Academic literature on the topic 'Identidades do coordenador pedagógico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Identidades do coordenador pedagógico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Identidades do coordenador pedagógico"

1

NASCIMENTO, Franc-Lane Carvalho. "O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR: FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A PROFISSIONALIZAÇÃO." REVISTA FUNEC CIENTÍFICA - EDUCAÇÃO - ISSN 2447-1666 2, no. 4 (September 25, 2017): 53. http://dx.doi.org/10.24980/rfce.v2i4.2220.

Full text
Abstract:
Introdução: Discutimos sobre formação inicial/continuada, desenvolvimento profissional e o processo de profissionalização do Coordenador Pedagógico - CP. Problema de pesquisa: Como a formação inicial/continuada e o desenvolvimento profissional estão legitimando a identidade e o processo de profissionalização do Coordenador Pedagógico no contexto escolar? Objetivo: Analisar a formação inicial/continuada e o desenvolvimento profissional do Coordenador Pedagógico em vista da construção da identidade e da profissionalização. Metodologia: Pesquisa qualitativa com 20 Coordenadores Pedagógicos das escolas do Ensino Fundamental, adotamos como instrumentos e técnicas a entrevista semiestruturada e a observação. Fundamentamo-nos em autores como: Franco (2008); Libâneo (2004); Nóvoa (1992); Marcelo García (1999); Nascimento (2015); dentre outros. Resultados: A formação inicial destes pedagogos foi fragmentada, pois o curso de Pedagogia não aprofundou os fundamentos epistemológicos sobre o desenvolvimento profissional do Coordenador Pedagógico. A Formação continuada em nível de especialização lato sensu também não atende as especificidades de seu trabalho. Discussão: O desenvolvimento profissional está sem direcionamento e lhes faltam as teorias necessárias para as suas funções de articulador, formador e transformador, assim, deixam de assumir a verdadeira identidade profissional. Conclusão: Que a formação inicial e o desenvolvimento profissional do Coordenador tenham uma melhor orientação e que as instituições formadoras repensem a atual formação inicial, integrando teoria-prática às atribuições do Coordenador Pedagógico as quais são fundamentais para o desenvolvimento profissional na sociedade do século XXI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lemos, Elizângela das Chagas, and Raquel Cássia Domingues Morato. "OS CAMINHOS INCERTOS E OS ENTRAVES NA CONSOLIDAÇÃO DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 6 (June 30, 2021): 1310–19. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i6.2161.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como tema os caminhos incertos e os entraves na consolidação da identidade do coordenador pedagógico, objetivando identificar os entraves e as incertezas no processo de reconhecimento da identidade do coordenador. As diligências acerca deste tema surgiam ao perceber que a identidade desse profissional é, constantemente, limitada no âmbito escolar. Em muitos casos, percebe-se que o coordenador pedagógico é o centro de críticas no contexto escolar diante do processo atribulados, ou seja, sempre age de forma urgente do que ser/fazer pedagógico que perpassa nas indecisões das suas reais colaborações. Como ponto de reflexão, partimos da conjectura sobre a construção da identidade profissional do coordenador pedagógico. Com este objetivo, o primeiro item analisa os entraves no reconhecimento da identidade profissional. O segundo apresenta a pesquisa sobre os desafios de um profissional em construção. O terceiro apresenta a prática pedagógica na atuação do coordenador. Para o desenvolvimento deste ensaio optou-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, cujo autores referendaram significativamente, e os entraves e incertezas sobre a consolidação da identidade profissional, os desafios e as práticas do coordenador pedagógico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Manarin, Camila, and Ângela Maria Silveira Portelinha. "O coordenador pedagógico frente aos desafios da constituição de sua profissionalidade." Dialogia, no. 33 (December 21, 2019): 192–204. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n33.14009.

Full text
Abstract:
Resumo: Num cenário educativo que vem sofrendo mudanças de acordo com os interesses hegemônicos de uma sociedade neoliberal, a formação do pedagogo escolar, entendido aqui como coordenador pedagógico, também se modifica. O presente artigo propõe uma reflexão sobre a formação deste profissional a partir da constituição histórica da profissão, estabelecendo relações com os conceitos de profissionalidade e profissionalismo. A opção metodológica baseia-se na pesquisa bibliográfica e na análise documental respaldada na produção teórica sobre a identidade do coordenador pedagógico, como também a profissão do coordenador pedagógico num contexto histórico e social com base nas categorias emergente, dominante e residual. O texto destaca a necessidade de repensar as políticas de formação docente juntamente com questões relativas às particularidades da atuação dos coordenadores pedagógicos.Palavras-chave: Coordenador pedagógico. Formação de professores. Pedagogo. Profissionalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

David, Ricardo Santos. "A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E SEU PERFIL PROFISSIONAL NO CONTEXTO ATUAL." Revista Labor 1, no. 17 (July 31, 2017): 143. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i17.18802.

Full text
Abstract:
RESUMO: O objetivo desta pesquisa bibliográfica é avaliar entre a ideal e real vivencia no ambiente escolar. O artigo tem como intenção identificar as atribuições do coordenador escolar (pedagógico) dentro da escola a partir da legislação vigente, e refletir através de dados, contribuindo e construindo uma identidade, como superação aos desafios diante dos traveses no cotidiano escolar. A pesquisa traz uma visão conceitual da legislação seguida da realidade do papel do coordenador escolar, e confirmar a hipótese do coordenador escolar atualmente está desempenhando funções burocráticas, deixando de lado seu verdadeiro papel na escola, de apoio pedagógico junto aos professores. Apresentando sugestões aos coordenadores supervisores e os professores, para planejar suas aulas. O coordenador precisa ter uma formação inicial e continuada para que possa desenvolver com afinco suas atribuições dentro da escola, sendo a principal delas a formação em serviço dos professores. Destacamos a relevância do planejamento participativo para que o trabalho do coordenador se dê de modo coletivo, de forma a construir uma práxis reflexiva, visto que a escola só terá sucesso se houver a integração de todos, inclusive do gestor. Consideramos que o coordenador precisa resgatar sua identidade para se conscientizar de suas reais atribuições, só assim conseguirá realizar um trabalho de qualidade nas instituições escolares. Palavras - chave: Coordenador Escolar; Coordenador Pedagógico; Formação Docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Teixeira, Célia Regina, and Joseval Dos Reis Miranda. "Atuação do/a pedagogo/a no espaço da coordenação pedagógica: entre reflexões e proposições." Dialogia, no. 34 (June 3, 2020): 295–308. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n34.14809.

Full text
Abstract:
O presente artigo decorre de nossas reflexões teóricas e metodológicas construídas no âmbito das experiências docentes em disciplinas e temas da Didática, da Formação de professores/as, do Estágio Supervisionado e da Coordenação Pedagógica. O objetivo geral foi compreender o processo de atuação do/a pedagogo/a no espaço da coordenação pedagógica no que diz respeito à gestão dos processos de formação continuada de professores/as frente às suas diversas práticas. O diálogo entre as referências teóricas foi tecido com os/as autores/as os quais discutem o espaço da coordenação pedagógica, o papel do/a coordenador/a pedagógico/a e a formação continuada e em serviço. Com base nas proposições mencionadas ao longo do texto, apontamos aspectos como: a importância da formação continuada para os/as coordenadores/as pedagógicos/as, a necessidade da construção da identidade do/a coordenador/a, a construção do espaço da coordenação como espaço democrático e o desenvolvimento de um processo de formação reflexivo e crítico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Giordano, Daniele Xavier Ferreira, and Paulo Gomes Lima. "O coordenador pedagógico no ensino médio: pensar a práxis e construir outros caminhos." Laplage em Revista 5, especial (December 20, 2019): 112. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-622020195especial782p.112-126.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é discutir o papel do coordenador pedagógico no Ensino Médio da escola de educação básica em meio à constituição de sua identidade e a práxis docente. Num levantamento preliminar identificamos um reduzido número de trabalhos que estabelecem relação entre o coordenador pedagógico no Ensino Médio, descoberta relevante, visto a centralidade que este profissional assume no desenvolvimento de atividades-meio frente a uma etapa que tem apresentado resultados insatisfatórios no âmbito pedagógico e de devolutiva social. A metodologia que utilizamos foi a pesquisa bibliográfica, por meio de revisão de literatura especializada. Pudemos identificar que o coordenador pedagógico é fundamental no desenvolvimento da planificação pedagógica, acompanhamento e projeção dos resultados dos discentes, portanto, necessário que o desenvolvimento de sua práxis ganhe contornos e apoio das políticas públicas, o que poderá fortalecer o Ensino Médio em sua totalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Sandra Mara Valadares Castro. "O DESEMPENHO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ITIÚBA-BAHIA(BRASIL)." Internacional Multidisciplinary Journal of the Brazil 2, no. 1 (December 26, 2019): 30–41. http://dx.doi.org/10.46343/imjbr.v2i1.11.

Full text
Abstract:
O presente estudo destaca o desempenho da Coordenação pedagógica nas escolas da rede pública municipal de Itiúba-Bahia (Brasil). O objetivo foi analisar a atuação da coordenação pedagógica nas escolas da rede pública municipal. A metodologia foi norteada pela pesquisa qualitativa, não experimental do tipo descritivo, por meio de um estudo de caso, sendo aplicado questionário à Coordenadora Geral. Com os resultados apresentados, pôde-se perceber um bom desempenho no atendimento feito aos professores e aos gestores escolares, tendo, assim, contribuído nas práticas educativas. No entanto, há desafios no contexto das áreas pedagógicas e administrativas, o que não inviabiliza as ações direcionadas ao desenvolvimento intelectual dos alunos. Referências CANEN, A. Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares. In: . Rio de Janeiro: Cadernos de Pesquisa, 2000. p. 149 – 153. CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005. DOURADO, L. F. A gestão democrática e a construção de processos coletivos de participação e decisão na escola. In: FERREIRA, S. C.; AGUIAR, M. A. da S. (org.). Para onde vão à orientação e a supervisão educacional? Campinas: Papirus, 2002. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 16. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004. GARRIDO, E. Espaço de formação continuada para o professor-coordenador. In: BRUNO, E.; ALMEIDA, L. R.; CHRISTOV, L. (org.). Espaço de formação continuada para o professor-coordenador. 8. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007. cap. 1, p. 9 – 15. GEGLIO, P. C. O papel do coordenador pedagógico na formação do professor em serviço. In: PLACCO, V.; ALMEIDA, L. (org.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005. cap. 9, p. 113 –. GRISPUN, M. P. S. Z. A orientação educacional: conflito de paradigmas e alternativas para a escola. São Paulo: Cortez, 2001. LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: rev. e ampl. Heccus, 2015. LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação. Abordagens qualitativas – EPU. São Paulo: [s.n.], 1986. MEDIANO, Z. D. A formação em serviço de professores através de oficinas pedagógicas. In: CANDAU, V. (org.). Magistério, construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2003. NASCIMENTO, M. G. A formação continuada dos professores: modelos, dimensões e problemática. In: VANDAL, V. M. F. (org.). Magistério, construção cotidiana. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. PLACCO, V. M. N. de S.; ALMEIDA, L. R. O Coordenador pedagógico e os desafios da educação. In: . Desafios do coordenador pedagógico na escola: intervenção ou prevenção? São Paulo: Edições Loyola, 2008. PLACO, V. M. N. de S. Formação de professores: o espaço de atuação do coordenador pedagógico-educacional. In: FERREIRA, S. C.; AGUIAR, M. da S. (org.). Formação de professores: o espaço de atuação do coordenador pedagógico-educacional. Campinas: Papirus, 2002. RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999. ROSA, C. Gestão estratégica escolar. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. SANTANTA, S. da S.; GOMES, R. da S.; BARBOSA, J. S. O papel do gestor na elaboração e execução do projeto político pedagógico numa visão democrática. Cadernos da Pedagogia, Sáo Carlos, v. 6, n. 11, p. 62 – 73, 2012. SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Artes Médicas, 2000. TADIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. VASCONCELOS, C. dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto políticopedagógico ao cotidiano as sala de aula. São Paulo: Libertad, 2006.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Reis, Viviane Cássia Teixeira. "A coordenação pedagógica e seus desafios na educação básica." Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília 4, no. 1 (August 17, 2018): 117–26. http://dx.doi.org/10.33027/2447-780x.2018.v4.n1.09.p117.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo geral contribuir para a reflexão e discussão da identidade e atuação do Coordenador Pedagógico nas escolas de Educação Básica no Brasil partindo do seu viés histórico e do delineamento da gestão democrática por meio da evolução do conhecimento e seus processos de constituição, discutindo aspectos do papel do coordenador pedagógico. Discutir sobre a função do coordenador pedagógico e sua atuação na atualidade é um desafio porque o Coordenador Pedagógico tem como objetivo e atividade primeira ser mediador, facilitando o processo de ensino e aprendizagem, que envolve múltiplas articulações no dia a dia escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Teixeira, Miriam Santana, Antonio Amorim, Mariana Moraes Lopes, and Amilton Alves de Souza. "O coordenador pedagógico como articulador da formação de professores e de sua identidade profissional." Acta Scientiarum. Education 40, no. 3 (June 15, 2018): 37961. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v40i3.37961.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa verificará como se desenvolvem as ações dos coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Salvador, na gestão da formação continuada de professores, mais especificamente dos que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, este estudo observará se os coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Salvador têm desenvolvido ações que favoreçam a formação continuada dos professores da EJA, tendo a escola como o locus desta formação. Desta forma, elegemos para realização desta pesquisa uma abordagem qualitativa e tomamos a pesquisa de campo como procedimento técnico, adotando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos apontam para a necessidade do fortalecimento do papel do coordenador pedagógico, enquanto articulador da formação continuada de professores e como construtor da própria identidade profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Diniz, Camila Castro, and Lélia Cristina Silveira de Moraes. "Coordenadores pedagógicos: quem são esses profissionais?" Revista Exitus 10 (September 4, 2020): e020090. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1194.

Full text
Abstract:
O presente artigo discute quem são os profissionais que atuam como coordenadores pedagógicos nas escolas da Rede Pública de Ensino do Maranhão focando o seu perfil profissional. Resulta de uma investigação qualitativa, de cunho bibliográfico e empírico, realizado em 2018. Participaram do estudo seis coordenadores pedagógicos dos municípios de São Luís, Rosário e Santa Inês- MA que integraram o Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e destinado a profissionais que atuam em equipes de gestão pedagógica nas escolas públicas de educação básica no estado. O aporte teórico teve a contribuição de autores como: Libâneo (2002, 2004), Placco, Almeida e Souza (2012), Paro (2010), Domingues (2009, 2014), entre outros. Como instrumento de coleta de dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas e análises da ficha de inscrição dos coordenadores pesquisados, bem como o Relatório Final do Curso no Maranhão. Constatou-se, mediante os resultados, que nas diferentes redes escolares ainda é um desafio a construção de um perfil profissional que dê mais identidade a este profissional e que também garanta certa unidade a função do coordenador pedagógico. Neste ponto, devem-se criar condições concretas para a melhor qualificação destes profissionais e assegurar que nas escolas a especificidade desta função possa ser de fato, exercida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Identidades do coordenador pedagógico"

1

Nogueira, Simone do Nascimento. "Coordenador pedagógico: uma identidade em construção." Universidade Católica de Santos, 2013. http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/1202.

Full text
Abstract:
Submitted by Rosina Valeria Lanzellotti Mattiussi Teixeira (rosina.teixeira@unisantos.br) on 2015-04-24T13:45:44Z No. of bitstreams: 1 Simone do Nascimento Nogueira.pdf: 2447132 bytes, checksum: 2e2989c4307798ec84440cd2fb96aa9e (MD5)
Made available in DSpace on 2015-04-24T13:45:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Simone do Nascimento Nogueira.pdf: 2447132 bytes, checksum: 2e2989c4307798ec84440cd2fb96aa9e (MD5) Previous issue date: 2013-06-28
This is a qualitative research which aimed to study the construction of the identity of the pedagogical coordinator in the public school system of Cubatão. The study included 22 coordinators, originating from their network teaching, working in day care centers, children's education I and II, I and II school and / or Education for Youth and Adults. The question that guided this research problem was how the coordinators of the public schools of Cubatão build their professional identity. Data collection was conducted through a questionnaire with exploratory intentions, semi-structured interviews and documentary analysis focusing on the elements and processes that have contributed and contribute to this professional identity construction. Entering on the subjectivity field presented by subjects proved essential to answer the proposition presented and thus seek the meanings that attach to be, being, doing and feeling, for the task they daily undertake to coordinate the teaching in school. The transition from raw data to organized data was held from the content analysis enunciated by Bardin (2011) and validated by means of triangulation in perspective Minayo (1999). To support the analysis of thematic coordination pedagogical used the authors: Franco (2005, 2007, 2008, 2012) Fusari (1992.1997) and Placco (2006, 2008, 2011, 2012), for the issue of training, professionalization identity and teaching / professional: Franco (2007, 2008, 2012), Franco and Ghedin (2011), Abdalla (2006), Libâneo (2007, 2008), Pinto (2011), Freire (2002, 2011, 2012), Sacristan (2000), Silva (1996), Contreras (2012), Pimenta (2007, 2012) and Tardif (2009, 2012). The resumption of the history of education and teaching was carried out in theoretical: Romanelli (2012) and Saviani (2008), and to support the pedagogy as science education: Franco (2008), Pimenta (2012) and Libâneo (2008). As a result of this investigation, it was found that the identity construction of the pedagogical coordinator in question is happening in the face of everyday difficulties mentioned by the subjects, which constituted the categories of this research, namely resistance, accumulation and loneliness. These, in turn, the view expressed in this research represent difficulties to overcome in the personal, collective and institutional framework for these professionals may perceive school teacher, based on knowledge of pedagogy. The data collected suggests that for it happening, there have to be spaces and institutional actions, occasioned by the Education Department, highlighting the effective collective work at schools.
Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que teve como objeto de estudo a construção da identidade do coordenador pedagógico na rede de ensino pública do município de Cubatão. Participaram deste estudo 22 coordenadores pedagógicos, oriundos da respectiva rede de ensino, que atuam em creches, educação infantil I e II, ensino fundamental I e II e/ou Educação de Jovens e Adultos. A questão problema que norteou esta pesquisa foi como os coordenadores pedagógicos da rede pública de ensino do município de Cubatão constroem sua identidade profissional. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário com intenções exploratórias, entrevista semi estruturada, depoimentos e análise documental com foco nos elementos e processos que contribuíram e contribuem para a constituição identitária deste profissional. Adentrar o campo da subjetividade das colocações apresentadas pelos sujeitos se mostrou imprescindível para responder a proposição apresentada e, assim, buscar os sentidos que atribuem ao ser, estar, fazer e sentir, para a tarefa que empreendem diariamente ao coordenar o pedagógico na escola. A transição dos dados brutos para os dados organizados foi realizada a partir da análise de conteúdo enunciada por Bardin (2011) e validada por meio da triangulação na perspectiva de Minayo (1999). Para fundamentar a análise da temática referente à coordenação pedagógica utilizei os autores: Franco (2005, 2007, 2008, 2012) Fusari (1992,1997) e Placco (2006, 2008, 2011, 2012); para a questão da formação, profissionalização docente e identidade docente/profissional: Franco (2007, 2008, 2012), Franco e Ghedin (2011), Abdalla (2006), Libâneo (2007, 2008), Pinto (2011), Freire (2002, 2011, 2012), Sacristán (2000), Silva (1996), Contreras (2011), Pimenta (2007, 2012) e Tardif (2009, 2012). A retomada da história da educação e da pedagogia foi realizada com aporte teórico em: Romanelli (2012) e Saviani (2008), e para fundamentar a pedagogia como ciência da educação: Franco (2008), Pimenta (2012) e Libâneo (2008). Como resultado desta investigação constatou-se que a constituição identitária do coordenador pedagógico em questão está acontecendo no enfrentamento cotidiano das dificuldades apontadas pelos sujeitos e que constituíram as categorias desta pesquisa, a saber: resistência, acúmulo e solidão. Estas, por sua vez, do ponto de vista defendido nesta pesquisa, representam dificuldades a serem superadas nos âmbitos pessoal, coletivo e institucional para que este profissional possa se perceber pedagogo escolar, alicerçado nos saberes da pedagogia. Os dados coletados sugerem que para isso acontecer, há de se ter espaços e ações institucionais, oportunizados pela Secretaria de Educação, que valorizem o efetivo trabalho coletivo nas unidades escolares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

LINS, Juliana Beltrão. "O coordenador pedagógico e a construção da sua identidade profissional." Universidade Federal de Pernambuco, 2016. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18376.

Full text
Abstract:
Submitted by Fabio Sobreira Campos da Costa (fabio.sobreira@ufpe.br) on 2017-03-07T14:50:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Dissertação - Juliana Beltrão Lins.pdf: 796649 bytes, checksum: 8cfe967ff594738de28228ad0575fea4 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-07T14:50:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Dissertação - Juliana Beltrão Lins.pdf: 796649 bytes, checksum: 8cfe967ff594738de28228ad0575fea4 (MD5) Previous issue date: 2016-09-15
CAPES
A presente pesquisa buscou investigar e compreender os processos de construção da identidade profissional do coordenador pedagógico, visando, assim, discutir a constituição atual desse profissional em evidência na gestão escolar. O referencial teórico da pesquisa foi construído a partir de um diálogo entre o campo conceitual da Coordenação Pedagógica, com autores comoPlacco, Almeida e Souza (2011), Christov (2002), e os teóricos que tratam da identidade e da identidade profissional, como Dubar (1997,2006), Erikson (1972) e Hall (1997). Adotamos uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, por possibilitar compreender os sentidos, significados e elementos que os circundam. A pesquisa foi dividida em duas etapas principais: um questionário de múltipla escolha para traçar um perfil geral dos nossos sujeitos e a entrevista semiestruturada, que ocorreu em mais de uma visita com cada participante. Além disso, construímos um diário de observação em nossas visitas às escolas. Foram pesquisados 10 (dez) coordenadores, sendo 5 (cinco) de escolas públicas e 5 (cinco) de escolas particulares – todas localizadas na cidade do Recife. Para a análise dos dados, utilizamos a Técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1997). Os resultados apontaram que a função do coordenador pedagógico está em formação e em busca da sua identidade profissional no âmbito escolar. Constatamos que a sua função na escola engloba múltiplas atribuições, como as atividades pedagógicas, atendimento de pais e alunos, a formação continuada e também as atividades administrativas; e que esses profissionais ainda não têm clareza das responsabilidades do coordenador pedagógico. Percebemos, contudo, uma diferença na construção da identidade dos dois grupos: na escola pública, as atribuições do coordenador nos pareceram muito mais burocráticas e administrativas e, por isso, a formação e os aspectos pedagógicos foram um pouco negligenciados; já na escola particular, apesar de esse profissional também assumir o trabalho administrativo, as formações continuadas são de responsabilidade dele e, apesar de ocorrerem, ele não consegue se dedicar a esse trabalho, uma vez que tem muitas funções. Concluímos que ainda há muitos aspectos advindos da supervisão e da inspeção que perduram no trabalho da coordenação atual. Analisando os elementos e processos constitutivos da identidade profissional do coordenador, vimos que eles se veem como “faz-tudo”, “bombril” e até como “aquele que não sabe o que faz”, mas tem que dar conta de tudo. Essa percepção revela que essa é ainda uma função com atribuições muito indefinidas.
This research sought to investigate and understand the professional identity construction processes of the pedagogical coordinator, thereby aiming to discuss the current constitution of this professional in evidence in the school management. The theoretical framework of the research was a dialogue between the conceptual field of Pedagogical Coordination, with authors such as Placco, Almeida e Souza (2011), Christov (2002) and theorists dealing with the identity and professional identity as Dubar (1997.2006), Erikson (1972) and Hall (1997). We have adopted an approach of qualitative nature, by allowing understand the meanings and elements that surround them. The research was divided into two main steps: A multiple choice questionnaire to draw a general profile of our subjects and semi-structured interview that occurred in more than one visit to each participant. In addition, we have built a daily observation in our visits to schools. 10 coordinators were surveyed, 5 from public schools and 5 from private schools, all located in the city of Recife. For data analysis, we used the technique of content analysis (BARDIN, 1997). The results showed that the function of the pedagogical coordinator is in formulation and in search of their professional identity in schools. We note that their role in school encompasses multiples assignments and that these professionals still do not have clarity of the pedagogical coordinator responsibilities. We noticed a difference in the identity building of the two groups, the private school group and public school group, and in public school the coordinator's assignments seems much more bureaucratic and administrative and, because of that, the training and educational aspects were a bit neglected. In the private school, although they also take the administrative work, continuing education emerged in the discussion as a responsibility of the pedagogical coordinator and we noted that they do occur, however, the coordinators are unable to dedicate to this, since they have many functions. We conclude that there are still many aspects arising from supervision and inspection that persist in the work of current coordination. Analyzing the components and processes of professional identity of the coordinator, we realized that they see themselves as "handymans", and even as "the one who does not know what to do, but have to take care of everything. The one who arrive to work in the morning and has no idea of what will have to manage until the end of the day "(CP7), thus demonstrating that it is still a function with very indefinite assignments.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carlos, Rinalda Bezerra. "Um estudo sobre a formação continuada do coordenador pedagógico desenvolvida pelo CEFAPRO de Cáceres/MT." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16115.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-28T20:56:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rinalda Bezerra Carlos.pdf: 1536811 bytes, checksum: 802151877c26344469bd33b3d927da27 (MD5) Previous issue date: 2013-11-22
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Continued education of Pedagogical Coordinators of public schools in the region of Cáceres in Mato Grosso takes place in the Center of Education and Updating of Basic Education Professionals (CEFAPRO). Such education has been conceived in the Managers Room Project, which gathers Pedagogical Coordinators (PCs), Principals and Pedagogical Assistants in one site. Among other actions, it determines the strategies for continued education in the schools (Educator s Room Project). Firstly, by attempting to know to which extent PCs are enabled to perform the functions assigned by the Secretary of the State of Mato Grosso (SEDUC/MT), we noticed that the Managers Room Project has not prepared PCs to conduct the continued education in the schools. Thus, we deepened the studies of both continued education in general, regarding the principles proposed by Marcelo (1999) and the multiple dimensions presented by Placco (2006), and the process of professional identity constitution (DUBAR, 2005), in order to analyze how the teachers professional development occurs (CANDAU, 1996, MARCELO, 2009) and, based on Libâneo (2004), Placco and Almeida (2009), consider the attributions assigned to PCs, as well as the difficulties they find in their professional activity (DAVIS; NUNES; ALMEIDA, 2011). This study led us to consider the process of identity constitution related to the PCs professional development and establish the hypothesis that, if the continued education neither prioritizes the process of identity constitution nor values the PCs education needs, therefore, the PCs professional development and, consequently, their performance will be hindered. By considering the study object together with historical-social conditionings, it was possible to evidence that the strategies used by CEFAPRO in Cáceres aim at helping PCs deal with daily school emergencies, rather than educating them in terms of methodological requirements that are inherent to their position; furthermore, they not take into account the PCs values, perceptions, experiences and education needs, causing them to undergo an identity crisis. This paper includes recommendations for an education proposal that considers the importance of research, the students life experience, the knowledge of a range of education strategies, the work systematization, the students adherence, the participation of a multidisciplinary group of educators, as well as the process of identity constitution of the subjects involved in the education course
A formação continuada dos Coordenadores Pedagógicos (CPs) das escolas públicas da região de Cáceres-MT acontece por meio do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO). Essa formação é concebida dentro do Projeto Sala de Gestores, que reúne Coordenadores Pedagógicos, Diretores e Assessores Pedagógicos num só espaço, determinando, entre outras ações, as estratégias de formação continuada das escolas (Projeto Sala de Educador). Numa primeira instância, ao procurar saber em que medida o CP está capacitado para exercer as funções atribuídas pela Secretaria de Estado do Mato Grosso (SEDUC/MT), observamos que o Projeto Sala de Gestores não prepara o CP para dirigir a formação continuada nas escolas. Assim, fomos aprofundar os estudos sobre formação continuada em sentido geral, a partir dos princípios enunciados por Marcelo (1999) e das múltiplas dimensões apresentadas por Placco (2006), e o processo de constituição identitária profissional (DUBAR, 2005), para posteriormente analisar como acontece o desenvolvimento profissional docente (CANDAU, 1996, MARCELO, 2009) e, com base nos teóricos Libâneo (2004), Placco e Almeida (2009), considerar as atribuições conferidas ao CP, bem como as dificuldades que o CP apresenta no exercício de sua atividade profissional (DAVIS; NUNES; ALMEIDA, 2011). Esse estudo motivou-nos a considerar o processo de constituição identitária voltado para o desenvolvimento profissional do CP, estabelecendo-se a tese de que, se uma formação continuada não prioriza o processo de constituição identitária e não valoriza as necessidades formativas dos CPs, então, o desenvolvimento profissional dos CPs e, por conseguinte, seu desempenho ficarão prejudicados. Considerando o objeto de estudo integrado a condicionantes histórico-sociais, pudemos visualizar que as estratégias utilizadas pelo CEFAPRO de Cáceres estão voltadas para auxiliar os CPs no atendimento às emergências do cotidiano escolar, e não para formá-los a partir das exigências metodológicas correspondentes a esses profissionais, não levando em conta os valores, as percepções, as experiências dos CPs e suas necessidades formativas, o que resulta numa crise de identidade desse profissional. Este trabalho inclui recomendações para uma proposta de formação em que se tenha em conta a importância da pesquisa, a experiência de vida dos formandos, o conhecimento de uma gama de estratégias de formação, a sistematização do trabalho, a adesão dos formandos, a participação de um grupo multidisciplinar de formadores, bem como o processo de constituição identitária dos sujeitos envolvidos na formação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Melo, Silvana Faria de. "Vivências do coordenador pedagógico iniciante no contexto escolar: sentidos e significados mediando a constituição de uma identidade profissional." Universidade de Taubaté, 2015. http://www.bdtd.unitau.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=826.

Full text
Abstract:
As atribuições do coordenador pedagógico estão organizadas em torno de três dimensões básicas: articular o coletivo da escola, mediar a formação dos professores e transformar o contexto escolar por meio do estímulo à reflexão, à dúvida e à criatividade. Diante da complexidade de tais tarefas, o professor que ingressa na coordenação pedagógica vivencia um momento particularmente crítico, marcado por mudanças que se configuram tanto objetiva quanto subjetivamente e que podem resultar em seu desenvolvimento profissional e pessoal. Com o objetivo de investigar esse processo no qual o professor inicia sua identificação com a função de coordenador pedagógico, esta pesquisa procurou conhecer e analisar os sentidos e os significados atribuídos por esse profissional às experiências vivenciadas em sua atividade. Nortearam a pesquisa os referenciais teóricos da Psicologia Sócio-Histórica (VYGOTSKY, 1994, 2005; LEONTIEV, 1978), a concepção psicossocial de identidade proposta por Ciampa (2001) e a abordagem de Dubar (2005) para a constituição da identidade profissional. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida junto a professores coordenadores iniciantes atuantes numa rede pública municipal de ensino de uma cidade localizada no Vale do Paraíba, Estado de São Paulo. Ao conjunto dos professores coordenadores da rede, que havia recentemente implantado a função em suas escolas, solicitou-se o preenchimento de um questionário. A partir das respostas obtidas nesse primeiro instrumento, foram selecionadas quatro professoras coordenadoras para participarem de entrevista semiestruturada. A análise dos dados produzidos pelas quatro professoras coordenadoras foi conduzida pelo procedimento metodológico dos Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013). A interpretação desses dados permitiu a apreensão de alguns determinantes do processo de identificação das professoras com a coordenação pedagógica. Dentre eles, foi possível verificar que os motivos para seu ingresso na função foram mediados por: experiências vivenciadas em sua atividade docente e que as aproximaram de algumas práticas do coordenador; a possibilidade que a função oferece de ampliação da atuação do pedagogo no contexto escolar; os vínculos de afeto e pertencimento construídos com a escola em que lecionavam. A multidimensionalidade da ação do coordenador pedagógico pôde ser conferida na diversidade de significados e sentidos atribuídos pelas professoras coordenadoras à função. Constatou-se, entretanto, pouca ênfase das participantes à significação que relaciona o coordenador pedagógico à mediação da formação continuada em serviço dos professores. Também foi possível verificar que os limites e as possibilidades de ação, de formação e de transformação das coordenadoras pedagógicas iniciantes em seu cotidiano na função estão relacionados aos sentidos que definem suas formas singulares de sentir, pensar e agir na atividade, bem como estão vinculados ao seu contexto de trabalho e às relações nele estabelecidas junto aos outros membros da equipe gestora e aos professores.
The pedagogical coordinators tasks are organized into three basic dimensions: articulating the school community, mediating teachers training and transforming the school context by encouraging reflection, doubt and creativity. Given the complexity of these tasks, the teacher who enters the pedagogical coordination experiences a particular critical time, marked by objective and subjective changes that may result in professional and personal development. In order to investigate the process in which the teacher begins the identification with the pedagogical coordinator function, this research aimed to understand and analyze the senses and meanings given by this professional to experiences lived in the activity. The research was guided by the theoretical frameworks of the Socio-Historical Psychology (VYGOTSKY, 1994, 2005; LEONTIEV, 1978), the psychosocial identity conception by Ciampa (2001) and Dubars approach (2005) for the formation of professional identity. This qualitative research was developed with beginner coordinator teachers who work in municipal public schools in a city located at Vale do Paraíba, State of São Paulo. To all coordinator teachers of the network, which recently has implemented the pedagogical coordination function in its schools, were asked to fill out a questionnaire. From the answers obtained in this first instrument, four coordinator teachers were selected to take part in semi-structured interview. The analysis of the data produced by the four coordinator teachers was conducted by the Core of Meaning methodological procedure (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013). The data interpretation led to the understanding of some determinants involved in teachers identification process with pedagogical coordination. Among them, it was possible to find that the reasons for their entry into the function were mediated by: some teaching activity experiences which approximated them to the coordinator practices; the possibility that the function offers to expand the teachers professional area in the school context; the bonds of affection and belonging built with the school where they worked. The multidimensionality of the pedagogical coordinators action could be afforded by the diversity of meanings and senses they attributed to their activity. However, it was found little emphasis to the significance that relates the pedagogical coordinations task to the mediation of ongoing teachers training. It was also observed that the pedagogical coordinators limits and possibilities of action, training and transformation are related to the senses that define the single way of feeling, thinking and acting in the activity, and it is also linked to the working environment and to the relationships established to the other members of the management team and to the teachers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Horta, Patricia Rossi Torralba. "Identidades em jogo: duplo mal-estar das professoras e das coordenadoras pedagógicas do Ensino Fundamental I na constante construção de seus papéis." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25062007-120102/.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo, de cunho teórico-analítico, configura-se como uma tentativa de compreensão da forma pela qual se estabeleceram, no Brasil, as identidades profissionais das professoras de primeiras letras e das coordenadoras pedagógicas, mutuamente referidas, e o mal-estar decorrente das modalidades pelas quais se instituíram, com as reformas educacionais, suas competências desejáveis mediante diferentes descrições das respectivas funções. Na busca de entender teoricamente como se produzem essas identidades nas estruturas hierárquicas das instituições escolares, os aportes teóricos de Foucault forneceram ferramentas úteis para problematizar os saberes vigentes e compreender como certos saberes são desqualificados nas relações de poder. A compreensão de Foucault acerca da relação entre saber e poder, principalmente, possibilita outras leituras dos discursos pedagógicos, acumulados e veiculados como verdades, que permeiam a construção das identidades dessas profissionais. A análise sociológica de Bauman, por sua vez, ajuda a elucidar o presente em que estamos imersos, que ele chama de modernidade \"leve\" e \"líquida\" e, assim, torna possível entender as redistribuições e realocações dos poderes e os novos padrões de dependência na instituição escolar, apesar de o discurso pedagógico dominante aparentemente convocar \"autodeterminação\" e \"liberdade\" como características centrais da constituição dessas identidades em estudo. A presente investigação busca, dessa forma, primeiramente elucidar no Brasil o percurso histórico da profissão de professora das primeiras letras e assim compreender como se configuraram as estruturas hierárquicas, isto é, a \"função supervisora\" nas reformas educacionais das décadas de 20 e 30, caracterizada pela inspiração empresarial na administração escolar e pela instituição da figura do especialista em novos métodos de ensino. É realizada a seguir a análise de quatro volumes da coleção O Coordenador pedagógico, organizada por Vera Nigro de Souza Placco e Laurinda Ramalho de Almeida, publicada a partir de 1998, escolhida pelo elevado número de edições, o que demonstra sua aprovação pelo público. A coleção possibilita o acesso a alguns dos principais discursos que norteiam a constituição da identidade desses profissionais. Os artigos aí presentes são resultados, na sua maioria, de dissertações de teses e de pesquisas de avaliação de projetos implementados na rede pública ou particular. Como conclusão, observa-se que os discursos educacionais em geral enfatizam a constituição de profissionais \"autônomos\", \"críticos\" e \"reflexivos\". Imersos nesse discurso homogeneizante e sofisticado nas suas propostas de auto-exame, no entanto, tanto professores como coordenadores paradoxalmente vão limitando as possibilidades de pensar e de constituir suas identidades. Uma possível ação questionadora seria a de duvidar desse lugar idealizado nas descrições da função dos coordenadores pedagógicos, que definem missões impossíveis, lugar em que, na maioria das vezes, são vistos como detentores de uma consciência crítica embasada nos conhecimentos da ciência, e capazes de constituir professores \"autônomos\" e \"reflexivos\". Duvidar, assim, dessa relação, quando ela se estabelece pela necessidade da tutela desse especialista, a fim de buscar outras formas de relação que permitam de fato que as professoras das primeiras letras possam se desenvolver enquanto profissionais.
This study aims at attempting to comprehend the way the professional identities of primary school teachers and pedagogic coordinators has been established in Brazil and the subsequent ill-feeling originated by the educational restructuring of their competencies in the light of their new roles. The search for the understanding of how these identities are constructed in the hierarchical structure of schools can be backed up by Foucault-based theories that provide useful tools for analyzing the present kinds of knowledge, at the same time that it helps understand how they can be disqualified before unequal encounters. Foucault\'s understanding of the relationship between power and knowledge makes it possible to envisage different interpretations of the pedagogical discourse which has been established and passed on as truths that permeate the make-up of the identity of a teaching professional. Bauman\'s sociological approach, in turn, helps to elucidate the present scenario where we are, which he named \"light\" and \"liquid\" modernity. Such suggested approach makes it possible to understand the redistributions and allocations of the powers and the new patterns of dependence at the educational institution, despite the fact that the dominant pedagogical discourse seems to capitalize on \"self-determination\" and \"freedom\" as central characteristics in the construction of the identities under investigation. Thus, the present study seeks to elucidate, from a historical perspective, the path of the primary school teacher as a means to shed some light on how the hierarchical relations came to be, namely that of the \"supervisor\" in the educational restructuring of the 20\'s and 30?\'s. The referred restructuring seems to have been highly influenced by the entrepreneurial spirit present in school administration trends and by the institution of a specialist in the new teaching methods. Four volumes of the series O Coordenador Pedagógico (the Pedagogic Coordinatior) published as of 1998 and organized by Vera Nigro de Souza Placco and Laurinda Ramalho de Almeida are chosen and analyzed due to the significant number of editions, which seems to be indicative of its approval by the target audience. This collection makes it possible to have access to some of the main discourse samples that guide the identity construction of the professionals of the area. Most of the articles therein result from theses, dissertations and research on the evaluation of projects implemented in private and public educational institutions. As a conclusion, it is possible to observe that the educational discourse, in general, emphasizes the construction of \"autonomous\", \"critical\" and \"reflexive\" professionals. Given the homogenous and sophisticated nature of such discourse, filled with self-analysis proposals, both teachers and coordinators limit their possibilities of thinking and constructing their identities. One possible approach to this paradox would be to dispute the idealization of the role of the pedagogical coordinator that defines impossible missions and appears to be the bearer of a critical conscience that, based on scientific background, is capable of educating teachers to be \"autonomous\" and \"reflexive\". This way, disputing this relation may bring in new possibilities of relationships and approaches to allow the primary school teachers to develop as professionals.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Jesus Lopes de. "O conhecimento didático-pedagógico para o coordenador pedagógico." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20058.

Full text
Abstract:
Submitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2017-04-29T19:33:59Z No. of bitstreams: 1 Jesus Lopes de Souza.pdf: 1217530 bytes, checksum: ba31886e54f52889450e369a6e1645e3 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-04-29T19:33:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jesus Lopes de Souza.pdf: 1217530 bytes, checksum: ba31886e54f52889450e369a6e1645e3 (MD5) Previous issue date: 2017-03-20
This research investigates the role of the Pedagogical Coordinator (CP) in the training process of teachers, highlighting, above all, the didactic-pedagogical knowledge in the school context. The study assumes that didactics and pedagogical practices are decisive factors for the development of a meaningful learning by students, and for the recognition of the importance of the Pedagogical Coordinator as an articulator and coach for pedagogical practices that make this learning possible. Thus, the research proposes as main goal to investigate how the Pedagogical Coordinator articulates the educational practices and what is the contribution of his didactic-pedagogical knowledge in the continuing education of teachers. The empirical and qualitative research had as subjects of research three (03) Pedagogical Coordinators and six (06) teachers of the Public Basic School in the East zone of the city of São Paulo. The problem investigated was how the Pedagogical Coordinator uses their didactic-pedagogical knowledge when carrying out his work as coach of teachers, in order to provide a critical and reflexive intellectual formation. For this, the analysis is based on the theoretical currents of Libâneo (2013), Candau (2014), Placco, Almeida & Souza (2011), Tardif (2012), and Pimenta and Ghedin (2008). For the development of the field research, we used the questionnaire and the semi-structured interview as data-collection tools. Defined by Lüdke and André (2013), these tools allow considering the point of view of the professionals. As result, this research clearly indicates the relevance of didactic-pedagogical knowledge in the work of the Pedagogical Coordinator. Moreover, it points to the disarticulation of several actions at school as a consequence of lacking knowledge of the potential of didactic-pedagogical knowledge. This disarticulation embraces the setting up of the pedagogical proposal as well the processes of teaching and learning, and also the formation carried out by the Pedagogical Coordinators
Esta pesquisa tem como objeto de investigação a atuação do Coordenador Pedagógico (CP) na formação de professores, enfatizando, principalmente, o Conhecimento Didático-Pedagógico no contexto escolar. O estudo parte do pressuposto de que a Didática e as práticas pedagógicas são fatores decisivos para o desenvolvimento da aprendizagem significativa dos alunos e do reconhecimento da importância da atuação do Coordenador Pedagógico como articulador e formador para práticas pedagógicas que viabilizem essa aprendizagem. Assim, a pesquisa propõe como objetivo principal investigar como o Coordenador Pedagógico articula as práticas formativas na Escola e qual a contribuição dos Conhecimentos Didático-Pedagógicos na formação continuada de seus professores. A pesquisa empírica e de base qualitativa teve como sujeitos de pesquisa: três (03) Coordenadores Pedagógicos e seis (06) professores da Rede Pública Estadual, da Educação Básica, na zona Leste da cidade de São Paulo, e apresenta o seguinte problema de pesquisa: como o CP se utiliza do Conhecimento Didático-Pedagógico ao realizar o seu trabalho de formador de professores, na perspectiva de propiciar uma formação intelectual crítica e reflexiva? Para tanto, a análise se sustenta nas linhas teóricas de Libâneo (2013), Candau (2014), Placco, Almeida & Souza (2011), Tardif (2012) e Pimenta e Ghedin (2008). Para o desenvolvimento da pesquisa de campo, dois instrumentos de coleta de dados foram utilizados: o questionário e a entrevista semiestruturada. Esses instrumentos são definidos e recomendados por Lüdke e André (2013) por permitir considerar o ponto de vista dos profissionais envolvidos. Como resultados, esta pesquisa aponta, claramente, a relevância do Conhecimento Didático-Pedagógico na atuação do CP e a desarticulação de diversas ações na escola como consequência de um desconhecimento do potencial deste Conhecimento. Essa desarticulação vai desde a implementação da proposta pedagógica até o processo de ensinar e aprender e, ainda, nas formações realizadas pelos Coordenadores Pedagógicos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Giovani, Priscila de. "Coordenador pedagógico: contribuições para sua formação." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9727.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T14:31:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Priscila de Giovani.pdf: 1249202 bytes, checksum: fec55673c46c680065229fea2171bd4e (MD5) Previous issue date: 2013-08-20
The present research, which bears a qualitative nature, has as its centre the investigation of the importance of pedagogical coordinators education, united to this intriguing question: in which conditions can the education and training of these professionals contribute to their performance as managers? Many pedagogical coordinators assume this function, even when they lack specific knowledge on the area. Therefore, training and education to qualify their actions have become a great need. The theme of this dissertation refers to the education and training of the professionals who educate and train teachers: the pedagogical coordinator. The specific objectives are: to present a brief history of teachers education in Brazil and the role played by pedagogical coordinators in this field; to investigate conditions to improve their education and training; to contribute to an educational system that plans actions to support their work. In order to achieve these aims, the research has been bibliographical (to establish a theoretical support), documental (to understand the history of teachers education and training in the chosen city) and has involved data collection, through interviews and questionnaires. The research subjects were pedagogical coordinators of ENSINO FUNDAMENTAL I in the city of Santo André - SP, who held this position in 2012 and the City's Education Director in 2013. The results show that continuous education is essential to the pedagogical coordinators professional development, since they are in charge of teachers education and training. The dissertation analyses characteristics that the education and training of pedagogical coordinators could have and the contents needed for this development, such as strategies of coordinators education and training, the guarantee of practical appliance of theoretical contents, later thinking, the exchange of knowledge between colleagues, homology of processes, among other elements which favor pedagogical coordinators education and training
Esta pesquisa de natureza qualitativa tem como problema central investigar a importância da formação do coordenador pedagógico aliada à inquietação: em que condições a formação pode ser oferecida para contribuir na atuação desse gestor? Muitos coordenadores pedagógicos assumem esta função, mesmo sem conhecimento específico sobre como formar professores e necessitam de formação para qualificar suas ações. O tema dessa pesquisa de mestrado refere-se à formação do formador de professores: o coordenador pedagógico. Apresenta como objetivos específicos: resgatar um breve histórico sobre a formação de professores no Brasil, compreender a função do coordenador pedagógico para a formação dos professores, investigar condições para sua formação e contribuir com sistema de ensino, visando o planejamento de ações para a formação do coordenador pedagógico. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas pesquisas bibliográficas para a apresentação do embasamento teórico, pesquisa documental para levantamento do histórico de formação do município pesquisado e coleta de dados por entrevistas e questionários. Os sujeitos da pesquisa foram coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental I do município de Santo André SP, atuantes nesta função em 2012 e o diretor de educação do município em 2013. Os resultados obtidos apresentam a formação continuada como essência para o desenvolvimento profissional do coordenador pedagógico, que atua na sua função como formador de professores. Esta pesquisa aponta características que a formação dos coordenadores pode apresentar para contribuir com sua função e os conteúdos necessários para o trabalho em formação, como as estratégias formativas dos coordenadores, a garantia da aplicação na prática dos conteúdos formativos, para reflexão posterior, a troca entre os parceiros, homologia de processos, entre outros elementos que favorecem a formação em serviço do coordenador pedagógico
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Luciane Aparecida de [UNESP]. "A ação profissional do coordenador pedagógico e do professor coordenador: proposições como formadores." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/144216.

Full text
Abstract:
Submitted by LUCIANE APARECIDA DE OLIVEIRA null (oliluci@bol.com.br) on 2016-09-26T22:20:58Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Luciane Ap de Oliveira.pdf: 4204097 bytes, checksum: 888f7206989d7cb084a0185f99869dfc (MD5)
Approved for entry into archive by Juliano Benedito Ferreira (julianoferreira@reitoria.unesp.br) on 2016-09-27T20:53:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 oliveira_la_me_rcla.pdf: 4204097 bytes, checksum: 888f7206989d7cb084a0185f99869dfc (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-27T20:53:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 oliveira_la_me_rcla.pdf: 4204097 bytes, checksum: 888f7206989d7cb084a0185f99869dfc (MD5) Previous issue date: 2016-08-03
Este estudo objetivou compreender a constituição do professor coordenador e do coordenador pedagógico no contexto escolar, levando em consideração suas atribuições (administrativas e pedagógicas) e as relações que estabelece com a comunidade escolar (gestão, professores, funcionários, alunos e pais) e com a Secretaria Municipal de Educação. A pesquisa foi realizada no contexto da Secretaria Municipal da Educação (SME) de Rio Claro/SP. Enquanto Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental das séries inicias dessa rede, coordenei um Grupo de Estudos, do qual participaram professores coordenadores desse segmento escolar. A questão principal desta pesquisa foi problematizar os desafios que o professor coordenador e o coordenador pedagógico enfrentam cotidianamente para exercer seu papel no contexto escolar e na Secretaria Municipal da Educação, respectivamente. Trata-se de pesquisa qualitativa que, tomando como perspectiva metodológica a investigação narrativa, possibilitou: a) refletir acerca da organização dos encontros com os professores coordenadores que participavam do referido Grupo de Estudos a partir das problematizações postas por eles e b) olhar para minha constituição enquanto formadora desse Grupo de Estudos, nesse espaço de formação. Entre os instrumentos de produção de dados encontram-se: legislações da Secretaria Municipal de Educação, registros dos professores coordenadores e dos professores das escolas nas quais estavam inseridos, caderno da coordenadora pedagógica, questionários aplicados aos participantes do Grupo de Estudos, escrita de cartas de quatro professoras coordenadoras. A análise dos dados foi realizada a partir do paradigma indiciário (GINZBURG, 1989). Como lições aprendidas durante o estudo, explicito: a relação estabelecida com os participantes do Grupo de Estudos revelando a necessidade de revisitar nossa atuação; a presença do silêncio atrelado a concepção de formação; os desafios presentes nas funções dos professores coordenadores e do coordenador pedagógico que não estão postos na legislação; as atribuições dos professores coordenadores, que não consideram nos seus projetos de trabalho propostas atentas às relações interpessoais e a presença do aluno; o professor coordenador ser eleito pelos pares e posteriormente sofrer com as ameaças veladas em função das posturas que assume na sua atuação; incumbir-se das responsabilidades individualmente, frente à necessidade de assumir a corresponsabilidade visando a construção da coletividade perante a aprendizagem dos alunos. Este trabalho poderá contribuir para repensar a concepção de formação presente entre os professores coordenadores, a coordenação pedagógica e a SME, para buscar ações que transformem os processos de eleição e/ou recondução, definir uma outra relação entre CAP (Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico) e Supervisores Escolares.
This study aimed to understand the constitution of the coordinating teacher and the pedagogical coordinator in the school context, considering their tasks (administrative and pedagogical) and the relationship it establishes with the school community (management, teachers, staff, students and parents) and the Department of Education of the City. The survey was conducted in the context of the Municipal Education in Rio Claro/SP. As Pedagogic Elementary Education Coordinator of the initial series of municipal schools, coordinated a Study Group, which was attended by head teachers of this school segment. The main issue of this research was to discuss the challenges that the coordinator teacher and the pedagogical coordinator face daily to exercise their role in the school context and the Municipal Department of Education, respectively. This is a qualitative study which examines a methodological perspective the narrative research, made possible: a) reflect on the organization of meetings with head teachers who participated in the Study Group, as of problematizations held by them and b) look at my constitution while forming this Study Group, this training space. Among the data production tools are: laws of the Municipal Department of Education, head teachers of records and schoolteachers that worked, notebook pedagogical coordinator, questionnaires given to participants of the Study Group, writing letters four coordinators teachers. Data analysis was performed from the evidential paradigm (GINZBURG, 1989). As lessons learned during the study are explicit: the relationship established with the participants of the Study Group, revealing the need to revisit our professional practice; the presence of silence linked to design training; the challenges present in the functions of coordinating teachers and pedagogical coordinator, which are not present in the legislation; the duties of head teachers who do not consider in their work projects proposed attentive to interpersonal relations and the presence of the student; the coordinator teacher elected by peers and subsequently suffer from the veiled threats depending on the positions it takes in their work; entrusted to the responsibilities individually on the need to take responsibility of all people, for the construction of the community before the students' learning. This work will contribute to rethink the design of training present among head teachers, pedagogical coordination and the City Department of Education, to pursue actions that transform the election process and/or renewal, set another relationship between the Educational Improvement Center the School Supervisors.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Luciane Aparecida de. "A ação profissional do coordenador pedagógico e do professor coordenador : proposições como formadores /." Rio Claro, 2016. http://hdl.handle.net/11449/144216.

Full text
Abstract:
Orientador: Laura Noemi Chaluh
Banca: Maria Antonia Ramos de Azevedo
Banca: Carla Helena Fernades
Este estudo objetivou compreender a constituição do professor coordenador e do coordenador pedagógico no contexto escolar, levando em consideração suas atribuições (administrativas e pedagógicas) e as relações que estabelece com a comunidade escolar (gestão, professores, funcionários, alunos e pais) e com a Secretaria Municipal de Educação. A pesquisa foi realizada no contexto da Secretaria Municipal da Educação (SME) de Rio Claro/SP. Enquanto Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental das séries inicias dessa rede, coordenei um Grupo de Estudos, do qual participaram professores coordenadores desse segmento escolar. A questão principal desta pesquisa foi problematizar os desafios que o professor coordenador e o coordenador pedagógico enfrentam cotidianamente para exercer seu papel no contexto escolar e na Secretaria Municipal da Educação, respectivamente. Trata-se de pesquisa qualitativa que, tomando como perspectiva metodológica a investigação narrativa, possibilitou: a) refletir acerca da organização dos encontros com os professores coordenadores que participavam do referido Grupo de Estudos a partir das problematizações postas por eles e b) olhar para minha constituição enquanto formadora desse Grupo de Estudos, nesse espaço de formação. Entre os instrumentos de produção de dados encontram-se: legislações da Secretaria Municipal de Educação, registros dos professores coordenadores e dos professores das escolas nas quais estavam inseridos, caderno da coordenadora pedagóg... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
This study aimed to understand the constitution of the coordinating teacher and the pedagogical coordinator in the school context, considering their tasks (administrative and pedagogical) and the relationship it establishes with the school community (management, teachers, staff, students and parents) and the Department of Education of the City. The survey was conducted in the context of the Municipal Education in Rio Claro/SP. As Pedagogic Elementary Education Coordinator of the initial series of municipal schools, coordinated a Study Group, which was attended by head teachers of this school segment. The main issue of this research was to discuss the challenges that the coordinator teacher and the pedagogical coordinator face daily to exercise their role in the school context and the Municipal Department of Education, respectively. This is a qualitative study which examines a methodological perspective the narrative research, made possible: a) reflect on the organization of meetings with head teachers who participated in the Study Group, as of problematizations held by them and b) look at my constitution while forming this Study Group, this training space. Among the data production tools are: laws of the Municipal Department of Education, head teachers of records and schoolteachers that worked, notebook pedagogical coordinator, questionnaires given to participants of the Study Group, writing letters four coordinators teachers. Data analysis was performed from the evidential paradigm (GINZBURG, 1989). As lessons learned during the study are explicit: the relationship established with the participants of the Study Group, revealing the need to revisit our professional practice; the presence of silence linked to design training; the challenges present in the functions of coordinating teachers and pedagogical... (Complete abstract click electronic below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rodrigues, Larissa Goulart. "Psicólogo escolar e coordenador pedagógico : uma parceria necessária." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/9806.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2012-01-03T11:47:27Z No. of bitstreams: 1 2011_LarissaGoulartRodrigues.pdf: 810891 bytes, checksum: b327c6a7c8b839bb6dde7544bf5a4f07 (MD5)
Approved for entry into archive by Leila Fernandes (leilabiblio@yahoo.com.br) on 2012-01-03T12:45:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_LarissaGoulartRodrigues.pdf: 810891 bytes, checksum: b327c6a7c8b839bb6dde7544bf5a4f07 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-01-03T12:45:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_LarissaGoulartRodrigues.pdf: 810891 bytes, checksum: b327c6a7c8b839bb6dde7544bf5a4f07 (MD5)
O principal objetivo deste trabalho foi conhecer as concepções de coordenadores pedagógicos sobre o papel do psicólogo escolar, contrapondo a visão daqueles que atuam com esse profissional e daqueles que não atuam. Diante disso, buscamos discutir as possibilidades de construção de um trabalho conjunto entre coordenadores pedagógicos e psicólogos escolares, visando contribuir com a melhoria do trabalho psicopedagógico nas escolas públicas. A consecução desses objetivos ocorreu com base em uma fundamentação teórica, na qual abordamos nossas próprias compreensões acerca das relações entre a psicologia e a educação no Brasil, do psicólogo escolar e do coordenador pedagógico. Referenciadas na perspectiva da epistemologia qualitativa, a construção das informações nesta pesquisa aconteceu a partir da integração entre essas reflexões teóricas e o momento empírico. Este último se baseou em entrevistas semi-estruturadas com seis coordenadores pedagógicos de ensino fundamental de escolas públicas goianienses. Dentre esses coordenadores, dois atuam com psicólogos atualmente, dois já atuaram e dois nunca passaram por tal experiência. A partir das informações construídas nesse momento empírico, delimitamos algumas categorias, que foram agrupadas em três eixos de análise: a atuação do coordenador pedagógico, a visão do coordenador pedagógico acerca do psicólogo escolar e, por último, psicólogo escolar e coordenador pedagógico: aproximando-os. Nesses eixos discutimos a visão geral apresentada pelos coordenadores, que consideram importante a atuação do psicólogo nas escolas, mas ainda a partir de uma visão tradicional, em que o foco de suas ações se volta à avaliação e tratamento de alunos problemas. Encontramos alguns coordenadores que começam a vislumbrar outras possibilidades de intervenção do psicólogo escolar, ampliando um pouco mais seu olhar sobre esse profissional. Os coordenadores que apresentaram essa visão foram aqueles que já atuaram ou atuam junto a psicólogos. Assim, notamos diferenças entre as concepções acerca do psicólogo escolar de coordenadores pedagógicos que vivenciaram um trabalho com tal profissional e daqueles que não passaram por essa experiência. Consideramos que essa vivência foi fundamental na construção das referidas concepções dos participantes. Discutimos também a importância da inserção do psicólogo no cotidiano escolar e as percepções dos coordenadores sobre essa questão. Por fim, identificamos que alguns coordenadores pedagógicos realizaram um trabalho próximo aos psicólogos que atendiam suas escolas, destacando, por conseguinte, a possibilidade e a relevância de uma maior aproximação entre esses profissionais, de modo a realizarem um trabalho conjunto. Tendo em vista o objetivo comum de ambos, de contribuir com processos educativos mais significativos, defendemos que é necessário o estabelecimento de uma parceria entre psicólogo escolar e coordenador pedagógico em prol da consecução desse objetivo. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work had like principal objective knew the conceptions of pedagogic coordinators about the acting of the school psychologist, setting against view of that which they act with this professional and of that which they do not act. Before that, we intend to discuss the possibilities of construction of a joint work between pedagogic coordinators and school psychologists, aiming to contribute with the improvement of the pedagogic work in the public schools. The attainment of these objectives took place on basis of a theoretical foundation, in which we board our understanding about the relations between the psychology and the education in Brazil, of the school psychologist and of the pedagogic coordinator. With reference in the perspective of the qualitative epistemology, the construction of the informations in this inquiry happened from the integration between these theoretical reflections and the empirical moment. This last one was based on semi-structured interviews with six pedagogic coordinators of basic teaching of public schools from Goiânia. Among these coordinators, two act with psychologist at present, two acted already and two never suffered such experience. From the informations built at this empirical moment, we delimit some categories, which were grouped in three axles of analysis: the acting of the pedagogic coordinator, the view of the pedagogic coordinator about the school psychologist and, for last, school psychologist and pedagogic coordinator: bringing near them. In these axles we discuss the general view presented by the coordinators, who consider the acting of the psychologist important in the schools, but still from a traditional view, in which the focus of his actions turns to the evaluation and pupils' treatment problems. We find some coordinators who begin to glimpse other possibilities of intervention of the school psychologist, enlarging a little more their glance on this professional. The coordinators who presented this view were those which acted already or act now near psychologists. So, we notice differences between the conceptions about the school psychologist of pedagogic coordinators who experienced a work with such a professional and of whom they did not suffer this experience. We think that this practice was essential in the construction of the above-mentioned conceptions of the participants. We discuss also the importance of the insertion of the psychologist in the school daily life and the perceptions of the coordinators about this question. Finally, we identify that some pedagogic coordinators carried out a work near to the psychologists who were attending their schools, detaching, consequently, the possibility and the relevance of a bigger approximation between these professionals, in way to carry out a joint work. Having in mind the common objective of both, of contributing with more significant educative processes, we defend that it is necessary the establishment of a partnership between school psychologist and pedagogic coordinator on behalf of the attainment of this objective.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Identidades do coordenador pedagógico"

1

Coordenador Pedagógico e a Educação Continuada, A. 7th ed. Loyola, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Coordenador Pedagógico e o Espaço da Mudança, O. 4th ed. Loyola, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lília Imbiriba Sousa Colares, Maria, and Solange Helena Ximenes-Rocha. O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO COTIDIANO DA GESTÃO ESCOLAR. EDITORA CRV, 2016. http://dx.doi.org/10.24824/978854440902.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marina Mascarenhas de Santana Magalhães, Poliana. AVESSO DO ESPELHO: (re)velações sobre o saber-fazer do coordenador pedagógico. EDITORA CRV, 2014. http://dx.doi.org/10.24824/978854440058.6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

TEIXEIRA, Cristiane De Sousa Moura. SER "O FAZ-TUDO" NA ESCOLA: significações produzidas sobre o trabalho do coordenador pedagógico na escola pública. Acadêmica Editorial, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/517141.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Conexões: linguagens e educação em cena. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cle283.1121-0.

Full text
Abstract:
O conhecimento se fabrica nos múltiplos circuitos da linguagem e em conexões estabelecidas nos próprios efeitos dos saberes humanos. As dinâmicas dos discursos, as práticas de ensino e os territórios das artes são algumas fronteiras que deslizam entre conceitos e experiências, significantes e significados. Em As palavras e as coisas, Michel Foucault (2007) reflete que “a linguagem representa o pensamento como o pensamento se representa a si mesmo”. Nesses termos, a produção crítica e intelectual constrói um jogo em que os textos se transformam em repositórios daquilo que somos e buscamos representar através das palavras. Cada repositório pode ser classificado como uma cena que opera dentro e através da linguagem, de modo que sua força é determinada por sua capacidade de intervir nas práticas sociais e, consequentemente, transformá-las. É reconhecendo a presença da diversidade produzida nas esferas do conhecimento humano que o livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, organizado por Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, José Wandsson do Nascimento Batista, Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isabela Feitosa Lima Garcia e Ana Flávia Matos Freire, representa um espaço de circulação de ideias e práticas críticas imprescindíveis para estudantes, professores e pesquisadores das Letras e outros campos de estudo. As demandas acerca da linguagem, da cultura e da sociedade nunca se esgotam. Dessa forma, abrem-se novas margens e cenários de saberes relacionados à Linguística, Literatura, Educação e à História que nos ajudam a interpretar e aperfeiçoar o entendimento das relações de poder e das interações entre os sujeitos. É urgente que, em nossas experiências docentes e discentes, exerçamos o papel de mediar a produção do conhecimento entre a academia e outras organizações sociais, criando visibilidades para que os espaços dos saberes sejam cada vez mais democráticos e inclusivos. O livro reúne textos-cartografias – produzidos por professores, alunos de pós-graduação e demais pesquisadores – que lançam perspectivas multidisciplinares das instâncias da linguagem, da educação e da formação política – envolvendo vários atores sociais – e promovem estratégias de leitura diante dos desafios da contemporaneidade. Nesse sentido, o capítulo de abertura, intitulado “A modalidade volitiva em relatos de pacientes que superaram a Covid-19”, André Silva Oliveira descreve e analisa através da modalidade volitiva os comportamentos de pessoas que divulgaram seus relatos na internet acerca da superação da doença. No contexto da pandemia que enfrentamos atualmente torna-se relevante a vigilância dos efeitos desta enfermidade que se instaura no imaginário dos sujeitos. No Capítulo 2, intitulado “Reflexões sobre a linguística e a semiótica: revisão teórica e um exemplo de aplicação”, Jancen Sérgio Lima de Oliveira investiga as distinções e as semelhanças entre a linguística e a semiótica tendo como ponto de partida a produção de imagens no mundo contemporâneo. Em outro espectro de pesquisa, no Capítulo 3, “Gêneros orais: objetos de ensino como suporte às aulas de língua portuguesa”, George Pereira Brito inscreve um estudo para situar os gêneros orais no ensino de língua portuguesa, atentando para o papel dos docentes no desenvolvimento da oralidade como uma prática fundamental na formação estudantil.No Capítulo 4, “As interfaces da leitura: decodificação e compreensão leitora”, de Alessandra Figueiró Thornton, discute a formação leitora dos estudantes da Educação Básica, destacando a necessidade de políticas que desenvolvam as habilidades relacionadas à proficiência leitora nas escolas. Lidando com outras molduras da linguagem, mais precisamente no campo da literatura, no Capítulo 5, “Vozes femininas tecendo a resistência no enfrentamento às violências nos contos de Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo”, escrito por Maria Valdenia da Silva, Maria José Rolim, Diely da Cruz Lopes e José Ronildo Holanda Lima, observamos uma análise das profundas marcas da violência de gênero representadas na literatura de Evaristo e os atos de resistência das personagens, que lutam para produzir outras escrevivências no tecer do texto literário. Ainda no contexto dos estudos literários, Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, no Capítulo 6, “Ressignificações no conto de fada ‘Entre a espada e a rosa’, de Marina Colasanti”, estuda as ressonâncias entre o conto “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti e o conto “Pele de Asno”, de Charles Perrault. A autora explora o imaginário da literatura infanto-juvenil e confronta ambas as narrativas para identificar intertextos e rastros entre o texto clássico e o moderno. No Capítulo 7, intitulado “A morte com véu branco: uma análise da poesia de Emily Dickinson”, Brena Kézzia de Lima Ferreira e Francisco Carlos Carvalho da Silva analisam a obra poética de Dickinson com foco na representação da morte e suas figurações simbólicas que acentuam as incertezas da existência humana. Expandindo as cenas de pesquisa, no Capítulo 8, “A formação leitora: uma proposta metodológica com um poema de Manoel de Barros”, André de Araújo Pinheiro, Kamilla Katinllyn Fernandes dos Santos e Verônica Maria de Araújo Pontes desenvolvem um procedimento metodológico baseado em jogos teatrais e sequências básicas para fornecer estratégias e dinâmicas de leitura que visam propiciar maior proficiência leitora entre os sujeitos participantes.Tomando como ponto de discussão os fundamentos do letramento literário, no Capítulo 9, “Novas práticas de leitura literária à luz do teatro do oprimido”, Danyelle Ribeiro Vasconcelos situa as práticas de leitura do texto literário dentro de uma perspectiva crítico-reflexiva, gerada a partir do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado, em diálogo com o método teatral do Teatro do Oprimido, desenvolvido por Augusto Boal, com o intuito de transformar o ato de ler literatura em uma prática emancipatória, em que o território da sala de aula passa a ser o palco de jogos dramáticos, onde os alunos assumem importantes papeis sociais. No Capítulo 10, “Letramento na educação infantil a partir do livro A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector”, os autores Nadja Maria de Menezes Morais, Laís Correia Teófilo de Souza, Jôse Pessoa de Lima e Marinalva Pereira de Araújo traçam um perfil da formação leitora e infantil baseada nas experiências de leitura literária. Nesse contexto de aprendizagem, o livro de Lispector permite estimular a reflexão em torno da importância do letramento literário desde os primeiros anos da vida escolar. Em conexão com a temática, em “Multiletramentos na escola: proposta de leitura do hipertexto ‘Um estudo em vermelho’, de Marcelo Spalding”, Capítulo 11, Angélica Benício Alves e Sandro César Silveira Jucá, atentos acerca das novas situações comunicativas geradas por ambientes virtuais, exploram a existência de gêneros literários digitais e refletem sobre suas aplicabilidades na sala de aula para promover práticas de leitura e, como resultado disso, desenvolver condições de multiletramento nos espaços educacionais. Dando continuidade, em “O ser criança e a sexualização infantil em face ao discurso midiático: O Caderno Rosa de Lori Lamby”, Capítulo 12, Elane da Silva Plácido e Maria da Conceição Santos tomam como objeto de estudo o livro Caderno Rosa de Lori Lamby, da escritora Hilda Hilst, para analisar as nuances da personagem Lori em face da influência midiática no processo de sexualização e adultização do corpo infantil, provocando impactos na identidade da criança. É por meio do Capítulo 13, designado “Canciones que el tiempo no borra: memorias, censura y canciones bregas en el contexto de la dictadura civil-militar en Brasil (1964-1985)”, escrito em espanhol por Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isaíde Bandeira da Silva e Edmilson Alves Maia Júnior, que aprendemos sobre os efeitos da censura na arte, mais precisamente na música brega, tida como manifestação artística imprópria aos valores defendidos pelo regime militar no Brasil (1964-1985). Os autores examinam os impactos da censura na sociedade da época, mas também enunciam como a música pode expressar as contínuas tensões de um momento histórico. Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Francinalda Machado Stascxak e Maria Aparecida Alves da Costa refletem em “O vínculo entre o estado e a igreja católica no Brasil imperial (1822-1889) e sua reverberação na educação”, Capítulo 14 desta coletânea, a relação da Igreja Católica com o Estado na época do império, identificando as implicações deste vínculo na história da educação brasileira. Por sua vez, o Capítulo 15, “As contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino na educação infantil: uma revisão de literatura”, assinado por Camila Alvares Sofiati, foca na compreensão do processo de aprendizagem infantil a partir das teorias de Vigotski, em que o trabalho pedagógico com crianças é observado. Já no Capítulo 16, intitulado “Proposta e currículo no contexto educacional do ensino infantil brasileiro”, também de Marcus Vinicius Peralva Santos, o autor produz um panorama de pesquisas sobre propostas curriculares direcionadas ao ensino infantil no Brasil, averiguando como os projetos políticos pedagógicos contemplam as novas demandas da sociedade contemporânea. No capítulo seguinte, “As contribuições do NTPPS na aprendizagem de língua inglesa numa escola pública de Pacoti – CE”, Capítulo 17, as autoras Francisca Marilene de Castro Rodrigues e Isabela Feitosa Lima Garcia contextualizam os desafios do ensino de língua inglesa nas escolas brasileiras e apresentam princípios metodológicos que visam dirimir as problemáticas em torno da aprendizagem do inglês, reforçando a necessidade de produzir um modelo de ensino que coloque no centro do processo o conhecimento do aluno em relação às interfaces de cognição. Dessa forma, as autoras abrem perspectivas positivas para o ensino-aprendizagem do idioma em questão.O Capítulo 18, “A utilização do blog pelas escolas estaduais de educação profissional de Juazeiro do Norte – CE”, as autoras Maria Francimar Teles de Souza e Rosa Cruz Macêdo abordam o blog como uma ferramenta digital fundamental na divulgação de atividades escolares e mapeiam seus usos em escolas estaduais de ensino profissionalizante na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Em outro contexto de pesquisa, no Capítulo 19, “Intervenções inter/multidisciplinares em crianças disléxicas”, Wanda Luzia Caldas de Brito e Maria Josefina Ferreira da Silva investigam, através de uma abordagem multidisciplinar, questões relacionadas à dislexia em crianças e como tal condição afeta o desenvolvimento da aprendizagem nos anos escolares, evidenciando a necessidade de que os profissionais sejam subsidiados de informações sobre como lidar com o diagnóstico deste transtorno e, consequentemente, possam proporcionar um bom ambiente de ensino. No Capítulo 20, intitulado “A importância da interação e do material adaptado para o processo cognitivo do aluno com necessidades educacionais especiais”, Samara de Oliveira Lima, Sanara Macedo Sousa e Sabrina de oliveira Marques abordam o progresso do aluno com Necessidade Educacional Especial (NEE) e a importância de sua inclusão no contexto escolar. Para isso, os autores entendem que o professor tem um papel importante no processo de acolhimento e na ação de produzir materiais adaptáveis para o ensino. Traçando outro cenário de reflexão, no horizonte do Capítulo 21, nomeado “O papel do tutor no contexto da educação a distância: uma análise dos estudos brasileiros até 2020”, Marcus Vinicius Peralva Santos concentra-se na função do tutor no processo de ensino-aprendizagem da educação a distância, trazendo à tona os desafios que os profissionais da área enfrentam e as necessidades oriundas de suas práticas. Já no Capítulo 22, “O ensino remoto na visão docente: desafios e perspectivas”, Elizete Pereira de Oliva Leão e Mauricio Alves de Souza Pereira avaliam as condições do ensino remoto a partir da experiência de professores de uma escola pública da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Os dados levantados pelos autores apontam para problemas que precisam ser superados, especialmente relacionados ao acesso das mídias digitais e à formação continuada dos docentes, para que estejam preparados para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O capítulo seguinte aborda práticas do contexto de ensino-aprendizagem de línguas. “O processo de elaboração das organizações didáticas no contexto da residência pedagógica de língua portuguesa”, Capítulo 23, George Pereira Brito e Maria Beatriz Bezerra de Brito dedicam-se a examinar as produções de Organizações Didáticas de um programa de residência pedagógica para o ensino médio desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba, com o objetivo de dar suporte aos alunos bolsistas para que tenham em mãos materiais adequados para o ensino de português. No horizonte da educação básica e suas diversas disciplinas, o Capítulo 24, com o título de “Química verde: análises das concepções de alunos do ensino médio”, de autoria de Michelle de Moraes Brito, Kariny Mery Araujo Cunha, Francilene Pereira da Silva e Márcia Valéria Silva Lima, atende às demandas da educação ambiental, uma vez que, preocupadas com os vários níveis de degradação do meio ambiente, as autoras analisam a percepção de alunos do ensino médio acerca das problemáticas ambientais, na perspectiva da Química Verde, atribuindo a importância de formar sujeitos mais conscientes acerca dos problemas ocasionados pela ação humana na natureza. No Capítulo 25, “As licenciaturas em química ead e presencial nos IF: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos e as implicações na formação docente”, os autores Dylan Ávila Alves, Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Raiane Silva Lemes e Abecy Antônio Rodrigues Neto avaliam cursos de licenciatura em Química de Institutos Federais em sua modalidade de Ensino a Distância (EaD) e comparam as suas especificidades – direcionadas aos alunos – com o modelo de ensino tradicional. Nos dois últimos capítulos, percebendo a emergência das novas tecnologias nas práticas educacionais, Karina Pereira Carvalho, Mariana da Costa Teles, Marcelo Augusto Costa Vilano e Vinícius Pedro Damasceno Lima destacam, no Capítulo 26, “Ensino remoto da matemática a partir das tecnologias digitais: a importância dos jogos digitais como ferramenta auxiliar da aprendizagem”, o papel de jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem da matemática e como essas ferramentas auxiliam no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e cognição. Em diálogo com a área, no Capítulo 27, “A modelagem matemática utilizada para ensinar funções e aplicações”, Karina Pereira Carvalho trabalha com a modelagem matemática como princípio norteador do ensino das funções e aplicações, objetivando apresentar soluções para lidar com as dificuldades dos alunos relacionadas ao tema. Apresentadas as coordenadas iniciais de cada capítulo do Livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, convidamos o leitor para que adentre nas páginas desta coletânea e deixe fluir essas cenas de aprendizagem na sua formação humana. Como declara Paulo Freire, no livro Educação como prática da liberdade (1967), “há uma pluralidade nas relações do homem com o mundo, na medida em que responde à ampla variedade dos seus desafios.” Nesse sentido, esta obra fornece diversos olhares sobre alguns desafios que os autores e autoras enfrentam em suas experiências humanas. Suas contribuições são plurais e buscam responder as problemáticas da linguagem, da educação, da literatura e da sociedade que os cerca. Uma última assertiva: os conhecimentos são mutáveis, o que permanece é o desejo de produzir novos pensamentos e afetos transformadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Identidades do coordenador pedagógico"

1

Alves, Andréa Ramires. "DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO." In Discussões sobre os aspectos educacionais no Brasil, 231–42. Brazilian Journals Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000288.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moreira, Antonio Nilson Gomes, Gláucia Mirian de Oliveira Souza Barbosa, and Ana Lídia Lopes do Carmo. "COORDENADOR PEDAGÓGICO DA ESCOLA: ATRIBUIÇÕES E DESAFIOS." In Qualidade e políticas públicas na educação 7, 101–14. Antonella Carvalho de Oliveira, 2018. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1481819129.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bezerra, José Roberto Alves, Ellis Rejane Barreto, Gláucia Aline de Andrade Farias, Juliana Cristiane Câmara, Maria Aparecida Moura, Marilene Ambrósio da Silva, Allysson Lindálrio Marques Guedes, et al. "O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO AMBIENTE ESCOLAR." In Educação: Uma Nova Agenda para a Emancipação, 85–96. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3831923108.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

TEIXEIRA, Cristiane De Sousa Moura. "APONTAMENTOS TEÓRICOS PARA PENSARMOS O SER COORDENADOR PEDAGÓGICO." In SER "O FAZ-TUDO" NA ESCOLA: significações produzidas sobre o trabalho do coordenador pedagógico na escola pública, 21–52. Acadêmica Editorial, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/517141.1-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Josélia Praxedes da. "O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A REFLEXÃO DO FAZER DOCENTE." In Políticas Públicas na Educação Brasileira: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2, 114–18. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.22219181013.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Andrade, Paulo Marcos Ferreira, Edinei Ferreira da Silva Andrade, Valdineia Ferreira dos Santos Piasson, Marília Regina de Almeida, and Juscelaine Cristiana da Silva Ribeiro Vieira. "O coordenador pedagógico frente aos desafios da gestão democrática." In Coordenação pedagógica e gestão escolar enfoques teóricos e práticas educacionais, 41–52. AYA Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.47573/aya.88580.2.33.4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Marcus Vinicius Peralva. "O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO E SUPERIOR." In Desafios da educação na contemporaneidade: discursos emergentes e concepções de ensino, 71–83. Editora Amplla, 2020. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.dec139.1120-5.

Full text
Abstract:
A função de coordenador pedagógico costuma ser mal vista por outros funcionários nos ambientes escolares, no entanto, esta função não costuma ser lembrada nos ambientes universitários, sendo um profissional que passa desapercebido nas Instituições de Ensino Superior. O profissional de coordenação pedagógica deve ser o elo entre a direção, alunos e professores dos ambientes educacionais, vindo daí a necessidade de se conhecer o perfil deste profissional. Deste modo, o presente artigo consisti em um estudo quali-quantitativo, onde realizou-se um levantamento bibliográfico referente a obras com a temática "Coordenação Pedagógica" segundo o catalogo de teses da CAPES de 1999 até 2019. Os resultados obtidos mostram que a quantidade de trabalhos sobre a temática alvo do presente estudo é baixa, sendo as IES paulistas as maiores produtoras de estudos sobre esta temática. Os trabalhos já existentes são unanimes em descrever que dentre as principais funções do coordenador inclui-se atividades de cunho pedagógico e administrativo, sendo as principais funções, estimular e criar junto ao corpo docente da instituição, situações para maior integração do trabalho, desenvolvimento de aulas atreladas ao projeto político pedagógico do curso e o incentivo constante a qualificação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gaio, Victoria Mottim, Camila Macenhan, Jaqueline de Morais Costa, and Karine Ferreira Monteiro. "O COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUAS PROPOSIÇÕES FORMATIVAS: REFLEXOS NO TRABALHO DOCENTE." In A Educação como Diálogo Intercultural e sua Relação com as Políticas Públicas, 104–16. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.58420190311.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Duarte, Elaine Martins, Gersonita Silva Alcantara, Silvonia de Melo Soares, and Rebeca Pizza Pancotte Darius. "COMPREENSÃO DAS FUNÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA – FAMÍLIA." In Múltiplos Olhares da Educação na Contemporaneidade, 84–101. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5451918077.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

TEIXEIRA, Cristiane De Sousa Moura. "ARQUEOLOGIA DOS SIGNIFICADOS SOCIAIS COMPARTILHADOS SOBRE O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO BRASIL." In SER "O FAZ-TUDO" NA ESCOLA: significações produzidas sobre o trabalho do coordenador pedagógico na escola pública, 53–114. Acadêmica Editorial, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/517141.1-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Identidades do coordenador pedagógico"

1

DOS SANTOS, MARIA VIVIANE, CHARMENIA FREITAS DE SATIRO, and FABIOLA ALICE DOS ANJOS DURAES. "O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR EM INÍCIO DE CARREIRA." In XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação e Contemporaneidade", 2020. http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.07.38.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cruz, Geanice, and Maria Sueli Prazeres. "A EAD e uso das tecnologias digitais em tempos de Pandemia da COVID-19 como acesso ao processo de ensino aprendizagem." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.3201.

Full text
Abstract:
O presente artigo é resultado das discussões realizadas no âmbito do grupo de pesquisa tecnologias digitais no contexto educacional amazônico. E que, diante da pandemia do Coronavírus, houve a necessidade de investigar como alunos e professores estavam mediando o ensino remoto em uma instituição educacional. As reflexões baseiam-se nos entendimentos teóricos e práticos dos autores: Kenski (2010), Mill e Pimentel (2013) e Belloni (2010). As análises apresentadas advêm dos dados coletados com professores coordenadores, alunos e pais, que utilizaram as tecnologias digitais, disponibilizadas pela escola no período da quarentena. Os resultados apontam que apesar do reconhecimento de que as tecnologias digitais contribuem com as práticas pedagógicas em EaD, no entanto, fatores relacionados a ausência de infraestrutura adequada bem como formação pedagógica e instrumentos tecnológicos insuficientes, caracterizam-se como obstáculos à articulação das tecnologias com as práticas que favoreçam o processo ensino aprendizagem na escola em questão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Maria Divina Ferreira, Lima, and Machado Mauricéia Silva da Trindade. "O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA NO CHÃO." In V Congresso Internacional das Licenciaturas. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.vcointerpdvl.2018.00106.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Júnior, José. "O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS COM A COMUNIDADE ESCOLAR." In VI Simpósio de Pós-graduação em Educação e V Semana de Arte. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/112490.6-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography