To see the other types of publications on this topic, follow the link: Implementação.

Journal articles on the topic 'Implementação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Implementação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Silva Galindo, Márcia Cristiane da, and Alexandre Gomes Galindo. "As questões etnicorraciais na região amazônica: reflexões sobre a implementação da Lei 10.639/03 no Município de Santana-Estado do Amapá-Brasil." Revista Iberoamericana de Educación 54, no. 6 (January 25, 2011): 1–14. http://dx.doi.org/10.35362/rie5461641.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem o propósito de apontar evidências de como a Lei 10.639/03, que torna obrigatório a inclusão da História Afro-brasileira e Africana nos conteúdos das disciplinas História, Artes e Língua Portuguesa do Ensino Básico, está sendo implementada na região amazônica, mais especificamente no sistema de ensino do Município de Santana, Estado do Amapá-Brasil. Foram realizados esforços de pesquisa exploratória voltados para os seguintes objetivos: a) identificar o grau de conhecimento da sociedade sobre a implementação da Lei no sistema de ensino do município de Santana; b) identificar como os docentes das escolas municipais de Santana estão implementando a Lei na sua prática de ensino; c) identificar quais escolas, estaduais e municipais, de Santana possuem Projeto Político Pedagógico formalizado e implementado dentro da perspectiva da Lei e d) analisar como as escolas, que possuem o PPP formalizado e implementado conforme a Lei 10.639/03, desenvolvem suas ações educativas referentes às relações etnicorraciais nos seus currículos. Verificou-se que a Lei não é amplamente conhecida pela sociedade santanense e sua implementação ainda não foi realizada pelos professores do sistema municipal de ensino. Verificou-se também que a única escola estadual de Santana que permitiu uma análise mais profunda da sua dinâmica de ensino (dentre as três que formalmente incorporam dispositivos e ações efetivas sobre a temática em seus Planos Políticos Pedagógicos) enfrenta os desafios de implementação do currículo através da realização de projetos educacionais de caráter interdisciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Hasegawa, Haroldo Lhou, Délvio Venanzi, and Orlando Roque Da Silva. "Implementação da Manufatura Enxuta." Revista Gestão & Sustentabilidade 1, no. 1 (February 14, 2019): 41–58. http://dx.doi.org/10.36661/2596-142x.2019v1i1.8512.

Full text
Abstract:
O presente artigo visou mostrar alguns fatores, que podem levar as empresas a terem sucesso ou fracasso na tentativa do uso da manufatura enxuta pela realização de um estudo de múltiplos casos onde nove empresas forma divididas em dois grupos. O primeiro composto por cinco empresas de grande porte pertencentes ao setor metal mecânico e o segundo quatro empresas de médio porte pertencentes ao setor de autopeças. Todas as empresas estudadas estão situadas na de Campinas e Sorocaba no estado de São Paulo. Os dados foram coletados de forma qualitativa utilizando-se de uma pesquisa exploratória entre os períodos de janeiro de 2013 a setembro de 2015.Os resultados obtidos mostram que os casos bem-sucedidos de implantação da manufatura enxuta resultam em ganhos significativos a fim de maximização das operações e permitir um alinhamento com os enfoques estratégicos. Por outro lado, as empresas que falharam na implementação da manufatura enxuta, permite criar a hipótese de que a mudança cultural nas empresas brasileiras ainda é uma barreira a ser vencida e que vícios e processos pouco eficientes não permitem estas empresas a mudarem conceitos a fim de agregar maior valor aos seus processo e produtos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Freitas, Alan Ferreira de, and Alair Ferreira de Freitas. "Análise relacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar: relevando dimensões institucionais dos processos locais de implementação." Sociedade e Estado 35, no. 2 (August 2020): 525–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-6992-202035020007.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho procurou elucidar uma dimensão institucional de análise da implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A pesquisa foi de caráter interpretativo e descritivo, de abordagem qualitativa, e utilizou como estratégia o estudo dos casos dos municípios de Espera Feliz e Guaraciaba, estado de Minas Gerais. A pesquisa confirmou a tese de que as interações entre diferentes atores no processo de implementação do Pnae produz efeitos sobre o comportamento desses atores e, mais especificamente, permite a construção de regras que constrangem e habilitam suas ações, produzindo novos padrões de interações e condicionando a forma como o programa é implementado localmente. A análise institucional também revela que as interações entre os atores e o “jogo da implementação” implicam em mudanças institucionais que são inerentes à tentativa de aproximar o programa à realidade local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ramos, Ana, Fernanda Delgado, Paulo Afonso, Alexandra Cruchinho, Paula Pereira, Paula Sapeta, and George Ramos. "Implementação de novas práticas pedagógicas no Ensino Superior." Revista Portuguesa de Educação 26, no. 1 (November 26, 2013): 115. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.2986.

Full text
Abstract:
A implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares ecursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no Ensino Superior. Em 2010, foi delineado o Projeto "Construção da Aprendizagem" (ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do Processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes.Palavras-chaveConstAp; ECTS; Ensino-aprendizagem; Trabalho autónomo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Correia, Luís Cláudio da Conceição, Maria Auxiliadora do Nascimento Mélo, and Denise Dumke de Medeiros. "Modelo de diagnóstico e implementação de um sistema de gestão da qualidade: estudo de um caso." Production 16, no. 1 (April 2006): 111–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132006000100010.

Full text
Abstract:
Sabe-se que, devido ao aumento da competição nacional e internacional, muitas empresas estão implementando Sistemas de Gestão da Qualidade baseadas nos requisitos da norma ISO 9001:2000, como forma de se tornarem mais competitivas. Neste trabalho, propõe-se um modelo de diagnóstico e implementação adaptável a diferentes tipos de sistema de gestão da qualidade, segundo a necessidade da empresa, combinando três ambientes para gestão da qualidade: in-line, on-line e off-line. A partir desses ambientes, é apresentada uma aplicação prática do modelo para implementação da Norma ISO 9001:2000 em uma empresa do setor siderúrgico e os resultados alcançados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fajardo, Sinara Porto. "PRÁXIS LEGISLATIVA – PENSAR FAZENDO, FAZER PENSANDO." E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, no. 2 (November 4, 2009): 82–96. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v0i2.14.

Full text
Abstract:
Descrição da implementação de um projeto de grupos de estudos entre servidores da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. O objetivo deste artigo é descrever e oferecer subsídios para debate sobre um projeto implementado, entre 2005 e 2006, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, por intermédio da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan. Trata-se da criação e implementação de grupos de estudos e reflexão compostos de servidores e servidoras, abordando principalmente a metodologia de pesquisa inicial para definição de temas, o perfil dos servidores e servidoras voluntários no projeto e uma breve avaliação do processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gama, Janyluce Rezende, and Georgete Medleg Rodrigues. "Perspectivas e Desafios na Transparência das Contas Públicas: um estudo numa Instituição de Ensino Superior brasileira." Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 21, no. 45 (January 22, 2016): 2. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n45p2.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2015v21n45p2Este artigo visa analisar o processo de implementação da lei de acesso à informação (LAI) numa universidade federal brasileira e identificar as perspectivas e desafios dos gestores públicos em relação a esta legislação. Para isto, utilizou como metodologia uma abordagem qualitativa, que envolve a pesquisa de campo com a coleta de dados realizada por meio da aplicação de questionários. Os resultados mostram que no processo de implementação da LAI foi realizado um plano de ações, porém, este não foi implementado, pois o governo federal disponibilizou um sistema de uso obrigatório para todos os órgãos do executivo federal. Em relação às perspectivas dos gestores, o item que parece ter mais chances de se realizar foi “mais transparência nas contas de contratos, balanços, relatórios de auditoria, etc.” Sobre os desafios, o item que mais se ressaltou foi “a falta de infraestrutura dos sistemas de informação e demais tecnologias”. Conclui-se que faltam ações de apoio do governo federal para a efetiva implementação da LAI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Andrade, Regiane Passariello, Milton Vieira Junior, and Rosangela Maria Vanalle. "Logística reversa – conceitos e implementação." Exacta 11, no. 2 (December 12, 2013): 225–36. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v11n2.4395.

Full text
Abstract:
A mudança de perfil das organizações e dos consumidores fez com que as organizações entendessem a importância de atividades ligadas à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente. É necessário que as organizações entendam tanto os processos de logística de distribuição, como aqueles que envolvem a logística reversa, que é caracterizada pelo tratamento e destinação final dos produtos pós-consumo e pós-venda. A implementação da logística reversa apresenta forças propulsoras e forças restritivas que auxiliam e inibem sua implementação. O objetivo central deste trabalho é estudar as forças propulsoras e restritivas da logística reversa e, por meio de um estudo de caso realizado junto a uma empresa produtora de produtos de higiene, identificar se as práticas de logística reversa são aplicadas e de que forma, além da identificação da existência de indicadores de desempenho específicos. O estudo também investigou se a empresa considera a logística reversa uma questão estratégica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Arruda, Gabriela Alves de, and Dennys Dikson. "Educação inclusiva, legislação e implementação." Reflexão e Ação 26, no. 2 (May 2, 2018): 214–27. http://dx.doi.org/10.17058/rea.v26i2.8177.

Full text
Abstract:
Esse artigo apresenta uma discussão inicial de acompanhamento e evolução da legislação sobre educação inclusiva no Brasil, especificamente a Declaração de Salamanca, o Decreto nº 7.611/2011, a Resolução CNE/CEB nº 4/2009 e a Lei nº 13.146/2015. O ordenamento jurídico que baseia a educação especial e inclusiva é amplo e tem conquistado avanços. É um assunto complexo e tem apontado que, mesmo a passos lentos, as políticas públicas vêm visivelmente avançando. A partir da análise discursivo-qualitativa e da efetividade desse arcabouço normativo, apresentamos questões referentes a princípios e concepções, metas traçadas e a lenta – mas visível – implementação de políticas de inclusão no sistema educacional brasileiro. Foi possível, então, evidenciar que ainda são necessárias diversas ações que possibilitem a uma real execução e institucionalização das leis que possam influenciar a prática cotidiana nas escolas, através de condições adequadas para o acesso dos alunos com necessidades educacionais especiais, algum tipo de deficiência ou altas habilidades/superdotação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira, Patrícia De Faria. "Políticas educacionais: implementação ou atuação?" Roteiro 43 (December 6, 2018): 429. http://dx.doi.org/10.18593/r.v0i0.16513.

Full text
Abstract:
Nesse texto apresentamos a resenha da obra: BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução Janete Bridon. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2016. 220 p.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Ferreira, Patrícia De Faria. "Políticas educacionais: implementação ou atuação?" Roteiro 43 (December 6, 2018): 429. http://dx.doi.org/10.18593/r.v43i0.16513.

Full text
Abstract:
Nesse texto apresentamos a resenha da obra: BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução Janete Bridon. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2016. 220 p.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ferreira, Patrícia de Faria. "Políticas educacionais: implementação ou atuação?" Roteiro 43 (December 6, 2018): 429–34. http://dx.doi.org/10.18593/r.v43iesp.16513.

Full text
Abstract:
Nesse texto apresentamos a resenha da obra: BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução Janete Bridon. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2016. 220 p.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Nwauche, E. S., and J. C. Nwobike. "Implementação do direito ao desenvolvimento." Sur. Revista Internacional de Direitos Humanos 2, no. 2 (2005): 96–117. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-64452005000100005.

Full text
Abstract:
A Declaração sobre o Direito ao Desenvolvimento, aprovada pela Organização das Nações Unidas em 1986, em vez de resolver a questão da existência de um direito ao desenvolvimento, criou uma polarização entre os países-membros da ONU. Os governos do Sul reivindicam seu direito ao desenvolvimento, enquanto os países ricos do Norte se opõem à existência desse direito. Para resolver esse impasse e implementar a Declaração, o professor Arjun Sengupta, Especialista Independente para o Direito ao Desenvolvimento da ONU, foi incumbido de encontrar uma forma de operacionalizar o relacionamento entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento. Este artigo faz uma análise comparativa entre o Pacto de Desenvolvimento proposto por Sengupta e o Acordo de Parceria de Cotonou, estabelecido entre a União Européia e países da África e do Pacífico. Mostra como, embora ambos compartilhem alguns aspectos, tais como igualdade, não-discriminação e participação, essa convergência termina quando se trata do princípio de responsabilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Medianeira Bolzan, Larissa. "IMPLEMENTAÇÃO DE ENGENHARIA DE INFORMAÇÃO." Revista Prociências 4, no. 1 (June 25, 2021): 37–53. http://dx.doi.org/10.15210/prociencias.v4i1.20982.

Full text
Abstract:
O caso para ensino construído apresenta uma situação real de um projeto de implementação de Engenharia de Informação, por um banco comunitário em uma comunidade em situação de vulnerabilidade, lançando luz sobre problemas práticos que instigam discussão e promovem uma atividade de avaliação formativa. Os objetivos do caso para ensino são: (a) identificar e analisar os estágios um projeto de implementação de engenharia de informação; (b) promover discussões sobre os desafios da implementação de engenharia de informação com diferentes públicos; e, (c) promover visão crítica sobre a engenharia de informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Araújo, Francisco Henrique Figueiredo, and Leonardo Vils. "Implementação do sistema de gerenciamento de processos: estudo na área de aeródromos." Revista Inovação, Projetos e Tecnologias 8, no. 1 (June 30, 2020): 41–50. http://dx.doi.org/10.5585/iptec.v8i1.17399.

Full text
Abstract:
O presente relato tem como objetivo apresentar o projeto como ferramenta para realizar as adaptações normativas necessárias à implementação de tecnologia de informação e comunicação (TIC), no setor público, e demonstrar o aumento da eficiência na prestação de serviço aos cidadãos, após a melhoria dos processos e utilização de TIC, na área de aeródromos. Este relato possui uma abordagem exploratória-descritiva, utilizando a metodologia de estudo de caso. Os dados foram obtidos mediante análise documental e levantamento dos registros existentes no sistema implementado. A principal contribuição é a relevância de projetos para implementação de inovação na administração pública e consequente aumento na eficiência, percebida como benefício pelo cidadão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Vieira, Ramon Yago da Cruz Jacques, Thaciaine Coelho Tavares, Kelvin Rutsatz Costa, Steffani Laurindo Silva, Bruno Canal, and Alexsandro Cristovão Bonatto. "Implementação física de um microprocessador Risc de 32-bits usando tecnologia XFAB 600nm." ScientiaTec 5, no. 2 (December 20, 2018): 04–20. http://dx.doi.org/10.35819/scientiatec.v5i2.2511.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o propósito de relatar a implementação física de um processador de 32-bits de arquitetura do tipo RISC, de conjunto de instruções reduzidas, denominado de RISCO. Este processador é projetado para uma arquitetura simples com a capacidade reconfigurável, proporcionando uma fácil adaptação para os limites especificados dentro de um projeto de SoC. O processador foi implementado na tecnologia XFAB 600nm usando o conjunto de ferramentas EDA Cadence. O principal objetivo do projeto é obter e compartilhar experiências em projetos ASIC e no desenvolvimento de síntese física de circuitos integrados. A implementação física do processador em questão resultou em um circuito de 15,18 mm² com 9.247 células e uma potência estimada de 254 mW.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Gama, Janyluce Rezende, and Georgete Medleg Rodrigues. "Perspectivas e Desafios na Transparência das Contas Públicas: um estudo numa Instituição de Ensino Superior brasileira." Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 21, no. 45 (January 22, 2016): 2. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2015v21n45p2.

Full text
Abstract:
<p>http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2015v21n45p2</p><p>Este artigo visa analisar o processo de implementação da lei de acesso à informação (LAI) numa universidade federal brasileira e identificar as perspectivas e desafios dos gestores públicos em relação a esta legislação. Para isto, utilizou como metodologia uma abordagem qualitativa, que envolve a pesquisa de campo com a coleta de dados realizada por meio da aplicação de questionários. Os resultados mostram que no processo de implementação da LAI foi realizado um plano de ações, porém, este não foi implementado, pois o governo federal disponibilizou um sistema de uso obrigatório para todos os órgãos do executivo federal. Em relação às perspectivas dos gestores, o item que parece ter mais chances de se realizar foi “mais transparência nas contas de contratos, balanços, relatórios de auditoria, etc.” Sobre os desafios, o item que mais se ressaltou foi “a falta de infraestrutura dos sistemas de informação e demais tecnologias”. Conclui-se que faltam ações de apoio do governo federal para a efetiva implementação da LAI.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Guzman, Blanca Lisseth Barragan, Gerardo Nava Tovar, and Paula Dias Bevilacqua. "Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano: avaliando o grau de implementação das ações." Ciência & Saúde Coletiva 19, no. 10 (October 2014): 4167–84. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320141910.09452014.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo avaliar a implementação do Sistema de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VQACH), na Colômbia. O estudo foi realizado mediante a metodologia de avaliação da implementação, integrando avaliação normativa e pesquisa de avaliação. Para a avaliação foi desenvolvida metodologia Delphi, permitindo definir uma matriz avaliativa, composta por 14 atributos e 62 critérios, e a construção de um sistema de escores e parâmetros, que possibilitou a avaliação de cada um dos critérios definidos. A coleta de dados envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas com atores institucionais de 39 unidades territoriais. A avaliação mostrou que o sistema de VQACH está parcialmente implementado, com diferentes estados de implementação nas unidades territoriais. O sistema mostra um fortalecimento nas ações relacionadas com produção de dados sobre as condições da qualidade da água, com ausência de ações que permitam o aproveitamento desses dados para o melhoramento da qualidade de água, e de ações de VQACH na perspectiva de promoção da saúde. Foram identificadas algumas limitações conceituais nas legislações, o que afeta o cumprimento da universalidade das ações de VQACH.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Makdisse, Marcia, Marcelo Katz, Alessandra da Graça Corrêa, Luciano Monte Alegre Forlenza, Marco Antonio Perin, Fábio Sândoli de Brito Júnior, Teresa Cristina Dias Cunha Nascimento, et al. "Efeito da implementação de um protocolo assistencial de infarto agudo do miocárdio sobre os indicadores de qualidade." Einstein (São Paulo) 11, no. 3 (September 2013): 357–63. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082013000300016.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a adesão aos indicadores de qualidade assistencial ao longo da implementação de um protocolo assistencial de infarto agudo do miocárdio. MÉTODOS: Em 1º de março de 2005 foi implementado o protocolo assistencial de infarto agudo do miocárdio. Foram selecionados pacientes admitidos de 1ºde março de 2005 a 31 de dezembro de 2012 (n=1.431). Para comparação, utilizamos os dados de pacientes admitidos por infarto na fase pré-protocolo (n=306). Comparamos a taxa de adesão aos indicadores (taxa de prescrição de AAS na admissão hospitalar e na alta hospitalar, betabloqueador na alta e tempo porta-balão) entre as fases pré e pós-implementação do protocolo, além de tempo de permanência hospitalar e mortalidade intra-hospitalar nas diferentes fases. RESULTADOS: As taxas de prescrição de AAS na admissão e na alta hospitalar, e de betabloqueador foram maiores na fase pós versus a pré-implementação do protocolo: 99,6% versus 95,8% (p<0,001); 99,1% versus 95,8% (p<0,001) e 95,9% versus 81,7% (p<0,001), respectivamente. A taxa de prescrição de AAS aumentou ao longo da implementação do protocolo, atingindo 100% de 2009 a 2012. O tempo porta-balão pós versus pré foi de 86(32) minutos versus 93(51), respectivamente (p=0,20). O tempo de permanência hospitalar foi semelhante na fase pré versus pós-protocolo: 6(6) dias versus 6(4) dias (p=0,34). A mortalidade intra-hospitalar foi de 7,6% no pré-protocolo, 8,7% entre 2005 e 2008 e 5,3% entre 2009 e 2012 (p=0,04). CONCLUSÃO: A implementação do protocolo assistencial refletiu-se na maior adesão aos indicadores de qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Oliveira, Raiana Marjorie Amaral, and Maria Aparecida dos Santos Ferreira. "Políticas Públicas e Questões de Implementação." Revista Inter-Legere 2, no. 26 (August 28, 2019): 1–6. http://dx.doi.org/10.21680/1982-1662.2019v2n26id16467.

Full text
Abstract:
O trabalho é resultado da resenha da obra Implementação de políticas públicas: questões sistêmicas, federativas e intersetoriais, publicada pela Escola Nacional de Administração Pública - Enap, em 2018. A resenha apresenta a obra, organizada por Daniel Ximenes, composta por seis capitulos que abordam a implemtenação de políticas públicas numa perspectiva contextualizada, através de estudos e relatos de experiências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Vellucci, Rosana Gribi, Luciano Venelli-Costa, Alexandre Cappelloza, and Edson Keyso de Miranda Kubo. "Os Desafios da Implementação do eSocial." Revista da Micro e Pequena Empresa 12, no. 1 (April 22, 2018): 67–81. http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372018v12n1p6781.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Da Silva, Juliana Fernanda. "ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA." Conexões - Ciência e Tecnologia 10, no. 1 (July 1, 2015): 26. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v10i1.793.

Full text
Abstract:
O contexto educacional brasileiro apresenta mudanças significativas desde o início do século XXI, com a ampliação do acesso de estudantes ao ensino técnico e superior. Estas transformações requerem uma atenção à permanência destes estudantes na instituição de ensino e tem entre suas ações o programa nacional de assistência estudantil, que objetiva democratizar as condições de permanência dos jovens na educação pública federal, minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação, reduzir as taxas de retenção, evasão e contribuir para a promo- ção da inclusão social pela educação. Este artigo objetiva uma compreensão da assistência estudantil a partir de uma abordagem teórica realizada por meio de estudo bibliográfico e documental, concluindo que a assistência estudantil deve viabilizar a igualdade de oportunidades na permanência do estudante na educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Lima, Luciana Leite, and Luciano D'Ascenzi. "Implementação de políticas públicas: perspectivas analíticas." Revista de Sociologia e Política 21, no. 48 (December 2013): 101–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782013000400006.

Full text
Abstract:
O artigo tem dois objetivos inter-relacionados. O primeiro é sistematizar e analisar a literatura sobre modelos analíticos de implementação de políticas públicas. Identificamos dois principais modelos. Um deles é operado com base na valorização de variáveis independentes relacionadas à hierarquia organizacional, com foco no processo de formulação. O outro enfatiza variáveis referentes às características dos espaços locais de implementação e à atuação das burocracias implementadoras. Em comum, os modelos enfatizam as condições materiais do desenvolvimento do processo de implementação. A partir dessa constatação, o segundo objetivo é propor um modelo analítico para o processo de implementação de políticas públicas baseado na integração entre as variáveis centrais daqueles modelos e as ligadas às ideias, aos valores e às concepções de mundo dos atores. Trata-se de uma discussão dos modelos analíticos de implementação de políticas públicas à luz da literatura específica e pesquisas empíricas realizadas pelos autores sobre políticas de saúde e educação. Verificou-se que elementos dos contextos locais de ação como as representações e valores dos atores influenciaram a execução das políticas públicas na medida em que conformaram sua compreensão sobre o problema social e sobre a forma de confrontá-lo. A discussão contribui para a integração dos modelos analíticos sobre implementação e políticas públicas e para sua operacionalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Santos, Reinaldo Dos, and Eliana Lúcia Ferreira. "A implementação da audiodescrição do Brasil." Educação e Fronteiras 10, no. 28 (November 22, 2020): 8–21. http://dx.doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13008.

Full text
Abstract:
O texto organiza de forma especial, duas entrevistas com pioneiros e destacados profissionais de audiodescrição no Brasil. A audiodescrição foi inserida no Brasil no início dos anos 2000 e nos últimos vinte anos, se difundiu e foi reconhecida oficialmente. Na primeira parte do texto, os autores, como pesquisadores acadêmicos da audiodescrição, entrevistam Paulo Romeu, pessoa determinada e empenhada com as questões da inclusão social, e que, com sua coragem e impulsividade, teve uma participação efetiva na construção da Lei 10.098 (conhecida como lei da acessibilidade), que descreve o surgimento no Brasil da obrigatoriedade da audiodesrição como recurso de acessibilidade. A segunda parte do texto apresenta uma entrevista com Lívia Motta, uma das primeiras audiodescritoras do Brasil, com incessante atuação na utilização deste recurso de acessibilidade nos mais diferentes campos, como eventos oficiais, filmes, anúncios comerciais de televisão, peças teatrais, concertos, óperas, espetáculos de dança e de circo, shows, stand ups, musicais, eventos religiosos, casamentos, partos e outros. A entrevistada também é a formadora de muitos outros renomados audiodescritores brasileiros e, em sua entrevista, ela aponta as principais estratégias para o desenvolvimento prático deste recurso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Barreto, Karoline Dias, Jackson Gomes de Souza, and Fabiano Fagundes. "CodeLive: reformulação da arquitetura e implementação." Congresso de Computação e Tecnologias da Informação 1, no. 21 (May 13, 2019): 54–63. http://dx.doi.org/10.33911/encoinfo.21.2019.v1.5.

Full text
Abstract:
Um ambiente online de execução de código que auxilia no aprendizado dentro e fora de aula tem como necessidade garantir a segurança do ambiente de execução. A partir dessa compreensão, este trabalho adotou a proposta que a execução do código do usuário ocorresse em um ambiente virtualizado, garantindo, dessa forma, a seguridade do software e evitando danos. O presente trabalho objetiva o desenvolvimento do CodeLive, com a utilização da linguagem de programação Python, o framework Django e o software Docker, que constitui uma camada intermediária no software e possibilita a criação de ambientes isolados para a execução dos códigos-fontes em Python informados por alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Ignácio, Aníbal Alberto Vilcapona, and Virgílio José Martins Ferreira Filho. "MPI: uma ferramenta para implementação paralela." Pesquisa Operacional 22, no. 1 (June 2002): 105–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382002000100007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Pereira, Alda, and Pedro Gaspar. "Barreiras à implementação da Terapia Compressiva." Revista de Enfermagem Referência III Série, no. 6 (March 31, 2012): 33–44. http://dx.doi.org/10.12707/riii1173.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, Raimisson Vieira, Elise Ribas Lisbôa, Ana Paula de Lourdes Pfister, Diequison Rite da Cunha, Ywia Danieli Valadares, and Roberta Avelar Araujo Garcia. "Implementação da CIF na Atenção Primária." REVISTA CIF BRASIL 13, no. 1 (2021): 69–83. http://dx.doi.org/10.4322/cifbrasil.2021.009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Holanda, Paulo Marcelo Carvalho, and Cíntia de Azevedo Lourenço. "O treinamento e implementação da RDA." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 19 (July 28, 2021): e021016. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v19i00.8666140.

Full text
Abstract:
Introdução: A RDA anuncia grandes mudanças no processo de catalogação e uma nova maneira de representar os recursos informacionais. O treinamento e a implementação da RDA em bibliotecas requerem grandes esforças dos catalogadores. Este artigo apresenta parte dos resultados de uma dissertação de mestrado. Objetivo: Apontar as principais ações de treinamentos para implementação da RDA desenvolvidos pelos países membros que participaram do seu desenvolvimento, pelas bibliotecas de outros países e identificar as principais preferências de programas, métodos e tópicos de conteúdo para treinamento da RDA pelos catalogadores da UFMG. Método: Utilizou-se a metodologia de objetivos exploratórios e descritivos e de aspectos quantitativos, a pesquisa bibliográfica, e também, como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada. Resultados: Apontam que o treinamento presencial é o método preferido pelos catalogadores e o conteúdo preferido para treinamento são as mudanças em relação à RDA e AACR2. Conclusão: Ressalta-se que o treinamento é uma etapa importante para a implementação da RDA e que a identificação de preferencias de treinamentos por parte das instituições é uma passo primordial para definir bem que instrumentos de treinamentos serão utilizados e introduzidos ao pessoal de suas comunidades de informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Monteiro, Lorena, Diego Rodrigues, and José Elísio Dos Santos Júnior. "O modelo dos múltiplos fluxos de Kingdon e as políticas de Segurança Pública: o caso do programa “Pacto pela Vida” de Pernambuco (2007-2013)." Revista Brasileira de Segurança Pública 12, no. 2 (March 1, 2019): 91–111. http://dx.doi.org/10.31060/rbsp.2018.v12.n2.847.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo analisar o programa de Segurança Pública “Pacto pela vida” implementado no Estado de Pernambuco entre 2007 e 2013 a partir do modelo dos múltiplos fluxos de Kingdon. Demonstra-se que ocorreu uma confluência de fluxos que possibilitou a formulação e a implementação do programa “Pacto pela Vida”, como a percepção e o diagnóstico do problema da violência que levou a contratação de uma empresa de consultoria para elaboração de um feedback de ações, a existência de um empreendedor político, que trouxe para dentro do governo o “estado da arte” do debate acadêmico sobre a questão da violência e as propostas em termos de segurança pública para a formulação do programa, assim como, a existência de um corpo técnico que dialogou com a sociedade civil e a comunidade as soluções. Todos esses fluxos, alinhados ao fato de que o governador Eduardo Campos adotara a questão da segurança pública como política de governo num cenário nacional propício as discussões sobre segurança pública, com as articulações do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a proposta do Plano Nacional de Segurança Pública, etc, fortaleceram a formulação e a implementação do programa. Através de dados primários e secundários esse trabalho reconstruiu como esses fluxos confluíram numa janela de oportunidades que possibilitou a implementação do programa Pacto pela vida, assim como os resultados, em termos de indicadores sociais alcançados. Argumenta-se, que, assim como outras políticas públicas no Brasil consideradas “exitosas”, a necessidade da confluência dos fluxos prejudica a continuidade das políticas, como foi o caso do Programa “Pacto pela Vida” implementado em Pernambuco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Sponchiado Júnior, Emílio Carlos, Nikeila Chacon de Oliveira Conde, Izabelly Esteves Bittencourt Martins, Flávia Cohen Carneiro, Janete Maria Rebelo Vieira, and Maria Augusta Bessa Rebelo. "Os caminhos da reformulação do Projeto Pedagógico da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas." Revista da ABENO 19, no. 2 (July 13, 2019): 13–21. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.676.

Full text
Abstract:
Este artigo relata a experiência de uma Faculdade de Odontologia durante o processo de construção e implementação de um novo projeto pedagógico (PP). O PP foi reformulado desde a caracterização do curso com as discussões sobre perfil de egresso, passando pela estrutura de funcionamento, objetivos, matriz curricular, estágios e concepção metodológica. Durante 12 meses foram utilizadas diversas ferramentas para sensibilização do corpo docente, incluindo a realização de semanas pedagógicas, oficinas, encontros pedagógicos e discussões nas assembleias docentes. O novo currículo foi implementado em 2012 evidenciando a interdisciplinaridade, a formatação de ambulatórios integrados e um estágio curricular obrigatório que compreende mais de 40% da matriz curricular entre atividades intra e extramuros. Dificuldades foram encontradas durante a implementação e a comunidade acadêmica buscou ferramentas para minimizá-las, fazendo com que o projeto continue dinâmico e amadureça a cada ano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Pereira, José Alex Batista, Janaína Pinheiro Gonçalves, Yvens Ely Martins Cordeiro, and Benedito de Brito Almeida. "Reflexões acerca do currículo das escolas do campo brasileiras." Research, Society and Development 11, no. 4 (March 11, 2022): e6511427132. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27132.

Full text
Abstract:
A Educação do Campo configura-se em uma modalidade educacional e política pública específica que atende as populações campesinas habitantes dos mais diversos territórios do Brasil. Entretanto, um dos principais desafios que interfere nesta modalidade é a questão do currículo educacional implementado nas instituições de ensino. Dessa forma, objetivo desta pesquisa consiste em compreender e analisar as principais abordagens sobre as perspectivas, apontamentos e reflexões acerca do currículo escolar no contexto da Educação do Campo em escolas brasileiras. Diante disso, para delinear este estudo utilizou-se abordagens qualitativas, e como procedimento metodológico adotou-se o estudo bibliográfico e documental. Os resultados apontam que a Educação do Campo conquistou inúmeras reivindicações e pautas no âmbito legislativo. Contudo, estudiosos da área demonstram que na maioria das escolas do campo é implementado um currículo educacional na perspectiva urbanocêntrica, que não considera a realidade e as especificidades dos povos que habitam os territórios das águas, das matas, das florestas, das estradas e dos ramais, além disso, a implementação deste currículo gera diversas problemáticas aos alunos. Portanto, torna-se necessário a elaboração de currículos que considerem a realidade desses sujeitos, e implementação de formações continuadas aos professores para que eles possam fazer adaptações curriculares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Chilvarquer, Marcelo. "APLICANDO O QUADRO DE REFERÊNCIA PARA ANÁLISE JURÍDICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA, FAIXA 1, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO." REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS 5, no. 3 (December 18, 2019): 1116–41. http://dx.doi.org/10.21783/rei.v5i3.442.

Full text
Abstract:
Um importante desafio da abordagem de Direito e Políticas Públicas (DPP) é a dificuldade de desenvolver um método que garanta a identificação do objeto de estudo, viabilizando sua comparabilidade. Para responder a essa situação, formulou-se o “Quadro de Referência para Análise Jurídica de Políticas Públicas” (BUCCI, 2015), que articulou de maneira sistemática os elementos mais importantes a serem examinados em uma pesquisa da abordagem. Pretende-se apresentar nesse artigo um exemplo de sua aplicação na implementação do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) Faixa 1 no Município de São Paulo. Após a introdução, o artigo será dividido em 4 partes. Na primeira, mais teórica, serão apresentados os desafios da utilização do quadro em uma política tão complexa como o MCMV, implementado em centenas de municípios. Na segunda, será apresentado o desenho geral do programa formulado nacionalmente, em que se definem papéis institucionais na política. Na terceira parte se analisará a implementação do MCMV Faixa 1 no município. Por fim, a última parte destacará os principais entraves e inovações que a política pública teve em sua implementação, enfocando quais ferramentas jurídicas foram mobilizadas para sua solução, além de se fazer uma análise crítica sobre o atingimento das finalidades pretendidas com a ação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Souza, Carla Mendonça de, César Augustus Adorno Ferreira Lima, Márcia Helena Da Silva, Manoel Rodrigues Chaves, André Vasconcelos da Silva, and Serigne Ababacar Cisse Ba. "Governança Pública: um estudo do programa Dinheiro Direto em uma Unidade de Segurança em Goiás." Revista Brasileira de Segurança Pública 12, no. 2 (March 2, 2019): 153–77. http://dx.doi.org/10.31060/rbsp.2018.v12.n2.871.

Full text
Abstract:
A participação de atores não estatais na implementação de programas e políticas públicas tem sido amplamente discutida pela área da Governança Pública. Em Goiás vem sendo implementado o Programa Dinheiro Direto nos Quartéis e nas Delegacias (PDDQD). Com base nisso, o objetivo desse trabalho é analisar se existe evidência de atributos da governança pública nos regulamentos que orientam o PDDQD e descrever como estes se apresentam nos documentos de uma Unidade Executora. Para tanto, a coleta de dados foi realizada em diretrizes normativas e documentos criados na dinâmica regular da organização analisada. Ao avaliar as diretrizes, foi constatado que a institucionalização legal do PDDQD determina que os atributos da Governança Pública sejam desenvolvidos durante sua implementação. Em nível local, os documentos referentes à UEX indicaram uma prática de Governança Pública. Contudo, em nível estadual, foram identificados problemas com relação à transparência na prestação de contas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Monteiro, Baltazar Ricardo, Ana Maria Silva Azenha Pisco, Fátima Candoso, Sónia Bastos, and Magda Reis. "Cuidados primários em saúde em Portugal: 10 anos de contratualização com os serviços de saúde na Região de Lisboa." Ciência & Saúde Coletiva 22, no. 3 (March 2017): 725–36. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017223.33462016.

Full text
Abstract:
Resumo A contratualização consiste no desenvolvimento e implementação de um acordo documentado, através do qual uma das partes (financiador) prevê uma compensação à outra parte (prestador), em troca de um conjunto de serviços de saúde a uma população-alvo. Descrevemos, mediante um estudo de caso, a história e o processo de implementação da contratualização nos cuidados de saúde primários portugueses (desde 1992), dando-se ênfase à consolidação da reforma dos cuidados de saúde primários, iniciada em 2005 e apontando desafios de futuro. Este artigo recorre ao estudo de caso, para refletir sobre os resultados obtidos no Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte, da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo, entre 2009 e 2015, depois de terem implementado a contratualização. Verificou-se que o pagamento por incentivos terá de ser ponderada, em vista dos resultados obtidos, fortemente influenciados pelas mudanças epidemiológicas e socioeconômicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Barbosa, Thalita Pereira. "Governança na empresa familiar: implementação e prática." Revista de Administração Contemporânea 13, no. 3 (September 2009): 520–21. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552009000300011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Araujo, Evanísia Assis Goes, and Valquíria Bezerra Barbosa. "Desafios na implementação do currículo por competências." Revista Brasileira de Enfermagem 57, no. 3 (June 2004): 364–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672004000300023.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva descrever e analisar experiência vivenciada pelo corpo docente de uma escola pública pernambucana na implementação do currículo por competência do Curso Técnico em Enfermagem. Utilizou-se como referencial teórico Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional de Nível Técnico. O Curso Técnico em Enfermagem foi organizado em 4 módulos sem terminalidade, com complexidade crescente de conteúdos e competências específicas. Dentre as maiores dificuldades encontradas durante a reestruturação curricular estão resistência do corpo docente e discente quanto à adoção de novas práticas pedagógicas e de sistemática para avaliação das competências construídas. Partindo da adoção do novo currículo houve o crescimento qualitativo do corpo discente e docente e aumento da autonomia da escola na definição e atualização dos componentes curriculares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Moreira, Juliana Costa. "Sô no dialeto mineiro: investigando a implementação." Tabuleiro de Letras 13, no. 3 (December 8, 2019): 241. http://dx.doi.org/10.35499/tl.v13i3.7737.

Full text
Abstract:
A forma nominal de tratamento senhor, como vocativo, realiza-se também como sô no dialeto mineiro. Neste artigo, pretendemos investigar a implementação de sô a partir de estudos recentes sobre o tratamento senhor e suas diferentes realizações (RAMOS, 2000, 2011; MOURA E RAMOS, 2004; ALKMIM E MOREIRA, 2013) e sobre vocativos (MOREIRA, 2005, 2008), além de pressupostos teóricos-metodológicos sobre mudança linguística (WEIREICH, LABOV & HERZOG, 1968). Neste artigo propomos continuar a investigação do percurso do item sô. Partimos da hipótese de Moreira & Alkmim (2013, p.87) de que a posição à direita da oração é favorável à redução da forma senhor, como vocativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Maiello, Antonella, Ana Lucia Nogueira de Paiva Britto, and Tatiana Freitas Valle. "Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos." Revista de Administração Pública 52, no. 1 (January 2018): 24–51. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612155117.

Full text
Abstract:
Resumo A dificuldade de integração entre entes federativos na formulação e na implementação de políticas se faz presente nas diferentes esferas política e administrativa no Brasil, sobretudo no que diz respeito às relações entre instâncias de governo formuladoras de diretrizes no nível nacional e as executoras no nível local. De acordo com a legislação vigente, os municípios são os responsáveis pelas atividades de manejo de resíduos sólidos urbanos (RSU) e limpeza urbana. A Lei Federal no 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelece princípios e objetivos, proporcionando um marco para a gestão de RSU no Brasil. Qual é a real capacidade dos municípios de atenderem as determinações da Lei Nacional? Este artigo propõe uma metodologia baseada no método da análise das lacunas e nos dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (Snis), para identificar o grau de implementação da PNRS na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os resultados mostram um incremento na universalização do serviço nos municípios da RMRJ, mas a maioria dos objetivos da PNRS não só é desconsiderada, como também não possui diretrizes políticas ao nível local para serem encaminhadas e monitoradas. O grau escasso de implementação da lei nacional evidenciado pelos resultados vem sendo interpretado nas conclusões mediante o marco teórico do institucionalismo, o que permite trazer novos questionamentos e possíveis desdobramentos para pesquisas futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Rodrigues, Claudia Heloisa Ribeiro, and Fernando César Almada Santos. "Empowerment: ciclo de implementação, dimensões e tipologia." Gestão & Produção 8, no. 3 (December 2001): 237–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2001000300003.

Full text
Abstract:
O empowerment é uma abordagem de projeto de trabalho que objetiva a delegação de poder de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas. Este artigo mostra as especificidades do empowerment em termos de suas dimensões, ciclo de implementação e tipologia. Discutem-se as etapas do ciclo de implementação do empowerment com o objetivo de enfatizar sua complexidade e sua natureza estratégica. Como dimensões tratadas têm-se: a visão compartilhada, a estrutura organizacional e o gerenciamento, a responsabilidade pela gestão do conhecimento e aprendizagem, e o reconhecimento institucional dos funcionários. A diversidade do empowerment é analisada em função de dois tipos de autoridade para tomada de decisão: sobre o conteúdo do trabalho e a sobre o contexto do trabalho. Com base nesta análise, os seguintes tipos de empowerment são apresentados: nulo, estabelecimento de atividades, participativo, definição de missão e auto-gerenciamento. Estabelecem-se também relações do empowerment com as configurações organizacionais, os estágios evolutivos das áreas funcionais e a administração de recursos humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Prieto, Vanderli Correia, Fábio Luis Alves Pereira, Marly Monteiro de Carvalho, and Fernando José Barbin Laurindo. "Fatores críticos na implementação do Balanced Scorecard." Gestão & Produção 13, no. 1 (April 2006): 81–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2006000100008.

Full text
Abstract:
Existem diversas abordagens na literatura enfatizando a importância de promover o alinhamento estratégico e o seu desempenho operacional por meio do sistema de métricas. Um dos modelos mais difundidos é o balanced scorecard (BSC). A proposta deste artigo é discutir os fatores críticos de sucesso na implementação do BSC, bem como o processo de mudança e as técnicas envolvidas nos bastidores da implementação, tendo como objeto central o confronto entre a perspectiva da empresa de consultoria que implementa o BSC e da empresa que adota o método. A abordagem metodológica utilizada foi a de estudo de múltiplos casos. A pesquisa foi organizada baseada em um estudo de casos múltiplos criado sobre uma estrutura teórica (framework) extraído da literatura especializada e submetido a empresas de consultoria focadas neste tipo de implementação para identificar e listar estes aspectos críticos nas empresas brasileiras. Em uma segunda etapa da pesquisa, um estudo de caso foi realizado com o objetivo de analisar os mesmos aspectos sob o ponto de vista das empresas que adotam a metodologia, as empresas clientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Monteiro de Barros, Luís Alberto, and Antonio Max Martins dos Santos. "Alinhamento organizacional para a implementação de estratégias." Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 7, no. 1 (July 21, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v7i1.12778.

Full text
Abstract:
Muitas estratégias organizacionais fracassam por dificuldades na execução, havendo ampla produção bibliográfica que associa a eficácia da implementação estratégica à gestão do alinhamento organizacional. Essa base teórica, entretanto, apresenta-se esparsa entre diferentes abordagens e insuficientemente organizada para orientar a aplicação prática e bem-sucedida desse conhecimento durante a execução das estratégias. O objetivo da presente pesquisa, portanto, consistiu na proposição de um modelo teórico de pesquisa que consolidasse indicadores de como o alinhamento estratégico contribui para a eficácia da implementação de estratégias organizacionais, arranjado em categorias de recomendações da literatura, a fim de viabilizar estudos acadêmicos futuros. Trata-se de uma investigação exploratória, bibliográfica e bibliométrica, que aplicou método de revisão sistemática da literatura, com a utilização de técnicas qualitativas e quantitativas de análise e síntese do material coletado a partir da base de dados do Portal de Periódicos da CAPES, referentes a publicações catalogadas no período de 1990 a 2017. Os trabalhos realizados permitiram constatar que há diversas abordagens teóricas do tema alinhamento estratégico, que apresentam divergências, mas também convergências em seus escopos, estas especialmente nos textos das áreas da tecnologia da informação e da administração, as quais sugerem que o alinhamento consiste em um meio através do qual se pode alcançar a eficácia da implementação da estratégia, e foram a base para a elaboração do inédito modelo teórico proposto ao final, que elenca indicadores de eficácia em quatro dimensões de alinhamento: recursos e capacidades; ações; controles; e desenho organizacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Aizza, Grasiela Iori, Roxana Arana Faleiros, and Plínio Gabriel João. "IMPLEMENTAÇÃO TECNOLÓGICA PARA APRIMORAMENTO DA GESTÃO COMERCIAL." Revista Interface Tecnológica 16, no. 2 (December 26, 2019): 133–45. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v16i2.689.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como finalidade a análise do processo de vendas e identificação das ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento do mesmo em uma pequena distribuidora de farinha de trigo localizada na cidade de Catanduva, interior de São Paulo. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, pois realiza uma análise global da atividade de vendas, bem como pesquisa bibliográfica sobre os temas abordados. Para o desenvolvimento da análise, foi realizado um Estudo de caso in loco por meio de verificações e reuniões com gestores, vendedores, relatórios de área, acompanhamento das atividades do processo de vendas, e entrevistas estruturadas com questões abertas e fechadas. Como ferramenta de apoio e apuração, utilizou-se o Diagrama de Ishikawa para identificar os gargalos existentes no processo de vendas, como, dependência dos vendedores, excesso de etapas, difícil acesso aos dados dos clientes, falta de definição de estratégias e ocorrência de erros, apresentando uma metodologia burocrática ineficaz que proporciona pouca agilidade e alta dependência no processo de vendas. O estudo está estruturado por um referencial, abordando vendas, marketing direto Custumer Relationship Management (CRM), estudo de caso e conclusão. O resultado do trabalho sugere a implementação de um software de CRM apontando os benefícios para o processo de vendas e a otimização e flexibilidade para com outras áreas relacionadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Fernandes, Carolina Karla, and Martha Suzana Cabral Nunes. "A implementação de coleções em repositórios institucionais." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 18 (January 22, 2020): e020004. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v18i0.8656366.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado profissional e tem como objetivos descrever e mapear as etapas da digitalização da coleção Cadernos UFS: Geografia/ História existentes no Setor de Periódicos da biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a sua implementação no repositório institucional para domínio público. Neste sentido, trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, qualitativa, que apresenta um estudo de caso estruturado a partir de um projeto de intervenção que consistiu na digitalização de cinquenta artigos contidos na coleção Cadernos UFS: Geografia / História, produzidos no período de 1995 até 2010. Como metodologia, o processo passou por quatro etapas, iniciando pela descrição dos procedimentos de digitalização documental, pela escolha dos metadados, pela implantação dos dados digitalizados no repositório institucional e, por fim, pela divulgação e publicidade das revistas. Dentre os resultados obtidos, os de maior representatividade foram: a recuperação da informação científica contida nos Cadernos UFS, o aumento da visibilidade dos periódicos pela comunidade acadêmica e a informação científica em acesso livre. Conclui-se que é possível viabilizar o acesso aberto ao conhecimento e, concomitantemente, preservar a integridade do documento e a memória institucional, auxiliando no processo educacional, na mediação e disseminação da informação e na formação cognitiva de novos e melhores sujeitos informacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Da Costa Silva, Simone, and Elione Maria Nogueira Diógenes. "Implementação da Reforma do Ensino Médio Brasileiro:." Revista Internacional Educon 1, no. 1 (September 26, 2020): e20011017. http://dx.doi.org/10.47764/e20011017.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho consiste em analisar as possíveis implicações da reforma do EnsinoMédio promovida pela lei no 13.415/2017 para a rede pública estadual de educação de Alagoas. Desta forma, adotou-se a perspectiva materialista-histórica, com foco na pesquisa bibliográfica e documental dos marcos legais nacionais e estaduais, como o Guia de Implementação do Novo Ensino Médio e o Plano de Acompanhamento das Propostas de Flexibilização Curricular do sistema estadual de educação alagoano. Os autores consultados para análise dos dispositivos legais foram: Kuenzer (2017), Saviani (2003) Ferretti; Zibas e Tarturce (2004), entre outros. Conclui-se que, de modo semelhante ao que é proposto naesfera nacional, no estado de Alagoas, o modelo experimental adotado encontra-se alinhado aos imperativos do novo modelo produtivo que demanda uma formação marcada por diretrizes como projeto de vida, protagonismo e individualismo, que visam ofuscar as bases da real causa da desigualdade social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Silva, Rogério Renato, Ana Maria Carneiro, and Carolina Imura. "Avaliação e implementação no contexto da pósverdade." Revista Brasileira de Avaliação 10, no. 1 (2021): e101121. http://dx.doi.org/10.4322/rbaval202110011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Villela, Hebert, Dayane Souza, and Angela Medeiros. "Participação Social Na Implementação Do Compliance Público." e3 8, no. 1 (March 31, 2022): 045–61. http://dx.doi.org/10.29073/e3.v8i1.613.

Full text
Abstract:
Esse artigo discorre sobre a implementação na Administração Pública do Município de Maringá no Estado do Paraná, Brasil a noção de “responsividade estatal”, portanto, fazendo necessária uma postura firme e ética com relação à integridade e à conformidade dos valores que o Estado deve veicular. Para garantir a sustentabilidade em seus escopos, verifica-se a necessidade de que o mercado, sociedade e Estado desenvolvam um compromisso aberto e franco por meio de mecanismos de prevenção e combate à corrupção e práticas inadequadas. A transparência, o acesso à informação e o Governo Aberto são primordiais à promoção da Governança Pública responsiva, e assim, a Administração Pública Maringaense entendeu por mais democrático e inclusivo proporcionar aos Agentes Públicos e à sociedade a possibilidade de colaborarem com a elaboração do Código de Ética e Conduta da Prefeitura. Mediante a realização de consulta pública disseminada entre Agentes Públicos municipais e sociedade civil, objetivando captar a percepção popular e as prioridades quanto a temas referentes à conduta ética e moral inerentes ao serviço público, aspecto trabalhado na dissertação deste artigo, realizando uma análise quantitativa e qualitativa das respostas, buscou-se diagnosticar como os stakeholders entendem a temática, o que esperam do Poder Público Municipal e ainda, o interesse e adesão na participação da consulta. Tal análise se faz necessária para balizar o andamento das demais etapas de implementação do Programa de Compliance e Integridade, reforçando a importância de um Governo Aberto que proporciona a participação social nas tomadas de decisões do Município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Albertin, Alberto Luiz. "Aumentando as chances de sucesso no desenvolvimento e implementação de sistemas de informações." Revista de Administração de Empresas 36, no. 3 (September 1996): 61–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901996000300008.

Full text
Abstract:
A implementação de um Sistema de Informações é mais do que simplesmente instalar um sistema desenvolvido e treinar usuários a utilizá-lo. Para que esta implementação tenha sucesso, é necessário, desde o início de seu desenvolvimento até sua efetiva implementação, estudar o contexto no qual ele atuará e formar um ambiente propício para garantir seu desenvolvimento, sua implementação, sua aceitação e uso. O enfoque de variáveis utilizado combina o contexto da organização durante o desenvolvimento e a implementação do SI, as relações das pessoas que se envolvem com o processo e a estratégia utilizada para garantir o sucesso do projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Rulf Cofré, Ingeborg Anni, and Christian Luiz da Silva. "Implementação de políticas públicas: o Plano Brasil Sem Miséria no município de Curitiba." PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP 10, no. 2 (December 14, 2017): 25. http://dx.doi.org/10.18468/pracs.2017v10n2.p25-37.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo busca analisar a discussão teórica em torno dos estudos de políticas públicas, especialmente àquela referente à fase de implementação do ciclo de políticas públicas a fim de compreender o processo de implementação das recentes políticas de combate à pobreza e extrema pobreza no Município de Curitiba. Para tanto, desenvolveu-se pesquisa descritiva e explicativa de base qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, documentos oficiais, observação participante e entrevistas semi-estruturadas. Verificou-se que as políticas implementadas no Município dialogam com ambas as perspectivas <em>top-down</em> e <em>bottom-up</em> de implementação de políticas públicas, aproximando-se dos dois processos distintos de implementação, o processo de macro-implementação e de micro-implementação.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Raupp, Sabrina Weiss, Altair Borgert, Patrícia Nunes, and Mara Juliana Ferrari. "O processo de implementação da gestão estratégica de custos em uma empresa estatal de energia elétrica." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 5, no. 1 (May 11, 2012): 137. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v5e12012137-166.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo investigar a aderência do modelo de Gestão Estratégica de Custos (GEC) implementado em uma empresa estatal de energia elétrica ao modelo proposto por Shank e Govindarajan, sob a ótica dos gestores e empregados. São considerados dez fatores, internos e externos à organização, derivados de três temas centrais: análise da cadeia de valor, análise do posicionamento estratégico e análise dos direcionadores de custos. O estudo de caso possui características descritivas, de natureza qualitativa, cuja coleta de dados se baseia em entrevista semiestruturada, levantamento e observação participante, aplicado na Eletrosul Centrais Elétricas S.A., especificamente na área de “gestão do processo de GEC”. Para tal, foi realizada a análise de conteúdo das informações levantadas nos documentos formais e comparadas com o praticado (identificado nas entrevistas).Concluiu-se que o modelo de GEC já foi implementado parcialmente na Empresa e existe certo consenso entre os entrevistados dos três níveis hierárquicos de que: i) a análise da cadeia de valor concentra fatores que facilitam e, ao mesmo tempo, dificultam a implementação do modelo; ii) a análise do posicionamento estratégico concentra os fatores que estão mais estruturados; e iii) a análise dos direcionadores de custos concentra os fatores que mais dificultam a completa implementação da GEC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography