Academic literature on the topic 'Indústria de minerais-não-metálicos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Indústria de minerais-não-metálicos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Indústria de minerais-não-metálicos"

1

Oliveira, Osmar Faustino, Manoel Raymundo De Carvalho Neto, Pollyanna Neves De Medeiros, and Flávio Antônio Miranda De Souza. "Localização espacial do segmento da indústria de produtos minerais não metálicos no Rio Grande do Norte (1990 – 2010)." Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais 8, no. 1 (July 31, 2019): 253. http://dx.doi.org/10.51359/2238-8052.2019.239138.

Full text
Abstract:
O reconhecimento dos aglomerados produtivos no processo de crescimento econômico é um tema que vem sendo estudado na literatura de economia regional nos últimos anos. O problema da pesquisa, materializado neste estudo, consiste em identificar e analisar as aglomerações produtivas no setor de produtos minerais não metálicos no estado do Rio Grande do Norte. O objetivo principal deste estudo é identificar e analisar a evolução das aglomerações produtivas do setor da indústria de produtos não metálicos no estado do Rio Grande do Norte nos anos 1990, 2000 e 2010. Realizou-se uma revisão bibliográfica que deu suporte à pesquisa, e um levantamento de dados secundários, que deram suporte ao cálculo do índice de Hoover e foram obtidos a partir da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Uma vez coletados os dados da RAIS, foi preciso buscar a classificação de Subsetores segundo a classificação do IBGE, mais especificamente aos 15 subsetores que compõem o setor industrial. Os resultados mostraram que no ano de 1990 a 2010 surgiram, 44 novas aglomerações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Givanildo, Sady Mazzioni, and Francisco Carlos Fernandes. "Gestão de riscos e sustentabilidade na indústria de transformação." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 6, no. 1 (April 9, 2015): 157–71. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2015.001.0013.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar as principais diferenças na política de gestão de riscos e no desempenho das indústrias brasileiras de transformação consideradas sustentáveis, de forma comparativa àquelas dos mesmos segmentos listadas na BMF&BOVESPA. Como método adotou-se a pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, partir de dados documentais do período entre 2010 e 2011. A amostra investigada contempla empresas dos seguintes segmentos: petroquímicos; carnes e derivados; serviços médicos, hospitalares, análises e diagnósticos; madeira; papel e celulose; siderurgia; máquinas e equipamentos industriais; produtos de uso pessoal; material aeronáutico e de defesa; e minerais metálicos. Esta amostra foi segregada em dois grupos: (1) empresas que pertencem à carteira teórica do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e (2) empresas que não possuem tal característica. Os resultados encontrados na amostra investigada permitiram observar que quanto ao desempenho não foram encontradas diferenças significativas no desempenho econômico e financeiro entre os grupos de empresas analisados. Todavia, quanto à gestão de riscos, os resultados demonstraram diferenças estatisticamente significativas. Deste modo, as empresas consideradas sustentáveis evidenciam de maneira mais adequadamente as medidas de gestão de riscos adotadas, comparativamente às suas contrapartes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gurgel, Luanna Lívia, and Jorge Luis Filho. "IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DAS INDÚSTRIAS DA CAL, NO DISTRITO DE SOLEDADE DO MUNICÍPIO DE APODI – RN DOI: 10.5773/rgsa.v6i1.294." Revista de Gestão Social e Ambiental 6, no. 1 (August 13, 2012): 87. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v6i1.294.

Full text
Abstract:
A atividade de Produção da cal inclui-se nas indústrias de minerais não-metálicos, tem como matéria-prima principal o calcário, sendo esse recurso de grande abundância na região da Chapada do Apodi. O presente trabalho tem por objetivo descrever o processo produtivo da indústria da cal no Distrito de Soledade, localizado no município de Apodi – RN, bem como apontar os principais os impactos socioambientais dessa atividade. Os dados primários foram obtidos por meio de questionários aplicados a população e as indústrias da cal da área de estudo. Em seguida foram realizadas visitas in loco com a finalidade de identificar os impactos socioambientais através do método de avaliação de impacto: check-list. Verificou-se que a ocorrência do calcário é conhecida há muito tempo, tornando-se uma das principais atividades econômicas da região, sendo a principal fonte de renda e emprego para comunidade que reside no Distrito de Soledade. No entanto, foi percebido que a atividade da cal é degradante, uma vez que além da exploração dos recursos naturais como o calcário há ainda a extração da vegetação nativa como fonte energética. Constatou também um quadro alarmante sobre as condições de trabalho das industriais da referida pesquisa, já que os trabalhadores não recebem nenhum tipo de treinamentos em segurança, saúde e meio ambiente; não utilizam Equipamentos de Proteção Individuais e; não possuem nas instalações das indústrias, banheiros, bebedouros ou refeitórios. Para tanto, aponta como solução para a problemática a adoção de políticas públicas sobre manejo florestal da caatinga; melhoria nas condições de trabalho e práticas ambientais das indústrias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Marcos Paulo Novais, and Fernando Salgueiro Perobelli. "Efeitos tecnológicos e estruturais nas emissões brasileiras de CO2 para o período 2000 a 2005: uma abordagem de análise de decomposição estrutural (SDA)." Estudos Econômicos (São Paulo) 42, no. 2 (June 2012): 307–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-41612012000200004.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva mensurar a influência de mudanças na estrutura produtiva sobre as variações nas emissões de dióxido de carbono brasileiras. O método utilizado foi o de análise de decomposição estrutural (SDA - Structural Decomposition Analysis). Trata-se de um método de insumo-produto, logo de estática comparativa, que permite detalhar as mudanças tanto tecnológicas quanto no processo produtivo em termos setoriais. As emissões setoriais foram obtidas junto ao balanço de emissões, energias equivalente e final, e as matrizes IBGE de insumo-produto são provenientes do Sistema de Contas Nacionais do IBGE, ambas para os anos de 2000 e 2005, sendo adaptadas para 15 setores econômicos brasileiros. Os principais resultados indicam que: os setores de transportes, siderurgia e alimentos e bebidas são aqueles que se mostraram mais propensos ao aumento de emissões quando considerada a variação na demanda final, enquanto os setores indústria do cimento, de minerais não metálicos e papel e celulose se destacam por redução de emissões devido à mudança tecnológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tássia Anair da Silva, Deivyane, Iraneide Nascimento dos Santos, and Aline Do Monte Gurgel. "Intoxicação exógena por agrotóxicos em trabalhadores rurais e relação com agregados produtivos locais em Pernambuco." Saúde Coletiva (Barueri) 11, no. 66 (June 29, 2021): 6425–36. http://dx.doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i66p6425-6436.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico dos trabalhadores rurais intoxicados por agrotóxicos em Pernambuco, verificando a correspondência com os agregados produtivos locais. Método: Realizou-se um estudo descritivo transversal, com dados de intoxicações disponíveis no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan) de 2007 a 2013. Os dados foram categorizados segundo variáveis individuais, sociais, ocupacionais, da ocorrência da intoxicação e distribuição dos casos segundo Regiões de Saúde. Os casos foram comparados com os agregados produtivos locais, para verificar a relação com atividades econômicas. Resultados: Observou-se predominância de registros de casos agudos, de exposição oral, em homens em idade produtiva, pardos, informais, com baixa escolaridade. O maior número de notificações foi observado nas regionais que apresentaram agregados produtivos relacionados aos subsetores de extração e produção de minerais não metálicos, agricultura e indústria têxtil. Conclusão: Destacam-se elevada subnotificação e as falhas nos registros, dificultando o desenvolvimento de ações direcionadas aos trabalhadores que usam agrotóxicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Chagas, Júnior Olair, Silviana Corrêa, and Alex Magalhães de Almeida. "Uso de sistema ternário homogêneo de solventes e espectrofotometria UV-VIS no desenvolvimento de método para a determinação de cobre em amostras de açúcar." Conexão Ciência (Online) 9, no. 1 (September 2, 2015): 59–73. http://dx.doi.org/10.24862/cco.v9i1.279.

Full text
Abstract:
O procedimento de fabricação do açúcar sofre influência da qualidade do solo, que ao ser fertilizado com agentes minerais ou orgânicos, pode acumular para si elementos metálicos, inclusive os pesados. Assim, verifica-se a necessidade crescente da indústria açucareira brasileira no desenvolvimento de processos que levem a obtenção de produtos com melhor qualidade. Este trabalho consiste de um método para a identificação de cobre em açúcar. O cobre apresenta a propriedade de ser acumulativo no corpo humano causando assim danos à saúde, um desses danos é a doença de Wilson. Desenvolveu-se um método para o monitoramento de cobre em amostras de açúcar utilizando um sistema ternário homogêneo de solventes e espectrofotometria UV-VIS. O sistema ternário foi composto por água, etanol e metilisobutilcetona nas proporções %m/m de 56,04: 26,33: 17,63. Utilizou-se lmax = 370 nm. A curva de calibração apresentou-se: ABS = 0,006[Cu2+] + 0,0012, com R²= 0,9935. As amostras foram analisadas em triplicata e os resultados apresentam um percentual de 0,0023% do metal no açúcar, que é inferior à taxa de consumo considerada normal para o cobre de 0,8 a 10,0 mg/dia, não apresentando desta forma, riscos ao ser humano se consumida diariamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Farias, Ivaneide Ferreira, Jackeline Lucas Souza, Miguel Carioca Neto, and Liliane Maria Ramalho de Castro Siqueira. "ALICERCE À MENSURAÇÃO DAS AUTUAÇÕES AMBIENTAIS NO ESTADO DO CEARÁ: UM ESTUDO APLICADO NAS INDÚSTRIAS DE MINERAIS NÃO METÁLICOS." REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade 8, no. 2 (January 1, 2019): 35–46. http://dx.doi.org/10.18696/reunir.v8i2.627.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os fundamentos utilizados na mensuração dos autos de infração ambiental aplicados nas indústrias de minerais não metálicos do Estado do Ceará, no período de janeiro de 2011 a junho de 2012. Os dados foram coletados em de dezembro de 2014, no acervo do CAOMACE. Em posse dos autos, recorreu-se à análise de conteúdo como técnica qualitativa de coleta dos dados de 58 autos de infração. Os resultados mostraram que a utilização de produtos florestais sem licença e o funcionamento de fábricas poluidoras sem licença ambiental são tipos de infração de maior ocorrência; que há casos em que a aplicação de multas fixas não corresponde ao estabelecido legalmente; que a maioria das infrações abertas foi valorada dentro dos limites legais, sem detalhamento técnico da metodologia utilizada e, ainda, que os critérios utilizados como parâmetros para o cálculo das multas abertas foram cinco (o porte do empreendimento, o potencial poluidor degradador, a gravidade da infração, a tabela para aplicação de multa aberta e a capacidade econômica do infrator). Conclui-se que há necessidade de metodologia para definir o valor da multa cobrada nos autos de infração ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography