To see the other types of publications on this topic, follow the link: Inatas.

Journal articles on the topic 'Inatas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Inatas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Teixeira, William. "DESCARTES PODERIA TER ESCRITO O PREFÁCIO AOS NOVOS ENSAIOS DE LEIBNIZ?" Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia 11, no. 30 (December 31, 2019): 169–82. http://dx.doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n30.12.p169.

Full text
Abstract:
O objetivo desse artigo é mostrar em que medida a estratégia argumentativa de Leibniz no prefácio aos Novos ensaios sobre o entendimento para refutar a crítica de Locke às ideias inatas foi influenciada pelo inatismo cartesiano apresentado em suas Notae in programma quoddam. Porém, antes de abordar diretamente as doutrinas de Leibniz e Descartes acerca das ideias inatas, discutiremos brevemente e compararemos os argumetnos anti-inatismo apresentados por seus adversários, Regius e Locke, para demonstrar quão semelhante é o empirismo defendido por eles. Na sequência, ao analisar a resposta de Descartes ao empirismo de seu ex-discípulo Henricus Regius, faremos explícitas as principais característas do inatismo cartesiano, tal como ele é apresentado no texto sob análise. Isto nos permitirá constatar que Descartes já tinha esposado praticamente os mesmos argumentos e teses que Leibniz empregou para defender as ideias inatas contra Locke.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Marques, Ubirajara Ranean de Azevedo. "Kant e o problema da origem das representações elementares: apontamentos." Trans/Form/Ação 13 (January 1990): 41–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31731990000100004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Chiavegatto Filho, Alexandre Dias Porto, and Ruy Laurenti. "O sexo masculino vulnerável: razão de masculinidade entre os óbitos fetais brasileiros." Cadernos de Saúde Pública 28, no. 4 (April 2012): 720–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2012000400011.

Full text
Abstract:
Alguns estudos apontam para a existência de vulnerabilidades biológicas inatas masculinas, especialmente no período perinatal. Foi realizada uma análise transversal da mortalidade fetal brasileira segundo sexo, entre 2000 e 2009 (inclusive), conforme características maternas (idade, escolaridade e duração da gestação), utilizando-se dados disponibilizados pelos sistema DATASUS do Ministério da Saúde. Todos os óbitos fetais do período foram incluídos na análise, excetuando-se os casos em que o sexo do feto não foi declarado. A razão de masculinidade (RM) encontrada para os óbitos fetais foi de 1,188. As categorias mais relacionadas com maior risco (idade entre 10 e 14 anos, nenhuma escolaridade e gestação com menos de 22 semanas) apresentaram maior RM, sendo esses valores, em todos os casos, estatisticamente maiores do que os observados nas outras categorias analisadas (p < 0,05). Verificou-se RM estatisticamente maior (p < 0,05) ao esperado para 13 causas básicas de óbito e menor para duas. Os resultados encontrados pelo estudo apontam para uma possível vulnerabilidade biológica inata masculina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Zanitelli, Leandro Martins. "DISCRIMINAÇÃO PRIVADA E O SEGUNDO PRINCÍPIO DA JUSTIÇA DE RAWLS." Kriterion: Revista de Filosofia 56, no. 132 (December 2015): 393–411. http://dx.doi.org/10.1590/0100-512x2015n13205lmz.

Full text
Abstract:
RESUMO O artigo examina se há alguma incompatibilidade entre práticas de discriminação privada (por exemplo, a discriminação no emprego e em associações, como clubes) e as duas partes do segundo princípio da justiça de Rawls, o princípio da equitativa igualdade de oportunidades (PEIO) e o princípio da diferença (PD). Argumento que a discriminação no trabalho e em outras áreas importantes para o desenvolvimento das aptidões inatas (como a educação e a saúde) somente atenta contra o PEIO quando tem como efeito geral o de tornar substancialmente desiguais as chances de cidadãos com similares aptidões inatas e motivação exercerem determinadas ocupações. Comento também algumas dificuldades para considerar vedados pelo PEIO dois casos comuns de discriminação, a discriminação baseada em qualidade de reação e a discriminação por indicadores. Em relação ao PD, defendo que a proibição à discriminação privada se relaciona ao bem primário das bases sociais do autorrespeito e está circunscrita aos casos de discriminação degradante, como tal entendida, de acordo com Hellman (2008), aquela cujo sentido expressivo é o de negar o igual status moral das pessoas pertencentes a um certo grupo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Andrade, Paulo Estêvão, Paulo Sérgio Teixeira Prado, and João dos Santos Carmo. "Das representações numéricas inatas à matemática culturalmente construída." Temas em Psicologia 23, no. 1 (2015): 225–42. http://dx.doi.org/10.9788/tp2015.1-15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rios, Marcelo De Azevedo, Paulo Sérgio Flores Campos, and Roberto José Meyer Nascimento. "Doença periodontal e aterosclerose: uma revisão de 5 anos da resposta do hospedeiro frente ao desafio microbiano da porphyromonas gingivalis via imunidade inata através do receptor Toll-like." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 10, no. 3 (January 1, 2011): 297. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v10i3.5893.

Full text
Abstract:
Introdução: A doença periodontal é uma entidade infecciosa e inflamatória bastante comum em adultos. Recentes pesquisas, focando na participação da imunidade inata através de receptores tipo Toll, concernente a relação entre doença periodontal, especialmente relacionada com a Porphyromonas ginvgivalis, e aterosclerose estão disponíveis. Objetivo: realizar uma revisão crítica da literatura acerca da inter-relação Porphyromonas ginvgivalis X aterosclerose X receptores tipo Toll. Métodos: uma busca na base de dados PUBMED através da associação das seguintes palavras-chave: Porphyromonas ginvgivalis, aterosclerose e receptores tipo Toll; Porphyromonas ginvgivalis, doença cardiovascular e receptores tipo Toll; Porphyromonas ginvgivalis, doença cardíaca e receptores tipo Toll. Artigos de revisão (exceto meta-análises) foram excluídos, e o período de investigação foi 2006 a 2011. Apenas artigos que apresentassem, no mesmo texto, a relação entre Porphyromonas ginvgivalis, aterosclerose e receptores tipo Toll foram selecionados. Resultados: Um total de 25 artigos retornou da busca inicial, remanesceram sete que preenchiam os critérios de inclusão. Conclusão: Pesquisas de laboratório arrolados nesse texto demonstraram que reações imunes inatas foram capazes de causar dano endotelial e participar na aterogênese. Uma ligação entre o processo e a presença de Porphyromonas ginvgivalis, uma bactéria periodontal putativa, foi verificada. Todos os trabalhos analisados mostraram clara evidência de que a Porphyromonas ginvgivalis, relacionada à doença periodontal, participa em diferentes momentos da aterogênese e a imunidade inata parece desempenhar um papel importante em todo o processo. Contudo, os estudos revisados foram conduzidos em ambiente laboratorial e devem ser testados em ensaios clínicos em humanos, usando desenhos variados, de modo a tornar o conhecimento aplicável na rotina clínica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pereira Júnior, Alfredo. "Estatuto biológico do processamento de informação mental." Trans/Form/Ação 14 (December 1991): 139–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31731991000100008.

Full text
Abstract:
Raciocinando no contexto do programa neomecanicista para a Biologia, estudamos a natureza do processamento de informação no sistema vivo em geral, e no cérebro humano em particular, onde uma aplicação do modelo da Auto-Organização nos conduz à hipótese do "Supercódigo". Este seria um programa mental, molecularmente codificado, responsável pelas competências inatas, como a competência lingüística. Fazemos também uma comparação entre nossa hipótese e a da Linguagem do Pensamento, proposta por Jerry Fodor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Almeida, Manoel C. "Neurociência, História da Matemática e Música: Conexões Interdisciplinares." REMATEC 16 (February 2, 2021): 01–15. http://dx.doi.org/10.37084/rematec.1980-3141.2021.n.p01-15.id319.

Full text
Abstract:
O escopo do presente trabalho é investigar as conexões interdisciplinares entre a Neurociência, a História da Matemática e a Música. Serão discutidos avanços da Neurociência, como a Lei de Weber-Fechner, sistemas de representação de valores numéricos, com enfase no (ANS-Approximate Number System) e como as frações seão representações inatas não simbólicas de magnitudes analógicas. Com base nesses avanços, serão analisadas quais escalas musicais, cujas frações intercalares a História da Matemática registra, melhor se adequem ao sistema ANS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Araújo de Oliveira, Natália. "Migração, identidade e políticas de desenvolvimento: configurações da formação social em uma cidade da Amazônia Legal Brasileira." Ágora 20, no. 1 (January 6, 2018): 80. http://dx.doi.org/10.17058/agora.v20i1.11641.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo discutir a formação de identidades sociais a partir da migração de grupos no contexto das políticas de desenvolvimento para a Amazônia Legal Brasileira. Para tanto, baseia-se em pesquisa empírica realizada na cidade de Nova Xavantina/MT. Este município foi oficialmente construído a partir de duas formas de ocupação oficiais e, anterior a esses processos, já havia na região indígenas da etnia Xavante. A primeira forma de ocupação veio com a migração de nordestinos durante a Marcha para Oeste, um projeto nacionalista criado pelo presidente Vargas em 1938. A fim de incentivar a migração, o governo transformou estes migrantes em heróis nacionais, que, com valores de coragem e força, iriam ao interior do país para desbravá-lo. Durante a ditadura militar brasileira, gaúchos migraram para a cidade a partir de políticas de colonização que afirmavam que somente eles, filhos de imigrantes e por isso possuidores de valores inatos de trabalho e progresso, poderiam desenvolver o Centro-Oeste brasileiro. É importante ainda dizer que os Xavante foram transformados pelo governo Vargas em símbolo do verdadeiro índio brasileiro e vistos pelo governo militar como obstáculo ao desenvolvimento nacional. A partir do histórico de migração desses grupos se percebe claramente relações de dominação na qual o governo se utilizou de características ditas “inatas” para incentivar a migração e se apropriar do território indígena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Castañeda, Luzia Aurelia. "Eugenia e casamento." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 10, no. 3 (December 2003): 901–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702003000300006.

Full text
Abstract:
Analisaremos algumas estratégias eugênicas para melhoramento da raça baseadas no controle de matrimônios. Para tanto, vamos buscar no contexto da Inglaterra vitoriana a preocupação com o casamento; tanto na obra de Thomas Malthus, quando interessado no crescimento populacional, como na de Francis Galton, quando propõe a eugenia como uma ciência do melhoramento das qualidades inatas da raça. Discutiremos também como tal medida de controle de matrimônios se deu no movimento eugênico brasileiro e sua influência na elaboração do Código Civil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Kontic, Sacha Zilber. "A representação na mônada: expressão e ideias inatas em Leibniz." Discurso 47, no. 2 (December 9, 2017): 127–43. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2017.141436.

Full text
Abstract:
Trata-se de analisar o conceito leibniziano de ideia expressiva a partir da noção de expressão como uma relação de ordem entre dois ou mais elementos distintos para demonstrar como, com ela, Leibniz constrói uma crítica à concepção da representação na percepção como imitação ou cópia de um original. Buscamos assim entender em qual sentido a defesa de uma concepção inatista das ideias permite com que o autor alemão considere que tanto Descartes quanto Locke sejam vítimas do mesmo erro em relação às suas noções de percepção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Almeida, Manoel de Campos. "A Neurociência e a História das Frações." Revista Brasileira de História da Matemática 20, no. 39 (October 7, 2020): 51–62. http://dx.doi.org/10.47976/rbhm2020v20n3951-62.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa investigar como o cérebro processa as frações, sejam elas simbólicas ou não. Estudos recentes principiam a esclarecer os mecanismos neurológicos subjacentes a esse processo. Eles demonstram que frações não são apenas construtos mentais, resultados de considerá-las como a razão entre dois números inteiros, mas sim são dadas intuitivamente, ou seja, são representações inatas. Investiga-se como esses resultados podem ser traduzidos à luz da História da Matemática, mostrando-se como a neurofisiologia do processamento das frações influiu na evolução histórica desse conceito matemático. Enfatiza-se a importância pedagógica desses resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

RODRIGUES DE BRITO, JOSÉ WILSON. "GADAMER E HABERMAS: CONTRIBUIÇÕES HERMENÊUTICO-FILOSÓFICAS PARA O DEBATE SOBRE MULTICULTURALISMO NA CONTEMPORANEIDADE." Cadernos do PET Filosofia 9, no. 17 (December 15, 2018): 1–24. http://dx.doi.org/10.26694/cadpetfil.v9i17.6466.

Full text
Abstract:
O presente artigo tenciona promover um debate entre Gadamer e Habermas, respectivamente partindo das obras La herencia de Europa e A inclusão do outro: estudos de teoria política, no que tange ao problema do multiculturalismo nas sociedades democráticas contemporâneas, uma vez que a partir da globalização econômica e homogeneização cultural surgem graves riscos de autoalienação por parte de certas comunidades e o desrespeito para com as diferenças culturais das minorias inatas. Os pensadores aqui estudados têm como proposta uma racionalidade alternativa voltada ao diálogo solidário, bem como ao respeito intersubjetivo que deve ser constantemente motivado a partir da formação educacional dos sujeitos pertencentes às mais diferentes culturas e nacionalidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Campregher, Glaucia, and Lucas Schönhofen Longoni. "A natureza humana do comportamento individual nos primórdios do pensamento econômico: uma comparação entre Hume, Smith e Bentham." Economia e Sociedade 26, no. 1 (April 2017): 111–39. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2017v26n1art4.

Full text
Abstract:
Resumo Busca-se compreender como a relação entre indivíduo e contexto social-histórico fazia-se presente nas teorias e especulações filosóficas de Hume, Smith e Bentham - enfocando o papel concedido à natureza individual, suas supostas tendências ou predisposições inatas, sejam elas racionais ou passionais. Principalmente em Hume e Smith, observa-se que a capacidade natural de nos importarmos com o outro, sympathy, não diz muito em si mesma, mas ganha concretude com o hábito. Já em Bentham, a sympathy, que faz o indivíduo sair de si e se reconhecer no outro, dará lugar ao indivíduo isolado, o que impossibilita a superação de uma “natureza natural” por uma natureza histórico-social do homem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Teixeira, William De Jesus. "TEORIA DA IDEIAS, INATISMO E TEORIA DA PERCEPÇÃO EM DESCARTES." Cadernos Espinosanos, no. 35 (December 24, 2016): 487. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2016.117756.

Full text
Abstract:
Esse artigo trata da assim chamada ‘virada epistemológica’ de Descartes. Ao tomar o termo ‘ideia’ como o centro de sua metafísica, Descartes empregou-o de um novo modo. Com efeito, Descartes rompeu com a concepção tradicional platônico-agostiniana das ‘ideias’ com seres ontológicos. Em sua opinião, as ideias são entidades mentais ou psicológicas. Descartes defende essa posição em conformidade com uma revolucionária teoria da percepção e uma inovadora concepção de mente, ambas resultados de sua negação do empirismo escolástico. O que emerge daí é o ressurgimento da dotrina da ideias inatas, a qual molda os debates filosóficos na segunda metade do século XVII e é responsável pela elevação da epistemologia ou teoria do conhecimento ao status de disciplina autônoma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Ribeiro Guimarães Vinci, Christian Fernando. "Deleuze, Benjamin." Princípios: Revista de Filosofia (UFRN) 28, no. 55 (January 26, 2021): 118–45. http://dx.doi.org/10.21680/1983-2109.2021v28n55id21108.

Full text
Abstract:
Esse ensaio procurará aproximar o pensamento de Gilles Deleuze e Walter Benjamin, autores comumente articulados em distintas correntes filosóficas. Para tanto, procuraremos pensar o modo como Deleuze apresenta uma crença imanente nesse mundo, plataforma de pensamento para uma outra tradição crítica – iniciada com Espinosa e continuada por Friedrich Nietzsche, Franz Kafka, Antonin Artaud e outros. Acreditando ser possível inserir Benjamin nessa outra tradição crítica, buscaremos apresentar algumas discussões benjaminianas acerca da revolução messiânica, um modo de revolução preocupado em produzir uma ideia de felicidade terrena. Ambas as discussões, defendemos, partilhariam de uma mesma aposta, uma aposta nas potências criadoras inatas aos homens, passíveis apenas de serem recuperadas quando abdicamos de qualquer perspectiva transcendente e adotamos uma perspectiva de pensamento dita imanente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

E. S. Lopes, Wendell. "Kant e a questão antropológica." Sofia 9, no. 1 (August 22, 2020): 20–45. http://dx.doi.org/10.47456/sofia.v9i1.29049.

Full text
Abstract:
O presente ensaio apresenta uma interpretação crítica da questão antropológica no pensamento kantiano. De início, analiso o lugar central da questão antropológica no interior da filosofia kantiana, mostrando que apesar dos esforços de Kant em elaborar uma antropologia pragmática, falta em seu pensamento a concretização de uma verdadeira antropologia sistemática. Em seguida, busco levar a cabo exatamente uma sistematização das ideias antropológicas de Kant a partir especialmente de uma história filosófica da humanidade, mas também dos elementos antropológicos pensados a partir de suas três críticas. A análise permitirá ver que, para Kant, o homem é um Eu racional e autônomo, cujas faculdades não são meramente inatas, mas se realizam historicamente. Por fim, esboçaremos algumas considerações críticas que servirão para destacar tanto os pontos positivos quanto os negativos do pensamento kantiano para uma antropologia filosófica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Ramalho, Hilton Martins de Brito, and Danyella Juliana Martins de Brito. "Migração intrametropolitana e mobilidade pendular: evidências para a região metropolitana do Recife." Estudos Econômicos (São Paulo) 46, no. 4 (December 2016): 823–77. http://dx.doi.org/10.1590/0101-416146483hrdb.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo investiga se há relação entre mobilidade pendular e migrações na Região Metropolitana do Recife (RMR). Nesse intuito, foram usados dados do Censo Demográfico de 2010 e estimado um modelo econométrico baseado em cópulas e que incorpora autosseleção de trabalhadores entre migrantes e não migrantes. Os resultados sugerem uma relação complementar entre as escolhas de cidade de residência e de cidade de trabalho no meio intrametropolitano; fato que reforça a hipótese de influência direta do processo de descentralização urbana sobre os movimentos pendulares. As estimativas mostraram que um trabalhador com histórico recente de migração na RMR tem, em média, 47,6 p.p. a mais de probabilidade de efetuar a mobilidade pendular quando comparado a um não migrante. Esse efeito tende a ser subestimado quando se ignora a autosseleção dos migrantes em habilidades inatas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Maio, Marcos Chor. "A Crítica de Otto Klineberg aos testes de inteligência. O Brasil como laboratório racial." Varia Historia 33, no. 61 (April 2017): 135–61. http://dx.doi.org/10.1590/0104-87752017000100007.

Full text
Abstract:
Resumo Otto Klineberg, professor de psicologia social na Universidade de Columbia, assegurou que os testes de inteligência eram uma ferramenta para legitimar hierarquias raciais. Ele conduziu numerosos estudos sobre as relações entre negros, brancos, índios e grupos de imigrantes nos Estados Unidos e na Europa na qual ressaltou que os aspectos ambientais superavam os fatores raciais. Klineberg concebia o Brasil como um ambiente privilegiado para demonstrar que os testes de inteligência não tinham qualquer base científica. O presente artigo tem um foco triplo: três estudos realizados por Klineberg entre 1927 e 1935; suas experiências no Brasil de 1945 a 1947 como professor da Universidade de São Paulo, quando ele tentou investigar a relação entre testes de inteligência e condições socioeconômicas em escolas do Rio de Janeiro; e sua atuação inicial na Unesco, após a 2a Guerra Mundial, quando muitos ainda estavam convencidos que os testes de inteligência eram uma forma adequada para medir as chamadas habilidades inatas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Klock, Patrícia, and Alacoque Lorenzini Erdmann. "Cuidando do recém-nascido em UTIN: convivendo com a fragilidade do viver/sobreviver à luz da complexidade." Revista da Escola de Enfermagem da USP 46, no. 1 (February 2012): 45–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342012000100006.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou compreender o significado do ser e do fazer o cuidado para os enfermeiros em uma Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) de um hospital geral do sul do Brasil, construindo um modelo teórico explicativo. Utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados e o Paradigma da Complexidade na construção do Modelo Teórico: Cuidando do recém-nascido em UTIN: Convivendo com a fragilidade do viver/sobreviver à luz da complexidade. Participaram 11 sujeitos. Os dados foram coletados mediante entrevista aberta e organizados no software NVIVO. Identificou-se a categoria central: Convivendo com a fragilidade do viver/sobreviver: cuidado altamente complexo, sensível, singular e compartilhado. O cuidado em UTIN, valorizando as inter-relações cotidianas, busca atuar em todas as esferas do cuidado complexo em saúde, integrando e aplicando conhecimentos científicos. É necessário exercitar as potencialidades já inatas dos profissionais de enfermagem e caminhar rumo ao encontro de novas, um convite a novos modos de cuidar do neonato, sua família e os membros deste sistema complexo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Durão, Anna Violeta Ribeiro, and Clarissa Alves Fernandes de Menezes. "NA ESTEIRA DE E.P. THOMPSON: RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO E O FAZER-SE AGENTE COMUNITÁRIA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO." Trabalho, Educação e Saúde 14, no. 2 (April 1, 2016): 355–76. http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00011.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo resultou de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a institucionalização do trabalho das agentes comunitárias de saúde no município do Rio de Janeiro, mediante a avaliação de como uma perspectiva de gênero presente na política de qualificação dessas trabalhadoras vem afetando a constituição de sua profissão. Participaram do estudo 167 agentes entre os anos 2011 e 2013. Apresenta-se, primeiramente, a perspectiva de gênero presente nas políticas do Estado direcionadas às agentes. Em seguida, recupera-se a experiência de trabalho dessas trabalhadoras na implantação do Programa Saúde da Família no município e a sua relação com habilidades vistas como inatas à condição feminina, para depois se analisar como a reforma da atenção primária realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil em 2009 vem afetando o processo de trabalho das agentes. Constatou-se que, com as novas formas de gestão adotadas, as agentes vêm se distanciando das comunidades atendidas, perdendo, desta maneira, o diferencial que dava significado e reconhecimento ao seu trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Casagrande, Luciano, Fabiana Vargas Ferreira, Daiana Hahn, Daniele Taís Unfer, and Juliana Rodrigues Praetzel. "Aleitamento natural e artificial e o desenvolvimento do sistema estomatognático." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 49, no. 2 (July 1, 2008): 11–17. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.3032.

Full text
Abstract:
A interligação morfofuncional da cavidade oral com a face determina uma relação nos processos de crescimento e de desenvolvimento dessas áreas, responsabilizando as funções faciais (respiração, sucção, deglutição, mastigação e fala) pelos estímulos paratípicos adequados para o crescimento determinado geneticamente. Por isso, as alterações funcionais poderão gerar um comprometimento do desenvolvimento facial, assim como das estruturas as quais a face está relacionada. A amamentação exige um trabalho muscular intenso do recém-nascido, promovendo a sucção, a deglutição e a respiração (funções vitais e inatas) estimulando o crescimento e desenvolvimento da face e seus anexos. Neste trabalho, objetivou-se contextualizar a influência do aleitamento (natural e artificial) no desenvolvimento do sistema estomatognático, fornecendo subsídios para que o cirurgião-dentista clínico geral tenha condições de diagnosticar alterações nos padrões fisiológicos neuromusculares faciais, bem como orientar e encaminhar o paciente para um tratamento com atenção multidisciplinar, promovendo a saúde em uma faixa etária bem precoce.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Toledo, Luiz Henrique de. "Reconversão torcedora." Revista de Antropologia da UFSCar 12, no. 1 (June 1, 2020): 69–93. http://dx.doi.org/10.52426/rau.v12i1.332.

Full text
Abstract:
Este artigo trata das formas de torcer (Toledo, 2002) de um ponto de vista ainda pouco observado. Centrado na esfera da pessoa e não propriamente nas estratégias que definem regimes classificatórios de adesão clubísticas, o argumento incide sobre processos de relativização da socialidade fixada em torno dos coletivos que unem times e militância, definindo o torcedor como parte de um todo. O argumento está acomodado na noção de reconversão, isto é, processo tardio em que a pessoa torcedora pode ser retotalizada. Reconversão não é tomada somente como manifestação de crise geracional ou de personalidade, desapego identitário, arrefecimento do interesse pela prática torcedora, mas como processo de extensão do torcer que multiplica as possibilidades da mudança e que pode levar à troca ou experimentações dessa adesão esportiva. Tal processo aparentemente mais raro ou ainda pouco verbalizado contrasta com várias formas de adesão ou abandono da militância clubística, mostrando que o torcer pode ser observado como processo de relativização das convenções inatas ou inertes de justaposição de referentes simbólicos exteriores na fabricação da pessoa torcedora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Silva, Larissa Távore, Natalia Roquette Giachetto, Tasso Danilo Alves Nunes Pereira, Gabriel Augusto Granja Ferreira, Gabriel Oliveira Baratti, Luiza Angélica Alves Nunes Pereira, Gabriel Freire Ferracini, et al. "Relação entre atividade física, COVID-19 e imunidade: Uma revisão de literatura." Research, Society and Development 10, no. 6 (May 22, 2021): e11010615605. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15605.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo tem por base demonstrar os efeitos benéficos da prática regular de exercícios físicos frente à pandemia da COVID-19. O artigo adotou o modelo de revisão de literatura, utilizando as bases de dados PUBMED e Google Scholar, por meio dos descritores “Coronavirus Infections”; “Exercise” e “Physical Condition”. Foram selecionados 20 artigos completos, em inglês e português, publicados a partir de 2019 até o presente momento. Percebeu-se que, com o isolamento social, a população tornou-se mais sedentária e adotou hábitos de vida menos saudáveis, entretanto, notou-se que imunidades inatas e adaptativas são afetadas positivamente pelo exercício físico, conferindo maior proteção contra infecções, inclusive as virais, como o Coronavírus. A estimulação da função das células imunológicas – acarretadas pela prática de exercícios físicos regulares – neutraliza a ansiedade e a depressão, aumenta a elasticidade e força pulmonar e, ainda minimiza os fatores de risco frente ao vírus. Dessa forma, conclui-se que a atividade física é um aliado à prevenção contra contaminação pela SARS-CoV-2, bem como pode prevenir o avanço da doença para formas graves de acometimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Scopel, Ramilla Recla, Valquíria Conceição Souza, and Stela Maris Aguiar Lemos. "A influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e no desenvolvimento da linguagem: revisão de literatura." Revista CEFAC 14, no. 4 (December 13, 2011): 732–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462011005000139.

Full text
Abstract:
TEMA: o termo linguagem é definido como organizado sistema de símbolos, com propriedades particulares que desempenham a função de codificação, estruturação e consolidação dos dados sensoriais, o que permite que experiências sejam comunicadas e seus conteúdos transmitidos. O desenvolvimento da linguagem depende não somente das condições biológicas inatas de cada indivíduo, como também sofre influência de fatores ambientais presentes nos meios em que as crianças estão inseridas, como por exemplo, a família e a escola. OBJETIVO: descrever e analisar as produções científicas relevantes para o entendimento da influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças por meio de revisão da literatura. CONCLUSÃO: as produções científicas apresentadas apontam a relevância da estimulação no âmbito familiar e escolaridade dos pais, porém pôde-se perceber a carência de estudos que relacionassem o desenvolvimento infantil com o ambiente escolar. Outro fator que chamou atenção foi a falta de estudos que correlacionem vocabulário e fonologia com os fatores ambientais escolares e familiares. A partir da revisão da literatura abrem-se novas perspectivas de trabalhos a serem realizados na Fonoaudiologia para que as lacunas existentes possam ser preenchidas com novos conhecimentos sobre desenvolvimento infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Pereira Sousa, Carlos André Alves. "A produção social sob a lógica do estado burguês: uma contribuição à reflexão sobre a crise estrutural capitalista e a crise institucional do estado brasileiro." Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, no. 24 (March 26, 2018): 12. http://dx.doi.org/10.22481/cssa.v1i1.3225.

Full text
Abstract:
As relações que constituem a economia e a sociedade, na sua concepção filosófica, materializam-se em uma relação além das instituições. Consistem em uma troca de conhecimentos e em interesses, sem que se estabeleça uma hierarquia entre os sujeitos do processo. Quando a humanidade se organiza em torno da divisão social do trabalho, a economia adquire caráter institucional e determina a ação do Estado por meio de uma lógica sistêmica que reproduz o modelo social em questão. Nesse contexto, o que se tem é uma formação acadêmica dos que assumem o papel de gestor público, institucionalmente moldado e socialmente reconhecido. A história é determinante na produção dos modelos sociais e, a cada contexto, os sistemas econômicos e institucionais comportam-se segundo uma relação de produção, tecnicamente lógica e essencialmente ideológica. No modo de produção capitalista, a classe trabalhadora enfrenta contradições inatas à lógica reprodutiva do capital, segundo sua variação de relação de produção. Assim, ao longo do processo histórico, variadas estruturas se sobrepõem, o que resulta, por um lado, na precarização do trabalho. Por outro lado, o gestor público assume um papel secundário, ou meramente executor de uma ideologia imposta pelo sistema, legitimada pelo estado burguês.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Rojas, Nilda Maria Diniz, and Nilza Maria Diniz. "Você tem medo de que? Evolução Biológica, Medo e Sociedade." Revista Brasileira de Bioética 14, edsup (April 12, 2019): 166. http://dx.doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26842.

Full text
Abstract:
As emoções são formas de expressão resultantes da interação com o mundo, e segundo Darwin (1872), teriam evoluído e se fixado por serem adaptativas, (vantajosas). Expressões faciais humanas são capazes de expressar as emoções, e seis delas foram consideras inatas, as emoções básicas Alegria, Medo, Nojo, Raiva, Surpresa e Tristeza. Medo é uma destas emoções, cujas expressões facial e comportamental revelam que é uma experiência complexa, subjetiva, resultante de mudanças biológicas e fisiológico-comportamentais provocadas pela presença de algo que a provoca. Interações e sentimentos cotidianos, ameaças concretas e pensamentos imaginários ativam o sistema nervoso central resultando nos comportamentos que propiciam melhor interação com o ambiente. O medo tem função biológica, é adaptativo, pode aumentar as chances de sobrevivência a inimigos (predadores ou competidores, por exemplo). O agente seletivo, neste caso, não é a temperatura, a umidade ou a pressão do ambiente, mas o outro, que pode ser de outra espécie, no caso da predação, ou da mesma espécie, um competidor por mesmo recurso, o outro pode ser o agente de estresse ambiental, a ameaça. O processo é mediado pelo sistema nervoso central em animais, que permite a interação e entendimento do ambiente externo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Pereira Lopes, Sabrina Fernandes, and Raquel Quirino. "Relações de gênero e sexismo na educação profissional e tecnológica." Cadernos de Gênero e Tecnologia 10, no. 36 (December 23, 2017): 58. http://dx.doi.org/10.3895/cgh.v10n36.7676.

Full text
Abstract:
0px; ">No Brasil, a educação profissional técnica de nível médio, embora abrigue um número cadavez maior de mulheres, ilustra uma realidade de desigualdade, na qual os marcadores eestereótipos de gênero influenciam as escolhas profissionais das estudantes. Dados do INEP(2015) evidenciam que em todo o Brasil as mulheres se concentram em cursos cujas áreasde atuação reportam ao cuidado e a uma estreita ligação com o trabalho doméstico, taiscomo os cursos dos eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde e Turismo, Hospitalidade e Lazer.O presente trabalho, derivado de uma pesquisa de mestrado, analisa as escolhas realizadaspor alunas por um determinado curso técnico em detrimento de outros. Utilizou-se umlevantamento documental em uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional eTecnológica e análise do discurso de alunas dos cursos com maior e menor concentraçãofeminina na instituição. Os resultados evidenciam deslocamentos e permanências nadinâmica das relações de gênero durante o acesso e permanência na Educação Profissionale Tecnológica, destacam os preconceitos presentes nos cursos de maioria masculina e acontinuidade da maior participação feminina em cursos relacionados às habilidades vistascomo inatas nas mulheres. No entanto, evidencia-se uma crescente convicção das alunassobre a assertividade de suas escolhas e uma resistência à ideia hegemônica de que áreastécnicas altamente feminizadas sejam desvalorizadas social e economicamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Pereira Lopes, Sabrina Fernandes, and Raquel Quirino. "Relações de gênero e sexismo na educação profissional e tecnológica." Cadernos de Gênero e Tecnologia 10, no. 36 (December 23, 2017): 58. http://dx.doi.org/10.3895/cgt.v10n36.7676.

Full text
Abstract:
0px; ">No Brasil, a educação profissional técnica de nível médio, embora abrigue um número cadavez maior de mulheres, ilustra uma realidade de desigualdade, na qual os marcadores eestereótipos de gênero influenciam as escolhas profissionais das estudantes. Dados do INEP(2015) evidenciam que em todo o Brasil as mulheres se concentram em cursos cujas áreasde atuação reportam ao cuidado e a uma estreita ligação com o trabalho doméstico, taiscomo os cursos dos eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde e Turismo, Hospitalidade e Lazer.O presente trabalho, derivado de uma pesquisa de mestrado, analisa as escolhas realizadaspor alunas por um determinado curso técnico em detrimento de outros. Utilizou-se umlevantamento documental em uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional eTecnológica e análise do discurso de alunas dos cursos com maior e menor concentraçãofeminina na instituição. Os resultados evidenciam deslocamentos e permanências nadinâmica das relações de gênero durante o acesso e permanência na Educação Profissionale Tecnológica, destacam os preconceitos presentes nos cursos de maioria masculina e acontinuidade da maior participação feminina em cursos relacionados às habilidades vistascomo inatas nas mulheres. No entanto, evidencia-se uma crescente convicção das alunassobre a assertividade de suas escolhas e uma resistência à ideia hegemônica de que áreastécnicas altamente feminizadas sejam desvalorizadas social e economicamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Castañon, Gustavo Castañon Arja. "O COGNITIVISMO É UM HUMANISMO." Psicologia Argumento 25, no. 48 (November 1, 2017): 51. http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.v25i48.19907.

Full text
Abstract:
O Cognitivismo defende uma imagem de ser humano plenamente compatível com a defendida pela tradição humanista ocidental e o movimento da Psicologia Humanista norte-americana. O humanismo postula um ser humano com qualidades únicas no universo conhecido, que portanto possui necessariamente algo natural e universal que o caracteriza, ou seja, uma natureza humana. No caso da Psicologia Humanista, acrescenta-se a este princípio básico o da crença num ser humano livre e auto-orientado. Implícita ou explicitamente, o Cognitivismo defende que o ser humano é: consciente, ativo, movido por causas e razões, orientado a metas, um processador de informação, tem seus processos cognitivos governados por regras, possui um inconsciente cognitivo, constrói as regras que coordenam sua cognição, possui tendências inatas, reage a significados atribuídos, tem emoções que atuam através da cognição, é epistemicamente motivado e constituído de mente e corpo que interagem e se influenciam mutuamente. Com a revolução cognitiva e o surgimento de uma abordagem que defende tal modelo de objeto para a Psicologia e testa suas hipóteses sobre ele através do método experimental, o ainda nascente movimento humanista foi progressivamente perdendo força e razão de ser. O espírito reducionista, determinista e desumanizante que segundo os humanistas era disseminado na Psicologia pelo Behaviorismo e pela Psicanálise encontrava então um opositor muito mais poderoso, o Cognitivismo, que se ocupou de grande parte dos temas de investigação reivindicados pela Psicologia Humanista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Castañon, Gustavo Castañon Arja. "O COGNITIVISMO É UM HUMANISMO." Psicologia Argumento 25, no. 48 (November 1, 2017): 51. http://dx.doi.org/10.7213/rpa.v25i48.19907.

Full text
Abstract:
O Cognitivismo defende uma imagem de ser humano plenamente compatível com a defendida pela tradição humanista ocidental e o movimento da Psicologia Humanista norte-americana. O humanismo postula um ser humano com qualidades únicas no universo conhecido, que portanto possui necessariamente algo natural e universal que o caracteriza, ou seja, uma natureza humana. No caso da Psicologia Humanista, acrescenta-se a este princípio básico o da crença num ser humano livre e auto-orientado. Implícita ou explicitamente, o Cognitivismo defende que o ser humano é: consciente, ativo, movido por causas e razões, orientado a metas, um processador de informação, tem seus processos cognitivos governados por regras, possui um inconsciente cognitivo, constrói as regras que coordenam sua cognição, possui tendências inatas, reage a significados atribuídos, tem emoções que atuam através da cognição, é epistemicamente motivado e constituído de mente e corpo que interagem e se influenciam mutuamente. Com a revolução cognitiva e o surgimento de uma abordagem que defende tal modelo de objeto para a Psicologia e testa suas hipóteses sobre ele através do método experimental, o ainda nascente movimento humanista foi progressivamente perdendo força e razão de ser. O espírito reducionista, determinista e desumanizante que segundo os humanistas era disseminado na Psicologia pelo Behaviorismo e pela Psicanálise encontrava então um opositor muito mais poderoso, o Cognitivismo, que se ocupou de grande parte dos temas de investigação reivindicados pela Psicologia Humanista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Rocha, Ethel. "Simplicidade de Deus e racionalidade do mundo." Kriterion: Revista de Filosofia 55, no. 129 (June 2014): 173–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-512x2014000100010.

Full text
Abstract:
Neste artigo, pretendo examinar a tese cartesiana da livre criação das verdades eternas a partir da conjugação dos atributos divinos que, segundo Descartes, são conhecidos por nós e sua tese de que, entre as verdades eternas livremente criadas por Deus, estão incluídos os princípios lógicos. A partir desse exame, concluo que, até onde o intelecto finito do homem pode conceber, a tese cartesiana da livre criação das verdades eternas envolve ao menos as seguintes teses: a) Deus, por ser infinito e puro pensamento em ato, estabelece necessariamente em si todas as essências e verdades, incluindo essências e verdades que para o intelecto finito parecem impossíveis, já que lhe aparecem como contraditórias; b) ao estabelecer as essências e verdades, Deus instancia algumas (e assim as cria) como conteúdos de ideias inatas nas mentes finitas, que são criadas com estrutura lógica; c) ao estabelecer as essências e verdades, Deus instancia no mundo atual ao menos algumas das essências e verdades não contraditórias instanciadas nas mentes finitas; e d) embora a mente humana finita não as possa conceber clara e distintamente, é certo que Deus instancia no mundo atual ao menos algumas das essências e verdades que aparecem como contraditórias, isto é, instancia no mundo atual ao menos algumas das essências e verdades que para a mente finita aparecem como impossíveis por serem por ela inconcebíveis, o que é confirmado por ao menos dois casos mencionados por Descartes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Mogilka, Maurício. "Autonomia e formação humana em situações pedagógicas: um difícil percurso." Educação e Pesquisa 25, no. 2 (July 1999): 57–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97021999000200005.

Full text
Abstract:
Este artigo desenvolve uma discussão sobre o processo de estruturação da autonomia da criança em situações pedagógicas. Inicia buscando fazer a distinção entre os conceitos de liberdade e autonomia, posto que freqüentemente tomados como sinônimos. Estabelecer esta distinção é fundamental para explicitar o caráter não inato da autonomia, qualidade do ser que precisa de estruturação. Na abordagem teórica escolhida para esta discussão, de caráter interacionista, a estruturação da autonomia é encarada como um processo que precisa ser construído, entre a liberdade natural, inerente à natureza humana, e a capacidade da criança se auto-regular, na relação com as necessidades de seus semelhantes. Este processo é considerado aqui como resultante de um diálogo entre as potencialidades inatas da criança e os elementos externos ao seu eu: a cultura e as relações sociais. Quando esta interação não é coercitiva e nem permissiva, dar-se-iam as condições necessárias para a estruturação saudável do eu, isto é, o processo de formação humana, entendida no sentido mais rigoroso e pleno de positividade. A reflexão desenvolvida é fundamentada na pedagogia humanista, especialmente no pensamento de Rousseau, Rogers e Dewey. O texto conclui com uma visão positiva sobre as possibilidades de construção da autonomia, mas tenta mostrar, dentro dos seus limites e do seu horizonte teórico, que esta é uma possibilidade problemática. Isto se daria pela dificuldade do agir e do compreender democráticos em uma sociedade simultaneamente diretiva e permissiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Nascimento, Leopoldo Fabrício Marçal do, Luana Dias de Moura, Rebecca Tavares Lima, and Maria do Socorro Pires e. Cruz. "Novos adjuvantes vacinais: importante ferramenta para imunoterapia da leishmaniose visceral." HU Revista 44, no. 3 (June 21, 2019): 401–10. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2018.v44.14123.

Full text
Abstract:
Atualmente, muitas das vacinas em desenvolvimento são aquelas compostas de proteínas antigênicas individuais de parasitas ou uma combinação de vários antígenos individuais que são produzidos como produtos recombinantes obtidos por técnicas de biologia molecular. Dentre elas a Leish-111f e sua variação Leish-110f tem ganhado destaque na proteção contra a LV e LC e alcançaram estudos de fase II em seres humanos. A eficácia de uma vacina é otimizada pela adição de adjuvantes imunológicos. No entanto, embora os adjuvantes tenham sido usados por mais de um século, até o momento, apenas alguns adjuvantes são aprovados para o uso em humanos, a maioria destinada a melhorar a eficácia da vacina e a produção de anticorpos protetores específicos do antígeno. Os mecanismos de ação dos adjuvantes imunológicos são diversos, dependendo da sua natureza química e molecular sendo capazes de ativar células imunes especificas que conduzem a respostas imunes inatas e adaptativas melhoradas. Embora o mecanismo de ação molecular detalhado de muitos adjuvantes ainda seja desconhecido, a descoberta de receptores Toll-like (TLRs) forneceu informações críticas sobre o efeito imunoestimulador de numerosos componentes bacterianos que envolvem interação com receptores TLRs, mostrando que estes ligantes melhoram tanto a qualidade como a quantidade de respostas imunes adaptativas do hospedeiro quando utilizadas em formulações de vacinais direcionadas para doenças. O potencial desses adjuvantes de TLR em melhorar o design e os resultados de várias vacinas está em constante evolução, à medida que novos agonistas são descobertos e testados em modelos experimentais e estudos clínicos de vacinação. Nesta revisão, é apresentado um resumo do progresso recente no desenvolvimento de proteínas recombinantes de segunda geração e adjuvantes de TLR, sendo o foco principal nos TLR4 e suas melhorias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Madarasz, Norman Roland, and Daniel Peres Santos. "The concept of human nature in Noam Chomsky." Veritas (Porto Alegre) 63, no. 3 (December 31, 2018): 1092. http://dx.doi.org/10.15448/1984-6746.2018.3.32564.

Full text
Abstract:
One of the constants in Noam Chomsky’s philosophical, linguistic and ethical positions is the existence of what he calls “human nature”. Following Marx, Darwin and last century’s revolutions in the social sciences, human nature has been one of the most contested conceptual holdovers from modern European philosophy. Chomsky’s discoveries and models on syntax and language make up one of the frameworks to most critically offset the traditional moral dimension of human nature. Contrary to most traditions prior to his work, language can no longer be restricted to either mind, soul or spirit. Language, as Chomsky has continually upheld and sharply refined, is a physical and biological process. But how his notion of human nature derives from this process is complex, as he seems to disregard philosophy’s classic analytic delineation between the descriptive causal realm of human nature and the normative axiological extensions of the same concept. In this paper, we seek to examine the philosophical and ontological implications of Chomsky’s claim that human nature derives from the innate dimension of the language faculty. Not only does Chomsky maintain the category of human nature, he also indexes it to the question of freedom. We thereby argue for the coherence of his proposal and show how it operates to weld the perspective of a modal theory of biologically-rooted creativity to innate conditions specific to his theory of language generation. However, we question whether its restriction to humans alone is sustainable from a scientific perspective by putting forth the claim that Chomsky’s science is in fact a radical ontology of social subjectivation. *** O conceito de natureza humana em Noam Chomsky ***Uma das constantes no posicionamento filosófico, linguístico e ético de Noam Chomsky é a existência do que ele chama de “natureza humana”. Seguindo Marx, Darwin e as revoluções do último século nas ciências sociais, a natureza humana tem sido um dos remanescentes conceituais mais contestados da filosofia moderna europeia. As descobertas e os modelos de Chomsky sobre a sintaxe e a linguagem, configuram um dos quadros que mais objeta criticamente a tradicional dimensão moral da natureza humana. Contrária à maioria das tradições anteriores ao seu trabalho, a linguagem não pode mais ser restringida à mente, alma ou ao espírito. Linguagem, como Chomsky tem constantemente defendido e fortemente aperfeiçoado, é um processo físico e biológico. Mas a maneira que sua noção de natureza humana deriva desse processo é complexa, pois ele parece desconsiderar a clássica delineação analítica da filosofia, entre o reino casual descritivo da natureza humana e as extensões axiológico-normativas do mesmo conceito. Neste artigo, nós procuramos examinar as implicações filosóficas e ontológicas da afirmação de Chomsky à qual a natureza humana deriva da dimensão inata da faculdade da linguagem. Chomsky, não só mantém a categoria da natureza humana, como também a indexa à questão da liberdade. Nós, portanto, argumentamos em favor da coerência de sua proposta e mostramos como ela opera para soldar a perspectiva de uma teoria modal da criatividade biologicamente enraizada, com condições inatas específicas de sua teoria da linguagem gerativa. Entretanto, nós questionamos se a restrição dessa somente aos humanos é sustentável a partir de uma perspectiva científica, ao apresentarmos a afirmação de que a ciência de Chomsky é na verdade uma ontologia radical de subjetivação social.Palavras-chave: Chomsky, Noam; natureza humana; faculdade de linguagem; programa biolinguístico; decodificando Chomsky; liberdade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Piotto, Daniela Gerent Petry, Kátia Tomie Kozu, and Sandro Félix Perazzio. "Quando suspeitar de doenças autoinflamatórias na infância?" Reumatologia Pediátrica, no. 2021 jan-mar;20(1) (March 31, 2021): 16–26. http://dx.doi.org/10.46833/reumatologiasp.2021.20.1.16-26.

Full text
Abstract:
Resumo: cerca de 30% dos erros inatos da imunidade apresentam fenótipo clínico resultante da quebra da imunorregulação, clinicamente manifesto por autoimunidade, autoinflamação, linfoproliferação, neoplasias e atopia grave: as chamadas doenças imunorreguladoras primárias. As doenças autoinflamatórias (DAI) representam uma parte significativa desse grupo e são causadas pela ativação desenfreada do inflamassomo e do NF-κB, culminando com a produção excessiva de IL-1β. Clinicamente, as DAI se manifestam por processos inflamatórios sistêmicos aparentemente sem causa, episódicos ou persistentes e na ausência de evidência de altos títulos de autoanticorpos ou linfócitos T autorreativos. A classificação das DAI pode ser baseada na fisiopatologia em inflamassomopatias, relopatias e interferonopatias, ou centrada nos aspectos clínicos em DAI febris periódicas, doenças piogênicas assépticas cutâneas e ósseas. O diagnóstico deve levar em consideração o tripé: fenótipo clínico, marcadores inflamatórios e achados genéticos. Entretanto, a ausência de variantes genéticas (40-60% das DAI) na presença de fenótipo clínico autoinflamatório inconteste não exclui o diagnóstico, sendo esses casos denominados DAI indefinidas ou indeterminadas. De maneira geral, as terapias com colchicina, bloqueio da IL-1β, do TNFα e da IL-6 são eficazes nas DAI febris periódicas e nas piogênicas estéreis. As interferonopatias tendem a responder ao uso de inibidores de Jak (tofacitinibe, ruxolitinibe e baricitinibe) e ao bloqueio do receptor de IFN-I (anifrolumabe). Unitermos: Doenças autoinflamatórias. Doenças imunorreguladoras primárias. Imunidade inata. Inflamassomo, NF-κB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Павленко, И. А., and И. С. Василевский. "ЭЛЕКТРОННЫЕ ТРАНСПОРТНЫЕ СВОЙСТВА СОСТАВНЫХ КВАНТОВЫХ ЯМ INALAS/INGAAS НА ПОДЛОЖКАХ INP. СОДЕРЖАЩИХ НАНОВСТАВКУ INAS." NANOINDUSTRY Russia 96, no. 3s (June 15, 2020): 688–89. http://dx.doi.org/10.22184/1993-8578.2020.13.3s.688.689.

Full text
Abstract:
В результате исследования гетер о структур с составной квантовой ямой InAlAs/InGaAs/InAs/InGaAs/InAlAs экспериментально определены подвижность, концентрация и эффективная масса электронов. Обнаружена анизотропия проводимости. Установлена высокая чувствительность электрофизических параметров к изменениям температуры роста составной квантовой ямы. Выявлена оптимальная температура роста СКЯ. As a result of the study of heterostructures with an InAlAs/InGaAs/InAs/InGaAs/InAlAs composite quantum well, the mobility, concentration and effective mass of electrons have been experimentally determined. Anisotropy of conductivity has been found, as well as a high sensitivity of electrophysical parameters to changes in the growth temperature of a composite quantum well has been established. The optimal growth temperature of the composite quantum well has been revealed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Chen, Yuan-Ming, Hsien-Cheng Lin, Kuan-Wei Lee, and Yeong-Her Wang. "Inverted-Type InAlAs/InAs High-Electron-Mobility Transistor with Liquid Phase Oxidized InAlAs as Gate Insulator." Materials 14, no. 4 (February 18, 2021): 970. http://dx.doi.org/10.3390/ma14040970.

Full text
Abstract:
An inverted-type InAlAs/InAs metal-oxide-semiconductor high-electron-mobility transistor (MOS-HEMT) with liquid phase oxidized (LPO) InAlAs as the gate insulator is demonstrated. A thin InAs layer is inserted in the sub-channel layers of InGaAs to enhance the device performance. The proposed inverted-type InAlAs/InAs MOS-HEMT exhibits an improved maximum drain current density, higher transconductance, lower leakage current density, suppressed noise figures, and enhanced associated gain compared to the conventional Schottky-gate HEMT. Employing LPO to generate MOS structure improves the surface states and enhances the energy barrier. These results reveal that the proposed inverted-type InAlAs/InAs MOS-HEMT can provide an alternative option for device applications.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Малеев, Н. А., М. А. Бобров, А. Г. Кузьменков, А. П. Васильев, М. М. Кулагина, С. Н. Малеев, С. А. Блохин, В. Н. Неведомский, and В. М. Устинов. "Эпитаксиальные структуры InGaAs/InAlAs/AlAs для гетеробарьерных варакторов с низким током утечки." Письма в журнал технической физики 44, no. 19 (2018): 16. http://dx.doi.org/10.21883/pjtf.2018.19.46678.17413.

Full text
Abstract:
AbstractThe quality of heteroboundaries and optimal conditions for epitaxial growth are critical parameters for obtaining low leakage currents of heterobarrier varactors in the InGaAs/InAlAs/AlAs material system. Grown by molecular-beam epitaxy, three-barrier heterobarrier varactor structures adjacent to InAlAs/AlAs/InAlAs barrier layers by additional mismatched InGaAs layers subjected to compressive stress show, under optimal epitaxy conditions, extremely low levels of leakage current density (not more than 0.06 A/cm^2 at a voltage of 5 V and 85°C) with relatively thin AlAs inserts (with a thickness of 2 nm).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Guan, He, and Chengyu Jiang. "Study on the Physical and Leakage Current Characteristics of an Optimized High-k/InAlAs MOS Capacitor with a HfO2–Al2O3 Laminated Dielectric." Coatings 8, no. 12 (November 22, 2018): 417. http://dx.doi.org/10.3390/coatings8120417.

Full text
Abstract:
High-k/n-InAlAs MOS capacitors are popular for the isolated gate of InAs/AlSb and InAlAs/InGaAs high-electron mobility transistors. In this study, a new kind of high-k/n-InAlAs MOS-capacitor with a HfO2–Al2O3 laminated dielectric was successfully fabricated using an optimized process. Compared with the traditional HfO2/n-InAlAs MOS capacitor, the new device has a larger equivalent oxide thickness. Two devices, with a HfO2 (8 nm)–Al2O3 (4 nm) laminated dielectric and a HfO2 (4 nm)–Al2O3 (8 nm) laminated dielectric, respectively, were studied in comparison to analyze the effect of the thickness ratios of HfO2 and Al2O3 on the performance of the devices. It was found that the device with a HfO2 (4 nm)–Al2O3 (8 nm) laminated dielectric showed a lower effective density of oxide charges, and an evidently higher conduction band offset, making its leakage current achieve a significantly low value below 10−7 A/cm2 under a bias voltage from −3 to 2 V. It was demonstrated that the HfO2–Al2O3 laminated dielectric with a HfO2 thickness of 4 nm and an Al2O3 thickness of 8 nm improves the performance of the high-k dielectric on InAlAs, which is advantageous for further applications.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

ARDARAVICIUS, L., J. LIBERIS, A. MATULIONIS, and M. RAMONAS. "ESTIMATION OF ELECTRON ENERGY RELAXATION TIME IN 2DEG CHANNELS FROM TRANSVERSE AND LONGITUDINAL NOISE." Fluctuation and Noise Letters 02, no. 01 (March 2002): L53—L63. http://dx.doi.org/10.1142/s0219477502000592.

Full text
Abstract:
Microwave noise is investigated in heterostructures subjected to an electric field applied parallel to the interfaces. The longitudinal and transverse noise temperatures are measured and simulated in the plane of electron confinement in the directions perpendicular and parallel to the electric field. Monte Carlo simulation is performed for a subcritically doped InAlAs/InGaAs/InAlAs heterostructure containing a two-dimensional electron gas in a single channel. The simulated longitudinal noise temperature is found to be nearly the same as the transverse one in the field range where the interwell transfer of hot electrons is not important. The longitudinal noise temperature exceeds the transverse one considerably in a supercritically doped InAlAs/InGaAs/InAlAs/InP heterostructure containing three separate quantum-well channels, each accommodating a two-dimensional electron gas at equilibrium. The observed strong planar anisotropy is ascribed to the channel occupancy fluctuations caused by the interwell transfer of equilibrium electrons. A possibility to estimate energy relaxation time from the transverse and the longitudinal microwave noise measurements is discussed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Durão, Aylton Barbieri. "O problema dos direitos humanos em Kant." Griot : Revista de Filosofia 20, no. 1 (February 12, 2020): 303–13. http://dx.doi.org/10.31977/grirfi.v20i1.1375.

Full text
Abstract:
Ultimamente surgiram trabalhos que mostram que Kant fundamenta os direitos humanos a partir da liberdade inata, como único direito inato que o homem possui em virtude de sua humanidade. Contudo, a liberdade inata não permite justificar uma teoria dos direitos humanos porque constitui apenas um direito inato sobre o meu e o teu interior que possibilita a posse empírica, ademais, embora um direito humano seja inalienável, deve-se renunciar a ela para ingressar no estado civil; além disso, as quatro derivações analíticas da liberdade inata geram consequências incompatíveis com uma doutrina dos direitos humanos, pois, enquanto direitos humanos se referem à todos, a igualdade inata e a independência inata se aplicam a um número restrito de pessoas; finalmente, há uma diferenciação na interpretação da fórmula da humanidade no direito e na ética, porque, subjetivamente, tratar a humanidade como um fim exige que o agente considere que o fim da humanidade seja o móbil de sua ação na ética, mas, no direito, exige-se apenas que o seu comportamento externo seja conforme o fim da humanidade, e, objetivamente, no direito, tratar a humanidade como um fim produz uma legislação penal contrária aos direitos humanos e o direito da humanidade exige que a integridade inata seja suspensa durante o período da condenação, ademais, esta diferenciação na ideia de humanidade torna-se explícita na imprejudicabilidade inata, pois, na ética, a mentira é a maior violação do dever da humanidade em sua pessoa, mas, no direito, somente viola o direito da humanidade se causar prejuízo para outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Lavrukhin, D. V., A. E. Yachmenev, R. R. Galiev, A. S. Bugaev, Y. V. Fedorov, R. A. Khabibullin, D. S. Ponomarev, and P. P. Maltsev. "Investigation and Fabrication of the Semiconductor Devices Based on Metamorphic InAlAs/InGaAs/InAlAs Nanoheterostructures for THz Applications." International Journal of High Speed Electronics and Systems 24, no. 01n02 (March 2015): 1520001. http://dx.doi.org/10.1142/s0129156415200013.

Full text
Abstract:
A metamorphic high electron mobility transistor (MHEMT) with “zig–zag” –like gate of a length of 46 nm and cut-off frequencies for the current and power gain [Formula: see text] THz and [Formula: see text] THz respectively was fabricated on the base of InAlAs/InGaAs/InAlAs nanoheterostructure.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Малеев, Н. А., В. А. Беляков, А. П. Васильев, М. А. Бобров, С. А. Блохин, М. М. Кулагина, А. Г. Кузьменков, et al. "Молекулярно-пучковая эпитаксия структур InGaAs/InAlAs/ AlAs для гетеробарьерных варакторов." Физика и техника полупроводников 51, no. 11 (2017): 1484. http://dx.doi.org/10.21883/ftp.2017.11.45095.09.

Full text
Abstract:
Представлены результаты исследований по оптимизации технологии молекулярно-пучковой эпитаксии структур InGaAs/InAlAs/AlAs для гетеробарьерных варакторов. Выбор температуры держателя подложки, скорости роста и соотношения потоков элементов III и V групп при синтезе отдельных областей гетероструктуры, толщина AlAs-вставок и качество границ барьерных слоев являются критическими параметрами для получения оптимальных характеристик гетеробарьерных варакторов. Предложенная конструкция трехбарьерных структур гетеробарьерных варакторов с непосредственно примыкающими к гетеробарьеру InAlAs/AlAs/InAlAs тонкими напряженными слоями InGaAs, рассогласованными относительно постоянной решетки подложки InP, при толщине AlAs-вставок 2.5 нм обеспечивает плотность тока утечки на уровне лучших опубликованных значений для структур гетеробарьерных варакторов с 12 барьерами и толщиной вставок 3 нм. DOI: 10.21883/FTP.2017.11.45095.09
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Smith, Brittany L., Nichole M. Hoven, Glen Hillier, Seth M. Hubbard, and David V. Forbes. "OMVPE of InAlAs Using Alternative Al and As Precursors." MRS Proceedings 1635 (2014): 63–68. http://dx.doi.org/10.1557/opl.2014.106.

Full text
Abstract:
ABSTRACTAlternate aluminum and arsenic precursors were investigated for InAlAs grown by organometallic vapor phase epitaxy (OMVPE). The quality of the InAlAs growths was investigated by secondary-ion mass spectrometry (SIMS) to measure impurity concentrations. Trends are extracted from SIMS measurements for each precursor as a function of V/III ratio and growth temperature. Two arsenic precursors, arsine and tertiarybutylarsine (TBAs), were chosen to compare InAlAs growth quality. The impurity concentrations measured by SIMS decrease as the V/III ratio increases, for both arsine and TBAs growths. Impurities also decrease as growth temperature increases. Two aluminum precursors, trimethylaluminum (TMAl) and tritertiarybutylaluminum (TTBAl), were used to compare the effect of alumimum precursor on carbon and oxygen impurity levels. TMAl is widely studied in literature, though TTBAl is less common. This study represents the first report using the TTBAl precursor for InAlAs growth. Each aluminum source is used in conjunction with each aforementioned arsenic precursor in order to compare all possible precursor combinations. TMAl growths demonstrated decreasing impurities with increasing V/III ratio. TTBAl growths did not exhibit such a dependence, impurity concentrations remained virtually constant regardless of V/III ratio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Webster, R. T., Shangli Wu, and A. F. M. Anwar. "Impact ionization in InAlAs/InGaAs/InAlAs HEMT's." IEEE Electron Device Letters 21, no. 5 (May 2000): 193–95. http://dx.doi.org/10.1109/55.841293.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Gulyaev, Dmitry, Dmitry Dmitriev, Alexander Toropov, Nataly Valisheva, Andrey Tsarev, Eugeny Kolosovsky, Leonid Feduchin, Alexander Gorchakov, and Konstantin Zhuravlev. "Heterostructure InGaAlAs/InAlAs on the InP substrate for the electro-optical modulator based on the quantum confined Stark effect." ITM Web of Conferences 30 (2019): 14004. http://dx.doi.org/10.1051/itmconf/20193014004.

Full text
Abstract:
The energy structure and the value of the electrooptic effect in heteroepitaxial structures (HES) with multiple InGaAlAs / InAlAs quantum wells have been studied. The interferometric method has been developed to determine small changes in the refractive index under transverse transmission of light through a layered structure. The length of the Mach-Zehnder interferometer for the modulator at HES with multiple InGaAlAs / InAlAs quantum wells has been chosen.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Shi, G. X., Bo Xu, P. Jin, X. L. Ye, C. X. Cui, C. L. Zhang, J. Wu, and Z. G. Wang. "The Structural and Photoluminescence Character of InAs Quantum Dots Grown on a Combined InAlAs and GaAs Strained Buffer Layer." Materials Science Forum 475-479 (January 2005): 1791–94. http://dx.doi.org/10.4028/www.scientific.net/msf.475-479.1791.

Full text
Abstract:
The structural and photoluminescence (PL) properties of the InAs quantum dots (QDs) grown on a combined InAlAs and GaAs strained buffer layer have been investigated by AFM and PL measurements. The dependence of the critical thickness for the transition from 2D to 3D on the thickness of GaAs layer is demonstrated directly by RHEED. The effects of the introduced-InAlAs layer on the density and the aspect ratio of QDs have been discussed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Kuznetsov, Kirill, Aleksey Klochkov, Andrey Leontyev, Evgeniy Klimov, Sergey Pushkarev, Galib Galiev, and Galiya Kitaeva. "Improved InGaAs and InGaAs/InAlAs Photoconductive Antennas Based on (111)-Oriented Substrates." Electronics 9, no. 3 (March 17, 2020): 495. http://dx.doi.org/10.3390/electronics9030495.

Full text
Abstract:
The terahertz wave generation by spiral photoconductive antennas fabricated on low-temperature In0.5Ga0.5As films and In0.5Ga0.5As/In0.5Al0.5As superlattices is studied by the terahertz time-domain spectroscopy method. The structures were obtained by molecular beam epitaxy on GaAs and InP substrates with surface crystallographic orientations of (100) and (111)A. The pump-probe measurements in the transmission geometry and Hall effect measurements are used to characterize the properties of LT-InGaAs and LT-InGaAs/InAlAs structures. It is found that the terahertz radiation power is almost four times higher for LT-InGaAs samples with the (111)A substrate orientation as compared to (100). Adding of LT-InAlAs layers into the structure with (111)A substrate orientation results in two orders of magnitude increase of the structure resistivity. The possibility of creating LT-InGaAs/InAlAs-based photoconductive antennas with high dark resistance without compensating Be doping is demonstrated.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Чистохин, И. Б., М. С. Аксенов, Н. А. Валишева, Д. В. Дмитриев, И. В. Марчишин, А. И. Торопов, and К. С. Журавлев. "Влияние морфологии поверхности слоев InAlAs на температурные зависимости параметров диодов Шоттки Au/Ti/n-InAlAs (001)." Письма в журнал технической физики 45, no. 4 (2019): 59. http://dx.doi.org/10.21883/pjtf.2019.04.47342.17609.

Full text
Abstract:
AbstractGrowth-related structural defects present on the surface of InAlAs layers grown by molecular beam epitaxy on InP(001) substrates influence the temperature dependences of the current–voltage characteristics of Au/Ti/InAlAs Schottky barriers. It is established that these defects in the form of pits cause the appearance of regions with reduced barrier height. At a surface density of ≥10^7 cm^–2, these defects significantly influence the parameters of the Schottky barriers at temperatures below 200 K.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography