Academic literature on the topic 'Indústria das Bebidas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Indústria das Bebidas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Indústria das Bebidas"

1

Feil, Alexandre, and Elias Gabriel Traesel. "SUSTAINABILITY INDICATORS EMPLOYED IN THE PERFORMANCE EVALUATION OF THE BEVERAGE INDUSTRY IN BRAZIL." Revista de Estudos Interdisciplinares 6, no. 1 (2024): 01–23. http://dx.doi.org/10.56579/rei.v6i1.681.

Full text
Abstract:
A indústria bebida gera benefícios a sociedade sob a perspectiva social e econômica, mas também promove impactos negativos em âmbito ambiental e a saúde humana. Neste contexto, este estudo identificou os indicadores de sustentabilidade utilizados na avaliação do desempenho sustentável das indústrias de bebidas no Brasil. A metodologia teve como alicerce a revisão sistemática da literatura realizada em nível de Brasil com auxílio dos mecanismos de busca da Google Scholar, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os principais resultados revelam que as 42 publicações científicas sobre indicadores de sustentabilidade em indústria de bebidas são incipientes, mas apresentam informações relevantes para a literatura e a prática empresarial. Uma lista de 171 indicadores de sustentabilidade, estratificados em ambiental (79), social (47) e econômico (45), foram identificados e são úteis para avaliarem e monitorarem o desempenho sustentável das indústrias de bebidas. Além disso, apenas quatro publicações científicas apresentam indicadores que abrangem de forma mútua as três dimensões da triple bottom line. Conclui-se que os indicadores de sustentabilidade que apresentaram maior frequência demonstram as áreas/questões que podem ser aprimoradas, nas indústrias de bebidas, afim de melhorar seu desempenho sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cargnin, Gabriela Facco, and Manuela Poletto Klein. "Avaliação da presença de edulcorantes não nutritivos artificiais em bebidas energéticas e seus riscos para a população." Research, Society and Development 12, no. 3 (2023): e0912340294. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i3.40294.

Full text
Abstract:
Os edulcorantes são aditivos alimentares utilizados para adoçar alimentos, de forma natural ou artificial, em vários níveis, usados pela indústria em busca de agradar novos públicos. O objetivo principal deste trabalho foi analisar a presença de edulcorantes em bebidas energéticas, estimar o consumo de tais edulcorantes e avaliar os possíveis riscos do seu consumo em excesso. O estudo foi baseado em dados dos fabricantes registrados pela ABIR (Associação Brasileira de Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas), através dos rótulos dos produtos e lista de ingredientes de cada marca das bebidas. As informações nutricionais de 122 marcas foram analisadas de acordo com a presença de edulcorantes e seu tipo, onde foram identificadas que 50,8% das bebidas não continham edulcorantes, enquanto 49,2% continham. Nestas, os principais edulcorantes encontrados foram sucralose e acessulfame K. Para os rótulos das marcas que continham edulcorantes, avaliou-se a adequação em relação aos limites máximos permitidos de edulcorantes pela legislação. Detectou-se que 5 bebidas energéticas, denominadas “zero açúcares", não apresentaram a quantidade dos edulcorantes declarada em suas formulações, em desacordo com a legislação. Por fim, foi verificado que pelos altos valores de ingestão máxima de cada bebida, encontrados para indivíduos de 50, 70 e 90 kg, o consumo aparente não ultrapassa a ingestão diária aceitável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alves, Ana Rafaela da Silva, Camila Maranha Paes de Carvalho, Beatriz Gouveia Moura, and Inês Rugani Ribeiro de Castro. "Atividade política corporativa no âmbito da tributação de bebidas açucaradas no Brasil." DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde 20 (May 21, 2025): e84842. https://doi.org/10.12957/demetra.2025.84842.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar e analisar atividade política corporativa no processo decisório referente à concessão de créditos tributários para bebidas açucaradas ocorridos após a publicação do Decreto nº 9.394/2018, que alterou a tabela do imposto sobre produtos industrializados de maneira desfavorável à indústria de bebidas açucaradas. Métodos: Foi realizada pesquisa documental de 106 reportagens jornalísticas e duas audiências públicas ocorridas na Câmara de Deputados e no Senado Federal relacionadas à tributação de bebidas açucaradas após a edição do Decreto nº 9.394/2018. Os documentos foram analisados à luz do referencial teórico de distopia política adaptado à indústria de alimentos. Resultados: Constatou-se que durante o período analisado a indústria formou alianças, praticou lobby, manipulou dados e ameaçou retirar investimentos. Além disso, argumentou que a medida tributária causaria prejuízos ambientais e econômicos ao país, bem como perdas financeiras para a indústria e de empregos. Conclusão: A indústria realizou estratégias de atividade política corporativa contempladas no referencial teórico e convergentes com o observado em países que adotaram tributos sobre bebidas açucaradas e outros alimentos não saudáveis. Objetivo: Identificar e analisar a atividade política corporativa no processo decisório referente à concessão de créditos tributários para bebidas açucaradas ocorridos após a publicação do Decreto nº 9.394/2018, que alterou a tabela do imposto sobre produtos industrializados de maneira desfavorável à indústria de bebidas açucaradas. Métodos: Foi realizada pesquisa documental de 106 reportagens jornalísticas e duas audiências públicas ocorridas na Câmara de Deputados e no Senado Federal, relacionadas à tributação de bebidas açucaradas após a edição do Decreto nº 9.394/2018. Os documentos foram analisados à luz do referencial teórico de distopia política adaptado à indústria de alimentos. Resultados: Constatou-se que, no período analisado, a indústria formou alianças, praticou lobby, manipulou dados e ameaçou retirar investimentos. Além disso, argumentou que a medida tributária causaria prejuízos ambientais e econômicos ao país, bem como perdas financeiras para a indústria e de empregos. Conclusão: A indústria realizou estratégias de atividade política corporativa contempladas no referencial teórico e convergentes com o observado em países que adotaram tributos sobre bebidas açucaradas e outros alimentos não saudáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santana, Vilma S., Mauro Khoury, Charles de Andrade, Agnese Novato, and Naomar de Almeida Filho. "Migração, trabalho na indústria petroquímica e consumo de bebidas alcoólicas." Revista Brasileira de Epidemiologia 1, no. 2 (1998): 149–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x1998000200005.

Full text
Abstract:
Objetivou-se testar testar a hipótese de uma associação entre migração recente, trabalho na indústria petroquímica e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, avaliando o papel de variáveis socioeconômicas e demográficas como confundidores ou modificadores de efeito. Foi empregada uma amostra aleatória de 452 chefes de família entre 18 e 60 anos de idade, proveniente de um inquérito de saúde conduzido com famílias que residiam em uma área industrial da Região Metropolitana de Salvador, Bahia, Brasil. Apenas os trabalhadores do setor industrial foram incluídos na análise (n = 299). Consumidores de bebidas alcoólicas foram identificados com o Questionário de Morbidade Psiquiátrica de Adultos, QMPA, aplicado por entrevistadores treinados a informantes chave de cada família selecionada. Migrantes recentes foram definidos como aqueles que tinham até dois anos de residência no local. A prevalência de consumo exagerado de álcool foi maior entre trabalhadores da indústria petroquímica e entre migrantes recentes, em comparação aos trabalhadores de outras indústrias e não migrantes recentes, respectivamente. Petroquímicos migrantes recentes apresentaram uma prevalência de consumo de bebidas alcoólicas 3,4 vezes superior ao grupo de referência. Migração recente e trabalho na indústria petroquímica são fatores de risco potenciais para o consumo de bebidas alcoólicas, por um efeito sinérgico entre essas duas variáveis. Os resultados sugerem a escolaridade como fator de proteção para o consumo de álcool, apenas entre não migrantes recentes nessa população de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mariath, Aline Brandão, and Ana Paula Bortoletto Martins. "ATIVIDADE POLÍTICA CORPORATIVA DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS E BEBIDAS ULTRAPROCESSADOS." REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS 8, no. 2 (2022): 303–20. http://dx.doi.org/10.21783/rei.v8i2.657.

Full text
Abstract:
Não há dúvidas acerca do papel da indústria de alimentos e bebidas ultraprocessados na epidemia mundial de obesidade e doenças crônicas associadas à má-alimentação. As ações governamentais para regular as práticas desse setor industrial têm sido amplamente recomendadas para conter o avanço dessa pandemia. Contudo, a indústria de alimentos e bebidas ultraprocessados frequentemente atua para impedir regulações que impactem negativamente seus lucros. Neste artigo de revisão, apresentam-se a definição de atividade política corporativa, os métodos recomendados para identificar as estratégias e práticas empregadas pela indústria de alimentos e bebidas ultraprocessados, bem como o modelo proposto por pesquisadores da rede INFORMAS (International Network for Food and Obesity/NCD Research, Monitoring and Action Support) que é atualmente utilizado para classificar essas estratégias e práticas. Descrevemos estudos internacionais e nacionais nessa área, que demonstram que esse setor industrial utiliza estratégias e práticas bastante semelhantes àquelas da indústria do tabaco. Finalmente, destacamos a necessidade de se conduzir estudos que busquem determinar em que medida a interferência da indústria de alimentos e bebidas ultraprocessados de fato influencia o processo decisório e quais condições se associam ao seu sucesso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Pedro Ivo Soares e., Suelma Ferreira do Oriente, Rebeca Morais Silva Santos, et al. "Estratégias e tendências no desenvolvimento de bebida láctea fermentada caprina." Caderno Pedagógico 21, no. 10 (2024): e8537. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv21n10-003.

Full text
Abstract:
As bebidas lácteas à base de soro de leite são importantes para as indústrias láctea devido ao seu valor econômico e ambiental e à grande aceitação sensorial. O objetivo do estudo é conceituar e discutir sobre a temática bebida láctea fermentada caprina em termos estrátegias e tendências através de uma revisão bibliográfica interativa. A abordagem metodológica permitiu o uso de estudos experimentais e não experimentais na base do ScienceDirect (Elsevier) e Scholar Google. Os tópicos leite caprino, soro caprino, bebida láctea fermentada, probióticos, prebióticos e desenvolvimento de bebida láctea fermentada caprina na literatura foram explorados para melhor compreensão sobre o tema proposto. A bebida láctea fermentada caprina é um produto versátil e amplamente aceito no mercado, podendo ter em suas forumulações diferentes concentrações de soro do leite, probióticos, prebióticos e insumos não lácteos. Portanto é uma alternativa viável para a indústria láctea considerando sua composição nutricional como também no aspecto ambiental se tratando do reaproveitamento e agregação do soro do leite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nascimento, Carla do. "INDÚSTRIA DE BEBIDAS NA BAHIA: DESEMPENHO E PERSPECTIVAS." Conjuntura & Planejamento 198 (June 30, 2020): 37–59. http://dx.doi.org/10.56839/cp.1i198.2.

Full text
Abstract:
A tradicional indústria de bebidas apresentou um importante papel para a economia brasileira, principalmente no início do processo de industrialização do país, quando o processo de substituição de importações, juntamente com as tecnologias incorporadas que permitiam a fabricação de bebidas em escala industrial, firmaram as bases capitalistas do setor antes mesmo da revolução de 1930. Porém, foi a partir do Plano Real, na década de 1990, que o setor foi fortemente impactado com as reformas econômicas e os avanços socioeconômicos e, posteriormente, alavancado pelos investimentos estrangeiros, o que culminou em aumento da produtividade. O processo de abertura da economia brasileira na década de 1990 trouxe transformações para o setor de bebidas, pois houve uma reinserção da economia brasileira no comércio mundial e configurou-se um novo horizonte para o crescimento 1 interno instaurado pela estabilização monetária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cabral, Nathalia de Sousa Moulin, Kátia Eliane Santos Avelar, Nathália Da Rocha Rodrigues, Fabiane Toste, and Alexandra da Silva Anastácio. "Desenvolvimento e avaliação microbiológica e físico-química de bebida probiótica fermentada sabor chocolate." Brazilian Journal of Food Research 9, no. 2 (2018): 52. http://dx.doi.org/10.3895/rebrapa.v9n2.3604.

Full text
Abstract:
A indústria de alimentos investe cada vez mais no segmento de bebidas fermentadas de forma a se obter produtos com alegação funcional e de elevada aceitação por parte do consumidor. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da adição de grãos de kefir de leite sobre as características microbiológicas e físico-químicas de uma bebida probiótica sabor chocolate. Foram realizadas as análises físico-químicas para determinação do pH, acidez, lactose, sacarose, umidade, resíduo mineral fixo, proteínas, lipídios, carboidrato e energia, além de análises microbiológicas (contagem de bactérias ácido-láticas - BAL), bolores e leveduras- BL, presença de coliformes totais e termotolerantes nas bebidas fermentadas não saborizadas e saborizadas com chocolate em pó e açúcar. As bebidas probióticas não saborizadas com adição de 5% e 10% de kefir (BAL - 5,1x109 e 2,1x109 UFC/mL, respectivamente) e as bebidas probióticas saborizadas com adição de 5% de kefir (BAL - 1,3x 109 UFC/mL) apresentaram conteúdo de BAL semelhantes. O conteúdo de BL foi 100 vezes maior bebida probiótica não saborizado a 5% comparado ao 10% (4,1x107 e 3,3x105 UFC/mL, respectivamente) e 1000 vezes maior no kefir saborizado 10% comparado ao 5% (1,2x106 e 4,5x103 UFC/mL, respectivamente). Todas as amostras apresentaram ausência de coliformes totais e termotolerantes. Em relação às análises físico-químicas, observou-se que as bebidas probióticas não saborizadas e saborizadas, com maior concentração dos grãos de kefir (10%) apresentaram menor pH (4,2 e 4,8, respectivamente) e maior acidez (0,74% e 0,81%, respectivamente), além de, menor teor de lactose (3,5% e 2,7%, respectivamente) e lipídeo (2,8% e 3,4%, respectivamente) comparada à bebida com 5% de grãos de kefir. O desenvolvimento de bebidas probióticas com sabor chocolate pode agregar valor comercial, sensorial, e nutricional e ser uma alternativa viável de alimento funcional. Mais estudos são necessários para se avaliar as características sensoriais e aceitabilidade destas bebidas probióticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Biagioni Maia, Amazile. "RELEVÂNCIA DO CARVÃO ATIVO E SUA RECUPERAÇÃO NOS ALAMBIQUES." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 6, no. 3 (2025): e636297. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i3.6297.

Full text
Abstract:
O carvão ativo desempenha um papel importante na indústria de bebidas destiladas, sendo empregado tanto no tratamento da água como na melhoria sensorial das bebidas. A partir de 2022, sua demanda aumentou no âmbito da produção de cachaça de alambique, impulsionada pelo reconhecimento governamental das particularidades dessa bebida, produzida em ambiente rural por milhares de pequenos produtores. Com isso, surgiram novas oportunidades para diferenciar a bebida e expandir seu mercado. Diante do alto custo do carvão ativo, aventou-se a possibilidade de produzi-lo localmente a partir do bagaço da cana gerado na produção da cachaça. Neste artigo, após demonstrar os riscos operacionais e entraves ambientais afetos à produção do carvão ativo, propõe-se a habilitação dos produtores para efetuarem a aferição e recuperação da eficácia do carvão ativo, reduzindo custos e evitando o descarte prematuro desse valioso insumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza, Patrick Gomes de, Marcia Seixas de Castro, Lilian Pantoja, Roberto Nobuyuki Maeda, and Helyde Albuquerque Marinho. "Avaliação da qualidade físico-química de bebidas lácteas sabor de araçá-boi (Eugenia stipitata)." Brazilian Journal of Science 1, no. 2 (2022): 59–64. http://dx.doi.org/10.14295/bjs.v1i2.36.

Full text
Abstract:
O fruto de araçá-boi (Eugenia stipitata McVaugh) possui acentuados aroma e acidez, atualmente é consumido na forma de suco, no norte do Brasil. Para melhores atribuições nutricionais surgiu a necessidade de formular bebida láctea fermentada de araçá-boi. Foi utilizado como constituinte da base láctea o soro de queijo, subproduto da indústria de queijos. A presente pesquisa testou três formulações com 70% de base ( nas proporções 25:75, 50:50 e 75:25, de leite fermentado e soro), 20% de polpa de fruta e 10% de açúcar. As bebidas foram avaliadas quanto ao perfil físico-químico. Todas as bebidas apresentaram perfil físico-químico dentro dos padrões da legislação brasileira para iogurtes e bebidas lácteas. A anuência do produto no mercado incentivará produtores agrícolas do norte do país a cultivarem o araçá-boi em grande escala, representado uma alternativa para o desenvolvimento sustentável da região, agregando valores ao fruto amazônico e ao soro de queijo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Indústria das Bebidas"

1

Carvalho, Luís Miguel Reis de. "Evolução da indústria de bebidas : análise económica e empresarial." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/11396.

Full text
Abstract:
Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais<br>O impacto da recente crise económico-financeira tem sido um tema de grande foque nos últimos tempos pelas consequências sentidas a nível global. Este trabalho tem como principal objectivo a realização de uma análise económica e empresarial das empresas do sector das bebidas, com o intuito de observar o eventual impacto que o sector sofreu em Portugal neste período de turbulência. Para se estudar a evolução da Indústria das bebidas, é fundamental estudar também a composição da mesma, ou seja, os seus subsectores e proceder a uma comparação entre o sector e a economia Portuguesa. Com esse objectivo é feita uma análise através de indicadores macroeconómicos e microeconómicos, tendo em conta alguns anos pré-crise e os anos em que o seu impacto se manifesta mais acentuado. É também efectuada uma análise à estabilidade do balanço e da demonstração de resultados deste tipo de indústria transformadora, e aos modelos econométricos desenvolvidos com o intuito de verificar o impacto das variáveis explicativas na rentabilidade do activo, na rendibilidade dos capitais próprios e na produtividade das empresas do sector em estudo.<br>The impact of recent economic-financial crisis has been a topic of great focus in recent times due to the lived situation worldwide. This work has as main purpose the achievement of economic and business analysis of enterprises in the beverages sector, in order to observe the impact that the sector suffered in Portugal in this period of turbulence. In order to study the evolution of the beverages industry is also essential to study the composition of the same, that is, their sub-sectors and make a comparison between the sector and the Portuguese economy. For this purpose an analysis is made through macroeconomic and microeconomic indicators, taking into account some pre-crisis years and the years in which the impact is manifested more pronounced. It is also analyzed the stability of the balance sheet and income statement of this type of manufacturing, as well as the econometric models developed in order to verify the impact of the explanatory variables on the return on asset, the return on equity and business productivity of the sector under study.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Martinelli, Junior Orlando. "As tendencias recentes da industria de alimentos : um estudo a partir das grandes empresas." [s.n.], 1997. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285431.

Full text
Abstract:
Orientador: Angela A. Kageyama<br>Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia<br>Made available in DSpace on 2018-07-22T02:24:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MartinelliJunior_Orlando_D.pdf: 38136138 bytes, checksum: 86b503e7c38612a343ae8409d74c9762 (MD5) Previous issue date: 1997<br>Resumo: Não informado<br>Abstract: Not informed.<br>Doutorado<br>Doutor em Economia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Almeida, Sarah Winck de. "Estudo da inovação na indústria brasileira de alimentos e bebidas." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2014. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3671.

Full text
Abstract:
Submitted by Mariana Dornelles Vargas (marianadv) on 2015-05-26T17:36:27Z No. of bitstreams: 1 estudo_inovacao.pdf: 10670198 bytes, checksum: 5cb90f4beda3366470d63c0b75717538 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2015-05-26T17:36:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 estudo_inovacao.pdf: 10670198 bytes, checksum: 5cb90f4beda3366470d63c0b75717538 (MD5) Previous issue date: 2014<br>Nenhuma<br>A inovação é um termo atualmente presente na pauta de discussão tanto de empresas quanto na pesquisa das universidades. Porém, sua abordagem, especificamente no setor de alimentos, carece de referencial teórico que lhe dê suporte e embasamento. Este estudo objetivou identificar as características que influenciam na formação do perfil de inovação da indústria brasileira de alimentos e bebidas, com base em dados qualitativos coletados em uma amostra de indústrias que participaram da Feira Anuga, na Alemanha, no ano de 2013. Para tanto, resgatou-se visões de alguns autores sobre os conceitos da inovação e sua aplicação na indústria de alimentos, bem como a fundamentação de aspectos importantes para a inovação, como o relacionamento Universidade – Empresa e o fomento à inovação tecnológica por parte do governo. Para obtenção dos dados, utilizou-se metodologia de pesquisa qualitativa, com intuito de identificar os fatores que influenciam na formação do perfil de inovação dessas indústrias. Esse estudo compõe um dos objetivos estratégicos do Projeto NUTRITECH – FINEP, conveniado com a Unisinos em 2010 (Nº do Convênio 01.10.0510.00) que consistiu na implantação do Instituto Tecnológico em Alimento s para a Saúde – itt Nutrifor. A partir do estudo, pode-se identificar que a indústria de alimentos e bebidas possuem um perfil de inovação com características bastante conservadoras, onde os conceitos se confundem e as inovações em produto são basicamente incrementais, pelo medo do risco. As inovações em processo são novas apenas para a empresa, visto que em geral partem de tecnologias importadas de outros países. Além disso, as empresas desenvolvem as inovações, em geral, com recursos próprios (financeiros e de pessoal), sem existir uma relação consolidada com os demais atores do sistema de inovação, fato que merece atenção especial devido à sua grande importância na consolidação do processo de inovação. As conclusões que resultaram desse estudo servirão para melhor guiar a atuação das Indústrias, Universidades e demais agentes do sistema de inovação, no que diz respeito à inovação tecnológica para a área de alimentos e bebidas no Brasil.<br>Innovation is a term currently present in the subject of both companies and research universities. However, their approach, specifically in the food sector, lacks theoretical framework that will give you support and foundation. This study aimed to identify the characteristics that influence the formation of innovation profile of Brazilian food and beverage industry, based on qualitative data from a sample of industries attended the Anuga in Germany in 2013. Therefore, bought up visions of some authors on the concepts of innovation and its application in food industry as well as the major reasons for innovation aspects as the relationship University - Industry and fostering te chnological innovation by the government. To obtain the data we used qualitative research methodology, aiming to identify factors that influence the formation of innovation in these industries profile. This study consists of the strategic objectives of the Project NUTRITECH - FINEP, conveniado with Unisinos in 2010 (Convention No. 01.10.0510.00) which consisted of the implementation of the Technological Institute for Food for Health - itt Nutrifor. From the study, it can identify the food and beverage industry have an innovative profile with rather conservative characteristics, where the concepts are confused and product innovations are basically incremental, fear of risk. Innovations in process are just new to the company, since in general run of technologies imported from other countries. Also the companies develop innovations in general, with their own (financial and personnal) resources, exist without an established relationship with the other actors in the innovation system, a fact that deserves special attention due to its great importance in the consolidation process innovation. The conclusions resulting from this study will serve to better guide the actions of Industries, Universities and other actors in the innovation system, with respect to technological innovation in the area of food and beverage in Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Soares, Gonçalo Maria de Vasconcelos Pessanha de Paula. "Aplicação do controle estatísco de processos em indústria da bebidas." Florianópolis, SC, 2001. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82229.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.<br>Made available in DSpace on 2012-10-19T13:14:32Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-26T00:41:49Z : No. of bitstreams: 1 187898.pdf: 41702710 bytes, checksum: f5ce41d8503acfb5f294e7f68c99075d (MD5)<br>Este trabalho mostra a implantação do Controle Estatístico de Processo (CEP) numa industria de bebidas, com o objetivo de avaliar o processo de envase de água mineral, possibilitando identificar oportunidades de melhoria da Qualidade. Baseado em estudo bibliográfico o trabalho apresenta, inicialmente, algumas técnicas e ferramentas de Controle Estatístico de Processo, de tal forma que se conheçam seus conceitos, suas características e sua operacionalidade. Em sequência é apresentada a metodologia de implantação do CEP, adaptada à realidade da empresa de forma a facilitar a sua implementação e manutenção. Para testar o modelo proposto foram selecionadas a linha piloto e as características de qualidade de maior importância no contexto produtivo e satisfação dos clientes. Como ferramenta de apoio a todo o sistema operacional do CEP e processo decisório foi desenvolvido um sistema computacional que opera desde a fase de coleta e armazenamento dos dados até à elaboração dos gráficos de controle. Os resultados obtidos mostraram duas das características da qualidade com o seu processo sob controle e uma terceira fora de controle, necessitando que seja realizado um acompanhamento com objetivo de diminuir a variabilidade. Finalmente são apresentadas sugestões para melhoria da capabilidade dos processos, diminuição da variabilidade e facilitar a implantação do projeto nas demais linhas de envase. The present work shows the implantation of the Statistical Process Control (SPC) in a beverage industry, with the objective of evaluating the bottling process of mineral water, enabling opportunities of improvement. Based on bibliographical study, the work initially presents some techniques and tools for the Statistical Process Control, in order to know its concepts, characteristics and operativeness. In sequence, the methodology of implantation of SPC is presented, adapted to the reality of the company to facilitate its implementation and maintenance. To test the proposed model, the pilot line and the most important characteristics of quality in the production context and customers' satisfaction were selected. A computer system was developed as support tool to the SPC and decision taking systems, which worked from the phase of data collecting and storage to the elaboration of control graphs. The obtained results showed two of the quality characteristics with their processes under control, and a third one out of control, needing an accompaniment to be accomplished with the purpose of decreasing the variability. At the end, suggestions are presented for improvement of the capacity of the processes, decrease of the variability and to facilitate the introduction of the project other bottling lines.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dantas, Silvia Tondella. "Desempenho de embalagens metalicas para bebidas carbonatadas : avaliação de latas fabricadas por soldagem eletrica frente as latas convencionais." [s.n.], 1987. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/255379.

Full text
Abstract:
Orientador : Pilar R. de Massaguer<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos<br>Made available in DSpace on 2018-07-14T19:10:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dantas_SilviaTondella_M.pdf: 23016877 bytes, checksum: 1f8bba3fc4ceaa278da37d6dca23793d (MD5) Previous issue date: 1987<br>Resumo: Avaliou-se o desempenho de quatro tipos de latas, sendo duas produzidas por tecnologias de soldagem elétrica Soudronic e Conoweld e duas pelo processo convencional (solda Sn/Pb), Com exceção da lata produzida pelo processo Conoweld, que foi fabricada em folha cromada, o material de embalagem foi a folha-de-flandres. Todas as latas eram envernizadas internamente. O produto estudado foi refrigerante de limão. A vida-de-prateleira do produto nas diversas embalagens foi determinada em teste de estocagem óelo período de seis meses em duas condições de temperatura, 23ºC e 35ºC. Os principais parâmetros considerados foram a avaliação visual interna das embalagens, a concentração de ferro e a avaliação organoléptica do produto. Verificou-se que, embora apresentem pequenas diferenças entre si, todos os tipos de latas de folha-de-flandres (soldadas pelo processo convencional e eletricamente) apresentaram um bom desempenho pelos seis meses de estocagem, enquanto a lata em folha cromada soldada eletricamente sofreu um processo de corrosão acentuado, e o produto nela acondicionado atingiu concentrações de ferro acima do admissível (2ppm aos seis meses de estocagem) entre 90 e 120 dias no armazenamento a 23ºC e entre 75 e 90 dias no armazenamento a 35ºC. Para a estocagem a 23ºC esse foi o tempo estabelecido para a vida-de-prateleira do produto nessa embalagem enquanto para a estocagem a 35ºC a vida-de-prateleira estabelecida foi entre 62 e 75 dias devido ao sabor metálico percebido na avaliação sensorial. A avaliação sensorial do refrigerante de limão permitiu verificar a ocorrência de deterioração do sabor do produto durante a estocagem, nas duas condições de temperatura, ocorri da no produto acondicionado nos diversas tipos de embalagem metálica e também na garrafa de vidro utilizada como referencia. Em função disso, o fator limitante da vida-de-prateleira do refrigerante de limão nas embalagens em folha-de-flandres foi a alteração organoléptica, sendo o produto considerado inaceitável aos 150 dias de estocagem a 23ºC e 105 dias de estocagem a 35ºc. A caracterização das embalagens quanto à porosidade do verniz e proteção da região de soldagem mostrou-se diretamente relacionada as diferenças no desempenho encontradas entre as embalagens. A avaliação de amostras da região de soldagem no tempo zero e aos 180 dias de estocagem a 23ºC por meio de microscopia eletrônica e difração de raiosX possibilitou a visualização e confirmação da formação de pontos de corrosão e existência de defeitos no sistema de envernizamento das embalagens.<br>Abstract: The performance of four kinds of cans, two of them produced by Soudronic and Conoweld welding technologies, and the other two by the conventional process (soldered), was evaluated. With the exception of the can produced by the Conoweld process that was manufactured from tin free steel, the packaging material was tinplate. All of the cans were lacquered internally. The product studied was a lemon soft drink. The shelf-life of the product in the several packagings was determined by storage test within a period of six months at two temperature conditions, 23ºC and 35ºC. The main parameters considered were the internal visual evaluation of the packaging, the concentration of iron and the sensorial evaluation of the product. It was verified that although the tinplate cans presented some small differences among them selves, all of the types of tinplate cans (welded and soldered) presented a good performance during the six months of storage, while the welded tin free steel can suffered a process of accentuated corrosion and the product packaged in it reached concentrations of iron above the permissible tolerance (2ppm at six months of storage) between 90 and 120 days in storage at 23ºC and between 75 and 90 days in storage at 35ºC. For the storage at 23°C, that was the period established for the shelf-life of the product in this packaging, while for the storage at 35°C the shelf-life was between 62 and 75 days in function of the metallic flavor detected in the sensorial evaluation. The sensorial evaluation of the lemon soft drink allowed us to detect the product flavor deterioration during the storage at the two temperature conditions that occured in the product packaged in several types of metalic packaging and also in glass used as reference. In function of that, the limitating factor of the shelf--life of the lemon soft drink in tinplate packagings was the sensorial alteration. The product was considered unacceptable at 150 days of storage at 23ºC and at 105 days of storage at 35ºC. The caracterization of the packagings as to lacquer porosity and protection of the region of welding proved to be directly related to the differences in performance verified among the packagings. The evaluation of samples of the region of welding at time zero and at 180 days of storage at 23°C in Scanning Electron Microscope and X-Ray Diffraction enabled the visualization and confirmation of points of corrosion formation and the existence of defects in the system of packaging lacquering.<br>Mestrado<br>Mestre em Ciência de Alimentos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, Daniel Filipe Cortês. "Desenvolvimento de bebidas fermentadas a partir de subprodutos da indústria da castanha." Master's thesis, ISA/UL, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/10933.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Alimentar - Instituto Superior de Agronomia<br>The food industry is an increasingly demanding industry, regarding both quality and safety. Consumers are keen to satisfy their needs and preferences, and the industry try hard to satisfy them, by producing new products resulting from competition among companies and innovation capacity. Fermented foods and beverages are among some of the most popular innovative products, because they frequently ally functional properties to surprise and variety. The main objective of this work was to develop and optimize a fermented drink produced from by-products of the chestnut industry centred on the ancestral rice saké methods. The production method for this drink was based on the simultaneous utilization of a mold (Aspergillus oryzae) as koji and yeasts (Saccharomyces cerevisiae). During this process, starch is hydrolysed by amylases produced by the mold, resulting in more simple sugars that will be fermented by the yeast producing ethanol. Preliminary assay were performed in order to determine which were the best elements to produce a tasty beverage. We tested different formulations, varying the type of koji, the type /proportion of substrate to ferment and the yeast strain. After testing 16 formulations, the most adequate one was determined, using koji produced from rice, raw chestnut as substrate and the yeast strain Saccharomyces cerevisiae CBS 436, which added a very aromatic profile to the final product. It reached an alcohol content of 13,25% (vol/vol). Sensory analysis performed by a non-trained panel of consumers moderately liked the concentrated and the diluted version of the selected beverage, both in terms of taste, colour and flavour (values between 6 and 7, in a scale of 1 to 9). However, in terms of acceptance by the tasters in the sensory analysis they show a buying intention near the indifference (values of 2.96875 for sample A and 3.03125 sample B, a scale of 1 to 5).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gerchman, Eduardo. "Análise estrutural da indústria vinícola no Brasil." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 1995. http://hdl.handle.net/10183/170388.

Full text
Abstract:
Inúmeros setores de atividades vêm sofrendo alterações significativas nos últimos anos. Este estudo descreveu a estrutura competitiva de um desses setores: o setor vinícola brasileiro. Para isso, foi utilizado uma estrutura de análise industrial proposta por Michael Porter (1986). O estudo identificou a influência das cinco forças competitivas na dinâmica da indústria, os agrupamentos estratégicos existentes e as estratégias competitivas genéricas utilizadas.<br>Many industries are changing deeply in the last years. This study described the competitive structure of the brazilian wyne industry. It has been used the Michael Porter’s framework of industry analysis. The study identified how the five competitive forces shape the competitive structure of the industry, the strategic groups and the generic competitive strategy used.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

de, Oliveira Pontual Leonardo. "Planejamento Agregado em Empresas com Sobrecapacidade: Estudo de Caso em uma Indústria de Bebidas." Universidade Federal de Pernambuco, 2001. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/761.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:05:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo1141_1.pdf: 643642 bytes, checksum: fa7126d0da9e5a825504c6577d7a5b96 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2001<br>Qualquer empresa em um ambiente competitivo está sujeita a sofrer os efeitos das variações externas ou internas que podem ocasionar um desequilíbrio entre a demanda e a capacidade. Em uma dessas situações, a organização pode ter sua demanda consideravelmente reduzida, de forma que sua capacidade torne-se superior às necessidades do mercado. No geral, isto representa um alto custo, pois os recursos estarão ociosos e haverá subutilização das máquinas e instalações. Neste momento, a empresa deverá agir rapidamente, com o intuito de retomar o balanceamento entre a produção e as vendas. Caso contrário, as despesas poderão minar a capacidade de reação da organização, prejudicando sua competitividade. Este trabalho analisou quais alternativas de Planejamento Agregado da Produção são mais adequadas ao ambiente de sobrecapacidade. Para isto foi desenvolvido um estudo de caso numa empresa, que sofre da problemática. Foram analisadas detalhadamente cada alternativa possível de ser implementada, apontando-se as peculiaridades. A partir daí foram selecionadas aquelas mais adequadas à situação de sobrecapacidade. Além dos critérios de custo e viabilidade relativos à seleção das alternativas, outros foram definidos e considerados como dependência de terceiros, flexibilidade e inércia das decisões. Apesar da generalização das alternativas, os gerentes devem observar as particularidades da empresa e da situação. Isto é necessário, pois cada ação tomada terá uma conseqüência, que depende do ambiente e das características dos produtos e da organização
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Jacobi, Breno Antonio. "IMPLEMENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRÁTEGICO FUNCIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS." Universidade Federal de Santa Maria, 2006. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8312.

Full text
Abstract:
This Work look, through a study of case in a beverage s industry at Santa Maria-RS, analyze and integration the corporative strategic planning to a tactic and operational level. The company, object of this works, CVI Refrigerantes Ltda., manufacture of Brazilian Coca Cola system, make carbonate beverages and resell not carbonate and alcoholic beverages. Show in her structure six different departments: System, Marketing, Financial-Administrative, Sales, Industrial and Controller. To the research, this work was done at the industrial department. This department management the all value chain, since the bought of raw material and insumos, crossing the production until to the delivery the product to the clients. To obtain the event of cross one strategic decision to her operational plan, we will know the corporative strategic planning company model and in sequence adjusting the industrial management with the functional strategic planning. This research has of her main goal direct the corporative strategic plain to the industrial department, looking for powerful strategic actions, to get the goals wished by the company, look and adjusting the different between strategic and operation, implement and implant the functional strategic planning at the department.<br>Este trabalho visa, através de um estudo de caso, em uma indústria de bebidas de Santa Maria-RS, analisar e integrar o Planejamento Estratégico Corporativo ao nível tático e operacional. A empresa, objeto deste estudo, CVI Refrigerantes Ltda, fabricante do sistema Coca-Cola Brasil, fabrica bebidas carbonatadas e revende bebidas não carbonatadas e alcoólicas. Apresenta, em seu organograma, seis departamentos distintos: Sistemas, Marketing, Administrativo-Financeiro, Comercial, Industrial e Controladoria. A efeito de pesquisa, o trabalho foi realizado no departamento industrial. Este departamento gerencia toda a cadeia de valores, desde compra de matéria prima e insumos, passando pela, produção até a entrega dos produtos aos clientes. Para conseguir o evento da passagem de uma decisão estratégica para seu plano operacional, estar-se-á conhecendo o modelo de Planejamento Estratégico Corporativo - PEC, desenvolvido na empresa, e, na seqüência, adequando, para a gestão industrial, utilizando o Planejamento Estratégico Funcional - PEF. Esta pesquisa tem como objetivo principal orientar o PEC para o departamento industrial, buscando ações, diretrizes eficazes, para alcançar as metas desejadas pela empresa, observando e eliminando as lacunas existentes entre a estratégia e a operação, implantando e implementando o PEF no departamento industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Brito, Iuri Gustavo. "COMUNICAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS." Universidade Federal de Santa Maria, 2006. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8240.

Full text
Abstract:
Orientated to the market, today exists a growing demand in managerial strategic communication in companies, and in their administration processes. Though, even with the use of the strategic planning, as administration tool, impediments exist in the moment of transmitting the planned strategies to the executioners, or to people directly related with them. In reason of this problem, the present study proposes a method for strategic planning communication, base of the whole structure of a business organization, once the established information among the different levels of decision makers, is directed to the construction, and accomplishment, of the intended vision for the company. To solve the narrated problem it was made a descriptive scientific research, with qualitative character, developed by a case study, including semi-structured interviews with managers responsible by different levels of decision makers in a soft drinks industry located in Santa Maria -Rio Grande do Sul.<br>Direcionado ao mercado, existe hoje uma demanda crescente em comunicação estratégica gerencial nas empresas e em seus processos de gestão. Todavia, mesmo com a utilização do planejamento estratégico como ferramenta de gerenciamento, existem entraves no momento de transmitir as estratégias planejadas aos seus executores ou pessoas a elas diretamente relacionadas. Em razão desta problemática, o presente estudo visa propor um método para comunicação do planejamento estratégico, base de toda a estrutura de uma organização empresarial, uma vez que a informação estabelecida, entre os diferentes níveis de tomada de decisão, está voltada à construção, e realização, da visão planejada para a empresa. Para a construção desse objetivo fez-se uso de uma pesquisa científica descritiva de cunho qualitativo, desenvolvida mediante um estudo de caso, compreendendo entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelos diferentes níveis de tomada de decisão estratégica em uma indústria de bebidas localizada em Santa Maria Rio Grande do Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Indústria das Bebidas"

1

BERNADINO FILHO, R., M. C. S. CAMELO, A. G. C. ROSAL, G. M. S. GOMES, I. B. SOUZA, and S. N. OLIVEIRA. A indústria de alimentos e a economia circular: alimentando uma nova consciência. Agron Food Academy, 2022. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539640.

Full text
Abstract:
Este livro reúne os trabalhos aprovados no 5° Encontro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (5° ECTAL), organizado pelo curso de Engenharia de Alimentos da UFAPE. Os trabalhos estão organizados nas modalidades de pesquisa e revisão de literatura distribuídos conforme os eixos temáticos do evento, que incluíram as áreas: Análises físicas, químicas e físico e/ou químicas dos alimentos; Bioquímica e biotecnologia de alimentos; Desenvolvimento e processamento de alimentos de origem animal, vegetal e/ou bebidas; Engenharia de alimentos e automação de processos; Gestão ambiental dos resíduos na indústria de alimentos; Higiene, legislação e segurança dos alimentos; Microbiologia de alimentos e análise sensorial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Leite e soro do leite: inovação tecnológica para o produto sergipano. Editora Universitária Tiradentes, 2021. http://dx.doi.org/10.17564/2022.88303.09.2.

Full text
Abstract:
A produção leiteira é uma das maiores atividades do setor agropecuário, tanto a nível mundial, nacional ou sergipano. Com o leite se produz queijos, manteiga, iogurtes, bebidas lácteas e vários outros manufaturados. Isto torna a produção e indústria do leite vital para o desenvolvimento econômico, social e nutricional de uma região
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Tópicos em Gestão de Pessoas – Volume 1. Editora Poisson, 2017.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tópicos em Gestão de Pessoas – Volume 2. Editora Poisson, 2017.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Indústria das Bebidas"

1

Lima, Alliny Samara Lopes de, Ana Terra de Medeiros Felipe, Emanuelle Maria de Oliveira Paiva, Luiz da Silva Ferreira Junior, Kátia Nicolau Matsui, and Márcia Regina da Silva Pedrini. "DESENVOLVIMENTO DE LICOR DE MAÇÃ VERDE E HORTELÃ PIMENTA (MENTHA PIPERITA L.) À BASE DE XAROPE DE BORDO." In Agroecologia e a Preservação do Meio Ambiente. Editora Science, 2022. http://dx.doi.org/10.56001/22.9786500451016.16.

Full text
Abstract:
Os licores são bebidas alcoólicas apreciadas desde as mais antigas civilizações, obtidas por mistura e caracterizadas pelo elevado teor alcoólico e conteúdo de açúcares. Sua aromatização pode empregar matérias-primas diversas, em especial extratos e aromas de estruturas vegetais como frutos e ervas aromáticas, que quando combinadas permitem a produção de bebidas com características sensoriais únicas. Considerando que o atual segmento de bebidas alcoólicas exige uma diversificação de produtos e que existe uma crescente demanda mundial pela redução de perdas na indústria de alimentos, esse trabalho buscou desenvolver o Green apple, um licor de maçã-verde e hortelã-pimenta a base de xarope de bordo. A tecnologia empregada na elaboração do licor permite a utilização de excedentes da indústria processadora de maçã e do xarope de bordo, que tanto possibilita a utilização de cultivares mais ácidas pouco aceitas pelo mercado in natura, quanto xaropes que não atendem aos padrões de qualidade do mercado. Desse modo, o presente trabalho utiliza uma abordagem teórica e com uma ótica voltada à produção industrial, aborda as etapas de processamento da bebida incluindo seu fluxograma. O Green apple se mostra como uma bebida inovadora, com equilibrada combinação de sabores e alto valor agregado frente aos custos de produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SOUSA, T. M. S., S. F. SOUSA, B. T. O. SILVA, K. G. S. ALBUQUERQUE, and W. F. S. BEZERRA FILHO. "Processamento e caracterização físico-químicas de fermentados alcoólicos de acerola e hibisco." In A indústria de alimentos e a economia circular: alimentando uma nova consciência. Agron Food Academy, 2022. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539640-5.

Full text
Abstract:
Fermentado de fruta é a bebida com graduação alcoólica entre 4% e 14% (v/v). Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo formular e caracterizar físico-quimicamente as bebidas mistas a partir da polpa de acerola e da infusão do hibisco, antes e após o processo de fermentação. Foram realizadas as seguintes determinações nas amostras obtidas: sólidos solúveis totais, pH, acidez total titulável, rátio, teor de água, cinzas e teor alcoólico. De acordo com os resultados obtidos, a polpa de acerola apresentou teor de sólidos solúveis inferiores ao especificado pela legislação vigente, devido à adição de água durante o processamento. As amostras analisadas foram classificadas como sendo “muito ácidas” (pH&lt;4). A acidez total titulável e o rátio não apresentaram diferenças estatísticas nas formulações antes do processo de fermentação. Após o processo fermentativo, as bebidas apresentaram redução dos sólidos solúveis totais, pH e rátio, ao passo que o teor alcóolico ficou entre 5,41 a 5,89% (v/v). Desta forma, as bebidas fermentadas mistas de acerola e hibisco apresentaram conformidade com a Legislação brasileira, estando aptas para o consumo, apresentando características sensoriais próprias das matérias-primas que as compõem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Parisotto, Cássio, Gabriel Luis Krumenauer, Rodrigo Martins Da Silva, and José De Souza. "Utilização do MASP em uma indústria de bebidas." In Engenharia de produção: caminhos para uma gestão inovadora. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200200189.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bezerra Filho, W. F. S., B. T. O. Silva, K. G. S. Albuquerque, T. M. S. Sousa, and S. F. Sousa. "ANÁLISE DO COMPORTAMENTO CINÉTICO DE FERMENTADOS ALCOÓLICOS MISTOS DE ACEROLA E HIBISCO." In A Indústria de Alimentos e a Economia Circular: Alimentando uma Nova Consciência. Agron Food Academy, 2022. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539640-37.

Full text
Abstract:
A utilização de polpas de frutas para elaboração de bebidas fermentadas representa uma alternativa para estender a vida de prateleira no pós-colheita, além de agregar valor ao produto. Em vista disso, o objetivo do presente trabalho foi acompanhar e avaliar o processo cinético de bebidas alcoólicas fermentadas mistas de acerola e hibisco. Foram elaboradas três formulações (F1, F2 e F3) e acompanhada a cinética de fermentação durante 6 dias a 30°C para os seguintes parâmetros: pH, acidez total titulável, sólidos solúveis totais, rátio, teor de sacarose e teor alcoólico. De acordo com os resultados obtidos, os fermentados alcoólicos mistos de acerola e hibisco apresentaram comportamentos cinéticos previstos, como a redução dos sólidos solúveis totais, rátio e sacarose e consequente aumento da acidez total titulável e teor alcoólico durante o processo. As bebidas fermentadas apresentaram teores alcoólicos de 5,46, 5,41 e 5,41% nas formulações F1, F2 e F3, respectivamente, portanto, de acordo com o especificado pela Legislação para fermentados de frutas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Daniel Dias da, Guilherme Gomes de Sousa Magalhães, Liliana Andréa dos Santos, and André Felipe de Melo Sales Santos. "USO DE REATOR IC, EM ESCALA REAL, PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES DE INDÚSTRIA DE BEBIDAS DE GRANDE PORTE: REVISÃO BIBLIOMÉTRICA." In Tendências e estratégias para a agroindústria do futuro. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2022. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-27-0.10-27.

Full text
Abstract:
A indústria de bebida produz milhares de hectolitros de cerveja e refrigerantes por ano, com um consequente consumo exorbitante de água nessa produção. Os efluentes dessa produção possuem uma alta concentração de matéria orgânica, o que indica que pode representar um elevado risco ambiental no caso de sua disposição incorreta. O objetivo deste trabalho foi contribuição na ampliação dos conhecimentos técnicos na área de digestão anaeróbia de efluentes de indústrias de bebidas, focado especificamente nos reatores IC (anaeróbio de circulação interna). Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico e bibliométrico em 3 bases de dados - Web of Science (WoS), Science Direct (Elsevier), e SciVerseScopus (Scopus) com um recorte de 22 anos, entre 1999 e 2022. Foram utilizadas as palavras chaves “IC reactor”, “wastewater treatment”, “beverage effluents”, “full scale” e seus correspondentes na língua portuguesa. Dentre os resultados obtidos, foi verificado que 100% dos trabalhos encontraram-se no domínio dos continentes europeu e ásiatico. A China possui uma predomonância entre os demais países, correspondendo sozinha a 61,1% do total de publicações de relevância. Verificou-se que as áreas temáticas neste recorte temporal predominaram-se para “ciências ambientais, energia e engenharia”. Duas tendências foram observadas pela bibliometria para as concentração de publicações nestes 22 anos. A primeira foi a concentração de estudos em nível da microbiologia do processo biológico investigando a natureza dos microrganismos, seus metabolismos e interações ambientais. A segunda foi relaticva a otimizações do processo em escala real, e aplicações práticas, indicando uma possível tendência que estes processos estão, em nível mundial, cada vez mais tomando interesse de aplicação pelas suas vantagens ambientais, econômicas e energéticas. Palavras-Chave: reator IC, biogás, efluente da indústria de bebida, escala real, bibliometria
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Magalhães, Guilherme Gomes de Sousa, Daniel Dias da Silva, Liliana Andréa dos Santos, and André Felipe de Melo Sales Santos. "TRATAMENTO DE EFLUENTES NA INDÚSTRIA DE CERVEJA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES." In Tendências e estratégias para a agroindústria do futuro. INSTITUTO INTERNACIONAL DESPERTANDO VOCAÇÕES, 2022. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-26-3.212-230.

Full text
Abstract:
A indústria de bebidas é uma das tipologias industriais mais importantes e que mais crescem no mercado nacional e internacional. Esse crescimento tem duas grandes consequências: o elevado consumo de água e geração de enormes quantidades de efluentes. A cervejas, particularmente, se destaca entre as bebidas mais consumidas no mundo desde a antiguidade. O mercado de cervejas, tem crescido ano a ano, sobretudo com a diversificação dos portifólios, ampliação dos mercados de cervejas especiais e gourmet, além das artesanais, que nas últimas décadas vêm crescendo em interesse de diversos públicos, mais exigentes. Os maiores produtores são a China, EUA e o Brasil, que possuem o desafio de gerenciar a geração de efluentes, tratando-os adequadamente, além de atuar em estratégias de reuso, redução de perdas, inovações tecnológicas e atendimento às legislações ambientais. Neste trabalho, foi realizada uma Pesquisa Exploratória, levando em consideração aspectos relacionados ao processo produtivo, ao mercado, a escala, às características do efluente e das alternativas de tratamentos possíveis, além da legislação ambiental aplicável. As características físico-químicas desse efluente indicam que os tratamentos biológicos são a melhor opção, devido a grande quantidade de matéria orgânica e sua elevada biodegradabilidade. Neste caso, destacam-se os tratamentos anaeróbios, devido os menores custos de instalação e manutenção, elevada eficiência, baixa geração de lodos e a possibilidade de valorização energética do metano. As tecnologias atuais proporcionam excelentes resultados em termos da qualidade do efluente tratado, eficiências de remoção de material orgânico, nutrientes e sólidos, atendendo as exigências da legislação ambiental. Entretanto, em termos das tecnologias, sua aplicação muitas vezes é limitada por fatores técnicos, operacionais e econômicos, que podem ter relação à escala, sendo estes fatores limitantes de sua viabilidade. O porte da indústria pode também interferir, sendo, as cervejarias artesanais, com menor porte, tecnologia e recursos, um ponto que deve ser observado, devido a atual proliferação e dispersão desses pequenos produtores no setor cervejeiro. Palavras-chave: indústria de bebidas; tratamento biológico; efluente industrial, cervejaria; cerveja .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Ana Nathalia Correia da. "MODELAGEM E DIMENSIONAMENTO DE UM DECANTADOR DE EFLUENTES DE UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS." In Ciências, Sociedade e Tecnologia: uma abordagem multidisciplinar - Volume 2. Editora Pascal LTDA, 2025. https://doi.org/10.29327/5483659.1-15.

Full text
Abstract:
O setor de bebidas no Brasil enfrenta desafios no gerenciamento de efluentes, que contêm alta carga orgânica devido aos açúcares presentes. Para isso, a utilização de equipamentos como os Decantadores secundários é fundamental na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), permitindo a separação de sólidos e a clarificação do efluente. Este estudo realizado em uma indústria de bebidas, em São Luís, Maranhão, utilizou modelagem matemática com Matlab para dimensionar um decantador e verificar as condições de operação do equipamento. Assim sendo, averigou-se que partículas menores que 20 µm sedimentam lentamente, com baixa retenção e alta concentração residual. Ademais, partículas de 40 µm têm retenção superior a 90%, enquanto partículas maiores que 50 µm sedimentam quase completamente. A diferença mínima de densidade entre sólidos e líquido sugere que coagulantes são essenciais para otimizar a eficiência da sedimentação e facilitar a remoção de partículas. Palavras-chave: Modelagem, Decantador, Efluente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gomes, A. P. B., and R. S. Ongaratto. "PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DO LEVEDO COMO RESÍDUO DA INDÚSTRIA CERVEJEIRA." In PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS. Agron Food Academy, 2022. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539657-109.

Full text
Abstract:
A indústria cervejeira tem crescido com o passar dos últimos anos e, consequentemente, os resíduos das leveduras do gênero Saccharomyces, utilizadas na fermentação da bebida, também aumentam no mesmo sentido. Uma vez que esse subproduto apresenta diversas propriedades de interesse nos mais diferentes setores industriais, um mapeamento tecnológico foi realizado nas bases de dados Escritório Europeu de Patentes (EPO), o Espacenet, para o levantamento de documentos patentários de mais de 90 países e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a fim de obter uma visão do panorama nacional. Os resultados mostraram que a levedura de cerveja possui patentes depositadas com aplicações nos setores industriais de química, saúde, cosméticos, agropecuária e alimentos. Verificou-se que o subproduto apresenta uma maior aplicação no próprio ramo de alimentos – como, por exemplo, na panificação e na indústria de bebidas –, ocupando 51% dos documentos patentários extraídos; 31% no setor de química – tal como no tratamento de efluentes e na produção de biocombustíveis – e uma parcela inferior a 20% nos demais setores – como na formulação de produtos de beleza e ração animal. China, Japão e Estados Unidos destacaram-se tanto por serem os países com maior número de patentes publicadas, quanto como os principais depositantes, evidenciando que os países desenvolvidos ainda são os maiores detentores dessas tecnologias. No Brasil, por outro lado, há poucas invenções relacionadas ao tema, sendo as universidades públicas os únicos depositantes nacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carvalho, H. J. M., C. T. Lima, N. G. Lima, N. A. Neves, and M. Schmiele. "CARACTERÍSTICAS DO SORGO E POTENCIALIDADES PARA A APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS." In PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS. Agron Food Academy, 2022. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539657-80.

Full text
Abstract:
O cultivo do sorgo foi direcionado por muitos anos para a cobertura do solo e para a alimentação animal (ração e forrageira). No entanto, este grão apresenta-se como um cereal com potencial inovador para a indústria de alimentos em função da composição química, como carboidratos, proteínas, lipídeos, minerais, vitaminas e compostos bioativos. Os principais processamentos envolvidos na industrialização do grão são compostos por decorticação, moagem para a produção de farinhas ou extração de amido. A aplicação da farinha de sorgo de forma integral ou refinada é encontrada normalmente em produtos de panificação como pães, bolos e biscoitos. No entanto, outras formas de agregação de valor deste cereal se dão em produtos como massas alimentícias, extrusados expandidos, cereais matinais, barras de cereais, chás, produtos lácteos e cárneos e na elaboração de bebidas, como extratos hidrossolúveis, bebidas alcoólicas fermentadas e destiladas. Esta revisão tem por objetivo apresentar uma abordagem integrativa da literatura sobre as características morfológicas e físico-químicas do sorgo, com ênfase na tecnologia de transformação e na aplicação em produtos alimentícios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cavalcante, Denise, and Paulo Caliendo. "EXTRAFISCALIDADE NO ÂMBITO DA INDÚSTRIA ALIMENTAR: REFLEXOS NO CONSUMO DE REFRIGERANTES." In Tributação das bebidas adoçadas: extrafiscalidade em prol da saúde. Editora Fundação Fênix, 2022. http://dx.doi.org/10.36592/9786554600071-01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Indústria das Bebidas"

1

Baganha, Fernando Sales, Thamara Dias Fernandes, Daniela Melo Vianna Ferrer, Polyanne Martins da Silva, and Flávia Aline Andrade Calixto. ""DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE BEBIDA LÁCTEA FERMENTADA COM ADIÇÃO DE MUCILAGEM DE CHIA (SALVIA HISPANICA) UTILIZANDO LEITELHO COMO SUBSTITUTO PARCIAL DO LEITE"." In XXXIII Jornada Científica da Medicina Veterinária. Even3, 2025. https://doi.org/10.29327/1505793.33-16.

Full text
Abstract:
"A demanda por alimentos mais saudáveis tem aumentado, levando à busca por alternativas sustentáveis para produtos tradicionais. Um exemplo são as bebidas lácteas fermentadas, amplamente apreciadas por seus benefícios à saúde, ricas em probióticos e nutrientes. O aproveitamento de subprodutos como soro do queijo e leitelho em sua formulação não apenas contribui para a sustentabilidade, como adiciona valor nutricional e funcional ao produto. Este estudo teve como objetivo desenvolver uma bebida láctea fermentada utilizando leitelho como substituto parcial do leite, mucilagem de chia em substituição a espessantes sintéticos e polpa de goiaba, visando agregar valor nutricional e melhorar as propriedades funcionais da bebida. O experimento foi conduzido no Laboratório de Produtos de Origem Animal do Centro Universitário Serra dos Órgãos, Teresópolis, RJ. Para a avaliação sensorial, voluntários recrutados entre alunos e funcionários participaram de um teste de aceitação, na qual avaliaram a bebida láctea fermentada em cinco critérios: sabor, textura, aroma, aparência e impressão global. Os resultados indicaram boa aceitação da bebida, especialmente em termos de sabor e textura. Conclui-se que a utilização de leitelho como substituto parcial do leite e a mucilagem de chia como espessante natural pode substituir ingredientes tradicionais em bebidas lácteas fermentadas, representando uma alternativa sustentável para as indústrias de produtos lácteos. Palavras-chave: Produtos lácteos. Leitelho. Soro de queijo. Mucilagem de chia. Polpa de fruta."
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SILVA, T., D. MIRANDA, G. ALVES, O. L. ROCHA, and J. C. CARDOSO FILHO. "ESTUDO DA CORROSÃO DO Al RECICLADO DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS." In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-0694-24398-179711.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

RIBEIRO, Cássio Garcia, Maria Carolina do Amaral COUTO, Nicolas Cáiron TOMAZ, Gabriel Vilela Resende FREITAS, and Ana Caroline Freitas ARANTES. "Uma caracterização da indústria brasileira de bebidas: evidências empíricas recentes (2010-2014)." In II Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação. Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/enei2017-05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

PERUCCINI, GIULIA BORDIM, MARINA TAUCHE FERREIRA, and ALAERCIO NICOLETTI JUNIOR. "LOGÍSTICA REVERSA DO VIDRO: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DE BEBIDAS." In XXXI SIMPEP. Even3, 2025. https://doi.org/10.29327/xxxi_simpep.880023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

SALES, BARBARA LAIS XAVIER MENEZES, ANTONIO MACHADO DE SOUZA NETO, and LUCIA DE FATIMA LACERDA DA COSTA PEREIRA. "Estudar a aplicação das boas práticas de fabricação em uma indústria de bebidas." In ENEGEP 2017 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2017 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2017_tn_stp_238_376_31970.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ramos, Víctor Mario Noble, and Deisemara Ferreira. "Planejamento da produção na indústria de bebidas não alcoólicas: um novo modelo matemático." In CNMAC 2017 - XXXVII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. SBMAC, 2018. http://dx.doi.org/10.5540/03.2018.006.01.0417.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

NASCIMENTO, NATALIA MIRANDA DO, GUSTAVO STÊNIO MAGNAGO NEITZEL, LEIDE GRACIELA BLANCO MATTJE, Brunella Yara de Freitas Manarin, NATALY MIRANDA DO NASCIMENTO, and Valter Oliveira de Souto. "TENDÊNCIAS NAS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA CIRCULAR NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS E BEBIDAS." In Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/167942.3-46.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cantuário Bacelar, Helane, Jamilly do Nasciemnto, Aluysio Fonseca, Gilberto de Araújo Costa, and Maria Ruthyelle. "PDCA COMO MÉTODO DE REDUÇÃO DE ÍNDICES DE ACIDENTE EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS." In ANAIS DO 1° CONGRESSO INTERNACIONAL CIêNCIA E SOCIEDADE. Galoa, 2023. http://dx.doi.org/10.17648/cics-2023-177801.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Feil, Alexandre André, ANGIE LORENA GARCIA ZAPATA, MAYRA ALEJANDRA PARADA LAZO, and MARIA CLAIR DA ROSA. "AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DA SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA DE BEBIDAS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA INTERNACIONAL." In IV Congresso On-line Internacional de Sustentabilidade. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2024. http://dx.doi.org/10.51189/coninters2023/31787.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

VILELA PRADO, ATYLA. "SIMULAÇÃO DE UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE BEBIDAS EM UMA INDÚSTRIA NO ESTADO DE GOIÁS." In 23º CONEMI. Even3, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/conemi23.680379.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!