Academic literature on the topic 'Imagem do destino'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Imagem do destino.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Imagem do destino"

1

Santana, Lilian Dominguez, and Marlusa de Sevilha Gosling. "Imagem Única de Destino: atributos exclusivos do destino Ilhéus, BA, Brasi." Revista Turismo em Análise 28, no. 1 (2017): 71–90. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i1p71-90.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo desenvolver uma escala de mensuração da imagem única de um destino turístico a partir da percepção de profissionais diretamente ligados ao turismo local. O destino turístico pesquisado foi Ilhéus, principal cidade da zona turística Costa do Cacau no estado da Bahia, e realizou-se pesquisa de cunho qualitativo com 14 profissionais (professores universitários e profissionais ligados ao turismo de Ilhéus). A análise dos dados deu-se por análise de conteúdo, a partir da qual verificou-se a imagem única do destino principalmente relacionada a três aspectos: ambiente natural, atrativos e ambientação. Os resultados apontam que a singularidade do destino Ilhéus em relação a outros destinos semelhantes condiz com imagens comumente associadas ao destino (Jorge Amado, praias, cacau, chocolate); porém, também surgiram outros aspectos que representam oportunidades para promoção do destino. Por fim, os 14 atributos identificados compõem uma escala de mensuração da imagem única do destino Ilhéus que pode ser aplicada em estudos futuros relacionados a diferentes atores turísticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Meira, Jessica Vieira de Souza, Fabrícia Durieux Zucco, and Thiago dos Santos. "Imagem Cognitiva e Imagem Afetiva: um estudo do destino Blumenau, SC, Brasil." Revista Turismo em Análise 28, no. 1 (2017): 134–48. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i1p134-148.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, observou-se um aumento considerável de destinos que almejam desenvolver a atividade turística com o objetivo de alavancar a economia local. Concomitante a esta situação, surgiram estudos voltados à competitividade de destinos, englobando as mais diversas temáticas, voltadas principalmente ao marketing e à gestão. A imagem de destinos é abordada com bastante frequência nesses estudos, uma vez que, por meio dela, um destino pode diferenciar-se de seus concorrentes. Em virtude desse cenário, este estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre a imagem cognitiva e a imagem afetiva do destino Blumenau (SC, Brasil). A pesquisa caracteriza-se por ser exploratória, descritiva e comparativa, com abordagem qualiquantitativa. Para descrever a imagem cognitiva, realizou-se uma análise morfológica e de conteúdo das 579 palavras e 117 imagens encontradas nos folders e no site promocional da cidade. Posteriormente, aplicou-se aos dados a Modelagem de Equação Estrutural (MEE) e testes de correlação (Coeficiente de Spearman). Para descrever a imagem afetiva, utilizou-se o estudo realizado por Reis et al., que analisa a marca Blumenau a partir da perspectiva dos seus residentes. Os resultados demonstram que a imagem cognitiva corresponde à afetiva, uma vez que a comunicação publicitária de Blumenau promove a cultura germânica, elemento fundamental da autoimagem dos residentes do município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cerdeira, João H. da Luz, and Adriana Fernandes. "Estudo da imagem da região turística de Lisboa." RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, no. 40 (December 1, 2020): 89–111. http://dx.doi.org/10.17013/risti.40.89-111.

Full text
Abstract:
A indústria turística mundial registou um crescimento anual constante e encontrava-se em franca expansão até março de 2020, quando foi fortemente afetada pela pandemia Covid-19. Acredita-se que para a reinvenção e reforma do setor se terá de investir fortemente na criação e gestão da perceção dos turistas sobre a imagem dos destinos turísticos. Tendo em vista este contexto, o presente estudo objetiva analisar a imagem da região de Lisboa através da utilização de User Generated Content (UGC). A metodologia utilizada tem como base de análise três componentes de interações do turista com o destino: imagem Designativa, Estimativa e Prescritiva. Foram utilizados 51 mil reviews do ano de 2019, em inglês, contendo opinião de turistas de 131 nacionalidades sobre a região turística de Lisboa. Os resultados revelam que Lisboa tem uma imagem caracterizada por reviews positivos e oferecem novos conhecimentos sobre a gestão da imagem do destino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Chagas, Márcio Marreiro das, Sérgio Marques Júnior, and Andressa Cristine Ferreira Duarte. "Análise do processo de formação da imagem de destinos turísticos de sol e praia: um estudo em Canoa Quebrada/CE." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 7, no. 3 (2013): 456–75. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v7i3.650.

Full text
Abstract:
O estudo buscou analisar o processo de formação da imagem de destinos turísticos de Sol e Praia, a partir do exame causal entre Motivação, Percepção/Avaliação Cognitiva e Afetiva e Fontes de Informações com foco no destino Canoa Quebrada/CE. Para tanto, se empreendeu uma investigação do tipo exploratório-descritiva, com enfoque analítico quantitativo, do tipo Survey. O processo amostral foi probabilístico, sendo a escolha do sujeito aleatória simples. A coleta ocorreu nos principais pontos turísticos do destino Canoa Quebrada/CE, com questionários aplicados aos turistas nacionais brasileiros, atingindo o total de 208 entrevistados. Dentre os principais resultados, conclui-se que formação da imagem ocorre a partir da influência direta das Motivações dos turistas, dos Componentes Afetivos e Cognitivos do destino, sendo excluídas da relação direta as Fontes de Informações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Zucco, Fabrícia Durieux, Melise De Lima Pereira, Pablo Flôres Limberger, and Christian Daniel Falaster. "Avaliação da imagem de um destino turístico no Instagram." Turismo Visão e Ação 20, no. 3 (2018): 490. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v20n3.p490-499.

Full text
Abstract:
Com os avanços tecnológicos, as imagens postadas nas redes sociais de fotografia (Instagram) são utilizadas como ferramentas de avaliação pelos turistas, desta forma, o gerenciamento destas ferramentas são essenciais para os destinos turísticos. O objetivo desta pesquisa é avaliar a imagem do destino turístico Salvador, Bahia, Brasil, a partir das publicações de uma rede social de fotografia, o Instagram. O presente trabalho analisou 400 imagens marcadas no Instagram com a hashtag #salvador, sendo que para a categorização das imagens coletadas foram utilizadas as dimensões da imagem cognitiva e motivacionais de Baloglu e Mccleary (1999). A pesquisa é exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada, de forma aleatória, na rede social Instagram, por meio do software Seekr Monitor, uma ferramenta para monitoramento e gestão das mídias sociais. Por meio de análise de regressão linear múltipla, identificou-se a existência de relações causais positivas e negativas entre as dimensões da imagem e motivacionais do destino turístico e o número de curtidas por seguidor no Instagram. Os resultados indicam que as Destination Management Organization (DMOs) de Salvador (BA) devem direcionar seus esforços promocionais nas redes sociais virtuais, envolvendo a formação da imagem de valor ao ambiente, em vez de comercializar o destino por meio dos apelos motivacionais do prestígio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Scalabrini, Elaine Cristina Borges, Paula Cristina Remoaldo, and Júlia M. Lourenço. "Imagem de Destinos Turísticos: um estudo sobre as publicações brasileiras." Revista Turismo em Análise 26, no. 3 (2015): 541–57. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i3p541-557.

Full text
Abstract:
Os estudos referentes ao turismo dedicam-se à compreensão de diferentes temas, sendo que um bastante analisado à escala internacional é a questão da imagem de um destino turístico. O interesse por este tema é percebido em diversas áreas do conhecimento, como a sociologia e o marketing. No Brasil, há diversos pesquisadores dedicando-se à imagem dos destinos turísticos. Assim, buscando compreender de que forma este tema tem sido trabalhado no Brasil, este estudo de caráter bibliográfico teve como objetivo analisar e compreender as publicações sobre imagem de destinos turísticos em periódicos brasileiros, nos últimos seis anos (2008-2014). A partir de um levantamento dos artigos publicados neste período, usando como ferramenta de busca o site “Publicações de Turismo”, foram identificados vinte e oito artigos. A análise permitiu verificar que os estudos estão concentrados na compreensão da imagem de um determinado destino. Os artigos analisados são predominantemente estudos empíricos e há um equilíbrio entre os de caráter quantitativo e qualitativo. No que diz respeito à bibliografia, foi possível identificar que os autores brasileiros que têm trabalhado com o tema de imagem de destinos, já buscam bibliografias internacionais para fundamentar os seus estudos. Também nos trabalhos sobre este tema, identificou-se uma maior maturidade dos autores no que diz respeito à utilização das ferramentas estatísticas. Alguns estudos fazem uma análise aprofundada dos estudos internacionais e aplicam estas teorias no Brasil. Conclui-se que este tema tem sido estudado com maior profundidade no país, se comparado com os temas como o da percepção de residentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Coelho, Mariana de Freitas, and Marlusa Gosling. "Em Busca da Definição de Reputação de Destinos Turísticos: significados e temas associados a partir da visão de profissionais." Revista Turismo em Análise 26, no. 2 (2015): 262–81. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i2p262-281.

Full text
Abstract:
Pesquisadores de marketing turístico têm enfatizado a importância da imagem do destino turístico no processo de escolha de um lugar para visitar. No entanto, faltam pesquisas sobre reputação desses mesmos destinos turísticos, que pode ser usada como uma ferramenta para atrair visitantes potenciais. Autores como De Chernatony (1999), Gioia et al. (2000) e Torres et al. (2011) afirmam que o foco na imagem da marca evoca percepções recentes, que estão sujeitas a alterações. Portanto, estudos de reputação lidam com impressões mais consistentes do que a imagem do destino e consideram várias imagens percebidas ao longo do tempo. O método da pesquisa foi a abordagem qualitativa. O objetivo do artigo foi compreender o significado da reputação de destinos turísticos e seus temas associados. Quinze especialistas foram entrevistados e suas respostas foram classificadas em três áreas de conhecimento: Administração/Gestão, Marketing e Turismo. As respostas foram analisadas com base em Creswell (2007) e Bardin (2008) e os dados foram codificados em temas relacionados à literatura de reputação corporativa e reputação de destinos. Dentre os resultados, em geral, os entrevistados indicaram a associação de reputação e imagem e a importância do tempo para a formação da reputação. Além disso, o estudo identificou as peculiaridades apontadas por cada grupo, como por exemplo, uma ênfase no contexto social (Turismo), a importância da gestão (Administração/Gestão) e a avaliação de indivíduos ou grupos (Marketing). Finalmente, o estudo demonstrou que a reputação dos destinos turísticos é integrada a pelo menos quatro temas: comunicação, avaliação, diferenciação e tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bedran, Felipe Nasrallah, Vivian Iara Strehlau, Sergio Garrido Moraes, and Tatiana Terabayashi Melhado. "Influência do Cosmopolitanismo na Formação da Imagem de um Destino: Uma Análise da Cidade de São Paulo." Revista Brasileira de Marketing 13, no. 6 (2014): 94–106. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v13i6.2854.

Full text
Abstract:
O presente trabalho buscou descobrir como o cosmopolitanismo influencia na formao da imagem de destino. Foram investigados estrangeiros que conhecem a cidade de So Paulo, escolhida por sua importncia nacional e internacional. Buscou-se levantar o estado da arte dos estudos sobre o cosmopolitanismo, que indica a caracterstica do cosmopolita em querer conhecer outras culturas, alm da sua nativa, que o leva a viajar por outras regies, pases, para se aprofundar em outra forma de sociedade e tentar se misturar a ela. Assim ele tem caractersticas prprias, que influenciam na forma como ele vive e consome produtos. A imagem de destino um constructo utilizado nos estudos sobre turismo e por profissionais de marketing que querem desenvolver um local como possvel destino de viagens. Para entender como o comportamento descrito acima influencia na formao da imagem de destino, foram utilizadas duas abordagens metodolgicas para a obteno de melhores resultados. Foram feitas entrevistas com representantes da organizao de marketing de destino de So Paulo, bem como entrevistas pessoais com turistas estrangeiros, com anlise de contedo na etapa qualitativa e uma survey, com 205 estrangeiros na etapa quantitativa. Os dados foram analisados com a utilizao de estatstica uni e multivariada, com ANOVA e modelagem de equaes estruturais. O resultado da pesquisa demonstrou que o cosmopolitanismo, alm da renda, influenciam no aspecto afetivo da formao da imagem do destino So Paulo, enquanto que o objetivo da estada influencia no aspecto cognitivo e seu tempo de permanncia influencia nos dois aspectos da imagem deste destino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Adrielly Florêncio de, and Michel Jairo Vieira da Silva. "Telenovelas brasileiras criando imagens e imaginários turísticos: o caso do destino Rio Grande do Norte." Turismo Visão e Ação 21, no. 1 (2018): 2. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v21n1.p2-22.

Full text
Abstract:
O uso de produções audiovisuais televisivas para promoção de destinos no Brasil tem sido uma ferramenta importante, principalmente pelo alcance ainda forte da TV. E quando se trata do uso de telenovelas (que tem tradição em criação e exportação), a aparição de destinos turísticos na trama se torna relevante na publicização e na criação de imaginários turísticos. Diante disso, o estudo buscou apresentar os elementos que compõem a imagem e o imaginário turístico do destino Rio Grande do Norte a partir das telenovelas da Rede Globo e do SBT (1986-2016). Metodologicamente, o trabalho faz uma abordagem qualitativa, desenvolvendo análise documental e de conteúdo fílmico de oito telenovelas gravadas no RN. Os resultados apontam para a construção de imaginário que nem sempre remete ao estado (apenas como cenário não identificado), já que algumas telenovelas não divulgam o nome do destino. E quando enfatizam se passar no estado, evidenciam um destino de motivação sol e praia, com poucos elementos culturais e históricos, com foco principalmente em casais em programação romântica, com pequenos elementos de aventura. Conclui-se que tal ferramenta se consolida como uma importante maneira de divulgação do destino RN, entretanto limita o imaginário do estado, que deveria diversificar a publicização de sua oferta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bonfim, Valéria Oliveira, Marlusa de Sevilha Gosling, Kelly Cristine de Oliveira Meira, and Iury Teixeira de Sevilha Gosling. "INDUTORES DA IMAGEM DE BELO HORIZONTE COMO DESTINO TURÍSTICO: A PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES." Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 22, no. 1 (2017): 61. http://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2017v22n1p61-84.

Full text
Abstract:
O turismo é uma atividade econômica importante, trazendo divisas para os destinos, que buscam tornarem-se competitivos. Nesse contexto, a opinião de residentes sobre as cidades torna-se relevante fonte de informação. O objetivo desse artigo é propor e testar um modelo de fatores teoricamente justificados que influenciam a percepção do morador em termos da imagem de Belo Horizonte, enquanto destino turístico. Para isso, realizou-se uma pesquisa quantitativa (survey) com 185 residentes. A análise de dados apontou que não há diferenças de percepção dos construtos entre homens e mulheres (teste t). Adicionalmente, a regressão linear múltipla apontou que Qualidade da Oferta Turística, os Equipamentos Turísticos e a Infraestrutura Básica foram positivamente relacionados à imagem da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Imagem do destino"

1

Pérez-Nebra, Amalia Raquel. "Medindo a imagem do destino turístico." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2005. http://repositorio.unb.br/handle/10482/1546.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2005.<br>Submitted by Tania Milca Carvalho Malheiros (tania@bce.unb.br) on 2009-07-29T16:33:44Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Amalia_Raquel.PDF: 2017591 bytes, checksum: 17492806e967545787f70649b4abcdf9 (MD5)<br>Rejected by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br), reason: Tânia, Por favor, incluir informações adicionais. Grata, on 2009-07-31T12:22:09Z (GMT)<br>Submitted by Tania Milca Carvalho Malheiros (tania@bce.unb.br) on 2009-07-31T12:28:00Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Amalia_Raquel.PDF: 2017591 bytes, checksum: 17492806e967545787f70649b4abcdf9 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2009-07-31T12:53:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Amalia_Raquel.PDF: 2017591 bytes, checksum: 17492806e967545787f70649b4abcdf9 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2009-07-31T12:53:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Amalia_Raquel.PDF: 2017591 bytes, checksum: 17492806e967545787f70649b4abcdf9 (MD5) Previous issue date: 2005-03-10<br>O potencial turístico do Brasil é reconhecido por diversos segmentos. Todavia, sabe-se de sua pouca representatividade no cenário internacional. Assim, optou-se por conhecer qual a imagem que se faz do Brasil no exterior. A literatura aponta para uma negligência dos fatores psicológicos da imagem do destino turístico de maneira geral. Imagem é um construto do comportamento do consumidor que indica sua atitude pré-compra. Para tal,objetivou-se a construção e validação de um Instrumento de Imagem do Destino Turístico,para posterior comparação dos turistas reais (que já vieram ao Brasil) com turistas potenciais (que nunca vieram). A pesquisa possui duas hipóteses: 1. O instrumento validado apresentaria 10 fatores, e 2. Turistas reais teriam uma imagem diferente quando comparados aos turistas potenciais. Para a pesquisa se construiu um sítio eletrônico em quatro idiomas e foram enviados, para a população em geral, 452 e-mails também escritos nos mesmos quatro idiomas, e era solicitado a cada pessoa que encaminhasse a mensagem para seus conhecidos que fossem estrangeiros não-residentes no Brasil. A pesquisa foi respondida por 658 pessoas, de 66 diferentes países, as quais selecionaram preponderantemente o inglês (58,8%). Do total de respondentes, com média de idade de 33,2 anos (dp=11,5), 58,7% eram do sexo feminino, 53,9% eram solteiros(as), 67,1% se declararam sem filhos(as), mais de 80% já haviam concluído o terceiro grau, a maioria já havia feito viagem internacional (90,8%), mas poucos vieram ao Brasil (26,8%). O tratamento dos dados foi realizado por meio de análise fatorial e análise de resposta ao item, além da diferença entre os grupos. Os resultados ofereceram subsídios suficientes tanto para alcançar o objetivo de construir e validar um Instrumento de Ima gem do Destino quanto para refutar a primeira hipótese do trabalho, em que as 10 dimensões previstas não foram confirmadas. Foram encontrados no estudo cinco fatores: 1. Cenário específico (relativo a paisagens do Brasil), 2. Cultura local (manifestações e aprendizagem sobre a cultura local), 3. Luxo e conforto (opções de luxuosas a rústicas), 4. Infra-estrutura e segurança (segurança e facilidades), e 5. Recreação e entretenimento (opções de recreação e festas). O segundo objetivo também foi alcançado. A hipótese de que conhecer o Brasil afetaria sua imagem encontrou apoio parcial nos dados. Comparando os dois grupos, para quem veio ao Brasil, apenas um fator apresentou diferença significativa e positiva – Recreação e entretenimento – e outro significativa e negativa – Cultura local. A literatura aponta que o contato apresentaria alguma variação na avaliação. Nesta pesquisa, isso foi observado somente em dois fatores, o que induz a questionamento acerca da forma de divulgação do turismo brasileiro, já que se está produzindo resultados opostos. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT<br>Potential Tourism in brazil is recognized in some segments, however, it is known to represent little in the international scenario. This research was conducted to investigate what image foreigners have about Brazil. In general, the literature is lacking psychological factors in Tourism Destination Image. Image is a consumer behaviour construct, which indicates pre-buying attitude. Therefore, this work aimed at constructing and validating a Tourism Destination Image Scale for comparison between real tourists (who came to Brazil) and potential tourists (who never came). There were two hypotheses in this research: 1. that validated instrument would present 10 factors and 2. real tourists would have different image when compared to potential tourists. The present research used an electronic site in four different languages which was constructed and 452 e-mails were written and sent in the same four languages for the general population. These e- mails asked the participants to forward them to foreign and non-Brazilian resident. This research had 658 participants, them from 66 different countries. The main language of the sample was English (58.8%), females (58.7%), singles (53.9%), without child (67.1%), and the was mean age 33.2 (SD=11.5) years old. More than 80% had completed the equivalent of a bachelor’s degree, the majority travelled to international locations (90.8%), but few travelled to Brazil (26.8%). Factor analysis, Item Response Theory and Group Differences were conducted. The results validated the Destination Image Scale and refuted the first hypothesis. Five factors were found in this study: 1. Specific scenario (relating to Brazilian landscape), 2. Local culture (local culture manifestations and learning), 3. Luxury and comfort (luxury and rustic options), 4. Infra-structure and security (security and facilities), and 5. Recreation and entertainment (recreation and parties). The second hypothesis was confirmed. That is knowing the country, will affect the image. Only one factor showed positive significant difference for people coming to Brazil – Recreation and entertainment – and one showed negative significant difference – Local culture. The literature states that contact affects the perception of the country, and in this study, only two factors confirmed this relationship. This indicates that Brazilian broad of tourism and its advertisement may be misleading in its declaration of such notion. __________________________________________________________________________________ RESUMEN<br>El potencial turístico brasileño es reconocido por diversos segmentos. Todavía, se sabe de su poca representatividad en el escenario internacional. Así, se opto por conocer cual la imaginen que se hace del Brasil en el exterior. La literatura apunta para la negligencia de los factores psicológicos de la imagen del destino turístico de manera general. La imagen es un concepto del comportamiento del consumidor que indica su actitud pre-compra. Para tal, se objetivó la construcción y validación de un Instrumento de Imagen del Destino Turístico para posterior comparación de los turistas reales (que conocían el Brasil) con turistas potenciales (que nunca vinieron). La investigación posee dos hipótesis: 1. El instrumento validado presentaría 10 factores y; 2. Turistas reales tendrían un imagen distinta cuando comparados a los potenciales. Para la investigación se construyo un sitio electrónico en cuatro idiomas y se fueron enviadas 452 cartas electrónicas también escritas en los mismos cuatro idiomas, para la populación en general, y les era solicitado que reenviasen para sus conocidos que fuesen extranjeros no residentes en el Brasil. Respondieron a la investigación 658 personas, de 66 países. El idioma preponderante fue el ingles (58,8%), 58,7% eran del sexo femenino, con media de edad de 33,2 anos (sd=11,5), más del 80% ya habían concluido el tercer grado, solteros/as (53,9%), sin hijos (67,1%), la mayoría ya hizo viajen internacional (90,8%), pero pocos vinieron al Brasil (26,8%). El tratamiento de los datos fue de análisis factorial, análisis de respuesta al ítem, y comparación entre grupos. Los resultados ofrecen subsidios suficientes tanto para llegar al objetivo de construir y validar un Instrumento de Imagen del Destino cuanto para refutar la primera hipótesis del trabajo, donde las 10 dimensiones previstas no fueron confirmadas. Han sido encontrados cinco factores: 1. Escenario específico (relativo a los paisajes del Brasil), 2. Cultura local (manifestaciones y aprendizaje sobre la cultura local), 3. Luxo y conforto (opciones de lujosas a rusticas), 4. Infraestructura y seguridad (seguridad y facilidades), y 5. Recreación y Entretenimiento (opciones de recreación y fiestas). El segundo objetivo también fue alcanzado. La hipótesis de que conocer el Brasil afectaría en su imagen encontró apoyo parcial en los datos. Apenas un factor presentó diferencia significativa y positiva – Recreación y entretenimiento –, y otro significativa y negativa para quien vino al Brasil – Cultura local. La literatura apunta que personas que tuvieron contacto presentan alguna variación en la evaluación. En esta investigación, se observó que apenas en dos factores esto ocurrió, lo que ind uce a cuestiones a cerca de la divulgación del turismo brasilero, ya que ella está produciendo incluso resultados opuestos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalho, Ana Maria Duarte de. "A imagem de Cabo Verde como destino turístico no mercado do destino português." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1764.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo<br>São visíveis os impactes do turismo em Cabo Verde, quer positivos: crescimento da sua participação no PIB nacional (23% em 2007), quer dos negativos: falta de um desenvolvimento sustentável, que traga benefícios à população local. O marketing turístico é parte integrante do plano de desenvolvimento (sustentável) de um destino turístico, assumindo-se como uma ferramenta importante para o desenvolvimento turístico e para a concretização dos objectivos predefinidos. Um plano de marketing sustentável, que almeje a afirmação duradoura de um destino turístico, define particularmente quais os principais segmentos de mercado (tipo de turistas) que se pretende captar, e a partir daí promove a organização e criação de produtos turísticos orientados para a satisfação das necessidades desse segmento de mercado. A promoção contribui directamente para o aumento do número de visitantes num destino e, consequentemente para o incremento do volume de negócios desse destino, gerando mais valias para os agentes económicos (receitas), entidades públicas (impostos e taxas) e para a população local (emprego e melhoria das condições de vida). Todo este ambiente de crescimento em volta do turismo e a competitividade mundial crescente entre destinos (países e mesmo regiões), faz com que os países invistam cada vez mais na criação de estratégias de marketing, posicionando-se como destinos turísticos diferentes uns dos outros (diferenciação), com o objectivo de atrair o máximo de investimentos, visitantes e empregos, mostrando que compõe um “produto único” que pode proporcionar-lhes vivências e experiências únicas (uniqueness). De forma geral, é reconhecido que um dos componentes mais importantes do marketing estratégico é o posicionamento do produto. O posicionamento do destino envolve a percepção da imagem exacta do destino (produto) na mente do visitante (consumidor). A investigação no marketing territorial tem sido focalizada principalmente no estudo dos aspectos teóricos relacionados com identidade e imagem. O estudo de caso apresentado irá focar a imagem de Cabo Verde enquanto destino turístico avaliada pelo segmento de mercado português. Os dados foram recolhidos através de um questionário aplicado ao turista, após a viagem que efectuou a Cabo Verde, de forma a determinar a imagem deste segmento de mercado relativamente a Cabo Verde. ABSTRACT: The impacts of tourism in Cape Verde are visible, being either positive: the influence in the Gross National Product (GNP) (23% in 2007), or negative: the lack of a sustainable development that benefits the local population. The touristic marketing is a crucial part in the developmental plan of a touristic destiny, being a significant tool for the touristic development and for the accomplishment of the predefined objectives. A sustainable marketing plan that aims a long-lasting affirmation of a touristic destiny, defines particularly the main segments of the market (type of tourists) that can be attracted, and from that point, promoting the organization and creation of touristic products oriented in satisfying the necessities of such market group. In addition, this promotion contributes directly to the increase in the number of visitors in a destiny and consequently, to the business growth of such destiny, generating further value to the economical agents (income), public entities (duties and taxes) and the local population (jobs and improvement of life conditions). This environment of growth around tourism along with the rising competitiveness among destinies (countries and even regions) is one of the factors behind countries’ continuous investments in the creation of marketing strategies, positioning themselves as different touristic attractions from one another (differentiation[differentiating]). The objective remains in attracting the maximum amount of investments, visitors and jobs, portraying the image of possessing a “unique product” that can grant inimitable satisfaction and experiences. In a general way, it is recognized that product placement is one of the strongest components of strategic marketing. Destiny placement involves being able to put in the consumer’s mind the exact perception of the destiny (product) o (destiny placement involves perceiving the exact image of the product in the consumer’s mind). The territorial marketing investigation has been focused mainly in the theoretical aspects related to image and identity. The presented study will focus on the image of Cape Verde as a touristic destiny analyzed by segments of the Portuguese market. The data was gathered through a questionnaire applied to the tourists, after a trip to Cape Verde in the attempt to narrow and determine the image of such, in relation to Cape Verde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Melo, Caroline Cavalcanti de. "Imagem do destino turístico: Portugal no mercado brasileiro." Master's thesis, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/6291.

Full text
Abstract:
Este trabalho de investigação realizou-se com o objetivo de identificar o atual ponto de vista do turista brasileiro no que concerne ao destino Portugal. Foi elaborado um estudo com base na literatura disponível a respeito da imagem de um destino e seu carácter multidisciplinar envolvente. Um fator primordial a uma pesquisa como esta é a associação da componente teórica à empírica. Assim sendo, foi realizado um questionário, o qual ficou disponibilizado on-line, direcionado ao turista brasileiro, antes e depois da visita ao país. Este levantamento de dados permitiu-nos elucidar alguns pontos importantes da temática no que diz respeito à imagem, numa abordagem cognitiva-afetiva do turista em referência. Os resultados obtidos apontam para uma imagem global positiva sobre o destino, com altos índices de satisfação após a visita ao país, valores que rondam os 60% ou mais de respostas positivas nos itens referentes a este âmbito. Porém também nos demonstra pouca ou quase nenhuma informação em alguns tópicos, nomeadamente no período ‘antes da viagem’. Detetaremos neste estudo respostas que conduziram a números os quais observa-se que em muitas situações, chegou-se a atingir quase 60% dos respondentes que não associavam o destino a muitas vertentes de relevância em Portugal. O Brasil, sendo um mercado real, potencial e ainda emergente no cenário global, possui diversas vertentes a serem exploradas pelo destino Portugal. Com o aumento da competitividade dos destinos e visto que ainda há uma forte ligação histórico-cultural entre os países, é importante que o destino transmita uma imagem favorável para este público-alvo. Considerando a imagem como um incisivo recurso de influência na decisão de escolha e compra de um destino, evidencia-se uma elaboração de estratégias de comunicação disseminadas nos diversos vetores existentes. Este trabalho de pesquisa fornece ferramentas para a aplicação de uma abordagem de diferenciação do destino, no âmbito da componente única que o destino possui em relação ao Brasil. O emprego e fortalecimento destes elementos na gestão do destino podem conduzir a uma elevação da posição competitiva neste mercado.<br>This research work was carried out in order to identify the current tourist Brazilian point of view with regard to Portugal. A study based on the available literature about the destination image and its multidisciplinary nature. A key factor to a research like this is the combination of theoretical and empirical aspects. Therefore, it was conducted a questionnaire and had been available online. The target was the Brazilian tourist, before and after the country visit. This data collection enabled us to clarify some important points of the subject, about the image, in a cognitive-affective approach for the tourist referred. The results point to a positive global frame about the destination, with high levels of satisfaction after visiting the country, values around 60% or more demonstrated positive responses on items related to this field. However, results also show us little or no information on some topics, particularly in the period 'before the trip.' This study detected answers that led to numbers which it is observed that in many situations, almost 60% of respondents did not associate the destiny to many relevant aspects in Portugal. Brazil, as a real, potential and still emerging marketing on the global scenery has several aspects to be taken advantage by Portugal. With the destinations competitiveness growth and since there is still a strong historical and cultural link between countries, it is important that Portugal would transmit a favorable image for this target audience. Considering the image as an incisive resource which influences in a destination selection and purchase, it is clear the necessity of communication’s strategies plans and dissemination in the various existing channels. This research provides tools for the application of a destination differentiation approach associated to the ‘unique’ component, which it is a key element related to Brazil. The implementation and strengthening of these elements in the destination management could lead to a higher position in this competitive market.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pinho, Cláudia Gomes de. "Projecção da imagem do destino através dos websites das organizações de marketing do destino." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1748.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo<br>O presente trabalho propõe-se estudar a imagem do destino, na perspectiva da sua projecção. Especificamente, como a imagem do destino é projectada pelas Organizações de Marketing do Destino (OMD), através dos seus websites. Após uma revisão da literatura da imagem dos destinos, da promoção realizada pelas OMD e das técnicas existentes para analisar a imagem do destino, em especial a imagem projectada, procede-se na investigação empírica, a uma análise de conteúdo do texto presente em alguns websites. Realiza-se um estudo de caso sobre websites oficiais de três OMD que operam em duas regiões, Centro de Portugal (a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal) e a comunidade espanhola Castela e Leão (Junta de Castilla y León). Os resultados obtidos (palavras mais frequentemente usadas no texto) permitiram conhecer qual a imagem projectada por cada website, comparar as respectivas imagens e reflectir sobre as estratégias de posicionamento subjacente.<br>This research work proposes the study of destination image, from the perspective of its projection. Specifically, it focuses on the image projected by Destination Marketing Organization (DMO) websites. After a literature review on destination image, DMO destination image promotion and destination image measurement techniques, especially concerning the projected image, the empirical research is performed, in which the text of some DMO websites were object of content analyses. A case study of three DMO websites operating in two regions, Central Region of Portugal (Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal and Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal) and Spanish region of Castile and Leon (Junta de Castilla y León), was undertaken. Results (most frequent words in the text) permitted an understanding of the type of image each website projects, as well as a comparison of these images and a reflection on the underlying positioning strategies of the respective DMOs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Mariana Albert da. "A imagem projetada e a imagem percebida do destino turístico Brasil em Portugal." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/16332.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão<br>O aumento da concorrência entre os destinos turísticos tem feito com que muitos destinos se tornem facilmente substituíveis. Assim sendo, influenciar a decisão dos turistas tem sido um grande desafio para gestores e marketeers. Nesta perspectiva, a imagem de destinos turísticos exerce uma importante função, pois influencia o comportamento dos indivíduos e permite que o destino se diferencie no mercado turístico altamente competitivo. Por esta razão, desde a década de 1970 são muitos os estudos que se preocupam em analisar o construto imagem de destino turístico, embora a grande maioria tenha como alvo medir a imagem percebida por parte dos visitantes. A presente investigação pretende-se analisar o que determina a imagem do destino turístico Brasil na visão dos agentes de viagens e operadores turísticos portugueses e as consequências desta imagem no seu comportamento. Também é objetivo desta dissertação analisar a imagem projetada do destino turístico Brasil a partir do portal oficial de promoção do país (visitbrasil.com), com o propósito de perceber se existe uma coerência entre a imagem projetada do país e a imagem percebida pelos intermediários do setor em Portugal.Para apurar os determinantes e os consequentes da imagem global percebida do destino turístico Brasil, recorreu-se ao inquérito por questionário, cujas respostas foram analisadas através de técnicas estatísticas univariadas, bivariadas e multivariadas, com recurso ao software SPSS Statistics 20, a imagem projetada a partir do portal, foi analisada por meio de análise de conteúdo, com recurso ao software QSR NVivo10. Conclui-se que a imagem global percebida do destino turístico Brasil é determinada por diversos fatores, tais como: o género combinado com a função do indivíduo na empresa; as fontes de informação orgânicas; a experiência relacionada com a “perícia na utilização da memória”, a familiariedade, a imagem afetiva agradável/desagradável e o fator atrações culturais da imagem cognitiva. Já a sua principal consequência é a probabilidade de recomendar o destino. No que concerne à imagem projetada, constatou-se que o Brasil pretende se posicionar como um destino turístico vocacionado ao Turismo Cultural, enquanto que os intermediários turísticos portugueses o promovem como um destino majoritariamente voltado ao Turismo de Sol e Praia.<br>The increase in competition amongst tourist destinations has made places easily replaceable. Therefore, influencing tourists’ decision making has increasingly become a great challenge for destination managers and marketers. Destination image plays an important role in this process, as it influences tourists’ behaviour and enables destinations to distinguish themselves in a highly competitive market. For this reason, the concept of destination image has been analysed by a considerable number of studies. However, most of those focus on measuring visitors’ perceived image. The present investigation aims to analyse the construct of destination image. The study aims to analyse what determines the image that Portuguese travel agents and tour operators hold of Brazil as a tourist destination, as well as the consequences of this image to their behaviour. Another goal is to examine the touristic image of Brazil projected through the country’s official promotion website (visitbrasil.com), in order to verify if there is coherence between this image and the one perceived by the sector intermediaries in Portugal. In order to explore the determinants and consequents of Brazil’s global perceived touristic image, quantitative surveys were employed. The responses were analysed through univariate, bivariate and multivariate statistical techniques, with the support of the software SPSS statistics 20. Moreover, a content analysis was performed in order to analyse the image projected by the website, to which the software QSR NVivo 10 was employed. The results show that the global perceived image of Brazil as a tourist destination is determined by many factors, such as: the combination of gender and position in the company, organic information sources, experiences related to the “expertise in utilizing memory”, familiarity, affective image, and the cognitive image factor “cultural attractions”. The main outcome of this image is the possibility of recommending the destination. On what concerns to the projected image, it is concluded that Brazil intends to position itself as a cultural tourism destination; however, the Portuguese intermediaries promote it mainly as a beach destination.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gomes, Ana Isabel Mano da Silva. "A imagem percebida e projetada de Portugal como destino turístico." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/15749.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão<br>O caráter competitivo dos mercados na área do turismo tem-se acentuado nas últimas décadas e, por conseguinte, cada vez mais os destinos têm de conseguir demonstrar a sua diferenciação. Ao desempenhar um papel fundamental no comportamento dos consumidores e, em particular, na tomada de decisão sobre os destinos a visitar, a imagem do destino na mente dos consumidores finais e dos intermediários que os comercializam é fundamental para o sucesso dos destinos. Desta forma, a imagem dos destinos turísticos tem sido alvo de extensa investigação, uma vez que a compreensão da imagem percebida dos destinos e também da imagem projetada através dos diversos canais de promoção poderá permitir a identificação de aspetos a melhorar nas suas estratégias de marketing, uma maior eficiência dos recursos financeiros investidos no estímulo da procura turística e uma maior eficácia na atração dos turistas que, consecutivamente, avaliam potenciais novos destinos a visitar. A presente dissertação tem como objeto de estudo o destino turístico Portugal e debruça-se sobre a análise da imagem percebida, na perspetiva dos intermediários turísticos dos cinco países que mais enviam turistas para Portugal, e da imagem projetada no portal oficial de promoção deste destino. Os seus objetivos centrais prendem-se com a comparação destas duas vertentes da imagem, no sentido de apurar as suas diferenças e semelhanças e, assim, apurar contributos relevantes para as estratégias de promoção do destino Portugal, e ainda a identificação dos fatores determinantes da imagem percebida de Portugal pelos intermediários turísticos analisados e das suas consequências ao nível da lealdade atitudinal. De uma forma global, conclui-se que a imagem percebida e a imagem projetada de Portugal como destino turístico apresentam semelhanças em alguns aspetos e diferenças noutros. Além disso, verifica-se que um conjunto de fatores determinantes exerce influência sobre a imagem percebida de Portugal como destino turístico e que esta tem efeito sobre a lealdade atitudinal dos intermediários turísticos, traduzida nas intenções de recomendação do destino.<br>The competitive nature of markets in tourism has become stronger in recent decades. More than before, destinations must be able to achieve differentiation. Playing a key role in customers' behavior and, in particular, in the decisions regarding places to visit, destination’s image in the minds of consumers and of intermediaries who sell travels is critical to the destinations’ success. Thereby, image of tourist destinations has been studied by numerous researchers since the understanding of perceived image of destinations and also the image projected through the various promotion channels may allow: the identification of aspects to improve in marketing strategies; a greater efficiency of the financial resources invested in stimulating tourist demand; and a greater effectiveness in attracting tourists who consecutively evaluate potential new destinations to visit. The object of study of this investigation is Portugal as a tourist destination and it focuses on the analysis of the perceived image from the perspective of the tourist intermediaries of the top five countries sending tourists to Portugal, and on the analysis of the image projected on the its official promotion website. Its main objectives relate to the comparison of these two aspects of the image in order to identify their similarities and differences and thereby determine relevant inputs for promoting strategies of Portugal as a tourist destination, and also the identification of the determinants of Portugal’s perceived image by the tourist intermediaries and its consequences regarding attitudinal loyalty. Generally, it is concluded that the perceived and the projected image of Portugal as a tourist destination are similar in some aspects and different in others. Furthermore, a set of determining factors influences the perceived image of Portugal as a tourist destination and this has an effect on the attitudinal loyalty of tourism intermediaries, which is measured by their intentions to recommend the destination.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Zaila Maria de. "A Imagem de Portugal como Destino Turístico em Fortaleza, no Brasil." Dissertação, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, 2007. http://hdl.handle.net/10216/7538.

Full text
Abstract:
Marketing<br>Master in Marketing<br>A imagem do destino é cada vez mais relevante para a investigação sobre o turismo, uma vez que é reconhecida como uma das mais importantes variáveis para a segmentação do mercado. Além disso, esta variável influencia, consideravelmente, a preferência, a motivação e o comportamento dos indivíduos com relação ao processo de escolha de um destino turístico. As investigações existentes apontam que factores externos, como as experiências passadas, material promocional de imagens, recomendações de outros turistas, e, factores internos, tais como, características sócio-demográficas, características pessoais, motivação, valores e atitudes, são extremamente importantes e influenciam a percepção da imagem de um destino turístico. O principal objectivo deste trabalho é avaliar a imagem de Portugal como destino turístico para os brasileiros, com base num conjunto de variáveis, tais como, o comportamento do consumidor, os atributos da imagem do destino, as experiências passadas e as ligações étnicas dos turistas. Os dados foram colectados através de um inquérito, respondido por uma amostra de 360 indivíduos brasileiros. A amostra foi dividida em dois grupos: os que já visitaram Portugal, e os que não visitaram Portugal. Os dados foram analisados estatisticamente, utilizando a análise factorial e o escalonamento multidimensional (EMD). Este estudo nos permite concluir que, para o turista brasileiro, a imagem de Portugal é relativamente dependente da experiência passada de visita a Portugal e de alguns atributos da imagem, tais como, a gastronomia, a hospitalidade e a simpatia do povo. No mercado turístico brasileiro, há uma falta de promoção de Portugal como destino turístico interessante. Os vários métodos de medição da imagem usados nesta tese foram convergentes na posição relativa (proximidade/distancia) de cada destino. Finalmente, Portugal surge como o mais latino dos destinos turísticos, em comparação com outros destinos geograficamente próximos, tais como a França e a Espanha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nascimento, Nadjha Natascha de Sá. "O impacto da promoção governamental na imagem do destino turístico Ceará." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2008. http://hdl.handle.net/10773/3715.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo<br>O presente trabalho de investigação analisa o conceito, a estrutura, a evolução e a importância das estratégias de comunicação para a formação da imagem de um destino de Sol e Mar e consequente impacto na atracção de turistas para o destino. Uma revisão bibliográfica permite a compreensão dos principais conceitos de marketing de destinos e a composição do produto turístico global, definições, estrutura e medição da imagem e a sua relevância no comportamento do consumidor. Também foi aprofundado o estudo das estratégias de promoção turística e o processo de comunicação com ênfase na publicidade através das brochuras turísticas. Com base nestas reflexões, alguns objectivos são apresentados, os quais são respondidos na parte empírica da Tese através de uma análise de imagem do destino turístico Ceará, enquanto destino de Sol e Mar. Esta análise baseia-se principalmente em dados obtidos através de uma pesquisa nos documentos oficiais no âmbito do planeamento do Governo para o turismo ao longo de mais de três décadas, da análise das peças publicitárias desenvolvidas pela SETUR/CE do ano de 1995 a 2006, da realização de entrevistas com profissionais da SETUR/CE e da aplicação de um inquérito por questionário a turistas estrangeiros que estavam pela primeira vez no Ceará. O inquérito obteve 125 respostas válidas, contendo dados sócio-económicos, relativos ao comportamento turístico, às motivações, percepções e avaliações do destino. É utilizado o programa estatístico SPSS 15.0 para as análises de frequência e médias. Testes não paramétricos são efectuados para identificar diferenças significativas entre os grupos. Com base nestes resultados, conhece-se a imagem que o turista tem do destino, os elementos motivadores para a tomada de decisão, e comparase com a imagem do destino divulgada pelo governo através de suas estratégias de promoção turística, chegando-se assim com algumas recomendações aos pontos fracos identificados.<br>The present research work analyzes the concept, the structure, the evolution and the importance of communication strategies for the formation of the image of a destination of Sun and Sea and consequent impact on the attraction of tourists to the destination. A literature review allows the understanding of the principal concepts of marketing destinations and the composition of the global tourist product, definitions, structure and measurement of the image and its relevance in consumer behaviour. It was also analysed the study of the strategies of tourism promotion and the communication process with emphasis on the publicity through the tourist brochures. Based on these reflections, some goals are presented, which are answered in the empirical part of the Thesis through an analysis of tourist destination image of Ceará, while destination of Sun and Sea. This analysis is based primarily on data obtained through a search on official documents under the planning of the Government for tourism along with more than three decades, on the analyses of the advertising pieces developed by SETUR / CE since 1995 to 2006, on the interviews with professionals in SETUR / CE and on the implementation of a survey by questionnaire to foreign tourists who were for the first time in Ceará. The inquiry had 125 valid responses, including socio-economic data related to the tourist behaviour, the motivations, perceptions and the destination evaluations. It is used the statistical program SPSS 15.0 for the frequency and means analysis. Non-parametric tests are conducted to identify significant differences between groups. Based on these results, it is known the image that the tourist have of the destination, the motivating factors for the decision, and it is compared with the image of the destination announced by the Government through its strategies for tourism promotion, coming up with some recommendations to the weak points identified.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Zaila Maria de. "A Imagem de Portugal como Destino Turístico em Fortaleza, no Brasil." Master's thesis, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, 2007. http://hdl.handle.net/10216/7538.

Full text
Abstract:
Marketing<br>Master in Marketing<br>A imagem do destino é cada vez mais relevante para a investigação sobre o turismo, uma vez que é reconhecida como uma das mais importantes variáveis para a segmentação do mercado. Além disso, esta variável influencia, consideravelmente, a preferência, a motivação e o comportamento dos indivíduos com relação ao processo de escolha de um destino turístico. As investigações existentes apontam que factores externos, como as experiências passadas, material promocional de imagens, recomendações de outros turistas, e, factores internos, tais como, características sócio-demográficas, características pessoais, motivação, valores e atitudes, são extremamente importantes e influenciam a percepção da imagem de um destino turístico. O principal objectivo deste trabalho é avaliar a imagem de Portugal como destino turístico para os brasileiros, com base num conjunto de variáveis, tais como, o comportamento do consumidor, os atributos da imagem do destino, as experiências passadas e as ligações étnicas dos turistas. Os dados foram colectados através de um inquérito, respondido por uma amostra de 360 indivíduos brasileiros. A amostra foi dividida em dois grupos: os que já visitaram Portugal, e os que não visitaram Portugal. Os dados foram analisados estatisticamente, utilizando a análise factorial e o escalonamento multidimensional (EMD). Este estudo nos permite concluir que, para o turista brasileiro, a imagem de Portugal é relativamente dependente da experiência passada de visita a Portugal e de alguns atributos da imagem, tais como, a gastronomia, a hospitalidade e a simpatia do povo. No mercado turístico brasileiro, há uma falta de promoção de Portugal como destino turístico interessante. Os vários métodos de medição da imagem usados nesta tese foram convergentes na posição relativa (proximidade/distancia) de cada destino. Finalmente, Portugal surge como o mais latino dos destinos turísticos, em comparação com outros destinos geograficamente próximos, tais como a França e a Espanha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vieira, Maria João Eirinha. "Antecedentes e consequências da imagem global da marca destino: um estudo aplicado à cidade de Coimbra." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2017. http://hdl.handle.net/10773/21993.

Full text
Abstract:
Mestrado em Marketing<br>Tendo em conta os atuais níveis de competitividade existentes na área do turismo, tornou-se essencial que os destinos turísticos desenvolvam estratégias de marketing capazes de atrair os diferentes públicos pelos quais os municípios se interessam. Segundo vários autores, a imagem global da marca destino é uma das variáveis que mais impacto tem no turista antes, durante e após a sua visita. Desta forma, com o objetivo de estudar a imagem global da marca Cidade de Coimbra, estabeleceu-se um modelo concetual composto por um conjunto de antecedentes e consequências. Para os devidos efeitos, este trabalho de investigação considerou como antecedentes da imagem global da marca cidade de Coimbra a imagem cognitiva, a imagem afetiva, a imagem única, a experiência memorável e a personalidade da marca Universidade de Coimbra; e como consequências a intenção de voltar, a intenção de recomendar, a oposição a destinos concorrentes e a satisfação. De forma a investigar estas relações recorreu-se a técnicas de regressão linear múltipla e simples. Os resultados da análise efetuada aos antecedentes e consequências considerados no modelo concetual demonstraram que a imagem afetiva e a personalidade da marca da Universidade de Coimbra exercem uma influência direta e positiva na imagem global da marca destino e que esta, por sua vez, influencia direta e positivamente a intenção de voltar, a intenção de recomendar e a satisfação do turista que visita Coimbra. Destaca-se ainda o facto de os resultados obtidos nesta investigação se terem baseado numa amostra de 255 turistas que visitaram recentemente a cidade de Coimbra, tendo os dados sido recolhidos através de questionários. Este trabalho de investigação constitui-se relevante, uma vez que aumenta o grau de conhecimento da imagem global da marca “Cidade de Coimbra” e reforça a importância que as questões afetivas e a própria universidade têm no desenvolvimento desta cidade enquanto marca.<br>Taking into account the levels of competitivity that exist nowadays in the area of tourism, it became essential for destinations to develop effective marketing strategies, capable of attracting the different publics on which the local counties are interested in. According to various authors, the global image of the destination brand is one of the components that more impact has on the tourist before, during and after the visit. Thus, with the goal of studying the global image of the brand Coimbra as a tourism destination, it was established a conceptual model composed by a group of antecedents and outcomes. Bearing this in mind, this investigation project has considered as antecedents of the global image of the destination brand the cognitive image, the affective image, the unique image, the memorable experience and the brand personality of the University of Coimbra; and as outcomes it was considered the intention to return, the intention to recommend, the opposition to competing destinations and the satisfaction. In order to investigate these relationships it was resorted to multiple and simple linear regression techniques. The results of the analysis carried out to the antecedents and outcomes that were considered in the conceptual model showed that the affective image and the brand personality of the University of Coimbra exert a direct and positive influence on the global image of the destination brand and that this one, on the other hand, directly and positively influences the intention to return, the intention to recommend, and the satisfaction of the tourist who visits Coimbra. It should also be noted that these results were based on a sample of 255 tourists who recently visited the city of Coimbra, being the data collected through questionnaires. This investigation project becomes relevant since it increases the degree of knowledge of the global image of the brand “City of Coimbra” and reinforces the importance that affective issues and the university itself have on the development of this city as a brand.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Imagem do destino"

1

Rancière, Jacques. Le destin des images. Fabrique éditions, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Marie-Antoinette: Images d'un destin. M. Lafon, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

1922-, Guéna Yves, ed. De Gaulle, les images d'un destin. Cherche midi, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

The true image: The origin and destiny of man in Christ. Eerdmans, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

The true image: The origin and destiny of man in Christ. Eerdmans, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mattson, Brian G. Restored to our destiny: Eschatology & the image of God in Herman Bavinck's Reformed dogmatics. Brill, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gourg, Marianne. Mikail Boulgakov : 1891 1940 : Un Maitre et son destin / Biographie en images. Laffont, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gourg, Marianne. Mikhaïl Boulgakov, 1891-1940: Un maître et son destin : biographie en images. R. Laffont, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vanites, Les. Images de la destinee : gravures des XVIe et XVIIe siecles de la collection Mancel. Musee des Beaux-Arts, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

The Black image in the white mind: The debate on Afro-American character and destiny, 1817-1914. Wesleyan University Press, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Imagem do destino"

1

Dalmas, Franck. "Lived Images/Imagined Existences: A Phenomenology of Image Creation in the Works of Michel Tournier and Photography." In Existence, Historical Fabulation, Destiny. Springer Netherlands, 2009. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4020-9802-4_7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vandi, Loretta. "Playing With Destiny." In The Reception of the Printed Image in the Fifteenth and Sixteenth Centuries. Routledge, 2020. http://dx.doi.org/10.4324/9781003029199-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Takeda, Kiyoko. "Australia and Japan’s ‘Sacred Destiny’ to Rule the World." In The Dual-Image of the Japanese Emperor. Palgrave Macmillan UK, 1988. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-349-05546-3_5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Coelen, Marcus. "An Eclipse of the Screen." In De/Constituting Wholes. Turia + Kant, 2017. http://dx.doi.org/10.37050/ci-11_10.

Full text
Abstract:
The film script is a challenging entity for criticism. Its destiny is to disappear, its function to contribute to the production of a screen of image, music, and voice, behind which it dissolves and is forgotten. Film scripts are in principle not meant to be read. Nor are they meant to be inscribed directly into our archives and libraries. They are transient and ‘functional’.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nunes, José Orlando Costa. "Turismo e mídias sociais: um estudo das imagens publicadas no facebook referentes aos polos turísticos do estado do Rio Grande do Norte." In Turismo: estratégias, competitividade e comportamento humano. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20213-4-p5-20.

Full text
Abstract:
A imagem sempre foi um dos principais meios de comunicação na história da humanidade, conquistando, nos dias atuais, importância extraordinária, em especial com o advento da Internet e a difusão da comunicação global. A invenção da fotografia permitiu, desde o seu surgimento, uma expansão gradativa na produção e no uso de imagens. Este trabalho tem como objetivo analisar qual é o grau de influência da mídia social Facebook em relação a tomada de decisão para a escolha do destino turístico do internauta e também relacionar o imaginário com a imagem, influenciando no comportamento de compra, consumo e satisfação. O campo de investigação para a realização desse trabalho foi o Estado do Rio Grande do Norte e seus respectivos Polos Turísticos: Polo Costa das Dunas, Polo Costa Branca, Polo Serrano, Polo Agreste/Trairi e Polo Seridó, juntamente com seus segmentos comerciais turísticos. A pesquisa caracteriza-se sendo de nível descritivo/explicativo de natureza quantitativa. Concluída esta etapa, foi utilizando como instrumento um questionário de estrutura fechada para verificar a percepção dos seguidores do Facebook da pesquisadora, em relação a este assunto, que se encontra alinhado com o resultado da pesquisa. Estas duas etapas possibilitam tanto identificar o perfil do público-alvo quanto o poder de persuasão que as fotografias publicadas têm em relação ao segmento mais expressivo, bem como, foi possível perceber que o Facebook é utilizado como uma plataforma que influencia de forma intermediária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mondzain, Marie-José. "La imagen entre procedencia y destino." In Pensar la imagen. Metales Pesados, 2020. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv1c5cxcg.6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lindeperg, Sylvie. "Le singulier destin des images d'archives." In À qui appartiennent les images ? Éditions de la Maison des sciences de l’homme, 2017. http://dx.doi.org/10.4000/books.editionsmsh.15602.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Saúde, Sandra, and Ana Isabel Rodrigues. "AS MAIS VALIAS DA ABORDAGEM METODOLÓGICA MISTA: O CASO DO ESTUDO DO EFEITO DA PARTICIPAÇÃO NO FESTIVAL SUDOESTE NA CONSTRUÇÃO DA(S) IMAGEM(NS) SOBRE O DESTINO ALENTEJO LITORAL E NA INTENÇÃO DE REVISITA." In New Trends In Qualitative Research. Ludomedia, 2020. http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.362-376.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

"IV. The Fall & Loss of the Image." In Restored to Our Destiny. BRILL, 2012. http://dx.doi.org/10.1163/9789004207639_006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mercer, Jarred A. "The Divine Image and Human Destiny." In Divine Perfection and Human Potentiality. Oxford University Press, 2019. http://dx.doi.org/10.1093/oso/9780190903534.003.0005.

Full text
Abstract:
This chapter explores Hilary of Poitiers’s use of “divine image” language. Through this investigation, this chapter demonstrates how Hilary’s trinitarian anthropology takes on a particular Christological form. For Hilary, Christ is the locative expression of normative divine-human relations, and this is uniquely articulated by Hilary within the context of Christ’s suffering and human experience, the most controversial aspect of his thought. This chapter also discusses Hilary’s view of the relationship of the body and soul. In these interrelated concepts of the divine-human image, the body and soul, and Christ’s suffering, Hilary’s trinitarian anthropology carries its prime polemical weight and yields perhaps its most creative theological constructs. Here Hilary’s trinitarian anthropology is both expressed and lived out in the human condition, so that the “image of the invisible God” not only reveals divinity to humanity, but humanity to itself. This chapter also provides an extensive discussion of Hilary’s appropriation of Stoic philosophy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Imagem do destino"

1

Dazzi, Camila, and Isabela Loureiro. "Do imaginário das pinturas orientalistas às propagandas turísticas do magrebe contemporâneo." In Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Comitê Brasileiro de História da Arte, 2021. http://dx.doi.org/10.54575/cbha.40.14.

Full text
Abstract:
Partindo do pressuposto de que todas as “viagens começam no momento que passam a ser imaginadas” (Rachid Amirou), e de que a percepção pelo sentido da visão tem um papel importante nas tomadas de decisão sobre destinos de viagem (Woodside e Lysonski), o presente artigo procura analisar as relações entre a arte orientalista do século XIX e o imaginário atual sobre o Oriente como destino turístico. Por meio da análise comparativa das imagens Oitocentistas e das propagandas turísticas atuais, apresentaremos uma reflexão sobre o modo como o imaginário orientalista do século XIX foi perpetuando, contribuindo para construção do brand image da Argélia como destino turístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Zhang, Yongfeng, Changjing Shang, and Qiang Shen. "Interpolating destin features for image classification." In 2013 13th UK Workshop on Computational Intelligence (UKCI). IEEE, 2013. http://dx.doi.org/10.1109/ukci.2013.6651319.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Wang, Liting. "Interpretation of Female Images and Character's Destiny in Vanity Fair." In 2016 International Conference on Economy, Management and Education Technology. Atlantis Press, 2016. http://dx.doi.org/10.2991/icemet-16.2016.86.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

XU, XIN. "THE CURRENT SITUATION AND DEVELOPMENT OF CHINESE MYTHOLOGICAL ANIMATED FILMS IN THE CONTEXT OF NATIONAL CULTURAL REVIVAL." In 2021 INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED EDUCATION AND INFORMATION MANAGEMENT. Destech Publications, Inc., 2021. http://dx.doi.org/10.12783/dtssehs/aeim2021/35957.

Full text
Abstract:
Abstract. In the context of national cultural confidence mythological animated films have become an important issue in animated film types. Put the three films “Monkey King Hero is Back”, “White Snake”, and “Ne Zha: I am destiny “into the status and development of domestic animated mythology films. It is necessary to deal with IP images in artistic films, innovative mythological subjects, constructing new stories, and audiences of all ages. Therefore, we must start with tell good stories, enlightening values, expanding overseas communication, and so on, so as to improve animation creation and domestic and foreign influence.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Berlato, Larissa, Francisco Gomez Castro, Giselle Schmidt Alves Díaz Merino, and Eugenio Eugenio Andrés Díaz Merino. "Análise textual do conteúdo em websites e redes sociais com uma abordagem sistêmica para a Gestão Estratégica de Design na criação de nomes de marcas: um estudo de caso." In Systems & Design 2017. Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/sd2017.2017.6652.

Full text
Abstract:
Florianópolis possuí 15 centros universitários, cerca de 600 empresas de tecnologia e é considerada o quarto destino internacional de eventos no Brasil (ICCA). O interesse em inovação na cidade durante o mês de outubro é observável pelo elevado número de eventos que acontecem, podendo ser agrupados em três dimensões: tecnologia, ambiental e social. Embora sejam dimensões diferentes, todas procuram a reflexão, o aprendizado e o planejamento organizado ligado à inovação. Entretanto, esses eventos são organizados e comunicados individualmente, criando situações de concorrência direta entre eles. Em alguns casos, essa concorrência gera problemas na sustentabilidade financeira, por falta de participantes, ou apenas repetição dos participantes, por falta de visibilidade. Essa situação enfraquece a experiência do visitante e gera uma visão da cidade bem menos diversa em alternativas de conhecimento. Florianópolis possuí potencial de cidade criativa, a qual promove a revitalização cultural, a atração de indivíduos criativos, o estímulo da participação social e apoio financeiro às indústrias culturais e áreas afins. Esse conceito está baseado na economia criativa, que se assenta sobre a relação entre a criatividade, o simbólico e a economia (HOWKINS, 2002). O desenvolvimento das atividades de lazer e de uma imagem local, assim como salientar as características culturais e experienciais do lugar, resulta em especial interesse na gestão estratégica comunicacional da cidade. O objetivo desse artigo é o levantamento das características e atributos para a criação de um nome e valores de marca que considere todos os agentes envolvidos nos eventos de inovação em Florianópolis. A perspectiva da pesquisa foi baseada na teoria fundamentada com uma abordagem sistêmica, e na sua classificação: aplicada por sua natureza, qualitativa pela forma de abordagem, exploratória por seus objetivos e um estudo de casos pelos procedimentos técnicos. Os objetos pesquisados foram os websites e as redes sociais dos eventos do estudo. Os métodos de análise foram: análises webométricas, para medir o fator de impacto não world wide web dos websites de estudo; análise textual do conteúdo por meio de nuvens de palavras e um análise de redes (ARS) dos sites de redes sociais dos websites de estudo. O tipo de amostra do foi intencional: por intensidade e conveniência (FRAGOSO, RECUERO, AMARAL, 2011). Os resultados obtidos propõem uma série de características, valores e atributos para a criação do nome da marca baseado no conceito de inovação desenvolvido na cidade de Florianópolis e organizados nas dimensões: social, ambiental e tecnológico mapeadas no início da pesquisa.Palavras-chave: Abordagem Sistêmica, Naming, Gestão de Design, Cidades Criativas, Design sistêmico. Referências AAKER, D. Construindo marcas fortes. Porto Alegre: Bookman, 2007. ANDRADE, A. L. et al. Pensamento sistêmico: caderno de campo: o desafio das mudanças sustentada nas organizações e na sociedade. Porto Alegre: Bookman, 2006. BERRY, L.L. Big ideas in Service Marketing. Journal of Services Marketing, 1(1), 5-9, 1987. BERTALANFFY, L. Von. Teoria geral dos sistemas. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2008. BEST, K. Fundamentos de Gestão do Design. Porto Alegre: Bookman, 2012. Tradução: André de Godoy Vieira. CARDOSO, R. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2013. FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO RIO DE JANEIRO (FIRJAN). Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. [2014]. Disponível em: &amp;lt;http://www. rjan.org.br/economiacriativa/pages/default.aspx&amp;gt;. Acesso em: 4 jun. 2015. FLORIDA, R. A Ascensão da Classe Criativa – e seu papel na transformação do trabalho, do lazer, da comunidade do cotidiano. Porto Alegre: L&amp;amp;PM Editores, 2011. FRAGOSO, S.; RECUERO, R. e AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 239 p., 2011. HOWKINS, J. The creative Economy – how people make money from ideas. Londres: Penguin Books, 2007. KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. Tradução: Vera Whately, revisão técnica: Roberto Meireles Pinheiro. 7.ed. Rio de janeiro: LTC, 1999. Landry, C. The Creative City. London: Earthscan/Comedia, 2001. MARTINS, R. F. de F. e MERINO, E. A. D. Gestão de Design como Estratégia Organizacional. 2a. ed. Londrina: EDUEL, 2011. MOZOTA, B. B. de. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011. ONU, UNCTAD. Creative economy report 2013 special edition. UN, 2013. SILVA, Carina Scandolara da. Abordagem sistêmica com foco na gestão de design sustentável: o caso Nuovo Design. Florianópolis, 2012. 147 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica Disponível em: &amp;lt;http://www.tede.ufsc.br/teses/PGDE0037-D.pdf&amp;gt; UNCTAD. The Creative Economy Report, 2010.WHEELER, A. Design de identidade da marca: Guia essencial para toda a equipe de Gestão de marcas. 3. ed. Porto Alegre: Bookman. 319 p, 2012.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Centelles, Diego, Rafael Mayo, Eduardo Moscoso, Raúl Marín, and Pedro J. Sanz. "Evaluación de la arquitectura ARMv7-A para el desarrollo de HROV's eficientes." In Actas de las XXXVII Jornadas de Automática 7, 8 y 9 de septiembre de 2016, Madrid. Universidade da Coruña, Servizo de Publicacións, 2022. http://dx.doi.org/10.17979/spudc.9788497498081.0689.

Full text
Abstract:
Este trabajo pretende dar a conocer la viabilidad del uso de los mini-ordenadores basados en la arquitectura de procesador ARMv7-A o similar como ordenadores de a bordo de HROV's, destina- dos a realizar una tarea robótica específica. El bajo consumo energético de los ordenadores basados en estos procesadores y su bajo coste despierta el interés por utilizar estos dispositivos para imple- mentar vehículos submarinos inalámbricos de alta autonomía. Los resultados demuestran que realizando una implementación a medida de los algoritmos de procesado de imagen típicos en robótica, aprovechando las ventajas del juego de instrucciones SIMD del procesador y el multi-núcleo, es posible conseguir una reducción considerable de los tiempos de ejecución.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mema, Laureta. "Les métaphores de l’eau dans Les Fleurs du Mal de Charles Baudelaire." In XXV Coloquio AFUE. Palabras e imaginarios del agua. Universitat Politècnica València, 2016. http://dx.doi.org/10.4995/xxvcoloquioafue.2016.3798.

Full text
Abstract:
Le langage poétique Baudelairien doit « imposer tous les temps et tous les univers » (Bénédiction) en intériorisant l’univers, y compris le conscient et l’inconscient, la vie et la mort entrant en rapport avec lui, pour que le monde humain brise ses vitres et que le poète puisse regarder au-delà pour en sortir « du nouveau ». Nous allons arrêter notre regard dans le processus de la métamorphose de l’eau (un élément important pour Baudelaire qui se transforme souvent en mer) pour naviguer premièrement dans le désir érotique et deuxièmement dans une destinée humaine existentielle. Le désir érotique du poète dépendra de l’eau, affin de quitter le monde terrestre et trouver son île paradisiaque où il pourra protéger sa vie amoureuse (« L’Invitation au Voyage »). Mais de l’autre coté, l’eau miroitera le désespoir du poète qui est destinée à aimer la femme corrompue, infernale (« Moesta et Arrabunda », « Un voyage à Cythère »). À part le désir érotique, on verra que les métaphores de l’eau surgissent et tourbillonnent quand le poète médite à la destinée humaine. Les métaphores de l’eau essayent d’expliquer la fatalité de la vie malheureuse du poète (« L’Ennemie », « Le Cygne ») ou ils viennent à l’aide pour le consoler, en lui renvoyant sa propre image (« L’Homme et la Mer »). DOI: http://dx.doi.org/10.4995/XXVColloqueAFUE.2016.3798
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

CRUZ, HEICTOR MIRANDA, and CINARA DE ARAUJO SOARES. "MÉTODO DO BIOGRAFEMA E OBJETOS POÉTICOS DA MEMÓRIA DE VALE VERDE EM WEBSITE: INVESTIGAÇÕES SOBRE "O DESTINO DAS IMAGENS"." In Anais do Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG - USFB, 2021. http://dx.doi.org/10.4322/2595-9328.6cipcihs0075.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cejador Ambroj, María Ángeles. "El pabellón español de los Hexágonos o el sueño de una noche de verano." In I Simposio anual de Patrimonio Natural y Cultural ICOMOS España. Editorial Universitat Politècnica de València, 2020. http://dx.doi.org/10.4995/icomos2019.2020.11697.

Full text
Abstract:
Concluida la Segunda Guerra Mundial volvieron a celebrarse Exposiciones Internacionales, eventos que fueron clave para cambiar la imagen de los países que en ellas participaban. España comenzaba a resurgir y se encontraba ansiosa por conseguir aproximarse a las naciones democráticas, por lo que la participación en la Exposición Universal de Bruselas de 1958 supuso la oportunidad de dejar a un lado, a través de la arquitectura, su polémico pasado ante el resto del mundo. Para conseguir ese objetivo eligió el pabellón proyectado por los arquitectos José Antonio Corrales y Ramón Vázquez Molezún. Fue considerado un hito histórico, pero ¿qué sucedió tras finalizar la Exposición Universal? Terminado el evento, el pabellón se trasladó al Recinto de la Casa de Campo en Madrid en 1959 y permaneció abierto hasta 1975. En varias ocasiones estuvo a punto de cambiar su destino y mientras, la maleza junto con la desidia, se fueron apropiando de esta construcción. Su historia es el símbolo del desafortunado sino al que se han visto sometidos algunos singulares ejemplos españoles de la arquitectura del siglo XX. El análisis de la fortuna historiográfica y social de este pabellón puede servir para reflexionar cómo conservar mejor la arquitectura contemporánea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Teira Muñiz, Ismael. "Los caminos del deseo como fenómeno ilustrativo de la relación entre el caminar y la práctica artística contemporánea." In IV Congreso Internacional de Investigación en Artes Visuales. ANIAV 2019. Imagen [N] Visible. Universitat Politècnica de València, 2019. http://dx.doi.org/10.4995/aniav.2019.9532.

Full text
Abstract:
Los caminos del deseo son senderos producidos como resultado de la acción del caminar erosionando una superficie de hierba o césped. Proponen el camino más corto o sencillo entre un origen y un destino, y en ocasiones son entendidos como atajos. Representan, en definitiva, la interpretación física de algo tan abstracto como el deseo, y son también improntas evidentes de un gesto ciudadano, al acortar, rechazar e, incluso, mejorar el camino marcado. Sin embargo, la forma en que la mayoría de los transeúntes recorren el espacio público dificulta su visibilidad, en parte debido al atractivo de la proliferación de imágenes en dispositivos móviles empleados mientras se camina, que provoca que pasen desapercibidos. Los caminos del deseo también son el resultado de un acto poético, performativo, creativo y subversivo, esquivando la senda marcada. Se presta especial atención al fenómeno propio de Valencia, resultado de la investigación llevada a cabo en los últimos años y que evidencia la existencia de una modalidad particular de caminos del deseo urbanos. Se trata de agrestes veredas rodeadas de naturaleza, itinerarios destinados al trayecto placentero y al deleitoso momento de caminar campo a través hasta acabar dejando huella. Son muchos los caminos del deseo que podemos recorrer en el Parque Metropolitano del Túria, en contraste con el competitivo ritmo de las maratones y demás carreras cuya popularidad está en auge actualmente. De este modo, la propuesta se fija en algunos ejemplos de la práctica artística contemporánea como “The Crooked Path”, 1946, de Jeff Wall, “Shortcuts”, 2004, de Mircea Cantor, o la producción propia en proyectos como “Compostela: caminos del deseo”, 2011, o “El deseo de atravesar el paisaje”, 2012, dentro del contexto valenciano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!