitalar. O estudo teve como objetivos, conhecer as ações desenvolvidas pelos Setores Sociais dos hospitais de Luanda e contribuir para a institucionalização do Serviço Social hospitalar em Angola; conhecer o sistema de saúde na área hospitalar em Luanda, a história, organização e funcionamento dos hospitais e respetivos Setores Sociais; identificar as ações concretas que o Setor Social desenvolve em cada hospital e os instrumentos técnicos operativos utilizados na sua intervenção; propor sugestões que sirvam de referência para institucionalização do Serviço Social hospitalar em Luanda. Para os fins deste estudo partiu-se do pressuposto de que os Setores Sociais dos hospitais de Luanda, historicamente já desenvolviam ações atribuídas ao Serviço Social hospitalar. A metodologia compreendeu pesquisa bibliográfica e documental, bem como pesquisa de campo. Nesta utilizamos a observação anterior, como supervisor de estagiários de Serviço Social nos hospitais, a entrevista semi-estruturada com dezessete sujeitos. Para a análise dos dados, foi usada a técnica de análise de conteúdo. O universo da pesquisa foi constituído por dez hospitais situados em Luanda dos quais se elegeu três hospitais como amostra intencionalmente porque estavam em transição dos Setores Sociais para Serviço Social Hospitalar. Os conceitos de referência escolhidos foram: saúde, instituição hospitalar, Setor Social e Serviço Social. Os resultados mostram que os Setores Sociais dos hospitais Josina Machel, hospital Militar e hospital Pediátrico David Bernardino em Luanda, desde a sua criação realizam atividades atribuídas ao Serviço Social Hospitalar e a partir de 2004 assiste-se a restruturação destes setores com a admissão de técnicos médios em educação social e em 2009 os profissionais de Serviço Social
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Hospital Geral de Luanda"

1

Botega, Neury J. Saúde mental no hospital geral: Espaço para o psíquico. São Paulo: Editora Hucitec, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Jorge Fernandes Alves e Marinha Carneiro. Olhar o corpo /salvar a vida – História do Hospital Geral de Santo António e do ensino e da prática clínica na instituição. Porto: HGSA, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Psiquiatria e psicologia no hospital geral: Integrando especialidades. São Paulo, SP: Lemos Editorial e Gráficos, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

RIBEIRO, Aldacy Gonçalves, Márcia Fernandes Silva, and R. RIBEIRO. GESTÃO, ASSISTÊNCIA E ENSINO NO HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS: implementação das Políticas Públicas de Saúde pela Equipe de Enfermagem Coleção Evidências do cuidado de enfermagem no Hospital Geral Roberto Santos Volume 2. EDITORA CRV, 2021. http://dx.doi.org/10.24824/978652510515.4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ribeiro, Aldacy Gonçalves, Carina Marinho Picanço, and Rudval Souza da Silva. Gestão, assistência e ensino no hospital geral Roberto Santos: evidências do cuidado de enfermagem no sistema único de saúde. Editora CRV, 2019. http://dx.doi.org/10.24824/978854443254.9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

31- Olhar o corpo /salvar a vida – História do Hospital Geral de Santo António e do ensino e da prática clínica na instituição. . HGSA, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carvalho, Maria Clara Cunha Calheiros, Mário Ferreira Monte, Anabela Susana Gonçalves, and Maria Assunção Vale Pereira, eds. Dizer o Direito: o papel dos tribunais no século XXI. UMinho Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.21814/uminho.ed.30.

Full text
Abstract:
Este livro de actas recolhe comunicações apresentadas ao 7.º Congresso Internacional Direito na Lusofonia, cujo tema geral adoptado foi “Dizer o Direito: o papel dos Tribunais no séc. XXI”, tendo a sua realização, em versão exclusivamente online, sido prevista para os dias 21 a 25 de Junho de 2021. Em primeiro lugar, importa situar a iniciativa: o Congresso “Direito na Lusofonia” é um evento organizado pela Escola de Direito, mas com o intuito de congregar juristas de todos os espaços geográficos em que a língua portuguesa foi - e ainda é - veículo de construção normativo-jurídica. A realização da sétima edição do Congresso tem a novidade de ter lugar em versão exclusivamente online. Efectivamente, todas as anteriores edições do Congresso foram presenciais, tendo tido lugar em Braga (Portugal), Luanda (Angola), Brasília (Brasil) e Fortaleza (Brasil).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Hospital Geral de Luanda"

1

Santos, Aldaisa Pereira dos, Eliana Campêlo Lago, Gerardo Vasconcelos Mesquita, Janice Maria Lopes de Sousa, Karla Janilee de Souza Penha, and Hyago Hemilton Bezerra Cordeiro. "ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES EM UM HOSPITAL GERAL." In AMPLAMENTE: PRÁTICAS COTIDIANAS EM SAÚDE, 49–60. Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2021. http://dx.doi.org/10.47538/ac-2021.08-04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Glayce Kelly Santos, Amanda Katlin Araújo Santos, Ana Paula dos Santos Silva, Anderson Alves da Silva Bezerra, Beatriz Mendes Neta, Camila Ingrid da Silva Lindozo, Ezequiel Moura dos Santos, et al. "ANÁLISE DE CASOS DE SÍFILIS CONGÊNITA EM UM HOSPITAL GERAL DE RECIFE- PE." In Patologia: Doenças Bacterianas e Fúngicas, 23–30. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9921918034.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Campelo, Lucicleide Maria de Azevedo, Theo Duarte da Costa, and Rodrigo d'Avila Vieira. "IMPLANTAÇÃO DE RASTREABILIDADE EM UM HOSPITAL GERAL, AVALIAÇÃO A PARTIR DOS PROCESSOS DE TRABALHO." In Administração: Estudos organizacionais e sociedade 2, 236–48. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.33421170917.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Couto, Aida Lomanto, Elzeni Damasceno de Souza, and T. T. Reis. "CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL DOS SERVIDORES DO HOSPITAL GERAL PRADO VALADARES EM JEQUIÉ/BA." In Lacres Instituídos pela Sociedade e Enfrentamentos em Tempos de Exceção, 132–42. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.65519020913.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bento, Bruna Martins Alves, Flávia de Fatima Martins Faria, Ana Maria Miranda de Araujo, Fernanda Silva Trindade Luz, Camila Rabelo Monteiro de Andrade, and João Pedro Rolla de Leo. "VIA ALIMENTAR DE PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS: AVALIAÇÃO DA PRÁTICA UTILIZADA EM UM HOSPITAL GERAL." In Medicina: Esforço Comum da Promoção da Saúde e Prevenção e Tratamento das Doenças 4, 191–202. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.08321020222.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Almeida, Mariana Lopes de, Arina Marques Lebrego, and João Bosco Monteiro. "GRUPOS TERAPÊUTICOS EM CLÍNICA DE INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA EM HOSPITAL GERAL: POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO." In A Pesquisa em Psicologia: Contribuições para o Debate Metodológico, 74–82. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1692106058.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Essinger, Luiz Alexandre, Denise Scofano Diniz, and Agostinho Manuel da Silva Ascenção. "IMPLANTAÇÃO DO KANBAN COMO INDUTOR DA MELHORA DO FLUXO DOS PACIENTES NA EMERGÊNCIA DE HOSPITAL GERAL." In Difusão do Conhecimento Através das Diferentes Áreas da Medicina 4, 216–28. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.83019231223.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

COSTA, Nelzir Martins, Gustavo Rocha FELIPE, Ludmila Rios ARAUJO, Luís Otávio JONAS, and Ana Caroline Martins BORGES. "A humanização no atendimento ao paciente surdo pelos internos de medicina no Hospital Geral de Palmas." In SAÚDE PÚBLICA: NOVOS PARADIGMAS PARA A CIÊNCIA, 147–57. Uniedusul Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/513500-14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira, Linneker Costa, Claudilson José de Carvalho Bastos, Eliana Machado Barreto do Prado, Merylin Corrêa Pessanha Lino, and Silvana D’Innocenzo. "PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM SÍFILIS GESTACIONAL E CONGÊNITA NO HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS SALVADOR." In A Medicina imersa em um Mundo Globalizado em Rápida Evolução, 168–81. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.07921080119.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Zini, Daniel Writzl, Helena Barreto dos Santos, Ana Paula Coutinho, Denise Severo Santos, Antonio Carlos Gruber, Carlos Alberto Ribeiro, Carlo Sasso Faccin, Marisa Osorio Stumpf, Simone Maria Schenatto, and Paula Juliana Silva Bittencourt. "ÁRVORE DE PRÉ-REQUISITOS DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES EM PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES PARA HOSPITAL GERAL EM EXPANSÃO." In Estudos em Ciências da Saúde 2, 1–9. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2492006031.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Hospital Geral de Luanda"

1

CARDOSO AMARAL, MARCIO JOSE. "AVALIAÇÃO DE PRECEPTORIA DE CIRURGIA GERAL EM HOSPITAL GERAL." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM SERVIçOS E SISTEMAS DE SAúDE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/qualihosp-2019-112272.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Leão Rodrigues, Andréia, Alexandre Augusto Rabazallo Anacleto, and Luiz Sérgio Almeida Silva. "Sistematização da Hemovigilância em Hospital Geral." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM SERVIçOS E SISTEMAS DE SAúDE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/qualihosp-2019-112327.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

"ANAIS DO II CONGRESSO DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS." In CONGRESSO DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019. http://dx.doi.org/10.25248/reas.anais1499.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

"ANAIS DO II CONGRESSO DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS." In CONGRESSO DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019. http://dx.doi.org/10.25248/reas.anais3.2018.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

FROTA MENDONÇA, SILVIA HELENA, SILVIA HELENA FROTA MENDONCA, and DENISE CAVALLINI ALVARENGA. "ESCALAS DE DOR: REFERENCIAL PARA ESCOLHA EM UM HOSPITAL GERAL." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM SERVIçOS E SISTEMAS DE SAúDE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/qualihosp-2019-112330.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

VASCO SILVA, CRISTINA, GLÁUCIA NUNES RIBEIRO, ELBA DUDA FERREIRA RIBEIRO, and PATRÍCIA DOS SANTOS TAVARES DA SILVA. "PDSA - Aumento da cultura de notificação de eventos em um hospital geral de grande porte." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM SERVIçOS E SISTEMAS DE SAúDE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/qualihosp-2019-112379.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Samuel Santos, Arthur Oliveira Marques, Arkennyane Waleska Silva do Nascimento, Augusto José de Melo Costa, Mayná Kallayne da Silva, and Natalia Silva Araújo. "Vivência de um enfermeirando em uma uti geral de um hospital referência em Maceió/Alagoas." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ENFERMAGEM. ENFservic - Científica, 2020. http://dx.doi.org/10.24281/rremecs.2020.10.02a03.cipcen.115.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Filippini, F. B., M. O. Krapf, M. Carli, F. M. Liz, and A. P. D. Zenil. "Casos Tratados De Sífilis Congênita No Hospital Geral De Caxias Do Sul Entre 2010 E 2013." In II Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/medpro-ii-cbmh-018.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

de Carvalho Pereira, Victória, and Clarissa de Rosalmeida Dantas. "Atitudes de médicos em hospital geral em relação ao manejo de problemas psicológicos/psiquiátricos de seus pacientes." In XXV Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2017-78220.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SAIDEL, MARIA, Juan Escobar, Claudinei José Gomes Campos, and Fernanda Sobral. "PROCESSO DE ENFERMAGEM: OPINIÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA EM HOSPITAL GERAL." In I Encontro Internacional do Processo de Enfermagem: raciocínio clínico e a era digital. São Paulo - SP, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/enipe-2017-58577.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography