To see the other types of publications on this topic, follow the link: Índices de similaridade.

Journal articles on the topic 'Índices de similaridade'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Índices de similaridade.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Araújo Neto, Alfredo Silveira, and Marcos Negreiros. "Avaliação da performance de índices de similaridade aplicados ao agrupamento de objetos textuais." Revista Brasileira de Computação Aplicada 9, no. 4 (2017): 43. http://dx.doi.org/10.5335/rbca.v9i4.7082.

Full text
Abstract:
A captura e o armazenamento de dados em formato digital têm permitido às organizações o acúmulo de um volume de informações extremamente elevado, constituído em maior proporção por dados em formato não estruturado, representados por textos. Neste contexto, as atividades de análise de agrupamentos ou classificação não supervisionada de objetos, se constituem como uma das técnicas de mineração de informações mais frequentemente empregadas no intuito de proporcionar a organização do volume progressivamente crescente de elementos textuais, por meio da disposição dos documentos em grupos de itens s
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Libano, Andrea Marilza, and Jeanine Maria Felfili. "Mudanças temporais na composição florística e na diversidade de um cerrado sensu stricto do Brasil Central em um período de 18 anos (1985-2003)." Acta Botanica Brasilica 20, no. 4 (2006): 927–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062006000400016.

Full text
Abstract:
Inventários contínuos foram conduzidos em intervalos de três anos em 19 parcelas permanentes de 1.000 m² localizadas na Fazenda Água Limpa (FAL) - DF. Três eventos de distúrbio por fogo ocorreram na área. Comparou-se a composição florística da comunidade entre os sete levantamentos realizados utilizando-se índices de similaridade de Sørensen, qualitativo, e de Morisita-Horn modificado, quantitativo. Foram registrados 69 espécies, 54 gêneros e 35 famílias. Os índices mostraram grande similaridade entre os inventários com pequenas mudanças na composição de espécies no período estudado. As mudanç
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

DARIVA, JEFERSON MATEUS, ADELICA APARECIDA XAVIER, MARCIA REGINA COSTA, REGINA CÁSSIA FERREIRA RIBEIRO, and TIAGO VIEIRA SOUSA. "VARIABILIDADE GENÉTICA DE ISOLADOS DE Fusarium solani e Fusarium oxysporum f. sp.passiflorae ASSOCIADOS AO MARACUJAZEIRO." Revista Brasileira de Fruticultura 37, no. 2 (2015): 377–86. http://dx.doi.org/10.1590/0100-2945-119/14.

Full text
Abstract:
Determinou-se a variabilidade genética de 37 isolados de Fusarium solani e 13 isolados de Fusarium oxysporum f. sp. passiflorae patogênicos ao maracujazeiro por meio do uso de marcadores ISSR e RAPD. Os isolados foram obtidos de maracujazeiros com sintomas de murcha, encontrados nas principais regiões produtoras do Norte Mineiro e no município de Sebastião Laranjeira – BA. Após obtenção de culturas monospóricas, os isolados tiveram seus DNAs extraídos e submetidos à reação de PCR. Foram selecionados nove primers ISSR e nove primersRAPD, e a análise de dados foi realizada, utilizando-se do coef
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sousa, Carla Samara Campelo de, Diego Armando Silva da Silva, Perseu da Silva Aparício, Wegliane Campelo da Silva, Evandro Ferreira da Silva, and Marcos Renato Dantas de Almeida. "DIVERSIDADE E SIMILARIDADE FLORÍSTICA EM ÁREAS SOB INFLUÊNCIA DE UMA USINA HIDRELÉTRICA NA AMAZÔNIA." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 11, no. 4 (2018): 1195. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2018v11n4p1195-1216.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi avaliar a diversidade e similaridade florística de espécies arbóreas em duas áreas sob influência de uma usina hidrelétrica na Amazônia, localizada entre os Estados do Amapá e Pará. Nessas áreas foram realizados inventários contínuos em 2 módulos amostrais em que cada um é composto de 5 parcelas permanentes de 20 x 250 metros (5.000 m²), equidistantes 1 quilômetro. Foram analisados os índices de diversidade de Shannon, Margalef e equabilidade de Pielou e para análise da similaridade florística foram utilizadas técnicas multivariadas de agrupamento. Foram encon
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gomide, Lucas Rezende, Jose Roberto Soares Scolforo, and Antônio Donizette de Oliveira. "Análise da diversidade e similaridade de fragmentos florestais nativos na bacia do rio São Francisco, em Minas Gerais." Ciência Florestal 16, no. 2 (2006): 127. http://dx.doi.org/10.5902/198050981894.

Full text
Abstract:
Os objetivos deste estudo foram: comparar e aplicar índices que quantifiquem a diversidade, a similaridade e equabilidade das áreas em estudo; identificar possíveis gradientes de diversidade e aplicar técnicas multivariadas para criar dedrogramas de similaridade. A área de estudo compreendeu vinte fragmentos pertencentes às áreas ripárias de preservação permanente na Bacia do Rio São Francisco-MG. Como resultados encontrados, segue que a diversidade dentro da bacia apresentou uma grande variação pelos índices de Shannon: 2,176 a 4,389; Simpson: 0,019 a 0,206; Quociente de mistura de Jentsch: 0
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Hoffmann, Ana Cecília, Mario L. Orsi, and Oscar A. Shibatta. "Diversidade de peixes do reservatório da UHE Escola Engenharia Mackenzie (Capivara), Rio Paranapanema, bacia do alto rio Paraná, Brasil, e a importância dos grandes tributários na sua manutenção." Iheringia. Série Zoologia 95, no. 3 (2005): 319–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0073-47212005000300012.

Full text
Abstract:
As espécies foram coletadas em quatro trechos ao longo de um gradiente formado pelo reservatório UHE Escola Engenharia Mackenzie (Capivara). A diversidade de espécies foi analisada pela constância, índice de Shannon-Wiener e similaridade da composição entre trechos através do coeficiente de Jaccard. O reservatório tem uma riqueza de peixes composta por 67 espécies incluídas em 5 ordens; 47% das espécies são constantes, 15 % são acessórias e 28% são acidentais. Os maiores índices de diversidade de Shannon-Wiener e similaridade de Jaccard foram obtidos em Cinzas e Tibagi, que são os trechos mais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carvalho, Fábio Martins Vilar de, Laerte G. Ferreira, Fabio C. Lobo, José Alexandre Felizola Diniz-Filho, and Luís Maurício Bini. "Padrões de autocorrelação espacial de índices de vegetação MODIS no bioma cerrado." Revista Árvore 32, no. 2 (2008): 279–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622008000200011.

Full text
Abstract:
Embora os índices de vegetação MODIS estejam sendo extensivamente investigados quanto ao seu potencial para o mapeamento e monitoramento biofísico do bioma Cerrado, em particular no que diz respeito à sazonalidade e fenologia da cobertura vegetal, pouco se sabe sobre o comportamento espacial desses índices em escalas regionais. Assim, neste estudo foram avaliados, à escala adotada em estudos de macroecologia (Resolução de 1º x 1º), os padrões de autocorrelação espacial do EVI (índice de vegetação realçado) e NDVI (índice de vegetação da diferença normalizada), utilizando-se índices I de Moran
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Menezes, Ivandilson Pessoa Pinto de, Lúcia Vieira Hoffmann, Milena Ferreira Alves, Camilo de Lelis Morello, and Paulo Augusto Vianna Barroso. "Distância genética entre linhagens avançadas de germoplasma de algodão com uso de marcadores de RAPD e microssatélites." Pesquisa Agropecuária Brasileira 43, no. 10 (2008): 1339–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2008001000012.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi selecionar coeficientes de similaridade para serem aplicados a conjuntos de genótipos de algodoeiro com baixa diversidade genética. Analisou-se um conjunto de 65 linhagens e 4 cultivares de algodão, com marcadores de RAPD e SSR, e estimou-se a similaridade genética de acordo com sete coeficientes de similaridade: Coincidência Simples, Rogers & Tanimoto, Ochiai, Hamman, Jaccard, Dice e Russel & Rao. A adequação dos coeficientes ao conjunto de genótipos foi verificada por correlação entre as matrizes de distância, índice de consenso entre os dendrogramas e o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sarmento, Hercules Gustavo dos Santos, José Maurício Campos Filho, Ignacio Aspiazú, Thiago Mendes Rodrigues, and Evander Alves Ferreira. "Levantamento fitossociológico de plantas daninhas em áreas de bananicultura no Vale do Rio Gorutuba, norte de Minas Gerais." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 9, no. 3 (2015): 308. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v9i3.2314.

Full text
Abstract:
O levantamento fitossociológico é muito importante para conhecer a comunidade infestante e, com isso, realizar de forma mais adequada o manejo das plantas daninhas. Objetiva-se com este trabalho identificar as principais espécies de plantas daninhas em áreas de bananicultura recém-implantadas e em produção na região do norte de Minas Gerais. Para caracterização e estudo fitossociológico da comunidade infestante, avaliaram-se duas áreas de banana-prata, ambas com 10 hectares, nas quais se utilizou o método do quadrado inventário, lançado aleatoriamente por meio de um caminhamento em ziguezague.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vargas, Thiago O., Elisabete P. Alves, Antonio CS Abboud, Marco AA Leal, and Margarida GF Carmo. "Diversidade genética em acessos de tomateiro heirloom." Horticultura Brasileira 33, no. 2 (2015): 174–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620150000200007.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a diversidade genética de acessos de tomates heirloom da coleção do Departamento de Fitotecnia da UFRRJ. A similaridade entre acessos foi determinada por meio de análise de componentes principais seguida de análise de agrupamento, utilizando como variáveis os descritores do IPGRI (International Plant Genetic Resources Institute). No período de maio a setembro de 2004 foram cultivados 22 acessos de tomate, sendo 10 acessos de tomateiro de frutos tipo cereja e 12 de frutos grandes, onde em cada grupo havia acessos heirloom assim como cultivares locais. Os da
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Souza, Chayane Cristina de, Angélica Dalla Rosa, Karine Souza, et al. "POTENCIAL REGENERATIVO DE UMA FLORESTA ECOTONAL NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI EM SANTA CATARINA." Ciência Florestal 28, no. 1 (2018): 345. http://dx.doi.org/10.5902/1980509831605.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar o potencial regenerativo do componente arbóreo em uma área ecotonal entre Floresta Ombrófila Mista e Estacional Decidual, na região do Alto Uruguai, Santa Catarina. Para isso, foi realizada a caracterização florístico-estrutural do componente arbóreo regenerante em diferentes classes de tamanho e verificada a similaridade florística entre as classes e o componente adulto. Foram consideradas três classes para o componente regenerante: Classe 1, plantas com altura entre 0,2 e 1 m, Classe 2, plantas maiores que 1 m e até 3 m, e Classe 3, plantas maiores que 3 m e com DAP <
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Lopes, Klayton Antonio do Lago, Marcelo De Sousa da Silva, Leandro Dos Santos Costa, et al. "Fitossociologia do banco de sementes de plantas daninhas em campo agrícola e vegetação de cerrado." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 4 (2020): 362–70. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.004.0029.

Full text
Abstract:
O conhecimento do banco de sementes e índices fitossociológicos de plantas daninhas pode antecipar informações sobre os efeitos das práticas de manejo agronômico e fornecer subsídios para recomposição da cobertura vegetal. Objetivou-se realizar a caracterização fitossociológica da comunidade infestante em campo agrícola e vegetação densa de cerrado, através da amostragem do banco de sementes. O experimento foi conduzido em vasos plásticos de 6,38 dm3, sob 25% de sombreamento. Para isso, fez-se a amostragem de 50 pontos em campo agrícola experimental e área com vegetação densa de cerrado. Reali
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Gonzaga, Anne Priscila Dias, José Roberto Rodrigues Pinto, Evandro Luiz Mendonça Machado, and Jeanine Maria Felfili. "Similaridade florística entre estratos da vegetação em quatro Florestas Estacionais Deciduais na bacia do Rio São Francisco." Rodriguésia 64, no. 1 (2013): 11–19. http://dx.doi.org/10.1590/s2175-78602013000100002.

Full text
Abstract:
Este estudo descreveu e comparou a similaridade florística de três estratos de quatro fragmentos de Floresta Estacional Decidual. Os fragmentos estudados estão distribuídos na Bacia do São Francisco, três em Minas Gerais e um na Bahia. A amostragem da vegetação seguiu o protocolo da Rede de Parcelas Permanentes nos biomas Cerrado e Pantanal para os estratos arbóreo, de arvoretas e juvenil. Foram contabilizadas a riqueza de espécies e famílias em cada área e estrato. A similaridade entre os estratos de cada área foi obtida por diagramas de Venn e índices de Jaccard e Czekanowski, já para a anál
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Kafer, Daiane de Sena, Ioni Gonçalves Colares, and Sonia Marisa Hefler. "Composição florística e fitossociologia de macrófitas aquáticas em um banhado continental em Rio Grande, RS, Brasil." Rodriguésia 62, no. 4 (2011): 835–46. http://dx.doi.org/10.1590/s2175-78602011000400011.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho teve como objetivo realizar estudo florístico e fitossociológico de macrófitas aquáticas em um banhado continental. Foram distribuídas, sistematicamente, 100 parcelas de 1 m2 (intervalos de 1 m), em 10 transectos (20 m), no Banhado 25. Mensalmente, durante um ano, as plantas foram observadas in situ, coletadas, identificadas e classificadas quanto ao hábito e forma biológica. Para cada espécie registrada foram calculadas cobertura e frequência absoluta e relativa, e o índice de valor de importância (IVI). Foi analisada a similaridade da composição florística (índice de Sor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Silva, Régis Barroso, Lívia Arruda Castro, Sylvia Rejane Magalhães Domingos, and Vera Maria Rodrigues Ponte. "NÍVEL DE DISCLOSURE E FORMA DE APRESENTAÇÃO DAS NOTAS EXPLICATIVAS: UM ESTUDO À LUZ DA OCPC 07." Contabilidade Vista & Revista 31, no. 3 (2020): 74–96. http://dx.doi.org/10.22561/cvr.v31i2.5354.

Full text
Abstract:
Este estudo investigou a relação entre o nível de disclosure e a forma de apresentação das notas explicativas nas companhias brasileiras, considerando as recomendações contidas na OCPC 07. O disclosure foi calculado por meio de dois índices propostos por Santos, Ponte e Mapurunga (2014) e posteriormente replicados nos estudos de Silva (2017) e Umbelino, Ponte, Silvia e Lima (2019). A forma de apresentação das notas explicativas foi analisada com base no tamanho, na legibilidade e na similaridade dos documentos. Ademais, a pesquisa adotou o lançamento da OCPC 07 como marco comparativo entre o p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Felfili, Jeanini Maria, Manoel Cláudio da Silva Jr, Alba Valéria Rezende, et al. "Análise comparativa da florística e fitossociologia da vegetação arbórea do cerrado sensu stricto na Chapada Pratinha, DF - Brasil." Acta Botanica Brasilica 6, no. 2 (1992): 27–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33061992000200003.

Full text
Abstract:
Foram selecionadas seis áreas de estudo, Estação Ecológica de Aguas Emendadas-DF, Parque Nacional de Brasília-DF, APA Gama-Cabeça do Veado-DF, Silvânia-GO, Paracatu-MG e Patrocínio-MG na Chapada Pratinha (15-20º S e 46-49º W), três delas em unidades de conservação e três fora delas. Em cada área foram amostradas 10 parcelas de 1000 m² (20x50m). Todas as árvores a partir de 5 cm de diâmetro na base do tronco foram medidas e identificadas. A florística e a fitossociologia de cada área foi analisada e estas foram comparadas entre si pelos índices de similaridade de Sørense e de Morisita. No total
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Yanaka, Fabiana Yuriko, Miguel Dall'Agnol, Maria Teresa Schifino-Wittmann, Paula Menna Barreto Dias, and Klecius Ellera Gomes. "Variabilidade genética em populações naturais de Bromus auleticus Trin. ex Nees (Poaceae) com base em isoenzimas e marcadores RAPD." Revista Brasileira de Zootecnia 34, no. 6 (2005): 1897–904. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982005000600013.

Full text
Abstract:
Bromus auleticus é uma espécie perene, nativa do estado do Rio Grande do Sul, que tem demonstrado adaptabilidade, potencial para produção de forragem de qualidade e alta diversidade morfológica. Neste trabalho, foram analisados padrões de bandas de sistemas enzimáticos e de marcadores RAPD, com o objetivo de determinar a variabilidade genética em 16 acessos de Bromus auleticus do Rio Grande do Sul. A variabilidade foi avaliada pelo índice de similaridade de Jaccard, utilizando-se o método UPGMA nas análises de agrupamento. Os índices de similaridade variaram de 0,0 a 0, 50 com base em isoenzim
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Lima, Anna Karoliny Oliveira, Maria Do Socorro Bezerra de Araújo, Núbia De Fátima Alves dos Santos, et al. "COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E FITOSSOCIOLOGIA DE PLANTAS ESPONTÂNEAS EM PASTAGENS DO GÊNERO BRACHIARIA (Syn. Urochloa) NO NORDESTE PARAENSE." Revista Agroecossistemas 9, no. 2 (2018): 339. http://dx.doi.org/10.18542/ragros.v9i2.4993.

Full text
Abstract:
RESUMO: O sucesso de programas de manejo de plantas espontâneas depende do conhecimento das características biológicas e ecológicas das mesmas. Desta forma esta pesquisa tem como objetivo caracterizar a composição florística e fitossociologia em populações de plantas espontâneas em ecossistemas de pastagens cultivadas a mais de dez anos, no município de Ipixuna do Pará, Nordeste Paraense, considerando-se três espécies de gramíneas (Brachiaria (Syn. Urochloa) humidicola, Brachiaria (Syn. Urochloa) brizantha cv. Marandu e Brachiaria (Syn. Urochloa) decumbens cv. Basilisk). Os estudos foram condu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Ferreira Júnior, Elbert Viana, Thelma Shirlen Soares, Marcus Filipe Fernandes da Costa, and Versides Sebastião Moraes e Silva. "Composição, diversidade e similaridade florística de uma floresta tropical semidecídua submontana em Marcelândia - MT." Acta Amazonica 38, no. 4 (2008): 673–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672008000400010.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar a composição, diversidade e similaridade florística de uma área de floresta estacional semidecidual localizada no município de Marcelândia-MT, em área de tensão ecológica, na região de contato floresta ombrófila/floresta estacional. Foram amostrados 4008 indivíduos, pertencentes a 33 famílias e 92 espécies, em 74 parcelas de 10 m x 250 m. As famílias que apresentaram maior valor percentual de árvores foram: Lauraceae (15,99%), Melastomataceae (12,97%), Sapotaceae (12,50%), Fabaceae - Mimosoideae (9,91%), Burseraceae (9,13%) e Moraceae (7,29%). Os valores obt
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bauer, Maristela de Oliveira, José Alberto Gomide, Eldo Antônio Monteiro da Silva, Adair José Regazzi, and José Franklim Chichorro. "Análise micro-histológica da composição botânica de misturas preestabelecidas, submetidas ao processo de digestão in vitro." Revista Brasileira de Zootecnia 34, no. 6 (2005): 1851–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982005000600008.

Full text
Abstract:
A composição botânica de misturas preestabelecidas de seis espécies forrageiras foi estimada após diferentes tempos de digestão in vitro e comparadas com a composição real. Três misturas de seis espécies, com participações conhecidas, foram constituídas nos períodos chuvoso e seco e examinadas pela técnica micro-histológica. O período de amostragem interferiu na estimativa de apenas uma das misturas. Apesar das diferenças estatísticas entre a composição real das misturas e suas estimativas, nos períodos, seus índices de similaridade foram superiores a 85%. O tempo de digestão influenciou nas e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Meira, Messulan Rodrigues, Luiz Henrique Tolentino Santos, Quirlian Queite Araújo Anjos, Brenda Emilly Ferreira Santos, Leonardo De Sousa Guimarães, and Carlos Bernard Moreno Cerqueira Silva. "Caracterização molecular de Prosopis juliflora (Sw.) DC. por meio de marcadores moleculares e índices de similaridade genética." Biotemas 33, no. 1 (2020): 1–9. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2020.e70282.

Full text
Abstract:
Algaroba, Prosopis juliflora (Sx.) DC., é uma espécie arbórea adaptada no Brasil com valor alimentício animal e ambiental para reflorestamento. Porém pouco se sabe sobre sua diversidade genético-molecular. Portanto objetivou-se estudar diferentes índices de similaridade a partir de caracterizações genéticas da algaroba obtidas por meio dos marcadores ISSR e RGA em indivíduos naturalizados no sudoeste da Bahia. Folhas jovens de 36 indivíduos foram coletadas no município de Itapetinga, Bahia. O DNA foi extraído pelo método SDS 10% e quantificado pela razão de absorbância A260/A230 e A 260/A280 n
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Abreu, Narjara Lopes de, Luiz Menini Neto, and Tatiana Ungaretti Paleo Konno. "Orchidaceae das Serras Negra e do Funil, Rio Preto, Minas Gerais, e similaridade florística entre formações campestres e florestais do Brasil." Acta Botanica Brasilica 25, no. 1 (2011): 58–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062011000100009.

Full text
Abstract:
Neste estudo, foi realizado o levantamento das Orchidaceae das Serras Negra e do Funil (SN/SF), Zona da Mata de Minas Gerais, e uma análise da similaridade florística dessa família entre 29 áreas campestres e florestais do Brasil. Para tal análise, utilizou-se o algoritmo UPGMA, coeficiente de SØrensen, e 5.000 replicações de bootstrap. A análise de agrupamento revelou baixos índices de similaridade, exceto para os grupos Serra Negra + Parque Estadual do Ibitipoca e Parque Estadual da Ilha do Cardoso + Estação Ecológica Juréia-Itatins. Os resultados sugerem que a região das SN/SF represente um
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Mühlen, Gilda Santos, Paulo Sodero Martins, and Akihiko Ando. "Variabilidade genética de etnovariedades de mandioca, avaliada por marcadores de DNA." Scientia Agricola 57, no. 2 (2000): 319–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90162000000200020.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi quantificar a variabilidade genética de etnovariedades ("folk varieties") de mandioca e examinar a distribuição desta variabilidade entre grupos de etnovariedades de diferentes locais de origem e tipos. Foram escolhidas 54 etnovariedades de mandioca originárias de quatro regiões brasileiras: 45 etnovariedades da Amazônia (23 do Rio Negro, 6 do Rio Branco e 16 do Rio Solimões) e 9 do litoral sul do Estado de São Paulo. A variedade moderna Mantiqueira<A HREF="#1not">¹</A>, de ampla distribuição mundial, também foi incluída. Destas, 38 variedades eram man
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

De Oliveira Pio, Ivana, Joana D'arc Bardella Castro, and Ana Beatriz Lobo Moreira. "Estudo comparativo de indicadores sociodemográficos, econômicos e ambientais de quatro municípios do Cerrado Goiano." Revista de Economia do Centro-Oeste 6, no. 2 (2021): 22–41. http://dx.doi.org/10.5216/reoeste.v6i2.64435.

Full text
Abstract:
Crescimento econômico e preservação ambiental são desafios atuais. Este estudo buscou analisar e correlacionar indicadores socioeconômicos e ambientais em quatro cidades do cerrado goiano: Caldas Novas, Jataí, Pirenópolis e Silvânia. Foi realizada pesquisa histórica, social, econômica e ambiental. Existe similaridade demográfica entre Caldas Novas e Jataí, Pirenópolis e Silvânia. Jataí possui os melhores indicadores socioeconômicos, porém, alto desmatamento. Silvânia apresenta os melhores indicadores educacionais. A maior população empregada com Ensino Médio completo reside em Caldas Novas. Pi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Vinhote, Eirie Gentil, Filipe Campos de Freitas, Celso Paulo de Azevedo, and Cintia Rodrigues de Souza. "Diversidade e similaridade de espécies da regeneração natural pós-exploração em floresta sob manejo comercial na Amazônia Central." Ciência Florestal 30, no. 4 (2020): 1116–29. http://dx.doi.org/10.5902/1980509841881.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar os impactos de médio prazo do manejo florestal na regeneração natural em floresta na Amazônia Central. O estudo foi conduzido na área de manejo da empresa Mil Madeiras Preciosas (Amazonas, Brasil). Foram utilizados inventários contínuos realizados em 41 parcelas permanentes distribuídas em três Unidades de Produção Anual (UPA), denominadas UPAs B, C e D, exploradas em 1996, 1997 e 1998, respectivamente. Em todas as unidades foram realizados inventários antes da exploração e nos anos de 2001 e 2014; para a UPA B houve um inventário adicional no ano de 1998. O
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Kuva, M. A., R. A. Pitelli, T. P. Salgado, and P. L. C. A. Alves. "Fitossociologia de comunidades de plantas daninhas em agroecossistema cana-crua." Planta Daninha 25, no. 3 (2007): 501–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582007000300009.

Full text
Abstract:
Objetivou-se neste trabalho estudar a fitossociologia de comunidades de plantas daninhas de canaviais colhidos no sistema mecanizado, sem queima prévia da palha, e a similaridade entre talhões quanto à composição de espécies. Os levantamentos foram realizados em 28 talhões comerciais na região de Ribeirão Preto-SP. Em cada talhão foram demarcadas áreas de coleta e avaliação, na proporção de duas por hectare, mantidas sem controle, e que serviram de local para as amostragens de plantas daninhas. As amostragens foram feitas com quadrados vazados (0,5 x 0,5 m), lançados aleatoriamente duas vezes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Vieira, Renato Luis, and Rubens Onofre Nodari. "Diversidade genética de cultivares de alho avaliada por marcadores RAPD." Ciência Rural 37, no. 1 (2007): 51–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782007000100009.

Full text
Abstract:
A variabilidade genética de genótipos de alho mantidos em Bancos de Germoplasma tem sido bastante investigada com marcadores morfológicos e bioquímicos; porém, as informações obtidas com esses marcadores têm sido consideradas inadequadas, devido ao pequeno número de marcadores disponíveis e a pequena porção genômica acessada, respectivamente. No Brasil, os conhecimentos atuais existentes sobre a diversidade genética do alho (Allium sativum L., 2n=2x=16) são resultantes de trabalhos realizados a partir de análise de características morfológicas e isoenzimas, relativamente pouco eficientes na de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Gris, Darlene, and Lívia Godinho Temponi. "SIMILARIDADE FLORÍSTICA ENTRE TRECHOS DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL DO CORREDOR DE BIODIVERSIDADE SANTA MARIA - PR." Ciência Florestal 27, no. 3 (2017): 1069. http://dx.doi.org/10.5902/1980509828682.

Full text
Abstract:
Os Corredores de Biodiversidade têm a função de manter e restabelecer a conectividade entre fragmentos florestais remanescentes. O Corredor de Biodiversidade Santa Maria - PR visa conectar o Parque Nacional do Iguaçu à mata ciliar do reservatório de Itaipu, através da implantação de áreas de reflorestamento entre fragmentos remanescentes de Floresta Estacional Semidecidual. Este trabalho objetivou avaliar a diversidade de espécies arbóreas e a similaridade florística entre áreas de florestas nativas secundárias e de reflorestamentos em diferentes idades. Compararam-se a densidade, a diversidad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Januário, Aline Bispo Santos, Otávio Peres Filho, Alberto Dorval, Marcelo Dias Souza, and Marcelo Muniz Silva. "ANÁLISE FAUNÍSTICA DE LEPIDÓPTEROS EM COMUNIDADES NATURAIS NO MUNICÍPIO DE COTRIGUAÇU-MT, BRASIL." BRAZILIAN JOURNAL OF AGRICULTURE - Revista de Agricultura 88, no. 2 (2013): 121. http://dx.doi.org/10.37856/bja.v88i2.72.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo desenvolver estudos faunísticos de lepidópteros em três ambientes florestais: floresta nativa, mata ripária e área de Capoeira no município de Cotriguaçu, MT. Foram instaladas três armadilhas luminosas em cada ambiente. O período de levantamento ocorreu de julho de 2007 a junho de 2008. Foram determinados os índices faunísticos de dominância, frequência, constância e abundância. A diversidade foi calculada pelo índice de Shannon-Wiener (H’) e a similaridade dos ambientes foi determinada através da análise de Cluster. Coletou-se um total de 1.558 indivíduos, dis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Andonios Spyridakis Pereira, Mariana, and Tatiane Ferreira Vilarinho. "Análise da similaridade em textos acadêmicos e sua relação quanto ao uso da NBR 10520." Revista Brasileira de Estudos de Segurança Pública 12, no. 1 (2019): 1–11. http://dx.doi.org/10.29377/rebesp.v12i1.373.

Full text
Abstract:
Este artigo pode verificar se a norma de citação NBR 10520 está ligada a prática de plágio em trabalhos acadêmicos. Assim, foram analisados trabalhos com altos índices de similaridade com outras fontes, indicados pelo software de verificação de originalidade Turnitin. Buscou-se apresentar a importância da normalização na construção de um trabalho acadêmico original, apontando-a como aliada no desenvolvimento do aluno durante a sua formação acadêmica. A partir da análise, foi possível perceber que os problemas apontados estão em sua maioria relacionados a falta de uso ou com a aplicação falha d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Meira-Neto, João Augusto Alves, and Fernando Roberto Martins. "Composição florística de uma floresta estacional semidecidual montana no município de Viçosa-MG." Revista Árvore 26, no. 4 (2002): 437–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622002000400006.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi investigar a composição florística arbórea da Mata da Silvicultura (20º45'S e 42º55'W), município de Viçosa, Zona da Mata de Minas Gerais, com o intuito de avaliar sua similaridade com outras florestas. Para comparação florística foi utilizada a análise de agrupamentos pelo método de médias aritméticas não-ponderadas (UPGMA), a partir dos índices binários de similaridade de Sørensen entre as florestas comparadas. Foram relacionadas 154 espécies de 47 famílias botânicas para a Mata da Silvicultura. Esta mata mostrou-se mais similar às florestas semideciduais de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

CANAL, Nelson A. D., Roberto A. ZUCCHI, Neliton M. SILVA, and Sinvai SILVEIRA NETO. "ANÁLISE FAUNÍSTICA DOS PARASITÓIDES (HYMENOPTERA, BRACONIDAE) DE Anastrepha spp. (DIPTERA, TEPHRITIDAE) EM MANAUS E IRANDUBA, ESTADO DO AMAZONAS." Acta Amazonica 25, no. 3-4 (1995): 235–45. http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921995253246.

Full text
Abstract:
Foram coletados 2 630 parasìtóides de Anastrephaspp., pertencentes a cinco espécies de Braconidae, em quatro locais de dois municípios do Estado do Amazonas. Optussp. foi a espécie predominante no estudo, ocorrendo com maior freqüência na área urbana de Manaus. Doryctobracon areolatus(Szépligeti, 1911) foi a espécie predominante nas áreas rurais. As comunidades foram delimitadas e caracterizadas através de índices faunísticos. As comunidades apresentaram quocientes de similaridade entre 82 e 100%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Adegas, F. S., M. F. Oliveira, O. V. Vieira, C. E. C. Prete, D. L. P. Gazziero, and E. Voll. "Levantamento fitossociológico de plantas daninhas na cultura do girassol." Planta Daninha 28, no. 4 (2010): 705–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582010000400002.

Full text
Abstract:
O levantamento fitossociológico da comunidade de plantas daninhas na cultura do girassol foi realizado em duas épocas distintas: no desenvolvimento inicial da cultura (entre 20 e 40 dias após a semeadura) e na pré-colheita do girassol. As espécies de plantas daninhas foram identificadas e quantificadas pelo método do quadrado inventário (1,0 x 1,0 m), com amostragem de 12 m² por área. Os levantamentos foram realizados em 54 propriedades de seis municípios da região do cerrado e em 38 propriedades de oito municípios da região dos pampas, que são as duas principais regiões produtoras brasileiras
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Barcellos Júnior, Lucas Heringer, Gustavo Antônio Mendes Pereira, Nayara Pereira Capobiango, Daniel Valadão Silva, Renan Rodrigues Braga, and Evander Alves Ferreira. "Fitossociologia de plantas daninhas em cultivos de feijão sobre diferentes manejos de herbicidas." Revista Brasileira de Herbicidas 15, no. 3 (2016): 221. http://dx.doi.org/10.7824/rbh.v15i3.479.

Full text
Abstract:
O conhecimento das alterações na comunidade infestante provocado pelo manejo de plantas daninhas é importante para definição de estratégias eficientes para o controle destas. Realizou-se um experimento de campo para avaliar os efeitos do uso de herbicidas em diferentes alturas de barra na dinâmica de plantas daninhas e produtividade do feijoeiro. Adotou-se arranjo fatorial em esquema 3x4+1, constituído pela combinação de três herbicidas (fomesafen, fluazifop-p-butil e sua mistura) e quatro alturas de barras do pulverizador (0,20; 0,30; 0,40 e 0,50 m) e mais a testemunha sem capina. Aos 30 dias
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Azevedo, Cecília Oliveira de, Milena do Carmo Santos, and Lucas C. Marinho. "Orchidaceae no município de Vitória da Conquista, Bahia: lista de espécies e similaridade florística entre áreas da Bahia e Minas Gerais." Paubrasilia 4 (July 21, 2021): e0065. http://dx.doi.org/10.33447/paubrasilia.2021.e0065.

Full text
Abstract:
Aqui, apresentamos o levantamento das Orchidaceae de Vitória da Conquista, Brasil, e uma análise da similaridade florística entre dez áreas da Bahia e Minas Gerais. Foram encontradas no município 44 espécies de orquídeas, sendo duas novas ocorrências para o Nordeste brasileiro, Acianthera panduripetala e Specklinia hymenantha, além de uma nova ocorrência para o estado da Bahia, Pabstiella seriata. Foram conduzidas análises utilizando o algoritmo UPGMA, coeficiente de Jaccard e Dice, e análise de correspondência. A análise de agrupamento revelou baixos índices de similaridade, exceto para Serra
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Kaufmann, Vander, and Adilson Pinheiro. "Relações entre diversidade íctia e fatores hidrodinâmicos de um riacho na bacia do rio Uruguai." Biota Neotropica 9, no. 1 (2009): 47–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032009000100006.

Full text
Abstract:
Fatores físicos, químicos e ambientais em um curso de água podem influenciar a estrutura e a diversidade das espécies da biota aquática. Entre os fatores físicos têm-se as condições hidrodinâmicas. Variações do escoamento resultam em dinâmicas complexas das populações e comunidades de peixes. Este trabalho tem por objetivo avaliar as correlações entre as variáveis hidrodinâmicas no Arroio Fortaleza, afluente do rio Uruguai, e a diversidade das espécies. A metodologia compreendeu a coleta de dados hidrodinâmicos (profundidade média da coluna de água, velocidade média do escoamento e vazão escoa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Avanzi, Osmar, Elcio Landim, Robert Meves, Maria Fernanda Silber Caffaro, and Marcos Vaz de Lima. "Fratura na coluna vertebral por mieloma múltiplo: correlação entre sobrevida e índices de Tomita e Tokuhashi." Coluna/Columna 8, no. 1 (2009): 73–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-18512009000100014.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: o mieloma múltiplo (MM) é a neoplasia óssea primária mais freqüente na coluna vertebral. Em razão da grande morbi-mortalidade destas lesões, discute-se qual o melhor tratamento nestes pacientes. Na prática, observamos similaridade das opções de tratamento entre os pacientes portadores de metástases ósseas e MM. Os índices de sobrevida de Tomita e Tokuhashi são utilizados com o intuito de auxiliar na escolha do tratamento nos portadores de metástases. Faltam estudos sobre a aplicabilidade destes índices em pacientes portadores de MM. Neste trabalho vamos avaliar a aplicabilidade dos í
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Tomaz, Francisco Linco de Souza, Ana Paula Moura da Silva, Linda Brenna Ribeiro Araújo, Jonas Cunha Neto, and Cândida Hermínia Campos de Magalhães Bertini. "COEFICIENTES DE SIMILARIDADE PARA AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA EM PINHÃO-MANSO POR MARCADORES ISSR." Nativa 8, no. 4 (2020): 456–63. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v8i4.9685.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este trabalho, avaliar a eficiência da utilização de diferentes coeficientes de similaridade na estimação da diversidade genética de Jatropha curcas L. utilizando marcadores moleculares ISSR. O DNA genômico foi extraído a partir de folhas jovens de 43 acessos de pinhão-manso. Matrizes de dissimilaridade genética foram obtidas a partir dos coeficientes Baroni, Coincidência Simples, Hamann, Índice II, Índice III, Jaccard, Nei e Li, Ochiai I, Ochiai II, Rogers e Tanimoto e Sokal e Sneath. Os dendrogramas foram construídos utilizando o método UPGMA e comparados mediante os parâmet
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Gomes, Fernando, and Leonardo Loyolla Coelho. "Taxonomia tipomórfica." Revista de Morfologia Urbana 7, no. 2 (2019): e00118. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v7i2.118.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo demonstrar um método matemático e algorítmico para estudar a cidade sob as premissas da complexidade, identificando padrões morfológicos por meio da taxonomia numérica, que, de maneira análoga na biologia, é usado para classificar espécies por suas similaridades, definindo grupos e relações hierárquicas. O estudo usa como recorte, para aplicação metodológica, o distrito da Vila Mariana na cidade de São Paulo, que tem mais de 1/3 de sua área destinada a Eixos de Estruturação e Transformação Urbana (EETU). Os resultados preliminares da classificação, na escala do lot
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Fonseca, Mônica Souza da, and Manoel Cláudio da Silva Júnior. "Fitossociologia e similaridade florística entre trechos de Cerrado sentido restrito em interflúvio e em vale no Jardim Botânico de Brasília, DF." Acta Botanica Brasilica 18, no. 1 (2004): 19–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062004000100003.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo verificar a composição florística, densidade e área basal do componente lenhoso do cerrado sentido restrito em duas situações num gradiente topográfico, designadas interflúvio (I) e vale (V), no Jardim Botânico de Brasília, DF. Foram alocadas em cada área 10 parcelas permanentes de 20x50m para amostragem de todos os indivíduos com diâmetro basal DB(30cm)> 5cm. A classificação por UPGMA (Índices de Sørensen e Morisita) foi usada para a avaliação da similaridade entre parcelas. A análise da fitossociologia mostrou que as espécies mais importantes no interflúvio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Bertoncello, Valdecir, Claudia Maria Cabral Moro, Flávio Bortolozzi, and Ludhiana Ethel Kendrick Silva Bertoncello. "Similaridades entre semiologias na metodologia da aprendizagem baseada em problemas." Revista Brasileira de Educação Médica 34, no. 3 (2010): 469–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022010000300018.

Full text
Abstract:
O Programa de Aprendizagem de Ginecologia e Obstetrícia da PUC-PR adota a aprendizagem baseada em problemas como metodologia de aprendizagem. Neste programa, são executados diversos casos clínicos que compõem seu conteúdo. Para cada caso clínico, os professores definem uma semiologia principal e as respectivas semiologias secundárias, a fim de definir o conjunto de ações ou procedimentos que os alunos devem executar. Visando à inserção das tecnologias da informação e comunicação no aprendizado dos alunos, foi desenvolvido um sistema que permite obter, passo a passo, as ações e procedimentos ex
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Montes, Joyce. "Fauna de Culicidae da Serra da Cantareira, São Paulo, Brasil." Revista de Saúde Pública 39, no. 4 (2005): 578–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102005000400010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Comparar a fauna de culicídeos nos ambientes de mata, ecótono e peridomicílio quanto ao número de espécies e de indivíduos, estimativas de diversidade, riqueza, heterogeneidade e similaridade. Determinou-se ainda as espécies dominantes e as relações entre dominância específica e fatores climáticos. MÉTODOS: Foram conduzidas no Parque Ecológico da Cantareira coletas quinzenais com armadilhas luminosas tipo CDC-CO2, dispostas em cinco ambientes ecologicamente diferentes, de fevereiro de 2001 a janeiro de 2002. As análises foram feitas utilizando o índice de Diversidade de Margalef e o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Spósito, Tereza Cristina, and João Renato Stehmann. "Heterogeneidade florística e estrutural de remanescentes florestais da Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (APA Sul-RMBH), Minas Gerais, Brasil." Acta Botanica Brasilica 20, no. 2 (2006): 347–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062006000200010.

Full text
Abstract:
A APA Sul-RMBH foi criada para compatibilizar a atividade econômica e a conservação do seu patrimônio natural, que abrange áreas de Floresta Estacional Semidecidual, Cerrado e Campo. O objetivo deste estudo foi caracterizar as comunidades arbóreas de alguns remanescentes florestais da APA quanto à estrutura, composição e similaridade florística. Foram estudadas oito áreas florestais distantes até 60 km entre si. Em cada área, foram amostrados 30 pontos quadrantes, tomando-se as medidas de circunferência e altura das árvores (> 15 cm de circunferência). No total, foram identificados 55 famíl
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Crispim, Diêgo Lima, Lindemberg Lima Fernandes, David Figueiredo Ferreira Filho, and Bruna Roberta Pereira Lira. "Comparação de métodos de agrupamentos hierárquicos aglomerativos em indicadores de sustentabilidade em municípios do estado do Pará." Research, Society and Development 9, no. 2 (2020): e60922067. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2067.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo comparar o desempenho dos métodos de agrupamento hierárquico aglomerativo utilizando um conjunto de dados composto por diversos indicadores de sustentabilidade referentes aos municípios do estado do Pará. Assim como, definir a quantidade de agrupamentos iniciais a serem constituídos pela utilização dos índices de validade. Para seleção dos indicadores, foi feito um check-list de estudos científicos de abrangência nacional, regional e local que abordam a temática da sustentabilidade. Posteriormente, foi realizado a padronização dos indicadores, devido às unidades
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Sothe, Camile, Veraldo Liesenberg, Cláudia Maria de Almeida, and Marcos Benedito Schimalski. "ABORDAGENS PARA CLASSIFICAÇÃO DO ESTÁDIO SUCESSIONAL DA VEGETAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DE SÃO JOAQUIM EMPREGANDO IMAGENS LANDSAT-8 E RAPIDEYE." Boletim de Ciências Geodésicas 23, no. 3 (2017): 389–404. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702017000300026.

Full text
Abstract:
Resumo: A classificação remota dos diferentes estádios sucessionais da vegetação ainda constitui um desafio devido à similaridade espectral destas classes. Este artigo tem o objetivo de avaliar o desempenho de imagens Landsat-8 e RapidEye para a classificação do estádio sucessional da vegetação em um fragmento de Floresta Ombrófila Mista, localizado no Parque Nacional de São Joaquim- SC. Para isto, três grupos de variáveis gerados a partir de cada imagem foram avaliados, sendo: (1) composto somente pelas bandas espectrais puras; (2) composto pelas métricas texturais GLCM geradas a partir das b
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Giácomo, Rômulo Guimarães, Marcos Gervasio Pereira, Daniel Costa de Carvalho, Victor Satiro de Medeiros, and Tatiana Dias Gaui. "Florística e Fitossociologia em Áreas de Cerradão e Mata Mesofítica na Estação Ecológica de Pirapitinga, MG." Floresta e Ambiente 22, no. 3 (2015): 287–98. http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.067913.

Full text
Abstract:
RESUMOO objetivo deste trabalho foi avaliar a florística e a fitossociologia das espécies presentes em áreas de cerradão e mata mesofítica na Estação Ecológica de Pirapitinga, MG. Para o levantamento da florística e da fitossociologia, foram marcadas 108 parcelas de 100 m2 cada, amostrando-se todos os indivíduos com circunferência à altura do solo (CAS) ≥ 16 cm. Foram calculadas a frequência, densidade, dominância, os valores de importância e de cobertura, índices de Shannon e Pielou e similaridade florística através do índice de Sorensen. Nas duas áreas de estudo, foi amostrado um total de 1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Husch, Patricia Elizabeth, Julianne Milléo, Daniel Sedorko, Ricardo Antonio Ayub, and Domingos Sávio Nunes. "Caracterização da fauna de moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) na região de Ponta Grossa, Paraná, Brasil." Ciência Rural 42, no. 10 (2012): 1833–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782012001000018.

Full text
Abstract:
Apesar do incentivo e do investimento na produção de frutas no estado do Paraná, pouca informação está disponível sobre as moscas-das-frutas, uma das principais pragas da fruticultura. O presente trabalho teve os objetivos de registrar pela primeira vez a fauna de tefritídeos, na região de Ponta Grossa, e caracterizar a sua comunidade por meio de diferentes índices faunísticos. Adultos de tefritídeos foram coletados por meio de frascos caça-moscas com atrativos alimentares em quatro pomares de agosto a dezembro de 2009. Foi coletado um total de 2.428 tefritídeos distribuídos em sete espécies:
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Santos, Ronize da Silva, and Márlia Coelho-Ferreira. "Estudo etnobotânico de Mauritia flexuosa L. f. (Arecaceae) em comunidades ribeirinhas do Município de Abaetetuba, Pará, Brasil." Acta Amazonica 42, no. 1 (2012): 1–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672012000100001.

Full text
Abstract:
Dada a relevância cultural e econômica do miriti (Mauritia flexuosa L.f.) em Abaetetuba-PA, principalmente na confecção de produtos artesanais, este trabalho teve como objetivo registrar informações a respeito do uso dado à folha desta palmeira pelas comunidades ribeirinhas de Sirituba, Tauerá, Acaraqui e Arapapuzinho, do referido município. Estas foram selecionadas durante oficina de mapeamento participativo, realizado pelo "Projeto Miriti", executado pelo Centro Internacional de Pesquisa Florestal (CIFOR). Os informantes (n=45) foram amostrados de forma probabilística, através da amostra por
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Peiró, Douglas F., Hugo H. Saulino, Guilherme Rossi Gorni, Juliano José Corbi, Adrie Pool Vante, and Gabriele Amaral. "Insetos Aquáticos Associados a Macrófitas Submersas com Diferentes Complexidades Morfológicas." Revista Brasileira Multidisciplinar 16, no. 1 (2013): 133. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2013.v16i1.51.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi analisar a diversidade e a estrutura da comunidade de insetos aquáticos associadas à macrófitas aquáticas submersas com diferentes complexidades morfológicas com relação às estruturas foliares. As coletas ocorreram em períodos seco e chuvoso, no Ribeirão das Anhumas, Américo Brasiliense/SP. Foram analisadas quatro espécies de macrófitas submersas: Vallisneria sp., Eleocharis sp., Egeria najas e Ottelia sp. A entomofauna coletada foi identificada até o nível de família, com exceção de Chironomidae, identificada até nível de tribo. A estrutura da comunidade foi analis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Quina, Robson Rodrigues, Rômulo Montan Costa, Fabio de Oliveira Sanches, Francisco Carlos Moreira Gomes, and Ricardo Tavares Zaidan. "Comparação de produtos altimétricos dos sensores Palsar/Alos e Lidar, a partir do modelo Sinmap." Research, Society and Development 9, no. 12 (2020): e27391211149. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11149.

Full text
Abstract:
O estudo tem como principal objetivo analisar e mensurar a distribuição de Índices de Estabilidade a Escorregamentos, a partir da aplicação do modelo SINMAP, mediante o uso de dois produtos altimétricos: um proveniente do sensor PALSAR/ALOS e outro originado do sensor LIDAR, em uma mesma área de estudo. Buscou-se avaliar se o produto do sensor PALSAR, apresenta uma resposta satisfatória e aceitável para a aplicação em modelos de predição de escorregamentos, em localidades que não possuam base de dados, carentes de informações. Foi constatado que apesar do produto PALSAR, não apresentar a mesma
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!