To see the other types of publications on this topic, follow the link: Idosos - Cuidado e higiene.

Journal articles on the topic 'Idosos - Cuidado e higiene'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Idosos - Cuidado e higiene.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Sá, Ingrid Petra Chaves, Selma Petra Chaves Sá, and Vilmar da Conceição Oliveira Filho. "Avaliação comparativa das condições bucais do idoso: ações para o cuidado e autocuidado." Revista Kairós : Gerontologia 22, no. 3 (September 30, 2019): 85–98. http://dx.doi.org/10.23925/2176-901x.2019v22i3p85-98.

Full text
Abstract:
Objetiva-se avaliar o cuidado bucal de um idoso, especialmente quanto ao prestado por um cuidador a esse idoso, fazendo-se uso da aplicação de questionário fechado, Índice CPO-D, Índice de Higiene Oral Simplificado e Índice de Placa Bacteriana em Próteses Dentárias. Como método: trata-se de pesquisa quanti-qualitativa descritiva, com 50 idosos e seus dois respectivos cuidadores (100), em uma Instituição de Longa Permanência no Estado do Rio de Janeiro. Como resultado, após a intervenção, verificou-se que o índice CPO-D continuou elevado em razão do número de obturações e dentes extraídos dos idosos; porém, o cuidado necessário vem se mostrando efetivo por serem realizados os procedimentos adequados com os idosos e uma orientação bem precisa em termos de cuidados diários. Conclusão: Esta intervenção, constituída de instruções de higiene bucal e implantação do protocolo de autocuidado, e cuidado bucal para idosos, e para os cuidadores, da instituição em foco, acarretou efeitos significativos e benéficos devidos à melhoria após a adequada orientação para a higienização bucal dos idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Luiza da Cunha, Yêda Maria Parro, Adriana Silva da Costa Cruz, Érica Negrini Lia, and Andréa Mathes Faustino. "Conhecimento e práticas em saúde bucal por cuidadores de idosos." Revista Eletrônica Acervo Saúde 11, no. 5 (January 27, 2019): e315. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e315.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar o conhecimento e práticas em saúde bucal realizada por cuidadores familiares de idosos. Método: Estudo transversal com 44 cuidadores de idosos que se encontravam em um hospital universitário do Distrito Federal. A coleta de dados foi entrevista individual com os cuidadores para identificar perfil sociodemográfico, informações sobre conhecimento acerca da higiene bucal e da percepção da saúde bucal do idoso cuidado. Resultados: A maioria dos cuidadores eram filhas dos idosos, sem formação específica para o cuidado. Cerca de 88% dos idosos utilizavam prótese dentária e 15% necessitavam de auxílio integral para a higiene bucal. Em 52% dos casos, as próteses dentárias eram higienizadas uma vez ao dia. Conclusão: A maioria dos idosos apresentou necessidade de auxílio para a higiene bucal, porém nem todos os cuidadores familiares o ofertavam de forma adequada. Cuidadores informais prevaleceram sem preparo ou orientação qualificada para prestar cuidados básicos de higiene bucal ao idoso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Thober, Evelise, Marion Creutzberg, and Karin Viegas. "Nível de dependência de idosos e cuidados no âmbito domiciliar." Revista Brasileira de Enfermagem 58, no. 4 (August 2005): 438–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672005000400011.

Full text
Abstract:
A incapacidade funcional influencia diretamente a vida do idoso e de sua família, determinando a presença de um cuidador. Os objetivos do estudo foram identificar o nível de dependência de idosos no domicílio e compreender percepções do cuidador sobre os cuidados decorrentes. Estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Realizado com 12 famílias de um programa de gerenciamento de casos. Para nível de dependência utilizou-se o Índice de Katz. Os cuidadores foram entrevistados. A maior dependência dos idosos está relacionada à higiene, vestir-se e transferências. Da análise de conteúdo emergiram três categorias: o cotidiano do cuidar; os participantes do cuidado; o cuidador, o idoso e o cuidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santana, Rosimeire Ferreira, Iraci dos Santos, and Célia Pereira Caldas. "Cuidando de idosos com Demência: um estudo a partir da prática ambulatorial de enfermagem." Revista Brasileira de Enfermagem 58, no. 1 (February 2005): 44–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672005000100008.

Full text
Abstract:
Investiga-se o cuidado realizado por cuidadores a idosos com demência, tendo como objetivos: Descrever as características de dezesseis idosos e seus cuidadores atendidos no ambulatório de neurogeriatria, do Rio de Janeiro, em 2004 ; Identificar diagnósticos de enfermagem e cuidados realizados por cuidadores, através de EDG, MEEM, AIVDs, AVDs aplicados na consulta de enfermagem. Aplicou-se o método quantitativo, descritivo, tipo estudo de caso, obtendo-se os resultados: No cliente - Desorientação, agressividade, pele seca, incontinência urinária, distúrbio no relacionamento familiar; No cuidador - Comunicação cuidador/ cliente ineficiente, desgaste físico, falta de conhecimento sobre cuidados; Cuidados realizados - alimentação, medicação e higiene. Conclui-se que são necessárias ações educativas de enfermagem visando à qualidade do cuidado ao idoso e seus familiares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Guerra, Magda, Isabel Martins, Dina Santos, J. Veiga, R. Moitas, and R. Silva. "Cuidadores formais de idosos institucionalizados: perceções e satisfação profissional." Gestão e Desenvolvimento, no. 27 (September 11, 2019): 291–313. http://dx.doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.385.

Full text
Abstract:
Introdução: Resultante do crescente envelhecimento demográfico e do aumento da esperança média de vida, a institucionalização do idoso representa nos dias de hoje uma problemática emergente. Consideramos por isso pertinente estudar o perfil do cuidador formal de idosos institucionalizados e a sua satisfação profissional no intuito de melhorar a qualidade dos cuidados prestados. Objetivo: Delineou-se como objetivo principal identificar as representações que os cuidadores formais têm acerca do cuidado prestado ao idoso institucionalizado. Metodologia: Estudo qualitativo através da análise de conteúdo das unidades de registo. O instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada. A amostra foi constituída por doze cuidadoras formais de uma instituição de idosos da zona centro do país. Resultados: Os significados atribuídos pelas cuidadoras do que é ser idoso foram: uma pessoa merecedora de respeito, com sabedoria, que precisa de afeto e cuidados, que voltar a ser criança e pessoa com limitações físicas. Por cuidar, entendem dar carinho/apoio, transmitir confiança, um bem essencial, cuidar do corpo, mente e coração e ainda, saber escutar. A relação das cuidadoras com os idosos pauta-se pela alegria e boa disposição, uma relação de respeito pela individualidade/vontade da pessoa idosa, tentar adaptar-se à personalidade de cada um. Executam frequentemente os cuidados de higiene (fazer a barba); vestir/despir; levantar/deitar; posicionar; cuidados da alimentação/hidratação; atividades lúdicas e apoio na deambulação dos idosos. É no transporte e posicionamento dos idosos que sentem maiores dificuldades. Na maioria dos casos, as entrevistadas referem que o seu trabalho é apreciado por todos (idosos, família e direção). Para algumas cuidadoras o que lhes dá maior satisfação é sentirem que os idosos estão contentes/confortáveis. Conclusão: Todas as entrevistadas relataram que a atividade de cuidadora lhes traz satisfação profissional e identificaram necessidades formativas em algumas áreas do conhecimento. Os resultados resultantes desta investigação levam-nos à reflexão sobre a importância da criação e monitorização de programas de ação no domínio formativo em áreas especificas adaptado à realidade de cada instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Almeida, Denize Alves de, Sandramar De Lima Silveira, Wallisete De Almeida Godinho Rosa, Mariana Gondim Mariutti Zeferino, and Nariman De Felicio Bortucan Lenza. "CUIDADOS PALIATIVOS: PERCEPÇÃO DE CUIDADORES FAMILIARES DE IDOSOS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO." Saúde (Santa Maria) 43, no. 2 (August 27, 2017): 55. http://dx.doi.org/10.5902/2236583425787.

Full text
Abstract:
Objetivo: Investigar a percepção acerca de cuidados paliativos de cuidadores familiares de idosos em tratamento oncológico cadastrados em uma Associação de Combate ao Câncer. Metodologia: Pesquisa de campo, descritiva, do tipo transversal, de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram transcritas e categorizadas. Resultados: foram identificadas seis categorias que demonstram que os cuidadores apesar de não terem muito conhecimento acerca de cuidados paliativos, os praticam em dimensões variadas, seja oferecendo uma alimentação saudável, realizando higiene adequada, buscando o alívio da dor e mantendo atenção e cuidado quanto a medicação prescrita. Alguns referem que se sentem desamparados e sobrecarregados ao oferecer os cuidados necessários ao familiar com câncer, além de enfrentar limitações físicas. A enfermagem tem papel fundamental nos cuidados paliativos e na atenção aos cuidadores, no sentido de traçar estratégias de ensino e capacitação desses para que possam aprimorar o ato de cuidar e se sintam mais amparados.Descritores: Cuidados Paliativos; Neoplasias; Idoso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Meira, Ingrid Andrade, Mariana Leonel Martins, Panmella Pereira Maciel, Yuri Wanderley Cavalcanti, Túlio Pessoa De Araújo, and Carmem Silvia Laureano Dalle Piagge. "Multidisciplinaridade no cuidado e atenção à saúde bucal do idoso." Revista de Ciências Médicas 27, no. 1 (August 31, 2018): 39. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0897v27n1a3949.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo revisar a literatura acerca da importância da equipe multidisciplinar no cuidado e atenção à saúde bucal do idoso. Foram realizadas buscas bibliográficas nas seguintes bases de dados: Bireme, SciELO, LILACS, PubMed e MedLine utilizando os seguintes descritores: “Odontologia geriátrica”, “Assistência integral à saúde do idoso” e “Reabilitação bucal”, assim como os respectivos termos em inglês: “Geriatric dentistry”, “Comprehensive health care” e “Mouth reabilitation”. Foram incluídos artigos científicos em inglês e português, bem como documentos de entidades públicas nacionais e internacionais, publicados entre 2000 e 2016. Foram excluídas as teses, dissertações e estudos que não abordavam a temática principal da presente pesquisa. Como resultado, a partir da revisão de literatura realizada, verificou-se que os idosos fazem parte de um grupo populacional que apresenta, frequentemente, alterações fisiológicas e patológicas diversas, tanto relacionadas à saúde geral como à saúde bucal, podendo estar associadas ao uso crônico de medicamentos, aos hábitos de alimentação e higiene e à própria motivação do paciente. Portanto, conclui-se ser necessária uma abordagem multidisciplinar em todas as fases de atendimento do idoso, desde o diagnóstico precoce, assim como durante o planejamento e tratamento integrado, para contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cruz, Ronny Anderson de Oliveira, Patrícia Simplício de Oliveira, Glenda Agra, Antonio Carlos Narciso, Carla Lidiane Jácome de Lima, and Marta Miriam Lopes Costa. "Evaluation and measures for prevention and treatment of skin xerosis in elderly: na integrating review / Avaliação e medidas de prevenção e tratamento da xerose cutânea em idosos: uma revisão integrativa." Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online 13 (March 9, 2021): 241–48. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.8261.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar a produção científica em enfermagem acerca dos cuidados para a avaliação, prevenção e tratamento da xerose cutânea em idosos.Método: revisão integrativa realizada nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Biblioteca Virtual Scientific Eletronic Library Online, PubMed Central e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, no período de agosto a dezembro de 2017. Resultados: foram analisados 14 artigos dos quais emergiram três categorias: A hidratação oral e tópica para o cuidado do idoso com xerose cutânea; A utilização de instrumentos e o cuidado a xerose relacionada aos pés; e por fim Medidas de higiene e processos de escolha/indicação de produtos. Conclusão: os cuidados de enfermagem devem estar voltados à educação para o autocuidado com ênfase na hidratação dos pés bem como na indicação e orientação acerca do uso de produtos com a finalidade de minimizar as complicações oriundas da xerose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dantas Ribeiro, Adyelle, Layrlla Kateriny Moura Oliveira Lopes, and Waleska Fernanda Souto Nóbrega. "PRINCIPAIS ALTERAÇÕES BUCAIS EM IDOSOS E A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL." Revista interdisciplinar em saúde 7, Único (September 24, 2020): 2051–64. http://dx.doi.org/10.35621/23587490.v7.n1.p2051-2064.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Revisar a literatura acerca da importância da equipe multidisciplinar no cuidado e atenção à saúde bucal do idoso. MÉTODO: Foram realizadas buscas bibliográficas nas seguintes bases de dados: Lilacs, Medline, Bireme, SciELO e PubMed, utilizando os seguintes descritores: “Assistência Integral à Saúde do Idoso”, “Odontologia Geriátrica”, “Manifestações Bucais”, e dos respectivos termos em inglês: “Comprehensive Health Care”, “Geriatric Dentistry” e “Oral Manifestations”. Foram incluídos artigos científicos publicados entre 2010 e 2020. Foram excluídas as teses, dissertações e estudos que não abordavam a temática principal da presente pesquisa. RESULTADOS: Verificou-se que os idosos fazem parte de um grupo populacional que apresenta, frequentemente, alterações fisiológicas e patológicas diversas, tanto relacionadas à saúde geral como à saúde bucal, podendo estar associadas ao uso crônico de medicamentos, aos hábitos de alimentação e higiene e à própria motivação do paciente. CONCLUSÃO: É necessária uma abordagem multidisciplinar em todas as fases de atendimento do idoso, desde o diagnóstico precoce, assim como durante o planejamento e tratamento integrado, para contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Palavras chave: Assistência integral à saúde. Manifestações bucais. Odontologia geriátrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

De Oliveira, Gabriela Ferreira, Valéria Pagotto, Daniella Pires Nunes, Cristiane José Borges, Katarinne Lima Moraes, and Lilian Pereira Varanda. "PERFIL DOS MUITO IDOSOS E CUIDADORES COMO EIXO FUNDAMENTAL PARA O FORTALECIMENTO DA REDE DE CUIDADOS." Itinerarius Reflectionis 14, no. 4 (December 5, 2018): 01. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v14i4.54892.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi analisar o perfil sociodemográfico dos muito idosos, a prevalência de atividade básicas de vida diária, e descrever as atividades desempenhadas por seus cuidadores. Estudo transversal, de base populacional, com amostragem em múltiplos estágios com 173 idosos, utilizando questionário para avaliação socioeconômica e demográfica, Índice de Katz para Atividades básicas de vida diária e atividades desempenhas pelos cuidadores. Dos 173 idosos entrevistados, a maioria eram mulheres, viúvos, com baixa renda, morando com alguém, 15% tinham dependência para vestir-se e 13,3% para banhar-se. Do total, 62,4% possuía cuidador familiar, cujo trabalho executado era: manutenção da higiene da casa, atividades domésticas e de ocupação (atividades manuais), seguidas de apoio ao idoso em seu relacionamento familiar e em suas necessidades na manutenção da saúde. Este estudo evidenciou que os muito idosos dependem de ajuda para executar atividades cotidianas, reforçando a necessidade de políticas de saúde inclusivas para ambos os grupos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Simões, Ana Carolina de Assis, and Denise Maciel Carvalho. "A realidade da saúde bucal do idoso no Sudeste brasileiro." Ciência & Saúde Coletiva 16, no. 6 (June 2011): 2975–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232011000600035.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivos descrever as alterações manifestadas nas estruturas bucais decorrentes do envelhecimento e verificar, através da produção científica nacional, com ênfase na Região Sudeste, os problemas bucais prevalentes nos idosos. Foi realizada uma revisão de literatura abordando a temática envelhecimento no contexto da odontologia. Os resultados apontaram que a população idosa é o segmento populacional que mais cresce. Os problemas bucais prevalentes nessa faixa etária são as cáries radiculares e a doença periodontal, que contribuem para a grande maioria das extrações dentárias. Na Região Sudeste do Brasil, o uso de prótese é baixo quando comparado à alta taxa de edentulismo e ao percentual de idosos parcialmente dentados; o valor do índice CPOD é alto e os idosos apresentam uma percepção positiva sobre seus dentes, apesar de os problemas bucais terem impacto negativo nas suas vidas. Conclui-se que a incorporação do cirurgião-dentista na equipe de saúde das instituições e a sistematização das práticas de higiene bucal são necessidades reais, além da necessidade de um trabalho continuado de orientação para o cuidado da saúde bucal do idoso. É também fundamental a ampliação do estudo nessa área, visando qualificar a atenção e o tratamento odontológico para esses indivíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Christiane de Azevedo Machado, Flávia, Maria Eloiza Da Silva, and Mariana Bezerra Teles. "EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA NAS AÇÕES DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E PROMOÇÃO À SAÚDE NOS TERRITÓRIOS." Revista Ciência Plural 7, no. 1 (January 16, 2021): 191–210. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n1id20500.

Full text
Abstract:
Introdução: A disciplina de Saúde e Cidadania (SACI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) preconiza, pelo Arco de Marguerez, a aprendizagem vivencial para oportunizar intervenções nos territórios onde a disciplina ocorre. Objetivo: Relatar experiências de ações de promoção à saúde realizadas em equipamentos sociais de um território adscrito a uma Unidade de Saúde da Família (USF) do Distrito Oeste do Município de Natal/RN entre Maio a Junho de 2018. Metodologia: Estudo descritivo sobre intervenções realizadas e planejadas por dinâmicas da SACI voltadas às demandas de sensibilizar crianças em idade pré-escolar sobre a importância da higiene; viabilizar recursos financeiros e alimentícios para uma associação beneficente; estimular o autoconhecimento e a autovalorização dos idosos para reduzir abusos intrafamiliares e depressão, e apreender o contexto familiar de crianças de 2 a 5 anos. Comtemplou-se essas demandas, respectivamente, com a realização de uma peça teatral e um bazar, ambos em Associação beneficente; exposição de filme e dinâmica “para quem você tira o chapéu?” na Associação de Idosos e realização de um sandplay (jogo de areia) em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Resultados: O bazar arrecadou alimentos e produtos doados e o teatro de fantoches sensibilizou as crianças sobre o cuidado com higiene bucal e corporal. A atividade com idosos enalteceu importância da escuta, do incentivo às relações inter geracionais saudáveis para o crescimento mútuo dos envolvidos e o sandplay apresentou densa participação das crianças. Conclusões: As intervenções obtiveram resultado positivo, possibilitando sensibilização dos discentes para o cuidado à comunidade e estimulando habilidades de comunicação oral, corporal e empatia. Palavras-Chave: Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Serviços de integração docente-assistencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Cerqueira, Ana Teresa de Abreu Ramos, and Nair Isabel Lapenta de Oliveira. "Programa de apoio a cuidadores: uma ação terapêutica e preventiva na atenção à saúde dos idosos." Psicologia USP 13, no. 1 (2002): 133–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65642002000100007.

Full text
Abstract:
Como parte da atenção à saúde dos idosos do Centro de Saúde-Escola da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, elaborou-se um programa de apoio aos seus cuidadores, o qual tem por objetivos gerais: preservar a qualidade de vida dos cuidadores e proporcionar melhores condições de atendimento familiar aos pacientes. O programa consta de 10 a 12 reuniões semanais, com duas horas de duração, coordenadas por duas psicólogas. São utilizadas técnicas psicodramáticas focalizando o papel do cuidador e suas decorrências sociais e emocionais. Informações teóricas são veiculadas por meio de discussões em grupo e recursos audio-visuais. São abordados os seguintes temas: significado e motivações do cuidado prestado, sinais de alerta de desgaste físico e mental do cuidador, possibilidades de se cuidar e solicitar ajuda, formas de melhorar a comunicação diante da deficiência visual, auditiva e cognitiva, formas de favorecer a independência e autonomia e de lidar com os problemas relativos à higiene, mobilidade, agressão, irritação, alucinações e idéias delirantes do idoso. Na primeira reunião de cada grupo (que tem de 10 a 20 participantes) são aplicados uma escala de avaliação do impacto emocional sobre os cuidadores (Zarit et al., 1980) e o SRQ (Self Report Questionnaire - Mari & Willians, 1986) para identificação de distúrbios psiquiátricos, sendo os mesmos reaplicados no final do programa, pretendendo-se verificar possíveis mudanças. Os dados obtidos indicam mudanças favoráveis na expressão de sentimentos, estabelecimento de limites e retomada de atividades de lazer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal, Rubens da Silva Thimoteo, and Vitória Meireles Felipe de Souza. "Tecnologia da informação ao idoso em tempos de COVID-19." Research, Society and Development 9, no. 6 (April 20, 2020): e124963497. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3497.

Full text
Abstract:
Relato de experiência que visa descrever uma tecnologia da informação e comunicação sobre o idoso com demência para cuidadores em tempos de COVID-19. É um projeto de extensão com tipologia descritiva, tipo relato de experiência, desenvolvido na Universidade Federal Fluminense. Este relato se apresenta de acordo com os seguintes pontos: o blog e o seu desenvolvimento, a sua página de divulgação como projeto de extensão e as suas interfaces. Esta tecnologia visa à interatividade, divulgação e debate informações que são fontes de atualização sobre pesquisas e especificidades dos cuidados de enfermagem ao idoso baseado nas orientações sobre cuidados de higiene e conforto para familiares e cuidadores visando a prevenção em tempos de COVID-19 em que os idosos e familiares devem estar em isolamento social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Sá, Selma Petra Chaves, Miriam da Costa Lindolpho, Rosimere Santana, Paula Ângelo Ferreira, Isabela Saiter Santos, Priscilla Alfradique, and Renata Cristina da Silva Bastos. "Oficinas terapêuticas para cuidadores de idosos com demência – atuação da enfermagem no programa interdisciplinar de geriatria e gerontologia da UFF*." Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 9, no. 3 (September 2006): 101–14. http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2006.09038.

Full text
Abstract:
Resumo A demência provoca dependência e sofrimento para os idosos, cuidadores e familiares. Pensando nas necessidades desses cuidadores foi desenvolvido no “EPIGG/UFF” um grupo de suporte e orientação aos cuidadores de idosos com demência, que, através de oficinas, busca retirar dúvidas e informar sobre o cuidado. Assim, objetiva-se descrever algumas oficinas realizadas com os cuidadores. Trata-se de um estudo descritivo de 7 oficinas terapêuticas, e para campo de pesquisa utilizaram-se as dependências do Programa Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia da UFF, em Niterói, RJ. Entre as oficinas realizadas serão descritas: higiene corporal; cuidados com a pele; medicações; dependência; segurança do ambiente; despertar sobre o lazer e self – figuras projetadas. Nas reuniões as vivências são abordadas, e percebe-se que quanto maior a convivência dos cuidadores entre si e com os profissionais, maior é o conhecimento, o interesse pelo assunto e a estabilidade do grupo. Há relatos como “aqui me sinto bem” ou “esse grupo me ajuda muito”. Conclui-se que os cuidadores precisam amenizar suas dúvidas e ter um tempo só para si, portanto, as oficinas terapêuticas surgem como um mecanismo de apoio, orientações e informações, além de proporcionar qualidade de vida e troca de experiências entre os sujeitos e a equipe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Riechel Strehlow, Bruna, Vera Lucia Fortunato Fortes, and Michael Vieira do Amarante. "Incontinence-Associated Dermatitis in Hospitalized Elderly Patients: Nurses’ Self-Reported Knowledge / Dermatite Associada à Incontinência em Idosos Hospitalizados: Conhecimento Autorreferido de Enfermeiros." Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online 10, no. 3 (July 1, 2018): 801. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.801-809.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar o conhecimento autorreferido dos enfermeiros em relação a prevenção, diagnóstico e tratamento da dermatite associada a incontinência (DAI) em idosos hospitalizados e propor a construção de um protocolo de cuidados de enfermagem a partir de fluxograma. Métodos: Pesquisa exploratória descritiva, qualitativa, através de entrevista semiestruturada com enfermeiros de unidades de um hospital, no segundo semestre de 2016. Os dados das entrevistas foram analisados mediante análise temática. Resultados: Apresentados em três categorias: Admissão do idoso e prevenção da DAI: A maioria da clientela é idosa, na qual a adoção de medidas de higiene e aplicação de barreira consistem na prevenção; Diagnóstico da DAI no idoso: Desconhecem o estadiamento da DAI; Tratamento da DAI: Inclui dispositivos que evitam o contato das eliminações com a pele existindo dificuldades em diferenciar as categorias da lesão. Conclusão: Ausência de uniformização entre os enfermeiros acerca dos produtos que tratam a pele com DAI.DESCRITORES: Dermatite das Fraldas, Assistência a Idosos, Incontinência fecal, Incontinência urinária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Foli Maioli Costa, Evelin, and Leticia Andrade. "A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO PODOLÓGICA NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE INFECÇÕES FÚNGICAS EM IDOSOS." REVISTA IBERO-AMERICANA DE PODOLOGIA 1, no. 1 (August 20, 2019): 01–12. http://dx.doi.org/10.36271/iajp.v1i1.1.

Full text
Abstract:
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o envelhecimento é definido como um processo sequencial, individual, acumulativo, irreversível, universal, não patológico, de deterioração de um organismo maduro. Considerando o aumento progressivo da população idosa e todas as alterações funcionais envolvidas no processo do envelhecimento, destacam-se as alterações provenientes por declínio imunológico, como doenças por contaminações fúngicas, como onicomicose e Tinea pedis. Os fungos possuem características oportunistas e utilizam fatores como doenças sistêmicas, deficiência imunológica e uso de medicamentos, que são muito comuns aos idosos, e acabam por predispor a contaminação. As doenças causadas por fungos em idosos são frequentes e necessitam de tratamentos e orientações adequadas [6]. No entanto, observa-se a falta de orientação e cuidados básicos que são essenciais e atuam tanto na prevenção, quanto no tratamento dessas doenças. Segundo Pinto, 2018, [8], o podólogo possui um importante papel através dos serviços prestados pela podologia, demonstrando a importância dos cuidados básicos, associados a prática de higiene diária. Objetivo deste trabalho foi demonstrar que a correta orientação de higiene e cuidados com os pés podem auxiliar na prevenção de podopatias relacionadas a contaminação de fungos em idosos. Este estudo se caracterizou por uma revisão da literatura. Foi feita uma Pesquisa de Campo através de questionário, com aprovação do Comitê de Ética da Universidade Anhembi Morumbi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Alves, Amanda Karolina Torres de Medeiros, Candice Alves Esmeraldo, Mariela Samantha De Carvalho Costa, Mônica Larissa Padilha Honório, Vilani Medeiros de Araújo Nunes, Anna Alice Lessa de Freitas, Isac Davidson Santiago Fernandes Pimenta, Isaac Newton Machado Bezerra, and Grasiela Piuvezam. "Ações desenvolvidas por cuidadores de idosos institucionalizados no Brasil." Avances en Enfermería 36, no. 3 (September 1, 2018): 273–82. http://dx.doi.org/10.15446/av.enferm.v36n3.67355.

Full text
Abstract:
Objetivo: analizar las acciones realizadas por cuidadores de ancianos dirigidas a residentes de instituciones de larga estancia para ancianos (ILEA) en Brasil.Metodología: estudio de naturaleza cualitativa con análisis de datos cuantitativo, clasificado como observacionaly analítico, desarrollado en 36 ILEA seleccionadas en 11 municipios brasileños de medio y gran porte, distribuidas en las 5 regiones geográficas.Se realizaron entrevistas a los cuidadores en el periodo 2008-2011. El análisis del material discursivo (corpus) fue mediado por el software de análisis cuantitativo de datos textualesAnalyse Lexicale par Contexte d’un Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE), la versión 4.9 para Windows.Resultados: los participantes fueron 117 cuidadores de ancianos de las ILEA estudiadas. La mayoría de los cuidadores son mujeres y trabajan en ILEA sin ánimo de lucro (filantrópicas). El material textual originó 5 clases semánticas que se dividieron en dos ejes fundamentales. El primer eje se denominó “asistencia a la salud de ancianos institucionalizados” y el segundo eje “actividades habituales de cuidadores en las ILEA”.Conclusiones: los discursos evidenciaron que las principales acciones realizadas están relacionadas con el cuidado directo al anciano, como la alimentación, higiene personal –bucal y general– y administración de medicamentos. Además, la alud bucal ocupa un lugar de relevancia para los cuidadores, a pesar de que relaten dificultades para realizar esta práctica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Lampert, Claudia Daiane Trentin, Silvana Alba Scortegagna, and Denize Grzybovski. "DISPOSITIVOS LEGAIS NO TRABALHO DE CUIDADORES: APLICAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 22, no. 3 (December 2016): 360–80. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.09515.57137.

Full text
Abstract:
RESUMO Em razão do aumento da longevidade da população, do incremento da demanda por cuidadores formais e da necessidade de amparar legalmente a profissão de cuidador no Brasil, questionam-se as competências requeridas do cuidador. O objetivo deste artigo científico foi investigar a aplicação dos dispositivos legais para o trabalho de cuidadores em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Participaram do estudo 10 cuidadores de ILPIs, do estado do Rio Grande do Sul, que responderam a um questionário do perfil sociodemográfico e da função de cuidar. Os resultados indicaram que a maior parte dos profissionais são mulheres, com idades, escolaridade e formação condizentes com os preceitos preconizados pelas legislações, ainda em discussão. Entre as principais funções desempenhadas, os cuidados com a higiene, a alimentação e a locomoção foram predominantes. A formação para o trabalho com idosos foi destacada como a principal competência necessária para atuação profissional. A aprovação e a aplicação dos dispositivos legais para cuidadores de idosos é uma ação urgente e necessária tanto como proteção do trabalhador quanto para qualificar os serviços prestados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Sousa, Regina Marcia Cardoso de, Katia Grillo Padilha, Lilia de Souza Nogueira, Ana Maria Kazue Miyadahira, and Verônica Cunha Rodrigues de Oliveira. "Carga de trabalho de enfermagem requerida por adultos, idosos e muito idosos em Unidade de Terapia Intensiva." Revista da Escola de Enfermagem da USP 43, spe2 (December 2009): 1284–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342009000600024.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi comparar a carga de trabalho de enfermagem requerida pelos pacientes adultos, idosos e muito idosos, incluindo nas análises as intervenções realizadas e a evolução da carga de trabalho entre admissão e alta. Estudo prospectivo, longitudinal, realizado em UTIs gerais de quatro hospitais do Município de São Paulo. Os resultados apontaram que, independente da idade, houve similaridade da carga de trabalho de enfermagem na admissão, bem como na evolução das demandas de cuidados dos pacientes. Diferenças entre os grupos foram observadas no NAS na alta da UTI e nos seguintes itens desse instrumento: Monitorização e controles e Procedimentos de higiene, na admissão, Suporte respiratório e Hiperalimentação intravenosa na alta e Mobilização e posicionamento tanto na alta como na admissão. Concluiu-se, portanto, que a idade interferiu somente em aspectos específicos da carga de trabalho de enfermagem requeridas por pacientes internados em UTIs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Barbosa, Liliane Cristina, Suzely Adas Saliba Moimaz, Nemre Adas Saliba, and Tânia Adas Saliba. "O impacto das condições bucais na qualidade de vida de cuidadores domiciliares de idosos e práticas em saúde bucal." ABCS Health Sciences 45 (November 24, 2020): e020026. http://dx.doi.org/10.7322/abcshs.45.2020.1680.

Full text
Abstract:
Introdução: Identificar fatores relacionados à qualidade de vida constitui estratégia para as ações de suporte e acompanhamento da saúde da população. Objetivo: Avaliar as práticas em saúde bucal nos idosos, as condições clínicas de saúde bucal do cuidador e do idoso e a qualidade de vida relacionada à saúde bucal dos cuidadores. Métodos: A saúde bucal foi avaliada em 388 participantes (194 cuidadores e 194 idosos) usando: índice dentes cariados, perdidos e obturados (CPOD), uso e necessidade de próteses, instrumento Oral Health Impact Profile (OHIP-14) e questionário semiestruturado. Resultados: A maioria dos cuidadores (91,3%) adquiriu conhecimento em saúde bucal na prática diária, 33% realizava higiene bucal no idoso e 28% relatou ter dificuldades com esta atividade. Registrou-se CPOD 19,24 para cuidadores e 28,70 para idosos, ambos com predomínio do compo­nente perdido. Dos cuidadores, 57,73% usava prótese e dos idosos, 63,40%. A necessidade das próteses foi alta principalmente na mandíbula, respectivamente 34,54% e 51,55%. A associação entre OHIP-14 e a necessidade de prótese total evidenciou impacto nas dimensões incapacidades física e psicológica. A importância da religião associou-se a impactos nas dimensões desconforto psicológico e incapacidades física e psicológica. Os cuidadores com 60 anos ou mais apresentaram chance de 1,2 vezes maior de impacto da saúde bucal na qualidade de vida quando comparados ao grupo de 20 a 60 anos. Conclusão: O impacto na qualidade de vida dos cuidadores foi minimizado pela presença de contextos culturais pouco valorativos de autocuidado associados à percepção positiva de saúde bucal, mesmo em condições clínicas precária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Baldoni, André De Oliveira, Priscilla Ferreira Zadra, Luisa Gallo Vilar, Marcos Antonio Anacleto Junior, Ana Cristina de Lima Pimentel, João Victor Loreto Nalon, Isadora Montoaneli Bichara, and Tiago Marques Dos Reis. "Elaboração e validação do protocolo de desprescrição do clonazepam em idosos." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 15, no. 42 (March 16, 2020): 2105. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc15(42)2105.

Full text
Abstract:
Introdução: Algumas alterações fisiológicas que ocorrem no indivíduo idoso favorecem o acúmulo e a intoxicação por medicamentos. Dentre estes, podemos citar a classe dos benzodiazepínicos, medicamentos que, apesar de amplamente prescritos, principalmente para tratamento de distúrbios do sono e ansiedade, são considerados potencialmente inapropriados para o uso em idosos. Portanto, a elaboração de protocolos para desprescrição desses medicamentos é estratégia necessária na gestão do cuidado dos pacientes geriátricos. Objetivo: Elaborar e validar um protocolo de desprescrição do clonazepam para idosos que fazem uso deste medicamento para ansiedade ou insônia. Métodos: Estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas, sendo elas a elaboração e a validação do protocolo de desprescrição do clonazepam para idosos que fazem uso desse medicamento para ansiedade ou insônia, excetuando-se aqueles que preenchem os critérios de exclusão. A elaboração do protocolo resultou em três produtos: um fluxograma de desprescrição, um folheto sobre higiene do sono e um folheto contendo os benefícios da desprescrição do clonazepam sob supervisão médica. A validação do protocolo foi realizada por médicos especialistas, por meio da Técnica de Delphi. Já na validação dos folhetos, participaram, além dos especialistas, indivíduos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, que não fizessem uso do clonazepam. A partir dos resultados obtidos, foi analisada a concordância da avaliação por meio do Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC), uma vez que essa ferramenta objetiva medir o grau de concordância dos juízes participantes do processo de validação. Resultados: O fluxograma foi considerado validado após a segunda rodada de avaliação, pois todos os itens avaliados obtiveram CVC igual ou superior a 0,8 nesta rodada. Os folhetos foram considerados validados já na primeira rodada de avaliação, pois todos os itens também obtiveram CVC superior a 0,8 durante esta rodada. Conclusão: Considerando os resultados obtidos, o protocolo se apresenta como uma ferramenta importante ao guiar a conduta médica no processo de desprescrição do clonazepam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Nunes Marques, Ana Luisa, Fernanda Carolina Camargo, Joyce Mara Gabriel Duarte, Ana Jecely Alves Pereira Lima, Francielle Thaisa Morais Martins, Hayanny Pires Netto Guimarães, Luana Rodrigues Rosseto Felipe, Matheus Marques e Marques, and Simone Almeida dos Santos. "Abordagem familiar e projeto terapêutico singular na estratégia saúde da família: estudo de caso com idosos." Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social 7, no. 1 (January 29, 2019): 72. http://dx.doi.org/10.18554/refacs.v7i1.2997.

Full text
Abstract:
Trata-se de estudo de caso único, descritivo-narrativo, orientado pelo Modelo Calgary de Avaliação Familiar que teve como objetivo analisar a implementação da abordagem familiar na estratégia saúde da família e elaboração do projeto terapêutico singular. Foram realizadas visitas domiciliares; entrevistados seis agentes comunitários de saúde e analisados indicadores da equipe - entre junho e agosto/2017. O caso analisado foi composto por uma família de idosos que cuidam de idosos. Evidenciou-se duas categorias: “O Contexto sócio epidemiológico do território” e “A Família e o Projeto Terapêutico Singular”. Apresentou-se: higiene pessoal e limpeza da casa precárias, dificuldades no manejo do regime medicamentoso, vínculos frágeis e conflituosos com a família estendida, ausência de integração em atividades comunitárias. Construções compartilhadas em equipe orientaram a elaboração do Projeto Terapêutico Singular. Conferência familiar, diálogos que geraram compromissos, painel com atividades domésticas, integração ao grupo comunitário de ginásticas e estreitamento de vínculos com equipe de saúde compuseram intervenções. Conclui-se que o caso relatado contribui para orientar o trabalho interprofissional com famílias para produção de cuidados na atenção básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

De Melo, Natália Calais Vaz, Karla Maria Damiano Teixeira, Marco Aurélio Marques Ferreira, and Neuza Maria Da Silva. "Consumo de bens e serviços por idosos nos arranjos domiciliares unipessoal e residindo com o cônjuge." SER Social 20, no. 42 (June 15, 2018): 112–30. http://dx.doi.org/10.26512/ser_social.v20i42.13621.

Full text
Abstract:
Este estudo consistiu em comparar o consumo de bens e serviços pelos idosos brasileiros que moravam sozinhos e por aqueles que residiam com o cônjuge, a partir de análises dos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) (2008/2009), realizada pelo IBGE. A pesquisa teve caráter quantitativo, descritivo, com corte transversal. Os resultados permitiram constatar que a maioria dos idosos eram brancos, residiam na área urbana do país, possuíam o ensino fundamental, e a minoria estava na faixa AB de renda. O arranjo domiciliar residindo com o cônjuge gastava mais do que o unipessoal no que se refere aos itens de despesas com habitação, despesas diversas, lazer, transporte, alimentação dentro do domicílio, fumo, produtos de higiene e cuidados pessoais, assistência à saúde e vestuário. Portanto, entender as relações de consumo deste segmento é extremamente relevante, a fim de que os bens e serviços oferecidos proporcionem satisfação e melhoria na qualidade de vida dos idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Marques, Maria João Fernandes, Helena Jorge Cardoso Teixeira, and Dayse Cristine Dantas Brito Neri de Souza. "Cuidadoras informais de Portugal: vivências do cuidar de idosos." Trabalho, Educação e Saúde 10, no. 1 (June 2012): 147–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462012000100009.

Full text
Abstract:
O cuidador informal surge da necessidade de se cuidar dos doentes e idosos no domicílio, com a função de auxiliar nas medicações, higiene e alimentação sem remuneração. Esse tipo de auxílio suscita sobrecarga física, psicológica e financeira. No âmbito da qualidade do cuidar, salienta-se a necessidade de se olhar e ajudar os cuidadores informais no árduo apoio aos seus doentes, que, na maioria, são idosos. O objetivo deste artigo é apresentar as percepções vivenciadas pelas cuidadoras informais, bem como o reconhecimento, por elas próprias, das sobrecargas que as afetam holisticamente - emocionais, físicas, financeiras -, e a importância de desenvolver estratégias de coping na formação sobre como melhor cuidar. As entrevistadas residem nas regiões Norte e Centro de Portugal e responderam ao inquérito adaptado do The Zarit Burden Interview. As entrevistas foram analisadas com o apoio do software NVivo 8. Os dados obtidos indicam que as cuidadoras informais enfrentam mais sobrecargas físicas e emocionais do que financeiras. No entanto, salientaram que, apesar das dificuldades, gostam de cuidar dos seus familiares. Quanto a serem convidadas para participarem de formações sobre como melhor cuidar, algumas confirmaram o interesse. Verificase que as cuidadoras informais são carentes de uma formação que as capacite a melhor cuidar prevenindo consequências danosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Piza, Leandra De Fátima, Bianca Daiane Eleotério, and Lilian Cristiane Gomes. "Avaliação dos pés de idosos com diabetes mellitus: estudo descritivo." Enfermagem Brasil 17, no. 3 (July 16, 2018): 245. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v17i3.1097.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar os pés e calçados de idosos com diabetes mellitus tipo 2 e identificar o risco para o pé diabético. Métodos: Estudo transversal e descritivo, com o uso de instrumento estruturado e exame físico dos pés. A amostra foi constituída de 14 idosos, de ambos os sexos. Resultados: Houve maior frequência de indivíduos do sexo feminino (78,6%), com tempo médio de diagnóstico de 5,9 anos, não participantes de grupos de orientação sobre a doença (92,9%) e sem avaliação prévia dos pés por profissional da saúde (85,7%). Referente ao exame dos pés, os achados mais frequentes foram: higiene adequada (100%); sensibilidade vibratória preservada (100%); calçados adequados (92,9%); pulsos palpáveis e cheios (92,9%); presença de sensibilidade protetora tátil-plantar (71,4%); alteração de espessura das unhas (64,3%); e ressecamento da pele (42,9%). Conclusão: Apesar de a maioria não participar de grupos de orientação sobre a doença e de não ter tido os pés avaliados anteriormente por um profissional da saúde, as condições circulatórias e neurológicas encontram-se preservadas, as quais podem estar relacionadas ao curto tempo de doença e, consequentemente, à ausência de comprometimento sensório-motor e vascular. Ressalta-se a importância de incluir o exame dos pés nas consultas de rotina para a prevenção do pé diabético.Palavras-chave: diabetes mellitus, pé diabético, cuidados de enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Cogo, Silvana Bastos, Laís Mara Caetano Da Silva, Lívia Martins De Martins, Anna Júlia Pacheco Alves, Anne Louíze Menezes Xavier, Bruna Caroline Ruppelt, Carine Rieger Donel, Elisa Fortes Vilhalba, Hentielle Feksa Lima, and Jully Martins Gomes Portela. "Ações de extensão sobre a sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis aos idosos: relato de experiência." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 12 (December 31, 2020): e4940. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e4940.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem, integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem face às ações de extensão desenvolvidas com idosos sobre sexualidade na terceira idade e exposição às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Relato da Experiência: O estudo foi desenvolvido a partir da experiência dos integrantes do PET Enfermagem na implementação de uma oficina direcionada à idosos sobre sexualidade na terceira idade e ISTs. A atividade foi desenvolvida em 2019, em um evento realizado, anualmente, por intermédio de uma universidade federal no interior do Rio Grande do Sul. As ações propostas para abordar a temática, foram divididas em dois momentos: o “Bingo da Sexualidade” e o “Bailão da Sexualidade”. As perguntas elaboradas para a dinâmica abordavam as ISTs e sintomas mais prevalentes, exames preventivos disponíveis no SUS, cuidados de higiene íntima e questões relacionadas à autoestima. Considerações finais: As evidências encontradas nas atividades desenvolvidas, demonstram a pertinência da abordagem sobre o tema, visto que há carência de informações para esse público, no que tange aos aspectos da sexualidade e das ISTs. A oficina desenvolvida pôde ser considerada uma ferramenta de educação em saúde capaz de proporcionar aos idosos um ambiente de integração, trocas e construção de conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal, and Maria José Coelho. "Identification of clinical of Alzheimer’s disease to the development in nursing care." Revista de Enfermagem UFPE on line 4, no. 2 (March 29, 2010): 517. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.647-7353-1-le.0402201010.

Full text
Abstract:
ABSTRACTObjective: to identify the clinical staging of clients with Alzheimer's Disease (AD) for the development of nursing care. Method: it is a quantitative research after approval by the Ethics and Research Committee in the Institute of Psychiatry in the Federal University of Rio de Janeiro (protocol number 0026.0.249.000-08). The subjects were 20 patients and data collection was performed from April to August 2009, and analysis with organization of the content. Results: the categories memory, orientation, social participation, discrimination and trial 15% of patients had scores of 0.5. The categories chores/hobbies had 20% of patients with a score of 0.5; in the category personal care 60% of patients had scores 1 and 40% of patients had score 2. Conclusion: we see an important deficit in daily activities taking place in nursing care related to hygiene, nutrition and associated diseases (Diabetes Mellitus and Hypertension). With the progression of memory deficits and guidance realize that the deficits in personal care, judgment/discernment and household had a tendency of progressive worsening. Descriptors: Alzheimer's Disease; nursing care; nursing; dependent elderly; dementia; process of nursing; plan of nursing care.RESUMOObjetivo: identificar o estadiamento clínico dos clientes com Doença de Alzheimer (DA) para o desenvolvimento do cuidado de enfermagem. Método: pesquisa quantitativa, realizada no Centro de DA da UFRJ após aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (número de protocolo nº0026.0.249.000-08). Os sujeitos foram 20 pacientes e a coleta de dados foi de abril a agosto de 2009. Para análise foi realizada a organização do conteúdo. Resultados: as categorias memória, orientação, participação social, julgamento e discernimento 15% dos pacientes tiveram escore de 0,5. No item afazeres domésticos/passatempos tivemos 20% dos pacientes com escore 0,5 em a categoria cuidados pessoais 60% dos pacientes tiveram escore 1 e 40% dos pacientes tiveram escore 2. Conclusão: percebemos um déficit importante nas atividades de vida diária que decorrem nos cuidados de enfermagem ligados a higiene, alimentação e doenças associadas (Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial). Com a progressão dos déficits de memória e orientação percebemos que os déficits de cuidados pessoais, julgamento/discernimento e afazeres domésticos tiveram uma tendência progressiva de piora. Descritores: doença de Alzheimer; cuidado de enfermagem; enfermagem; idoso dependente; demência; processo de enfermagem; plano de cuidados de enfermagem.RESUMENObjetivo: identificar la clasificación clínica de los clientes con la enfermedad de Alzheimer (AD) para el desarrollo de los cuidados de enfermería. Método: se trata de una investigación cuantitativa en el Centro de la UFRJ, depues aprobada por el Comité de Ética y Investigación en el Instituto de Psiquiatría de la Universidad Federal del Río de Janeiro (número del protocolo 0026.0.249.000-08). Los sujetos fueron 20 pacientes y la recolección de datos fue de abril a agosto de 2009. El análisis fue realizado para la organización del contenido. Resultados: la memoria de las categorías, la orientación, la participación social, la discriminación y el juicio del 15% de los pacientes tenían puntuaciones de 0,5. Em las tareas tema/hobbies tenía 20% de los pacientes con una puntuación de 0,5; en la categoría de cuidado personal el 60% de los pacientes tenían puntuaciones de 1 y 40% de los pacientes tenían puntuación de 2. Conclusión: hay un déficit importante en las actividades diarias en los cuidados de enfermería relacionados con la higiene, la nutrición y enfermedades asociadas (diabetes mellitus y la hipertensión). Con la progresión de los déficit de memoria y la orientación cuenta que el déficit en el cuidado personal, el juicio/discernimiento y de los hogares había una tendencia de empeoramiento progresivo. Descriptores: enfermedad de Alzheimer; cuidados de enfermería; enfermería; anciano dependente; demência; proceso de enfermería; plan de cuidados de enfermería.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Barbosa, Lilian Lopes, and Rodrigo Furtado de Carvalho. "O enfoque lúdico nas intervenções educativas em saúde bucal para idosos institucionalizados." Revista Brasileira de Extensão Universitária 11, no. 2 (July 8, 2020): 189–97. http://dx.doi.org/10.36661/2358-0399.2020v11i2.11091.

Full text
Abstract:
Um dos grandes desafios globais de saúde é proporcionar à população idosa longevidade associada à qualidade de vida. A institucionalização tem sido uma alternativa importante para oferta de cuidados a idosos. No entanto, nesses espaços, os idosos apresentam maiores demandas odontológicas se comparados aos idosos não institucionalizados. Somado a isso, há o desenvolvimento de problemas psicológicos, como baixa autoestima, depressão e isolamento social. Diante deste contexto, a realização de atividades de educação e promoção em saúde é essencial e pode ter resultados importantes quando desenvolvidas com enfoque lúdico. Sendo assim, este artigo teve como objetivo apresentar um relato de experiência da aplicação de conceitos lúdicos em intervenções educativas com idosos institucionalizados. Foram utilizados alguns jogos que são rotineiros entre os idosos, como bingo, pescaria, jogo da memória, todos adaptados à temática saúde bucal. Por meio dessas atividades foi possível oferecer informação, melhorar a percepção dos idosos sobre autocuidado em saúde bucal, estimulando a higiene bucal independente. Além disso, o enfoque lúdico mostrou-se efetivo e com grande potencial de desenvolvimento. Palavras-chave: Envelhecimento; Qualidade de Vida; Promoção de Saúde; Ludoterapia The ludic focus on educational interventions in oral health for institutionalized elderly Abstract: One of the most challenging global health issues is providing longevity associated with quality of life for the elderly population. Institutionalization has been an important alternative to provide it, however, in those spaces, the elderly has greater dental care demands when compared to the non-institutionalized population. Therefore, there is the development of psychological problems such as low self-esteem, depression, and social isolation. In this context, carrying out education and health promotion activities is essential and can have important results when carried out using a ludic approach. This article aimed to present a report of the experience of applying ludic concepts educational interventions within institutionalized elderly. Some routine games were used with the elderly population, such as bingo, fishing, memory games, each one of them adapted to the theme of oral health. Through these activities, it was possible to offer information, improve the elderly's perception of oral health, and encourage independent oral hygiene. Besides, the ludic approach proved to be effective and with great development potential. Keywords: Aging; Life Quality; Health Promotion; Play Therapy
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Rizzetti, Danize Aparecida, and Claudia Morais Trevisan. "Avaliação da capacidade funcional em pacientes portadores de sequelas de AVC participantes do projeto de hidrocinesioterapia aplicada às patologias neurológicas do idoso." Saúde (Santa Maria) 34, no. 1 e 2 (January 3, 2009): 32. http://dx.doi.org/10.5902/223658346494.

Full text
Abstract:
Os comprometimentos funcionais decorrentes do AVC prejudicam o desempenho das Atividades Básicas de Vida Diária (ABVD's) e das Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD), predispondo o indivíduo à incapacitância funcional. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o nível de capacidade funcional na realização das ABVD's e AIVD's nos idosos portadores de seqüelas de AVC que participam de um projeto acadêmico de extensão. Para a coleta de dados foi utilizada a Avaliação Funcional das escalas de Kats e Lawton, apud Netto (1996), aplicada através de um questionário aos participantes. Em relação às ABVD's, todos os participantes (n=10) levantam-se da cama, tomam banho, realizam os cuidados de higiene e controlam seu intestino sem ajuda. Em relação às AIVD's, 40% (n=4) dos participantes conseguem preparar, planejar e servir suas refeições sem auxílio. Conclui-se que a maioria dos pacientes é independente para a realização de ABVD's e as maiores limitações encontram-se nas AIVD's.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Alves, Thaís Da Silva, Andreones Roberto Félix, Jean Lemos Soares, Letícia Lima Magalhães, Eliseu Aldrighi Münchow, and Rodrigo Furtado de Carvalho. "RELATO DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL PARA IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS." REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 8, no. 3 (December 21, 2017): 167. http://dx.doi.org/10.24317/2358-0399.2017v8i3.5235.

Full text
Abstract:
Assim como vários países já passaram por um profundo processo de envelhecimento decorrente da transição demográfica, o Brasil vivencia um envelhecimento rápido. A partir da perspectiva de que os conhecimentos gerados na universidade poderiam ser trocados com a comunidade, através de atividades de extensão com linguagem e metodologias adequadas, este projeto objetivou promover educação em saúde para uma parcela populacional desprovida de atendimento especializado e suprir carências regionais em uma amostra populacional de idosos institucionalizados, no Município de Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil. O público alvo consistiu em idosos institucionalizados, com faixa etária entre 60 e 95 anos e a equipe de profissionais da Casa de Recuperação Dona Zulmira da Sociedade São Vicente de Paula. As atividades realizadas no projeto “Sorriso na melhor idade” abordaram temas como: noções básicas de saúde, saúde bucal, higiene bucal, alternativas protéticas existentes, cuidados para manutenção de próteses dentárias, importância de acompanhamento periódico com profissional Cirurgião-Dentista. Assim, promoveu-se saúde aos idosos e conhecimento à equipe de cuidadores, além de apresentar fundamental importância no processo de ensino e aprendizagem dos integrantes do projeto, viabilizando a troca de experiências e contribuindo para o crescimento pessoal e profissional. Conclui-se que a prática de promoção em saúde deve ser orientada sob a constatação da realidade e necessidade do grupo a ser assistido, possibilitando acesso a informações, promovendo a educação em saúde bucal e motivando o autocuidado. Palavras-chave: Saúde do Idoso, Saúde Bucal, Prótese Dentária Report of educational experiences in oral health for institutionalized elderly Abstract: Similarly to other countries that have already faced a strong aging process due to demographic transition, Brazil is now facing the same aging trend. Considering that knowledge produced at the university could be exchanged with the community through activities of extension with proper language and methodologies, the present study aimed to promote health education for a population sample of institutionalized elderly, deprived of specialized care, as well as supplying regional needs, in the city of Governador Valadares, Minas Gerais State, Brazil. The sample consisted of institutionalized elderly, ranging from 60 to 95 years-old, and the professional team of the Recovery House Dona Zulmira, from São Vicente de Paula Society. The activities conducted in the project “Smile at the best age” included topics such as basic health, oral health, oral hygiene, available prosthetic alternatives, care for maintaining dental prosthesis, and importance for the periodic follow-up with dentists. Therefore, health to the elderly and knowledge to the professional team were satisfactorily promoted, and experience exchange was obtained, contributing for the teaching and learning process of the project members and to their personal and professional development. It was concluded that the practice of health promotion should be guided by the reality and needs of the group under assistance, thus providing access to information, promoting education in oral health and motivating self-care. Keywords: Health of the Elderly, Oral Health, Dental Prosthesis Relato de experiencias educativas en salud bucal para ancianos institucionalizados Resumen: Al igual como en varios países ya han pasado por un profundo proceso de envejecimiento derivado de la transición demográfica, en Brasil vive un envejecimiento rápido. A partir de la perspectiva de que los conocimientos generados en la universidad podrían ser intercambiados con la comunidad a través de actividades de extensión con lenguaje y metodologías adecuadas, este proyecto tuvo como objetivo promover una educación en salud para un grupo poblacional desprovisto de atención especializada y suplir carencias regionales en una muestra poblacional de ancianos institucionalizados, en el Municipio de Governador Valadares, en Minas Gerais, Brasil. El público objetivo estuvo constituido por ancianos institucionalizados, con edades entre 60 y 95 años, y el equipo de profesionales de la Casa de Recuperación Dona Zulmira de la Sociedad São Vicente de Paula. Las actividades realizadas en el proyecto “Sonrisa en la mejor edad” abordaron temas como: nociones básicas de salud, salud bucal, higiene bucal, alternativas protéticas existentes, cuidados para el mantenimiento de prótesis dentales, importancia del control periódico del profesional Cirujano-Dentista. Así, se promovió la salud de los ancianos y el conocimiento del equipo de profesionales, además de presentar la importancia fundamental del proceso de enseñanza y aprendizaje de los integrantes del proyecto, viabilizando el intercambio de experiencias y contribuyendo al crecimiento personal y profesional. Se concluye que la práctica de promoción en salud debe ser orientada de acuerdo a la constatación de la realidad y a la necesidad del grupo a ser asistido, posibilitando el acceso a informaciones, promoviendo la educación en salud bucal y motivando el autocuidado. Palabras-clave: Salud del anciano, Salud bucal, Prótesis dental
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Cetolin, Sirlei Favero, Vilma Beltrame, Simone Kelly Cetolin, and Andreia Antoniuk Presta. "Dinâmica sócio-familiar com pacientes portadores de ostomia intestinal definitiva." ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) 26, no. 3 (September 2013): 170–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-67202013000300003.

Full text
Abstract:
RACIONAL: A pessoa que se submete a realização de uma ostomia intestinal definitiva, vivencia significativas alterações na dinâmica sócio-familiar. Na maioria das vezes percebe-se que elas apresentam-se fragilizadas devido à nova situação que se encontram. OBJETIVO:Analisar a dinâmica sócio-familiar de pessoas com ostomia intestinal definitiva. MÉTODO: Pesquisa qualitativa com base em informações coletadas na ocasião da retirada mensal das bolsas coletoras e acessórios fornecidos pelo Sistema Único de Saúde. Fizeram parte do estudo 12 usuários do município de São Miguel do Oeste no estado de Santa Catarina, que aceitaram participar da pesquisa. RESULTADOS: Foram oito mulheres e quatro homens; 11 eram idosos e todos estavam aposentados. Os usuários residiam com poucas pessoas. A maior família entrevistada possuía quatro pessoas, os demais residiam apenas com o cônjuge ou relataram residirem sozinhos. Todos os usuários informaram que contavam com alguém para auxiliá-los após a ostomia. Quatro usuários relataram que precisavam de auxílio rotineiramente e oito responsabilizavam-se sozinhos pela troca das bolsas, cuidado e higiene necessários. Sete relataram que possuíam algum tipo de dificuldade ou sentimento negativo pelo fato de utilizarem a bolsa coletora. Medo e constrangimento foram os sentimentos mais mencionados. Por outro lado, cinco usuários afirmaram que não possuíam dificuldades ou sentimentos negativos por serem ostomizados, e que estes sentimentos já tinham sido superados. CONCLUSÕES: A convivência com a ostomia é destacada como causadora de medos, constrangimentos, desconfortos e dúvidas. O suporte familiar e social pode promover uma nova identidade à pessoa portadora, possibilitando retorno da autoestima perdida e a reinserção social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Uchôa, Maira Beatrine da Rocha, Marlucilena Pinheiro Da Silva, Darci Francisco Dos Santos Junior, Victor Hugo Oliveira Brito, and Fabio Rodrigues Trindade. "O cuidador do portador de Alzheimer: revisão integrativa sobre o cuidar e a sobrecarga da atividade." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 48 (May 29, 2020): e3296. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e3296.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Destacar o que a literatura atualmente disponível discorre sobre o cuidador do portador de Alzheimer e a sobrecarga dessa atividade, apresentando os resultados por meio de uma revisão integrativa das publicações e discuti-las. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo revisão integrativa de literatura, com busca dos estudos no período de 2006 a 2019 nas bases eletrônicas: LILACS, BVS, SCIELO e Research Gate, e se utilizou os descritores: Cuidador, Idoso e Alzheimer. Resultados: Foram identificados 23 artigos nacionais, sendo 19 artigos originais e 4 de revisão, que caracterizam as atividades do cuidador que vão desde o auxílio na higiene a tarefas externas, o que evidencia a sobrecarga relacionada a rotina de cuidar do portador de Alzheimer, e consequentemente, no adoecimento. Considerações finais: Os estudos apontam intensa sobrecarga do cuidador, o que repercute negati­vamente na sua saúde mental e física e a necessidade de cuidados em saúde para esta população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Okuma, Silvia Mayumi, Ana Flávia Marostegan De Paula, Gabriela Pereira Do Carmo, and Marcela Maria Pandolfi. "Caracterização dos pacientes atendidos pela terapia ocupacional em uma unidade de terapia intensiva adulto / Characterization of patients assisted by occupational therapy in adult intenvise care unit." Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO 1, no. 5 (November 1, 2017): 574–88. http://dx.doi.org/10.47222/2526-3544.rbto8311.

Full text
Abstract:
A internação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e o processo de adoecimento podem gerar implicações negativas ao sujeito como alterações motoras, cognitivas e na participação nas atividades de vida diária. Muitos pacientes compartilham más experiências vivenciadas durante a internação em UTI (as quais desorganizam o sujeito, identificar as necessidades pode contribuir na elaboração do plano de tratamento adequado às demandas do paciente. Dessa forma,o objetivo do trabalho foi de caracterizar o perfil desses pacientes atendidos pela Terapia Ocupacional na UTI Adulto. Realizou-se uma pesquisa transversal observacional da qual participaram 37 sujeitos internados na UTI adulto de um hospital público da Zona Leste do município de São Paulo no período de junho a agosto de 2016. Verificou-se que as características mais presentes entre os participantes dos grupos conforme gênero, idade e dias de internação foram: fraqueza, dor, mobilidade reduzida, limitação no autocuidado, banho e higiene foram os mais presentes entre os participantes. Déficit cognitivo e queixa de memória foram os mais elencados no grupo dos idosos. A internação na UTI e o processo de adoecimento podem gerar implicações negativas ao sujeito como alterações motoras, cognitivas e na participação nas atividades de vida diária. Com base nos resultados identificou-se que os pacientes internados apresentaram fatores que interferem na participação nas atividades de vida diária (autocuidado, banho, higiene, arrumar-se no leito, alimentação e controle de esfíncter), e a atuação da Terapia Ocupacional pode contribuir de forma a minimizar os efeitos deletérios decorrentes da hospitalizaçãoAbstractMany patients live bad experiences during their stay in ICU, that disrupt the subject. Identifying the needs of the person can contribute to the elaboration of the treatment plan. Thus, is importante to identify the profile of the patients treated by Occupational Therapy in an Adult Intensive Care Unit. The study consisted of an observational cross-sectional study in which 37 subjects were hospitalized in the adult ICU of a public hospital in the East of the city of São Paulo from June to August 2016. The presence of weakness, pain, reduced mobility, self-care limitation, bathing and hygiene were the most frequent among the participants according to gender, age and days of hospitalization. Cognitive deficit and memory complaints were the most prominent in the elderly group. ICU hospitalization and the process of illness may cause negative implications for the subject, such as motor and cognitive impairment and difficulties in activities of daily living. The data made it possible to identify the profile of the patients treated by Occupational Therapy in the adult ICU, which makes it possible to guide the practice itself.Keywords: Occupational Therapy, Intensive Care Unit, Adult. ResumenMuchos pacientes comparten de las malas experiencias vivenciadas durante la internação en UCI, las cuales desorganizan el sujeto. Identificar las necesidades del sujeto puede contribuir en la elaboración del plan de tratamiento adecuado a las demandas del paciente. De esa forma, se resalta la importancia de identificar el perfil de los pacientes atendidos por la Terapia Ocupacional en la Unidad de Cuidados Intensivos de Adultos. Se realizó una investigación transversal observacional en que fueron evaluados 37 sujetos ingresados en la UCI de adultos de un hospital público de la Zona Este del municipio de São Paulo en el periodo de junio a agosto de 2016. Se verificó que presencia de flaqueza, dolor, movilidad reducida, limitación en el autocuidado, baño e higiene fueron los más presentes entre los participantes de los grupos según género, edad y días de internação. Déficit cognitivo y queja de memoria fueron los más elencados en el grupo de los ancianos. La internação en la UCI y el proceso de adoecimento pueden generar implicaciones negativas al sujeto como alteraciones motoras, cognitivas y en la participación en las actividades de vida diaria. Los datos posibilitaron identificar el perfil de los pacientes atendidos por la Terapia Ocupacional en la UCI de adultos, lo que posibilita a orientar la práctica.Palabras clave: Terapia Ocupacional, Unidad de Cuidados Intensivos, Adulto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Azambuja, Renato. "Medicina integrativa e a biopolítica da pandemia." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 12, spec (June 1, 2021): 1–2. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v12.1050.

Full text
Abstract:
Esse texto vincula-se a tese de doutorado que desenvolvo no PPG em Educação em Ciências UFRGS. Nele, trago situações e aspectos sócio-políticos e econômicos gerados pela pandemia atual para pensar o corpo e o cuidado no processo saúde/doença no âmbito da biomedicina e discutir possibilidades de práticas médicas integrativas. Trata-se de um estudo teórico que utiliza ferramentas foucaultianas. A pandemia vem alterando nossos hábitos, despertando uma gama de sensações e atitudes, especialmente em relação à morte. Cotidianamente a mídia veicula uma rede discursiva de práticas que visam a disciplinarização dos corpos e mentes através do saber especializado. A dinâmica da relação vital entre o coronavírus e os seres humanos alcança maquinismos sociais, econômicos e políticos, entre eles o déficit estrutural na saúde: a má distribuição de profissionais da saúde e de leitos hospitalares. O descaso histórico com a saúde pública torna-se visível num atendimento precário. Vida e a morte limitam-se ao déficit de respiradores artificiais na e insuficiência de equipamentos de proteção aos profissionais de saúde. Para o “combate”, a biomedicina preconiza estratégias de higiene, distanciamento físico e isolamento, depositando “esperança” na busca por vacinas através da modificação viral pela engenharia genética. Nesse cenário torna-se exposta a noção foucaultiana de que o corpo vivo e portanto sujeito à morte é o objeto fundamental da ação biopolítica: a tarefa é a produção de um tipo de corpo disciplinado e docilizado. Fabricar um corpo significa produzir saberes que se transformam em dispositivos para um conjunto de tecnicas pelas quais o poder governa a vida e a morte de sujeitos e populações. Tratam-se de técnicas de governo na gestão da vida como uma rede de poder que se capilariza na totalidade das relações sociais até implicar efeitos no corpo individual. Vê-se em funcionamento uma política de controle. A biomedicina revela um corpo sujeitado às verdades científicas, as quais não emergem das experiências do sujeito doente, mas do saber médico especializado. Como prática discursiva histórica, a biomedicina tende a gerar efeitos nos quais as pessoas se subjetivam enquanto corpos estruturados em órgãos, existindo independentemente dos contextos onde se processam suas relações e suas historicidades. Na correção do corpo e maximização da vida, cria verdades universais balizadas pela ciência objetiva e impessoal e associa-se à indústria farmacêutica. O enfrentamento proposto pela biomedicina à pandemia vem sendo: saber muito sobre a patologia orgânica e pouco sobre o estado emocional vivido na singularidade do sofrimento. Todavia, a pandemia escancara seus efeitos: pode-se chamar de espaço-tempo político, social e cultural: não afeta igualmente os segmentos da população. Os grupos sociais empobrecidos, com condições de moradia, trabalho, transporte, alimentação e cuidados precários, sofrem de forma mais aguda os efeitos da pandemia: as estratégias de controle da doença podem significar perda de emprego ou redução de salário. As condições inseguras de vida de moradores de rua, idosos e portadores de deficiências, moradores em asilos, são grupos cujos riscos transcendem suas biologias. Grupos que dificilmente obterão acesso às estratégias terapêuticas propostas pela biomedicina. Outrossim, afora a vigilância e disciplina, a constante ameaça da morte gera a suspeita acerca do outro e vê a doença como inimiga e não como processo da vida, no qual o adoecer integra as experiências e condições existenciais dos sujeitos. Emerge o paradoxo de evitar a morte de alguns e de deixar morrer a outros, aqueles desnecessários e inconvenientes ao sistema. Revela-se uma faceta das estratégias necropolíticas. Reduzidas à coisa biológica, algumas pessoas podem ser “esquecidas” para morrer, desconsiderando-se suas histórias singulares, base potencial de suas suscetibilidades individuais para adoecer. Ao alimentar o medo, alimenta-se o ódio e a ausência de compassividade, confunde-se o limite da morte, sua presença constante e sua negação, tornam-se, todos, fonte de estratégias biopolíticas. Por outro lado, pandemia mostra a produção de uma rede de relações capaz de perturbar o corpo, a atitude e a vida em vulnerabilidades compartilhadas, ao mesmo tempo em que singularmente experimentadas por cada um em seu território existencial. Faz pensar num corpo implicado e suscetível na relação com o outro, não somente orgânico e individual, mas constituído em um movimento existencial que é transindividual. Coloca a perspectiva de corpos e subjetividades coletivamente constituídos, mutuamente agenciados. Porém, ao serem sujeitadas ao biopoder de gestão do corpo e da vida, através das técnicas biomédicas, as pessoas não encontram espaço para suas experiências singulares de adoecimento. Implicado às suscetibilidades individuais, geralmente desconsideradas pelas práticas biomédicas, o adoecer pelo COVID pode se mostrar assintomático, brando ou grave, com tendência a apresentar sequelas - vasculares, neurológicas, oculares, respiratórias, entre outras. Outras práticas médicas, que defendem uma perspectiva integrativa de corpo/mente, podem trazer diferentes estratégias de cuidado voltadas para o equilíbrio dos processos existenciais, diminuindo a suscetibilidade ao adoecer e, caso adoecer, que a enfermidade possa transcorrer de forma benigna. No cenário atual, nada sabemos das experiências subjetivas daqueles que adoecem gravemente e de suas diferenças dos que quase não manifestam sintomas. Não sabemos os motivos do coronavírus afetar tão diferentemente os corpos. A biomedicina oferece a explicação imunológicas e genética. Minha proposição é alargar tal compreensão e buscar nas histórias cartográficas dos sujeitos sua suscetibilidade: as medicinas integrativas oferecem tal possibilidade. A implementação, no sistema de saúde, de políticas e práticas integrativas de saúde pode abrir caminhos para a diminuição dos custos, para práticas de cuidado alicerçadas na singularidade do sujeito e no cuidado de si, para produção de técnicas de cuidado transformadoras alicerçadas em corpos existenciais, cujo viés biológico é somente uma das facetas do si mesmo. Assim, a pandemia suscita condições para um novo umbral de relações humanas que podem proporcionar a produção de saberes médicos e de cuidado voltados ao estudo da relação mente/corpo como possibilidade para outras tecnologias em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Araujo, Ana dos Santos, Marilda Andrade, and Fabiana de Melo Amaral Gonçalves Pinto. "Higiene e saúde bucal em idosos na atenção primária: uma revisão sistemática." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 44 (March 19, 2020): e2673. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e2673.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar a relação entre higiene e saúde bucal em idosos saudáveis e com síndromes demenciais na atenção primária, destacando o efeito de ações educativas sobre o comportamento de idosos, cuidadores e profissionais. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, utilizando-se as bases de dados BBO, Medline e Lilacs, com corte temporal de cinco anos (2015-2019). A estruturação da pesquisa deu-se através do acrônimo PICO, utilizando-se os descritores (P) Aged and Primary Health Care and (I) Oral Hygiene and (C) não se aplica (O) Oral Health. Utilizaram-se estudos referentes à população idosa, com foco em higiene bucal, e excluíram-se os que abordavam percepções profissionais sem foco na higiene bucal. Resultados: Incluíram-se seis artigos, sendo quatro em inglês e dois em português. Os artigos abordaram a relação entre higiene e saúde bucal em idosos saudáveis e naqueles com alguma debilidade, como Doença de Parkinson e Doença de Alzheimer, discutindo, também, a importância de ações educativas para profissionais e cuidadores, assim como a falta de orientações em alguns casos. Conclusão: Vislumbram-se novas amostras para que sejam elaboradas políticas e programas eficientes e direcionados à promoção da saúde bucal em idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Ferreira, Clara Jéssica Silva, Dayse Bazílio Rosa De Souza, Emily Christine De Souza, Flávia De Oliveira, and Kellen Rosa Coelho. "O cuidado ao idoso institucionalizado: perspectivas dos cuidadores e da equipe de enfermagem." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 5 (May 30, 2021): e7230. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e7230.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever o perfil dos profissionais de enfermagem e dos cuidadores de idosos institucionalizados e compreender o cuidado a esses idosos, na perspectiva desses profissionais. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagens quantitativa e qualitativa, desenvolvido com os profissionais de enfermagem e cuidadores de idosos institucionalizados em 5 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s), localizadas no município de Divinópolis - Minas Gerais. Foram utilizados um questionário sociodemográfico e de condições de saúde e um roteiro semiestruturado para a coleta dos dados. Resultados: Participaram do estudo 36 profissionais responsáveis pelo cuidado aos idosos, majoritariamente caracterizados pelo sexo feminino, idade entre 31 e 49 anos, categoria profissional cuidadores de idosos e com boa condição de saúde autodeclarada. Emergiram duas categorias pela análise dos discursos: Cuidado ao idoso institucionalizado na visão do cuidador de idosos e da equipe de enfermagem e Fatores que influenciam no cuidado ao idoso institucionalizado. Conclusão: Permitiu compreender que o cuidado ao idoso institucionalizado provoca um misto de sentimentos no cotidiano do cuidar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Rodrigues, Sérgio Leandro Aquilas, Helena Akemi Wada Watanabe, and Alice Moreira Derntl. "A saúde de idosos que cuidam de idosos." Revista da Escola de Enfermagem da USP 40, no. 4 (December 2006): 493–500. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342006000400007.

Full text
Abstract:
O cuidado domiciliar aos idosos tem no cuidador familiar, geralmente o cônjuge, um grande aliado. Porém, verifica-se que estes freqüentemente têm queixas de saúde. Conhecer o significado de saúde para idosos cuidadores de seus cônjuges, quais as mudanças ocorridas após assumir este papel e como cuidam da própria saúde é o objetivo desse estudo qualitativo exploratório. Foram entrevistados idosos cuidadores de seus cônjuges. Os discursos foram analisados de acordo com a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo e apresentaram os seguintes resultados: Concepções de saúde: estar disposto, não ter sintomas, não precisar de médico, não depender de alguém ou demandar cuidado. Os cuidados com a própria saúde foram: controle alimentar, res-peito às rotinas e hábitos pessoais, desenvolvimento das atividades cotidianas, atividades físicas e acompanhamento médico. Mudanças percebidas após terem se tornado cuidadores: cansaço, stress, preocupação, aparecimento de sintomas e doenças, aumento dos riscos à saúde e mudanças no cotidiano e auto-estima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Ferreira, Raquel Conceição, Cláudia Silami de Magalhães, Enia Salles Rocha, Carolina Wolff Schwambach, and Allyson Nogueira Moreira. "Saúde bucal de idosos residentes em instituições de longa permanência de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil." Cadernos de Saúde Pública 25, no. 11 (November 2009): 2375–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2009001100008.

Full text
Abstract:
Este estudo transversal descreveu a saúde bucal de idosos residentes em instituições de longa permanência de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Uma amostra de 335 idosos acima de 60 anos de idade foi aleatoriamente selecionada. Os dados foram coletados dos registros das instituições, por entrevista e exame clínico da cavidade bucal. Avaliaram-se a higiene bucal, a cárie dentária coronária e radicular e a doença periodontal. Foi observada placa bacteriana em 76% das superfícies dentárias e 57% dos idosos usuários de prótese total superior apresentaram placa em pelo menos uma das superfícies. O CPOD foi de 30,8, com predomínio do componente perdido (94,2%) e 57,1% dos idosos apresentaram experiência de cárie radicular. A maioria dos idosos (78,2%) apresentou como pior condição periodontal sextante nulo e 64,5% dos sextantes válidos apresentaram bolsa periodontal de 4mm a 5mm e 47% perda inserção de 4mm a 5mm (47%). A saúde bucal dos idosos é precária, representada por higiene bucal deficiente, alta experiência de cárie, acentuada perda dentária e presença de bolsa periodontal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Quadros, Cristina Tereza Pires de, Maria Claudinete Vieira da Silva, Marglory Fraga de Carvalho, Monyque Évelyn dos Santos Silva, Isabella Barbosa Meireles, Carlos Roberto Lyra da Silva, and Cristiano Bertolossi Marta. "Importância dos cuidados de higiene oral realizados em pacientes intubados no centro de terapia intensiva." Saúde Coletiva (Barueri), no. 51 (December 1, 2019): 1933–38. http://dx.doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1933-1938.

Full text
Abstract:
A infecção é uma frequente complicação nas internações, com elevada mortalidade em UTI e aumento do tempo de internação. A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM), é a infecção mais comum entre pacientes com tubo intratraqueal. A higiene oral é um fator importante de ser controlado de modo a prevenir a PAVM. O objetivo é investigar a relevância da higiene oral na UTI, em clientela com tubo intratraqueal. MÉTODO: Revisão integrativa da literatura sobre o tema nos últimos 10 anos. RESULTADO: Na maioria dos casos a higiene oral cabe à enfermagem, onde mesmo tendo sua importância considerada unânime, muitos profissionais não seguem protocolos padronizados para este cuidado e falta investimento na capacitação. CONCLUSÃO: É fundamental estabelecimento de rotina de cuidado de higiene oral ao paciente intubado e o treinamento da equipe de enfermagem para realizar esse cuidado. Sendo benéfico para saúde dos pacientes e para os gestores, à medida que reduz custos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Del Duca, Giovâni Firpo, Aline de Deus Martinez, and Gisele Alsina Nader Bastos. "Perfil do idoso dependente de cuidado domiciliar em comunidades de baixo nível socioeconômico de Porto Alegre, Rio Grande do Sul." Ciência & Saúde Coletiva 17, no. 5 (May 2012): 1159–65. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232012000500010.

Full text
Abstract:
O estudo estimou a prevalência de cuidado domiciliar e identificou o perfil demográfico, socioeconômico, comportamental e de saúde dos idosos dependentes. O delineamento transversal e representativo das comunidades Restinga e Extremo Sul, de Porto Alegre (RS), incluiu 638 idosos. O cuidado domiciliar foi definido pela resposta positiva à questão: "O(a) Sr.(a) tem alguém aqui na sua casa para cuidar do(a) Sr(a)?". A prevalência de cuidado domiciliar encontrada foi de 25,4% (IC95%: 22,0; 28,8). Filhos(as) e esposos(as) foram responsáveis pela maioria do cuidado domiciliar prestado a idosos (40,7% e 37,0%, respectivamente). Homens, indivíduos sem companheiro(a), fisicamente inativos, com idade avançada, menor escolaridade e maior nível econômico, incapacidade funcional e que foram hospitalizados no último ano caracterizaram o perfil do idoso dependente. A alta prevalência de cuidado domiciliar serve de subsídio para políticas públicas destinadas a idosos. Dentre todas as características avaliadas, a incapacidade funcional, esteve mais fortemente associada ao cuidado domiciliar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Silva, Bárbara Tarouco da, and Silvana Sidney Costa Santos. "Cuidados aos idosos institucionalizados: opiniões do sujeito coletivo enfermeiro para 2026." Acta Paulista de Enfermagem 23, no. 6 (2010): 775–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002010000600010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Identifica a percepção de enfermeiros a respeito do cuidado de enfermagem direcionados às pessoas idosas residentes em Instituição de Longa Permanência para Idosos. MÉTODOS: Estudo prospectivo com elaboração de cenários futuros, com seis enfermeiros, nas quais se aplicou questionário. Na análise dos dados, utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo (ILPI). RESULTADOS: Do Discurso do Sujeito Coletivo, originaram-se as categorias: papel da Instituição de Longa Permanência para Idosos na vida dos idosos e familiares; desafios para o Brasil, a respeito do cuidado de enfermagem aos idosos residentes em ILPI; cuidados de enfermagem necessários para os idosos institucionalizados; realização de cuidados de enfermagem para os idosos residentes em ILPI; preparo do enfermeiro brasileiro para enfrentar adequadamente o cuidado de enfermagem para os idosos residentes em ILPI. Nessas categorias, considerou-se a elaboração de cenários futuros para o ano 2026. CONCLUSÃO: A questão central enfocou a necessidade de preparo dos enfermeiros para cuidar de idosos institucionalizados, agora e em 2026.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Oliveira, Déborah Cristina de, Anita Liberalesso Neri, and Maria José D'Elboux. "Ausência de expectativa de suporte para o cuidado aos idosos da comunidade." Revista Brasileira de Enfermagem 69, no. 3 (June 2016): 566–73. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690321.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: identificar fatores associados à ausência de expectativa de suporte para o cuidado aos idosos da comunidade. Método: foram utilizados parte dos dados do estudo multicêntrico "Fragilidade em Idosos Brasileiros", pesquisa quantitativa, epidemiológica e transversal desenvolvida no período de 2008 a 2009. Foram realizadas análises de comparação e regressão dos dados de 671 idosos. Resultados: a avaliação da expectativa de suporte para o cuidado aos idosos mostrou-se um bom indicador de risco para ausência de expectativa de suporte em mulheres, idosos que residiam sozinhos e com percepção ruim da própria saúde. Conclusão: conclui-se que é preciso refletir sobre o sistema de suporte oferecido aos idosos no Brasil, visto que o perfil destes que estão em risco é cada vez maior na população. Ressalta-se também a importância da inserção de métodos subjetivos para avaliação da percepção dos idosos sobre suporte para o cuidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Pedro, Rejane Eliete Luz Eliete Luz, Josemara De Paula Rocha, Renata Breda Martins, and Ângelo José Gonçalves Gonçalves Bós. "CARACTERÍSTICAS DO AUTOCUIDADO EM SAÚDE ORAL ENTRE IDOSOS RURAIS E URBANOS." Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano 16, no. 2 (November 5, 2019): 43. http://dx.doi.org/10.5335/rbceh.v16i2.10192.

Full text
Abstract:
Introdução: As condições de saúde oral da população idosa brasileira encontram-se em situação precária1. higiene, doenças da gengiva e até o desenvolvimento do câncer, se relacionam com as técnicas corretas de higiene bucal e ao autocuidado na cavidade oral2. Objetivo: Verificar as características do autocuidado em saúde oral entre idosos rurais e urbanos, através da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), dados de 2013. Método: Trata-se de um estudo transversal analítico de um banco de dados público oriundo da PNS, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2013. Foram selecionadas as informações dos indivíduos idosos (60 anos ou mais) em relação ao autocuidado em saúde oral e o local do domicílio dos idosos. Resultados: Dos 10.175 indivíduos idosos que responderam as questões de autocuidado bucal, observou-se que idosos urbanos apresentaram maiores frequências de escovação dental diária (2x ou mais) 83,78% (n= 6.997), uso de escova 99,24% (n=8.252), pasta dental 99,10% (n=8.240), fio dental 33,47% (n=2.783), e uma menor periodicidade de troca de escova dental, de uma vez ao ano ou nunca trocou 3,52% (n=293) em relação aos idosos rurais. Observou-se diferenças estatisticamente significativas entre os idosos rurais e urbanos (p<0,001). Conclusão: Idosos urbanos mostraram melhor autocuidado com relação a saúde oral do que idosos rurais. Torna-se importante a educação para a saúde, visando à promoção e prevenção da saúde oral dos idosos independente da sua área de moradia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

OLIVEIRA, AMANDA FERREIRA. "Principais modalidades fisioterapêuticas em idosos com pneumonia em um hospital privado de Goiânia." Revista Educação em Saúde 8, no. 2 (December 18, 2020): 15–25. http://dx.doi.org/10.37951/2358-9868.2020v8i2.p15-25.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever e analisar as modalidades fisioterapêuticas descritas para idosos internados com pneumonia em um hospital privado. Métodos: Estudo de coorte retrospectivo e analítico, realizado com 164 pacientes diagnósticados com PMN no período de 1 ano, em um hospital privado de Goiânia, Goiás, Brasil. Os dados foram coletados através de análise de prontuários disponibilizados pelo hospital, e transcritos para uma planilha de excel. Para análise utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov para distribuição da amostra, e para correlação o teste de Sperman. Resultados: Foram encontradas 21 modalidades de fisioterapia realizadas em pacientes idosos com pneumonia, sendo as mais frequentes a terapia de expansão pulmonar (95,1%), terapia de higiene brônquica (50%) e posicionamento funcional no leito (74,2%). Sobre os desfechos clínicos, 82,3% dos pacientes receberam alta e 16,1% evoluíram para o óbito. Houve correlação significativa entre o óbito e o posicionamento funcional no leito, terapia de higiene brônquica e aspiração de TOT e VAS (p≤0,05). Conclusão: As modalidades terapia de expansão pulmonar, posicionamento funcional, terapia de higiene brônquica, bombeamento de extremidade, alongamentos, sedestação beira leito e orientações ao paciente e familiares são as mais realizadas em pacientes idosos com pneumonia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Freitas, Adriana Valéria da Silva, and Ceci Vilar Noronha. "Idosos em instituições de longa permanência: falando de cuidado." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 14, no. 33 (June 2010): 359–69. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832010000200010.

Full text
Abstract:
Trata-se de pesquisa de cunho etnográfico que teve o objetivo de discutir o cuidado dispensado ao idoso que reside em instituição de longa permanência. A metodologia consistiu na realização de entrevista com uma idosa para a reconstrução da sua história de vida, aliada à observação sistemática no local. A análise do material empírico deu-se a partir da identificação de temas relevantes para o narrador, trabalhados por meio das categorias relativas ao cuidado, discutidas por meio de subcategorias: o autocuidado, o cuidado informal, o cuidado como caridade e o cuidado profissional. Os resultados indicaram que os cuidados prestados pelos profissionais, aos idosos, nem sempre correspondem ao que é deles esperado. Ressaltamos a importância de ampliar a discussão sobre instituições de longa permanência e o conceito de cuidado, levando em conta a sociabilidade do idoso e a promoção da sua saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Backes, Dirce Stein, Alexandre Antonio Naujorks, Leris Salete Haeffner, Cristina dos Santos de Freitas Rodrigues, Tanise Pereira Santini, and Juliana Silveira Colome. "Educação permanente mediada pela incubadora de aprendizagem: (re)significação do cuidado em saúde." Research, Society and Development 9, no. 5 (March 29, 2020): e61952425. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i5.2425.

Full text
Abstract:
Objetivo: (Re)significar o cuidado de enfermagem, por meio da educação permanente mediada pela Incubadora de Aprendizagem. Método: Pesquisa-ação conduzida a partir de processo de educação permanente em saúde, mediado pela Incubadora de Aprendizagem, entre julho e dezembro de 2018, com a participação de Técnicos de Enfermagem. Dentre as demandas sugeridas por gestores de um hospital de ensino, considerou-se para a (re)significação do cuidado de enfermagem as temáticas: Sinais vitais, Higiene corporal, Higiene oral e Precauções de isolamento. Resultados: Dos dados analisados resultaram três unidades temáticas: Distinguindo a dimensão técnica, rotineira e mecanizada do cuidado; Atribuindo significados ao cuidado de enfermagem; (Re)pensando atitudes e posturas profissionais. Considerações finais: (Re)significar o cuidado em saúde implica na indução de estratégias crítico-reflexivas. A educação permanente em saúde, mediada pela Incubadora de Aprendizagem, se constitui em artifício prospectivo para o (re)pensar de atitudes e posturas profissionais, cristalizadas pelo saber tradicional reprodutor e fragmentado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Monteiro, Lucicleia Dias, Loredana Nilkenes Gomes da Costa, Thiago Nobre Gomes, Rodrigo Elisio de Sá, Lenilson do Nascimento Melo Junior, Hélio Mateus Silva Nascimento, Lucas Florencia da Silva, Gabrielle Costa Sousa, Annarelly Morais Mendes, and Valentina Rhémily de Melo Vasconcelos. "Fatores associados à prevalência de Enteroparasitoses em idosos no Brasil: uma revisão integrativa da literatura." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 18, 2021): e202101220291. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20291.

Full text
Abstract:
As maiores prevalências de enteroparasitoses ocorrem nos países em desenvolvimento e constituem um grande problema de saúde pública. Embora tais infecções sejam comuns durante a infância, no entanto, outros grupos etários não estão isentos de adquiri-las, pois sua transmissão está intimamente relacionada as más condições sanitárias e de higiene dos indivíduos. O presente estudo buscou analisar na literatura científica, os fatores associados a prevalência de enteroparasitoses em idosos no Brasil. Trata-se de uma pesquisa retrospectiva, com revisão literária a partir de publicações indexadas nas bases de dados BVS, SciELO e Google Acadêmico. Utilizou-se como descritores de busca os termos “parasitoses” e “idosos” e “prevalência”. Como critérios de inclusão, foram consideradas as pesquisas publicadas entre os 2000 e 2020, textos completos. Como critérios de exclusão, foram desconsiderados estudos em outros países, dissertações e monografias. Os resultados encontrados demonstraram alta prevalência de enteroparasitoses em idosos no Brasil, além de identificar vários fatores atribuídos à sua predisposição, sobretudo referente aos hábitos de higiene e saneamento básico. Apesar de detectar alguns fenômenos tais como, as condições higiênico-sanitário que podem facilitar a presença do parasitismo em idosos, foi observado também que nenhum fator determina absolutamente a positividade na população geronte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Flores, Gisela Cataldi, Zulmira Newlands Borges, Maria de Lourdes Denardin-Budó, and Fernanda Carlise Mattioni. "Cuidado intergeracional com o idoso: autonomia do idoso e presença do cuidador." Revista Gaúcha de Enfermagem 31, no. 3 (September 2010): 467–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-14472010000300009.

Full text
Abstract:
Objetivou-se descrever e interpretar a autonomia e a presença como determinantes e significantes do cuidado intergeracional com o idoso. Pesquisa qualitativa, etnográfica, com dados coletados por entrevista e observação participante. Utilizou-se análise de conteúdo para análise dos dados. Os sujeitos foram dez idosos e seus respectivos cuidadores. Emergiram duas categorias temáticas: a autonomia como determinante do cuidado e a presença como significante do cuidado. A relação dos idosos com seus cuidadores está baseada na garantia da preservação da sua autonomia, a qual os faz se sentirem cuidados. A presença significou cuidado para a maioria dos idosos, determinada pela disponibilidade e por estar perto, o que representou segurança. Dessa forma, o cuidado intergeracional com o idoso deve ser norteado pelo respeito e pela preservação da sua autonomia, considerando-se, ainda, a importância da presença condicionada ao respeito à totalidade e à complexidade das pessoas aos seus modos de vida e valores culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Del Duca, Giovâni Firpo, Elaine Thumé, and Pedro Curi Hallal. "Prevalência e fatores associados ao cuidado domiciliar a idosos." Revista de Saúde Pública 45, no. 1 (February 2011): 113–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102010005000047.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estimar a prevalência do cuidado domiciliar a idosos e identificar fatores associados. MÉTODOS: Estudo transversal de base populacional com 598 indivíduos com idade > 60 anos, selecionados em amostragem por conglomerado em dois estágios na cidade de Pelotas, RS, entre 2007 e 2008. O cuidado domiciliar foi definido a partir da resposta positiva à seguinte pergunta: "O(A) Sr.(a) tem alguém aqui na sua casa para cuidar do(a) Sr.(a)?". Dados sobre potenciais fatores associados ao cuidado domiciliar foram coletados em questionário padronizado. Empregou-se o modelo de regressão de Poisson com variância robusta nas análises bruta e ajustada levando-se em consideração a amostragem por conglomerados. RESULTADOS: A prevalência de cuidado domiciliar foi de 49,5% (IC95%: 44,5;54,5). Entre aqueles que tinham cuidador, 39,5% relataram ser cuidados por esposo(a), enquanto a opção cuidador contratado foi relatada por 4,7% dos idosos. Na análise ajustada, observou-se associação do cuidado domiciliar com o sexo masculino, ter companheiro(a), aumento da idade e presença de incapacidade funcional para atividades instrumentais da vida diária. A escolaridade e o nível de atividade física apresentaram associação inversa com a ocorrência de cuidado domiciliar. CONCLUSÕES: A alta prevalência de cuidado domiciliar encontrada pode causar sobrecarga aos familiares, responsáveis pela maioria do cuidado prestado. Esses achados são importantes para o planejamento de ações em saúde destinadas à assistência ao idoso e familiares. Atenção específica deve ser destinada a indivíduos com idade avançada, baixa escolaridade e com incapacidade para atividades instrumentais da vida diária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography