Academic literature on the topic 'Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGD)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGD).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGD)"

1

Brendler, Eloi, and Luciana Londero Brandli. "Integração do sistema de gestão ambiental no sistema de gestão de qualidade em uma indústria de confecções." Gestão & Produção 18, no. 1 (2011): 27–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2011000100003.

Full text
Abstract:
A integração dos sistemas de gestão de uma organização em um único sistema tem sido uma estratégia adotada por várias empresas, especialmente no que se refere à qualidade e gestão ambiental. O objetivo deste artigo é apresentar a estruturação do sistema de gestão ambiental a partir do sistema de gestão de qualidade para uma empresa do ramo de confecções, apontando assim as facilidades e dificuldades do sistema de gestão integrada. A pesquisa foi desenvolvida em uma empresa do ramo de vestuário feminino. A empresa produz cerca de 500.000 peças por mês. Esta empresa foi escolhida para a pesquisa, pois estava no final do processo de certificação ISO 9001. A pesquisa foi desenvolvida por meio da estratégia de pequisa-ação. Os resultados são apresentados com base na implementação dos requisitos de ambas as normas, na análise daquilo que foi incorporado no SGA a partir do aprendizado do SGQ, daquilo que foi integrado, e do que não houve influência. Também são descritas todas as etapas de implantação do SGA com base no SGQ. As conclusões reforçam a existência de vantagens e desvantagens da integração, a necessidade de se avaliarem as especificidades de cada empresa, de cada sistema de gestão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Berneira, Viviane Montierre, and Marcos Vinicius Godecke. "Norma ISO 14004: identificação de aspectos ambientais em uma indústria alimentícia localizada no estado do Rio Grande do Sul." Revista de Administração da UFSM 9 (August 7, 2016): 149. http://dx.doi.org/10.5902/1983465919513.

Full text
Abstract:
Os consumidores, as leis e as normas estão cada vez mais exigentes quanto à preservação da qualidade ambiental, levando as empresas a adequarem suas ações para uma atitude responsável com o meio ambiente. Nesse sentido, acentua-se a busca de certificações relacionadas à implementação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). Para implementar um SGA, a norma ISO 14004 orienta a organização a conhecer seus aspectos ambientais e os impactos daí oriundos, visando à melhoria contínua da qualidade ambiental. Tendo isso em vista, por meio de entrevistas, verificação de requisitos legais e observação direta, este estudo realizou uma investigação acerca dos aspectos ambientais relevantes de uma indústria alimentícia situada na Região Sul do Rio Grande do Sul. Percebeu-se que um SGA, no caso da empresa em questão, poderia ser facilmente implementado, pois a empresa vem se preocupando em cumprir os requisitos ambientais legais aplicáveis. Contudo, seria necessária uma melhor sistematização interna, a fim de obter a completa qualificação da gestão ambiental da organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, A. C. R., Gerda L. P. Camelo, S. S. Souza, and S. S. Maia. "A GESTÃO AMBIENTAL INFLUENCIANDO O DESEMPENHO COMPETITIVO DAS EMPRESAS EXPORTADORAS." HOLOS 3 (June 5, 2008): 185. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2007.149.

Full text
Abstract:
A existência de uma legislação cada vez mais exigente oriunda de uma crescente preocupação em relação às questões ambientais força as organizações a se preocuparem cada vez mais em atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto. No âmbito do comércio exterior, surgem as barreiras ambientais, uma espécie de barreira comercial imposta por países que estabelecem severas exigências, acabando por impedir a entrada de produtos importados em seu território. Com isso, visando garantir a competitividade de seus produtos, os países exportadores adotam padrões de qualidade ambiental, buscando ordenação legal para o uso sustentável de seus recursos naturais através da adequação a normas como a ISO 14.001, responsável pelo auxílio às organizações no processo de iniciar, aprimorar e sustentar o Sistema de Gestão Ambiental. Tais sistemas, por sua vez, são essenciais para uma organização atender às expectativas de desempenho ambiental e assegurar a conformidade com os requerimentos nacionais e/ou internacionais. Com base no exposto, o presente estudo visa analisar a influência da Gestão Ambiental, através da implementação de SGA (Sistemas de Gestão Ambiental), no desempenho competitivo das empresas inseridas no comércio internacional. Para isso, este trabalho utilizou a pesquisa bibliográfica e de campo, assim como também um questionário aberto e semi-estruturado.
 
 Palavras-chave: Questão Ambiental, Competitividade, Cenário Internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bezerra, Kelly Christina Alves, Yan Nunes Dias, Raynon Joel Monteiro Alves, Hélio Raymundo Ferreira Filho, and Altem Nascimento Pontes. "FMEA como subsídio para a implementação do sistema de gestão ambiental em laboratório da UFRA." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 7 (2018): 149–57. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.007.0014.

Full text
Abstract:
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA), cada vez mais aplicado pelas instituições, tem por finalidade proporcionar qualidade ambiental ao processo produtivo. Nesse contexto, a metodologia FMEA (Failure Mode and Effects Analysis – Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos) é uma importante ferramenta para subsidiar a implementação do SGA nas instituições de pesquisa, como os dos laboratórios de análises químicas, que são potenciais para a instalação de impactos ambientais. O objetivo deste estudo foi analisar a aplicação de FMEA no Laboratório de Química do Solo da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Belém-PA. Os resultados demonstraram a existência de oito problemas, sendo que os principais são: o despejo inadequado de efluentes, a má gestão de água e o descarte inadequado de resíduos, que devem ter ações corretivas prioritárias; assim como, de imediato, mudanças na postura dos profissionais quanto ao uso e gestão dos recursos laboratoriais, a fim de melhorar o processo de análises químicas. Os demais resultados também devem ser corrigidos, porém não de imediato, e sim, a médio e/ou a longo prazo. O método FMEA demostrou ser eficiente na identificação e avaliação dos riscos ambientais, nas causas e nos efeitos in loco, propondo-se ações preventivas e/ou corretivas e gerando subsídios para a implementação do SGA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Correia, Luís Cláudio da Conceição, Maria Auxiliadora do Nascimento Mélo, and Denise Dumke de Medeiros. "Modelo de diagnóstico e implementação de um sistema de gestão da qualidade: estudo de um caso." Production 16, no. 1 (2006): 111–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132006000100010.

Full text
Abstract:
Sabe-se que, devido ao aumento da competição nacional e internacional, muitas empresas estão implementando Sistemas de Gestão da Qualidade baseadas nos requisitos da norma ISO 9001:2000, como forma de se tornarem mais competitivas. Neste trabalho, propõe-se um modelo de diagnóstico e implementação adaptável a diferentes tipos de sistema de gestão da qualidade, segundo a necessidade da empresa, combinando três ambientes para gestão da qualidade: in-line, on-line e off-line. A partir desses ambientes, é apresentada uma aplicação prática do modelo para implementação da Norma ISO 9001:2000 em uma empresa do setor siderúrgico e os resultados alcançados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nascimento, Maiara De Arruda, and Daniel Flores. "A GESTÃO DA INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE QUALIDADE." PontodeAcesso 2, no. 2 (2008): 80. http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v2i2.1778.

Full text
Abstract:
No atual ambiente competitivo, as empresas passaram, cada vez mais, a adotar os princípios e as técnicas da gestão pela qualidade como o meio de melhorar continuamente as suas práticas administrativas e conseqüentemente os seus produtos, atraindo e fidelizando clientes. Nesse contexto, surge a gestão da informação que propicia o controle e o rápido acesso às informações organizacionais relevantes, e, por conseguinte, a otimização dos processos e atividades e uma melhor tomada de decisões, contribuindo de forma determinante para as empresas que buscam a excelência em seus produtos. O presente trabalho verifica se as organizações já estão conscientes dos benefícios oferecidos pela gestão informacional, implantando-a durante os processos de alcance e manutenção da qualidade. Para tal, as entidades de Santa Maria certificadas pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) nos anos de 2005 e 2006 foram visitadas e responderam a um questionário tendo por finalidade identificar a situação informacional destas. O trabalho conclui que embora já exista o conhecimento nas organizações da importância do gerenciamento das informações para a qualidade, este ainda ocorre sem a presença dos profissionais da informação – os arquivistas – e, portanto, sem a adoção dos princípios, métodos e instrumentos arquivísticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Maekawa, Rafael, Marly Monteiro de Carvalho, and Otávio José de Oliveira. "Um estudo sobre a certificação ISO 9001 no Brasil: mapeamento de motivações, benefícios e dificuldades." Gestão & Produção 20, no. 4 (2013): 763–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2013005000003.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é identificar as principais motivações, benefícios e dificuldades na certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001 em empresas brasileiras. Adicionalmente investigaram-se as principais práticas de gestão da qualidade que dão suporte a este tipo de certificação e qual o seu relacionamento com outros tipos de sistemas, tais como a ISO 14001 (Gestão Ambiental) e a OHSAS 18001 (Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho). A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa tipo survey, cuja amostra conteve 191 empresas. As principais motivações para implementação da ISO 9001 identificadas foram: possibilidade de melhoria na organização interna, maior eficiência produtiva e maior confiabilidade na marca. A resistência dos funcionários foi apontada como a maior dificuldade. Já os principais benefícios obtidos foram: melhoria da qualidade nos processos e maior conscientização dos empregados em relação à qualidade. Os resultados revelam que os programas e ferramentas da qualidade mais utilizados são: 5S, brainstorming e diagrama de Ishikawa; enquanto os menos utilizados são: o Servqual e o QFD.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Figueiredo, Juceliane Gonçalves, and Rossana Barros Silveira. "Análise da viabilidade da implementação de um sistema de gestão da qualidade em um laboratório de pesquisa e ensino público." Conexões - Ciência e Tecnologia 14, no. 2 (2020): 67. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1289.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo geral analisar a viabilidade do processo de implantação de um sistema de gestão da qualidade em dois laboratórios de pesquisa e ensino público, considerando suas particularidades, riscos e oportunidades dessa implantação. Os objetivos específicos são: avaliar a viabilidade parcial ou total de implantação da NBR ISO 9001 – Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos (2015) nos laboratórios em questão, avaliar a aceitação da equipe para implantação de um Sistema de Gestão e analisar a possibilidade da introdução de outras Normas específicas que porventura ocorra. Utilizou-se para fundamentação deste estudo de caso: acervos bibliográficos e Normas reconhecidas e aplicáveis a laboratórios. A metodologia aplicada consistiu em um diagnóstico de atendimento aos requisitos normativos, entrevistas e observações feitas a partir do acompanhamento da rotina laboratorial. Esta análise norteará os laboratórios adequarem seus processos de modo a atenderem os requisitos da NBR ISO 9001 (2015) por meio da promoção de um projeto, que em suas ações esteja a elaboração de documentos, o estabelecimento de rotinas de treinamento e sensibilização, identificação de não conformidades, e levantamento de melhorias. Conclui-se que a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade nos laboratórios diagnosticados, é viável, há como atender a totalidade de itens normativos sem exclusões, a equipe tem boa aceitação para desenvolvimento dos métodos e critérios e há possibilidade de introduzir outras Normas específicas nas rotinas laboratoriais. Além do alcance dos objetivos traçados identificou-se o fomento à pesquisas e favorecimento a assertividade de resultados gerando impactos positivos na rotina dos mesmos. Palavras-chave: Laboratórios; Gestão de qualidade; NBR ISO 9001
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Arelaro, Lisete R. G. "Formulação e implementação das políticas públicas em educação e as parcerias público-privadas: impasse democrático ou mistificação política?" Educação & Sociedade 28, no. 100 (2007): 899–919. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302007000300013.

Full text
Abstract:
Dois impasses estão presentes na gestão dos sistemas escolares no Brasil: o discurso sobre a gestão democrática na formulação e implementação das políticas públicas em educação e a prática "produtivista" que prescinde da mesma. Concomitante aos movimentos de pressão social para o estabelecimento da "transparência" das ações governamentais, exigindo participação ampliada da população - por meio de conselhos ou equivalentes -, a pressão pela "qualidade" do ensino e de gestão educacional "competente" vem exigindo dos dirigentes públicos respostas imediatas. Na ausência de condições para efetivá-las, estabelecem "parcerias" público-privado que implementam a lógica do mercado nas orientações dadas às escolas e nos sistemas públicos de ensino, gestando um novo e contraditório conceito de eficiência educacional, em que a participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar é dispensada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Marques, Andreia Fernandes, and Ana Cláudia Rodrigues. "O impacte do sistema de Gestão do Desempenho nas relações laborais no contexto da Administração Pública | Perspetivas encontradas na literatura." Gestão e Sociedade 12, no. 31 (2017): 2121–51. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v12i31.2221.

Full text
Abstract:
No âmbito da modernização da Administração Pública portuguesa foi estabelecido o Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública, (SIADAP), que “visa contribuir para a melhoria do desempenho e qualidade de serviço da administração pública, para a coerência e harmonia da ação dos serviços, dirigentes e demais trabalhadores e para a promoção da sua motivação profissional e desenvolvimento de competências” (artigo 1.º, Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro).A investigação científica tem estudado vários aspetos dos sistemas de gestão e avaliação de desempenho, no entanto, há uma temática ainda pouco explorada: a das consequências reais destes sistemas. O presente trabalho visa atualizar a tipologia idealizada por Franco-Santos, Lucianetti e Bourne (2012), com as novas perspetivas da literatura, procurando caracterizar as consequências da implementação dos sistemas de avaliação de desempenho ao contexto da Administração Pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGD)"

1

Ferreira, Mariana Afonso Monteiro Horta. "Desenvolvimento e implementação de um SGQ numa junta de freguesia." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13683.

Full text
Abstract:
Mestrado em Administração e Gestão Pública<br>O presente relatório descreve os primeiros passos para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na Junta de Freguesia de São Salvador tendo como referência a norma ISO 9001:2008. O relatório encontra-se dividido em três partes. A primeira parte consiste numa revisão de literatura sobre a temática da qualidade na administração pública, explicando-se a evolução do conceito da qualidade e como o mesmo se pode aplicar ao setor público. Na segunda parte analisa-se a norma ISO 9001:2008 como referencial para a implementação de um SGQ. Por último, na terceira parte é apresentada a vertente prática do relatório, descrevendo-se e discutindo-se os primeiros passos desenvolvidos para a implementação de um SGQ na Junta de Freguesia, com o objetivo de alcançar a sua certificação.<br>This report describes the first steps towards implementing a Quality Management System (QMS) in the Junta de Freguesia de São Salvador with reference to ISO 9001:2008. This report is divided into three parts. The first part consists of a literature review on the topic of quality in public administration, explaining the evolution of the concept of quality and how it can be applied to the public sector. In the second part we analyze the ISO 9001:2008 standard as a reference for the implementation of a QMS. Finally, in the third part is presented the practical part of the report, describing and discussing the first steps developed for the implementation of a QMS on the parish, with the goal of achieving their certification.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Pedro Henrique Pinto de. "Sistemas de gestão da qualidade: a relevância da sua implementação em serviços públicos." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2008. http://hdl.handle.net/10773/10833.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial<br>O presente relatório resulta do Estágio Curricular desenvolvido, ao longo de nove meses, nos Serviços de Acção Social da Universidade de Aveiro. Deste modo, apresenta-se um resumo do Estado da Arte sobre as temáticas da Acção Social e da Qualidade, em que é analisado criticamente o trabalho já realizado pela BDO Consulting e documentam-se as percepções dos colaboradores dos SASUA sobre este assunto, através da realização de um questionário exploratório de opinião. O acompanhamento do trabalho efectuado pela BDOC permitiu, também, verificar as motivações e as dificuldades do desenvolvimento de um Manual de Procedimentos e Gestão da Qualidade num Serviço Público e, concomitantemente, aferir da validade da sua implementação e execução aos níveis teórico e prático. Em suma, conclui-se a plena actualidade deste assunto e a inadiável necessidade de uma aposta forte e consistente nesta área de acção. A Gestão da Qualidade torna-se, assim, um vector diferenciador de sobrevivência, rumo a um serviço de excelência.<br>The present report results from the curricular internship made during nine months in the Social Services of the University of Aveiro. A state of the arte is presented regarding the themes of social services and quality, being critically analysed the work done by a consulting firm – BDO Consulting - in the services: the development and implementation of a procedures and quality management manual. Additionally the results of a survey on the perceptions of the services collaborator on this project are presented. Being the development of the procedures and quality manual made during this internship it was also possible to verify in loco the motivations and difficulties of implementation such a process in public services. Additionally it was possible to assess the validity of the implementation, both at theoretical an practical levels. Summing up the whole experience it is possible to conclude that implementing quality management methodologies in such a type of services is undoubtedly relevant, being necessary to strongly and consistently support this line of action. Total quality management this line of action. Total quality management becomes then a survival differentiator vector leading to a Service of Excellence.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Godoy, Jefferson Franco de. "Metodo de implementação da norma TL 9000 revisão 3.0." [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/264021.

Full text
Abstract:
Orientador: Eugenio Jose Zoqui<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica<br>Made available in DSpace on 2018-08-03T20:26:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Godoy_JeffersonFrancode_M.pdf: 1175362 bytes, checksum: 481b87015212d50a95c943b30d688df4 (MD5) Previous issue date: 2003<br>Mestrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues, Tânia Amaral. "Implementação de um sistema de gestão ambiental na ArqPais." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12481.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia do ambiente<br>Este projeto teve como objetivo a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), na empresa ArqPais de acordo com a norma ISO 14001:2012. A empresa ArqPais tem sede em Lisboa e presta serviços de consultoria e projeto nas áreas de arquitetura paisagista e ambiente. O projeto iniciou-se com a pesquisa dos conceitos teóricos no âmbito dos sistemas de gestão e especificamente Sistema de Gestão Ambiental e Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) bem como dos requisitos dos referenciais normativos ISO 14001:2012 e ISO 9001:2008, respetivamente, visto que paralelamente à implementação do SGA a ArqPais estava também a implementar um SGQ. Foram avaliadas as semelhanças entre as normas para se efetuar a integração entre os dois sistemas. Seguiu-se o desenvolvimento e implementação do SGA na ArqPais. Neste sentido o trabalho desenvolvido consistiu no levantamento dos aspetos e impactes ambientais das atividades da ArqPais, bem como dos seus subcontratados. Para a avaliação dos aspetos ambientais aplicaram-se 4 metodologias de avaliação de aspetos ambientais, estas metodologias foram desenvolvidas em folhas de cálculo, cujos resultados permitiram escolher a metodologia mais adequada ao caso de estudo. Tendo em conta os aspetos ambientais significativos e os requisitos das partes interessadas definiu-se a política ambiental. Com base nos aspetos ambientais significativos foi ainda desenvolvido o programa de gestão ambiental da ArqPais, onde se definiram os objetivos e metas para a minimização dos aspetos ambientais significativos. De seguida efetuou-se o levantamento dos requisitos legais ambientais aplicáveis à organização. O Sistema de Gestão Ambiental seguiu a estrutura documental definida no Sistema de Gestão da Qualidade e integraram-se todos os requisitos comuns às normas ISO 14001:2012 e ISO 9001:2008, nomeadamente recursos, atribuições, responsabilidades e autoridade; competência; formação e sensibilização; comunicação. O trabalho englobou ainda o desenvolvimento de procedimentos operacionais para a realização do controlo operacional e documentos associados. Implementaram-se ainda procedimentos para descrever a metodologia de atuação em possíveis situações de emergência ambiental. Por fim, depois da realização da auditoria interna e da revisão pela gestão realizou-se a auditoria externa. As constatações que surgiram durante a auditoria externa foram registadas e relatadas num relatório e após o envio do plano de ações corretivas para a resolução das constatações a ArqPais obteve a certificação.<br>This project aimed to implement an environmental management system (SGA) in the company ArqPais, according to norm ISO 14001: 2012. The company ArqPais is based in Lisbon and provides consulting services in the areas of design and landscape architecture and environment. The project began with the research of theoretical concepts in the context of the management systems, specifically Environmental Management System and Quality Management System (QMS), as well as the requirements of the normative references ISO 14001: 2012 and ISO 9001: 2008, respectively. In parallel to the implementation of the SGA, the ArqPais was additionally implementing a QMS. The similarities between the norms were evaluated to make the integration between the two systems. This was followed by the development and implementation of the SGA at ArqPais. To this end, the work consisted in the survey of aspects and environmental impacts of the activities of the ArqPais, as well as its subcontractors. For the assessment of environmental aspects were applied 4 environmental aspects assessment methodologies. These methodologies were developed in spreadsheets, whose results enabled to choose the more appropriate methodology to the study case. Taking into account the significant environmental aspects and requirements of interested parties, was defined the environmental policy. Based on the significant environmental aspects, was also developed the ArqPais environmental management program, where the objectives and goals were defined, to minimize the significant environmental aspects. Afterwards it was performed a survey of environmental legal requirements applicable to the organization. The Environmental Management System followed the document structure defined in the Quality Management System, integrating all common requirements to norms ISO 14001:2012 and ISO 9001:2008, including resources, tasks, responsibilities and authority, competence, training and awareness, and communication. The work encompassed the development of operational procedures for the conduct of operational control and associated documents. It also implemented procedures to describe the methodology of action on possible environmental emergencies. At last, after the realization of internal audit and management review, external audit took place. The findings that emerged of external audit were resolved and described in a report and after sending the corrective action plan for resolving the resolution of findings, ArqPais obtained certification.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sousa, Priscila Maria Pinto. "A implementação de sistemas de gestão da qualidade certificados pela ISO 9000 motivações, dificuldades e custos." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/4594.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial<br>A globalização do mercado, o aparecimento do e-commerce e o aumento da concorrência, levou as empresas a encontrar novas formas de ganhar competitividade. Os consumidores tornaram-se cada vez mais exigentes a todos os níveis, impondo às empresas uma exigência de elevada qualidade dos produtos e serviços. Assim, uma das formas encontradas pelas empresas foi a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela ISO 9000, permitindo diminuir as não conformidades e corresponder aos requisitos dos clientes. O aumento anual de certificados ISO 9000 em Portugal, e em diversos países no mundo, comprova a importância da certificação na sobrevivência de diversas empresas no mercado. Este estudo tem como principal objetivo identificar as motivações, dificuldades e custos da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela ISO 9000, no sector alimentar, das bebidas e do tabaco, na Região Autónoma da Madeira. Para a prossecução dos objetivos, foi utilizada uma metodologia qualitativa através da realização de um inquérito às empresas deste sector na Região Autónoma da Madeira. Através desta investigação verificou-se que a principal motivação para a certificação é a imagem de qualidade transmitida pelas empresas, seguida de uma maior eficiência nas operações internas da empresa. Constatou-se também que as empresas tinham de ultrapassar determinadas dificuldades, sendo que a principal dificuldade enfrentada pelas empresas foi a resistência por parte dos colaboradores à mudança e à pouca formação. Neste estudo, os custos de certificação, apesar de serem elevados, não aparentam ser uma dificuldade para as empresas analisadas.<br>The market globalization, the emergence of e-commerce and the increase of competition led companies to find new ways to gain competitiveness. Consumers became highly demanding at all levels, imposing high quality products and services to the companies. Thus, one of the ways found by companies was ISO 9000 certification of Quality Management System, allowing the reduction of non-conformities and meet customer requirements. The annual increase of ISO 9000 certifications in Portugal and other countries proves the importance of certification for companies' survival in the market. The main objective of this study is to identify the motivations, difficulties and costs of ISO 9000 certification of Quality Management System in food, beverages and tobacco in Autonomous Region of Madeira. In order to pursue the objectives, I used a qualitative methodology by conducting a companies' survey in this sector in Autonomous Region of Madeira. This investigation allowed to verify that the main motivation for certification is the quality image passed by the companies, followed by greater efficiency in company internal operations. It was also found that companies had to overcome certain difficulties. And the main one was related with the changing process, once the employees were against it due to their poor training. In this study, the high certification costs, does not seem to be an obstacle for the analyzed companies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fonseca, Elton Lage. "Avaliação dos benefícios da implementação de sistemas integrados de gestão da qualidade e ambiental: dois estudos de caso." Universidade Federal de Minas Gerais, 2005. http://hdl.handle.net/1843/ENGD-6JDJ2Q.

Full text
Abstract:
The present study has evaluated the development of Quality and Environmental Management System of two organizations from different segments, one of them is a chemical industry while another is an international hotel. The evaluation has been done individually, comparingthe history of each organization before and after the implementation of Quality and Environmental Management System. It has been evaluated both Quality and Environmental Management Systems of eachorganization, independently, by comparing the requirements of norms NBR ISO9001:2000 Quality Management Systems Requirements and NBR ISO14001:1996 Environmental Management Systems Specification with Guidance for Use with the organizations aimsand how this management methodology has brought benefits for both organizations, by reducing wastes with energy, solid wastes, increasing of visibility on market and interested parts as community, governmental organizations, clients, increasing the quality of the products/services and others. The evaluation of these Systems has been done by an exploratory questionnaire based in both norms, over an sample universe of 30% from the internal population of each organization, in order to guarantee a representing part of all internal segments. For a comparative evaluationbasis indicators proposed by FIESP has been used in order to allow a compare between another companies. The results obtained in this M. Sc. Thesis have shown the increasing of quality and environmental deployment of the both organizations investigated in this study as aconsequence of the implementation of Quality And Environmental Management System based on norms NBR ISO9001:2000 e NBR ISO14001:1996. The organizations were reduce their use of water and electrical energy, the production of solid wastes, a better involvementbetween employees and patronization of the many activities of the organizations. The results show the real benefits obtained from the implementation of integrated Quality And Environmental Management System.<br>O presente trabalho avaliou o desempenho da gestão da qualidade e ambiental de duas organizações bastante distintas, uma do seguimento industrial químico e outra do seguimento de prestação de serviços em hotelaria. A avaliação do desempenho destas organizações foi feita, de forma individualizada, comparando o histórico de cada uma delas antes e depois da implementação dos sistemas integrados de gestão da qualidade e ambiental. Foram avaliados os dois sistemas de gestão da qualidade e ambiental de cada uma delas, independentemente, comparando o que as normas NBR ISO9001:2000 Sistema de Gestão da Qualidade Requisitos e NBR ISO14001:1996 Sistema de Gestão Ambiental Especificação e diretrizes para uso exigem, com o que as organizações propuseram e como esta forma de gerenciamento empresarial trouxe benefícios para estas organizações, quer pela redução de consumo de energia elétrica, redução da geração de resíduos, aumento de visibilidade da empresa frente às diversas partes interessadas como clientes, comunidade interna e externa, órgãos ambientais, melhoria da qualidade dos produtos/serviços prestados, entre outros. A avaliação destes sistemas foi feita via questionário exploratório baseado em ambas as normas, sobre um universo amostral de cerca de 30% da população interna de cadaorganização, assegurando que todas as áreas fossem investigadas. Para a comparação do desempenho foram utilizados indicadores de desempenho propostos pela FIESP, de forma a permitir uma comparação com outras organizações. Os resultados foram percebidos com a melhoria dos processos internos de ambas organizações devido a padronização gerada pela implementação das normas, a redução degeração de resíduos, minimização de uso de água e energia elétrica e envolvimento dos colaboradores com as atividades internas das organizações. Estes fatores demonstraram a melhoria do desempenho do sistema da qualidade e ambiental destas organizações devido aimplementação de um sistema integrado de gestão da qualidade e ambiental baseado nas normas NBR ISO9001:2000 e NBR ISO14001:1996.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Guedes, Marcelo Malheiros. "Aspectos críticos na implementação de sistemas da qualidade total no setor de serviços." reponame:Repositório Institucional do FGV, 1996. http://hdl.handle.net/10438/5125.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:15:37Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1996-09-26T00:00:00Z<br>Este projeto tem por objetivo contribuir para que, a implementação de um Sistema da Qualidade Total, em uma Unidade de Processamento de Dados e Serviços (Cesec), de uma empresa estatal, possa utilizar alguma experiência de outras empresas, que obtiveram sucesso em implementações de sistemas como este, e com isso melhorar ou até mesmo diminuir custos nesta fase inicial do processo, tornando-o mais ágil e incorporando desde o início alguns dos mais importantes conceitos a respeito de Sistemas da Qualidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Figueiredo, Dalmo Lucio Mendes. "Diagnóstico da implementação de sistemas de gestão da qualidade em empresas construtoras e seus reflexos na gerência de materiais de construção." Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. http://hdl.handle.net/1843/ISMS-6WHNY6.

Full text
Abstract:
This paper presents an overview on the evolution of quality management systems, identifying the most significant tools that integrate the corresponding process. Moreover, it describes management systematic programs for conformity evaluation in Brazil, in view of the organizations that participate of the process. By analyzing the assimilation of quality management procedures on the civil construction sector, this work considered unfolding and difficulties that construction companies find as they are implanted. The factors that generate significant obstacles to the qualification process are identified by comparing the specific standards for the civil construction and the generic one, recognized internationally, and from research based on certification audit reports for the program "Qualification System for Civil Construction Companies". Furthermore, the impact on the management program for construction materials was also considered on this paper.<br>O presente trabalho apresenta, inicialmente, uma visão geral da evolução dos sistemas de gestão da qualidade, identificando as ferramentas mais significativas que integram o processo. Além disso, descreve a sistemática de gestão dos programas de avaliação da conformidade no Brasil, juntamente com a visão de organizações que participam do processo. Na sequência, após analisar a assimilação dos procedimentos de gestão da qualidade pelo setor da construção civil, são estudados os seus desdobramentos e as dificuldades que as empresas construtoras vêm encontrando em sua implantação. Os fatores que têm gerado maiores obstáculos ao processo de qualificação das empresas construtoras são identificados a partir do cotejamento das normas específicas para a construção civil com a norma genérica, reconhecida internacionalmente, e com o resultados de pesquisas em relatórios de auditorias de certificações do programa "Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil", avaliando-se especificamente o impacto do programa na gestão de materiais de construção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rodrigues, Ivete. "Implementação de sistemas de gestão integrados no setor de construção: estudo de casos brasileiros." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2006. http://hdl.handle.net/10438/2329.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:51:50Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006-01-07T00:00:00Z<br>Market pressures, the financiai liberalization programs, production sector deregulation and the diminution of commercial and technical barriers have had a dramatic effect on the industrial competitiveness in Brazil. Changes beyond economic environment, such as social, political and technological ones are also drives for the adoption of new entrepreneurial strategies by the corporations. Those changes reveal that business as usual is not enough in terms of management models for facing the new challenges. The companies have adopted quality (QMS), environmental (EMS), and occupational health and safety (OHS) management systems in order to pursue competitive advantages within the market. To bring visibility to their commitment to these systems, the companies have procured integrated certification in the three of them through ISO 9001, ISO 14001 ANO OHSAS 18001 standards. This move brings up the Integrated Management Systems (IMS's), which is the aim of this work. The construction sector has been chosen due to its specific characteristics such as products uniqueness, high environmental impact and high incidence of labor accidents. To research how the IMS's have been implemented in the construction industry, three companies which are known to have adopted this management model were chosen. We have analyzed the motivation, the implementing process and the certification of the system, the criticai success factors, the barriers and the benefits obtained by adopting the IMS's. The research has confirmed previous studies that demonstrate that the motivation, depending upon the context where the companies are inserted, may be the need of improved competitiveness, legitimation or also the environmental awareness of companies' leadership. The key success factors are, top administration comrnitrnent, efficient communication with stakeholders, availability of resources and the maturity of the teams. The barriers are the excessive attention to financiai results, the complex implementation model, the bureaucratic utilization of the system, lack of maturity and skill in the involved personnel, the size of the projects, the professional competence profile and other different kind of resistances. The introduction of IMS within the companies under scrutiny has been steered by the economic scenario, by the high levei of outsourced personnel participation in the companies and the human resources qualification difficulties. Oespite the barriers and difficulties faced by the projects, the IMS has brought a lot of benefits to the organizations and, as a matter of fact, it has sparked positive returns along the value chain, as the adopting companies tend to be more demanding towards their suppliers.<br>As pressões de mercado, os programas de abertura financeira, a desregulamentação da atividade produtiva e a diminuição de barreiras protecionistas afetam significativamente a competitividade da indústria nacional. Outras mudanças, não apenas econômicas, mas sociais, políticas e tecnológicas, também pressionam as organizações a adotar novas estratégias empresariais e deixam claro que modelos de gestão tradicionais já não são mais suficientes para enfrentar estes novos desafios. Na busca de diferenciais competitivos, as empresas têm adotado sistemas de gestão da qualidade, de gestão ambiental e de gestão da saúde e segurança do trabalhador. Como forma de evidenciar a terceiros sua preocupação simultânea com estas três disciplinas, as empresas têm buscado a certificação integrada destes sistemas por meio das normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Surgem, assim, os Sistemas de Gestão Integrados (SGIs), objetos de pesquisa deste estudo. O recorte é setorial, sendo que o setor de construção foi escolhido devido a características como singularidade de seus produtos, alto impacto ambiental e alto índice de acidentes de trabalho. Com o objetivo de investigar como os SGIs foram implementados no setor de construção, foram escolhidos três casos de empresas sabidamente adotantes deste modelo de gestão. Foram analisadas as motivações, o processo de implementação e certificação do sistema, os fatores críticos de sucesso, as dificuldades encontradas e os benefícios colhidos com a adoção de SGIs. A pesquisa confirmou estudos anteriores que demonstram que a motivação, dependendo do contexto em que as empresas se inserem, pode ser por necessidade de maior competitividade, de legitimação, ou ainda, por responsabilidade ambiental de sua liderança. Os fatores críticos de sucesso são, dentre outros, comprometimento da alta administração, comunicação eficiente com as partes interessadas, disponibilidade de recursos e maturidade das equipes. As dificuldades encontradas foram a valorização excessiva de resultados econômico-financeiros, a complexidade do modelo adotado, a utilização burocrática do sistema, a falta de maturidade e preparo dos profissionais, o porte dos projetos, o perfil de competências dos profissionais e variados tipos de resistências. A adoção do SGI nas empresas estudadas esteve condicionada a situações do cenário econômico, do alto índice de terceirização verificado no setor e às dificuldades com a qualificação da mão-de-obra. Não obstante as dificuldades e os condicionantes, o SGI trouxe vários benefícios para as organizações e, um dado relevante, é que ele pode desencadear reações positivas ao longo da cadeia de valor, uma vez que as empresas adotantes de SGI passam a ser mais exigentes em relação a seus fornecedores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Jailza Soraya Rodrigues. "Desenvolvimento de uma metodologia para implementação de um sistema de gestão da qualidade baseado na norma NP EN ISO 9001:2008." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2011. http://hdl.handle.net/10773/8482.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações - Perfil de Sistemas de Informação<br>O objectivo deste trabalho é desenvolver uma metodologia para implementação de um sistema de gestão da qualidade na AAC - Agência de Aviação Civil baseado na norma NP EN ISO 9001:2008. Este trabalho encontra-se dividido em 4 partes. Uma primeira parte que analise o estado da arte da qualidade, procurando a definição do conceito de qualidade, revelando-se a evolução histórica do mesmo, diversos modelos conceptuais expostos por diferentes especialistas da área, analisando a implementação dos sistemas de gestão da qualidade em Cabo Verde e no sector da regulação aeronáutica. Na segunda parte apresentam-se 5 modelos de gestão da qualidade: EFQM, CAF, Balanced Scorecard, Benchmarking e NP EN ISO 9001:2208, fazendo um comparação entre eles e justificando a escolha da norma NP EN ISO 9001:2208. Na terceira parte do trabalho é apresentada a norma e as suas bases, os oito princípios da qualidade e o ciclo PDCA dando especial ênfase ao princípio da abordagem por processos. Por último na vertente prática do trabalho, é descrito todo o processo de desenvolvimento de uma metodologia para a implementação do sistema de gestão da qualidade realçando-se as motivações para a sua aplicação, a forma de cumprimento dos requisitos evidenciados pelo referencial normativo.<br>The aim of this work is to develop a methodology for implementing a quality management system in the CAA - Civil Aviation Administration based on the standard NP EN ISO 9001:2008. This work is divided into 4 parts. The first part examining the state of the art quality, looking for the definition of quality, revealing the historical evolution of the same, several conceptual models exposed by different experts in the field, analyzing the implementation of quality management systems in Cape green in the aeronautical sector regulation. The second part presents five models of quality management, EFQM, CAF, Balanced Scorecard, Benchmarking and NP EN ISO 9001:2208, making a comparison between them and justifying the choice of the standard NP EN ISO 9001:2208. The third part of the work presents the standard and their bases, the eight quality principles and the PDCA cycle with special emphasis on the principle of process approach. Finally in the practical work, we described the process of developing a methodology for the implementation of quality management system highlighting the motivations for their application, how to meet the requirements shown by the reference standard.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGD)"

1

Gestão da Produção em Foco – Volume 31. Editora Poisson, 2019.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGD)"

1

de Almeida Pereira, Daniele, Daniele Sakalauska Dantas Trevisan, Adriana da Silva Gonçalves, Frederico Leonardo da Silva, and Alexandre Miras Ferreira. "Implementação da Supervisão de Operações em um Cancer Center como estratégia de gestão integrada." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM SERVIçOS E SISTEMAS DE SAúDE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/qualihosp-2019-112065.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Kirner, Tereza G., José Carlos Perini, and Maria I. Montebelo. "Um Estudo Exploratório sobre a Satisfação do Usuário de Sistemas de Software." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2008. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2008.15545.

Full text
Abstract:
Este trabalho trata da satisfação do usuário de produtos de software, apresentando um modelo para avaliar a satisfação do usuário e discutindo uma pesquisa, realizada, com base no modelo proposto, junto a usuários de um software de gestão acadêmica. O planejamento, implementação, análise de dados e resultados da pesquisa são apresentados. O trabalho visa contribuir para a avaliação da satisfação do usuário e para a melhoria da qualidade de sistemas de software.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Netto, R., E. Santos, and E. Loures. "Restrições no uso da Informação de Chão de Fabrica na Gestão de Manutenção." In XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2015.5848.

Full text
Abstract:
A gestão da manutenção busca estimar a evolução das condições dos equipamentos ao longo do tempo ou realizar predições ou diagnósticos de falhas. Com a expansão dos sistemas de informação, tais como os Sistemas de Informação de Chão-de-fabrica, técnicas de Mineração de Processos podem ser utilizadas para auxiliar na tomada de decisão de manutenção. Para garantir a qualidade e confiabilidade de informação obtida, melhoramentos devem ser realizados nas aquisições dos eventos. Este artigo propõe recomendações para estruturar os registros de eventos de Sistemas de Chão-de-fábrica, objetivando facilitar a aplicação de algoritmos de Mineração de Processos. Utiliza-se um estudo de caso de um processo de fabricação de peças para o setor automotivo, utilizando uma maquina CNC. Conclui-se que a maior causa para a redução da qualidade da informação deve-se a falta de eventos delimitadores e a entrada incorreta de eventos pelo operador. Com a aplicação das melhorias propostas, busca-se extrair informações para otimizar custos, aumentar a disponibilidade dos equipamentos e orientar a implementação de melhorias nos processos produtivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rezende, Denis Alcides. "Cidade Digital Estratégica: Modelo e Aplicação em um Município Paulista." In VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2012. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2012.14456.

Full text
Abstract:
Projetos de Cidades Inteligentes planejam e disponibilizam informações, sistemas e serviços para seus gestores e cidadãos. O objetivo é descrever o modelo e o projeto Cidade Digital Estratégica realizado no município de Vinhedo-SP. A metodologia da pesquisa foi enfatizada por um estudo de caso que contemplou uma pesquisa-ação, considerando a Prefeitura e unidades locais. Os resultados auferidos descrevem, por meio de uma metodologia, a viabilidade prática do modelo aplicado. A conclusão reitera a importância do modelo implantado coletivamente e aceito como um instrumento para contribuir na gestão de municípios, na implementação de cidades inteligentes, nas decisões e na qualidade de vida dos munícipes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Guerreiro, Laura Gama, Michele Ribeiro Haddad Haddad, Júlio César de Paula Ribeiro, and Vitória Machado Rodrigues Sousa de Freitas. "SISTEMA PRISIONAL E EDUCAÇÃO A DISTANCIA: UMA PESQUISA SOBRE A POSSIBILIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO A DISTANCIA EM SISTEMAS PRISIONAIS." In I Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/865.

Full text
Abstract:
Introdução: Em um cenário global, o Brasil possui a quarta maior população carcerária, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Rússia. Em relação à taxa de encarceramento, verifica-se que, em termos relativos, a população carcerária brasileira também é a quarta maior, apenas Estados Unidos, Rússia e Tailândia têm uma cota carcerária maior. Além disso em média 51% dos encarcerados possuem apenas o ensino fundamental e apenas 5% possuem ensino superior completo. Sob a ótica dessa realidade carcerária, a categoria de ensino a distância (EAD) pode se mostrar uma proposta construtiva e significativa para todos os níveis e modalidades de ensino oferecidos no sistema prisional e pode continuar subsidiando ofertas futuras. É difícil desconstruir modelos historicamente adquiridos, principalmente em educação, gestão e atitude, tanto de governos, profissionais e da sociedade, por isso é cada vez mais importante dotar as escolas penitenciárias de educação formal e profissionalizante com possibilidade de acesso a tecnologias, informação significativa e a mediação de professores efetivamente preparados para o uso inovador do ensino a distância. Objetivo: Verificar a viabilidade de implementação do ensino a distância nos sistemas prisionais. Material e métodos: Baseado na importância do tema, foi-se utilizado procedimentos metodológicos qualitativos, classificando a pesquisa em bibliográfica, pela necessidade de discutir os principais pontos. Resultados: Percebeu-se que é necessário uma nova visão sobre a educação nos centro prisionais, e assim reformular a estrutura desses centros, para receberem essa modalidade de ensino. Conclusão: Conclui-se portanto que a educação vive em constante modificação e a partir do estudo mostrou a necessidade de construir uma proposta modelo para desconstruir os requisitos básicos e comuns de qualidade das escolas fora do centro prisional, e fazer a mudança para reconstruir esses mesmos requisitos de qualidade, cumprindo as adaptações necessárias exigidas pela escola prisional, principalmente para as adaptações da realidade infraestrutural que esta escola realmente possui.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!