Academic literature on the topic 'Informação - Acesso aberto - Brasil'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Informação - Acesso aberto - Brasil.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Informação - Acesso aberto - Brasil"

1

Reis, Juliana Gonçalves, Helio Kuramoto, Pascal Aventurier, and Rodrigo Murtinho. "AS INSTRUÇÕES AOS AUTORES PODEM ESTIMULAR O ACESSO ABERTO NO BRASIL?" P2P E INOVAÇÃO 1, no. 2 (March 2, 2015): 54–59. http://dx.doi.org/10.21721/p2p.2015v1n2.p54-59.

Full text
Abstract:
Um recurso imprescindível ao desenvolvimento da Ciência Aberta é ter padrões mínimos de informação sobre Política de Acesso Aberto nas instruções aos autores. Foram analisadas n=93 instruções aos autores de periódicos de Ciências da Saúde da Coleção SciELO Brasil. Observou-se que os periódicos estão disponíveis na Web, possuem ISSN Versão online, não contemplam informações divulgação em recursos digitais, refletem o modelo impresso em suas diretrizes, não informam sobre a disseminação da produção científica por meio de redes sociais, revistas secundárias e repositórios institucionais ou temáticos. A ausência de tais estímulos nas instruções aos autores não apoia as Políticas de Acesso Aberto. INSTRUCTIONS TO AUTHORS CAN ENCOURAGE THE OPEN ACCESS IN BRAZIL?AbstractAn essential resource for the development of the Open Science is to have minimum standards of information about Open Access Policy in the guidelines. Were analyzed n = 93 instructions to journal authors of Health Sciences Collection SciELO Brazil. It was observed that the journals are available on the web, have ISSN online version, does not include disclosure information in digital resources, reflect the printed pattern in its guidelines, do not report on the dissemination of scientific production through social networks, secondary journals and repositories institutional or thematic. The absence of such stimuli in the guidelines does not support the Open Access Policies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fachin, Juliana, Ursula Blatmann, and Clarice Fortkamp Caldin. "TENDÊNCIAS E USO DE REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO." PontodeAcesso 13, no. 2 (November 29, 2019): 86. http://dx.doi.org/10.9771/rpa.v13i2.32440.

Full text
Abstract:
Estudo exploratório descritivo, levantamento bibliográfico para a contextualização do tema no período de 2006 a 2018, coleta e análise de dados obtidos na BDTD e SciELO sobre publicações e materiais oriundos dos repositórios brasileiros de acesso aberto. Como objetivo de fomentar reflexões sobre a aplicação de repositórios de acesso aberto como fontes de informações para o desenvolvimento tecnológico e científico em escala global e apontar exemplos de aplicações de repositórios brasileiros de acesso aberto. Os resultados demonstraram que os estudos seguem a três vieses específicos: a) Estudos de repositório em âmbito internacional e nacional: América Latina, Caribe, Argentina, Cuba, Brasil; b) Estudos de casos em repositórios de universidades e instituição de pesquisa; c) Estudos com análise administrativa e técnica (indexação, recuperação e representação informacional, entre outros). Conclui-se, com base nos dados obtidos que, os repositórios de acesso aberto são recursos estruturados benéficos para organização, gestão e preservação da informação em diversos suportes informacionais. O estudo mostrou que o Brasil tem desenvolvido pesquisas, ainda que tímidas, com foco na aplicação de repositórios internacionais, nacionais ou institucionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Davilene Souza, and Flávia Goulart Mota Garcia Rosa. "O MOVIMENTO DE ACESSO ABERTO E A UFBA: DEZ ANOS DE IMPLANTAÇÃO DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL." PontodeAcesso 14, no. 1 (March 3, 2021): 97. http://dx.doi.org/10.9771/rpa.v14i1.36682.

Full text
Abstract:
Este artigo visa homenagear e divulgar os dez anos de implantação do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia, completados em 2020, bem como, mapear as produções acadêmicas e científicas realizadas sobre o repositório, seja como objeto de estudo, ou como base para fontes de informação na realização de diversas pesquisas. Adotando uma abordagem qualitativa e quantitativa, o levantamento possui natureza descritiva, no qual procura descrever o Movimento de Acesso Aberto no cenário internacional, até a sua chegada ao Brasil, através do Manifesto de acesso livre à informação, promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, em 2005. A implantação do repositório foi fruto dos estudos elaborados pela Doutora Flávia Rosa entre os anos de 2008 e 2010, com defesa de tese em 2011. O presente levantamento revela que o repositório tem se consolidado como uma importante fonte de informação, para a produção de dissertações e artigos científicos, assim como, tem sido objeto de estudo para inúmeros pesquisadores. Nesses dez anos de existência o repositório conta com mais de 30 mil trabalhos disponibilizados em acesso aberto, com potencial para alavancar a visibilidade das pesquisas, dos pesquisadores e da instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Semeler, Alexandre Ribas, Adilson Luiz Pinto, Rosangela Schwarz Rodrigues, and Juarez Vieira do Nascimento. "Extração e visualização de informação em publicações científicas: análise da distribuição de artigos open access com base em currículos de pesquisadores da comunidade brasileira." Revista Conhecimento em Ação 3, no. 1 (August 1, 2018): 73–92. http://dx.doi.org/10.47681/rca.v3i1.15707.

Full text
Abstract:
Os periódicos de acesso aberto amplificam e oferecem maior visibilidade para a comunicação científica na web. Além de servirem como base para extração e visualização de informações sobre a produtividade de determinada comunidade científica, por meio deles é possível identificar padrões métricos e realizar a efetiva visualização da interação entre redes de colaboração científica. A distribuição da produção científica de países como o Brasil, sob as vias do acesso aberto, ainda é um desafio a ser mapeado. Assim, o objetivo desse estudo é propor um método para extração e visualização da produção científica de pequenos grupos ou comunidades de cientistas. Os aspectos metodológicos subdividem-se em fases: (A) extração de informação; (B) reorganização e coleta de documentos científicos; (C) classificação e processamento dos dados; e, (D) visualização da informação. Como resultado parcial constatou-se que é pequena representatividade de pesquisadores brasileiros em periódicos de modelo comercial. Os testes realizados mostraram-se uteis para elaborar uma resposta sobre a produção de pesquisadores brasileiros em periódicos de acesso aberto, principalmente, quando publique fora do núcleo de periódicos predominante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Goerck, Cleonice Sabine, and Silvia Virginia Coutinho Areosa. "Implementação da política de acessibilidade comunicativa: o segmento televisivo em canais abertos de veiculação estadual." Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação 44, no. 2 (August 2021): 215–32. http://dx.doi.org/10.1590/1809-58442021212.

Full text
Abstract:
Resumo Atualmente, há no Brasil mais de 12,5 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência – visual, auditiva, motora, mental ou intelectual. Este número, apresentado pelo IBGE em 2018, indica que, pelo menos, cerca de 3,4% dos brasileiros não têm acesso pleno à programação da televisão aberta. Ter acesso a todo tipo de comunicação faz com que todas as pessoas com deficiência possam não apenas estar incluídas na sociedade, mas também garante um dos direitos previstos na Constituição Federal, que é o direito à informação. Sendo assim, as emissoras de TV deveriam estar preparadas para atender a esta fatia da audiência. Diante desta realidade, o objetivo dessa pesquisa foi o de conhecer a atual situação no que diz respeito a implementação da política pública de acessibilidade nas emissoras privadas de sinal aberto do estado do Rio Grande do Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Kuramoto, Hélio. "Informação científica: proposta de um novo modelo para o Brasil." Ciência da Informação 35, no. 2 (August 2006): 91–102. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652006000200010.

Full text
Abstract:
O acesso à informação científica tem sido um grande desafio para países em desenvolvimento como o Brasil. Com a crise dos periódicos, surgida em função dos altos custos na manutenção das assinaturas das revistas científicas, o acesso à informação científica ficou bastante limitado. Embora essa crise tenha começado em meados dos anos 80, ainda hoje não existe nenhuma solução definitiva. Com as tecnologias da informação e da comunicação, surge a iniciativa de arquivos abertos (Open Archvies Initiative), a qual define um modelo de interoperabilidade entre bibliotecas e repositórios digitais, possibilitando alternativas para a comunicação científica. Ao mesmo tempo, consolida-se o movimento em favor do acesso livre à informação científica em todo o mundo, pelos grandes editores ou publishers, por meio de propostas de ações que possam viabilizar essa iniciativa. Essas são as bases da proposta de um novo modelo para intensificar e consolidar o registro e a disseminação da produção científica brasileira, assim como do acesso à informação científica. Com as experiências obtidas na implantação da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) detém, hoje, a competência técnica para consolidar e implantar essa proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Branco, Daniel J. B. C., Gustavo Alpoim de Santana, and Zeny Duarte. "A PLATAFORMA WIKI NO ACESSO À INFORMAÇÃO DE ARQUIVOS PESSOAIS E MEMÓRIAS DE MÉDICOS." PontodeAcesso 13, no. 3 (March 17, 2020): 197. http://dx.doi.org/10.9771/rpa.v13i3.34897.

Full text
Abstract:
Buscou-se estudar o acesso às informações contidas num sistema de Banco de Dados em plataforma colaborativa. A funcionalidade é fornecer informações sobre armazenamento de dados sobre a profissão, vida, obra, pensamento, arquivos pessoais e memórias de médicos de Portugal e do Brasil que vão para muito além da Medicina. Iniciando-se pela Bahia e estendendo-se a captura de informação aos médicos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. A Mediawiki apresenta-se como espaço aberto à inserção de dados pelos próprios médicos e pessoas afins, interessadas em sua atualização on-line. Objetivamos apresentar abordagens conceituais sobre arquivos pessoais, informação, tecnologia digital, paradigma pós-custodial, interdisciplinaridade, plataformas colaborativas e arquitetura da informação. Acompanha compreensão teórica e conceitual do que se espera de um ambiente colaborativo. Apresentamos a nova interface do sistema, com a migração do banco de dados MYSQL, chamado por código PHP em página HTML. A metodologia adotada foi a revisão de literatura e aplicação de processos experimentais. Como resultados temos o preenchimento de novos dados e na inclusão de médicos com a utilização da nova interface. Duas barreiras foram transpostas: uma refere-se à limitação geográfica superada pela internet e a outra que permite a ação dos usuários médicos e pessoas afins, na proposição quantitativa do preenchimento do sistema de informação de médicos e a sua fiabilidade. Consideramos que o acesso à informação pela internet foi positivo, pois encontramos uma proposição quantitativa de atualização do sistema, com poder ilimitado de dados e acessos capazes de superar as transposições tecnológicas desta sociedade em rede.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silveira, Pedro Afonso Domingos, and Rosane Leal da Silva. "A implementação da Lei de Acesso à Informação Pública no Brasil e a cultura do sigilo: análise dos portais do Poder Executivo Federal." Revista da Faculdade de Direito UFPR 65, no. 3 (April 9, 2021): 85. http://dx.doi.org/10.5380/rfdufpr.v65i3.68473.

Full text
Abstract:
Este estudo versa sobre a implementação da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação Pública, ou LAI), analisando o cenário nacional de aplicação do direito fundamental representado por esse acesso, após a vigência da lei. Para tanto, utilizou-se o método de abordagem dedutivo, partindo-se dos conceitos de participação e controle social, governo aberto e governo eletrônico, além da importância do assunto para o exercício de novas dimensões da cidadania, intensificadas com o advento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). As técnicas de pesquisa bibliográfica e documental são complementadas pelo método de procedimento monográfico, a partir do qual foram eleitos e observados, de maneira sistemática e não participativa, os portais online do Poder Executivo no âmbito federal, englobando ministérios e a Presidência da República, a fim examinar de forma crítica os reflexos da LAI na realidade brasileira de acesso a dados, especialmente em razão da necessidade de superação da cultura do sigilo, ainda existente. A conclusão é de que a Lei nº 12.527/2011, aliada às novas TIC, é um instrumento relevante para a democratização da informação, aproximando agentes públicos e sociedade. No entanto, há inconsistências na implementação da legislação, que ainda não foi capaz de sanar a carência de transparência pública. Verificou-se a necessidade de criação de procedimentos objetivos, transparentes e de fácil assimilação, a exemplo da atualização periódica das informações, bem como da padronização dos portais e maior concentração de dados nos próprios sites das entidades, para facilitar o empoderamento popular e a participação na política nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Caleffi, Cibelly Farias, and Fabiano Maury Raupp. "Avaliação da Transparência Fiscal e do Acesso à Informação nas Assembleias Legislativas Brasileiras." Revista Meta: Avaliação 9, no. 26 (August 22, 2017): 360. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v9i26.1314.

Full text
Abstract:
O objetivo da pesquisa consistiu em avaliar o nível de transparência das assembleias legislativas brasileiras. A partir de um protocolo de observação nos portais eletrônicos identificou-se a capacidade de transparência desses órgãos com base no cumprimento de obrigações previstas em leis relacionadas com a transparência fiscal e com o acesso à informação. Verificou-se que a maioria dos portais avaliados possui média e baixa capacidade de transparência fiscal e de acesso à informação. Conclui-se que os portais das assembleias legislativas no Brasil, em geral, não são espaços abertos à construção da accountability.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Alessandra De Souza, and Frederico De Carvalho Figueiredo. "A disseminação de informação científica em escolas de governo como fator de inovação social." AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 9, no. 1 (September 11, 2020): 85. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v9i1.64675.

Full text
Abstract:
Introdução: O desenvolvimento local e a inclusão social são fundamentalmente interligados à disseminação da informação científica como fator de inovação social. Nesse contexto, as Escolas de Governo devem se estruturar como espaços de trocas de conhecimentos críticos das relações de poder subjacentes no acesso ao conhecimento. Objetivo: Objetiva verificar a frequência da ocorrência de periódicos de acesso livre e de repositórios abertos, como instrumentos de disseminação de informação científica em Escolas de Governo do Ministério Público brasileiro, e analisar sua importância na transformação da realidade social sob a ótica da inovação social. Diferentes conceitos de inovação social foram abordados em diálogo com o papel formativo do Estado, por meio de suas Escolas de Governo e seus diferentes instrumentos de disseminação de informação científica. Metodologia: Consiste em estudo exploratório de natureza qualitativa, com coleta de dados por meio de pesquisa documental em repositórios abertos e portais corporativos das Escolas de Governo dos Ministérios Públicos no Brasil. Trata os dados por meio de tabulação da frequência da ocorrência dos instrumentos. Conclusão: Sugere que o número de Escolas de Governo que não possuem instrumentos de disseminação de informação científica aberta ainda é alto. Demonstra a relevância de políticas institucionais que fortaleçam as Escolas dos Ministérios Públicos, principalmente aquelas Escolas Institucionais, cujas estruturas administrativas integram as Instituições. Importante também a efetividade da busca dos repositórios e revistas que nem sempre são amigáveis com os usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Informação - Acesso aberto - Brasil"

1

Freire, José Donizetti. "CNPq e o acesso aberto à informação científica." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/9385.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2011.
Submitted by Gabriela Ribeiro (gaby_ribeiro87@hotmail.com) on 2011-09-05T17:52:42Z No. of bitstreams: 1 2011_JoseDonizettiFreire.pdf: 4769084 bytes, checksum: 328b0b56a8fcb73bd6f50c6be0646642 (MD5)
Approved for entry into archive by Repositorio Gerência(repositorio@bce.unb.br) on 2011-10-04T15:25:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_JoseDonizettiFreire.pdf: 4769084 bytes, checksum: 328b0b56a8fcb73bd6f50c6be0646642 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-10-04T15:25:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_JoseDonizettiFreire.pdf: 4769084 bytes, checksum: 328b0b56a8fcb73bd6f50c6be0646642 (MD5)
Nesta tese se discute o processo formal de comunicação científica por meio de artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais e a acessibilidade dessas informações em canais de acesso aberto. Descrevem-se os modelos de negócios das editoras científicas e elabora-se uma proposta de sistema de gestão da produção científca financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em repositório digital de acesso aberto. A pesquisa envolveu várias fontes de informação incluindo um levantamento (survey) na comunidade de pesquisadores-bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq, visando conhecer: as razões para publicar artigo científico; o nível de conscientização sobre acesso aberto à informação cientifica; e, a motivação para adotar os canais de acesso aberto para disseminação da produção científica. O trabalho é de natureza qualiquantitativa tendo como referência as técnicas do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) na análise qualitativa dos dados. Os resultados revelaram que embora a maioria (66%) dos pesquisadores do CNPq tenha conhecimento dos movimentos do acesso aberto à informação científica, desconhecem seus desdobramentos e avanços a ele associados. Sugere-se que esse desconhecimento deve-se à falta de políticas de informação em ciência e tecnologia no Brasil e de ações proativas das instituições de ensino e pesquisa e de agências de fomento à pesquisa para despertar e encorajar seus pesquisadores para o novo paradigma de comunicação universal da informação científica em ambientes digitais de acesso aberto na Internet. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this thesis we discuss the formal scientific communication through articles published in scientific journals and the accessibility of this information in open access channels. The work presents the profiles of business used by scientific publishers around the world and draws up a theoretical framework to be used in Brazil aiming to assure the dissemination of scientific articles financed by Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) and available in digital repository of open access. The research is based on sources of information, including a survey built up with data provided by CNPq‟s database related to the research scholars universe. The survey aims to investigate: the reasons why researchers publish scientific articles; the degree of knowledge and opportunity concerning open access to scientific information and, finally, the impetus to adopt the opened channels to disseminate scientific researches. We employed the techniques of Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) in qualitative analysis of information. The results revealed that although the majority (66%) of CNPq‟s researchers is acknowledged about the movements of open access concerning scientific information, they do not know about their unfolding aspects and advances associated with it. This lack of knowledge is evidenced by the lack of information about science and technology policies in Brazil as well as actions carried out by research institutions and funding agencies in order to awake and encourage researchers to adopt the new paradigm of universal communication related to scientific information on digital environments of open access on the Internet.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Alves, Virgínia Bárbara de Aguiar. "A influência do open acess nas comunidades académicas da área de Biblioteconomia no nordeste do Brasil." Tese, Porto : [Edição do Autor], 2011. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000213550.

Full text
Abstract:
O objectivo desta tese de doutoramento é verificar a influência do Open Access (OA), nas comunidades académicas da área de biblioteconomia das Universidades Federais da Região Nordeste do Brasil. Tem como objetivo geral identificar e discutir a influência do movimento OA. Os objetivos específicos deste estudo são estabelecer um paralelo entre as duas estratégias básicas, definidas em Budapeste, sendo a primeira estratégia o auto-arquivamento, designado por via verde (Green Road) e a segunda estratégia os periódicos eletrónicos de acesso aberto, que constituem a via dourada (Golden Road); verificar a importância da utilização das vias verde e dourada para disseminação da informação como uma alternativa aos mecanismos tradicionais de comunicação científica no meio académico; relacionar a diferença entre legitimação e legitimidade das publicações eletrónicas de acesso aberto com o uso da via verde e da via dourada; discutir a importância da Open Archives Initiative (OAI) na implementação do movimento do OA. A hipótese que sustenta a investigação pretende verificar se o movimento OA, que utiliza as vias verde e dourada, como estratégias de ação na disseminação da informação, proporciona um novo modele, mais vantajoso para a comunicação científica nas comunidades académicas, localizadas na Região Nordeste do Brasil. A metodologia adotada consiste na combinação da abordagem qualitativa e quantitativa; os instrumentos de recolha de dados utilizados foram questionários e entrevista. A entrevista foi aplicada ao tecnólogo sénior do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT) com a finalidade de obter informações sabre o movimento OA no Brasil. [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alves, Virgínia Bárbara de Aguiar. "A influência do open acess nas comunidades académicas da área de Biblioteconomia no nordeste do Brasil." Doctoral thesis, Porto : [Edição do Autor], 2011. http://hdl.handle.net/10216/63226.

Full text
Abstract:
O objectivo desta tese de doutoramento é verificar a influência do Open Access (OA), nas comunidades académicas da área de biblioteconomia das Universidades Federais da Região Nordeste do Brasil. Tem como objetivo geral identificar e discutir a influência do movimento OA. Os objetivos específicos deste estudo são estabelecer um paralelo entre as duas estratégias básicas, definidas em Budapeste, sendo a primeira estratégia o auto-arquivamento, designado por via verde (Green Road) e a segunda estratégia os periódicos eletrónicos de acesso aberto, que constituem a via dourada (Golden Road); verificar a importância da utilização das vias verde e dourada para disseminação da informação como uma alternativa aos mecanismos tradicionais de comunicação científica no meio académico; relacionar a diferença entre legitimação e legitimidade das publicações eletrónicas de acesso aberto com o uso da via verde e da via dourada; discutir a importância da Open Archives Initiative (OAI) na implementação do movimento do OA. A hipótese que sustenta a investigação pretende verificar se o movimento OA, que utiliza as vias verde e dourada, como estratégias de ação na disseminação da informação, proporciona um novo modele, mais vantajoso para a comunicação científica nas comunidades académicas, localizadas na Região Nordeste do Brasil. A metodologia adotada consiste na combinação da abordagem qualitativa e quantitativa; os instrumentos de recolha de dados utilizados foram questionários e entrevista. A entrevista foi aplicada ao tecnólogo sénior do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT) com a finalidade de obter informações sabre o movimento OA no Brasil. [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Junior Ernani Rufino dos. "Repositórios institucionais de acesso livre no Brasil : estudo Delfos." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/5343.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2010.
Submitted by Guimaraes Jacqueline (jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2010-08-03T12:11:48Z No. of bitstreams: 1 2010_ErnaniRufinodosSantosJunior.pdf: 1406956 bytes, checksum: 9f9bbec4cb07e006ab8eb4b6f96a64eb (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2010-08-03T12:13:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_ErnaniRufinodosSantosJunior.pdf: 1406956 bytes, checksum: 9f9bbec4cb07e006ab8eb4b6f96a64eb (MD5)
Made available in DSpace on 2010-08-03T12:13:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_ErnaniRufinodosSantosJunior.pdf: 1406956 bytes, checksum: 9f9bbec4cb07e006ab8eb4b6f96a64eb (MD5)
A filosofia do acesso livre ao conhecimento científico surgiu da dificuldade das bibliotecas universitárias de todo mundo em manter atualizadas as assinaturas das coleções de periódicos científicos. Os repositórios institucionais são uma das ferramentas que se mostram como alternativa para a comunicação da Ciência livre de barreiras de acesso. A pesquisa tem por objetivo verificar quais são as perspectivas futuras das atuais políticas de implementação de repositórios institucionais de acesso livre no Brasil na opinião de especialistas na área, tendo como base a análise do estado da arte das implementações de Repositórios Institucionais no Brasil. Neste trabalho, a pesquisa é dividida em três etapas: a primeira consiste na coleta de dados descritivos dos repositórios institucionais da Universidade de Brasília (RIUnB) e do Superior Tribunal de Justiça (BDJur-STJ); já na segunda etapa de pesquisa, procede-se à consulta aos especialistas indagando-os acerca da situação atual das implementações de repositórios institucionais no Brasil; e, por fim, na terceira etapa de pesquisa consultamos estes mesmos especialistas sobre os desdobramentos futuros destas políticas no País. Utilizamos da técnica Delfos de pesquisa, onde os especialistas são consultados através de questionários constituídos de perguntas abertas, possibilitando assim chegar a um consenso das opiniões no final da pesquisa. Como resultado da pesquisa, é elaborado um quadro com a tabulação das respostas dos especialistas consultados revelando o panorama das perspectivas futuras das implementações de repositórios institucionais no Brasil na opinião dos especialistas que fazem parte da nossa amostra de pesquisa. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The philosophy of open access to scientific knowledge came from difficulty of university libraries worldwide to keep updated subscriptions to collections of scientific journals. Institutional repositories are one of the tools that show how alternative Science communication barrier free access. The research objective is to verify which are the future prospects of current policies implementation of institutional repositories open access in Brazil in opinion of experts, based on the analysis of the state of the art implementations of Institutional Repositories in Brazil. In this work, the research is divided into three stages: the first consists of collecting data descriptive of the institutional repositories of the University of Brasilia (RIUnB) and Superior Court of Justice (BDJur-STJ); while in the second stage of research, we proceed to consultation with experts asking them about the current situation implementations of institutional repositories in Brazil and, finally, in third stage of research these same experts consulted on the future developments of these policies in the country. Used the Delphi technique research, where experts are consulted through questionnaires consisting of open questions, allowing to reach a consensus reviews at the end of the study. As a result of research, is prepared a table with the tabulation of the responses of experts revealing the panorama of the future prospects of the implementations institutional repositories in Brazil in the opinion of experts who are part of our research sample.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Assis, Tainá Batista de. "Gestão de teses e dissertações eletrônicas no contexto do acesso aberto à informação científica no Brasil." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2015. http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.18621.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.
Objetiva identificar características dos sistemas brasileiros de gestão de teses e dissertações eletrônicas no contexto do acesso aberto à informação científica. As bibliotecas digitais de teses e dissertações desenvolvidas em todo o mundo, impulsionadas, principalmente, pela criação da Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) tornaram-se espaços para o gerenciamento e disseminação desses conteúdos eletrônicos seguindo os princípios da Iniciativa dos Arquivos Abertos (OAi). Quase dez anos após, o pressuposto do acesso aberto à informação científica já consolidado internacionalmente passou a integrar também as teses e dissertações como uma tipologia documental que deve estar acessível e livre de restrições por meio da internet, em repositórios institucionais. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa é de natureza descritiva, com abordagem dos métodos mistos. Os dados para a realização da pesquisa foram coletados por meio de um checklist e envio de questionários e aplicação de entrevistas com os gestores dos sistemas de informação. Como resultado principal observou-se que as universidades brasileiras como um todo, tanto públicas quanto privadas, gerenciam suas teses e dissertações eletrônicas por meio de sistemas de informação de acesso aberto. Esse feito contribui para o destaque do Brasil frente aos outros países tanto na região da América Latina como em todo o mundo no que concerne à visibilidade dos resultados de pesquisa de mestrado e doutorado.
Aims to identify characteristics of Brazilian management electronic theses and dissertations systems in the context of Open Access to scientific information. Digital libraries of theses and dissertations developed worldwide, driven mainly by the creation of the Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) have become spaces for the management and dissemination of these electronic content following the principles of the Open Archives Initiative (OAi). Almost ten years later, the assumption of Open Access to Scientific Information already established internationally also started to integrate theses and dissertations as a document type that should be accessible and free of restrictions through the internet, in institutional repositories. From a methodological point of view, this research is descriptive in nature, with mixed methods approach. Data for the research were collected through a checklist and sending questionnaires and application of interviews with the managers of information systems. The main result showed that Brazilian universities as a whole, both public and private, manage their electronic theses and dissertations by means of open access information systems. This effect contributes to the highlight of the Brazil front of other countries both in the Latin American region and around the world regarding the visibility of master's and doctoral research results.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moraes, Rafaela Ramos. "A transição do periódico impresso ao eletrônico: um estudo comparado entre os periódicos de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Brasil e da Colômbia." Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, 2012. http://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/2455.

Full text
Abstract:
Submitted by Rafaela Moraes (rafaelarrdm@gmail.com) on 2017-12-29T11:33:44Z No. of bitstreams: 2 TCC RAFAELA.pdf: 565867 bytes, checksum: c7144c82dc437fd68ec2425c630bef94 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-12-29T11:33:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC RAFAELA.pdf: 565867 bytes, checksum: c7144c82dc437fd68ec2425c630bef94 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2012-11-21
This essay is the result of a study of the transition from printed scientific journal into the electronic journal, performing a comparative analysis between a Library Science Magazine and an Information Science Magazine, both pioneers in their countries, Brazil and Colombia. In order to present their stories two magazines were used in the study, the Information Science Magazine and the Inter-American Library Science Magazine, focusing on the migration from printed media into electronic media and the beginning of the automation of information in Brazil and Colombia. The issue studied is the impact caused by electronic scientific Magazines in the scientific Community. The study developed from the transition of Brazilian and Colombian journals with the purpose of showing the role of these literatures; their challenges in the scientific Community; and how the free access to these electronic scientific journals took place. In order to achieve that goal, it was done a review on the scientific communication in Latin America and a comparison between the Science Information Magazine and the Inter-American Library Science Magazine, describing the year of transition of their supports, the amount of publications produced and the quality. The results revealed that the electronic scientific production is very important for the academic-scientific production, providing current and free access information to researchers.
O presente trabalho realizou um estudo acerca da transição do periódico científico impresso para o eletrônico, a partir da análise comparativa entre duas revistas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, pioneiras em seus países, sendo estes: Brasil e Colômbia. Como objeto de estudo, foram utilizadas a revista Ciência da Informação e a revista Interamericana de Bibliotecología, a fim de apresentar sua história, focando na migração do meio impresso ao meio eletrônico, e o início da automatização da comunicação científica no Brasil e na Colômbia. O problema estudado foi o impacto causado pelas revistas científicas eletrônicas na comunidade científica. O estudo partiu da transição dos periódicos brasileiro e colombiano, com o objetivo de mostrar o papel dessas literaturas; seus desafios dentro da sociedade científica; e como se deu o acesso livre aos periódicos científicos eletrônicos. Para atingir o objetivo, foi feita uma revisão entre a comunicação científica na América Latina e uma comparação entre as revistas Ciência da Informação e Interamericana de Bibliotecología, esquadrinhando o ano de transição de seus suportes, a quantidade de publicações produzidas e a suas qualidades. Os resultados revelaram que a produção científica eletrônica é de grande valia para a produção acadêmico-científica, trazendo informações correntes e de livre acesso aos pesquisadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Henning, Patricia Corrêa. "Micro e macropolíticas de informação: o acesso livre à informação científica no campo da saúde no Brasil e em Portugal." Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, 2013. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6998.

Full text
Abstract:
Submitted by Éder Freyre (ederfreyre@icict.fiocruz.br) on 2013-09-26T13:01:04Z No. of bitstreams: 1 TESE_PATRICIA_HENNING.pdf: 2999367 bytes, checksum: 42afd2c5ae7e61019b0048dda5ac57e8 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-09-26T13:01:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_PATRICIA_HENNING.pdf: 2999367 bytes, checksum: 42afd2c5ae7e61019b0048dda5ac57e8 (MD5) Previous issue date: 2013-06-27
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Esta tese parte do pressuposto de que um conjunto de micro e macropolíticas de informação cumprem um papel fundamental na implantação e sustentabilidade dos repositórios institucionais (RIs). Tomando por fundamentação teórica questões históricas e conceituais, relativas às políticas de informação, à comunicação científica e aos repositórios institucionais situados no âmbito do conceito de regime de informação, foi traçada uma trajetória que se coloca diante desse novo paradigma de comunicação da ciência no mundo contemporâneo. Esse enquadramento é bem mais relevante no campo das ciências da saúde, em que se enfatiza a importância do acesso à informação cientifica como parte fundamental do acesso à saúde. Tomamos a experiência portuguesa de construção de repositórios institucionais (RIs) como uma referência de reconhecido sucesso, buscou-se naquele país, elementos que pudessem servir de referência para construção e sustentabilidade de repositórios institucionais brasileiros. A pesquisa empírica, de caráter exploratório, utilizou de um questionário com perguntas semi-estruturadas para entrevistar gestores de RI portugueses, no campo da saúde, com vistas a fornecer os dados do que seria um “regime de informação”, enquanto articulação de micro e macropolíticas que o sustentam. Os resultados alcançados nos permitiram ressaltar: o papel expressivo dos profissionais da biblioteconomia; a existência de uma sólida infraestrutura tecnológica; o relevante papel do Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais (SARI); as políticas mandatórias e regulatórias dando a sustentação legal e gerencial; e a significativa parceria com as agências de fomento europeias, aliando-se às macropolíticas Open Access Infrastructure Research for Europe (OpenAire). Fica evidente, portanto, que a experiência portuguesa traz contribuições relevantes para os gestores e dirigentes das instituições que apoiam o acesso livre no Brasil.
This thesis assumes that a set of macro and micropolicies plays a key role in the implementation and sustainability of institutional repos itories (IRs). Taking as a theoretical basis historical and conceptual questions related to policies on information, scientific communication and institutional repositories located within the concept of information regime, a path was traced which situates itself within this new paradigm of scientific communication in the contemporary world. This framework is much more relevant in the field of health sciences, where emphasis is on the importance of access to scientific information as part of the access to he alth care. We took the Portuguese experience of building institutional repositories (IRs) as a recognized reference of success, and sought in that country elements that could serve as reference for the construction and sustainability of Brazilian institutional repositories. The empirical research had an exploratory character, using a questionnaire with semi-structured questions to interview managers of Portuguese RIs in the health sector, in order to provide data that would form an "information regime" while articulating micro and macropolicies that support it. The results obtained allowed us to highlight the significant role of library professionals involved in this process, the existence of a solid technology infrastructure, the importan t role of the Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais (SARI), mandatory and regulatory policies giving legal and managerial support, and significant partnership with the European funding agencies, allied to the macropolicies of the Open Access to Research Infrastructure for Europe (OpenAIRE). It is evident, therefore, that the Portuguese experience brings outstanding and relevant contributions to the managers and leaders of institutions that support open access in Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vale, Helena Cristina Pimentel do. "Condições de acesso à informação no contexto do polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil." Universidade Federal de Alagoas, 2015. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1576.

Full text
Abstract:
The Open University of Brazil1 has been studied repeatedly by researchers. However, it can be assumed that regarding the work of the information professional – the librarian – and its insertion on the multidisciplinary team, the subject has been insufficiently debated under the view of the members of Public Institution of Higher Degree (IPES). This research deals with librarian role in the context of the Support Site at the UAB. The present work aims on investigating whether there exist libraries, which information access services are offered to students of the Supporting Sites of the UAB and whether there are librarians acting in conformity with the UAB system proposition as well following the Quality Standards of the Distance Learning and the evaluation tools of the Ministry of Education. The specific goals are to identify which information access services are being offered, from which Libraries, to the UAB students and also to determine how the librarian is performing at the Support Sites of the UAB. It was necessary, initially, to broaden the knowledge about the Distance Learning (EAD), the UAB and the legislation pertinent to this educational modality in Brazil in order to gain a better understanding and pursue the research goals, relying on the Support Sites of the UAB. This is a research of documental nature, also exploratory and descriptive following a quanti-qualitative approach and intends to collect data from the libraries at the Support Sites, based on the information provided by the Sites’ Coordinators randomly selected. An online questionnaire was made available and the data were analyzed and interpreted considering the purpose of the Support Sites of the UAB randomly selected. The results have shown that the libraries at the Support Sites still need to comply to the Distance Learning model presently implemented in the country for the Distance Learning and therefore do not fulfill the students’ needs. The results made clear that it is necessary to implement public measures both on a county and state levels, in order to maintain and operate the libraries in conformity to the present legislation. The study proposes improvements to conform the Sites’ libraries to the students using the Distance Learning offered by the IPES.
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) vem sendo estudada com frequência por esquisadores, entretanto, presume-se que o trabalho do profissional da informação – o bibliotecário – e sua inserção na equipe multidisciplinar da UAB ainda são pouco debatidos no âmbito das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) participantes. Esta pesquisa trata da importância do bibliotecário no contexto do Polo de Apoio Presencial da UAB. Tem por objetivo geral investigar a existência de bibliotecas, os serviços de acesso à informação oferecidos aos estudantes dos Polos de Apoio da UAB e a presença do bibliotecário nos Polos que atuam em conformidade com a proposta do Sistema UAB, com os Referenciais de Qualidade para o Ensino Superior a Distância e com os instrumentos de avaliação do Ministério da Educação (MEC). Tem como objetivos específicos identificar os serviços de acesso à informação oferecidos pelas bibliotecas aos estudantes da UAB e conhecer a atuação do bibliotecário nos Polos de Apoio Presencial da UAB. Inicialmente foi necessário ampliar o conhecimento sobre Educação a Distância (EAD), UAB e a legislação pertinente a essa modalidade educacional no Brasil, para uma melhor compreensão e a obtenção dos objetivos da pesquisa, apoiando-se nos Polos de Apoio Presencial da UAB. Trata-se de uma pesquisa de natureza documental, exploratória e descritiva, com abordagem qualiquantitativa, tendo a finalidade de coletar dados das bibliotecas dos Polos de Apoio Presencial a partir de informações fornecidas pelos Coordenadores de Polos selecionados por amostragem. Para a coleta de dados, optou-se pelo questionário disponibilizado online, a partir da ferramenta Google Docs. Os dados foram analisados e interpretados considerando os objetivos das bibliotecas dos Polos de Apoio Presencial da UAB sorteados aleatoriamente. Os resultados comprovam a existência de biblioteca e a quase inexistência do bibliotecário nos Polos de Apoio Presencial, comprometendo o acesso a informação, de forma adequada. Os resultados evidenciam que existe a necessidade de políticas públicas a nível estadual e municipal, para garantir a implantação, a manutenção e o funcionamento das bibliotecas em conformidade com a atual legislação. Este estudo propõe sugestões de melhorias para adequar as bibliotecas dos Polos às demandas dos estudantes dos cursos ofertados pela IPES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bandeira, Pablo Matias. "Movimento de acesso aberto no brasil: contribuição do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia a partir da implementação do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas." Universidade Federal da Paraíba, 2017. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/9702.

Full text
Abstract:
Submitted by FABIANA DA SILVA FRANÇA (fabiana21franca@gmail.com) on 2017-11-23T18:06:14Z No. of bitstreams: 1 ArquivoTotal.pdf: 2427997 bytes, checksum: 6a9dabc2a7dd80db6ff32d2454cafab2 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-11-23T18:06:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ArquivoTotal.pdf: 2427997 bytes, checksum: 6a9dabc2a7dd80db6ff32d2454cafab2 (MD5) Previous issue date: 2017-03-31
To analyze the results of the implementation of the Electronic Journaling System (SEER), the Open Journal System customization by the Brazilian Institute of Science and Technology Information (IBICT), as part of a policy of free access to scientific information in Brazil between 2003 (Year of its creation) and 2016. It is proposed to create a context based on the concept of "open access", combining the conceptual threads of "scientific communication", intertwined with "scientific publishing", which in turn is interwoven with " Dissemination of scientific and technological information ", for a qualification of an access policy through the adoption of collaborative and free technology. The study allowed to raise important characteristics of Brazilian scientific journals. Today there are no major challenges in the Open Access Movement: a convergence of interests and needs of the editors of the SEER / OJS journals by cooperation networks; An enlargement without sharing and systematizing the successful experiences of journals with high impact indexes, perhaps the biggest challenge today is the integration of data from electronic journals with institutional repositories. Brazil along with the Cariniana preservation network has made significant progress in this integration.
Analisa os resultados da implementação do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), customização do Open Journal System pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), enquanto dispositivo de uma política de acesso livre à informação científica, no Brasil entre 2003 (ano de sua criação) e 2016. Propõe-se tecer um contexto a partir do conceito de “acesso aberto”, reunindo os fios conceituais da "comunicação científica", entrelaçado ao da "editoração científica", que por sua vez está entremeado à "disseminação da informação científica e tecnológica", para a qual se propõe uma política de acesso mediante adoção de tecnologia colaborativa e livre. O estudo permitiu levantar características importantes dos periódicos científicos brasileiros. Hoje no Brasil existem grandes desafios no Movimento de Acesso Aberto: a convergência de interesses e necessidades dos editores dos periódicos do SEER/OJS por redes de cooperação; a ampliação no compartilhamento e sistematização das experiências de sucesso de periódicos com altos índices de impacto e, talvez o mais importante desafio atual é a integração dos portais de periódicos eletrônicos com os repositórios institucionais. O Brasil junto a rede de preservação Cariniana tem tido significativos avanços nessa integração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pavan, Cleusa. "Produção científica do Brasil : relações entre o acesso aberto à informação científica e a política de financiamento público para a publicação de artigos mediante o pagamento de Article Processing Charge (APC)." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2018. http://hdl.handle.net/10183/185052.

Full text
Abstract:
A Article Processing Charge (APC), ou taxa de processamento de artigo, como um modelo de negócio, é empregado para a publicação de revistas científicas de Acesso Aberto (AA) e híbridas. Esta pesquisa, de abordagem quantitativa e de tipologia exploratória e descritiva, analisou a produção científica brasileira em Acesso Aberto mediante o pagamento de APC e a política de fomento público. Os objetivos específicos foram: verificar os tipos de financiamento ofertados pelas agências de fomento brasileiras para a publicação de artigos mediante o pagamento de APC; caracterizar a produção científica brasileira em AA publicada no período 2012-2016, indicando o custo da APC. Na primeira parte da pesquisa utilizou-se questionário on-line para 29 agências de fomento brasileiras e, complementou-se os dados referentes às políticas de fomento analisando os seus sites. Verificou-se que o financiamento da APC é praticado pela minoria das agências brasileiras. Na segunda parte coletou-se, na Web of Science Core Collection, a produção científica brasileira publicada em Acesso Aberto e agregou-se dados, formando um banco de 63.847 documentos publicados em 930 revistas. A maior parte dos documentos (69%) foi veiculada em revistas nacionais. As áreas com maior concentração de documentos foram Ciências Biológicas, da Saúde e Agrícolas. Identificou-se 610 revistas com APC responsáveis pela publicação de 37.847 documentos, apresentado um custo médio de USD1,492.27 por artigo e USD957.75 para o período de cinco anos. O valor total estimado para o período foi de aproximadamente USD36 milhões. Desse total, as revistas do programa SciELO representam 22% dos gastos, enquanto os mega-journals representam 27%. Considera-se que o Brasil possui uma política de financiamento da APC embrionária, enquanto que o número de documentos publicados em revistas de AA com APC tem um aumento mais veloz que naquelas sem a cobrança de taxa.
The Article Processing Charge (APC) is an Open Access (AA) and hybrid journals publishing model. This study followed an exploratory and quantitative approach and analyzed the implications of the publication of scientific papers in AA journals paid with APC for the official scientific publication policies in Brazil. The specific objectives are: to find out the types of grants offered by the Brazilian official institutions for the publication of articles by APC; to characterize the Brazilian scientific production in AA published in 2012-2016, indicating the cost of the APC. For the first part of the study, 29 Brazilian granting agencies were asked to answer an online questionnaire on granting policies and also their websites were looked through for data collection on the subject and cross checking answers. It was found that only a minority of Brazilian granting agencies have allowances for APC. In the second part of the study, data from the Brazilian scientific papers indexed by the Web of Science Core Collection that were published in AA were put together in a database of 63,847 documents published in 930 journals. Most of the documents (69%) were published in Brazilian journals. The fields with the biggest share of documents published in AA were Biology, Health and Agricultural Sciences. We found out that 610 journals with APC published 37,847 papers, at an average cost of USD1,492.27 per paper and USD957.75 for the five year period. The estimated total value for the period was approximately USD36 million. Of this total, SciELO program journals represent 22% of expenditures and mega journals represent 27%. Brazil is beginning to develop granting policies for APC, as the number of papers published in AA journals with APC increases faster than the number of papers published without fee.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Informação - Acesso aberto - Brasil"

1

Moura, Maria Aparecida, and Alcenir Soares dos Reis. A construção social do acesso público à informação no Brasil: Contexto, historicidade e repercussões. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Umberto Sverzut, Jose. DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO BRASIL. EDITORA CRV, 2015. http://dx.doi.org/10.24824/978854440453.9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Conexões: linguagens e educação em cena. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cle283.1121-0.

Full text
Abstract:
O conhecimento se fabrica nos múltiplos circuitos da linguagem e em conexões estabelecidas nos próprios efeitos dos saberes humanos. As dinâmicas dos discursos, as práticas de ensino e os territórios das artes são algumas fronteiras que deslizam entre conceitos e experiências, significantes e significados. Em As palavras e as coisas, Michel Foucault (2007) reflete que “a linguagem representa o pensamento como o pensamento se representa a si mesmo”. Nesses termos, a produção crítica e intelectual constrói um jogo em que os textos se transformam em repositórios daquilo que somos e buscamos representar através das palavras. Cada repositório pode ser classificado como uma cena que opera dentro e através da linguagem, de modo que sua força é determinada por sua capacidade de intervir nas práticas sociais e, consequentemente, transformá-las. É reconhecendo a presença da diversidade produzida nas esferas do conhecimento humano que o livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, organizado por Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, José Wandsson do Nascimento Batista, Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isabela Feitosa Lima Garcia e Ana Flávia Matos Freire, representa um espaço de circulação de ideias e práticas críticas imprescindíveis para estudantes, professores e pesquisadores das Letras e outros campos de estudo. As demandas acerca da linguagem, da cultura e da sociedade nunca se esgotam. Dessa forma, abrem-se novas margens e cenários de saberes relacionados à Linguística, Literatura, Educação e à História que nos ajudam a interpretar e aperfeiçoar o entendimento das relações de poder e das interações entre os sujeitos. É urgente que, em nossas experiências docentes e discentes, exerçamos o papel de mediar a produção do conhecimento entre a academia e outras organizações sociais, criando visibilidades para que os espaços dos saberes sejam cada vez mais democráticos e inclusivos. O livro reúne textos-cartografias – produzidos por professores, alunos de pós-graduação e demais pesquisadores – que lançam perspectivas multidisciplinares das instâncias da linguagem, da educação e da formação política – envolvendo vários atores sociais – e promovem estratégias de leitura diante dos desafios da contemporaneidade. Nesse sentido, o capítulo de abertura, intitulado “A modalidade volitiva em relatos de pacientes que superaram a Covid-19”, André Silva Oliveira descreve e analisa através da modalidade volitiva os comportamentos de pessoas que divulgaram seus relatos na internet acerca da superação da doença. No contexto da pandemia que enfrentamos atualmente torna-se relevante a vigilância dos efeitos desta enfermidade que se instaura no imaginário dos sujeitos. No Capítulo 2, intitulado “Reflexões sobre a linguística e a semiótica: revisão teórica e um exemplo de aplicação”, Jancen Sérgio Lima de Oliveira investiga as distinções e as semelhanças entre a linguística e a semiótica tendo como ponto de partida a produção de imagens no mundo contemporâneo. Em outro espectro de pesquisa, no Capítulo 3, “Gêneros orais: objetos de ensino como suporte às aulas de língua portuguesa”, George Pereira Brito inscreve um estudo para situar os gêneros orais no ensino de língua portuguesa, atentando para o papel dos docentes no desenvolvimento da oralidade como uma prática fundamental na formação estudantil.No Capítulo 4, “As interfaces da leitura: decodificação e compreensão leitora”, de Alessandra Figueiró Thornton, discute a formação leitora dos estudantes da Educação Básica, destacando a necessidade de políticas que desenvolvam as habilidades relacionadas à proficiência leitora nas escolas. Lidando com outras molduras da linguagem, mais precisamente no campo da literatura, no Capítulo 5, “Vozes femininas tecendo a resistência no enfrentamento às violências nos contos de Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo”, escrito por Maria Valdenia da Silva, Maria José Rolim, Diely da Cruz Lopes e José Ronildo Holanda Lima, observamos uma análise das profundas marcas da violência de gênero representadas na literatura de Evaristo e os atos de resistência das personagens, que lutam para produzir outras escrevivências no tecer do texto literário. Ainda no contexto dos estudos literários, Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, no Capítulo 6, “Ressignificações no conto de fada ‘Entre a espada e a rosa’, de Marina Colasanti”, estuda as ressonâncias entre o conto “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti e o conto “Pele de Asno”, de Charles Perrault. A autora explora o imaginário da literatura infanto-juvenil e confronta ambas as narrativas para identificar intertextos e rastros entre o texto clássico e o moderno. No Capítulo 7, intitulado “A morte com véu branco: uma análise da poesia de Emily Dickinson”, Brena Kézzia de Lima Ferreira e Francisco Carlos Carvalho da Silva analisam a obra poética de Dickinson com foco na representação da morte e suas figurações simbólicas que acentuam as incertezas da existência humana. Expandindo as cenas de pesquisa, no Capítulo 8, “A formação leitora: uma proposta metodológica com um poema de Manoel de Barros”, André de Araújo Pinheiro, Kamilla Katinllyn Fernandes dos Santos e Verônica Maria de Araújo Pontes desenvolvem um procedimento metodológico baseado em jogos teatrais e sequências básicas para fornecer estratégias e dinâmicas de leitura que visam propiciar maior proficiência leitora entre os sujeitos participantes.Tomando como ponto de discussão os fundamentos do letramento literário, no Capítulo 9, “Novas práticas de leitura literária à luz do teatro do oprimido”, Danyelle Ribeiro Vasconcelos situa as práticas de leitura do texto literário dentro de uma perspectiva crítico-reflexiva, gerada a partir do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado, em diálogo com o método teatral do Teatro do Oprimido, desenvolvido por Augusto Boal, com o intuito de transformar o ato de ler literatura em uma prática emancipatória, em que o território da sala de aula passa a ser o palco de jogos dramáticos, onde os alunos assumem importantes papeis sociais. No Capítulo 10, “Letramento na educação infantil a partir do livro A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector”, os autores Nadja Maria de Menezes Morais, Laís Correia Teófilo de Souza, Jôse Pessoa de Lima e Marinalva Pereira de Araújo traçam um perfil da formação leitora e infantil baseada nas experiências de leitura literária. Nesse contexto de aprendizagem, o livro de Lispector permite estimular a reflexão em torno da importância do letramento literário desde os primeiros anos da vida escolar. Em conexão com a temática, em “Multiletramentos na escola: proposta de leitura do hipertexto ‘Um estudo em vermelho’, de Marcelo Spalding”, Capítulo 11, Angélica Benício Alves e Sandro César Silveira Jucá, atentos acerca das novas situações comunicativas geradas por ambientes virtuais, exploram a existência de gêneros literários digitais e refletem sobre suas aplicabilidades na sala de aula para promover práticas de leitura e, como resultado disso, desenvolver condições de multiletramento nos espaços educacionais. Dando continuidade, em “O ser criança e a sexualização infantil em face ao discurso midiático: O Caderno Rosa de Lori Lamby”, Capítulo 12, Elane da Silva Plácido e Maria da Conceição Santos tomam como objeto de estudo o livro Caderno Rosa de Lori Lamby, da escritora Hilda Hilst, para analisar as nuances da personagem Lori em face da influência midiática no processo de sexualização e adultização do corpo infantil, provocando impactos na identidade da criança. É por meio do Capítulo 13, designado “Canciones que el tiempo no borra: memorias, censura y canciones bregas en el contexto de la dictadura civil-militar en Brasil (1964-1985)”, escrito em espanhol por Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isaíde Bandeira da Silva e Edmilson Alves Maia Júnior, que aprendemos sobre os efeitos da censura na arte, mais precisamente na música brega, tida como manifestação artística imprópria aos valores defendidos pelo regime militar no Brasil (1964-1985). Os autores examinam os impactos da censura na sociedade da época, mas também enunciam como a música pode expressar as contínuas tensões de um momento histórico. Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Francinalda Machado Stascxak e Maria Aparecida Alves da Costa refletem em “O vínculo entre o estado e a igreja católica no Brasil imperial (1822-1889) e sua reverberação na educação”, Capítulo 14 desta coletânea, a relação da Igreja Católica com o Estado na época do império, identificando as implicações deste vínculo na história da educação brasileira. Por sua vez, o Capítulo 15, “As contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino na educação infantil: uma revisão de literatura”, assinado por Camila Alvares Sofiati, foca na compreensão do processo de aprendizagem infantil a partir das teorias de Vigotski, em que o trabalho pedagógico com crianças é observado. Já no Capítulo 16, intitulado “Proposta e currículo no contexto educacional do ensino infantil brasileiro”, também de Marcus Vinicius Peralva Santos, o autor produz um panorama de pesquisas sobre propostas curriculares direcionadas ao ensino infantil no Brasil, averiguando como os projetos políticos pedagógicos contemplam as novas demandas da sociedade contemporânea. No capítulo seguinte, “As contribuições do NTPPS na aprendizagem de língua inglesa numa escola pública de Pacoti – CE”, Capítulo 17, as autoras Francisca Marilene de Castro Rodrigues e Isabela Feitosa Lima Garcia contextualizam os desafios do ensino de língua inglesa nas escolas brasileiras e apresentam princípios metodológicos que visam dirimir as problemáticas em torno da aprendizagem do inglês, reforçando a necessidade de produzir um modelo de ensino que coloque no centro do processo o conhecimento do aluno em relação às interfaces de cognição. Dessa forma, as autoras abrem perspectivas positivas para o ensino-aprendizagem do idioma em questão.O Capítulo 18, “A utilização do blog pelas escolas estaduais de educação profissional de Juazeiro do Norte – CE”, as autoras Maria Francimar Teles de Souza e Rosa Cruz Macêdo abordam o blog como uma ferramenta digital fundamental na divulgação de atividades escolares e mapeiam seus usos em escolas estaduais de ensino profissionalizante na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Em outro contexto de pesquisa, no Capítulo 19, “Intervenções inter/multidisciplinares em crianças disléxicas”, Wanda Luzia Caldas de Brito e Maria Josefina Ferreira da Silva investigam, através de uma abordagem multidisciplinar, questões relacionadas à dislexia em crianças e como tal condição afeta o desenvolvimento da aprendizagem nos anos escolares, evidenciando a necessidade de que os profissionais sejam subsidiados de informações sobre como lidar com o diagnóstico deste transtorno e, consequentemente, possam proporcionar um bom ambiente de ensino. No Capítulo 20, intitulado “A importância da interação e do material adaptado para o processo cognitivo do aluno com necessidades educacionais especiais”, Samara de Oliveira Lima, Sanara Macedo Sousa e Sabrina de oliveira Marques abordam o progresso do aluno com Necessidade Educacional Especial (NEE) e a importância de sua inclusão no contexto escolar. Para isso, os autores entendem que o professor tem um papel importante no processo de acolhimento e na ação de produzir materiais adaptáveis para o ensino. Traçando outro cenário de reflexão, no horizonte do Capítulo 21, nomeado “O papel do tutor no contexto da educação a distância: uma análise dos estudos brasileiros até 2020”, Marcus Vinicius Peralva Santos concentra-se na função do tutor no processo de ensino-aprendizagem da educação a distância, trazendo à tona os desafios que os profissionais da área enfrentam e as necessidades oriundas de suas práticas. Já no Capítulo 22, “O ensino remoto na visão docente: desafios e perspectivas”, Elizete Pereira de Oliva Leão e Mauricio Alves de Souza Pereira avaliam as condições do ensino remoto a partir da experiência de professores de uma escola pública da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Os dados levantados pelos autores apontam para problemas que precisam ser superados, especialmente relacionados ao acesso das mídias digitais e à formação continuada dos docentes, para que estejam preparados para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O capítulo seguinte aborda práticas do contexto de ensino-aprendizagem de línguas. “O processo de elaboração das organizações didáticas no contexto da residência pedagógica de língua portuguesa”, Capítulo 23, George Pereira Brito e Maria Beatriz Bezerra de Brito dedicam-se a examinar as produções de Organizações Didáticas de um programa de residência pedagógica para o ensino médio desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba, com o objetivo de dar suporte aos alunos bolsistas para que tenham em mãos materiais adequados para o ensino de português. No horizonte da educação básica e suas diversas disciplinas, o Capítulo 24, com o título de “Química verde: análises das concepções de alunos do ensino médio”, de autoria de Michelle de Moraes Brito, Kariny Mery Araujo Cunha, Francilene Pereira da Silva e Márcia Valéria Silva Lima, atende às demandas da educação ambiental, uma vez que, preocupadas com os vários níveis de degradação do meio ambiente, as autoras analisam a percepção de alunos do ensino médio acerca das problemáticas ambientais, na perspectiva da Química Verde, atribuindo a importância de formar sujeitos mais conscientes acerca dos problemas ocasionados pela ação humana na natureza. No Capítulo 25, “As licenciaturas em química ead e presencial nos IF: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos e as implicações na formação docente”, os autores Dylan Ávila Alves, Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Raiane Silva Lemes e Abecy Antônio Rodrigues Neto avaliam cursos de licenciatura em Química de Institutos Federais em sua modalidade de Ensino a Distância (EaD) e comparam as suas especificidades – direcionadas aos alunos – com o modelo de ensino tradicional. Nos dois últimos capítulos, percebendo a emergência das novas tecnologias nas práticas educacionais, Karina Pereira Carvalho, Mariana da Costa Teles, Marcelo Augusto Costa Vilano e Vinícius Pedro Damasceno Lima destacam, no Capítulo 26, “Ensino remoto da matemática a partir das tecnologias digitais: a importância dos jogos digitais como ferramenta auxiliar da aprendizagem”, o papel de jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem da matemática e como essas ferramentas auxiliam no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e cognição. Em diálogo com a área, no Capítulo 27, “A modelagem matemática utilizada para ensinar funções e aplicações”, Karina Pereira Carvalho trabalha com a modelagem matemática como princípio norteador do ensino das funções e aplicações, objetivando apresentar soluções para lidar com as dificuldades dos alunos relacionadas ao tema. Apresentadas as coordenadas iniciais de cada capítulo do Livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, convidamos o leitor para que adentre nas páginas desta coletânea e deixe fluir essas cenas de aprendizagem na sua formação humana. Como declara Paulo Freire, no livro Educação como prática da liberdade (1967), “há uma pluralidade nas relações do homem com o mundo, na medida em que responde à ampla variedade dos seus desafios.” Nesse sentido, esta obra fornece diversos olhares sobre alguns desafios que os autores e autoras enfrentam em suas experiências humanas. Suas contribuições são plurais e buscam responder as problemáticas da linguagem, da educação, da literatura e da sociedade que os cerca. Uma última assertiva: os conhecimentos são mutáveis, o que permanece é o desejo de produzir novos pensamentos e afetos transformadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Informação - Acesso aberto - Brasil"

1

Souza, Maria Naires Alves de, and Rosane Maria Costa. "A CONTRIBUIÇÃO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA PARA A INFORMAÇÃO CIENTÍFICA DE ACESSO ABERTO." In Biblioteconomia e os Ambientes de Informação, 34–49. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4151922054.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Borges, Ellen Valotta Elias, Mariana Rodrigues Gomes de Mello, and Daniel Martínez-Ávila. "A APLICABILIDADE DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NO BRASIL." In O Direito e sua Complexa Concreção 2, 237–49. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.13619050717.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues, Ana Vera Finardi, Celina Leite Miranda, and Isabel Merlo Crespo. "Acesso a documentos científicos por comutação bibliográfica no Brasil: estudo de caso de biblioteca universitária." In A ciência da informação criadora do conhecimento Vol. II, 401–3. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0869-3_34.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Neto, José Bione de Melo, and Ana Paula Ferreira da Silva. "A APLICAÇÃO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NO BRASIL FRENTE AOS ÓRGÃOS JULGADORES E FISCALIZADORES." In Administração: Ciência e Tecnologia, Estratégia, Administração Pública e Estudos Organizacionais, 1–21. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8472110031.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Breno Trajano de, Almeida, Medeiros Leonardo Rafael, and Souza Louize Gabriela Silva de. "ENSINO REMOTO, ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: A SITUAÇÃO DE ESCOLAS E ALUNOS NO BRASIL." In Perspectivas da Formação de Professores na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 205–10. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-05-8.205-210.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

LIMA, ANDREA MÁRCIA DA CUNHA, CLAUDIA BATISTA MELO, CARMEM S. L. DALLE PIAGGE, and TÚLIO PESSOA DE ARAÚJO. "DIVULGAÇÃO DO CÂNCER BUCAL EM IDOSOS NAS MÍDIAS SOCIAIS." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.009.

Full text
Abstract:
O BRASIL É O TERCEIRO PAÍS DO MUNDO EM TAXA DE CÂNCER BUCAL, O QUE REPRESENTA UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA. COM UMA ETIOLOGIA MULTIFATORIAL, ESTA DOENÇA ACOMETE MAIS HOMENS ACIMA DE 40 ANOS. A FALTA DE INFORMAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER BUCAL, LEVA A DIAGNÓSTICOS TARDIOS E, CONSEQUENTEMENTE, PIORES RESULTADOS DE TRATAMENTO E PROGNÓSTICOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI VERIFICAR POR MEIO DE UMA REVISÃO DE LITERATURA AS INFORMAÇÕES SOBRE O CÂNCER BUCAL EM IDOSOS DIVULGADAS NAS MÍDIAS SOCIAIS. A BUSCA FOI REALIZADA NOS BANCOS DE DADOS ELETRÔNICOS SCIELO, LILACS E PUBMED, UTILIZANDO AS PALAVRAS-CHAVE MÍDIAS SOCIAIS, CÂNCER BUCAL, INFORMAÇÃO, PREVENÇÃO E IDOSO, NO PERÍODO DE 2010 A 2019. FORAM SELECIONADOS 316 ARTIGOS A PARTIR DO TÍTULO E, APÓS LEITURA DOS RESUMOS, FORAM SELECIONADOS APENAS 5 ARTIGOS, QUE FORNECERAM INFORMAÇÕES PARA COMPOR OS RESULTADOS. EXISTEM MUITAS INFORMAÇÕES NAS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS ACERCA DE DIFERENTES TEMAS, PORÉM ESCASSO CONTEÚDO SOBRE CÂNCER BUCAL NA POPULAÇÃO IDOSA. O CÂNCER BUCAL EM IDOSOS TEM UM PROGNÓSTICO FAVORÁVEL QUANDO DIAGNOSTICADO NAS SUAS FASES INICIAIS, NO ENTANTO TORNA-SE NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS QUE POSSAM FACILITAR O ACESSO À INFORMAÇÃO, DE MANEIRA EFICAZ E DE BOA QUALIDADE, POSSIBILITANDO O DIAGNÓSTICO PRECOCE E A PREVENÇÃO DESSA DOENÇA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Morigi, Valdir Jose, Solange Inês Engelmann, Luis Fernando Herbert Massoni, and Ketlen Stueber. "O reencantamento do mundo e acesso à informação: as potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na construção e reforço da democracia Mídia, cidadania e utopia no Brasil." In Um convite à utopia, 303–39. EDUEPB, 2016. http://dx.doi.org/10.7476/9788578794880.0009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Eurídice Ribeiro de, Alencastro, Lopes Aurelinda Barreto, and Martins Fernando José. "SEGURANÇA ALIMENTAR COMO FATOR DE MINIMIZAÇÃO DA VULNERABILIDADE SOCIAL: O CASO PROJETO PADARIA SOCIAL/CENTRAL DE EVENTOS – ALDEIAS INFANTIS SOS BRASIL." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 98–118. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.98-118.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata-se de uma explanação da importância do projeto social sem fins lucrativos “Padaria Social/Central de Eventos”, em parceria com a ONG Aldeias Infantis SOS Brasil. Coordenado em 2017, pelo curso de Hotelaria da Unioeste- Foz do Iguaçu, foi intitulado como “Pão da Terra”, tendo como objetivo inicial “criar um ambiente escola a fim de gerar conhecimentos na área de panificação e confeitaria”. Em 2019, coordenado pelo curso de Turismo no projeto guarda-chuva da Central de Eventos, segue com o curso de Hotelaria e a ONG. Com objetivos ampliados, teve um caráter assistencial no viés da segurança alimentar, de forma a contemplar a população envolvida aos seus direitos quanto aos aspectos sociais e de saúde, e dando-lhes acesso à informação desses direitos, como cita as prerrogativas básicas para a condição de cidadania do sistema alimentar no âmbito nutricional (Segurança Alimentar e Nutricional – SAN). A metodologia aplicada segue uma mescla de natureza quantitativa e qualitativa. O público-alvo, são famílias na faixa etária dos 20 aos 60 anos, na maioria mulheres, com 1 a 9 filhos, chefes de família com trabalhos informais em áreas diversas e do lar, tendo histórico de violência doméstica, e algumas cumprindo pena alternativa. Na equipe que forma o projeto atuam profissionais como: orientadora social, uma técnica/oficineira em panificação e confeitaria, professoras do curso de Turismo e Hotelaria, alunos estagiários e bolsistas da instituição de ensino, desenvolvendo aulas teóricas e práticas sobre o tema, além de temas diversos como segurança alimentar, custos, higiene pessoal, acidentes de trabalho, entre outros. Através de coleta de dados por ficha cadastral inicial, questionários de avaliação bimestral, registros iconográfiocos e conversas informais, percebeuse que o resultado foi visivelmente positivo, uma vez que a população agraciada encontrou no projeto além de novos conhecimentos, uma forma de subsistência diante da situação de carência e vulnerabilidade que se encontravam. Também captou-se mudanças na autoestima e no convívio familiar dos mesmos, uma vez que alavancou seu desenvolvimento com os conhecimentos adquiridos, gerandolhes autonomia financeira, dando-lhes empoderamento pessoal, e quebrando o ciclo de vulnerabilidade social e econômica captado. Atualmente o projeto teve grandes impactos sociais e na comunidade acadêmica com a abertura de bolsas de iniciação científica, gerando publicações diversas, divulgações em mídias, estágios curriculares, abertura de projetos de ensino, além de receber prêmios por contributos e inovações no setor atuante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Informação - Acesso aberto - Brasil"

1

Costa, Marcos, Taígo Pedrosa, Enio Pimenta, and Leonardo Medeiros. "Um Estudo dos Dados Governamentais Abertos do Estado de Alagoas." In VI Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/encompif.2019.7197.

Full text
Abstract:
O acesso à informação pública é essencial para a transparência das ações de governo. A transparência orçamentária é fator chave para um melhor acompanhamento dos gastos públicos e participação efetiva da população brasileira nos mesmos [Beluzo and Craveiro 2014]. No Brasil, já estão definidas leis que obrigam a publicação de dados orçamentários nos portais de transparência pública, permitindo o surgimento de aplicações civis que facilitam o acesso a informação dos dados abertos governamentais. Neste estudo, estão sendo tratadas dificuldades já identificadas: a manipulação dos dados aberto, a falta de metadados e a perda semântica do modelo Entidade-Relacionamento sobre o esquema de dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Cristovão, Hélio Júnior, Soraya Medeiros, and Angélica Medeiros. "SADLABI: Proposta de um Sistema de Apoio à Decisão para a gerência de Laboratórios de Informática." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1479.

Full text
Abstract:
A sociedade está cada vez mais conectada, e com isso, é necessário analisar o impacto do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) na educação. Neste sentido, o presente trabalho analisa os dados abertos sobre o acesso, uso e apropriação das TICs nas escolas do Brasil fornecidos pela CETIC e propõe a criação de um Sistema de Apoio à Decisão para auxiliar no processo de decisão referente a aplicação das TICs nas escolas brasileiras. Para tanto, esta pesquisa tem como objetivo traçar os requisitos necessários para o desenvolvimento do sistema, além de modelos de sistema e protótipos de tela que irão ajudar no desenvolvimento do SAD. Como resultado, são apresentados os artefatos que foram desenvolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sul, Ricardo, Bruna Brandão, Leonardo Azevedo, Fernanda Baião, and Claudia Cappelli. "Gestão de Regras de Autorização Usando Modelo Conceitual." In XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2015.5835.

Full text
Abstract:
Segurança da informação é um importante aspecto para construção de sistemas de informação. A gestão e execução das regras de autorização, que restringem a quem é permitido realizar uma ação na organização e sobre quais informações, são aspectos cruciais. Este trabalho apresenta uma ferramenta para gestão de regras de autorização de um framework para controle de acesso baseado em perfis de usuário. Através deste módulo, usuários do negócio são capazes de especificar regras de autorização utilizando um modelo baseado no metamodelo entidade-relacionamento. O módulo foi implementado empregando tecnologias de código aberto em um cenário de uma organização real que gerencia o acesso de vários sistemas de informação a uma mesma base de dados corporativa. Um exemplo de seu uso é apresentado, ilustrando a sua viabilidade e eficácia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nishijima, Marislei, Jorge Fagundes, and Marcos A. M. Lima. "Determinantes da posse de telefonia móvel no Brasil: o acesso à internet importa?" In VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2012. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2012.14460.

Full text
Abstract:
Desde 2008 o acesso à internet passou a ser obrigatório na telefonia móvel brasileira. Este artigo investiga quais são os determinantes da posse de telefonia móvel no Brasil a partir dos microdados da PNAD referente aos anos de 2008 e 2009. Os resultados, obtidos a partir de modelos logit, mostram que o acesso à internet aumenta a probabilidade de posse de telefonia móvel em 19%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carvalho, Vinícios, Maria Cagnin, and Débora Paiva. "Avaliação de Acessibilidade de Web Sites de Governos Estaduais do Brasil." In XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2017.6033.

Full text
Abstract:
Acessibilidade web está relacionada ao fato de pessoas com diferentes graus de capacidade ou incapacidade poderem perceber, entender, navegar e interagir com a web. Cada país cria suas leis de acessibilidade e no Brasil há atualmente uma lei que garante a inclusão de pessoas com deficiências (Lei nº13.146). Neste artigo é apresentada uma avaliação de acessibilidade de web sites dos governos estaduais do Brasil e são discutos os resultados considerando indicadores sociais e econômicos. Duas ferramentas de software que auxiliam na automatização da avaliação e uma métrica definida na literatura foram utilizadas. Concluiu-se que a maioria dos estados apresentou diversos problemas em relação à acessibilidade web, existindo barreiras ao acesso à informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Capra, Eliane, Simone Ferreira, and Bruno Torres. "Verificação da Adequação do Conteúdo Textual dos Serviços Web Públicos Brasileiros para Usuários com Baixo Letramento." In XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2017.6032.

Full text
Abstract:
A popularização da internet propiciou o acesso a diferentes sistemas por meio de diferentes dispositivos. No Brasil, há anos tem se investido no acesso aos portais das instituições públicas, visando garantir o acesso por diferentes grupos de usuários, como os analfabetos funcionais. O presente artigo tem como objetivo verificar a adequação do conteúdo informacional dos serviços disponibilizados nos portais de instituições públicas para analfabetos funcionais, de forma a identificar possíveis melhorias no acesso à informação, com apoio de uma ferramenta de análise textual. Para isso, foram analisados textos de 26 serviços web disponíveis num portal público com uma ferramenta que avalia a coesão, coerência e dificuldade dos textos, além da aplicação de uma fórmula de inteligibilidade. Os resultados mostraram que todos os serviços avaliados não estão acessíveis para analfabetos funcionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moura, Edleno Silva de, Rafael Costa, Gabriel Jordão, and Gustavo Barreto Maia. "Jusbrasil e os Desafios Tecnológicos para Facilitar e Aprimorar o Acesso à Justiça." In Seminário Integrado de Software e Hardware. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/semish.2021.15824.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma breve introdução a alguns dos desafios tecnológicos enfrentados na empresa Jusbrasil em sua missão de facilitar o acesso à justiça no Brasil. A Jusbrasil busca unir direito e tecnologia para que a justiça ultrapasse as fronteiras dos tribunais e chegue às casas de qualquer cidadão ou cidadã. Milhões de pessoas acessam a plataforma da empresa atualmente, havendo acesso de mais de 900 mil advogados. Por outro lado, nossa base de informação possui bilhões de documentos contendo artefatos relacionados ao direito no Brasil. Essa base de informação traz oportunidades para o desenvolvimento de produtos inteligentes, tais como sistemas de busca eficazes e eficientes, ferramentas de estruturação e tratamento da informação, mineração de dados e sistemas de recomendação, dentre outros. Neste trabalho, discutimos e apresentamos para a comunidade acadêmica alguns dos desafios tecnológicos enfrentados pela empresa no dia-a-dia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bitencourte, Adakrishna, and Márcia Rendeiro. "Protótipo do aplicativo Ergon para informação e conscientização ergonômica." In Anais Principais do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2020.11545.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta o protótipo do aplicativo (app) Ergon, o qual permite o acesso às informações para conscientização ergonômica de empresas e trabalhadores, com objetivo de contribuir nas ações de identificação e prevenção de riscos ergonômicos que podem acarretar em danos à saúde do trabalhador. O conteúdo do app foi baseado nos aspectos das condições de trabalho abordadas na Norma Regulamentadora 17 – NR 17, da Secretaria do Trabalho do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Belizario, Mateus G., Ricardo M. Taques, Elizziane M. B. Farias, Cesar A. Tacla, and Rita C. Berardi. "Arquitetura para Construção de Índices Ambientais Apoiada por Ontologias: um Estudo Exploratório sobre Qualidade do Ar." In I Workshop Brasileiro de Cidades Inteligentes. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/wbci.2018.3222.

Full text
Abstract:
A elaboração de políticas públicas, muitas vezes, provém de um processo participativo. Assim, este projeto propõe o desenvolvimento de uma arquitetura que permita a usuários, tanto cidadãos quanto gestores, construir seus próprios índices ambientais, monitorá-los em tempo real e publicá-los em formato aberto. Pretende-se conceder aos cidadãos a possibilidade de acompanhar o nível de poluição da região em que têm interesse sem necessitar requisitar acesso a dados específicos fornecidos por instituições detentoras da informação. Para alcançar esse objetivo, propõe-se uma arquitetura que utiliza ontologias como forma de definir vocabulários e assim permitir o relacionamento semântico dos dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cardoso, Suzana, Ruan Gabriel Araújo Ferreira, and Romaro Antonio Silva. "Implantação do repositório institucional do Instituto Federal do Amapá:." In Abec Meeting. ABEC Brasil, 2021. http://dx.doi.org/10.21452/abecmeeting2021.9.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a relevância do acesso aberto à informação científica por meio do repositório institucional. Tem como objetivo relatar a experiência com a implantação do repositório institucional do IFAP, a partir da descrição das etapas de planejamento, implementação e funcionamento. Tem como metodologia a descritiva, do tipo relato de experiência. Descreve que o processo iniciou com o planejamento em agosto de 2019 e que no momento se encontra na fase de funcionamento. Conclui-se que após o povoamento das publicações, o repositório será cadastrado em diretórios regional, nacional e internacional a fim de dar visibilidade aos resultados de pesquisa da instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography