To see the other types of publications on this topic, follow the link: Informática - Métodos de ensino.

Journal articles on the topic 'Informática - Métodos de ensino'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Informática - Métodos de ensino.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Rodrigues, Jéssica Ferreira, Fernanda Morcatti Coura, Edio da Costa Junior, Ingrid Brandemburg Siman, Marcus Túlio Cunha dos Santos, and Alessandra De Fatima Barcelos. "Metodologias de ensino e aprendizagem aplicadas nos cursos técnicos integrados do IFMG campus Bambuí: uma abordagem sob a percepção docente." Research, Society and Development 9, no. 10 (2020): e4469108898. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8898.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetivou verificar quais métodos de ensino são considerados mais eficazes em relação à aprendizagem nos cursos Técnicos Integrados em Agropecuária, Administração, Informática, Manutenção Automotiva e Meio Ambiente do IFMG Campus Bambuí sob a perspectiva dos docentes; bem como avaliar a influência do perfil/formação profissional do docente frente a utilização dos diferentes métodos de ensino-aprendizagem. A pesquisa baseou-se na aplicação de um questionário e foram analisadas as respostas de 38 docentes dos cursos. Noventa por cento dos docentes consideram que suas metodologias de ensino promovem, total ou parcialmente, o envolvimento dos alunos e aulas dinâmicas, apesar de grande parte destes não inovar no método de ensino, já que a maioria acredita empregar metodologias mais conservadoras que inovadoras (52,64%). Porém, 65,79% acreditam estar buscando novas metodologias de ensino, o que demonstra um aspecto de renovação por parte dos respondentes. Mais de 80% dos participantes consideram ser desafiador utilizar novas tecnologias de ensino e que uma capacitação em metodologia inovadora ajudaria a superar esses obstáculos de ensino. Porém, 50% acreditam que os métodos inovadores não são uma ferramenta que auxiliaria na superação de obstáculos enfrentados durante a sala de aula. O trabalho evidencia que os docentes entrevistados reconhecem a importância de se utilizar novas tecnologias de ensino, apesar de utilizarem as mais as tradicionais. Ademais, os resultados sugerem que os docentes têm buscado aperfeiçoar a docência, porém a aplicabilidade em suas disciplinas não tem ocorrido da mesma forma, tornado necessária a capacitação deles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vicari, Rosa Maria, Cecília Dias Flores, Marcos Eduardo Casa, and Alexandre Moretto Ribeiro. "Representação do conhecimento incerto aplicado a sistemas educacionais na Web." Educar em Revista, spe_ (2003): 199–215. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.306.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados obtidos no projeto conjunto entre o Instituto de Informática da UFRGS (II-UFRGS) e o Departamento de Informática da UCS (DEIN/UCS), cujo propósito foi a proposição e o desenvolvimento de um ambiente educacional multiagentes, baseado na web. O foco principal da pesquisa está no desenvolvimento de um modelo de representação do conhecimento para a construção de agentes inteligentes, capazes de atuar em situações reais de ensino e aprendizagem. Em particular, o foco está no uso de métodos probabilísticos de representação do conhecimento, para a realização de diagnósticos clínicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu, Érika de Cássia Lopes Chaves, Maria Betânia Tinti de Andrade, Rafaela Justiniana da Silva Pereira, and Tábatta Renata Pereira de Brito. "Ensino do processo de enfermagem a graduandos com apoio de tecnologias da informática." Acta Paulista de Enfermagem 25, no. 2 (2012): 243–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002012000200014.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar o ambiente virtual de aprendizagem no ensino do processo de enfermagem a graduandos. MÉTODOS: Trata-se de estudo exploratório, de delineamento transversal. A população constituiu-se de 42 acadêmicos divididos em grupos A e B, com 21 cada, selecionados aleatoriamente. Os dados foram coletados no uso da Plataforma Web e em exercícios relacionados ao conteúdo programático de identificação e classificação de diagnósticos de enfermagem, tanto no ambiente virtual como na versão impressa. RESULTADOS: Encontrou-se associação significativa entre as variáveis "possui microcomputador" e "preferência em realizar os exercícios na plataforma web" (p=0,0044) e entre "possui microcomputador" e "acesso à internet" (p=0,000001). A maioria prefere realizar os exercícios em ambiente virtual pela comodidade, rapidez e praticidade (61,9%). CONCLUSÃO: O uso do ambiente virtual de ensino e aprendizagem foi avaliado positivamente pelos acadêmicos, mas os resultados apontaram para a necessidade de adequações desse recurso tecnológico educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Amorim, Laís, Luan Oliveiira Cerqueira, Quezia Pains Dutra, Érica Amorim Shwan Frade, and Anderson Lopes Peçanha. "USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS." Revista Univap 22, no. 40 (2016): 129. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1430.

Full text
Abstract:
Um dos papeis do professor é modificar seu método de ensino, além de fazer do próprio aluno sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. As diferentes modalidades didáticas, como aula expositiva, aula prática, seminários e o desenvolvimento de projetos, são usadas para diminuir o desinteresse dos alunos e facilitar o processo de ensino. Visto isso, este trabalho desenvolveu um trabalho prático do conteúdo de Alimentos e Sistema Digestório utilizando o laboratório de informática da escola com duas turmas de 8° ano do Ensino Fundamental. As duas turmas tiveram aula teórica dos conteúdos e foram levadas ao laboratório de informática, onde tiveram acesso à internet e ao programa Microsoft Office Word para confeccionarem um folder informativo sobre Distúrbios Alimentares comuns que afetam a sociedade. A atividade mostrou-se eficaz e supriu a carência de ferramentas didáticas na escola além de complementar o estudo do conteúdo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Do Amaral Cunha, Marcela Kaline, and Aliceana Ramos Romão de Menezes Araújo. "Avaliação da dor em funcionários do setor de informática de uma Instituição de Ensino Superior." Revista InterScientia 7, no. 2 (2019): 67–79. http://dx.doi.org/10.26843/interscientia.v7i2.1083.

Full text
Abstract:
A introdução do presente trabalho explana os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são decorrentes das lesões por esforços repetitivos no ambiente de trabalho, cada vez mais discutido devido ao seu aumento. O estudo se apresenta como uma pesquisa exploratória, descritiva e de campo, que teve como objetivo avaliar os sinais e sintomas de DORT em funcionários do setor de informática de uma Instituição de Ensino Superior. O estudo foi realizado no setor de informática de duas Instituições de Ensino Superior, situadas na cidade de João Pessoa – PB. Quanto aos métodos, a amostra foi do tipo não probabilística, composta por 15 funcionários da área de informática, de ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 60 anos. A coleta de dados se deu nos meses de setembro e outubro a partir da aplicação de questionário. A pesquisa foi submetida ao comitê de ética, respeitando a resolução 466/12 do comitê de ética em pesquisa. Os resultados analíticos foram apresentados através de três tabelas e um gráfico, seguindo um processo simultâneo, facilitando assim o trabalho da análise descritiva e quantitativa. Como conclusão, o estudo mostrou que o sexo feminino foi o mais acometido pelos sintomas de DORT. Foi observado que há prevalência em determinados membros do corpo no que se refere à localização do desconforto, tendo maior prevalência na região lombar, seguidos de punho e região torácica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gonsalez, Elizangela Gianini, and Luciano Garcia Lourenção. "Experiências da utilização de instrumentos computacionais no ensino de graduação de enfermagem." Enfermagem Brasil 15, no. 6 (2016): 315. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v15i6.720.

Full text
Abstract:
Introdução: Para alcançar a autonomia intelectual e profissional dos alunos, as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação da área da saúde têm com princípio o estímulo às práticas de estudos independentes. Assim, a informatização no processo de formação em enfermagem surge como um alicerce para um salto de qualidade da assistência, gerência e ensino, tornando cada fase do processo mais interativa e dinâmica. Objetivo: Identificar pesquisas e trabalhos que relatam experiências da utilização de instrumentos computacionais no ensino de graduação de enfermagem. Material e métodos: Estudo de revisão bibliográfica no qual se realizou a análise de conteúdo do assunto enfocado. As fontes de busca foram as bases de dados Lilacs, Pubmed e Google Acadêmico. Os termos utilizados na busca fazem parte do vocabulário Medical Subject Headings (MeSH): Educação em Enfermagem, Tecnologias Educacionais, Educação a Distância e Informática em Enfermagem. Realizou-se o ordenamento e a análise da bibliografia científica, de modo a avaliar e discutir aspectos apresentados nos estudos com relação à temática, considerando a distribuição das publicações segundo o período de publicação, abordagens metodológicas utilizadas, foco dos estudos e, em cada publicação, o título, os objetivos e os resultados/conclusões. Resultados: Entre os estudos encontrados, 52% tratavam de Ambiente Virtual de Aprendizagem na graduação de enfermagem; 13% de utilização de Software como estratégias de educação; 6,5% de Educação a Distância na Enfermagem; 6,5% de Chat Educacional como ferramenta de ensino de Enfermagem; 6,5% eram relacionados às possibilidades e limitações da informática na educação; 6,5% sobre Ambiente Simulado e 6,5% sobre fórum de discussão online produzida no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Conclusão: A utilização de instrumentos computacionais no ensino de enfermagem pode tornar o processo ensino-aprendizagem mais rico e servir como complemento ao ensino presencial, respeitando o saber de seus colegas, sendo criativo e crítico.Palavras-chave: educação em enfermagem, tecnologia educacional, educação a distância, informática em enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martins, Marcell Serra de Almeida, Ludmila de Freitas, Jaqueline Mendes de Melo, Ivanildo Amorim de Oliveira, and Júlio César Vieira Frare. "Formação profissional de curta duração em um minicurso de montagem de computador no Instituto Federal do Pará, Ilha do Marajó." Research, Society and Development 10, no. 5 (2021): e14510514556. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14556.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como finalidade demostrar a importância de montagem de computadores através de minicurso, uma alternativa prática e eficiente para a construção de conceitos de informática, para avaliar qual a relevância que o curso tem para a formação, qualificação e perspectiva de trabalho para os participantes. Foi comparado dois públicos-alvo diferenciado, o primeiro, alunos da Instituição Federal de Ensino, e o segundo, membros da sociedade externa A ‘I Escola de Férias, realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Breves, com o objetivo de aplicação de métodos alternativos de ensino prático. Assim, foi realizado entre os dias 03 a 07 de julho de 2017, com participação de 21 alunos, sendo eles servidores, alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio com duração de 20 horas, o Minicurso – Montagem de Computadores. Neste sentido, é necessário fazer uma análise do processo de ensino e aprendizagem desenvolvido no minicurso, assim como as perspectivas de impacto deste minicurso para a formação do participante para o mercado de trabalho, levando em consideração o atual momento histórico da tecnologia da informação que vivemos. Este trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da avaliação do minicurso, realizada através da aplicação de um questionário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Luiz Roberto de, and Ivan Torres Pisa. "Ensino da Informática Biomédica nas graduações em medicina no Brasil." Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais 4, no. 1 (2019): 17–27. http://dx.doi.org/10.36517/resdite.v4.n1.2019.a2.

Full text
Abstract:
Objetivo: Averiguar o ensino da Informática Biomédica (IB) nos cursos de medicina no Brasil, e a produção científica nacional acerca do tema, construindo diagnóstico situacional, devido a necessidade da formação frente às iniciativas para implantar aplicações das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDICs) na saúde, no contexto da Informática em Saúde (IS). Método: Pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, priorizando trabalhos de revisão dos últimos cinco anos, incluindo página do Ministério da Educação e repositórios de dissertações e teses. Resultados: Identificados pouco mais de 300 cursos de medicina em funcionamento, menos de um quinto mencionou ações relacionadas ao ensino da IB/IS, ou relativo às TDIC. Nenhuma publicação em periódicos nacionais encontrada nos últimos quinze anos. Conclusão: O ensino da IB/IS na graduação médica é escasso, sendo impossível avaliar a qualidade do que existe ou ações para melhoria da competência digital. As publicações nacionais sobre o tema são raras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Peres, Heloisa Helena Ciqueto, Yeda Aparecida de Oliveira Duarte, Sayuri Tanaka Maeda, and Luciana Almeida Colvero. "Estudo exploratório sobre a utilização dos recursos de informática por alunos do curso de graduação em enfermagem." Revista da Escola de Enfermagem da USP 35, no. 1 (2001): 88–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342001000100014.

Full text
Abstract:
Atualmente a influência da informatização na educação é uma realidade irreversível. Isto obriga-nos a repensar o método de ensino-aprendizagem tradicionais. Frente a isto a Comissão de Informática da EEUSP desenvolveu um estudo exploratório-descritivo dos alunos de graduação em relação ao conhecimento dos recursos de informática e habilidades em seu manuseio. Os resultados revelaram que há uma relação direta entre o tempo de utilização e a habilidade no manuseio do computador. A aquisição de conhecimentos, até o momento, ocorre independentemente da política institucional. Pode-se perceber a importância da informatização no ensino de enfermagem e a necessidade das instituições de ensino adequarem a metodologia educacional às novas tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lebaron, Frédéric. "Um percurso de um professor "quanti"." Revista Linhas 21, no. 45 (2020): 293–300. http://dx.doi.org/10.5965/1984723821452020293.

Full text
Abstract:
Este texto relembra 25 anos de experiência no ensino de métodos quantitativos para uma ampla variedade de públicos, tanto em termos de suas características sociodemográficas, quanto de seu “nível” escolar e do seu interesse em matemática e informática. O autor descreve a evolução de uma experiência alimentada por suas reflexões metodológicas com estatísticos e retorna às condições sociais concretas para aprender “ferramentas” quantitativas nas ciências sociais.Palavras-chave: Estatística. Metodologia quantitativa. Análise de dados geométricos. Práticas culturais. Felicidade. Comparação internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Fonseca, Luciana Mara Monti, Adriana Moraes Leite, Débora Falleiros de Mello, Maria Célia Barcellos Dalri, and Carmen Gracinda Silvan Scochi. "Semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo: avaliação de um software educacional." Acta Paulista de Enfermagem 21, no. 4 (2008): 543–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002008000400002.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar o software educacional Semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo. MÉTODOS: A avaliação de conteúdo e aparência do software foi feita com a participação de três especialistas em informática, dois em audiovisual e onze enfermeiros (docentes e enfermeiros assistenciais). RESULTADOS: A grande maioria dos itens avaliados no software recebeu conceitos bom e muito bom de mais de 70% dos avaliadores, sendo portanto adequados na aparência e conteúdo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Consideramos o software adequado para ser utilizado no ensino de enfermagem sobre a semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Tanaka, Raquel Yurika, Vanessa Menezes Catalan, Juscelino Zemiack, Eva Neri Rubim Pedro, Ana Luísa Petersen Cogo, and Denise Tolfo Silveira. "Objeto educacional digital: avaliação da ferramenta para prática de ensino em enfermagem." Acta Paulista de Enfermagem 23, no. 5 (2010): 603–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002010000500003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Descrever as opiniões de estudantes quanto ao uso da tecnologia, as práticas educacionais vivenciadas, o suporte ao educando e os resultados atingidos na aprendizagem por meio de ambiente virtual. MÉTODOS: Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa realizado em uma Escola de Enfermagem, com a participação de 43 alunos da disciplina de Fundamentos do Cuidado Humano I que responderam a um questionário, avaliando o processo empregado. RESULTADOS: Os dados apontaram que a avaliação da atividade proposta sobre os sinais vitais, mediada por computador teve concordância positiva quanto ao uso da tecnologia, das práticas educacionais vivenciadas, do suporte ao educando e dos resultados atingidos na aprendizagem por meio do ambiente virtual. CONCLUSÃO: A proposta dinamizou o ensino presencial e proporcionou o desenvolvimento de habilidades na área da informática e na metodologia de resolução de problemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Freitas, Lydia Vieira, Liana Mara Rocha Teles, Thaís Marques Lima, et al. "Exame físico no pré-natal: construção e validação de hipermídia educativa para a Enfermagem." Acta Paulista de Enfermagem 25, no. 4 (2012): 581–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002012000400016.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Descrever o processo de desenvolvimento e validação de uma hipermídia educacional para graduandos e profissionais de enfermagem a respeito da técnica de realização do exame físico no pré-natal. MÉTODOS: Estudo de desenvolvimento, realizado entre junho e outubro de 2010, seguindo as etapas: levantamento do conteúdo, produção das mídias, organização do espaço aluno-tutor, elaboração, disponibilização e validação da hipermídia. RESULTADOS: Foram desenvolvidos hipertextos, hiperlinks, recursos audiovisuais, espaços de comunicação, avaliações e material de apoio. Os sete especialistas em enfermagem consideraram totalmente adequada a coerência da hipermídia para a prática de enfermagem e para a facilitação do processo ensino-aprendizagem. Dos três especialistas em Informática, dois consideraram totalmente adequada a funcionalidade da hipermídia. CONCLUSÃO: Construiu-se construiu uma hipermídia, utilizando diversos recursos midiáticos que a tornam apta a otimizar o processo ensino e aprendizagem e que foi validada por especialistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Camargo, Fernanda Carolina, Luan Augusto Alves Garcia, Gabriela França Rosinha, Raimundo Mateus De Souza Junior, Gilberto De Araújo Pereira, and Helena Hemiko Iwamoto. "Prática baseada em evidências: competências entre enfermeiros novatos e preceptores em hospital de ensino." Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste 19 (December 3, 2018): 33405. http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.20181933405.

Full text
Abstract:
Objetivo: verificar competências para a Prática Baseada em Evidências entre enfermeiros novatos e seus preceptores. Métodos: estudo observacional, transversal, constituído por amostragem não probabilística a fim de se alcançar o número máximo de participantes. Foram realizadas entrevistas estruturadas utilizando-se Evidence-Based Practice Questionnaire para verificação das competências. Resultados: participaram 83,1% da população (n=104 enfermeiros), maioria de mulheres, jovens adultas. Em média, foram moderadas as competências para Prática Baseada em Evidências (novatos = 4,8; preceptores = 5,0). Ambos acreditam ser fundamental a utilização de evidências na prática. Entretanto, a avaliação crítica das evidências no cotidiano de atuação tem sido pouco recorrente entre eles. Definir tempo no trabalho para buscar evidências apresentou-se como dificuldade, sendo maior entre novatos (p=0,05). Preceptores apresentaram melhor habilidade em informática para busca de evidências (p=0,043). Conclusão: em geral, as competências para Prática Baseada em Evidências foram similares entre enfermeiros novatos e preceptores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Santos, Vanilza Valentim dos, and Nerli Nonato Ribeiro Mori. "Educação Profissional: a trajetória de alunos com dificuldades escolares." Educação (UFSM) 45 (January 31, 2020): 8. http://dx.doi.org/10.5902/1984644432542.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata-se de um recorte da dissertação de mestrado em educação que foi pautada na análise da trajetória dos alunos que cursam o ensino técnico profissionalizante integrado ao Ensino Médio, e suas dificuldades escolares. Para tanto, o objetivo geral foi delimitado na análise do percurso e das perspectivas dos alunos do 1° e do 4° ano, matriculados no curso técnico profissionalizante em escolas da rede federal de ensino denominadas Institutos Federais, considerando a relação entre educação escolar e formação profissional. O caminho metodológico empreendido no decurso dos estudos compreendeu uma abordagem qualitativa, de cunho documental, fundamentada pela legislação educacional e documentos institucionais. Os métodos utilizados contaram com a coleta de dados, por meio dos registros do desempenho dos alunos, entrevistas realizadas utilizando um questionário semiestruturado com alunos ingressantes, e com os concluintes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e com docentes que ministraram aulas em as ambas as turmas. A realização do estudo proporcionou uma reflexão a respeito das motivações na escolha pelo ensino técnico e sobre as dificuldades e os obstáculos encontrados pelos alunos, assim contribuindo com um novo olhar com relação à educação e à formação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo. "Evidências de validade de uma escala de desempenho docente em informática educacional." Psico-USF 9, no. 2 (2004): 173–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-82712004000200008.

Full text
Abstract:
Objetivou-se, neste estudo, verificar a evidências de validade da Escala de Desempenho em Informática Educacional (EDIE). Participaram 344 sujeitos de 20 a 67 anos (M= 38,9 anos; DP= 8,1). 79,4% eram do sexo feminino. A maioria deles atuava no Ensino Básico (85,5%) e na Rede Pública de Ensino (57,8%). A EDIE, com 51 itens do tipo Likert com quatro alternativas de resposta, foi respondida individualmente. Verificou-se que EDIE apresentou uma boa consistência interna (aCronbach =0,97). A precisão interna do instrumento, verificada pelo método das metades, foi de 0,84 e revelou homogeneidade dos itens. A análise fatorial indicou a presença do fator de desempenho (22 itens) e do fator de gestão (18 itens). Foram eliminados 11 itens, contando a versão final da EDIE com 40 itens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo, Gisele de Sousa Franco, and Adriana Ferreira Nicolau. "Avaliação preliminar da escala de desempenho em informática educacional com professores." Estudos de Psicologia (Campinas) 21, no. 3 (2004): 227–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2004000300007.

Full text
Abstract:
É indiscutível o uso da tecnologia como ferramenta básica no cotidiano educacional. Faz-se necessário um instrumento de avaliação que possibilite a identificação do padrão de desempenho dos professores em informática educacional. Objetivou-se verificar a eficácia da Escala de Desempenho em Informática Educacional, em formato eletrônico, através de um estudo piloto para identificar as evidências de validação. Participaram da pesquisa 82 professores de escolas públicas e privadas de ensino fundamental. A Escala de Desempenho em Informática Educacional, respondida via Internet, tem 51 itens com quatro alternativas de resposta a fim de determinar o perfil do professor. Verificou-se que a Escala de Desempenho em Informática Educacional apresenta uma boa consistência interna (αCronbach =0,9678) e uma correlação média entre os itens de 0,3792. A precisão interna do instrumento, verificada pelo método das metades, revelou homogeneidade dos itens. A análise fatorial indicou a necessidade apenas da reorganização de alguns itens nos níveis propostos. A análise das qualidades psicométricas do instrumento associada à fatorial revelou que há possibilidade de validação da Escala de Desempenho em Informática Educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Azevedo, Débora Matos de, Luiz Carlos Santiago, Carlos Roberto Lyra da Silva, and Caroline Pires Moreira. "Informatics resources in the teaching of nursing under the perspective of professors and university managers." Revista de Enfermagem UFPE on line 5, no. 10 (2011): 2420. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.2133-15571-1-le.0510201112.

Full text
Abstract:
ABSTRACTObjective: to identify and discuss the informatics resources available for the teaching of Nursing under the perspective of educators and managers of a federal institution of higher education. Method: this is a descriptive and exploratory study with a qualitative approach and analysis of the subjects’ discourse. These subjects were the professors of the undergraduate and graduate courses in Nursing and prorectors/managers of the Federal Institution of Higher Education (FIHE). The instruments used for the data collection were two semi-structured questionnaires, after the approval of the research project by the Research Ethics Committee of Universidade do Rio de Janeiro, under the Protocol 038/2006. Results: 93% of the educators indicated that the institution under study does not have the informatics infrastructure that covers the educational activities. In its turn, 80% of the managers said that there is an informatics infrastructure favoring the academic activities. Moreover, both kinds of interviewees stressed the importance of informatics in the teaching of Nursing. Conclusion: it was possible to realize the huge contradiction present in the discourses of educators and managers, even considering the fact that the computer helps teaching aids, as far as it constitutes a didactic-pedagogical strategy, being important the informatics infrastructure in the FIHE, as well as the professor’s training for the use of information technologies. Descriptors: nursing; nursing education; information technology. RESUMO Objetivo: identificar e discutir os recursos de informática disponíveis para o ensino de Enfermagem sob a perspectiva de educadores e gestores de uma instituição federal de ensino superior. Método: trata-se de estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa e análise do discurso dos sujeitos. Esses sujeitos foram os docentes dos cursos de graduação e pós-graduação em Enfermagem e pró-reitores/gestores da Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram dois questionários semiestruturados, após a aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Rio de Janeiro, com o Protocolo 038/2006. Resultados: 93% dos educadores indicaram que a instituição pesquisada não dispõe de infraestrutura de informática que contemple as atividades de ensino. Por sua vez, 80% dos gestores afirmaram existir infraestrutura de informática que favorece as atividades acadêmicas. Além disso, ambos os tipos de entrevistados ressaltaram a importância da informática no ensino da Enfermagem. Conclusão: foi possível perceber a grande contradição presente nos discursos de educadores e gestores, mesmo considerando o fato de que o computador auxilia o ensino, à medida que constitui estratégia didático-pedagógica, sendo importante a infraestrutura de informática na IFES, bem como a capacitação docente para a utilização das tecnologias da Informação. Descritores: enfermagem; educação em enfermagem; tecnologia da Informação.RESUMENObjetivo: identificar y discutir los recursos de informática disponibles para la enseñanza de Enfermería bajo la perspectiva de educadores y gestores de una institución federal de enseñanza superior. Método: este es un estudio descriptivo y exploratorio con abordaje cualitativo y análisis del discurso de los sujetos. Eses sujetos fueron los docentes de los cursos de graduación y posgraduación en Enfermería y prorectores/gestores de la Institución Federal de Enseñanza Superior (IFES). Los instrumentos empleados para la recogida de datos fueron dos cuestionarios semi-estructurados cuestionarios, después de la aprobación del proyecto de investigación por el Comité de Ética en Investigación de la Universidade do Rio de Janeiro, bajo el Protocolo 038/2006. Resultados: 93% de los educadores indicaron que la institución no tiene infraestructura de informática que contemple las actividades de enseñanza. A su vez, 80% de los gestores afirmaron existir infraestructura de informática que favorece las actividades académicas. Además, ambos tipos de entrevistados destacaron la importancia de la informática en la enseñanza de Enfermería. Conclusión: fue posible percibir la gran contradicción presente en los discursos de educadores y gestores, mismo considerando el facto de que el ordenador auxilia la enseñanza, al paso que constituye estrategia didáctico-pedagógica, siendo importante la infraestructura de informática en la IFES, así como la capacitación docente para la utilización de las tecnologías de la información. Descriptores: enfermería; educación en enfermería; tecnología de la información.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Dias, Francisca Souza Santos, Clara Cynthia Melo E Lima, Tatiana Fróes Fernandes, and Patrícia de Sousa Fernandes Queiroz. "O ensino remoto na pandemia da COVID-19: opinião de estudantes de um curso técnico em enfermagem." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 3 (2021): e6530. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e6530.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Conhecer a opinião dos estudantes do curso técnico em enfermagem em relação ao ensino remoto, observando os impactos da pandemia no cotidiano estudantil. Métodos: Estudo transversal descritivo conduzido com 50 discentes do curso técnico em enfermagem de uma instituição pública de ensino, situada no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. A opinião dos discentes sobre o ensino remoto no curso técnico em enfermagem foi avaliada por meio da aplicação de um questionário on-line com dezesseis perguntas objetivas. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva com auxílio do software STATA. Resultados: Verificou-se uma aceitação da oferta de disciplinas na modalidade não presencial, dada a impossibilidade da realização de aulas presenciais. Contudo, foram levantadas dificuldades para a realização das mesmas como a ausência de equipamentos de informática e de internet de qualidade, além da dificuldade em acessar as plataformas das aulas. Conclusão: Conclui-se, que os entrevistados não têm intenção de evadir do curso e reconhecem que o importante papel que os profissionais de saúde estão tendo diante do cenário da COVID-19 influencia sua permanência no curso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Fernando, Renato José, Juliana Marcondes Bussolotti, and Mariana Aranha De Souza. "PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO TÉCNICO SOBRE PROBLEM BASED LEARNING." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 20, no. 2 (2019): 100–115. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v20i2.158.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa objetivou identificar e analisar as percepções de professores e alunos do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico sobre Problem Based Learning (PBL). De abordagem qualitativa, procurou responder: Se a metodologia ativa PBL aplicada em sala de aula comparada com o método tradicional de ensino tem sido um diferencial para os alunos enfrentarem um mercado competitivo? Como população, este estudo se deteve em turmas de Ensino Médio Integrado, sendo uma turma mista do 1º ano, com alunos dos cursos de Administração, Informática e Mecatrônica e uma turma para cada um desses cursos, sendo elas do 3º ano, totalizando quatro turmas. Participaram três docentes e 103 alunos. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados: a) entrevista semiestruturada com docentes e b) questionário com questões fechadas e abertas para os alunos. Os resultados demonstraram que os professores reconhecem a importância da PBL na formação dos estudantes e na preparação para o mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Lima, Allana Karoline Calixto, Ana Beatriz do Nascimento, Pedro Henrique Gomes Albuquerque, and Fernando Antonio Guimarães Tenório. "Uso do método de desenvolvimento ágil scrum para o processo de ensino-aprendizagem." Tecnologias, Sociedade e Conhecimento 7, no. 2 (2020): 49–64. http://dx.doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14858.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo investigar o uso do método de desenvolvimento ágil de software Scrum no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Montagem e Manutenção de Computadores do Curso Técnico Integrado em Informática do IFAL Campus Arapiraca. Para tal, utilizou-se um levantamento de natureza descritiva com abordagem quantitativa, a partir do qual foi possível analisar os dados levantados em questionário online. Os resultados atingidos revelam que o uso do eduScrum em sala de aula é um método favorável e produtivo de se trabalhar com os conteúdos, pois os alunos tiveram uma boa adaptação à dinâmica da metodologia, o que favoreceu o bom desempenho dos mesmos nas atividades da disciplina estudada.
 Palavras-chave: Metodologias ágeis; Scrum; eduScrum; Ensino-aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Santos, Celio Teodorico dos, Claudio de São Plácido Brandão, and Walter Dutra Silveira Neto. "Método de ensino de software CAD 3D – O vídeo como elemento facilitador da aprendizagem." DAPesquisa 15 (July 31, 2020): 01–16. http://dx.doi.org/10.5965/1808312915252020e0005.

Full text
Abstract:
O presente artigo demonstra os resultados obtidos a partir de um experimento com um modelo de tutorial direcionado ao ensino de software CAD Tridimensional. Para o seu desenvolvimento foram identificados elementos tais como texto, vídeo e imagens estáticas, assim como o software que permitiria a criação do tutorial. Para este experimento foi utilizado um grupo de 19(dezenove) estudantes do curso de Bacharelado em Design Industrial, onde realizou-se uma seção em um laboratório de informática, para que o método proposto pudesse ser testado e verificado. Os dados apresentados discutem quais as necessidades e preferências do usuário no processo de execução da tarefa visando uma maior interatividade entre instrumento e aprendiz, na busca de uma aprendizagem facilitadora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pasqual Júnior, Paulo Antonio. "Projetos de aprendizagem como estratégia de ensino de informática para pessoas com deficiência intelectual: Estudo de caso." AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 6, no. 1 (2017): 26. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v6i1.54196.

Full text
Abstract:
Introdução: As tecnologias têm transformado a maneira como as pessoas vivem e se relacionam com o conhecimento, trazendo subsídios para a potencialização de processos de ensino-aprendizagem. Uma alternativa, nesse sentido são os projetos de aprendizagem apoiados em computadores, os quais permitem ao aluno a construção do seu próprio conhecimento. Essas metodologias vêm sendo usadas em várias áreas da educação, sendo que o objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre um projeto de aprendizagem em informática de um curso de Auxiliar de Serviços voltado a pessoas com deficiência intelectual. Método: consistiu em um estudo de caso de natureza qualitativa. Resultados: O projeto envolveu alunos com deficiência intelectual, o monitor e o professor, evidenciando-se que a aplicação da metodologia de projetos de aprendizagem resulta em um recurso eficiente para o ensino de informática para pessoas com deficiência intelectual. Conclusões: As evidências apontam que os projetos de aprendizagem podem ser uma alternativa eficaz para o trabalho com pessoas com deficiência intelectual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Dos S. Rocha, Osilene, Marta Luisa Alves Da Silva, and Isabel M. Lopes. "O Método de Paulo Freire na Educação Ambiental com o uso de aplicativo de informática para dispositivos móveis." AmbientalMENTEsustentable 23-24, no. 1 (2018): 371–85. http://dx.doi.org/10.17979/ams.2017.23-24.1.3390.

Full text
Abstract:
O problema ambiental está relacionado ao comportamento humano, demonstrado na falta de consciência necessária à preservação da natureza. O objetivo principal deste trabalho é verificar a viabilidade do Método Paulo Freire na prática ensino-aprendizagem de educação ambiental, por meio da utilização de um aplicativo de computador, em dispositivos móveis, com o objetivo de conscientizar sobre a questão da preservação do meio ambiente. A pesquisa qualitativa utilizou o estudo de caso. A pesquisa baseou-se no Método Paulo Freire, considerando o princípio do diálogo no ato educativo. A metodologia, desenvolvida por meio da análise de práticas pedagógicas realizadas em uma escola de ensino fundamental, utilizou os jogos informatizados como ferramenta pedagógica. A pesquisa baseou-se no princípio do diálogo no ato educativo de Paulo Freire. Os resultados parciais confirmam as afirmações de Rabelo (2011) e Silva (2007) quando afirmam que o uso pedagógico do software, integrado às dimensões dialógicas do conhecimento adquirido, por meio dos círculos de cultura, gera a socialização dos alunos, transformando as concepções de alunos sobre o meio ambiente. Com base nos resultados, esta pesquisa propõe o método freiriano de ensino ao processo educacional, integrado ao uso de aplicativos para dispositivos móveis, sinalizando uma educação renovada e alinhada a novos contextos sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Dos Santos Sobrinha, Vitória Heliane Pereira, Gabriela Roberta Alverga Do Nascimento, Ruan Delgado Gomes, and Otacílio De Araújo Ramos Neto. "Plataforma para Auxílio ao Ensino de Programação e Robótica Pedagógica." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 31 (2016): 104. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n31p104-112.

Full text
Abstract:
<p class="p1"><span class="s1"><em>Este trabalho descreve uma Application Programming Interface (API), que pode ser utilizada para comunicação e controle de um robô pedagógico. A API foi desenvolvida nas linguagens C++ e Python, que são as primeiras linguagens ensinadas no curso técnico em informática do IFPB Guarabira. Os métodos implementados permitem ao robô andar para frente, andar para trás, virar à direita, virar à esquerda e obter a distância até um obstáculo à frente. A API encapsula toda a complexidade para comunicação e transmissão dos comandos. Junto a ela, está sendo desenvolvida uma Plataforma de Programação Visual (PPV) em Python. Essa plataforma, em conjunto com a API, será utilizada para tornar mais fácil e atrativa a aprendizagem de programação para os alunos iniciantes e alunos surdos. A motivação deste trabalho é utilizar a robótica como uma ferramenta de ensino, ajudando no entendimento de conceitos complexos na área de computação e de outras disciplinas, como física e matemática. Usando a PPV, os alunos poderão aprender com maior facilidade os comandos da linguagem Python, por meio de associação de imagens com os comandos. Devido a essa característica, espera-se que os alunos surdos consigam identificar com maior facilidade os comandos que estão associados às imagens.</em></span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Lopes, Thiago Beirigo, Ademir Brandão Costa, Ritianne de Fátima Silva de Oliveira, and Pedro Franco de Sá. "TUXMATH COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM OS NÚMEROS INTEIROS." Pedagogia em Foco 13, no. 9 (2018): 148. http://dx.doi.org/10.29031/pedf.v13i9.338.

Full text
Abstract:
Na sociedade contemporânea, a utilização de tecnologias digitais vêm em uma crescente utilidade cotidiana, no entanto a escola, de modo geral, não tem acompanhado esse mesmo ritmo de aprimoramento tecnológico e não incorporando a tecnologia disponível que tem potencial para ser utilizada durante as aulas. Diante disto, o objetivo dessa investigação foi verificar o que pensam os estudantes em relação ao uso de tecnologias digitais no ensino e às atividades lúdicas com o TuxMath envolvendo as expressões aritméticas. Para tanto, foi proposta uma atividade na qual utiliza o computador como recurso didático para trabalhar tais expressões no laboratório de informática da escola. Sendo esse estudo realizado com os 32 estudantes matriculados no 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal em Canaã dos Carajás/Pará. O trabalho inicia com uma breve situação histórica, desde surgimento da informática até suas contribuições na educação. Posteriormente, é proposto um método por meio da realização de uma atividade de disputa em que se busca envolver os estudantes em disputas sadias na busca de maiores pontuações no TuxMath, e consequentemente maior prática do cálculo aritmético mental. Tendo essa atividade logrado êxito, podendo ser observada nas respostas dos estudantes focos da pesquisa nos questionários abertos respondidos ao fim das atividades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Rosado, Eliana Martins da Silva. "Formação à informatica em Campinas: elementos e reflexões." Estudos de Psicologia (Campinas) 15, no. 3 (1998): 41–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x1998000300004.

Full text
Abstract:
Como formar à informática é problemática perseguida por pesquisadores e docentes na atualidade. O presente estudo teve por objetivos: a) avaliar o tipo de formação à informática oferecida por escolas especializadas em Campinas; b) explorar o espaço do vídeo dentro desta formação, articulado ao conceito de aprendizagem expresso nas representações sociais dos coordenadores desses cursos. Um questionário (questões abertas e fechadas) foi respondido individualmente por oito representantes de escolas. Principais resultados: quanto à estrutura das formações, dois grupos de escolas se destacaram; a) aquelas que ofereciam formações sobre informática de escritório (57% da amostra); b) estabelecimentos com formação menos orientada (uso de programas e programação, 43% da amostra), podendo haver populações-alvo (jovens ou adultos, 72% da amostra). O modelo implícito de aprendizagem subjacente não revelou um conjunto conceitual marcante dentro do qual o recurso ao vídeo poderia se claramente articulado, sendo distribuídas as dimensões entre ênfase na ação do aluno (37% do total de argumentos recolhidos), em seus pré-requisitos para a formação (32% dos argumentos) e métodos de ensino (32% dos argumentos). Conclusões: paradoxalmente, numa formação para a qual a prática com o computador é vista como fundamental, parece haver uma pré-disposição desses docentes para o ingresso do vídeo na formação à infonnática. Todavia, a estrutura dos cursos sugeriria uma ausência de política de formação a essa tecnologia na região, necessitando de novas pesquisas para aprofundamento dessas tendências identificadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Perfeito, João Aléssio Juliano, Vicente Forte, Roseli Giudici, José Ernesto Succi, Jae Min Lee, and Daniel Sigulem. "Desenvolvimento e avaliação de um programa multimídia de computador para ensino de drenagem pleural." Jornal Brasileiro de Pneumologia 34, no. 7 (2008): 437–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132008000700002.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Desenvolver um programa educacional de computador sobre drenagem pleural voltado a profissionais de saúde, com recursos de multimídia, e avaliar sua eficácia com alunos. MÉTODOS: Foi planejado o desenvolvimento do programa e a avaliação foi realizada com 35 alunos do curso de medicina divididos aleatoriamente em dois grupos. O grupo 1, composto por 18 alunos, estudou com o programa e o grupo 2, com 17 alunos, recebeu uma aula teórica tradicional, com professor experiente. Os alunos do grupo 1 foram submetidos a duas avaliações subjetivas por questionários, e os alunos de ambos os grupos foram submetidos a uma prova teórica objetiva com testes de múltipla escolha e questões descritivas. Os resultados da prova teórica foram comparados por meio do teste de Mann-Whitney. RESULTADOS: A avaliação subjetiva quanto aos aspectos de informática e conteúdo mostrou resultados entre ótimo, muito bom e bom. O programa foi considerado totalmente didático por 16 alunos (88,9%) e 17 alunos (94,4%) responderam que pode vir a substituir parcialmente as aulas tradicionais. Não houve diferença significante entre os dois grupos nos testes de múltipla escolha, mas houve diferença significante nas questões descritivas (p < 0,001). O grupo 1 obteve notas maiores que as do grupo 2. CONCLUSÕES: O desenvolvimento do programa de computador para ensino de drenagem pleural na Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina mostrou-se factível. A avaliação subjetiva deste novo método de ensino mostrou-se altamente satisfatória e a avaliação objetiva mostrou que o programa foi tão eficaz quanto o ensino tradicional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Reis, Michel Ferreira dos. "Investigações sobre o trabalho do classicista digital: aportes iniciais." Linha D'Água 33, no. 2 (2020): 137–59. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i2p137-159.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem a finalidade de trazer uma contribuição em relação ao trabalho do professor e pesquisador de línguas clássicas, mais especificamente, o de língua/literatura grega, que vem se apoiando em métodos e tecnologias digitais para o estudo, pesquisa e ensino da antiguidade. Em tal empreitada, usaremos as fundamentações teórica e metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008, 2012) e nos valemos do conceito de gênero professional (CLOT; FAÏTA, 2000) advindo da Clínica da Atividade. Dessa forma, para a análise da pesquisa que ainda está em desenvolvimento, teremos como o foco neste artigo os dados coletados de duas entrevistas com um professor/pesquisador do curso de Humanidades Digitais, mas que é um classicista digital. A partir disso, serão apontados aspectos relativos à percepção do seu trabalho numa perspectiva interdisciplinar entre Humanidades e Informática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Farias, Amélia Caroline de Souza, and Marla Teresinha Barbosa Geller. "OLAPEDRINHO." Tecnologias, Sociedade e Conhecimento 6, no. 1 (2019): 90–107. http://dx.doi.org/10.20396/tsc.v6i1.14634.

Full text
Abstract:
A inclusão social do aluno com deficiência, na perspectiva da educação especial, tem sido objetivo da busca por novos métodos e ferramentas, propiciando ao docente tornar mais simples e acessível a educação de qualidade. Os recursos da Informática na Educação apresentam-se como um dos principais contribuintes neste contexto. Este projeto tem como objetivo desenvolver um ambiente de integração online (site) onde serão apresentados vídeos, entrevistas, fotos, links para materiais de apoio, fórum para interatividade entre professores e familiares, dentre outros recursos. Para o desenvolvimento do site utilizou-se o Processo de desenvolvimento Web com o uso da Linguagem de Modelagem Unificada (PDW-UML). Pretende-se com este projeto mostrar ao professor a importância da tecnologia para a vida dos educandos com deficiência, auxiliando-o no processo de ensino e aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Redin, Ezequiel, Geovane Boschmann Reimche, Guilherme Matias Lixinski, Jaqueline Basso Stivanin, Elvio Izaias da Silva, and Claudemir De Quadros. "SATISFAÇÃO DE DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICA E PRIVADA (RIO GRANDE DO SUL, 2013)." HOLOS 3 (July 24, 2015): 166. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.1771.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação dos alunos do último semestre de curso de nível técnico em Administração e Contabilidade de duas instituições - pública e privada - de Santa Maria, Rio Grande do Sul, quanto ao curso escolhido, atendimento, capacitação dos professores, métodos de ensino, atitude, conteúdo e infraestrutura. Os dados foram coletados por meio de um questionário segundo o modelo Kano modificado. Os resultados demonstram que, na instituição privada, os atributos laboratório de impressão e a modernidade dos laboratórios de informática têm maior impacto na satisfação dos alunos. Na instituição pública, o atributo laboratório de impressão e atualização dos professores são considerados os de maior impacto na satisfação. Em termos gerais, o Índice de Satisfação do Cliente Americano - ACSI -, considerando os 19 atributos deste estudo, mostra que a instituição privada apresenta um índice de 51,6%, enquanto a pública exibe um índice de 62,1%. Por fim, a pesquisa aponta uma maior satisfação dos alunos na instituição pública, enquanto na instituição privada estabelece-se uma dualidade entre o ensino, recursos humanos e infraestrutura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Cruz, Carlos Eduardo Ferreira da, Eduardo Alves de Souza, Ruam Carlos Damião Nogueira Rêgo, and Ana Beatriz Filgueira Amorim. "ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NOS CURSOS TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO DO IFRN CAMPUS PAU DOS FERROS: ESTUDO DE CASO DAS TURMAS 2012.1 (2012-2015)." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 2, no. 9 (2015): 32. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2015.3548.

Full text
Abstract:
O presente trabalho configura-se como resultado de discussões sobre a iniciação científica no ensino técnico e suas implicações no processo de produção cientifica por meio do contato dos alunos com a reunião e análise dados e vivência da escrita acadêmica de projetos e artigos científicos. Nesse contexto, a pesquisa objetivou-se analisar a produção técnica-científica dos cursos técnicos de nível médio do Campus Pau dos Ferros do IFRN, no período de 2012 a 2015. Para realização do estudo, foram aplicados os métodos de pesquisas bibliográfica, qualitativa e de levantamento com 97 alunos dos cursos de Alimentos, Apicultura e Informática. Constatou-se que 38,1% dos alunos participaram de projetos de pesquisa e/ou extensão; 61,9% participaram de eventos científicos; 44,3% publicaram trabalhos em periódicos e/ou eventos científicos; 39,2% submeteram trabalhos para periódicos e/ou eventos científicos; por fim, que 52,6% dos alunos atuaram em onze áreas temáticas diferentes. Conclui-se que a iniciação científica se apresentou como um importante instrumento didático-pedagógico para o contato e experimentação dos alunos com a pesquisa acadêmica desde o ensino médio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

De Brito, George Lauro Ribeiro, Rita Monteiro de Sousa Reis, Gentil Veloso Barbosa, André Barcelos Silva, and Iara Núbia Félix De Sousa. "FORMAÇÃO INDÍGENA: ESTUDO DE CASO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DO CEMIX." Interfaces Científicas - Exatas e Tecnológicas 3, no. 2 (2018): 25–34. http://dx.doi.org/10.17564/2359-4942.2018v3n2p25-34.

Full text
Abstract:
Este artigo permite analisar questões relativas a aprendizagem das tecnologias no CEMIX. A problemática é saber como o aluno indígena concebe o curso técnico em informática, no Ensino Médio e quais as implicações do curso na vida do estudante indígena Xerente. Com isso, fez-se uma análise da clareza do PPC do Curso para os estudantes indígenas, permitindo delinear dois objetivos: i) analisar a visão do povo Xerente sobre o curso e; ii) entender como o estudante indígena Xerente absorve as atividades do curso. Para isso, utilizou-se o método de pesquisa através de entrevista com questionário para os estudantes indígenas do CEMIX e uma análise sobre os resultados obtidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Kafer, Giovana Aparecida. "UTILIZAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE QUÍMICA." Revista ENCITEC 9, no. 3 (2019): 33. http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.2297.

Full text
Abstract:
<p class="NewStyle17">Neste trabalho, investiga-se uma prática pedagógica desenvolvida durante o primeiro semestre letivo de 2014, com estudantes de uma turma de segundo ano de ensino médio. Objetivando investigar a contribuição do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) PBwork para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem no componente curricular de química, foi implementado uma página no ambiente virtual, que se constituiu no problema central analisado. Aulas expositivas e dialogadas, experimentos em laboratório, simulações no PhET (Interactive Simulations for Teaching and Learning Physics) e resolução de exercícios também foram empregados para abordar os conceitos de soluções. Atividades em sala de aula, no laboratório de química e de informática, postagens no AVA e entrevistas foram os meios para diagnosticar qualitativamente a avaliação da prática pedagógica. A partir das metodologias empregadas, foi possível constatar um crescimento potencial dos conceitos relacionados às soluções, evidenciando que as metodologias utilizadas proporcionaram aprendizagem significativa. Nas entrevistas, os estudantes informaram que a alternativa metodológica fez com que percebessem a química sob uma ótica diferente. Os resultados deste estudo evidenciam que é possível que práticas pedagógicas que utilizam o AVA podem ser instrumentos de aprendizagem que diversificam e potencializam métodos tradicionais de ensino.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Anastacio, Marco Antonio Sanches, and Marcos Rincon Voelzke. "O uso do aplicativo Socrative como ferramenta de engajamento no processo de aprendizagem: uma aplicação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de Física." Research, Society and Development 9, no. 3 (2020): e51932335. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2335.

Full text
Abstract:
Não é de hoje que os métodos e salas de aula essencialmente tradicionais deixaram de proporcionar um ensino que seja motivador. De fato, a revolução digital causada pela hiperconexão, a disponibilidade e o acesso à informação têm transformado profundamente as relações sociais, com reflexo direto na forma como se ensina. Esse quadro faz emergir a necessidade de se analisar os impactos do uso das tecnologias na educação e, assim, o objetivo deste trabalho é apresentar uma investigação realizada com 70 alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma escola da rede privada da Capital Paulista, onde se utilizou o aplicativo Socrative como ferramenta de engajamento no processo de aprendizagem na disciplina de Física. Após se familiarizarem com a ferramenta, a partir de uma experimentação no laboratório de informática da escola, os alunos começaram a utilizá-la em atividades realizadas fora do ambiente escolar. No final do ano letivo, os estudantes avaliaram o aplicativo por meio de um questionário, onde destacaram os aspectos positivos e negativos e como seu uso influenciou o envolvimento no processo de aprendizagem. O estudo evidenciou que a interação aluno-aplicativo-celular promoveu melhor engajamento dos estudantes, fato confirmado a partir da efetiva participação nas aulas “virtuais” realizadas fora do ambiente escolar tradicional e das respostas ao questionário aplicado. Deste modo, concluiu-se que o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) constitui uma alternativa eficiente e viável, que deve ser considerada quando se repensa na forma como ensinar e buscar objetos de transformação da sala de aula tradicional em um modelo que estimule o estudante na construção do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Menolli, Andre, Andrey Bragagnolo, Rafael Figueira Gonçalves, and Joao Coelho Neto. "Factors Related to the Quality of Computer Science Teacher Education Courses: A Public Data Analysis." Revista Brasileira de Informática na Educação 29 (March 12, 2021): 209–26. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.209.

Full text
Abstract:
O pensamento computacional vem ganhando importância na Educação Básica, como instrumento para o desenvolvimento da aprendizagem, e os cursos de Informática, com foco na formação de professores, são responsáveis pela formação de profissionais para fomentá-la. Assim, utilizando o método Design Science Research, foi definido e implantado um método de análise de dados públicos. Uma vez que o método foi implantado, foram analisados dados de Instituições de Ensino Superior do Brasil e dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Explorou-se o perfil dos cursos e alunos de Licenciatura em Computação, com foco em compreender, como as diferentes constatações sobre esses cursos se relacionam com a qualidade do curso. Os resultados mostram que muitos fatores estão relacionados ao desempenho do curso no ENADE, tanto fatores associados aos alunos matriculados nos cursos, quanto fatores associados aos cursos e instituições. Por fim, este artigo apresenta uma visão geral dos cursos de formação de professores de informática no Brasil, considerando as qualidades do curso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Dos Santos, Gidevaldo Novais. "Apresentação." Revista de Ciência da Computação 2, no. 1 (2020): 01. http://dx.doi.org/10.22481/recic.v2i1.6693.

Full text
Abstract:
A Revista de Ciência da Computação apresenta o seu segundo volume e neste número, traz 7 artigos que abordam o tema Computação e Educação. Seja com os subtemas em Informática na Educação, Software Educativo, Robótica Educacional ou Ensino de Computação, os artigos tratam efetivamente da busca por uma proposta de pedagogias ou formas de atuar na docência, do Ensino Básico ao Superior, da formação inicial ou continuada, mas todas trazendo o que é, aparentemente óbvio – a Computação presente em espaços diversos, ocupando-os brilhantemente na visão daqueles que buscam o envolvimento das tecnologias digitais, conectadas ou não, no cotidiano de estudantes e professores.
 Traz ainda um artigo que mostra um estudo para aplicação de dispositivos com a finalidade de auxiliar na postura do profissional da área de computação e um outro que mostra uma aplicação de métodos ágeis dentro de um corpo de conhecimento bem robusto para gerenciamento de projetos.
 É uma variada opção de aplicações da computação no dia-a-dia de todos nós. Desejo uma boa leitura e que todo o conhecimento aqui seja bem utilizado.
 
 Gidevaldo Novais dos Santos
 Editor-Chefe da ReCiC
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Cruz, Carlos Eduardo Ferreira da, Eduardo Alves de Souza, Ruam Carlos Damião Nogueira Rêgo, and Ana Beatriz Filgueira Amorim. "ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NOS CURSOS TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO DO IFRN CAMPUS PAU DOS FERROS: ESTUDO DE CASO DAS TURMAS 2012.1 (2012-2015)." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 2, no. 9 (2015): 32. http://dx.doi.org/10.15628/rbep.2015.3548.

Full text
Abstract:
<p>O presente trabalho configura-se como resultado de discussões sobre a iniciação científica no ensino técnico e suas implicações no processo de produção cientifica por meio do contato dos alunos com a reunião e análise dados e vivência da escrita acadêmica de projetos e artigos científicos. Nesse contexto, a pesquisa objetivou-se analisar a produção técnica-científica dos cursos técnicos de nível médio do <em>Campus </em>Pau dos Ferros do IFRN, no período de 2012 a 2015. Para realização do estudo, foram aplicados os métodos de pesquisas bibliográfica, qualitativa e de levantamento com 97 alunos dos cursos de Alimentos, Apicultura e Informática. Constatou-se que 38,1% dos alunos participaram de projetos de pesquisa e/ou extensão; 61,9% participaram de eventos científicos; 44,3% publicaram trabalhos em periódicos e/ou eventos científicos; 39,2% submeteram trabalhos para periódicos e/ou eventos científicos; por fim, que 52,6% dos alunos atuaram em onze áreas temáticas diferentes. Conclui-se que a iniciação científica se apresentou como um importante instrumento didático-pedagógico para o contato e experimentação dos alunos com a pesquisa acadêmica desde o ensino médio.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Maluf, Euclides Brandao, Amanda Camilo Graciano, and Dandara Lorrayne do Nascimento. "A utilização do beergame por alunos de um curso técnico integrado em administração." Research, Society and Development 10, no. 3 (2021): e55110313716. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13716.

Full text
Abstract:
A aplicação da informática na área da educação sempre foi um fator preponderante na área da educação, pois proporciona aos professores métodos de ensino ampliados e aos alunos mais oportunidades de aprendizagem. O presente estudo tem como proposta analisar o uso da tecnologia aplicada em sala de aula, mediante a utilização do BeerGame, com alunos do terceiro ano do curso técnico integrado e relacioná-los ao processo de ensino e aprendizagem, possibilitando uma visão mais atraente de forma dinâmica, facilitando a linguagem e a compreensão do aluno. Sendo assim, este artigo considera que através dos recursos tecnológicos apresentados em sala de aula podem auxiliar no aprendizado, facilitando a compreensão e colocando o aluno em possíveis situações reais do cotidiano. Dentre os principais benefícios observados que o jogo pode proporcionar para os professores, se destacam a possibilidade de exibir e explicar vários conceitos de negócios além de ajudar a integração de um conceito teórico abstrato com prática; já para os alunos a diversão do jogo promove a aprendizagem e essa experiência se torna mais eficaz. Outro ponto chave observado foi a compreensão sistemática de conceitos complexos como finanças, economia, gestão, entre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Penner, Giovanni Chaves, Hélio da Silva Almeida, and Neyson Martins Mendonça. "Identificação e análise de estilos de aprendizagem para aprimorar o ensino em uma disciplina da engenharia." Research, Society and Development 9, no. 10 (2020): e2549108446. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8446.

Full text
Abstract:
O conhecimento dos estilos de aprendizagem pode ser um fator crucial para auxiliar no aprimoramento do ensino nos cursos de engenharia. Entender os instrumentos que são utilizados nas práticas de ensino é vital para incorporá-los de maneira eficiente em sala, trabalhando seus pontos fortes e distribuindo as semelhanças e diferenças entre eles. O trabalho proposto investigou os Estilos de Aprendizagem predominantes dos alunos de uma disciplina do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental usando o método de Felder-Silverman e aplicou técnicas de ensino para atingir todos os estilos dos estudantes. Os resultados indicam alunos preferencialmente ativos, sensoriais, visuais e sequenciais, porém com diversas variações, sendo importante conduzir modificações e aperfeiçoamentos no método de ensino para atingir ao máximo todos os estilos observados. A disciplina foi acrescentada aulas práticas em campo e laboratório de informática, visitas técnicas, relatórios de atividades e muitas práticas motivacionais. Adicionalmente foram realizadas modificações no processo avaliativo do curso que proporcionaram um maior nível de aprendizado refletindo na elevação do número de aprovados em relação aos semestres anteriores, chegando a 90% de aprovação da turma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Pereira, Juliana de Castro Nunes, Luciana Uchôa Barbosa, Amanda Haissa Barros Henriques, et al. "Educação em saúde com adolescentes escolares acerca da sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis: um relato de experiência." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 29 (August 31, 2019): e1130. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e1130.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever a experiência de um projeto de extensão com adolescentes escolares sobre sexualidade, Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV/AIDS. Relato de experiência: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por discentes e docentes do Curso Técnico de Enfermagem do Instituto Federal de Pernambuco Campus Belo Jardim. O público alvo englobou alunos do 1º ano do Ensino Médio – Integrado dos Cursos Técnicos de Informática, Agropecuária e Agroindústria. Durante as ações foram realizadas palestras, exibição de vídeos, teatros. Os alunos puderam compartilhar experiências e esclarecerem dúvidas acerca da sua sexualidade, bem como sobre a prevenção da gravidez e ISTs, favorecendo a ampliação de conhecimentos sobre as temáticas em questão, de maneira participativa. Considerações finais: Evidenciou-se a importância de atividades educativas na adolescência que tenham como base as temáticas trabalhadas, visando a promoção da saúde por meio de métodos que favoreçam a prática da sexualidade de maneira segura e saudável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Tiburcio, Ricardo, and Franck Bellemain. "Aperfeiçoamento da Engenharia Didático-Informática com Contribuições da Metodologia de Desenvolvimento do Software Modellus." Perspectivas da Educação Matemática 14, no. 35 (2021): 1–21. http://dx.doi.org/10.46312/pem.v14i35.12504.

Full text
Abstract:
O presente artigo difunde alguns dos resultados de uma investigação de doutorado com foco na Engenharia de Software Educativo. Discutimos no recorte aqui veiculado, os resultados da análise da engenharia do software Modellus e como esta contribuiu para (re)pensar os métodos e técnicas da Engenharia Didático-Informática. Assim, a pesquisa aqui apresentada está inserida na problemática de metodologias de desenvolvimento de software educativo bem como nas formas de construção de tecnologias digitais que auxiliem, efetivamente, as atividades de ensinar e aprender. Os procedimentos metodológicos foram iniciados com um levantamento bibliográfico a fim de atualizar os referenciais e posteriormente a construção de uma entrevista para obter informações precisas sobre a construção do software Modellus. Os resultados deste estudo indicam que: 1. É possível classificar a engenharia a qual o Modellus foi submetido como "Didático-Informática" e 2. a Engenharia Didático-Informática se configura como uma metodologia robusta para o desenvolvimento de software educativo que alie contribuições teóricas e metodológicas oriundas da Engenharia Didática e da Engenharia de Software.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Ramos, Fábio Mendes. "OBJETO DE APRENDIZAGEM — ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES APLICADOS EM CIRCUITOS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 2 (2021): 13. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i2.598.

Full text
Abstract:
O presente estudo, apesar de não se tratar de assunto novo no âmbito educacional, vem a colaborar com o tema é Prática pedagógica, no Ensino de Sistemas de Equações Lineares, teve como pressuposto a elaboração de um Objeto de Aprendizagem para o Ensino Médio e Educação Profissional, o qual foi desenvolvido como método dinâmico e interativo para o ensino-aprendizagem desse conteúdo. A metodologia empregada buscou instrumentar da tecnologia informática na elaboração de um Objeto de Aprendizagem, desenvolvido e implementado em sua pluralidade nos softwares GeoGebra e Notpad++ por meio de uma sequência didática. As atividades dessa sequência foram elaboradas e aplicadas a estudantes do Ensino Médio e Educação Profissional. Espera-se que o Objeto de Aprendizagem contribua para a reflexão e melhor compreensão dos alunos, possibilitando uma relação entre os conteúdos de Matemática e das áreas técnicas na resolução de problemas de Circuito de malhas. O Objeto de Aprendizagem foi disponibilizado no site (http://www.fabioramos.mat.br/), visando a (re)utilização por professores, pesquisadores e alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Gomes, Marcio, Lobo T., and Silva M. G. "A lei do resfriamento de Newton no cálculo do calor específico de metais: o uso do Arduíno e os sensores Lm35 e Ds18b20." Revista do Professor de Física 4, no. 3 (2020): 73–83. http://dx.doi.org/10.26512/rpf.v4i3.30524.

Full text
Abstract:
Neste relato de experimento determinamos os calores específicos do alumínio e do aço inox, mostrando também com pode ser viabilizado para sua aplicação nas escolas do ensino médio, traçando uma estratégia para sua aplicação possibilitando ao aluno construir seu próprio conhecimento, com o auxílio da tecnologia. Usamos o método de ensino através do qual a lógica da organização de uma sala de aula é de fato invertida por completo. Foram utilizados três ambientes educacionais em forma de Rotação na qual será, o laboratório de informática da escola, o laboratório de ciências e um ambiente virtual(Google classroom), lançando mão de software como fritizing, para desenhar os circuitos e Excel para tratamento dos dados coletados. Os resultados concorda com as literaturas publicadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Tavares Palmeira, Julia, Regina Mendes da Silva, José Henrique de Araújo Cruz, Itamar da Silva Nunes, Manuella Santos Carneiro Almeida, and Camila Helena Machado da Costa Figueiredo. "ENSINO DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR NO CURSO DE ODONTOLOGIA NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL." Revista interdisciplinar em saúde 7, Único (2020): 33–44. http://dx.doi.org/10.35621/23587490.v7.n1.p33-44.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: O objetivo desse trabalho verificou a presença da disciplina de odontologia hospitalar na grade curricular dos cursos de odontologia nas universidades da região Nordeste do Brasil. MÉTODOS: Este estudo foi do tipo descritivo, que adotou como estratégia de coleta de dados a consulta de dados disponíveis no site do Ministério da Educação (MEC) e no Conselho Federal de Odontologia (CFO), por meio da visita dos sites dos cursos de odontologia nas universidades da região Nordeste do Brasil. Foram incluídas na pesquisa todas as universidades que oferecem o curso de odontologia cadastrados no MEC ou no CFO, sendo instituições públicas ou privadas da região Nordeste do País. E foram excluídas da amostra todas as instituições de ensino superior que não disponibilizavam os seus componentes curriculares nos seus respectivos sites. O universo foi composto por 95 universidades, contudo, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão obteve-se uma amostra de 86 faculdades que dispuseram a grade curricular nos sites correspondentes. Os dados coletados foram registrados na forma de banco de dados do programa de informática SPSS (Statistical Package for Social Sciences) para Windows, versão 13.0, e foram trabalhados pela descritiva. RESULTADOS: Das 86 faculdades consultadas, 16 (18,60%) apresentaram a disciplina de odontologia hospitalar, sendo 10 (62,5%) em universidade particular e as outras 6 (37,5%) em universidade pública. As outras 70 universidades (81,39%) não apresentaram a disciplina. CONCLUSÃO: Mediante os resultados obtidos, pode-se concluir que o número de centros acadêmicos que dispõem da disciplina em análise, é extremamente escasso. Palavras chave: Hospital; Educação em Odontologia; Integração Curricular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Landeiro, Maria José Lumini, Rosa Maria Albuquerque Freire, Maria Manuela Martins, Teresa Vieira Martins, and Heloísa Helena Ciqueto Peres. "Tecnologia educacional na gestão de cuidados: perfil tecnológico de enfermeiros de hospitais portugueses." Revista da Escola de Enfermagem da USP 49, spe2 (2015): 150–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-623420150000800021.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo Identificar o perfil tecnológico de enfermeiros de hospitais portugueses. Método Estudo exploratório quantitativo, realizado em dois hospitais da região norte e um da região central de Portugal. A amostra foi aleatória e contou com960 enfermeiros. Resultados Dos partícipes 420 (46,1%) utilizavam ocomputador, 196 (23,4%) referiram que têm conhecimento da utilização do computador para o ensino, 174 (21,1%)utilizaram o computador para ensino, 112 (15,1%) reconhecem que a utilização do computador pode ser um meio tecnológico para completar a formação presencial, 477 (61,6%) gostariam de receber formação sobre a utilização do computador e 382 (40,9%) referiram autoaprendizagem em informática. Em relação ao ensino a distância 706 (74,9%) relataram que não estão familiarizados e 752 (76,4%) referiram interesseem participar em formaçõesnesta modalidade. Conclusão As organizações devem estar atentas ao perfil tecnológico que se desenha neste grupo de enfermeiros e procurar formas de introduzir as tecnologias educacionais na gestão de cuidados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Soares de Farias, Dilton Luis, Ana Rafaela Souza Rodrigues, Jouhanna Do Carmo Menegaz, Márcia Maria Bragança Lopes, and Lucia HisakoTakase Gonçalves. "Warmup do just in time teaching em ensino de pós-graduação." Revista de Enfermagem UFPE on line 12, no. 5 (2018): 1463. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v12i5a234569p1463-1468-2018.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: descrever o uso do Warmup, no método Just in Time Teaching, com base em experiência vivenciada em seminário de disciplina do mestrado. Método: estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, focado na contribuição do Warmup, componente do método Just in Time Teaching, no planejamento e na execução de seminário em disciplina do mestrado em Enfermagem com uma turma de 11 alunos. Resultados: descreveram-se as experiências sobre as respostas ao Warmup e influências no ajuste de aula; o Warmup - possibilidades e limites da experiência. Analisaram-se as respostas dos alunos e identificaram-se respostas poucos profundas e um conhecimento primário. Conclusão: com o Warmup, oportunizaram-se, aos alunos, o desenvolvimento, o alcance da máxima do conhecimento, o fortalecimento de sua formação profissional e o aperfeiçoamento do conhecimento prévio e desenvolveram-se as capacidades necessárias para a atuação nas áreas da Enfermagem de uma maneira crítica, reflexiva e criativa. Descritores: Metodologia; Educação em Enfermagem; Warmup; Estratégias; Tecnologia da Informação; Informática em Enfermagem.ABSTRACTObjective: to describe the use of Warmup in the Just in Time Teaching method, based on experience in a master's degree seminar. Method: a qualitative, descriptive, experience-based study focused on the contribution of Warmup, a component of the Just in Time Teaching method, in the planning and execution of a seminar on the discipline of the Master's Degree in Nursing with a class of 11 students. Results: experiments were described on responses to Warmup and influences on classroom adjustment; the Warmup - possibilities and limits of experience. The responses of the students were analyzed and the answers were identified as shallow answers and a primary knowledge. Conclusion: with the Warmup, the students were given the opportunity to develop, reach the maximum of knowledge, strengthen their professional training and improve their prior knowledge, and developed the necessary skills to perform in the areas of Nursing a critical, reflective and creative way. Descriptors: Methodology; Nursing Education; Warmup; Strategies; Information Technology; Informatics in Nursing.RESUMENObjetivo: describir el uso del Warmup, en el método Just in Time Teaching, con base en la experiencia vivida durante el seminario de asignatura de la maestría. Método: estudio cualitativo, descriptivo, del tipo relato de experiencia enfocado en la contribución del Warmup, componente del método Just in Time Teaching, en la planificación y en la ejecución de seminario en asignatura del máster en Enfermería con un grupo de 11 alumnos. Resultados: se describieron las experiencias, sobre las respuestas Warmup e influencias en el ajuste de la clase; el Warmup - posibilidades y límites de la experiencia. Se analizaron las respuestas de los alumnos y se identificaron respuestas poco profundas y un conocimiento primario. Conclusión: con el Warmup, se proporcionaron a los alumnos, el alcance, el desarrollo de la máxima del conocimiento, el fortalecimiento de su formación profesional y el perfeccionamiento del conocimiento primario y se desarrollaron las capacidades necesarias para la actuación en las áreas de la Enfermería de una manera crítica, reflexiva, reflexiva y creativa. Descriptores: Metodología; Educación en Enfermería; Warmup; Las estrategias; Tecnología de la Informacion; Informática en Enfermería.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Novais, Denisson Almeida, and Flaviana Silva. "O estudo dos conceitos de área de quadriláteros na visão da modelagem matemática com o software Autocad." Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática 5, no. 1 (2020): 268–89. http://dx.doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12242.

Full text
Abstract:
O presente artigo, que é um recorte da dissertação de mestrado em Educação Matemática, tem como objetivo apresentar as contribuições que a Modelagem Matemática pode oferecer em relação à aprendizagem do conceito de área de quadriláteros tendo como suporte tecnológico o software AutoCad de 10 sujeitos que estudava no curso de Edificações e Informática em uma Instituição Federal do Sul da Bahia. A Metodologia dessa pesquisa perpassou por uma intervenção de ensino, composta por 11 encontros de 90 minutos cada, utilizando como referência as três fases da Modelagem Matemática proposta por Biembengut, definidas como: percepção e apreensão, compreensão e explicitação, significação e expressão. Para embasar o estudo, aborda-se as concepções de: Modelagem Matemática, proposta por Biembengut e Espiral de Aprendizagem, proposta por Valente. A fim de atingir o objetivo da pesquisa, adotou-se como instrumentos de coletas de dados: os trabalhos realizados pelos alunos, desenhos papel/lápis e no software AutoCad; diário de campo e audiogravações. Os resultados evidenciaram que além da importância de buscar novos métodos para se atingir êxito no processo de ensino e aprendizagem, permitiu aos alunos explorarem os conceitos de Áreas de Quadriláteros, de maneira dinâmica, significativa e como autores atuantes no processo de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

De Carvalho, Tamara Dias, Cassiana Barreto Hygino, and Eros Izidoro Amaral. "Abordagem com foco ciência, tecnologia e sociedade no ensino de física: um estudo sobre a interferência de ondas entre 4g e tv digital." ScientiaTec 4, no. 3 (2018): 223–38. http://dx.doi.org/10.35819/scientiatec.v4i3.2127.

Full text
Abstract:
Nesta pesquisa, é apresentada a implementação de uma sequência de ensino com a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), por meio do método de Estudo de Caso, em uma turma do ensino médio integrado ao curso técnico em Informática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). A sequência de ensino objetivou a aprendizagem do conteúdo de interferência de ondas de forma contextualizada, por meio do tema: a interferência entre 4G e TV digital. Durante o desenvolvimento, os alunos realizaram pesquisas sobre a polêmica da mudança de faixas de frequência ocorrida no Brasil e apresentaram experimentos sobre interferência, que ajudaram a pensar em soluções para o Estudo de Caso proposto. Como resultado, os estudantes adquiriram conhecimentos sobre o fenômeno da interferência e também sobre a organização e política de meios de comunicação que utilizam ondas eletromagnéticas, no caso, a internet móvel e o sinal de TV, desenvolvendo, ao final, uma posição crítica e responsável em relação ao assunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Galvão, Maria Cristiane Barbosa, Ivan Luiz Marques Ricarte, and Aline Priscila Daura. "Tecnologia e informação em saúde: modelo de ensino-aprendizagem transdisciplinar." Perspectivas em Ciência da Informação 16, no. 4 (2011): 73–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362011000400007.

Full text
Abstract:
Considerando conceitos básicos sobre tecnologia, informação e saúde; a observação de propostas curriculares; a análise de softwares e hardwares destinados ao campo da saúde, e a análise crítica da literatura, esta pesquisa focou-se na questão de como formar profissionais do campo da informação e do campo da informática que possam melhor solucionar as problemáticas relacionadas ao contexto da saúde. Para tanto, elaborou-se como hipótese inicial um modelo de ensino-aprendizagem transdisciplinar que abarca quatro aspectos: interação entre docentes e discentes de diferentes áreas; integração entre o contexto externo e o contexto da instituição educacional; condições institucionais; sistematização de um projeto de ensino-aprendizagem. Para analisar tal hipótese, adotou-se um método qualitativo, qual seja, a pesquisa-ação, durante o período de ano, no qual foram ofertados dois cursos, com duração de 60 horas cada um e participação de 35 alunos. Como resultado da pesquisa, o modelo proposto se mostrou adequado para o ensino-aprendizagem em tecnologia e informação em saúde, sendo enfatizados parâmetros do contexto educacional transdisciplinar, como a competência linguística, a harmonizacao conceitual, os padrões éticos, a linguagem dos textos selecionados, e a relação entre as problemáticas discutidas no contexto externo e interno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!