To see the other types of publications on this topic, follow the link: Incubadoras de empresas.

Journal articles on the topic 'Incubadoras de empresas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Incubadoras de empresas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Mendes Araujo, Gabriel, and Maria Terezinha Serafim Gomes. "O papel do poder público no processo de interação na formação de ambientes inovadores: o Centro Incubador de Empresas (CIE) e o parque tecnológico de São José do Rio Preto (São Paulo)." Geografia em Atos (Online) 8, no. 15 (December 31, 2019): 112–35. http://dx.doi.org/10.35416/geoatos.v8i15.7008.

Full text
Abstract:
A inovação torna-se fundamental para busca de competitividade entre empresas e regiões. É nesse contexto que insere as incubadoras de empresas e Parques Tecnológico. No Brasil há várias políticas de incentivos que auxiliam e dão apoio para implantação de incubadoras e Parques Tecnológicos, como a Lei de Inovação, em 2004 e o Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (PNI), criado em 2009. Graças a essas políticas no país, os Parques tecnológicos ganham dimensão a partir dos anos 2000. Em São Jose do Rio Preto há a formação de um ambiente de inovação a partir da criação do Centro Incubador de Empresa (CIE) de base tecnológica e também do Parque Tecnológico. O objetivo deste artigo é analisar a interação entre a incubadora de empresas de base tecnológica e a formação do Parque tecnológico de São José do Rio Preto, destacando a atuação do poder público . A elaboração deste trabalho baseou-se em revisão bibliográfica sobre o tema, coleta de dados e informações em órgãos públicos e pesquisa de campo realizada junta às empresas do Centro Incubador de Empresas, bem como visita ao Parque Tecnológico e a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto.Palavras-chaves: Inovação; Poder Público; Parques Tecnológicos- Incubadora de empresas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pereira, Jaiane Aparecida, Alessandra Cenerino, Márcia Cristina David de Souza, and Maurício Reinert Do Nascimento. "A INCUBADORA COMO INTERMEDIÁRIA DE RELACIONAMENTOS NA PERCEPÇÃO DOS EMPREENDEDORES: UM ESTUDO MULTICASO EM INCUBADORAS PARANAENSES." Gestão e Sociedade 8, no. 19 (January 24, 2015): 496. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v8i19.1833.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar de que maneira a incubadora, a partir da percepção dos empreendedores, atua como intermediária das empresas incubadas no acesso a informação para o desenvolvimento de inovação. Para alcançá-lo, discute-se no quadro teórico sobre redes sociais, inovação, incubadoras e empresas incubadas. Foi realizado um estudo multicaso, em três incubadoras localizadas no interior do estado do Paraná: (1) Incubadora Tecnológica de Maringá, (2) Incubadora do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e (3) Centro Incubador Tecnológico de Cascavel (CIT/FUNDETEC). Entre os achados destaca-se que os empreendedores percebem mais os benefícios tangíveis proporcionados pela incubadora, como o espaço físico, equipamentos e cursos ofertados. Entretanto, constata-se que existem benefícios indiretos, como a contribuição para o reconhecimento de mercado e o apoio para intermediar relacionamentos benéficos à incubada, como o acesso a editais. Pode-se observar ainda que a intermediação da incubadora para desenvolvimento da inovação é secundária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, José Magno da, Carlos Eduardo Sanches da Silva, Geanete Dias Morais Batista, and Maurício Pinho Bitencourt. "Impacto das funções desempenhadas pelos gerentes nos resultados da incubadora: survey realizada na rede mineira de inovação." Production 22, no. 4 (November 21, 2011): 718–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132011005000067.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo avaliar as relações entre as funções desempenhadas pelo gerente e os resultados obtidos pela incubadora. São considerados como resultados: o tempo que o gerente ocupa cargo de direção, o tempo de existência da incubadora, o número de empresas incubadas, o número de empresas graduadas e a obtenção da certificação ISO 9001. As funções desempenhadas pelos gerentes das incubadoras, baseadas nas funções do Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), são agrupadas e suas descrições são adaptadas ao contexto das incubadoras de empresas. Um questionário foi elaborado e enviado por e-mail às incubadoras de empresas da Rede Mineira de Inovação. Os dados foram coletados, processados estatisticamente e posteriormente analisados, tendo como resultados principais: as funções consideradas mais importantes para se alcançar os resultados da incubadora - participar do planejamento estratégico das empresas incubadas e distribuir recursos disponíveis entre as empresas incubadas - e a de menor importância para a obtenção dos resultados - monitorar e controlar o desempenho de cada plano de negócio das empresas incubadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Braco García, Saulo. "Incubadoras de empresas en colombia." Ingenium 5, no. 9 (June 30, 2011): 5. http://dx.doi.org/10.21774/ing.v5i9.38.

Full text
Abstract:
Con base en la metodología de investigación del estudio de caso, este artículo analiza las principales características que condicionan la supervivencia de las empresas generadas por las incubadoras de empresas de Colombia. Utiliza como instrumento un análisis exploratorio de NODRIZA y diferentes artículos de fuentes nacionales e internacionales en materia de política empresarial, modelos de incubadoras y el tema de capital social como generador de desarrollo empresarial sostenible y sustentable. Los resultados revelan cómo en el mundo, en promedio, cerca del 70% de las empresas nuevas fracasan, mientras que en las que pasan por una incubadora la tasa de fracaso se reduce a un rango del 10% al 15% (Nodriza, 2005). Su origen les permite sobrevivir en el mercado nacional e internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Duarte, Antonio Celso, and Napoleão Verardi Galegale. "INOVAÇÃO ABERTA NAS INCUBADORAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA." Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção 8, no. 14 (December 14, 2020): 54. http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v8i14.76697.

Full text
Abstract:
As incubadoras são reconhecidas como promotoras de empreendimentos inovadores e provedoras de suporte a empreendedores incubados, para o desenvolvimento de produtos e/ou serviços com inovação, para a geração de empresas nascentes reconhecidas pelo termo startups. Este artigo trata da revisão integrativa da literatura, sob a égide da adoção de inovação aberta nas incubadoras, e como estas tratam as fronteiras das redes de relacionamentos e a gestão dos fluxos de entrada e saída de conhecimento - de fora para dentro e de dentro para fora - para melhorar o sucesso das startups. A busca de palavras-chave em bases de dados encontrou 688 artigos, com amostra final de 20 artigos estudados, mostrando que teorias e práticas na adoção de inovação aberta nas incubadoras proporcionam influência positiva nos incubados. Como resultado dos estudos e das contribuições dos autores, evidencia-se a necessidade das incubadoras ativamente participarem de eventos no ecossistema da inovação, buscarem formalizações de parcerias com empresas existentes e prepararem os incubados para terem relacionamentos com investidores e empresas, para troca de conhecimentos e experiências, seja para atuarem em cocriação com as empresas, ou para obterem acessos a investimentos para os desenvolvimentos de seus produtos e/ou serviços inovadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Andressa Hennig, Thiago Antonio Beuron, and Nilza Luiza Venturini Zampieri. "A CONTRIBUIÇÃO DA INCUBADORA TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS EMERGENTES: UM ESTUDO EM ORGANIZAÇÕES NOS DIFERENTES ESTÁGIOS DE INCUBAÇÃO." Revista GESTO 2, no. 2 (August 11, 2015): 84. http://dx.doi.org/10.20912/2358-0216/2014.v2i2.1636.

Full text
Abstract:
<p>Incubadoras de empresas caracterizam-se por serem organizações que acolhem empreendimentos novatos, geralmente advindos de pesquisa científica, em que o projeto implica inovações. O artigo tem como objetivo investigar a relevância dos serviços e recursos disponibilizados por uma incubadora de empresas, bem como identificar as expectativas percebidas pelos empreendedores no processo de incubação. Este estudo caracteriza-se no que diz respeito a abordagem como qualitativo e exploratório, como estratégia de pesquisa adotou-se o estudo de caso coletivo, no qual foram analisadas três organizações com a finalidade de investigar o fenômeno da incubação e suas contribuições para essas empresas. A Incubadora Tecnológica escolhida é vinculada a uma Instituição Federal de Ensino Superior, foi instituída por meio de portaria em março de 1999. É reconhecida por ser a primeira incubadora tecnológica instituída no interior do estado do Rio Grande do Sul e apoiada pelo programa incubadoras da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado. As unidades de análise que constituem este estudo são três empresas vinculadas a incubadora, cada uma representando um respectivo estágio do processo e incubação. Dentre os principais resultados aponta-se que as diferentes percepções entre as empresas, sendo que a empresa graduada considera que o processo de incubação ocorreu de forma positiva, enquanto que as demais (pré-incubada e incubada) apontam falhas e algumas necessidades não atendidas na relação com a incubadora.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gonçalves, Marcio, and Isa Freire. "Processo de comunicação da informação em empresas de uma incubadora tecnológica." Ciência da Informação 36, no. 2 (August 2007): 16–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652007000200002.

Full text
Abstract:
Apresenta os resultados de pesquisa-dissertação sobre o processo de comunicação da informação em incubadora de base tecnológica do Instituto Genesis da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Discorre sobre o cenário atual das incubadoras no Brasil e no Rio de Janeiro, especificamente, discutindo a aplicação do modelo de gestão para incubadoras de empresas criado pela Rede de Incubadoras, Parques Tecnológicos e Pólos do Rio de Janeiro (ReINC), no que diz respeito ao módulo de informação. Aborda as questões da informação na perspectiva dos canais formais e informais de comunicação e da oferta e demanda de informação em incubadoras. Relata a participação da ciência da informação no mapeamento dos processos de comunicação da informação, destacando a importância da transferência de informação e da transformação desta em conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Iacono, Antonio, and Marcelo Seido Nagano. "Pós-incubação de empresas de base tecnológica: um estudo de caso sobre o efeito da incubadora nos padrões de crescimento." Gestão & Produção 24, no. 3 (September 21, 2017): 570–81. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x1357-16.

Full text
Abstract:
Resumo: O presente estudo tem como propósito avaliar o efeito das ações e do sistema de apoio de duas incubadoras sobre o atual padrão de crescimento de empresas que passaram por processos de incubação e que se encontram graduadas há pelo menos 3 anos. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório junto a 5 empresas de base tecnológica que pertenceram a 2 incubadoras ligadas à Universidade Estadual de Campinas. No período de pré-incubação analisaram-se características técnicas e gerenciais dos fundadores. No período de incubação buscou-se avaliar a atuação da incubadora na promoção das empresas. Por fim, no período de pós-incubação, considerou-se o desempenho, o potencial, o impacto da incubadora e as principais barreiras que podem vir a dificultar o crescimento. Os principais resultados indicam que o processo de incubação e o sistema de apoio das incubadoras exerceram baixo impacto ou efeito sobre os diferentes padrões de crescimento identificados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carvalho, Mônica Domingues, Sergio Azevedo Fonseca, Helena Carvalho De Lorenzo, Larissa Camerlengo Dias Gomes, and Geralda Cristina de Freitas Ramalheiro. "Incentivo à gestão ambiental em incubadoras de empresas: práticas e fatores condicionantes." Revista Brasileira Multidisciplinar 22, no. 3 (September 1, 2019): 104. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2019.v22i3.755.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda o potencial das incubadoras de empresas como indutoras de melhorias no desempenho ambiental dos empreendimentos incubados. Foi elaborado com base em pesquisa quantitativa realizada entre os anos de 2015 e 2016 junto à totalidade das incubadoras instaladas no Estado de São Paulo. Os resultados evidenciaram poucas práticas ambientais próativas sendo que o estabelecimento de regulamentos obrigatórios e a aplicação de penalidades decorrentes de infrações a normas internas são as principais práticas de gestão ambiental adotadas pelas incubadoras
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Zouain, Deborah Moraes, and Aristeu Coelho da Silveira. "Aspectos estratégicos do modelo de gestão em incubadoras de empresas de base tecnológica." Cadernos EBAPE.BR 4, no. 3 (October 2006): 01–14. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512006000300009.

Full text
Abstract:
Este artigo fundamenta-se na administração estratégica, focando as incubadoras de empresas de base tecnológica (IEBTs), - empreendimentos de apoio à criação e desenvolvimento de empresas dessa natureza. O texto ressalta a importância, verificada nos últimos anos, do movimento de incubadoras no Brasil, enfatizando a necessidade da adoção, pelas incubadoras, de modelos de gestão mais adequados à realidade nacional. Para tanto, foi feita uma pesquisa sobre o modelo dominante na gestão de incubadoras, além de uma comparação com o modelo conceitual descrito na literatura existente. Essa pesquisa teve caráter explicativo, e nela se recorreu a fontes bibliográficas, documentais e de campo. A incubadora da UFRJ e a da PUC/RJ constituem a amostra que foi definida pelo critério da acessibilidade. O resultado evidencia como modelos de gestão mais adequados propiciam melhores condições para o sucesso desse tipo de empreendimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Antunes, Luiz Guilherme Rodrigues, Gustavo Sifuentes Araújo, and Kassia Cristina Almeida. "Estabelecendo o Modelo de Negócio de Incubadoras." Revista de Administração, Sociedade e Inovação 6, no. 1 (December 27, 2019): 5–23. http://dx.doi.org/10.20401/rasi.6.1.318.

Full text
Abstract:
Devido à importância e o caráter dinâmico das incubadoras de empresas, essas organizações precisam ser gerenciadas como verdadeiras empresas. Dessa forma, o modelo de negócio é uma ferramenta gerencial importante aos gestores das incubadoras, uma vez que permite que eles alcancem os objetivos específicos e sociais dessas instituições. A partir disso, o objetivo desse artigo foi apresentar o modelo de negócio de incubadora de empresas sob a luz da literatura nacional e internacional. Para que, recorreu-se a revisão de literatura, iniciando-se com os artigos apontados por Antunes et al. (2017). Como principal resultado, obteve-se que o negócio intrínseco da incubadora pode ser dividido em duas lógicas, as dos mantenedores e das incubadas, verificadas sob seis elementos valor, clientes, receitas, processos-chave, recursos e stakeholders. Por fim, tal artigo contribui com a disseminação do modelo de negócio como uma ferramenta gerencial pertinente a essas instituições, bem com nível de análise para futuras pesquisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Lobosco, Antonio, Emerson Antonio Maccari, Priscila Rezende da Costa, and Martinho Isnard Ribeiro de Almeida. "APLICABILIDADE DE MODELO DE NEGÓCIOS EM INCUBADORAS DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA PARA SUA AUTOSSUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO EM INCUBADORAS PORTUGUESAS." Revista Alcance 22, no. 4 (March 24, 2016): 490. http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v22n4.p490-517.

Full text
Abstract:
Incubadoras de empresas podem ser estratégicos mecanismos para os processos de inovação e desenvolvimento econômico de países, estados, municípios e empresas. Houve ao longo da primeira década de 2000 um crescimento no número de incubadoras de empresas no Brasil, porém, na segunda década, verificou-se queda nestes números, diversas encerraram suas atividades e muitas vêm enfrentando dificuldades financeiras. Em relação às incubadoras de base tecnológica (IEBT´s), estudos questionam sobre a efetividade do seu modelo de gestão e processo de incubação. O objetivo deste trabalho é propor um modelo de negócios para IEBT´s que contribua para sua autossustentabilidade com base nas experiências de incubadoras portuguesas. A metodologia empregada foi a qualitativa, utilizando estudos de casos múltiplos em incubadoras de empresas portuguesas. Propõe-se a utilização do Modelo de Negócios para IEBTs - MONIBTEC, elaborado com base no CANVAS (OSTERWALDER; PIGNEUR; 2011), adaptado à realidade das IEBT´s brasileiras. Suas variáveis foram aferidas e elaboradas junto aos gestores de incubadoras envolvidos no processo de incubação. Principais conclusões: sugere-se que uma IEBT, ao criar e estruturar seu modelo de negócios, analise o perfil empreendedor da região para alinhar suas atividades ao seu público; possua uma equipe de gestão profissionalizada e menos paternalista; reveja sua estrutura de custos; identique formas de participação societária junto aos incubados; e identifique novas formas de apoio aos empreendedores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Coutinho, Joana Marins de Andrade, Andréa Aparecida da Costa Mineiro, Luiz Eugenio Veneziani Pasin, and Cleber Castro de Carvalho. "A percepção de empresas graduadas de Minas Gerais para um programa de pós-incubação." Revista Economia & Gestão 19, no. 53 (October 30, 2019): 55–72. http://dx.doi.org/10.5752/p.1984-6606.2019v19n53p55-72.

Full text
Abstract:
O presente trabalho identifica os principais serviços necessários para um programa de pós-incubação. Para o alcance do objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (i) identificar o relacionamento entre empresas graduadas e incubadora; (ii) avaliar a percepção das empresas graduadas da pós-incubação; e (iii) avaliar a percepção dos gestores das incubadoras da pós-incubação. O objeto de estudo foram as empresas de base tecnológica graduadas pelos programas de incubação do estado de Minas Gerais. O método utilizado para a pesquisa foi um estudo de múltiplos casos com aplicação de questionários com as empresas graduadas e entrevista com gestores de 3 incubadoras de base tecnológica de Minas Gerais. Na análise de dados foi utilizada a análise descritiva univariada para as questões fechadas do questionário e análise de conteúdo por frequência e por categorias para as questões abertas e entrevistas. Como principal contribuição do estudo foi possível estabelecer um quadro com os tópicos mais relevantes para um programa de pós-incubação que pode ser utilizado pelas incubadoras ou outros interessados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Coutinho, Joana Marins de Andrade, Andréa Aparecida da Costa Mineiro, Luiz Eugenio Veneziani Pasin, and Cleber Castro de Carvalho. "A percepção de empresas graduadas de Minas Gerais para um programa de pós-incubação." Revista Economia & Gestão 19, no. 53 (October 30, 2019): 55–72. http://dx.doi.org/10.5752/p.1984-6606.2019v19n53p55-72.

Full text
Abstract:
O presente trabalho identifica os principais serviços necessários para um programa de pós-incubação. Para o alcance do objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (i) identificar o relacionamento entre empresas graduadas e incubadora; (ii) avaliar a percepção das empresas graduadas da pós-incubação; e (iii) avaliar a percepção dos gestores das incubadoras da pós-incubação. O objeto de estudo foram as empresas de base tecnológica graduadas pelos programas de incubação do estado de Minas Gerais. O método utilizado para a pesquisa foi um estudo de múltiplos casos com aplicação de questionários com as empresas graduadas e entrevista com gestores de 3 incubadoras de base tecnológica de Minas Gerais. Na análise de dados foi utilizada a análise descritiva univariada para as questões fechadas do questionário e análise de conteúdo por frequência e por categorias para as questões abertas e entrevistas. Como principal contribuição do estudo foi possível estabelecer um quadro com os tópicos mais relevantes para um programa de pós-incubação que pode ser utilizado pelas incubadoras ou outros interessados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Mendonça, Jane Corrêa Alves. "ESTUDO DE VIABILIDADE PARA IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DE UMA INCUBADORA DE EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO." Pensar Acadêmico 3, no. 1 (April 16, 2019): 18–28. http://dx.doi.org/10.21576/rpa.2009v5i1.1053.

Full text
Abstract:
O movimento brasileiro de incubadoras expandiu-se a partir da década de 90, firmando-se em anos recentes. Entendidas como arranjos interinstitucionais, as incubadoras empresariais são ambientes em que se articulam redes de empresas e de inovação, constituindo-se como processo logístico pró-inovação, mantido por fluxos de informações que fomentam a geração de inovações nas incubadas, as quais retroalimentam o sistema. Diante do volume de recursos investidos, principalmente públicos, destaca-se a necessidade de instrumentos capazes de avaliar o desempenho dessas organizações, não sô em termos operacionais e socioeconômicos, mas deve se também mensurar a performance das incubadoras enquanto instrumentos difusores e catalisadores do binómio informação-inovação. Este trabalho teve como objetivo analisar o processo de implantação e início de operacionalízação da INAGRO - Incubadora do Agronegócio em Jaborandi-SP, inaugurada dia 16 de abril de 2004 Estudar a viabilidade para implantação e operacionalízação de uma incubadora de empresas do setor do agronegócio, como forma de alavancar a economia da região de Manhuaçu, Minas Gerais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Fonseca, Sergio Azevedo, and Paulo Sérgio Martins. "Gestão ambiental: uma súplica do planeta, um desafio para políticas públicas, incubadoras e pequenas empresas." Production 20, no. 4 (November 26, 2010): 538–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132010005000056.

Full text
Abstract:
O texto traz uma reflexão sobre o papel das incubadoras de empresas no apoio a práticas ambientais por micro e pequenas empresas. Reconhecendo as debilidades estruturais das empresas de pequeno porte e as dificuldades para a realização de investimentos ambientais, defende o uso de incubadoras como instrumento de política pública para estimular investimentos ambientais. Identifica um número restrito de incubadoras de tecnologias ambientais, em plano internacional. Relata os resultados de uma pesquisa que avaliou a aplicabilidade de um indicador para apurar o desempenho ambiental de incubadoras. Destacaram-se dois resultados: a) a baixa importância atribuída, pelas incubadoras (e pelas empresas abrigadas) ao desempenho ambiental; e b) a ausência de estímulos, pelas incubadoras, aos investimentos ambientais. Desse último resultado deriva importante conclusão: a de que, uma vez apurados os padrões insatisfatórios de desempenho ambiental, de incubadoras e empresas assistidas, ficariam criadas as condições para a formulação e a implementação de medidas indutoras de novas posturas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Guillen, Rebeca Isabel, and Manoel Veras. "Processo de Incubação de Empresas de Base Tecnológica à Luz da Gestão de Projetos: Um Estudo de Casos Múltiplos." Revista de Gestão e Secretariado 9, no. 2 (August 16, 2018): 126–57. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v9i2.760.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é compreender como as incubadoras de empresas de base tecnológica desenvolvem seu processo de incubação à luz da gestão de projetos. A fim de cumprir o objetivo da pesquisa, o estudo adotou uma abordagem qualitativa através de uma estratégia de estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados por meio de documentos e entrevistas semiestruturadas com os gestores de quatro incubadoras de empresas. Esta pesquisa corroborou que as incubadoras de empresas desenvolvem seu processo de incubação conforme as diretrizes do modelo Cerne. Esses resultados explicam e justificam a sua adoção, lembrando que este foi desenvolvido com o intuito de disponibilizar boas práticas de gestão e ajudar as incubadoras de empresas do Brasil a se alinhar com o conceito de incubadoras de terceira geração. Foram encontradas evidências que indicam que as quatro incubadoras adotam as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos, destacando gerenciamento da integração, escopo, tempo, comunicações, recursos humanos e qualidade. O gerenciamento de custos e partes interessadas foi parcialmente identificado nas quatro incubadoras. Quanto ao gerenciamento de riscos e das aquisições não se encontraram evidências que permitissem identificar a adoção dessas áreas de conhecimento pelas incubadoras. E, por fim, conclui-se como verdadeira a declaração teórica desta pesquisa que afirma que as incubadoras de empresas de base tecnológica adotam as áreas de conhecimento de projetos para desenvolver seu processo de incubação de empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Vaz, Vitor Hugo da Silva, Armoni da Cruz Santos, and Iracema Machado de Aragão Gomes. "INCUBADORA SOCIAL: ESTUDO SOBRE OS APOIOS GERADOS NAS COOPERATIVAS AGRÍCOLAS FAMILIARES DO ESTADO DE SERGIPE." Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 22, no. 1 (June 29, 2017): 107. http://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2017v22n1p107-128.

Full text
Abstract:
As incubadoras com fins sociais têm por finalidade alavancar políticas de emprego e integração socioprofissional e estimulam a autocriação de empresas. Incubadoras são movidas por duas lógicas: uma inclusão social, por outro lado, a criação de negócios. O presente estudo analisou os principais elementos geradores de impactos de uma incubadora social em cooperativas de agricultura familiar de Sergipe. Por meio da realização de um estudo de caso, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas, foi possível constatar que a incubadora social gerou vários impactos positivos às cooperativas sergipanas, como estrutura organizacional, acesso às parcerias, cooperação, integração com centros de ciência e tecnologias, consultorias e treinamentos. É importante destacar que, em ambos os casos, a proposta metodológica ficou evidente, além de um eficiente processo de mobilização realizado pelos representantes da incubadora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Rabello, Gisele Costa, Gabriele Rodrigues, Eliana Andréa Severo, and Amilton Rodrigo De Quadros Martins. "Percepções de gestores de incubadoras e empresas incubadas sobre o processo de incubação." Revista Brasileira de Administração Científica 8, no. 1 (January 11, 2017): 190–203. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-684x.2017.001.0015.

Full text
Abstract:
A criação, desenvolvimento e manutenção de pequenas empresas frente a um cenário competitivo geram instabilidades e incertezas. Para que isso não ocorra, as empresas buscam estratégias que auxiliem sua estabilidade nesse mercado. As incubadoras de empresas colocam à disposição essas garantias oferecendo serviços que amparem as incubadoras. A pesquisa teve como objetivo identificar as percepções de gestores de incubadoras e incubadas sobre o processo de incubação. Foi realizada pesquisa de natureza qualitativa de caráter descritivo. A coleta de dados foi por meio de questionário semiestruturado respondidos por 4 gestores de incubadoras e 11 gestores de empresas incubadas. A análise de dados foi realizada de maneira interpretativa. Os resultados obtidos indicam que todas as incubadoras possuem gestão da performance, oferecem serviços base, técnicos, de gestão, estratégicos e realizam seleção de empresas. Os fatores percebidos pelas incubadoras que impactam na performance das incubadas são qualificação e network. As incubadas são empresas de tecnologia e estão há pouco tempo no processo de incubação, sendo que o motivo que levou a participação no processo é de usufruir do espaço alugado e de outros recursos. As incubadas citam que para que haja o sucesso nas ações com as universidades é necessário qualificação e network.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Andrade Junior, Pedro Paulo. "Modelo de avaliação e superação das dificuldades de empresas de base tecnológica em incubadoras." Production 24, no. 4 (October 15, 2013): 809–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132013005000085.

Full text
Abstract:
O artigo teve como objetivo propor um modelo de avaliação e superação das dificuldades enfrentadas por empresas de base tecnológica em incubadoras visando à proposição de ações de melhorias, utilizando como referência as incubadoras catarinenses. A pesquisa caracteriza-se como estudo multicaso. Os resultados indicam que, apesar de algumas empresas incubadas pesquisadas estarem em um estágio em que a superação das dificuldades não é complicada, ainda assim melhorias precisam ser realizadas, tanto nas incubadoras como nas próprias empresas. Conclui-se que o modelo proposto possui boa aderência à realidade das empresas de base tecnológica em incubadoras, podendo ser utilizado como ferramenta de avaliação, para melhoria de suas atividades de forma efetiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Pimentel, Deborah Bezerra, and Gabriela de Brelàz. "Gestão e desafios de uma incubadora pública de empreendimentos populares e solidários." Revista de Empreendedorismo, Negócios e Inovação 6, no. 1 (April 19, 2021): 31–54. http://dx.doi.org/10.36942/reni.v6i1.454.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa o processo de gestão de uma incubadora solidária com base na literatura existente e no estudo de caso da Incubadora Pública de Empreendimentos Populares Solidários (IPEPS) de Osasco, Brasil. O movimento das incubadoras começou com a criação de incubadoras tecnológicas e foi diversificado para outros setores, gerando um aumento de incubadoras no setor social com objetivo de incubação de empreendimentos de economia solidária (EES) que têm objetivos e processos de incubação diferentes das incubadoras tecnológicas e tradicionais. Pode ser considerada uma forma alternativa aos mecanismos e modelos do capitalismo e explicar esse modelo e mecanismo organizacional alternativo é de grande interesse. Assim, este trabalho teve como objetivo estudar o modelo de gestão e os mecanismos da IPEPS de Osasco, descrevendo e analisando sua história, estrutura organizacional e processos, propondo melhorias. A partir das entrevistas, observação e pesquisa documental e bibliográfica conduzida em 2014, levantaram-se os desafios envolvidos com a incubação de EES e outros processos de gestão realizados pela IPEPS. No entanto, também é percebido um grande compromisso de todas as partes em fazer uma autogestão sustentável e estimular o crescimento das empresas incubadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ribeiro, Ana Maria Simões, Fernanda Almeida Marcon, and Rudimar Antunes da Rocha. "ESTUDO DE CASO DA CAPACIDADE DE MARKETING DE UMA INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA." Revista GESTO 7, no. 1 (February 13, 2019): 51. http://dx.doi.org/10.31512/gesto.v7i1.2778.

Full text
Abstract:
<p>As incubadoras de empresas são organizações que auxiliam empreendimentos nascentes de caráter inovativo, mediante a oferta de infraestrutura e suportes variados (ANPROTEC, 2016). As Incubadoras de Base Tecnológica (IBT), por serem prestadoras de serviço para outras organizações e pertencerem a mercados de alta tecnologia, apresentam capacidades de marketing (CM) específicas para o alcance de seus objetivos estratégicos. As capacida-des de marketing, por sua vez, são habilidades que permitem às empresas o gerenciamento de atividades por meio do uso dos recursos disponíveis (DAY, 2011) e, portanto, influenci-am diretamente no desempenho organizacional. O objetivo do presente trabalho foi compre-ender como essas capacidades são articuladas em uma incubadora de base tecnológica brasi-leira de relevância nacional. Para tal, foi realizado um estudo de caso na incubadora CEL-TA, que se destaca por ser a primeira do Brasil e uma das maiores da América Latina. Os resultados apontam semelhanças com determinadas características apresentadas na literatura especializada, bem como algumas diferenças relacionadas ao posto de destaque ocupado pelo CELTA.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Raupp, Fabiano Maury, and Ilse Maria Beuren. "Perfil do suporte oferecido pelas incubadoras brasileiras às empresas incubadas." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 17, no. 2 (August 2011): 330–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-23112011000200002.

Full text
Abstract:
O artigo objetiva delinear o perfil do suporte oferecido pelas incubadoras brasileiras às empresas incubadas. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza quanti-qualitativa, realizado por meio de pesquisa survey. A população da pesquisa corresponde a 179 incubadoras brasileiras, tendo-se obtido um retorno de 37 delas. A coleta de dados deu-se com base em questionário enviado por e-mail aos coordenadores das incubadoras. Inicia-se o estudo fazendo uma breve incursão teórica acerca de incubadoras de empresas, fases do processo de incubação e suporte das incubadoras às empresas incubadas. Na seqüência, identifica-se os procedimentos metodológicos adotados. Em seguida, procede-se à descrição e análise dos dados coletados. Por último, apresenta-se as conclusões do estudo realizado, bem como recomendações para futuras pesquisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Campuzano Vásquez, John Alexander, Samuel Efraín Chuquirima Espinoza, and Víctor Betancourt Gonzaga. "Incubadoras universitarias y su papel en la comercialización del conocimiento: caso Universidad Técnica de Machala." INNOVA Research Journal 3, no. 7 (July 31, 2018): 84–94. http://dx.doi.org/10.33890/innova.v3.n7.2018.597.

Full text
Abstract:
Sobre la base de una exhaustiva revisión bibliográfica, este artículo recoge el estado actual de procesos de incubación en varios países y el marco referencial que deben aplicar universidades que quieren implementar una incubadora universitaria exitosa en Ecuador. Los resultados revelan que no todas las incubadoras existentes en el país cumplen con los requisitos exigentes de la Secretaría Nacional de Ciencia y Tecnología, con lo que de ochenta incubadoras existentes solo 14 tienen acreditación para incubar empresas bajo estándares de calidad, además demuestra que hay una débil presencia de universidades apoyando procesos de emprendimiento y de innovación en el país. Y en este sentido la Universidad Técnica de Machala si quiere concretar procesos fuertes de investigación aplicada debe elegir el tipo de incubadora que mejor responda a su realidad institucional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Abib, Gustavo, Paulo Hayashi Junior, Márcia May Gomel, and Marcos Wagner Fonseca. "O papel construtivo das Incubadoras no Alinhamento Estratégico e Mercadológico das Empresas Incubadas e Graduadas." REGEPE - Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas 1, no. 2 (January 8, 2013): 33. http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v1i2.43.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo primário analisar e descrever as relações estratégicas de produção e de mercado de empresas que estão ainda em processo de incubação e aquelas graduadas e a adequação das incubadoras como instrumento de alavancagem de desenvolvimento empresarial. A metodologia utilizada é a do estudo multi-casos com 36 empresas localizadas em quatro incubadoras no Estado do Paraná. Foram entrevistados os empreendedores de empresas incubadas e graduadas, bem como gestores responsáveis pelas incubadoras. Os principais resultados encontrados são: a) foco estritamente no desenvolvimento de novos produtos pelas empresas incubadas; b) falta de alinhamento com o mercado em geral resultando num retorno de muitas empresas para uma segunda reincubação e c) ineficiência na aplicação dos fomentos recebidos Parte deste problema está refletido nas deficiências das políticas de admissão e na falta de mecanismos que auxiliem na construção de comprometimento entre as empresas e os recursos de fundos perdidos, assim como as graduadas e as incubadoras industriais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Fiala, Nathalia, and Tales Andreassi. "AS INCUBADORAS COMO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DO EMPREENDEDORISMO." Administração: Ensino e Pesquisa 14, no. 4 (December 31, 2013): 759. http://dx.doi.org/10.13058/raep.2013.v14n4.51.

Full text
Abstract:
<p>Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições das incubadoras de negócios como agentes estimuladores da aprendizagem do empreendedorismo, por meio de um estudo qualitativo exploratório, conduzido por meio de entrevistas com estudantes de Administração que trabalhavam em incubadoras catarinenses. Como principais resultados, observou-se que o aprendizado prático do empreendedorismo adquirido no dia-a-dia da incubadora é bastante valorizado pelos estudantes, sendo essa aprendizagem fortemente baseada na troca de experiências e informações entre estudantes e empresas incubadas, encorajada pela flexibilidade, diversidade e autonomia no trabalho. O estudo reforça também a necessidade da busca de novas metodologias e ferramentas de ensino do empreendedorismo, que proporcionem um aprendizado mais efetivo e prático, e apresenta as incubadoras como um ambiente potencial ainda pouco explorado para esse fim.<br /><br /></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Oliveira, Eduardo Augusto de Souza, David Ferreira Lopes Santos, and Stela Basso Montoro. "Gestão de Incubadora de Base Tecnológica: Estudo de Caso no Setor de Agronegócio." Revista Organizações em Contexto 16, no. 32 (December 29, 2020): 189–242. http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v16n32p189-242.

Full text
Abstract:
Em função da relevância assumida pelas incubadoras de empresas no desenvolvimento social e econômico regional, apoiando as empresas nascentes e a transferência de tecnologia da universidade para a sociedade, este trabalho visa analisar o modelo de gestão proposto para a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica InovaJab utilizando-se do estudo de caso único e da abordagem qualitativa por meio da análise de conteúdo como procedimentos metodológicos. Os resultados permitiram identificar que a incubadora foi criada para atender as características econômicas e acadêmicas da comunidade em que está inserida, apresenta um espaço físico adequado para alocar as empresas e oferece serviços e recursos como treinamentos, networking e acesso aos laboratórios. Foi possível destacar os pontos fortes e fracos da gestão da incubadora e, de forma geral, concluir que melhorias no processo de seleção, nas especificidades dos cargos, nas normas claras para a graduação e nos processos e práticas da gestão precisam ser implantados visando o seu desenvolvimento contínuo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Tachizawa, Takeshy, and Hamilton Pozo. "Criação de novos negócios." Revista de Empreendedorismo, Negócios e Inovação 3, no. 1 (June 10, 2018): 57–71. http://dx.doi.org/10.36942/reni.v3i1.172.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa as contribuições das incubadoras para a criação e desenvolvimento de novas empresas. Enfatiza as novas possibilidades de atuação do gestor de incubadoras, e do gestor-empreendedor, e suas interações com o mercado e o meio ambiente onde estão inseridas. Nas incubadoras de base tecnológica, direcionadas para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, sua competência, os meios de difusão e o grau de interação com as universidades e centros de pesquisa aos quais estão vinculadas são elementos undamentais para o seu êxito. No desenvolvimento desta pesquisa foram avaliadas as empresas incubadas, graduadas e já atuando no mercado com dados obtidos por meio de entrevistas pessoais, acesso aos sites das empresas incubadas, via internet e visitas às incubadoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

De Paula, Helton Cristian, Debora Borlido Starling, Juliana Fontes Nascimento, and Francisco Vidal Barbosa. "MENSURAÇÃO DA INOVAÇÃO EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA." Review of Administration and Innovation - RAI 12, no. 4 (December 30, 2015): 232. http://dx.doi.org/10.11606/rai.v12i4.102277.

Full text
Abstract:
A inovação tem sido utilizada por um número cada vez maior de empresas como estratégia para obter vantagem competitiva. Para potencializar o desenvolvimento da inovação, vários governos têm incentivado o desenvolvimento de incubadoras de empresas. Dentre os tipos de incubadoras de empresas, destacam-se no contexto da inovação as de base tecnológica, que são aquelas que abrigam empresas com grande potencial de inovação. Apesar da importância da inovação no contexto atual, em especial para as empresas vinculadas a incubadoras de base tecnológica, não foi encontrado consenso na literatura especializada quanto a um conjunto de indicadores que possibilitem monitorar o processo de inovação. Face ao exposto, o presente trabalho se propõe a analisar os mecanismos utilizados para mensurar a inovação tecnológica e propor um conjunto de indicadores para monitorar esse processo nos empreendimentos de base tecnológica. Para isso, foi realizado um estudo exploratório das incubadoras associadas à Rede Mineira de Inovação (RMI) e de suas empresas incubadas, por meio de questionários estruturados e entrevistas semiestruturadas, respectivamente. A pesquisa investigou o uso de mecanismos para mensurar a inovação nesses empreendimentos e constatou o desconhecimento do assunto pela maioria dos participantes. A partir dos problemas e necessidades apontados e da literatura sobre o tema, foi proposto um conjunto de indicadores para mensurar a inovação nessas empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Pereira, Marcelo Farid, Juliana Franco, Massachi Assakawa, Karina Keiko Uchida, and Marcela Gimenes Oshita. "Incubadoras de empresas de base tecnológica como indutora das atividades econômicas regionais." A Economia em Revista - AERE 18, no. 2 (November 30, 2011): 185. http://dx.doi.org/10.4025/aere.v18i2.12944.

Full text
Abstract:
As incubadoras de empresas atuam como um mecanismo de catalisação e prospecção dos ativos tecnológicos e de conhecimentos desenvolvidos nas Instituições de pesquisa e ensino. Dessa forma, existe a possibilidade de transformação de idéias inovadoras em negócios, gerando renda para a região em que esta localizada. Assim, a pesquisa teve como objetivo verificar se as inovações que estão sendo desenvolvidas pelas empresas residentes nas Incubadoras Tecnológicas e Hotéis Tecnológicos do Paraná estão relacionadas com as principais atividades econômicas regionais. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o Setor Produtivo Paranaense e Incubadoras Tecnológicas. Posteriormente foi feita uma pesquisa junto às incubadoras tecnológicas. Os resultados apontam para baixa relação entre as inovações desenvolvidas pelas Incubadoras e Hotéis tecnológicos e as Atividades Econômicas Locais. Quando não é considerado o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na análise, esta relação apresenta-se ainda é menor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Fiates, Gabriela Gonçalves Silveira, Cristina Martins, José Eduardo Azevedo Fiates, Graciella Martignago, and Neri Dos Santos. "Análise do papel da incubadora na internacionalização de empresas de base tecnológica, incubadas e graduadas." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 6, no. 1 (May 5, 2013): 252. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v6e12013252-274.

Full text
Abstract:
As transformações econômicas e tecnológicas ocorridas a partir da segunda metade do século XX ampliaram os mercados, reduziram os limites impostos pelas fronteiras dos países e promoveram de forma real e inequívoca a globalização das operações comerciais, sobretudo para os países emergentes. Neste contexto, o Brasil mostra-se como importante player, juntamente com os demais países que compõem o BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, grupo com poder político em expansão, dada a relevância de seus mercados. Apesar disto, a participação brasileira no comércio global ainda é pequena, quando comparada a outros países igualmente emergentes. O nível de internacionalização é particularmente mais baixo para produtos de maior valor agregado, como a inovação tecnológica. A maioria dos produtos exportados pelo Brasil em 2011 (65,8%) é composta por produtos de baixa e média-baixa tecnologia, 27,9% é de média-alta tecnologia e somente 6,2% é de alta tecnologia (MDIC, 2012). Nesse sentido, este artigo visa analisar as características do processo de internacionalização de pequenas e médias empresas de base tecnológica, incubadas e graduadas buscando identificar o papel das incubadoras nesse processo. Partiu-se de três premissas básicas: que as empresas de base tecnológica são essencialmente inovadoras; que as incubadoras de empresas se constituem em ambientes potencializadores de redes de relacionamento, tanto entre as empresas incubadas e graduadas, como com agentes externos. E, finalmente, a terceira premissa é que a inovação é uma vantagem competitiva que alavanca o processo de internacionalização de empresas e mostra-se fundamental para o desempenho competitivo da empresa no mercado externo. A pesquisa a partir de casos de pequenas empresas de base tecnológica mostra-se relevante dada a necessidade do Brasil de estimular a inserção externa de empresas que comercializam produtos intensivos em tecnologia. A pesquisa é de caráter descritivo, na forma de um estudo multicaso com seis empresas, três incubadas e três graduadas. Os resultados apontam que a inovação configura-se realmente como a principal vantagem para a competição em mercados internacionais. De forma intencional e planejada, há uma aceleração do processo de internacionalização nas empresas mais jovens, já concebidas com uma visão global. Constatou-se que a incubadora favorece a formação de redes de relacionamento que estimulam a inovação e a interação com outros atores que podem fomentar o processo de internacionalização, no entanto, não há ações percebidas pelos empresários próprias para esta finalidade, o que aponta para uma oportunidade de ação sistemática das incubadoras no apoio à internacionalização de empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

De Castro, Phillip Kelvin Lobo Bueno, Fabiula Meneguete Vides da Silva, and Carlla Assunção Ferreira. "PAPÉIS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS DESEMPENHADOS POR GESTORES DE INCUBADORAS E DE EMPRESAS INCUBADAS NO ESTADO DO AMAZONAS/BRASIL." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 11, no. 01 (December 28, 2018): 102. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v11e012018102-137.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é identificar os papéis realizados por gestores de incubadoras e empresas incubadas, à luz dos estudos de Mintzberg sobre a natureza do trabalho gerencial, bem como ressaltar as funções administrativas desempenhadas por eles. Os diretores de cinco incubadoras localizadas em Manaus, capital do Estado do Amazonas, Brasil e treze gestores das empresas incubadas participaram do estudo por meio de entrevista estruturada. Os resultados apontam que os papéis mais realizados pelos gerentes das incubadoras é o de monitor, líder, contato e disseminador. Os papéis mais citados realizados pelos gerentes das empresas incubadas são o de líder, empreendedor, contato e alocador de recursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Lopes, Iago Franca, and Ilse Maria Beuren. "Reflexos da cultura local nos sistemas de controle de incubadoras de empresas." Revista de Contabilidade e Organizações 12 (July 24, 2018): e142273. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.142273.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem por objetivo analisar o reflexo das condições culturais locais no uso das ‘alavancas de controle’ no ambiente de inovação tecnológica das incubadoras de empresas. A amostra da survey compõe-se de 75 gestores de incubadoras de empresas.Os resultados da modelagem de equações estruturais mostram que uma maior incorporação das condições culturais locais nas incubadoras se reflete no uso das alavancas de controle presentes. Especificamente, observou-se que a permeabilidade a estas condições culturais presentes no ambiente externo favorecem a adequação das alavancas ao contexto. O estudo fornece implicações práticas para o campo das incubadoras de empresas, e alerta os gestores sobre a relevância em considerar as condições culturais locais na adaptação e no uso das alavancas de controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

De Araújo, Camila Saracine, Gabriela Cristina Bonani, Geralda Cristina De Freitas Ramalheiro, and Ricardo Augusto Bonotto Barboza. "O papel da incubadora de empresas na promoção de inovação e no desenvolvimento da gestão dos empreendimentos." Revista Brasileira Multidisciplinar 20, no. 1 (September 7, 2017): 60. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2017.v20i1.498.

Full text
Abstract:
A importância de programas de incubação de empresas para o fomento do empreendedorismo e inovação é recente no Brasil, porém vem ganhando cada vez mais destaque. Neste sentido a promoção da inovação se tornou uma estratégia competitiva para o desenvolvimento de empresas principalmente aquelas que estão em fase inicial de desenvolvimento. Neste contexto o processo de incubação auxilia esta estratégia, visto que a competitividade esta cada vez mais acirrada no mercado exigindo que as empresas tenham este diferencial. O objetivo geral desta pesquisa consistiu em demonstrar como é direcionada a gestão de um programa de incubação de empresas, tendo como estudo de caso a incubadora de empresas de Araraquara-SP, em relação aos métodos utilizados para a obtenção de inovação. Os objetivos específicos procuraram demonstrar o grau de importância da incubadora para as empresas incubadas (residentes e associadas) juntamente com a sua contribuição para a identificação e implantação de inovações. Buscou-se também como objetivos secundários uma comparação entre as empresas que estão em um ambiente protegido (incubadoras) e empresas que não estão neste habitat. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a de estudo de caso simples, sendo que a mesma foi realizada nos mês de outubro de 2016 na incubadora de empresas de Araraquara. Através desta pesquisa foi possível obter informações sobre as principais dificuldades encontradas pelos empresários e a participação da incubadora como promotora de melhorias na gestão e no desenvolvimento de inovação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Chaves, Ronald Fonseca, and Stella Regina Reis Da Costa. "Proposta de práticas para obtenção e manutenção de qualificação de empresas incubadas segundo o modelo CERNE." Sistemas & Gestão 14, no. 4 (January 20, 2020): 400–412. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2019.v14n4.1563.

Full text
Abstract:
O movimento de incubação de empresas tem apresentado grande desenvolvimento nas últimas décadas, tanto em nível nacional como internacional. Nesta direção, seu principal enfoque tem sido a promoção do empreendedorismo, especialmente quando em caráter tecnológico e inovador. Por outro lado, dadas as inúmeras opções de métodos de gestão e organização, as incubadoras de empresas tendem a apresentar resultados muito diversos, levando a questionamentos sobre seu valor para geração de novos negócios. Neste contexto, foi criado o modelo CERNE, apresentando um conjunto de princípios, processos e práticas para sistematizar a gestão das incubadoras. O objetivo desta pesquisa foi apresentar uma proposta com um conjunto de ações de qualificação para estas empresas, alinhadas ao modelo CERNE. A metodologia de pesquisa foi de caráter exploratório e descritivo, utilizando um estudo multicasos com as incubadoras de empresas do estado do Rio de Janeiro. Como resultado, observou-se uma grande preponderância de serviços personalizados, como forma de qualificação. Quanto às ações, houve um destaque para aquelas voltadas às incubadoras de terceira geração, como geração de netwoking e aceleração dos negócios. Por fim, quanto aos fatores críticos de sucesso (FCS), destacou-se o comprometimento dos empreendedores com as ações de qualificação e a prospecção pelas incubadoras de suas demandas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Moposita Yanchatuña, Edwin, Lorena Rivera Badillo, and Diana Morales Urrutia. "El emprendimiento desde la perspectiva de las incubadoras de empresas: un análisis comparado por países." Bolentín de Coyuntura 1, no. 18 (September 26, 2018): 8. http://dx.doi.org/10.31164/bcoyu.18.2018.671.

Full text
Abstract:
El apoyo al emprendimiento a través de las incubadoras potencia el desarrollo económico de los países. El objetivo de esta investigación es realizar un análisis comparado de la evolución de las incubadoras en siete países (Reino Unido, Alemania, España, México, Brasil, Chile y Ecuador). Para el estudio empírico, se utilizan datos secundarios oficiales de Europa y Latinoamérica, en el periodo 2013-2017. Utilizando la técnica ANOVA se evidencia las diferencias significativas en la creación de las incubadoras y aplicando ANOVA factorial se obtienen tres grupos de países que comparten similitudes en el comportamiento al momento de crear las incubadoras. Palabras clave: Incubadoras, emprendimiento, países. URL: http://revistas.uta.edu.ec/erevista/index.php/bcoyu/article/view/671
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Silva, Renata Lissa Soares, Michelle Luise Soares da Silva Silveira, Ticiano Maciel D´Amore, and Afrânio Galdino de Araújo. "INCUBADORA E GESTÃO: UMA PERCEPÇÃO DAS EMPRESAS INCUBADAS." HOLOS 3 (August 2, 2013): 27. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2013.1353.

Full text
Abstract:
O presente artigo compreende um estudo sobre a percepção das empresas incubadas em relação ao papel das incubadoras de empresas, especificamente a Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC) localizada no Instituto Federal do Rio Grande do Norte na cidade de Natal. Nesse sentido, esse trabalho tem por objetivo averiguar a representação social das empresas incubadas quanto ao suporte técnico e gerencial oferecido pela ITNC. O estudo foi construído a partir da Teoria das Representações Sociais e dos questionamentos que moveram Moscovici (1978) sobre a influência do campo comunicacional nas interações sociais. Para o autor, as representações sociais seriam um sistema de interpretação da realidade, estruturando as relações do indivíduo com o mundo e orientando suas condutas e comportamento no contexto social. A metodologia escolhida foi a Associação Livre de Palavras, proposta por Abric (1994) - técnica para coletar os elementos constitutivos de uma representação - aplicada aos empresários e funcionários das empresas incubadas, o que vem a corroborar com a teoria das Representações Sociais. Os resultados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2004), permitindo apreender a representação que se estabelece entre as empresas incubadas e incubadora de empresas. Dessa forma, partindo dos resultados obtidos, propõe-se contribuir para o aprimoramento do programa de gestão da ITNC e, consequentemente, colaborar no inter-relacionamento entre as empresas incubadas e a incubadora de empresas, por meio das informações alcançadas através desse estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Albano, Cláudio Sonaglio, Caio Marcello Recart da Silveira, and Angélica Baumanm Cardoso. "Comparativo da viabilidade da proposta de uma incubadora." Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 7, no. 2 (December 17, 2019): 45. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v7i2.36590.

Full text
Abstract:
As micro e pequenas desempenham um importante papel no cenário econômico brasileiro. São reconhecidas as dificuldades que estas organizações encontram em seus primeiros momentos de existência, paralelo a este cenário uma incubadora de empresas é um ambiente flexível e encorajador, onde podem ser oferecidas algumas oportunidades para estes novos empreendimentos. Assim, este trabalho teve como objetivo verificar as condições regimentais e contextuais da incubadora de empresas proposta para o Campus Bagé (UNIPAMPA) e compará-las à estrutura e aos resultados de incubadoras instaladas em outros contextos. Com dados oriundos de fonte bibliográfica e documental, por intermédio de um estudo comparativo, os resultados revelam que alguns pressupostos permitem um desenvolvimento positivo, como: presença da incubadora dentro de uma Universidade; foco no aproveitamento dos recursos (laboratórios da Universidade) e foco no aproveitamento da formação de mão-de-obra realizada pela Universidade. Estes fatores convergem para a maximização da relação entre a incubadora e o contexto da Universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Borges, Marcílio Ribeiro, and Janaína Maria Bueno. "O Processo de Incubação Auxilia no Desenvolvimento das Capacidades Adaptativa, Absortiva e Inovativa? Estudos de Casos Múltiplos na Região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba." Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas 9, no. 2 (March 3, 2020): 36. http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v9i2.1309.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a atuação de incubadoras de empresas da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba-MG, junto às empresas incubadas, no suporte oferecido na forma de acesso a recursos e capacidades que auxiliem no desenvolvimento das capacidades adaptativa, absortiva e inovativa pelas empresas incubadas, na perspectiva da hierarquia das capacidades dinâmicas (Wang, & Ahmed, 2007).Método: Com abordagem qualitativa do tipo descritiva, foi realizado um estudo de casos múltiplos com 3 incubadoras da região estudada e 23 de suas empresas incubadas.Originalidade/Relevância: Para as microempresas, a posse de informações, estratégias, tecnologias e recursos não contribui, necessariamente, para a geração de vantagem competitiva. Neste sentido, o apoio das incubadoras de empresas de base tecnológica deve auxiliar a geração de vantagens competitivas e estimular a consolidação dessas vantagens nas empresas incubadas. Como boa parte das incubadoras de empresas, aceleradoras e parques tecnológicos é custeada direta ou indiretamente pelo poder público (Anprotec, 2017), é importante a validação dos resultados e efetividade de tais investimentos na promoção da cultura de inovação, geração de emprego e renda que os novos negócios oferecem para a sociedade.Resultados: Os resultados indicam que houve o desenvolvimento das capacidades adaptativa, absortiva e inovativa pelas empresas incubadas por causa, principalmente, da promoção de um ambiente de inovação, do conhecimento e experiência de seus gestores e consultores (acompanhamento/mentoria), da rede de relacionamentos para acessar informação, do conhecimento e identificação de oportunidades, e da imagem positiva das incubadoras.Contribuições teóricas/metodológicas: Esses achados contribuem para o avanço dos estudos sobre a importância das relações interorganizacionais como propulsoras do desenvolvimento das capacidades dinâmicas, bem como na discussão sobre os resultados das ações das incubadoras junto às empresas incubadas. Sugere-se, assim, que a Anprotec considere esta abordagem teórica no seu método Cerne para incorporar a criação de indicadores sobre capacidade adaptativa, absortiva e inovativa dos empreendimentos desenvolvidos a partir de processos e práticas-chave adotados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Canales García, Rosa Azalea, and Reyna Vergara González. "Propuesta metodológica para el estudio de incubadoras de empresas a partir de los enfoques Análisis de Redes Sociales (ARS) y redes de conocimiento: el caso de las incubadoras de la UAEMex." Acta Universitaria 23, no. 2 (April 30, 2013): 27–37. http://dx.doi.org/10.15174/au.2013.400.

Full text
Abstract:
Ante los rápidos cambios tecnológicos y en los mercados, la premisa principal ha sido incentivar la configuración de redes entre diversos agentes (individuos, empresas, univer­sidades, gobiernos) con la finalidad de intercambiar recursos tangibles (infraestructura) e intangibles (conocimiento). El objetivo de este artículo es proponer un marco metodológico a partir de la conjunción de los enfoques Análisis de Redes Sociales (ARS) y redes de cono­cimiento con el fin de estudiar las incubadoras de empresas como estructuras que permi­ten conformar redes e intercambiar conocimiento. Específicamente, este trabajo examina el caso de las doce incubadoras de empresas de la Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMex) y las relaciones que establecen entre ellas. Para obtener información al respecto fue necesario aplicar un cuestionario a los coordinadores de las mismas. Una con­clusión relevante es que la propuesta metodológica describe una manera alternativa para examinar las incubadoras de empresas desde el ámbito de redes y conocimiento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

FONSECA, SERGIO AZEVEDO. "INCUBADORAS COMO VETORES PARA A PROMOÇÃO DE TECNOLOGIAS LIMPAS EM EMPREENDIMENTOS DE PEQUENO PORTE: POSSIBILIDADES E LIMITES." RAM. Revista de Administração Mackenzie 16, no. 1 (February 2015): 188–212. http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712015/administracao.v16n1p188-212.

Full text
Abstract:
O artigo relata os resultados de um estudo que buscou refletir, com base em experiências reais, sobre oportunidades e desafios, possibilidades e limites, para a inserção de empreendimentos de pequeno porte – novos empreendimentos e micro e pequenas empresas – na lógica produtiva que passou a ser conhecida, sobretudo a partir da Conferência Rio 92, como economia verde. A busca pelas tecnologias limpas passou a ser o grande desafio e, ao mesmo tempo, grande oportunidade de negócios. As possibilidades se abriram para empresas de grande porte, capazes de mobilizar os recursos necessários a essa transição. Os limites se tornaram evidentes para as empresas de pequeno porte. Desnudam-se as evidências quanto à necessidade da mobilização de instrumentos, sobretudo de políticas públicas, capazes de oferecer suporte aos empreendimentos de pequeno porte para que possam superar seus limites. O foco do estudo foi precisamente neste ponto: na experiência de duas incubadoras, uma norte-americana e outra brasileira, especializadas no apoio a pequenos empreendimentos orientados a mercados de tecnologias limpas. Qualitativa no método e com propósito exploratório, a pesquisa foi delineada como estudo de casos múltiplos (apoiada em dois casos), tendo a pesquisa documental como estratégia de coleta de dados. Referenciada na literatura de gestão ambiental (com maior ênfase em pequenas empresas de tecnologias limpas) e de incubadoras de empresas (com maior ênfase na tipologia de incubadoras), a pesquisa revelou um grande distanciamento entre as realidades dos dois países, seja nos números de incubadoras inseridas no campo das tecnologias limpas, seja na mobilização de atores institucionais que atuam no apoio a essas incubadoras. Com base nos dois casos estudados, identificaram-se uma única afinidade estratégica e um conjunto de elementos dicotômicos, tanto no plano estratégico quanto no plano da gestão. Como base nessas constatações, são apontados, ao final, indicativos para que o movimento brasileiro de incubadoras de empresas venha a incorporar os componentes ambientais em suas estratégias e em seus sistemas de gestão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Paredes-Medina, Nelly, Sintia Peñaloza-Nuñez, and Pilar Rivera-Badillo. "Las incubadoras y semilleros de empresas: Un análisis de la realidad en la zona 3." Administración 3, no. 5 (May 5, 2020): 75–92. http://dx.doi.org/10.33386/593dp.2020.3.219.

Full text
Abstract:
La presente investigación tiene como objetivo analizar la realidad de las incubadoras/semilleros de empresas en la zona 3 del Ecuador que, según la Secretaria Nacional de planificación y desarrollo, comprende las provincias Cotopaxi, Chimborazo y Tungurahua. Mediante una investigación exploratoria y mixta se diseña el instrumento para recoger datos primarios en tres provincias, excluyendo del estudio a Pastaza debido a que no existen incubadoras. Luego de una revisión de registros oficiales y visitas de campo se determinó que la población de estudio se constituye de cinco incubadoras/semilleros, dos acreditados por la Secretaría de Educación Superior, Ciencia, Tecnología e Innovación – Senescyt; y tres no acreditados que operan como incubadoras privadas, a quienes se aplica la encuesta. Para el procesamiento de datos se utiliza la herramienta estadística Statistical Package for Social Sciences (SPSS) y el estadígrafo clúster jerárquico, a través del cual se analizó 5 bloques:1) datos sociodemográficos 2) características del emprendedor y de las incubadoras; 3) recursos de las incubadoras/semilleros; 4) requisitos para ofertar asesoría; y, 5) éxitos y fracasos de los emprendedores. Los resultados muestran que las incubadoras cuentan con un portafolio básico de servicios y requisitos previo al asesoramiento de los emprendimientos, realizan convenios con entidades públicas y privadas, además se identifica el nivel de instrucción y las características que poseen los asesores de estos centros. Por otra parte, se conoce el número de proyectos que han sido asesorados por estos centros y cuántos han logrado permanecer en el mercado. Finalmente, los resultados se representan gráficamente en un dendograma o árbol lógico, para identificar las similitudes de las incubadoras motivo de estudio, respecto las particularidades que tienen estos centros, los recursos, la experiencia y el ecosistema que ofrecen para fortalecer y consolidar los proyectos de sus usuarios emprendedores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Hernandes Scarabelli, Bruna, Rejane Sartori, and Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia. "O compartilhamento do conhecimento em incubadoras de empresas: o estado da arte a partir de uma análise bibliométrica." Informação & Informação 26, no. 1 (March 31, 2021): 264. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p264.

Full text
Abstract:
Introdução: O compartilhamento do conhecimento é considerado o mais importante processo da Gestão do Conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento de vantagens competitivas. Nas incubadoras de empresas não é diferente, pois as empresas incubadas carecem de recursos do conhecimento para seu desenvolvimento, que são possibilitados mediante ao compartilhamento do conhecimento. Objetivo: Evidenciar o estado da arte em publicações que relacionem o compartilhamento do conhecimento e incubadoras de empresas de base tecnológica. Metodologia: Utiliza-se o método Knowledge Development Process-Constructivist (Proknow-C) para realizar uma revisão sistemática da literatura, efetuada em setembro de 2019 nas bases de dados Emerald, Scopus e ScienceDirect, sem recorte temporal. Resultados: As publicações de estudos que tratam do compartilhamento do conhecimento em incubadoras de empresas são recentes e escassas. Conclusões: Partindo do objetivo geral do estudo, esse artigo busca evidenciar o estado da arte dos temas relacionados. Nesse sentido, foram selecionados nove estudos para compor o portfólio bibliográfico. A análise do conteúdo do portfólio encontrado apresenta-se como sugestão de estudo futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Barquette, Stael. "Fatores de localização de incubadoras e empreendimentos de alta tecnologia." Revista de Administração de Empresas 42, no. 3 (September 2002): 1–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902002000300010.

Full text
Abstract:
Este artigo examina, à luz das principais teorias da localização industrial, a problemática da localização de incubadoras tecnológicas e de empresas de alta tecnologia. Inicialmente, aborda pontos da Teoria Clássica da Localização e os principais avanços teóricos em relação às obras seminais, buscando identificar quais fatores são mais relevantes para impulsionar o surgimento e o desenvolvimento de empresas dos setores de tecnologia avançada. Em seguida, investiga a relação das incubadoras de empresas de base tecnológica no Brasil com o meio em que estão inseridas, tentando-se avaliar quais fatores locais são mais relevantes para impulsionar a criação e o desenvolvimento dessas iniciativas. Os dados apresentados resultam de pesquisa nacional, realizada com o universo disponível das incubadoras tecnológicas em operação no país, e refletem os pontos de vista dos gestores desses empreendimentos quanto aos aspectos locacionais dos negócios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Salles, José Antonio Arantes, and Luiz Orlando Iozzi. "Contribuições para a configuração de um sistema de medição de desempenho para incubadoras de empresas baseado no BSC." Exacta 8, no. 2 (November 19, 2010): 145–56. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v8i2.1994.

Full text
Abstract:
Incubadoras de empresas têm por finalidade propiciar uma forma mais eficiente e eficaz de sobreviver no mundo atual dos negócios. Em ambiente de negócios turbulento e dinâmico, as incubadoras devem ter reações rápidas, direcionando suas ações de forma a manter-se coerente com os seus objetivos estratégicos. Este artigo sugere a utilização de uma adaptação do Balanced Scorecard - BSC como ferramenta de medição e avaliação de desempenho das incubadoras, uma vez que tal ferramenta baseia-se na utilização de um conjunto de indicadores de desempenho, organizados e articulados logicamente, de forma a compatibilizar medidas que retratem a performance passada com o desempenho futuro, para atender a missão e os objetivos de longo prazo das incubadoras. A partir dessa conceituação é realizado um diagnóstico da gestão de incubadoras localizadas no estado de São Paulo, para o qual foram utilizados questionários e realizadas visitas. Considerando-se os questionários respondidos, notou-se que em maior ou menor número, existem indicadores que procuram dar sustentação ao processo de gestão dessas incubadoras, de acordo com as perspectivas do BSC. Porém, ficou evidenciado que em nenhum caso tais indicadores estão atrelados a um real e efetivo sistema de medição e avaliação de desempenho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Marcuzzo, Rafael, Julio Cezar Mairesse Siluk, Vinicius Jaques Gerhardt, Pedro Henrique Tascheto, and Mauricio Uriona Maldonado. "Mapeamento de incubadoras tecnológicas no Brasil." Revista Produção Online 19, no. 4 (December 16, 2019): 1441–69. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v19i4.3556.

Full text
Abstract:
Na atual era do conhecimento, permeada pelos avanços tecnológicos como inteligência artificial e big data, os mecanismos de desenvolvimento socioeconômico necessitam de informações estratégicas para se sustentarem. Isso porque as novas tecnologias têm criado e extinguido mercados e atividades econômicas com grande velocidade. Os empreendimentos intensivos em tecnologia, como as incubadoras de empresas de base tecnológica, representam bem o tema abordado, permeado por alto nível de inovação e com parcela significativa e ascendente na economia. Por isso, este estudo propõe o georreferenciamento desses empreendimentos no Brasil e a proposta de um sistema computacional para a disponibilização de informações precisas sobre a localização e principais características dessa atividade econômica. Fruto da identificação e localização dos empreendimentos, foi possível elencar 117 incubadoras e mais de mil empresas e discutir fatores associados as configurações encontradas. Dessa forma, a pesquisa contribui com tema estratégico para o desenvolvimento empresarial e de pesquisas relacionadas ao tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Quevedo Vázquez, Jorge Oswaldo, Lourdes Maribel Vásquez Labefre, and Manuel Rafael Quevedo Barros. "Análisis de las incubadoras de empresas en el Ecuador." Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía 4, no. 8 (July 1, 2019): 633. http://dx.doi.org/10.35381/r.k.v4i8.318.

Full text
Abstract:
Recibido: 10 de mayo del 2019Aprobado: 15 de junio del 2019La investigación tuvo por objetivo analizar las incubadoras de empresas en el Ecuador, mediante un análisis basado en gestión administrativa; desempeño de las incubadoras; gestión del talento humano; infraestructura; modelo de incubación; networking y gestión financiera. Metodológicamente se trabajó con una investigación de tipo descriptiva con un diseño de campo no experimental. Entre las principales conclusiones se tiene que desde la visión de emprendimiento desde las organizaciones de incubación, permite trabajar progresivamente en la consecución de una sociedad justa y equitativa donde todas las personas que poseen una idea de negocio, tengan la oportunidad de contar con el apoyo pertinente para ejecutar su plan y así focalizar la visión estratégica de crecimiento social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Noronha, Nayara Silva de, Thaís Cristine de Souza Santos, Cléber Carvalho de Castro, and Déborah Mara Siade Barbosa. "Estratégias de incubação para minimizar as incertezas da ação empreendedora." Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 8, no. 3 (September 30, 2014): 86. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v8i3.377.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo identificar as estratégias das incubadoras de empresas de base tecnológica para reduzir as incertezas institucionais e psicológicas que permeiam a ação empreendedora de suas incubadas, sob a perspectiva dos gestores das incubadoras. Assim, realizou-se um estudo empírico de casos múltiplos, qualitativo, com gestores de duas incubadoras, sendo uma localizada em Minas Gerais e a outra no estado de Goiás. Foram analisadas nove tipos de incertezas presentes no processo de incubação. Contudo, as incubadoras demonstram-se capazes de contribuir, de modo significativo, para minimizar a influência apenas das incertezas mercadológicas, financeiras e o excessivo desejo de mudança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Engelman, Raquel, and Edi Madalena Fracasso. "Contribuição das incubadoras tecnológicas na internacionalização das empresas incubadas." Revista de Administração 48, no. 1 (2013): 165–78. http://dx.doi.org/10.5700/rausp1080.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Amigo, Fernanda Vargas, and Socrates Jacobo Moquete Guzmán. "INCUBADORAS DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA COMO POLÍTICA DE FOMENTO À GERAÇÃO DE INOVAÇÃO E RIQUEZA NA MICRORREGIÃO ILHÉUS-ITABUNA." Cadernos de Prospecção 11 (June 30, 2018): 359. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i2.23185.

Full text
Abstract:
<p><span>As Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica, IEBT, são ambientes de inovação que estimulam a criação e protegem o desenvolvimento de novas empresas. A presente pesquisa, de tipo analítica e comparativa, observou municípios brasileiros que possuem incubadoras, EBTs e políticas e arranjos institucionais, com o intuito de identificar as oportunidades que têm Ilhéus e Itabuna para consolidar um sistema de IEBT. A microrregião de Ilhéus-Itabuna possui uma infraestrutura no campo da educação profissionalizante, superior e de pesquisa, constituída pela UESC, UFSB, IFBA, IFBaiano, CEPEDI e anunciadas instalações do Parque Tecnológico do Sul da Bahia e Centro de Tecnologia da FIEB. Além do mais, é apresentada a experiência da incubadora INETI. Várias iniciativas anunciadas pelos governos de Ilhéus e Itabuna estão sendo direcionadas para criação e consolidação desse perfil inovador e tecnológico. Porém, é necessário que isso apareça na estrutura oficial e no planejamento de ambos, o que não foi constatado por esta pesquisa.</span></p><p><strong> </strong></p><p><strong><span>Palavras-Chave</span></strong><span> Incubação, Empreendedorismo Tecnológico, Desenvolvimento Regional, Políticas Públicas</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography