To see the other types of publications on this topic, follow the link: Industria Da Mineracao.

Journal articles on the topic 'Industria Da Mineracao'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Industria Da Mineracao.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Da Silva, Cassiano Emílio, and José Margarida Da Silva. "Utilidade de vestíveis tecnológicos na mineração." Brazilian Journal of Development 8, no. 12 (December 13, 2022): 78789–809. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n12-129.

Full text
Abstract:
Os vestíveis tecnológicos estão sendo implementados em muitos domínios como em monitoramento da saúde, práticas esportivas, na vida cotidiana e também na indústria. As novas proposições de organização e planejamento da industrial estão ficando mais complexas e integradas de tal forma que já se evidencia o limiar de uma nova revolução industrial, denominada Industria 4.0. A mineração também está em consonância com o progresso e implantação dessas novas tecnologias. A diversidade de dispositivos vestíveis como óculos virtuais, pulseiras, capacetes e outros dispositivos de formas e tamanhos variados quando dotados de tecnologia permitem alcançar novos patamares de interação homem-máquina e processos produtivos. Este estudo mostra como os vestíveis tecnológicos podem ser usados no contexto da mineração onde o monitoramento fisiológico mostra-se uma oportunidade interessante de melhoria da segurança de trabalho especialmente para área e ventilação subterrânea, que se for combinado com a localização que pode auxiliar na tomada de decisão. Foi buscada uma ampla literatura para entender os dispositivos computacionais vestíveis em desenvolvimento. A pesquisa indica que os vestíveis tecnológicos já estão em desenvolvimento para o setor mineral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Raquel Olimpia Peláez Ocampo, and Luis Enrique Sánchez. "Indicadores da Qualidade do Substrato para Monitoramento de Áreas de Mineração Revegetadas." Floresta e Ambiente 22, no. 2 (June 2015): 153–63. http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.072714.

Full text
Abstract:
Um procedimento para monitoramento e obtenção de indicadores para avaliação da recuperação ambiental de áreas mineradas foi desenvolvido e testado. Quatro bacias de disposição de rejeitos de mineração de areia industrial revegetadas em épocas distintas constituíram uma cronossequência de 14 anos que possibilitou a observação das mudanças das características físicas e químicas do substrato e o estabelecimento de relações com parâmetros de crescimento da vegetação. Uma análise de covariâncias multivariada entre os indicadores identificou a densidade de solo, teores de matéria orgânica e fósforo e pH como os mais apropriados para avaliar a qualidade do substrato e para atuarem como indicadores de resultados de ações de recuperação das bacias estudadas. Esse procedimento mostrou-se um instrumento de fácil aplicação para o acompanhamento da evolução da recuperação ambiental e para a obtenção de parâmetros quantitativos que facilitem a avaliação dos resultados das ações de recuperação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Borges Júnior, Meubles, Jaime Wilson Vargas de Mello, Carlos Ernesto G. R. Schaefer, Tânia Mara Dussin, and Walter Antônio Pereira Abrahão. "Valores de referência local e avaliação da contaminação por zinco em solos adjacentes a áreas mineradas no município de Vazante-MG." Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, spe (December 2008): 2883–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000700036.

Full text
Abstract:
A contaminação dos solos por metais pesados é um problema atual que requer abordagem adequada, tendo em vista as necessidades da sociedade moderna. Em áreas de mineração, a avaliação da contaminação de solos constitui ferramenta importante para o gerenciamento de áreas degradadas. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estabelecer valores de referência local (VRL) para Zn em solos adjacentes a áreas mineradas no município de Vazante-MG, tendo em vista avaliar a contaminação ambiental. Foram coletadas amostras de perfis de solos remanescentes em área mineralizada, a jusante e montante dessa, nas profundidades de 0-2, 2-5, 5-10, 10-20, 20-50, 50-100 e 100-150 cm. Foram determinados os teores totais de Zn, bem como as formas disponíveis (Mehlich-3 e DTPA). Optou-se por determinar o VRL a partir da média ponderada dos teores de Zn nas camadas de 0 - 20 cm dos perfis a montante. De posse desse valor, calcularam-se o fator de contaminação (FC) e o índice de geoacumulação (IGeo) para cada perfil. O VRL obtido para Zn foi de 1.262 mg kg-1, que é muito alto em relação aos padrões de qualidade, sugerindo monitoramento e restrição ao uso agrícola e residencial dos solos na área. Não obstante, esse valor é inferior aos valores de intervenção (VI´s) para as áreas industriais adotados no Estado de São Paulo, EUA e Canadá. Os solos das áreas mineralizadas apresentaram maiores valores para o fator de contaminação, com destaque para o perfil 5 localizado na área mineralizada em exploração (área minerada). De acordo com o IGeo, os perfis de solo a jusante foram classificados como não poluídos a moderadamente poluídos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Marcos Pedro da, and Cleonice Rocha. "Caracterização da mineração aurífera em Faina, Goiás, em um contexto ambiental histórico e atual." Ambiente & Sociedade 11, no. 2 (2008): 373–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x2008000200011.

Full text
Abstract:
Faz-se, por meio de uma abordagem ambiental histórico-dialética, a caracterização dos processos auríferos desenvolvidos no município de Faina, Goiás. São analisadas três atividades: mineração escrava, mineração de dragagem e mineração industrial. Evidenciou-se que a exploração por dragagem tem um maior poder impactante. Sobretudo, a mineração aurífera em Faina contribuiu para a história ambiental local e para o resgate dessa no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gama, C. Dinis. "Uso pós-mineração do espaço subterrâneo para armazenamento de resíduos." Geotecnia, no. 64 (February 20, 1992): 19–28. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_64_2.

Full text
Abstract:
Até à última década, admitia-se que o crescimento económico estava limitado pela escassez dos recursos da Terra. Hoje começa-se a compreender que a verdadeira limitação é a capacidade do ambiente para absorver os subprodutos e resíduos da actividade industrial. Na procura de soluções válidas para o problema do armazenamento de resíduos (urbanos, industriais, tóxicos e radioactivos) deve ser dada a devida importância às minas, quer as que se encontram em operação quer as abandonadas, por um conjunto de vantagens que apresentam. Os métodos geomecânicos para a estabilidade a longo prazo e para a estanquidade dessas escavações são discutidos, assim como várias opções para a sua exploração com vista à possibilidade de armazenarem resíduos. Propõem-se critérios de projecto de minas subterrâneas que no futuro recebam resíduos tóxicos através de novos processos que podem beneficiar economicamente a indústria mineira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Candia, Renan Collantes, Wildor Theodoro Hennies, Wilson Iramina, and Juan Francisco Soto Elguera. "Análise de acidentes fatais na mineração: o caso da mineração no Peru." Rem: Revista Escola de Minas 62, no. 4 (December 2009): 517–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672009000400016.

Full text
Abstract:
A mineração é uma das atividades industriais que oferecem maior risco; embora nos últimos anos tenham-se percebido reduções na taxa de lesões e acidentes, o seu número e grau de severidade ainda são elevados. As causas fundamentais para as altas taxas de acidentes podem ser atribuídas às condições inseguras e os atos inseguros; nesse cenário, a identificação de problemas de segurança visando à proposta de soluções efetivas para gerenciar riscos faz-se necessária. Por outro lado, a dependência de países em desenvolvimento por indústrias primárias como a mineração é evidente. Na economia peruana, aproximadamente, 16 % do PIB e mais de 50 % das exportações referem-se a esta indústria, destacando sua posição competitiva na mineração mundial. Esse artigo analisa os acidentes fatais na mineração peruana, desde o ano 2000 até maio de 2008. A fonte de informação primária foi o registro de acidentes, disponibilizado pelo Ministério de Energia e Minas do Peru; identificando-se vários tipos de acidentes com destaque para aqueles provocados por queda de rochas em minas subterrâneas. A maioria das vitimas são trabalhadores de empresas terceirizadas prestadoras de serviços especializados. Os resultados mostram que a mineração subterrânea tem maiores riscos do que a de superfície.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nunes, João Paulo Avelãs. "Arqueologia industrial e museologia da mineração do volfrâmio. Uma abordagem introdutória." Gestão e Desenvolvimento, no. 8 (January 1, 1999): 233–56. http://dx.doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.1999.677.

Full text
Abstract:
Depois de explicitar o que se entende pelas noções de "arqueologia industrial" e de "nova museologia", procura demonstrar-se a relevância de ambas enquanto áreas de conhecimento e tecnologias culturais. Caracteriza-se, em seguida, de forma sumária, o universo português da mineração do volfrâmio e defende-se a importância de assegurar a preservação, estudo, revivenciação e análise crítica daquela realidade social global. Propõem-se, para o efeito, diversas estratégias conjugadas: salvaguarda de documentação escrita não-impressa, gráfica e material, recolha de testemunhos orais; criação de estruturas museológicas e dinamização do turismo cultural; recuperação ambiental e revitalização/diversificação económica das zanas mineiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Espósito, Terezinha de Jesus, and Anderson Pires Duarte. "Classificação de barragens de contenção de rejeitos de mineração e de resíduos industriais em relação a fatores de risco." Rem: Revista Escola de Minas 63, no. 2 (June 2010): 393–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672010000200026.

Full text
Abstract:
Recentes acidentes envolvendo barragens de contenção de rejeitos de mineração e de resíduos industriais vêm despertando a atenção para essas estruturas, que crescem com o aumento da produção industrial. Em Minas Gerais, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) realiza cadastro e classificação dessas barragens através da metodologia de Potencial de Dano Ambiental. De acordo com essa classificação as barragens devem se submeter, periodicamente, a novas auditorias técnicas de segurança, com prazos de um, dois ou três anos. Em parceria com a FEAM, foram aplicados dados de 124 barragens de contenção de rejeitos de mineração e de resíduos industriais em um modelo de avaliação de potencial de risco, a princípio, desenvolvido para barragens convencionais. O modelo, que considera os fatores Periculosidade, Vulnerabilidade e Importância Estratégica, se apresenta como uma ferramenta adicional para subsidiar a tomada de decisões, permitindo focar atenção naquelas barragens que apresentarem situação mais crítica quanto ao potencial de risco e de dano ambiental. Os resultados mostraram que nenhuma barragem apresentou potencial de risco Muito Alto/Emergência. No entanto, 30% das barragens apresentaram potencial de risco Médio/Alerta, o que revela a necessidade de priorizar a atenção e a intervenção nessas estruturas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Loyola, Rosinelle Castelo Branco Ramos, Ana Paula Scalia Carneiro, Andréa Maria Silveira, Poliana de Freitas La Rocca, Marcela Souza Nascimento, and Ricardo Hernani de Almeida Chaves. "Efeitos respiratórios da exposição ao talco industrial em ex-trabalhadores de mineração." Revista de Saúde Pública 44, no. 3 (June 2010): 541–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102010005000017.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar efeitos respiratórios tardios da inalação ocupacional de talco contaminado por asbesto. MÉTODOS: Análise de série de casos de 29 ex-trabalhadores de mineração de talco contaminado com asbestos provenientes de Carandaí, MG, atendidos no Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador de Minas Gerais em 2004-2005. Os ex-trabalhadores foram submetidos a anamnese clínico-ocupacional, radiografia de tórax e espirometria. Foi criado um escore de exposição que, multiplicado pela duração, originou um índice de exposição cumulativa ao talco. Para verificar a associação do índice de exposição cumulativa com a presença de alterações radiológicas, sugestivas de pneumoconiose e/ou alterações pleurais, foi ajustado um modelo de regressão logística exata. RESULTADOS: Todos os ex-trabalhadores eram homens, com média de idade de 48,2 anos. Nas radiografias de tórax foram encontradas alterações pleurais em três deles, opacidades parenquimatosas compatíveis com pneumoconiose em um e suspeita em seis. Alterações espirométricas ocorreram em três. A regressão logística apontou odds ratio de 1,059 (IC 95%: 1,012;1,125) para o índice acumulado, ou seja, cada unidade no índice resulta em um aumento de 5,9% na chance de apresentar alteração radiológica compatível ou suspeita de pneumoconiose. Em relação à mediana do tempo estimado de latência entre o início da exposição até o diagnóstico das placas pleurais, ocorreu diferença significativa (p = 0,013) entre os casos (27,0 anos) e não casos (14,3 anos). CONCLUSÕES: Os achados apontam a necessidade de controle clínico nos trabalhadores que foram expostos a asbesto, particularmente devido aos efeitos tardios da exposição a esse mineral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira, Gilda Carneiro, and Elias Carneiro Daitx. "A mineração de areia industrial na Região Sul do Brasil." Rem: Revista Escola de Minas 56, no. 1 (March 2003): 59–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672003000100011.

Full text
Abstract:
Na Região Sul do Brasil existem atualmente dez empresas de mineração produzindo areia industrial a partir do beneficiamento de areia quartzosa, de quartzito e de arenito, utilizando processos de seleção granulométrica e mineralógica e agregando valor a esses bens minerais. O Estado de Santa Catarina é o maior produtor de areia industrial da Região Sul, com destaque para a região de Araquari, onde são lavrados sedimentos quaternários litorâneos, abastecendo principalmente a maior fundição da América Latina, localizada em Joinville. As minas situadas nos Estados do Paraná, em Campo Largo, e do Rio Grande do Sul, em Viamão, abastecem com prioridade as indústrias de cerâmica e de vidro, respectivamente. Esse expressivo mercado consumidor tem atraído a atenção da maior mineradora de areia industrial do país, com jazidas situadas em São Paulo, a qual tem buscado alternativas para a instalação de novas minas nos Estados do Paraná e de Santa Catarina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Pereira, Aline Aparecida Silva, Danilo Augusto Toledo Costa, and Luis Antônio Coimbra Borges. "Percepção ambiental de pós-graduandos sobre os impactos da mineração." REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental 34, no. 2 (September 2, 2017): 238–55. http://dx.doi.org/10.14295/remea.v34i2.7079.

Full text
Abstract:
A mineração é essencial para a vida cotidiana. Através de seu beneficiamento são gerados produtos essenciais para diversos setores industriais, além de ser extremamente importante no crescimento e desenvolvimento econômico de diversos países. Em contrapartida, são gerados inúmeros impactos socioambientais negativos. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo principal realizar um levantamento da percepção socioambiental de alunos de pós-graduação referente aos benefícios, malefícios e riscos enfrentados por uma comunidade onde é realizado o extrativismo mineral. Adotou-se como metodologia uma revisão bibliográfica baseada no estudo da arte, selecionando os principais tópicos a serem abordados e a aplicação de um questionário semiestruturado aos pós-graduandos. Concluiu-se que os entrevistados possuem conhecimento sobre as questões abordadas, porém a aplicação deste conhecimento é pouco utilizada na resolução de conflitos socioambientais e na mitigação dos passivos gerados. Mining is essential for everyday life. Through its processing, essential products are generated for various industrial sectors, as well as being extremely important in the growth and economic development of several countries. On the other hand, many negative social and environmental impacts are generated. Therefore, the main objective of this study was to carry out a survey of the socioenvironmental perception of postgraduate students regarding the benefits, damages and risks faced by a community where mineral extraction is carried out. A bibliographic review based on the art study was adopted as a methodology, selecting the main topics to be approached and the application of a semistructured questionnaire to the graduate students. It was concluded that the interviewees have knowledge about the issues addressed, but the application of this knowledge is little used in the resolution of socio-environmental conflicts and the mitigation of the liabilities generated. La minería es esencial para la vida cotidiana. A través de su beneficiamiento se generan productos esenciales para diversos sectores industriales, además de ser extremadamente importante en el crecimiento y desarrollo económico de diversos países. En cambio, se generan innumerables impactos socioambientales negativos. Por lo tanto, el presente trabajo tuvo como objetivo principal realizar un levantamiento de la percepción socioambiental de alumnos de posgrado referente a los beneficios, maleficios y riesgos enfrentados por una comunidad donde se realiza el extractivismo mineral. Se adoptó como metodología una revisión bibliográfica basada en el estudio del arte, seleccionando los principales tópicos a ser abordados y la aplicación de un cuestionario semiestructurado a los postgraduados. Se concluyó que los entrevistados tienen conocimiento sobre las cuestiones abordadas, pero la aplicación de este conocimiento es poco utilizada en la resolución de conflictos socioambientales y en la mitigación de los pasivos generados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Astolphi, Joana D'Arc Vieira Couto, Vicente de Paulo Da Silva, and Érico Soriano. "A PRODUÇÃO DO OURO EM PARACATU / MG – BRASIL: RISCOS PARA A SAÚDE E BEM ESTAR DA POPULAÇÃO." Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde 17 (March 19, 2021): 55–70. http://dx.doi.org/10.14393/hygeia17057324.

Full text
Abstract:
Paracatu é uma cidade histórica brasileira do Ciclo da Mineração no país, localizada no noroeste do estado de Minas Gerais. Atualmente é conhecida devido a sua grande produção de ouro, através da exploração da maior mina a céu aberto do mundo, operada pela empresa Kinross Brasil Mineração. Esta grandiosidade também se observa nos impactos socioambientais negativos gerados pela atividade produtiva. Buscou-se identificar a relação entre os impactos socioambientais produzidos pela mineração industrial, com os problemas de saúde e de bem-estar identificados na população. Desta forma, analisou-se o processo de adoecimento dos moradores, a partir da base de dados SIH/SUS do DATASUS, assim como a literatura e documentos acerca dos riscos da produção minerária sobre a saúde e o bem-estar dos moradores e a realização de entrevistas semiestruturadas com moradores que residem em bairros contíguos à área de lavra da mineradora. Foi possível constatar que as condições de saúde e o processo de adoecimento de parte da população podem revelar uma possível relação com as práticas da mineração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Haddad, Marcos Bittar. "A Expansão Capitalista em Goiás: da Incipente Mineração ao Século XX." Baru 2, no. 1 (July 18, 2016): 71. http://dx.doi.org/10.18224/baru.v2i1.4881.

Full text
Abstract:
Resumo: a economia goiana, até a década de 1920, podia ser caracterizada porsua baixa divisão social do trabalho, por seu caráter predominantemente rural, baseada na agricultura de subsistência e baixa circulação comercial e monetária. A industrialização e a modernização agrícola que ocorriam ao sul do Brasil, não chegavam a Goiás. Alguns dos motivos para que isso ocorresse era a baixa densidade populacional e a falta de estradas que deixava o estado desconectado do restante do país. Após 1930 com no intuito de promover a integração do território nacional, o Governo Federal passa a ensejar políticas, como a Marcha para o Oeste. À partir deste período Goiás foi inserido no planejamento federal. Importantes políticas vieram a seguir como a criação de Goiânia e Brasília, integrando definitivamente o território goiano ao restante do país. Todos estes processos favoreceram à expansão capitalista em Goiás, que contribuiu para transformar sua estrutura econômica, modificando o perfil produtivo através da introdução de novas formas de produzir e gerar riquezas. Por diversos fatores, Goiás foi o estado brasileiro mais beneficiado com a interiorização da indústria. Desenvolveu-se, no estado, um diversificado parque industrial complementar à industrial instalada no Sudeste do Brasil. Este artigo tem por objetivo demonstrar o processo ocorrido no desenvolvimento econômico deGoiás, que da fraca mineração, passou pela intensificação da pecuária, que puxou a agricultura, desencadeado, na década de 1980 o processo de industrialização.Palavras-chave: Goiás. Capitalismo. Desenvolvimento Regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Viana, Luiz Cláudio Alves, Leandro B. Brusadin, and Lia Sipaúba Proença Brusadin. "Inteligência africana presente nas estruturas remanescentes da mineração setecentista de Ouro Preto (MG)." Labor e Engenho 16 (December 8, 2022): e022018. http://dx.doi.org/10.20396/labore.v16i00.8669983.

Full text
Abstract:
O ocultamento histórico dos povos indígenas e africanos na historiografia brasileira pode ser um dos motivos influenciadores para não reconhecer as contribuições que esses povos tiveram na construção do patrimônio nacional. Por esse motivo buscou-se mostrar a inteligência africana no desenvolvimento da atividade mineradora ocorrida no território mineiro nos setecentos. O presente artigo tem como objetivo compreender como o patrimônio industrial pode ajudar na preservação das estruturas remanescentes da mineração aurífera presentes na cidade de Ouro Preto (MG). A metodologia baseou-se na pesquisa bibliográfica e na realização de entrevistas semiestruturadas com figuras representativas encontradas naquela comunidade. Constatou-se que a narrativa afrocentrada alinhada ao patrimônio minerário da Serra de Ouro Preto permitiu interpretar o espaço vivido na cidade e, ainda, como o turismo pode ser um instrumento de preservação do patrimônio industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Mello, Andréa Hentz de, Marcus Felipe Frota Gama, Gustavo Ferreira De Oliveira, and Jairo Cosme Da Silva. "DIAGNÓSTICO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREAS DE EXTRAÇÃO DE ARGILA EM MARABÁ – PA." Revista Agroecossistemas 9, no. 1 (October 12, 2017): 45. http://dx.doi.org/10.18542/ragros.v9i1.4744.

Full text
Abstract:
RESUMO: As cerâmicas instaladas no município de Marabá - PA, cujas atividades representam impactos para o meio ambiente são pressionadas pelo governo, pela legislação e pela opinião pública a adotarem medidas concretas de preservação e controle ambiental. Considerando, portanto as alterações que a atividade de mineração de argila pode causar nas formas de relevo e paisagem e na dinâmica territorial da população bem como a necessidade de recuperação das áreas degradadas, este trabalho teve como objetivo identificar os impactos ambientais em decorrência da ação da atividade industrial de mineração de argila e verificar como esta atividade afeta a realidade socioambiental da população ao entorno dos empreendimentos. Este trabalho alertou a respeito da questão dos passivos ambientais oriundos da extração de argila, importante recurso mineral destinado à construção civil que o Brasil figura entre os maiores exportadores mundiais. Consequência de tal fato se refere às contrapartidas ambientais que se encerram diante da exploração, e que se impõe em diferentes modalidades de impactos no meio físico, conforme a natureza do material extraído e as condições de exploração.PALAVRAS-CHAVE: Fiscalização, Medidas compensatórias, Produção industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Ferreira da Silva, Mariza. "IMPACTOS AMBIENTAIS DA MINERAÇÃO E DA EXPANSÃO URBANA EM MINAS GERAIS, BRASIL: O CASO DE CONGONHAS – PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE." Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas, no. 8 (February 15, 2017): 121. http://dx.doi.org/10.18468/planetaamazonia.2016n8.p121-136.

Full text
Abstract:
<p>Muitas transformações urbanas têm afetado a cidade de Congonhas e outras cidades da rede de influência de Belo Horizonte, onde tem havido um processo continuado de modernização industrial e um forte desenvolvimento de atividades do setor terciário. As alterações nas paisagens urbanas de Congonhas no período atual e o processo de periurbanização e conurbação com os municípios de Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco na área de mineração, pertencente ao Quadrilátero Ferrífero e à Bacia do Rio Maranhão, foram fatores determinantes para o início da investigação científica.</p><p><strong>Palavras-chave: </strong>Geociência<strong> </strong>– Meio Ambiente – Exploração Mineral – Paisagens Urbanas – Conurbação</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Oliveira, Priscilla Meireles de, and Paulo Roberto Pereira Andery. "O PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO PROJETO DE EMPREENDIMENTOS INDUSTRIAIS DE MINERAÇÃO." Gestão & Tecnologia de Projetos 12, no. 2 (November 1, 2017): 135. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v12i2.111519.

Full text
Abstract:
Os projetos de mineraçao geralmente apresentam certa complexidade, e com frequencia tem problemas de desempenho associados ao aumento de prazos para entrada em operaçao. Nesse sentido, um dos grandes gargalos, considerados caminho crítico nos cronogramas de projetos de mineraçao, é o licenciamento ambiental. Os processos de licenciamento ambiental tem se tornado cada vez mais rigorosos, com órgaos responsáveis mais exigentes, o que tem demandado um prazo significativo nos cronogramas dos projetos, acarretando muitas vezes impactos consideráveis na implantaçao dos empreendimentos. Nesse contexto, este trabalho apresenta um estudo exploratório realizado no estado de Minas Gerais, com o objetivo de fazer um levantamento da dimensao dos atrasos em licenciamentos ambientais e das suas causas. Dessa forma, pode contribuir para que, em futuros trabalhos, sejam propostas diretrizes para modificaçao dos processos de licenciamento, no âmbito da concepçao e desenvolvimento dos empreendimentos. O estudo exploratório teve como base de análise os documentos constantes em 355 processos de licenciamento ambiental de quatorze empresas de mineraçao, formalizados no órgao licenciador mineiro. Foi constatado que um número substancial de empreendimentos tem prazos para a obtençao de licenças bem superiores aos previstos na legislaçao ambiental, impactando os cronogramas dos projetos. Constatouse, também, a alta incidencia de solicitaçao de informaçoes complementares por parte do órgao competente. Parte significativa dessas solicitaçoes é decorrente de falhas na caracterizaçao dos empreendimentos e das soluçoes de engenharia, bem como da falta de maturidade na análise do impacto ambiental e suas medidas mitigadoras. O trabalho é relevante na medida em que o conhecimento dos prazos praticados e das causas de atraso na obtençao de licenças ambientais permite aos empreendedores o estabelecimento de cronogramas mais realistas para a concessao das licenças, bem como o direcionamento de açoes no sentido de evitar que estas solicitaçoes ocorram, antevendo riscos e contribuindo para agilizar a análise dos processos de licenciamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Monteiro, Maurílio de Abreu. "Meio século de mineração industrial na Amazônia e suas implicações para o desenvolvimento regional." Estudos Avançados 19, no. 53 (April 2005): 187–207. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142005000100012.

Full text
Abstract:
A IMPLANTAÇÃO na Amazônia oriental brasileira, nas últimas cinco décadas, de empresas voltadas à extração e à transformação industrial de minerais acalentou, recorrentemente, em diversos e amplos segmentos sociais, expectativas de rápida industrialização regional como derivação da utilização de "vantagens comparativas" decorrentes do atendimento de demandas globais de mercadorias minerais. Todavia, as atividades mínero-metalúrgicas tiveram enormes limitações em impulsionar dinâmicas de desenvolvimento amplas e socialmente enraizadas, o que resulta, em grande medida, das trajetórias e dinâmicas de inovação tecnológica a que são vinculadas, da ambiência institucional na qual estão inseridas e da pouca importância que é requerida das especificidades sociais, culturais e ecológicas locais para garantir a competitividade da valorização pouco qualificada de recursos minerais da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Cortezão, Simone. "O som das escavadeiras." Cadernos Benjaminianos 13, no. 1 (April 13, 2018): 167. http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.13.1.167-179.

Full text
Abstract:
Resumo: O texto narra um sonho que tive após três anos de filmagens em áreas de mineração e de resíduos industriais, denominadas aqui como zonas de ressaca. Ele adentra na discussão da ressaca e da percepção da realidade e dos acontecimentos, no ponto onde o som e a memória ultrapassam a imagem, trazendo a via do sonho como o pregnante e complexo fundo da memória, quando os fragmentos da invisibilidade da história atual despertam no campo frouxo do adormecer. Palavras-chave: sonho; som; imagens oníricas; memória; ruínas; natureza.Abstract: The text narrates a dream I had after three years of filming in mining and industrial waste areas, referred to here as undertow zones. It delves into the discussion of undertow and perception of reality and events at the point where sound and memory surpass the image, bringing the path of the dream as the meaningful and complex depth of memory when the fragments of the invisibility of present-day history awaken in the loose field of falling asleep.Keywords: dream; sound; oneiric images; memory; ruins; nature.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Cavalcante, R. F., R. M. Nascimento, C. A. Paskocimas, and R. P. S. Dutra. "Utilização do resíduo da extração de esmeraldas em uma formulação de massa de revestimento cerâmico." Cerâmica 58, no. 346 (June 2012): 158–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132012000200005.

Full text
Abstract:
Empresas envolvidas na mineração de esmeralda e beneficiamento representam uma importante área de desenvolvimento industrial no Brasil, com significativa contribuição para a produção mundial desse minério. Como resultado, grandes volumes de resíduos de esmeralda são constantemente gerados e abandonados no ambiente, contribuindo negativamente para a sua preservação. Por outro lado o interesse no uso do resíduo de mineração como aditivo na produção de material cerâmico tem crescido entre os pesquisadores nos últimos anos. A indústria cerâmica está constantemente buscando a ampliação do mercado para o setor e tentando aperfeiçoar a qualidade dos produtos e aumentar a variedade de aplicações. A tecnologia de obtenção de cerâmica de revestimento que usa resíduos de mineração é um mercado ainda pouco explorado. Neste cenário, o objetivo do presente estudo foi caracterizar o resíduo gerado a partir de mineração de esmeralda, bem como para avaliar seu potencial uso como matéria-prima fundente para a produção de revestimentos cerâmicos. Misturas cerâmicas foram preparadas a partir de matérias-primas caracterizadas por fluorescência de raios X e difração de raios X. Cinco composições foram preparadas utilizando índices de resíduos de esmeraldas de 0%, 10%, 20%, 30% e 40%. As amostras foram preparadas por prensagem, sinterizadas em 1000, 1100 e 1200 ºC e caracterizadas visando estabelecer sua composição mineralógica, absorção de água, retração linear e módulo de ruptura à flexão. Os resultados mostraram que o resíduo de esmeraldas estudado pode ser incorporado na massa de revestimento cerâmico até 20% em substituição ao feldspato sem comprometimento das propriedades do produto final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Monteiro, Maurílio de Abreu, and Sheila do Socorro Lima Teixeira. "mineração industrial e a estabilidade de assentamentos rurais no Sudeste do Estado do Pará, Brasil." Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas 25, no. 1 e 2 (July 13, 2007): 48–54. http://dx.doi.org/10.37370/raizes.2006.v25.260.

Full text
Abstract:
No sudeste paraense houve o encontro de duas frentes de produção, a camponesa e a mineral, especialmente a partir da década de 1970, quando passaram a sofrer pressões e influências recíprocas. Neste contexto, o artigo analisa o papel das atividades mineradoras exercidas sobre a estabilidade da produção camponesa em quatro assentamentos localizados no município paraense de Parauapebas, Brasil. O artigo aponta que as dinâmicas decorrentes da instalação de grandes empreendimentos mineiros contribuíram para atrair populações de origem camponesa, reforçando a busca pela terra na região, retirar filhos dos assentados dos seus lotes, reduzindo a força de trabalho disponível para sustentar a produção familiar. Por outro lado, surgiram facilidades de comercialização de produtos da agricultura familiar, devido à demanda crescente. O artigo conclui indicando que, da interação com a mineração, surgem dinâmicas contraditórias no que concerne à estabilidade da produção camponesa nos assentamentos rurais estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Giannetti, Biagio F., Cecília M. Villas Bôas de Almeida, Silvia H. Bonilla, and Celso Munhoz Ribeiro. "Inventário de ciclo de vida da manufatura de seringas odontológicas." Production 18, no. 1 (2008): 155–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132008000100012.

Full text
Abstract:
Uma das formas mais integradas, completas e eficazes para a gestão ambiental de atividades produtivas é baseada no ciclo de vida do produto, sendo a Avaliação do Ciclo de Vida sua principal ferramenta. O produto avaliado é a seringa odontológica tipo Carpule. O objetivo é a realização do Inventário de Ciclo de Vida (ICV) simplificado da fabricação de seringas odontológicas tipo Carpule, visando quantificar o uso de energia elétrica e a emissão de resíduos sólidos desde a mineração até o descarte do produto. A estrutura metodológica está baseada nas normas da série NBR ISO 14.040 e ISO 14.040. As fronteiras do estudo incluem as etapas de mineração, beneficiamento e manufatura; a produção do polietileno que compõe o tubete e a embalagem da agulha; a produção do aço, utilizado na fabricação da agulha, e o uso do conjunto pelos dentistas. A unidade funcional utilizada é 10(6) (um milhão) de anestesias aplicadas. Na avaliação de melhorias, as soluções propostas permitem reduzir o consumo de energia elétrica em aproximadamente 20% na etapa de manufatura. A quantidade de resíduos sólidos pode ser reduzida de 40% na etapa de manufatura, o que corresponde a aproximadamente 6,50% do total de resíduos sólidos no ciclo de vida da seringa odontológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Gaviria, Edwin Muñoz. "A “licença social para operar” na indústria da mineração: uma aproximação a suas apropriações e sentidos." Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 17, no. 2 (August 28, 2015): 138. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2015v17n2p138.

Full text
Abstract:
O artigo discute a noção emergente de “licença social para operar” na indústria da mineração. Surgida nos últimos anos dos conflitos provocados pela expansão do capitalismo extrativo, ela se soma à linguagem empresarial contemporânea para enunciar as formas de gestão do descontentamento social. Atendendo ao fato de sua difusão, do problemático que são sua conceituação e operacionalização e de sua relevância política, pretendemos identificar alguns elementos centrais da sua emergência no campo da mineração industrial e também as características mais marcantes de suas apropriações e sentidos no nível internacional. Destacamos a relevância da produção e difusão do conhecimento perito veiculado por novos especialistas sociais ao serviço das empresas, assim como alguns traços distintivos das apropriações práticas dessa noção que advogam pela aplicação do chamado enfoque de “engajamento de stakeholders”. Metodologicamente, realizamos a revisão de um conjunto de textos, selecionados com base na relevância deles para o debate internacional atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Soriano, Ana Gabriela Wanderley. "Pilar: um núcleo habitacional para a indústria mineradora na caatinga baiana." Labor e Engenho 12, no. 3 (October 1, 2018): 454–68. http://dx.doi.org/10.20396/labore.v12i3.8652874.

Full text
Abstract:
O impulso econômico dos anos de 1970 e o despertar do planejamento urbano patrocinaram a criação de núcleos habitacionais no cenário da mineração, provocando o deslocamento de capital e mão-de-obra pelo Brasil. Tais assentamentos nasceram sob a tutela das empresas mineradoras e, em alguns casos, amadureceram e tornaram-se independentes. Se por um lado a exploração dos minérios foi o propulsor do surgimento de núcleos urbanos de apoio à mineração pelo interior do país, por outro lado o seu fracasso ou fim selou e traçou o destino de diversas localidades. Implantado no Vale do Curaçá, na caatinga baiana, Pilar, hoje distrito de Jaguarari, foi projetado para abrigar os trabalhadores envolvidos na extração do cobre pela Mineração Caraíba S/A. Para o desenvolvimento do projeto do Núcleo Residencial do Pilar, no final da década de 1970, foi contratada a equipe do arquiteto Joaquim Guedes. O objetivo, portanto, do presente trabalho é discorrer a respeito da criação e da história de Pilar, analisando a sua conformação arquitetônica e urbanística, como um núcleo urbano surgido como apoio às atividades de exploração de cobre e a importância de preservação deste patrimônio industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Albuja, Cristian Diego, Fabio Gallo Garcia, Luiz Maurício Franco Moreiras, and Elmo Tambosi Filho. "Onde investir nos BRICS? Uma análise sob o prisma da organização industrial." Revista de Administração de Empresas 51, no. 4 (August 2011): 349–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902011000400004.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo identificar os setores mais atrativos para investimento do Brasil, Rússia, Índia e China (BRICs) conforme a relação risco-retorno e geração de valor, tendo como base de estudos a teoria de Organização Industrial (OI). Para isso, este trabalho analisou 2.770 empresas nos BRICs entre 1995 e 2008. Assim, foram investigados e comparados índices de desempenho como retorno sobre ativo (ROA), retorno sobre ações (ROE), índice preço-lucro, valor de mercado sobre valor contábil e Q de Tobin das empresas. Os resultados obtidos reforçam os de Fama e French (1992), Mohanram (2005) e Goldszmidt, Brito e Vasconcelos (2007), porém divergem do World Bank (2008) quanto à China. Constatou-se que os setores mais atrativos na perspectiva de risco-retorno sobre o patrimônio líquido seriam óleo & gás na Rússia e mineração no Brasil, Índia e China, enquanto aqueles com menor atratividade seriam os setores têxtil, motores, máquinas & ferramentas e telecomunicações no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Santos Rocha Sousa, Valdirene, Guiomar Inez Germani, and Lucas Zenha Antonino. "Uma Geografia da pesquisa sobre a mineração no Brasil no campo da análise geográfica (1987-2020)." AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política 3, no. 2 (December 21, 2021): 77–106. http://dx.doi.org/10.48075/amb.v3i2.28606.

Full text
Abstract:
A atividade econômica baseada no extrativismo mineral tem se expandido, sobretudo no Sul global. No Brasil, a mineração é uma atividade econômica secular e se processa a partir de diferentes formatos, do garimpo à extração mineral de porte industrial, apresentando complexidades e singularidades. O fenô­meno tem sido objeto de estudos científicos em diversos campos do conhecimento. Esta pesquisa obje­tivou identificar as abordagens teórico-metodológicas sobre a atividade extrativo-mineral no âmbito da Geografia brasileira para conhecer o estado da arte no campo da análise geográfica. O corpus da pesquisa foi constituído de 356 trabalhos, entre teses e dissertações, produzidos nos últimos trinta e três anos e coletados a partir do Portal de Dados Abertos da Capes. Procedeu-se levantamento e sistematização dos dados por meio de categorização dos estudos, análise bibliométrica e sistemática de conteúdo. Os resul­tados demonstram que a produção científica sobre a mineração, na Geografia, apresentou crescimento após 2010 e, sobretudo depois dos últimos grandes desastres/crimes da mineração em Minas Gerais (Ma­riana, 2015 e Brumadinho, 2019). O mapeamento mostrou que há predominância de estudos executados por Instituições de Ensino Superior (IES) da região Sudeste. A partir de 2015 verifica-se maior presença de pesquisas em outras regiões, com prevalência, em 2019, nas IES do Nordeste. Nota-se variação teórico-metodológica das análises, com alternância, ao longo do tempo, nas abordagens e categorias analíticas da ciência geográfica. Nos últimos dez anos, observa-se uma predominância da categoria Território nos estudos identificados. Compreender essas e outras questões de maneira mais aprofundada pode ser uma via para ampliar as fronteiras do conhecimento sobre análise da mineração à luz da Geografia. Palavras-chave: estado da arte; mineração; extrativismo mineral; garimpo; análise geográfica. Abstract Economic activity based on mineral extraction has expanded, especially in the global South. In Brazil, mining is a secular economic activity and takes place in different formats, from mining to industrial size mineral extraction, presenting complexities and singularities. The phenomenon has been the object of scientific studies in several fields of knowledge. This research aimed to identify the theoretical-methodological approaches on extractive-mineral activity in the scope of Brazilian geography to know the state of the art in the field of geographic analysis. The research corpus consisted of 356 works, including theses and dissertations, produced in the last thirty-three years and collected from Capes' Open Data Portal. Data were collected and systematized through the categorization of studies, bibliometric and systematic content analysis. The results show that scientific production on mining, in Geography, grew after 2010 and, above all, after the last major disasters/crimes of mining in Minas Gerais (Mariana, 2015 and Brumadinho, 2019). The mapping showed that there is a predominance of studies carried out by Higher Education Institutions (HEI) in the Southeast region. From 2015 onwards, there is a greater presence of research in other regions, with a prevalence, in 2019, in HEIs in the Northeast. Theoretical-methodological variation of the analyses is noted, with alternation, over time, in the analytical approaches and categories of geographic science. In the last ten years, there has been a predominance of the Territory category in the identified studies. Understanding these and other issues in greater depth can be a way to expand the frontiers of knowledge about mining analysis in the light of Geography. Keywords: State of the Art; Mining; Mineral Extractivism; Garimpo; Geographical Analysis. Una Geografía de la investigación sobre minería en Brasil en el ámbito del análisis geográfico (1987-2020) Resumen La actividad económica basada en la extracción de minerales se ha expandido, especialmente en el Sur global. En Brasil, la minería es una actividad económica secular y se desarrolla en diferentes formatos, desde la minería hasta la extracción de minerales de tamaño industrial, presentando complejidades y sin­gularidades. El fenómeno ha sido objeto de estudios científicos en varios campos del conocimiento. Esta investigación tuvo como objetivo identificar los enfoques teórico-metodológicos sobre la actividad ex­tractiva-mineral en el ámbito de la Geografía Brasileña para conocer el estado del arte en el campo del análisis geográfico. El corpus de investigación estuvo conformado por 356 trabajos, entre tesis y diserta­ciones, producidos en los últimos treinta y tres años y recolectados del Portal de Datos Abiertos de Capes. Los datos fueron recolectados y sistematizados mediante la categorización de estudios, análisis bibliomé­trico y de contenido sistemático. Los resultados muestran que la producción científica sobre minería, en Geografía, creció después de 2010 y, sobre todo, después de los últimos grandes desastres / delitos de minería en Minas Gerais (Mariana, 2015 y Brumadinho, 2019). El mapeo mostró que existe un predominio de estudios realizados por Instituciones de Educación Superior (IES) en la región Sudeste. A partir de 2015, hay una mayor presencia de investigación en otras regiones, con una prevalencia, en 2019, en las IES del Nordeste. Se observa variación teórico-metodológica de los análisis, con alternancia, a lo largo del tiempo, en los enfoques analíticos y categorías de ciencia geográfica. En los últimos diez años ha habido un predominio de la categoría Territorio en los estudios identificados. Comprender estos y otros temas en mayor profundidad puede ser una forma de ampliar las fronteras del conocimiento sobre el análisis minero a la luz de la geografía. Palabras clave: estado del arte; minería; extractivismo mineral; garimpo; análisis geográfico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Silva, Kyara Mariana Corgosinho, Rainer Bomfim, and Bianca Lemos Coelho. "A divisão sexual do trabalho na mineração no quadrilátero ferrífero de Minas Gerais: apontamentos e questões introdutórias que (des)inviabilizam (novas) sujeitas que são exploradas na mineração." Cadernos de Direito 20, no. 39 (December 19, 2021): 5–22. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1228/cd.v20n39p5-22.

Full text
Abstract:
As transformações no trabalho da mulher são contínuas, mas a crescente ocupação feminina no mercado laboral não foi suficiente para acabar com a desigualdade de gênero. A divisão sexual do trabalho continuou a mostrar as desigualdades sistemáticas que permaneceram em situações diferentes, mediante “novas faces” da discriminação do trabalho feminino. Sob este aspecto, a desigual ocupação feminina na atividade de mineração é profunda e evidencia os abismos entre os gêneros no mercado de trabalho. Nesse sentido, na mineração, é possível observar as limitações que enfrentam as mulheres, vez que esses espaços foram historicamente ocupados pela figura masculina. Nos termos da divisão sexual do trabalho, a atividade de mineração exige força física e trabalhos pesados, realizados em ambientes inóspitos e insalubres, que via de regra são associados ao estereótipo masculino, visto que exigem força e persistência; já as mulheres, principalmente as brancas, são associadas aos trabalhos mais leves, fáceis, limpos e delicados. Minas Gerais é uma área de histórica exploração de minério desde a colonização, de modo que é possível acompanhar o desenvolvimento social e econômico promovido por esta atividade. Tendo como cenário esse segmento industrial, a presente pesquisa jurídico-sociológica buscou verificar em qual medida a divisão sexual do trabalho permanece na atividade de mineração em Minas Gerais, verificando a inserção, permanência e ascensão profissional das mulheres nesta área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Raso, Edson Fernandes, Castigo Davi Augusto Machava, and Eufrásio João Sozinho Nhongo. "Mapeamento de áreas degradadas pela mineração de ouro através de técnicas de sensoriamento remoto ao longo do rio revue – Moçambique." Revista de Geociências do Nordeste 8, no. 1 (January 21, 2022): 1–9. http://dx.doi.org/10.21680/2447-3359.2022v8nn.1id22350.

Full text
Abstract:
O mineral de ouro no distrito de Manica é extraído ao longo do rio Revué. As intensas actividades de extração e processamento deste mineral tem criado alterações nas classes de uso e cobertura de terras das áreas em que são praticadas as actividades garimpo. Vários estudos estão sendo desenvolvidos sobre os impactos negativos da mineração artesanal de ouro neste distrito sobre meio ambiente, não abordando variação das classes de uso de cobertura. Este trabalho visa mapear áreas degradadas pela mineração entre os anos de 2000 a 2019 na microbacia do Revue, estimando a quantidade de vegetação nativa suprimida. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizado o mapeamento do uso e cobertura da terra através da classificação supervisionada e pelo cálculo do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada de imagens de satélite Landsat 05 e Landsat 08 (OLI). As imagens foram pré-processadas e classificadas pelos Sistemas de Informação Geográfica (SPRING 5.5.2, ArcGIS 10.2.1 e QGIS 3.2.3). Os resultados mostraram que o atual padrão de uso e ocupação da terra é marcadamente caracterizado pela presença de áreas de mineração artesanal, industrial e pelo plantio de eucaliptos e pinheiros que se expandem em direção a áreas de vegetação nativa e de solo exposto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Tímbola, Rafael De Souza, Pedro Domingues Marques Prietto, Rejane Nascentes, and Eduardo Pavan Korf. "CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DE MISTURAS SOLO-CIMENTO COMPACTADAS SUBMETIDAS À AÇÃO DE LIXIVIADOS ÁCIDOS." Revista CIATEC-UPF 7, no. 1 (August 4, 2015): 56. http://dx.doi.org/10.5335/ciatec.v7i1.4020.

Full text
Abstract:
O descarte inadequado de resíduos sólidos industriais e de mineração tem causado ao longo dos anos, contaminação do solo e das águas subterrâneas, principalmente pelo vazamento de lixiviados ácidos. Neste contexto, o presente trabalho avaliou o comportamento hidráulico de um solo residual argiloso compactado, com e sem adição de cimento Portland (0% e 2%), para utilização em barreiras impermeáveis (liners) de fundo em aterros de resíduos sólidos industriais e de mineração, quando submetidos à percolação de soluções ácidas. Um equipamento de coluna modificado, de parede rígida, foi utilizado na determinação da condutividade hidráulica. Os corpos de prova, moldados com duas energias de compactação diferentes, Proctor normal e Proctor modificado, foram percolados inicialmente com água destilada, até o regime de fluxo permanente, e posteriormente com uma solução de ácido sulfúrico até um limite de 15 volumes de vazios. A solução ácida utilizada foi preparada com uma concentração volumétrica de 2%, com o intuito de simular uma drenagem ácida de mineração. A partir dos resultados obtidos, pode-se observar que o aumento do peso específico de compactação e uma maior porcentagem de cimento favorecem a redução da condutividade hidráulica, tanto na fase de percolação com água destilada como durante a percolação ácida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Rocha, Frederico. "Dinâmica da concentração de mercado na indústria Brasileira, 1996-2003." Economia e Sociedade 19, no. 3 (December 2010): 477–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-06182010000300003.

Full text
Abstract:
O objetivo desse trabalho é estudar a mudança na concentração dos mercados da indústria brasileira de mineração e transformação entre 1996 e 2003, realizando uma decomposição do índice de Herfindahl-Hirschman em variação da distribuição do tamanho e do número de empresas. Os resultados obtidos sugerem que, na média, a indústria sofreu reduzida mudança no período; contudo, apontam que, em um grupo de indústrias, as mudanças no nível de concentração foram substanciais. Indicam também que a maior responsabilidade por essas mudanças está associada a alterações na desigualdade do tamanho, apesar de o período ter presenciado um forte movimento de entrada de novas empresas em diversos segmentos industriais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Ramanery, Giovanna Soares, Antônio Pereira Magalhães Júnior, and Guilherme Eduardo Macedo Cota. "Licenciamento ambiental de atividades minerárias em Minas Gerais." Revista Geografias 17, no. 2 (January 6, 2022): 95–118. http://dx.doi.org/10.35699/2237-549x.2021.35739.

Full text
Abstract:
As atividades minerárias atuam no território de Minas Gerais desde o período de sua ocupação e colonização, mas a partir do Século XX a escala industrial da exploração dos recursos minerais foi intensificada e o setor passou a ser um dos principais pilares econômicos do estado. Estando frequentemente associada a importantes impactos ambientais, a indústria minerária passou, consequentemente, a atrair a atenção e as críticas de setores da sociedade preocupados com a qualidade ambiental. As pressões ambientalistas e políticas resultaram em um processo de evolução da legislação estadual referente à mineração, principalmente a partir dos anos 2000 e com mais ênfase após os desastres dos rompimentos das barragens de Mariana (2015) e Brumadinho (2019). Neste cenário de fortes influências políticas e econômicas da mineração no estado, por um lado, e de prementes pressões, riscos e impactos socioambientais, por outro, este trabalho aborda o tema do licenciamento ambiental das atividades minerárias no âmbito dos processos decisórios da Câmara de Atividades Minerárias (CMI) do estado. O artigo se baseia na análise do aparato legal vigente e das informações de atas randômicas da CMI, buscando identificar tendências de linhas de pensamento, interesses e possíveis correlações de votos ao longo do processo decisório. A análise demonstrou uma relevante correlação de votos entre o setor público (valores de até 100 %) e uma notória disparidade entre os representantes da sociedade civil. Estas tendências indicam a necessidade de alterações legais que suscitem maior aderência da estrutura decisória com as reais implicações coletivas da mineração em termos econômicos, políticos e socioambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

González, Axel Bastián Poque. "Quem paga o preço? Controvérsias socioecológicas associadas à transição energética na América do Sul." Sustainability in Debate 13, no. 3 (December 29, 2022): 72–120. http://dx.doi.org/10.18472/sustdeb.v13n3.2022.44799.

Full text
Abstract:
As transformações ligadas à busca por sistemas energéticos e econômicos mais sustentáveis poderiamtrazer custos sociais e ecológicos que algumas comunidades e territórios devem suportar. Além disso,podem surgir controvérsias relacionadas com o desenvolvimento de novas cadeias de produção, porexemplo, a atividade industrial associada à exploração e produção dos minerais de transição. Esteestudo examina as relações entre transição energética, sociedade e o meio ambiente, focando o cobrecomo mineral de alta tecnologia, e considerando como casos de estudo a Bolívia, o Chile e o Peru, trêspaíses com economias dependentes da mineração. Tenta-se explorar se os países estão se tornandomais renováveis, eficientes e modernos, e se isso está correlacionado com a produção de cobre e fatoressociais. Como resultado, a Bolívia tem pendências tanto na demanda quanto na produção de energia.Apesar do bom desempenho histórico das energias renováveis e da eficiência energética, o Chile e o Peru têm questões a serem resolvidas relacionadas à distribuição ecológica, concernente aos setoresde mineração e energia. As economias baseadas na mineração poderiam evidenciar a fragilidade dastransições verdes para alcançar objetivos transversalmente sustentáveis, levando em conta a equidade,a justiça e o cuidado com os ecossistemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Santos, Rosiane Kátia dos, Neliam Cristina Gomes, Gisely de Assis Oliveira, Josiano Josiel Rodrigues Silva, Cibele Andrade Alvarenga, and Rose-Marie Belardi. "Liquens utilizados como bioindicadores da qualidade do ar do município minerador de Itabira." Research, Society and Development 7, no. 12 (August 23, 2018): e4712480. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v7i12.480.

Full text
Abstract:
A poluição atmosférica é um problema recorrente de centros urbanos e industriais e causa impactos ao meio ambiente e sobretudo à saúde pública. Na tentativa do monitoramento desses impactos, o emprego de bioindicadores do ar tem se mostrado muito eficaz sobretudo porque os organismos bioindicadores possuem grande sensibilidade frente aos poluentes atmosféricos. O estudo teve como objetivo utilizar os liquens como bioindicadores para avaliar a qualidade do ar em três pontos distintos no município de Itabira, MG. A metodologia utilizada na pesquisa foi o biomonitoramento passivo, na qual se utilizou um estudo da comunidade liquênica, associado ao Índice de Pureza do Ar - IPA. Os três pontos amostrados foram definidos em função da proximidade da mineração e do fluxo de veículos nos locais. A utilização dos liquens como bioindicadores mostrou-se uma metodologia fácil e simples para o monitoramento da poluição, podendo servir como avaliação preliminar da qualidade do ar do município. Os resultados obtidos no IPA revelaram que a cidade possui uma qualidade do ar mediana, sendo que o ponto que apresentou o menor IPA foi o mais próximo a área de mineração da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Silva, Andréa Ferreira Lima da, and Adriana de Azevedo Mathis. "A (des)proteção da força de trabalho no município de Parauapebas (PA)." Argumentum 9, no. 3 (December 28, 2017): 65–80. http://dx.doi.org/10.18315/argum..v9i3.16914.

Full text
Abstract:
O estudo analisa a implementação e operacionalização das políticas públicas de segurança e saúde do trabalhador no município de Parauapebas-PA. O artigo aborda a formulação e execução das ações em saúde do trabalhador, considerando os Formuladores, representados na pesquisa pelo membro da OIT, empresa Vale S/A e sindicatos; os Executores, representados pelos gestores e trabalhadores dos serviços de segurança e saúde do trabalhador; e os Beneficiários, representados pelos trabalhadores da mineração. Conclui que a inoperância dessas políticas é determinada pela conjuntura política econômica do Brasil, mas também pela conjuntura local, onde se observa a ampliação do “exército industrial de reserva”, a primazia pela Saúde Suplementar, falta de controle social em saúde do trabalhador e a atuação neocorporativista dos sindicatos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Rocha, Marco Antonio M. da, and José Maria Ferreira Jardim da Silveira. "Propriedade e controle dos setores privatizados no Brasil: uma avaliação da reestruturação societária pós-privatização." Revista de Economia Contemporânea 19, no. 1 (April 2015): 49–73. http://dx.doi.org/10.1590/198055271913.

Full text
Abstract:
<p>O trabalho apresenta uma análise sobre a reorganização societária ocorrida após o processo de privatização nos anos 1990, a partir da mensuração da concentração de ações com direito a voto nos principais setores privatizados. O artigo procura demonstrar a consolidação de certos padrões de estruturas de propriedade durante a década de 2000, que, em muitos casos, reconstituíram a participação pública. A análise foca nos setores elétrico, petroquímico, siderúrgico, de mineração, ferroviário e de telecomunicações, buscando contribuir para o entendimento das cadeias de comando formadas na reestruturação posterior à privatização sobre a infraestrutura industrial e a produção de insumos básicos no Brasil.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Bichueti, Roberto Schoproni, Clandia Maffini Gomes, Jordana Marques Kneipp, and Luciana Aparecida Barbieri da Rosa. "GESTÃO ESTRATÉGICA DO USO DA ÁGUA NA MINERAÇÃO: UM ESTUDO MULTI-CASOS EM EMPRESAS BRASILEIRAS." Revista de Gestão Social e Ambiental 9, no. 2 (November 30, 2015): 102. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v9i2.986.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem o objetivo de verificar a relação entre a gestão do uso da água e o desempenho empresarial em indústrias do setor mineral brasileiro. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, por meio de um estudo de casos múltiplos. Os resultados permitem verificar como as empresas analisadas atuam nos aspectos associados à gestão do uso da água, em especial relacionados ao controle da quantidade de água, à avaliação dos riscos envolvidos, às práticas operacionais, à cadeia de suprimentos e ao engajamento com os stakeholders. Sobretudo, as evidências encontradas apontam para a relação existente entre a gestão do uso da água e o desempenho empresarial nas indústrias pesquisadas, contribuindo para o avanço acadêmico da gestão socioambiental. Do ponto de vista da gestão das empresas, promove alternativa para uma atividade industrial mais sustentável, em termos econômicos, sociais e ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Braz Martins, Carla Maria. "O uso da madeira na mineração e metalurgia do ouro durante a época romana em Portugal." Estudos do Quaternário / Quaternary Studies, no. 16 (June 22, 2017): 55–71. http://dx.doi.org/10.30893/eq.v0i16.142.

Full text
Abstract:
A madeira foi uma matéria-prima importante para a exploração mineira e metalurgia no período romano, embora as suas evidências arqueológicas no actual território português sejam escassas, atendendo ao material perecível que é. A mineração consubstanciada na exploração subterrânea apresenta bastantes constrangimentos, particularmente ao nível da segurança, e daí a necessidade de usar escoramentos de madeira em galerias e poços. Este árduo trabalho obriga o mineiro a munir-se de todo um conjunto de instrumentos de ferro encabados por madeira. O evoluir dos trabalhos, por norma através de vários níveis de profundidade, impõe também a necessidade de utilização desta matéria-prima em escadas, assim como em máquinas elevatórias para extracção da água quando se atingem os lençóis freáticos. No tratamento do minério, este material continua também a ser imprescindível, como o descrito por Agrícola para as instalações de separação gravítica. No âmbito do processo metalúrgico, a madeira era a fonte de combustível dos fornos. Não sendo, obviamente, a condição única em todo este processo industrial, a madeira assume-se inequivocamente como uma infra-estrutura (vastas áreas florestadas) importante na exploração mineira “proto-industrial” romana. Deste modo, define-se como objectivo principal deste trabalho caracterizar as diferentes funcionalidades das madeiras provenientes das minas de Mouros (Jales, Vila Pouca de Aguiar), Tresminas (Vila Pouca de Aguiar), Algares (Aljustrel) e S. Domingos, atendendo às duas diferentes fases que estão adstritas à exploração mineira: extracção do minério e sua metalurgia. Os sítios arqueológicos referidos assumem-se como quatro referências na exploração aurífera romana em Portugal, sendo o ouro explorado como minério principal em Jales e Tresminas, e como minério secundário em S. Domingos e Aljustrel, já que a extracção principal recai sobre o cobre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Moreno, Eduardo Stramandinoli, Joana Cabral Oliveira, Paloma Helena Fernandes Shimabukur, and Luciana Carvalho. "Licenciamento ambiental de grandes empreendimentos: quais os limites para avaliação de impactos diretos e indiretos em saúde? Estudo de caso na Terra Indígena Wajãpi, Amapá." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 13, no. 3 (December 2018): 519–40. http://dx.doi.org/10.1590/1981.81222018000300003.

Full text
Abstract:
Resumo A realização de estudos de impacto ambiental (EIA) prévios à implantação de grandes empreendimentos é obrigatória no Brasil. Porém, os critérios normativos para delimitação de áreas de influência são considerados imprecisos e insuficientes. O presente artigo busca demonstrar como impactos ambientais em série causados pela implantação de usinas hidrelétricas e por projetos de mineração industrial no Amapá desencadearam surtos de malária e de leishmaniose tegumentar americana (LTA) na Terra Indígena Wajãpi e em outros assentamentos da região central do estado. Análises espaciais de desmatamento, curvas de variações climáticas e cronologia de impactos de tais empreendimentos, feitas entre 2003 e 2015, foram utilizadas para verificar a correlação de efeitos na saúde em comunidades não incluídas durante as diversas fases do licenciamento para implantação destes empreendimentos. Os resultados demonstram que surtos de malária e de LTA estiveram correlacionados com aumento das taxas de desmatamento causado pela expansão de assentamentos rurais, mas principalmente pela implantação de duas usinas hidrelétricas e intensificação de atividades de mineração industrial de ouro e de ferro, assim como o consequente incremento de garimpos na região. Os resultados explicitam a fragilidade do processo de licenciamento ambiental para delimitação de áreas de influência indireta, principalmente relacionados a aspectos da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Horta, Rui Américo Mathiasi, Francisco José dos Santos Alves, and Frederico Antônio Azevedo de Carvalho. "Seleção de atributos na previsão de insolvência: aplicação e avaliação usando dados brasileiros recentes." RAM. Revista de Administração Mackenzie 15, no. 1 (February 2014): 125–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712014000100006.

Full text
Abstract:
Previsão de falências pode ter grande utilidade para instituições financeiras e não financeiras no que se refere a tomar, antecipadamente, as melhores decisões possíveis quanto a empréstimos ou investimentos. Na literatura específica, muitos modelos de previsão de falência têm feito uso de técnicas de data mining (mineração de dados). O pré-processamento é passo importante para selecionar dados de boa qualidade para utilização em operações de mineração. Mesmo assim, apesar de a seleção de atributos poder ser muito benéfica para pré-selecionar dados representativos visando melhorar o desempenho da previsão final, não se sabe que método de seleção é o melhor. Este trabalho tem como objetivo principal comparar as duas abordagens mais utilizadas de avaliação de subconjuntos de atributos: Filtro e Wrapper. Apesar de serem fundamentadas em técnicas de mineração de dados e muito utilizadas na etapa de seleção de atributos em modelos de previsão de insolvência, essas técnicas são muito pouco utilizadas para tratar dados obtidos em demonstrativos contábeis de empresas brasileiras. Por isso, a base empírica deste estudo consiste em uma amostra de empresas comerciais e industriais brasileiras, coletando-se dados relativos ao período 2004-2011. Os resultados indicaram que, na amostra estudada, a abordagem Filtro foi a mais eficiente, fornecendo melhores resultados de classificação tanto para a técnica de regressão logística (91,80%), quanto para redes neurais (93,98%). Foi demonstrada, ainda, a importância da explicitação da etapa de avaliação da seleção de atributos para a obtenção de melhores resultados em aplicações de técnicas de mineração de dados na previsão de insolvência. Uma conclusão específica a respeito das vantagens da abordagem Filtro aponta que ela pode ser a preferida para avaliar os atributos que irão compor os modelos preditivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Barbosa, Luciano Wallace Gonçalves, and Sílvia Maria Santana Mapa. "APLICAÇÕES DA PESQUISA OPERACIONAL NO SETOR DE MINERAÇÃO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NO PERÍODO DE 2006 A 2016." Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção 5, no. 8 (December 26, 2017): 166. http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v5i7.55262.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho é apresentar como está a aplicação das técnicas da Pesquisa Operacional no setor industrial de mineração. Para isso, foi realizado um estudo bibliométrico, onde foram analisados artigos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais, no período de 2006 a 2016. Através da seleção dos artigos, foram feitos fichamentos individuais para proceder à análise qualitativa dos mesmos. Posteriormente, a análise quantitativa foi gerada e exposta neste trabalho, onde se discutem os principais achados sobre a temática e as principais lacunas existentes. Como principais resultados, cita-se a preferência de aplicação de técnicas exatas que resultam em solução ótima do problema, mas também é apresentado que não se pode afirmar qual das ferramentas é mais eficiente, uma vez que soluções semelhantes para o mesmo problema são encontradas utilizando-se metodologias distintas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Farias, Helena Branjão de, and Rita Aparecida David. "Análise da viabilidade técnica da utilização de Filito sericítico como material pozolânico na produção de concreto estrutural." Brazilian Journal of Development 8, no. 12 (December 16, 2022): 79420–30. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n12-172.

Full text
Abstract:
A dilapidação dos recursos naturais é decorrente, principalmente, de atividades industriais como a mineração e a construção civil. A extração mineral gera grande volume de subprodutos como o estéril, e na cadeia produtiva do cimento há diversos impactos ambientais como, por exemplo, a emissão de dióxido de carbono (CO2), que contribui em grande parte para o aumento do efeito estufa. A mina de Pau-Branco, localizada no município de Brumadinho - MG, pertencente ao Quadrilátero Ferrífero, dispõe do estéril caracterizado como filito sericítico, que apresenta propriedades pozolânicas. Com intuito de promover uma destinação mais sustentável e diminuir o consumo de recursos minerais para a fabricação de cimento, este artigo apresenta a análise da viabilidade técnica do concreto produzido com a substituição, de 30% em massa, do cimento Portland CP V normatizado por filito sericítico. Produziu-se um concreto que foi avaliado em seu estado fresco e endurecido. Os resultados encontrados para a resistência à compressão aos 28 dias do concreto de cimento com adição do material cimentício suplementar (MCS) demonstram que este cimento é viável para fins estruturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Vieira, Paulo Henrique, and Aline Cristina Alves da Silva Vieira. "A ATIVIDADE MINERÁRIA E SUA RELAÇÃO NO AUMENTO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE CORDEIRÓPOLIS/SP." REVISTA GEOGRAFAR 14, no. 1 (August 26, 2019): 108. http://dx.doi.org/10.5380/geografar.v14i1.60898.

Full text
Abstract:
Atualmente, a relação entre a sociedade e natureza vem sendo debatida amplamente em fóruns e congressos, principalmente, sobre os efeitos negativos que as atividades antrópicas causam ao meio ambiente. O homem explora os recursos naturais visando atender seus interesses e necessidades. Nesta conjuntura, encontra-se o objeto de estudo deste trabalho, o município de Cordeirópolis/SP, o qual se localiza na microrregião de Limeira e pertence ao polo cerâmico de Santa Gertrudes. Devido à presença deste complexo industrial, o objetivo do trabalho foi analisar a fragilidade ambiental do município em relação a mineração das indústrias cerâmicas. Visando atender tal objetivo adotou-se os seguintes procedimentos metodológicos: Revisão Bibliográfica; Aquisição dos dados cartográficos; Organização dos dados; Elaboração dos mapas temáticos (mapa de uso e ocupação das terras, mapa de declividade, mapa de geologia, mapa de pedologia e mapa de fragilidade ambiental); e por fim, trabalhos de campo na área de estudo. Dessa forma, o trabalho fez uma análise da fragilidade ambiental da mineração em Cordeirópolis/SP, propondo uma divisão do município em 5 classes de fragilidade (Muito Fraca, Fraca, Média, Forte e Muito Forte) e, assim, de acordo com os aspectos físicos e antrópicos, determinar a fragilidade dos locais às atividades minerárias. Desse modo, acredita-se que os resultados gerados no trabalho podem auxiliar na gestão e planejamento territorial de Cordeirópolis/SP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Di Giulio, Gabriela Marques, Bernardino Ribeiro Figueiredo, Lúcia da Costa Ferreira, and José Ângelo Sebastião Araújo Dos Anjos. "Experiências brasileiras e o debate sobre comunicação e governança do risco em áreas contaminadas por chumbo." Ciência & Saúde Coletiva 17, no. 2 (February 2012): 337–49. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232012000200008.

Full text
Abstract:
No artigo são apresentados dois estudos de caso sobre contaminação por chumbo no Brasil. As situações estudadas referem-se a Santo Amaro da Purificação, nordeste, e Adrianópolis, sul, onde comunidades convivem com a contaminação ambiental e a exposição humana ao chumbo em decorrência das atividades industriais e de mineração desenvolvidas durantes décadas, por uma mesma empresa, de forma inconsistente com os padrões ambientais e de mineração, com pouco controle dos impactos ambientais e à saúde humana advindos. Os principais objetivos da investigação realizada foram analisar as estratégias de comunicação de risco adotadas junto às comunidades locais e avaliar o engajamento delas no processo de gerenciamento do risco. A metodologia aplicada incluiu análise de notícias jornalísticas e entrevistas realizadas com diferentes atores sociais, como moradores, jornalistas, pesquisadores e autoridades. Os resultados indicaram a necessidade de promover o envolvimento público no debate e no processo decisório. Os resultados validaram também a hipótese de que os modelos associativos (representados por associações de moradores, por exemplo) são importantes na promoção e no estímulo da participação pública no gerenciamento do risco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Silva, Sandro Heleno Lage da, Francisco de Assis Braga, and Alysson Rodrigo Fonseca. "ANÁLISE DE CONFLITO ENTRE LEGISLAÇÃO E USO DA TERRA: AVALIAÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO MUNICÍPIO DE ITABIRA, MG." Caminhos de Geografia 11, no. 34 (June 15, 2010): 131–44. http://dx.doi.org/10.14393/rcg113416077.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivos mapear e quantificar as áreas de Preservação Permanente (APPs), previstas na Lei Federal 4771/65, no município de Itabira, Minas Gerais, através do uso de ferramentas de geoprocessamento, e identificar usos conflituosos frente à legislação. Os dados revelaram que 42% do território itabirano é legalmente definido como APP. Destas áreas, 59% se encontram em uso conflituoso, onde predomina a pastagem, presente em 46% das APPs do município. Em média, a taxa de ocupação conflituosa em APP por tipo de uso do solo é superior a 36%, sendo 53% e 4% os valores extremos, referentes à mineração e ao uso industrial, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Sousa, Jeovana Dos Santos, Marianna Menezes Santos, Brenda Neves dos Santos, Neuza Maria Miranda dos Santos, and Laise Cedraz Pinto. "Agricultura em Áreas Industriais e Contaminação por Metais Pesados: Estratégias para redução deste Impacto Ambiental." Revista Brasileira de Geografia Física 14, no. 1 (April 20, 2021): 322. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v14.1.p322-331.

Full text
Abstract:
Concentrações elevadas de metais pesados podem ocorrer em áreas próximas de complexos industriais e em solos ao redor das áreas de mineração, o que pode se estender para alimentos agrícolas, causando efeitos adversos na saúde da população, danos ecológicos, além de implicar em bioacumulação. Devido à facilidade de dispersão dos metais pesados no meio ambiente, especialmente na agricultura que adentra à cadeia alimentar, o objetivo desse estudo foi revisar dados sobre esta contaminação em vegetais cultivados em áreas industriais e identificar possíveis estratégias para minimizar o impacto ambiental. Vários estudos apontam que solos e vegetais cultivados próximos de áreas industriais apresentam elevadas concentrações de metais pesados, sendo ainda maior proporcionalmente à proximidade da área poluente. Dentre os tipos de vegetais, os folhosos foram os que apresentaram maior teor de contaminação de metais do que os vegetais frutados ou de raiz, o que aponta que, além do solo, a contaminação atmosférica influencia no vegetal exposto. Além disto, existe correlação entre espécie vegetal e biodisponibilidade/absorção de determinados metais em detrimento a outros. É notório que o cultivo de produtos agrícolas em áreas industriais e circunvizinhas é uma prática que põe em risco potencial de toxicidade a população que utiliza estes produtos como alimento. Algumas estratégias podem ser adotadas com intuito de minimizar a contaminação, dentre estas, técnicas naturais de manejo de cultivo de vegetais, seleção de tipos de vegetais com menor possibilidade de toxicidade para áreas específicas, técnicas para aumentar fatores de proteção do vegetal e descontaminação do solo, controle e fiscalização efetivos nos efluentes industriais. Agriculture in Industrial Areasand Heavy Metal Contamination: Strategies to reduce this Environmental Impact A B S T R A C TContamination by heavy metals can occur in locations close to industrial complexes and in soils around mining areas, which can extend to agricultural foods, causing adverse effects on the population's health, ecological damage, in addition to resulting in bioaccumulation. Heavy metals are rapidly dispersed in the environment, especially in agriculture that enters the food chain. Thus, the objective of this study was to review this contamination in vegetables grown in industrial areas and to identify possible strategies to minimize the socio-environmental impact. Many studies show that soils and vegetables cultivated close to industrial areas have high concentrations of heavy metals, being even greater in proportion to the proximity of the polluting area. Among the types of vegetables, the leafy ones were those that had a higher content of metal contamination than fruity or root vegetables, which indicates that, in addition to the soil, atmospheric contamination influences the exposed plant. In addition, there is a correlation between plant species and bioavailability of certain specific metals. The cultivation of agricultural products in industrial and surrounding areas is a practice that poses a potential risk of toxicity to the population that consumes these products as food. Some strategies can be adopted in order to minimize contamination, among them, natural techniques for handling vegetable cultivation, selection of types of vegetables with less possibility of toxicity for specific areas, techniques to increase plant protection factors and soil decontamination, effective control and inspection in industrial effluentsKeywords: heavy metals; soil contamination; industrial areas, agriculture, agroecology.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Figueiredo, Mucio Do Amaral, Arlon Candido Ferreira, Leonardo Cristian Rocha, and Helton Santos Lopes Barbosa. "Patrimônio Mineiro e valorização dos testemunhos da mineração pretérita: resquícios existentes na Serra do Lenheiro, São João del-Rei, Minas Gerais." Caderno de Geografia 28, no. 1 (March 25, 2019): 55–69. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2018v28nespp55.

Full text
Abstract:
O patrimônio mineiro vem aparecendo como uma nova área do conhecimento, sendo considerado um desdobramento do que se conhece como geopatrimônio. Como uma ramificação científica interdisciplinar, abarca desde a patrimonialização de prédios e equipamentos da atividade minerária interrompida em décadas passadas, até a inventariação e análise de resquícios da atividade minerária de períodos proto industriais e pré-industriais (anteriores ao séc. XIX). Os conceitos apresentados, advindos de investigações e reflexões de autores de vários países, apontam para um rico ambiente de investigação, capaz de agregar e valorar importantes aspectos da construção histórico-cultural das comunidades desenvolvidas a partir da atividade mineradora. A Serra do Lenheiro e a região de São João del-Rei, em Minas Gerais, uma outrora importante cidade da região sudeste do Brasil, polarizando um vasto território em períodos coloniais da história brasileira, nasceu e se desenvolveu a partir da descoberta de ouro em suas cercanias. Os resquícios das atividades minerárias setecentistas e oitocentistas ainda se fazem presentes na paisagem da referida Serra, marcando um importante momento na história da região e da centenária cidade. Faz-se necessário, como desdobramento deste trabalho, uma futura investigação mais detalhada para que se conheça em detalhes essas construções minerárias de períodos coloniais, iniciando, assim, mais um capítulo na rica história da cidade de São João del-Rei e região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Martins, Marcos Lobato. "A crise dos negócios do diamante e as respostas dos homens de fortuna no Alto Jequitinhonha, décadas de 1870-1890." Estudos Econômicos (São Paulo) 38, no. 3 (September 2008): 611–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-41612008000300007.

Full text
Abstract:
Este trabalho aborda a crise da mineração em Diamantina no período 1870-1890 e os impactos que ela gerou sobre os negócios dos grandes mineradores e negociantes de diamante. A ênfase recai sobre a trajetória regional da indústria de lapidação, que representou tentativa de agregar valor às gemas extraídas nas lavras do Alto Jequitinhonha. Também são analisados os investimentos que os homens de fortuna fizeram em firmas comerciais e industriais (principalmente fábricas de tecidos) e os projetos de desenvolvimento regional elaborados por empresários diamantinenses neste período. O trabalho utiliza fontes locais diversas como inventários, processos de falências, contratos, jornais, discursos e panfletos políticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Gomes, Marcelo Pedrosa, Teresa Cristina Lara Lanza de Sá e. Melo Marques, Mariana de Oliveira Gonçalves Nogueira, Guilherme Henrique Silva, Evaristo Mauro de Castro, and Ângela Maria Soares. "Efeitos dos rejeitos da indústria de zinco na anatomia e crescimento de plantas jovens de Salix humboldtiana Willd: (salgueiro)." Hoehnea 38, no. 1 (March 2011): 135–42. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-89062011000100012.

Full text
Abstract:
A poluição por metais pesados, gerada principalmente pelas atividades de mineração e industrial, exige estudos que possibilitem a recuperação de áreas contaminadas. Foram estudadas respostas de crescimento e características anatômicas de plantas jovens de salgueiro cultivadas em solo multicontaminado por metais pesados. As plantas foram cultivadas em três níveis de misturas de solo contaminado: 0%; 15% e 30% (v/v), durante 60 dias. No maior nível de contaminação foi observado menor produção de matéria seca das raízes e da parte aérea e menor crescimento das raízes. Nesta condição, as raízes apresentaram maior espessura da epiderme, exoderme e endoderme e menor número de elementos condutores de xilema. As folhas apresentaram modificações no número de elementos condutores de xilema, na densidade e diâmetro dos estômatos, e na espessura da epiderme, endoderme, colênquima e do mesofilo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Cacique, Paloma Pereira, Carine Mota Alves, Alexandre Pereira Wentz, and Samuel Marques Macedo. "OBTENÇÃO DE UM FLOCULANTE ORGÂNICO DE CAMARÃO PARA APLICAÇÃO COMO QUELANTE DE COBRE." Revista Eletrônica Perspectivas da Ciência e Tecnologia - ISSN: 1984-5693 9, Único (November 8, 2017): 80. http://dx.doi.org/10.22407/1984-5693.2017.v9.p.80-89.

Full text
Abstract:
O crescente desenvolvimento do uso industrial de metais pesados em mineração, baterias, fertilizantes, curtumes e instalações galvanoplásticas levaram ao aumento de emissões de metais em ambiente aquáticos. Isso representa uma grande preocupação visto que, alguns metais são extremamente tóxicos, mesmo em baixas concentrações. O projeto em questão visa a redução de cobre no meio aquático, utilizando como quelante a quitosana. Esta é um polissacarídeo catiônico que age como floculante e é obtida através da reação de desacetilação da quitina em soluções alcalinas. Anteriormente ao processo de desacetilação, ocorre a obtenção da quitina, que segue as etapas de desproteinização, desmineralização e despigmentação da carapaça do camarão. Através do método de troca iônica, a quitosana se mostrou eficaz ao apresentar uma porcentagem de aproximadamente 99 % de extração de cobre da água, em 2 minutos sobre agitação, utilizando 0,08 g de quitosana, com o coeficiente de correlação ao quadrado (R2) igual a 0,9996.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Rezende, Polyane Avelar, Taciana Lopes Rezende Martins, and Mônica Ferreira Rocha. "APLICAÇÃO DO ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS NO SETOR ADMINISTRATIVO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA MINERADORA." REVISTA PRODUÇÃO E ENGENHARIA 8, no. 1 (April 10, 2017): 653. http://dx.doi.org/10.18407/issn.1983-9952.2016.v8.n1.p653-665.

Full text
Abstract:
O trabalho descrito neste artigo destaca a extensão dos estudos de métodos e tempos para além do segmento industrial, aplicando-os ao setor administrativo. Investiga-se a atividade de carimbar anexos de contratos executada pelo setor de compras de uma empresa de mineração. Utilizando ferramentas de cronoanálise é possível descrever o fluxo do processo e, a partir disto, conduzir análises sob outras perspectivas tais como: tempo padrão, carga-homem, layout e produtividade. Com os resultados obtidos e a padronização do sistema, desenvolveu-se uma proposta de melhoria no processo, reduzindo o tempo de realização da atividade e, consequentemente, aumentando a produtividade do setor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography