Academic literature on the topic 'Idosos - Cuidado e higiene'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Idosos - Cuidado e higiene.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Idosos - Cuidado e higiene"

1

Sá, Ingrid Petra Chaves, Selma Petra Chaves Sá, and Vilmar da Conceição Oliveira Filho. "Avaliação comparativa das condições bucais do idoso: ações para o cuidado e autocuidado." Revista Kairós : Gerontologia 22, no. 3 (September 30, 2019): 85–98. http://dx.doi.org/10.23925/2176-901x.2019v22i3p85-98.

Full text
Abstract:
Objetiva-se avaliar o cuidado bucal de um idoso, especialmente quanto ao prestado por um cuidador a esse idoso, fazendo-se uso da aplicação de questionário fechado, Índice CPO-D, Índice de Higiene Oral Simplificado e Índice de Placa Bacteriana em Próteses Dentárias. Como método: trata-se de pesquisa quanti-qualitativa descritiva, com 50 idosos e seus dois respectivos cuidadores (100), em uma Instituição de Longa Permanência no Estado do Rio de Janeiro. Como resultado, após a intervenção, verificou-se que o índice CPO-D continuou elevado em razão do número de obturações e dentes extraídos dos idosos; porém, o cuidado necessário vem se mostrando efetivo por serem realizados os procedimentos adequados com os idosos e uma orientação bem precisa em termos de cuidados diários. Conclusão: Esta intervenção, constituída de instruções de higiene bucal e implantação do protocolo de autocuidado, e cuidado bucal para idosos, e para os cuidadores, da instituição em foco, acarretou efeitos significativos e benéficos devidos à melhoria após a adequada orientação para a higienização bucal dos idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Luiza da Cunha, Yêda Maria Parro, Adriana Silva da Costa Cruz, Érica Negrini Lia, and Andréa Mathes Faustino. "Conhecimento e práticas em saúde bucal por cuidadores de idosos." Revista Eletrônica Acervo Saúde 11, no. 5 (January 27, 2019): e315. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e315.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar o conhecimento e práticas em saúde bucal realizada por cuidadores familiares de idosos. Método: Estudo transversal com 44 cuidadores de idosos que se encontravam em um hospital universitário do Distrito Federal. A coleta de dados foi entrevista individual com os cuidadores para identificar perfil sociodemográfico, informações sobre conhecimento acerca da higiene bucal e da percepção da saúde bucal do idoso cuidado. Resultados: A maioria dos cuidadores eram filhas dos idosos, sem formação específica para o cuidado. Cerca de 88% dos idosos utilizavam prótese dentária e 15% necessitavam de auxílio integral para a higiene bucal. Em 52% dos casos, as próteses dentárias eram higienizadas uma vez ao dia. Conclusão: A maioria dos idosos apresentou necessidade de auxílio para a higiene bucal, porém nem todos os cuidadores familiares o ofertavam de forma adequada. Cuidadores informais prevaleceram sem preparo ou orientação qualificada para prestar cuidados básicos de higiene bucal ao idoso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Thober, Evelise, Marion Creutzberg, and Karin Viegas. "Nível de dependência de idosos e cuidados no âmbito domiciliar." Revista Brasileira de Enfermagem 58, no. 4 (August 2005): 438–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672005000400011.

Full text
Abstract:
A incapacidade funcional influencia diretamente a vida do idoso e de sua família, determinando a presença de um cuidador. Os objetivos do estudo foram identificar o nível de dependência de idosos no domicílio e compreender percepções do cuidador sobre os cuidados decorrentes. Estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Realizado com 12 famílias de um programa de gerenciamento de casos. Para nível de dependência utilizou-se o Índice de Katz. Os cuidadores foram entrevistados. A maior dependência dos idosos está relacionada à higiene, vestir-se e transferências. Da análise de conteúdo emergiram três categorias: o cotidiano do cuidar; os participantes do cuidado; o cuidador, o idoso e o cuidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santana, Rosimeire Ferreira, Iraci dos Santos, and Célia Pereira Caldas. "Cuidando de idosos com Demência: um estudo a partir da prática ambulatorial de enfermagem." Revista Brasileira de Enfermagem 58, no. 1 (February 2005): 44–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672005000100008.

Full text
Abstract:
Investiga-se o cuidado realizado por cuidadores a idosos com demência, tendo como objetivos: Descrever as características de dezesseis idosos e seus cuidadores atendidos no ambulatório de neurogeriatria, do Rio de Janeiro, em 2004 ; Identificar diagnósticos de enfermagem e cuidados realizados por cuidadores, através de EDG, MEEM, AIVDs, AVDs aplicados na consulta de enfermagem. Aplicou-se o método quantitativo, descritivo, tipo estudo de caso, obtendo-se os resultados: No cliente - Desorientação, agressividade, pele seca, incontinência urinária, distúrbio no relacionamento familiar; No cuidador - Comunicação cuidador/ cliente ineficiente, desgaste físico, falta de conhecimento sobre cuidados; Cuidados realizados - alimentação, medicação e higiene. Conclui-se que são necessárias ações educativas de enfermagem visando à qualidade do cuidado ao idoso e seus familiares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Guerra, Magda, Isabel Martins, Dina Santos, J. Veiga, R. Moitas, and R. Silva. "Cuidadores formais de idosos institucionalizados: perceções e satisfação profissional." Gestão e Desenvolvimento, no. 27 (September 11, 2019): 291–313. http://dx.doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.385.

Full text
Abstract:
Introdução: Resultante do crescente envelhecimento demográfico e do aumento da esperança média de vida, a institucionalização do idoso representa nos dias de hoje uma problemática emergente. Consideramos por isso pertinente estudar o perfil do cuidador formal de idosos institucionalizados e a sua satisfação profissional no intuito de melhorar a qualidade dos cuidados prestados. Objetivo: Delineou-se como objetivo principal identificar as representações que os cuidadores formais têm acerca do cuidado prestado ao idoso institucionalizado. Metodologia: Estudo qualitativo através da análise de conteúdo das unidades de registo. O instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada. A amostra foi constituída por doze cuidadoras formais de uma instituição de idosos da zona centro do país. Resultados: Os significados atribuídos pelas cuidadoras do que é ser idoso foram: uma pessoa merecedora de respeito, com sabedoria, que precisa de afeto e cuidados, que voltar a ser criança e pessoa com limitações físicas. Por cuidar, entendem dar carinho/apoio, transmitir confiança, um bem essencial, cuidar do corpo, mente e coração e ainda, saber escutar. A relação das cuidadoras com os idosos pauta-se pela alegria e boa disposição, uma relação de respeito pela individualidade/vontade da pessoa idosa, tentar adaptar-se à personalidade de cada um. Executam frequentemente os cuidados de higiene (fazer a barba); vestir/despir; levantar/deitar; posicionar; cuidados da alimentação/hidratação; atividades lúdicas e apoio na deambulação dos idosos. É no transporte e posicionamento dos idosos que sentem maiores dificuldades. Na maioria dos casos, as entrevistadas referem que o seu trabalho é apreciado por todos (idosos, família e direção). Para algumas cuidadoras o que lhes dá maior satisfação é sentirem que os idosos estão contentes/confortáveis. Conclusão: Todas as entrevistadas relataram que a atividade de cuidadora lhes traz satisfação profissional e identificaram necessidades formativas em algumas áreas do conhecimento. Os resultados resultantes desta investigação levam-nos à reflexão sobre a importância da criação e monitorização de programas de ação no domínio formativo em áreas especificas adaptado à realidade de cada instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Almeida, Denize Alves de, Sandramar De Lima Silveira, Wallisete De Almeida Godinho Rosa, Mariana Gondim Mariutti Zeferino, and Nariman De Felicio Bortucan Lenza. "CUIDADOS PALIATIVOS: PERCEPÇÃO DE CUIDADORES FAMILIARES DE IDOSOS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO." Saúde (Santa Maria) 43, no. 2 (August 27, 2017): 55. http://dx.doi.org/10.5902/2236583425787.

Full text
Abstract:
Objetivo: Investigar a percepção acerca de cuidados paliativos de cuidadores familiares de idosos em tratamento oncológico cadastrados em uma Associação de Combate ao Câncer. Metodologia: Pesquisa de campo, descritiva, do tipo transversal, de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram transcritas e categorizadas. Resultados: foram identificadas seis categorias que demonstram que os cuidadores apesar de não terem muito conhecimento acerca de cuidados paliativos, os praticam em dimensões variadas, seja oferecendo uma alimentação saudável, realizando higiene adequada, buscando o alívio da dor e mantendo atenção e cuidado quanto a medicação prescrita. Alguns referem que se sentem desamparados e sobrecarregados ao oferecer os cuidados necessários ao familiar com câncer, além de enfrentar limitações físicas. A enfermagem tem papel fundamental nos cuidados paliativos e na atenção aos cuidadores, no sentido de traçar estratégias de ensino e capacitação desses para que possam aprimorar o ato de cuidar e se sintam mais amparados.Descritores: Cuidados Paliativos; Neoplasias; Idoso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Meira, Ingrid Andrade, Mariana Leonel Martins, Panmella Pereira Maciel, Yuri Wanderley Cavalcanti, Túlio Pessoa De Araújo, and Carmem Silvia Laureano Dalle Piagge. "Multidisciplinaridade no cuidado e atenção à saúde bucal do idoso." Revista de Ciências Médicas 27, no. 1 (August 31, 2018): 39. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0897v27n1a3949.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo revisar a literatura acerca da importância da equipe multidisciplinar no cuidado e atenção à saúde bucal do idoso. Foram realizadas buscas bibliográficas nas seguintes bases de dados: Bireme, SciELO, LILACS, PubMed e MedLine utilizando os seguintes descritores: “Odontologia geriátrica”, “Assistência integral à saúde do idoso” e “Reabilitação bucal”, assim como os respectivos termos em inglês: “Geriatric dentistry”, “Comprehensive health care” e “Mouth reabilitation”. Foram incluídos artigos científicos em inglês e português, bem como documentos de entidades públicas nacionais e internacionais, publicados entre 2000 e 2016. Foram excluídas as teses, dissertações e estudos que não abordavam a temática principal da presente pesquisa. Como resultado, a partir da revisão de literatura realizada, verificou-se que os idosos fazem parte de um grupo populacional que apresenta, frequentemente, alterações fisiológicas e patológicas diversas, tanto relacionadas à saúde geral como à saúde bucal, podendo estar associadas ao uso crônico de medicamentos, aos hábitos de alimentação e higiene e à própria motivação do paciente. Portanto, conclui-se ser necessária uma abordagem multidisciplinar em todas as fases de atendimento do idoso, desde o diagnóstico precoce, assim como durante o planejamento e tratamento integrado, para contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cruz, Ronny Anderson de Oliveira, Patrícia Simplício de Oliveira, Glenda Agra, Antonio Carlos Narciso, Carla Lidiane Jácome de Lima, and Marta Miriam Lopes Costa. "Evaluation and measures for prevention and treatment of skin xerosis in elderly: na integrating review / Avaliação e medidas de prevenção e tratamento da xerose cutânea em idosos: uma revisão integrativa." Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online 13 (March 9, 2021): 241–48. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.8261.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar a produção científica em enfermagem acerca dos cuidados para a avaliação, prevenção e tratamento da xerose cutânea em idosos.Método: revisão integrativa realizada nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Biblioteca Virtual Scientific Eletronic Library Online, PubMed Central e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, no período de agosto a dezembro de 2017. Resultados: foram analisados 14 artigos dos quais emergiram três categorias: A hidratação oral e tópica para o cuidado do idoso com xerose cutânea; A utilização de instrumentos e o cuidado a xerose relacionada aos pés; e por fim Medidas de higiene e processos de escolha/indicação de produtos. Conclusão: os cuidados de enfermagem devem estar voltados à educação para o autocuidado com ênfase na hidratação dos pés bem como na indicação e orientação acerca do uso de produtos com a finalidade de minimizar as complicações oriundas da xerose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dantas Ribeiro, Adyelle, Layrlla Kateriny Moura Oliveira Lopes, and Waleska Fernanda Souto Nóbrega. "PRINCIPAIS ALTERAÇÕES BUCAIS EM IDOSOS E A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL." Revista interdisciplinar em saúde 7, Único (September 24, 2020): 2051–64. http://dx.doi.org/10.35621/23587490.v7.n1.p2051-2064.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Revisar a literatura acerca da importância da equipe multidisciplinar no cuidado e atenção à saúde bucal do idoso. MÉTODO: Foram realizadas buscas bibliográficas nas seguintes bases de dados: Lilacs, Medline, Bireme, SciELO e PubMed, utilizando os seguintes descritores: “Assistência Integral à Saúde do Idoso”, “Odontologia Geriátrica”, “Manifestações Bucais”, e dos respectivos termos em inglês: “Comprehensive Health Care”, “Geriatric Dentistry” e “Oral Manifestations”. Foram incluídos artigos científicos publicados entre 2010 e 2020. Foram excluídas as teses, dissertações e estudos que não abordavam a temática principal da presente pesquisa. RESULTADOS: Verificou-se que os idosos fazem parte de um grupo populacional que apresenta, frequentemente, alterações fisiológicas e patológicas diversas, tanto relacionadas à saúde geral como à saúde bucal, podendo estar associadas ao uso crônico de medicamentos, aos hábitos de alimentação e higiene e à própria motivação do paciente. CONCLUSÃO: É necessária uma abordagem multidisciplinar em todas as fases de atendimento do idoso, desde o diagnóstico precoce, assim como durante o planejamento e tratamento integrado, para contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Palavras chave: Assistência integral à saúde. Manifestações bucais. Odontologia geriátrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

De Oliveira, Gabriela Ferreira, Valéria Pagotto, Daniella Pires Nunes, Cristiane José Borges, Katarinne Lima Moraes, and Lilian Pereira Varanda. "PERFIL DOS MUITO IDOSOS E CUIDADORES COMO EIXO FUNDAMENTAL PARA O FORTALECIMENTO DA REDE DE CUIDADOS." Itinerarius Reflectionis 14, no. 4 (December 5, 2018): 01. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v14i4.54892.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi analisar o perfil sociodemográfico dos muito idosos, a prevalência de atividade básicas de vida diária, e descrever as atividades desempenhadas por seus cuidadores. Estudo transversal, de base populacional, com amostragem em múltiplos estágios com 173 idosos, utilizando questionário para avaliação socioeconômica e demográfica, Índice de Katz para Atividades básicas de vida diária e atividades desempenhas pelos cuidadores. Dos 173 idosos entrevistados, a maioria eram mulheres, viúvos, com baixa renda, morando com alguém, 15% tinham dependência para vestir-se e 13,3% para banhar-se. Do total, 62,4% possuía cuidador familiar, cujo trabalho executado era: manutenção da higiene da casa, atividades domésticas e de ocupação (atividades manuais), seguidas de apoio ao idoso em seu relacionamento familiar e em suas necessidades na manutenção da saúde. Este estudo evidenciou que os muito idosos dependem de ajuda para executar atividades cotidianas, reforçando a necessidade de políticas de saúde inclusivas para ambos os grupos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Idosos - Cuidado e higiene"

1

Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de. "Promovendo o cuidado à saúde bucal do idoso." Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102902.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Made available in DSpace on 2013-07-16T02:16:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 223965.pdf: 3526957 bytes, checksum: 46704732ead9ca6831225610c71b77e5 (MD5)
Este estudo trata da elaboração de um modelo teórico para abordagem do fenômeno do cuidado à saúde bucal de idosos, a partir do contexto das instituições de longa permanência, em suas várias dimensões: individual, profissional, institucional e político-organizacional. A compreensão do significado deste fenômeno, por meio da interação dessas dimensões, mostra a plausibilidade de um estágio qualitativamente superior ao atual mediante a incorporação de melhores práticas de cuidado na perspectiva do viver e envelhecer com saúde bucal. Foi adotado o referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded theory). Participaram do estudo 19 pessoas entre idosos residentes em instituições de longa permanência, seus cuidadores auxiliares e técnicos de Enfermagem e enfermeiros, dirigentes dessas instituições, cirurgiões-dentistas e gestores de serviços públicos de saúde. Os dados foram coletados por meio de entrevistas abertas. As etapas de pesquisa referentes à codificação, amostragem e saturação teórica, ordenação e integração foram guiadas pelo procedimento da análise comparativa dos dados. A organização dos códigos foi feita de acordo com suas propriedades e, então, agrupados em componentes, subcategorias e categorias. Por meio da inter-relação entre as categorias, evidenciadas pelos dados coletados, chegou-se a uma categoria central, eixo estruturante do modelo teórico, e integradora das categorias analíticas. A categoria central emergente corresponde e configura um processo social básico: "Promovendo o cuidado à saúde bucal do idoso a partir do contexto das instituições de longa permanência". Nele são identificados dois estágios, um em que as contradições no processo de cuidar da saúde bucal do idoso mantêm a precariedade do quadro epidemiológico e outro, superior, que incorpora a postura de melhoria contínua, traduzida em melhores práticas de cuidado nas estruturas e nos processos que compõem a promoção do cuidado à saúde bucal dos idosos. As categorias de análise são endógenas em relação aos dados. As categorias consubstanciam subprocessos que abrangem a atribuição de significado à saúde bucal, a determinação social das condições de saúde bucal, o envelhecimento humano e sua relação com a saúde bucal, as interações que se estabelecem no cuidado à saúde bucal do idoso, a gestão do cuidado à saúde bucal em instituições de longa permanência para idosos, a inserção do cuidado à saúde bucal do idoso na dimensão político-organizacional, e a possibilidade de vislumbrar melhores práticas no cuidado à saúde bucal do idoso. O modelo teórico para a abordagem do processo de promoção do cuidado à saúde bucal dos idosos institucionalizados, resultante deste estudo, é dotado dos atributos de variabilidade e difusão. Suas bases estruturantes são apresentadas em formato capaz de contribuir para a construção e orientação de trabalhos que abordem o cuidado à saúde bucal de idosos. This study deals with the creation of a theoretical model to approach the phenomenon of oral health care for the elderly, from the context of long-term institutions, in its several dimensions: individual, professional, institutional and political-organizational. The understanding of the meaning of such phenomenon, by means of the interaction of those dimensions, shows the plausibility of a qualitatively higher level than the current one, through the incorporation of best practices in care under the perspective of living and ageing with oral health. The methodological reference of the Grounded Theory was adopted. Nineteen people participated in the study, including elderly living in long-term institutions, their caretakers and nursing personnel, directors of such institutions, dentists and managers of health public services. Data were collected through open interviews. The stages related to coding, sampling and theoretical saturation, ordering and integration were guided by the procedure of comparative data analysis. The organization of the codes was made according to their properties and then grouped into components, subcategories and categories. By means of a relation between the categories, which was evidenced by the data collected, a central category was established, which is the structuring axis of the theoretical model and responsible for integrating the analytical categories. The emergent central category corresponds to and configures a basic social process: "Promoting the oral health care for the elderly from the context of long-term institutions". In this process two stages are identified: one in which the contradictions in the process of caring the oral health for the elderly maintain the precariousness of the epidemiologic situation; and a second one, which incorporates the attitude of continuous improvement, translated into best practices in care with regard to the structures and processes that are part of the promotion of oral health care for the elderly. The analysis categories are endogenous in relation to the data. The categories represent subprocesses that comprehend the attribution of meaning to oral health, the social determination of oral health conditions, the human ageing and its relation with oral health, the interactions that are established in the oral health care for the elderly, the management of oral health care in long-term institutions for the elderly, the insertion of oral health care for the elderly in the political-organizational dimension, and the possibility to visualize best practices in the oral health care for the elderly. The theoretical model for the approach of the process of oral health promotion for institutionalized elderly, resulting from this study, has the attributes of variability and diffusion. Its structuring bases are presented in such a way that it is able to contribute to the construction and orientation of works approaching the oral health care for the elderly.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mendes, Márcia Regina Silvério Santana Barbosa. "O cuidado com os pés do senescente." Florianópolis, SC, 2000. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78133.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.
Made available in DSpace on 2012-10-17T10:42:47Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T16:33:27Z : No. of bitstreams: 1 175109.pdf: 53797396 bytes, checksum: c6b420797b6a811e10df3b1f26cf2496 (MD5)
Esta investigação tem como objetivo identificar a importância do cuidado à saúde e integridade dos pés, associada às condições gerais de saúde. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com 43 idosos de ambos os sexos, com idade acima de 59 anos, residentes no Condomínio de Terceira Idade. Trabalhou-se mediante entrevistas, com roteiro semi-estruturado, que envolveu o seguinte: dados pessoais, situação de vida e hábitos; condição de saúde e limitações físicas; cuidado com os pés, marcha, equilíbrio e calçados. A inspeção dos pés comportou a avaliação da marcha e da dinâmica corporal, realizadas pelo pesquisador. Sendo o foco central deste estudo a saúde dos pés, partiu-se do pressuposto de que desempenham importante função do aparelho locomotor, intervindo como "suporte e alavanca" para a deambulação e absorção de impactos. Os resultados mostraram que mais da metade dos entrevistados possuem acima de 70 anos, oriundos prioritariamente da zona rural e de outros Estados, moram com companheiro e apresentam condições sócio-econômicas precárias. Dentre os hábitos prejudiciais à saúde, predomina o sedentarismo, o tabagismo e o alcoolismo. As doenças mais citadas foram as osteoarticulares, cardiovasculares, dermatológicas e o diabetes. Quanto aos pés foram detectados problemas de higiene e, nas unhas, micoses, dermatofitoses, verrugas, calosidades, deformidades, uso de calçados inapropriados e dores. A maioria apresentou comprometimento da marcha, da postura e de equilíbrio. O enfoque no cuidado com os pés possibilita a prevenção e a superação de problemas, a manutenção da autonomia e a melhoria da qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de. "Cuidado à saúde bucal das pessoas idosas." Florianópolis, SC, 2009. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92649.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Odontologia
Made available in DSpace on 2012-10-24T10:48:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 263786.pdf: 2258904 bytes, checksum: 9ce74f047808a2a2dca3a01aed76fae5 (MD5)
Objetivou-se neste estudo empregar "melhores práticas" no cuidado à saúde bucal de pessoas idosas, por meio do referencial teórico-metodológico do Modelo de Domínios Interativos de Melhores Práticas em Promoção da Saúde. Este referencial consubstancia uma tecnologia de gestão em saúde que considera a interação de domínios (fundamentos, compreensão do ambiente e práticas) e sub-domínios (valores, objetivos e preceitos éticos; fundamentos teóricos/conceitos e crenças; evidência; visão e análise da organização e da situação de saúde e práticas organizacionais, de saúde e de pesquisa/avaliação) como fatores de decisão-ação. Utilizando a abordagem da pesquisa-ação efetivou-se uma intervenção sob o referencial das melhores práticas em um sistema municipal de saúde. Simultaneamente, procedeu-se a uma reflexão sistemática e crítica entre atores envolvidos com a governança local, examinando seu potencial para transformar as práticas correntes segundo os princípios da Promoção da Saúde. A coleta de dados foi realizada por meio de grupos focais, compostos por gestores, profissionais da saúde e idosos do município de Antônio Carlos, Santa Catarina, totalizando 20 pessoas. A partir das deliberações dos grupos e análise dos dados coletados foram propostas melhores práticas de cuidado à saúde bucal para a população idosa, fundamentadas nos princípios do Sistema Único de Saúde, da Estratégia Saúde da Família e da Promoção da Saúde. O conjunto da intervenção envolveu: a) avaliação da autopercepção em saúde bucal e utilização de serviços odontológicos por parte dos idosos investigados; b) mapeamento dos idosos do município, segundo doenças crônicas; c) caracterização da assistência odontológica oferecida aos idosos; d) estudo da governança em saúde e assistência social no município; e) participação em eventos comunitários envolvendo idosos; f) screening para lesões de mucosa em idosos; g) capacitação de agentes comunitários e profissionais de saúde bucal em melhores práticas; h) avaliação da cidade e da unidade de saúde enquanto espaços amigáveis aos idosos. O processo de desenvolvimento de melhores práticas em Antônio Carlos sustenta-se na expectativa de que um melhor padrão de saúde bucal dos idosos poderá ser alcançado mediante mudança de práticas organizacionais, do processo de trabalho em saúde, de pesquisa e de avaliação. A mudança possível decorre da disposição dos atores envolvidos em refletir e analisar criticamente os comportamentos, procedimentos e situações correntes. O vetor de impulsão para a melhoria contínua das práticas é o compromisso da governança local com os princípios da Promoção da Saúde. Mesmo num pequeno município, com insuficiência de recursos e de pessoal, demonstrou-se ser possível construir um conjunto de práticas de cuidado à saúde bucal das pessoas idosas e gerar conhecimento útil que aproxima os modelos teóricos com a realidade cotidiana, com vista a sua transformação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carvalho, Liana Rodrigues Taminato de. "Comparação do perfil de saúde bucal em idosos demenciados e não demenciados atendidos no Hospital Universitário de Brasília." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2012. http://repositorio.unb.br/handle/10482/12836.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências de Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2012.
Submitted by Alaíde Gonçalves dos Santos (alaide@unb.br) on 2013-04-17T14:05:21Z No. of bitstreams: 1 2012_LianaRodriguesTaminatodeCarvalho.pdf: 2274749 bytes, checksum: 9d90c2d91e05e96992ea3c2857d3ae47 (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2013-04-19T11:53:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_LianaRodriguesTaminatodeCarvalho.pdf: 2274749 bytes, checksum: 9d90c2d91e05e96992ea3c2857d3ae47 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-04-19T11:53:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_LianaRodriguesTaminatodeCarvalho.pdf: 2274749 bytes, checksum: 9d90c2d91e05e96992ea3c2857d3ae47 (MD5)
O processo de envelhecimento traz consigo alterações de saúde importantes, dentre elas as doenças crônico-degenerativas, como as síndromes demenciais. Nestes quadros podem estar presentes a afasia, apraxia, agnosia, além da perda de memória e alterações do comportamento em graus variáveis que levam invariavelmente ao empobrecimento da saúde bucal. Considerando a alta prevalência de utilização de próteses dentárias removíveis, a hipossalivação, e a dificuldade de realização da higiene bucal, dentre outros fatores, os idosos são mais suscetíveis à candidose bucal (CB). Particularmente, entre os idosos demenciados, há fatores agravantes, como a dependência de terceiros para o cuidado com a higiene bucal. A literatura traz escassos dados sobre a prevalência da candidose bucal entre idosos demenciados. Objetivos: Identificar o perfil de saúde bucal e a prevalência da candidose bucal em idosos demenciados e não demenciados atendidos no Centro de Medicina do Idoso do Hospital Universitário de Brasilia. Métodos: idosos portadores (CD) e não portadores de demência (SD) de ambos os gêneros passaram por entrevista para coleta de dados sócio-econômicos, responderam ao questionário OHIP-14, e foram submetidos a exame físico intrabucal e swab da mucosa bucal e da superfície de próteses pra identificação laboratorial de espécies de Candida spp. Utilizou-se o teste t de Student e o teste do Qui-quadrado para comparação dos valores médios e porcentagens, respectivamente, das variáveis estudadas entre os dois grupos. Para a determinação dos fatores de risco associados a CB e à presença de Candida spp no palato e nas próteses, utilizou-se o modelo de regressão logística de Poisson. Resultados: Ao total 146 idosos foram avaliados, sendo 73 do grupo CD e 73 do grupo SD, com idade média de 78,5± 7,7 anos e 76,7±8,4 anos, respectivamente. O gênero feminino foi o mais prevalente nos dois grupos. O índice CPOD médio foi semelhante em ambos os grupos (24,8± 4,8 grupo SD e 25,4 ± 4,0 grupo CD), sendo o edentulismo o maior fator responsável. O modelo de regressão logística evidenciou que para cada aumento de um ano na idade, a prevalência de CB aumentou em 3%. Pacientes que não retiram a prótese para dormir apresentam prevalência de CB cerca de 3,04 vezes maior. Idosos do grupo CD apresentam prevalência de CB, 85 % maior do que os do grupo SD. A espécie Candida albicans foi a mais encontrada tanto na mucosa palatina quanto na superfície interna da prótese, com maior predileção para o gênero feminino e pacientes mais idosos. Conclusão: O perfil de saúde bucal foi semelhante entre os grupos. Candida albicans foi o agente de maior prevalência em ambos os grupos. Houve associação entre idade avançada, presença de demência e o hábito de não retirar a prótese dentária durante o período do sono e prevalência de CB. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aging process brings health important alterations, among them chronic degenerative diseases, such as dementia syndrome. May be present aphasia, apraxia, agnosia, and memory lost and behaviour changes in different levels that invariably takes to the oral health impoverishment. Considering the high prevalence of use of dental prosthesis removable, hyposalivation, and difficulty in performing of oral hygiene, among other factors, elderly person are more susceptible to oral candidiasis. Particularly among the demented, there are aggravating factors, such as dependence of caregivers to oral hygiene care. The literature provides limited data on the prevalence of oral candidiasis among elderly persons demented.Objectives Identify the oral health profile and the oral candidiasis prevalence in elderly persons demented and non-demented followed at Center for Aging Medicine, University Hospital of Brasilia. Methods Demented(CD) and non-demented (SD) of both genders took an interview to collect socio-economic data, answered the OHIP-14 questionnaire and they were submit an intraoral physical examination and swab of the oral mucosa and the surface of dentures to laboratory identification of Candida spp species. It was used the t Student test and chi-square test for comparation of mean values and percentages, respectively of the variables studied between the two groups. The determination of the risk factors associated with oral candidiasis and the Candida spp presence in the palate also the prosthesis was used the Poisson logistic regression model. Results A total of 146 elderly persons were evaluated, 73 demented and 73 non-demented, medium age 78.5 ± 7.7 years and 76.7 ± 8.4 years, respectively. Female gender was the most prevalent in both groups. The DMTF indice was similar in both groups (24.8 ± 4.8 SD group and 25.4 ± 4.0 CD), and the edentulism was the major responsible factor. The logistic regression model showed that for each one-year increase in age, the prevalence of oral candidiasis increased 3%.Patients who do not remove the prosthesis to sleep showed prevalence of oral candidiases around 3.04 times greater. Demented patients showed prevalence of oral candidiases 85% higher than non demented patients. Candida albicans species was the most found both in the palatine mucosa and in the prosthesis inner surface, with greater predilection for females and older patients.Conclusions: The oral health status was similar between groups. Candida albicans was the most prevalent agent in both groups. There was an association between advanced age, presence of dementia and the habit of do not remove the prosthesis during the sleep time and prevalence of oral candidiasis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tomasi, Andrelise Viana Rosa. "Promoção da saúde de mulheres idosas com incontinência urinária: cuidado interdisciplinar." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134929.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015.
Made available in DSpace on 2015-09-15T04:06:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 334475.pdf: 1455735 bytes, checksum: 4d5e9aa46e73d7ba262b71ef36c70164 (MD5) Previous issue date: 2015
A Incontinência Urinária é um agravo na saúde que pode ocorrer na população idosa, não significando uma condição normal do processo do envelhecimento. No entanto, entre essa população, as mulheres idosas são as mais acometidas de perdas urinárias involuntárias, o que acarreta problemas emocionais, retração social, nas atividades físicas, entre outros. Assim, este estudo objetivou conhecer como os fisioterapeutas e enfermeiros cuidam de mulheres idosas com incontinência urinária na Atenção Primária de Saúde, e desenvolver com os fisioterapeutas e enfermeiros uma proposta de cuidado às mulheres idosas com incontinência urinária para a promoção da saúde. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo convergente-assistencial, com suporte teórico na Promoção da Saúde. Os dados foram coletados entre agosto e outubro de 2014 através das seguintes técnicas: entrevistas semiestruturadas com quatorze fisioterapeutas e dez enfermeiros, além de três oficinas temáticas com os mesmos. A análise dos dados envolveu processos de apreensão, síntese, teorização e transferência, conforme proposto pela pesquisa convergente-assistencial e, a partir dela, emergiram quatro eixos temáticos: Invisibilidade do idoso e da incontinência urinária; Como assistir mulheres idosas com incontinência urinária; Percepção dos profissionais acerca da incontinência urinária em mulheres idosas; e A concepção de uma proposta de cuidado à mulher idosa com incontinência urinária. Os resultados deste estudo apontaram que os fisioterapeutas e enfermeiros atendem os idosos com foco apenas na doença que eles possuem ou na queixa que trazem na consulta, não os assistindo de forma integral numa perspectiva gerontológica. Em relação aos cuidados das mulheres idosas com incontinência urinária, verificou-se que essa condição não é investigada e, quando essa queixa ocorre, não é tratada dentro da atenção primária de saúde. Também ficou evidenciada nas falas dos informantes deste estudo a falta de conhecimento de alguns profissionais em relação aos cuidados requeridos para tratar a incontinência urinária. A partir das oficinas temáticas, pode-se destacar que os profissionais se sensibilizaram com a problemática da incontinência urinária, além de conseguirem refletir de maneira multiprofissional sobre estratégias de cuidado possíveis para as mulheres idosas com sintomas urinários. Por fim, verificou-se que é preciso maior investimento em capacitações permanentes dos profissionais da atenção primária de saúde para que possam prestar cuidados gerontologicamente sensíveis. Dessa forma,agravos como as perdas urinárias involuntárias poderão ser tratados na perspectiva da promoção da saúde com vistas ao autocuidado.

Abstract : Urinary incontinence is a health problem that may occur in the elderly population, but it does not mean a normal condition of the aging process. Nonetheless, among this population, elderly women are the most affected by involuntary urine losses, which entails emotional problems, isolation from society and from physical activities, among others. Accordingly, this study was aimed at knowing how physiotherapists and nurses perform the care of elderly women with urinary incontinence in Primary Health Care, besides developing, together with physiotherapists and nurses, a care proposal toward elderly women with urinary incontinence in order to promote health. This is a research with qualitative approach, typified as convergent-assistential, with theoretical support in Health Promotion. Data were collected between August and October 2014 through the following techniques: semi-structured interviews with fourteen physiotherapists and ten nurses, in addition to three thematic workshops with them. Data analysis has involved processes of seizure, synthesis, theorization and transference, as proposed by the convergent-assistential research, and, from it, four thematic axes were produced: Invisibility of the elderly person and of the urinary incontinence; How to take care for elderly women with urinary incontinence; Perception of professionals about urinary incontinence in elderly women; and the Conception of a care proposal toward elderly women with urinary incontinence. The results of this study pointed that physiotherapists and nurses take care of elderly people with focus only on the disease that they have or on the complaint that they present during consultation, thereby failing to watch them comprehensively in a gerontological perspective. Regarding the care of elderly women with urinary incontinence, it was found that this condition is not investigated and, where this complaint occurs, it is not treated within the Primary Health Care. The lack of knowledge of some professionals regarding the care required to treat urinary incontinence was also emphasized in the speeches of informants of this study. From the thematic workshops, one can highlight that the professionals are sensitized to the issue of urinary incontinence, as well as that they manage to reflect in a multidisciplinary way on possible care strategies for elderly women with urinary symptoms. Finally, it was found that there is need for greater investment in permanent training of primary health care professionals, in order to make them able to provide a sensitive gerontological care. That way, problems such as involuntaryurine losses may be treated in the perspective of health promotion with a view to achieving self-care.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Jorge, Junior Jacks 1962. "Lesões da mucosa bucal em idosos institucionalizados de Piracicaba." [s.n.], 1990. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/288376.

Full text
Abstract:
Orientador: Oslei Paes de Almeida
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-07-13T23:30:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JorgeJunior_Jacks_M.pdf: 1495908 bytes, checksum: 852262f6d34a3a26265f9f82ea08fd91 (MD5) Previous issue date: 1990
Resumo: Nos últimos dez anos estudos na Europa, Escandinávia e América do Norte têm avaliado a saúde bucal e necessidades odontológicas em idosos, entretanto estas informações praticamente não existem no Brasil. O objetivo deste trabalho foi determinar a prevalência de lesões da mucosa bucal em idosos da instituição "Lar dos Velhinhos" da cidade de Piracicaba, Estado de São Paulo. Foram entrevistados e examinados 270 de um total de 350 idosos da instituição, sendo 50.4% femininos e 49.6% masculinos. 58,9% dos idosos apresentavam uma ou mais lesões da mucosa bucal, sendo as mais freqüentes a mucosite por prótese (20,0%) e as varizes sublinguais (11,5%) seguidas por hiperplasia fibrosa inflamatória (9,6%) e queilite angular (9, 3%) O sexo do interno, o modo de uso e a higiene da prótese foram fatores significativamente importantes na prevalência da mucosite por prótese, o que salienta a importância de campanhas de higienização e esclarecimento entre os internos para diminuição do número e gravidade da mais prevalente lesão bucal entre idosos. Lesões malignizáveis como leucoplasia (3,0%), queilite actinica (2,6%) e três casos de carcinoma espinocelular (1,1%) realçam a importância de exames regulares por profissional qualificado no diagnóstico de lesões bucais
Abstract: During the last decade, many studies in Europe, North America and Scandinavia have evaluated the oral conditions and dental needs in the elderly. Similar information does not exist in Brazil. The aim of this study was to determne the prevalence of lesions in the oral mucosa of elderly persons living in an institution in the city of Piracicaba, state of São Paulo. 270 interns, 134 males and 136 females of a total of 350, were interviewed and clinically examined. 58.9% of the examined individuals showed one or more lesions in the oral mucosa, the most frequent being denture-induced stomatitis (20,0%),sublingual varicosities (11,5%), fibrous inflammatory hyperplasias (9,6%) and angular cheilitis (9,3%). Gender, use and degree of hygiene of the denture were factors statistically significantly, indicating the importance of orientattion of these patients to prevent the development of these alterations. Pre-cancerous lesions as leucoplakia (3,0%), actinic cheilites (2,6%) and 3 cases of squamous carcinoma (1,1%) emphasizes the need for regular oral examinations of the elderly by personnel trained in oral diagnosis
Mestrado
Patologia
Mestre em Ciências
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Warmling, Alessandra Martins Ferreira. "Cuidado à saúde bucal de idosos com doença de Alzheimer no âmbito domiciliar." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167944.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2016
Made available in DSpace on 2016-09-20T04:37:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 339919.pdf: 1896616 bytes, checksum: 8ea2852becc5f25b4674ea3df6ceb1af (MD5) Previous issue date: 2016
Objetivou-se compreender como acontece o cuidado à saúde bucal de idosos com Doença de Alzheimer (DA), no âmbito domiciliar, por meio da análise das estratégias no cuidado à saúde bucal desses idosos e das experiências vivenciadas pelo cuidador. Trata-se de um estudo de cunho exploratório-descritivo e analítico, com abordagem qualitativa de coleta e análise de dados. Participaram 30 cuidadores de idosos com DA frequentadores de um grupo de ajuda mútua para cuidadores e/ou familiares de pessoas com a DA ou doenças similares, no Sul do Brasil. Os dados foram coletados entre junho e dezembro de 2014, a partir de entrevistas abertas individuais, tendo sido transcritos e analisados segundo pressupostos da Análise de Conteúdo. Tomou-se como referência teórica a proposta operativa de articulação da hermenêutica-dialética, como práxis interpretativa. Esta pesquisa resultou em quatro artigos: dois relacionados à revisão da literatura e dois referentes à interpretação dos dados empíricos. No primeiro, "Portfólio bibliográfico sobre a saúde bucal de idosos com Doença de Alzheimer", descreve-se a aplicação o método ProKnow-C para analisar quantitativamente artigos científicos relevantes sobre o tema da saúde bucal de idosos com DA. No segundo artigo, ?A saúde bucal de idosos com Doença de Alzheimer: revisão narrativa da literatura? buscou-se identificar o que foi publicado sobre a temática da saúde bucal dos idosos com DA, relacionando o quadro de demência com o estado de saúde bucal. No terceiro artigo, "Estratégias de cuidado bucal para idosos com Doença de Alzheimer no domicílio" analisam-se as estratégias de cuidado à saúde bucal implementadas por cuidadores no domicílio. As estratégias foram agrupadas em categorias de acordo com a participação do cuidador: quando não participa das ações de cuidado à saúde bucal; quando relembra o idoso da higiene bucal, demonstra movimentos e auxilia em alguns procedimentos; e quando realiza diretamente as ações de cuidado. No quarto artigo, "O cuidado à saúde bucal de idosos com Doença de Alzheimer no domicílio: experiências do cuidador", compreende-se as experiências do cuidador, numa perspectiva hermenêutica-dialética. Observa-se uma limitada percepção, por parte do cuidador, quanto à real necessidade de cuidados específicos de saúde bucal direcionados ao idoso com DA. As dificuldades enfrentadas junto ao idoso são muitas, contínuas e vinculadas ao atendimento das necessidades de saúde do mesmo, sendo relacionadas ao grau de dependência e às limitações funcionais e cognitivas do idoso. Faz-se necessário a existência de protocolos relacionados aos cuidados à saúde bucal, neste contexto, os quais poderiam não só facilitar o dia a dia do cuidador - como aliados para superação das dificuldades - mas para implementar ações de cuidado cientificamente embasadas que repercutam na manutenção de boas condições de saúde bucal para os idosos com DA. A compreensão das experiências de cuidado bucal vivenciadas pelo cuidador possibilita planejamento de ações integradas com vistas a melhor adesão dos cuidadores e resolutividade dos cuidados bucais.

Abstract: The study aimed to understand how does the oral health care of elderly people with Alzheimer's Disease (AD) occurs in the home environment by analyzing the strategies in the oral health care of these elderly and the experiences lived by the family caregivers. It is of exploratory, descriptive and analytical study, with a qualitative approach both to data collection and analysis. Study participants were 30 family caregivers of elderly with AD who attended a self-help group for caregivers and/or family members of people with AD or similar diseases, in southern Brazil. Data were collected between June and December 2014 from 30 individual open interviews. Data were transcribed and analyzed according to the premises of Bardin Content Analysis and have referred the operative proposal of hermeneutics-dialectics, as an interpretive practice. This research resulted in four articles: two related with the literature review and two related to the interpretation of the empirical data. In the first, "Literature portfolio on oral health of elderly people with Alzheimer's Disease", is described the ProKnow-C method to search and analyze quantitatively relevant scientific articles on the subject of oral health of elderly people with AD. In the second article, "The oral health of elderly people with Alzheimer's Disease: narrative review of the literature" it was sought to identify what has been published on the topic of oral health of the elderly with AD, associating dementia with oral health status. In the third article, "Oral care strategies for older adults with Alzheimer's Disease at home", it was analyzed the strategies in the oral health care of elderly people with AD carried by caregivers at home. Strategies were grouped into categories according to the caregiver attitude: does not participate in care actions or oral health assessments; recalls the elderly to do your own oral hygiene, demonstrates movements and aids in oral health procedures; and directly performs the oral hygiene actions. In the fourth article, "The oral health care of elderly people with Alzheimer's Disease at home: the family caregiver experiences," understand the experiences of family caregivers. There has been a limited perception of the caregiver to the real need of specific oral health care targeted to the elderly with AD. The daily difficulties that the caregiver faces with the elderly are many, continuous and linked to meeting of the health needs, and being related to the degree of dependence and the functional andcognitive limitations of the elderly. Protocols to oral health care it is necessary in this context, which could both facilitate the daily life of the caregiver - as allies to overcome difficulties - and implement care actions scientifically informed that result in maintaining good oral health for people with AD. Understanding of oral care experiences lived by family caregivers enables planning integrated actions with a view to better support caregivers and promote good results in oral care.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Marques, Ana Cristina Lopes [UNESP]. "Relação da higiene bucal com a sensibilidade gustativa e nutrição em idosos." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2006. http://hdl.handle.net/11449/87950.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:23:04Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006-02-01Bitstream added on 2014-06-13T19:08:51Z : No. of bitstreams: 1 marques_acl_me_sjc.pdf: 268280 bytes, checksum: 5b4feb2fa2c918c882fae1d3479c6b78 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da higiene bucal sobre a sensibilidade gustativa e nutrição em idosos. Foram selecionados 54 pacientes institucionalizados, com idade superior a sessenta anos, não fumantes, com capacidade mental satisfatória. Foi feita anamnese, exame clínico odontológico e aplicado um questionário. Foram preparadas soluções de diferentes concentrações nos sabores básicos: doce (sacarose), salgado (NaCl), azedo (ácido tartárico) e amargo (cafeína), as quais os idosos experimentaram. Foi realizado o teste de sensibilidade gustativa inicial a fim de se obter os limiares de detecção e reconhecimento. Foi realizada sialometria em 22 pacientes. A etapa de higienização bucal foi realizada duas vezes ao dia durante cinco semanas, e então foi repetido o teste gustativo e a sialometria, obtendo-se limiares de detecção e reconhecimento finais e o fluxo salivar. As melhoras obtidas para limiar de detecção e de reconhecimento foram, respectivamente: ácido tartárico 29,62% e 38,88%, cafeína 35,18% e 46,29%, sacarose 42,59% e 42,59%, NaCl 44,44% e 53,70%. Pelo teste de McNemar obteve-se resultado estatisticamente significante para o limiar de detecção da cafeína e para o limiar de reconhecimento da cafeína e do NaCl. Pacientes não portadores de prótese apresentaram melhora mais expressiva no limiar de detecção quando comparados com os portadores de prótese. O uso de medicamentos e a presença de xerostomia não influenciaram significativamente os resultados. Houve aumento da ingestão calórica. Concluiu-se que a higienização propiciou melhora na percepção gustativa e melhor aceitação alimentar, incrementando as condições gerais de saúde, e também a auto-estima dos pacientes
The aim of this study was to evaluate the influence of bucal hygiene over taste perception and nutrition in the elderly. 54 institutionalized patients were selected, with age over 60 years, nonsmoking, with satisfactory mental capacity. It was done anamnese, clinical dental exam and a questionnaire was applied. There had been prepared solutions of different concentrations in the basic flavors: sweet (sucrose), salty (NaCl), sour (tartaric acid) and bitter (caffeine), which was tasted by the elderly. The initial sensitivity test was realized in order to obtain the detection and recognition thresholds. The sialometry was done in 22 patients. The hygienization stage was realized two times a day, during five weeks, then the sensitivity test and the sialometry were repeated, obtaining the detection and the recognition thresholds and the salivary flow. The improvement obtained for the detection and the recognition thresholds were: tartaric acid 29,62% and 38,88%, caffeine 35,18% and 46,29%, sucrose 42,59% and 42,59%, NaCl 44,44% and 53,70%. Using the McNemar test, the results were statisticaly significant to the detection threshold of caffeine and to the recognition threshold of caffeine and NaCl. Patients who didn't wear prothesis presented more expressive improvement in the detection threshold when compared with those who wore. The use of medicines and the presence of xerostomy didn't influence statisticaly the results. There was increase in the caloric ingestion. The conclusion was that the hygienization improved the taste perception and provided a better food acceptance, increasing the general health conditions and also the self-esteem of the patients
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ungericht, Luciane Grando Dorneles. "A saúde bucal na terceira idade." Florianópolis, SC, 2006. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89459.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública
Made available in DSpace on 2012-10-22T21:21:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 227550.pdf: 794796 bytes, checksum: 8fd4dac2fdf2dd1844b4b72a43dd7415 (MD5)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Piton, Danielle Alexandre. "Analise dos fatores de risco de quedas em idosos : estudo exploratorio em instituição de longa permanencia no municipio de Campinas." [s.n.], 2004. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252460.

Full text
Abstract:
Orientador: Monica Rodrigues Perracini
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-08-04T00:42:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Piton_DanielleAlexandre_M.pdf: 619490 bytes, checksum: 0fab347cd09975418bd3be6526b5b1ad (MD5) Previous issue date: 2004
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar a associação de fatores sócio-demográficos, clínicos e funcionais com relação ao risco de quedas: alto risco e médio-baixo risco e também o peso de cada um na determinação do mesmo. MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo com 50 idosos de 65 anos ou mais, de ambos os sexos, residentes no Lar dos Velhinhos situado na cidade de Campinas. Utilizou-se um questionário contendo dados sócio-demográficos; dados clínico-funcionais, dados sobre quedas e os testes BOMFAQ, Escala de Depressão Geriátrica, Mini-Exame do Estado Mental, Timed Up & Go Test e Berg Balance Scale. Determinou-se a divisão de dois grupos: o primeiro com alto risco para quedas, composto por idosos que sofreram dois ou mais eventos de quedas no período de um ano ou apenas um evento, porém com lesão grave e o segundo com médio-baixo risco de quedas, o qual foi composto por idosos que não sofreram quedas no período de um ano ou que sofreram apenas um evento, porém sem lesões graves. Para análise dos dados, utilizou-se o teste Qui-Quadrado; o teste não paramétrico de Mann-Whitney, para comparação das variáveis entre os grupos de alto e médio-baixo risco e a análise de regressão logística multivariada tipo Stepwise, com nível de significância p<0.05, por meio do SAS®, versão 6.12. RESULTADOS: Na análise de regressão logística univariada, as razões de chance para pertencer ao grupo de alto risco de quedas foram: sexo feminino (OR= 14.64; 95% IC= 2.82-75.95); elevada escolaridade (OR= 5.48; 95% IC= 1.04-28.88); fazer uso de dispositivo de auxílio à marcha (OR= 7.27; 95% IC= 1.23-43.00) e apresentar alteração de equilíbrio com relação à Berg Balance Scale (OR= 5.80; 95% IC= 1.48-22.69). O modelo final da análise de regressão logística multivariada apontou como variáveis associadas ao alto risco de quedas: ser mulher, tendo 50.30 vezes uma maior possibilidade quando comparada ao sexo masculino (95% IC= 3.41-741.3), ter nível de escolaridade elevado, com 18.48 vezes a chance quando comparado aos de baixa escolaridade (95% IC= 1.24-275.7) e fazer uso de dispositivo de auxílio à marcha com 24.02 vezes maior oportunidade quando comparados aos que não utilizava dispositivo (95% IC= 1.38-418.0). CONCLUSÃO: Esta pesquisa identificou, à semelhança do que aponta a literatura, que pertencer ao sexo feminino e fazer uso de dispositivo de auxílio à marcha são fatores que estão associados a uma maior chance de pertencer ao grupo de alto risco, determinado pelo fato de ter caído recorrentemente e ou ter sofrido uma queda com lesão grave no último ano. O modelo final evidenciou também que os idosos com elevada escolaridade tiveram maior chance de pertencer ao grupo de alto risco e que apresentar déficit na mobilidade foi um fator determinante para pertencer a este grupo de risco
Abstract: The objective of this study is to identify the association of social-demographic, clinical and functional factors related to the risk of falls: high risk and medium-low risk and identify the importance of each factor in the determination of risk. METHOD: It is a transversal study, restrospective, with 50 elders of 65 years or more, of both genders, residents in the ¿Lar dos Velhinhos¿, in the city of Campinas. It was used a questionnaire containing social demographic data; clinical-functional data; data on falls and the BOMFAQ tests, Geriatric Depression Scale, Mini-mental State Examination, Timed Up & Go Test and the Berg Balance Scale. It was determined the division into two groups, the high risk group for falls, composed of elders who suffered two or more fall events in the period of a year or only one event but with serious injury, and the medium-low group for the risk of falls, which was composed of elders who didn't suffer falls in the period of a year or who suffered only one event but without serious injury. For the analysis of the data, it was used the ¿Qui-Square¿, the non-parametric test of Mann-Whitney, for the comparison of variables between the high risk and medium-low risk groups, and the analysis of multivaried logistic regression type Stepwise, with a meaning level p<0.05, using SAS® , version 6.12. RESULTS: In the analysis of the univaried logistic regression, the ratio of chance for belonging to the high risk group for falls were: female gender (OR=14.64; 95% IC=2.82-75.95), high educational level (OR=5.48;95% IC=1.04-28.88), use of a walking aid device (OR=7.27;95% IC=1.23-43.00) and to present change in the balance of the Berg Balance Scale (OR=5.80; 95% IC=1.48-22.69). The final model of the analysis of the multivaried logistic regression showed as variables associated with the high risk of falls: to be a woman, 50.30 times the chance when compared with the male gender (95% IC=3.41-741.3), to have a high educational level, 18.48 times the chance when compared to the ones with low educational level (95% IC=1.24-275.7) and to use a walking aid device, 24.2 times the chance when compared to those who didn't use a device (95% IC=1.38-418.0). CONCLUSION: This research identified, similarly to what shows the specialized literature, that belonging to the female gender and to make use of a walking aid device are factors which are associated to a higher chance of belonging to a high risk group, determined by the fact of recurring falls and or have suffered a fall with a serious injury in the last year. The final model also showed that the elders with high educational level had a higher chance of belonging to the high risk grou
Mestrado
Mestre em Gerontologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Idosos - Cuidado e higiene"

1

Cuidado de los adultos mayores. México, D.F: Editorial Trillas, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Worthington, Charles. El cabello día a día. Alcobendas (Madrid): Libsa, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Behan, Mona. Manual del cuidado corporal. Barcelona: Grijalbo, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

photographer, Goldman David, Rincón Córcoles Antonio, and LIBSA (Firm), eds. Cuidado del cabello y peinados: Creaciones, técnicas, material. Alcobendas, Madrid: Editorial Libsa, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gámez, Pedro Cantú. Consejos prácticos para el cuidado del recien nacido. México, D.F: Editorial Diana, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cuidado y belleza de manos y pies. Buenos Aires: Imaginador, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gámez, Pedro Cantú. El recién nacido: Consejos prácticos para su cuidado. Monterrey, Nuevo León, México: Ediciones Castillo, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rajunov, Samuel. Los dientes de sus hijos: Cuidado y prevención. México: EDAMEX, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

El libro del cuidado de los pies. Barcelona: RobinBook, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barrett, Nina. Si alguien me hubiese dicho: Consejos de más de 60 madres para las mujeres que tienen su primer hijo. Barcelona: Grupo Editorial Norma, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Idosos - Cuidado e higiene"

1

Ferreira, Ravena de Sousa Alencar, Antonia Adrielly Sousa Nogueira, Lorena Lívia Nolêto, Amanda Karoliny Meneses Resende, Sabrina Maria Ribeiro Amorim, Fabrícia Araújo Prudêncio, Aziz Moises Alves da Costa, et al. "IDOSOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA: ABORDAGEM SOBRE ALIMENTAÇÃO, HIGIENE E CUIDADOS DA PELE." In Ciências da Saúde: Da Teoria à Prática 7, 171–80. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.99619130621.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Amarante Scipiao, Clarice, Isidro Marques, Isabelle Cerqueira Sousa, Vitória Ávila Ramos de Souza, and Ana Maria Fontenelle Catrib. "BENEFÍCIOS DO PILATES EM IDOSOS." In Cuidado integral em saúde, 134–48. Editora Inovar, 2020. http://dx.doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-86212-49-5-10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

"Cuidado integral às populações tradicionais: idosos quilombolas." In PROENF Programa de Atualização em Enfermagem : Saúde do Idoso : Ciclo 3: Volume 4. 10.5935, 2021. http://dx.doi.org/10.5935/978-65-5848-297-0.c0003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Medeiros, Rodolfo de Oliveira, Márcia Renata Rodrigues, Márcia Aparecida Padovan Otani, and Elza de Fátima Ribeiro Higa. "HIGIENE ORAL AO PACIENTE HOSPITALIZADO: VISÃO DA ENFERMAGEM." In A Enfermagem e o Gerenciamento do Cuidado Integral 4, 113–23. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.71320101212.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carneiro Vasconcelos, Jônatas, and Isabel Oliveira Monteiro. "ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA." In Cuidado integral em saúde, 93–110. Editora Inovar, 2020. http://dx.doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-86212-49-5-7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pinelli, Lígia Antunes Pereira, Andréia Affonso Barretto Montandon, Laiza Maria Grassi Fais, Gisela David Lujan Garcia, and Patrícia Cristina Urbano. "ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR NA HIGIENE BUCAL DE IDOSOS COM LIMITAÇÕES MANUAIS." In Políticas de Envelhecimento Populacional, 20–28. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5271928023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vieira, Adriana Gomes, Carla Cristini Rangel do Prado dos Santos, Eliza Carla Melo Gomes de Carvalho de Souza, Gisele Felix dos Santos de Souza, Tatiane Alves Silva da Costa, and Helena Portes Sava de Farias. "CRISE DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM IDOSOS." In Saúde, meio ambiente e tecnologia no cuidado interdisciplinar, 111–19. 2021st ed. EPITAYA, 2021. http://dx.doi.org/10.47879/ed.ep.2021229p111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cruz, Monalisa Rodrigues da, Danilo Silva Alves, Renata Laís da Silva Nascimento Maia, Ingrid da Silva Mendonça, Darlley dos Santos Fernandes, Maria Larissa de Sousa Andrade, Gerllanny Mara de Souza Lopes, et al. "HIV/AIDS EM IDOSOS E SUAS REDES DE CUIDADO." In Discursos, Saberes e Práticas da Enfermagem 5, 271–75. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.80919231226.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ivastcheschen, Taís, Clóris Regina Blanski Grden, Luciane Patrícia Andreani Cabral, Danielle Bordin, and Péricles Martim Reche. "DESEMPENHO COGNITIVO E LESÃO POR PRESSÃO EM IDOSOS INTERNADOS." In Saúde, meio ambiente e tecnologia no cuidado interdisciplinar, 102–10. 2021st ed. EPITAYA, 2021. http://dx.doi.org/10.47879/ed.ep.2021229p102.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Teston, Elen Ferraz, Bianca Cristina Ciccone Giacon-Arruda, and Sonia Silva Marcon. "Cuidado à saúde de idosos residentes em diferentes modalidades habitacionais." In PROENF: Programa de Atualização em enfermagem saúde do idoso: Ciclo 3: Volume 2. 10.5935, 2020. http://dx.doi.org/10.5935/978-65-5848-141-6.c0003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Idosos - Cuidado e higiene"

1

Sousa, Suely de Moura Santos de. "ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO RESIDENTE NA VISITA DOMICILIAR: PROMOVENDO A EQUIDADE." In Anais do II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1983.

Full text
Abstract:
Introdução: No cenário de prática do residente em enfermagem na Estratégia Saúde da Família é importante salientar a visita domiciliar como uma ferramenta que aproxima da realidade das famílias, possibilita conhecer o território e as necessidades da comunidade. Em consonância, desenvolve ações de promoção, proteção, tratamento e recuperação da saúde, levando em consideração os princípios do Sistema Único de Saúde, com intuito de promover a equidade e integralidade da assistência. Objetivo: Relatar a importância das ações desenvolvidas pelo residente durante a visita domiciliar. Material e método: Trata-se de estudo qualitativo do tipo relato de casos feitos a idosos, puérpera, crianças, desenvolvida em uma Unidade de Saúde da Família da Zona Rural do Município de Casvavel-PR. Resultados: A visita domiciliar foi direcionada a usuários com situações de fragilidades, acamados e vulnerabilidades socioeconômico, sendo assim, foram realizadas consultas de enfermagem, orientações de prevenção da lesão por pressão, prevenção de quedas, cuidados automedicação, aplicações de analgésicos, vitaminas, tratamento para anemia ferropriva, conforme prescrição médica, avaliação aleitamento materno exclusivo, calendário vacinal, aplicação vacina COVID 19, higiene correta coto umbilical, com uso do álcool 70%, planejamento familiar e coleta de exames laboratoriais. Nesse contexto, a vista domiciliar colabora com a satisfação do indivíduo e da família, promovendo bem-estar e qualidade de vida, além de melhor estratificar riscos e direcionar o cuidado de uma forma mais resolutiva. Bem como, diminui custos, já que a Unidade Saúde da Família em questão fica muito longe dos domicílios e é difícil para quem não tem meios de transporte, os quais muitas vezes precisam pagar para se deslocar para ter acesso ao serviço. Conclusão: Atuação do residente na visita domiciliar, faz com que este, desenvolva senso crítico e reflexivo da realidade e seja capaz de atuar com ações de integralidade, humanização. Portanto, permite uma maior proximidade e, consequentemente, maior responsabilização com as necessidades de saúde da população, de sua vida social e familiar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ávila, Sabrina Furtunato de, Luana Cademartori Minghelli, Amanda Biava Lima, Francine Costa de Bom, Ana Maria Volpato, and Victor Julierme Santos da Conceição. "NARRATIVAS DE IDOSOS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS EM PRÁTICAS CORPORAIS." In I Simpósio em Gestão do Cuidado em Saúde. Ediunesc, 2016. http://dx.doi.org/10.18616/gcsaude47.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fukujima, Marcia, Andréa Aparecida da Fonseca Monteiro, Eduardo Canteiro Cruz, and Marcia Maiumi Fukujima. "LINHA DE CUIDADO ONCOLÓGICO EM UM AMBULATORIO ESPECIALIZADO EM IDOSOS." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM SERVIçOS E SISTEMAS DE SAúDE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/qualihosp-2019-111984.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Junior, Airton Spillere Dalmagro, Luana Cademartori Minghelli, Sabrina Furtunato de Ávila, Amanda Biava Lima, Francine Costa de Bom, Joni Marcio de Farias, Ana Maria Volpato, and Victor Julierme Santos da Conceição. "APTIDÃO FÍSICA E ANTROPOMETRIA EM IDOSOS PRATICANTES DE PRÁTICAS CORPORAIS." In I Simpósio de Gestão do Cuidado em Saúde. Ediunesc, 2016. http://dx.doi.org/10.18616/gcsaude39.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Minghelli, Luana Cademartori, Sabrina Furtunato de Ávila, Amanda Biava Lima, Francine Costa de Bom, Ana Maria Volpato, and Victor Julierme Santos da Conceição. "A INFLUÊNCIA DE 15 SEMANAS DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS NA AUTONOMIA FUNCIONAL DE IDOSOS." In I Simpósio de Gestão do Cuidado em Saúde. Ediunesc, 2016. http://dx.doi.org/10.18616/gcsaude54.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodriguez, Janis Marcondes. "Qualidade de vida e sobrecarga de cuidado percebida por cuidadores de idosos." In Congresso Científico da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/ccfenf120181502.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Vitória Costa, Maria Rayssa do Nascimento Nogueira, Iorana Candido da Silva, Raphaella Castro Jansen, and Lívia Moreira Barros. "Telecomunicação como ferramenta de cuidado de idosos durante pandemia de covid-19." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ENFERMAGEM. ENFservic - Científica, 2020. http://dx.doi.org/10.24281/rremecs.2020.10.02a03.cipcen.261.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cristina B Garcia, Ana, and Adriana S Vivacqua. "Interação Coletiva Inteligente para Suporte à Vida Independente de Idosos." In XVII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2018. http://dx.doi.org/10.5753/ihc.2018.4235.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve as linhas de pesquisa do grupo SCAI (Sistemas Colaborativos para Apoio a Idosos) em sistemas colaborativos no domínio de vida assistida usando dispositivos móveis. Enfatizamos questões estruturais, sociais e tecnológicas da interação entre dispositivos tecnológicos e os vários atores no cuidado ao idoso. A equipe atual de pesquisa é composta por 4 professores e 7 alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Tavares, João, Bruno Mota, Jorge Barbosa, Adenauer Yamin, and Rodrigo Real. "Apollo EFP: Um Modelo para Cuidado Ubíquo Aplicado à Prevenção de Quedas de Idosos." In XI Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbcup.2019.6584.

Full text
Abstract:
Segundo dados oficiais, a queda acidental é o principal motivo de morbidade por causas externas não intencionais a pessoas com mais de 60 anos. Este artigo apresenta um modelo para cuidado ubíquo aplicado à prevenção de quedas de idosos. O algoritmo de classificação adotado baseia- se em limiares relativos, para isso, propõe-se o Índice de Risco de Queda (IRQ). A principal contribuição científica deste trabalho reside na análise preventiva do risco de quedas, considerando o perfil, o histórico de saúde e o contexto do idoso em ambientes inteligentes. Foram realizadas avaliações de usabilidade e aceitação por 2 idosos em um cenário real. Os resultados indicam a aprovação de 87% na facilidade percebida de uso e 100% na utilidade percebida. Além disso, foram realizados testes por simulação de 5 estados posturais por 10 idosos com perfis diferentes, resultando em uma acurácia média do algoritmo de prevenção e detecção de eventos relacionados a quedas de 96%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pires, Carlos Henrique Nunes, Jessica Dos Santos Melo, Mirian Elayne Marcêdo De Sousa, Aline Teixeira De Sousa, and Marcia De Sousa Silva. "HIGIENE BUCAL EM PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENDIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA." In I Congresso Nacional de Microbiologia Clínica On-Line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1168.

Full text
Abstract:
Introdução: A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) se tornou importante para os casos de pacientes atendidos em unidades de terapia intensiva (UTI’s), mas os estudos recentes têm norteado práticas de prevenção e cuidado que não estão sendo seguidas em sua totalidade. A PAVM se relaciona as doenças periodontais (DP) para paciente em ventilação mecânica apresentando-se como fator desencadeante importante. Objetivo: Identificar, a partir de literatura, as dificuldades no cuidado a higiene bucal com os quadros pneumonia em pacientes sob ventilação mecânica. Material e Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica, ocorreu no mês de fevereiro de 2021, nas bases de dados BDENF, LILACS, BBO e MEDLINE. Utilizaram-se os descritores: Higiene, Higiene Bucal e Unidades de Terapia Intensiva, com o uso do operador booleano “END”. Foram inclusos artigos publicados em português, com texto completo disponível nas bases de dados selecionadas, e que abordassem o problema de pesquisa, considerando o recorte temporal de 2016 a 2021. Dos 81 artigos encontrados, por meio de leitura dos títulos e dos resumos obtendo-se uma amostra final de 24 artigos. Resultados: Os estudos demonstram a presença de Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Porphyromonas gingivalis, está reduzindo o potencial da mucina de aderência ao biofilme. Intervenções mecânicas foram apontadas como melhor prática para prevenção de DP e pneumonia associada a ventilação mecânica (PAVM) e o uso de gluconato de clorexidina 0,12% para o controle químico. As dificuldades encontradas entre os profissionais de enfermagem são a falta de protocolos nas instituições específicos para higiene bucal, a aquisição de material recomendado para a limpeza mecânica em pacientes graves como escovas pediátricas ou elétricas que demonstram maior eficácia frente aos quadros clínicos de plaquetopenia e sangramento gengival. O uso de gluconato de clorexidina a 0,12% apresentou uma redução de 33,3% para 3,5% nos casos de PAVM. Conclusão: As intervenções na cavidade oral preventivas ter repercussões representativas no decorrer do período de internação do paciente com consequente reflexo na sua recuperação, a importância de novos estudos nas áreas se faz necessária frente o conjunto de dúvidas que ainda necessitam de conclusões para o manejo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography