To see the other types of publications on this topic, follow the link: Hospital Geral de Luanda.

Journal articles on the topic 'Hospital Geral de Luanda'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Hospital Geral de Luanda.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Tavares, Elsy, and Natália Ramos. "ONFALITE: UM REALIDADE DE SAÚDE PÚBLICA EM ANGOLA." Revista Ciência Plural 6, no. 2 (June 11, 2020): 1–20. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2020v6n2id20171.

Full text
Abstract:
O presente estudo apresenta uma questão de saúde pública em Luanda, Angola, relacionada com situações de internamento e morte de recém-nascidos por onfalite, permitindo alertar para um grave problema de saúde pública que o país enfrenta. Objetivo Geral:descrever este problema de saúde pública associado a situações de onfalite em Luanda. Objectivos específicos: descrever a realidade de um hospital público geral na cidade de Luanda, relativamente a este problema; identificar as principais causas de onfalites no contexto Angolano; descrever os cuidados corretos com o coto umbilical; evidenciar as implicações sociais, culturais e de saúde nos cuidados ao recém-nascido. Método:estudo descritivo, exploratório e transversal. ,Foram analisados os processos de internamento de um serviço de pediatria de um hospital público da cidade de Luanda, com situações de internamento por onfalite, entre janeiro de 2017 e junho de 2018. Resultados:no período em estudo, foram analisados 182 processos de internamento neste hospital com registos de onfalites no recém-nascido. Destes internamentos, 26 culminaram em óbito do recém-nascido. Dos 156 recém-nascidos internados, 153 tiveram alta para o domicílio, 2 tiveram transferência para o hospital pediátrico e houve um registo de uma fuga. Conclusão:os resultados obtidos demonstram que as mães e os recém-nascidos angolanos permanecem vulneráveis no que se refere aos cuidados ao coto umbilical do recém-nascido, o que se traduz pelo elevado número de onfalites registadas. Torna-se, assim, prioritária a formação dos profissionais de saúde nesse domínio, de modo a que as intervenções sejam efetivas e de qualidade, no sentido de diminuir este flagelo de saúde pública neste país, em particular na cidade de Luanda. PALAVRAS CHAVE : Cordão umbilical;Recém-nascido; Mortalidade infantil;Cuidados infantis; Cultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nareti Neves, Mirian. "Análise da correlação entre a satisfação no trabalho e o comprometimento organizacional: estudo com os enfermeiros da pediatria do Hospital Geral de Luanda." Janeiro-Junho 2018 3, no. 2 (January 15, 2018): 96–125. http://dx.doi.org/10.37293/sapientiae32.02.

Full text
Abstract:
Levando-se em conta que o processo de desenvolvimento da satisfação e o comprometimento no indivíduo é um assunto que tem gerado interesse de distintos pesquisadores, para o entendimento do mecanismo das relações entre as organizações e seus funcionários, qualquer factor que contribua para o desenvolvimento destes constructos age por meio de seu impacto sobre uma ou mais predisposições psicológicas, as quais levam um indivíduo a comportar-se de determinada maneira em relação a algo ou alguém. A satisfação e o comprometimento dos funcionários são constructos relevantes que podem conduzir às vantagens competitivas e ao sucesso da organização. Neste estudo tem-se como objectivo, analisar a correlação entre satisfação no trabalho e o comprometimento dos Enfermeiros da Pediatria do Hospital Geral de Luanda-Angola (HGL). Para levar a cabo se revisou as teorias da hierarquia das necessidades de Maslow e a teoria dos factores higiénicos e motivacionais de Herzberg. Utilizaram -se igualmente os aportes de Chiavenato (2010); (Ferreira, Neves e Caetano 2011); Myers (2006); (Rojot, Roussel e Vanderberghe 2009); Spector (2006) e Teixeira (2005). Para este estudo foi realizado uma pesquisa do tipo quantitativa, com ênfase no método exploratório-descritivo. Os dados foram recolhidos por meio de dois questionários, os quais foram submetidos a análises de percentagem e médias, bem como, a correlações. Constatou-se baixo grau de satisfação com o salário (2,40), grau de satisfação médio na importância do trabalho (3,95) e um alto grau de satisfação na relação com os colegas (4,23). Há predominância do comprometimento normativo nos enfermeiros da Pediatria do HGL, também foi identificada uma correlação fraca (0,27) entre a satisfação no trabalho e o comprometimento normativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fonseca, Luiz Eduardo, Maria Cristina Botelho de Figueiredo, and Celina Santos Boga Marques Porto. "Gestão da Atenção Primária: desafio para a cooperação internacional em saúde." Ciência & Saúde Coletiva 22, no. 7 (July 2017): 2287–94. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017227.06232017.

Full text
Abstract:
Resumo Resolver problemas na atenção básica do sistema de saúde e tomar decisões na gestão diária de centros de saúde devem ultrapassar o conhecimento do senso comum e se reforçar por evidências buscadas no conhecimento científico com novo olhar para fatos e fenômenos do dia-a-dia. O artigo examina uma experiência de cooperação triangular em saúde entre Angola, Brasil e Japão, em Luanda, Angola, 2011-2014, o Projeto para o Fortalecimento do Sistema de Saúde por Meio do Desenvolvimento de Recursos Humanos no Hospital Josina Machel e em outros Serviços de Saúde e Revitalização da Atenção Primária de Saúde em Angola (ProForsa), com a participação da Fiocruz na execução da componente de atenção primária. Trata do papel inovador da cooperação técnica como instrumento de ação política. A adoção de um programa de formação com múltiplas possibilidades permitiu uma articulação técnico-política na abordagem da “cooperação estruturante em saúde”. O artigo analisa como intervenções da cooperação internacional no campo da gestão em saúde podem gerar evidências científicas que, relacionadas ao contexto político local, podem transformar locus organizacionais como centros de saúde, seus aspectos gerenciais clínicos e sua estrutura física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carreras, F. J., F. Rodriguez-Hurtado, and H. David. "Ophthalmology in Luanda (Angola): a hospital based report." British Journal of Ophthalmology 79, no. 10 (October 1, 1995): 926–33. http://dx.doi.org/10.1136/bjo.79.10.926.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Caldas, Rafael Andrade. "Os desdobramentos dos conflitos na Angola: os Bakongos e seu estigma de estrangeiro." Revista de Iniciação Científica da FFC - (Cessada) 19, no. 2 (November 17, 2020): 3–12. http://dx.doi.org/10.36311/1415-8612.2019.v19n2.p3-12.

Full text
Abstract:
Os bakongos são o terceiro maior grupo étnico que forma a República da Angola. Origina-se, no geral, do norte. Presente também na República do Congo e na República Democrática do Congo. De uma concepção de território que não obedecia aos limites coloniais, que fora submetida à região. Chamado de etnia de fronteira, por sua localização geográfica de origem, e seu histórico de migrações. Exila-se no antigo Zaire, a atual República Democrática do Congo, fugindo do conflito anticolonial iniciado em 1961, retornando a Angola, para Luanda, a partir de sua independência, em 1975. Em Luanda, não serão reconhecidos como angolanos, sendo associados aos Zairenses, chamados pejorativamente de estrangeiros. Sua identificação como estrangeiro, os coloca em condição de segregação, e até mesmo, de hostilidade por parte dos luandenses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Kieffer, Nicolas, Patrice Nordmann, Marta Aires-de-Sousa, and Laurent Poirel. "High Prevalence of Carbapenemase-Producing Enterobacteriaceae among Hospitalized Children in Luanda, Angola." Antimicrobial Agents and Chemotherapy 60, no. 10 (August 8, 2016): 6189–92. http://dx.doi.org/10.1128/aac.01201-16.

Full text
Abstract:
ABSTRACTThis study aimed to evaluate the prevalence of carbapenemase-producingEnterobacteriaceaein Luanda, Angola. A total of 157 rectal samples were collected from children visiting a pediatric hospital in Luanda in March 2015. Fifty-seven imipenem-nonsusceptible enterobacterial isolates were recovered, most of which were non-clonally related. TheblaOXA-181(50/57) andblaNDM-1(7/57) carbapenemase genes were identified. Notably, OXA-181-producingEscherichia coliisolates rarely coproduced extended-spectrum β-lactamases and consequently remained susceptible to broad-spectrum cephalosporins. TheblaOXA-181gene was always located on an IncX3 plasmid, while theblaNDM-1gene was located on either IncFIA or IncA/C plasmids. The study identified a high prevalence of OXA-181 among hospitalized children in Angola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Almeida, Eliane Carnot de. "O psicólogo no hospital geral." Psicologia: Ciência e Profissão 20, no. 3 (September 2000): 24–27. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932000000300005.

Full text
Abstract:
A inserção do psicólogo no campo da saúde, mais especificamente no hospital geral, é discutida a partir da reflexão sobre o funcionamento da equipe interdisciplinar, com suas resistências, competitividade e corporativismos; as peculiaridades do atendimento na rede pública, considerando-se o sistema de saúde e a realidade social dos pacientes atendidos; e o modelo de atendimento psicológico priorizado na graduação, que promove uma concepção abstrata e a-histórica do sujeito desvinculada do seu contexto sócio-político e cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moreira, Ana Cleide Guedes, and Cassandra Regina de Amorim Pamplona. "Dispositivos clínicos em hospital geral." Psicologia Clínica 18, no. 2 (2006): 13–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-56652006000200002.

Full text
Abstract:
Este trabalho participa de investigação sobre a inserção da Psicanálise no campo institucional e hospitalar de saúde, objetivando formular contribuições, a partir da clínica da melancolia e dos estados depressivos, para a construção de dispositivos clínicos em hospital geral do Sistema Único de Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Claudia Osorio da. "Trabalho e subjetividade no hospital geral." Psicologia: Ciência e Profissão 18, no. 2 (1998): 26–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98931998000200005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinto, Elisabeth Ataíde E., and JoãO Guilherme Alves. "The causes of death of hospitalized children in Angola." Tropical Doctor 38, no. 1 (January 2008): 66–67. http://dx.doi.org/10.1258/td.2006.006352.

Full text
Abstract:
Angola currently has the second mortality rate for children in the world. A cross-sectional study was performed containing 1322 random selected children of the 10288 hospitalized from December 2004 to May 2005 at the Hospital Pediátrico David Bernardino, the largest hospital in Angola and health reference centre located in the capital city of Luanda. Hospital mortality was 18% and the main causes of death were:malaria (22.4%), undernutrition (21.5%), pneumonia (11.8%), neonatal affections (9.3%) and meningitis (8.0%). Programmes must be rapidly implemented to eradicate undernutrition, improve perinatal care and control infections, especially malaria, pneumonia and meningitis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Araujo, Silvana Silva de Farias, and Nathalia Dos Santos Dantas. "Os verbos ter e haver existenciais no português falado em Luanda-Angola." Letrônica 10, no. 1 (December 27, 2017): 64. http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.24809.

Full text
Abstract:
Com o arcabouço teórico-metodológico da Sociolinguística Variacionista, pesquisa-se a variação no uso dos verbos ter e haver em construções existenciais, com dados orais do português de Luanda (PL). Objetiva-se contribuir para o entendimento acerca da natureza do português de variedades africanas. Os resultados mostram que há uma variação estruturada no PL, sendo que o ter existencial é amplamente utilizado, com uma frequência de 42% e é favorecido, principalmente, pelo fator baixa ou nenhuma escolarização; embora, no cômputo geral dos dados, o verbo haver predomine em construções existenciais, com uma frequência de 58%. Os resultados são analisados qualitativa e quantitativamente em tempo aparente. Os dados foram levantados na fala de 23 informantes, em entrevistas sociolinguísticas pertencentes ao acervo dos projetos “Em busca das raízes do português brasileiro” e “A concordância verbal em Luanda-Angola: elementos para a discussão sobre a formação do português brasileiro”, sediados na Universidade Estadual de Feira de Santana. Nesse sentido, buscando contribuir para os estudos sobre a ormação da realidade sociolinguística brasileira, acredita-se que é importante a realização de estudos que se centrem em dados coletados em outros continentes que não apenas o europeu – como propôs Petter (2007) –, pois, assim, torna-se possível a comparação entre a variedade brasileira e as variedades africanas do português, ampliando-se o debate sobre a influência do contato linguístico na formação dessas variedades e a discussão sobre a atuação de fatores linguísticos e socioculturais em fenômenos linguísticos variáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Valadas, Emília, Augusto Gomes, Ana Sutre, Sara Brilha, Afonso Wete, Thomas Hänscheid, and Francisco Antunes. "Tuberculosis with malaria or HIV co-infection in a large hospital in Luanda, Angola." Journal of Infection in Developing Countries 7, no. 03 (March 14, 2013): 269–72. http://dx.doi.org/10.3855/jidc.2703.

Full text
Abstract:
Introduction: Three major public health problems, tuberculosis, malaria and HIV/AIDS, are widespread in Angola, often as co-infections in the same individual. In 2009, it was assumed that 44,151 new cases of TB occurred in Angola. Interestingly, interventions such as treatment/prevention of malaria appear to reduce mortality in HIV-infected and possibly TB co-infected patients. However, despite the seriousness of the situation, current data on TB and co-infection rates are scarce. This study aimed to characterize all TB cases seen at the Hospital Sanatório de Luanda, and to determine the co-infection rate with HIV and/or malaria. Methodology: This retrospective study collected demographic, diagnostic and clinical data from all patients admitted during 2007. Results: A total of 4,666 patients were admitted, of whom 1,906 (40.8%) were diagnosed with TB. Overall, 1,111 patients (58.3%) were male and most patients (n=1302, 68.3%) were adults (≥14 years). The rate of HIV co-infection was 37.4% (n=712). Malaria was diagnosed during admission and hospital stay in 714 patients (37.5%), with Plasmodium falciparum the predominant species. Overall mortality was 15.2% (n=290). Conclusions: Because Luanda does not have the infrastructure to perform culture-based diagnosis of TB, confirmation of TB is problematic. The HIV-co-infection rate is high, with 37.4% of patients requiring integrated approaches to address this problem. With more than 1/3 of the TB patients co-infected with malaria, even during the hospital stay, the prevention of malaria in TB patients appears to be an effective way to reduce overall mortality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Portela, Antenor, Carlos Linhares, Raldir Bastos, and Jayro Paiva. "Intervenção coronária em hospital geral no Piauí." Arquivos Brasileiros de Cardiologia 71, no. 4 (October 1998): 591–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0066-782x1998001000006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Fonseca, Leonardo Gomes da, Fernando Peixoto Ferraz de Campos, and Aloísio Felipe-Silva. "Tuberculose peritoneal: experiência em um hospital geral." Autopsy and Case Reports 1, no. 2 (2011): 3–9. http://dx.doi.org/10.4322/acr.2016.002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Melo, Carla Borim Mirachi, and Luis Flávio Silva Couto. "Os discursos de Lacan no hospital geral." Psicologia em Estudo 17, no. 2 (June 2012): 341–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-73722012000200017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Aoshima, D. E., T. Watari, S. Ishikawa, Y. Isoda, K. Antonio, and J. Luacute. "P11.10 Developing the First Steps for Infection Control in a Tertiary Care Hospital in Luanda, Angola." Journal of Hospital Infection 64 (January 2006): S59. http://dx.doi.org/10.1016/s0195-6701(06)60194-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Conceição, Teresa, Céline Coelho, Isabel Santos Silva, Hermínia de Lencastre, and Marta Aires-de-Sousa. "Methicillin-Resistant Staphylococcus aureus in the Community in Luanda, Angola: Blurred Boundaries with the Hospital Setting." Microbial Drug Resistance 22, no. 1 (January 2016): 22–27. http://dx.doi.org/10.1089/mdr.2015.0236.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Urtti, Suvi, Irmeli Roine, Moe H. Kyaw, Manuel Leite Cruzeiro, Elsa Barbosa, Elizabete Dos Anjos, Luis Bernardino, Heikki Peltola, and Tuula Pelkonen. "326. Malaria vs. Bacterial Meningitis in Children With Spinal Tap in the Luanda Children’s Hospital, Angola." Open Forum Infectious Diseases 5, suppl_1 (November 2018): S131. http://dx.doi.org/10.1093/ofid/ofy210.337.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Guimarães, Tiene, Jandyra Maria Kondera, and Marcos Vinicius Zoreck Portela. "FANTASIAS INFANTIS: UMA ESCUTA PSICANALÍTICA NO HOSPITAL GERAL." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 21, no. 1 (April 2018): 50–60. http://dx.doi.org/10.1590/1809-44142018001005.

Full text
Abstract:
Resumo: O artigo aborda a importância das fantasias infantis presentes no trabalho clínico psicanalítico com crianças no período de residência em um hospital geral. O percurso escolhido segue o desenvolvimento que Freud faz da temática ao longo de sua obra, com entrelaçamentos da prática clínica e reflexões acerca da inserção da psicanálise nesse contexto, levando em consideração que na instituição hospitalar, predominantemente médica, há uma supremacia do orgânico frente às questões subjetivas do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Gazotti, T. C., and H. B. Prebianchi. "Caracterização da interconsulta psicológica em um hospital geral." Psicologia - Teoria e Prática 16, no. 1 (April 11, 2014): 18–30. http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v16n1p18-30.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

FRÁGUAS JÚNIOR, RENÉRIO, and TÂNIA CORREA DE TOLEDO FERRAZ ALVES. "Depressão no Hospital Geral: estudo de 136 casos." Revista da Associação Médica Brasileira 48, no. 3 (September 2002): 225–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-42302002000300035.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Nunes, Sandra Odebrecht Vargas, Sérgio Takayama, Carlos Souza, Rafael Faria Sanches, Adriana Martin, and Aline Portilho de Brito. "Prevalência de dependência do álcool em hospital geral." Semina: Ciências Biológicas e da Saúde 16, no. 2 (December 15, 1995): 295. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.1995v16n2p295.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Botega, Neury José, Luiz Gustavo Guilhermano, Renato Michel, Celso Garcia Jr., Fabiana G. Machado, Fernanda Crestana, Jacqueline Balestrin, and Luciana Frantz. "Consultoria psiquiátrica em hospital geral: inviável ou promissora?" Revista Brasileira de Psiquiatria 22, no. 3 (September 2000): 130–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462000000300006.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar alguns fatores que influenciam a prática de interconsulta (IC). Métodos: Todos os 64 psiquiatras formados nos programas de residência médica da PUC/RS (1977-1995) e 52 formados na Unicamp (1986-1995) foram selecionados para participar de uma entrevista por telefone sobre os seguintes itens: dados sociodemográficos, principais atividades profissionais, características do trabalho em IC (tipo de serviço, carga horária, características do atendimento, qualificação profissional, motivações e dificuldades). Resultados: Obtiveram-se 106 (91%) entrevistas, sendo 51% dos entrevistados de sexo masculino. Um terço teve experiência com IC apenas durante a residência, 37% trabalham atualmente nessa área e 30% já trabalharam em IC após a residência, mas haviam deixado de fazê-lo. Dentre os que trabalham atualmente em IC, há predomínio do sexo masculino (qui-quadrado=6,65; p=0,03), tanto na população formada na PUC/RS (65%), quanto na Unicamp (63%). Apenas 6% apontam falta de treinamento adequado entre as razões que pesaram na desistência de trabalhar em IC. As principais dificuldades referiram-se à escassez e à imprevisibilidade do tempo despendido, à baixa remuneração e à pouca valorização de parte dos colegas médicos. Conclusões: Considerável proporção dos psiquiatras entrevistados continua trabalhando em IC (37%). Apesar de considerarem adequado o treinamento recebido durante a residência, apontaram as principais dificuldades encontradas nessa tarefa: tempo, dinheiro e valorização do trabalho realizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Meleiro, Alexandrina Maria Augusto da S. "Prática psiquiátrica no hospital geral: interconsulta e emergência." Revista Brasileira de Psiquiatria 24, no. 2 (June 2002): 105. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462002000200016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Gomes, Fabiano Alves, and Maurício Kunz. "Prática psiquiátrica no hospital geral: interconsulta e emergência." Revista Brasileira de Psiquiatria 28, no. 3 (September 2006): 257. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462006000300023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rocha, Gibsi Maria Possapp. "Prática psiquiátrica no hospital geral: interconsulta e emergência." Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul 28, no. 2 (August 2006): 217–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81082006000200016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Santos, Nátali Castro Antunes, Tatiana Slonczewski, Helena Bazanelli Prebianchi, Andréia Garcia Oliveira, and Camila Sousa Cardoso. "Interconsulta psicológica: demanda e assistência em hospital geral." Psicologia em Estudo 16, no. 2 (June 2011): 325–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-73722011000200016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Oliveira, Maria Vera Cruz de, Tatiana Riera de Oliveira, Carlos Alberto de Castro Pereira, Alexandre Vidal Bonfim, Fernando Studart Leitão Filho, and Larissa Rego Voss. "Tabagismo em pacientes internados em um hospital geral." Jornal Brasileiro de Pneumologia 34, no. 11 (November 2008): 936–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132008001100008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Determinar a freqüência do tabagismo em pacientes internados em um hospital geral, e caracterizar o perfil dos fumantes hospitalizados. MÉTODOS: Foi avaliada uma amostra representativa e aleatória de 111 pacientes internados, classificados como não-fumantes, ex-fumantes e fumantes. Nos fumantes foi aplicado o questionário de Fagerström e obtidas medidas de monóxido de carbono no ar expirado. Valores acima de 6 ppm de monóxido de carbono no ar expirado foram considerados significantes para tabagismo recente. RESULTADOS: Dos 111 pacientes, 60 (54%) eram do sexo feminino. A média de idade foi de 70 anos. Do total, 56 pacientes (51%) nunca fumaram, 36 (32%) eram ex-fumantes e 19 (17%) eram fumantes atuais. Todos os fumantes eram do sexo masculino. Os fumantes tinham menor idade (58 ± 17 anos), em comparação aos não-fumantes (68 ± 14 anos) e ex-fumantes (73 ± 14 anos)-ANOVA: F = 6,57 (p = 0,002). A carga tabágica média dos fumantes foi de 43 anos-maço. A média do escore de Fagerström foi de 5,0. Dos 19 fumantes, 11 (58%) tinham sintomas respiratórios, e 3 tinham sintomas de abstinência. A média de monóxido de carbono no ar expirado dos fumantes foi 5,0 ppm. Oito (42%) dos fumantes tinham níveis de monóxido de carbono no ar expirado acima de 6 ppm. Houve maior prevalência de tabagistas em algumas clinicas: 70% dos fumantes se encontravam em apenas cinco enfermarias. CONCLUSÕES: Em um grande hospital terciário, 17% dos pacientes internados eram fumantes e destes 7% fumaram nas últimas 8 horas. Os fumantes eram pacientes mais jovens do sexo masculino, internados em determinadas clínicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Fuzinatto, Fernanda, André Wajner, Fernando Starosta de Waldemar, João Luiz de Souza Hopf, Juliana Ferro Schuh, and Sergio Saldanha Menna Barreto. "Profilaxia para tromboembolia venosa em um hospital geral." Jornal Brasileiro de Pneumologia 37, no. 2 (April 2011): 160–67. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132011000200005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a prática de profilaxia para tromboembolia venosa (TEV) em pacientes em um hospital geral. MÉTODOS: Estudo de coorte transversal conduzido no Hospital Nossa Senhora da Conceição, localizado na cidade de Porto Alegre (RS), com uma amostra constituída de pacientes internados selecionados randomicamente entre outubro de 2008 e fevereiro de 2009. Foram incluídos pacientes maiores de 18 anos e internados por mais de 48 h. Os critérios de exclusão foram pacientes em uso de anticoagulantes, história de doença tromboembólica, gestação e puerpério. A adequação da profilaxia foi avaliada seguindo as recomendações de um protocolo criado pela instituição e tendo como base principal a diretriz da American College of Chest Physician, oitava edição. RESULTADOS: Foram incluídos 262 pacientes com média de idade de 59,1 ± 16,6 anos. Os fatores de risco mais comuns foram imobilização (70,6%), infecção (44,3%), câncer (27,5%), obesidade (23,3%) e cirurgia maior (14,1%). Na avaliação do nível de risco para TEV, 143 (54,6%) e 117 pacientes (44,7%), respectivamente, foram classificados como de risco alto e moderado. No geral, 46,2% dos pacientes tiveram profilaxia adequada, assim como 25% dos pacientes com três ou mais fatores de risco e 18% dos pacientes com câncer, e houve diferenças estatisticamente significativas entre esses grupos quando comparados àqueles com menos de três fatores de risco e sem câncer (p < 0,001 para ambos). CONCLUSÕES: Os dados demonstram que quase a totalidade dos pacientes do hospital estava em risco para TEV e que menos da metade deles recebeu profilaxia adequada, dados esses semelhantes aos da literatura. A inadequação da profilaxia é surpreendentemente maior em pacientes de alto risco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Carvalho, Jhéssyca Dias de, and Cristina Bastos Alves Lins. "Um Hospital Geral e suas concepções da loucura." Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 18, no. 2 (June 2015): 383–93. http://dx.doi.org/10.1590/1415-4714.2015v18n2p383.14.

Full text
Abstract:
Objetivo Conhecer as concepções acerca da loucura produzidas por profissionais que trabalham em um Hospital Geral.Procedimentos foram realizados grupos de conversação, e seus resultados estudados a partir da Análise do Discurso e História da Loucura de Michel Foucault.Conclusões as estruturas dos manicômios permanecem instaladas em sua concretude e na mentalidade das pessoas, que continuam a acreditar que o louco precisa ser controlado para atender as demandas sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Palmieri, Tatiana Hoffmann, and Vera Engler Cury. "Plantão psicológico em Hospital Geral: um estudo fenomenológico." Psicologia: Reflexão e Crítica 20, no. 3 (2007): 472–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-79722007000300015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

McGann, Patrick T., Margarida Muhongo, Elizabeth McGann, Vysolela de Oliveira, Brigida Santos, and Russell E. Ware. "Successful Outcomes Of An Infant Sickle Cell Clinic In Luanda, Angola." Blood 122, no. 21 (November 15, 2013): 2934. http://dx.doi.org/10.1182/blood.v122.21.2934.2934.

Full text
Abstract:
Abstract Background Sickle cell anemia (SCA) is a significant, under recognized contributor to global childhood mortality, especially in sub-Saharan Africa. Early diagnosis is critical to enable timely access to care and education, before severe and life-threatening complications develop in the first year of life. Unfortunately, such early and comprehensive care remains largely unavailable for many infants across Africa. In an attempt to reduce the high early mortality associated with SCA, an infant SCA clinic was developed and implemented in the capital city of Luanda, Angola. We describe the early experiences and successful outcomes for infants enrolled in this clinic. Methods Infants were enrolled in the clinic if the diagnosis of SCA was made in the first year of life. The clinic was established in the major public pediatric hospital in Angola, Hospital Pediátrico David Bernardino (HPDB). The vast majority of enrolled infants were diagnosed by newborn screening at local maternity hospitals, while some were diagnosed due to clinical suspicion or known family history. Initial clinic visit included intake of demographics such as contact information, family history, and details of basic housing conditions. A dried bloodspot was collected and the diagnosis of SCA was confirmed by isoelectric focusing. All families received sickle cell education and confirmed infants received penicillin prophylaxis (125 mg by mouth twice per day), pneumococcal vaccination series (Prevnar-13), and an insecticide-treated mosquito net for malaria prophylaxis. Results In the first twenty months of the HPDP Infant SCA clinic, 301 infants were enrolled. Eighty-one percent (244/301) were identified through the associated newborn screening program, while the remaining fifty-seven infants presented due to clinical symptoms or known family history. Families live in the urban and poverty-stricken Luanda. The average household has 6.4 people with 2.8 people per bedroom. Only 34.2% of families reported access to water within their household. Despite poverty and difficult housing situations, continued follow-up was extraordinarily high at 97.3%. After the initial visit, only eight families (2.7%) chose not to follow-up – four preferred faith or traditional healing techniques, and four chose follow-up care at a private clinic. With a concentrated effort to track and enable timely follow-up care, there were zero babies truly “lost to follow-up.” For the 167 babies who are now at least one year of age, the calculated infant mortality rate (under 1 year of age) is 6.6%, which compares favorably to the nationally reported infant mortality rate for all children (9.8%). Upon reviewing the 11 deaths, in nearly all cases the families sought appropriate medical care as instructed, and most deaths were likely preventable if appropriate and timely emergency care were available in the community. Conclusions Early mortality associated with SCA can be significantly reduced through early diagnosis and access to care and education, even in countries with few health resources such as Angola. These experiences with a newborn clinic in the urban city of Luanda demonstrate that simple, lifesaving care is feasible and that follow-up and survival is excellent. Although the survival in this Angolan cohort was even better than the national infant mortality rate, the few deaths illustrate gaps in the understanding of emergency SCA care among the healthcare community. It is critical to include education and training of healthcare professionals at all levels of care in any national strategy, so that children with SCA can be promptly triaged and adequately treated for emergent and life-threatening complications. Disclosures: No relevant conflicts of interest to declare.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Paes, Marcio Roberto, Alice Costa Silva, Isabela Cristina da Luz Kowalski, Miriam Aparecida Nimtz, Otilia Beatriz MacielL da Silva, and Robson Giovani Paes. "Mental health in a general hospital: perception of the nursing team / Saúde mental em hospital geral: percepção da equipe de enfermagem." Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online 13 (September 22, 2021): 1460–66. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10130.

Full text
Abstract:
Objetivo: conhecer a percepção dos profissionais de enfermagem sobre os cuidados de saúde mental no hospital geral. Metodologia: estudo quantitativo, transversal do tipo survey, desenvolvido em unidades de internação de hospital geral de Curitiba, Paraná, em 2016. Participaram 177 profissionais de enfermagem. Os dados foram coletados por meio de um instrumento estruturado com 15 afirmativas em uma escala de Likert e analisados por estatística descritiva. Resultados: os participantes concordaram sobre a existência de pacientes com transtornos mentais ou comportamentais no hospital geral, afirmaram que apesar de cuidar desses pacientes necessitam de maior conhecimento e habilidade em saúde mental. Consideraram importante a implantação das unidades psiquiátricas no hospital geral e a consultoria de enfermeiros especialistas em saúde mental, para apoio no atendimento aos pacientes. Conclusão: há necessidade de qualificação dos profissionais de enfermagem aos cuidados em saúde mental. A consultoria de enfermagem em saúde mental pode auxiliar na melhoria desses cuidados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Campos, Paulo Adão, Bianor Valente, Rosa Bessa Campos, Luzia Gonçalves, Virgílio Estóliodo Rosário, Luís Varandas, and Henrique Silveira. "Plasmodium falciparum infection in pregnant women attending antenatal care in Luanda, Angola." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 45, no. 3 (June 2012): 369–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822012000300017.

Full text
Abstract:
INTRODUCTION: Malaria during pregnancy remains a serious public health problem. The aim of this study was to establish the prevalence and possible risk factors for malaria in pregnant women attending antenatal care at Augusto Ngangula Specialized General Hospital in Luanda, Angola. METHODS: Pregnant women (679 total) who attended antenatal care from April to September 2008 were included in the study after signing informed consent. For each participant, the social-demographic profile and malaria and obstetric histories were investigated via a questionnaire. Diagnosis was made by optic microscopy, and hemoglobin concentration measured. The associations between age, parity, gestational age, residence, schooling, malaria during gravity, anemia and treatment with incidence of Plasmodium falciparum infection were analyzed through logistic regression. RESULTS: During the period of study, 74 (10.9%) out of 679 women were infected by P. falciparum. The average concentration of hemoglobin was 11.1 ± 0.07g/dL, and there were significant associations between the history of malaria during pregnancy, P. falciparum infection (p<0.01) and anemia at the time of observation (p<0.001). CONCLUSIONS: Previous history of malaria during pregnancy represents a risk factor for current infection and anemia was an important complication associated with malaria, even in women who were treated with sulfadoxine-pyrimethamine during pregnancy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Mello, Rita Mello de, and Jacó Fernando Schneider. "A família e a internação psiquiátrica em hospital geral." Revista Gaúcha de Enfermagem 32, no. 2 (June 2011): 226–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-14472011000200003.

Full text
Abstract:
Estudo com abordagem qualitativa de natureza na sociologia fenomenológica, de Alfred Schutz, que teve como objetivo identificar os motivos para- relacionados à Internação Psiquiátrica em um Hospital Geral (UIPHG) para os familiares. Para tanto, foram entrevistados 14 familiares que possuíam um de seus membros internados na UIPHP no período de agosto a outubro de 2009. Utilizou-se como questão orientadora da entrevista fenomenológica: "o que você espera da Internação Psiquiátrica em um Hospital Geral?". Para compreensão e interpretação dos depoimentos, utilizou-se o referencial teórico da sociologia fenomenológica. Os discursos revelaram três categorias concretas que remeteram aos motivos para: orientação e continuidade no tratamento; perspectivas de melhora e projeções sobre normalidade. Com essa investigação é possível mostrar o tipo vivido desses familiares e contribuir para que os profissionais de saúde mental reflitam sobre suas ações e sobre o envolvimento da família em uma unidade de internação psiquiátrica em hospital geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Nascimento, Antonio Leandro, Mônica Gomes de Andrade, Amanda Mendes Pinheiro Assed, and Marco Antonio Alves Brasil. "Um modelo para o parecer psiquiátrico no hospital geral." Jornal Brasileiro de Psiquiatria 55, no. 2 (2006): 102–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0047-20852006000200002.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Propor um modelo estruturado para a elaboração das respostas às solicitações de pareceres psiquiátricos no hospital geral e discutir seus aspectos fundamentais. MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa sistemática nas bases de dados PubMed/Medline e PsycINFO à procura de artigos que descrevessem modelos para a resposta aos pareceres psiquiátricos em hospitais gerais. Além disso, todos os artigos sobre psiquiatria de ligação publicados no Jornal Brasileiro de Psiquiatria (indexado no PsycINFO) nos últimos dez anos foram analisados para localizar as contribuições brasileiras ao tema. Foram selecionados artigos que descrevessem modelos estruturados para as respostas às solicitações de pareceres psiquiátricos em hospitais gerais. As informações contidas nesses artigos foram usadas na construção de uma proposta de ficha de parecer psiquiátrico. RESULTADOS: Apenas dois artigos preenchiam os critérios de seleção. Outros cinco artigos que descreviam problemas no processo de consultoria psiquiátrica forneceram informações sobre questões que deveriam ser abordadas nos pareceres. Os modelos de parecer descritos foram analisados, e um novo modelo foi desenvolvido. CONCLUSÃO: Os pareceres psiquiátricos são documentos que atendem às necessidades médicas e educacionais em um hospital geral. Um modelo estruturado de parecer evita a omissão de informações importantes, melhorando a comunicação entre os psiquiatras pareceristas e os outros médicos no hospital geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Moura, Sandra Regina Silva de, Daniela Pinheiro de Lima Melo, Gabriela Maria da Silva Rocha, and Éricka Roberta Conceição da Cruz. "Prevalência de lesão por pressão em um hospital geral." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 10 (October 16, 2020): e4298. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e4298.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar a prevalência de lesão por pressão em um hospital geral e verificar o perfil clínico epidemiológico dos pacientes atendidos. Métodos: Foi realizado um estudo quantitativo, tipo transversal, onde foram analisados todos os casos de lesão por pressão notificada à comissão de curativos, no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2018, através de frequências absolutas e relativas. Resultados: A prevalência das lesões por pressão foi de 1,2%, distribuídas igualmente entre ambos os sexos, a faixa etária mais prevalente foi nos pacientes > 60 anos (45,9%), a principal causa de internamento foram as neoplasias (15,6%), as enfermarias de adultos tiveram 55,1% dos casos, a região mais acometida foi a sacral com 66,2%, e 21,7% das lesões se encontravam no estágio II. Considerações finais: Os resultados apontaram que do ano de 2017 para 2018 ocorreu uma diminuição das LPP, mais que deve ser mantido o monitoramento deste indicador para que venha proporcionar maior nível de segurança aos pacientes e ajudar na redução de custos relacionados a eventos adversos que são altamente evitáveis pelas instituições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

de Oliveira Barbosa Rosa, Carla, Bárbara Pereira da Silva, Karla Pereira Balbino, Sônia Machado Rocha Ribeiro, Andréia Queiroz Ribeiro, and Heloísa Helena Firmino. "Avaliação Nutricional de indivíduos internados em um hospital geral." O Mundo da Saúde 38, no. 4 (December 31, 2014): 430–38. http://dx.doi.org/10.15343/0104-7809.20143804430438.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Sousa, Fernando Sérgio Pereira de, Cezar Augusto Ferreira da Silva, and Eliany Nazaré Oliveira. "Serviço de Emergência Psiquiátrica em hospital geral: estudo retrospectivo." Revista da Escola de Enfermagem da USP 44, no. 3 (September 2010): 796–802. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342010000300035.

Full text
Abstract:
O Serviço de Emergência Psiquiátrica em Hospital Geral (SEPHG) é uma proposta articulada com o movimento da reforma psiquiátrica. Objetivou-se caracterizar os clientes com sofrimento psíquico assistidos no SEPHG Dr. Estevam, em Sobral-CE. Este é um estudo do tipo documental, com abordagem quantitativa, envolvendo 191 clientes atendidos no SEPHG no período de janeiro a dezembro de 2007. Os dados foram coletados a partir de um livro de registro, cujas informações nele contidas foram retiradas dos prontuários dos clientes. Observou-se predomínio de pacientes do sexo masculino (70,15%), com idade entre 30-49 anos (48,71%) e solteiros (74,86%). A maioria era proveniente da cidade de Sobral (69,64 %). Em 42,40% dos casos, o diagnóstico foi transtorno do uso de álcool. Grande parte da clientela (66,50%) deu entrada no serviço por demanda espontânea. Após avaliação do SEPHG, 43,45% desses clientes foram encaminhados ao CAPS-ad. Pelos resultados, depreende-se o quão imprescindíveis são os serviços de saúde mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Coelho, M. M. O., S. F. G. Mendes, E. P. Mendes, and D. L. B. Paulo. "P66. O BÓCIO NO HOSPITAL GERAL DO HUAMBO – ANGOLA." Revista Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo 7, no. 2 (July 2012): 127. http://dx.doi.org/10.1016/s1646-3439(12)70192-x.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Rodrigues, Cesar Emanuel, Javier Lazo, and Marcus Aurelho Lima. "Variações circadianas diárias nos óbitos de um hospital geral." Revista Brasileira de Enfermagem 50, no. 3 (September 1997): 339–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671997000300004.

Full text
Abstract:
OBJETIVO - Determinar a existência de variações circadianas diárias nos óbitos de um hospital geral. MÉTODO - Foram analisados a hora da morte e o período do dia em que ocorreram 502 mortes naturais em hospital geral. Empregaram-se testes estatísticos para determinar as diferenças entre proporções e médias. RESULTADOS - Não se observou relação entre mortalidade e a hora ou período de ocorrência no dia., apesar do aumento no número de óbito no período das 12 às 18 horas. Conclusão - Os resultados observados sugerem que a morte natural não tem padrão circadiano, apesar da maior freqüência no período vespertino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Gonçalves, Berenice das Dores, Luciana Tricai Cavalini, and Joaquim Gonçalves Valente. "Monitoramento epidemiológico da tuberculose em um hospital geral universitário." Jornal Brasileiro de Pneumologia 36, no. 3 (June 2010): 347–55. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132010000300013.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Descrever o monitoramento epidemiológico da exposição à tuberculose realizado em ambiente hospitalar e analisar o perfil da doença em um hospital geral universitário. MÉTODOS: Estudo descritivo e retrospectivo dos casos diagnosticados de tuberculose no período entre 2000 e 2006, com a determinação de indicadores de morbidade e mortalidade, que foram comparados a população geral de pacientes atendidos no hospital e com o total de funcionários do hospital que desenvolveram tuberculose ativa. RESULTADOS: Foram atendidos 763 pacientes com tuberculose ativa (média, 109 pacientes/ano), sendo 481 (63,1%) do sexo masculino. A faixa etária mais atingida foi a de 30 a 59 anos. As formas clínicas pulmonares e extrapulmonares exclusivas foram predominantes. Entretanto, entre os pacientes internados, as formas pulmonares associadas às extrapulmonares e as formas pulmonares não bacilíferas exclusivas foram mais frequentes. A presença de comorbidades foi mais prevalente entre os pacientes internados e entre os que evoluíram para óbito. Apenas 52,8% dos casos atendidos no hospital foram notificados. Os indicadores hospitalares gerais demonstraram maior tempo de internação hospitalar e mortalidade entre os pacientes com tuberculose. CONCLUSÕES: A incidência e prevalência indicam um alto risco de exposição à tuberculose no hospital no período estudado. Os indicadores propostos apresentam um potencial de padronização dos procedimentos de monitoramento da tuberculose hospitalar, e o perfil epidemiológico aqui descrito poderá contribuir para um melhor entendimento da situação da doença no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva Junior, Danyllo do Nascimento, Janieiry Lima de Araújo, Rafael Tavares Silveira Silva, and Ellany Gurgel Cosme do Nascimento. "Privacidade e confidencialidade de usuários em um hospital geral." Revista Bioética 25, no. 3 (December 2017): 585–95. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017253215.

Full text
Abstract:
Resumo No ambiente hospitalar, privacidade e confidencialidade dos usuários são frequentemente desrespeitadas. Esta pesquisa, exploratória e qualitativa, realizada em hospital geral localizado em Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil, objetivou analisar a percepção de usuários sobre aspectos relacionados a sua privacidade e confidencialidade durante a internação. Utilizou-se para a coleta de dados a técnica da entrevista semiestruturada com análise de conteúdo. Após análise dos dados, foram criadas duas categorias: privacidade dos usuários hospitalizados e confidencialidade dos dados dos usuários hospitalizados. Os resultados demonstraram que os entrevistados têm entendimento ambíguo e limitado sobre privacidade e confidencialidade. Por não saberem que têm esses direitos não associaram situações invasivas durante a internação ao desrespeito. Além disso, os participantes manifestaram em suas falas passividade e aceitação diante dos cuidados recebidos. Logo, espera-se que os resultados deste estudo possam estimular discussões sobre os aspectos éticos estudados e aperfeiçoar os cuidados em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Macellaro, Marina, Valéria De Queiroz, Daniel Pagnin, Luciana Thurler Tedeschi, Rafaela Queiroz de Morais, Mariana Moura da Silva, Olivia Pedro Amorim, Isadora Vieira Aurione, Erito Marques de Souza Filho, and Letícia Roberta Rodrigues. "Prevalência de episódios ansiosos e depressivos em hospital geral." DIVERSITATES International Journal 10, no. 1 (October 12, 2018): 59. http://dx.doi.org/10.53357/ishu9567.

Full text
Abstract:
A presença de sintomas depressivos e ansiosos em pacientes do hospital geral acarreta aumento da morbidade e mortalidade. Apesar de frequentes, depressão e ansiedade são ainda pouco identificadas neste grupo de pacientes. Objetivo: Estimar a prevalência de depressão e ansiedade em pacientes hospitalizados na enfermaria clínica de um Hospital Universitário de Niterói, RJ. Método: Foram entrevistados 115 pacientes, com 18 anos ou mais, de ambos os sexos, avaliados pelo Mini International Neuropsychiatric Interview. Resultados: Verificou-se que 21,05% da amostra apresentou sintomas depressivos e 26,31% apresentou sintomas de ansiedade. Os transtornos estão relacionados à patologia base da internação. Conclusão: As taxas elevadas de depressão e ansiedade encontradas reforçam a necessidade de investir no treinamento da equipe de saúde para a identificação precoce dos casos, bem como promover o correto encaminhamento dos mesmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Pinto, Manuel Serrano, Marco Antonio G. Cecchini, Isabel Maria Malaquias, Lycia Maria Moreira-Nordemann, and João Rui Pita. "O médico brasileiro José Pinto de Azeredo (1766?-1810) e o exame químico da atmosfera do Rio de Janeiro." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 12, no. 3 (December 2005): 617–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702005000300002.

Full text
Abstract:
José Pinto de Azeredo, do Rio de Janeiro, foi aluno de medicina em Edimburgo (1786-1788), aí realizando notável trabalho experimental. Apresentou em Leiden a dissertação de formatura, sobre a gota. Regressado ao Rio em 1789, já nomeado físico-mor de Angola, praticou no Brasil. Em 1790 foi para Luanda onde exerceu no Hospital Real e onde fundou uma "Escolla de Medicina" que não sobreviveu à sua saída para Portugal, em 1797. Em Lisboa trabalhou no principal hospital militar e como médico particular, até falecer. A sua obra escrita (uns 10 manuscritos e 5 publicações) merece ser tratada do ponto de vista da história da medicina. Em artigo publicado em 1790 sobre a qualidade do ar do Rio de Janeiro, evidencia capacidades de químico analista, interesse pelos efeitos dos diversos componentes do ar nos organismos e preocupações sobre a qualidade do ar do Brasil e da Europa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Moura, Maria Eliete Batista, Sônia Maria de Araújo Campelo, Francisca Cortez Prado de Brito, Odinéa Maria Amorim Batista, Telma Maria Evangelista de Araújo, and Adélia Dalva da Silva Oliveira. "Infecção hospitalar: estudo de prevalência em um hospital público de ensino." Revista Brasileira de Enfermagem 60, no. 4 (August 2007): 416–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672007000400011.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou determinar a prevalência de infecção hospitalar (IH) e distribuição por topografia e por microorganismo e suas sensibilidades antimicrobianas. Realizado em duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de um hospital público de ensino de Teresina, com amostragem de 394 casos de IH e processados pelo Software SPSS. A infecção respiratória foi a maior prevalência (61,26%) na UTI Geral. Evidenciou-se maior sensibilidade bacteriana à amicacina (52,48) na UTI do SPS. O microorganismo com maior prevalência foi a Klebsiella pneumonia (35,46%) na UTI geral. Conclui-se que a prevalência de IH nas duas UTIs foi de 60,8%, ultrapassando 45,3 % do índice geral registrado nos hospitais brasileiros que é 15,5%, contribuindo para aumentar a morbi - mortalidade causadas por infecções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

AZEVÊDO, Adriano Valério dos Santos, and Maria Aparecida CREPALDI. "A Psicologia no hospital geral: aspectos históricos, conceituais e práticos." Estudos de Psicologia (Campinas) 33, no. 4 (December 2016): 573–85. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000400002.

Full text
Abstract:
Resumo A atuação da Psicologia aplicada ao ambiente hospitalar é marcada por fatos históricos relevantes que contribuíram para a definição da área e delimitação da prática profissional. Este artigo objetivou apresentar os aspectos históricos, conceituais e práticos da Psicologia no hospital geral nos Estados Unidos da América e no Brasil. Esse tipo de atividade da Psicologia se iniciou na década de 1950 e, posteriormente, ocorreu o reconhecimento da especialidade Psicologia da Saúde. A prática ocorre por meio da avaliação e intervenção psicológica hospitalar com especificidades, dependendo da abordagem teórica utilizada. No que se refere aos aspectos conceituais, o acompanhamento psicológico hospitalar visa facilitar a adaptação e enfrentamento das situações vivenciadas pelo paciente hospitalizado, assim como prioriza a tríade: paciente, família e equipe de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Backes, Marli Terezinha Stein, Alacoque Lorenzini Erdmann, and Dirce Stein Backes. "Cuidado ecológico: o significado para profissionais de um hospital geral." Acta Paulista de Enfermagem 22, no. 2 (2009): 183–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002009000200011.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Compreender à luz do pensamento complexo, o significado do cuidado ecológico e como este vem sendo associado à prática de profissionais que trabalham em um hospital geral. MÉTODOS: Estudo descritivo de natureza qualitativa realizado com 15 profissionais que atuam em três diferentes setores: Serviço de Lavanderia, Serviço de Nutrição e uma Unidade de Internação. Os dados foram coletados por meio de um questionário semi-estruturado e submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin. RESULTADOS: As categorias encontradas foram: Significando o cuidado ecológico, Salientando a importância do cuidado ecológico para a prática profissional e Medidas preventivas em saúde associadas ao cuidado ecológico. CONCLUSÕES: O estudo evidenciou que existe uma preocupação geral, ainda que incipiente, a respeito da problemática ambiental. A preocupação principal está relacionada à separação, reciclagem e destino adequado do lixo, mesmo que alguns profissionais tenham sinalizado para a importância de medidas preventivas como a lavagem das mãos, utilização de produtos biodegradáveis, entre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Chedid, Aljamir Duarte, Luciano Amaral Domingues, Marcio Fernandes Chedid, Maitê de Mello Villwock, and Antônio Renato Mondelo. "Divertículo único do ceco: experiência de um hospital geral brasileiro." Arquivos de Gastroenterologia 40, no. 4 (December 2003): 216–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-28032003000400004.

Full text
Abstract:
RACIONAL: A diverticulite cecal é uma condição rara, especialmente em populações ocidentais. Sua importância reside no fato de fazer parte do diagnóstico diferencial da apendicite aguda e do carcinoma ulcerado de ceco. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Apresenta-se a experiência de um hospital geral do sul do Brasil no tratamento da diverticulite cecal. Descrevem-se quatro casos de divertículo único inflamado de ceco. Um destes teve diagnóstico pré-operatório através de tomografia computadorizada de abdome, tendo o paciente tratado clinicamente com remissão do quadro de diverticulite. Os outros três pacientes foram submetidos a colectomia direita com íleo-transverso anastomose. RESULTADOS: A mortalidade foi nula e nos casos operados não houve complicações pós-operatórias. Quando se consegue obter diagnóstico pré-operatório, pode-se optar por manejo clínico. CONCLUSÃO: Recomendamos laparotomia exploradora quando não há certeza diagnóstica. Preconizamos manejo cirúrgico radical quando o diagnóstico é efetuado através de laparotomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Martins, Camila Fernandes, Marcela Fornari Uberti, Thainá Paola Warpechowski, Fabiana Schuelter-Trevisol, and Daisson José Trevisol. "Utilização de medicamentos em crianças internadas em um hospital geral." Scientia Medica 27, no. 2 (May 30, 2017): 25208. http://dx.doi.org/10.15448/1980-6108.2017.2.25208.

Full text
Abstract:
*** Medication use in children admitted to a general hospital ***AIMS: To describe the profile of medications used in children admitted to a general hospital.METHODS: A cross-sectional study was conducted with children aged 0 to 12 years, admitted to the Hospital Nossa Senhora da Conceição, in Tubarão, state of Santa Catarina, Brazil, between July 2013 and July 2014. The following data were collected: f age, sex, length of hospital stay, International Classification of Diseases codes for hospitalization, and medications used. The Anatomical Therapeutic Chemical classification system was used for the medications.RESULTS: The medical records of 1,603 children aged up to 12 years were analyzed. The hospital stay ranged from one to 115 days. The number of medications per admission ranged from one to 77, with an average of 9.84 medications per patient. A total of 211 different types of medications were used, most of which were classified as analgesic with central nervous system activity. Tonsillar hypertrophy and adenoid hypertrophy were the most prevalent disorders diagnosed among the 303 different International Classification of Diseases codes found in this study. Seven types of unlicensed medications and 23 drugs with some kind of restriction for pediatric use were prescribed.CONCLUSIONS: The average number of medications was high in hospitalized children, and the prescription of unlicensed drugs and those with some kind of restriction for pediatric use was an important factor. These data suggest poor attention to the risks and benefits of medication use in children – a relevant issue that requires continuous and intensive surveillance by different health professionals .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography