Academic literature on the topic 'Incertezas científicas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Incertezas científicas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Incertezas científicas"

1

Negreiros, Miriam Vidal de. "Transitando entre incertezas científicas e práticas eficazes." Tematicas 28, no. 55 (2020): 123–62. http://dx.doi.org/10.20396/tematicas.v28i55.14151.

Full text
Abstract:
O artigo é resultado de uma etnografia realizada em uma UBS na cidade de São Paulo sobre o uso das práticas integrativas e complementares, particularmente yoga e meditação, através da indicação das profissionais de saúde às pacientes da referida UBS. As narrativas apresentam o ponto de vista das profissionais de saúde sobre essas práticas no Sistema Público de Saúde quanto aquele das pacientes sobre os efeitos desse tratamento. Na prática cotidiana, as narrativas das profissionais apontam para a adesão dessas práticas em concomitância ao uso do tratamento alopático, ocasionando a redução de medicamentos, amenizando seus efeitos colaterais; ou, ainda, suspendendo-os e utilizando as práticas de yoga e de meditação para casos de ansiedade e depressão leve, ocupando a rede de atendimento como recursos terapêuticos cada vez mais utilizados, sem descartar as tensões implicadas nessa coexistência de saberes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Rodrigo Dutra, and Antonio Carlos Vitte. "A incerteza científica e a Geografia." Revista Brasileira de Geografia 62, no. 1 (2017): 51. http://dx.doi.org/10.21579/issn.2526-0375_2017_n1_p51-72.

Full text
Abstract:
As incertezas científicas referem-se a aspectos fundamentais que compõem o projeto de Sociedade e Ciência Moderna. Em ambos houve forte vínculo com os princípios da racionalidade, universalidade e ordenação. As incertezas, aleatoriedades, singularidades foram tratadas como aparentes e devendo ser universalizadas. A Geografia moderna faz parte deste projeto e buscou universalizar as diferenciações e multiplicidades espaciais. Avanços científicos desde o XIX e no XX, destacaram as incertezas no funcionamento e conhecimento da Natureza. Pretende-se apresentar esse movimento de afirmação das incertezas tendo a Geografia como exemplo e como catalisadora de algumas repercussões. No fenômeno geográfico as incertezas apresentam tanto caráter ontológico (observado no fenômeno em si), quanto epistemológico (como se conhece).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pereira das Neves Gamarra, Tatiana. "Comunicação das incertezas científicas: estratégias para a pandemia de COVID-19." VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde 33, no. 2 (2021): 9–11. http://dx.doi.org/10.14295/vittalle.v33i2.13039.

Full text
Abstract:
No contexto da pandemia de COVID- 19, um dos grande desafios tem sido como comunicar de modo adequado, para autoridades e sociedade em geral, as incertezas relacionadas ao conhecimento científico existente e necessário para a tomada de decisões. Nesse sentido, essa carta ao editor destaca as dimensões (técnica, metodológica, epistemológica e social) e os tipos de incertezas bem como apresenta estratégias de comunicação para tais situações. Conclui-se que é importante que qualquer discussão política que utilize evidências científicas, que invariavelmente envolvem incertezas em maior ou menor grau, ocorra em um cenário em que os pressupostos e valores sejam claramente explícitos, a amplitude dos resultados seja articulada e os vieses identificados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Peguim, Cássia Natanie. "Colacios, Roger Domenech. Um clima de incertezas: as controvérsias científicas sobre mudanças climáticas nas revistas Science e Nature (1970-2005). (São Paulo: Humanitas: Fapesp, 2017)." Historia Ambiental Latinoamericana y Caribeña (HALAC) revista de la Solcha 7, no. 1 (2018): 73–74. http://dx.doi.org/10.32991/2237-2717.2017v7i1.p73-74.

Full text
Abstract:
No livro Um clima de incertezas, Roger Domenech Colacios nos apresenta em trezentas e vinte e seis páginas, organizadas em quatro capítulos, os enunciados, controvérsias, consensos e fatos científicos sobre resfriamento, aquecimento global, inverno nuclear e degradação da camada de ozônio. Na narrativa, resultado de pesquisa de doutorado em História, o autor percorre um caminho não linear entre o início da década de 1970 e 2005 investigando a movimentação científica e política em torno dos eixos temáticos nas revistas Science e Nature.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Martins, Andreza, and Julia Silvia Guivant. "A coprodução das ciências e das políticas na gestão da biodiversidade marinha brasileira: a controvérsia sobre o manejo sustentável de espécies ameaçadas." Política & Sociedade 19, no. 44 (2020): 140–71. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2020v19n44p140.

Full text
Abstract:
A controvérsia sobre uso sustentável de espécies ameaçadas de extinção está no centro de debates internacionais acerca do papel das ciências nas políticas de conservação dos oceanos. No Brasil, essa controvérsia repercutiu em disputas governamentais sobre como recursos pesqueiros devem ser cientificamente avaliados e publicamente administrados. As disputas atravessaram negociações políticas para reversão de proibições de pesca de centenas de espécies enquadradas na Lista Nacional Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Instaurada em 2014 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), a medida gerou o maior protesto do segmento pesqueiro da história do país e deflagrou uma série de conflitos institucionais e jurídicos entre MMA e agências públicas pesqueiras. Na perspectiva dos Estudos Sociais das Ciências, esse artigo analisa a influência dos conhecimentos peritos nas negociações políticas implicadas neste caso. Analisando argumentos de críticos e apoiadores dessas proibições de pesca, compreendemos que no Brasil incertezas científicas sobre o estado de conservação da fauna aquática resultam em práticas de gestão ambiental pública divergentes atuando concomitantemente sobre os mesmos espaços e recursos. Tais práticas, associam visões concorrentes sobre como a administração pública deve lidar com a incerteza científica e coproduzem políticas de gestão da biodiversidade marinha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Kohler, Graziela De Oliveira. "As Incertezas Científicas e a Teoria da Probabilidade na Decisão Judicial: o Caso do Bisfenol a ? BPA nas Embalagens Plásticas." Revista de Direito e Sustentabilidade 2, no. 1 (2016): 96. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9687/2016.v2i1.1005.

Full text
Abstract:
O presente trabalho pretende, a partir da matriz pragmático-sistêmica, observar a teoria da probabilidade como apoio decisional aos casos que envolvem incertezas cientificas. A toxidade dos componentes químicos nas embalagens plásticas em contato com os alimentos é objeto de estudo nos mais variados campos do saber, sendo o componente químico bisfenol A (BPA) apontado como maléfico à saúde humana. As embalagens possuem uma função socioeconômica de extrema importância, mas a inobservância de limites mínimos na produção e informação aos consumidores pode gerar riscos complexos e invisíveis. O trabalho realiza uma conexão entre essas incertezas e a comunicação da decisão jurídica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Leila Cristina Aoyama Barbosa, Carlos Alberto Marques, and Adélio A. S. C. Machado. "O PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO POSSIBILIDADE PARA A PROMOÇÃO DE DISCUSSÕES SOCIOCIENTÍFICAS." Investigações em Ensino de Ciências 21, no. 2 (2016): 137. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p137.

Full text
Abstract:
Avaliar situações de risco e evitar impactos socioambientais oriundos da ciência e da tecnologia é o que fundamenta as abordagens precaucionárias. A fim de identificar como as produções acadêmicas da área de ensino de ciências vislumbram o Princípio da Precaução na educação, realizou-se um levantamento bibliográfico em periódicos brasileiros e internacionais da área. Observa-se a existência de trabalhos que destacam a importância de tal princípio na formação para a cidadania na educação científica. Entretanto, poucos são aqueles que aprofundam sobre o tema ou propõem modos de inseri-lo no ensino. Ao considerar estes aspectos, procuramos evidenciar maneiras de sua aplicação para a tomada de decisão em situações que apresentam incertezas científicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barbieri, José Carlos. "ASSUNTOS AMBIENTAIS POLÊMICOS E O PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO: DISCUTINDO O AQUECIMENTO GLOBAL EM SALA DE AULA." Administração: Ensino e Pesquisa 14, no. 3 (2013): 519. http://dx.doi.org/10.13058/raep.2013.v14n3.60.

Full text
Abstract:
<p>Os debates sobre temas ambientais são cada vez mais intensos devido à gravidade dos problemas ambientais e das incertezas científicas que os acompanham. As salas de aulas são palcos do debate e os professores são constantemente solicitados a dar respostas sobre questões polêmicas que envolvem conhecimentos especializados em áreas científicas distantes daquelas que o professor se dedica. O objetivo deste trabalho é apresentar um instrumento de política ambiental para participar do debate e apresentar propostas, apenas superficialmente informados sobre as questões centrais do problema em debate. Inicialmente será apresentado um problema polêmico de dimensão planetária, a mudança do clima global, em que os cientistas especializados em áreas e sub-áreas das ciências do clima não se entendem sobre aspectos os mais diversos, inclusive sobre a própria ocorrência de tal mudança. Depois será apresentada uma proposta para entrar nesse debate mesmo não sendo um especialista no assunto sem ter que tomar partido. Essa proposta baseia-se no princípio da precaução, que também é um tema polêmico, porém mais próximo das áreas de formação dos professores de Administração que em geral pertencem às ciências sociais aplicadas. Esse é um tema central da educação ambiental, pois é um modo consagrado para lidar com questões ambientais envolvendo incertezas científicas.<br /><br /></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rodrigues, Gabriele Borges, and Leonardo Da Rocha de Souza. "O PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO COMO CRITÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARA REGULAR A INSERÇÃO DE ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS - DOI: http://dx.doi.org/10.5216/rfd.v41i2.42972." Revista da Faculdade de Direito da UFG 41, no. 2 (2017): 110. http://dx.doi.org/10.5216/rfd.v41i2.42972.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o princípio da precaução como critério utilizado pela Administração Pública para a liberação de organismos geneticamente modificados (OGMs). Para isso, realiza-se um estudo a respeito da importância do princípio da precaução para a realização da proteção ambiental, trazendo-se um enfoque da sua regulação em instrumentos internacionais. A seguir, trabalha-se com os problemas provenientes da incerteza científica e como eles afetam o dever que o Estado tem de evitar danos, incertezas essas que geram dificuldades para a aplicação do princípio da precaução. Esse contexto leva este texto a algumas propostas de soluções para Administração Pública aplicar o princípio da precaução apesar (e em virtude) das incertezas científicas. Permeia o texto, e enfatiza-se ao final, uma aplicação do princípio da precaução na liberação de organismos geneticamente modificados. A abordagem é realizada utilizando-se o método hipotético-dedutivo, levantando-se hipóteses e possibilidades para aplicação prática do princípio da precaução na atuação da Administração Pública. Utiliza-se a técnica de pesquisa de documentação indireta, com a revisão bibliográfica de obras nacionais e estrangeiras, incluindo periódicos e textos normativos. Como resultado, pretende-se que este artigo subsidie o aperfeiçoamento de políticas públicas de proteção ambiental, de forma a evitar que as incertezas científicas gerem danos ambientais e propondo-se maior cautela na inserção dos OGMs no meio ambiente.Abstract: The purpose of this article is to analyze the precautionary principle as a criterion used by public authorities for the release of genetically modified organisms (GMOs). For this, we carried out a study about the importance of the precautionary principle for the realization of environmental protection, bringing a focus of its regulation on international rules. Next, we work with problems arising from scientific uncertainty and how they affect the duty that the state has to prevent damage, such uncertainties that generate difficulties for the application of the precautionary principle. This context leads this text to some proposed solutions for Public Administration apply the precautionary principle despite (and because) of scientific uncertainty. During the text, with an emphasis on end, we carry out an application of the precautionary principle in the release of genetically modified organisms. The approach is performed using the hypothetical-deductive method, rising hypotheses and possibilities for practical application of the precautionary principle in the operation of Public Administration. We use the indirect documentation search technique, the literature review of national and foreign works, including periodicals and normative texts. As a result, we intend this article to subsidize the improvement of public policies for environmental protection, in order to prevent the scientific uncertainties, generate environmental damage and proposing greater caution in the insertion of GMOs into the environment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bittencourt, Sonia Azevedo, Luiz Antonio Bastos Camacho, and Maria do Carmo Leal. "O Sistema de Informação Hospitalar e sua aplicação na saúde coletiva." Cadernos de Saúde Pública 22, no. 1 (2006): 19–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2006000100003.

Full text
Abstract:
O trabalho teve como objetivo levantar a produção científica das aplicações dos dados do Sistema de Informação Hospitalar do SUS (SIH/SUS) em análises de questões relevantes de Saúde Coletiva. Para a busca de artigos publicados em revistas científicas no período de 1984 a 2003, foram consultadas bases de dados e sites de instituições que oferecem pós-graduação stricto sensu em saúde pública para a busca de dissertações e teses. Foram encontradas 76 publicações, que foram classificadas em cinco categorias com diferentes vertentes de análise. Embora o SIH/SUS tenha cobertura incompleta e incertezas quanto à confiabilidade de suas informações, a variedade de estudos aliada a resultados que mostraram consistência interna e coerência com os conhecimentos atuais, reforça a sua importância e a necessidade de entender os seus pontos fortes e fracos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Incertezas científicas"

1

Novaes, Allan Macedo de. "JORNALISMO DE CONTROVÉRSIA Uma análise do tratamento jornalístico dado pela revista Superinteressante às incertezas científicas." Universidade Metodista de São Paulo, 2008. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/831.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-03T12:30:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_revisada_final_COMPLETA.pdf: 378326 bytes, checksum: 92e8d9735d94329ea906e98f2a6736ac (MD5) Previous issue date: 2008-04-14<br>This research is a discussion about the treatment given to science s uncertainties and controversies by the magazine Superinteressante. It s utilize The research utilizes a content analysis of the Superinteressante s cover reports in the period of January 2004 to December 2007. The objective is identify journalistic elements that permit to analyse wich type of science s notion prevails in the Superinteressante s reports: if prevails cientificist vision of science as absolute, accurate and certainty truth or if prevails a vision of science as historical and social construction<br>Este trabalho é uma discussão sobre o tratamento que a revista Superinteressante concede às incertezas e controvérsias na ciência. Emprega-se uma análise de conteúdo sobre as reportagens de capa da revista no período de janeiro de 2004 a dezembro de 2007. O objetivo é identificar elementos jornalísticos que permitam analisar que tipo de concepção de ciência predomina nas matérias do periódico: se uma visão cientificista da ciência como verdade absoluta, precisa e segura ou se uma visão da ciência como construção histórica e social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Colacios, Roger Domenech. "Um Clima de Incertezas: as Controvérsias Científicas sobre Mudanças Climáticas nas Revistas Science e Nature (1970-2005)." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-03112014-112350/.

Full text
Abstract:
Esta tese de doutorado faz a análise das controvérsias referentes à construção do fato científico das mudanças climáticas entre os anos de 1970 a 2005 nas revistas Science e Nature, tendo como hipótese norteadora do estudo a noção de que a política foi um elemento definidor dos debates ocorridos nas páginas dessas publicações. Circunscrevemos nosso espaço de análise no contexto histórico referente aos Estados Unidos da América, por considerarmos que foi este país que articulou os principais acordos políticos e também os maiores impasses na execução desses, além dos grupos de pesquisa sobre o clima estudados estarem aí localizados. Esses trinta e cinco anos tiveram três eixos temáticos discutidos sob a denominação de mudanças climáticas: aquecimento global, degradação da camada de ozônio e inverno nuclear. Todos tiveram momentos específicos de hegemonia, estando presentes em textos de autoria de cientistas, editores, repórteres, burocratas e especialistas em diversas áreas do conhecimento. No ano de 1970 tivemos as primeiras discussões sobre a degradação da camada de ozônio, de caráter teórico, mas que suscitaram amplos debates relacionados à possibilidade real de tal fato acontecer. Ainda nos anos 1970, o aquecimento global teve um primeiro período de hegemonia, quando foi questionada a validade de seu enunciado em relação ao do resfriamento global. Ambos os temas foram sobrepujados a partir de 1983 pelo inverno nuclear, divulgado pelo grupo sob a sigla TTAPS liderado pelo astrofísico estadunidense Carl Sagan. O enunciado, relacionado diretamente à Guerra Fria, foi discutido na década de 1980 e sumiu paulatinamente do cenário científico no início dos anos 1990. De 1987 em diante, a degradação da camada de ozônio foi retomando seu protagonismo nas controvérsias, baseada então em estudos empíricos, quando os cientistas identificaram um buraco na camada acima da Antártica. Desde 1988 o aquecimento global está sendo discutido pela comunidade científica, mas retorna ao centro das atenções apenas em 1998, como resultado da assinatura, por muitos países, do Protocolo de Kioto e do consenso científico que este teria provocado. A hegemonia do aquecimento global foi analisada até o ano de 2005, quando uma série de dúvidas colocam em jogo o consenso e o acordo estabelecido em Kioto. Por fim, procuramos montar esse mosaico de enunciados e suas controvérsias, tendo como base teórica a História das Ciências<br>This thesis analyzes the controversies regarding the construction of the scientific fact of climate change in the journals Science and Nature from 1970 to 2005, guided by the hypothesis that politics is a defining element in the discussions. We circumscribe our analysis in the historical context of the United States of America, reckoning they both articulated the major political agreements and the biggest dilemmas in implementing them, besides the research groups on climate studied here being located in this country. We identified three main themes discussed under the name of climate change: global warming, depletion of the ozone layer and nuclear winter. Each had specific moments of hegemony, present in texts written by scientists, editors, reporters, bureaucrats and experts in various fields of knowledge. In 1970, the first theoretical discussions on the depletion of the ozone layer appeared causing extensive controversies related to the real possibility of such an event to happen. In the 1970s, global warming gained an initial period of hegemony as the validity of the statement was questioned in relation to global cooling. In 1983, nuclear winter overpasses both themes, disclosed by the group known as TTAPS, led by the American astrophysicist Carl Sagan. The enunciation stood in direct relation to the Cold War and was present in the first years of 1980s and gradually fading from the scientific scene in the early 1990s. From 1987 onwards, degradation of the ozone layer resumed its role in the controversy based on empirical studies when scientists identified a hole in the layer above Antarctica. Since 1988, the scientific community had discussed global warming but it comes back into focus only in 1998 as a result the Kyoto Protocol and the scientific consensus that this would have caused. We analyze the hegemony of global warming until 2005 when a series of questions puts consensus and the Kyoto agreement at stake. Finally, we seek to build this mosaic of enunciations and controversies on the theoretical ground of the History of Science
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Blattler, Stephanie. "A regulação diante de incertezas científicas: um estudo sobre a possibilidade de exploração e produção de shale gas no Brasil." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2018. http://hdl.handle.net/10438/20591.

Full text
Abstract:
Submitted by Stephanie Blattler (stblattler@gmail.com) on 2018-03-12T18:45:47Z No. of bitstreams: 1 Mestrado FGV - Dissertação - Stephanie Blattler - Versão Final - 12.03.2018.pdf: 772793 bytes, checksum: 107759c95799b83798ef3e00303c13aa (MD5)<br>Approved for entry into archive by Diego Andrade (diego.andrade@fgv.br) on 2018-03-13T16:57:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mestrado FGV - Dissertação - Stephanie Blattler - Versão Final - 12.03.2018.pdf: 772793 bytes, checksum: 107759c95799b83798ef3e00303c13aa (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-03-16T16:55:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mestrado FGV - Dissertação - Stephanie Blattler - Versão Final - 12.03.2018.pdf: 772793 bytes, checksum: 107759c95799b83798ef3e00303c13aa (MD5) Previous issue date: 2018-02-06<br>In Brazil, the debate regarding the exploration and production of shale gas became relevant with the 12th Bid Round promoted by the National Oil, Natural Gas and Biofuels Agency (ANP), which offered areas with great potential of such unconventional hydrocarbon. The country is listed as the tenth with greater shale gas potential in the world. However, due to the international controversy involving this energy source, mainly by virtue of its potential environmental impacts and damages, the matter was brought to the courts and is subject to legislative initiatives, so that the production of such hydrocarbon in Brazil has not started yet. Therefore, the present essay aims to clarify how the exploration and production of shale gas takes place and what would be its potential harmful effects to the environment, demonstrating that there are diverging scientific opinions over the most relevant of such effects. The description of the existing regulatory instruments in Brazil, such as ANP Resolution No. 21/2014, is also provided herein, as well as the description of the current legal proceedings and bills over the matter. Following, this essay also describes how the shale gas matter was solved in four states/countries, as to verify if there are any valuable lessons for Brazil. Based on the scientific uncertainty over the potential environmental damages and impacts, the precautionary rule is herein analyzed, aiming to understand how precaution may be applied to shale gas and to other cases under similar scientific uncertainty. Initially, the doctrine of absolute precaution is presented, followed by the main critics to precaution. Finally, the main conclusion is that the path of interpretation for the shale gas case and for other cases with similar scientific uncertainty is the use of the precautionary rule modulated by proportionality, so that its application does not reflect an immediate prohibition, but the management of uncertainties through regulation.<br>No Brasil, a discussão a respeito da exploração e produção de gás de folhelho, conhecido de forma equivocada como “gás de xisto”, ganhou expressividade com a 12ª Rodada de Licitações promovida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que licitou áreas com grande potencial exploratório para esse hidrocarboneto não convencional. O país apresenta o décimo maior potencial de gás de folhelho do mundo, porém, em razão da polêmica internacional que envolve essa fonte energética, principalmente em função de seus potenciais impactos e danos ambientais, a questão permanece judicializada e objeto de iniciativas legislativas, de forma que a produção desse hidrocarboneto no Brasil ainda não foi iniciada. Nesse âmbito, o presente trabalho visa esclarecer como se dá a exploração e produção do gás de folhelho e quais seriam seus potenciais efeitos nocivos ao meio ambiente, demonstrando a divergência existente na comunidade científica sobre os mais relevantes desses potenciais efeitos. O trabalho também traz a descrição dos instrumentos regulatórios já existentes sobre o gás de folhelho no Brasil, como a Resolução ANP nº 21/2014, bem como dos processos judiciais e projetos de leis existentes sobre a questão. Em seguida, o presente trabalho também descreve como a questão do shale gas foi decidida em quatro estados/países, para verificar se podem ser extraídas lições para o Brasil. Com base na incerteza científica constatada sobre os potenciais danos e impactos ambientais, o postulado da precaução é aqui analisado, visando compreender como ele pode ser aplicado ao caso do gás de folhelho e a outros casos de incerteza científica análoga. Inicialmente, é apresentada a doutrina da precaução absoluta, para posteriormente introduzir as principais críticas ao postulado. Por fim, conclui-se que o caminho para a interpretação do caso do gás de folhelho e de outros casos em que recai incerteza científica análoga é a utilização do postulado da precaução modulado pela proporcionalidade, de modo que sua aplicação não reflita uma proibição imediata, mas sim o gerenciamento das incertezas envolvidas por meio da regulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Setzer, Joana. "Panorama do princípio da precaução: o direito do ambiente face aos novos riscos e incertezas." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/90/90131/tde-11032008-103816/.

Full text
Abstract:
Introdução - Desde a década de 70 a sociedade contemporânea depara-se com riscos e incertezas que apresentam características únicas. Casos emblemáticos nos campos da saúde, segurança e meio ambiente são discutidos pela mídia, organizações não-governamentais, governos, empresas e sociedade civil, e sobre eles o direito é chamado a se posicionar. Para lidar com esses temas, ao longo das duas últimas décadas o direito (internacional e do ambiente) construiu o princípio da precaução. Objetivo - A pesquisa tem por objeto discernir o que o princípio da precaução tem sido, do que ele não é, e o que ele pode vir a ser, contribuindo assim para o estudo das dimensões jurídicas da Sociedade do Risco e das relações entre o direito e a incerteza. Fonte bibliográfica - O estudo se baseou, sobretudo, na literatura francesa sobre o princípio da precaução, na jurisprudência internacional e nas recentes iniciativas da União Européia e da Organização Mundial da Saúde. Considerou-se também a doutrina, jurisprudência e legislação brasileira. Aspectos abordados - Abordou-se a configuração da Sociedade do Risco e como o direito do ambiente se relaciona com suas dimensões científicas e tecnológicas. Em seguida, foi estudada a consolidação desse princípio, em sua dimensão ética e jurídica. Por lidar com temas atuais e polêmicos, sua aplicação é ainda controversa, mas as dificuldades e críticas a ele formuladas auxiliam a evidenciar suas potencialidades. Conclusão - no Brasil é ainda precária a compreensão do que o princípio da precaução é, ou mesmo do que ele não é. Os tribunais confundem precaução e prevenção; o princípio da precaução é usado como sinônimo de uma obrigação geral de preservar o meio ambiente ou como justificativa para abstenções. Uma incorporação mais eficaz desse princípio requer o conhecimento da sua teoria e prática. A aplicação do princípio da precaução deve ser pautada na realização de análises de riscos, na adoção de parâmetros aptos a balizar sua prática e na utilização de stantards jurídicos. A controvérsia promovida pelo princípio da precaução estimula uma atitude reflexiva com relação à ciência e fortalece, no direito e fora dele, a tomada de decisões envolvendo a opinião pública e a comunidade científica.<br>Introduction - Since the 1970s, the society at large has been faced with unprecedented risks and uncertainties. Landmark cases in the health, safety and environmental areas have been extensively debated by the media, nongovernmental organizations, governments, corporations and the civil society as a whole, and the law has been called upon to take a stance over these issues. To cope with these issues, international and environment law has devised, over the last two decades, the so-called precautionary principle. Scope - This research seeks to draw a distinction between what the precautionary principle has been from what it is not, and what it may come to be, thus contributing to studies on the legal realms of the Risk Society and the relations between the law and uncertainties. Bibliography - This study has primarily relied on French literature covering the precautionary principle, international case law, and the recent initiatives of both the European Union and the World Health Organization. Brazilian case law, legal writings and laws have also been taken into consideration. Aspects - This work addresses the framework of Risk Society and how environmental law relates to its scientific aspects. Then, the consolidation of such principle on its ethical and legal fronts was studied. As current (and rather debatable) themes are into play, the application of Risk Society is still controversial, but the difficulties faced by such application and the criticism directed at it help understand the potential characteristics of this framework. Conclusion - In Brazil, understanding what the precautionary principle stands for (or even what it does not) is still incipient. Brazilian courts make a confusion between precaution and prevention: the precautionary principle is taken as a synonym for a general duty to conserve the environment or as a reason for limitations. A deeper understanding of this precautionary principle calls for a greater awareness of its theory and practice. Applying the precautionary principle should thus be grounded on risk analyses; on the adoption of standards that are capable of governing its practice; and on effective use of legal standards. The controversy over the precautionary principle has invited to a more reflective approach to science, while also strengthening (within the realms of law, and beyond) decision-making efforts involving the public opinion and the scientific community.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Junior, Oswaldo Sprovieri. "Desenvolvimento de um procedimento de calibração de transdutores de pressão para aplicação científica." Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2006. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=733.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como principal objetivo elaborar um procedimento para calibração de transdutores de pressão do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) que exijam alta confiabilidade. Nesta determinação, busca-se um número adequado de medições e repetições por faixa de leitura do transdutor que levem a uma melhor confiabilidade na determinação das incertezas de medições e de suas características metrológicas. Foram realizadas comparações entre 10, 20 e 40 medições e 2, 3, 4 e 5 ciclos de repetições para cada conjunto de medições encontrando-se resultados satisfatórios que permitiram determinar um número ótimo de medições e repetições em vista de aplicações de alta responsabilidade, como é o caso da área aeroespacial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Martins, Washington Luiz da Silva. "Avaliação da incerteza de medição e melhoria nos ensaios de combustíveis." Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86519.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Metrologia Científica e Industrial.<br>Made available in DSpace on 2012-10-21T07:47:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 197110.pdf: 1052287 bytes, checksum: fb1a1fef913af8ab2dd768d82783610c (MD5)<br>O presente trabalho tem como objetivo avaliar a incerteza de medição e proporcionar melhorias da realização de ensaios de combustíveis através do uso de normas gerais, dos guias (EURACHEM e ISO GUM), de ferramentas da qualidade e métodos de ensaios de combustíveis, propondo, assim, uma sistemática de avaliação e melhoria do ensaio, gerenciada pelo ciclo PDCA (Planejamento, Execução, Checagem e Ação) na busca da melhoria continua. Para a aplicação temos dois casos práticos: o primeiro relaciona-se com condutividade elétrica do álcool combustível, utilizando um condutivímetro. Antes, porém, foi feita uma aplicação interna da sistemática onde foi necessário calcular a incerteza expandida da preparação da solução padrão do KCl (referência para regulagem do condutivímetro), a seguir, foi rodado duas vezes o PDCA. Para o primeiro ciclo do PDCA foram adotados os procedimentos seguidos pelo laboratório, obtendo-se uma incerteza expandida de 0,076 ms/cm associada a cada medição, superior a incerteza alvo: 0,050 ms/cm. Já no segundo ciclo, foram utilizadas as melhorias já evidenciadas no primeiro ciclo, obtendo-se uma incerteza de 0,035 ms/cm associada a cada medição, inferior a incerteza alvo: 0,050 ms/cm. A segunda aplicação está relacionada a medição da massa específica da gasolina comum utilizando um densímetro graduado, obtendo-se uma incerteza de 0,012 g/ml associada a cada medição, que foi igual a incerteza alvo estabelecida. Já este ensaio, é considerado um dos mais importante nos ensaios de combustíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barbosa, Fúlvio Queiroz. "Redução das incertezas nas medições de grandezas elétricas em uma bancada de ensaios de desempenho de compressores." Florianópolis, SC, 2006. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88368.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Metrologia Científica e Industrial.<br>Made available in DSpace on 2012-10-22T08:11:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 236831.pdf: 1801576 bytes, checksum: b6443a4e8fb4ab0a9dd20beb10717dc2 (MD5)<br>O ensaio de desempenho é um dos mais importantes meios de avaliação de um compressor, tanto no desenvolvimento, quanto no controle de qualidade. Os principais resultados obtidos nos ensaios são a capacidade de refrigeração, a potência consumida e o coeficiente de performance. Mesmo normatizados e largamente empregados tais ensaios atualmente geram resultados aquém do desejado. Os ensaios são demorados # é comum que ensaios levem mais de quatro horas # e apresentam incerteza de medição muito elevada frente aos desafios atuais do mercado globalizado de refrigeração. O resultado é que tais ensaios acabam não satisfazendo às necessidades dos setores de P&D e nem mesmo do controle de qualidade das empresas. Este trabalho é parte de um projeto de aprimoramento de uma bancada de ensaios visando reduzir a incerteza de medição. Uma das componentes que mais contribuem na composição da incerteza do ensaio são as grandezas elétricas. Em particular, este trabalho foca a medição de tais grandezas. São analisados vários sistemas de medição de potência disponíveis no mercado. A falta de uma solução pronta, adequada em termos de custos e de incertezas, levou ao desenvolvimento de um sistema próprio, específico para o caso. Dentre varias concepções analisadas, o emprego de shunts, divisores resistivos e aquisição e processamento de valores instantâneos automatizados mostrou-se a mais adequada. Um protótipo foi implementado. Análises teórica e experimental # através de calibrações e ensaios # foram feitas para avaliar metrologicamente a concepção adotada e o protótipo desenvolvido. O resultado foi o alcance de significativa redução na incerteza dos ensaios, mesmo empregando instrumentos mais baratos, o que demonstrou o pleno alcance dos objetivos propostos. Performance test is one of the most important activities for compressor evaluation in product development and quality control. Some relevant results of these tests are capacity of refrigeration, power consumption and coefficient of performance. Despite these tests have been run in conformance to standards worldwide, the results currently obtained are far from the state-of-art in metrology. Normally theses tests are very time consuming taking more than four hours to complete carrying high measurement uncertainties which do not satisfy the global refrigeration market. These results mostly do not satisfy the research and development neither the quality control processes in industry. This dissertation is part of a project to improve a compressor test bench aiming on reduction of measurement uncertainty. The electrical quantities are among the most contributing components in the measurement uncertainty of performance tests results. In particular, this dissertation focuses the measurement of such quantities. Some power measurement systems available in the market are analyzed. The non-availability of a market solution which was adequate in terms of costs and uncertainties led to the development of a specific measurement system. Among the analyzed conceptions, the use of current shunts, resistive voltage dividers and automated acquisition and processing of instantaneous values was revealed the most adequate. A prototype was implemented and analyzed theoretically and experimentally - through calibrations and tests # for metrological confirmation. A significant reduction in the uncertainty of compressors performance tests was reached even using low cost instruments. The obtained results fully agree with the stated objectives of this dissertation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Janaína Helena Cardoso da. "A influência da incerteza de medição na carta de controle de valores individuais." Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86060.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Metrologia Científica e Industrial.<br>Made available in DSpace on 2012-10-21T03:12:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 197054.pdf: 1107439 bytes, checksum: 2b39aa8a9f8c414bd4866fde9a50509f (MD5)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

May, Francisco Pizzetti. "Incertezas na medição por coordenadas com ênfase na contribuição da forma da peça e da estratégia de medição." Florianópolis, SC, 2007. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90101.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Metrologia Científica e Industrial.<br>Made available in DSpace on 2012-10-23T06:09:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 246125.pdf: 2379653 bytes, checksum: 614688a85b6ff6af46390b9eda428508 (MD5)<br>O complexo sistema de causas de incertezas atuante na medição por coordenadas dificulta sobre maneira a comprovação da rastreabilidade das medições específicas. A interação entre a geometria real da peça e a estratégia de medição, reconhecida como uma das mais influentes fontes de incertezas em medição por coordenadas, permanece como um dos problemas de difícil solução no âmbito das medições industriais. O trabalho aqui apresentado propõe um método baseado em dados reais com apoio da simulação computacional. O objetivo desse método é fornecer uma ferramenta que possibilite ao metrologista obter uma estimativa confiável para a parcela de incerteza de interação entre estratégia/peça. Diversas estratégias de medição podem ser desenvolvidas e testadas virtualmente sobre superfícies adquiridas por engenharia reversa. Desta forma pretende-se possibilitar uma tomada de decisão à respeito da estratégia mais adequada do ponto de vista metrológico e econômico, sem ter que lançar mão de uma quantidade proibitiva de medições experimentais. Como estudo de caso, utilizando-se das recomendações da norma ISO 15530-3, são apresentados os resultados obtidos para estimação de incerteza de medição de diâmetros e cilindricidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gavilon, Igor. "Desenvolvimento de um sistema para avaliação de incertezas em bancadas de ensaios de desempenho de compressores de refrigeração." Florianópolis, SC, 2008. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90985.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Metrologia Científica e Industrial.<br>Made available in DSpace on 2012-10-23T17:29:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 267034.pdf: 1599552 bytes, checksum: 2c8388a0a45f046c74a396de8a0e638b (MD5)<br>Os ensaios de desempenho figuram entre os mais importantes para a indústria de compressores para refrigeração. A sua principal finalidade é estabelecer a capacidade de refrigeração, o consumo de potência ativa e o coeficiente de performance (COP) do compressor. Os equipamentos utilizados atualmente para avaliar o desempenho de compressores de refrigeração, em geral, são dimensionados para atender às normas que regulamentam o ensaio. Em certas aplicações - pesquisa e desenvolvimento, por exemplo - as incertezas desejadas podem ser muito menores que as especificadas nas normas comumente utilizadas. No entanto, seja qual for a exatidão requerida, faz-se necessária a determinação da incerteza de medição imposta pelas cadeias de medição utilizadas para medir as grandezas de interesse. Nesse contexto, este trabalho objetivou o desenvolvimento de uma ferramenta computacional para a avaliação da incerteza das cadeias de medição utilizadas em painéis automatizados de ensaios de desempenho de compressores de refrigeração. Foi proposto e desenvolvido um sistema que permite ao usuário caracterizar instrumentos de medição e associá-los para configurar cadeias de medição específicas, possibilitando a análise da incerteza de medição para cada grandeza envolvida, ao longo de todas as faixas de medição e para qualquer condição de ensaio. O método de avaliação da incerteza aplicado foi o da simulação de Monte Carlo. A validação do sistema consistiu em verificar se as técnicas e metodologias declaradas como conformes na etapa de implementação estavam sendo executadas a rigor. Para isso, foi realizada uma aplicação do sistema a uma bancada de ensaio de desempenho de compressores, comparando-se os resultados obtidos com os da abordagem de avaliação de incertezas proposto pelo ISO GUM. Os resultados obtidos com o sistema permitiram comprovar a sua plena funcionalidade e a eficácia dos métodos e técnicas utilizados para o processamento dos dados de entrada e realização da avaliação da incerteza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Incertezas científicas"

1

PEREIRA, R. Considerações jurídicas sobre a confiabilidade de laudos ambientais: da interpretação da incerteza científica à promoção da qualidade ambiental. Dialética, 2021. http://dx.doi.org/10.48021/978-65-252-0297-6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Incertezas científicas"

1

Bonizio, Roni Cleber, Carlos Alberto Grespan Bonacim, Paula Carolina Ciampaglia Nardi, Ricardo Luiz Menezes Da Silva, and Roberto Cruz Júnior. "FERRAMENTA DE ANÁLISE CUSTO-VOLUME-LUCRO EM AMBIENTES DE INCERTEZA COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA GESTÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTO." In Agronomia: Jornadas Científicas - Volume 2. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/200400162.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silveira, Reinaldo Bomfim da, Anderson Nascimento de Araujo, Mino Viana Sorribas, et al. "DETERMINAÇÃO DE PROCEDIMENTO PARA AVALIAR A INCERTEZA NA PREVISÃO DE PRECIPITAÇÃO E VAZÃO AFLUENTE POR SISTEMAS HIDRO METEOROLÓGICOS PARA AUXÍLIO NA OPERAÇÃO DOS RESERVATÓRIOS E PLANEJAMENTO HIDROENERGÉTICO." In A Aplicação do Conhecimento Científico na Engenharia Elétrica. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.32520170122.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Incertezas científicas"

1

Oliveira, Laríssa Santos de, and Adriana Piccinin. "ESTRESSE E SUAS ALTERAÇÕES NO SISTEMA IMUNOLÓGICO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE NA COVID-19." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1523.

Full text
Abstract:
Introdução: A China registrou, em dezembro de 2019, uma nova doença, denominada de Covid-19, cujo vírus causador recebeu o nome de SARS-CoV-2. Esse vírus é altamente transmissível e espalhou-se rapidamente pelo mundo, levando a Organização Mundial da Saúde a declarar estado de pandemia, em março de 2020. Esta pandemia tem afetado negativamente a Saúde Mental de profissionais da saúde, especialmente os que trabalham na linha de frente assistencial. Objetivo: Descrever como o estresse age no organismo e suas alterações no sistema imune de profissionais da saúde. Material e método: Este estudo tratou-se de uma revisão bibliográfica e as bases de dados utilizadas foram Scielo e Google Acadêmico. Resultados: Profissionais da saúde vivenciam, cotidianamente, o desgaste emocional por terem de lidar com fatores estressores no ambiente de trabalho que se exacerbam em momentos de pandemias. Esses profissionais apresentam maior risco de infecção pelo novo vírus e além disso, há incertezas em relação à falta de equipamentos de proteção individual, ventiladores mecânicos e insumos hospitalares. Sofrem ainda por terem que decidir quais pacientes terão direito a determinadas tecnologias assistivas. Na luta contra a COVID-19, os profissionais de saúde vêm enfrentando várias situações geradoras de estresse. Uma das respostas do organismo ao estresse está relacionada com o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal (HPA). A exposição do organismo ao estresse induz o hipotálamo a secretar hormônio liberador de corticotrofina e vasopressina que ativam a pituitária a secretar o hormônio adrenocorticotrófico. Este por sua vez estimula a secreção de glicocorticoides pelo córtex adrenal principalmente o cortisol que em altas concentrações causam imunossupressão. Esse déficit imunológico aumenta o risco de desenvolver a doença, uma vez que ao entrar em contato com o vírus SARS-CoV-2, não terá células imunes em quantidades suficientes para combatê-lo. Isso pode explicar o fato do Brasil responder por um terço do total de mortes pela covid-19 entre os profissionais da saúde. Conclusão: Torna-se essencial fortalecer e investir em ações de saúde mental para esses profissionais, para continuarem exercendo sua profissão de gestão do cuidado e da equipe assistencial. Porém, há necessidade de mais estudos e produções científicas para esclarecer sobre o tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Miranda Junior, Jaime, Lídia Neumann Potrich, Paulo Maurício Selig, José Leomar Todesco, and Denilson Sell. "PANORAMA CIENTÍFICO SOBRE CONHECIMENTO E RESILIÊNCIA." In Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi). Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2020. http://dx.doi.org/10.48090/ciki.v1i1.920.

Full text
Abstract:
O contexto vigente é marcado por fortes mudanças e transformações, a nível econômico, social, ambiental e tecnológico. Este fato tem despertado o interesse de diversas áreas, em estudar fenômenos e recursos que possibilitem a compreensão, entendimento e estratégias de enfrentamento frente a incertezas e turbulências. Assim, cresce o interesse por pesquisas relacionadas a resiliência e também ao recurso gerador de valor da nova economia: o conhecimento. Desta forma, este artigo tem como objetivo identificar o estado da arte dos estudos que relacionem conhecimento e resiliência, através de uma revisão bibliométrica. Os resultados apontam à emergência deste tema, mas ainda uma vasta oportunidade de estudar estes constructos sob a ótica da gestão e das ciências exatas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira, Victor, Ester Figueiredo, and Erika Carvalho. "Avaliação da importância da medição de incerteza em bioensaios para a pesquisa clínica." In III Seminário Anual Científico e Tecnológico de Bio-Manguinhos. Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, 2016. http://dx.doi.org/10.35259/isi.sact.2016_27347.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferreira, Victor, Marisol Simões, Sheila Lima, Erika Carvalho, Maria Borges, and Rodrigo Oliveira. "Avaliação da incerteza de medição como ferramenta para delineamento da zona cinza na determinação de anticorpos neutralizantes anti-Febre Amarela." In VI Seminário Anual Científico e Tecnológico. Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, 2018. http://dx.doi.org/10.35259/isi.sact.2018_27225.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nascimento, Michelli Do, and Giovanna Do Nascimento. "CÂNCER INFANTIL: IMPACTOS PSICOSSOCIAIS APÓS O DIAGNÓSTICO E A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO NA ÁREA HOSPITALAR." In I Congresso Nacional Multidisciplinar de Oncologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1547.

Full text
Abstract:
Introdução: O diagnóstico de câncer infantil representa um impacto na vida da criança e de seus familiares. É destacado um momento de incerteza em relação ao futuro, alterações nas relações sociais, mudanças de rotina e desafios do tratamento que dificultam o enfrentamento da situação. Dessa forma, é de extrema importância o acompanhamento psicológico para amenizar esses impactos e encontrar formas de lidar com uma doença difícil e delicada como o câncer. Objetivo: Compreender as demandas psicológicas das crianças e dos familiares frente ao diagnóstico do câncer infantil, bem como o papel da família durante o processo diagnóstico-tratamento e como o psicólogo pode atuar diante dessas demandas. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura científica selecionada criteriosamente com relevância para o trabalho. O material de leitura foi estudado a partir da técnica de conteúdo temática e coletado nas bases eletrônicas de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Periódicos Eletrônicos de Psicologia (Pepsic). Resultados: Os estudos revisados apontam que a criança tende a ter uma dificuldade para lidar com o diagnóstico, mantendo foco repetitivo nos aspectos negativos e causando forte impacto emocional ao se deparar com sua infância limitada pela doença. No âmbito familiar, a percepção e aceitação da criança frente ao diagnóstico da doença é influenciada pela forma que a família assimila, sendo de forma positiva ou negativa. É nesse momento que o psicólogo deve atuar abrangendo as demandas psicológicas dos familiares e da criança, com o objetivo de facilitar o processo de aceitação do diagnóstico. Conclusão: É de suma importância que o psicólogo hospitalar integre as duas vertentes (paciente e família) para que sejam trabalhadas as necessidades psicológicas de ambos, reduzindo os impactos psicossociais após o diagnóstico e contribuindo de forma significativa com o tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography