Academic literature on the topic 'Índices espectrais; Parâmetros biofísicos; Imagens de Satélite'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Índices espectrais; Parâmetros biofísicos; Imagens de Satélite.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Índices espectrais; Parâmetros biofísicos; Imagens de Satélite"

1

Ramirez, Gláucia M., and Jurandir Zullo Júnior. "Estimativa de parâmetros biofísicos de plantios de café a partir de imagens orbitais de alta resolução espacial." Engenharia Agrícola 30, no. 3 (2010): 468–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000300011.

Full text
Abstract:
O uso de recursos de sensoriamento remoto orbital constitui um grande avanço no levantamento de dados sobre a cafeicultura, sobretudo por seu caráter temporal e baixo custo. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi avaliar a utilização da imagem do satélite QUICKBIRD na determinação de parâmetros biofísicos importantes para a cultura cafeeira. Foram utilizados 25 talhões com plantios de café localizados entre os municípios de Ribeirão Corrente, Franca e Cristais Paulista (SP). Os parâmetros biofísicos utilizados foram os espaçamentos entre linhas e plantas, altura, IAF, diâmetro da copa, porcentagem de cobertura vegetal, rugosidade, variedade e biomassa. Foram utilizados valores de refletância real das bandas espectrais do satélite QUICKBIRD e os índices de vegetação NDVI, GVI, SAVI e RVI. A partir desses dados, foram feitas análises de regressão linear e não linear para a geração dos modelos de estimativa. A utilização de modelos de regressão baseados em equações não lineares mostrou-se mais adequado para determinar os parâmetros IAF e a porcentagem de biomassa, importantes como indicativos da produtividade da cultura cafeeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

LEITE, Antônio Celso de Sousa, Ulisses Alencar BEZERRA, and Leidjane Maria Maciel de OLIVEIRA. "Comportamento do Albedo e NDVI no Núcleo de Desertificação de Gilbués – Piauí (Brasil), usando imagens do Satélite Landsat." Revista Brasileira de Meio Ambiente 7, no. 2 Edição Especial – VI SIMGEAPI (2019): 019–28. https://doi.org/10.5281/zenodo.3524791.

Full text
Abstract:
Nesta pesquisa foram realizadas as análises multitemporal do NDVI e Albedo para as imagens datadas em 16/06/1994 e 12/06/2010 na área do Núcleo de Desertificação de Gilbués – PI, utilizando dados do sensor Thematic Mapper (TM), objetivando através da utilização do índice e parâmetros aplicados, analisar o comportamento da cobertura da superfície em relação as ocorrências da desertificação. De um modo geral, ao comparar as imagens investigadas, na cena utilizada que corresponde a data 12/06/2010 o NDVI teve uma redução em relação a vegetação verde, e um aumento nas áreas de solo exposto, em que o Albedo registrou um aumento, evidenciando a existência de superfícies desprovidas de vegetação, o que favorece a alta refletividade nas áreas modificadas, aonde isso pode estar associado a causas naturais e/ou antrópicas no uso e ocupação do solo.     
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guilherme, Adriano Pereira, Andréa Baima dos Santos Mota, Deniz dos Santos Mota, Nadja Gomes Machado, and Marcelo Sacardi Biudes. "USO DE ÍNDICE DE VEGETAÇÃO PARA CARACTERIZAR A MUDANÇA NO USO DO SOLO EM COARI-AM." Sociedade & Natureza 28, no. 2 (2016): 301–10. http://dx.doi.org/10.1590/1982-451320160209.

Full text
Abstract:
RESUMO: O município de Coari apresentou transformação significativa no uso e ocupação do solo nas últimas décadas, parte causada provavelmente pela atividade de prospecção e exploração de óleo e gás natural, e parte devido ao aumento populacional do município. Os índices de vegetação possibilitam a caracterização e quantificação de parâmetros biofísicos da superfície, pois reduzem a dimensão das informações multiespectrais fornecidas pelos satélites. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi estudar a mudança do uso e ocupação do solo no município de Coari-AM por meio do índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI) calculado a partir de imagens Landsat 5 TM em 1986 e 2009. Foram utilizadas duas imagens obtidas pelo satélite Landsat 5 TM, compostas de sete bandas espectrais e disponibilizadas no site do Instituto de Pesquisas Espaciais - INPE. A classificação quanto ao uso e ocupação do solo foi realizada a partir do NDVI obtido da imagem Landsat 5 TM e definidas quatro classes: área urbana ou solo exposto, floresta densa, clareiras e água. Os resultados obtidos possibilitaram visualizar as mudanças no uso e ocupação do solo da região de Coari. Houve um aumento de solo exposto/área urbana e diminuição da área de floresta densa, demostrando o avanço da atividade antrópica sobre a região nas duas últimas décadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cordão, Mailson Araujo, Renata Richelle Santos Diniz, Hugo Orlando Carvallo Guerra, Carlos Wagner Oliveira, and Cris Lainy Maciel Santos. "MONITORAMENTO DO POMAR DE COQUEIRO IRRIGADO POR PARÂMETROS BIOFÍSICOS DETERMINADOS POR IMAGEM DE LANDSAT 8." Nativa 11, no. 2 (2023): 233–40. http://dx.doi.org/10.31413/nat.v11i2.15415.

Full text
Abstract:
O uso de imagem de satélite é uma ferramenta que ao longo dos últimos anos vem contribuindo para o manejo em áreas agrícolas. Nesse contexto, objetivou-se determinar e monitorar a dinâmica dos parâmetros biofísicos no pomar de coqueiro irrigado no semiárido brasileiro, utilizando técnicas de sensoriamento remoto com uso de imagens orbitais do LANDSAT 8. Avaliando os parâmetros biofísicos; albedo, NDVI, IAF, e Ts. O Processamento foi realizado pelo algoritmo METRIC. Todas as estimativas dos parâmetros biofísicos foram avaliadas utilizando estatística descritiva por meio das principais medidas de posição e dispersão, e o coeficiente de correlação de Pearson. A determinação do albedo, dos índices de área foliar e da temperatura de superfície a partir de imagem de satélite do Landsat 8, permitiram detectar a influência do manejo, da sazonalidade e as cargas das correlações entre os parâmetros biofísicos na cultura do coqueiro. Sendo uma técnica promissora no gerenciamento de área agrícola, reduzindo custo e tempo, auxiliando na tomada de decisões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

De Andrade Silva, Geovane, and Carolyne Wanessa Lins de Andrade Farias. "Análise espaço-temporal da vegetação no semiárido do Nordeste brasileiro utilizando parâmetros biofísicos." Revista Semiárido De Visu 9, no. 3 (2021): 195–203. http://dx.doi.org/10.31416/rsdv.v9i3.232.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho consiste em realizar uma análise espaço-temporal da vegetação em um município do semiárido do Nordeste brasileiro por meio de índices biofísicos, utilizando técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto. O estudo foi realizado na cidade de Parnamirim – PE. Os índices biofísicos utilizados foram o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) e o Índice de Umidade por Diferença Normalizada (NDWI), gerados a partir da análise de imagens orbitais do satélite Landsat 8, referentes aos anos de 2015 e 2019, para o período chuvoso, e 2016 e 2020, considerando o período seco da região. Conclui-se que o período chuvoso de 2019 apresentou maior exuberância da vegetação e maior presença de água no ambiente, quando comparado ao ano de 2015. No período seco, verificou-se que 2020 foi caracterizado por maiores densidades de vegetação e presença de água em relação ao ano de 2016.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Landson Carlos da, Jhon Lennon Bezerra da Silva, Geber Barbosa de Albuquerque Moura, et al. "Índices biofísicos e o saldo de radiação à superfície via sensoriamento remoto no semiárido pernambucano." Journal of Environmental Analysis and Progress 6, no. 1 (2021): 012–23. http://dx.doi.org/10.24221/jeap.6.1.2021.2876.012-023.

Full text
Abstract:
O semiárido pernambucano vem sofrendo com diversos processos de degradação ambiental, devido ao avanço das atividades agrícolas, além da atenuante seca que assola o semiárido brasileiro e o bioma Caatinga. O uso do geoprocessamento diante das técnicas de sensoriamento remoto se destaca pela alta aplicabilidade no monitoramento ambiental, na estimativa de parâmetros biofísicos do balanço de radiação da superfície terrestre. Assim, objetivou-se monitorar e investigar as mudanças ambientais através da modelagem espaço-temporal via sensoriamento remoto com o uso de imagens de satélite, referentes à área de estudo, o município de Arcoverde, localizado no sertão de Pernambuco, semiárido brasileiro. O estudo foi desenvolvido por meio de seis imagens do satélite Landsat, entre o período de 2008 e 2017. Através das imagens foram processados mapas temáticos da superfície, mediante o algoritmo SEBAL (Surface Energy Balance Algorithms for Land), que determinou parâmetros biofísicos como albedo e temperatura da superfície, e saldo de radiação. Os resultados destacaram que os maiores valores do albedo foram verificados em anos climaticamente secos (14/11/2015 e 29/09/2016), com valores médios de 0,22 e 0,20, respectivamente. O dia 14/11/2015 também apresentou o maior valor médio da temperatura, de 47°C, épocas que o saldo de radiação foi menor. O dia 13/11/2009 (ano chuvoso) apresentou o maior valor médio do saldo, de 800 W m-2, tendo maior energia disponível a ser repartida pelos processos do balanço de energia. O aumento do albedo e temperatura da superfície e diminuição do saldo de radiação destacaram mudanças nos usos do solo da região semiárida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marchetti, D. A., and G. J. Garcia. "Mapeamento de solos através do caráter espectral, da rede de drenagem e da vegetação." Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 47, no. 1 (1990): 193–220. http://dx.doi.org/10.1590/s0071-12761990000100012.

Full text
Abstract:
O presente trabalho reuniu três metodologias conhecidas para o estudo de solos, todas associadas às técnicas de sensoriamento remoto. Para uma mesma área, os solos foram relacionados aos seus parâmetros espectrais obtidos digitalmente de imagens de satélite; os índices de drenagem da área foram também relacionados aos respectivos solos; a conhecida relação entre tipos de cerrado e respectivos solos suporte foi também estudada. Para cada situação foi preparado um mapa de solos, que se aproximava do mapa já existente. Quando as informações de tais mapas foram agregadas em um único mapa, a aproximação com o mapa de controle foi altamente satisfatória evidenciando a aplicabilidade da metodologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Balieiro Ribeiro, Rayssa, Roberto Filgueiras, Maria Camila Alves Ramos, and Cristina Rodrigues Nascimento. "ANÁLISE TEMPORAL DAS VARIAÇÕES DE PARÂMETROS BIOFÍSICOS DA CANA-DE-AÇÚCAR EM JAÍBA-MG." Nativa 3, no. 3 (2015): 150–55. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v3i3.2274.

Full text
Abstract:
A cana-de-açúcar possui grande expressividade na atividade agrícola do país, o que torna importante investir em pesquisas que visem ao monitoramento de suas áreas cultivadas, de forma a buscar facilidades em seu manejo. Surgem neste contexto, os produtos advindos das técnicas de sensoriamento remoto, como os índices de vegetação, que permitem a aquisição de informações de extensas áreas em curto período de tempo. Desse modo, o objetivo do presente trabalho foi obter albedo, IAF, NDVI e SAVI, para diferentes estádios fenológicos da cana-de-açúcar irrigada por pivô central, e analisá-los em escala temporal. Para tal, foram utilizadas imagens captadas pelo satélite LANDSAT-5/TM, órbita/ponto 218/71, correspondentes a área do município de Jaíba/MG. Primeiramente, foi feito contato com a empresa Sada-Bio-Energia, responsável pelo fornecimento de dados para a pesquisa. No processamento, as imagens adquiridas passaram por georreferenciamento, correção atmosférica, calibração radiométrica, e então foram geradas as imagens índices e albedo. Seguiu-se com a seleção dos pivôs de interesse e extração dos dados para as datas disponíveis. Os resultados mostraram que as imagens índices tenderam a decrescer os valores na fase de maturação, enquanto o albedo aumentou com o ciclo da cultura, demonstrando eficiência na caracterização do comportamento do ciclo. Palavras-chave: índices de vegetação, monitoramento da cana-de-açúcar, estádio fenológico, sensoriamento remoto. TEMPORAL ANALYSIS OF BIOPHYSICALS PARAMETERS CHANGESOF SUGAR CANE IN JAÍBA-MG ABSTRACT The sugar cane has great expressiveness in agricultural activity in the country, which makes it important to invest in research aimed at monitoring their cultivated areas in order to seek facilities in their management. In this context, the products arising from remote sensing techniques, such as the vegetation indexes, which allow information acquisition of large areas in a short time period. Thus, the objective of this study was to obtain albedo, LAI, NDVI and SAVI, at different growth stages of sugar cane irrigated by center pivot, and analyze them in time scale. We used images captured by Landsat-5 satellite / TM, orbit / point 218/71, corresponding area in the city of Jaíba / MG. First, we contacted the Sada-Bio-Energy company, responsible for providing data. In processing, acquired images have gone through georeferencing, atmospheric correction and radiometric calibration, and then the index and albedo images were generated. Followed by the selection of the interest centers and extract the values to available data dates. The results showed that the images index values tended to decrease during the maturation phase, while the albedo increased with the growing cycle, showing efficiency characteristics of the cycle behavior.Keywords: vegetation indexes, sugar cane monitoring, phenological stage, remote sensing. DOI: http://dx.doi.org/10.14583/2318-7670.v03n03a01
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

SILVA, SUZY CRISTINA PEDROZA DA, and GUSTAVO MACEDO DE MELLO BAPTISTA. "ANÁLISES ESPECTRAIS DA VEGETAÇÃO COM DADOS HYPERION E SUA RELAÇÃO COM A CONCENTRAÇÃO E O FLUXO DE CO2 EM DIFERENTES AMBIENTES NA AMAZÔNIA BRASILEIRA." Boletim de Ciências Geodésicas 21, no. 2 (2015): 354–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702015000200020.

Full text
Abstract:
A modelagem espectral é uma das ferramentas importantes para a determinação de estimativa de parâmetros biofísicos de um local. Correlacionar a concentração e o fluxo de dióxido de carbono, por meio de medições indiretas é um grande avanço na área das geociências. A metodologia desenvolvida para o sequestro florestal de carbono CO2flux, CO2fluxEVI e CO2fluxEVI2, a partir do sensor Hyperion envolveu ambientes naturais e antrópicos, tornando-o eficaz quando associada à variabilidade de ecótipos existentes na Amazônia Brasileira. Resultados desse estudo apontaram que os índices NDVI, EVI e EVI2 podem compor a estrutura do índice de sequestro florestal de carbono, CO2flux. Entretanto, fez-se necessário avaliar a potencialidade e comparação dos índices em relação à detecção do sequestro florestal de carbono, associado as medições diretas de CO2 nas torres micrometeorológicas. Após o processamento das imagens hiperespectrais e análises estatísticas dos índices sugeridos pôde-se inferir que o CO2flux com a utilização do NDVI tem melhor ajustamento, quando associado aos dados de concentração de CO2 (ppm) medidos no topo das torres, e com os dados de fluxo (mol.m-2.s-1), uma vez que as correlações possuem similaridades e são estatisticamente significativos com os dados do sensor Hyperion.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Francisco, Cristiane Nunes, and Nina Cardoso Gruber. "ÍNDICES DE VEGETAÇÃO OBTIDOS DE IMAGENS MULTIESPECTRAIS APLICADOS NA DISCRIMINAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL EM RELEVO MONTANHOSO / VEGETATION RATES OBTAINED FROM MULTISPECTRIC IMAGES APPLIED IN THE DISCRIMINATION OF VEGETABLE COVERAGE IN MOUNTAIN RELIEF." Geo UERJ, no. 32 (June 18, 2018): e16931. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2018.16931.

Full text
Abstract:
Os índices de vegetação são utilizados para investigar as propriedades espectrais da vegetação e podem ser relacionados a parâmetros biofísicos. Também podem ser utilizados para minimizar os efeitos de iluminação causados pela topografia na resposta espectral, o que dificulta a discriminação da fisionomia da vegetação. Para avaliar a eficiência dos índices de vegetação na discriminação da cobertura vegetal em áreas montanhosas, foram calculados dois índices de imagens multiespectrais do LANDSAT8/OLI que cobrem o Maciço da Tijuca, situado na área central da cidade do Rio de Janeiro. Os resultados revelaram que ambos índices (IVDN e RS) foram eficientes para separar os corpos d'água e discriminar as classes de vegetação e não-vegetação. Contudo, a área urbana, sombra e rocha ficaram misturadas, enquanto não foi possível classificar a fisionomia da vegetação devido ao efeito da iluminação nos índices de vegetação. A floresta localizada nas encostas sul, que recebia menor iluminação no momento de coleta dos dados pelo sensor orbital, apresentou índices similares à vegetação herbácea e, desta forma, não foi possível separá-las. Enquanto a floresta localizada nas vertentes norte e oeste, que recebiam menos iluminação solar, apresentaram os maiores índices e não confundiu com outras classes de cobertura da terra. Conclui-se que os índices de vegetação (IVDN e RS) não foram eficientes na minimização dos efeitos topográficos na discriminação da fisionomia da vegetação. Por outro lado, os índices mostraram-se eficientes para demonstrar que as bacias hidrográficas situadas em áreas protegidas apresentaram índices mais elevados do que as bacias localizadas próximas às áreas urbanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Índices espectrais; Parâmetros biofísicos; Imagens de Satélite"

1

Leivas, Janice Freitas, Antônio Heriberto de Castro Teixeira teixeira, Celina Maki Takemura, et al. "INDICADORES AGROMETEOROLÓGICOS DISPONIBILIZADOS PARA PRODUTORES RURAIS DO OESTE DA BAHIA." In Agricultura Familiar, Empreendedorismo e Inovação: tópicos atuais em pesquisa. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240416329.

Full text
Abstract:
Objetivo: O objetivo deste estudo é disponibilizar informações sobre o desenvolvimento do aplicativo (app) MonitoraOeste, desenvolvido pela Embrapa Territorial, para produtores do oeste da Bahia. Métodos: A metodologia utilizada foi o algoritmo SAFER (Simple Algorithm For Evapotranspiration Retrieving) para obtenção de indicadores agrometeorológicos espectrais. Para a aplicação do modelo são necessários dados de estações meteorológicas, disponibilizados pelo INMET, e imagens do satélite MODIS, com resolução espacial de 250m e temporal de 16 dias. Resultados: Nesse aplicativo, são disponibilizadas informações sobre a dinâmica da vegetação natural e das culturas irrigadas ao longo do ciclo da cultura, como Evapotranspiração (ET), biomassa (BIO), produtividade da água (PA) e NDVI (Normalized Difference Vegetation Index), visando acompanhar a dinâmica da vegetação natural e culturas irrigadas ao longo do ciclo agrícola, e disponibilizar essas informações de maneira rápida e prática aos produtores do oeste da Bahia, através de aplicativo mobile (app) , disponibilizado em sistema Android e IOS. Conclusão: Conclui-se que a metodologia aplicada constitui uma ferramenta eficaz no monitoramento das culturas agrícolas, utilizando imagens de satélite e dados de estações meteorológicas. O modelo SAFER mostrou-se eficaz para estimar parâmetros biofísicos como evapotranspiração e produção de biomassa em áreas irrigadas no oeste da Bahia, diferenciando as fases e o vigor das culturas de acordo com as características espectrais observadas na aplicação do modelo agrometeorológico espectral. Os resultados deste estudo podem auxiliar no monitoramento das culturas, auxiliando na tomada de decisões sobre o vigor das culturas (soja, milho e algodão e outros).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!