To see the other types of publications on this topic, follow the link: Imagem do destino.

Journal articles on the topic 'Imagem do destino'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Imagem do destino.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Santana, Lilian Dominguez, and Marlusa de Sevilha Gosling. "Imagem Única de Destino: atributos exclusivos do destino Ilhéus, BA, Brasi." Revista Turismo em Análise 28, no. 1 (2017): 71–90. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i1p71-90.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo desenvolver uma escala de mensuração da imagem única de um destino turístico a partir da percepção de profissionais diretamente ligados ao turismo local. O destino turístico pesquisado foi Ilhéus, principal cidade da zona turística Costa do Cacau no estado da Bahia, e realizou-se pesquisa de cunho qualitativo com 14 profissionais (professores universitários e profissionais ligados ao turismo de Ilhéus). A análise dos dados deu-se por análise de conteúdo, a partir da qual verificou-se a imagem única do destino principalmente relacionada a três aspectos: ambiente natural, atrativos e ambientação. Os resultados apontam que a singularidade do destino Ilhéus em relação a outros destinos semelhantes condiz com imagens comumente associadas ao destino (Jorge Amado, praias, cacau, chocolate); porém, também surgiram outros aspectos que representam oportunidades para promoção do destino. Por fim, os 14 atributos identificados compõem uma escala de mensuração da imagem única do destino Ilhéus que pode ser aplicada em estudos futuros relacionados a diferentes atores turísticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Meira, Jessica Vieira de Souza, Fabrícia Durieux Zucco, and Thiago dos Santos. "Imagem Cognitiva e Imagem Afetiva: um estudo do destino Blumenau, SC, Brasil." Revista Turismo em Análise 28, no. 1 (2017): 134–48. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i1p134-148.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, observou-se um aumento considerável de destinos que almejam desenvolver a atividade turística com o objetivo de alavancar a economia local. Concomitante a esta situação, surgiram estudos voltados à competitividade de destinos, englobando as mais diversas temáticas, voltadas principalmente ao marketing e à gestão. A imagem de destinos é abordada com bastante frequência nesses estudos, uma vez que, por meio dela, um destino pode diferenciar-se de seus concorrentes. Em virtude desse cenário, este estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre a imagem cognitiva e a imagem afetiva do destino Blumenau (SC, Brasil). A pesquisa caracteriza-se por ser exploratória, descritiva e comparativa, com abordagem qualiquantitativa. Para descrever a imagem cognitiva, realizou-se uma análise morfológica e de conteúdo das 579 palavras e 117 imagens encontradas nos folders e no site promocional da cidade. Posteriormente, aplicou-se aos dados a Modelagem de Equação Estrutural (MEE) e testes de correlação (Coeficiente de Spearman). Para descrever a imagem afetiva, utilizou-se o estudo realizado por Reis et al., que analisa a marca Blumenau a partir da perspectiva dos seus residentes. Os resultados demonstram que a imagem cognitiva corresponde à afetiva, uma vez que a comunicação publicitária de Blumenau promove a cultura germânica, elemento fundamental da autoimagem dos residentes do município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cerdeira, João H. da Luz, and Adriana Fernandes. "Estudo da imagem da região turística de Lisboa." RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, no. 40 (December 1, 2020): 89–111. http://dx.doi.org/10.17013/risti.40.89-111.

Full text
Abstract:
A indústria turística mundial registou um crescimento anual constante e encontrava-se em franca expansão até março de 2020, quando foi fortemente afetada pela pandemia Covid-19. Acredita-se que para a reinvenção e reforma do setor se terá de investir fortemente na criação e gestão da perceção dos turistas sobre a imagem dos destinos turísticos. Tendo em vista este contexto, o presente estudo objetiva analisar a imagem da região de Lisboa através da utilização de User Generated Content (UGC). A metodologia utilizada tem como base de análise três componentes de interações do turista com o destino: imagem Designativa, Estimativa e Prescritiva. Foram utilizados 51 mil reviews do ano de 2019, em inglês, contendo opinião de turistas de 131 nacionalidades sobre a região turística de Lisboa. Os resultados revelam que Lisboa tem uma imagem caracterizada por reviews positivos e oferecem novos conhecimentos sobre a gestão da imagem do destino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Chagas, Márcio Marreiro das, Sérgio Marques Júnior, and Andressa Cristine Ferreira Duarte. "Análise do processo de formação da imagem de destinos turísticos de sol e praia: um estudo em Canoa Quebrada/CE." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 7, no. 3 (2013): 456–75. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v7i3.650.

Full text
Abstract:
O estudo buscou analisar o processo de formação da imagem de destinos turísticos de Sol e Praia, a partir do exame causal entre Motivação, Percepção/Avaliação Cognitiva e Afetiva e Fontes de Informações com foco no destino Canoa Quebrada/CE. Para tanto, se empreendeu uma investigação do tipo exploratório-descritiva, com enfoque analítico quantitativo, do tipo Survey. O processo amostral foi probabilístico, sendo a escolha do sujeito aleatória simples. A coleta ocorreu nos principais pontos turísticos do destino Canoa Quebrada/CE, com questionários aplicados aos turistas nacionais brasileiros, atingindo o total de 208 entrevistados. Dentre os principais resultados, conclui-se que formação da imagem ocorre a partir da influência direta das Motivações dos turistas, dos Componentes Afetivos e Cognitivos do destino, sendo excluídas da relação direta as Fontes de Informações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Zucco, Fabrícia Durieux, Melise De Lima Pereira, Pablo Flôres Limberger, and Christian Daniel Falaster. "Avaliação da imagem de um destino turístico no Instagram." Turismo Visão e Ação 20, no. 3 (2018): 490. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v20n3.p490-499.

Full text
Abstract:
Com os avanços tecnológicos, as imagens postadas nas redes sociais de fotografia (Instagram) são utilizadas como ferramentas de avaliação pelos turistas, desta forma, o gerenciamento destas ferramentas são essenciais para os destinos turísticos. O objetivo desta pesquisa é avaliar a imagem do destino turístico Salvador, Bahia, Brasil, a partir das publicações de uma rede social de fotografia, o Instagram. O presente trabalho analisou 400 imagens marcadas no Instagram com a hashtag #salvador, sendo que para a categorização das imagens coletadas foram utilizadas as dimensões da imagem cognitiva e motivacionais de Baloglu e Mccleary (1999). A pesquisa é exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada, de forma aleatória, na rede social Instagram, por meio do software Seekr Monitor, uma ferramenta para monitoramento e gestão das mídias sociais. Por meio de análise de regressão linear múltipla, identificou-se a existência de relações causais positivas e negativas entre as dimensões da imagem e motivacionais do destino turístico e o número de curtidas por seguidor no Instagram. Os resultados indicam que as Destination Management Organization (DMOs) de Salvador (BA) devem direcionar seus esforços promocionais nas redes sociais virtuais, envolvendo a formação da imagem de valor ao ambiente, em vez de comercializar o destino por meio dos apelos motivacionais do prestígio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Scalabrini, Elaine Cristina Borges, Paula Cristina Remoaldo, and Júlia M. Lourenço. "Imagem de Destinos Turísticos: um estudo sobre as publicações brasileiras." Revista Turismo em Análise 26, no. 3 (2015): 541–57. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i3p541-557.

Full text
Abstract:
Os estudos referentes ao turismo dedicam-se à compreensão de diferentes temas, sendo que um bastante analisado à escala internacional é a questão da imagem de um destino turístico. O interesse por este tema é percebido em diversas áreas do conhecimento, como a sociologia e o marketing. No Brasil, há diversos pesquisadores dedicando-se à imagem dos destinos turísticos. Assim, buscando compreender de que forma este tema tem sido trabalhado no Brasil, este estudo de caráter bibliográfico teve como objetivo analisar e compreender as publicações sobre imagem de destinos turísticos em periódicos brasileiros, nos últimos seis anos (2008-2014). A partir de um levantamento dos artigos publicados neste período, usando como ferramenta de busca o site “Publicações de Turismo”, foram identificados vinte e oito artigos. A análise permitiu verificar que os estudos estão concentrados na compreensão da imagem de um determinado destino. Os artigos analisados são predominantemente estudos empíricos e há um equilíbrio entre os de caráter quantitativo e qualitativo. No que diz respeito à bibliografia, foi possível identificar que os autores brasileiros que têm trabalhado com o tema de imagem de destinos, já buscam bibliografias internacionais para fundamentar os seus estudos. Também nos trabalhos sobre este tema, identificou-se uma maior maturidade dos autores no que diz respeito à utilização das ferramentas estatísticas. Alguns estudos fazem uma análise aprofundada dos estudos internacionais e aplicam estas teorias no Brasil. Conclui-se que este tema tem sido estudado com maior profundidade no país, se comparado com os temas como o da percepção de residentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Coelho, Mariana de Freitas, and Marlusa Gosling. "Em Busca da Definição de Reputação de Destinos Turísticos: significados e temas associados a partir da visão de profissionais." Revista Turismo em Análise 26, no. 2 (2015): 262–81. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i2p262-281.

Full text
Abstract:
Pesquisadores de marketing turístico têm enfatizado a importância da imagem do destino turístico no processo de escolha de um lugar para visitar. No entanto, faltam pesquisas sobre reputação desses mesmos destinos turísticos, que pode ser usada como uma ferramenta para atrair visitantes potenciais. Autores como De Chernatony (1999), Gioia et al. (2000) e Torres et al. (2011) afirmam que o foco na imagem da marca evoca percepções recentes, que estão sujeitas a alterações. Portanto, estudos de reputação lidam com impressões mais consistentes do que a imagem do destino e consideram várias imagens percebidas ao longo do tempo. O método da pesquisa foi a abordagem qualitativa. O objetivo do artigo foi compreender o significado da reputação de destinos turísticos e seus temas associados. Quinze especialistas foram entrevistados e suas respostas foram classificadas em três áreas de conhecimento: Administração/Gestão, Marketing e Turismo. As respostas foram analisadas com base em Creswell (2007) e Bardin (2008) e os dados foram codificados em temas relacionados à literatura de reputação corporativa e reputação de destinos. Dentre os resultados, em geral, os entrevistados indicaram a associação de reputação e imagem e a importância do tempo para a formação da reputação. Além disso, o estudo identificou as peculiaridades apontadas por cada grupo, como por exemplo, uma ênfase no contexto social (Turismo), a importância da gestão (Administração/Gestão) e a avaliação de indivíduos ou grupos (Marketing). Finalmente, o estudo demonstrou que a reputação dos destinos turísticos é integrada a pelo menos quatro temas: comunicação, avaliação, diferenciação e tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bedran, Felipe Nasrallah, Vivian Iara Strehlau, Sergio Garrido Moraes, and Tatiana Terabayashi Melhado. "Influência do Cosmopolitanismo na Formação da Imagem de um Destino: Uma Análise da Cidade de São Paulo." Revista Brasileira de Marketing 13, no. 6 (2014): 94–106. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v13i6.2854.

Full text
Abstract:
O presente trabalho buscou descobrir como o cosmopolitanismo influencia na formao da imagem de destino. Foram investigados estrangeiros que conhecem a cidade de So Paulo, escolhida por sua importncia nacional e internacional. Buscou-se levantar o estado da arte dos estudos sobre o cosmopolitanismo, que indica a caracterstica do cosmopolita em querer conhecer outras culturas, alm da sua nativa, que o leva a viajar por outras regies, pases, para se aprofundar em outra forma de sociedade e tentar se misturar a ela. Assim ele tem caractersticas prprias, que influenciam na forma como ele vive e consome produtos. A imagem de destino um constructo utilizado nos estudos sobre turismo e por profissionais de marketing que querem desenvolver um local como possvel destino de viagens. Para entender como o comportamento descrito acima influencia na formao da imagem de destino, foram utilizadas duas abordagens metodolgicas para a obteno de melhores resultados. Foram feitas entrevistas com representantes da organizao de marketing de destino de So Paulo, bem como entrevistas pessoais com turistas estrangeiros, com anlise de contedo na etapa qualitativa e uma survey, com 205 estrangeiros na etapa quantitativa. Os dados foram analisados com a utilizao de estatstica uni e multivariada, com ANOVA e modelagem de equaes estruturais. O resultado da pesquisa demonstrou que o cosmopolitanismo, alm da renda, influenciam no aspecto afetivo da formao da imagem do destino So Paulo, enquanto que o objetivo da estada influencia no aspecto cognitivo e seu tempo de permanncia influencia nos dois aspectos da imagem deste destino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Adrielly Florêncio de, and Michel Jairo Vieira da Silva. "Telenovelas brasileiras criando imagens e imaginários turísticos: o caso do destino Rio Grande do Norte." Turismo Visão e Ação 21, no. 1 (2018): 2. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v21n1.p2-22.

Full text
Abstract:
O uso de produções audiovisuais televisivas para promoção de destinos no Brasil tem sido uma ferramenta importante, principalmente pelo alcance ainda forte da TV. E quando se trata do uso de telenovelas (que tem tradição em criação e exportação), a aparição de destinos turísticos na trama se torna relevante na publicização e na criação de imaginários turísticos. Diante disso, o estudo buscou apresentar os elementos que compõem a imagem e o imaginário turístico do destino Rio Grande do Norte a partir das telenovelas da Rede Globo e do SBT (1986-2016). Metodologicamente, o trabalho faz uma abordagem qualitativa, desenvolvendo análise documental e de conteúdo fílmico de oito telenovelas gravadas no RN. Os resultados apontam para a construção de imaginário que nem sempre remete ao estado (apenas como cenário não identificado), já que algumas telenovelas não divulgam o nome do destino. E quando enfatizam se passar no estado, evidenciam um destino de motivação sol e praia, com poucos elementos culturais e históricos, com foco principalmente em casais em programação romântica, com pequenos elementos de aventura. Conclui-se que tal ferramenta se consolida como uma importante maneira de divulgação do destino RN, entretanto limita o imaginário do estado, que deveria diversificar a publicização de sua oferta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bonfim, Valéria Oliveira, Marlusa de Sevilha Gosling, Kelly Cristine de Oliveira Meira, and Iury Teixeira de Sevilha Gosling. "INDUTORES DA IMAGEM DE BELO HORIZONTE COMO DESTINO TURÍSTICO: A PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES." Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 22, no. 1 (2017): 61. http://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2017v22n1p61-84.

Full text
Abstract:
O turismo é uma atividade econômica importante, trazendo divisas para os destinos, que buscam tornarem-se competitivos. Nesse contexto, a opinião de residentes sobre as cidades torna-se relevante fonte de informação. O objetivo desse artigo é propor e testar um modelo de fatores teoricamente justificados que influenciam a percepção do morador em termos da imagem de Belo Horizonte, enquanto destino turístico. Para isso, realizou-se uma pesquisa quantitativa (survey) com 185 residentes. A análise de dados apontou que não há diferenças de percepção dos construtos entre homens e mulheres (teste t). Adicionalmente, a regressão linear múltipla apontou que Qualidade da Oferta Turística, os Equipamentos Turísticos e a Infraestrutura Básica foram positivamente relacionados à imagem da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Olivieri, Giovanna Buischi Antunes, Janaina De Moura Engracia Giraldi, and Luciana Brandão Ferreira. "AVALIAÇÃO DA IMAGEM QUE OS FRANCESES TÊM DO BRASIL COMO SEDE DE MEGAEVENTOS." Turismo - Visão e Ação 20, no. 1 (2017): 158. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v20n1.p158-183.

Full text
Abstract:
O Brasil recebeu grandes eventos nos últimos anos, como Jornada Mundial da Juventude, Rio+20 e especialmente megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo de Futebol, e mais recentemente os Jogos Olímpicos de 2016. Baseado nesse contexto e na importância desses eventos, sobretudo para a imagem do destino que os recebe, esse estudo objetivou avaliar a imagem do destino turístico Brasil como sede de megaeventos. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva com aplicação de questionários eletrônicos com uma amostra de estudantes franceses. Após a coleta dos dados, uma análise fatorial exploratória e uma comparação de médias entre as dimensões resultantes foram realizadas. Os resultados indicaram que os estudantes franceses possuem uma imagem positiva do Brasil como sede de grandes eventos, sendo os “Pontos Turísticos” a dimensão de imagem de destino mais bem apreciada. Adicionalmente, verificou-se que gênero e experiência com o país não foram fatores que influenciaram as respostas da amostra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Scherer, Flavia Luciane, Ivanete Schneider Hahn, Liliam Cristine Stein, and Denise Bolzan Barpp. "Motivações, dimensões da imagem e qualidades afetivas dos lugares: a escolha do destino e as fotos em viagens de turismo e lazer." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 9, no. 3 (2015): 442–58. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v9i3.865.

Full text
Abstract:
O turismo é dependente de aspectos que motivam as pessoas a viajarem e do que elas esperam receber em troca. A imagem representa o caminho que os destinos tomam para se posicionar e atingir um grau suficiente de reconhecimento (Di Marino, 2014). Este estudo objetivou explorar as dimensões das imagens e as qualidades afetivas dos lugares em fotos de viagens de turismo e lazer. Objetivou ainda, identificar as motivações que influenciam a escolha do destino turístico. Para atender ao objetivo, foram conduzidas duas pesquisas. A primeira, de caráter quantitativo e descritivo foi operacionalizada por meio de uma survey com 232 pessoas que fizeram viagens de turismo ou lazer nos últimos três anos. A segunda etapa da pesquisa, de caráter qualitativo e confirmatório, foi realizada por meio de aplicação de 12 entrevistas com consumidores de viagens de lazer/turismo. Os resultados mostram que a imagem afetiva, a atmosfera e o lazer são as dimensões mais determinantes na escolha do destino turístico. Verificou-se ainda que os sentimentos dos respondentes em relação à sua foto, voltam-se ao campo afetivo e emocional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Rodrigues Soares, Jakson Renner. "A contribuição das TICs para aumentar a credibilidade da imagem do destino. Estudo exploratório para o segmento de turismo acadêmico." ROTUR. Revista de Ocio y Turismo 9, no. 1 (2015): 44–61. http://dx.doi.org/10.17979/rotur.2015.9.1.1340.

Full text
Abstract:
A existência de estudantes internacionais em Galícia é uma situação cada vez mais evidente nas universidades galegas. Devido à competitividade existente não só entre destinos, mas também entre universidades, entender quais são os aspectos que influenciam na eleição do estudante, e saber como podemos influenciar na decisão desse turista é um ponto vital para a competitividade destes dois entes. Neste trabalho buscamos definir a mobilidade estudantil internacional como segmento turístico, além de propor variáveis que conformam a sua imagem. A pesquisa foi realizada segundo uma óptica qualitativa exploratória. Com ela se logrou identificar um conjunto de características do processo de formação da imagem. Aspectos afetivos e cognitivos que são considerados pelo turista acadêmico e que influem no seu comportamento de escolha do destino. Para chegar a esses resultados empiricamente, utilizou-se como métodos de coleta e análises dos dados a entrevista qualitativa e a análise de conteúdo, respectivamente. Dentre os resultados encontrados, cabe destacar a importância dada às informações orgânicas consultadas pelos entrevistados, que podem e devem ser consideradas pelos stakeholders de um destino que trabalhe com este segmento turístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Santana, Lilian Dominguez, and Marlusa de Sevilha Gosling. "Imagem de Destino Turístico: Proposição de Modelo Hipotético." Revista de Administração FACES Journal 16, no. 3 (2017): 8–29. http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975faces2017v16n3art3935.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Zucco, Fabricia Durieux, Cynthia Morgana Boos de Quadros, Juliane Regina Schmitt, and Thamires Foletto Fiuza. "Imagem e identidade turísticas relacionadas às práticas e bens culturais percebidas pelos residentes: perspectivas a partir da cidade de Blumenau, Santa Catarina, Brasil." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 11, no. 2 (2017): 320–46. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1309.

Full text
Abstract:
Propósito do tema: O crescimento do turismo proporcionou um grande aumento dos produtos turísticos que são ofertados no mercado. Antes de tomar a decisão, acerca de sua viagem e diante de tantas opções, o turista busca se informar sobre os mais variados destinos. A imagem de destino, criada por meio dessa busca, é um estímulo fundamental para o turista. Embora exista uma variedade de fatores que compõem uma imagem de determinado destino, são os seus elementos próprios que constituem a sua identidade cultural. Criar uma identidade de um lugar, envolve também a participação dos residentes do destino. Objetivo: Esse estudo busca analisar a cultura cervejeira, como uma possível identidade cultural de Blumenau e, para tanto, leva em conta as atitudes dos residentes. Metodologia e abordagem: A pesquisa é considerada exploratória e descritiva, com método quantitativo. A partir da revisão da literatura sobre o assunto, doze hipóteses foram estabelecidas. Realizou-se a coleta e análise de dados que contou com os seguintes procedimentos estatísticos: Alfa de Cronbach, a Correlação de Spearman e o teste de hipóteses, por meio do programa SSPS. Resultados: Os resultados, obtidos na pesquisa, confirmaram sete, das doze hipóteses, o que indica a existência de relações positivas entre a influência dos hábitos dos residentes e as dimensões da identidade de Blumenau. Originalidade: Conclui-se que é possível a utilização da cultura cervejeira como uma identidade cultural da cidade, o que a torna adequada à sua promoção turística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Santos, Denise Betânia Marques dos, Cicero Nestor Pinheiro Francisco, and José Roberto Ferreira Guerra. "A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020)." Revista Turismo em Análise 32, no. 1 (2021): 141–61. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v32i1p141-161.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo investigar o uso da imagem feminina na gestão do turismo brasileiro a partir da construção ou manutenção de uma postura promovida pelos agente sociais dominantes (ASD) configurando um discurso do sujeito coletivo (DSC) que evidencia uma violência simbólica instaurada socialmente, bem como alguns de seus desdobramentos. A imagem de destino turístico oferece uma representação social de que no Brasil há o estímulo aos turistas estrangeiros para que venham usufruir sexualmente do corpo das mulheres brasileiras, causando grande indignação por parte dos cidadãos e cidadãs. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar como a produção discursiva relacionada à imagem de destinos turísticos que usa a imagem da mulher compõe um DSC e, por isso, precisa ser combatido. Foram consideradas opiniões e impressões a esse respeito coletadas em redes sociais. Como resultado deste trabalho, foi possível identificar conteúdos que suscitaram práticas discursivas bilaterais, seja para confrontar o DSC ou para reafirmá-lo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Manosso, Franciele Cristina, Camila Bizinelli, Cinthia Maria de Sena Abrahão, and José Manoel Gonçalves Gândara. "Os Atrativos Turísticos de Curitiba – PR: Uma perspectiva através do Guia Brasil Quatro Rodas." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 9, no. 1 (2015): 97–120. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v9i1.728.

Full text
Abstract:
Os guias turísticos podem ser trabalhados como instrumentos relevantes para a divulgação dos destinos, pois contemplam informações sobre os atrativos, equipamentos, infraestrutura e serviços turísticos. O turista pode, através deste, conceber uma imagem sobre o destino que irá visitar, porque com os elementos trabalhados pelos guias, pode-se ter uma visão abrangente do que é oferecido pelo destino. O presente artigo contemplou como objetivo a análise dos atrativos turísticos da cidade de Curitiba apresentados pelo Guia Brasil Quatro Rodas nos anos de 1989, 2001, 2013, considerando como o documento apresenta a cidade para seus visitantes, analisando a descrição e o emprego de fotografias. Empregaram-se como metodologia a pesquisas bibliográfica e a análise documental, sendo a última aplicada para se verificar quais atrativos, a descrição, e se as fotografias foram empregadas na divulgação de Curitiba no Guia Brasil Quatro Rodas. Como resultados do estudo, pode-se destacar que houve um aumento no número de atrativos turísticos de Curitiba apresentados pelo Guia Brasil Quatro Rodas, sendo que, alguns destes evoluíram no que diz respeito a sua classificação, ou seja, os mesmos melhoraram em qualidade. Outra questão é a evolução da publicação na questão da apresentação dos destinos ao leitor, pois mais informações passaram a ser publicadas e, também, iniciou-se o emprego de fotografias para apresentar o destino turístico Curitiba
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

De Carvalho, Dirceu Tornavoi, Luciana Brandão Ferreira, Flávio Notomi Kanazawa, Priscilla Mendes Machado, and Janaina de Moura Engracia Giraldi. "Experiência em website de marca-país e a formação da imagem de destino turístico: um estudo na Islândia." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 10, no. 1 (2016): 108–28. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v10i1.1019.

Full text
Abstract:
A pesquisa visa verificar se a experiência em websites de marcas-país influencia a imagem e a atratividade de um destino turístico na mente dos consumidores, bem como sua intenção de visitá-lo. Foi conduzido um estudo pré-experimental do tipo pré-teste/pós-teste de um único grupo com uma amostra de 30 estudantes de graduação de uma universidade paulista. O tratamento consistiu em expor os sujeitos da pesquisa ao site turístico oficial da Islândia. As variáveis dependentes foram a percepção de atratividade turística e a intenção de visitar a Islândia. A avaliação da experiência de navegação foi medida utilizando escalas da literatura de comportamento de consumidor online. As duas hipóteses são: (1) a experiência online positiva influencia positivamente a formação da imagem do destino e (2) influencia positivamente a intenção de visita-lo, e ambas foram sustentadas pelos testes estatísticos de comparação de médias antes e após o tratamento. A análise de conteúdo de questão aberta, realizada após o tratamento, mostrou o efeito que o conhecimento adquirido por navegação prazerosa tem na formação da imagem e no aumento da intenção de visita um destino turístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Aureliano-Silva, Leonardo, Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira, and Carlos Alberto Alves. "A relação entre a felicidade e o desejo por hospitalidade mediada pela autoimagem do turista e a imagem do seu destino." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 11, no. 3 (2017): 436–53. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v11i3.1324.

Full text
Abstract:
Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de ampliar a teoria sobre comportamento do consumidor no turismo e a importância do aprimoramento de práticas comerciais. O principal objetivo deste estudo é analisar a relação entre a busca da felicidade na experiência turística e o desejo por hospitalidade local, mediada pela congruência entre a autoimagem do turista e a imagem do destino. Por meio de uma survey obteve-se 221 questionários respondidos. Para análise dos dados, utilizou-se abordagem quantitativa com o uso da técnica de regressão linear múltipla, e os resultados indicaram relação significativa e positiva entre a busca da felicidade na experiência turística e o desejo por hospitalidade local, mediada pela congruência da autoimagem do turista (como ele se vê) e imagem do destino turístico. A originalidade deste estudo está em identificar a autoimagem do turista e destino turístico como fatores mediadores da percepção de hospitalidade local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Lohanne, Lohanne Gonçalves. "Turismo, cartografia e imagem." Cadernos de Geografia, no. 41 (June 30, 2020): 105–18. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_41_8.

Full text
Abstract:
A proposta deste artigo é compreender como as narrativas sobre os espaços turísticos da cidade do Rio de Janeiro foram construídas a partir dos mapas turísticos e seus significados. Reflete-se sobre as imagens da cidade a partir das representações cartográficas desde 1923, quando foi criado o primeiro mapa especificamente turístico da cidade. Procuram-se identificar, a partir de uma anál ise semiológica, os elementos que ajudaram a constituir determinados imaginários da cidade. Imaginários estes que atualmente ocupam uma trama maior de representações e produtos espaciais e culturais que estabelecem o Rio de Janeiro como principal destino turístico do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Pérez-Nebra, Amalia Raquel, and Cláudio V. Torres. "Medindo a imagem do destino turístico: uma pesquisa baseada na teoria de resposta ao item." Revista de Administração Contemporânea 14, no. 1 (2010): 80–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552010000100006.

Full text
Abstract:
O potencial turístico do Brasil é reconhecido por diversos segmentos, e sabe-se de sua pouca representatividade no cenário internacional. Objetivou-se a construção e validação de um Instrumento de Imagem do Destino Turístico, e posterior comparação dos turistas reais e potenciais, além de uma revisão sobre o conceito de imagem do destino. Para a pesquisa se construiu um sítio eletrônico em quatro idiomas e enviaram-se e-mails nos mesmos idiomas. A pesquisa foi respondida por 658 pessoas, de 66 diferentes países. A média de idade foi de 33,2 anos (dp=11,5), 58,7% eram do sexo feminino, 53,9% eram solteiros, mais de 80% concluíram o terceiro grau, a maioria já fez viagem internacional (90,8%), mas poucos vieram ao Brasil (26,8%). O tratamento dos dados foi por meio de análise fatorial e análise de resposta ao item, além da diferença entre grupos. Os resultados ofereceram subsídios para alcançar o objetivo de construir e validar um Instrumento de Imagem do Destino. Foram encontrados cinco fatores: 1. Cenário específico, 2. Cultura local, 3. Luxo e conforto, 4. Infra-estrutura e segurança, e 5. Recreação e entretenimento. O segundo objetivo foi alcançado. Comparando os grupos, dois fatores apresentaram diferença entre turistas potenciais e reais. Aplicações e impactos são sugeridos ao longo do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Fernandes Correa, Alexandre. "O destino das imagens e memórias históricas." Fênix - Revista de História e Estudos Culturais 17, no. 17 (2020): 63–85. http://dx.doi.org/10.35355/revistafenix.v17i17.942.

Full text
Abstract:
Nesse ensaio apresentamos pesquisa sobre a gestão das imagens e das memórias políticas no espaço sócio-histórico contemporâneo. Destaca-se no estudo da política da imagem nos campos empíricos, suas características semiológicas sobressalentes. Trata-se de um estudo sobre a colonização do imaginário sociopolítico, através de imagens históricas encenadas em equipamentos culturais, monumentos e espaços sociais urbanos. Analisamos aspectos da montagem do quadro imagético nacional pontuando momentos destacados num largo ciclo de comemorações históricas ativadas desde a Independência em 1822. Nesse trabalho, articulamos os conceitos de máquina de guerra semiótica, batalha das imagens e guerra das imagens sobre a memória política na atualidade. Nesse trajeto operamos a noção de memórias enxertadas na compreensão da lógica das ressurgências imagéticas no espaço sociopolítico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Chaves, Paula Cristina Pereira Rodrigues, Edileuza Lobato da Cunha, Fernanda de Souza Farias, and Luiz Carlos da Silva Flores. "Imagem de Destino Turístico: Um Estudo sobre as Publicações Científicas Internacionais." Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade 13, no. 4 (2021): 967–87. http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v13i4p987.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Póvoa Neto, Helion. "A imagem da imprensa sobre a emigração brasileira." Estudos Avançados 20, no. 57 (2006): 25–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142006000200003.

Full text
Abstract:
A EMIGRAÇÃO de brasileiros significa algo novo para um país formado historicamente como área de destino para imigrantes. Mais que uma mudança exclusivamente demográfica, essa transição representa um fato social e político que vem sendo progressivamente reconhecido. O trabalho considera o discurso veiculado na imprensa como uma das fontes de informação que permitem perceber tal mudança e analisa o noticiário referente aos brasileiros no exterior veiculado no Brasil durante o período de 2001 a 2005.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Saito, Claudio Sunao, and Vivian Iara Strehlau. "Escolha de destino turístico: Estudo bibliométrico com análise de citação e co-citação de autores." Internext 13, no. 1 (2018): 17. http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.13117-31.

Full text
Abstract:
O estudo bibliométrico foi realizado com o objetivo de entender os principais assuntos, abordagens e referenciais teóricos relacionados ao tema “escolha de destino turístico”. A pesquisa, realizada a partir da base de dados Scopus e com utilização de softwares estatísticos, foi baseada na técnica de análise de citação, definindo-se a relevância e prestígio dos artigos, autores, modelos e fundamentos teóricos com base no número de citações realizadas em artigos posteriores. Os resultados da pesquisa demonstram que existe diversidade de perspectivas e abordagens relacionadas ao tema e que os artigos podem ser agrupados em estudos relativos a modelos de decisão ou escolha de destino, fatores motivadores para turismo, características ou fatores pessoais, características e atrativos do destino, natureza da viagem pretendida (tamanho do feriado, distância, duração da viagem, etc.), experiências da viagem (humor, sentimentos durante a viagem, avaliações pós-viagem, etc.), influência da imagem do destino e influência da informação/comunicação na escolha do destino turístico. Os resultados também indicam uma pulverização em relação à origem dos artigos (países/instituição), autores e referenciais teóricos utilizados em pesquisas relacionados ao tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

De Souza, José Neivaldo. "O destino do homem no plano de Deus: uma análise da antropologia patrística sobre a "imagem e semelhança"." Revista Pistis Praxis 1, no. 1 (2009): 119. http://dx.doi.org/10.7213/pp.v1i1.21528.

Full text
Abstract:
Há duas tradições bíblicas que narram a criação do homem. A primeira (Gn 1. 26-27) apresenta o homem feito à “imagem e semelhança” do Criador; a segunda (Gn 2.7) descreve como o ser humano veio à “vida”. Narrativas diferentes, porém com um único objetivo: apresentar a origem do homem a partir de Deus. O plano de Deus é que o homem viva e seu destino seja de acordo com os desígnios do Criador, eis a razão porque foi criado à “imagem e semelhança”. Pecado é tudo aquilo que se opõe a ao plano divino. Ao pecar, o homem perdeu o objetivo para o qual foi criado e a única imagem a qual ele vê é a sua própria, por isso a imagem de Deus ficou ofuscada e o acesso à comunhão divina obstruído. Mas Deus, em sua infinita misericórdia, não apagou de vez sua imagem na alma humana e a prova disso é Jesus Cristo, o Filho unigênito, perfeita imagem visível do Deus invisível (Cl 1.15) enviado para resgatar e recapitular tudo. O tema bíblico da imagem e semelhança é central na Antropologia dos primeiros pensadores cristãos: os Padres (Pais) da igreja. Estudaremos o tema resgatando a Antropologia Patrística, principalmente, o pensamento de escolas como a de Alexandria, asiática e africana. Considerando, de forma especial, o pensamento de Irineu de Lion, veremos como cada corrente trata o problema da imagem e semelhança no roteiro: criação, pecado e salvação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Soares, Leonardo Francisco. "A ópera aberta: A força do destino, de Nélida Piñon, e E la nave va, de Federico Fellini." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 8 (March 2, 2018): 250–61. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.8..250-261.

Full text
Abstract:
Resumo: Análise dos processos contemporâneos de produção mimética e de representação, a partir do romance A força do destino e do filme E la nave va, com vistas a articular os conceitos e noções de imagem-cristal, espetacularização, dialogismo, polifonia e desreferencialização como operadores constitutivos dessas narrativas.Palavras-chave: literatura contemporânea; representação; cinema ópera.Abstract: An analysis of the contemporary processes of mimetic production and representation considering Nélida Piñon’s A força do destino and Federico Fellini’s E la nave va, which intends to articulate the concepts of spectacularization, dialogism, polyphony, and others, as constituent parts of these narratives.Keywords: contemporary literature; representation; cinema; opera.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Santos, Nívia Maria Barros Vieira, Luiz Carlos da Silva Flôres, and Pablo Flôres Limberger. "Tourist Destination’ Image: The Case Oeiras, Piauí, Brazil." Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade 10, no. 2 (2018): 313–31. http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v10i2p313.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Soares, Leonardo Francisco. "TUTTO NEL MONDO È BURLA: A FORÇA DO DESTINO, DE NÉLIDA PIÑON E E LA NAVE VA, DE FEDERICO FELLINI." Em Tese 5 (December 31, 2002): 263. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.5.0.263-271.

Full text
Abstract:
Análise dos processos contemporâneos de produção mimética e de representação, a partir do romance A força do destino e do filme E la nave va, com vistas a articular os conceitos e noções de imagem-cristal, espetacularização, dialogismo, polifonia e desreferencialização, como operadores cosntitutivos dessas narrativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Smith, Matthew, Ericka Amorim, and Cláudia Soares. "O turismo acessível como vantagem competitiva: implicações na imagem do destino turístico." PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 11, no. 3 (2013): 97–103. http://dx.doi.org/10.25145/j.pasos.2013.11.042.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Lissovsky, Mauricio, and Juliana Martins. "A fotografia e seus duplos: um quadro na parede." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 20, suppl 1 (2013): 1363–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702013000400015.

Full text
Abstract:
Hans Belting sugere que as ‘imagens são os nômades dos meios’, porque montam e desmontam acampamento a cada surgimento de uma nova mídia. Sempre que a fotografia retrata outra imagem (pintura, tela de tevê) encena um capítulo dessa história. A fotografia foi guardiã dos paradoxos da distância e das tensões entre imagem e mundo na modernidade. Por isso ocupa hoje lugar crucial no debate acerca da visualidade contemporânea. Nosso destino e o das imagens estão de algum modo entrelaçados. A última geração de artistas visuais do século XX procurou expressar a dor da virtualização; a fotografia do século XXI redescobre a promessa de corpo latente em cada imagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

De Souza, Carlos Cézar Mascarenhas. "A IRONIA DO NARRADOR E O DRAMA TRÁGICO DA HOSPITALIDADE CANIBAL EM DOGVILLE, DE LARS VON TRIER." A Cor das Letras 11, no. 1 (2017): 177. http://dx.doi.org/10.13102/cl.v11i1.1509.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo abordar, a partir da enunciação irônica que afeta a voz do narrador no filme Dogville, do cineasta Lars Von Trier, a imagem de um destino trágico em função do “Drama da hospitalidade cani-bal”, à luz da psicanálise freudo-lacaniana articulada às contribuições de Jac-ques Derrida e Emmanuel Lévinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Delmanto, Aline, and Vivian Yara Strehlau. "escolha de destinos turísticos por pessoas com deficiência visual usuárias de cão-guia." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 16 (January 11, 2022): 2359. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v16.2359.

Full text
Abstract:
A produção científica relacionada às práticas turísticas dos consumidores com deficiência ainda é incipiente e, quando existente, privilegia os cadeirantes. Buscando diminuir essa lacuna, este estudo analisa o turismo sob a ótica do um agente peculiar: o turista com deficiência visual usuário de cão-guia. Foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa de amostragem não-probabilística, com entrevistas em profundidade, para entender os fatores determinantes da escolha de um destino quando esse indivíduo viaja a lazer. A partir das narrativas dos respondentes, analisou-se a aceitação da deficiência, inibidores e facilitadores do consumo turístico, motivadores do consumo turístico e aspectos relacionados à informação e comunicação do destino. Os resultados apontam que os entrevistados se sentem seguros durante a viagem, porque têm a companhia do animal, elemento de suporte que dá independência e autonomia. A acessibilidade física não é um fator importante para a escolha do destino, sendo o cão-guia aquele que influencia o processo. Os critérios de seleção diferem na presença ou ausência do animal. A informação é crucial porque o planejamento da viagem é minucioso. A indicação de terceiros, principalmente aqueles que viajam com os animais, tem influência na construção da imagem do destino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Fabbrini, Ricardo. "Imagem e enigma." Viso: Cadernos de estética aplicada 10, no. 19 (2016): 241–62. http://dx.doi.org/10.22409/1981-4062/v19i/245.

Full text
Abstract:
O artigo examina o conflito das imagens na contemporaneidade, a partir da reflexão estética de Jean Baudrillard. Mostra que para Baudrillard a imagem hegemônica na sociedade da simulação total é o simulacro: imagens planas; sem enigma, sem mistério; sem face oculta; nos termos do autor. Partindo desse diagnóstico, o texto conjectura se nessa sociedade hiper-real, é possível, ainda, produzir uma imagem-enigma, uma imagem que “force o pensamento”, no sentido de Gilles Deleuze, algo como o “chegante”, diria Jacques Derrida; algo que “aconteça no acontecimento”, diria Jean-François Lyotard; algo como “o impensado” afirmaria Foucault; algo como uma “possibilidade indefinida” na expressão de Hans-Thies Lehmann; algo que rompa, enfim, com o horizonte do provável, interrompendo toda organização performativa, todo contexto dominável por um convencionalismo; porque somente, assim, na subtração de elementos de poder, é que se liberaria, nesse drama da percepção, a força não meramente comunicativa da imagem, ou, em outros termos, sua biopotência. Nessa direção, analisamos as fotografias de Nan Goldin, Ana Mariani, do fotógrafo cego Evgen Bavcar, e do próprio Jean Baudrillard; além de obras que incorporam diversas mídias como as vídeo-instalações de Bill Viola e Wilhelm Kentridge e o teatro da dramaturgia visual de Hans-Thies Lehmann. Procuramos mostrar, em suma, que essas obras constituem o lugar, por excelência, para o desenvolvimento do drama da percepção, questão que está no centro da reflexão estética contemporânea. Concebem-se assim, essas imagens de resistência ou negatividade no contexto de uma agonística, entendida como o lugar e momento decisivos nos quais se desenvolve uma disputa relativa ao destino da imagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Araújo, Rodrigo Andia. "AMPLIAÇÃO DA IMAGEM ARQUITETÔNICA COMO SISTEMA NA HISTÓRIA DA FILOSOFIA." Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia 3, no. 06 (2011): 93–106. http://dx.doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n06.4426.

Full text
Abstract:
A possibilidade mesma de uma arquitetônica da razão pura não é apenas uma imagem reguladora ou metafórica que caracteriza e compreende o sistema das faculdades de conhecimento, mas antes um conceito que modela profundamente a razão e a sua construção na história da filosofia. Mesmo que a história filosófica seja para Kant negativa e inteiramente conflituosa do ponto de vista conceitual, ou mesmo que ela, antes da Crítica, não tenha conquistado um destino tão duradouro, a razão não deixa de cumprir o seu propósito mais esperado, isto é, de que ela é na sua natureza arquitetonicamente histórica nos seus processos de coletagem e reciclagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Pereira, Melise de Lima, Luciana Pinto Ferreira, and Ricardo Saraiva Frio. "AVALIAÇÃO DA IMAGEM TURÍSTICA DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR (RS), BRASIL, NA PERSPECTIVA DOS RESIDENTES." Applied Tourism 2, no. 1 (2017): 52. http://dx.doi.org/10.14210/at.v2n1.p52-67.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca identificar os fatores que compõem a imagem turística do destino Santa Vitória do Palmar (RS), Brasil, na perspectiva dos residentes, como medida de manifestação da identidade. A pesquisa possui caráter exploratório, descritivo, empírico e com abordagem predominantemente quantitativa. Foi utilizada uma amostra, não probabilística por conveniência, composta por 93 respondentes, colhida diretamente no município, durante outubro de 2015. Através de Análise Fatorial Exploratória foram identificados os componentes da imagem turística de Santa Vitória do Palmar, que são: Lugares históricos e serviços ofertados, opções de entretenimento, atrativos turísticos, hotelaria e transmissão da cultura local, higiene e comércio e fama do município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

De Oliveira, Antônio Tadeu Ribeiro. "A Migração Venezuelana no Brasil: crise humanitária, desinformação e os aspectos normativos." Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas 13, no. 1 (2019): 219–44. http://dx.doi.org/10.21057/10.21057/repamv13n1.2019.24297.

Full text
Abstract:
As crises política, social e econômica que vêm afetando a Venezuela, e intensificadas na segunda metade da atual década, colocou emigração internacional como alternativa de sobrevivência para aproximadamente dois milhões de venezuelanos, sendo o Brasil um entre os muitos dos destinos desses migrantes. Os graves fatores geradores desses deslocamentos populacionais acabaram por se traduzir numa verdadeira crise humanitária. A partir desse olhar, a proposta deste artigo, que entende esses movimentos como migração laboral forçada, ante à escassez de referências bibliográficas, foi recorrer às matérias jornalísticas, a alguns resultados de levantamentos estatísticos levados a campo e aos registros administrativos para buscar traçar um panorama sobre a trajetória e inserção desses imigrantes na sociedade de destino, pontuando como (des)informações disseminadas pelas autoridades locais, via de regra, superestimavam os volumes dos fluxos migratórios, serviram para criar uma imagem negativa dos imigrantes, gerando alguns episódios de agressões. Tudo isso num cenário de falta de coordenação entre os entes federados na condução de políticas migratórias adequadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Assunção, Natália Lopes Mesquita, Joanice Maria Araújo Diniz, Danielle Miranda de Oliveira Arruda, and Haroldo De Sá Medeiros. "Influência da interatividade nas mídias sociais no consumo de viagens." Revista Brasileira de Administração Científica 9, no. 2 (2018): 26–35. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2018.002.0003.

Full text
Abstract:
Este artigo busca compreender como a interatividade entre os usuários das mídias sociais influencia os hábitos de consumo de viagens. Para tal, foram identificados e classificados os aspectos de influência no consumo de viagens utilizando a mídia online Instagram. Sob a perspectiva dos procedimentos metodológicos, foram realizadas nove entrevistas com usuários do Instagram. Os primeiros indivíduos entrevistados foram escolhidos porque os pesquisadores tinham o conhecimento prévio de que eram usuários do Instagram e seguem outros usuários que publicam conteúdo de imagens de viagens que realizam. A partir de então, foi utilizada a técnica de bola de neve (snowball) para identificar outros sujeitos para a investigação. A metodologia adotada contém procedimentos qualitativos mediante o uso da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), incluindo os procedimentos de análise e categorização. Os resultados identificaram que o hábito de interagir nas redes sociais faz com que os usuários do Instagram, ao compartilharem imagens de suas viagens, tornem-se divulgadores ativos do turismo. A intangibilidade do destino turístico beneficia-se com esta exposição visual via redes sociais, tornando-o uma imagem tangível e permitindo uma experiência virtual através do Instagram. A formação e a percepção da imagem de um destino turístico através desta rede social aproximam os indivíduos de seus pares, exibindo viagens e experiências de amigos e semelhantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Trotta, Stefanie Fontanete, Vivian Iara Strehlau, and Frederico De Araujo Turolla. "AS MUDANÇAS NA IMAGEM DAS CIDADES DE CURITIBA E FLORIANÓPOLIS: UM ESTUDO SOBRE OS REFLEXOS DA DIVULGAÇÃO DAS CIDADES SEDES PARA A COPA DO MUNDO DA FIFA DE 2014." Turismo - Visão e Ação 17, no. 2 (2015): 279. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v17n2.p279-300.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é avaliar a importância da escolha de uma cidade para hospedar um grande evento internacional para imagem desta cidade sede e a manifestação em uma esfera positiva ou negativa, levando em conta a qualificação do teor das notícias analisadas. São analisadas as cidades de Curitiba – sede da copa do mundo da FIFA de 2014 e de Florianópolis – cidade para comparativo de pesquisa após o anúncio da escolha da primeira como cidade-sede. Este estudo contém um referencial teórico sobre marca de lugar/destino e megaeventos. Utilizaram-se dois tipos de pesquisa: bibliográfica e documental. Levantou-se a publicação sobre as duas cidades em dois jornais internacionais: o El País e o The New York Times e empregou-se a análise de conteúdo como técnica de análise das informações; em que se classificaram e se analisaram os resultados qualitativos encontrados nessas mídias nos últimos dois anos que antecederam e sucederam ao anúncio. Os resultados indicam que, apesar de haver uma diferença menor no número de artigos encontrados, houve um aumento na avaliação positiva dos artigos, permitindo acreditar que o anúncio trouxe reflexos positivos para as cidades. Palavras-chave: Megaeventos. Marca de lugar. Imagem de destino. Curitiba. Florianópolis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Couto, Elza Kioko Nakayama Nenoki, and Anderson Nowogrodzki da Silva. "O pano verde da ilusão: o imaginário e o jogo ilegal." Intexto, no. 44 (January 1, 2019): 12. http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583201944.12-27.

Full text
Abstract:
A linguagem dos depoimentos de jogadores compulsivos é suscetível de explicar a relação simbólica deles com o mundo. A partir dessa perspectiva, examinam-se as imagens míticas que podem ser depreendidas de significantes linguísticos. Por meio de depoimentos de jogadores compulsivos coletados na internet, reflete-se sobre o trajeto antropológico do imaginário do jogador de jogos ilegais e seu mito. Os pressupostos teóricos deste trabalho têm por base a antropologia do imaginário de Gilbert Durand, segundo a qual a relação do sujeito com o objeto pode ser representada por uma imagem. Dessa forma, configura-se uma pesquisa qualitativa, baseada no método hipotético-dedutivo, a fim de interpretar e analisar dados que permitam alcançar um valor de verdade. Jogar com o acaso ou com as probabilidades pode ter o sentido simbólico de negociar com o destino. Poder controlar o próprio destino é possível apenas aos deuses, os seres imortais. Portanto, o espaço do jogo ilegal é um espaço profano em contato com a esfera do sagrado, que possibilita a ilusão de jogar com o destino. Nesse sentido, o jogo pode ser visto como uma experiência mítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Buosi, Maria Carolina, and Aurio Leocádio. "A Avaliação dos Atributos da Imagem e sua Relação com a Imagem Global do Destino de Turismo Internacional – Praia de Jericoacoara." Revista Turismo em Análise 24, no. 1 (2013): 25. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i1p25-40.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Ferreira, Sérgio Dominique. "Efeito da visita/não-visita na imagem de um destino turístico: uma aproximação metodológica mista." Revista Turismo em Análise 22, no. 3 (2011): 681. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v22i3p681-699.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Gonçalves Alencar, Débora, Marina Lima dos Santos, and Rodrigo Guissoni. "Creative Economy, Cinema and Tourism: a study about the movie "Os Xeretas” in the city of Castro/ Paraná – Brazil." Revista de Turismo Contemporâneo 9, no. 1 (2020): 104–25. http://dx.doi.org/10.21680/2357-8211.2021v9n1id20709.

Full text
Abstract:
Os setores que correspondem às indústrias criativas, como o audiovisual, contribuem para as atividades turísticas. Este artigo apresenta uma relação direta entre esses setores por meio da imagem, da comunicação com o mercado, para estabelecer através da criatividade as relações entre o cinema (como a produção cinematográfica) e o cenário (como o destino turístico), além de fornecer novos recursos para a localidade, servir como exemplo ou modelo a ser seguido por outros destinos-cenário. Este artigo tem uma abordagem qualitativa e descritiva. Para entender o desempenho entre turismo e cinema, cujos elementos atribuem novos aspectos econômicos, sociais e culturais a um local após a produção do filme, esta pesquisa apresenta um estudo de caso do filme "Os Xeretas" (2001) gravado na cidade de Castro, estado de São Paulo. do Paraná - Brasil. Como resultado, houve a identificação de oportunidades para a cidade, como o incentivo ao desenvolvimento local, por meio do envolvimento entre pessoas, produtos e ambientes criativos entendidos como aspectos favoráveis à promoção do turismo.
 Palavras-chave: Turismo. Cinema. Indústria Criativa. Desenvolvimento Local. Paraná - Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Espínola, Rafaella Soares, Lissa Valéria Fernandes Ferreira, and Sergio Marques Junior. "A certificação Bandeira Azul e seus impactos nas praias do Brasil." Revista Turismo em Análise 31, no. 3 (2020): 561–76. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i3p561-576.

Full text
Abstract:
As certificações ambientais surgem num contexto onde a sustentabilidade vem sendo discutida na gestão de destinos turísticos. Aplicadas às praias e marinas, seguem critérios rigorosos e indicam a qualidade ambiental dos locais certificados, gerando credibilidade nas ações voltadas à sustentabilidade. Neste contexto, esta pesquisa objetiva analisar os impactos da certificação Bandeira Azul nas praias brasileiras a partir da percepção dos representantes de cada praia certificada. Como procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa que contou com a aplicação de entrevistas estruturadas com os cinco representantes das praias certificadas no Brasil e coordenação geral do Bandeira Azul nacional. No tratamento dos dados, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo (Bardin, 2004) onde os resultados foram ilustrados no formato de quadros. Concluiu-se que a certificação Bandeira Azul pode representar um elemento de diferenciação turística para as praias certificadas, impactando positivamente na imagem do destino, trazendo benefícios econômicos, fomentando a captação de recursos públicos e privados, promovendo a conscientização ambiental dos atores envolvidos (gestores, turistas e comunidades), entre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Ferreira, Marcela Lidianny do Amaral, Pollyanna Fraga Graciano, Sergio Rodrigues Leal, and Marconi Freitas da Costa. "Noite de terror na cidade luz: os atos terroristas em Paris e a avaliação da imagem de destino por turistas brasileiros." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 13, no. 1 (2019): 19–39. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v13i1.1445.

Full text
Abstract:

 
 
 
 O terrorismo contemporâneo pode ser considerado um dos males do século XXI e suas ações têm atingido um número cada vez maior de alvos não combatentes. Os grupos extremistas estão à procura de lugares com grande circulação de pessoas como pontos turísticos para realizar os seus ataques. Os atentados almejam alcançar um maior número de kafirs, termo para definir os incrédulos ou infiéis da doutrina islâmica, ou obter uma maior atenção da mídia. Assim, o presente estudo objetivou entender como turistas brasileiros, que estavam em Paris, percebem a interferência da noite dos atentados em 13 e 14 de novembro de 2015 na imagem turística da cidade. A investigação foi qualitativa exploratória com a triangulação dos dados: pesquisa documental, questionários abertos e depoimentos em vídeos, com o uso da análise de conteúdo. Os resultados mostram um impacto mediano na atividade turística, porém pouco importante na imagem da cidade de Paris nos meses subsequentes aos atentados, sendo o fluxo de visitantes reestabelecido em curto prazo. A relevância primordial deste artigo foi compreender o impacto na demanda turística pós-atentados terroristas a partir da percepção dos turistas sob a imagem do destino.
 
 
 
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Cunha Lima, Felipe Borborema, Alice Leoti, and Tércio Pereira. "As emoções dos visitantes das Ruínas de São Miguel das Missões/RS expressadas no TripAdvisor." REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO 13, no. 3 (2019): 70–89. http://dx.doi.org/10.17648/raoit.v13n3.5617.

Full text
Abstract:
Um dos papeis que as plataformas digitais têm assumido, é a função de apresentar as apreensões e representações dos turistas e visitantes sobre os destinos visitados. Esta interação pode acarretar efeitos diversos, dentre eles, exibir a percepção dos consumidores sobre os produtos e serviços adquiridos, influenciar na consolidação da imagem de um destino, bem como interferir na tomada de decisão da compra de novos consumidores. Nesse sentido, tem-se por objetivo mapear e descrever as emoções percebidas nos comentários das avaliações dos turistas e visitantes sobre as Ruínas de São Miguel das Missões (RS), publicadas na plataforma digital TripAdvisor. O percurso metodológico adotado é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, com base na abordagem das valências, utilizando a teoria das emoções básicas de Ekman e Friesen (1978) e, a análise de conteúdo proposta por Moraes (1999). Ao final, foram coletados 821 comentários que resultaram na identificação de 889 percepções emocionais. Os resultados apontaram à prevalência de emoções positivas, tendo destaque a alegria, em associação direta com as questões históricas, ao status de Patrimônio Mundial e ao espetáculo Som e Luz. As emoções negativas, embora em menor número, mencionaram a preocupação com a salvaguarda do bem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Hussak, Pedro. "Nietzsche, Beckett e o problema do niilismo." Viso: Cadernos de estética aplicada 1, no. 1 (2007): 86–95. http://dx.doi.org/10.22409/1981-4062/v1i/33.

Full text
Abstract:
Este artigo trata do problema do niilismo, pensado pela ótica de Nietzsche e Beckett. Parte-se de uma imagem comum a ambos autores, a desertificação. Se Nietzsche afirma que “o deserto cresce: ai daquele que encobre desertos”, Beckett, na peça, Dias Felizes, apresenta sua personagem principal em um deserto, sendo gradualmente enterrada até o pescoço. No entanto, o homem contemporâneo não ganhou evidência deste destino histórico que já ocorreu. O trabalho pretende mostrar que a estratégia dos autores consiste em desvelar o niilismo. Para tanto, trata-se de entrar na experiência do niilismo e assumi-la em todas suas possibilidades de realização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Karlo-Gomes, Geam. "O imaginário no cordel Antonio Conselheiro: o profeta do sertão." Téssera 3, no. 2 (2021): 56–68. http://dx.doi.org/10.14393/tes-v3n2-2021-62034.

Full text
Abstract:
Esta abordagem, numa perspectiva da psicologia analítica e do imaginário coletivo, perfaz uma leitura mítico-arquetípica do imaginário no cordel. O corpus de análise é um cordel brasileiro, intitulado Antonio Conselheiro: o profeta do sertão (RINARÉ, 2015). No intuito de interpretar os mitos e arquétipos que organizam a imagem messiânica de Antonio Conselheiro nessa poética de Rinaré, notam-se: o mitologema da Criança Divina como marco originário de sua trajetória mística; o arquétipo do Velho Sábio em suas virtudes como um conselheiro espiritual; e o mito do Salvador, acentuando sua figura de esperança para um destino com bem-aventuranças em Canudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Santos, Saulo Ribeiro dos, and José Manoel Gonçalves Gândara. "Do que falam os turistas sobre o Parque Estadual Lagoa da Jansen em São Luís/Maranhão no Tripadvisor?" Revista de Turismo Contemporâneo 6, no. 2 (2018): 291–314. http://dx.doi.org/10.21680/2357-8211.2018v6n2id15694.

Full text
Abstract:
A tecnologia tem favorecido a divulgação e promoção da imagem de um destino turístico, mediante sites específicos de turismo, como o TripAdvisor. Pois, neste é possível à inserção de comentários (positivos e negativos) acerca dos atrativos, empresas e serviços prestados no local visitado. Desta forma, objetiva-se no presente trabalho compreender a imagem percebida pelos turistas quanto a Lagoa da Jansen mediante análise de comentários no site TripAdvisor. A metodologia é considerada aplicada, descritivo-exploratório, de análise quantitativa e qualitativa. A amostra foi composta por quarenta e dois comentários dos turistas no site, quanto a “Lagoa da Jansen” na cidade de São Luís (Maranhão). A coleta de dados foi realizada nos meses de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016. Analisou-se todos os comentários, utilizando o programa Excel para tabulação. Os principais resultados indicam que existe predominância de comentários negativos sobre a Lagoa da Jansen, mas que alguns positivos destacam aspectos quanto à paisagem e opção de lazer e entretenimento do lugar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Chiapetti, Rita Jaqueline Nogueira, and Jorge Chiapetti. "A água e os rios: imagens e imaginário da natureza / The water and the rivers: images and imaginary of nature." Geograficidade 1, no. 1 (2012): 67. http://dx.doi.org/10.22409/geograficidade2011.11.a12809.

Full text
Abstract:
A água é um elemento da natureza que sustenta a vida e tem muitos signifcados, por isso pode nos fazer refetir sobre seus aspectos materiais e imaginários. Ela exerc um fascínio em nós, a quem pode seduzir com seus signifcados e sua beleza, encantando nosso imaginário. Especialmente para um poeta, a água alimenta o corpo, a alma e o seu imaginário, produzindo imagens da natureza. Assim, convidamos-lhe a entrar neste texto para refetir, primeiro sobre a imagem e o imaginário da água... da água de rios... e de rios... e, depois, sobre imagens do rio das Contas, do qual fzemos uma refexão através das águas de seu leito e das suas margens, iniciando com o imaginário da sua nomenclatura antiga e atual, passando por suas diversas imagens até chegar ao seu destino... o mar do Oceano Atlântico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!