Academic literature on the topic 'Império Romano do Oriente'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Império Romano do Oriente.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Império Romano do Oriente"

1

Porto, Vagner Carvalheiro. "Arabia Petraea, uma província romana e suas emissões monetárias." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 32 (November 21, 2019): 167–78. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2019.164258.

Full text
Abstract:
A Arabia Petraea, ou província Arábia como também é conhecida, teve sua fundação pelos romanos em 106 d.C., mas já se constituíra como um reino cliente do Império Romano desde o ano 63 da era comum. Teve uma importante função estratégica de guardar a retaguarda da Judeia e o flanco sul da Síria. A instabilidade gerada por rivalidades e interesses particulares dos diferentes estados clientes acabou inclinando Roma para a solução de uma provincialização gradual e definitiva da região. Apesar de ser o reino cliente mais estável, a Nabateia foi um hiato na geografia oriental do império. Sua anexaç
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carlan, Cláudio Umpierre. "A política de Constantino e a formação do Império Romano do Oriente." Anos 90 16, no. 30 (2009): 61–75. http://dx.doi.org/10.22456/1983-201x.18926.

Full text
Abstract:
O artigo começa com uma descrição do mundo romano após a Tetrarquia, com a luta pelo poder entre Constantino e, mais tarde, Licínio. Analisamos as questões políticas relativas ao mundo romano durante o período. Enfatiza-se, nessa discussão, a importância do uso de uma variedade de fontes: iconográficas, arqueológicas e textuais. Usando como fonte iconográfica a coleção numismática do acervo do Museu Histórico Nacional/RJ, empregamos a imagem como uma fonte de propaganda, legitimando o poder imperial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Baptista, Lyvia Vasconcelos. "O 'Código Justiniano' e as estratégias do poder imperial." Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, no. 14 (February 29, 2020): 87–99. http://dx.doi.org/10.17648/rom.v0i14.28896.

Full text
Abstract:
Justiniano assumiu o poder em 527 e governou o Império Romano do Oriente até 565. Suas ações militares são conhecidas principalmente por meio da atuação dos generais Belisário e Narses no norte da África e na Península Itálica. O imperador também empreendeu um laborioso projeto jurídico, publicando um conjunto de livros – Codex, Digesto, Institutiones e Novellae – denominado posteriormente Corpus Iuris Civilis, por meio do qual muitos especialistas investigam o Direito Romano. O objetivo deste artigo é discutir a produção legal do imperador como mecanismo de poder e estratégia política de gove
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Coutinho, Ana Maria, and Matheus Henrique Silva de Rezende. "RESGATE DA VIDA MONÁSTICA: DA EXEMPLARIDADE À REGRA." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 5 (2021): 556–70. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i5.1213.

Full text
Abstract:
A discussão aqui proposta resgata a exemplaridade da vida de alguns santos, destacando seus testemunhos de vida, motivados pelo abandono de tudo em prol do Reino de Deus, contribuindo para a formação da vida monástica no oriente e ocidente medieval, num contexto de desolação com a crise de Império Romano. E, ainda, ressalta a expansão do cristianismo e a evangelização dos povos pagãos como medida de fortalecimento da Igreja.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carlan, Claudio. "Cidade e Moeda na História: Constantino e Constantinopla, uma nova capital para o Império Romano." Anos 90 26 (May 24, 2019): 1–10. http://dx.doi.org/10.22456/1983-201x.82710.

Full text
Abstract:
Nesse artigo, realizaremos uma análise iconográfica, das representações da Cidade de Constantinopla, fundada pelo Imperador Constantino, como nova capital e rival de Roma. Tal fundação provocou uma inversão do eixo político, cultural e econômico no mundo mediterrâneo, no qual Oriente ganha um destaque fundamental, como propagador da cultura greco-romana. Como corpus principal, apresentaremos a coleção numismática do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, importante acervo arqueológico brasileiro, ainda pouco estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Figueiredo, Daniel. "A estratégia político-administrativa do imperador Teodósio II na convocação de Nestório para o episcopado de Constantinopla (428 d.C.)." Anos 90 27 (April 10, 2020): 1–18. http://dx.doi.org/10.22456/1983-201x.92694.

Full text
Abstract:
O objetivo desse artigo é analisar a estratégia político-administrativa do imperador Teodósio II (408-450 d.C.) na convocação do bispo Nestório para o episcopado de Constantinopla, em 428 d.C. Esse acontecimento deu início à Controvérsia Nestoriana, conflito teológico que emergiu na hierarquia eclesiástica do Império Romano do Oriente e buscava estabelecer uma ortodoxia em relação ao modo como se deu a interação entre as naturezas humana e divina no Cristo encarnado. Ao se perceber que as facções formadasna defesa da união das naturezas, advogada pelo bispo Cirilo de Alexandria, e separação de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Boy, Renato Viana. "As relações políticas entre romanos e bárbaros no Mediterrâneo tardo-antigo." Anos 90 26 (August 2, 2019): 1–12. http://dx.doi.org/10.22456/1983-201x.88576.

Full text
Abstract:
A tradição historiográfica marca o ano 476 como o fim do Império Romano no Ocidente, ficando a manutenção das estruturas imperiais, a partir de então, restrita aos territórios orientais de cultura grega. Uma questão a se pensar é: que tipo de relações políticas poderiam ser observadas entre o império oriental grego e o ocidente ‘bárbaro’ no Mediterrâneo a partir de fins do século V e início do VI? Para analisarmos especificamente sobre o período que se sucede à deposição de Romulus Augustulus na Itália, nos utilizaremos de dois historiadores do século VI que descreveram sobre as relações polít
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Volker, Camila Bylaardt. "Golpes de escrita: traçados de Roland Barthes e Henri Michaux sobre o Oriente." Revista Criação & Crítica, no. 14 (June 25, 2015): 13. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i14p13-26.

Full text
Abstract:
<p style="margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; text-indent: 28.9pt;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman';">O artigo faz aproximações entre os trabalhos de Roland Barthes e Henri Michaux no que tange à forma como suas maneiras de experimentar o Oriente afetaram suas percepções do trabalho com a escrita, especificamente em <em>O Império dos Signos e</em> <em>Um Bárbaro na Ásia. </em></span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Selvatici, Monica. "CORPO E RELIGIÃO: PAULO DE TARSO E A EXPERIÊNCIA DE CONVERSÃO AO MOVIMENTO CRISTÃO." REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões 6, no. 8 (2014): 119. http://dx.doi.org/10.20890/reflexus.v6i8.98.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo analisar historicamente, dentro do contexto das relações entre a questão do corpo e da religião, o fenômeno de conversão do judeu fariseu Paulo de Tarso ao movimento cristão antigo. Para o estudo, tomam-se por fontes as epístolas por ele redigidas às comunidades cristãs que fundou na região mediterrânea oriental sob o domínio do Império Romano. Palavras-chave: Paulo de Tarso. Corpo e Religião. Conversão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Figueiredo, Daniel De. "A noção de συνάφεια em Nestório de Constantinopla, no 'Liber Heraclidis', e seu significado para a natureza do poder imperial (séc. V d.C.)". Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, № 8 (8 березня 2017): 127. http://dx.doi.org/10.17648/rom.v0i8.15696.

Full text
Abstract:
Nestório foi bispo de Constantinopla de 428 a 431 d.C. Durante seu breve episcopado à frente da sé da capital do Império Romano do Oriente, protagonizou a emergência de um conflito teológico que se tornaria central nas discussões cristológicas dentro da hierarquia eclesiástica na Antiguidade Tardia. Nestório defendia uma conjunção (συνάφεια) entre as naturezas humana e divina no Cristo, enquanto seu principal oponente, o bispo Cirilo de Alexandria, advogava uma união (ἕνωσις) entre elas. Por suas ideias, Nestório foi declarado herético pelo Concílio de Éfeso I (431), mas sua noção de divindade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Império Romano do Oriente"

1

Antiqueira, Moisés. "O império romano de Aurélio Vítor." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-28022013-122341/.

Full text
Abstract:
Um estudo historiográfico das Historiae abbreuiatae de Aurélio Vítor. Nisto consiste o presente trabalho, que procura determinar de que modo o referido historiador, no ocaso do reinado de Constâncio II, compôs uma narrativa dedicada à história do Império romano em sua totalidade. Para tanto, em primeiro lugar buscamos definir a natureza da obra. Em que pese os nítidos elementos biográficos que a integram, assim como a brevidade do texto, a obra de Aurélio Vítor deve ser pensada enquanto uma história, na medida em que o objetivo do autor se voltava para a exposição das causas que teriam condici
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Poletti, Ronaldo Rebello de Britto. "Elementos para um conceito jurídico de império." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/2186.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2007.<br>Submitted by Natália Cristina Ramos dos Santos (nataliaguilera3@hotmail.com) on 2009-10-22T11:54:18Z No. of bitstreams: 1 Tese_RonaldoRebeloBPoletti.pdf: 1719202 bytes, checksum: 0c8f66bf2830d2672f9cea158f6b8cfe (MD5)<br>Approved for entry into archive by Tania Milca Carvalho Malheiros(tania@bce.unb.br) on 2009-11-16T15:02:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_RonaldoRebeloBPoletti.pdf: 1719202 bytes, checksum: 0c8f66bf2830d2672f9cea158f6b8cfe (MD5)<br>Made available in DSpace on 2009-11-16T15:02:31Z (GMT). No. of bits
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Baptista, Lyvia Vasconcelos. "O Logos da Guerra pérsica : uma análise da perspectiva histórica da obra de Procópio de Cesareia (VI d.c.)." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2013. http://hdl.handle.net/10183/69805.

Full text
Abstract:
Numa data próxima a 530 d.C., um educado cidadão começou a escrever a história contemporânea das guerras do imperador Justiniano contra os povos bárbaros. Esse homem foi Procópio de Cesareia; seu livro – escrito em grego – foi intitulado logos. As ações de Justiniano posicionaram o império num local de prestígio e constantes conflitos. As conquistas trouxeram prosperidade e muitas dificuldades para a capital, que teve que lidar com um império cujas fronteiras agregavam variados povos e territórios. Procópio é testemunha chave para a compreensão dos fenômenos políticos, religiosos e culturais d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Figueiredo, Daniel de. "A atuação político-religiosa do imperador Teodósio II na controvérsia entre Cirilo de Alexandria e Nestório de Constantinopla (428-450 d.C.)." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018. http://hdl.handle.net/11449/153209.

Full text
Abstract:
Submitted by Daniel de Figueiredo null (dd66fig@gmail.com) on 2018-03-24T10:55:18Z No. of bitstreams: 1 TESE_DANIEL_DE_FIGUEIREDO.pdf: 17866175 bytes, checksum: 6674e2b4c6e440c8bfb103848fcc4347 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Jacqueline de Almeida null (jacquie@franca.unesp.br) on 2018-03-26T13:36:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Figueiredo_D_te_fran.pdf: 17866175 bytes, checksum: 6674e2b4c6e440c8bfb103848fcc4347 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-03-26T13:36:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Figueiredo_D_te_fran.pdf: 17866175 bytes, checksum: 6674e2b4c6e440c8bfb103848fcc434
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gelati, Fernando. "Os aspectos político-militares do império romano ocidental na crônica de Idácio (379-469)." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2010. http://hdl.handle.net/1884/23782.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

CAMPOS, L. C. "Da catacumba à basílica: Hibridismo cultural, domesticação do sagrado e conflito religioso no contexto de emergência do marianismo (séc. III-V)." Universidade Federal do Espírito Santo, 2015. http://repositorio.ufes.br/handle/10/3559.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-29T15:07:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_8791_TESE DE DOUTORADO OFICIAL.pdf: 5839192 bytes, checksum: 29bc4fdef242c0cef9581baa9d46a3e4 (MD5) Previous issue date: 2015-09-11<br>A formação do culto mariano tem sido considerada, por muitos pesquisadores, um dos objetos de estudo mais enigmáticos da história do cristianismo, em grande medida porque as fontes disponíveis para a compreensão deste evento são plurais e difíceis de serem concatenadas. Os corpora documentais que elegemos imagens, inscrições epigráficas, textos litúrgicos, crônicas, cartas, hom
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lavajo, Joaquim Chorão. "Cristianismo e Islamismo na Península Ibérica - Raimundo martí, um precursor de diálogo religioso." Doctoral thesis, Universidade de Évora, 1988. http://hdl.handle.net/10174/9606.

Full text
Abstract:
"sem resumo feito pelo autor" INTRODUÇÃO CONQUISTA E RECONQUISTA DA PENÍNSULA IBÉRICA 1. Precedentes históricos de conquista árabe Os males de que enfermava a Península Ibérica no momento da conquista árabe vinhas já de longe, dos tempos do Império Romano. A instabilidade e desigualdade económico-sociais provocaram a decadência política durante os reinados dos últimos imperadores. De um lado, encontrava-se um reduzido grupo de latifundiários, para quem a vida era sinónimo de bem-estar e prazer desregrados; do outro, o estrato social que englobava os curiais, os pequenos proprietários e a mult
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

CAMPOS, L. C. ""Um Bispo, um Deus, uma ekklesia: a formação do episcopado monárquico no Alto Império Romano." Universidade Federal do Espírito Santo, 2011. http://repositorio.ufes.br/handle/10/3458.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-29T14:12:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_4627_Ludimila_Caliman_Campos.pdf: 1313304 bytes, checksum: ee45da644dfaa7077b017f93c863395a (MD5) Previous issue date: 2011-04-13<br>O ano de 198 d.C. é um marco histórico parcamente conhecido pela historiográfica que se dedica à História do Cristianismo. Poucos atentam ter sido nesse ano que as relações entre as comunidades cristãs do Ocidente e do Oriente representadas pelas congregações de Roma e das Gálias; e da Ásia Menor e da Síria-Palestina foram fortemente abaladas. Eusébio de Cesareia, na obra Histór
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Maria Aparecida de Oliveira. "Plutarco e Roma: o mundo grego no Império." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-06122007-105630/.

Full text
Abstract:
Diferentemente das recorrentes assertivas sobre o comprometimento político dos intelectuais gregos no Império, a nosso ver, a partir do século II d.C., a chamada Segunda Sofística é um indicativo do movimento cultural grego iniciado no século I d.C. Embora seus integrantes apresentem intenções distintas em seus escritos, os intelectuais gregos do Império participam de estilos e temáticas narrativas semelhantes. No caso de Plutarco, e essa é a nossa tese central, demonstramos que nosso autor não compôs sua obra para exaltar ou glorificar o Império romano ou ainda a cultura grega. Sendo assim, s
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Perissato, Felipe. "Elêusis no Império Romano: monumentalização do santuário e o culto dos mistérios eleusinos no Período Antonino." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-07112018-154556/.

Full text
Abstract:
Os mistérios de Elêusis foram um dos mais prestigiosos cultos pan-helênicos do Mundo Antigo. Com a conquista romana da Grécia, os benefícios e privilégios às iniciações do culto se estenderam também aos cidadãos de todo o Mediterrâneo romano. Assim, sendo inspiração para as elites intelectuais e até mesmo para imperadores como Adriano e Marco Aurélio, o culto em Elêusis se tornou um dos pilares da reorganização da sociedade e da identidade gregas durante o período romano imperial. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo uma análise do espaço construído dos santuários eleusinos inte
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Império Romano do Oriente"

1

1947-, Lilie Ralph-Johannes, ed. Bizancio: Historia del imperio romano de oriente 326 - 1453. Acento, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Império e grupos mercantis: Entre o Oriente e o Atlântico (século XVII). Livros Horizonte, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Castro, Filipe Vieira de. A nau de Portugal. Os navios da conquista do Império do Oriente (1498-1650). Prefácio. Edição de Livros e Revistas, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lewin, Ariel. Popoli, terre, frontiere dell'impero romano: Il vicino Oriente nella tarda antichità. Edizioni del Prisma, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Popoli, terre, frontiere dell'impero romano: Il vicino Oriente nella tarda antichità. Edizioni del Prisma, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lewin, Ariel. Popoli, terre, frontiere dell'impero romano: Il vicino Oriente nella tarda antichità. Edizioni del Prisma, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mirella, Ferrari, ed. Da oriente a da occidente: Le chiese cristiane dall'impero romano all'Europa moderna. Editrice Antenore, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

romano, Museo nazionale, ed. Le lucerne tardoantiche e altomedievali siciliane, egizie e del Vicino Oriente nel Museo nazionale romano. Istituto poligrafico e Zecca dello Stato, Libreria dello Stato, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Graham, Webster, ed. Roman Imperial Army: Of the first and second centures A.D. 3rd ed. A &C Black, 1985.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Saldanha, António Vasconcelos de. Iustum imperium: Dos tratados como fundamento do império dos portuguêses no oriente : estudo da história do direito internacional e do direito português. Fundação Oriente, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Império Romano do Oriente"

1

Brandão, José Luís. "Suetónio e o fascínio do oriente." In Génese e consolidação da ideia de Europa Vol. III: O Império Romano. Imprensa da Univeridade de Coimbra, 2005. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0394-0_5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

"Los conflictos de Oriente." In La caída del imperio romano. Universidad de La Sabana, 2013. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctvn5tvvw.33.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rosa, Claudia Beltrão da. "Interpretatio, solo e as interações religiosas no império romano." In Saberes e poderes no mundo antigo: estudos ibero-latino-americanos. volume I - dos saberes. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0624-8_15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mantas, Vasco Gil. "Vida e morte do Império do Ocidente." In História de Roma Antiga: volume II: Império Romano do ocidente e romanidade hispânica. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1782-4_15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Maffi, Alberto. "Legislazione e giurisdizione nel diritto greco e romano." In Génese e consolidação da ideia de Europa Vol. III: O Império Romano. Imprensa da Univeridade de Coimbra, 2005. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0394-0_12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Dias, Paula Barata. "A emergência de um império romano cristão: de Constantino a Teodósio." In História de Roma Antiga: volume II: Império Romano do ocidente e romanidade hispânica. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1782-4_14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mayer, Marc. "Constantino el grande: descontrucción y construcción de un império." In Génese e consolidação da ideia de Europa Vol. III: O Império Romano. Imprensa da Univeridade de Coimbra, 2005. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0394-0_11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Baratta, Giulia. "Appunti sulle variabili e constanti dell'interpretatio religiosa nell'occidente romano." In Génese e consolidação da ideia de Europa Vol. III: O Império Romano. Imprensa da Univeridade de Coimbra, 2005. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0394-0_7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Monteiro, João Gouveia. "O exército romano: da matriz hoplita à ameaça bárbara." In História de Roma Antiga: volume II: Império Romano do ocidente e romanidade hispânica. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1782-4_11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Toledo, Marleine Paula e. Ferreira de. "O direito romano e seu contributo para a construção da Europa." In Génese e consolidação da ideia de Europa Vol. III: O Império Romano. Imprensa da Univeridade de Coimbra, 2005. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0394-0_13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Império Romano do Oriente"

1

Rozestraten, Artur Simões. "Considerações sobre a figura portando o modelo de arquitetura na arte medieval." In Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2006. http://dx.doi.org/10.20396/eha.2.2006.3911.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa em andamento, que conta com o apoio da FAPESP, concentra-se sobre o motivo artístico da figura portando o modelo de arquitetura relacionando-o à arquitetura real e à história do projeto de arquitetura na época para construir novas hipóteses sobre a questão da modelagem tridimensional na arquitetura. O procedimento metodológico identifica, descreve, analisa e interpreta um corpus iconográfico das representações mais significativas do motivo artístico em foco produzidas na Europa e no Oriente Próximo, entre a queda do Império Romano do Ocidente (séc. V) e o Quattrocento italiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moro, Juliana Figueiredo. "Sêneca e o Conceito de Virtus no Império Romano." In V Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História - Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2011. http://dx.doi.org/10.4025/5cih.pphuem.2204.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Seule, Karla Katherine de Souza. "Fernão Mendes Pinto frente ao império português no Oriente." In VI Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História – Universidade Estadual de Maringá – UEM, 2013. http://dx.doi.org/10.4025/6cih.pphuem.466.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!