To see the other types of publications on this topic, follow the link: Identidades do coordenador pedagógico.

Journal articles on the topic 'Identidades do coordenador pedagógico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Identidades do coordenador pedagógico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

NASCIMENTO, Franc-Lane Carvalho. "O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR: FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A PROFISSIONALIZAÇÃO." REVISTA FUNEC CIENTÍFICA - EDUCAÇÃO - ISSN 2447-1666 2, no. 4 (September 25, 2017): 53. http://dx.doi.org/10.24980/rfce.v2i4.2220.

Full text
Abstract:
Introdução: Discutimos sobre formação inicial/continuada, desenvolvimento profissional e o processo de profissionalização do Coordenador Pedagógico - CP. Problema de pesquisa: Como a formação inicial/continuada e o desenvolvimento profissional estão legitimando a identidade e o processo de profissionalização do Coordenador Pedagógico no contexto escolar? Objetivo: Analisar a formação inicial/continuada e o desenvolvimento profissional do Coordenador Pedagógico em vista da construção da identidade e da profissionalização. Metodologia: Pesquisa qualitativa com 20 Coordenadores Pedagógicos das escolas do Ensino Fundamental, adotamos como instrumentos e técnicas a entrevista semiestruturada e a observação. Fundamentamo-nos em autores como: Franco (2008); Libâneo (2004); Nóvoa (1992); Marcelo García (1999); Nascimento (2015); dentre outros. Resultados: A formação inicial destes pedagogos foi fragmentada, pois o curso de Pedagogia não aprofundou os fundamentos epistemológicos sobre o desenvolvimento profissional do Coordenador Pedagógico. A Formação continuada em nível de especialização lato sensu também não atende as especificidades de seu trabalho. Discussão: O desenvolvimento profissional está sem direcionamento e lhes faltam as teorias necessárias para as suas funções de articulador, formador e transformador, assim, deixam de assumir a verdadeira identidade profissional. Conclusão: Que a formação inicial e o desenvolvimento profissional do Coordenador tenham uma melhor orientação e que as instituições formadoras repensem a atual formação inicial, integrando teoria-prática às atribuições do Coordenador Pedagógico as quais são fundamentais para o desenvolvimento profissional na sociedade do século XXI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lemos, Elizângela das Chagas, and Raquel Cássia Domingues Morato. "OS CAMINHOS INCERTOS E OS ENTRAVES NA CONSOLIDAÇÃO DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 6 (June 30, 2021): 1310–19. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i6.2161.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como tema os caminhos incertos e os entraves na consolidação da identidade do coordenador pedagógico, objetivando identificar os entraves e as incertezas no processo de reconhecimento da identidade do coordenador. As diligências acerca deste tema surgiam ao perceber que a identidade desse profissional é, constantemente, limitada no âmbito escolar. Em muitos casos, percebe-se que o coordenador pedagógico é o centro de críticas no contexto escolar diante do processo atribulados, ou seja, sempre age de forma urgente do que ser/fazer pedagógico que perpassa nas indecisões das suas reais colaborações. Como ponto de reflexão, partimos da conjectura sobre a construção da identidade profissional do coordenador pedagógico. Com este objetivo, o primeiro item analisa os entraves no reconhecimento da identidade profissional. O segundo apresenta a pesquisa sobre os desafios de um profissional em construção. O terceiro apresenta a prática pedagógica na atuação do coordenador. Para o desenvolvimento deste ensaio optou-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, cujo autores referendaram significativamente, e os entraves e incertezas sobre a consolidação da identidade profissional, os desafios e as práticas do coordenador pedagógico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Manarin, Camila, and Ângela Maria Silveira Portelinha. "O coordenador pedagógico frente aos desafios da constituição de sua profissionalidade." Dialogia, no. 33 (December 21, 2019): 192–204. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n33.14009.

Full text
Abstract:
Resumo: Num cenário educativo que vem sofrendo mudanças de acordo com os interesses hegemônicos de uma sociedade neoliberal, a formação do pedagogo escolar, entendido aqui como coordenador pedagógico, também se modifica. O presente artigo propõe uma reflexão sobre a formação deste profissional a partir da constituição histórica da profissão, estabelecendo relações com os conceitos de profissionalidade e profissionalismo. A opção metodológica baseia-se na pesquisa bibliográfica e na análise documental respaldada na produção teórica sobre a identidade do coordenador pedagógico, como também a profissão do coordenador pedagógico num contexto histórico e social com base nas categorias emergente, dominante e residual. O texto destaca a necessidade de repensar as políticas de formação docente juntamente com questões relativas às particularidades da atuação dos coordenadores pedagógicos.Palavras-chave: Coordenador pedagógico. Formação de professores. Pedagogo. Profissionalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

David, Ricardo Santos. "A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E SEU PERFIL PROFISSIONAL NO CONTEXTO ATUAL." Revista Labor 1, no. 17 (July 31, 2017): 143. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i17.18802.

Full text
Abstract:
RESUMO: O objetivo desta pesquisa bibliográfica é avaliar entre a ideal e real vivencia no ambiente escolar. O artigo tem como intenção identificar as atribuições do coordenador escolar (pedagógico) dentro da escola a partir da legislação vigente, e refletir através de dados, contribuindo e construindo uma identidade, como superação aos desafios diante dos traveses no cotidiano escolar. A pesquisa traz uma visão conceitual da legislação seguida da realidade do papel do coordenador escolar, e confirmar a hipótese do coordenador escolar atualmente está desempenhando funções burocráticas, deixando de lado seu verdadeiro papel na escola, de apoio pedagógico junto aos professores. Apresentando sugestões aos coordenadores supervisores e os professores, para planejar suas aulas. O coordenador precisa ter uma formação inicial e continuada para que possa desenvolver com afinco suas atribuições dentro da escola, sendo a principal delas a formação em serviço dos professores. Destacamos a relevância do planejamento participativo para que o trabalho do coordenador se dê de modo coletivo, de forma a construir uma práxis reflexiva, visto que a escola só terá sucesso se houver a integração de todos, inclusive do gestor. Consideramos que o coordenador precisa resgatar sua identidade para se conscientizar de suas reais atribuições, só assim conseguirá realizar um trabalho de qualidade nas instituições escolares. Palavras - chave: Coordenador Escolar; Coordenador Pedagógico; Formação Docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Teixeira, Célia Regina, and Joseval Dos Reis Miranda. "Atuação do/a pedagogo/a no espaço da coordenação pedagógica: entre reflexões e proposições." Dialogia, no. 34 (June 3, 2020): 295–308. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n34.14809.

Full text
Abstract:
O presente artigo decorre de nossas reflexões teóricas e metodológicas construídas no âmbito das experiências docentes em disciplinas e temas da Didática, da Formação de professores/as, do Estágio Supervisionado e da Coordenação Pedagógica. O objetivo geral foi compreender o processo de atuação do/a pedagogo/a no espaço da coordenação pedagógica no que diz respeito à gestão dos processos de formação continuada de professores/as frente às suas diversas práticas. O diálogo entre as referências teóricas foi tecido com os/as autores/as os quais discutem o espaço da coordenação pedagógica, o papel do/a coordenador/a pedagógico/a e a formação continuada e em serviço. Com base nas proposições mencionadas ao longo do texto, apontamos aspectos como: a importância da formação continuada para os/as coordenadores/as pedagógicos/as, a necessidade da construção da identidade do/a coordenador/a, a construção do espaço da coordenação como espaço democrático e o desenvolvimento de um processo de formação reflexivo e crítico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Giordano, Daniele Xavier Ferreira, and Paulo Gomes Lima. "O coordenador pedagógico no ensino médio: pensar a práxis e construir outros caminhos." Laplage em Revista 5, especial (December 20, 2019): 112. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-622020195especial782p.112-126.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é discutir o papel do coordenador pedagógico no Ensino Médio da escola de educação básica em meio à constituição de sua identidade e a práxis docente. Num levantamento preliminar identificamos um reduzido número de trabalhos que estabelecem relação entre o coordenador pedagógico no Ensino Médio, descoberta relevante, visto a centralidade que este profissional assume no desenvolvimento de atividades-meio frente a uma etapa que tem apresentado resultados insatisfatórios no âmbito pedagógico e de devolutiva social. A metodologia que utilizamos foi a pesquisa bibliográfica, por meio de revisão de literatura especializada. Pudemos identificar que o coordenador pedagógico é fundamental no desenvolvimento da planificação pedagógica, acompanhamento e projeção dos resultados dos discentes, portanto, necessário que o desenvolvimento de sua práxis ganhe contornos e apoio das políticas públicas, o que poderá fortalecer o Ensino Médio em sua totalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Sandra Mara Valadares Castro. "O DESEMPENHO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ITIÚBA-BAHIA(BRASIL)." Internacional Multidisciplinary Journal of the Brazil 2, no. 1 (December 26, 2019): 30–41. http://dx.doi.org/10.46343/imjbr.v2i1.11.

Full text
Abstract:
O presente estudo destaca o desempenho da Coordenação pedagógica nas escolas da rede pública municipal de Itiúba-Bahia (Brasil). O objetivo foi analisar a atuação da coordenação pedagógica nas escolas da rede pública municipal. A metodologia foi norteada pela pesquisa qualitativa, não experimental do tipo descritivo, por meio de um estudo de caso, sendo aplicado questionário à Coordenadora Geral. Com os resultados apresentados, pôde-se perceber um bom desempenho no atendimento feito aos professores e aos gestores escolares, tendo, assim, contribuído nas práticas educativas. No entanto, há desafios no contexto das áreas pedagógicas e administrativas, o que não inviabiliza as ações direcionadas ao desenvolvimento intelectual dos alunos. Referências CANEN, A. Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares. In: . Rio de Janeiro: Cadernos de Pesquisa, 2000. p. 149 – 153. CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005. DOURADO, L. F. A gestão democrática e a construção de processos coletivos de participação e decisão na escola. In: FERREIRA, S. C.; AGUIAR, M. A. da S. (org.). Para onde vão à orientação e a supervisão educacional? Campinas: Papirus, 2002. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 16. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004. GARRIDO, E. Espaço de formação continuada para o professor-coordenador. In: BRUNO, E.; ALMEIDA, L. R.; CHRISTOV, L. (org.). Espaço de formação continuada para o professor-coordenador. 8. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007. cap. 1, p. 9 – 15. GEGLIO, P. C. O papel do coordenador pedagógico na formação do professor em serviço. In: PLACCO, V.; ALMEIDA, L. (org.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005. cap. 9, p. 113 –. GRISPUN, M. P. S. Z. A orientação educacional: conflito de paradigmas e alternativas para a escola. São Paulo: Cortez, 2001. LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: rev. e ampl. Heccus, 2015. LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação. Abordagens qualitativas – EPU. São Paulo: [s.n.], 1986. MEDIANO, Z. D. A formação em serviço de professores através de oficinas pedagógicas. In: CANDAU, V. (org.). Magistério, construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2003. NASCIMENTO, M. G. A formação continuada dos professores: modelos, dimensões e problemática. In: VANDAL, V. M. F. (org.). Magistério, construção cotidiana. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. PLACCO, V. M. N. de S.; ALMEIDA, L. R. O Coordenador pedagógico e os desafios da educação. In: . Desafios do coordenador pedagógico na escola: intervenção ou prevenção? São Paulo: Edições Loyola, 2008. PLACO, V. M. N. de S. Formação de professores: o espaço de atuação do coordenador pedagógico-educacional. In: FERREIRA, S. C.; AGUIAR, M. da S. (org.). Formação de professores: o espaço de atuação do coordenador pedagógico-educacional. Campinas: Papirus, 2002. RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999. ROSA, C. Gestão estratégica escolar. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. SANTANTA, S. da S.; GOMES, R. da S.; BARBOSA, J. S. O papel do gestor na elaboração e execução do projeto político pedagógico numa visão democrática. Cadernos da Pedagogia, Sáo Carlos, v. 6, n. 11, p. 62 – 73, 2012. SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Artes Médicas, 2000. TADIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. VASCONCELOS, C. dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto políticopedagógico ao cotidiano as sala de aula. São Paulo: Libertad, 2006.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Reis, Viviane Cássia Teixeira. "A coordenação pedagógica e seus desafios na educação básica." Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília 4, no. 1 (August 17, 2018): 117–26. http://dx.doi.org/10.33027/2447-780x.2018.v4.n1.09.p117.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo geral contribuir para a reflexão e discussão da identidade e atuação do Coordenador Pedagógico nas escolas de Educação Básica no Brasil partindo do seu viés histórico e do delineamento da gestão democrática por meio da evolução do conhecimento e seus processos de constituição, discutindo aspectos do papel do coordenador pedagógico. Discutir sobre a função do coordenador pedagógico e sua atuação na atualidade é um desafio porque o Coordenador Pedagógico tem como objetivo e atividade primeira ser mediador, facilitando o processo de ensino e aprendizagem, que envolve múltiplas articulações no dia a dia escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Teixeira, Miriam Santana, Antonio Amorim, Mariana Moraes Lopes, and Amilton Alves de Souza. "O coordenador pedagógico como articulador da formação de professores e de sua identidade profissional." Acta Scientiarum. Education 40, no. 3 (June 15, 2018): 37961. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v40i3.37961.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa verificará como se desenvolvem as ações dos coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Salvador, na gestão da formação continuada de professores, mais especificamente dos que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, este estudo observará se os coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Salvador têm desenvolvido ações que favoreçam a formação continuada dos professores da EJA, tendo a escola como o locus desta formação. Desta forma, elegemos para realização desta pesquisa uma abordagem qualitativa e tomamos a pesquisa de campo como procedimento técnico, adotando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos apontam para a necessidade do fortalecimento do papel do coordenador pedagógico, enquanto articulador da formação continuada de professores e como construtor da própria identidade profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Diniz, Camila Castro, and Lélia Cristina Silveira de Moraes. "Coordenadores pedagógicos: quem são esses profissionais?" Revista Exitus 10 (September 4, 2020): e020090. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1194.

Full text
Abstract:
O presente artigo discute quem são os profissionais que atuam como coordenadores pedagógicos nas escolas da Rede Pública de Ensino do Maranhão focando o seu perfil profissional. Resulta de uma investigação qualitativa, de cunho bibliográfico e empírico, realizado em 2018. Participaram do estudo seis coordenadores pedagógicos dos municípios de São Luís, Rosário e Santa Inês- MA que integraram o Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e destinado a profissionais que atuam em equipes de gestão pedagógica nas escolas públicas de educação básica no estado. O aporte teórico teve a contribuição de autores como: Libâneo (2002, 2004), Placco, Almeida e Souza (2012), Paro (2010), Domingues (2009, 2014), entre outros. Como instrumento de coleta de dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas e análises da ficha de inscrição dos coordenadores pesquisados, bem como o Relatório Final do Curso no Maranhão. Constatou-se, mediante os resultados, que nas diferentes redes escolares ainda é um desafio a construção de um perfil profissional que dê mais identidade a este profissional e que também garanta certa unidade a função do coordenador pedagógico. Neste ponto, devem-se criar condições concretas para a melhor qualificação destes profissionais e assegurar que nas escolas a especificidade desta função possa ser de fato, exercida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Oliveira, Eliane Guimarães de, and Claudio Pinto Nunes. "Perfil e condições de trabalho do coordenador pedagógico no Território Sertão Produtivo da Bahia." INTERFACES DA EDUCAÇÃO 11, no. 32 (September 8, 2020): 353–77. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v11i32.4284.

Full text
Abstract:
Este estudo buscou analisar o perfil e as condições de trabalho dos profissionais que atuam na coordenação pedagógica no Território de Identidade do Sertão Produtivo da Bahia. A escolha do lócus se deu a partir de experiências vivenciadas nesse contexto e a importância de abrangência da investigação. A pesquisa é de cunho qualitativo, ancorada nas abordagens de Bogdan e Biklen (1994), utilizou o questionário como instrumento para a coleta de dados, sendo este respondido por doze dos vinte municípios que compõem o Território. Os resultados demonstram que os profissionais da coordenação tem idade média entre 33 e 44 anos, pouca experiência na função, maioria mulheres com formação em Pedagogia. Quanto às condições de trabalho, apontam situações adversas, para o ingresso na carreira, a jornada de trabalho, a existência de PCCR e a estrutura física e material para a realização do trabalho. Assim, muitos são os desafios para a melhoria das condições de trabalho e valorização dos coordenadores pedagógicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Franco, M. J. N., and G. M. C. Silva. "A Escola, a Identidade e o Protagonismo dos Sujeitos Educativos: Quando a Atuação do Coordenador Pedagógico faz a Diferença." Comunicações 22, no. 2 (December 30, 2015): 7–24. http://dx.doi.org/10.15600/2238-121x/comunicacoes.v22n2p7-24.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Oliveira, Hélvio Frank. "A BAGAGEM DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL." Trabalhos em Linguística Aplicada 56, no. 3 (December 2017): 913–34. http://dx.doi.org/10.1590/010318138647980236661.

Full text
Abstract:
RESUMO A partir de uma experiência situada em uma universidade pública do interior do Estado de Goiás, durante os dois anos de implantação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Letras/português, o objetivo deste artigo é investigar e discutir as bagagens1 deixadas pelo referido programa a licenciandos no que tange à sua formação inicial docente e à construção de suas identidades profissionais. Para isso, um estudo de caso de orientação qualitativo-interpretativista foi desenvolvido com o referido grupo de estudantes bolsistas. As bases para a interpretação deste trabalho foram o olhar narrativo do pesquisador, na condição de observador-participante e de coordenador do subprojeto, e ainda os seguintes instrumentos de pesquisa colhidos dos participantes: histórias de vida, entrevista semiestruturada e sessões de reflexão colaborativa promovidas no decorrer de alguns encontros semanais do grupo. Os resultados indicam a potencial relevância do projeto para o fortalecimento da identidade profissional docente - tanto em relação à prática quanto à pesquisa em sala de aula -, ao mesmo tempo que se vislumbra a evidente necessidade de acompanhamento de outras políticas e demais atividades pedagógicas voltadas às licenciaturas no que se refere ao empoderamento do futuro professor para a continuação da carreira após o término da graduação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Santos, Arlete Ramos dos, and Luciene Rocha Silva. "As políticas municipais de educação do/no campo em Vitória da Conquista- Bahia: um diálogo sobre a interrelação com a Política Nacional de Educação do Campo." Debates em Educação 13, no. 31 (June 26, 2021): 648. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p648-673.

Full text
Abstract:
<div><table cellspacing="0" cellpadding="0" align="left"><tbody><tr><td align="left" valign="top"><p class="ResumoeAbstract">Este artigo traz o recorte de uma pesquisa de mestrado que objetivou analisar se as ações estruturantes e pedagógicas implementadas no município de Vitória da Conquista sobre a Educação do Campo estavam em consonância com a política nacional de Educação do Campo, que orientam o trabalho pedagógico e curricular nas escolas das áreas rurais. O método utilizado foi o Materialismo Histórico Dialético com enfoque na Pesquisa-Ação, tendo como sujeitos o secretário municipal de educação, coordenadores pedagógicos do núcleo da secretaria e coordenadores e diretores das unidades escolares selecionadas. Os resultados apontam para o distanciamento dos princípios estabelecidos pelas diretrizes, bem como a ausência de uma proposta que oriente os professores no desenvolvimento da sua prática pedagógica e no fortalecimento da identidade campesina.</p></td></tr></tbody></table></div>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Ramos, Gisleine do Nascimento Gomes, Evellyn Patricia Santos da Silva, Lilian Bárbara Cavalcanti Cardoso, Eva Paulianada Silva Gomes, Sidycleide Gomes de Souza Lucena, Marcia Cristina Buarque Araújo, Rodrigo da Silva Almeida, and Valdir Ferreira de Lucena Filho. "REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: SEU PAPEL ENQUANTO AGENTE DA FORMAÇÃO CONTINUADA / REFLECTIONS ON THE IDENTITY OF THE PEDAGOGICAL COORDINATOR: HIS ROLE AS AN AGENT OF CONTINUING EDUCATION." Brazilian Journal of Development 7, no. 3 (2021): 24027–40. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n3-214.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Carvalho, Edivânia Santos de. "Coordenador pedagógico." Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo 3, no. 3 (June 14, 2021): e335551. http://dx.doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5551.

Full text
Abstract:
O presente artigo valeu-se de uma analogia feita entre o caminho da educação, na visão de um coordenador pedagógico e o imaginário do arco-íris. O objetivo foi descrever o percurso que o coordenador traça no processo de descobrimento da educação, mediante a sua prática, além de defender a ideias de que há caminhos para alcançá-la. Para tanto, foi necessário fazer um levantamento bibliográfico sobre o que é educação, o papel do coordenador pedagógico e a simbologia do arco-íris. Têm-se neste trabalho, discussões sobre o que é educação e qual o caminho até chegar a ela. Em seguida, por meio de uma análise comparativa relacionou-se os sete saberes necessários para a educação do futuro do sociólogo Edgar Morin e as sete cores do arco-íris. Por fim, o pote de ouro foi associado ao conhecimento adquirido pelo indivíduo ao longo de sua trajetória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho, and Edilania de Paiva Silva. "INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA URBANA: A DIVERSIDADE TECIDA POR JOVENS ESTUDANTES DO CAMPO." Revista Temas em Educação 28, no. 2 (September 3, 2019): 102–20. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.42906.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo aborda a diversidade cultural, ao apresentar contribuições da perspectiva intercultural do campo educacional na pós-modernidade, entrelaçado aos pressupostos pós-críticos em educação, em diálogos contemporâneos sobre a juventude e suas identidades culturais, a partir da investigação no/do cotidiano escolar. O interesse da pesquisa surgiu da prática profissional de uma das autoras que, ao atuar como coordenadora pedagógica em uma escola de Ensino Médio, observa insegurança e dificuldades da maioria dos/as profissionais para o trabalho com a diversidade presente nesse espaço. A opção metodológica da pesquisa considerou a abordagem qualitativa e o contato direto com a situação estudada, através da Etnopesquisa, buscando compreender a realidade vivenciada pelos/as participantes, em seus contextos socioculturais. Para o levantamento e a construção das informações, utilizaram-se questionário, tertúlias dialógicas culturais e observação participante. O estudo aponta que os/as jovens estudantes, participantes da pesquisa, são sujeitos fragmentados e híbridos, que buscam por maiores espaços de expressão e afirmação de suas identidades culturais, passando por tensões, conflitos e negociações. Ao mesmo tempo, apontam a necessidade de repensar as práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola, a fim de valorizar suas expectativas e necessidades. Palavras-chave: Juventude. Interculturalidade. Identidade. Hibridização cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

De Santana, Kamila Lima, and Ângela Maria Martins. "Desafios profissionais da coordenação pedagógica: o que dizem os estudos da área." Revista @mbienteeducação 13, no. 1 (December 27, 2019): 31. http://dx.doi.org/10.26843/ae19828632v13n12020p31a43.

Full text
Abstract:
Este artigo integra investigação maior que analisou possibilidades e limites nas funções de coordenadores pedagógicos da rede municipal de São Paulo na implementação do Sistema de Gestão Pedagógica. Tem como propósito discutir elementos que incidem na construção de sua identidade profissional, assim como dos conhecimentos necessários para o exercício da função. Considera-se que a formação inicial e continuada de professores são aspectos que configuram contexto relevante para que o trabalho cotidiano
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Serrate Pacheto Bacheti, Luciane, and Alex Jordane de Oliveira. "PEDAGOGO NO PROEJA: IDENTIDADE E SABERES." Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica 1, no. 01 (September 9, 2019): 66–76. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v1i01.14.

Full text
Abstract:
O presente trabalho surge da necessidade de compreender como os pedagogos que atuam nos cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA constroem a sua identidade. Assim, investigaram-se as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos pedagogos nos cursos de PROEJA nos campi do Instituto Federal do Espírito Santo: Vitória, Colatina e Itapina. O caminho trilhado para a realização do estudo deu-se a partir da pesquisa qualitativa. Aplicou-se questionário à equipe docente do PROEJA e entrevistaram-se coordenadoras e pedagogas do PROEJA nos campi pesquisados. Organizaram-se os dados em três categorias: aspectos pedagógicos, operacionais e subjetivos, considerando a atuação do pedagogo, os desafios enfrentados por ele e as demandas trazidas a ele. A consolidação dos dados coletados demonstrou que a grande maioria dos professores, no dia a dia da escola, busca o pedagogo para apoio nos aspectos pedagógicos, seguidos dos aspectos subjetivos. A investigação apontou como fundamental e necessária a formação continuada, tanto dos docentes quanto do pedagogo, realizada por meio de pesquisa em cursos de pós-graduação, ao longo do próprio exercício profissional, em espaços intencionalizados e sistematizados de formação em serviço. Assim, diante da complexidade das práticas educativas, em especial aquelas realizadas no PROEJA, a identidade do pedagogo é construída e reconstruída, permanentemente, dentro do processo dinâmico característico da educação e da própria vida, num eterno vir a ser e estar sendo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Oliveira, Jane Cordeiro de. "O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades." Momento - Diálogos em Educação 26, no. 1 (July 15, 2017): 143–60. http://dx.doi.org/10.14295/momento.v26i1.6138.

Full text
Abstract:
O texto é parte de duas pesquisas qualitativas que tratam do cotidiano do coordenador pedagógico e dos desafios enfrentados no decorrer de seu trabalho. Questões: O que é entendido como cotidiano escolar no entendimento do coordenador pedagógico? Como o coordenador pedagógico trabalha, de acordo com as suas atribuições, no cotidiano escolar? Quais são os desafios que o coordenador encontra em seu trabalho cotidiano? Objetivo: Apresentar diversidades, tensões e possibilidades existentes no cotidiano do coordenador pedagógico, analisando os depoimentos dos sujeitos no exercício de seus cotidianos. Nossos referenciais foram: André (2003) e Pais (2003) que tratam da organização do trabalho escolar e das “ritualidades” como conceitos de cotidiano. O coordenador enfrenta desafios vindos do cotidiano tendo em vista a falta de profissionais e ele necessita assumir tarefas que não são inerentes a sua atribuição. O coordenador, mesmo frente às dificuldades vindas da infraestrutura ele tenta manter a organização escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Pooli, João Paulo, and Valéria Milena Rohrich Ferreira. "Pedagogos construindo suas identidades: entre adscrição e escolhas." Educar em Revista, spe.1 (June 2017): 19–37. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.50166.

Full text
Abstract:
RESUMO O artigo discute sobre as configurações das identidades dos pedagogos, tendo como referência principal as múltiplas dimensões que são oferecidas e as atividades que esses profissionais assumem no campo de trabalho. As análises realizadas nesse texto partem principalmente das contribuições de Stuart Hall, Zygmunt Bauman e Norbert Elias. Por meio de uma pesquisa realizada com coordenadores pedagógicos de escolas públicas da cidade de Curitiba, podemos compreender que no processo de construção da identidade do pedagogo, coexistem duas disposições: uma escolhida e estruturada na formação acadêmica, e outra urdida no dia a dia através das reais condições estruturais e conjunturais encontradas nas escolas. Concluímos que a concepção acadêmica sobre a identidade do pedagogo foi transformada, mas as estruturas administrativas escolares permaneceram quase intactas. O resultado disso é uma precarização do trabalho do pedagogo, que passa a assumir praticamente todas as demandas que envolvem alunos e professores nas escolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Sartori, Jerônimo, and Altair Alberto Fávero. "Formação continuada do coordenador pedagógico." INTERFACES DA EDUCAÇÃO 11, no. 32 (September 8, 2020): 34–59. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v11i32.4477.

Full text
Abstract:
O estudo reflete sobre a “formação continuada do coordenador pedagógico”, que atua em escolas vinculadas à 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) – Erechim, RS. A referida formação ocorreu em um curso de Extensão de 60 horas, realizado em 2018-2019, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, tecendo-se, aqui, considerações sobre: “como o processo formativo contribuiu para o aprimoramento da prática coordenadora no espaço escolar?”. O objetivo do ensaio é “analisar de que modo o curso de formação continuada possibilitou ou não o fortalecimento da relação entre coordenador e coordenados na escola”. O estudo está embasado no aprofundamento teórico sobre o tema e na análise do material empírico, obtido através de um questionário respondido pelos coordenadores. A análise crítica da empiria configurou-se em três categorias: a compreensão sobre a função do coordenador pedagógico; o trabalho do coordenador pedagógico na escola; os desafios e os limites da ação coordenadora na escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Zambon, Luciana Bagolin, and Eduardo Adolfo Terrazzan. "IDENTIDADE DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DA SEDUC/RS: MUDANÇA OU CONTINUIDADE?" HOLOS 3 (September 6, 2017): 132. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.5755.

Full text
Abstract:
Neste artigo, buscamos compreender em que medida o processo de implementação da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio da SEDUC/RS implicou em mudanças na definição da identidade do Ensino Médio. Para tanto, foram realizados 03 grupos focais que envolveram 20 Professores de Seminário Integrado (SI), novo componente curricular do Ensino Médio, e foram realizadas 34 entrevistas que envolveram 13 Coordenadores Pedagógicos, 20 Professores de SI (alguns agrupados) e 06 Professores do Ensino Médio, todos eles atuantes em 20 escolas da região da 8ª Coordenadoria Regional de Educação da SEDUC/RS que vivenciaram esse processo de implementação da Proposta. A partir dos resultados, podemos afirmar que a implementação da referida Proposta não modificou substancialmente o Ensino Médio, especialmente porque não suscitou suficientemente o questionamento sobre a função social dessa escola de Ensino Médio, que nesse processo permaneceu como um núcleo sólido, protegido de tal modo que ali não se efetivaram mudanças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Fernandes, Caio Augusto Xavier, and Armando Traldi Jr. "Formação do Professor de Matemática Mediada pelo Coordenador Pedagógico." Revemop 3 (February 19, 2021): e202103. http://dx.doi.org/10.33532/revemop.e202103.

Full text
Abstract:
Neste artigo, será apresentado o estudo que teve como objetivo compreender possibilidades e desafios ao investigar uma formação em serviço de um professor de matemática, mediada pelo coordenador pedagógico. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo ação-interpretativa, pois o estudo foi desenvolvido na escola onde o pesquisador exerce a função de coordenador pedagógico. Os dados analisados foram obtidos a partir de observações de aulas e do Feedback realizado entre o professor de matemática e o coordenador pedagógico. Os resultados encontrados revelam desafios referentes ao tempo a ser dedicado pelo coordenador pedagógico na elaboração e preparação da pauta formativa e a falta de uma formação específica do Professor Coordenador (PC) para desenvolver formação de professores. Em relação às possibilidades, destaca-se a possibilidade de problematizar a prática real em sala de aula durante o Feedback formativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Tozetto, Susana Soares, and Priscila Gabriele da Luz Kailer. "Formação inicial do pedagogo que atua como coordenador pedagógico: análises e reflexões dos saberes profissionais." Educação Por Escrito 9, no. 2 (January 11, 2019): 361. http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.27871.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa os saberes da formação inicial do Pedagogo que atua como coordenador pedagógico na escola. O cotidiano desse profissional, imerso por acontecimentos imprevisíveis, mobiliza saberes a cada nova situação. Portanto, apresentamos como objetivo central discutir os saberes específicos do coordenador pedagógico. Os principais autores que sustentam as análises aqui propostas são Tardif (2002), Gauthier (1998), André e Vieira (2007) e Gimeno Sacristán (1999). Assim, foi feito uma análise documental do Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR entre os anos de 2007 a 2010 e entrevistas com seis egressos do curso que atuam na escola pública municipal como coordenador pedagógico. Os resultados mostram que a amplitude dos saberes do coordenador pedagógico desafia as possibilidades de formar um profissional para diversas funções, como docente, gestor e pesquisador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Brisolla, Lívia Santos, and Norivan Lustosa Lisboa Dutra. "Projeto político-pedagógico da escola: o elemento essencial do trabalho do coordenador pedagógico." Dialogia, no. 33 (December 21, 2019): 33–46. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n33.13496.

Full text
Abstract:
Essa pesquisa tem como foco discutir as contribuições do Projeto Político-Pedagógico (PPP) para o trabalho de coordenador pedagógico. O texto encontra-se organizado em três momentos, a saber: função social da escola; PPP na perspectiva da gestão democrática; o que dizem os coordenadores pedagógicos e os projetos políticos-pedagógicos: atribuições e metas. Destarte, abordam-se as seguintes questões: o que representa o PPP para o trabalho do coordenador pedagógico frente a um processo de gestão democrática? O que dizem os documentos e as coordenadoras pedagógicas sobre suas atribuições e metas? A partir das reflexões e da análise documental, evidencia-se que, para o PPP se tornar o elemento essencial do trabalho do coordenador pedagógico, é preciso maior clareza e conscientização de suas atribuições num processo de trabalho coletivo de (re)construção do PPP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Viédes, Silvia Cristiane Alfonso, Maria Alice De Miranda Aranda, and Cristina Pires Dias Lins. "O coordenador pedagógico subsumido à política nacional de alfabetização no entretempo 2009 a 2019: uma tela de Penélope?" Dialogia, no. 33 (December 21, 2019): 60–71. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n33.13737.

Full text
Abstract:
O objeto dessa pesquisa recai sobre a função do coordenador pedagógico na política educacional em contexto da alfabetização. O objetivo é analisar, em analogia à metáfora da tela de Penélope, como a política supramencionada prescreve o papel do coordenador pedagógico, no recorte temporal 2009-2019. O modelo teórico utilizado fundamenta-se pelo materialismo histórico dialético. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, com análise bibliográfica e documental. Constata-se que a política em epígrafe, reproduz, ao longo dos Programas, a função do coordenador pedagógico atrelada a ação burocrática, seja na implementação ou pela atribuição da responsabilidade dos sistemas destinados a gerir o processo alfabetizador, o que favorece condições inadequadas de trabalho, incoerência e falta de objetividade na função do coordenador pedagógico, ou seja, na exploração dessa classe, que constitui no âmbito da Política Nacional de Alfabetização, uma tela de Penélope.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Wosniak, Cristiane Do Rocio. "A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DO ARTISTA-DOCENTE DA(NA) DANÇA." O Teatro Transcende 22, no. 1 (December 14, 2017): 03. http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2017v22n1p03-18.

Full text
Abstract:
A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DO ARTISTA-DOCENTE DA(NA) DANÇA Profa Dra Cristiane Wosniak[1] RESUMOO presente artigo é fruto de alguns tópicos abordados na aula inaugural[2] do mais recente curso de Licenciatura em Dança no Brasil e vinculado à Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Fui convidada pelo coordenador do curso, professor Dr. Marco Aurélio da Cruz Souza, a proferir palestra, cujo tema selecionado foi a possível interlocução do curso da FURB com as demais graduações em dança no país: propostas pedagógicas, identidades e identific(a)ções, grade curricular, pensar-fazer dança, o artista-docente, as competências teóricas e técnicas de dança, a pesquisa e a criação em dança no ensino superior. Como alicerce de um pensamento calcado em minha própria experiência no universo acadêmico, este texto/palestra também buscou subsídios na revisão de um artigo de minha autoria – ‘Bacharelado e/ou licenciatura: quais são as opções do artista da dança no Brasil?’ (2010) –, escrito quando da ocasião em que coordenei um Seminário de Dança[3] em Joinville-SC, cujo tema era, justamente, a questão da formação dos artistas-docentes da dança no ensino superior. A lógica que adere a este texto, portanto, são os recortes de uma fala pautada na vivência como acadêmica de uma graduação em dança onde, mais tarde, tornei-me docente e coordenadora de curso, além de perguntas norteadoras expostas na redação do artigo anteriormente mencionado.Palavras-chave: Arte. Dança. Educação. Formação. Artista-docente. Criação. ABSTRACTThis article is the result of some topics approached in the inaugural lecture of the most recent course in Dance Degree in Brazil and linked to the Foundation Regional University of Blumenau (FURB). I was invited by the coordinator of the course, Professor Dr. Marco Aurélio da Cruz Souza to give a lecture, whose theme was the possible interlocution of the course of the FURB with the other graduations in dance in the country: pedagogical proposals, identities and identifications, curriculum, think-make dance, artist-teacher, theoretical and technical skills of dance, research and creation in dance at the university. As a foundation of a thought based on my own experience in the academic universe, this text / talk also sought subsidies in the revision of an article of my own – 'Bacharelado e/ou licenciatura: quais são as opções do artista da dança no Brasil? '(2010) –, written when I coordinated a Dance Seminar in Joinville-SC, whose theme was precisely the question of the training of dance teachers in higher education. The logic that adheres to this text, therefore, are the cuts of a speech based on the academic experience of a dance degree where, later, I became a teacher and course coordinator, as well as guiding questions exposed in the writing of the article previously mentioned.Keywords: Art. Dance. Education. Formation. Artist-teacher. Creation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Santos, José Flábio dos. "Coordenador pedagógico e o ensino remoto." Revista Pesquisa e Debate em Educação 11, no. 2 (July 20, 2021): 1–14. http://dx.doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.32806.

Full text
Abstract:
O estudo visa analisar quais têm sido os principais desafios da dinâmica do ensino remoto no trabalho do Coordenador Pedagógico (CP) no âmbito da escola pública. Utiliza-se, como lócus de reflexão, a realidade educacional de um município situado na região amazônica. Dentre os objetivos propostos, busca-se: identificar os recursos tecnológicos utilizados pelos CPs como respostas aos desafios vivenciados na escola; compreender a percepção dos CPs sobre a dinâmica do ensino remoto; e verificar as contribuições e discrepâncias do ensino remoto na atuação profissional dos CPs. As discussões resultam de pesquisa de campo, contemplando o uso de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários semiestruturados. Dos resultados obtidos, constata-se que são inúmeros os desafios ocasionados ao fazer pedagógico dos CPs, exigindo a organização e acompanhamento das ações em busca da materialidade do processo ensino-aprendizagem, mesmo diante de condições deficitárias de trabalho: conflitos, sinal precário de internet, ausência de formação etc.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Oliveira, Eliane Guimarães de, and Claudio Pinto Nunes. "Mapeamento das produções acadêmicas sobre condições de trabalho do coordenador pedagógico (2012 a 2016)." Revista Exitus 8, no. 3 (September 1, 2018): 224. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3id645.

Full text
Abstract:
Este estudo faz parte da pesquisa em construção sobre as condições de trabalho do coordenador pedagógico e tem por objetivo apresentar um mapeamento das produções acadêmicas referentes a temática no recorte temporal de 2012 a 2016. Para realização do trabalho foi feita pesquisa no banco de teses e dissertações da Capes com o descritor: condições de trabalho do coordenador pedagógico, sendo localizado um total de 56 trabalhos, sendo 45 dissertações e 11 teses, estando o número maior de produções na região Sudeste. Na leitura dos títulos, resumos e palavras-chave, identificamos diversas nomenclaturas para o coordenador pedagógico e o principal conteúdo abordado nos trabalhos é a formação continuada. Somente uma dissertação trata de forma específica sobre as condições de trabalho do supervisor escolar, discutindo componentes como: forma de ingresso, jornada de trabalho, carreira e remuneração. Diante do mapeamento realizado, fica evidenciado a lacuna desse debate no campo de pesquisa e a necessidade de novos estudos. Palavras-chave: Condições de Trabalho. Coordenador Pedagógico. Produções Acadêmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Pinto, Francisca Soares da Mota. "O COORDENADOR PEDAGÓGICO E SEU PAPEL FORMADOR DENTRO DA ESCOLA." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 7 (July 31, 2021): 447–77. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i7.1700.

Full text
Abstract:
A formação continuada é fundamental para o processo de formação do professor e coordenador pedagógico é o principal responsável pelo esse processo. A realização deste trabalho busca investigar qual a importância do coordenador pedagógico na formação continuada dos professores e como o profissional coordenador pedagógico vem desempenhando esse papel de formador. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico, desenvolvido a partir da análise de autores como: Tardif, Libâneo, Miranda, Saviani, entre outros. E uma pesquisa de campo na E.E.B. Maria Dalva Barbosa de Azevedo ( Anexo Meu Doce Lar) Itapipoca-CE. Constituiu uma pesquisa bibliográfica como fonte de informações que norteiam a formação de profissionais reflexivos. Ao analisar os registros pesquisados percebeu-se que o coordenador pedagógico ocupa um lugar de suma importância no processo de formação continuada que se desenvolve no espaço escolar. Através desse estudo foi possível constatar que o caminho para as mudanças necessárias passa pela coordenação pedagógica, que trabalha em prol do avanço no processo ensino e aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Maheirie, Kátia, Marcela De Andrade Gomes, Luiza Manoela Boell Rovaris, Tahiana Pereira Brittes, and Bianca Louise Leme. ""Uma escola diferente": estudo psicossocial de jovens e seu contexto escolar." Journal of Human Growth and Development 16, no. 3 (December 1, 2006): 16. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.19799.

Full text
Abstract:
Este estudo se caracteriza por reflexões tecidas a partir de uma prática psicossocial em um contexto escolar de Florianópolis. A escola Sarapiquá foi constituída por um grupo de pais que buscavam uma escola alternativa aos modelos tradicionais existentes na capital de Santa Catarina no início da década de 80. Inicialmente, o trabalho pedagógico voltou-se para o ensino infantil e há cinco anos inaugurou o ensino fundamental II (5ª a 8ª série). Desde então, vem buscando estratégias para aprimorar a proposta político-pedagógica, e suas respectivas práticas, para um melhor atendimento das novas demandas emergidas a partir da inserção do público jovem neste contexto. Neste processo, os profissionais da escola vêm enfrentando desafios, incertezas e reflexões. Ao mesmo tempo em que novos projetos e idéias são elaborados, busca-se também conservar as marcas alternativas, marcando um movimento de permanências e transformações, na identidade do projeto político-pedagógico. Pretende-se investigar quais os sentidos que os jovens da 7ª série atribuem a este espaço, buscando analisar a relação psicossocial entre os sujeitos e o contexto escolar. Ao refletir sobre as formas de subjetivação e objetivação destes jovens em relação ao local onde estudam, pode-se propiciar mediações entre os interesses e motivações dos estudantes e da coordenadoria, participando na construção de sujeitos críticos e de práticas educacionais mais satisfatórias para ambas as partes, sem comprometer a identidade alternativa da escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva, Eliene Farias. "O papel do coordenador pedagógico no contexto escolar e suas contribuições à prática docente." Revista de Gestão e Avaliação Educacional 1, no. 1 (May 6, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.5902/2318133836808.

Full text
Abstract:
Neste texto discute-se o papel do coordenador pedagógico no contexto escolar e de que maneira esse profissional contribui para a prática dos docentes. Foi utilizado o levantamento bibliográfico e realizada uma discussão teórica de cunho qualitativo por meio da exploração e confronto de teorias de pesquisadores dedicados no estudo acerca da gestão escolar, especialmente, da coordenação pedagógica. Concluiu-se que a função precípua do coordenador pedagógico é a de auxiliar os professores em sua didática, promovendo-lhes uma reflexão acerca de sua prática. Além disso, esse profissional deve oferecer aos professores momentos de formação continuada para que possam construir uma aprendizagem mútua e trabalhar os desafios apresentados no contexto escolar.Palavras-chave: coordenador pedagógico; escolar; prática docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Tozetto, Susana Soares, and Priscila Kailer. "O espaço da formação inicial do coordenador pedagógico." Revista Espaço Pedagógico 26, no. 3 (September 4, 2019): 857–80. http://dx.doi.org/10.5335/rep.v26i3.7262.

Full text
Abstract:
Analisar a formação inicial do coordenador pedagógico torna-se uma tarefa árdua quando se considera as contradições presentes no processo formativo e, consequentemente, no trabalho desse profissional. A conquista do escopo específico de trabalho do coordenador pedagógico, na escola, precisa estar atrelada a saberes de bases teóricas e práticas. Este artigo tem como objetivo analisar os saberes que compõem a formação inicial do coordenador pedagógico. Os relatos de oito coordenadoras pedagógicas, sujeitos desta pesquisa, coletados por meio de entrevista, deflagram uma formação que desvaloriza os conhecimentos práticos e uma atuação que desconsidera os conhecimentos teóricos. Assim, o entendimento errôneo da universidade como espaço exclusivamente teórico e da escola como peculiar às questões práticas manifesta-se nas falas dessas profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Santos Silva, Soane, Ennia Débora Passos Braga Pires, and Maísa Oliveira Melo Ferraz. "Reflexos da política de gestão gerencial sobre o trabalho do coordenador pedagógico." Linhas Crí­ticas 26 (August 17, 2020): 1–14. http://dx.doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31767.

Full text
Abstract:
 O artigo se propõe a compreender o contexto da gestão gerencial, enquanto política pública, suas características e influências no sistema educacional e no trabalho do coordenador pedagógico. Originário de uma pesquisa bibliográfica, o estudo evidencia que a gestão gerencial imprime ao trabalho do coordenador pedagógico políticas públicas de responsabilização pela articulação da prática e dos resultados da escola; e, ao exigir líderes executores e não reflexivos, o sistema gerencial tende a transformar o coordenador em um mero executor das ideologias neoliberais sem espaço e condições para superar as concepções ideológicas dominantes. Â
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Manosso Cartaxo, Simone Regina, and Victoria Mottim Gaio. "Coordenador pedagógico: possibilidades e limites da formação continuada." Dialogia, no. 33 (December 21, 2019): 115–30. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n33.13961.

Full text
Abstract:
O objeto do estudo é a formação continuada do coordenador pedagógico de uma rede municipal de ensino. O problema de investigação indaga: quais as possibilidades e os limites da formação continuada para a realização do trabalho do coordenador pedagógico nas escolas municipais? A pesquisa de cunho qualitativo pautou-se na análise de conteúdo (BARDIN, 2010) de documentos legais do município e realização de entrevistas semiestruturadas com 10 coordenadores pedagógicos. A concepção de formação continuada fundamenta-se no eixo epistemológico da teoria como expressão da prática (MARTINS, 1996). Os resultados indicam: a) possibilidades: formação para o iniciante na função; definição do papel de formador dos professores; troca de experiências; b) limites: formação distanciada das necessidades da escola e do protagonismo docente; definição da função do coordenador pedagógico alinhada aos moldes da sociedade capitalista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Miziara, Leni Aparecida Souto, and Irany Nunes Queiroz Nunes Queiroz. "Indisciplina escolar: entrave ou desafio do coordenador pedagógico?" INTERFACES DA EDUCAÇÃO 1, no. 3 (December 17, 2010): 58–72. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v1i3.624.

Full text
Abstract:
Este artigo traz uma reflexão acerca do papel do Coordenador Pedagógico em relação à indisciplina, cujo problema, caracteriza-se como um dos maiores entraves do cotidiano escolar, o que impossibilita os educadores, dentre eles, o coordenador pedagógico de cumprir suas atribuições, sobretudo, no que se refere à formação contínua de professores. Do ponto de vista metodológico, foi adotada a pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se um roteiro de entrevistas semi-estruturadas, com questões pertinentes ao trabalho da coordenação de uma escola estadual. Tal estudo chegou à conclusão de que os professores, embora reconheçam o trabalho da Coordenação, não se sentem contemplados no que tange aos aspectos pedagógicos, uma vez que as coordenadoras despendem o tempo na orientação disciplinar dos alunos. Apesar de necessária, esta atuação é insuficiente.Palavras-chave: Indisciplina. Coordenador Pedagógico. Professor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Amorim, Neuraci Rocha Vidal, and Lília Santos Abreu-Tardelli. "O trabalho do coordenador na Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC): um olhar para a formação docente em serviço." Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 50, no. 1 (April 29, 2021): 24–41. http://dx.doi.org/10.21165/el.v50i1.2863.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva apresentar a síntese da análise de três textos sobre o trabalho do coordenador pedagógico: a lei municipal que regulamenta a função da Hora de Trabalho Pedagógico (HTPC), um diário de campo de uma professora-pesquisadora no momento da HTPC e um comentário escrito pela coordenadora e que compõe o método de instrução ao sósia. As análises foram feitas com base no folhado textual do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART 1999, 2006, 2008; MACHADO; BRONCKART, 2009) e complementado pela teoria polifônica da enunciação de Ducrot (1984). Nosso objetivo com as análises é discutir a formação docente a partir da investigação do trabalho do coordenador pedagógico e do espaço da HTPC. Os resultados apontam a falta de autonomia do coordenador na HTPC e a amputação de suas decisões em relação à formação continuada dos professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Almeida, L. R. "O Corpo na Perspectiva do Coordenador Pedagógico." Educação & Linguagem 11, no. 17 (June 30, 2008): 117–33. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1043/el.v11n17p117-133.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Barreto, Maria Irisdene Batista, Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, and Hermes Melo Teixeira Batista. "Professor e Coordenador: Parceiros no Trabalho Pedagógico." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no. 41 (July 29, 2018): 774–88. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1256.

Full text
Abstract:
Apresenta as reflexões acerca da construção do conceito de trabalho docente, situação que, nos últimos anos, tem levado em conta uma abordagem discursiva e, vários elementos constitutivos da atividade educacional. Partimos então do pressuposto de que a prática docente realizada de forma satisfatória deve ser construída com base na investigação. Assim, objetiva analisar as representações que uma professora e uma coordenadora têm acerca das prescrições que são determinadas para orientar o agir de ambas. Os dados que compõem o corpus foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada com uma professora recém-formada que leciona língua portuguesa em uma escola do estado da cidade de Cajazeiras e outra que é psicopedagoga e atua como coordenadora pedagógica no IFPB, na cidade de Princesa Isabel no estado da Paraíba. Sob a ótica da linha teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2008) e, em especial, à luz dos conceitos oriundos das Ciências do trabalho (SAUJAT 2004; BUENO, 2009) estabelecemos a ponte entre linguagem e trabalho educacional a fim de compreender a atividade docente, ancora-se, ainda, em Bronckart e Machado (2004), Saujat (2004), Bueno (2009), Machado (2009), entre outros. Contribui, pois, para a reflexão sobre parcerias necessárias ao ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Estessi Bento Antunes, Luciana, and Maria Antonia Ramos de Azevedo. "Professor coordenador na formação contínua de professores: um estudo em escolas do município de Limeira." Boletim Técnico do Senac 42, no. 1 (April 30, 2016): 90–113. http://dx.doi.org/10.26849/bts.v42i1.34.

Full text
Abstract:
O artigo discute o papel do professor coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente à formação contínua de professores nos espaços de Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Refere-se à pesquisa de Mestrado, realizada em 2013, em nove escolas do município de Limeira (SP), de cunho qualitativo em Educação. Possibilitou o maior entendimento de que a formação do professor é um processo inerente ao papel do coordenador pedagógico no espaço do cotidiano escolar, que não se finaliza com a formação inicial; ao contrário, impõe-se como indispensável à formação contínua, para que práticas profissionais se tornem a base da formação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Pádua, Carlos Alberto Lima de Oliveira, and Antonia Dalva França-Carvalho. "AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." HOLOS 5 (October 16, 2020): 1–12. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2020.11393.

Full text
Abstract:
O coordenador pedagógico é um dos profissionais que contribui para a gestão na escola e para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Em tempos de pandemia ocasionada pelo COVID-19 este profissional, inexoravelmente, tem reinventado seus modos de agir para cumprir sua função. Nesse contexto, este artigo reflete acerca das ações empreendidas pelo coordenador pedagógico no ensino remoto. O relato transcorre da inquietação em dialogar acerca de suas atribuições, da participação na organização da escola, dos desafios encontrados no acompanhamento pedagógico, das novas ações no exercício profissional e do processo de formação de professores circunscritas pela pandemia. Nossa abordagem metodológica é qualitativa (BRASILEIRO, 2013), do tipo descritivo (GIL, 2008) e bibliográfico (GIL, 2010), com embasamento teórico sobre o relato de experiência fundamentado em Daltro e Faria (2019). Os diálogos e reflexões efetuadas evidenciaram o esforço do coordenador pedagógico para compreender e agir diante do processo de ensino e aprendizagem remoto. Também nos levou a inferir na dinamicidade de sua aprendizagem e interação de forma virtual com os pares e estudantes e na invenção de estratégias e ações formativas adequadas ao novo contexto de modo a contribuir com o desenvolvimento dos professores. Acreditamos que esse aporte reflexivo possa colaborar com outros profissionais da educação, além do coordenador pedagógico, na compreensão do movimento educativo e social. E, do mesmo modo, auxiliar na produção de saberes referentes à remoticidade do ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Mariana Augusta de Araújo. "Coordenador Gestor, Coordenador Pedagógico ou Coordenador Empreendedor: Análise do Perfil de Coordenadores de Curso em IES Privada." Future Studies Research Journal: Trends and Strategies 6, no. 2 (December 30, 2014): 74–102. http://dx.doi.org/10.7444/fsrj.v6i2.164.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Silva, Mariana Augusta de Araújo. "Coordenador Gestor, Coordenador Pedagógico ou Coordenador Empreendedor: Análise do Perfil de Coordenadores de Curso em IES Privada." Future Studies Research Journal: Trends and Strategies 6, no. 2 (December 30, 2014): 74–102. http://dx.doi.org/10.24023/futurejournal/2175-5825/2014.v6i2.164.

Full text
Abstract:
Higher Education dynamics is impacted by political, economic and financial interference. In parallel, the Ministry of Education and Culture (MEC) is strict in its reviews to ensure Brazilian higher education is appreciated and promoted. The purpose of this study is to identify the profile of Course Coordinators and factors that might improve, at the surveyed HEIs, this professional´s relationship with students, teaching staff and Directors. Literature was searched and reviewed so as to collect subject matter pertaining issues. A quantitative research approach was employed and objectives were of exploratory descriptive nature since this technique ensures extended comprehension of the investigated phenomenon, whilst data was gathered via personal interviews. The object of investigation comprised all Course Coordinators of the Estácio/Natal Group in Brazil´s four units. The survey´s tool comprises: 13 closed questions to identify the Coordinator´s profile; 17 questions with a 5 point Likert score scale to identify the entrepreneurial profile; 42 also resorting to a 5 point Likert score scale to measure the dimensions of the Coordinator´s activities and 4 open, optional questions to measure difficulties and possibilities that impact the development of an entrepreneurial course management approach. The study employed both a statistical method (data analysis) and descriptive statistics. Findings lead to the conclusion that information and knowledge gathered support researched HEIs in their overcoming of challenges, amongst which encouraging strategic course management and innovation, focused on implementing a new vision of the Course Coordinator, as professionals that master how to balance management and pedagogical skills, whilst innovating by resorting to entrepreneurial competencies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Quirino, Raquel. "Saberes e práticas do pedagogo como coordenador pedagógico." Revista Docência do Ensino Superior 5, no. 2 (January 7, 2016): 31–56. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2015.2034.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa suprir uma lacuna existente nas produções acadêmicas acerca dos saberes e práticas necessários ao pedagogo para atuação na coordenação pedagógica das escolas. Problematizando questões diversas sobre essa temática, busca promover uma reflexão profícua nos meios acadêmicos, sobretudo nas faculdades de educação, agências encarregadas da formação do pedagogo. A coordenação pedagógica está relacionada a um cargo ou a uma função? O termo “coordenador pedagógico” constituiuse, apenas, como atenuante para a conotação negativa do termo “supervisor pedagógico”, aquele que exercia mera atividade controladora da prática pedagógica docente? O que se espera hoje da atuação dos profissionais que coordenam a prática pedagógica dos/as professores/as? Quais saberes devem possuir? Qual o seu principal papel? Pode-se considerar o coordenador pedagógico o “educador do educador”? Esperase contribuir para o debate e evidenciar os saberes e práticas demandadas a esse profissional e que devem fazer parte de sua formação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Sartori, Jerônimo, and Marcia Fabris. "Ressignificação do trabalho do coordenador pedagógico na escola." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 8, no. 3 (November 28, 2020): 112–28. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.11026.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou ressignificar o trabalho do coordenador pedagógico, considerando o seu papel de dinamizador da formação continuada de professores em âmbito escolar. Trata-se do recorte de uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação, desenvolvida com base em referenciais teóricos e pesquisa de campo em uma escola municipal do Alto Uruguai rio-grandense. O estudo é de natureza eminentemente qualitativa, realizado pelos procedimentos da pesquisa-ação, da intervenção e da pesquisa participante, sendo que a produção dos dados empíricos deu-se pelos registros das coordenadoras pedagógicas e pelo questionário respondido pelos docentes ao final do processo formativo. A formação foi realizada por meio de seminários, tendo como foco o estudo de temas do cotidiano escolar, elencados pelos professores, mediados pela reflexão coletiva promovida pelo coordenador pedagógico, em que se revelaram angústias e concepções sobre a prática docente. Dessa modalidade de formação continuada, fica o entendimento que o trabalho do coordenador pedagógico ao tornar-se agente dinamizador dos momentos formativos realizados na escola, aprimora os processos pedagógicos, bem como ressignifica sua própria atuação. Os debates e troca de ideias no coletivo, pautados pelo material bibliográfico estudado, permitiu obter percepções de desconstrução e reconstrução de conceitos. Assim, a formação continuada articulada e mediada pela ação coordenadora revelou-se profícua, afirmando que a ressignificação do trabalho desse profissional, como agente formador na escola, é primordial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Miziara, Leni Aparecida Souto, Ricardo Ribeiro, and Giovani Ferreira Bezerra. "O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico." Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 95, no. 241 (December 2014): 609–35. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-6681/302712683.

Full text
Abstract:
Visa identificar os estudos sobre a atuação do coordenador pedagógico, em seus entraves e avanços, fundamentando-se numa revisão de literatura. O levantamento bibliográfico, pautado em um referencial crítico-reflexivo, possibilitou explicitar a tese central de diversas pesquisas realizadas sobre a temática, as quais revelam, com maior ou menor ênfase, dados sobre o papel desempenhado pelo coordenador pedagógico no contexto escolar. Os pesquisadores atribuem aos coordenadores a responsabilidade precípua de mediar a formação continuada dos docentes, no entanto, fica patente o envolvimento dos coordenadores em atividades de caráter burocrático e trivial, limitando, assim, o alcance político e pedagógico de seu trabalho. Para a superação dessa realidade, torna-se necessário que professores e coordenadores busquem formação e afirmação como sujeitos competentes técnica e politicamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Zaikievicz, Ana Paula, and Marisa Schneckenberg. "O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA." Publicatio UEPG: Ciencias Humanas, Linguistica, Letras e Artes 20, no. 1 (2012): 67–80. http://dx.doi.org/10.5212/publicatiohuma.v.20i1.0006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Monteiro, Edenar Souza, and Claudia Botelho da Silva. "A Função do Coordenador Pedagógico e sua Mediação no Espaço Escolar." Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 18, no. 2 (July 24, 2017): 103. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n2p103-107.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a função do coordenador pedagógico salientando a importância da mediação no espaço escolar. O estudo realizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil localizada em Cuiabá-MT. Participaram desta pesquisa cinco professores e um coordenador, que atuam na Educação infantil. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: pesquisa bibliográfica, observação, entrevista semiestruturada. Destarte, o problema da pesquisa se concentrou em investigar em que medida o trabalho do coordenador pedagógico, como mediador no espaço escolar, contribui para a prática docente? Os resultados apontaram que o trabalho desenvolvido pela coordenação pedagógica, permeado pela mediação e diálogo na escola, contribui para a reflexão e tomada de consciência dos professores resultando na melhoria do ensino-aprendizagem. Verificou-se, também, que o coordenador como multiplicador e mediador de conhecimentos é o profissional que transita no pedagógico subsidiando os professores que por sua vez, desenvolve a sua prática, em sala de aula, promovendo uma dinâmica de interação articuladora.Palavras-chave: Coordenador Pedagógico. Ensino e Aprendizagem. Mediação.AbstractThis study aimed to investigate the role of the pedagogical coordinator highlighting the importance of the school environment mediation. The study was carried out in a Municipal Elementary School located in Cuiabá city in MT state. Five teachers and one coordinator who work in childhood education took place in this survey. The following data collection tools were used: bibliographic research, observation, semi-structured interview. Thus, the research issue focused on the following investigative question: To what extent does the pedagogical coordinator work, as the school environment mediator, contribute to the teaching practice? The results showed that the work developed by the pedagogical coordination, permeated by mediation and dialogue in the school, contributes to the teachers’ reflection and awareness resulting in the improvement of the teaching-learning process. It was also found out that the coordinator as a knowledge multiplier and mediator is the professional who wanders along pedagogical field supporting teachers who in turn, develop their practice in the classroom, promoting a dynamic and articulating interaction.Keywords: Pedagogical Coordinator. Teaching and Learning. Mediation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Ramos, Daniela Karine, and Sandra Regina Hoepers Waterkemper. "O coordenador pedagógico e as relações interpessoais no contexto escolar: entre percepções e ações." Dialogia, no. 17 (September 27, 2013): 159–71. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n17.4014.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o objetivo de enfatizar o papel do coordenador pedagógico na função de mediador frente as relações interpessoais e aos conflitos enfrentados no ambiente escolar, apontando as direções que este profissional poderá seguir para estimular o trabalho coletivo com todos os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo, por meio da aplicação de questionários em unidades de ensino, incluindo a participação de professores e gestores. A partir disso, os resultados reforçaram a importância da atuação do coordenador pedagógico, o qual como mediador contribui para melhoria das relações interpessoais e auxilia na resolução de conflitos no contexto escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography