Academic literature on the topic 'Informação clínica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Informação clínica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Informação clínica"

1

Bella, Marcela Inés, Verónica Isabel Cano, Julieta Lorena Ziem, Nora Alicia Cisneros, Lila Susana Cornejo, and Irma Alicia Moncunill. "Experiencia de formación docente para la Clinica Ampliada en salud bucal, una agenda necesaria." Revista da ABENO 17, no. 4 (January 8, 2018): 36–45. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.535.

Full text
Abstract:
O presente trabalho relaciona uma experiência de formação de professores no contexto da atenção clínica à saúde bucal para crianças de 8 a 10 anos nas escolas de educação básica 1. É realizada no âmbito do projeto de pesquisa Inovação na produção do cuidado e na atenção integral de saúde bucal, uma contribuição para a equidade (2015-2016), desenvolvido em um acordo de cooperação internacional entre escolas públicas da Argentina e do Brasil, para fortalecer estratégias de pesquisa e treinamento em saúde coletiva. Para direcionar a transformação das práticas clínicas que propusemos, reconhecer a partir da reflexão, os pontos fortes e fracos das próprias práticas docentes em uma situação clínica no contexto escolar, identificando significados e avaliações, práticas naturalizadas, para desconstruir e depois, projetar a clínica estendida nesse contexto. Foram aplicadas técnicas de observação participativa de situações clínicas; entrevistas e diário de campo do profissional observado e desenho para o tema feito pelas crianças que receberam atenção clínico-odontológica. Para a análise e socialização da informação produzida, trabalhamos com a modalidade da oficina. A experiência foi desenvolvida em 4 momentos: Conformação de uma equipe de clínicos e observadores; prática clínica no contexto escolar; Análise individual e grupal de informação e design de inovação. Os professores reconheceram positivamente a escuta do outro como sujeito, revalorizando a palavra e a atitude de flexibilidade diante de emergências inesperadas; exigiram maior cooperação na equipe interdisciplinar; eles identificam tensões e pontos fortes que irão orientar os eixos para a ressignificação das práticas clínicas em contextos escolares no âmbito da Clínica Ampliada para o cuidado da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Savi, Maria Gorete Monteguti, and Edna Lucia da Silva. "O uso da informação e a prática clínica de médicos residentes." Perspectivas em Ciência da Informação 16, no. 3 (September 2011): 232–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362011000300014.

Full text
Abstract:
Relato de pesquisa que aborda as necessidades informacionais e o uso de informação dos médicos residentes, na prática clínica. Contextualiza a pesquisa realizada no Hospital Universitário da UFSC, que teve como participantes os médicos residentes. Levanta as necessidades informacionais na prática clínica dos médicos residentes, que atuam nos ambulatórios do hospital. Mapeia o processo de escolha das fontes de informação e indica as mais utilizadas. Os resultados mostram que: durante sua prática ambulatorial, o médico residente se depara com questões classificadas como foreground, mais ligadas a aspectos clínicos do tratamento do paciente, em detrimento de questões ligadas a aspectos básicos, tais como epidemiologia e etiologia; utilizam como principais fontes de informação: periódicos, textbooks e handbooks, guidelines e preceptores, quase que de maneira equitativa; a Internet foi o meio mais utilizado na busca de informação; dentre os sistemas informatizados utilizados com frequência, destacam-se: UptoDate, Portal de Periódicos da CAPES e PubMed/Medline. Os resultados permitem inferir que os médicos residentes estão conscientes da importância do uso da informação para uma melhor prática clínica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Savi, Maria Gorete Monteguti, and Edna Lucia da Silva. "O fluxo da informação na prática clínica dos médicos residentes: análise na perspectiva da medicina baseada em evidências." Ciência da Informação 38, no. 3 (December 2009): 177–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652009000300012.

Full text
Abstract:
Pesquisa que analisa o fluxo da informação na prática clínica dos médicos residentes. Para tal, considera os preceitos da medicina baseada em evidências (MBE) e elege como lócus de pesquisa o Hospital Universitário da UFSC e como universo os médicos residentes atuantes nos seus ambulatórios. A relevância do desenvolvimento da pesquisa está amparada em alguns argumentos: reconhecimento da MBE na prática clínica como alternativa para dar suporte à decisão clínica, através da seleção das fontes de informação de maior evidência disponíveis na literatura médica; constatação que há lacuna na literatura nacional para estudos com médicos residentes, uma vez que a maioria das pesquisas enfoca a forma como médicos e professores da área de saúde usam os sistemas e serviços de informação; convicção que o uso de informação selecionada de forma criteriosa possibilitará uma prática clínica mais eficaz. A pesquisa identificou e analisou os processos envolvidos no fluxo informacional na prática clínica do médico, sob as perspectivas de seleção, acesso, recuperação e uso das fontes de informação. Apresenta um modelo de fluxo de informação ideal na perspectiva da MBE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santana, Sérgio Rodrigues de, Carla Daniella Teixeira Girard, Levi Cadmiel Amaral da Costa, Cristiane Marina Teixeira Girard, and Daniel Jackson Estevam da Costa. "Os desafios dos serviços psicológicos mediados pelas TIC no contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-2020." Folha de Rosto 6, no. 1 (April 16, 2020): 59–71. http://dx.doi.org/10.46902/2020n1p59-71.

Full text
Abstract:
No contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-20 os serviços psicológicos mediados pelas Tecnologia da Informação e Comunicação se tornaram essenciais para o equilíbrio da saúde mental da população em distanciamento social, isolamento domiciliar e/ou em quarentena, embora, desafiador ao considerar a ambiguidade da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Estes serviços são atividades clínicas realizadas por psicológicos cadastros nos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia através do e-Psi. O objetivo deste artigo versa na reflexão crítica sobre a tecnologia visualizando os atendimentos psicológicos mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-20 mentalizando a reconfiguração e/ou rompimento de paradigmas/obstáculos a partir de seus usos na Psicologia. O artigo caminha pela abordagem qualitativa, método descritivo-compreensivo-interpretativo e inclinação interdisciplinar de autores como possibilidade de edificação de um novo prisma acerca da construção, acesso e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Psicologia na mediação dos serviços clínicos. O aporte teórico caminha pela área da Ciência da Informação e se apoia nas teorias da Revolução da Tecnologia da Informação e Filosofia da Tecnologia. Quando se considera a relação tecnologia, Psicologia, comportamento humano e serviços clínicos a Psicologia utiliza teorias clássicas na interpretação de novos construtos comportamentais e sociais originados na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Entre 1995 a 2012 na perspectiva histórica-epistémico houve avanços significativos acerca dos estudos teóricos, técnicos e epistêmicos sobre os atendimentos psicológicos mediados pelas Tecnologia da Informação e Comunicação. Contudo, no contexto da contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-20 emergem as necessidades de repensar as reservas, desconfianças e desafios quanto ao uso das tecnologias na psicologia clínica, visualizando os serviços posológicos como atividade efetiva, eficiente, eficaz, de qualidade e de alcance para os grupos sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ciol, Renata, and Vera Silvia Marão Beraquet. "Evidência e informação: desafios da medicina para a próxima década." Perspectivas em Ciência da Informação 14, no. 3 (December 2009): 221–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362009000300014.

Full text
Abstract:
Aborda a explosão informacional e os avanços da Medicina que culminaram na Medicina Baseada em Evidências (MBE), que vem alterando a prática médica rumo ao uso constante da evidência científica atual e contextualizada na decisão clínica. A MBE pode ampliar o papel do profissional da informação para além da busca de informação, permitindo seu envolvimento com a seleção e avaliação crítica da literatura nos moldes da biblioteconomia clínica, onde o bibliotecário é considerado parte integrante das equipes multidisciplinares de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Osorio-de-Castro, Claudia Garcia Serpa, Francisco José Roma Paumgartten, and Lynn Dee Silver. "O uso de medicamentos na gravidez." Ciência & Saúde Coletiva 9, no. 4 (December 2004): 987–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232004000400019.

Full text
Abstract:
O uso de medicamentos na gravidez é cada vez mais intenso, enquanto a prática médica volta-se para a incorporação do conceito de risco. Embora a tragédia da talidomida tenha marcado o início da reflexão sobre a ocorrência de efeitos adversos de medicamentos usados durante a gestação, as percepções dos prescritores, no âmbito da terapêutica medicamentosa na gravidez, ainda oscilam entre a certeza de que tudo é nocivo e a relativa crença de que tudo é seguro até que se prove o contrário. Faz-se necessária a produção de evidências que substanciem as condutas clínicas. O ensaio clínico randomizado é considerado a pedra angular do paradigma da medicina baseada em evidências. Sugerem-se os contextos nos quais a aplicação dos diversos tipos de pesquisa clínica seriam apropriados na gestação e ainda o emprego ampliado da farmacoepidemiologia para a construção de evidências nessa população, por meio de estudos analíticos, em especial a coorte. Entende-se que estes estudos, desde que executados com rigor metodológico, possam oferecer informação balizada, geradora de hipóteses, essenciais para a prática clínica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva Malcher Lobato, Danielle de Cássia da, Thiago Lobato Rodrigues, and Daniel da Silva Malcher. "GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM UMA MICROEMPRESA." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 6 (July 9, 2021): e26441. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i6.441.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma análise da infraestrutura de rede sem fio de uma clínica odontológica localizada na cidade de Belém, Estado do Pará. O empreendimento possui uma rede Wi-Fi que apresenta falhas e vulnerabilidades de segurança, o que pode gerar transtornos e prejuízos tanto para a clínica quanto para seus funcionários e clientes. Esta análise tem como objetivo geral aprimorar a segurança da rede sem fio desta empresa, buscando, de maneira mais específica, identificar suas falhas e vulnerabilidades de segurança, implementando, posteriormente, medidas para corrigi-las. Este trabalho foi realizado em diferentes etapas, cumpridos todos seus objetivos a partir de uma metodologia moldada na utilização do software Shield Test e do equipamento Mikrotik Wireless, que possibilitou a tomada de medidas que objetivam sanar as falhas de segurança encontradas, possibilitando que o estabelecimento atue de maneira mais segura e confiável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Norman, Armando Henrique. "Estratégias que viabilizam o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde no Reino Unido." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 14, no. 41 (August 7, 2019): 1945. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc14(41)1945.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta algumas características organizativas e operacionais da Atenção Primária à Saúde (APS) inglesa. Seu objetivo é evidenciar pontos relevantes no funcionamento das clínicas da APS que facilitam o equilíbrio dinâmico entre o atendimento à demanda espontânea e as ações programáticas em saúde. Ele tem como base um estudo etnográfico, realizado no Reino Unido no período de 2013/14, no qual se analisou o modelo de pagamento por desempenho no país. Os tópicos abordados incluem: (a) composição das equipes da APS inglesa; (b) organograma funcional de uma clínica de APS; (c) consulta de 10 minutos dos médicos de família e horário de funcionamento da clínica; (d) recepção; (e) equipe de enfermagem; e (f) sistema de tecnologia da informação. Cada um desses itens possui referências para as quais é possível explorar websites e tutoriais de modo a compreender melhor alguns aspectos das clínicas da APS inglesa. O Reino Unido profissionalizou o acesso dos pacientes aos serviços da APS. Isto ocorreu por meio de um contingente maior de pessoal administrativo, menor proporção população/médico de família, maior autonomia da equipe de enfermagem e um robusto sistema de tecnologia da informação. No Brasil, a Estratégia Saúde da Família (ESF) necessita percorrer caminho semelhante a fim de aprimorar a qualidade da APS no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gusso, Gustavo. "Classificação Internacional de Atenção Primária: capturando e ordenando a informação clínica." Ciência & Saúde Coletiva 25, no. 4 (April 2020): 1241–50. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020254.30922019.

Full text
Abstract:
Resumo A Classificação Internacional de Atenção Primária-2 (CIAP-2) é fruto de quarenta anos de desenvolvimento contínuo. Tem origem na segunda metade do século XX, a partir da inquietação de médicos gerais com a necessidade de se registrar e codificar dados especificamente relacionados à atenção primária, tanto nos motivos de consulta quanto nos procedimentos e nas condições ou diagnósticos. A Organização Mundial de Saúde chancelou a classificação bem como o seu comitê desenvolvedor após o encontro de Alma-Ata, pois também identificou necessidades específicas. Hoje há essencialmente duas formas de uso na coleta de informações: por encontro ou por episódio de cuidado. A segunda forma é mais complexa e controversa. Recentemente foi lançada a décima primeira versão da Classificação Internacional de Doenças, enquanto que a CIAP-3 esta sendo desenvolvida. Não há como prever como vão interagir com as novas tecnologias, as classificações e os organismos internacionais. O protagonismo dos profissionais da ponta e dos pacientes tem potencial de definir a direção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Sérgio Ribeiro dos. "Informática em enfermagem: desenvolvimento de software livre com aplicação assistencial e gerencial." Revista da Escola de Enfermagem da USP 44, no. 2 (June 2010): 295–301. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342010000200008.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo desenvolver um sistema de informação em enfermagem com aplicação na assistência de enfermagem e no gerenciamento do serviço. O SisEnf - Sistema de Informação em Enfermagem - é um software livre composto pelo módulo assistencial de enfermagem: histórico, exame clínico e plano de cuidados; o módulo gerencial compõe-se de: escala de serviço, gestão de pessoal, indicadores hospitalares e outros elementos. O sistema foi implementado na Clínica Médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba. Tendo em vista a necessidade de aproximação entre usuário e desenvolvedor, e a constante mudança de requisitos funcionais durante o processo iterativo, foi adotado o método do processo unificado. O SisEnf foi desenvolvido sobre plataforma WEB e com emprego de software livre. Portanto, o trabalho desenvolvido procurou auxiliar o processo de trabalho da enfermagem que agora terá oportunidade de incorporar a tecnologia da informação na sua rotina de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Informação clínica"

1

Savi, Maria Gorete Monteguti. "Fluxo da informação na prática clínica dos médicos residentes." Florianópolis, SC, 2008. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91345.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2008
Made available in DSpace on 2012-10-23T21:46:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 260443.pdf: 1437606 bytes, checksum: 51cc238bbf46cd854172d40feb517e92 (MD5)
Pesquisa que identifica o fluxo da informação na prática clínica do médico residente, sob a perspectiva de seleção, acesso, recuperação e uso das fontes de informação a partir dos preceitos indicados pela medicina baseada em evidências (MBE), na etapa de "acesso à informação". Analisa o fluxo informacional considerando o contexto da medicina baseada em evidências; os canais e fontes de informação utilizadas e as necessidades informacionais dos médicos residentes. O local de aplicação foi o Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, com o universo de pesquisa constituído por 41 médicos residentes que atuam nos ambulatórios. A pesquisa se caracteriza como exploratória descritiva, do ponto de vista de seus objetivos, e como quanti-qualitativa com relação à abordagem do problema. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, se caracteriza como levantamento (survey). Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário e entrevista semi-estruturada, que utilizou a técnica do incidente crítico. A pesquisa mostra que os médicos residentes são profissionais jovens, entre 24 e 32 anos, com supremacia do sexo feminino, graduados recentemente. Trabalham em média 10 horas/dia, sendo 4 horas no atendimento ambulatorial e 2 horas em atividades teóricas. No atendimento ambulatorial atendem aproximadamente 7 pacientes por dia, dedicando, em média, 34 minutos para cada paciente. Formulam, diariamente, a média de 5,25 questões clínicas, que estão mais ligadas a tratamento, resultando em 0,75 questão por paciente, sendo que 79% destas questões clínicas são respondidas. Tendem a resolver as questões clínicas quase todos os dias, gastando um tempo médio de 20 minutos com cada questão. A grande maioria se vale da Internet para acessar a informação, seguida do acervo particular. A consulta aos preceptores e pares apareceu em um segundo momento, quando os médicos residentes se deparam com dificuldades para encontrar a informação. Quando realizada a consulta aos pares, existe uma busca de certificação na literatura. Dentre as fontes de informação utilizadas com mais freqüência pelos médicos residentes temos os periódicos, com pequena vantagem sobre os textbooks e handbooks, os guidelines e os preceptores. Em relação aos sistemas informatizados, verifica-se a preferência pelo UptoDate, Portal de Periódicos da CAPES e PubMed, prevalecendo a preferência por informação já selecionada e analisada. As bases de dados nacionais, como as da BIREME e a SciELO são utilizadas com mais cautela. A confiabilidade das fontes de informação e a acessibilidade de forma gratuita são determinantes na seleção das bases de dados. Utilizam parcialmente as ferramentas de busca das bases de dados, prevalecendo a busca por termos livres. Em relação à infra-estrutura para acesso à informação, foi identificada a necessidade de melhorias na infra-estrutura dos ambulatórios, particularmente a disponibilidade de computadores com acesso à Internet. A pouca indicação das bibliotecas, como agentes envolvidos no processo de busca de informação para responder a uma questão clínica, demonstra a necessidade de sua integração neste processo. O fluxo informacional observado na prática clínica dos médicos residentes apresenta uma estrutura que se reporta a alguns preceitos recomendados pela medicina baseada em evidências, na etapa referente ao uso das fontes de informação, porém ainda está aquém do indicado e, por isso, apresenta-se um fluxo otimizado, com indicações de ações que poderiam maximizar o uso da informação disponível e acessível para a prática clínica.
This study analyses information flow in the clinical practice of resident medics; it encompasses the selection, access, retrieval and utilization of information sources using precepts indicated by evidence-based medicine (EBM) at the stage of #information access#. It analyses informational flow in the context of evidence-based medicine, the information channels and sources used and the informational needs of the resident medics. The study was undertaken at the University Hospital at the Santa Catarina Federal University and the research group was made up of 41 resident medics working in the outpatients# clinic. The examination is descriptive in regard to its objectives and quanti-qualitative in its approach to the problem. Its technical procedures are those of a survey with the tools for data collection being a questionnaire and a semi-structured interview using the critical incident technique. The study shows that the resident medics are young professionals between 24 and 32 years old, the majority female and recently qualified. They work for 10 hours a day on average, 4 of which are spent with outpatients, and 2 of which are spent on theoretical activities. They attend approximately 7 patients a day in the outpatients# clinic, spending on average 34 minutes per patient. They formulate an average of 5.25 clinical questions directly connected to treatment per day, resulting in 0.75 questions per patient. They find answers to 70% of these clinical queries. These problems are normally solved everyday and take on average 20 minutes. The great majority use the Internet to search for information in conjunction with their own materials. If the resident medics have difficulties in accessing the information required only then do they consult superiors and colleagues. If colleagues are consulted, the findings are then checked with the relevant literature. The sources most commonly accessed by the resident medics are periodicals, these are then followed by textbooks and handbooks, guidelines and finally superiors. In relation to the information systems used there is a marked preference for UptoDate, Portal de Periódicos da CAPES and PubMed, implying a preference for information that has been already selected and analysed. National databases like BIREME and SciELO are used with more caution. The reliability of the information sources and free access determine the choice of database. The database search tools are only partially used as there is a prevalence of key term searches. A need for improvements in clinic infrastructure allowing access to information was identified, and particularly a need to increase the availability of computers with access to the Internet. The low incidence of libraries used as agents in information search processes to answer clinical questions also indicates a need for their integration in this process. The informational flow seen in the clinical practices of the resident medics in the study shows a structure that meets some of the precepts recommended by evidence-based medicine in the stage of information source use, however it is still below that indicated. Therefore this paper outlines a fully optimised flow and indicates actions to maximize the use of information available and accessible for clinical practice.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barros, Michele Machado Meirelles de. "Informação e participação em pesquisa clínica: um estudo exploratório no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas/Fundação Oswaldo Cruz." Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, 2012. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/7095.

Full text
Abstract:
Submitted by Gentil Jeorgina (jeorgina@icict.fiocruz.br) on 2013-10-09T15:53:27Z No. of bitstreams: 1 Michele Machado.pdf: 1086838 bytes, checksum: a2c31437606e3ced399726509d25d459 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-10-09T15:53:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Michele Machado.pdf: 1086838 bytes, checksum: a2c31437606e3ced399726509d25d459 (MD5) Previous issue date: 2012
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
A presente investigação contemplou questões fundamentais para se refletir sobre os novos e diferentes paradigmas de produção compartilhada de conhecimento. Trata-se da interação entre ciência e sociedade. Dentro desta perspectiva, a investigação aponta um esforço coletivo para pensar o acesso à informação como um direito do cidadão. Assim alguns questionamentos nortearam o desenvolvimento desta dissertação no âmbito da divulgação e acesso aos resultados das pesquisas clínicas para os voluntários. A partir destas questões, pretendeu-se identificar e descrever interações entre pesquisadores e voluntários de pesquisas clínicas realizadas no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPEC) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), sob a perspectiva do acesso à informação e potencial produção compartilhada de conhecimento. O tema em questão torna-se relevante na medida em que se apresenta como uma nova alternativa de diálogo e aproximação entre os participantes que são voluntários das pesquisas clínicas no IPEC, e os pesquisadores que realizam essas pesquisas. Optou-se pela metodologia qualitativa, utilizando duas técnicas: entrevistas individuais e Grupo Focal. Diante dos resultados encontrados, acredita-se que um maior envolvimento dos voluntários, com trocas de informações e diálogo ao longo do desenvolvimento da pesquisa, possa gerar mudanças no comportamento desses cidadãos. Outro resultado mencionado pelos entrevistados foi o investimento na elaboração de material impresso, como folderes, cartilhas e cartazes com a participação deles, como uma estratégia de envolvimento e de inserção no contexto da pesquisa clínica. Acredita-se que o desenvolvimento de trabalhos desta natureza contribua para a promoção da saúde através de ações coletivas, onde os cidadãos possam se constituir participantes ativos das decisões da vida social.
The present investigation included key issues to reflect on the different paradigms and new production sharing knowledge. It is the interaction between science and society. Within this perspective, the investigation points to a collective effort to think about access to information as a citizen's right. So some questions guided the development of this dissertation in the dissemination and access to the results of clinical trials for volunteers. From these questions, we sought to identify and describe interactions between researchers and volunteers of clinical research conducted at the Institute Evandro Chagas clinical research of Oswaldo Cruz Foundation, from the perspective of access to information and potential production of shared knowledge. The subject in question becomes relavant in that it presents itself as a new alternative and approximation between participants who are volunteers of clinical research in Instituto and researchers who perform these researches. We opted for given the results found, it is believed to involve the volunteers with information exchange and dialogue throughout the development of research can generate changes in behavior of those citizens. Another result mentioned by respondents were invested in the preparation of printed material as brochures, booklets and posters with their participation, as an engagement estratetgy involvement and inclusion in the context of clinical research. It is believed that the development work of this nature contribute to the promotion of health through collective action where citizens can constitute active participants in the decisions of social life.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Trindade, Marisa de Fátima Silva Lemes. "A utilização da informação na bebê-clínica da Universidade Estadual de Londrina." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, 2012. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000177340.

Full text
Abstract:
Analisa as condições que caracterizam a utilização da informação na Bebê-Clínica da Universidade Estadual de Londrina. Foi seguido o modelo processual de gestão da informação de Choo (2003) que considera três etapas: a criação de significados, a construção de conhecimento e a tomada de decisões, atividades estas avaliadas no estudo empírico desenvolvido. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória-descritiva, de análise qualitativa, fazendo-se uso do procedimento de estudo de caso. Os dados e as informações foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas em profundidade, realizadas com os professores responsáveis pela supervisão clínica dos atendimentos odontológicos. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de readequação do modelo de prontuário utilizado, como também da implantação de um sistema informatizado, alinhando-se processos de trabalho e tecnologias de informação. O uso da informação é contínuo e racional, o que traz implicações bastante significativas, seja nos atendimentos aos pacientes, seja na disseminação do conhecimento científico. A partir das ações sugeridas, espera-se o aprimoramento do processo informacional, com um olhar específico para a utilização da informação pelos professores e profissionais da organização.
Analyzes the conditions that characterize the use of information at Bebê-Clinica of the Universidade Estadual de Londrina. It was followed the Choo's (2003) information management procedural model, that considers three steps: the creation of meanings, knowledge building and decision making, activities that are evaluated in the empirical study. This research is characterized as an exploratory-descriptive, qualitative analysis, making use of the procedure for case study. The data and information were collected through desk research and in-depth interviews with the teachers responsible for the supervision of dental care attendances. The survey results point to the need to readjustment of records' model that is used, as well as the implementation of a computerized system, aligning work processes and information technology. The use of information is continuous and rational, which brings very significant implications, whether in attendances to patients, or in the dissemination of scientific knowledge. From the suggested actions, we expect the improvement of the informational process, with a looking to the specific use of information by teachers and organization's professionals.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Leite, Maria Estela. "Sistema de informação para pesquisa clínica: um estudo de caso IPEC/FIOCRUZ." reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2005. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5262.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2012-09-06T01:12:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) 767.pdf: 3142448 bytes, checksum: a7a8d8571519bf0a1e540b09b8406895 (MD5) Previous issue date: 2005
A presente dissertação em Gestão da Informação e Comunicação em Saúde versa sobre as abordagens informacionais de uma instituição técnico-científica na área de pesquisas clínica, o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPEC), integrante da Fundação Oswaldo Cruz. O estudo toma por base as transformações sociais ocorridas a partir do eselecimento da Sociedade da Informação, na década de 60 e seus desdobramentos subseqüentes. Formulam-se reflexões sobre o papel estruturante que os sistemas de informação exercem nas instituições, bem como sua imbricação com todas as suas demais atividades, ressaltando suas potencialidades quanto ao fomento da produtividade institucional. Evidencia-se a relevância de se concentrar esforços no momento de identificar as necessidades, atuais e/ou planejadas, de um sistema de informação institucional. Por fim, apresenta-se como estudo de caso, um modelo de sistema de informação para o Centro de Referência de Leishmanioses do IPEC-FIOCRUZ. Para a elaboração do modelo conceitual do sistema de informação desse Centro, adota-se a ferramenta de modelagem UML - Unified Modeling Language, reconhecida como um padrão internacional para a construção de modelos de sistemas de software.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bisi, Maurício André. "Influência da informação clínica na reprodutibilidade da interpretação de imagens por ressonância magnética da articulação temporomandibular." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2011. http://hdl.handle.net/10923/422.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2011-12-27T14:14:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 000430603-0.pdf: 8044498 bytes, checksum: 9bbde27c42dcd9235f5e7c110e567949 (MD5) license.txt: 581 bytes, checksum: 44ea52f0b7567232681c6e3d72285adc (MD5)
Obtaining a diagnosis of temporomandibular disorders (TMD) occurs through an accurate clinical examination and use of complementary images. The aim of this study was to evaluate the influence of clinical information on inter and intra-examiner in magnetic resonance imaging (MRI)’s interpretation of the temporomandibular joint (TMJ). Forty imaging MRI were evaluated by seven experts on temporomandibular disorders and orofacial pain in three separate stages. The last assessment was reported the patient’s clinical examinations to the evaluators. Intra-examiner reproducibility was evaluated by use of the measure of agreement Cohen's kappa and the inter-examiner agreement was assessed by applying the Friedman test. Joint hypermobility was the pathology that obtained the highest agreement (kappa 0,770) and degenerative changes in the temporal bone was the one with the least agreement (kappa 0,447) between examiners. The clinical information did not influence the interpretation of ATM’s magnetic resonance images and there was no statistically significant difference between the evaluators regarding their reproducibility in this study model.
A obtenção do diagnóstico das disfunções temporomandibulares (DTMs) se faz através de uma anamnese acurada e do uso de exames de imagem complementares. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da informação clínica na reprodutibilidade intra e interexaminadores na interpretação de imagens por ressonância magnética (IRM) da articulação temporomandibular (ATM). Quarenta exames de ressonância magnética foram avaliados por sete especialistas em disfunção temporomandibular e dor orofacial em três momentos distintos. Na última avaliação foi informado aos avaliadores os dados clínicos dos pacientes. A reprodutibilidade intra-examinador foi avaliada mediante utilização da medida de concordância Cohen’s Kappa e, a concordância interexaminadores, pelo teste de Friedman. A hipermobilidade articular foi a patologia que obteve maior concordância (kappa 0,770) e a alteração degenerativa no osso temporal foi a de menor concordância (kappa 0,447) entre os examinadores. A informação clínica não teve influência na interpretação de imagens por IRM da ATM e não houve diferença estatisticamente significativa entre os avaliadores quanto a sua reprodutibilidade neste modelo de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Krstic, Tânia. "Desenvolvimento de um sistema para gerenciar os processos regulatórios do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz." reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2013. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/12459.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-12-29T16:20:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 tania_krstic_ini_mest_2013.pdf: 1455951 bytes, checksum: 3a5a75a8093ee04464dc567ca2fca68f (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2015-10-29
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
A atividade regulatória em pesquisa clínica visa o cumprimento de todas as etapas frente às autoridades regulatórias para a condução da pesquisa em conformidade com as Boas Práticas Clínicas. Segundo a International Conference on Harmonization (ICH \2013 Conferência Internacional de Harmonização), as autoridades regulatórias são instâncias dotadas de poder de regulamentação que, conforme as normas de Boas Práticas Clínicas, incluem as autoridades que revisam os dados clínicos e as autoridades que realizam a inspeção. Devido à complexidade do processo regulatório no Brasil é necessário estar atento às modificações na legislação e normas para submissão dos projetos de pesquisa às autoridades reguladoras em um curto prazo de tempo, para cumprir o planejamento dos períodos de duração dos estudos clínicos. O presente trabalho tem o objetivo de desenvolver e disponibilizar um sistema para gerenciar os processos regulatórios do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids do Instituto de Pesquisa Clinica Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz, atendendo à regulamentação nacional e internacional. Uma vez que processo é um conjunto de ações ordenadas e integradas para um fim produtivo específico, ao final do qual serão gerados produtos e/ou serviços e/ou informações, foi realizado o mapeamento das atividades desenvolvidas no dia a dia do setor de assuntos regulatórios do centro para obtenção das aprovações regulatórias das pesquisas em DST e Aids, bem como do processo administrativo para ingresso da equipe de trabalho nos protocolos Para a representação gráfica dos processos foi usada a notação de modelagem de processos de negócios, Business Process Model Notation (BPMN), que é um padrão definido pelo Governo Federal e já utilizada pela Fundação Oswaldo Cruz. O software BizAgi® foi usado para modelagem dos processos regulatórios. Como resultado desse trabalho foi desenvolvido um sistema para armazenar em um único local todas as informações regulatórias das pesquisas, incluindo também um módulo com informações sobre a equipe de trabalho autorizada a participar das pesquisas. Foi desenvolvido um sistema para controle do fluxo dos documentos regulatórios e de pessoal do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids que permite ainda à equipe o acesso para consulta aos documentos regulatórios. Espera-se que outros centros de pesquisa do IPEC e de outras unidades da Fiocruz possam utilizar este instrumento
Regulatory activity in Clinical Research aims at the compliance of all the steps required by the Regulatory Authorities for the conduction of research in accordance with Good Clinical Practices. According to the International Conference on Harmonization (ICH), Regulatory Authorities are instances endowed with regulatory power that, a ccording to the standards of Good Clinical Practices, include the authorities who review the clinical data, and the authorities conducting the inspec tion. Due to the complexity of the regulatory process in Brazil is crucial to be aware of changes in le gislation and regulations for the submission of research projects to regulatory authorities in a sh ort period of time, to comply with the clinical studies scheduled time periods. This study aims to develop and make available a database to manage the regulatory processes of Laboratório de Pesquisa Clínic a em DST/Aids at Instituto de Pesquisa Evandro Chagas (IPEC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) , according to national and international regula tions. As process is a set of coordinated and integrated actions to a specific productive result, which will eventually yield products/services/information, a mapping of the da ily activities of the Laboratory Regulatory Affairs to obtain regulatory approvals for research on STD and Aids, as well as the administrative procedures for including the stu dy team in the protocols. For the process’ graphical representation modeling business processes’ notation wa s used, the Business Process Model Notation (BPMN), which is a st andard defined by the Federal Government, and already used by the Oswaldo Cruz Founda tion. The BizAgi ® so ftware was used for modeling of the regulatory processes. As a result of this work, we developed a system to store in one place all the regulatory information of the research, including a new module of information about the study team authorized to partic ipate in the research. We developed a system for controlling the flow of regul atory documents and study personnel at the Laboratory of Clinical Research on Aids and STDs, which also allows the study team’s access to the regulatory documents. It is hoped that ot her research laboratories at IPEC and other Fiocruz units are able to use this instrument as well.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carvalho, Ricardo César de. "Aplicação de técnicas de mineração de texto na recuperação de informação clínica em prontuário eletrônico do paciente /." Marília, 2017. http://hdl.handle.net/11449/150814.

Full text
Abstract:
Orientador: Virginia Bentes Pinto
Banca: Edberto Ferneda
Banca: Marcos Luiz Mucheroni
Resumo: Na área da saúde, as tecnologias digitais fornecem recursos para a geração, controle, manutenção e arquivamento dos dados vitais dos pacientes, pesquisas biomédicas, captura e disponibilização de imagens diagnósticas. Ao criar grandes bancos de dados sobre a saúde das pessoas, o processamento das informações contidas no prontuário do paciente permitirá uma nova visão a respeito do conhecimento atual do processo de diagnóstico médico. Existem diversos problemas nessa área, porque o acesso ao prontuário analógico é complicado, e em formato eletrônico não está disponível para todos, apesar do conhecido potencial desses documentos como fonte informacional. Uma das formas para a organização desse conhecimento é por meio da mineração de textos, que possibilita o processamento dos dados descritos em linguagem natural. Entretanto, é preciso levar em consideração o fato da redação médica não poder ser padronizada, embora exista a normativa do Conselho Federal de Medicina que orienta nessa direção. É neste contexto, que esta pesquisa se norteia com o objetivo básico de investigar a aplicabilidade da metodologia de mineração de textos para a extração de informações provenientes da anamnese de prontuários eletrônicos do paciente divulgados no ciberespaço visando a qualidade na recuperação de informações. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório, tendo-se realizado a mineração de textos sobre um conjunto de 46 anamneses divulgadas no ciberespaço visando a recuperação de informação. ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: In the health area, digital technologies provide resources for the generation, control, maintenance and vital patient data archiving biomedical research, diagnostic images capture and availability. By creating large databases on people's health records, processing the information contained in the patient's medical record, will provide a new insight into current knowledge of the medical diagnostic process. There are several problems in this area, because the access to analogical records is very complex and electronic format is not available for all of them, despite the known potential of these documents as informational source. One of the ways to arrange this knowledge is by the text mining which enables the data processing in natural language. However, it is necessary to consider the fact that medical writing cannot be standardized, although there is a Federal Council of Medicine policy that directs to that path. This is the context which this research is guided by the basic goal of investigating the methodology applicability of text mining for extracting information from the anamnesis of patients' electronic medical records divulged in cyberspace and aiming at the quality of information retrieval. This is an exploratory research, with texts mining on a set of 46 anamnesis published in cyberspace aimed at information retrieval. Then, a comparison was made with the data retrieved manually, to the interpretation of the medical-patient communication language. Those two results w... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Melo, Fábio Augusto Vasconcelos de. "Estudo de ferramentas de e-business para apoiar as atividades de engenharia clínica." Florianópolis, SC, 2006. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88675.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Made available in DSpace on 2012-10-22T12:18:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 232791.pdf: 4403221 bytes, checksum: c268153ff7d82b1b4193c6249ec888d9 (MD5)
Este trabalho tem como objetivo, proporcionar um aporte para a Engenharia Clínica (EC) na gestão de tecnologia médico-hospitalar (GTMH), através do estudo das ferramentas e desenvolvimento de uma plataforma de e-business que permita criar um ambiente de relacionamento web, capaz de disponibilizar informações e serviços específicos aos profissionais da área da saúde. Primeiramente, discutem-se as características necessárias sobre Engenharia Clínica e a importância da utilização da Tecnologia da Informação (TI) na saúde. Depois, abordam se os aspectos das ferramentas de e-business que se fazem necessárias para a implementação de um protótipo capaz de disponibilizar informações personalizadas e aumentar o contato e a interação da Engenharia Clínica com os diversos profissionais da área da saúde, através da Internet. Para que a estratégia de e-business para a Engenharia Clínica fosse direcionada ao público-alvo, uma pesquisa de campo levantou as carências e necessidades quanto a informações sobre tecnologia médico hospitalar (TMH) com os profissionais da saúde de sete hospitais vinculados a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Ao final do desenvolvimento da plataforma, foram realizados testes para avaliar os pontos fortes e fracos da solução proposta. Com os resultados obtidos na aplicação da metodologia, percebeu-se que se faz necessário o uso desta tecnologia, por trabalhar como uma forte ferramenta de divulgação institucional, permitindo especificamente, que o IEB se torne um centro de referência em GTMH e possa auxiliar os profissionais da área da saúde no desenvolvimento de suas atividades com o objetivo de melhorar a assistência à saúde dos pacientes. Decisions in health care centers are deeply related to medical equipment information. Thus, fast and reliable access to such information is essential. In order to do so, Clinical Engineering can aply Information Technology methods to develop an e-business platform for health care professionals. The objective of this research is to outline a method to facilitate the needs of health professionals in the search for medical technology information. In order to provide a contribution for Clinical Engineering (CE) in the medical technology management, technology information tool#s have been studied to development of an e-business platform. Such platform allows to make available specific information and services to healthcare professionals. Firstly, the necessary characteristics on Clinical Engineering and Information Technology are discussed. Later, it is approached e-business# tools aspects, that are necessary for the implementation of an archetype capable to facilitate the publication, to deliver personalized information and to increase the contact and the interaction of Clinical Engineering with the diverse professionals of the area of the health through the Internet. So that the strategy of e-business for Clinical Engineering was directed, a field research raised the lacks and necessities how much the information on health care technology (TMH) with the professionals of the health of seven entailed hospitals the Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Tests had been carried through after the platform#s development to evaluate the strong and the weak points of the solution proposal. With the obtained results in the application of the metodology, it was noticed that a platform of e-business is shown useful in and becomes necessary the use of this technology, for working as a powerful institucional spreading#s tool, allowing to IEB becomes itself a reference center in GTMH.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carvalho, Ricardo César de [UNESP]. "Aplicação de técnicas de mineração de texto na recuperação de informação clínica em prontuário eletrônico do paciente." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017. http://hdl.handle.net/11449/150814.

Full text
Abstract:
Submitted by RICARDO CÉSAR DE CARVALHO (ricdon@gmail.com) on 2017-06-02T04:41:34Z No. of bitstreams: 1 Mestrado_Ricardo_Carvalho.pdf: 4464660 bytes, checksum: ba1819b77212278eb1a2808fd9658e4c (MD5)
Approved for entry into archive by Luiz Galeffi (luizgaleffi@gmail.com) on 2017-06-02T13:47:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 carvalho_rc_me_mar.pdf: 4464660 bytes, checksum: ba1819b77212278eb1a2808fd9658e4c (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-02T13:47:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 carvalho_rc_me_mar.pdf: 4464660 bytes, checksum: ba1819b77212278eb1a2808fd9658e4c (MD5) Previous issue date: 2017-05-08
Na área da saúde, as tecnologias digitais fornecem recursos para a geração, controle, manutenção e arquivamento dos dados vitais dos pacientes, pesquisas biomédicas, captura e disponibilização de imagens diagnósticas. Ao criar grandes bancos de dados sobre a saúde das pessoas, o processamento das informações contidas no prontuário do paciente permitirá uma nova visão a respeito do conhecimento atual do processo de diagnóstico médico. Existem diversos problemas nessa área, porque o acesso ao prontuário analógico é complicado, e em formato eletrônico não está disponível para todos, apesar do conhecido potencial desses documentos como fonte informacional. Uma das formas para a organização desse conhecimento é por meio da mineração de textos, que possibilita o processamento dos dados descritos em linguagem natural. Entretanto, é preciso levar em consideração o fato da redação médica não poder ser padronizada, embora exista a normativa do Conselho Federal de Medicina que orienta nessa direção. É neste contexto, que esta pesquisa se norteia com o objetivo básico de investigar a aplicabilidade da metodologia de mineração de textos para a extração de informações provenientes da anamnese de prontuários eletrônicos do paciente divulgados no ciberespaço visando a qualidade na recuperação de informações. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório, tendo-se realizado a mineração de textos sobre um conjunto de 46 anamneses divulgadas no ciberespaço visando a recuperação de informação. Em seguida, fez-se um cotejamento com os dados recuperados de forma manual, efetuando-se a interpretação da linguagem de comunicação médico-paciente. Esses dois resultados foram registrados em um protótipo construído e simulando o ambiente de um consultório médico. Os resultados evidenciam que a utilização da mineração de texto como ferramenta de extração na busca e recuperação de informações em saúde encontrou diversas dificuldades decorrentes das inúmeras formas de se redigir uma anamnese, além dos erros ortográficos, erros gramaticais, remoção de sufixos e prefixos, sinônimos, abreviações, siglas, símbolos, pontuações, termos e jargões médicos. Esse fato evidencia que ao se planejar um sistema computacional ele deve ser capaz de interpretar informações descritas de inúmeras formas, não excluindo palavras importantes ou ignorando aqueles relevantes que poderiam colocar em risco as ações de cuidados do paciente. Ao aplicar os processos de tokenization, remoção de stopwords, normalização morfológica, stemming e cálculo da relevância, conjuntamente contribuíram para que os termos resultantes fossem muito diferentes daqueles extraídos manualmente, ou seja, há ainda muitos desafios em cada uma dessas etapas na busca da qualidade na recuperação de informações concernente à anamnese. Conclui-se que embora a mineração seja uma ferramenta útil ao se tratar de textos estruturados e de outros domínios, quando aplicada a anamnese que é um texto mais livre tal ferramenta deixa a desejar, posto que ao se tratar da área da saúde, a redução de termos compostos, bem como a utilização de siglas, símbolos, abreviaturas ou outra forma de redução linguística trará interferências danosas para a recuperação de informação. A construção do protótipo ilustra a criação de uma ferramenta leve e intuitiva aplicando os conceitos discutidos nessa dissertação, além de se tornar o pontapé inicial de trabalhos futuros.
In the health area, digital technologies provide resources for the generation, control, maintenance and vital patient data archiving biomedical research, diagnostic images capture and availability. By creating large databases on people´s health records, processing the information contained in the patient's medical record, will provide a new insight into current knowledge of the medical diagnostic process. There are several problems in this area, because the access to analogical records is very complex and electronic format is not available for all of them, despite the known potential of these documents as informational source. One of the ways to arrange this knowledge is by the text mining which enables the data processing in natural language. However, it is necessary to consider the fact that medical writing cannot be standardized, although there is a Federal Council of Medicine policy that directs to that path. This is the context which this research is guided by the basic goal of investigating the methodology applicability of text mining for extracting information from the anamnesis of patients' electronic medical records divulged in cyberspace and aiming at the quality of information retrieval. This is an exploratory research, with texts mining on a set of 46 anamnesis published in cyberspace aimed at information retrieval. Then, a comparison was made with the data retrieved manually, to the interpretation of the medical-patient communication language. Those two results were recorded in a prototype built and simulating the environment of a doctor's office. The results show that the use of text mining as an extraction tool in the search and retrieval of health information has found several difficulties due to the numerous ways of writing an anamnesis, besides spelling errors, grammatical errors, deletion of suffixes and prefixes, synonyms, abbreviations, acronyms, symbols, punctuations, medical terms and jargon. It shows that when planning a computer system, it should be able to interpret information described in different ways, not excluding important words or ignoring relevant ones that could jeopardize patient care actions. By applying the processes of tokenization, stopwords, morphological normalization, stemming and calculus of relevance, altogether contributed to showing that the resulting terms were very different from those extracted manually. There are still many challenges in each of those steps concerning quality in the anamnesis information retrieval. Concluding that although mining is a useful tool when dealing with structured texts and other domains, when applied to anamnesis, which is a freer text, such tool lacks efficiency, since in health area the compound terms reduction, as well as the use of acronyms, symbols, abbreviations or other forms of linguistic reduction will bring harmful interference to the retrieval of information. The prototype is a light and intuitive tool applied to the concepts discussed on this dissertation, which way become the kickoff of a future project.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rotta, Mariana dos Santos. "Pesquisa clínica : informações relevantes aos participantes, familiares e equipes assistenciais." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2018. http://hdl.handle.net/10183/181271.

Full text
Abstract:
Trata-se de um estudo qualitativo e de revisão da literatura cujo objetivo foi a elaboração de materiais informativos para os participantes de projetos de pesquisa clínica, seus familiares e médicos assistenciais, tais como Orientações ao Participante, Orientações sobre Pesquisa Clínica para Familiares, Comunicação de Inclusão em Pesquisa ao Médico Assistente, Comunicação de Encerramento de Participação em Pesquisa, Comunicação de Encerramento de Participação em Pesquisa para o Médico Assistente. Para embasar a elaboração destes materiais foram realizadas entrevistas semi-abertas sobre as percepções de pacientes participantes em um protocolo de pesquisa em Oncologia. Estas informações foram cotejadas com as vivências da aluna, que atuava como coordenadora de estudos clínicos.
It is a qualitative study and literature review whose objective was the elaboration of informational materials for the participants of clinical research projects, their families and care physicians, such as Participant Guidelines, Guidelines on Clinical Research for Families, Communication of Inclusion in Research for the Assistant Physician, Communication of Termination of Participation in Research, Communication of Termination of Participation in Research for the Assistant Physician. To support the preparation of these materials, semi-open interviews were carried out on the perceptions of patients participating in a research protocol in Oncology. This information was compared with the experiences of the student, who acted as coordinator of clinical studies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Informação clínica"

1

Ortiz Dueñas, Silvio Eleuterio, Jessenia Paola Ochoa Bustamante, Silvia Roxana Silvestre Yagual, Cindy Michelle Cedeño Calero, Arcadio Jacinto Giacoman Jiménez, Elena Jazmin Filián Quelal, Kimberly Johanna León Flores, et al. Manifestaciones clínicas de la enfermedad por coronavirus (COVID-19). Mawil Publicaciones de Ecuador, 2021, 2021. http://dx.doi.org/10.26820/978-9942-826-82-4.

Full text
Abstract:
La pandemia por COVID-19 supone un reto sanitario de alcance mundial. Los síntomas y manifestaciones de la enfermedad son diversos y de alcance aún desconocido. Se requiere de estudios clínicos y epidemiológicos que generen nueva información y hagan posible el conocimiento cabal del virus, es decir, determinar con precisión su incidencia, posibles complicaciones y secuelas postinfecciosas. En el contexto de la lucha contra la pandemia, esta información se está generando en tiempo real. A cada momento la comunidad científica publica nuevas evidencias que actualizan las anteriores. Para el personal sanitario de primera línea en la lucha contra la COVID-19 la información constituye una verdadera necesidad. Es preciso estar bien informado sobre el curso de la COVID-19, conocer a profundidad el virus y sus características para estar en condiciones de controlar su propagación y poner fin a la pandemia..
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Informação clínica"

1

Silva, Emília Vitória da, Fabiana Rossi Varallo, Pamela Alejandra Escalante Saavedra, and Leonardo Régis Leira Pereira. "IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS NO CUIDADO FARMACÊUTICO." In Farmácia Clínica e Hospitalar, 134–44. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.61020091012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Francelino, Elizabete, Nadia Sanzovo, and Joaquim José Jacinto Escola. "A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA INTEGRAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ESTADO DO CEARÁ." In Conhecimentos e saberes da psicopedagogia clínica e institucional, 69–78. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0391904028.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Carolina Martins dos, and Kátia Barbosa Macêdo. "GESTÃO CONTEMPORÂNEA, AVANÇOS TECNOLÓGICOS E A MOBILIZAÇÃO SUBJETIVA NO TRABALHO." In Coleção Gênesis: ciência e tecnologia, 275–84. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.275-284.

Full text
Abstract:
Contemporaneamente, as instituições demandam profissionais capazes de processar informações complexas em tempo real, tal como uma máquina. Trata-se de um novo discurso institucional que a mídia reforça e que ativa os mecanismos psíquicos. Novas concepções da organização do trabalho e do comportamento emergem da interação entre as demandas de Tecnologia da Informação, sua organização social e as reações de indivíduos que devem trabalhar com novos sistemas tecnológicos. Objetivo: Investigar as vivências subjetivas de um grupo de gestores do SENAI/GO em relação à informatização de processos da Instituição sob as lentes da abordagem Clínica Psicodinâmica do Trabalho. Método: O estudo possui caráter descritivo e exploratório. A metodologia utilizada fundamenta-se na clinica psicodinâmica do trabalho, proposta por Christophe Dejours.na qual, com base na teoria psicanalítica e nas ciências sociais, procura desvelar e compreender as vivências intra e intersubjetivas de uma categoria específica sobre a organização do trabalho, no caso, a dos gestores do SENAI/GO. Os dados foram coletados a partir de análise documental, entrevistas individuais com 15 trabalhadores e em três sessões de escuta clínica coletiva com cinco gestores. A demanda não foi constituída, mas sim trabalhada. Resultados: As tecnologias foram criadas para melhorar, agilizar, simplificar e substituir o trabalho braçal, no entanto, percebe-se que diante essa nova realidade que se é apresentada, ocorre uma aceleração e sobrecarga de trabalho, sendo evidenciados sintomas de ansiedade entre os participantes. A inserção do celular significou para o gestor um dispêndio de energia, não mensurado. Os trabalhadores, participantes refletiram como no decorrer dos últimos dez anos o contato com o outro diminuiu, interferindo nas relações ou até mesmo substituindo relações humanas por relações homem-maquina. Conclusão: percebeu-se o esvaziamento das condições para reunião do coletivo de trabalho, o trabalhador tem que se informar sozinho, a sua interface é com a máquina, e sem condições sociais torna-se difícil a construção do coletivo de trabalho. A constituição do espaço de discussão, a fim de melhorar as condições e organização do trabalho favoreceu a construção de estratégias coletivas conforme proposto pela metodologia deste trabalho com o objetivo de promover a saúde mental dos trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Damiana Maria Minhaqui da, Conceição, Nascimento Joyce Santana do, and Vieira Angela Maria Leal de Moraes. "ANÁLISE DA VARIAÇÃO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA SÍFILIS GESTACIONAL E SUA PREVALÊNCIA EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO." In Perspectivas das Ciências da Saúde na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 1–14. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-04-1.1-14.

Full text
Abstract:
A sífilis, causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida através da relação sexual e também de forma vertical (mãe-filho), sofre influência dos aspectos socioeconômicos para a não adesão do tratamento em virtude da ausência ou do início tardio do pré-natal, como é o caso do município de Recife, no estado de Pernambuco. Nesta visão, o objetivo do presente trabalho é identificar a relação do perfil epidemiológico da sífilis gestacional (SG) no município de Recife e a influência das principais variáveis encontradas. Tratando-se de um estudo de carácter descritivo, a análise dos dados ocorreu a partir de dados secundários com base no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN. O universo foi composto pela região do município de Recife-Pe, dispondo critérios de inclusão apenas mulheres acometidas, sendo excluídos as demais classificações da doença, outras localidades não correspondentes a região em estudo e anos anteriores a 2009 no Sinan. Após a coleta e análise dos dados entre os anos de 2009-2019, a variável relacionada a faixa etária da SG no município do Recife demonstrou uma maior prevalência de casos entre 20 a 29 anos de idade. A idade gestacional apresentou uma grande necessidade para a detecção oportuna das mulheres acometidas, sendo observado no 1º trimestre uma taxa de detecção de apenas 52 casos em 2019, diferentemente do que acontece no 3º trimestre do mesmo ano, o qual apresentou o registro de 177 casos. Quanto ao padrão raça/cor da pele, houve a maior prevalência entre mulheres autodeclaradas pardas, apresentando o total de 1.396 casos. Com relação ao nível de escolaridade, foi possível notar que quanto maior o nível escolaridade, menor o número de mulheres gestantes diagnosticadas com sífilis. Já a notificação de acordo com a classificação clínica, o estágio primário da doença foi apontado como o de maior registro de notificação, correspondendo a um total de 639 casos. Dessa forma, pode-se perceber que o registro de casos notificados no ano de 2019 apresentou uma queda em comparação ao ano de 2018. Assim, são necessárias a captação precoce e a adesão da gestante ao pré-natal, assim como uma assistência de qualidade, fazendo com que haja a continuidade da redução dos casos de gestantes com sífilis no município de Recife-PE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Patrick Leonardo Nogueira da, Brenda Oliveira Nascimento Pinto, Luís Cláudio Cardoso Fonseca, Cláudio Luís de Souza Santos, Valdira Vieira de Oliveira, and Carolina dos Reis Alves. "PERFIL SOCIOECONÔMICO E CLÍNICO DE MULHERES CADASTRADAS EM UNIDADE DE SAÚDE COM CITOPATOLOGIA ONCÓTICA ALTERADA." In Atenção Primária à Saúde no Brasil: desafios e possibilidades no cenário contemporâneo, 202–16. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.aps276.1121-17.

Full text
Abstract:
identificar o perfil socioeconômico, demográfico e clínico de mulheres cadastradas em uma Unidade de Saúde com citopatologia oncótica alterada. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, exploratório, retrospectivo, com abordagem quantitativa, realizado no Sistema de Informação do Câncer e em prontuários de mulheres que realizaram o rastreamento do câncer de colo uterino em uma Unidade de Saúde no período de 2014 a 2019 cujos resultados apresentaram alterações. Foram realizadas 1003 coletas neste período, porém a amostra foi constituída por 21 exames citopatológicos alterados. Utilizou-se um formulário como instrumento de coleta de dados. O tratamento dos dados se deu por meio de análise descritiva. Resultados: observou-se que 47,6% das mulheres investigadas apresentaram lesões intraepiteliais de baixo grau; 9,5% tiveram lesões intraepiteliais de alto grau; 33,3% desenvolveram atipias de significado indeterminado (escamosas e glandulares); 4,8% foi detectado adenocarcinoma invasor (cervical); e outros 4,8% detectou-se adenocarcinoma invasor (endometrial). Conclusão: as alterações cervicais estiveram concentradas nas mulheres com poucos filhos, casadas, com maior nível de escolaridade e sem queixas de dispareunia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Maíra Lima de, Maria Yury Travassos Ichihara, and Samila Oliveira Lima Sena. "Sistemas de informação para a COVID-19." In Construção de conhecimento no curso da pandemia de COVID-19: aspectos biomédicos, clínico-assistenciais, epidemiológicos e sociais. EDUFBA, 2020. http://dx.doi.org/10.9771/9786556300757.003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

"EL EXPEDIENTE CLÍNICO Y EL DERECHO AL CONSENTIMIENTO INFORMADO PARA LA PROTECCIÓN DE LA SALUD DE LA NIÑEZ." In La protección de la salud a la niñez, 147–206. Dykinson, 2020. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv17hm81w.8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Informação clínica"

1

Matos, Simone Nasser, Rogério Ranthum, Antonio Carlos De Francisco, and Clovis Torres Fernandes. "Aplicando Padrões de Projeto na Criação de um Framework para uma Clínica Médica." In II Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2005. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2005.14973.

Full text
Abstract:
Desenvolver frameworks para criar aplicações não é uma tarefa trivial, pois geralmente são produzidos por projetistas especializados que possuem um profundo conhecimento do domínio da aplicação e longa experiência de projeto de software. Por isso, este artigo descreve como foi aplicado e documentado os Padrões de Projeto J2EE no desenvolvimento de um framework para uma clínica médica, além disso, mostra os benefícios alcançados com seu uso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pereira, Amanda de Andrade Rodrigues, Felipe Ferreira Brito, Beatriz Mendes De Oliveira, and Anna Carolina Scholz Osório. "IMPACTO DA ESPOROTRICOSE NA SAÚDE PÚBLICA." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1927.

Full text
Abstract:
Introdução: A esporotricose é uma doença micótica zoonótica normalmente transmitida de felinos domésticos para seus responsáveis. Conforme a relação gato-ser humano cresce ao longo dos anos, torna-se de suma importância a consolidação da saúde única, área da medicina que envolve a esfera humano-animal, sendo essencial para o tratamento, diagnóstico e prevenção dessa zoonose, tanto em felinos quanto em seus responsáveis e contactantes. Objetivo: Este resumo tem por objetivo a conscientização da saúde única diante do aumento das incidências de esporotricose no Brasil e seu impacto na saúde pública. Material e Métodos: Para a construção deste resumo, foram realizadas buscas em bases de dados como Biblioteca Virtual em Saúde, Google Acadêmico e leitura teórica de artigos científicos, em 2021. Resultados: A esporotricose apresenta-se como uma zoonose emergente no Brasil. Nos últimos 20 anos (1986-2016) notificaram-se, no Rio de Janeiro, 4.669 casos. A escassez de higiene, como inadequada coleta de lixo e ausência de saneamento básico, está associada aos casos, ameaçando a população necessitada. Embora a esporotricose normalmente não acometa estruturas além de pele, mucosa e subcutâneo, tem um impacto e custo social indireto, visto que os acometidos ausentam-se do trabalho, sofrem com a doença e aspecto indesejável das lesões cicatriciais e, além disso, sabe-se que muitas unidades básicas de saúde da população sofrem com a escassez de recursos. Em contraponto aos sinais desenvolvidos nos humanos, nos felinos domésticos a enfermidade desenvolve sinais sistêmicos além dos cutâneos, promovendo o sacrifício desnecessário de animais por falta de tratamento ou morte em decorrência da doença, mantendo o ciclo de transmissão e contaminando outros animais e humanos suscetíveis. Conclusão: Embora os entraves sociais contribuam para a situação atual, interferir em tais questões está além da esfera da saúde pública, portanto, para que se possa diminuir o número de casos, disseminação e transmissão por Sporothrix spp., a oferta de informação por meio de ações de educação ambiental e o conhecimento sobre o ciclo biológico do agente causador devem ser proporcionadas à população, para controlar a situação e desmistificar os perigos entre a guarda responsável dos felinos domésticos e a existência do fungo no ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Caio Vinicius Soares Da, Célio Pereira De Sousa Júnior, Bruno Ricardo Leite Barboza, Kennedy Da Silva Bezerra, and Gabriele Lima De Lucena. "INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR SEPTICEMIA NO ESTADO DO PARÁ NO ANO DE 2020." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1412.

Full text
Abstract:
Introdução: A septicemia é uma emergência médica complexa ocasionada pela resposta imunológica sistêmica do corpo humano a processos infecciosos e é uma das principais causas de morbimortalidade em pacientes criticamente enfermos. Nesse sentido, o conhecimento epidemiológico acerca das hospitalizações por Sepse no estado do Pará é de especial importância. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo identificar o perfil epidemiológico das internações por septicemia no estado do Pará, no ano de 2020. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado por meio do levantamento de dados secundários obtidos no Sistema de Informação Hospitalar do Sistema único de Saúde (SIH/SUS) referentes aos registros de internações com diagnóstico de Sepse nos hospitais do estado do Pará, no ano de 2020. As variáveis investigadas foram: número de internações, caráter do atendimento, taxa de mortalidade, sexo, idade e raça dos pacientes. Os dados obtidos foram sistematizados, organizados em tabelas e submetidos à estatística descritiva simples. Resultados: Observou-se que, durante o período, hospitalizaram-se 2.708 pessoas com diagnóstico de septicemia no Pará. A quase totalidade dos casos (98,9%, n:2678) foram registrados como caráter de urgência. Durante o período, registrou-se 965 óbitos, correspondendo a taxa de mortalidade média no ano pela síndrome clínica de 35,6%. Em relação aos enfermos, houve pouca diferença em relação ao sexo: masculino (53,2%, n:1441) e feminino (46,8%, n:1267). Destes, a maioria corresponde a faixa etária de idosos com mais de 60 anos de idade (40,4%, n:1096). Conclusão: Conclui-se que o estado do Pará apresentou elevado número de internações hospitalares por septicemia e alta taxa de mortalidade, revelando que essa condição clínica representa importante problema de saúde pública na região. Dessa forma, a implementação de ações de controle e um diagnóstico rápido são cruciais para o tratamento da sepse, já que a adoção de uma terapia antecipada reduz a mortalidade e a complicações advindas dessa síndroma clínica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Castro, Aline Souza de, Cecília Mendonça Miranda, Célio Pereira De Sousa Júnior, and Gabriel Carneiro Santana Da Mota. "ANÁLISE DAS INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR SEPTICEMIA EM BRASÍLIA NO ANO DE 2020." In Anais do II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1990.

Full text
Abstract:
Introdução: A septicemia é uma emergência médica complexa ocasionada pela resposta imunológica sistêmica do corpo humano a processos infecciosos e é uma das principais causas de morbimortalidade em pacientes criticamente enfermos. Nesse sentido, o conhecimento epidemiológico acerca das hospitalizações por Sepse na capital brasileira é de especial importância. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo identificar o perfil epidemiológico das internações por Septicemia em Brasília, Distrito Federal, no ano de 2020. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado por meio do levantamento de dados secundários obtidos no Sistema de Informação Hospitalar do Sistema único de Saúde (SIH/SUS) referentes aos registros de internações com diagnóstico de Sepse nos hospitais de Brasília, Distrito Federal, no ano de 2020. As variáveis investigadas foram: número de internações, caráter do atendimento, taxa de mortalidade, sexo, idade e raça dos pacientes. Os dados obtidos foram sistematizados, organizados em tabelas e submetidos à estatística descritiva simples. Resultados: Observou-se que, durante o período, hospitalizaram-se 1.544 pessoas com diagnóstico de Septicemia em Brasília. A quase totalidade dos casos (97,6%, n:1507 ) foram registrados como caráter de urgência. Durante o período, registrou-se 405 óbitos, correspondendo a 26,2% dos casos, e a taxa de mortalidade média no ano pela síndrome clínica foi de 26,23%. Em relação aos enfermos, houve pouca diferença em relação ao sexo: masculino (52,4%, n:809) e feminino (47,6%, n:735). Destes, a maioria corresponde a faixa etária de idosos com mais de 60 anos de idade (55,5%, n:857). Conclusão: Conclui-se que Brasília apresentou elevada incidência de internações hospitalares por Septicemia e alta taxa de mortalidade, revelando que essa condição clínica representa importante problema de saúde pública na região. Dessa forma, a implementação de ações de controle e um diagnóstico rápido são cruciais para o tratamento da sepse, já que a adoção de uma terapia antecipada reduz a mortalidade e a complicações advindas dessa síndroma clínica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Machado, Alencar, and Iara Augustin. "Associando Contexto às Tarefas Clínicas na Arquitetura ClinicSpace." In VII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2011. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2011.14588.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a pesquisa realizada na modelagem de contexto clínico, buscando introduzi-la na arquitetura ClinicSpace. A partir da identificação de alguns elementos básicos de contexto, entre eles paciente, dispositivo e recursos ambientais, foi criada a descrição ontológica deste domínio para ser associação às tarefas clínicas modeladas pelo médico. Para introduzir contexto associado às tarefas na arquitetura ClinicSpace, foi implementada a interface de edição de tarefas e contexto. Um caso de uso desta interface é apresentada para exemplificar a utilização dos elementos de contexto identificados, assim realizando a prova dos conceitos. Por fim, são apresentados os trabalhos relacionados e as conclusões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Almeida, Franciane Silva, Jonaia Novaes Da Costa, Lourival Marques Roland-Junior, Aline Carvalho Da Silva, and Arthur Augusto Frazão Silva e Souza. "PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ/PARÁ." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/733.

Full text
Abstract:
Introdução: A leishmaniose tegumentar americana (LTA) é uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Leishmania. No Brasil, a LTA representa um grande problema de saúde pública sendo que o estado do Pará é considerado endêmico devido ao desmatamento e a degradação ambiental que são bastante favoráveis à manutenção do ciclo de transmissão do parasito. Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico da Leishmaniose Tegumentar Americana no Município de Tucuruí, estado do Pará, Brasil, no período de 2014 a 2019. Material e métodos: Trata-se de um estudo quantitativo e epidemiológico que teve como área de estudo o município de Tucuruí/Pará, cuja coleta de dados foi realizada em 2020. Todos os dados foram extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), sendo destacadas as seguintes variáveis: Sexo, raça/cor, escolaridade, faixa etária, zona de residência e forma clínica. Para a análise estatística, os dados coletados foram organizados, filtrados e tabelados em planilhas no programa Microsoft Excel 2010. Resultados: Entre 2014 a 2019, houve 235 casos notificados da doença na cidade de Tucuruí, sendo a grande maioria do sexo masculino correspondendo a 80% (188) dos casos, entre a faixa etária de 20 a 30 anos 37,87% (89) e 40 a 59 anos 32,76% (77). Evidenciou a preponderância da raça parda 57,44% (135) e nível de escolaridade de 5ª a 8ª série incompletos 20% (47); quanto à zona de residência, predominou a área urbana, correspondendo a 86,80% (204). Em relação aos aspectos clínicos, prevaleceu a forma cutânea, representando 97,87% (230) dos casos. Conclusão: Portanto, o perfil epidemiológico dos indivíduos acometidos pela LTA foi, principalmente, no sexo masculino, com elevado número de casos na faixa etária economicamente ativa, com baixa escolaridade e residentes da zona urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sorendino, Gabriele, Giovana Hartmann Carioletti, Pâmela Aparecida da Costa, and Railson Henneberg. "FRAÇÃO DE PLAQUETAS IMATURAS (IPF): UMA REVISÃO DA LITERATURA." In I Congresso Brasileiro de Hematologia Clínico-laboratorial On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/783.

Full text
Abstract:
Introdução: A fração de plaquetas imaturas (IPF) é um parâmetro ainda pouco explorado na rotina clínica e sua determinação laboratorial através de citometria de fluxo tem sido pesquisado como um marcador de função medular. As plaquetas reticuladas (PR) representam plaquetas jovens recentemente liberadas pela medula óssea, e são caracterizadas pelo alto conteúdo de ácido ribonucleico (RNA) em seu citoplasma. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi pesquisar a utilidade diagnóstica das PRs através do parâmetro IPF (fração de plaquetas imaturas) na rotina médica e suas limitações, além das perspectivas futuras para seu uso. Material e métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em bases de dados confiáveis, Medline, PubMed (US. National Library of Medicine National Institutes of Health, USA), SciELO Brazil (Scientific Eletronic Library Online) e BIREME (Biblioteca Regional de Medicina, Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde) utilizando os descritores “Platelet índices”, “Immature platelet fraction” e “Reticulated platelets”. Resultados: As plaquetas reticuladas são um importante indicador da etiologia da trombocitopenia em diversos quadros clínicos, diferenciando os casos de consumo periférico plaquetário de uma falha na produção na medula óssea. As plaquetas imaturas permanecem na circulação por 24 a 36 horas, quando progressivamente têm seu RNA degradado e seu volume diminuído passando ao estado da plaqueta madura. Portanto, assim como os reticulócitos para os eritrócitos, a quantificação de plaquetas imaturas é capaz de trazer informações precoces em relação a produção de plaquetas na medula óssea. Além disto, alguns estudos apontam que o IPF pode ser útil no diagnóstico precoce de sepse bem como no acompanhamento de pacientes transplantados. Conclusão: Através desta revisão bibliográfica, conclui-se que a fração de plaquetas imaturas é um promissor parâmetro laboratorial para identificar a etiologia da trombocitopenia (consumo periférico ou falha medular). Embora novos estudos precisam aprofundar o conhecimento e a segurança do uso do IPF, este parâmetro mostra-se útil para o auxílio diagnostico e acompanhamento terapêutico de uma série de patologias associadas à trombocitopenia, como púrpura trombocitopênica, acompanhamento de pacientes transplantados e em pacientes com risco de sepse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mota, Gabriel Carneiro Santana da Mota, Cecília Mendonça Miranda, Célio Pereira De Sousa Júnior, Marcelle Rodrigues Carneiro De Souza Reis, and Aline Souza De Castro. "PERFIL DAS HOSPITALIZAÇÕES POR INSUFICIÊNCIA CARDÍACA NA CAPITAL DO BRASIL." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1484.

Full text
Abstract:
Introdução: A Insuficiência Cardíaca é uma síndrome clínica complexa que se destaca como um importante problema de saúde pública por sua alta incidência, prevalência e morbimortalidade. Nesse sentido, o conhecimento epidemiológico acerca das hospitalizações por IC em Brasília é de extrema importância, visto que as taxas de internações hospitalares por essa doença estão aumentando e medidas de controle podem ser implementadas através do presente estudo. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo analisar a epidemiologia das hospitalizações com diagnóstico de Insuficiência Cardíaca em Brasília, no ano de 2020. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado por meio do levantamento de dados secundários obtidos no Sistema de Informação Hospitalar do Sistema único de Saúde (SIH/SUS) referentes aos registros de internações hospitalares com diagnóstico principal de Insuficiência Cardíaca em Brasília em 2020. As variáveis investigadas foram: número de internações, caráter do atendimento, taxa de mortalidade, sexo, idade e raça dos pacientes. Os dados obtidos foram sistematizados, organizados em tabelas e submetidos à estatística descritiva simples. Resultados: Constatou-se que, durante o período analisado, das 14.126 internações hospitalares por doenças do aparelho circulatório, segundo a Classificação Internacional de Doenças, foram hospitalizadas 1.552 (11%) pessoas por Insuficiência Cardíaca em Brasília, o que torna a doença a terceira mais incidente dessa classificação. De acordo com os registros, a maioria (n:1528, 98,5%) possuiu caráter de urgência no atendimento e a média da permanência nos hospitais foi de 11 dias. Em relação a evolução dos casos, 118 dos hospitalizados foram a óbito, revelando que a doença possuiu uma taxa de mortalidade de 7,6%. Em relação aos doentes, os do sexo masculino (n:831, 53,5%) foram a maioria e a faixa etária predominante concentrou-se entre os com 60 a 79 anos. Conclusão: Concluiu-se, que Brasília apresentou um grande número de hospitalizações por Insuficiência Cardíaca no ano de 2020, revelando que a doença apresenta grande impacto na saúde pública da região. Dessa forma, ações de vigilância epidemiológica e de promoção da saúde são necessárias para diminuição e controle da IC, suas complicações e do número de hospitalizações pela doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Maia, Maria, Vanessa Von Doellinger, Paulo Santos, Suelen Marques, Elizabeth Albuquerque, Luiz Camacho, and Marilia Santini. "Avaliação de um sistema de informação online para gerenciamento de estudos clínicos." In I Seminário Anual Científico e Tecnológico em Imunobiológicos. Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, 2013. http://dx.doi.org/10.35259/isi.sact.2013_26737.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Isabela Cristina Alves De, Ana Carolina Silva Vieira, Bianca Gusmão Meirelles, Laís Costa Lage De Assis, and Milena De Oliveira Simões. "ATUALIZAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE COVID-19, MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS NA GRAVIDEZ E POSSÍVEIS REPERCUSSÕES NA SAÚDE DE RECÉM-NASCIDOS." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1456.

Full text
Abstract:
Introdução: Identificada em Wuhan, China, a COVID-19 se espalhou pelo globo e, até o momento, atingiu mais de 160 milhões de pessoas. Nesse contexto, o papel da infecção por SARS-CoV-2 na saúde da gestante e do neonato ainda é incerta, sendo essencial a discussão sobre a inclusão das mulheres grávidas no grupo de risco para a COVID-19. Objetivo: Descrever as manifestações clínicas associadas à infecção por SARS-CoV-2 em mulheres grávidas e as possíveis repercussões na saúde dos recém-nascidos. Materiais e Métodos: Realizou-se busca bibliográfica na base de dados PubMed, através dos descritores “Pregnancy” AND “COVID-19”, com o filtro “Meta-Analysis”, sendo este o critério de inclusão. Foram encontrados 16 resultados, dos quais três foram selecionados. Revisão bibliográfica: Foi percebida associação entre a infecção por SARS-Cov-2 e a ocorrência de pré-eclâmpsia, prematuridade, natimorto, e baixo peso ao nascer, quando comparados à ocorrência desses eventos em mulheres grávidas não acometidas pela doença. Ademais, grávidas com quadro clínico severo tiveram forte associação com ocorrência de pré-eclâmpsia, nascimento prematuro e diabetes gestacional, se comparadas a aquelas que apresentaram quadro moderado. Em contrapartida, em outra meta-análise, estudos analisados relataram a não associação da prematuridade com a COVID-19. Ainda, foi relatado que a maioria dos recém-nascidos não apresentaram alterações clínicas, os que foram testados positivos apresentaram apenas sintomas leves (respiratórios, gastrointestinais e febre) e outros foram assintomáticos. Além disso, testes RT-PCR SARS-CoV-2 em amostras de sangue do cordão umbilical, placenta, líquido amniótico, leite materno e secreções vaginais demonstraram não haver evidência suficiente para afirmar a ocorrência de transmissão vertical desse vírus. Considerações Finais: Conclui-se que ainda há pouca informação na literatura quanto a relação entre alterações clínicas em recém-nascidos e grávidas, infectados durante a gravidez. Dessa forma, torna-se necessário novos estudos bem conduzidos, nessa parcela da população, a fim de estabelecer as relações entre a infecção por COVID-19 e eventos ocorridos durante gravidez, e após o nascimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography