To see the other types of publications on this topic, follow the link: Infraestrutura de Informação Geográfica.

Journal articles on the topic 'Infraestrutura de Informação Geográfica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Infraestrutura de Informação Geográfica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Bufrem, Leilah Santiago, Murilo Silveira, and Juliana Lazzarotto Freitas. "Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: panorama Histórico e contemporâneo." P2P E INOVAÇÃO 5, no. 1 (September 7, 2018): 6–25. http://dx.doi.org/10.21721/p2p.2018v5n1.p6-25.

Full text
Abstract:
Destaca, a partir da década de 1970, no Brasil, a ênfase ao desenvolvimento científico e tecnológico, em sua demanda por mecanismos e políticas para regular padrões de qualidade e avaliar a ciência produzida. O cenário da informação foi mudando de prioridades devido ao desenvolvimento das tecnologias de informação e de comunicação, inclusive com a consolidação da Ciência da Informação no mundo, priorizando a infraestrutura tecnológica de informação. Essa mudança de paradigma, em 1990, desponta com um conjunto de recursos de infraestrutura tecnológica demandados para o funcionamento de organizações, sociedades e atividades, paralelamente ao advento da chamada sociedade da informação, com seu viés tecnicista e estritamente mercadológico em inovação. Menciona algumas implicações decorrentes dessas mudanças, como a assimetria geográfica no desenvolvimento da pesquisa e inovação. Destaca as agências fomentadoras e reguladoras das políticas públicas de CT&I que hoje se destacam pelas ações e iniciativas relacionadas à ciência: MCTI, CNPq e Capes. Esta última estabelece os parâmetros e o processo de avaliação dos periódicos e dos programas de pós-graduação brasileiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Passos, Joel Borges dos, and Leandro Luiz Silva de França. "Processo de reambulação no mapeamento topográfico." Revista Brasileira de Geomática 6, no. 2 (May 10, 2018): 119. http://dx.doi.org/10.3895/rbgeo.v6n2.6700.

Full text
Abstract:
A elevada demanda de geoinformações e as exigências da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) para mapear o território brasileiro de forma dinâmica requereram a modernização no processo de coleta de dados. No Brasil, uma etapa do processo do mapeamento topográfico que tem grande importância na aquisição de atributos das feições é o processo de reambulação. Neste âmbito, a Diretoria de Serviço Geográfico do Exército (DSG), com intuito de padronizar e detalhar os trabalhos de reambulação elaborou uma metodologia que aborda o uso das tecnologias atuais de Sistema de Informação Geográfica (SIG), estando em consonância com as especificações técnicas para produção de dados geográficos no Brasil. Assim, o presente trabalho apresenta as inovações tecnológicas, metodologias aplicadas para coleta de dados geoespaciais e como é realizado o processo de reambulação pela DSG, explorando as atividades de preparo, execução, revisão e correção da reambulação. Nas considerações finais conclui-se que a reambulação, com uso de novas tecnologias e com as recentes especificações técnicas, é uma das fases que fornece informações essenciais e atualizadas a respeito da situação de detalhes de uma carta topográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Arentz Pereira, Carlos Augusto, Tania Oliveira Escolano, and Vitor Ottoni Pastore. "AVALIAÇÃO DE APTIDÃO TÉCNICA E SOCIOAMBIENTAL PARA IMPLANTAÇÃO DE PARQUES SOLARES FOTOVOLTAICOS COM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG." Revista Internacional de Ciências 10, no. 2 (August 28, 2020): 23–42. http://dx.doi.org/10.12957/ric.2020.46864.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi indicar áreas mais aptas para a implantação de parques solares fotovoltaicos na microrregião Campo Maior, no estado do Piauí. Para esta análise foram considerados fatores socioambientais, infraestrutura e potencial solar por meio da utilização de Sistema de Informação Geográfica. Para a elaboração dos levantamentos de aptidão, foram utilizados bancos de dados públicos disponíveis, principalmente de bases cartográficas e imagens de satélite georreferenciadas. A partir destes dados foi elaborada uma matriz, na qual foram atribuídos pesos para cada variável de acordo com a importância e dimensão de cada fator. A avaliação utilizou análise multicritério e ferramentas computacionais baseadas em Sistemas de Informação Geográfica, de forma a obter um mapa de aptidão para a instalação de parques solares fotovoltaicos. A aptidão foi fortemente influenciada pelo potencial de irradiação solar (GHI) e pela proximidade às linhas de transmissão. A análise multicritério foi eficaz na identificação das áreas com maior potencial para implantação de empreendimentos solares fotovoltaicos. Observou-se que há sensível influência dos pesos atribuídos e da diversidade na resolução e margem de erro dos dados de entrada no mapa obtido. A inclusão de outras variáveis, como uma melhor calibração de pesos e uma maior precisão dos dados georreferenciados, são fatores fundamentais para obtenção de resultados mais precisos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Stassun, Cristian Caê Seemann, and Kleber Prado Filho. "Geoprocessamento como prática biopolítica no governo municipal." Revista de Administração Pública 46, no. 6 (December 2012): 1649–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122012000600011.

Full text
Abstract:
Desde 2005 as fotos de satélite de alta resolução do "Google Earth" possibilitaram a qualquer pessoa visualizar do espaço sua cidade, bairro e casa por meio do acesso à internet. Essa tecnologia é investida há pelo menos 50 anos num tipo de processamento que integra mapas aéreos numa rede de informações organizada para gestão de cidades. O geoprocessamento é um sistema de informação geográfica que pode ser aplicado em municípios para obter informações globais de infraestrutura, saúde, educação, saneamento e criminalidade, permitindo a construção e o planejamento de políticas públicas mais eficientes. Este dispositivo biopolítico, diante do referencial em Michel Foucault, foi objeto e método de análise em uma prefeitura municipal de Santa Catarina. Seja pelo mercado de informações que se forma, pelo acesso ilimitado dos dados e do aumento da precisão das aplicações, ou ainda sobre o agenciamento de práticas de regulação das populações e de formas de subjetividade constituídas pela gestão, vigilância e governo fino das populações, o geoprocessamento como recurso de saber e poder consegue conhecer e se constituir para governar a vida dos indivíduos. Esse mesmo caminho dissertativo possibilitou gerar inteligibilidade para avaliar possibilidades de resistência ao dispositivo e perceber historicamente como esse Sistema de Informação Geográfica (SIG) consegue agregar a gestão tanto do território quanto da população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Duarte, Daniel Camilo de Oliveira, Júlio Cesar de Oliveira, João Luiz Lani, Marlene Salete Uberti, Éder Teixeira Marques, and Marcos Vinícius Sanches Abreu. "Análise Multicritério Aplicada à Determinação de Áreas de Adequabilidade à Valorização Imobiliária." Revista Brasileira de Cartografia 73, no. 2 (April 6, 2021): 516–29. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv73n2-54288.

Full text
Abstract:
O Sistema de Informação Geográfica (SIG) tem sido amplamente utilizado no Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) para gerenciar dados e informações acerca dos imóveis e das diversas temáticas relacionadas ao Planejamento Urbano e a Gestão Territorial. Entre as ferramentas presentes em um SIG, a Multi-Criteria Evaluation (MCE) é utilizada em várias áreas da ciência e os seus resultados são mapas de susceptibilidade ou adequabilidade, elaborados por meio da combinação de restrições, fatores e pesos que permitem subsidiar a tomada de decisão. No contexto de Goiânia, a MCE foi utilizada para definir áreas de adequabilidade à valorização imobiliária. Para isso foram utilizados dados geográficos das temáticas: Meio Ambiente, Topografia, Transporte e Mobilidade, Educação, Patrimônio Histórico e Cultura, Saúde e Assistência Social, Infraestrutura Urbana e Serviços Urbanos. Todos os dados passaram por técnicas de análise espacial para serem escalonados em fatores em termos de sua adequabilidade a valorização imobiliária por meio das lógicas booleana e Fuzzy. Além disso, os fatores foram submetidos a processos de ponderação por meio do método Analytical Hierarchy Process (AHP) correlacionado com a Planta Genérica de Valores (PGV). Para combinar os fatores da análise foram utilizados os métodos da Combinação Linear Ponderada (CLP) e a Média Ordenada Ponderada (MOP). Os resultados demostram que as Regiões Central e Campinas apresentaram maior valorização imobiliária, concluindo que a MCE amplia a capacidade de modelagem da influência geográfica nos valores dos imóveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Oliveira, Giovana Mendes. "Nova economia e Território: um estudo das tecnologias da informação." Sociedade & Natureza 33 (February 1, 2021): e56230. http://dx.doi.org/10.14393/sn-v33-2021-56230.

Full text
Abstract:
A discussão apresentada aqui está relacionada ao território e às atividades econômicas. Nesse contexto, a globalização produziu uma nova economia na qual a competitividade precisa da informação, do conhecimento, das tecnologias, e o território precisa de conteúdos que propiciem esses elementos. O trabalho tem foco nas tecnologias de informação (TI), que são tecnologias importantes para formação do mundo global e para as transformações em todos os âmbitos da sociedade. Existe um esforço para definir melhor esta atividade, que já nasce digital e flexibiliza tempos e espaço, construindo sua geografia. Assim, busca-se localizar as atividades de TI e descortinar as características deste território em que ela está fixada. O recorte de análise é o Rio Grande do Sul, e a classificação da TI parte da Classificação Nacional de Atividades Econômicas-CNAE, e se utiliza de dados da Relação Anual de Informação Social-RAIS e, com isto, obtêm-se dados absolutos das empresas e dos empregados no Estado. É uma pesquisa baseada em dados quantitativos, na qual se utilizam informações de bancos de dados nacionais para estruturar as conclusões, softwares estatísticos auxiliam as análises e a pesquisa está apoiada em cartografias, gráficos e tabelas, elaboradas pela própria pesquisa. Como resultados, temos a concentração geográfica dessas atividades, e os territórios em que elas se instalam são carregados de ciência e tecnologia, infraestrutura e capital. O que anuncia desigualdades territoriais e uma hegemonização de processos no mundo, no qual as metrópoles parecem ser as ganhadoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bezerra, Paulo Eduardo Silva, and Milena Marília Nogueira de Andrade. "Análise Espacial da Vulnerabilidade Social com o Uso de Geotecnologias." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 7, no. 2 (August 30, 2018): 124–39. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2018v7i2.p124-139.

Full text
Abstract:
A zona costeira Amazônia está vulnerável a diversas pressões naturais e antrópicas. A vulnerabilidade social refere-se as diferentes características da população expostas a uma determinada ameaça. As metodologias que analisam a vulnerabilidade através de indicadores e estatísticas têm sido cada vez mais difundidas. Assim, o objetivo desse trabalho é analisar a vulnerabilidade social através de estatísticas e geoprocessamento. Utilizou-se o método de Análises de Componentes Principais (ACP) e posteriormente os resultados foram inseridos em um Sistema de Informação Geográfica (SIG) para um estudo de caso na zona costeira amazônica, nos municípios de Curuçá e Marapanim. Foram identificados que os fatores idade, educação, densidade, responsável por domicílios, infraestrutura básica e moradia, renda e saneamento básico influenciam na vulnerabilidade social. Osfatores que tiveram as maiores influências na vulnerabilidade social foram a idade, educação e densidade. A abordagem apresentada pode ser utilizada como subsidio para o poder público na gestão e planejamento urbano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sakamoto, Elisa, and Josiane Palma Lima. "Acessibilidade em ambiente rural: uma abordagem multicritério com uso de SIG." TRANSPORTES 24, no. 1 (April 21, 2016): 63. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v24i1.958.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a avaliação da acessibilidade no meio rural, de produtores familiares, por meio de um estudo de caso no Município de Itajubá, MG. A agregação do Método Hierárquico Analítico (AHP) a um Sistema de Informação Geográfica permitiu a geração de mapas de acessibilidade, tanto para cada grupo de Locais de Interesse - LI (Comercialização da produção, Ensino, Saúde, Serviços e Lazer), quanto de forma global para todo território. O estudo considerou o grau de importância dos locais, as distâncias percorridas, tipo de pavimento das vias e acesso ao transporte público, levando em consideração as características da região, a opinião dos produtores e especialistas. Os locais de comercialização da produção foram considerados pelos especialistas como os mais importantes na avaliação da acessibilidade, e os mapas gerados possibilitaram verificar as áreas com maior e menor acessibilidade, e assim, as áreas prioritárias para planejamentos e investimentos em infraestrutura e transportes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Duarte, Aldenice Correa, and Marcelino Silva Farias Filho. "Impactos da adequação de infraestrutura e problemas ambientais da Cidade Universitária Dom Delgado, Universidade Federal do Maranhão, em São Luís – MA." Geografia em Atos (Online) 2, no. 17 (April 10, 2020): 80–99. http://dx.doi.org/10.35416/geoatos.v2i17.6553.

Full text
Abstract:
As intervenções que processam-se na área de Reserva Ambiental da Cidade Universitária Dom Delgado da Universidade Federal do Maranhão, localizada no município de São Luís – MA, vêm produzindo diversos efeitos danosos. O objetivo deste estudo é identificar as adequações realizadas na infraestrutura e os principais impactos ambientais negativos na área destinada à Reserva Ambiental da Cidade Universitária Dom Delgado. Esta pesquisa foi estruturada em três etapas importantes: revisão de literatura, trabalho de campo e mapeamento das áreas degradadas em ambiente no Sistema de Informação Geográfica (SIG). Ao longo da pesquisa foi possível constatar que algumas das vias pavimentadas e prédios estão sendo construídos no interior da área que legalmente deveria ser protegida e isso tem contribuído para a degradação dos solos, da vegetação e da qualidade da água, incorrendo, inclusive, na perda de fontes d’água. O lançamento de esgoto, a supressão da mata ciliar nos corpos hídricos, o desmatamento e a deposição indevida de resíduos sólidos ocorrem frequentemente, o que incorre na perda de qualidade ambiental e na exposição da população universitária e daquela situada nas comunidades do entorno, assim acarretando riscos em função da exposição à contaminantes e poluentes, necessitando de urgente reparação por parte da universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira, Washington. "Condicionantes geoambientais da localização da infraestrutura portuária, faroleira, militar e baleeira da ilha de Santa Catarina." Revista Arqueologia Pública 9, no. 3 (October 23, 2015): 93. http://dx.doi.org/10.20396/rap.v9i3.8641287.

Full text
Abstract:
Procurou-se estabelecer uma aproximação entre a História Ambiental e o Gerenciamento Costeiro, para a análise do papel dos condicionantes geoambientais na seleção dos sítios para a instalação da infraestrutura de um conjunto de atividades socioeconômicas interligadas (navegação, defesa, caça a baleia e comércio portuário), na Ilha de Santa Catarina, SC, Brasil. Nesta aproximação, promoveu-se a sobreposição de três camadas de informação (cartas náuticas, mapas temáticos ambientais, vestígios arqueológicos) em um sistema de informações geográficas, simultaneamente a análise documental de uma série de fontes históricas sobre as referidas atividades socioeconômicas na região, estabelecendo as correlações entre as mesmas e os parâmetros definidos como condicionantes geoambientais de sua localização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Geffer, Edivaldo, and Christian Junior Licheski Díaz. "ASPECTOS HIDROGEOMORFOLOGICOS E A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA HANSENÍASE EM GUARAPUAVA – PR." Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde 16 (July 13, 2020): 62–73. http://dx.doi.org/10.14393/hygeia16052722.

Full text
Abstract:
A geografia da saúde busca contribuir com uma medicina preventiva, evidenciando os aspectos geográficos que contribuem para o desenvolvimento e incidência das doenças. Neste sentido foi feito um estudos sobre Hanseníase, analisando geograficamente a partir das concepções da geografia da saúde e de fatores Hidrogeomorfológicos na área urbana da cidade de Guarapuava-PR. Para tal, foram utilizados ferramentas do Sistema de Informação Geográfica (SIGs), para qualificação, distribuição, mapeamento e elaboração de gráficos a respeito do desenvolvimento dos focos destes agravos, os dados foram disponibilizados pelo Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária (AMPDS). Foi investigado a existência ou não de relação entre fatores hidrogeomorfológicos e a distribuição espacial de 304 casos confirmados de hanseníase residentes na área urbana da cidade de Guarapuava, entre 2001 a 2013. Trabalhos in loco foram desenvolvidos para analisar as possíveis fontes de contaminação, verificando pessoalmente os prováveis fatores que influenciam o aparecimento e o desenvolvimento destas doenças. Dentre os resultados obtidos destaca-se que as áreas com concentração de casos de Hanseníase em Guarapuava são regiões periféricas, carentes de infraestrutura básica de saneamento. Tendo a faixa etária da população mais atingida, a população economicamente ativa. Constatou-se ainda que muitas das residências com casos registrados observadas apresentam solo exposto e proximidade a corpos de água. A espacialização dos casos de Hanseníase torna-se uma ferramenta fundamental uma vez que, possibilita ações por parte do poder público em locais estratégicos do espaço urbano com maior concentração de casos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Santos, Fabiane Costa, Ediná Alves Costa, Italo RICARDO SANTOS ALELUIA, and Elzo Pereira Pinto Júnior. "Diagnóstico situacional dos serviços ambulatoriais de reabilitação física do SUS em Salvador-Ba." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 17, no. 2 (November 27, 2018): 175. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v17i2.26318.

Full text
Abstract:
<p>Foi realizada uma análise diagnóstica de 12 serviços ambulatoriais de reabilitação física do SUS na cidade de Salvador-Bahia, a partir de entrevistas semiestruturadas; observação participante; consulta a dados do cadastro dos estabelecimentos e dos planos de saúde. A análise dos dados considerou elementos teóricos do planejamento estratégico-situacional à luz de “uma árvore de problemas”. Insuficiência na infraestrutura dos serviços (sobretudo de profissionais); ausência de serviços da rede própria, com influência direta sobre a organização da agenda e estabelecimento de fluxos assistenciais; barreiras geográficas ao acesso; ausência de estratégias de educação permanente; considerável demanda reprimida; problemas de repasses e suficiência de recursos financeiros; e importantes divergências entre dados cadastrais dos sistemas de informação e a realidade encontrada, foram os principais problemas evidentes. O presente diagnóstico evidenciou entraves importantes à garantia do direito à saúde em ações de reabilitação física, que transitaram da dimensão infraestrutural à político-institucional. Os resultados aqui evidenciados permitiram identificar a necessidade de análises políticas e estratégicas envolvendo a assistência em reabilitação em saúde. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva, Alex Caetano da, and Renato Pereira. "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) E GEODADOS COMO TÉCNICA PARA ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA POPULAÇÃO IDOSA (PONTA GROSSA – PARANÁ)." InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade 4, no. 15 (January 2, 2019): 348. http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v4n15p348-361.

Full text
Abstract:
GEOGRAPHIC INFORMATION SYSTEM (GIS) AND GEODADOS AS A TOOLS FOR ANALYSIS OF THE SPATIAL DISTRIBUTION OF THE ELDERLY OF PONTA GROSSA – PARANÁSISTEMAS DE INFORMACIÓN GEOGRÁFICA (SIG) Y GEODATOS COMO TÉCNICA PARA ANÁLISIS DE LA DISTRIBUCIÓN ESPACIAL DE LA POBLACIÓN ANCIANA (PONTA GROSSA – PARANÁ)RESUMOO presente artigo objetiva analisar a distribuição espacial de idosos (com 60 anos ou mais) do espaço urbano do município de Ponta Grossa, no estado do Paraná, adotando-se como técnica de análise os geodados do Censo IBGE 2010 por setores censitários, com auxílio dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG). No contexto de SIG, os dados do IBGE são adequados para a entrada da estrutura vetorial e com formato compatível de softwares e possibilitam a geração de cartogramas e cruzamentos de dados. O cruzamento dos dados em SIG possibilitou a análise e a elaboração de cartogramas temáticos da população idosa do município, bem como sua distribuição pelo território. O conjunto de dados e de informações são elementos imprescindíveis na formulação de políticas públicas e de infraestrutura voltadas à terceira idade.Palavras-chave: Idosos; Censo IBGE; SIG.ABSTRACTThis article aims to analyze the spatial distribution of the elderly (aged 60 years and over) in the urban area of the city of Ponta Grossa - Paraná, using geodata of the IBGE 2010 Census by census tracts, with assistance of Geographic Information Systems (GIS). In the context of GIS, the IBGE data are suitable for the input of the vector structure and compatible format of software and enable the generation of cartograms and data crossings. The cross-referencing of GIS data enabled the analysis and elaboration of thematic cartograms of the elderly population of the municipality as well as their distribution across the territory. The set of data and information are essential elements in the formulation of public policies and infrastructure for the elderly.Keywords: Elderly; IBGE Censo; GIS. RESUMENEl presente artículo tiene como objetivo analizar la distribución espacial de ancianos (con 60 años o más) del espacio urbano del municipio de Ponta Grossa - Paraná, adoptando como técnica de análisis los geodatos del Censo IBGE 2010 por sectores censales, con ayuda de los Sistemas de Información Geográfica (SIG). En el contexto de SIG, los datos del IBGE son adecuados para la entrada de la estructura vectorial y con formato compatible de softwares y posibilitan la generación de cartogramas y cruces de datos. El cruce de los datos en SIG posibilitó el análisis y la elaboración de cartogramas temáticos de la población anciana del municipio así como su distribución por el territorio. El conjunto de datos e información son elementos imprescindibles en la formulación de políticas públicas y de infraestructura orientadas a la tercera edad.Palabras clave: Ancianos; Censo IBGE; SIG.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Oliveira, Marcos Antonio de, Rodrigo Cornacini Ferreira, Rubson Natal Ribeiro Sibaldelli, Sidnei Pereira do Nascimento, and Aricieri Devidé Júnior. "Análise Espacial da Produção da Soja e Capacidade Estática de Armazenamento no Estado do Mato Grosso." Revista de Estudos Sociais 17, no. 35 (October 29, 2015): 238. http://dx.doi.org/10.19093/res.v17i35.2486.

Full text
Abstract:
O Brasil enfrenta problemas de infraestrutura de armazenagem de grãos. A soja, principal commodity agrícola brasileira, ganha destaque diante da necessidade energética mundial. O objetivo deste estudo foi analisar a produção de soja e a capacidade estática da armazenagem a granel no Estado do Mato Grosso. Por meio da análise exploratória, os dados oficiais de produção, área plantada e capacidade estática, foram espacializados através de um Sistema de Informação Geográfica. O déficit de armazenagem foi analisado como um indicador imprescindível na busca racional das movimentações das safras e da implantação de políticas e tecnologias de armazenagem. Concluiu-se que a cultura da soja está consolidada com participação ativa na produção de grãos no estado do Mato Grosso, porém faltam investimentos, planejamento e implantação de políticas públicas que criem racionalização nos processos e fluxos de pós-colheita, pois os indicadores demonstraram que diante de uma expansão planejada de armazéns a granel será possível minimizar as perdas no escoamento da produção que hoje tem se apresentado prejudicada visto à insuficiência de armazéns estáticos a granel para atendimento da produção atual, em especial ao potencial crescimento na produção deste importante estado agrícola brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Fernandez, Helena Maria, Fernando Miguel Granja-Martins, and Emmanuel Arsénio. "Aplicação das novas tecnologias para o mapeamento da suscetibilidade ao risco da ravina do "Caminho de Ferro" em Luena (Moxico, Angola)." Territorium, no. 27(I) (January 22, 2020): 67–82. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_27-1_6.

Full text
Abstract:
Atualmente, os locais escolhidos para as zonas residenciais obedecem a determinados pré-requisitos, nomeadamente, a proximidade aos locais de emprego, os bons acessos e ao aspeto paisagístico, desprezando muitas vezes a topografia do terreno, como a existência de ravinas ou linhas da água, que se traduzem em zonas de forte suscetibilidade à ocorrência de cheias, inundações e a deslizamentos de terra. Esta problemática é na sua grande maioria potenciada com a errónea intervenção humana, tornando-se urgente tomar medidas para minimizar os danos causados por estes fenómenos. Recorrendo aos Sistemas de Informação Geográfica e aos Veículos Aéreos Não Tripulados, pretende-se com este trabalho de investigação produzir elementos cartográficos que caracterizem de forma intrínseca e extrínseca os locais suscetíveis à erosão hídrica, nomeadamente os mapas, dos estados erosivos, do impacto da chuva e da suscetibilidade à erosão hídrica. A área de estudo trata-se de uma zona de ravina conhecida pelos “Caminhos de Ferro”, localizada na cidade do Luena da província de Moxico (leste de Angola). O modelo apresentado expressa uma suscetibilidade à erosão hidrica muito alta no periodo chuvoso e média no periodo seco, o que pode colocar em risco a infraestrutura do caminho de ferro que liga porto de Lobito à vila de Luau (fronteira com a Républica Democrática do Congo).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Bravo, João Vitor Meza, Silvana Philippi Camboim, André Luiz Alencar De Mendonça, and Claudia Robbi Sluter. "A COMPATIBILIDADE DOS METADADOS DISPONÍVEIS EM SISTEMAS VGI COM O PERFIL DE METADADOS EMPREGADO NA INFRAESTRUTURA NACIONAL DE DADOS ESPACIAIS DO BRASIL (INDE-BR)." Boletim de Ciências Geodésicas 21, no. 3 (September 2015): 465–83. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702015000300026.

Full text
Abstract:
Resumo:As informações geográficas voluntárias têm sido investigadas por pesquisadores e agências oficiais de mapeamento, os quais tentam compreender como indivíduos sem conhecimento formalizado em cartografia podem contribuir para a construção das bases cartográficas oficiais. Em países como o Brasil, onde o investimento nos serviços relativos à informação espacial é escasso, as informações geográficas voluntárias também são interessantes alternativas para incrementar a velocidade de atualização cartográfica, pois são de livre acesso e constantemente revisadas. Neste contexto, a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais do Brasil (INDE-BR), no seu papel de facilitar e ordenar o acesso às bases de dados espaciais oficias, também pode se beneficiar do uso de informações prestadas por usuários voluntários na tarefa de enriquecer o conjunto de dados disponível em seu banco. Dessa maneira, elaborou-se o presente artigo, no qual investiga-se a compatibilidade das informações geográficas voluntárias com o perfil de metadados oficial do Brasil, adotado na estruturação da INDE-BR. Para tanto, foram selecionados sistemas de informações geográficas voluntárias os quais tiveram seus metadados analisados e comparados aos padrões adotados no documento Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil. Dos resultados, pode-se dizer que os padrões adotados pelo sistema OpenStreetMap são compatíveis com o padrão adotado pelo Perfil MGB. Esse resultado aponta para a necessidade de se investigar as informações geográficas voluntárias para que se tenha mais uma potencial ferramenta a favorecer o crescimento social, econômico e político de uma nação, assim como o Brasil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Xavier, Gabriel Brandão, Guilherme Ignácio Reis, Iasmin Castro, Fábio da Silva Lúcio, Fernanda Lima e. Silva, and Livia Castro Degrossi. "POTENCIALIDADES E DESAFIOS DOS MAPEAMENTOS COLABORATIVOS VIRTUAIS NO CONTEXTO DE PANDEMIA." UÁQUIRI - Revista do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre 2, no. 2 (December 29, 2020): 12. http://dx.doi.org/10.47418/uaquiri.vol2.n2.2020.3744.

Full text
Abstract:
Recentemente, mapeamentos colaborativos se tornaram uma peça fundamental na produção e democratização do acesso a dados geográficos. Mapas com dados abertos, editáveis e acessíveis por qualquer pessoa podem ser uma importante ferramenta para apoiar ações relacionadas ao território. O objetivo deste artigo é apresentar as potencialidades e os desafios dos mapeamentos colaborativos feitos presencialmente e compará-los com mapeamentos colaborativos realizados inteiramente de forma virtual, devido ao isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19. Relatou-se uma experiência de ensino e extensão composta por capacitação e mutirões de mapeamento colaborativo com o OpenStreetMap para mapear o município de Rio Branco – Acre. Como resultado dos mutirões virtuais de mapeamentos colaborativos, os voluntários adicionaram novos objetos geográficos ao mapa digital, oferecendo um mapa base para ações como decisões logísticas ou socorristas antes, durante ou depois a pandemia. Por outro lado, atestou-se que a infraestrutura tecnológica como acesso a internet e familiaridade com a tecnologia da informação ainda representam um grande desafio aos voluntários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Andrade, Daniel José de, and Adriane Aparecida Moreira de Souza. "Fatores condicionantes da formação do meio técnico-científico-informacional na região metropolitana do Vale do Paraíba e litoral norte." Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 4, no. 1 (November 16, 2015): 65. http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v4n1.3595.

Full text
Abstract:
O atual período tecnológico tem origem após 1970 e caracteriza-se, segundo Santos (2012), pela forte interação da técnica, ciência e informação, elementos responsáveis pelo surgimento de uma nova estrutura social e econômica, com implicações diretas no espaço geográfico, agora denominado meio técnico-científico-informacional. No Brasil, a distribuição de infraestrutura técnica para a modernização do país revela a heterogeneidade no território derivada das estratégias adotadas pelo Estado e pelo capital industrial e financeiro. Nesse contexto de desigualdades socioespaciais se insere a recém-criada Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN), composta por municípios cujas características são mais ou menos representativas do atual período tecnológico. Nesse sentido, este trabalho dedica-se a analisar o processo de modernização da RMVPLN, considerando as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e tecnológico, implementadas ao longo das últimas cinco décadas e seus reflexos na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Abitante, Juliana Da Camara, Raquel Regina de Oliveira Martins Felix, and Josiane Palma Lima. "Acessibilidade e desenvolvimento urbano: o caso de Campos do Jordão." COLÓQUIO 16, no. 3 (June 30, 2019): 81–100. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v16i3.1304.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento urbano das cidades pós-modernas gera maiores distâncias entre os locais de habitação e as oportunidades da cidade, interferindo na acessibilidade dos indivíduos aos equipamentos urbanos. Dessa forma, este trabalho apresenta um diagnóstico da acessibilidade e do desenvolvimento urbano por meio de interpretações de registros documentais históricos e dados socioeconômicos do município de Campos do Jordão – SP. O estudo de caso contou com o auxílio do Sistema de Informação Geográfico (SIG), o qual aborda a configuração urbana e a acessibilidade por área de abrangência aos equipamentos urbanos da cidade. Dessa maneira, foi possível identificar espacialmente as localizações de maior carência de equipamentos e, assim, disponibilizar aos gestores públicos suporte para prever investimentos na área de infraestrutura urbana, sistemas de transporte e instalação de novos equipamentos. Ademais, os resultados apresentados são o diagnóstico de uma situação, os quais corroboram as decisões na área de acessibilidade urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Furtado, José Pimentel. "Impacte de um ataque terrorista com uma arma nuclear contra Lisboa." Territorium, no. 28(II) (July 7, 2021): 115–33. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_28-2_9.

Full text
Abstract:
O impacte da detonação de uma arma nuclear numa cidade é catastrófico, causando dezenas ou centenas de milhar de mortos e feridos e a destruição das estruturas urbanas. Este artigo visa investigar com maior precisão qual o impacte, nas suas componentes física e humana, de um ataque terrorista com uma arma nuclear, contra a cidade de Lisboa. Através da análise dos resultados quantitativos obtidos com um software que simula a realidade física de uma detonação nuclear, aplicada à área geográfica de Lisboa, conjugada com a análise de informação relativa aos bombardeamentos estratégicos à Alemanha, aos ataques nucleares a Hiroshima e Nagasaki, aos testes nucleares efetuadas durante a Guerra Fria e a outras investigações complementares, foi possível concluir que esse impacte corresponderia à destruição total do núcleo populacional e económico de Lisboa, das suas infraestruturas e de milhares de edifícios, numa extensão com cerca de 50 km2, provocando mais de 96.000 mortos e 168.000 feridos e contaminando uma vasta área abrangendo também a Península de Setúbal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Hoki, Vanusa de Souza Pacheco, Luciana Sanches, Gersina Nobre Rocha Carmo Junior, and Osvaldo Borges Pinto Junior. "ANÁLISE DOS FOCOS DE CALOR EM DIFERENTES FAIXAS DE ÁREAS DE INFLUÊNCIA DA RODOVIA BR-242, NOVA UBIRATÃ-MT." Nativa 9, no. 2 (April 23, 2021): 129–34. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v9i2.10794.

Full text
Abstract:
A concentração dos focos de calor em diferentes faixas limítrofes de influência da rodovia BR-242 foi analisada no município de Nova Ubiratã-MT. Os focos de calor obtidos pelo banco de dados de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), detectados pelo sensor MODIS do satélite AQUA foram identificados e quantificados. O estimador de densidade de Kernel e a análise de Buffer (distância em duas classes de 0 – 5 km e 0 – 20 km ao longo da BR-242) foram utilizados para estimar a distribuição dos focos de calor no município. Os resultados indicaram um aumento nos focos de calor a partir da área de influência de 20 km, constatando que 10% dos focos ocorreram na faixa de 0 – 5 km e 29% na faixa de 0 – 20 km, totalizando 5.568 focos detectados nos anos 2008 a 2017. Esta nova informação visa fomentar políticas públicas sobre os procedimentos aplicados pelo IBAMA na regularização ambiental das rodovias federais, especialmente para diagnosticar o passivo ambiental rodoviário. Palavras-chave: Sistema de Informação Geográfica; incêndios florestais; infraestrutura; monitoramento por satélite. Analysis of heat sources in different areas of influence of the BR-242 highway in the Nova Ubiratã-MT, Brazil ABSTRACT: The concentration of heat sources in different boundary bands of influence of the BR-242 highway was analyzed in the municipality of Nova Ubiratã-MT. The heat sources obtained by the database of burnings from Brazilian National Institute for Space Research (INPE), detected by the MODIS sensor of the AQUA satellite were identified and quantified. The Kernel density estimator and the Buffer analysis (distance in two classes of 0 - 5 km and 0 - 20 km along the BR-242 corridor) were used to estimate the distribution of heat sources in the municipality. The results indicated an increase in the heat sources from the area of ​​influence of 20 km, noting that 10% of the heat sources occurred in the range of 0 - 5 km and 29% in the range of 0 - 20 km, totaling 5,568 detected heat sources in the years from 2008 to 2017. This new information promises to promote public policies on the procedures applied by IBAMA in the environmental regularization of federal highways, especially to diagnose environmental road liabilities. Keywords: Geographic Information Systems; wildfire; infrastructure; satellite monitoring.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Carreço, Helio, and Aurélia Hermínia Castiglioni. "Análise da vulnerabilidade socioambiental no município de Vitória-ES, com o apoio de um SIG livre / Analysis of socio-environmental vulnerability in the municipality of Vitória-ES, with the support of a free GIS." Caderno de Geografia 28, no. 55 (October 30, 2018): 1076–102. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2018v28n55p1076-1102.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo analisar a vulnerabilidade socioambiental enfrentada pelas parcelas de baixa renda da população dos Bairros de Vitória-ES e demonstrar a relevância dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) como ferramenta de mensuração e representação destas situações. Para isso, será demonstrada a viabilidade da adoção de geotecnologias livres para a abordagem deste tema, por meio da análise de variáveis socioeconômicas, infraestruturais e do meio físico. O estudo fundamenta-se em dados produzidos pelo IBGE, pela Prefeitura Municipal de Vitória e pela Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo, relativos ao período de 2010 a 2015. A análise e redução de variáveis são feitas por meio de critérios objetivos utilizando a Análise de Componentes Principais (ACP). As variáveis analisadas mostraram alta correlação e os resultados foram utilizados para a construção do Índice de Vulnerabilidade Socioambiental. A partir dos valores do índice, os bairros foram espacializados por meio de um software livre de SIG, o que permitiu formar agrupamentos de unidades de análise que apresentam semelhanças quanto à vulnerabilidade socioambiental, sendo possível identificar uma notável disparidade entre os bairros de Vitória.Palavras-chave: Vulnerabilidade Socioambiental; Sistema de Informação Geográfica; Geotecnologias Livres.AbstractThis paper aims to analyze the Socio-Environmental Vulnerability faced by the low income portion of the population from Vitoria – ES and show the importance of the Geographic Information System (GIS) as a tool of measurement and representation of these situations. Thus, the feasibility of adopting free geotechnologies will be demonstrated in order to approach this theme by means of analyzing the socioeconomic, infrastructural as well as physical environment variables. The study is based on data produced by IBGE, City Hall of Vitoria and by Secretary of Public Security of Espirito Santo, related to the period from 2010 to 2015. The analysis and reduction of variables are made by means of objective criteria utilizing the Principal Component Analysis (PCA). The variables analyzed showed high correlation and the results were utilized for the construction of Socio-Environmental Vulnerability Index. From the values of the index, the neighborhoods were spatialized through a free GIS software which allowed forming groups of neighborhoods that present similarities regarding the Socio-Environmental Vulnerability. It was possible to identify a notable disparity among the neighborhoods of Vitoria.Keywords: Socio-environmental Vulnerability; Geographic Information System (GIS); Free Geotechnologies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Abdo, Míriam Péres, and Ricardo Henrique Palhares. "Turismo e desenvolvimento econômico: a importância da cartografia turística para o município de Cordisburgo – MG / Tourism and economic development: the importance of tourism cartography for the municipality of Cordisburgo - MG." Caderno de Geografia 26, no. 1 (December 1, 2016): 169. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2016v26nesp1p169.

Full text
Abstract:
<p>A importância do turismo atualmente é evidente por tratar-se de alternativa para diversificar a economia, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida dos moradores locais. Cordisburgo apresenta um discreto crescimento na atividade turística, demandando uma maior divulgação e capacitação de recursos humanos, possibilitando um maior desenvolvimento econômico, através dos vários segmentos da atividade turística. O objetivo deste estudo é promover a divulgação e a informação dos atrativos turísticos do patrimônio cultural, natural e da infraestrutura do município, para turistas e visitantes, utilizando como instrumento de apoio a cartografia turística. A elaboração da pesquisa consistiu em três etapas, sendo a primeira uma pesquisa documental e bibliográfica com levantamento dos aspectos físicos e atrativos naturais e culturais de Cordisburgo; na segunda etapa foram realizados trabalhos de campo para a identificação, coleta de coordenadas geográficas, e a última consistindo na elaboração do mapeamento turístico. Foi realizado um levantamento dos atrativos turísticos e da infraestrutura local, que resultaram na elaboração de produtos cartográficos, possibilitando o desenvolvimento e planejamento das atividades turísticas.</p><p> </p><p><strong>Palavras-chave: </strong>Turismo. Desenvolvimento econômico. Cartografia turística. Cordisburgo. Minas Gerais.</p><p> </p><p><strong>Abstract</strong></p><p>Nowadays, tourism is taking on increasing importance as an alternative in economy diversification, generating jobs and improving the quality of life of local residents. Cordisburgo, which presents a limited growth, demands more intense efforts in spread and in training of human resources, in order to allow greater economic development, through the various segments of the tourist activity. This study aims to promote the broadening and information about the tourist attractions, the cultural and natural heritage, and on the municipal’s infrastructure, for tourists and visitors, making of the tourist cartographya fundamental tool to support it. This work consisted of three stages, being the first a literature review, characterized by the study of physical, natural and cultural attractions of Cordisburgo; meanwhile the second counts on an intense fieldwork, needed for the georeferencing of the tourist attractions, and, the third one, allowed the elaboration of the tourist cartography. A survey about tourist attractions and local infrastructure has been carried out, resulting in the elaboration of cartographic products, and enabling the development and planning of tourist activities. This work enabled the elaboration of Cordisburgo’s tourist cartography, providing an important tool for the implementation of touristic activities and, consequently, of the local economy.</p><p> </p><pre><strong>Keywords: </strong>Tourism. Economic development. Touristcartography. Cordisburgo. Minas Gerais.</pre>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Araújo, Bruno Gomes. "FÉ E ORDENAMENTO SOCIAL DO TERRITORIO: ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS / Faith and Social Planning Territory: Control Strategies and the Universal Church of the Kingdom of God." Geographia Meridionalis 1, no. 2 (December 18, 2015): 222. http://dx.doi.org/10.15210/gm.v1i2.5833.

Full text
Abstract:
Paralelamente às ações do Estado e das empresas o sagrado apresenta-se hodiernamente como agente ativo na organização do social do território controlando áreas, fluxos e delimitando novos campos de atuação do espaço geográfico. Para fins de reprodução de sua territorialidade na sociedade brasileira a Igreja Universal do Reino de Deus – IURD combina mecanismos (i)materiais como discurso da Teologia da Prosperidade e a utilização de um poderoso aporte técnico midiático, para circular a informação necessária a promoção de suas redes de poder. Trata-se de uma moderna infraestrutura instalada no território que vai de suntuosos templos a estruturas de redes midiáticas, como jornais, radiodifusão e canais de televisão utilizados para a difusão de seus produtos que se materializa em toda estrutura religiosa da igreja e fundamenta o seu marketing de sistema de crenças. Sendo assim, nossa incursão teórica pretende discutir a lógica de reprodução espacial da Igreja Universal do Reino de Deus – IURD, analisando suas principais estratégias no campo empresarial, político e social. Complementando essa análise procuraremos discernir algumas das ações dessa instituição religiosa vinculadas ao uso do território, considerando o impacto geográfico que essas trazem ao ordenamento social em algumas cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Irecê na Bahia.ABSTRACTIn parallel to the actions of the State and enterprises the sacred presents itself in our times as an active agent in the social organization of the territory controlling areas, streams and defining new geographical space fields. For the purpose of reproduction of his territoriality in Brazilian society the Universal Church of the Kingdom of God - UCKG combines mechanisms (i) materials like discourse of teleology Prosperity and the use of a powerful technical contribution media, to circulate the information needed to promote their power networks. It is a modern infrastructure installed in the territory ranging from sumptuous temples to the media network structures such as newspapers, radio and television broadcasting channels used for distribution of its products that materializes across religious church structure and bases its marketing belief system. Thus, our theoretical incursion discusses the spatial logic of reproduction of Universal Church of the Kingdom of God - UCKG, analyzing their main strategies in the business, political and social. Complementing this analysis will seek to discern some of the actions of this religious institution linked to the use of the territory, considering the geographical impact that these bring to the social order in some cities such as Rio de Janeiro, Sao Paulo and Bahia Irecê.Keywords: Universal Church of the Kingdom of God; Planning; Territory
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Fidelis-Medeiros, Francisco Hiályson, Vitor de Oliveira Lunardi, and Diana Gonçalves Lunardi. "Proposta de Gestão Adequada de Resíduos Sólidos Domiciliares em Comunidades Rurais Utilizando Análise Espacial." Revista Brasileira de Geografia Física 13, no. 2 (April 7, 2020): 527. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v13.2.p527-543.

Full text
Abstract:
Os resíduos sólidos rurais representam um grande entrave ao desenvolvimento sustentável pautado na sustentabilidade ambiental, social e econômica. A destinação incorreta dos resíduos sólidos promove impactos negativos à saúde humana e aos sistemas ambientais. Portanto, os objetivos desta pesquisa foram descrever a forma de disposição final dos resíduos sólidos domiciliares em sete comunidades rurais inseridas na Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Furna Feia, RN, e apresentar uma proposta de gestão adequada de resíduos sólidos produzidos nestas comunidades. A metodologia foi pautada na observação não participante, com base na lógica de investigação fenomenológica, e na pesquisa-ação, visando contribuir com a gestão dos resíduos sólidos domiciliares. Para a espacialização dos elementos de logística e infraestrutura do modelo de gestão proposto neste estudo, que inclui rotas e pontos de coleta de materiais recicláveis, utilizou-se um sistema de informação geográfica, o Quantum GIS, com o auxílio do módulo de digitalização. Os dados indicaram que em todas as residências avaliadas ocorre a queima de resíduo sólido, enquanto a reutilização de materiais recicláveis foi registrada em 57,5% das residências. O resíduo orgânico, compreendido por sobras de alimento, foi destinado à alimentação de animais domésticos e de produção. Com base nestes dados, é apresentada uma proposta de gestão adequada dos resíduos sólidos domiciliares, com foco na reutilização de materiais recicláveis, com possibilidade de geração de renda, por meio de cooperativas e/ou associações. Para os rejeitos, elaborou-se uma proposta de coleta intermunicipal, visando diminuir gastos operacionais e possibilitar a sustentabilidade socioambiental. Proposed Appropriate Management of Household Solid Waste in Rural Communities Using Spatial Analysis A B S T R A C TRural solid waste represents a major obstacle to sustainable development based on environmental, social and economic sustainability. Incorrect disposal of solid waste causes negative impacts on human health and environmental systems. Therefore, the objectives of this study were to describe the form of final disposal of household solid waste in seven rural communities inserted in the buffer zone of Furna Feia National Park, RN, Brazil, and present a proposal for appropriate management of solid waste produced in these communities. The methodology was based on non-participant observation, through of the logic of phenomenological research, and action research, aiming to contribute to the management of household solid waste. For the spatialization of the logistics and infrastructure elements of the management model proposed in this study, which includes routes and collection points for recyclable materials, we used a geographic information system, Quantum GIS, with the aid of the digitization module. Data indicated that in all households evaluated, solid waste is burned, while the reuse of recyclable materials was recorded in 57.5% of households. The organic waste, comprised of food scraps, was destined to feed domestic and farm animals. Based on these data, we present a proposal for the appropriate management of household solid waste, focusing on the reuse of recyclable materials, with the possibility of generating financial resources through cooperatives and/or associations. For the tailing, we elaborated a proposal for intercity collection, aiming to reduce operating expenses and enable social and environmental sustainability.Keywords: Geoprocessing; Environmental management; Public policy; Sustainability; Protected area.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Serradj, Aziz. "CARTOGRAFIA, INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E NOVAS TECNOLOGIAS." Geography Department University of Sao Paulo, spe (September 22, 2014): 455. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v0i0.574.

Full text
Abstract:
<p>A presente comunicação trata da evolução da utilização da informação geográfica e sua cartografia após três revoluções tecnológicas: a digital, a multimídia e a da comunicação. Após breve apresentação da informação geográfica, veremos quais são as grandes transformações ocorridas na Cartografia. A primeira grande revolução é digital, que forneceu um poder de cálculo muito importante, permitindo não apenas realizar mapas com a ajuda de computadores, um ganho de rapidez de execução e precisão de traço, mas também de modelização dos dados temáticos para obter mapas deformados (TCP), exprimindo funcionalidades como a acessibilidade ou outras. A segunda revolução é multimídia, que não apenas tocou profundamente a Cartografia ao oferecer novas ferramentas à disciplina, mas se inscreve no contexto cultural e social atual. A multimídia propõe ao público imagens, no largo senso do termo, animadas, sonoras... aquilo que as tornam mais atrativas e intuitivas, permitindo uma melhor compreensão dos fenômenos tratados. As animações temporais e processuais colocam em evidência as mudanças no tempo e facilitam as simulações. Estas últimas se apoiam sob uma modelização da informação geográfica com a ajuda, por exemplo, dos autômatos celulares ou de sistemas multi-agentes, que permitem levar em conta eventuais auto-organizações espaciais e que se constituem de uma ferramenta apreciável no quadro de um sistema de ajuda à decisão. A multimídia pode inserir outro sentido além da visão: a audição. Como há uma relação direta entre o que vemos e o que entendemos, a utilização do som permite memorizar melhor o conteúdo de um mapa. Enfim, a comunicação via Internet e a “Web Cartografia” permitem a difusão de mapas completos ou bem realizados com interativid¬ade pelo usuário, à distância, e recuperados para serem utilizados imediatamente. A Cartografia se torna onipresente e universal!</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Castro Junior, Orlando Vieira de. "COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL." Revista da CGU 11, no. 18 (March 11, 2019): 12. http://dx.doi.org/10.36428/revistadacgu.v11i18.131.

Full text
Abstract:
O Governo Federal Brasileiro conduziu, nos anos recentes, programas de inclusão digital que disponibilizaram de microcomputadores e infraestrutura de acesso à internet para populações carentes. Tais programas, entretanto, não atingiram os resultados esperados, o que levanta questões acerca das reais causas da exclusão digital. O presente artigo tem por objetivo apresentar a exclusão digital como consequência de um contexto mais abrangente oriundo de outras formas de exclusão, tais como a social, a econômica e a educacional. Dentre os fatores que contribuem para a inclusão digital, além da disponibilização de infraestrutura, destaca-se o desenvolvimento da competência em informação. A par-fazer a revisão da literatura sobre o tema, que é proibida no Brasil, tem relação significativa entre o grau de instrução e o acesso à internet e sua utilização é bem mais motivada por aspectos relacionados à competência em informações do que por questões tecnológicas , (verificadas / restritas / suportadas por) equipamentos e infraestrutura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Martins Junior, Odair Gonçalves, Julia Celia Mercedes Strauch, Cláudio João Barreto do Santos, Rogério Luís Ribeiro Borba, and Jano Moreira de Souza. "INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA VOLUNTÁRIA NO PROCESSO DE REAMBULAÇÃO." Boletim de Ciências Geodésicas 22, no. 4 (December 2016): 613–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702016000400035.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma metodologia para a construção de uma base de dados voluntária em um estudo de caso para coletar dados de postos de combustível no município do Rio de Janeiro e do seu entorno de modo a inserir na base de dados do OpenStreetMap. A partir dessa experiência apresenta uma reflexão sobre a inserção do mapeamento colaborativo no processo de reambulação das Agências Nacionais de Mapeamento de modo a promover uma atualização dinâmica das bases cartográficas e maior participação social nos processos de construção do território
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Pañeda, Ángela, Lisete Osório, Paulo Carvalho, and Carlos Pérez. ""GeoInternet": socialização e tendências da informação geográfica." Cadernos de Geografia, no. 26-27 (2008): 189–96. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_27_15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, Eduardo Graziosi, Teresinha das Graças Coletta, and Ana Paula Camargo Larocca. "Guia de fontes de informação para startups." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 17 (August 14, 2019): e019022. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v17i0.8654715.

Full text
Abstract:
A criação de startups deve ser acompanhada da implantação de uma infraestrutura que garanta seu desenvolvimento e consolidação. Assim, a aproximação universidade-empresa faz-se necessária para oferecer a infraestrutura que propicie o acesso à informação científica e tecnológica. Para tanto, pretende-se identificar as startups instaladas no município de São Carlos (SP) e suas demandas por esse tipo de informação. Com isso, elaborar-se-á um guia de fontes de informação a partir dos recursos de informação mais utilizados que foram identificados em dois estudos da área de Ciência da Informação. Serão elencadas as fontes de informação de acesso aberto e de acesso institucional disponíveis na Universidade de São Paulo que propiciem o desenvolvimento das startups. A forma de distribuição será nos formato impresso, a ser distribuído para as startups, universidades e demais interessados, e eletrônico, que será disponibilizado em portais institucionais da Universidade de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Ribeiro, Gilberto Pessanha. "adronização da Informação Geográfica e Metadados Geoespaciais Digitais." GEOgraphia 4, no. 7 (September 21, 2009): 65. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2002.47.a13424.

Full text
Abstract:
RESUMO Um sistema gerenciador de banco de dados pode possuir uma extensão de um banco de dados voltada para o armazenamento e recuperação de metadados baseados em objetos abstratos. O objetivo deste trabalho é alcançar um entendimento melhor dos requisitos básicos para um gerenciador de metadados. operar satisfatoriamente, além de testar ao máximo um modelo de armazenamento avaliando o seu desempenho, diante dos diversos tipos de dados geográficos existentes. O trabalho aponta a necessidade de se conhecer melhor o desempenho de sistemas já desenvolvidos, ou em desenvolvimento, com objetivos de gerenciar metadados geográficos digitais. Palavras-chave: Sistemas de Informação Geográfica, Geoprocessamento, Geografia, Bancos de Dados, Computação.ABSTRACT Database management systems can be design with an extended database in order to store and retrieve metadata based on abstract objects. The target of this paper is a better understanding of basic requirements to this database management system operates satisfactorily, above all to test at best a model to store, analysing your performance, in front of several types of existing geographic data. The aim of this paper is to show some needs to know developed systems performance, or in developing, which purpose is digital geographic metadata management. Keywords: Geographic Information Systems, Geoprocessing, Geography, Databases, Computation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Ribeiro, Gilberto Pessanha. "adronização da Informação Geográfica e Metadados Geoespaciais Digitais." GEOgraphia 4, no. 7 (September 21, 2009): 65. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2002.v4i7.a13424.

Full text
Abstract:
RESUMO Um sistema gerenciador de banco de dados pode possuir uma extensão de um banco de dados voltada para o armazenamento e recuperação de metadados baseados em objetos abstratos. O objetivo deste trabalho é alcançar um entendimento melhor dos requisitos básicos para um gerenciador de metadados. operar satisfatoriamente, além de testar ao máximo um modelo de armazenamento avaliando o seu desempenho, diante dos diversos tipos de dados geográficos existentes. O trabalho aponta a necessidade de se conhecer melhor o desempenho de sistemas já desenvolvidos, ou em desenvolvimento, com objetivos de gerenciar metadados geográficos digitais. Palavras-chave: Sistemas de Informação Geográfica, Geoprocessamento, Geografia, Bancos de Dados, Computação.ABSTRACT Database management systems can be design with an extended database in order to store and retrieve metadata based on abstract objects. The target of this paper is a better understanding of basic requirements to this database management system operates satisfactorily, above all to test at best a model to store, analysing your performance, in front of several types of existing geographic data. The aim of this paper is to show some needs to know developed systems performance, or in developing, which purpose is digital geographic metadata management. Keywords: Geographic Information Systems, Geoprocessing, Geography, Databases, Computation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Rebelo, Fernando. "Movimentos de vertente e sistemas de informação geográfica." Cadernos de Geografia, no. 23 (2004): 187–89. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_23_13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Cordeiro, A. M. Rochette, Paulo J. S. B. Caridade, Fábio L. R. Cunha, and André F. M. Paciência. "Sistemas de Informação Geográfica na gestão do risco." Cadernos de Geografia, no. 26-27 (2008): 203–7. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_27_16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Martins, Vera Lúcia Francisco Dias, Kerima Martins Parreira, and Jeferson Castro Vieira. "A importância da infraestrutura de transporte para o desenvolvimento do estado de Goiás." Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 6, no. 3 (October 24, 2017): 427. http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v6n3.4756.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a efetividade dos programas de investimento em infraestrutura de transporte do Estado de Goiás que, devido a sua localização geográfica, tende a impactar diretamente no desenvolvimento do país. Destaca os planejamentos para investimentos na infraestrutura rodoviária, aérea e ferroviária nesta região durante o período de 2006 a 2014. Apresenta dado obtido junto ao Portal da Transparência do Estado de Goiás, Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento de Goiás, Portal Brasil, Programa de Investimento em Logística e Instituto Mauro Borges. Por fim, demonstra falhas na capacidade da execução orçamentária, comprometendo, o aumento do investimento em infraestrutura logística com reflexos no desenvolvimento nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Curto, João Paulo, and Branca Miranda. "Oficinas de formação de professores. Uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografia." Revista EDaPECI 14, no. 1 (April 30, 2014): 77–97. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.11617.77-97.

Full text
Abstract:
É hoje evidente que existe um desfasamento entre as exigências criadas pela atual sociedade de informação e comunicação, marcada por uma ampla difusão de ferramentas tecnológicas, e as práticas escolares. Torna-se, assim, imperativo que escola se aproprie destas ferramentas, o que implicará uma revisão do modo como os professores ensinam e os alunos aprendem. Entende-se que esta revisão passará pela adoção de metodologias de orientação construtivista, possibilitando uma maior autonomia e criatividade do aluno. Por outro lado, considera-se que o desenvolvimento do raciocínio espacial é um aspecto fundamental na formação de cidadãos competentes e interessados. Apesar de os WebSIG (sistemas de informação geográfica disponibilizados na internet) possibilitarem a aquisição da literacia geográfica, a sua integração no ensino tarda em chegar. É objetivo deste estudo analisar o contributo das oficinas de formação de professores para a difusão da utilização de WebSIG no ensino da Geografia. A análise permite-nos inferir que os WebSIG são uma ferramenta tecnológica adequada ao ensino; a formação e a informação são essenciais para a apropriação destas ferramentas; a formação de professores realizada de uma forma adequada e intencional demonstra ser eficaz; que persistem algumas condicionantes para a utilização destas ferramentas. Palavras-chave: Formação de professores. Educação Geográfica. Sistemas de informação geográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Maciel, Olga. "Tecnologias da Informação Geográfica: um desafio no ensino da Geografia." Cadernos de Geografia, no. 33 (June 1, 2015): 153–62. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_33_14.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento tecnológico recente massificou o acesso e a manipulação de informação geográfica, tendo colocado os princípios do pensamento espacial e do raciocínio geográfico como uma competência chave do cidadão do século XXI. Neste contexto, e de forma a aproximar a Geografia escolar da conceção de Digital Earth, considera-se que a disciplina de Geografia encontra nas novas tecnologias de manuseamento da informação geográfica um conjunto de ferramentas educativas ao serviço do cumprimento dos objetivos desta área curricular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Martins, Vera Lúcia Francisco Dias, Kerima Martins Parreira, and Jeferson De Castro Vieira. "A contribuição da infraestrutura de transporte de Goiás para o desenvolvimento brasileiro." Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional 5, no. 1 (June 30, 2017): 111. http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2017v5n1p111-131.

Full text
Abstract:
Neste artigo é analisada a efetividade dos programas de investimento em infraestrutura de transporte do Estado de Goiás que, devido à localização geográfica, tende a impactar diretamente no desenvolvimento socioeconômico do país. Em especial, são destacados os planejamentos em investimentos na infraestrutura rodoviária, aérea e ferroviária durante o período de 2006 a 2014. Os dados foram coletados junto ao Portal da Transparência do Estado de Goiás, à Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento de Goiás, ao Portal Brasil – Programa de Investimento em Logística, e ao Instituto Mauro Borges. Entre seus mais importantes resultados, o artigo mostra a existência de falhas na capacidade de execução orçamentária, que vêm comprometendo o aumento de investimentos em infraestrutura logística, com reflexos inequívocos sobre o desenvolvimento nacional.Código JEL | O18; P25; R42.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Hoffmann, Leandro Toss, and Arthur Tórgo Gómez. "Desenvolvimento de um protótipo de um sistema de informação geográfica para abordagem do problema de localização de antenas." Pesquisa Operacional 26, no. 3 (December 2006): 437–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382006000300001.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma abordagem para o problema de localização de antenas, comumente encontrado nos projetos de comunicação que utilizam sistemas de rádio. O objetivo deste trabalho consiste em desenvolver um protótipo de um Sistema de Informação Geográfica que auxilie no posicionamento de torres de radiotransmissão, formulado como um Problema de Localização com Máxima Cobertura. Para tanto, inicialmente são apresentados conceitos básicos de antenas e Sistemas de Informação Geográfica, necessários para o desenvolvimento do protótipo. Posteriormente, o protótipo proposto é descrito, seguido dos resultados obtidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Melo, Caroline Oliveira, Maria Conceição Melo Silva Luft, Ronalty Oliveira Rocha, and Lucas Gabriel Bezerra Lima. "Análise de e-maturity em uma instituição da ensino." Gestão e Sociedade 14, no. 40 (August 31, 2020): 3867–98. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v14i40.3050.

Full text
Abstract:
As tecnologias da informação e comunicação (TICs) ganharam expressiva relevância ao funcionamento e bons resultados de diferentes tipos de negócios, inclusive em instituições de ensino. Nesse contexto, este estudo, de caráter qualitativo, teve como objetivo analisar a e-maturity em uma instituição educacional. Para alcance do objetivo proposto foi empreendido um estudo com uso de narrativas no Instituto Federal de Sergipe (IFS). A coleta de relatos interpretativos foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a cinco gestores estratégicos e dois gestores de tecnologia da informação. Os resultados demonstram que os construtos de infraestrutura, liderança tecnológica e suporte para uso e disseminação de TICs constituem a e-maturity administrativa da instituição, contudo, novas ações e estratégias devem ser implementadas a fim de potencializar as funcionalidades e resultados obtidos pelo uso de ferramentas de tecnologia da informação. Palavras-Chave: E-maturity, Infraestrutura, Liderança tecnológica, Suporte para uso e disseminação de TICs, Instituição de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Teixeira, Ederson Da Silva, and Fabio Favaretto. "PROPOSTA DE MELHORIA DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS DE GESTÃO DA INFRAESTRUTURA PREDIAL DA UNIFEI." Práticas de Administração Pública 4, no. 3 (March 5, 2021): 89–106. http://dx.doi.org/10.5902/2526629248206.

Full text
Abstract:
Com um volume de atendimento da ordem de 3.500 demandas de manutenção por ano, a Diretoria de Obras e Infraestrutura (DOBI) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realiza variados e complexos processos, que, quando não estão claramente definidos, causam problemas de gestão no setor, como retrabalhos, atrasos e até mesmo a não realização de uma atividade necessária. O objetivo deste trabalho é propor melhorias na qualidade de informações, para aumentar a eficiência dos processos de manutenção da infraestrutura da UNIFEI. Para isso, foram identificadas as principais dimensões da qualidade que interferem no processo de infraestrutura, em seguida, foi mapeado o processo para a manutenção predial na UNIFEI e feitas inferências para a sua melhoria. Constatou-se que a falta da Completude é o fator mais relevante para causar retrabalhos e aumentar o número de atendimentos no banco de dados da Diretoria de Obras e Infraestrutura (DOBI). Com a implementação realizada, criando a etapa de vistoria no fluxo do processo, espera-se que não aconteçam mais retrabalhos, e, por este fator, falta da Completude, pois, a vistoria dará condições para um levantamento adequado das informações para a execução do serviço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Rummler, Guido. "Modelagem de um indicador bibliométrico para análise da dispersão de conhecimentos." Ciência da Informação 35, no. 1 (April 2006): 63–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652006000100008.

Full text
Abstract:
Quando os suportes de uma informação encontram-se distribuídos por diferentes partes, diz-se que a informação sofreu dispersão. Se ela se encontra citada na literatura, isso configura impacto bibliográfico. Assim também, a dispersão geográfica das fontes citantes representa a extensão geográfica do impacto daquela informação. Dessa forma, um indicador de dispersão pode constituir ferramenta útil para avaliação desses fenômenos. O presente artigo demonstra a modelagem de um indicador relativo de dispersão (IDS Índice de Dispersão Segmentar), que considera a ocorrência desta, segundo diferentes níveis de distribuição (macro, meso e/ou microdispersão) referentes a unidades de análise bibliométricas, cienciométricas, informétricas, tecnométricas ou similares. Exemplos que ilustram possibilidades de aplicação do IDS no estudo comparativo de obras, periódicos, autores, métodos, técnicas, assuntos, vocábulos etc. são também apresentados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Machado, Reinaldo Paul Pérez. "OS NOVOS ENFOQUES DA GEOGRAFIA COM O APOIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA." Geography Department University of Sao Paulo, spe (August 5, 2014): 203. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v0i0.548.

Full text
Abstract:
<p><em><strong>Resumo: </strong>Tratou-se neste artigo de relevar o papel da Cartografia e das formas de analisar e representar o espaço, utilizando métodos qualitativos e quantitativos. Foram consideradas, em especial, as novas tendências e desafios das Tecnologias da Informação Geográfica, diante dos principais paradigmas que estão em foco no debate atual na Geografia. A partir do trabalho de Kuhn, em 1970, muitos geógrafos e estudiosos da evolução do pensamento geográfico aplicaram o modelo da mudança de paradigmas ao desenvolvimento conceitual desta ciência. No entanto, analisando a evolução da Geografia do século XX e início do XXI, tem-se observado certa regularidade de mudanças paradigmáticas entre os chamados “períodos de desenvolvimento da ciência normal”, com ciclos de duração entre 20 e 25 anos (Buzai, 1999). Mas também verificou-se que em nenhum momento um paradigma eliminava por completo o anterior, mas o deslocava no tempo. Assim vemos o atual ressurgimento da Geografia Quantitativa, com uma quantidade expressiva de trabalhos e novas propostas de cálculo, análise e modelagem temática complexa, derivadas do impacto que têm exercido as tecnologias da informação neste campo, o que tem dado lugar às denominadas Tecnologias da Informação Geográfica, ou Geotecnologias. No entanto, percebe-se também a presença ativa do chamado Paradigma Humanista, mediante o qual se tem construído uma visão espacial alternativa e independente, seguindo certos fundamentos iniciais, a partir dos estudos culturais de vertentes geográfico-antropológicas (Sauer, 1925, 1927, 1963), e daqueles outros relacionados com os mapas mentais urbanos (Cauvin, 2002; Strauss, 1987; Lynch, 1960). Aqui, a Geografia Humana centra seu foco na relação do mundo interior com o mundo exterior do ser humano, tais como a percepção, as atitudes e a valoração do meio geográfico. Neste sentido, foram analisados diferentes exemplos de aplicações dos SIG diante de uma série de problemáticas territoriais cujos propósitos, estratégias de investigação e conhecimento obtidos se agrupam dentro do reforço do paradigma quantitativo e também na construção de modelos qualitativos, mapas mentais, participativos e colaborativos, dentro do Paradigma Humanista. Estas aplicações mostraram, em geral, opções de soluções aplicadas, com base no desenvolvimento tecnológico e na Geografia atual, como disciplina central. Embora os Sistemas de Informação Geográfica, isoladamente, não sejam considerados como parte da Ciência da Informação Geográfica (Capel, 2005), o desenvolvimento recente (e crescente) das Tecnologias da Informação Geográfica indica que sim, está acontecendo uma mudança paradigmática, que levará, mediante o estabelecimento de fundamentos teóricos, conceituais e ontológicos profundos, à consolidação da Ciência da Informação Geográfica. O desenvolvimento deste processo beneficiará incontestavelmente, todas as expressões do conhecimento geográfico, independentemente de ter ênfase maior nos aspectos físicos ou humanos.</em></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

De Oliveira, Ana Marcelina, and João Alex De Oliveira. "IMPLEMENTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE REDES, FÍSICA E LÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS – CAMPUS PASSOS." Revista Eixos Tech 1, no. 1 (August 2, 2014): 20. http://dx.doi.org/10.18406/2359-1269v1n1201410.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Passos, no tocante as ações necessárias para a implementação de infraestrutura de redes, física e lógica na instituição. Realizou-se um levantamento bibliográfico para balizar a temática envolvida, contextualizando a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação pras as organizações, inclusive para as instituições públicas. A metodologia utilizada foi um relato de experiência vivenciado por profissionais do Núcleo de Tecnologia da Informação e da Diretoria de Administração e Planejamento. A contribuição desse trabalho é demonstrar que, com planejamento, com ações técnicas e administrativas já em andamento, é possível elaborar um Projeto Executivo para implementação de infraestrutura de redes, física e lógica no Campus Passos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Nharreluga, Rafael Simone. "A DIMENSÃO INFORMACIONAL DO ESTADO MOÇAMBICANO À LUZ DOS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS." PontodeAcesso 3, no. 1 (March 28, 2009): 34. http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v3i1.3311.

Full text
Abstract:
Este artigo examina a dimensão técnico-profissional da informação arquivística governamental em Moçambique no quadro dos principais programas governamentais instituídos entre 1975 e 2005, como reflexo da construção e reforma do Estado e sociedade moçambicanos. Descreve a fragilidade de recursos, práticas e estruturas de informação, a ausência de políticas públicas de informação, a restrição do direito à informação, bem como a concepção de agências de informação apenas na sua dimensão de agências culturais. Conclui apontando para a ausência de um projeto de informação na construção e reforma do Estado moçambicano e considera que a formulação de programas governamentais devia supor e garantir uma interação com a perspectiva de informação. Recomenda ser urgente e imprescindível o estabelecimento de uma infraestrutura nacional de informação e a definição e implementação de um marco legal na área de informação sob amparo técnico do respectivo profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Neves, José. "Políticas culturais e infraestrutura de pesquisa e informação. O caso português." SOCIOLOGIA ON LINE, no. 24 (December 2020): 64–84. http://dx.doi.org/10.30553/sociologiaonline.2020.24.3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Majerowicz, Esther. "A China e a economia política internacional das tecnologias da informação e comunicação." Geosul 35, no. 77 (December 7, 2020): 73–102. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2020v35n77p73.

Full text
Abstract:
Objetiva-se, aqui, analisar a posição da China na economia política internacional das TIC em relação aos EUA, com foco na disputa pelo 5G. Para tal, o artigo considera a concorrência no ecossistema de TIC, apoiado em relações estreitas entre estado e capital, sob três prismas: o econômico, o militar e o de vigilância internacional. Postula-se que a renovação da infraestrutura global de telecomunicações coloca em jogo a redefinição das fronteiras dos sistemas internacionais de vigilância e o reposicionamento das firmas de tecnologia e das economias no sistema industrial, enquanto consagra a infraestrutura civil crítica como um alvo central nos cálculos militares. Embora a China seja líder no 5G, os EUA detêm pode estrutural no ecossistema de TIC e podem obstruir seus avanços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Valeriano, Márcio de M. "Mapeamento da declividade em microbacias com Sistemas de Informação Geográfica." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 7, no. 2 (August 2003): 303–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662003000200020.

Full text
Abstract:
Este trabalho busca estabelecer procedimentos ótimos para o mapeamento digital da declividade em microbacias com Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Através dos testes, avaliaram-se os métodos de geoprocessamento, de acordo com análises de regressão dos resultados digitais com um conjunto de dados cartográficos medidos manualmente. Análises estatísticas e geoestatísticas dos resultados de declividade indicaram alta variabilidade, o que compromete mapeamentos generalizados. Dados de campo, por sua vez, mostraram pouca concordância com os resultados cartográficos e de SIG. Concluiu-se que o cálculo da declividade requer alta resolução do Modelo Digital do Terreno (MDT) interpolado através de krigagem. A suavização do MDT diminuiu a exatidão do cálculo da declividade, enquanto a suavização da própria imagem de declividade aumentou a correlação. Fatores de ajuste foram determinados para as diferentes condições de resolução e suavização testadas. Os erros da estimativa pelo método desenvolvido foram avaliados mediante o mapeamento dos resíduos padronizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Galvão, Roberto Diéguez, Júlio Francisco Barros Neto, Virgílio J. M. Ferreira Filho, and Horácio Brescia de Sousa Henriques. "Roteamento de veículos com base em sistemas de informação geográfica." Gestão & Produção 4, no. 2 (August 1997): 159–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1997000200005.

Full text
Abstract:
Um algoritmo para roteamento de veículos é integrado a um Sistema de Informação Geográfica, de cuja base de dados obtém as informações necessárias para o roteamento e no qual mostra as rotas resultantes. O algoritmo de roteamento utilizado tem como base a metaheurística de simulated annealing, que apresenta neste caso resultados computacionais de boa qualidade. Descrevemos a interface do algoritmo com um SIG específico e a aplicação do sistema resultante a um programa de entregas simulado, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

FAN, FERNANDO, and Walter Collischonn. "Integração do Modelo MGB-IPH com Sistema de Informação Geográfica." Revista Brasileira de Recursos Hídricos 19, no. 1 (2014): 243–54. http://dx.doi.org/10.21168/rbrh.v19n1.p243-254.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography